Sei sulla pagina 1di 3

CRNICAS DE HENRIQUE MANUEL CAYOLLA

N 62 DINHEIRO MAL GASTO. CENAS DO QUOTIDIANO.


Os temas que escolho para as crnicas surgem-me com frequncia nos acontecimentos do dia a dia. O ttulo hoje optado advm de 4 situaes:

19.10.2012

1 A PUBLICIDADE que nos colocam nas caixas de correio ou nos para brisas dos automveis, que nos entregam na rua ou nos carros quando passamos: Quanto caixa de correio, invariavelmente, deito logo fora 95%.
E a caixa, que at nem pequena, est muitas vezes, entupida com a mais diversa publicidade. Para alm disso, alguns folhetos esto em duplicado ou mais, prova evidente da pressa, de se verem livres deles o mais depressa possvel! E ainda: Como est constantemente cheia at cima, ocasiona que facturas de fornecedores, correspondncia dos Servios de Sade, Bancos, Seguros etc, possam ficar ao cimo de tudo, com acesso a serem subtradas com facilidade! Apesar de ter colocado o aviso de PUBLICIDADE AQUI NO, ou arrancam o dstico, ou riscam-no, ou pura e simplesmente ignoram-no! Do que tiro da caixa de correio, a maior parte vai logo para o lixo. Quem manda entregar estes panfletos, no se preocupa em obter dados sobre a eficincia de tal publicidade? Bastaria que se montasse um simples controlo nos seus estabelecimentos, inquirindo o motivo porque os clientes os visitam, e com regularidade fazer uma estatstica dos resultados. Certamente, que em muitos casos, chegariam concluso que ESTO A GASTAR MAL O SEU DINHEIRO.

2 AS REFEIES FORA DE CASA


A convite de pessoas amigas, fui a um restaurante a cerca de 20 Kms do Porto. A sala, que era grande, estava cheia, e tivemos que esperar. A ementa escolhida custava 10 euros por pessoa. Trs apontamentos: 1 -constatar tanta gente a almoar, e como o restaurante at nem est num meio residencial, muitas daquelas pessoas devem ter vindo de locais distanciados! Tiveram que gastar combustvel para ali chegarem. 2 - Embora a ementa do almoo fosse agradvel, no haveria um restaurante mais perto, onde se pudesse ter usufrudo de uma comida agradvel e menos dispendiosa? A propsito, as praas de alimentao das grandes superfcies, esto sempre a abarrotar. 3 - Viam-se muitos casos em que nos

pratos sobrava muita comida! Qualquer visitante do nosso pas, ao constatar o afluxo de gente aos restaurantes e s grandes superfcies, por exemplo, interrogar-se-, se este ser o pas que est com tantos problemas e com a corda na garganta! Entretanto, a propsito de comida, os nossos jovens detm uma no invejvel taxa de obesidade, que alarmante, a nvel da Europa!

3 NO APROVEITAMENTO DE ALGUNS PRODUTOS ALIMENTARES, EM FIM DE PRAZO DE VALIDADE. Dois dos


maiores hipermercados que se podem visitar nas zonas do Porto e Matosinhos tm constantemente, uma srie de produtos que esto marcados com etiquetas prprias, de cor Roxa ou Alaranjada, com 50% de desconto, por se estar a aproximar o fim do prazo de validade. So os chamados DEPRECIADOS. evidente que o prazo em que posto venda perto da data de validade, mas para quem tiver possibilidade de estar atento, ou no a tendo, possa arranjar uma pessoa de famlia que a substitua, vale de facto a pena, pois compram-se produtos ptimos, que se no fossem estar com esse desconto, pesariam bastante na bolsa de cada um. Tais produtos, vo desde bolos normais, bolos de aniversrio, Natal ou Pscoa, po de forma especial, queijos, iogurtes, chocolates, sopas, pizzas, tipos de refeies prontas, etc. Mas ainda outra dica: Se tiverem espao no frigorfico ou arca, comprem, mesmo se acham que no os gastaro nos dias seguintes, pois guardando-os l, podem depois vir a utiliz-los mais tarde. ESTEJAM POIS ATENTOS A ESTAS OPORTUNIDADES PARA EVITAREM GASTAR MAL O VOSSO DINHEIRO, ou aproveitarem a comprar tais produtos, que seno fossem ter o desconto de 50%, at nem os comprariam. 4 FUMAR. Antes de abordarmos o facto do dinheiro mal gasto no acto de fumar, vamos falar em primeiro lugar na SADE. Quem fuma, comeou a faz-lo certamente para experimentar, para se exibir, para no ficar atrs de muitos que j o faziam, e rapidamente tornou-se viciado no tabaco, dependente, considerando que j no pode deixar de o usar, porque no consegue passar sem ele. E porqu? Porque a nicotina altamente viciante. Quando as pessoas tentam deixar de fumar, muitas vezes, ficam com ansiedade, irritabilidade, dores de cabea, depresso e agitao. Os fumadores (23% dos portugueses so fumadores, o que um n excessivamente elevado), medida que o tempo vai decorrendo, esto a agredir a sua sade, e a criar condies para exponenciar graves problemas no futuro. Para comear, existe o risco de morte prematura, de terem grandes probabilidades de virem a sofrer de uma doena cardiovascular, de diversos tipos de cancro, como o da boca, do esfago, da laringe, (h uma relao directa entre o tabaco e o cancro oral), do pulmo, bexiga e rins, de doenas respiratrias graves e incapacitantes. Paralelamente envelhecem precocemente, ficam com um hlito desagradvel, os dentes escurecem, piora o olfacto, cansam-se com facilidade, diminui a sua potncia sexual, tm altos nveis de monxido de carbono e baixos nveis de oxignio, piorando assim a respirao.

TORNA-SE ASSIM URGENTE DEIXAR DE FUMAR! Como fumar um hbito com dependncia fsica e qumica dever precisar de ajuda do seu mdico de famlia, o qual lhe poder indicar medicamentos para o ajudar no sucesso, recomendar-lhe apoio psicolgico, ou consultas de cessao tabgica. O fumador dever planear a sua deciso calmamente, e envolvendo famlia, amigos e colegas de trabalho. VEJAMOS AGORA O DINHEIRO QUE DEIXAR DE GASTAR MAL, E QUE LHE SOBRAR PARA TANTA OUTRA COISA : Um mao de tabaco, de 20 cigarros, dos mais baratos, custa euros 3,60. Se gastar um mao por dia (e h muitos que at fumam dois), isso representar 108 euros por ms, e por ano a mdica quantia de 1.314 euros! Que jeito lhe dar esta verba para qualquer coisa para si, cnjuge, filhos, frias, etc, e isto tudo a par de uma muito melhor qualidade de vida!

ASSUMA-SE: VOU DECIDIR DEIXAR DE FUMAR, VOU CONSEGUIR, VOU PROV-LO A MIM E A MUITA GENTE!

Potrebbero piacerti anche