Sei sulla pagina 1di 33

PAULO PRADO: CAFEICULTOR E MODERNISTA

Carolina Brando Piva

1. So Paulo e a Repblica do Caf

A passagem do Imprio Repblica, oficialmente anunciada no Quinze de Novembro de 1889, obedeceu dinmica de um processo histrico pouco precipitado, que j vinha sendo articulado nos ltimos decnios do regime monrquico. A proclamao de uma nova ordem poltica impunha no apenas a transformao imediata no nvel das instituies brasileiras que de monrquicas passariam a republicanas , mas, sobretudo, trazia cena os resultados de uma mudana nas bases e nas foras sociais que compunham o sistema de dominao no Brasil e, neste caso, anunciava o que desde a dcada de 1870 at a de 1930 foi sendo definido no cenrio nacional: a formao de um sistema capaz de articular os interesses dos novos donos da situao no pas (CARDOSO, 1997). Mesmo antes de se assistir, na Praa da Aclamao, parada militar e ao brado de inaugurao da Repblica brasileira, organizados s pressas por um grupo de oficiais de baixa patente que se juntou ltima hora com os oficiais superiores, as bases sociais e econmicas do pas j sofriam importantes alteraes, apontando para a constituio de uma ordem burguesa que seria consolidada, nas dcadas seguintes, pelas vias do sistema oligrquico. Se nos trs ltimos decnios que antecederam a Repblica a sociedade brasileira ainda se assentava em uma base estrutural de ordem senhorial-escravocrata, por outro lado, tambm nesse perodo, ganhava fora um sistema de organizao social ancorado nas grandes propriedades de terra e que, j incapaz de promover-se a partir das duas categorias sociais em vigor durante o Imprio (senhores e escravos), to logo necessitaria de outras molas fundamentais para expandir economicamente. Com efeito, uma nova fase expansiva do ciclo de acumulao no pas dava os primeiros indcios da premncia de uma dinamizao das foras sociais no interior da sociedade brasileira, e isso se apoiava, em especial, na promissora expanso da lavoura cafeeira na regio do Centro-Sul mais especificamente no noroeste paulista e, ainda que mais timidamente, na intensa atividade mercantil-financeira ativada pelo surto de prosperidade urbano-industrial que o pas experimentou no decnio 1870-1880 (idem).

2 Postas lado a lado, essas duas molas propulsoras seriam decisivas na organizao poltica que vigoraria durante toda a Primeira Repblica. Ao peso ainda relativo de novos estratos sociais que no mais se resumiam s categorias de senhores e escravos j em 1872 surgia uma populao diferenciada, urbana, letrada e burocrtica somava-se o peso definitivo de uma nova organizao do poder que lapidasse a pedra angular do sistema econmico-financeiro do pas: a exportao de produtos primrios, especialmente o caf. Ao longo do sculo XIX sobretudo a partir da dcada de 1820 , as plantaes de caf cresceram abundantemente no Brasil, primeiro na regio do Vale do Paraba pertencente provncia do Rio de Janeiro e, em meados do sculo, firmaram-se tambm no sul de Minas Gerais e no interior de So Paulo. Por volta de 1860, os cafezais avanavam por essas trs regies, mas era ainda a produo fluminense que se fazia mais avultosa no pas, correspondendo a 60% das exportaes brasileiras, seguida pela de Minas Gerais (25%), So Paulo (10%) e Esprito Santo e demais regies (5%) (FAUSTO, 1997). Todavia, nos ltimos dois decnios do Imprio, o Vale do Paraba, tanto em sua poro fluminense como paulista, em grande parte com seus solos j devastados, experimentou forte declnio de produtividade nos cafezais e, a partir dessa crise, foi cedendo o pioneirismo da produo cafeeira ao promissor Oeste paulista, que a essa poca contava com solo mais propcio ao cultivo do caf a terra roxa e, ainda, com duas redes ferrovirias a Companhia Paulista e a Estrada de Ferro Mogiana para o escoamento da produo. Desse modo, no tardou para que o Estado de So Paulo, antes mesmo da Proclamao da Repblica, assumisse o primeiro lugar na produo brasileira e, nessa condio, passasse a exigir do governo imperial polticas de subsdio expanso produtiva e exportao do caf. Nestes termos, reconfigurava-se uma classe a dos oligarcas do caf que, dominante desde o Imprio, tornar-se-ia agora hegemnica, com conscincia de seus interesses e um projeto de estruturao poltica do pas (idem, p. 199), disposta a firmar-se como novo centro de controle econmico e que no mais faria frente s mudanas de inclinao poltica do imperador D. Pedro e aos seus plenos poderes para distribuir os cargos pblicos, preenchidos sempre pelo apadrinhamento das famlias oligrquicas que mais lhe conviessem (CARDOSO, op. cit., p. 28). Ao clube de senhores que representava o colgio eleitoral, sem que houvesse de fato partidos de representao das classes oligrquicas emergentes, os fazendeiros paulistas responderiam com a criao, em 18 de abril de 1873, do Partido Republicano Paulista (PRP), que trataria de garantir, a seu modo, as condies necessrias expanso da atividade cafeicultora.

3 Paralelamente, havia outros fatores que vinham pondo em desequilbrio as instituies polticas imperiais:
(...) o Estado vira-se confrontado com crises polticas crescentes, como a da questo religiosa e a da questo militar. (...) O que estava em jogo ento no era apenas a derrubada da situao provocada pela Coroa para reequilibrar e viabilizar a continuidade do processo administrativo tradicional, [mas o prprio fato de o imperador deter sempre o poder poltico absoluto ao dirimir os conflitos e isso, sobretudo para as oligarquias, traduzia-se em instabilidade, no fato de que] ventos novos podiam soprar e, com essa fico de democracia parlamentarista, impedia-se que os interesses locais se eternizassem com o predomnio da mesma oligarquia. Havia sempre a ameaa de uma oligarquia emergente a disputar as preferncias imperiais... (idem, pp. 26-28)

A esses nimos acirrados aliava-se uma outra conjuntura que exigia o estabelecimento de uma nova ordem poltica capaz de dar conta do ciclo de expanso acumulativa, crucial ao desenvolvimento do sistema oligrquico em formao: havendo oferta abundante de terra sobretudo para o cultivo do caf, e sobretudo em So Paulo , aos olhos dos fazendeiros paulistas era preciso, o quanto antes, promover o setor munindo-o de uma oferta satisfatria de mo-de-obra. Afora isso, tambm era premente avanar nas instalaes de infra-estrutura da economia agro-exportadora, propiciando a expanso da rede ferroviria e a melhoria dos portos para o escoamento da produo. A essa altura, a sociedade brasileira dinamizava-se no crescimento das cidades e, para atender s demandas das lavouras de caf, abriam-se as portas do pas, a partir da dcada de 1880, para a migrao estrangeira. S no Estado de So Paulo, desembarcaram nessa poca 184 mil imigrantes e, de 1888 a 1900, este nmero saltaria para mais de 730 mil estrangeiros, dos quais cerca de 50% encontrariam trabalho na agricultura (CARDOSO, op. cit., p. 23). No por coincidncia, foi criada em 1887, momento em que o regime imperial dava seus ltimos suspiros, a Sociedade Promotora da Imigrao, pelas mos de uma importante famlia da oligarquia paulista os Prado e com o apoio do Visconde de Parnaba. E tal incentivo migrao para as lavouras, que em nada destoava do tom da vez para a consolidao dos interesses burgueses do empresariado do caf lembre-se de que se resolveria o problema da oferta da mo-de-obra pelas vias da explorao do trabalho livre era mais do que providencial aos cafeicultores de So Paulo:
A implantao de uma economia de salrios no Brasil ocorreu dentro do contexto do triunfo do sistema de exportao do caf. (...) O comrcio do caf incentivava o progresso de um regime agrcola em grandes reas novas, de alta fertilidade, e atraiu uma massa de trabalhadores rurais, desesperadamente pobres em seus torres natais, induzindo-os a trabalhar em troca de salrios. (DEAN, 1997, p. 252)

4 Com ou sem xito, o fato que a instaurao da Repblica em 1889 viria a calhar para as intenes expansionistas dos empresrios do caf, de modo que, to logo subissem ao poder os polticos da nova ordem, arranjar-se-iam os meios necessrios consolidao da hegemonia, tanto no plano poltico como no econmico, da nova classe a dos grandes cafeicultores de So Paulo. Como a poltica monetria do Imprio nos anos de 1880 mostrara-se em parte insuficiente para fomentar as medidas de crdito necessrias ao incremento da produo exportadora crescia descontroladamente a dvida externa brasileira e no havia at ento um plano eficaz de valorizao do caf , proclamada a Repblica, no tardou para que as oligarquias paulistas se impusessem como bloco de sustentao do poder e, sobretudo, como segmento dirigente da ordem republicana, com vistas a garantir o que era ento indispensvel expanso de seus limites: a contratao de emprstimos estrangeiros. A despeito de todos os desgastes do governo de Deodoro, culminando com sua renncia em novembro de 1891, os interesses das burguesias agrrias regionais com destaque para o segmento paulista, seguido por Minas Gerais foram mantidos, fazendo-se representar junto ao Governo Central por meio de pastas importantes nos ministrios (CARDOSO, op. cit., p. 38). E o Brasil passaria por um perodo de reformas monetrias, subsdios agricultura de exportao, emisso de crditos e negociaes de vultuosas quantias com o estrangeiro.
[De fato, com a instaurao da Repblica] realizou-se uma profunda modificao da poltica monetria ao mesmo tempo em que ocorria uma alterao da conjuntura internacional. O fornecimento de crditos expandiu-se e se efetivou a reforma bancria, com a criao de vrios bancos de emisso. Em apenas dois anos (1890-1891), foram emitidos cerca de 335 mil contos em notas bancrias, aumentando 1,5 vezes o saldo de papel moeda emitido. A cafeicultura seria beneficiada essencialmente por dois fatores: a abundncia de crditos, a relao entre a taxa cambial e a evoluo dos preos internacionais do caf. (FAUSTO, op. cit., pp. 201-202)

Essa conjuntura interna favorvel sobretudo para So Paulo e, secundariamente, para Minas Gerais , repercutindo e influenciando, em anos seguintes, no volume da produo, seria potencializada com a subida de Floriano ao poder, guiado pelas mos firmes dos representantes do PRP. O novo presidente saberia retribuir o apoio poltico dos republicanos paulistas entregando a pasta das Finanas a um de seus pares Rodrigues Alves, que mais adiante chegaria Presidncia da Repblica e contando com a presteza de duas figuras exponenciais do partido, Bernardino de Campos e Prudente de Morais, respectivamente presidentes da Cmara e do Senado.

