Sei sulla pagina 1di 32

ATENO DOMICILIAR

Manual de

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

OBJETIVOS DESTE MANUAL


Ol! Voc est recebendo o Manual de Ateno Domiciliar da MED-LAR. Aqui voc ir encontrar informaes teis para o dia-a-dia nos cuidados ao paciente. Leia com ateno as orientaes a seguir, e em caso de dvidas no hesite em entrar em contato conosco. Saiba um pouco mais sobre a MED-LAR. Lder nacional em Ateno Domiciliar. Maior cobertura geogrfica do setor. Mais de 35 mil visitas domiciliares por ms. Modelo de gesto flexvel baseado em cases managers e equipes mdicas. Cuidando de pacientes em domiclio desde 1993. Objetivos deste manual: Apresentar a estrutura da MED-LAR e nossos diferenciais; Orientar paciente/famlia sobre o Programa de Ateno Domiciliar; Orientar paciente/famlia sobre cuidados aps a alta, estimulando o auto- cuidado.

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

CONHECENDO A MED-LAR
A MED-LAR, empresa lder em Assistncia Domiciliar Sade, oferece aos pacientes e familiares servios de excelncia, aliando o alto nvel de conhecimento tcnico da equipe multiprofissional, ao modelo de gesto dedicado - Case Manager e um cuidado humanizado. Estamos presentes em cinco Estados brasileiros, com nove filiais. Nossos diferenciais so os critrios na contratao e acompanhamento da rede de prestadores juntamente com o Programa de Educao Permanente voltado aos profissionais, que tem por objetivo garantir qualidade e segurana ao paciente e sua famlia.

conhecendo a med-lar

Nossa Misso
Assegurar o bem-estar de nossos clientes, oferecendo a melhor experincia de atendimento por meio de nosso time e nossos parceiros.

O que oferecemos
Internao Domiciliar (ID) Destinado a pacientes com quadro de maior complexidade, incluindo o suporte ventilatrio e tambm com assistncia de enfermagem em domiclio 6,12 ou 24 horas por dia. Atendimento Domiciliar (AD) Destinado a pacientes que j superaram a fase aguda da doena e necessitam dar continuidade ou trmino ao tratamento. Monitoramento Consiste em uma abordagem preventiva e contnua a pacientes portadores de doenas crnicas, podendo contar com a visitao domiciliar rotineira de mdicos e equipe multidisciplinar, de acordo com sua necessidade. Cuidados paliativos Destinado a pacientes portadores de doenas em fase avanada ou terminal, normalmente casos oncolgicos, com prioridade no manejo agressivo dos sintomas, incluindo dor e apoio psicolgico.
Seu bem-estar sempre bem acompanhado 5

NOSSA INFRAESTRUTURA
Ncleo Case Manager
O ncleo Case Manager integrado por mdicos, enfermeiros e fisioterapeutas que acompanham todo o tratamento do paciente desde sua avaliao at sua alta. Voc, cliente, pode contar com um profissional de enfermagem de referncia dedicada e preparada para atend-lo sempre que necessrio nos seguintes servios: Monitoramento da admisso do paciente em domiclio; Solicitao de materiais, medicamentos, equipamentos prescritos pelo mdico da MED-LAR, necessrios ao atendimento domiciliar; Gerenciamento da equipe multidisciplinar que atua junto ao paciente; Esclarecimentos sobre o programa de atendimento; Negociaes junto a sua operadora de sade; Agendamento de coleta de exames, remoes, quando previsto em sua aplice; Visitas de auditoria/acompanhamento de casos, sempre que o Ncleo Case Manager ou a famlia solicitar.

www.medlar.com.br

Central de Atendimento Mdico Nacional


Ao utilizar nossos servios, voc tambm conta com a nossa Central de Atendimento Mdico Nacional, que composta por mdicos e enfermeiros altamente capacitados para o atendimento em: Ocorrncias Clnicas; Dvidas de prescrio mdica; Solicitao de oxignio e equipamentos; Envio de materiais e medicamentos de urgncia; Gerenciamento da equipe multidisciplinar que atua junto ao paciente.
nossa infraestrutura

