Sei sulla pagina 1di 5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC-14788/11 Poder Executivo Municipal. Prefeitura de Igaracy. Exame da legalidade dos atos de admisso de pessoal decorrentes de Concurso Pblico realizado em 2011 Legalidade. Concesso dos competentes registros. Determinao ao atual Chefe do Poder Executivo local que se abstenha de prover o cargo de Orientador Educacional remanescente, at o trnsito em julgado do Mandado de Segurana atravessado pela Sra. Fabiana Carla Gomes Barbosa. Recomendao.

ACRDO AC1-TC - 2285/2012


RELATRIO Tratam os presentes autos da anlise da legalidade dos atos de admisso de pessoal, decorrentes do concurso pblico realizado em 2011 pela Prefeitura Municipal de Igaracy, com o objetivo de prover vrios cargos pblicos, encaminhados a esta Corte at a presente data. Tendo em vista que a Diviso de Auditoria da Gesto de PessoalDIGEP apontou vrias irregularidades em seu relatrio exordial, s fls. 620/622, e atendendo aos preceitos constitucionais do contraditrio e da ampla defesa, o atual Prefeito, Sr Jucelino Lima de Farias, foi citado nos termos regimentais, tendo o mesmo apresentado defesa. Ao analisar essas primeiras peas defensrias encartadas, a Unidade Tcnica considerou remanescente a maioria das eivas e apontou novas inconsistncias a esclarecer. Desta mesma forma, apresentaram-se os demais exames tcnicos (fls. 969/974, 1014/1016, 1339/1342, 1442/1445 e 1485/1491), os quais foram precedidos das devidas citaes ao alcaide municipal. Em suma, restaram as seguintes incongruncias nos presentes autos: 1. Denegao indevida da nomeao da candidata Fabiana Carla Gomes Barbosa, classificada em 2 lugar para o cargo de Orientador Educacional, por possuir apenas, alm do curso de licenciatura em filosofia, o curso de especializao em superviso e orientao educacional e no o curso de licenciatura plena em pedagogia com habilitao em orientao escolar, como exigido no edital, conforme a documentao s fls.921 e 922, o que contraria o disposto no artigo 64 da Lei 9.394/96 (LDB), segundo o qual a formao de profissionais de educao para administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica, ser feita em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de ps-graduao; 2. Nomeao das candidatas Cludia Maria Lopes Silva e Josefa Janana Vieira Alves, classificadas, respectivamente, em 3 e 4 lugares para o cargo de Orientador Educacional (fls.333), com preterio do direito nomeao da candidata Fabiana Carla Gomes Barbosa, classificada em 2 lugar, que teve sua nomeao indevidamente denegada; 3. Inobservncia do critrio de desempate por idade, envolvendo candidatos com 60 anos ou mais, com infrao ao disposto no art. 27 do Estatuto do Idoso, e do sorteio como critrio final de desempate entre os candidatos Esta falha foi considerada sanada para efeito de concesso de registro, no desonerando, todavia, a administrao da necessidade de estabelecer tais critrios no edital dos prximos certames. Advertiu, ainda, o rgo de Instruo que as irregularidades remanescentes dos itens 1 e 2 supra somente restariam saneadas com o trnsito em julgado do mandado de segurana impetrado pela candidata Fabiana Carla Gomes Barbosa, que, aps a denegao do Juzo da 2 Vara da Comarca de Pianc, encontrava-se em fase de apelao ao TJ-PB, conforme a documentao s fls. 1130 a 1280, datada de 31/08/11.

PROCESSO TC-14788/11

fls.2

No concernente s demais nomeaes, a Auditoria concluiu pela regularidade e aptido ao registro dos atos relacionados no Anexo nico s fls. 1487/1491. O processo foi agendado para a presente sesso, dispensando intimaes, ocasio em que o MPjTCE foi chamado ao feito e opinou pela concesso de registro aos atos sem restries do rgo tcnico.