5 Nesse nterim, entre as foras que se beneficiaram com a Repblica tambm figuravam os setores industrial-financeiros, mantendo ativa sua principal bandeira de luta: a proteo indstria nacional por meio da regulamentao de impostos de importao. A esta corrente, chamada industrializante, no raro especulativa, inflacionista e em busca desenfreada por angariar negcios, contrapunha-se o setor agrrio, mais slido e conservador:
A crtica ao encilhamento, aos dficits crescentes, artificialidade da indstria nacional que importava insumos e (...) estafava o consumidor nacional, opunham-se os bem pensantes porta-vozes da fonte da riqueza nacional: os cafeicultores. (CARDOSO, op. cit., p. 35)

Ainda segundo Cardoso, homens como Rangel Pestana,1 Bernardino de Campos2 ou Morais Barros3 viam com suspeio o favoritismo indstria e a repercusso de tudo isso no que havia de mais sagrado para o equilbrio geral das conscincias: o crdito externo e a taxa de cmbio (idem, ibidem). Mesmo assim, e apesar de o governo Floriano, obediente aos interesses do PRP, ter-se mantido fiel aos cafeicultores, e mais adiante os presidentes paulistas Prudente de Morais e Campos Sales terem tratado de validar o contra-ataque da burguesia agrrio-exportadora que no permitiria que um surto industrializante interferisse em sua corrida expansionista , certo que a prpria conjuntura de estmulo imigrao e, com ela, a abundante oferta de uma mo-de-obra estrangeira, em larga medida mais atraente para os cafeicultores do que os antigos escravos j vinha lanando as bases estruturais para a industrializao brasileira, que naturalmente no percorreria os caminhos de uma revoluo industrial como acontecera na Europa, mas se daria sob o crivo da classe oligrquica:
(...) o processo de industrializao foi imensamente influenciado pela onda de imigrao europia. [E este acmulo de capital humano, alm de imprescindvel economia agroexportadora, tambm seria decisivo para o desenvolvimento da indstria nacional]. (...) Crescendo mais depressa e estimulando a especializao, a renovada economia de exportao multiplicou, por isso mesmo, o emprego urbano no comrcio, nos

Rangel Pestana havia sido deputado provincial de 1884 a 1888 e, mais tarde, de 1890 a 1893, fez-se senador da Repblica. Voltaria ao cargo de deputado, entre 1899 a 1902, e mais uma vez ao de senador, de 1902 a 1903. Natural de Iguau-RJ, fez os estudos secundrios no Colgio Pedro II e formou-se bacharel em Direito na Faculdade de Direito de So Paulo. Era forte aliado dos cafeicultores paulistas e membro do PRP, tendo publicado, em 1877, sob o pseudnimo de Thomas Jefferson, Partido Republicano na Provncia de So Paulo. Bernardino de Campos fora deputado provincial de 1887 a 1889 e, instaurada a Repblica, ocupou-se dos cargos de deputado federal (1891 a 1893), governador de So Paulo por dois mandatos (1892-1896 e 1902-1904) e foi duas vezes senador da Repblica (em 1896 e de 1900 a 1902). Natural de Pouso Alegre-MG, estabeleceu-se na capital paulista ainda na extrema juventude, l cursando o ensino secundrio e formando-se em Direito pela Faculdade de Direito de So Paulo. Esteve sempre do lado dos cafeicultores paulistas como poltico do PRP. Manoel de Moraes Barros (mais conhecido como Morais Barros) foi deputado provincial de 1884 a 1885; poca republicana, atuou como deputado geral de 1891 a 1896 e tambm como senador da Repblica (sempre pelo PRP) por dois mandatos consecutivos (1895-1899 e 1900-1902). Natural de Itu-SP, exerceu ainda os cargos de delegado de polcia, promotor e juiz de Direito em Piracicaba-SP.
3 2

6
transportes, no governo e no artesanato. As cidades entraram a crescer mais depressa do que a populao em geral. Os ndices de mortalidade nas reas urbanas caram sensivelmente, merc da melhoria dos servios de sade pblica, financiados sobretudo com os ganhos da exportao destinados a tornar o Brasil mais atraente para os trabalhadores estrangeiros. A populao urbana acrescida (...) estimulou vigorosamente a procura de artigos importados e bens de consumo em geral. Ao mesmo tempo, a demanda, reestruturada, passou a consistir largamente em artigos baratos para o consumo de massa. (DEAN, op. cit., pp. 252-253)

Ademais, as classes oligrquicas especialmente a dos cafeicultores de So Paulo sabiam da importncia de investir em estradas de ferro e docas, bem como em novas fontes de energia no tardaria para que os Estados do Rio de Janeiro e So Paulo, por exemplo, concentrassem a partir da dcada de 1890 esforos na energia hidreltrica , e isso tambm seria decisivo para se aproveitar a mo-de-obra estrangeira excedente nas lavouras de caf, levando-a para as cidades e empregando-a na construo civil, em refinarias de acar e nas fbricas de tecidos. Se, por um lado, a implantao de um sistema industrial no Brasil s seria possvel mesmo a partir da dcada de 1930, por outro, era o setor agrcola o responsvel por lanar as bases de uma industrializao incipiente e ainda limitada, para atender s demandas de sua produo comercializada no estrangeiro.
As tcnicas mecnicas foram aplicadas no setor de exportao antes de quaisquer outras, principalmente porque os seus produtos, tendo que competir no mercado internacional, precisavam ser eficientemente produzidos. O fabrico do acar, o acondicionamento da carne, o descaroamento do caf figuravam entre as primeiras linhas de produo [e a quase totalidade dessas operaes tecnicamente necessrias era levada a cabo pela fora de trabalho imigrante]. (idem, p. 256)

Fosse ainda bastante restrita durante toda a Primeira Repblica a integrao brasileira na economia internacional apesar de o capital estrangeiro ter desempenhado um papel decisivo na histria desse perodo (por meio dos vultuosos emprstimos concedidos aos cafeicultores, que logo se convertiam no direito de intermediar a comercializao do caf), impossvel negligenciar que o pas tambm passasse a se integrar mais na diviso internacional do trabalho. E o responsvel por isso era antes de mais nada o caf.4

Sob este enfoque, cabe ressaltar que os oligarcas do caf, mostrando-se adeptos da fora de trabalho escrava at o seu derradeiro momento de utilizao no Brasil, quando entenderam que ela no mais se sustentaria nem seria interessante para o desenvolvimento de uma perspectiva capitalista em suas propriedades de terra mesmo que ainda no se possa falar nessa poca em relaes capitalistas de produo , reforou e levou a cabo a sua transio para o trabalho livre. Dessa forma, ao promover o trabalho livre, a cafeicultura estimulou o desenvolvimento de relaes livres na cidade, com a nascente indstria e o desenvolvimento do comrcio, estes sim, de perfil capitalista. O grande mercado consumidor da indstria nascente foram, portanto, os trabalhadores livres do caf.

7 Em tais condies, a burguesia agrria paulista contava com o principal motor para acelerar os rumos do capitalismo brasileiro em toda a Primeira Repblica: a constituio e o incremento da fora de trabalho, capaz de potencializar a vocao agrcola do pas e tornar o caf o produto primrio de maior valor no mercado internacional, em especial no decnio 1910-1920 (OLIVEIRA, 1997). Mas este xito o baronato paulista que na Repblica passaria condio de classe hegemnica jamais conseguiria no fossem as oportunidades favorveis aos negcios articuladas dentro da prpria mquina estatal. que, de posse do principal meio de produo a terra e mediando o emprego da mo-de-obra, os cafeicultores no se contentariam com um poder central hostil aos seus interesses. Neste sentido, correto afirmar que a centralidade do Estado de So Paulo na poltica federal de toda a Primeira Repblica foi notria:
Conquanto So Paulo no pudesse dominar sozinho o governo federal, podia geralmente agir de acordo com Minas Gerais para controlar o Executivo federal e, atravs dele, todo o governo central. (...) Como a economia de So Paulo avultasse sobremaneira na economia nacional, as crescentes rendas do Estado eram uma garantia de que os interesses paulistas no seriam negligenciados, fossem quais fossem as polticas do governo do Rio. (LOVE, 1997, p. 53)

Sendo, pois, excepcional a situao de So Paulo no mercado de exportao prosperidade que advinha do caf, se pensarmos que j em 1907 a metade do caf do mundo era cultivada em solo paulista, o que correspondia a da produo nacional , no admira que os recursos financeiros deste Estado fossem grandes em confronto com os dos demais Estados brasileiros (idem, p. 54). Somado a isso, e medida que a populao crescia, So Paulo pde contar com grande nmero de alfabetizados (os nicos que podiam votar) convertido em hbil nmero de eleitores essenciais ao processo poltico. Em meio a todas essas vantagens, ia crescendo a convico de que So Paulo representava o centro da prosperidade econmica do pas e, nestas condies, mesmo que um presidente hostil assumisse o poder o que era raro , to logo seria convencido a no interferir nas polticas do Estado paulista. Afora isso,
O Tesouro Federal e a economia cafeeira paulista se achavam envolvidos numa relao simbitica: o governo central dependia muito dos direitos de importao para as suas operaes normais, e as importaes, por seu turno, dependiam das exportaes. [Nada mais expressivo, neste caso, o fato de que,] de 1910 a 1930, as vendas de caf passaram a representar de 50% a 70% dos lucros da exportao nacional. (idem, p. 68)

De mais a mais, ainda que os cafeicultores paulistas reclamassem de que ficava o Estado em desvantagem por repassar ao governo federal muito mais do que recebia em troca,

8 este favoreceu obviamente muito mais So Paulo do que os demais Estados da Federao em termos de polticas de subsdio de sua atividade econmica principal, fosse subscrevendo a valorizao de vrias maneiras, mantendo at 1931 as polticas cambiais favorveis ao caf ou assegurando emprstimos do Banco do Brasil aos grandes cafeicultores (LOVE, op. cit., p. 71). Sob esta perspectiva, os donos do caf controlaram, a seu modo, durante a Primeira Repblica, no somente as fazendas, mas tambm a mquina estatal.5 Os resultados disso se faziam notrios e So Paulo tirava o mximo de proveito da situao favorvel de que dispunha economicamente frente das exportaes nacionais. Se nos governos dos paulistas Prudente de Morais (1894-1898) e Campos Sales (1898-1902) proclamou-se a ortodoxia monetria em favorecimento produo e exportao do caf, no de Rodrigues Alves (19021906) preparou-se e projetou-se a ascenso gloriosa dos cafeicultores para o perodo em que ocorreria o auge econmico da burguesia agrria paulista. proporo que So Paulo seguia disparado economicamente frente do pas, era preciso manter-se em tal condio e, para tanto, a sada eram os emprstimos estrangeiros, aproveitando-se do fato de a Europa estar, poca, procurando mercados ultramarinos para investir o seu capital:
(...) parecia natural que So Paulo tomasse dinheiro emprestado no estrangeiro. E o Estado no se cansou de faz-lo, comeando em 1905, quando o governo estadual adquiriu a Estada de Ferro Sorocabana. Um ano depois, estabeleceu o primeiro programa de valorizao do caf, financiado por um consrcio internacional, de modo que, por volta de 1906, So Paulo contrara mais da metade de todas as dvidas contradas no estrangeiro pelos vinte Estados (9,2 milhes para 17,7 milhes). Outro emprstimo concedido a So Paulo de 15 milhes em 1908, consolidando obrigaes para operaes de valorizao e outras dvidas, enfatizava a confiana do governo do Estado no crdito estrangeiro. Em 1909 se fundou o Banco Hipotecrio Agrcola do Estado com capital francs. Mais uma vez, na dcada de 1920, os emprstimos do Estado ascenderam rapidamente medida que a responsabilidade de valorizao revertia a So Paulo, depois de haver sido o programa, durante trs anos, dirigido pelo governo central. Em 1926, o governo paulista contratou um emprstimo de 10 milhes para a valorizao, e outro emprstimo de 20 milhes para financiar o caf armazenado em 1930. (LOVE, op. cit., pp. 61-62)

A essa altura, o Partido Republicano Paulista (PRP) figurava soberano na eleio de seus candidatos estaduais e federais, mantendo So Paulo como um Estado monopartidrio desde o fim do Imprio at 1926 (idem, p. 56). Contava este partido, naturalmente, para pr em prtica suas exigncias em nome do Estado junto ao poder central, com o Partido Republicano Mineiro (PRM), visto Minas Gerais ser o segundo maior produtor de caf do Brasil, o que aproximava as elites agrrias dos dois Estados mais promissores economicamente. Criado em 1897, o PRM compunha-se de uma coalizo dos chefes locais frente da mquina estatal e, assim como os demais Estados, integrados a uma sociedade esmagadoramente agrria (WIRTH, 1997). Mas os republicanos paulistas puderam contar, ainda, com o apoio dos gachos na defesa dos interesses do caf. A partir de 1905, a influncia de Pinheiro Machado eleito pelo Partido Republicano Rio-grandense (PRR) no Senado passou a ser mais uma garantia de aliana poltica em favor da legislao do caf (Pinheiro Machado atuou como senador em quatro perodos consecutivos: de 1890 a 1896, de 1897 a 1905, de 1906 a 1914 e em 1915. Natural de Cruz AltaRS, fez os estudos secundrios na Escola Militar do Rio de Janeiro e, mais tarde, graduou-se em Direito. Integrou o PRR e, como chefe local, era defensor dos interesses agrrios, grande proprietrio de terras que era, estando em momentos decisivos ao lado do PRP).