Telefone: 3003-4484
Disponvel 24 horas por dia, 7 dias por semana
Disque 1 Situaes que envolvam urgncias e emergncias clnicas

Disque 2

Solicitao de recargas de oxignio, equipamentos e mobilirios (de forma eletiva, com prvio agendamento de entrega)

Disque 3

Outros assuntos (todos assuntos administrativos e operacionais que no se referem as duas primeiras opes desta lista)

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

Dispensrio prprio
Todas as nossas filiais contam com um servio de guarda e distribuio de materiais, medicamentos e dieta (esclarecemos que o envio destes itens depende do acordo feito em sua aplice) com um Farmacutico Responsvel. Realizamos a entrega de pronturio/prescries mdicas domiciliar na admisso e a reposio dos impressos durante o atendimento; Realizamos a retirada de resduos slidos semanal, quinzenal ou mensalmente de acordo com a necessidade sinalizada pelos profissionais de enfermagem na residncia. necessrio que o cuidador ou alguma pessoa designada pela famlia estejam presentes na data agendada, j que a retirada feita por empresa especializada contratada pela MED-LAR.

Pronturios Mdicos
Os pronturios contm informaes, rotinas e prescries realizadas pela equipe multiprofissional, e so de responsabilidade da MED-LAR; A MED-LAR compromete-se em arquivar os documentos por at 10 anos aps a alta ou bito do paciente, mantendo-se assim, a confidencialidade durante todo o processo; A retirada dos pronturios feita a cada 15 dias ou quando a MED-LAR julgar necessrio, e sempre por uma empresa especializada contratada para este fim.

Rede de Prestadores
Contamos com uma ampla rede de prestadores, selecionados e altamente capacitados para atuar em alinhamento com a Misso da MED-LAR, dentre eles: Mdicos; Enfermeiros; Auxiliares e Tcnicos de Enfermagem; Fisioterapeutas; Fonoaudilogos; Nutricionistas; Servios de Atendimento Pr-Hospitalar.

www.medlar.com.br

Agora que voc conhece um pouco de nossa estrutura, iremos apresentar informaes mais detalhadas sobre suas principais responsabilidades no processo de ateno domiciliar.

orientaes gerais

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

ORIENTAES GERAIS
INICIANDO O ATENDIMENTO
Aps a autorizao da fonte pagadora, iniciado o programa de ateno domiciliar com a admisso do paciente em sua residncia. O perodo de atendimento varia de acordo com a necessidade clnica e a evoluo de cada paciente. Alm de cuidar dos pacientes com a equipe multidisciplicar, ns atuamos na educao em sade voltada ao auto-cuidado, o preparo da famlia, cuidador e paciente para a retomada das atividades de vida diria totais ou parciais, respeitando as limitaes de cada um. Juntos, MED-LAR, paciente e famlia, construmos a autonomia e o retorno ao convvio social, preparando a todos para a alta.

CUIDADO COM AS MEDICAES


O uso correto da medicao fundamental para a recuperao da sade e para isso so necessrios alguns cuidados: Mantenha os medicamentos nas embalagens originais; Os materiais e medicaes de curativos, tais como pomada, gaze, luva, tesoura, faixa, esparadrapo, soro fisiolgico e outros devem ser guardados em uma caixa com tampa, separados dos outros medicamentos; O material e a medicao para inalao devem ser guardados secos em uma caixa de plstico com tampa; Converse com a equipe de sade sobre o planejamento dos horrios de medicao; Mantenha os medicamentos em local seco, arejado, longe do sol e do alcance de crianas; Sempre leia o nome do medicamento antes do preparo.

10

www.medlar.com.br

Meu paciente est tomando remdios?


Devemos sempre checar se: o medicamento correto; a dose certa; a hora certa; pela via certa.

IMPORTANTE
Para no esquecer os horrios das medicaes, disponibilizamos uma tabela para preenchimento com os perodos e nome do medicamento: Medicamento Manh Tarde Noite

CUIDADOR, ATENO!
CONFIRA sempre a quantidade de medicao existente na residncia antes dos finais de semana ou feriados; VERIFIQUE se a prescrio mdica est completa, se est legvel, se contm a dosagem e horrio corretos e se voc entendeu como ser a administrao do medicamento; COMUNIQUE a MED-LAR caso falte algum medicamento; SEMPRE COMUNIQUE ao profissional responsvel sobre os medicamentos que no esto sendo usados.

