Sei sulla pagina 1di 21

SUMRIO

Efeitos Psicossociais do Estresse para o Professor Orientadora: Prof. Ms. Alni Danieli Viana Sabino Defesa: dezembro de 2012. Resumo Resumo:

Palavras-chave:

EMPTY VASE: Abstract: Key-words:

INTRODUO

O sistema educacional brasileiro tem sofrido ao longo dos tempos vrias crticas, sendo que a critica relacionada m qualidade de ensino recai, como uma culpa, sobre a figura do professor (SILVEIRA, 2000). Embora carregue importante responsabilidade e enfrente desafios dirios em sua rotina de trabalho, o professor nem sempre um profissional reconhecido. Tem a tarefa de ensinar, adaptar-se aos perfis de aprendizagem de diferentes geraes, bem como o de buscar estratgias para manter a disciplina e atrair o interesse de alunos, pais, coordenadores, diretores, gestores de ensino, e demais profissionais envolvidos na educao. No obstante, lidam ainda com as frustraes provenientes

do fracasso, dos alunos de baixo desempenho escolar, ou com deficincia intelectual, bem como falta de ateno, entre outros fatores. (TORRES, 2002). O professor nem sempre reconhecido, carrega importante responsabilidade e desafios; entre eles o de ensinar, e adaptar-se aos perfis de aprendizagem de diferentes geraes, bem como o de buscar estratgias para manter a disciplina e atrair o interesse, do aluno, de pais, coordenadores, diretores, gestores de ensino, e demais profissionais envolvidos na educao. No obstante, lidam ainda com as frustraes provenientes do fracasso escolar, dos alunos de baixo desempenho escolar, dos alunos com deficincia intelectual, ou de ateno, entre outros (TORRES, 2002). Alm do desgaste fsico, proporcionado por trabalhar em p grande parte do tempo, pelo esforo em manter a disciplina, pelo contato com giz, pela horasatividades realizadas em casa, pelo desgaste da voz, a eles ainda so exigidos ficar sempre atentos ao nvel de aprendizagem dos alunos, no cobrar das tarefas dirias, na necessidade de elaborao de provas de recuperao e na organizao do cronograma de ensino (SILVEIRA, 2000). Considerando-se todos esses fatores, observa-se a necessidade de compreender os fenmenos fisiolgicos e psicossociais associados aos processos de sade no trabalho docente e identificar o quanto os elementos citados incidem sobre os problemas de sade que ocasionam numerosos pedidos de licenas mdicas na Secretaria de Educao (NORONHA, 2001). Como o estresse pode comprometer os profissionais da educao? Em resposta a esse questionamento, o estudo atual identificou aspectos associados qualidade de vida dos professores estaduais, e pode observar que o estresse contribui qualitativamente e at mesmo quantitativamente no trabalho dos profissionais de educao. Nos dias atuais, esses profissionais vivem sobre estresse e tal acontecimento poder desenvolver diferentes problemas de sade, tanto fsicos como emocionais (SILVEIRA, 2000). Estudos atuais podem auxiliar na definio sobre a incidncia de problemas emocionais e/ou fsicos em profissionais da educao, levando assim possibilidade de se estabelecer polticas tanto na preveno, como no tratamento de desajustes emocionais ou fsicos j instalados nesta populao (ZARAGOZA 1999). A preocupao com as condies de trabalho e sade dos professores tem sido tema de estudo em diversas reas de conhecimento cientfico, mas o que