9 Em resumo, o controle sobre o processo de produo e acumulao foi mantido a cargo da burguesia agrria brasileira, o que significa dizer que esta, uma vez subordinada ao capital imperialista, hegemnico, sem o qual a expanso dos limites econmicos da atividade cafeeira no teria tido o mesmo alcance, era na verdade obrigada a repass-lo aos credores internacionais: era o capital imperialista quem controlava o processo de financiamento da cafeicultura e intermediava o processo de importao/exportao do produto, e era, portanto, em seus domnios que o circuito de acumulao de capital iniciado na lavoura de caf realizava-se plenamente. Ora, quando o caf experimentou a primeira grande valorizao de preos no mercado internacional, implicando um surto de crescimento na economia cafeeira entre 1908 e 1913, no se deve supor que os fazendeiros fossem os principais comensais mesa farta da valorizao (FAUSTO, op. cit., p. 225). Ao contrrio, as maiores fatias do que fora arrecadado com a comercializao do caf nessa poca ficaram mesmo nas mos dos credores: banqueiros, grandes importadores, exportadores... Os comensais menores aceitaram a desigualdade da diviso (ibidem) e recebiam sempre as menores fatias. Ainda assim, resistindo, nas trs primeiras dcadas do sculo XX, passando por altos e baixos, uma srie de desvalorizaes, mas logo remediadas por trs valorizaes importantes dos preos do caf as duas ltimas que coincidem com a fase urea da cafeicultura, a dcada de 1920 , a locomotiva paulista seguia firme em busca da expanso de suas atividades econmicas. Por motivos financeiros, tambm crescia depressa o sentimento da superioridade regional, a ponto de se obrigar a plena autonomia poltica e econmica do Estado quando o assunto fosse tratar diretamente com os comodantes estrangeiros, em lugar de negociaes sob o intermdio do governo federal. Emergia, ainda, o esteretipo do carter do paulista: uma personalidade coletiva sria, materialista e empreendedora, capaz de assumir para si a tarefa de conduzir o pas. Este ser o momento da famlia Prado nas primeiras dcadas do sculo XX.

10 1.1. A famlia Prado e a modernizao de So Paulo Se o plantio dos cafezais crescia vertiginosamente pelo interior de So Paulo, a prosperidade no que tange s exportaes do produto em vrios momentos da Primeira Repblica no se manteve sem oscilaes. Somente com muito vigor administrativo da mquina exportadora e, mais do que isso, com a possibilidade de poderem contar com os amigos polticos que os cafeicultores paulistas levavam adiante a tarefa promissora do crescimento econmico. E, com efeito, a burguesia do caf, quando no estava ela mesma fazendo-se representar na Prefeitura da capital, no Governo de Estado, na Cmara, no Senado e at na Presidncia, por meio de seus sectrios do PRP, contava com a interveno de muitos aliados, ilustres figuras da administrao pblica dispostas a impulsionar a expanso da economia cafeeira e a socorrer os fazendeiros em momentos de tenso ou desvalorizao do produto. To logo surgissem os primeiros sinais de crise, iam aparecendo propostas de interveno governamental para reduzir seus efeitos. Foi assim durante todo o final do sculo XIX quando o Imprio ainda dava seus ltimos murmrios e a Repblica, seus primeiros passos e tambm na primeira dcada do sculo XX, quando os cafeicultores foram estabelecendo laos cada vez mais fortes e oportunos com aqueles que administravam e repassavam as finanas pblicas.
Nas ltimas dcadas do Imprio, a burguesia do caf j assumira o controle da mquina estatal da provncia de So Paulo. A expanso ferroviria se fazia com a garantia de juros concedida pelo governo; o subsdio imigrao saa dos cofres provinciais. Muito embora a dependncia do capital ingls comeasse a se estabelecer, a nova classe, em situaes especficas, enfrentaria com xito os grupos externos. Um dos casos mais expressivos o da disputa travada entre a Companhia Paulista de Estadas de Ferro e a So Paulo Railway para a construo da linha ligando Campinas a Rio Claro. Vrias medidas da administrao provincial contriburam para favorecer a Paulista que acabou por obter a concesso, iniciando a construo da linha em janeiro de 1974. (FAUSTO, op. cit., p. 200)

Esta conjuntura favorvel aos cafeicultores, que precisava a qualquer custo ser mantida, tambm o era ao governo central, que dependia da valorizao do preo do caf no mercado internacional para equilibrar e desafogar os oramentos federais. Trocando em midos, o aumento do valor das exportaes permitia ampliar as importaes, estas atuando como a principal fonte da receita tributria do pas. Afora isso, havia ainda a necessria relao entre o comrcio com o exterior e a elevao da taxa cambial isto , da moeda brasileira , o que, por seu turno, permitia honrar compromissos importantes com os credores estrangeiros e, assim, ir saldando parcelas da dvida externa pagas em moeda internacional.

11 Tendo superado a primeira crise de 1887, quando houve expressiva oscilao entre a procura e a oferta do produto no mercado internacional em grande parte vinculada alternncia de safras maiores ou menores, dependendo das condies meteorolgicas, o que afetava o volume da produo e gerava com isso um descompasso, fazendo subir a taxa de cmbio , os cafeicultores republicanos partiriam para uma ofensiva estratgica e improrrogvel: a exigncia junto ao poder federal da concesso de crditos para o incremento da produo. Com a criao de vrios bancos de emisso e algumas reformas bancrias, parcialmente se resolvia o problema permitindo-se aos cafeicultores o emprstimo de quantias satisfatrias para o crescimento produtivo. Ainda assim, pouco tempo depois desse curto boom de prosperidade que se estendeu de 1889 a 1894 , outras crises surgiriam, demonstrando novos desequilbrios entre a expanso das exportaes e as presses por importar, o peso demonstrado pela dvida externa e a retrao do capital estrangeiro (idem, p. 205). poca de Prudente de Morais como presidente da Repblica (1894-1898), o pronto socorro aos cafeicultores foi animador com medidas de conteno de despesas oramentrias e de controle da oferta da moeda , mas, ainda assim, estas eram insuficientes para impedir a desvalorizao do preo do caf no mercado internacional. Com a administrao posterior do presidente tambm paulista Campos Sales (1898-1902), os nimos melhorariam para os cafeicultores, pois oportunamente criava-se a poltica dos governadores, atribuindo aos Estados maior autonomia para interferir diretamente em seus negcios e, com isso, valorizar suas polticas de exportao, taxar, arrecadar e distribuir suas receitas estaduais e, ainda, atuar junto aos credores internacionais, sem o intermdio do governo federal, na concesso de emprstimos quantos fossem necessrios para a expanso de suas atividades produtivas. Embora seja impossvel generalizar as crises enfrentadas at 1909 pelos produtores paulistas visto a diversidade das relaes de produo e a especificidade de cada fazendeiro , possvel levar em conta que tais momentos no provocariam o colapso da atividade cafeicultora no pas. Ao contrrio, serviriam de incentivo para a contrao de novos emprstimos estrangeiros, sob a motivao do crescimento econmico. Com ou sem oscilao, o certo que a atividade cafeeira continuava a todo o vapor, e os fazendeiros obtendo crditos para manter e expandir a empresa agrcola. Mas, em razo de isso ocorrer em larga medida alimentado pelos emprstimos internacionais, em meados dos anos 1890 as empresas estrangeiras j detinham o controle sobre o comrcio das exportaes do caf, fato que tambm se estenderia at a dcada seguinte. De 1895 a 1907, por exemplo,

12 das dez empresas exportadoras do produto, que faziam a permutao atravs do Porto de Santos, nove eram estrangeiras: em primeiro lugar, figurava a Theodor Wille & Co., com um total de 16.018.262 sacas comercializadas; seguiam-se a ela a Naumann, Gepp & Co. Ltda. (13.337.274 sacas), a E. Johnston & Co. Ltda. (7.036.021 sacas), a Arbuckle & Co. (5.175.400 sacas), a Hard Rand & Co. (3.999.808 sacas) e a Carl Hellwig & Co. (3.706.300 sacas). Terminando a lista das empresas estrangeiras, apareciam em 8, 9 e 10 lugares a Goetz, Hayn & Co. (3.177.820 sacas), a Zerrener, Blow & Co. (2.889.087 sacas) e a J. W. Doane & Co. (2.402.760 sacas) (FAUSTO, op. cit., p. 211).6 Em 7 lugar, discretamente aparecia a Casa Prado Chaves & Co., com a cifra de 3.370.864 sacas exportadas ao estrangeiro. Fundada em So Paulo em 1887 por duas famlias de fazendeiros os Silva Prado e os Pacheco Chaves , esta empresa exportadora adquiriria centralidade nas dcadas ulteriores, sobretudo nos anos 20 do sculo seguinte, j sob a gide do sistema republicano. Se, por um lado, como j demonstramos, houve prevalncia do capital internacional para a manuteno, o incremento da produo e a comercializao do caf, desde os ltimos anos do Imprio at a primeira dcada da Repblica, na dcada seguinte haveria uma mudana parcial nesse quadro de controle sobre o produto. Ao mesmo tempo que empresas como a Theodor Wille iam-se tornando proprietrias de vrias fazendas cafeeiras, despontava tambm pelo menos um grupo familiar nacional de grandes produtores-comissriosexportadores. que, em virtude das desvalorizaes do caf no incio da dcada de 1910, muitos fazendeiros, sem recursos para manter suas propriedades, dispuseram-se a vend-las a outros produtores. E, neste caso, no se pode negligenciar que a Casa Prado Chaves seria grande beneficiada, comprando grande parte das fazendas que se estendiam pelas regies de Valinhos, Rocinha, Louveira, passando a contar com mais de 14 novos estabelecimentos agrcolas e cerca de 3,5 milhes de novos ps de caf naturalmente, nas piores condies possveis, mas isso no lhe tiraria o nimo para recuperar as terras e os cafezais e to logo receber de volta o montante aplicado nas fazendas (idem, p. 225).

A importncia da Theodor Wille Co. como primeiro exportador se encontra acentuada pelos contratos efetuados com o governo de So Paulo, durante o ano agrcola 1906-1907, no decurso da primeira valorizao. Entretanto, desde o ano 1901-1902 a superara Neumann Gepp & Co., cuja posio fora dominante at ento. Theodor Wille uma grande firma de Hamburgo estabeleceu-se em Santos, em maro de 1844, abrindo mais tarde filiais no Rio de Janeiro e em So Paulo. (...) Neumann Gepp & Co. e E. Johnston & Co. eram firmas inglesas. A ltima fazia parte do que Richard Graham chamou de complexo exportao-importao, tendo sido a maior importadora de produtos de algodo do Rio de Janeiro, por volta de 1850 (idem, pp. 211-212).