VOTO DO RELATOR A Constituio Federal, que d moldura a todo o ordenamento jurdico Ptrio, institui o concurso de provas ou provas e ttulos como regra para o ingresso a cargos pblicos. Qualquer outra forma de acesso constitui exceo. O concurso a materializao dos Princpios da Impessoalidade, Isonomia e Moralidade. Ademais, oportuniza disputa pelos cargos que, provavelmente, redundar em formao de corpo de servidores de alta qualificao, atendendo aos interesses pblicos secundrios. Sobre este Instituto, leciona saudoso administrativista Hely Lopes Meirelles:
O concurso o meio tcnico posto disposio da Administrao Pblica para obter-se moralidade, eficincia e aperfeioamento do servio pblico e, ao mesmo tempo, propiciar igual oportunidade a todos os interessados que atendam os requisitos da lei, fixados de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, consoante determina o art. 37, II, da CF. Pelo concurso afastam-se, pois, os ineptos e os apaniguados que costumam abarrotar as reparties, num espetculo degradante de protecionismo e falta de escrpulos de polticos que se alam e se mantm no poder leiloando cargos e empregos pblicos.

Realizadas breves consideraes, urge assentar que as falhas remanescentes guardam conexo entre si, no se admitindo analis-las separadamente. Aduz a Unidade Tcnica que a PM de Igaracy denegou indevidamente a nomeao da candidata Fabiana Carla Gomes Barbosa, classificada em 2 lugar para o cargo de Orientador Educacional, pelos motivos j esposados no relatrio supra. Diretamente a ela atrelada, seria a nomeao, sob tica do rgo Auditor, irregular das candidatas classificadas em 3 e 4 lugares, em virtude de preterio de candidata mais bem colocada (Fabiana Carla Gomes). Sem embaraos, bom deixar ntido que a Sra. Fabiana Carla Gomes Barbosa, por meio de Mandado de Segurana (026.2011.001.638-8), socorreu-se do Judicirio para assegurar-lhe o pretenso direito ao ingresso no cargo pblico desejado, nada mais restando a esta Corte de Contas seno aguardar o desfecho da lide. No que tange s nomeaes das Orientadoras Educacionais (Cludia Maria Lopes Silva e Josefa Janana Vieira Alves), aprovadas em 3 e 4 lugares, no vislumbro a proclamada preterio. de bom alvedrio informar que Lei Complementar Municipal estabeleceu 04 (quatro) vagas para o cargo de Orientador Educacional, das quais 03 (trs) encontram-se preenchidas, ou seja, na hiptese de decisun favorvel impetrante, o direito de ingresso estaria assegurado pela existncia de vaga sobejante, desde que no se permita o seu provimento. No se verifica, portanto, que o preenchimento das vagas pelas preditas postulantes prejudica o exerccio do direito de outrem. Diante do caso concreto, o interesse pblico, tutelado pelo Executivo, no pode sofrer tamanhas amarras, a ponto de ficar sobrestado no aguardo de deciso judicial, para s ento prover-se cargos essenciais para o desenvolvimento de atividades na rea da Educao. Anote-se, a ttulo informativo, que o mencionado instrumento de resguardo do direito lquido e certo (MS), em primeiro grau de jurisdio, teve o pedido de liminar indeferido (30/09/2011) e denegada a segurana, em sentena prolatada pelo Juiz de Direito Jos Milton Barros de Arajo (16/02/2012). A insatisfao da interessada resultou em apelo ao Tribunal de Justia da Paraba, onde aguarda deslinde (at a presente data ainda no transitado em julgado). Desta forma, entendo que no h razo para denegar registro aos atos de admisso das candidatas aprovadas em 3 e 4 lugares, Cludia Maria Lopes Silva e Josefa Janana Vieira Alves, respectivamente, sem prejuzo de determinar ao atual Chefe do Poder Executivo local que se abstenha de prover o cargo de Orientador Educacional remanescente, at o trnsito em julgado do Mandado de Segurana atravessado.

