Sei sulla pagina 1di 6

Professores: Amauri Souza, Camilla Bof, Camila Grossi e Gisele Mendes. Disciplina: Qumica Geral e Inorgnica. Curso: Engenharias.

Matria: Geometria, Polaridade e Foras Intermoleculares. Tpicos: Geometria das molculas, molcula apolar, molcula polar, foras intermoleculares do tipo Van der Waals, foras intermoleculares do tipo dipolo-dipolo, foras intermoleculares do tipo ligao de hidrognio. 5 Lista de Exerccios 01) A ligao covalente de maior polaridade ocorre entre H e tomos de: a) F b) Cl c) Br d) I. 02) A respeito das molculas de dissulfeto de carbono (CS2) e gs sulfdrico (H2S), podemos afirmar que, EXCETO: a) HS2 polar. b) C2S polar. c) H2S tem geometria angular similar H2O. d) CS2 tem a mesma geometria que o CO2. 03) (FRANCISCANA) Quando a molcula de hidrognio (H2) passa do estado lquido para o estado gasoso, so rompidas: a) interaes de Van der Waals. b) ligao de hidrognio. c) ligaes covalentes e ligaes de hidrognio. d) ligaes covalentes apolares. 04) (ABC-adaptada) Entre as molculas abaixo, a que forma interaes do tipo ligao de hidrognio entre suas molculas : a) CH4 b) CH3 - CH2 - OH c) CH3 - O - CH3 d) C2H6 05) (UBERLNDIA) Identifique a substncia que deve possuir maior ponto de ebulio, entre as apresentadas abaixo: a) Cl2
1

b) CO2 c) NH3 d) H2C = CH - CH3 06) (PUC-adaptada) As interaes do tipo ligaes de hidrognio aparecem: a) quando o hidrognio est ligado a um elemento muito eletropositivo. b) quando o hidrognio est ligado a um elemento muito eletronegativo. c) em todos os compostos hidrogenados. d) somente em compostos inorgnicos. 07) As substncias SO2, NH3, HCl e Br2 respectivamente: a) dipolo-dipolo, ligao de hidrognio, dipolo-dipolo e foras de Van der Waals. b) foras de Van der Waals, dipolo-dipolo, ligao de hidrognio, dipolo dipolo. c) dipolo-dipolo, ligao de hidrognio, ligao de hidrognio e dipolo-dipolo. d) foras de Van der Waals, dipolo-dipolo, ligao de hidrognio e foras de Van der Waals. 08) Abaixo esto relacionados os haletos de hidrognio e seus respectivos valores de ponto de ebulio (P.E.): Composto HF HCl P.E. +20 -85 HBr -67 HI -3 apresentam as seguintes interaes intermoleculares,

Dados: H = 1,00 g/mol; I = 126,9 g/mol; Br = 79,9 g/mol; Cl = 35,5 g/mol. Com relao a estes haletos e suas propriedades, assinale o que for CORRETO. 1. Todos os haletos mostrados acima so gases a temperaturas abaixo de 10C. 2. As molculas de HF, HCl, HBr, e HI so unidas por foras dipolo-dipolo, somente as molculas de HF so unidas tambm por ligaes de hidrognio. 3. Todos os haletos apresentam ligaes covalentes polares. 4. A ordem no P.E.: HI > HBr > HCl devido diferena na massa molar de cada composto. 5. O HF apresenta maior P.E., pois este tem na sua estrutura o haleto de menor tamanho, que torna a interao entre as molculas mais fortes. O nmero de afirmaes corretas : a) 1. b) 2. c) 3. d) 4.
2