13
Alis, os Prado beneficiaram-se em mais de uma oportunidade do fato de poderem desempenhar o papel de elo de ligao entre o Estado de So Paulo e os grandes centros internacionais. Exemplificando, apesar da oposio inicial do Conselheiro Antnio Prado ao esquema valorizador de 1906, o grupo familiar figurou como intermedirio de emprstimos vinculados operao. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Prado Chaves foi mediadora na venda de cafs efetuada pelo Brasil Frana; em 1917-1918, coube ao Banco do Comrcio e Indstria, do qual o Conselheiro foi presidente por longos anos, efetuar compras da mercadoria, em nome do Estado, no curso da segunda valorizao. (ibidem, pp. 225-226)

Presidida pelo chefe da famlia Prado o conselheiro Antnio Prado , a Casa Prado Chaves, assim como as demais produtoras e exportadoras de caf, seria especialmente beneficiada por inmeros acordos e medidas de salvaguarda do produto. Atuando como cafeicultor e poltico sempre as duas coisas durante o Imprio e a Primeira Repblica, o conselheiro Prado manteria laos fortssimos com a administrao pblica de So Paulo mesmo entrando em desavenas muitas vezes com a poltica paulista e, em larga medida, seu nome aparecer associado a grandes feitos ao longo de toda a sua carreira poltica.
Dotado de uma fortuna prodigiosa, precedente de duas fazendas de caf, de hbitos e imaginao cosmopolitas, o conselheiro procurou dar sua administrao [como prefeito da capital paulista, de 1899 a 1910] o alcance demirgico da obra de um heri civilizador. (SEVCENKO, 1992, p. 120)

Suas intenes polticas, na verdade, convergiram sempre para um projeto ideolgico caro burguesia cafeicultora: promover, muito oportunamente aos detentores do caf brasileiro os paulistas, enfim , a modernizao que faltava ao Estado de So Paulo metonmia, no pensamento paulista, do Brasil para se firmar como centro poltico, econmico e cultural do pas. Neste caso, tratou-se de incentivar o crescimento das cidades, sua converso em foco de progresso e civilidade, e assim ia-se dando cabo a uma modernizao, tanto dos meios de produo, que j precisariam dispor de novas tcnicas para atender s demandas de qualidade do mercado, como no que se refere prpria reestruturao da urbe, que a essa altura j contava expressivamente com grande incremento populacional profissionais liberais, operrios das fbricas, trabalhadores dos setores de servios, dentre outros. Atendendo s exigncias de uma premente modernizao, que, alis, em breve seria combinada ao lanamento das bases para a indstria brasileira, esta que aps 1920 adquiriria renda lquida maior do que a obtida com a venda das sacas de caf, o fato que esta industrializao necessria e inevitvel, como era de se esperar, impunha-se na realidade das grandes cidades brasileiras sobretudo em So Paulo , mas, at onde se conseguiu, ela foi modelada, induzida e articulada pelas mos fortes de uma elite agrria, riqussima e

14 conservadora. frente da maior cidade do pas, em termos populacionais, de arrecadao financeira e de quantidade de indstrias, comeou, pois, o conselheiro Prado como chefe do Poder Executivo local a pr em prtica inmeros projetos de urbanizao da capital paulista, que entre o fim do sculo XIX e incio do XX crescia vertiginosamente e, em breve, tornar-seia a grande metrpole brasileira.
A artificialidade repentina e sem razes da riqueza cafeeira, gerando uma metrpole complexa da noite para o dia, lanou as imaginaes num vazio, em cujo mago aspectos fragmentados das organizaes metropolitanas europias e americanas atuavam como catalisadores de uma vontade de ser, diante da qual as condies locais seriam sentidas antes como embaraos do que como a base e o fim de um empreendimento coletivo. (...) Como as condies climticas e populacionais de So Paulo eram peculiares e indefinidas, quanto tnue era o seu passado, a aplicao sobre ela de quaisquer padres suficientemente abstratos e discrepantes, por mais inconscientes que fossem na composio das suas partes, garantiria o duplo efeito desejado da singularizao distintiva no mbito das percepes internas cidade e da afiliao com diferentes moldes internacionais ilustres. (idem, pp. 113-114)

Das conquistas de sua administrao como prefeito de So Paulo, a maioria delas era dedicada a modernizar a capital, e nesse ponto sua atuao como reformador urbano dava mostras, uma vez mais, do autntico esprito bandeirante, desbravando o rural, o arcaico e, sem elimin-lo por completo, introduzindo o novo, o elemento moderno. O chefe da famlia Prado promoveu, de incio, a arborizao e o ajardinamento das praas da Repblica e da Luz, o mesmo sendo dirigido a muitas outras praas e ruas da cidade; alargou a Praa da S; criou a Praa do Patriarca, na conexo entre as ruas Direita e So Bento, culminando na embocadura do Viaduto do Ch; construiu a Avenida Tiradentes; ampliou o Largo do Rosrio, redistribuindo o trfego de veculos e pedestres do centro; cercou, ainda, o centro de jardins, seguindo as demandas dos especuladores imobilirios, que a essa altura j se multiplicavam, dentre outras reformas modernizadoras da urbanidade de So Paulo (ibidem, pp. 120-121). Com efeito, o Conselheiro combinou sempre a sua atuao poltica com a conduo dos negcios da famlia ao menos at seu filho Paulo assumir a Casa Prado Chaves e, nesta dupla condio, de cafeicultor e chefe poltico, no deixariam de ser registradas importantes conquistas para a burguesia do caf: esteve na esteira da fundao do PRP (em 1873) e, mais tarde, do Partido Democrtico (PD); adquiriu com emprstimos estrangeiros a Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que cobriria as novas regies da terra roxa; foi tambm banqueiro, proprietrio do Banco de Comrcio e Indstria do Estado de So Paulo (Banco Comind); expandiria os negcios criando a Vidraria Santa Marina (primeira fbrica de vidro do Brasil) e mais um frigorfico em Barretos-SP (primeiro e mais moderno matadouro do

15 pas); esteve tambm frente das negociaes quando se tratou de investir no fornecimento de gs, eletricidade, gua, transportes urbanos e telefones, para tanto arranjando-se com a Light and Power, empresa de capital misto canadense-anglo-americano que deteve o monoplio na oferta destes servios capital paulista at 1909. Feitos urbanos parte, faltava apenas terminar de atualizar So Paulo, pondo-a em sintonia com as principais tendncias das grandes metrpoles europias, e isso deveria ento acontecer por meio da arte e da cultura. Ora, as artes e a cultura, entre outras coisas, so momentos de afirmao e emancipao de uma classe que, ao se reconhecer como tal, expressa algo assim como uma viso de mundo, um mundo que se torna objeto capaz de estabelecer uma relao original e transformadora (BERRIEL, 2000, p. 21). E eis que o conselheiro Prado tiraria da manga uma carta preciosa: a construo do Teatro Municipal de So Paulo (1908-1911), que na dcada de 1920 seria palco privilegiado da arte moderna, e o incentivo a apresentaes, concertos, exposies, reedio de volumes de histria, literatura e artes que de alguma forma acertassem o passo da metrpole com a modernidade, a tcnica, o futuro. Estavam, enfim, transformados em projeto hegemnico, que do mbito poltico-econmico se estenderia finalmente arte e cultura, os domnios da sociabilidade do caf. Este ser o momento do filho mais prdigo da burguesia agrria paulista Paulo Prado, cafeicultor e intelectual que esteve no vrtice da articulao entre os interesses de sua classe e a modernizao, ainda limitada, que ela propunha.

2. O moderno e o nacional: o paulista Paulo Prado como organizador do modernismo brasileiro

Nunca ser demais exaltar uma figura central do movimento modernista. Foi Paulo Prado (ANDRADE, s.d., p. 26). Antes mesmo de iniciar sua carreira como historiador (o que oficialmente aconteceria em setembro de 1922, com a publicao do artigo O Caminho do Mar), Paulo Prado j se havia consagrado o fator verdadeiro da Semana de Arte Moderna (ANDRADE, 1968, p. 39), que ficou sendo, nas palavras dos modernistas de So Paulo, o brado coletivo principal de um movimento de atualizao da inteligncia artstica brasileira (idem, p. 57).

16 Havia seis anos pelo menos que um pequeno grupo de intelectuais paulistas ensaiava um certo sentimento de inquietao com a arte brasileira, principiado num tom de blague, de inocentes brincadeiras de artistas, sem indcios ainda daquele mpeto retumbante o esprito destruidor de que se orgulhariam mais tarde os modernistas ao dizerem seus versos ou suas novidades sobre as artes plsticas nas escadarias do Teatro Municipal de So Paulo. De incio, uma intuio divinatria, um... estado de poesia, diria Mrio de Andrade vinte anos depois esse foi o delrio inicial de uns trs ou quatro artistas que se reuniam em torno de Anita Malfatti, em sintonia com as tendncias vanguardistas da Europa, e de Victor Brecheret, cujas estilizaes consideravam-se, no mnimo, geniais. A estes modernistas em formao foram-se juntando Di Cavalcanti, Ronald de Carvalho e Graa Aranha, recm-chegado da Europa com a sua Esttica da Vida, arrebatando a admirao de Mrio e Oswald, Menotti del Picchia, Srgio Milliet e dos demais. A essa altura, j se ia conjeturando a reinveno da arte brasileira: era preciso atribuirlhe a novidade esttica em larga medida coincidente com as vanguardas europias e o esprito nacional que lhe escapavam na esteira de uma repetio quase generalizada dos modelos europeus. A palavra de ordem seria, portanto, ruptura com princpios e tcnicas macaqueados da velha Europa, com a rigidez clssica, academista, e com aquela lgance ultrapassada e sobrepujante de uma Belle-poque brasileira que encontrava na Corte, em um Rio de Janeiro capital do Brasil, a sua expresso mxima, fosse no campo das artes ou como estilo de vida da alta burguesia, riqussima e conservadora. Sem saber ainda em que medida esses meios tradicionais de expresso cederiam lugar a uma nova concepo de arte, orientada pela experimentao esttica que anos mais tarde se proclamaria revolucionria e inovadora, o grupo paulista no tinha propriamente um projeto literrio, artstico, para o Brasil. No tivessem, portanto, esses artistas contado com uma figura central que lhes arranjaria meios de realizar a Semana e, mais do que isso, trataria de gerenciar e atribuir organicidade a um montante disperso de idias sobre os tempos modernos muito provavelmente ningum lhes tomaria a srio. Quando algum lanou a idia de se fazer uma semana de arte moderna, com exposio de artes plsticas, concertos, leituras de livros e conferncias explicativas (ibidem, p. 39), s mesmo uma figura como Paulo Prado, atualizado com a modernidade durante as longas temporadas que passava na Europa em companhia de seu tio Eduardo Prado e de renomados intelectuais europeus, s mesmo esse expoente da burguesia cafeicultora de So Paulo, com a fortuna acumulada pela exportao do caf, pde colocar disposio de um