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

11

CUIDADOS COM ALTERAES DOS SINAIS VITAIS


Os cuidados com alteraes dos sinais vitais so importantes para que possamos identificar alteraes no funcionamento do organismo e so constitudos por: Temperatura corporal; Frequncia cardaca; Frequncia respiratria.

Temperatura Corporal
A temperatura corporal varia de pessoa para pessoa; geralmente menor pela manh e maior no perodo da tarde e noite; A febre sempre um sinal de alerta, que devemos controlar para evitar qualquer complicao; Para medir a temperatura corporal devemos colocar o termmetro na regio axilar (limpa e seca), deixando-o na mesma posio por 5 minutos.

PARMETROS DE TEMPERATURA

De 36 a 37C

Temperatura Normal

De 37,1 a 38C

Estado Febril

Acima de 38C

Febre

12

www.medlar.com.br

Frequncia Respiratria
O movimento respiratrio tem como funo fornecer oxignio ao nosso organismo com a absoro do oxignio e eliminao do gs carbnico constitudo por: Inspirao (quando enchemos o pulmo de ar); Expirao (quando esvaziamos o pulmo). A frequncia respiratria normal dos adultos de 16 a 22 movimentos torcicos por minuto, e das crianas, entre 20 e 40 movimentos por minuto. Observe: Se a respirao est lenta ou acelerada; Se o paciente queixa-se de falta de ar; Sinais de cianose perifrica (mos e ps de cor arroxeada): caso estejam presentes, comunicar o mdico.

PULSO (FREQUNCIA CARDACA)


O pulso radial habitualmente o mais verificado quando contaremos quantos batimentos so realizados em um minuto com o dedo indicador na parte interna no punho. Pulso normal no adulto pode variar de 70 a 100 batimentos por minuto; Pulso normal na criana pode variar de 80 a 120 batimentos por minuto.

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

13

CUIDADOS COM A PELE


O principal acometimento da pele em pacientes acamados ou idosos a lcera por presso (escara) decorrente de insuficincia do fluxo sanguneo por tempo prolongado, no qual vrios fatores como presso, fora de deslizamento, frico e umidade esto envolvidos. As lceras que envolvem diferentes camadas da pele levam de alguns dias ou at semanas para cicatrizar. Aquelas que acometem camadas mais profundas chegando aos msculos ou ossos levam meses, ou podem no cicatrizar caso no haja tratamento cirrgico adequado.

Exemplos de lceras por presso mais comuns

14

www.medlar.com.br

PREVENINDO AS LCERAS POR PRESSO


Alguns cuidados bsicos: HIDRATAR a pele; REALIZAR MASSAGEM de conforto (figura A); PROTEGER proeminncias sseas; REALIZAR HIGIENE adequada (pele limpa e seca sempre); MANTER A LIMPEZA das roupas de cama, bem como mant-las secas e bem esticadas; Procurar MUDAR A POSIO do paciente vrias vezes ao dia (figura B); ATENTAR PARA AS ORIENTAES da equipe multidisciplinar sobre a dieta a ser ofertada.

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

15

CUIDADOS COM A HIGIENE


O banho muito importante para o tratamento do paciente, pois promove a limpeza da pele, previne infeces estimulando a circulao e proporciona conforto fsico. O banho deve ser preferencialmente no chuveiro, porm quando o paciente no pode se locomover at o banheiro, o banho deve ser realizado no leito.

Quando o paciente pode ir ao banheiro:


Antes de comear o banho: Regule a temperatura da gua e mantenha fechadas portas e janelas; Evite olhar para o corpo despido da pessoa a fim de no constrang-la; Encaminhe a pessoa ao banho e no a deixe sozinha j que ela pode escorregar; Estimule, oriente, supervisione e auxilie a pessoa cuidada a fazer sua higiene. S faa aquilo que ela no capaz de fazer; Oriente o paciente a secar bem as partes ntimas, dobras de joelho, cotovelos, debaixo das mamas, axilas e entre os dedos; A higiene dos cabelos deve ser feita no mnimo trs vezes por semana.