PROCESSO TC-14788/11

fls.3

No tocante inobservncia de critrios de desempate em desacordo com o disposto no art. 27 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso, firmo convico de que no tem o condo de macular o processo seletivo, cabendo, no entanto, recomendao Prefeitura Municipal de Igaracy para que nos prximos certames tal impropriedade no se repita. Portanto, diante da regularidade do concurso e da legalidade dos atos de admisso de pessoal listados no anexo nico do ltimo relatrio tcnico, voto pela: 1. concesso do respectivo registro aos 100 atos de admisso de pessoal decorrente do concurso pblico homologado em 2011 pela Prefeitura Municipal de Igaracy (98 listados s fls. 1487/1491, acrescendo-se os das Srs Cludia Maria Lopes Silva e Josefa Janana Vieira Alves), nos termos do art. 71, inciso III, da CF e CE e art. 6 da RN-TC-11/10; 2. determinao ao atual Chefe do Poder Executivo local que se abstenha de prover o cargo de Orientador Educacional remanescente, at o trnsito em julgado do Mandado de Segurana atravessado pela Sra. Fabiana Carla Gomes Barbosa, encaminhando-se a esta Corte de Contas o ato admissional da impetrante, na hiptese de xito no Judicirio; 3. recomendao Prefeitura Municipal de Igaracy para, nos prximos certames, no repetir a impropriedade relativa ao no estabelecimento de critrios de desempate em desacordo com o disposto no art. 27 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso.

DECISO DA 1 CMARA DO TCE-PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC n 14788/11, os Membros da 1 Cmara do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, ACORDAM, unanimidade, na sesso realizada nesta data em: 1. CONCEDER REGISTRO aos 100 atos de admisso de pessoal decorrente do concurso pblico homologado em 2011 pela Prefeitura Municipal de Igaracy, abaixo listados, nos termos do art. 71, inciso III, da CF e CE e art. 6 da RN-TC-11/10: Nome 1. Juliana Pereira Diniz 2. Rita de Cssia Lopes 3. Maria Carneiro de Almeida Vieira Lopes 4. Mrcio Jos Niccio Alves 5. Samara Rilda Barros Tomaz 6. Djane de Lacerda Guedes Silva 7. Jorge Luiz Vieira Lopes 8. Odoniel de Sousa Mangueira Jnior 9. Djanildo Ferreira Oliveira 10. Tlio Neves de Arajo 11. Arlindo Csar Martins Costa Brasileiro 12. Mnica Cibelli Lucas Farias 13. Leopoldo Pereira da Silva 14. Juciano Lucas de Farias 15. Clementino Alexandre de Caldas Neto 16. Renata Rodrigues de Lima 17. Erivaneide Pereira de Oliveira Carvalho 18. Cludia Maria Lopes Silva 19. Josefa Janana Vieira Alves 20. Ulida Alves Florentino 21. Anna Charlota de Lacerda Soares Brasileiro 22. Maria Luzinete Tiburtino Lacerda 23. Lucola Macelli Sancho de Carvalho 24. Adriana Gomes de Sousa 25. Maria do Socorro Lopes Brasileiro Frana Cargo Assistente Social Psicopedagogo Psicopedagogo Auditor de Contas Psiclogo Psiclogo Fonoaudilogo Odontlogo - CEO Odontlogo CEO Odontlogo CEO Odontlogo - CEO Farmacutico Engenheiro Agrnomo Mdico - PSF Mdico - PSF Enfermeiro Orientador Educacional Orientador Educacional Orientador Educacional Assistente Social Educacional Professor de Educao Bsica 2 Professor de Educao Bsica 2 Professor de Educao Bsica 2 Professor de Educao Bsica 2 Professor de Educao Bsica 2

PROCESSO TC-14788/11

fls.4

26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80.