17 grupo de artistas todos os recursos possveis tanto materiais como os de prestgio para a realizao de um evento que estrategicamente poria em destaque sua cidade matriz. Embora nada houvesse produzido de substancial por ocasio da Semana de 1922, Paulo Prado j vinha exercendo o mecenato em atividades culturais dedicadas, em larga medida, a ocupar o recm-inaugurado Teatro Municipal de So Paulo. A construo desse monumental teatro iniciada em 1908 e concluda trs anos mais tarde havia sido uma das principais obras administrativas do conselheiro Antnio Prado como prefeito da capital paulista. O projeto encomendado ao arquiteto da famlia, Cludio Rossi tinha, por certo, uma finalidade preliminar: oportunamente, era todo ele um marco de grandeza que, pretendendo-se talvez mais ostensivo, faria frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro (inaugurado em 1909) e trataria de anunciar o cosmopolitismo e a posio privilegiada de So Paulo como centro cultural do pas.
Os eventos mais prestigiosos, da para frente, encontraram nesse local o endereo adequado, e a alta carga simblica dessa arquitetura impregnava os empenhos que ali se realizavam. Por intermdio do Teatro Municipal, So Paulo tornou-se perfeitamente atualizada com as temporadas lricas europias, por meio de Walter Mocci, empresrio que de 1912 a 1926 fez levar cena, em 270 espetculos, 88 peras de 41 compositores, sendo dezessete italianos, dez franceses, oito brasileiros e dois russos. (BERRIEL, op. cit., p. 70)

Alm das peras, outras manifestaes da arte moderna seguiam preenchendo as instalaes do teatro: Nijinski, com os Bals Russos de Diaghilev, por dois anos consecutivos (1917 e 1918); o maestro Gino Marinnuzi, acompanhado da Orquestra Sinfnica Italiana; pinturas impressionistas e peas de Rodin, Bourdelle e Laurens, expostas em 1919 sob curadoria de Paulo Prado e com a colaborao de Paul Claudel, ento cnsul da Frana7 tudo isso deixa evidente que a utilizao do Teatro Municipal de So Paulo para eventos de modernizao da conscincia artstica e cultural j era freqente nessa poca (idem, p. 71). Esse esforo de modernizao a que Paulo Prado se referir sempre como um sopro vivificador ou uma grande obra de saneamento intelectual, em muitos de seus artigos sobre a Semana e os modernistas , esse convite, enfim, originalidade cultural dos brasileiros (na verdade dos paulistas, como se ver mais adiante quando da publicao de sua primeira obra) extrapola os limites de um simples mecenato (embora tambm o tenha sido, e talvez o mais

Paulo Prado j era antigo conhecido de Paul Claudel. Em 1917, negociou com o ento encarregado dos negcios franceses no Rio de Janeiro a venda de dois milhes de sacas de caf ao governo da Frana. O acordo, assinado a 3 de dezembro, rendeu-lhe inmeras censuras por parte do presidente Epitcio Pessoa e de representantes dos interesses contrariados, s quais Paulo Prado responderia com o artigo O Convnio FrancoBrasileiro, publicado em 22 de maio no jornal O Estado de So Paulo.

18 importante e presencial do sculo XX) para converter-se em projeto ideolgico, cuja funcionalidade imediata estaria muito alm de uma renovao esttica dos modelos artsticos brasileiros. No , portanto, o rico patrocnio, a condio de mecenas da arte moderna, que faz de Paulo Prado o fator verdadeiro da Semana de 1922. , sobretudo, a sua argcia para ajustar as experimentaes ainda dispersas de um grupo de artistas e intelectuais em formao aos problemas candentes da realidade brasileira que careciam de soluo imediata, isso que configura a sua centralidade no interior do Modernismo.8 Foi ele, neste sentido, o organizador de um movimento artstico-cultural financiado pela alta burguesia agrria de So Paulo que, com o dinheiro do caf, ia tateando um jeito de promover a modernizao do pas, mas pelas vias de uma classe conservadora. Ora, a justaposio do velho e do novo, do polido e do grosseiro, para alm de encerrar um paradoxo no interior da cultura brasileira, evidencia o bvio para as classes dominantes do Brasil na dcada de 1920: o Estado de So Paulo, enraizado economia do caf, mantendo com pioneirismo a produo e exportao destes produtos nos principais mercados internacionais, contava no apenas com suas enormes fazendas cafeeiras, mas com uma capital que a essa poca tornara-se o centro de um cosmopolitismo de procedncia europia, vrtice de um grandioso mundo financeiro e comercial em breve tambm cultural , com a maior concentrao da classe burguesa do pas. Da a quererem para si tambm a etiqueta de centro cultural seria um passo que os cafeicultores paulistas empreenderiam em conluio oportuno com as idias inovadoras dos artistas modernistas. Na esteira desse raciocnio, mais uma vez Paulo Prado aparece como o fator verdadeiro, afinal, um dos expoentes intelectuais da burguesia paulista, uma das figuras principais da nossa intelligentsia tradicional, ele foi aquele que tomou a peito a realizao da Semana, abriu a lista das contribuies e arrastou atrs de si os seus pares aristocratas e mais alguns que a sua figura dominava (ANDRADE, 1968, p. 41), para fundar a brasilidade, instaurar uma conscincia criadora nacional.

Os prprios modernistas creditavam a ele esse papel decisivo. Oswald de Andrade no fazia cerimnias ao declarar que sem a inteligncia e a compreenso de Paulo Prado, nada teria sido possvel (op. cit., p. 26). Mais interessante , por certo, o depoimento de Mrio, que, aps afirmar que os modernistas no passaram de altifalantes de uma fora universal e nacional (...) que viria mesmo, emenda que s uma figura como Paulo Prado poderia medir o que havia de aventureiro e de exerccio do perigo, no movimento, e arriscar a sua responsabilidade intelectual e tradicional na aventura (op. cit., p. 41). Em suma, a Semana e o Modernismo viriam mesmo, mesmo sem a participao deste ou daquele artista, mas sem Paulo Prado muito dificilmente teriam tido a dimenso e a organicidade de movimento.

19 No h como negar que a atuao dessa primeira leva de modernistas tornou-se possvel e esteve, desde o incio, muito vinculada a uma sociabilidade uma conscincia modernizadora historicamente instituda e necessria burguesia paulista, do caf. No se trata, porm, de fazer confluir arbitrariamente o apoio de Paulo Prado aos modernistas de So Paulo com sua condio de representante da famlia Prado referncia incontroversa no cenrio brasileiro que se tornou uma das principais produtoras e exportadoras de caf do pas durante a Primeira Repblica e, ainda, com sua trajetria intelectual de historiador, oficialmente inaugurada poucos meses aps a realizao da Semana de Arte Moderna. Trata-se, antes, de perscrutar nessa trplice atuao a coerncia, o rigor ideolgico e a preciso estratgica com que Paulo Prado foi estabelecendo e articulando a seu modo, ao longo de trs dcadas, um projeto para o Brasil ancorado em uma proposta definitiva: fundar a nao brasileira, a partir de So Paulo, em princpio pelas vias da ruptura modernista com os modelos j caducos, congregando, para isso, artistas, intelectuais e empresrios, servindo-se de facilidades e arranjos polticos e gerindo, com extrema competncia, interesses institucionais dos mais variados. Pelas mos de Paulo Prado, era a parte mais refinada da burguesia rural, os detentores das grandes fortunas do caf que acolh[iam], estimula[vam] e proteg[iam] os escritores e artistas da nova corrente (LAFET, 2000, p. 23). Juntos, artistas e senhores do caf, uniam o culto da modernidade internacional prtica da tradio brasileira (idem, p. 24), e a ideologia de pas novo, que deixaria para trs apenas o seu passado de atraso econmico e cultural, que abdicaria das idias importadas da Europa para fundar sua nacionalidade, rompendo com o caduco mas sabendo conservar as tradies de seu ambiente rural,9 essa congregao entre moderno e arcaico era, enfim, assaz tempestivo aos empresrios do caf, que, por ocasio da Semana at o final da dcada de 1920, experimentavam o seu auge histrico no interior da sociedade brasileira, como classe dominante que assumia para si a tarefa de fundar e guiar uma nao. Nada mais oportuno, neste sentido, que afirmar e difundir o nacionalismo proposto pelos modernistas de So Paulo, o nico capaz de romper os laos que nos amarram desde o nascimento velha Europa, decadente e esgotada (PRADO, 1998, p. 59) e de anunciar os

A cozinha, de cunho afro-brasileiro, que permitia os almoos faustosos, o falar cotidiano e espontaneamente fluido do homem do campo, os causos, o folclore, enfim, o carter localista dos costumes rurais estavam no cerne da proposta modernista.

20 novos tempos da vida nacional, conduzida sombra de uma situao oligrquica antes paulista, do que propriamente brasileira. H, diante disso, uma coincidncia fatdica que nos permite entrever a linha de coerncia para os dois outros momentos em que Paulo Prado inaugurou e estendeu esta centralidade na vida brasileira: se a realizao da Semana de Arte Moderna figura como centro irradiador de seu projeto de nao interessante burguesia agrria de So Paulo, ento disposta a uma modernizao pelas vias da socializao do caf , h tambm sua atuao decisiva no contexto que a precede e naquele que imediatamente se torna posterior a ela, atribuindo sentido e atando estes trs momentos em um nico fio de continuidade projetiva sobre o Brasil. Considere-se, neste sentido, que, embora a Semana tenha representado um marco, a data memorvel nas palavras de nosso autor para uma nova era modernizadora da conscincia nacional, muito do que os modernistas passariam a apregoar a partir de ento j se ensaiava, sob o crivo rigoroso de Paulo Prado e seus colaboradores, no mesmo Teatro Municipal de So Paulo, palco privilegiado da Semana.10 Havia, alis, fortes razes para que a capital paulista ocupasse essa posio de centro irradiador da esttica modernista, em lugar do Rio de Janeiro, onde, segundo Mrio de Andrade, uma exposio como a de Anita Malfatti podia dar reaes publicitrias, mas ningum se deixa[ria] levar e onde no exist[ia] aristocracia tradicional, apenas alta burguesia riqussima (ANDRADE, 1968, p. 41).

Ora, So Paulo estava muito mais ao par que o Rio de Janeiro. E, socialmente falando, o modernismo s podia mesmo ser importado por So Paulo e arrebentar na provncia. Havia uma diferena grande, j agora menos sensvel, entre Rio e So Paulo. O Rio era muito mais internacional, como norma de vida exterior. Est claro: prto de mar e capital do pas, o Rio possui um internacionalismo ingnito. So Paulo era espiritualmente muito mais moderna (...) e estava, ao mesmo tempo, pela sua atualidade comercial e sua industrializao, em contato mais espiritual e mais tcnico com a atualidade do mundo. (idem, p. 40).

Basta remetermos, uma vez mais, s exposies e aos concertos realizados no Teatro Municipal de So Paulo, to logo este foi inaugurado, em 1911. Ademais, em 1919, Paulo Prado se ocupava da montagem de uma pea de Affonso Arinos, antigo companheiro da Faculdade de Direito do Largo de So Francisco e, mais tarde, seu cunhado. O contratador de diamantes que teve no elenco os membros das principais famlias de So Paulo, como Eglantina Penteado Prado, irm de Paulo Prado, e Antonieta Penteado da Silva, viva de Affonso Arinos trazia ao final a grande mensagem que coadunaria, mais adiante, o pressuposto modernista da fundao: Ah! Um dia os filhos da colnia ho de fazer dela uma nova e grande ptria!