E COMO DAR BANHO EM UM PACIENTE ACAMADO?


Separe todo o material que ir utilizar, como bacias, comadre, papagaio, toalhas, sabonete, lenis, escova de dente e gua morna; Antes de iniciar o banho, cubra o colcho com plstico; Com um pano molhado e sabonete faa a higiene do rosto, do corpo, das orelhas e do pescoo.
16 www.medlar.com.br

Para a lavagem dos cabelos:


Cubra com plstico um travesseiro; Ponha, embaixo da cabea do paciente, uma bacia ou balde para receber a gua; Molhe a cabea do paciente e passe pouco xampu; Massageie o couro cabeludo e derrame gua aos poucos at retirar toda a espuma; Seque bem os cabelos; Lave o restante do corpo com um pano umedecido e sabonete; Enxague com pano mido e seque bem.

Aps esses procedimentos:


Ajude a pessoa a deitar de lado para que se possa fazer a higiene das costas; A higiene ntima dever ser efetuada por ltimo e deve ser feita no banho dirio; O uso de creme hidratante recomendvel, bem como a massagem de conforto.

Higiene ocular
Pode ser feita pelo menos duas vezes ao dia; Pode ser feita com gua ou soro fisiolgico e algodo; O ideal que seja sempre realizada da regio interna para externa; Deve ser feita com mais frequncia quando tiver presena de secreo.

Higiene oral
Realize-a pela manh, aps as refeies e antes de dormir; Utilize a escova e creme dental do paciente; Se o paciente no estiver responsivo, utilize uma esptula envolvida em gaze e umedecida com gua.
Seu bem-estar sempre bem acompanhado 17

CUIDADOS COM O AMBIENTE


Evitar acidentes e facilitar o dia a dia do paciente e dos familiares muito importante.

Algumas orientaes: D preferncia a pisos antiderrapantes, livres de tapetes ou objetos na passagem das pessoas; recomendvel que os sapatos tenham solados de borracha, evitando chinelos de dedo; Para a limpeza, recomenda-se o uso de gua e sabo neutro. Evite produtos base de amnia e hipoclorito de sdio, desodorizantes ambientais, inseticidas e perfumes, pois podem provocar alergias.

EM CASO DE QUEDA
Caso ocorra de encontrar o paciente cado no cho e ele tiver dor na cabea, pescoo ou coluna vertebral, ou se tiver ausncia de sensibilidade ou movimento dos membros, CONTATE O 192 E NO TENTE LEVANT-LO PARA EVITAR LESES MAIS GRAVES.

18

www.medlar.com.br

ORIENTAES ESPECFICAS
INSTRUES SOBRE GASES MEDICINAIS
Para pacientes que utilizam a oxigenoterapia, importante estar sempre atentos quantidade de oxignio no cilindro. Quando a vlvula reguladora de presso indicar 50 BARES, ser necessria ento a troca, que ser feita por empresa especializada contratada pela MED-LAR.
O fluxmetro indica quanto de oxignio est sendo ofertado ao paciente (em litros por minuto). A vlvula reguladora de presso indica quanto de presso (em bares) h dentro do cilindro de oxignio.

As recargas de oxignio devem ser solicitadas SEMPRE com pelo menos um dia de antecedncia pela Central de Atendimento Mdico Nacional.

orientaes especficas

O cilindro:
Deve ficar em um nico local, sem mudanas contnuas de posio (exceto o cilindro de 1m (PPU) que pode ser transportado); Deve estar seguro de quedas e longe de fontes de calor; No deve ser manipulado por pessoas com as mos sujas de cremes, leos ou qualquer substncia que possa sofrer combusto; Deve ter fechada a sada de oxignio quando o cilindro no estiver em uso.

IMPORTANTE:
O oxignio to inflamvel quanto o gs de cozinha, e caso qualquer uma das situaes acima ocorra, haver RISCO DE EXPLOSO do cilindro.
Seu bem-estar sempre bem acompanhado 19

ORIENTAO NUTRICIONAL
Quando o paciente conseguir se alimentar sozinho, o cuidador deve estimular e ajud-lo no que for preciso, mas nunca fazer por ele o que ele pode fazer. A Terapia Nutricional Enteral um mtodo simples, seguro e eficaz que ajudar a manter ou recuperar o estado nutricional adequado, proporcionando melhor qualidade de vida quando o paciente for incapaz de deglutir os alimentos.