09) Assinale a alternativa INCORRETA. a) A molcula da amnia tem estrutura piramidal, uma substncia polar e tem massa molar de 17 gramas. b) O naftaleno (naftalina) uma substncia apolar composto somente por tomos de carbono e hidrognio. c) A gua pura entra em ebulio ao nvel do mar a 100C, mas em altitudes maiores (menor presso atmosfrica) ela entra em ebulio em temperaturas maiores. d) A molcula de gs carbnico tem estrutura linear, uma molcula apolar; no entanto, suas ligaes interatmicas so polares. 10) A geometria molecular e a polaridade das molculas so conceitos importantes para predizer o tipo de fora de interao entre elas. Dentre os compostos moleculares nitrognio (N2), dixido de enxofre (SO2), amnia (NH3), sulfeto de hidrognio (H2S) e gua (H2O), aqueles que apresentam o menor e o maior ponto de ebulio so, respectivamente: a) SO2 e H2S. b) N2 e H2O. c) NH3 e H2O. d) N2 e H2S. 11) No tocante a ligaes de hidrognio, CORRETO afirmar que: a) ligaes de hidrognio ocorrem somente entre molculas e nunca dentro de uma mesma molcula. b) o ponto de fuso da gua menor que o do sulfeto de hidrognio, por conta das ligaes de hidrognio, que so muito intensas na molcula de gua. c) ligaes de hidrognio tm a mesma energia que uma ligao covalente simples. d) ligaes de hidrognio podem influenciar na densidade de uma substncia. 12) O cido desoxirribonuclico (DNA) um componente essencial de todas as clulas. Ele constitudo por duas filas formadas, cada uma, de muitas unidades denominadas nucleotdeos. Na figura observa-se o esquema de um trecho das duas filas unidas uma outra por um tipo de ligao qumica importante em bioqumica:

Esta ligao, representada na figura por linhas pontilhadas, denominada: a) covalente simples. b) covalente coordenada.
3

c) ligao de hidrognio. d) foras de Van der Waals. 13) Observando-se o comportamento das substncias nos sistemas a seguir, INCORRETO afirmar que:

a) O leo deve ser solvel em tetracloreto de carbono. b) a gua e o leo no so miscveis, por serem ambos apolares. c) a sacarose um composto polar. d) o leo menos denso que a gua. 14) Ao estudar alguns aspectos da cincia e da tecnologia dos alimentos, em especial a dissoluo, um estudante, trabalhando em laboratrio com quatro amostras de substncias slidas, obteve os resultados apresentados na tabela seguinte:

A partir da anlise dos dados contidos na tabela, est CORRETA a afirmativa: a) As substncias I, II e IV so polares. b) A propriedade analisada pelo estudante independe da temperatura do sistema. c) A separao da substncia II do material obtido com o solvente gua pode ser realizada por destilao; a da substncia III, por filtrao. d) Os resultados obtidos pelo estudante demonstram que I e IV correspondem a uma mesma substncia. 15) D a geometria de cada molcula e diga se ou no polar: a) CCl4 b) SO2 c) NH4+ d) NH3 e) H2CO f) I2
4

g) CO2 h) NF3 i) H2CCl2 16) Considere as molculas de HF, HCl, H2O, H2, O2 e CH4. a) Classifique essas molculas em dois grupos: polares e apolares. Polares: HF, HCl, H2O. Apolares: H2, O2 e CH4. b) Qual a propriedade referente ao tomo e qual a referente molcula em que se baseou para classific-las? Molculas polares possuem tomos com diferentes eletronegatividades ligados entre si e com pares de eltrons no ligantes ao redor do tomo central. Molculas apolares possuem tomos com mesma eletronegatividades ligados entre si, ou tomos com diferentes eletronegatividades ligados entre si e sem pares de eltrons no ligantes ao redor do tomo central. preciso saber tambm a geometria da molcula para classific-la como apolar. 17) O carbono e o silcio pertencem mesma famlia da tabela peridica. a) Qual o tipo de ligao existente no composto SiH4? Ligao covalente polar. b) Embora a eletronegatividade do silcio seja 1,7 e a do hidrognio 2,1, a molcula do SiH 4 apolar. Por qu? Pois todos os tomos ligados ao silcio apresentam mesma eletronegatividade e ele no possui par de eltrons no ligantes ao redor do tomo central. Ou seja, apesar de serem tomos diferentes ligados entre si, eles puxam os eltrons da ligao com a mesma fora em todos os sentidos, o que faz a molcula ter em toda sua extenso um momento dipolar nulo. 18) Justifique por que o dixido de carbono apolar e a gua polar. 19) O etanol (C2H5OH) e o ter dimetlico (CH3OCH3) tm a mesma frmula, mas um arranjo de tomos diferentes. Qual desses compostos tem o ponto de ebulio mais alto? Explique.

20) Entre os compostos H2Se, CH2Cl2, C2H5NH2 e C2H5OH, quais apresentam interaes intermoleculares do tipo ligaes de hidrognio no estado lquido? 21) Considere os pontos de ebulio dos haletos de hidrognio: HF (293 K), HCl (188 K), HBr (206 K) e HI (237 K). Por que o HF uma exceo a essa tendncia?

Potrebbero piacerti anche