10

21 Note-se como o argumento de Mrio vai, sobretudo, no sentido de afirmar So Paulo como o centro urbano mais propcio para receber as idias modernistas, no deixando escapar sua principal vantagem sobre a capital federal: o esprito aristocrtico e o seu nacionalismo embrabecido numa palavra, sua predisposio para abrigar e fomentar um projeto de fundao da modernidade brasileira. E aqui o argumento de classe j se esboava, aliando-se ao que viria a ser o principal lema da primeira gerao modernista: a fundao do elemento nacional. Para to grandioso projeto no bastaria apenas que se realizasse uma Semana de Arte Moderna, lanando este ou aquele artista de talento e esprito inovador. As intenes de Paulo Prado eram, de fato, mais amplas, previam uma extenso da Semana por uma dcada ainda, e, por isso, segundo Mrio de Andrade:
Consagrado o movimento pela aristocracia paulista, (...) a nobreza nos dava mo forte e... nos dissolvia nos favores da vida. (...) E vivemos uns oito anos (...) na maior orgia intelectual que a histria do pas registra. (ANDRADE, 1968, p. 43)

Principiavam, a partir da, as famosas reunies nos sales aristocrticos de So Paulo. De incio, o da rua Lopes Chaves, onde a arte moderna era assunto obrigatrio. Depois, o salo da rua Duque de Caxias, com seus encontros semanais s teras-feiras, onde o culto da tradio era firme, dentro do maior modernismo, e mantido pelo prestgio e autoridade da famlia Penteado. Houve, tambm, o salo da alameda Baro de Piracicaba, encantador na opinio de Mrio pela presena de Tarsila do Amaral, que sabia receber o grupo modernista com comodidade e sem o constrangimento da riqueza imponente que prevalecia nos demais ambientes aristocrticos. Mas, dentre todos os sales, foi o da avenida Higienpolis o mais requintado e onde os debates, de teor estritamente intelectual, eram conduzidos pelo chefe da famlia Prado, que convertia sempre o assunto das livres elucubraes artsticas aos problemas da realidade brasileira (idem, p. 44).
Paulo Prado abriu-nos a sua casa em Higienpolis. Recebia magnificamente. Os seus almoos de domingo eram faustosos. Alm de se comer e beber dentro de uma grande tradio civilizada, ali se debatiam os problemas candentes da transformao das letras e das artes. (Andrade, s.d., p. 28)

No tardou para que Paulo Prado iniciasse, em importantes peridicos brasileiros, a sua verso sobre a Semana e a arte moderna dos modernistas, porque para ele s os modernistas de 1922 eram modernos. Com a economia de textos que se lhe tornou peculiar,

22 aliada preciso estratgica de seus argumentos e, ainda, ao estilo nobre literrio sem podrido de literatice , ele publicou alguns artigos, alm de um prefcio Poesia PauBrasil, de Oswald, e endereou tambm umas tantas cartas a intelectuais da poca e empresrios da Semana, e tudo isso se convertia em momentos privilegiados para consolidar e difundir o movimento modernista de So Paulo. Em todos esses escritos, Paulo Prado tratou de fazer, com inexpugnvel competncia, a propaganda dos artistas que estavam sob sua proteo. Procurou, ainda, convencer intelectuais sobre a genialidade do movimento, que tomava gradativamente dimenses maiores, empenhou-se por conquistar a simpatia de alguns pares para a causa modernista queria o nosso autor estender o belssimo trabalho da Semana, organizando talvez um Ms da Arte Moderna, conforme confessa em carta a Ren Thiollier, nomeado por ele o empresrio oficial da Semana.
Pois ento todo esse valente e belssimo trabalho da Semana de Arte Moderna nem ao menos convenceu e conquistou o seu inteligente e ativo organizador? Estou convencido que h no seu esprito to culto um inabalvel parti pris contra o que chamamos Arte Moderna, arte pura, sem escolas, sem programas, sem preconceitos Arte, com maiscula, aberta a todos, desde que tenham talento, livre, at mesmo anrquica, mas viva e fecunda, com todos os encantos de mocidade alegre e revoltada.11

E o defensor oficial do modernismo prossegue, lanando mo de mais um argumento imbatvel para, enfim, concluir que o amigo lhe respeitar a opinio e aderir, sem resistncia, a seu pedido:
Tenha pacincia. Vamos agora organizar um Ms de Arte Moderna, e vamos convergir todos os nossos esforos na conquista do nosso organizador. E no veja a Arte Moderna na insuficincia dos nossos recursos de cidade de provncia, mas sinta, como ns todos sentimos, o sopro vivificador que h nessas tentativas modestas de renovao e liberdade. (...) J estou percebendo que, sem dificuldade, acabamos os dois da mesma opinio, e, para consolidarmos este acordo, reserve-me a sua quinta-feira prxima para dar-me o prazer de vir jantar nesta sua casa, s 8. (idem, ibidem)

No ano seguinte (1923) de Paris Paulo Prado escrevia um dos balanos mais importantes sobre a Semana, publicado primeiro no jornal O Estado de So Paulo, em 11 de janeiro de 1924, e, no ms seguinte, na Revista do Brasil, da qual foi diretor com Monteiro Lobato entre 1923 e 1925. Sob o ttulo de Brecheret, todo o texto se desfaz em elogios e impresses positivas sobre a arte moderna. E, mesmo quando o cerne reiterar a importncia da obra-prima do escultor Victor Brecheret, isso se faz, com meandros inteligentes e em perspectiva panormica, por meio do cotejo entre o passado artstico o do Mau Gosto, do
Em carta a Ren Thiollier, datada de 27 de maro de 1922 e reproduzida no livro Paulstica etc, sob organizao de Carlos Augusto Calil, p. 295.
11

23 J Visto, da Velharia, da Caduquice e a modernidade dos artistas de 1922, a quem competia a tarefa, a grande misso de reagir contra esses fantoches do passado, promovendo a obra de saneamento intelectual de que tanto precisamos. Este o vrtice argumentativo que ressurgir, mais adiante, no Prefcio Poesia PauBrasil, no artigo dedicado a Blaise Cendrars e, meses antes, no pequeno texto que nosso autor fez publicar na Revista do Brasil acerca do nosso mal literrio, os trs de 1924. Em todos eles, Paulo Prado se vale do mesmo quinho dissertativo: censura os modos de expresso e as fontes inspiradoras da arte brasileira de outrora que, segundo ele, sempre padeceu do mal da importao; refaz em breves pargrafos a nossa trajetria artstica insistindo no anacronismo que recende a naftalina daqueles que se decidam s velharias; recorre a escritores e artistas renomados como Baudelaire, Musset, Apollinaire, Whitman, os alemes Mrike e Uhland, Czanne, Delaunay, Lger, Segall e tantos outros a cujas obras teve acesso em suas viagens pela Europa , servindo-se de um tom muito elegante de erudio para ilustrar o carter moderno; e, por fim, anuncia o nico meio capaz de apagar as marcas deletrias de um passado de servilismo, deformador do esprito moderno: aderir proposta inovadora de um pequeno grupo de escritores [e artistas] de vanguarda, distanciada da massa gregria que se move com cinqenta anos de atraso e com exasperada lentido12 em suma, os seus pupilos modernistas, a cujas obras no se cansa de fazer eloqentes elogios e delongada propaganda. Estava, pois, preparado o terreno para que o grand seigneur se firmasse como principal agente de ligao entre as experincias do grupo modernista e os debates necessrios transformao da realidade brasileira.

3. Da arte moderna interpretao do Brasil Paulo Prado historiador

O filho mais velho e herdeiro do conselheiro Antnio Prado, nascido em 1869 na cidade de So Paulo, agraciado com uma longa temporada pela Europa (entre 1889 e 1897) aps graduar-se em Direito na Academia do Largo de So Francisco e retornando ao Brasil para assumir os negcios do pai, poria em prtica, enfim, o seu projeto maior: reescrever, em dois volumes, a Histria do Brasil.

Paulo Prado uma vez mais dando mo firme ao grupo paulista de 1922: em carta a Peregrino Jnior, datada de 11 de dezembro de 1926, extrada de Paulstica etc, p. 320.

12

24 Para isso, contaria com o generoso auxlio de Capistrano de Abreu, amigo e preceptor desde 1918 para os assuntos histricos, com quem manteve, at 1927, farta correspondncia. Sua principal tese, que j vinha sendo preparada desde ento, apareceu aos poucos, entre 1922 e 1925, sob forma de ensaios, no jornal O Estado de So Paulo.13 Um exame das cartas enviadas por Capistrano a Paulo Prado, organizadas por Jos Honrio Rodrigues e publicadas na ntegra em 1954, confirma o que o nosso autor diria em 1925 sobre os artigos que integram a sua primeira obra historiogrfica: tudo devem carinhosa solicitude de Capistrano at o ttulo que os enfeixa.14 Isso indica que foi mesmo pela mo segura do historiador cearense, membro da Escola do Recife, que Paulo Prado penetrou a selva escura da histria do Brasil. A carta de Capistrano, de 13.2.1920, no deixa dvidas quanto a isso: a tese regente de Paulstica, a do Caminho do Mar, foi toda ela esboada, desenvolvida e corrigida pelo preceptor de Paulo Prado:
Que sei a respeito do caminho do mar? 1 Era anterior chegada dos portugueses, obra dos tupiniquins (guaianases no havia em Piratininga, os guaianases eram os Guarulhos), feita do campo para a marinha, porque machado de pedra no era para mata de extremidade desconhecida; nestas condies, mesmo com machado de ferro, nossa gente s se animou quando as locomotivas apoiaram; 2 que o traado variou mais de uma vez e o exame topogrfico pode desvendar variantes, de que so reconhecveis os vestgios; 3 que preciso em Anchieta subordinar a legenda Histria. Quando Anchieta ainda tinha pouco mais de um ms de chegada Bahia, j Nbrega fra ao campo e determinara o aproveitamento para a catequese. Tenho no maior apreo Anchieta o padre Jos que Cardim descreve em dois traos rpidos; mas os jesutas, cata de um confrade canonizvel, obscurecem toda a histria contempornea. Sobre o caminho do mar, em falta de Derby, poderia servir Teodoro Sampaio. (...).15

Somente em 1925, com o modernismo em pleno andamento, Paulo Prado organizaria essa srie de ensaios historiogrficos e os faria publicar em livro. Procurando justificar sua liberdade colativa diante da Histria e afirmando ser necessrio submeter a documentao livresca subjetividade do historiador, ele anuncia, no prefcio Paulstica, tratar-se a obra de meros ensaios, sem pretenses eruditas, contendo talvez duas ou trs idias aproveitveis
Neste jornal, foram publicados os seguintes artigos, que apareceriam mais tarde organizados em livro: O Caminho do Mar (1922), Cristos Novos em Piratininga (1926), Bandeiras I e II (1923), Uma data (1924), Ferno Dias Pais Alguns documentos (1924) e A paisagem (1925). A estes Paulo Prado acrescentaria na segunda edio de Paulstica (1934) os ensaios: O Patriarca (1926-1923), Pires e Camargos (1926), O Caminho das Minas (1928), O martrio do caf (1927) e Capistrano (1929).
14 15 13

Paulo Prado, Prefcio primeira edio de Paulstica, in: Paulstica etc., p. 55.

In: Correspondncia de Capistrano de Abreu (org. Jos Honrio Rodrigues), vol. II. Tambm nas cartas de 7.3.1920 e 5.5.1920 Capistrano ia sugerindo a Paulo Prado o Caminho do Mar. Mas sobretudo em 23.12.1922 que ele traa o desenho da histria de So Paulo, corrigindo mais adiante, em carta de 20.11.1924, o desenvolvimento da tese por Paulo Prado.