justifica a escolha do tema de pesquisa o aumento na incidncia dos problemas de sade relacionados ao trabalho na classe de profissionais de educao, tais fatos so comprovados por diversos estudos desenvolvidos nas ltimas dcadas. Sendo assim, cresce consideravelmente o interesse pelo estudo dos aspectos psicossociais envolvidos no trabalho, bem como a perspectiva de compreenso e identificao da sua relao com os processos de adoecimento no trabalho do professor. , portanto, necessrio investigar quais fatores intervm nesse processo a ponto de comprometer a tarefa educativa (DEJOURS, 1987). No aspecto cientfico pretende-se contribuir para o avano do conhecimento sobre as condies de trabalho e de sade dos docentes, bem como as suas respectivas cargas de trabalho. Em termos de relevncia social este estudo pretende contribuir para o aprimoramento da qualidade das intervenes, quer no mbito das condies de trabalho, quer no mbito das condies de tratamento daqueles que j se encontram com problemas de sade. A relao estabelecida entre o processo de trabalho e o processo de sade da categoria docente, ainda pouco explorada, servenos de incentivo para a construo do presente estudo, que tratar das condies de trabalho dos professores do ensino superior (CODO, 1999). Esta pesquisa cientifica tem como objetivo identificar e mensurar o quanto os profissionais de educao tem sido prejudicados pela falta de um programa que visa sade fsica, emocional e porque no psicolgica, j que estudos mostram que o estresse, aliados a outros fatores chegam a atingir os profissionais de educao a ponto de causar problemas como deste porte. Alm disso, tambm busca conscientizar os profissionais da necessidade de um trabalho preventivo dentro deste contexto profissional. E para isso necessrio identificar sintomas fsicos e emocionais decorrentes do estresse em professores e funcionrios de educao, bem como medir as ocorrncias de afastamentos do trabalho em decorrncia de sintomas de estresse (DEJOURS, 1987; ZARAGOZA, 1999). Conforme mostra a literatura, esta anlise leva a uma compreenso da relao entre o professor e seu trabalho educacional, vislumbrando as razes que necessita de uma interveno que promova uma transformao nos profissionais da educao (CODO, 1999). Neste trabalho partiremos do conceito e origem do termo estresse, no segundo captulo faremos uma analise critica quanto falta de uma poltica que de melhores condies de trabalho aos docentes, buscando ampliar a conscincia dos

indivduos sobre seu contexto social, a fim de proporcionar-lhes uma reflexo crtica e participao ativa diante da valorizao dos profissionais da educao e assim contribuir para a realizao de mais pesquisas e intervenes em orientao preventiva de uma vida profissional de qualidade. As etapas metodolgicas que possibilitaro a realizao do trabalho de pesquisa partem da leitura de textos sobre o tema, passam pela coleta de material entrevista dirigida de profissionais da educao, - organizao do material coletado (transcrio das entrevistas), e culminam na exposio dos dados e concluses da pesquisa.

CAPTULO I O ESTRESSE

[...] o estresse [...] uma reao do organismo, com componentes fsicos e/ou psicolgicos, causada pelas alteraes psicofisiolgicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situao que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo que a faa imensamente feliz. (LIPP, 1996, p. 20).

Reinhold (2004) destaca que o estresse representa aqueles desafios que nos excitam e nos mantm alertas, sem os quais a vida, para muitas pessoas, seria enfadonha e, at mesmo, sem valor. Cada indivduo deve conseguir visualizar as coisas com maior naturalidade e tornar isso um aprendizado para a sua vida, carregando novas experincias e maneiras de encarar os problemas. Portanto, uma

quantidade de estresse bom e at mesmo necessria para que a vida tenha o movimento saudvel. Em concordncia com Dejours (1987), que diz que o corpo de uma pessoa acometida de um processo de desgaste, precisa emitir sinais de maneira natural e necessria, sinalizando perigo. uma forma que o corpo encontra para demonstrar um estado emocional alterado, quando se encontra sob presso por alguma situao. O estresse se d por uma alterao que a pessoa sofre, quando se encontra frente a situaes adversas pelas quais no est acostumado, h um descontrole gerado pelo desconhecido. Para Zaragoza (1999), a palavra estresse quer dizer presso, tenso ou insistncia, ou seja, estar estressado o mesmo que dizer que a pessoa est sob presso ou sob a ao de estmulo insistente. Para o autor a imposio feita sob uma pessoa, independente do motivo, forma uma situao na qual o desconforto gerado se torna em muitos casos excessivo e insuportvel, acometendo-o de um mal estar.

1.1

Origem do termo Estresse

O termo stress, derivado do latim, foi usado pela primeira vez na lngua inglesa no sculo XVII para descrever aflio, opresso, sofrimento e adversidade. Durante os sculos XVIII e XIX, o significado popular em ingls passou a ser o de uma fora ou influncia acentuada sobre um objeto fsico ou uma pessoa. (REINHOLD, 2004, p. 7).