Nome Josefa Maria da Silva Ccera Maia Dantas Francisca Salviano da Silva Maria Seli Cavalcante Jardel Gomes do Nascimento Sheila de S Leite Ferreira Lacerda Geralda Maria de Arajo Silva Juseano Lopes do Vale Elizabeth Bezerra Arajo Ivanildo Formiga da Silva Jnior Jailma Dantas da Silva Lavoisiana Roberto Costa da Cunha Antnio Batista Gambarra de Oliveira Maria Neceinda Alexandre da Silva Fbio Jnior da Silva Maria Suely Lopes Pereira Valmira Vitoriano da Silva Damio Vandeilton da Silva Eliana Almeida Flix Daiana Lima da Silva Francicleide Alves da Fonseca Ariana Gomes de Souza Leonardo Leite Feitoza de Lacerda Jos Cabral Ribeiro Neto Valdemir Leite da Silva Daniel Florentino de Arajo Lacerda Alberto Matias Cavalcante Amarildo Gomes Neto Manoel Monteiro da Silva Kaliana Regina Almeida Francisco Clementino da Silva Francisco Carlos da Silva Joaquim Jos Cassiano da Silva Jnior Djarleno Ferreira Oliveira Erivaldo Salviano da Silva Ramires Batista de Lima Milito Ayrlan Lopes Rodrigues Djaci de Almeida Gilmar Pereira de Souza Edmilson Sancho de Lacerda Adriana dos Santos Silva Glisnailda Tomaz Ferreira Maria Elizabete Pereira Lima Silva Geciana Vieira Alves Maria Valdenilda da Silva Maria Daiana Rodrigues Primo Polliana Magna Umbelino Silva Maria Sueli Lopes de Souza Jos Matias Fernandes Antnio Agustinho da Silva Pedro Batista de Farias Almir Miller Costa da Silva Eduardo Izidio da Silva Jos Charles Sabino de Souza Jos Virgolino

Cargo Professor de Educao Bsica 2 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Professor de Educao Bsica 3 Gari Gari Gari Gari Gari Gari Gari Gari Gari Gari Jardineiro Motorista Motorista Motorista Motorista Motorista Motorista Mecnico Vigia Vigia Vigia Vigia Coveiro Guarda Municipal Guarda Municipal Guarda Municipal Guarda Municipal Guarda Municipal Guarda Municipal Guarda Municipal Assistente Administrativo Assistente Administrativo Assistente Administrativo Assistente Administrativo Assistente Administrativo Assistente Administrativo Assistente Administrativo Operador de Mquinas Pesadas Operador de Mquinas Pesadas Agente de Captura e Remoo de Animais Agente de Captura e Remoo de Animais Agente de Captura e Remoo de Animais Agente de Captura e Remoo de Animais Agente de Captura e Remoo de Animais

PROCESSO TC-14788/11

fls.5

81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. 98.

Nome Josemar Leandro da Silva Damio Bozzano da Silva Claudiene Romualdo Bezerra Maria do Socorro Padre da Silva Maria Jos Leite Andrelino Ccera Maria Lopes Jlio Arajo de Andrade Joo Pereira de Sousa Neto Francisco Gomes da Silva Maria de Ftima da Silva Gomes Luzia Flix Brasileiro Emlia Emiliana Rodrigues de Farias

Djafranio Ferreira Oliveira Francisco Djanildo Lopes Flaviano Sancho de Andrade Francisco Erivaldo Gomes Lzaro Alves Dantas Alberto de Almeida Silva 99. Fabiano Costa Sobreira 100.Rudimellia Andrade Lopes

Cargo Tcnico de Informtica Tcnico de Informtica Auxiliar de Consultrio Dentrio Auxiliar de Consultrio Dentrio Auxiliar de Consultrio Dentrio Auxiliar de Consultrio Dentrio Agente Comunitrio de Sade Agente Comunitrio de Sade Agente Comunitrio de Sade Agente Comunitrio de Sade Agente Comunitrio de Sade Agente Comunitrio de Sade Agente de Combate s Endemias Agente de Combate s Endemias Agente de Combate s Endemias Agente de Combate s Endemias Agente de Combate s Endemias Agente de Combate s Endemias Tcnico em Agropecuria Monitor Municipal

2. DETERMINAO ao atual Chefe do Poder Executivo local que se abstenha de prover o cargo de Orientador Educacional remanescente, at o trnsito em julgado do Mandado de Segurana atravessado pela Sra. Fabiana Carla Gomes Barbosa, encaminhando-se a esta Corte de Contas o ato admissional da impetrante, na hiptese de xito no Judicirio; 3. RECOMENDAR Prefeitura Municipal de Igaracy para, nos futuros certames, no repetir a impropriedade relativa ao no estabelecimento de critrios de desempate em desacordo com o disposto no art. 27 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa Joo Pessoa, 11 de outubro de 2012.

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Relator

Fui presente, Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE

Potrebbero piacerti anche