25 para maior estudo e desenvolvimento, no deixando antes de esclarecer que os fatos, por seu turno, so apenas dados, indcios, sintomas em que aparece a realidade histrica, sendo, pois, imprescindvel no se deter tanto na aridez dos arquivos afinal, no seria isso determinante para a compreenso da psicologia do passado. Estas consideraes de Paulo Prado sobre o papel dos fatos na sua reconstruo histrica do passado so bastante sugestivas, pois revelam que sua empreitada histrica tinha muito menos rigor acadmico-cientfico, preocupao com a veracidade dos documentos, e muito mais a pretenso de ser uma verso intelectual da histria brasileira. Noutros termos, o Paulo Prado historiador muito mais um idelogo, que d sentido ao coletiva de sua classe projetando para o passado sua perspectiva de presente e futuro, do que propriamente um historiador profissional, sujeito aos rigores do mtodo. E o prprio carter ensastico de sua obra refora isto. Valendo-se, em seguida, de um argumento j expresso no Prefcio Poesia PauBrasil (de 1924), nosso autor incumbe-se de justificar o interesse tardio pela histria brasileira: que, assim como Oswald que descobrira, deslumbrado, do umbigo do mundo (Paris), a sua prpria terra , a ele tambm chegara tarde a revelao:
Mais moos ramos assim nesse tempo s a Europa nos interessava: era a terra prometida dos nossos sonhos. Lembro-me da injustia que cometi varias vezes ao partir, deixando com indiferena na sombra da tarde a ltima linha das montanhas do Brasil, j sonhando num alvoroo de namorado com a paisagem verde-clara das colinas do Tejo porta amvel dos encantos do Velho Mundo. A Europa...16

Noutros termos, sua imaginao fora, por muitos anos, europia. Coerente com as convices amplamente difundidas em artigos inaugurais sobre a arte moderna, cabia-lhe agora dedicar-se s coisas ptrias, ao seu passado, ao mistrio dos primeiros habitantes (...), ao patrimnio de uma nacionalidade (idem, p. 56) que, desde a Semana, estava, segundo ele, em vias de implantar-se em definitivo. Certo que Paulo Prado transferia da Semana de 1922 para o terreno da Histria esta sua intencionalidade bandeirante de fundar a modernidade da nao, mais uma vez trazendo cena uma sociabilidade fundamental a do caf. Se, segundo ele, aos paulistas estivera reservada a tarefa de fundar a arte brasileira j que a de outrora era apenas imitao do decadente , em Paulstica ele insistir na frmula: a de comprovar, sob ngulos distintos, a mesma idia ao paulista, que se conservara

16

Paulo Prado, no Prefcio primeira edio de Paulstica. (Paulstica etc, p. 56).

26 afastado dos contgios decadentes da raa descobridora,17 estariam reservadas as predestinaes hericas e tnicas e a grandeza de uma misso, a de fundar um pas novo, apagando-lhe o passado de servilismo Europa e o comandando dali para frente. Ora, este mpeto desbravador, bandeirante como tambm o fora para os assuntos de arte inspirado talvez no desempenho tambm bandeirante do conselheiro Antnio Prado frente da Prefeitura de So Paulo, abrindo caminho para a modernizao da economia cafeeira , tudo isso, enfim, serve a Paulo Prado como fio condutor de Paulstica: a Histria do Brasil seria anunciada como ramo secundrio da Histria de So Paulo; o nacional dependia e estava, pois, subordinado a uma expresso regional a paulista. No seria coincidncia, neste caso, que o captulo de abertura da obra fosse justamente sobre O Caminho do Mar que aprendera com Capistrano,18 de quem Paulo Prado reformula, desenvolve e confirma a hiptese: O Caminho do Mar exercera funo seletiva na formao racial dos paulistas, que no sofreram a influncia deletria da pior espcie de portugus, o que tinha vcios como a luxria, a cobia e o esprito sanguinrio. Foi isso que concorreu, segundo nosso autor, para a superioridade de um tipo racial formado pela miscigenao do portugus herico da Renascena com o ndio j perfeitamente adaptado ao meio. Em termos prticos, o Caminho teve a finalidade de isolar So Paulo do resto do Brasil, e esta tese se apresentar mais claramente na segunda obra de Paulo Prado, em que ele desloca o eixo de anlise da Paulicia para o restante do pas, excluindo Piratininga de um passado de vcios e mazelas to amplamente ali narrados e comentados. Ainda que seus mtodos historiogrficos fossem pouco objetivos, estavam transformados em histria, pelas mos de um chefe da oligarquia paulista, a formao e o desenvolvimento de um povo, cuja principal misso seria comandar, com vigor telrico, a nao: no desenvolvimento fatal dos elementos tnicos num meio propcio, mais do que em outras regies do pas [o grifo nosso], em So Paulo medrou forte, rude e frondosa a plantahomem.19

Este assunto Paulo Prado o desenvolver amplamente em sua segunda obra, Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira. Alm de Capistrano de Abreu, Paulo Prado soube aproveitar em sua tese regente os ensinamentos herdados de seu tio Eduardo Prado (sobre a superioridade racial dos paulistas) e tambm de alguns intelectuais portugueses, conhecidos como a Gerao de 1870, em torno dos quais, em suas viagens de juventude para a Europa, aproveitava para traner son diletantisme (a concluso de Ea de Queirs em carta a Eduardo Prado org. de Guilherme de Castilho).
19 18

17

Paulo Prado, O Caminho do Mar, in: Paulstica etc., p. 78.

27 Em Paulstica, a inteno do historiador apresentar os preldios, o clmax e a decadncia da Vila de Piratininga para, enfim, sugerir que a sua regenerao tinha uma data precisa, que curiosamente coincidia com o auge da economia paulista do caf. Se j nas primeiras dcadas do sculo XX o caf conhecia seu auge histrico como principal produto de exportao do Brasil, era a oligarquia cafeicultora de So Paulo que, durante toda a dcada de 1920, detinha os mais amplos domnios sobre a economia brasileira, e foi especialmente neste contexto que surgiram as primeiras noes de que So Paulo deveria representar, sozinho, o pas. Essa foi uma convico que surgiu dentro do prprio PRP ao qual se manteve ligado o conselheiro Antnio Prado desde o momento de sua fundao e que to logo se propagou entre a burguesia cafeicultora: So Paulo representava um centro de progresso e civilizao num pas sul-americano desorganizado (LOVE, op. cit., p. 58). A propsito, a burguesia paulista do caf, munindo-se da frmula do bandeirante desbravador comprova-o o fato de So Paulo estar frente da economia brasileira, mesmo enfrentando todos os embargos possveis produo e abrindo bravamente caminho pelos mercados estrangeiros , foi amplamente apoiada nos anos 20 pelo ento governador Washington Lus, que tratou de incutir no povo a conscincia de se valorizar o passado, lanando para isso projetos histricos e comemorativos, e aproveitando o ensejo para combin-lo imagem de futuro promissor. E a est a intencionalidade do projeto para o Brasil que Paulo Prado inaugurou com a Semana de 1922: ao paulista, um passado de glrias e conquistas e um futuro de autonomia e liderana valia a pena apostar nesta frmula. Naturalmente, se o contato com o resto do Brasil havia implicado tantas negatividades, a raa de gigantes deveria, num gesto de recuperao de sua prpria dignidade, pensar em separao.20 Este ser um dos temas de Retrato do Brasil: Ensaio sobre a tristeza brasileira, concludo em fins de 1927 e publicado apenas no ano seguinte. A passagem da Histria paulista para a Histria brasileira portanto, de Paulstica para Retrato do Brasil no foi ocorrncia do acaso. Nesse nterim, nosso autor se dedicou a recolher novos dados, passar em revista as formulaes sobre o pas, acrescentando-lhes novos quadros; tambm continuou com suas investidas modernistas, recebendo artistas em sua casa na Higienpolis, com os quais ia articulando concepes de arte, poltica e economia; escreveu ainda alguns artigos sobre a Semana de 1922; e teve que lidar com um acontecimento infeliz: a morte do amigo e

Citemos, aqui, o tom conclusivo do artigo O Caminho do Mar: Do tipo ancestral falta, porm, ao paulista moderno, a nsia de liberdade e independncia que deu um cunho to caracterstico ao habitante da velha capitania (PRADO, op. cit., p. 91).

20

28 preceptor Capistrano de Abreu, ocorrida em 13 de agosto de 1927. Em meio a isso, em momento algum abandonou a presidncia da Casa Prado Chaves e suas articulaes polticas em favor do caf, tendo inclusive publicado, no mesmo ano em que saiu em livro sua Paulstica, dois artigos importantes no Estado de S. Paulo O caf na Colmbia (12.03.1925) e O caf e a valorizao (29.03.1925). De modo que, sem cessar, seguia Paulo Prado frente dos negcios da famlia, como incentivador e articulador dos modernistas paulistas e, ainda, com a publicao do Retrato, dava novo nimo sua atividade historiogrfica.

Entre a Revista do Brasil, onde descera a examinar o momento poltico e social; a Semana de Arte Moderna, que impulsionara; a sustentao da nova poesia de Oswald de Andrade e os artigos sobre Paulstica, ao mesmo tempo que com Capistrano lanava a srie da Coleo Eduardo Prado Para melhor se conhecer o Brasil Paulo Prado se armara de todos os elementos com que traar o Retrato, estudando o trao da tristeza brasileira, formada em nosso passado de descoberta e de povoamento, de ambies e vitrias, de frustraes e derrocadas, que esto na histria da conquista da terra... Estamos ento em 1927. (FERRAZ, 1972)

Desde a publicao de Paulstica (1925), Paulo Prado vinha preparando novamente o terreno para aquela que seria considerada sua obra maior. Prova disso foi o fato de seu Retrato do Brasil publicado em primeira edio pela Grfica Editora Duprat-Mayena, em novembro de 1928 ter sido recebido de maneira calorosa pelos intelectuais brasileiros mas nem por isso escapando s inmeras crticas que lhe foram feitas e, ainda, de ter-se esgotado em pouco tempo. Imediatamente ou pouco tempo depois da publicao de Retrato do Brasil, engrossaram o coro dos elogiadores da obra escritores e intelectuais como Gilberto Freyre e Srgio Milliet. O primeiro, j conhecido pelos estudos do passado colonial brasileiro, elogia de Paulo Prado, em artigo publicado nO Jornal (Rio de Janeiro, 13.11.1943), o estilo lcido, grave, do qual resulta uma prosa (...) que se nutre nas fontes da poesia, e que por isso viva e harmoniosa, recebendo da vida todo o ar e toda a luz que um organismo necessita para subsistir, para, mais adiante, arrematar: pena que Paulo Prado no escreva com mais abundncia, que a sua obra no seja de muitos tomos (...). Paulstica e Retrato do Brasil so dois ensaios do maior valor como reconstituio de aspectos coloniais da nossa paisagem e da

