Sei sulla pagina 1di 13

1

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA Lucas Da Silva Lobato, Sebastiana Silva, Saturnino Perreira Marcelo, Eliezer Vitorino da Silva.

PROCUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR:

Cuiab 2012

LUCAS DA SILVA LOBATO

PROCUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR:

Trabalho interdisciplinar da Universidade Norte do Paran - UNOPAR para as disciplinas Comunicao de Dados e teleprocessamento, Anlise de Sistemas lII, tica e Responsabilidade Social, Linguagem e Tcnicas de Programao lll, Desenvolvimento Orientado a Objetos lI. Profs. Mrcio Chiaveli, Poliana Gomes, Paulo Nishitani. Sergio de Goes Barboza e Anderson Gonalves.

Cuiab 2012

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................4 2 Objetivo......................................................................................................................5 3 AOES Etica E NO ETICAS...................................................................................6 4 EQUIPAMENTOS DE COMUNICAO....................................................................7 5 DIAGRAMA DE IMPLEMENTAO/COMPONENTE...............................................8 6 TELA CODIGO FONTE.............................................................................................9 7 CONCLUSO...........................................................................................................12 8 REFERNCIAS........................................................................................................13

1 INTRODUO Este trabalho tem a finalidade de elencar as disciplinas estudadas neste modulo do curso de analise de sistema, falarei sobre comunicao de dados e teleprocessamento, principalmente sobre fibra tica, suas implicaes custo, vantagens e desvantagem, falaremos um pouco sobre Diagrama da UML, principalmente sobre a necessidade de implementao de novas funcionalidades no projeto, sendo que a eficincia no esta em novos diagramas mas sim no uso deles. Falarei ainda, do uso do Visual Studio 2010 com C# e suas conexes com o banco de dados SQLSever e mostrarei um estudo som ORM(object relational mapping) descrevendo vantagens e desvantagens.

2 OBJETIVO Demostrar o uso eficiente do Diagrama UML, apresentar sua importncia e mostra um exemplo dentro do cenrio proposto. Trabalhar tica e responsabilidade social, como premissas de conduta para que no haja desvio de conduta dentro do que proposto dentro da elaborao do projeto, fazer um breve relato sobre comunicao de dados e teleprocessamento, mostrar um processo de construo de uma aplicao desktop no Visual Studio 2010 e descreverei as vantagens e desvantagem na utilizao do ORM(Object Relational Mapping).

3 AOES ETICA E NO ETICAS A tica e responsabilidade social de uma empresa tem que estar hoje em dia dentro de sua misso como empresa, no mais visar s lucro, mas tambm em solucionar as questes da prpria sociedade, por isso, para a empresa atingir o seu objetivo social, suas metas precisam ser alinhadas aos problemas da sociedade. Os gestores precisam entender que tornar a empresa em uma entidade socialmente responsvel, aproxima a empresa da sociedade e do seu prprio pblico alvo, construindo uma imagem positiva de sua marca. Neste sentido, a locadora de livro, pode estar agindo junto a sociedade, em projetos voltados para a comunidade local, e junto aos seus clientes, com programas de leituras voltado para as criana da comunidade e filhos dos clientes, incentivando a leitura, e aproximando mais os pais e filhos, causando assim uma mudana que no futuro pode at beneficiar at mesmo a prpria empresa. Uma no tica nesse sentido seria a empresa cobrar dos clientes por toda e qualquer ao que ela faa na comunidade, sendo ela tambm responsvel.

