Sei sulla pagina 1di 5

O Documentrio Sou surda e no sabia, foi feito de forma inteligente e eficaz, pois ao mesmo tempo em que levanta a questo

da surdez pela perspectiva de Sandrine (histria verdica), traz tambm a discusso sobre a importncia ou no da oralizao de crianas surdas; e o aprendizado da lngua de sinais. O documentrio traz ainda questes como; convivncia familiar, preconceito, metodologias de aprendizagem e adaptao. O filme aponta alguns trechos que retrata o preconceito para como surdo:

No inicio do filme quando Sandrine conversa com uma amiga atravs da lngua de sinais no celular por meio de um vdeo chamada, possvel notar o olhar de surpresa, espanto e indiferena por parte das pessoas que estavam no nibus, caracterizando o preconceito por aquilo que diferente, que sai padres aceitveis .

Quando dois amigos entram em uma loja para comprar roupa, a moa pergunta ao rapaz de onde ele tiraria o dinheiro para pagar as compras, ele responde que tiraria de uma penso que o governo d para quem deficiente, a moa se irrita, pois no quer saber deste rotulo (deficiente). Desta forma o prprio governo se torna preconceituoso, pois em vez de dar condies para que o Surdo tenha uma vida ativa e plena no trabalho ele o trata como invalido para certas designaes.

Outra situao preconceituosa quando, uma moa vai fazer um teste para entrar em uma pea teatral e recusada por no saber falar. Logo depois o documentrio mostra que possvel uma pessoa que surda ser um ator ou atriz, pois a arte cnica pode ser executada de vrias formas, com gestos, dana expresso corporal, no preciso necessariamente atuar falando.

Algo assustador foi forma que Sandrine foi tratada em uma escola tradicional. Enquanto os colegas aprendiam as disciplinas, a menina apenas desenhava total insensibilidade e tato por parte do professor.

Sandrine passou por trs metodologias de ensino; na primeira ela foi colocada em uma escola primria regular tradicional, onde a professora usava somente a metodologia oral, fato que no ajudou em nada, pois nesta escola sandrine no teve desenvolvimento em nenhuma rea. A menina ficava excluda, e enquanto os colegas aprendiam, ela apenas desenhava.

Na segunda ela foi colocada em uma escola primaria em que as crianas surdas tinham um ensino especializado, e que o projeto pedaggico se baseava no francs oral. A criana surda ficava com uma professora que lhes ensinava a pronunciar corretamente as palavras e aperfeioava a sua fala. Em algumas horas do dia as crianas surdas mudavam de classe para se integrar com os alunos ouvintes. Nesta metodologia era descartada a linguagem de sinais. A importncia era destinada a oralidade. Neste mtodo Sandrine relata que aprendeu a falar, mas que no aprendeu disciplinas como histria, geografia e outras, se tornando intil o aprendizado, pois a criana aprende a falar, mas no adquiri conhecimento, ficando vago o aprendizado.

Em terceira e ultima ela foi colocada em uma escola primaria em que as crianas surdas so escolarizadas com crianas ouvintes, mas o ensino bilnge.

Nesta escola enquanto a professora explica a matria de maneira tradicional na oralidade, h outro professor que explica aos alunos surdos atravs da lngua de sinais, tornando a aula produtiva e garantindo um aprendizado de qualidade aos alunos surdos. O bilingismo possibilita ao individuo se expressar atravs de uma primeira lngua, que corresponde ao processo de apreenso do mundo que visual. Tambm permite transitar em duas lnguas, passar de uma cultura a outra, distanciar-se de si mesmo e ter acesso ao que pertence a cultura geral da escola, da sociedade e da famlia, atravs do livro e da escrita. E isso abre novas possibilidades para as crianas surdas.

Em relao famlia difcil remeter qualquer tipo de opinio, pois qual o pai e a me que no quer o melhor para o seu filho? Houve vrios depoimentos de que quando os pais souberam que seu filho era surdo instalou-se o sentimento de culpa ou de punio, levando eles a uma perseguio desenfreada em busca da cura, tentando fazer com que o filho pelo menos fale, para aliviar o sentimento de frustrao e culpa. Sabemos hoje atravs deste documentrio que a melhor metodologia a bilnge, mas sabemos tambm que h pouqussimas escolas e profissionais da educao que fazem esse trabalho. Temos conscincia de que o melhor aprendizado seria aquele estimula tanto a oralidade, como a lngua de sinais, para que o aprendizado seja abrangente, para que forme um individuo inserido na sociedade com um pensamento crtico e com plenas possibilidades de desenvolver uma vida normal sem indiferenas e preconceito. H vrios aspectos relevantes neste documentrio que j foram citado neste relatrio como as metodologias de aprendizagem, o preconceito, e a excluso em meio sociedade e famlia, mas o mais importante a destacar para o nosso grupo , a importncia que a lngua de sinais tem para o surdo, pois ela no ensina somente ao surdo se comunicar, mas o ensina a vivenciar seu aprendizado em todos os campos da vida. A

ultima frase que Sandrine se expressou no documentrio deveria estar gravada no intelecto de cada ser humano.

Todo Surdo tem espao na sociedade - Sandrine

GILSON DOS S. DAMASCENA RA 1798227 5 SEMESTRE - HISTRIA

RELATRIO DO FILME SOU SURDA E NO SABIA

UNISA SO PAULO BRASIL 2012

Potrebbero piacerti anche