Sei sulla pagina 1di 2

Os cientistas acreditam que a a cerca de 40 milhes de anos surgiu o miacis, uma criatura semelhante a doninha.

Esta criatura considerada o ancestral dos felinos, candeos e outros animais carnvoros. Sua origem seria os creodontes, um grupo de mamferos primitivos que viveu a cerca de 140 milhes de anos e conviveu com os dinossauros. Um outro ancestral do co se desenvolveu aproximadamente 21 milhes de anos mais tarde, o cynodictis, dele descendem os reais antepassados primitivos dos candeos, o cynodesmus. O cynodesmus era um mamfero maior que os antecessores. Foi sucedido pelo tomarctus, que originou os candeos. Quando falamos de candeos, estamos falando de cerca de 37 espcies de lobos, chacais, raposas, ces selvagens e domsticos. Todos so carnivoros e possuem habilidades especificas para a caa. Seus dentes so usados para matar a presa, mastigar a carne, roer os ossos e quando necessrio para lutas internas no grupo em que vivem, tambm chamado de matilha. Para a caa, tm desenvolvido a viso, audio, olfato e pernas longas, prprias para corridas rpidas, o que lhes permite perseguir e pegar a presa com rasovel facilidade. Os plos so de diversos comprimentos e texturas. A pelagem mais densa em climas frios e mais curta nos quentes, a oleosidade natural a deixa impermeavel a gua, o que os protege em dias de chuva. Os candeos pisam com a ponta dos dedos. Tm 5 "dedos" nas patas dianteiras e 4 nas patas traseiras. Os ces domsticos podem ter um quinto dedo na pata traseira que, principalmente nos ces de raa, costuma ser extirpado. A maioria dos candeos acasala um vez por ano, apriximadamente aos dois meses de gestao nascem os filhotes. A me amamenta os filhotes e cuida deles por vrios meses, ajudada pelo restante da matilha ou do macho. Os candeos podem ser divididos em dois grupos: os caadores solitrios e os caadores sociais. Os caadores solitrios, como as raposas e os ces selvagens da Amrica do Sul, vivem isolados a no ser para acasalar e ou criar os filhotes. Os Caadores sociais, como o lobo, o coiote e o co domstico, tm um comportamento parecido com o de uma famlia humana. Nas alcatias, cada indivduo sabe qual animal est acima ou abaixo dele na hierarquia familiar e lutar, se necessrio, para manter ou melhorar sua posio. A cincia no deu ainda uma resposta definitiva pergunta de como se originou o co domstico. No h dvida quanto sua classificao zoolgica, a famlia dos candeos, canidae. Mas ao se tentar estabelecer quando, onde e de que tronco o co evoluiu, apresentam-se quatro possibilidades: 1. Que descenda do 2. Que descenda do 3. Que descenda de vestgio. 4. Que descenda do lobo. chacal. um espcie de co selvagem, hoje extinta e da qual ainda no se teria encontrado cruzamento do lobo e chacal

Hoje, acredita-se que o co domstico descenda do lobo. E existem algumas evidncias que parecem confirmar tal teoria: O lobo o nico membro da famlia canidae que apresenta a inteligncia e o comportamento social altamente desenvolvidos, caractersticas tambm do co. A formao dentria dos lobos muito semelhente a dos ces. Lobos e ces podem cruzar, gerando descendncia frtil (chacais e coiotes tambm podem).

Mas quando e onde o co foi domesticado? Foi estabelecido que o homem domesticou o co entre 15.000 e 13.000 anos atrs. Contudo, existem pinturas rupestres de 50.000 anos de idade, encontradas em cavernas espanholas, que mostram homens caando com ces. O Dingo (co selvagem australiano) ainda uma incgnita pois um co e foram encontrados fsseis de 50.000 anos atrs na Austrlia. A nica maneira pela qual o Dingo poderia ter chegado este continente seria junto com o homem, como animal (semi)domesticado, antes da separao do continente asitico, a "ponte" entre os dois continentes desapareceu quando o leito do mar se elevou devido ao degelo, no perodo mesoltico. Estas evidncias sugerem que os ces j estivessem ligados ao homem h, pelo menos, 50.000 anos. O que considerado certo que o co foi o primeiro animal domesticado pelo homem.

Potrebbero piacerti anche