Diferente do que se pensa o estresse um mal que vem dos primrdios, sempre existiu. No entanto, muito se mudou, tanto na forma de gerar, como tambm na forma de enfrent-lo (WITTER, 2003). O estresse foi um termo incorporado medicina a partir dos trabalhos do endocrinologista Hans Selye1 (1907-1982), que acreditava ser um estado gerado pela percepo de estmulos que provocam excitao emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptao caracterizado pelo aumento da secreo de adrenalina, com vrias consequncias sistmicas (WITTER, 2003).

Hans Selye (1907-1982), nascido em Viena, ustria, foi um endocrinologista. Na Universidade McGill em Montreal, no Canad, foi onde iniciou seus estudos sobre a questo do estresse em 1936, e depois ingressou na Universidade de Montreal em 1945.

10

Convm ressaltar que o conceito de homeostase fundamental para o estudo do estresse, pois sua principal ao justamente a quebra do equilbrio interno decorrente da ao exacerbada do sistema nervoso simptico e a desacelerao do sistema nervoso parassimptico em momentos de tenso. Seyle, utilizando-se desses conceitos, definiu o estresse como uma quebra nesse equilbrio. (LIPP, 1996, p. 57).

Segundo Witter (2003), para a medicina, estresse a soma das perturbaes orgnicas e psquicas provocadas por diversos agentes agressores, tais como: trauma, emoes, choque cirrgico, intoxicao, fadiga, exposio ao calor ou ao frio, etc. Hans Selye concluiu que qualquer agente nocivo poderia desencadear uma crise e que as pessoas poderiam reagir de diferentes maneiras diante de um mesmo agente, ainda em seus estudos, Seyle percebeu que o organismo iria perdendo a fase de resistncia e com isso se alterando de acordo com a exposio ao agente nocivo. Em 1926, baseado nestas observaes separou em trs fases que chamou de stress ou Sndrome de Adaptao Geral (SAG).

1.2

Principais caractersticas

A trs fases do estresse ou SAG, so a fase de alarme, fase de resistncia ou adaptao e fase de exausto. O mecanismo fisiolgico principal envolvido se concentra na liberao de hormnios a partir do eixo hipotlamo-hipfise-adrenal. Na primeira etapa dessa situao ocorre uma Reao de socorro, alarme, onde todas as respostas corporais entram em estado de prontido geral, ou seja, todo organismo mobilizado sem envolvimento especfico ou exclusivo de algum rgo em particular. um estado de alerta geral, tal como se fosse um susto. Se esse estresse continua por um perodo mais longo aparece segunda fase, mais crnica, onde h um aumento no volume da supra-renal, hiperproduo de cortisol, hiperglicemia, concomitante a uma atrofia do bao e das estruturas linfticas, assim como um aumento dos glbulos brancos do sangue (leucocitose). Se o estresse continua, entra-se ento no estgio de exausto, onde o corpo funciona fora de sua reserva da energia e com alterao do sistema imune. As capacidades mentais, fsicas e emocionais se esgotam. Os nveis de acar de sangue diminuem enquanto os adrenrgicos se tornam esgotados, conduzindo tolerncia diminuda

11

do estresse, exausto progressiva, doenas e colapsos mentais e fsicos, como depresso, gripes, diabetes, cncer, doenas articulares, doenas autoimunes, especialmente tireoidianas e pancreticas (WITTER, 2003). No entanto, a sndrome Geral de Adaptao viabiliza as atitudes adaptativas necessrias para a manuteno da vida diante de um mundo dinmico e altamente estressor, ou seja, inicialmente ele um mecanismo de defesa, mas que cronificado, leva a doenas da modernidade (WITTER, 2003). Essa definio abrange os dois polos do processo de estresse, o distress, ou estresse destrutivo, e o eustress, ou estresse bom, pois, num primeiro momento, pensa-se no estresse apenas como fator negativo. No entanto, Selye, pioneiro no estudo do estresse s, j considerou o estresse como agente impulsor e benfico para o trabalho. inegvel, porm, que, se a pessoa no souber lidar com ele, o estresse pode ter efeitos deletrios sobre a sade fsica e psicolgica do indivduo, especialmente quando se trata da forma mais grave do estresse no trabalho, o burnout (REINHOLD, 2004).
H diferentes tipos de stress e, dentre eles, o chamado stress ocupacional, referente s atividades profissionais do indivduo, ocupa hoje lugar de destaque. Uma forma extrema de stress ocupacional o chamado burnout. Burnout constitui um estado de fadiga ou frustrao causado pela devoo a uma causa, um estilo de vida, ou por um relacionamento que deixou de produzir a recompensa esperada. Assim, burnout no resulta necessariamente de trabalho excessivo, mas de uma lacuna entre esforo e recompensa. (REINHOLD, 2004, p. 11).

