Sei sulla pagina 1di 2

Desenvolvimento: 1 Execuo dos Trabalhos

Para garantir a criao de um histrico confivel, todos os trabalhos devero ser executados com um registro prvio, isso facilita o planejamento e o estabelecimento de uma sequncia de prioridade. O registro do servio comumente chamado, servio detalhamento e identifica tambm a rea ou setor emitente para que sejam direcionados os custo. Nenhum trabalho de manuteno pode ser executado sem que haja um registro; antes, quando se trata de um servio preventivo ou corretivo planejado; durante quando defrontamos com um trabalho de urgncia e de longa durao ou depois a execuo para os trabalhos considerados de emergncia; Todos os tempos empregados durante a execuo do trabalho como: horrio de parada da mquina, horrio de inicio e trmino de trmino do servio,, horrio de retorno do equipamento para operao, tambm sero registrados os tempos de esperas, tempos perdidos com atividades auxiliares ao servio; Os trabalhos devem ser executados de acordo com um padro ou o planejamento, em alguns casos deve-se seguir algum procedimento padronizado da empresa ou alguma PT (permisso de trabalho) exigida por questes de normas de segurana nos trabalhos em altura, locais confinados, produtos perigosos, cargas, equipamentos de porte, etc.

1.1

Apontamentos:

Os apontamentos representam a base da formao do histrico dos equipamentos, quanto mais fiel e completo forem os registro e apontamentos das ocorrncias de manuteno, mais confivel ser o histrico dos equipamentos.

1.2 Apontamento de Materiais:


a identificao dos materiais de consumo e as peas sobressalentes utilizadas na execuo do servio. Registra-se os materiais atravs de seu cdigo de almoxarifado, sua descrio, quantidade utilizada e data da aplicao neste servio. Como opo podemos registrar o custo total dos materiais de consumo, sem detalhamento ou simplesmente o rateio definido pelos critrios contbeis definidos pela empresa.

1.3 Apontamentos de Ferramentaria:


As ferramentas, instrumentos e equipamentos auxiliares utilizados na execuo do servio devem ser registrados para facilitar novos planejamentos, mesmo que no represente custos diretos para o servio. Existe a possibilidade de registro das informaes relativas s ferramentas alugadas, desta forma precisamos identificar a quantidade, perodo, fornecedor e custo que representa para o servio.

1.4 Apontamentos de Servio:


O detalhamento do servio nos oriente para os possveis desvios de planejamento, bem como a necessidade de treinamento para melhor execuo do trabalho. O profissional responsvel pelo servio deve identificar os servios internos e os contratados de terceiros para a execuo total ou parcial do trabalho. Para a atividade de rotina, como as preventivas e preditivas, cada anotao que divergir do planejamento ou cada anormalidade identificada no equipamento deve ser comunicada formalmente e verbalmente as PCM para que novos planos de trabalho sejam elaborados.

1.5 Apontamento de Despesas:


As despesas extras incorridas para a execuo total ou parcial do servio devem ser registradas identificando a origem, motivo e o valor.

1.6 Apontamento de Comentrios:

As observaes e comentrios sobre a execuo do servio se faz necessrio para enriquecimento do histrico, pode ser um complemento de algumas atividades anteriormente registradas. Aqui so descritas as concluses e registrados os relatrios finais de cada servio. Alguns softwares de manuteno permite uma pesquisa atravs de intertexto, o que facilita a busca de ocorrncias semelhantes em equipamentos semelhantes ou no.

1.7 Apontamento de Falhas:


Para as Manutenes Corretivas e somente para as corretivas, deve-se registrar a ocorrncia correspondente, esta anotao obrigatria para todas as Manutenes Corretivas, identificando tambm o componente do equipamento que apresentou a falha, qual o sintoma da falha apresentada pelo mesmo, o que estava causando a falha, qual a interveno realizada pela manuteno para eliminar a causa e qual a condio de funcionamento do equipamento. Estas informaes sero utilizadas para o clculo do tempo mdio entre falhas (MTBF ou TMEF), pois este ndice somente ser considerado confivel para a manuteno, quando calculado para um mesmo equipamento, mesmo componente e mesma falha.

1.8 Registradores:
Ao definir um critrio de periodicidade em funo de registradores de processo ou produo, tanto um sistema informatizado como um sistema manual deve ser informado da posio do registrador no momento da ocorrncia de manuteno, alguns registradores como Km rodado, horas trabalhadas, toneladas produzidas etc. Os sistemas informatizados utilizam estas informaes para planejamentos futuros indicando quando a OS foi realizada pela ltima vez. Aps o apontamento deste dado, o sistema informatizado ou manual calcula o registro previsto para a prxima manuteno, ou seja, com quantas unidades acumuladas deve estar o equipamento para que a OS peridica seja iniciada.

Potrebbero piacerti anche