29 fisionomia moral dos primeiros patriarcas do Brasil (...), em ambos se sente o pesquisador honesto, o intrprete lcido dos fatos....21 Srgio Milliet, antigo freqentador da casa de Paulo Prado Avenida Higienpolis, em artigo de 20.1.1945 no Estado de S. Paulo, tambm no pouparia elogios: O que me impressionou mais fundamentalmente primeira leitura deste livro, e desde ento a cada novo encontro com ele se aviva, foi a riqueza sbria de um grande estilo a servio de uma grande cultura. E de uma inteligncia aguda das coisas e das gentes de nossa terra. Outros livros haver, reveladores de cultura maior, principalmente filosfica ou econmica, nenhum entretanto se afirmar com tal equilbrio, nem reunir em si esse conjunto de qualidades que, em sua sntese perfeita, fazem parecer simples as obras mais complexas. Elogios parte, o Retrato de Paulo Prado tambm recebeu crticas. Uma delas foi a resenha de Joo Ribeiro, publicada no Jornal do Brasil em 26.12.1928, em que se pde ler: Os documentos para os pequenos historiadores sem idias so um manancial de verdades, mas para um homem como Paulo Prado constituem matrias para snteses e generalizaes muito contestveis. Evocam, ressurgem, mas pode-se dizer como de Michelet dizia Taine: je doute. (...) Acrescem, como j disse outro crtico, os elementos escolhidos para definir a nossa tristeza so vagos ou contraproducentes: a luxria e a cobia no nos parecem causas nem sintomas de tristeza e antes definem a vida alegre e as longas esperanas de riqueza e otimismo. Tambm Oswald de Andrade, em resenha que saiu publicada no ms seguinte, em 6.1.1926, nO Jornal do Rio de Janeiro, deixou registrados os seus Retoques ao Retrato do Brasil. Cumpriu ao modernista, que at 1929 no havia ainda rompido com Paulo Prado, apontar primeiro as qualidades da obra para, a seguir, adiantar-lhe os defeitos: O que extraordinariamente grave o erro a que se deixa induzir Paulo Prado na adio dos valores das duas primeiras partes do livro: a Luxria e a Cobia. (...) H mesmo violentos choques entre a verdade documentada e o juzo emitido.... O fato que da leitura do Retrato no nos escapa a apreciao de um desdobramento temtico de Paulstica: no final das contas, todo o raciocnio de Paulo Prado visa a estabelecer uma diferena vantajosa para So Paulo com relao ao resto do Brasil (BERRIEL, op. cit., p. 197).
Gilberto Freyre e Paulo Prado eram amigos e interlocutores de longas datas, e talvez isso explique o entusiasmo do primeiro pelo Retrato. Consta que Gilberto Freyre iniciou a redao do mais importante de seus trabalhos durante o perodo em que foi hspede de Paulo Prado (Meus agradecimentos a Paulo Prado, que me proporcionou to interessante incurso pela antiga zona escravocrata que se estende do Estado do Rio a So Paulo, hospedando-me, depois, ele e Luiz Prado, na fazenda de caf de So Martinho...). Cf. BERRIEL, op. cit., p. 162, nota 3.
21

30 Mas vamos propriamente obra. Inicialmente, toda a proposta de Paulo Prado, de interpretao da Histria do Brasil, concentra-se nas formas de explorao deletria do territrio brasileiro pelos portugueses, o que, para ele, era a causa da nossa tristeza e do trgico destino de nossa raa. Em linhas gerais, Luxria captulo de abertura da obra prope-se a demonstrar que, poca infrene do Descobrimento do Brasil, os conquistadores e aventureiros portugueses sofriam a seduo dos trpicos, vivendo intensamente uma vida animal e bebendo com delcia um ar como que at ento irrespirado,22 o que implicou uma imoralidade espantosa dos primeiros colonos, que excediam toda a medida:
Do contato da sensualidade com o desregramento e a dissoluo do conquistador europeu surgiram as nossas primitivas populaes mestias. Terra de todos os vcios e de todos os crimes [grifo nosso].23

Preparado o terreno de vcios e desonras que o brasileiro incorporou na miscigenao do ndio lascivo com o europeu devasso, Paulo Prado inicia o segundo captulo intitulado Cobia com a exposio de um outro pecado capital, no menos grave do que a luxria, que permeou a formao da raa brasileira: Obsesso diablica. Dinamismo formidvel de uma poca, de uma raa e de um novo tipo tnico, convergindo numa idia fixa, avassaladora. Ouro. Ouro. Ouro.24 Sustentando a quimera do ouro, nosso autor prossegue com sua tentativa de esboar a origem racial do brasileiro que, desde o Descobrimento, foi obtida pela miscigenao. Mas, ao discorrer sobre a cobia que levou os aventureiros, os degredados, os criminosos, os nufragos e os grumetes rebelados a se estabelecerem na terra radiosa, pretende, antes, acrescentar mais um tipo nossa formao: o negro escravo, trazido para o Brasil com a finalidade de empreender a explorao europia, no anseio do enriquecimento, das minas e jazidas de pedras preciosas, o mesmo negro que, mais tarde, por volta da dcada de 1880, seria to oportunamente substitudo pelo imigrante europeu este, sim, constituindo a fora imprescindvel raa brasileira, fora de trabalho, diramos, destinada aos cafezais.

22 23 24

Paulo Prado, Retrato do Brasil: Ensaio sobre a tristeza brasileira, p. 63. Idem, ibidem. p.76.

Idem, ibidem. pp. 106-107. Alis, esta viso do Brasil como inferno luxria, devassido, vcios, ociosidade tradicional na ideologia colonizadora, compondo uma das interpretaes vigentes no imaginrio colonial e europeu desde o sculo XVI. Embora cientes da importncia da leitura das formulaes de Srgio Buarque de Hollanda, Renato Ortiz e Laura de Mello e Souza sobre esta temtica, por ora apenas assinalamos o fato de Paulo Prado verbalizar esta tese bastante tradicional e difundida entre as elites brasileiras.

31 Paulo Prado no se detm nisso. Mais adiante, explica que, tendo que trabalhar a terra para o sustento dirio, o europeu iniciou, no sculo XVI, o lento progresso da lavoura incipiente e do comrcio rudimentar. [Disso resultou que] a cultura do acar aumentou rapidamente: criaram-se primeiro os engenhos de So Vicente e Pernambuco, mais tarde os da Bahia.25 Mas a atividade aucareira no vista por ele como oportuna, j que o desenvolvimento agrcola em certas capitanias tambm culminou com vrias vicissitudes. Acima de tudo, talvez houvesse nisso na admoestao ao ouro e cana-de-acar os primeiros indcios da desvalorizao de outra forma de atividade econmica mantida no Brasil, desde as primeiras pocas, que no a do caf. Mas este Retrato do Brasil serviu tambm para Paulo Prado anunciar as solues para o Brasil, cujas mazelas vinham de longe:
Para to grandes males parecem esgotadas as medicaes da teraputica corrente: necessrio recorrer cirurgia. Filosoficamente falando sem cuidar da realidade social e poltica da realidade , s [haveria] duas solues catastrficas: a Guerra, a Revoluo.26

Com efeito, essa cirurgia encerra o auge da reflexo de Paulo Prado: por trs da benevolncia do revolucionrio que ele pretende encarnar a quem caberia a regenerao do pas , sobreviria, antes, a tentativa de, mais uma vez, sugerir a superioridade do paulista, e nas entrelinhas deste discurso, de inteno separatista,27 que ele mais revela o seu projeto para o Brasil, projeto que alias fracassaria em 1932, deixando em fria os paulistas. Se no estivermos enganados, este o ponto de encontro daquela centralidade de nosso autor na vida brasileira: ao longo de trs dcadas, Paulo Prado foi estabelecendo e articulando a seu modo um projeto para o pas, que passaria inevitavelmente pelas vias da burguesia cafeicultora de So Paulo. H nisso uma linha de coerncia irrefutvel que une o mecenato dos preldios da Semana sua condio de articulador do movimento modernista e s suas investidas historiogrficas a partir de 1925. Cafeicultor, modernista e, mais tarde, historiador: por meio desta trplice atuao que nosso autor foi assumindo para si a tarefa de organizador da sociedade brasileira a partir dos interesses de sua classe.28
25 26 27

Idem, ibidem. p. 102.

Idem, ibidem. p. 208. Basta lembrarmos que a idia de separao de So Paulo do resto do Brasil mobilizava parte expressiva da intelectualidade paulista da poca. Mrio de Andrade chegou a declarar que So Paulo estragava o Brasil e o Brasil estragava So Paulo. 28 O nosso objetivo, na verdade, quando do pleno desenvolvimento da dissertao de Mestrado, utilizarmos como referencial terico as formulaes de Antonio Gramsci, quando este se refere ao intelectual orgnico, partindo de consideraes sobre Benedetto Croce. Acreditamos, e assim esperamos desenvolver no momento

32 Referncias ANDRADE, Mrio de. O Movimento Modernista. In: Temas Brasileiros. Rio de Janeiro: Casa do Estudante, 1968. ANDRADE, Oswald. Um homem sem profisso. Revista Anhembi, s.d., ano V, vol. XVII, pp. 26-32. BERRIEL, Carlos Eduardo Ornelas. Tiet, Tejo, Sena: A obra de Paulo Prado. Campinas: Papirus, 2000. CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente Campos Sales. In: FAUSTO, Boris (org.). III. O Brasil Republicano. 1. Estrutura de poder e economia (18891930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, pp. 13-50. DEAN, Warren. A industrializao durante a Repblica Velha. In: FAUSTO, Boris (org.). III. O Brasil Republicano. 1. Estrutura de poder e economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, pp. 249-283. FAUSTO, Boris. Expanso do caf e poltica cafeeira. In: Fausto, Boris (org.). III. O Brasil Republicano. 1. Estrutura de poder e economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, pp. 193-248. FERRAZ, Geraldo. Paulo Prado e duas reedies. In: Provncia & Nao Paulstica Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1972. LAFET, Joo Luiz. 1930: a crtica e o modernismo. So Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. LOVE, Joseph. O poder dos Estados. Anlise regional. In: FAUSTO, Boris (org.). III. O Brasil Republicano. 1. Estrutura de poder e economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, pp. 49-76. OLIVEIRA, Francisco de. A emergncia do modo de produo de mercadorias Uma interpretao terica da economia da Repblica Velha no Brasil. In: Fausto, Boris (org.). III. O Brasil Republicano. 1. Estrutura de poder e economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, pp. 391-414. PRADO, Paulo. Brecheret. In: Paulstica etc. (org. Carlos Augusto Calil). So Paulo: Companhia das Letras, 2004, pp. 301-306. ________. Carta a Ren Thiollier (Brasileiro Universal). In: Paulstica etc (org. Carlos Augusto Calil). So Paulo: Companhia das Letras, 2004, pp. 322-324. ________. Cendrars. In: Paulstica etc. (org. Carlos Augusto Calil). So Paulo: Companhia das Letras, 2004, pp. 316-318.

oportuno, que a interferncia de Paulo Prado, nos trs momentos centrais aqui apontados, no remonte s atribuies de um intelectual tradicional, mas de um novo intelectual [que] no pode mais consistir na eloqncia, motor exterior e momentneo dos afetos e das paixes, mas numa insero ativa na vida prtica, como construtor, organizador, persuasor permanente, j que no apenas orador puro... (GRAMSCI, 2006, p. 53 grifo nosso).

33 ________. Editorial O Momento. Revista do Brasil, n 100, abr. 1924, pp. 289-290. ________. Prefcio Poesia Pau-Brasil. In: ANDRADE, Oswald. Obras Completas PauBrasil. 6 ed. So Paulo: Editora Globo, 1998. ________. Paulstica (1 e 2 ed.). In: Paulstica etc. (org. Carlos Augusto Calil). So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ________. Retrato do Brasil: Ensaio sobre a tristeza brasileira. (org. Carlos Augusto Calil). 9 ed. / 4 reimpresso. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. RODRIGUES, Jos Honrio (org.). Cartas de Capistrano de Abreu, vol. II. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1954. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu Exttico na metrpole So Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. So Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Potrebbero piacerti anche