Reinhold (2004) expe que o estresse ocasiona alteraes fsicas a partir da ao dos hormnios adrenais, ocasionando acelerao dos batimentos cardacos, dilatao das artrias coronrias, dilatao dos tubos brnquios, aumento da taxa do metabolismo basal, constrio dos vasos sanguneos nos membros, maior consumo de oxignio, aumento na glicose sangunea e aumento na presso sangunea. So diversos os sintomas que vo se apresentando e mudando sua rotina conforme o tempo. Os sintomas fsicos mais comuns so cefaleia, dores musculares, insnia, taquicardia, alergias, queda de cabelo, falta de apetite, e os psicolgicos so perda de memria, isolamento, introspeco, sentimento de perseguio, desmotivao, irritabilidade, ansiedade, tiques nervosos, entre outros. Esses sintomas so aparentes, na medida em que a doena comea a se manifestar, a pessoa passa a sentir dores de cabea e no corpo, gerando um desnimo pelas atividades realizadas diariamente e uma baixa da autoestima

12

(REINHOLD, 2004). Fica claro, portanto, que o estresse est fundamentalmente ligado s questes psicolgicas. Assim, o individuo no se d conta da carga emocional que recebe entrando em um estado de confuso mental, provocando um descontrole das funes normais de seu organismo. Esse estado se d pela fora que o corpo faz para reagir s presses que existem na vida, tendo que se adaptar muitas vezes s estressantes rotinas da vida moderna e urbana (ZARAGOZA, 1999). O comportamento desajustado tpico de pessoas acometidas de um elevado nvel de estresse causado por vrios fatos encontrados nos dias de hoje, como a sobrecarga do trabalho, quando se precisa estar sempre atualizado e correndo atrs das novidades. A famlia que cada vez mais deixada de lado, os fatores emocionais, de responsabilidade e consigo mesmo (REINHOLD, 2004). O estresse se d pelo ritmo de vida de cada sujeito no mundo contemporneo, envolvendo aspectos de desgaste emocional e fsico. Entretanto, nem sempre so fatores prejudiciais sade, a alterao pode se dar atravs de situaes agradveis, que possibilitem algum tipo de prazer para a pessoa, ou seja, a origem do estresse pode se dar atravs de um fato ruim ou bom. Uma viagem, um casamento so to estressantes como uma decepo ou uma doena. No entanto, esse tipo de estresse, o bom, proporciona em algumas situaes um estado de alerta, de motivao para certos acontecimentos que precisam de esperteza, perspiccia, inteligncia, e outros (REINHOLD, 2004).
O stress ocupacional, aquele sentido no desempenho do trabalho, definido [...] como reaes prejudiciais, de ordem fsica e emocional, que ocorrem quando as exigncias do trabalho no esto de acordo como as capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Assim, o stress no trabalho ocorre em decorrncia da interao de caractersticas do trabalhador e condies de trabalho. Porm, h divergncia quanto importncia das caractersticas do trabalhador ou das condies de trabalho como causa primria do stress no trabalho. As diferenas nas caractersticas individuais, como personalidade ou estratgias para lidar com o stress, so importantes para predizer se certas condies de trabalho resultaro em stress, isto , o que estressante para uma pessoa pode no s-lo para outra. Embora as diferenas individuais no possam ser ignoradas, pesquisas cientficas sugerem que h certas condies de trabalho que so estressantes para a maioria das pessoas. (REINHOLD, 2004, p. 17).