4 EQUIPAMENTOS DE COMUNICAO

So os seguintes os equipamentos necessrios para a interligao entre a locadora e suas filiais: Na matriz pode-se colocar um Server ao qual a prpria matriz e as filiais vo acessar. Neste Server vo estar os bancos de dados. Para isto, na matriz deve-se colocar um roteador com IP vlido em que vai entrar e sair a conexo para a internet. Para fora (filiais) ser usado este IP vlido e para dentro um IP da rede interna. A matriz para se conectar ao banco de dados usa o IP interno e as filiais usam o IP vlido (externo). O roteador vai fazer o trabalho para cada um chegar aonde quer. No h exigncia de performance, esta soluo razovel, indo bem tanto com cabo tanto com ADSL. preciso ter o cuidado de configurar o servidor de aplicativos da web, segurana e firewall, etc. Caso no se queira registrar um domnio e ter um IP fixo (vlido) pode-se usar um servio que pega o IP atribudo pelo provedor da empresa (locadora) a cada vez que a matriz se conecta e atualiza uma base de dados na qual as filiais vo buscar esse IP. Melhor utilizar roteadores e/ou servidores em vez de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes para se conectar a redes remotas. A internet ideal para empresas que possuem filiais e necessitam de interao de dados. Existem vrias vantagens na interligao de filiais, tais como: - Uniformidade nas informaes para todas as filiais; - Controle a distncia de todas as filiais; - Melhor controle sobre o fluxo de dados na rede; - Integrao de unidades de negcios, escritrios e outros num s local de administrao; -Agilidade na obteno de relatrios, dados e pedidos; -Maior segurana contra possveis perdas de dados ou fraudes. Links dedicados no so recomendados para grandes distncias. Hoje, no mercado existem empresas especializadas que oferecem servios de interligao entre matriz e filiais. No caso de nossa locadora, querendo pode-se contratar uma dessas empresas. Ento vimos que o equipamento mais importante para a interligao o roteador, no mais so usados equipamentos e materiais normais de redes.

5 DIAGRAMA DE IMPLEMENTAO/COMPONENTE

6 TELA CODIGO FONTE

Cdigo Boto Consultar private void bdConsultar_Click(object sender, Eventargs e) { string sql_Select = SELECT codigo, + titulo, + status + FROM localivros + WHERE titulo like @titulo; //tentar fazer a consulta no banco try } { //abrir uma conexo com o banco de dados conexo_FB.Conecta(); //criar uma nova instancia para FbDataAdapter //passando como parmetro a string do comando SQL //e a conexo com o banco de dados adapt = new FBDataAdapter(sql_Select, conexo_FB.get_Conexao()); //limpar os parmetros caso exista algum adapt.SelectCommand.Parameters..Clear(); //informar para o FbDataAdapter os parmetros adapt.SelectCommand.Parameters.Add(@titulo,% + txbTitulo.Text + %); Reader = adapt.SelectCommand.ExecuteReader(); //Realizar keitura dos dados do reader while(reader.Read()) { Txt.Codigo.Text = reader[0].ToString(); Txt.Titulo.Text = reader[1].ToString(); Txt.Status.Text = reader[2].ToString(); Txt.Data.Text = reader[3].ToString();

10

//Fechar o FbDataReader aps fazer leituras reader.Close(); If (Txt.Status.Text ==Locado); { MessageBox.Show(Livro locado + Txt.Data.Text); } } //caso de algum erro catch (Exception er) { //mensagem derro MessageBox.Show(Erro ao fazer leitura dos dados: + er.Message, Ateno, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } //fechar a conexo com o banco de dados Finally { Conexo_FB.Desconecta(); } }

Cdigo Exibir dados no DataGridView private void bdtgrade_Click(object sender, Eventargs e) { DataTable dataTable = SELECT * + FROM localivros; try { conexao_FB.Conecta(); adapt = new FbDataAdapter(sql_Select, conexo_FB.get_Conexao()); //limpar os parmetros caso exista algum adapt.SelectCommand.Parameters.Clear(); //executar a consulta adapt.SelectCommand.Parameters.ExecuteNonQuery(); //preencher o dataTable com os dados da consulta adapt.Fill(dataTable); //preencher o DataGridView com os dados dgvLivros.DataSource = dataTable; } //caso de algum erro catch(Exception er) { //mensagem de erro messageBox.Show(Erro ao fazer leitura dos dados: + er.Message,Ateno, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); } //fechar a conexo com o bando de dados

11

Finally { Conexa)FB.Desconecta(); } } } }

12

7 CONCLUSO

Atravs deste trabalho, podemos analisar as varias fases, na confeco, elaborao, pesquisa e implementao de um sistema, desde a fase de caso de uso onde sentamos com o cliente e vemos sua necessidade, seus requisitos e o que ele gostaria que fosse implementado, podemos assim, sentir as dificuldades as necessidades e os problemas a ser solucionados, observamos que um projeto tem varias fases e essas fases depende muito de todos as outras para que o objetivo final seja alcanada de forma rpida e eficas.

13

8 REFERNCIAS

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-empresa-socialmenteresponsavel/28666/, 11 de maio de 2012 as 16:30; http://www.devmedia.com.br/analise-dos-melhores-orm-object-relational-mapping-paraplataforma-net/5548, 11 de maio de 2012 as 17:30; Flores, Emerson Ricardo, Linguagens e Tcnicas de ProgramoIII, Person Education, Unopar Virtual, 4 semestrec 2012.

Potrebbero piacerti anche