Sei sulla pagina 1di 4

Introduo ao Estudo das Ondas INTRODUO Considere-se sentado numa poltrona em sua casa.

Talvez voc nunca tenha pensado nisso mas est cercado por ondas. Ondas de diversos tipos, com causas e intensidades variadas e que o acompanham sempre a qualquer lugar e em qualquer tempo. A voz das pessoas, o barulho dos carros, os acordes de uma msica vm at voc atravs de ondas sonoras. A luz que lhe permite ver e ser visto se propaga como onda luminosa. O calor do Sol, as transmisses de rdio e televiso, a oscilao de uma corda de violo so mais exemplos de ondas que temos em nossa vida comum.

Sabe-se atualmente que toda matria apresenta propriedades ondulatrias que podem ter grande intensidade varivel em funo de algumas caractersticas de cada corpo. No estudo que estamos iniciando, vamos estudar o que uma onda, suas propriedades, a classificao, etc.

ONDAS Imagine um lago com a superfcie bem calma, onde, de repente, se joga uma pequena pedra. O choque da pedra na gua produz uma perturbao que se vai transmitindo, formando uma linha circular (com centro no local onde a pedra bateu) e que vai se afastando lentamente. Se continuarmos jogando outras pedrinhas no mesmo ponto, veremos que se formam novas perturbaes anlogas primeira. Isso visto de cima daria a impresso de vrias circunferncias de mesmo centro.

Dizemos que estas perturbaes produzidas na gua so ondas que se formam no centro e se propagam no plano de gua em todas as direes. Suponha agora uma folha boiando prxima ao local onde caiu a pedra. Quando a oscilao produzida pela pedra passar na posio onde a folha se encontra, esta ir subir e descer mas no acompanhar o movimento de propagao da onda. Em outras palavras, a onda transmite a oscilao mas no transporta a matria que se encontra em seu caminho.

Podemos entender esta oscilao da folha como sendo transmitida pela onda. Observa-se que a folha recebe esta energia e se eleva para, em seguida, descer e transmitir a energia para o ponto seguinte. E assim por diante .

Algumas ondas precisam de um meio material para propagar-se, como a onda na gua, o som, a onda produzida numa corda; outras no precisam: podem propagar-se no vcuo como o caso das ondas de luz, de rdio e ondas eletromagnticas em geral.

Onda uma perturbao que se propaga num meio material ou no e que transmite energia de um ponto a outro sem transporte de matria.

Testes: 1 . Onda uma denominao que se aplica a todo fenmeno fsico em que ocorre propagao de _____________sem a correspondente propagao de__________________ . (A) movimento (B) matria (C) energia (D)energia (E) luz matria energia calor matria som

2. Uma onda mecnica ou eletromagntica uma perturbao que se propaga em um certo meio. A propagao de ondas envolvem sempre (A) aumento de energia. (B) transporte de matria. (C) transporte de matria e energia. (D) transporte de energia. (E) perda de energia devida ao transporte de matria.

Potrebbero piacerti anche