Cada pessoa reage de modos diversos a semelhantes situaes da vida. A intensidade do estresse acompanha essa lgica, pois um conflito pode ser facilmente resolvido por uma pessoa, em contrapartida, uma outra que pudesse

13

estar na mesma situao talvez teria grandes dificuldades de soluo, isso, devido a sua individualidade. Por exemplo, um conflito existente no ambiente de trabalho pode leva uma pessoa a um nvel alto de estresse, porm o prprio causador de tudo pode ser apenas a prpria pessoa, dependendo de sua personalidade que estar em evidncia atravs de suas atitudes (REINHOLD, 2004). De acordo com Reinhold (2004), atualmente existem vrios motivos para que uma pessoa fique estressada, as variveis so extensas e vem crescendo mais a cada dia que passa, porm algumas das principais causas so: baixa resistncia frustrao, ameaas constantes, competitividade, falta de tempo para si mesmo, ansiedade, baixa estima, estresse de final de carreira, entre outros. Essas variveis podem mudar de acordo com cada indivduo dependendo da resistncia e estrutura com que a pessoa foi criada. O estresse um processo, no surge simplesmente, o seu desenvolvimento depende da resistncia de cada pessoa, da sua personalidade, da sua maneira de aceitar as coisas que acontecem. Dessa forma de grande importncia a individualizao do tratamento, pois ningum reage da mesma maneira aos acontecimentos da vida, esse um ponto decisivo a ser lidado (REINHOLD, 2004). A pessoa costuma no acreditar que est realmente doente, ento h uma necessidade da famlia, dos amigos, enfim, das pessoas que esto por perto, que convivem com esta lhe alertem (REINHOLD, 2004). Quando detectado os sintomas de estresse, alguns cuidados devero ser cuidados para que no atinja um estgio mais avanado da doena. O primeiro passo conhecer a causa, os motivos do estresse, depois com a ajuda de um especialista deve-se procurar minimizar os efeitos. Pode-se tambm buscar o conhecimento das dificuldades e sentimentos reprimidos que podem ser as causas e afastar os fatores ou as atividades que podem estar levando o indivduo a cair nesse processo (REINHOLD, 2004). Depois de tentar as opes apontadas, se o indivduo no conseguir resultados concretos, poder utilizar medicamentos, tais como calmantes e antidepressivos que s so indicados em casos realmente graves. Apesar de tudo que se pode fazer para conseguir amenizar os sintomas at que se chegue cura do estresse, existe tambm uma necessidade de ajuda muito grande da parte da prpria pessoa (REINHOLD, 2004).

14

O conceito de resilincia converge com a preocupao da chamada psicologia positiva, que promover uma mudana de foco na psicologia: deixar de se preocupar apenas em consertar o que est errado na vida de uma pessoa ou sociedade, e dedicar-se a construir qualidades positivas; estudar no apenas a patologia, fraqueza e danos, mas tambm a fora e virtudes das pessoas [...] e as condies que lhes permitem manter-se saudveis. este enfoque que possibilita a preveno, pois as foras e virtudes humanas coragem, otimismo, orientao para o futuro, aptides interpessoais, f, esperana, tica, honestidade, perseverana e tantas outras constituem barreiras contra stress e doena mental. (REINHOLD, 2004, p. 17).

CAPTULO II O ESTRESSE PARA O PROFESSOR

As condies de trabalho constituem um dos fatores principais do mal-estar docente. Tais condies afetam a sade fsica e mental dos professores levando-os ao absentesmo e, s vezes, ao abandono da profisso. (ZARAGOZA, 1999, p.38).

O estresse emocional h muito tempo vem sendo objeto de pesquisa, esta uma preocupao que vai alm do mbito familiar ou pessoal, alguns governos se mostram preocupados e j esto comeando aes que possam proteger a sade e a produtividade de seus membros, como o caso dos Estados Unidos, Japo, Blgica, entre outros pases (SILVEIRA, 2000).

15

Nos dias atuais, os profissionais da educao vivem sobre estresse e tal acontecimento pode desenvolver diferentes problemas de sade, tanto fsicos como emocionais (SILVEIRA, 2000). Considerando-se todos esses fatores, observa-se a necessidade de compreender os aspectos psicossociais associados aos processos de sade no trabalho docente e identificar o quanto os elementos citados incidem sobre os problemas de sade que ocasionam numerosos pedidos de licenas mdicas na Secretaria de Educao (NORONHA, 2001).

2.1

O mal estar docente A literatura da rea sugere que h, na realidade brasileira, uma crescente

descaracterizao dos cursos de formao de professores. As licenciaturas, em geral, ocupam, nas universidades, um lugar de curso menor, sendo oferecidas na sua maioria, por instituies isoladas de ensino superior, cuja qualidade discutvel. Da mesma maneira, a qualidade de ensino oferecida e o desempenho de alunos da rede pblica tambm so questionados (IERVOLINO, 2000). Por outro lado, h um aspecto relevante a ser observado na relao entre o trabalho e o fracasso escolar. Para Iervolino (2000), a anlise culturalista para o fracasso escolar sustenta-se no pressuposto questionvel de que as crianas que no progridem na escola so produto de um ambiente sociocultural desfavorecido, pobre em situaes de estimulao, que interfere negativamente no desenvolvimento lingstico, cognitivo e psicomotor desses indivduos. J Noronha (2001) arrisca dizer que o processo de formao de educadores, convocando-os a assumirem, como cidados e sujeitos da sua histria para ajudar a formar, recuperando o carter social da profisso de professor e estendendo a funcionrios e pais o compromisso com a educao das crianas, jovens e adultos. Portanto, tal afirmao implica em um deslocamento da culpabilizao do fracasso escolar, dos alunos e suas famlias para os professores e as escolas. Entretanto, a sobrecarga de responsabilidade associada figura do professor, incluindo a questo do fracasso escolar torna a atividade profissional uma sobrecarga. Nas secretarias de educao existem evidncias crescentes do afastamento das funes profissionais de professores e dos que se assemelham aos

16

que trabalham em condies estressantes e experimentam uma prevalncia aumentada de problemas fsicos e psicolgicos. Dias de trabalho so perdidos e h prejuzos na vida pessoal. Dessa maneira h um risco de desenvolverem problemas crnicos, bem como de necessitarem de servios mdicos frequentemente. Problemas com os profissionais de educao tm sido documentados em grande variedade de doenas e condies de sade, como doenas do aparelho respiratrio, doenas do sistema osteomuscular e dos tecidos conjuntivos. Vale registrar que um mesmo professor pode ter sido afastado mais que uma vez por diferentes patologias (TORRES, 2002). Para os pesquisadores da psicodinmica do trabalho, a sade , antes de tudo, um fim, um objetivo a ser conquistado. O estado de bem-estar social e psquico no entendido como um processo estvel, que, uma vez atingido, seja possvel de ser mantido, mas como algo de que procuramos constantemente nos aproximar. O ser humano, de forma geral, possui capacidades de variaes, tanto orgnicas como psquicas. Estas variaes se apresentam como dispositivos regulsseis, j que o organismo humano vive em constante movimento (DEJOURS, 1987). A sade mental, de certa forma, no significa ausncia de sofrimento ou de angstia, nem conforto constante e uniforme, pois existem pessoas que, mesmo angustiadas, esto com boa sade. Neste sentido,
[...] a angstia aparece como um motor, uma fora que impulsiona a ao. Contribuindo, assim, para a formulao dos objetivos, das metas, que uma vez atingidos, atenuam este mal, mas no a impedem de ressurgir em seguida. (DEJOURS, 1987, p.101).

O engajamento dos sujeitos nas relaes sociais e no trabalho o que permite contornar as sensaes de angstias, provenientes do interior, da histria passada dos sujeitos sociais (REINHOLD, 2004). As aes de promoo da sade concretizam-se em diversos espaos e rgos definidores de polticas, sobretudo nos espaos sociais onde vivem as pessoas. As cidades, os ambientes de trabalho e as escolas so os locais onde essas aes tm sido propostas, procurando-se fortalecer a ao e o protagonismo do nvel local, incentivando a intersetorialidade e a participao social (BGUS, 2002).

17

Neste sentido, as escolas aparecem ento como excelente cenrio de carter formal, em que possvel gerar autonomia, participao crtica e criatividade para a promoo da sade, que deve, no mbito escolar, partir de uma viso integral, multidisciplinar do ser humano, considerando as pessoas em seu contexto familiar, comunitrio e social (IERVOLINO, 2000). A Escola Promotora de Sade (EPS) aquela que se coloca a servio da promoo da sade e atua nas reas de ambiente saudvel, oferta de servios de sade e educao em sade (SILVEIRA, 2000). Entretanto, a escola saudvel, denominao utilizada por alguns autores como sinnimos de (EPS), tem o propsito de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades fsicas, psquicas e sociais dos escolares da educao bsica, a partir de aes pedaggicas de preveno e promoo da sade e da conservao do meio ambiente, dirigidas comunidade (PELICIONI e TORRES, 1999). A promoo da sade no ambiente escolar deve ser realizada por todos os atores sociais envolvidos no processo, entre eles, os profissionais da sade, comunidade escolar (alunos, professores, pais, funcionrios e direo) e todas as pessoas que vivem no entorno escolar, procurando desenvolver as habilidades de autocuidados em sade e a preveno das condutas de risco em todas as oportunidades educativas (TORRES, 2002). As responsabilidades das escolas promotora do bem estar devem estar associadas s intervenes de educao em sade, ambiente escolar e organizao; comunidade escolar, parcerias e servios de qualidade de vida (MOREIRA; SILVEIRA e ANDREOLI, 2006). Dessa maneira pela Iniciativa Global de Sade nas Escolas a meta aumentar o nmero de instituies escolares que possam ser qualificadas como Escolas Promotoras de Sade (EPS). A preocupao com as condies de trabalho e sade dos professores tem sido tema de estudo em diversas reas de conhecimento cientfico, mas o que justifica a escolha do tema de pesquisa o fato de estar estudando as relaes de sade e trabalho da classe trabalhadora desde o incio da dcada de 90, vindo a crescer o interesse pelo estudo dos aspectos psicossociais envolvidos no trabalho, na perspectiva de compreend-las e identificar a sua relao com os processos de adoecimento do profissional em suas atividades. (TORRES, 2002).

18

Outros estudos obtiveram resultados semelhantes e encontraram associaes com as condies de trabalho existentes. Zaragoza (1999) focalizou a evoluo da sade dos professores de 1982 a 1989, contabilizando as licenas mdicas oficiais dos professores de ensino no universitrios de Mlaga e concluiu que, no perodo de sete anos, o nmero de professores em licena triplicou. Os diagnsticos mais freqentes foram distenses do tornozelo, laringites e depresses. Em pesquisa documental (em banco de dados) feita em setembro de 2003 junto Pro-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, no perodo de janeiro de 2000 a maro de 2003 foram registrados 69 pedidos de Licena de Tratamento de Sade LTS entre os 271 professores lotados no Centro de Cincias da Sade CCS. No perodo referido, houve uma mdia de 17,8 dias de afastamento do trabalho para cada LTS. Considerando que, de cada grupo de quatro docentes do CCS, um entrou em licena neste perodo, e que o corpo docente do CCS equivale a 25% dos docentes da UFSM, o fato torna-se mais expressivo e, portanto, merecedor de um estudo sobre os principais fatores desencadeantes de tais afastamentos (BGUS, 2002). As pesquisas nacionais apontam, de forma explcita, os diagnsticos clnicos registrados entre os professores, como por exemplo, tendinites, cervicalgias e cervicobraquialgias, disfonias, entre outros. Porm no exploram a possibilidade de que os fatores desencadeantes da sintomatologia destes quadros clnicos possam estar relacionados s atividades desenvolvidas pelos docentes. Dessa forma, observa-se a necessidade de estudos que busquem, junto aos professores, caracterizar no processo de trabalho, indicadores fsicos e psicolgicos relacionados ao adoecimento entre eles (BGUS, 2002). No aspecto cientfico pretende-se contribuir para o avano do conhecimento sobre as condies de trabalho e de sade dos docentes e suas respectivas cargas de trabalho. Em termos de relevncia social este estudo pretende contribuir para o aprimoramento da qualidade das intervenes, quer no mbito das condies de trabalho, quer no mbito das condies de tratamento daqueles que j se encontram com problemas de sade. A relao estabelecida entre o processo de trabalho e o processo de sade da categoria docente, ainda pouco explorada, serve-nos de incentivo para a construo do presente estudo, que tratar das condies de trabalho dos professores do ensino superior (MOREIRA; SILVEIRA e ANDREOLI, 2006).

19

[...] supem um profundo e exigente desafio pessoal para os professores que se propem a responder s novas expectativas projetadas sobre eles. (ZARAGOZA, 1999, p.31).

CAPTULO III RESULTADOS DA PESQUISA

As entrevistas FORAM realizadas na Escola Estadual Francisco Xavier Trannin, localizada em Arapu, distrito de Trs Lagoas, Mato Grosso do Sul. Sero sujeitos do presente estudo, professores de educao estadual, de ambos os sexos, com mais de dez anos de profisso. Sero excludos do estudo, profissionais da rede de ensino privado, como tambm professores com tempo inferior a dez anos de exerccio docente. O estudo buscar estar de acordo com a resoluo 196 do Conselho Nacional de Sade, de 10/10/1996 que regula os aspectos ticos de pesquisas que envolvam seres humanos no Brasil. Como determina o Conselho Nacional de Sade este

20

estudo ser submetido ao Comit de tica de Pesquisa das Instituies envolvidas, dando incio ao trabalho aps sua aprovao. A participao dos sujeitos da pesquisa se dar mediante consentimento livre e esclarecido, via termo de adeso devidamente assinado, contendo as principais informaes da pesquisa garantindo o anonimato e a participao voluntria. Tal termo ser datado e assinado pela instituio de ensino e pelo pesquisador responsvel, ficando uma via com o pesquisador e outra com o pesquisado.

Exemplo de exposio dos dados:

21

22

Estudos como este podem auxiliar a delinear mais claramente a incidncia de problemas emocionais e/ou fsicos em profissionais da educao, levando assim possibilidade de se estabelecer polticas de preveno tanto na preveno como no

23

tratamento de desajustes emocionais ou fsicos j instalados nesta populao (TORRES, 2002).

REFERNCIAS

BGUS, C. M. A promoo da sade e a pesquisa avaliativa. In: VILLELA, W.V.; KALCKMANN S.; PESSOTO, U. C.; (Orgs.). Investigar para o SUS: construindo linhas de pesquisa. So Paulo: Instituto de Sade, 2002. p. 49-58. CODO, W. (Org.). Educao: carinho e trabalho. Petrpolis: Vozes, 1999. CUNHA, J. A. Manual da verso em portugus das Escalas Beck. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2011. DEJOURS, C. A loucura do trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. So Paulo: Cortez Obor, 1987. ZARAGOZA, J. M. E. O mal-estar docente: a sala de aula e a sade dos professores. 3 ed. Bauru: Edusc, 1999. IERVOLINO, S.A. Escola promotora de sade: um projeto de qualidade de vida. 2000. 110p. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Sade Pblica da USP, So Paulo, 2000. LIPP, M. E. N. (Org.). Pesquisas sobre stress no Brasil. Campinas: Papirus, 1996. MOREIRA, F. G.; SILVEIRA, D. X.; ANDREOLI, S. B.; Reduo de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de sade. Cincia & Sade Coletiva, v. 11 n. 3, p. 807-816, out. 2006. NORONHA, M. M. B. Condies do exerccio profissional da professora e dos possveis efeitos sobre a sade: estudo de casos das professoras do ensino fundamental em uma escola pblica de Montes Claros. 2001. 157 p. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, 2001.

24

OLIVEIRA, M. G. Condies de trabalho, gnero e sade: sofrimento e estresse. um estudo de caso com os profissionais docentes do ensino superior privado de Belo Horizonte. 2001. 131 p. Dissertao (Mestrado) - Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001. PELICIONI, M. C. F.; TORRES, A. L. A Escola Promotora de Sade. So Paulo: USP/ FSP/ HSP, 1999. 14p. (Srie monogrfica do Departamento de Prtica de Sade Pblica, Eixo Promoo da Sade, 12). REINHOLD, H. H. O sentido da vida: preveno de stress e burnout do professor. 2004. 189 p. Tese (Doutorado) - PUC, Campinas, 2004. SILVEIRA, G. T. Escola Promotora de Sade: quem sabe faz a hora! 2000. 174 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Sade Pblica da USP, So Paulo, 2000. TORRES, A. L. A sade bucal coletiva sob a tica de professores da rede estadual de ensino de So Paulo. 2002. 112 p. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Sade Pblica da USP, So Paulo, 2002. WITTER, G. P. Professor-Estresse: anlise de produo cientfica. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, vol. 7, n. 1, p. 33-46, abril 2003.

Potrebbero piacerti anche