QUAIS OS TIPOS DE SONDAS E OS CUIDADOS RESPECTIVOS?


Sonda nasogstrica
uma sonda passada do nariz at o estmago; Seu procedimento simples, indolor, podendo causar uma discreta nusea ou um desconforto na garganta ou nariz; O tempo de utilizao indeterminado, ficando a troca a critrio do enfermeiro ou mdico; Para evitar o entupimento, devem-se manter os cuidados de limpeza e higiene da sonda, injetando 40 ml de gua a temperatura ambiente aps cada administrao da dieta enteral ou medicamento.

Gastrostomia
feita por meio de um procedimento cirrgico simples, onde a sonda colocada diretamente no estmago do paciente.

Jejunostomia
A sonda colocada no intestino delgado; Para a gastrostomia e jejunostomia, as sondas ficam presas parede do abdmen, devendo-se seguir as orientaes do enfermeiro quanto ao curativo. Em caso de descolamento, vazamento ao redor da sonda ou dor no momento de administrar a dieta, deve-se interromper a infuso e avisar o enfermeiro assistente da casa. Os cuidados para evitar obstruo so os mesmos da sonda nasoenteral.
20 www.medlar.com.br

COMO EVITAR A SADA DA SONDA NASOENTERAL?


A sonda deve ser fixada pele com uma fita adesiva hipoalergnica ou esparadrapo, para evitar que seja retirada acidentalmente ou que se desloque da posio, ficando fora do estmago ou intestino. Esta fixao deve ser trocada quando estiver suja ou solta, da seguinte forma:

Retire a fixao antiga; Limpe o nariz com gua e sabo; Seque bem, sem friccionar; Fixe a sonda, conforme a ilustrao ao lado, sem passar na frente dos olhos ou da boca.

A sonda no deve ficar dobrada, e no pode puxar a narina. Em caso de vermelhido ou machucado na pele, deve-se fixar a sonda em outro local.

COMO EVITAR A OBSTRUO DA SONDA NASOENTERAL?


Por ser muito fina, a sonda pode entupir facilmente, interferindo no fluxo adequado da alimentao enteral. Isso pode ser causado pela limpeza inadequada da sonda ou administrao incorreta de medicamentos. Para evitar o entupimento, devemse manter os cuidados de limpeza e higiene da sonda, injetando 40 ml de gua a temperatura ambiente aps cada administrao da dieta enteral ou medicamento. Em caso de obstruo, injete lentamente 20 ml de gua MORNA. Cuidado: a sonda pode se romper caso a presso para injetar a gua for muito forte!

orientao nutricional

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

21

22

www.medlar.com.br

QUAIS OS CUIDADOS COM A GASTROSTOMIA OU A JEJUNOSTOMIA?


A sonda fica presa parede do abdmen e deve seguir as orientaes do enfermeiro quanto ao curativo. Em caso de descolamento, vazamento ao redor da sonda ou dor no momento de administrar a dieta, interromper a infuso e avisar o enfermeiro assistente da casa. Os cuidados para evitar obstruo so os mesmos da sonda nasoenteral.

QUE TIPO DE DIETA DEVO PASSAR NA SONDA?


Caseira ou artesanal: quando preparada diariamente pelo cuidador com alimentos naturais; Industrializada: uma frmula preparada com todos os nutrientes necessrios. Pode ser apresentada em p ou lquida pronta para consumo. Fica a critrio do nutricionista a indicao da melhor dieta sua situao!

POSSO PASSAR OUTROS LQUIDOS NA SONDA?


No dever ser administrado nada pela sonda sem a autorizao prvia do nutricionista. Sempre seguir o volume de gua, soro, chs ou sucos sem acar, que poder ser administrado nos intervalos das dietas. Utilize para todos os procedimentos gua filtrada ou fervida na temperatura ambiente.

IMPORTANTE
Existem medicamentos que no devem ser administrados pela sonda e voc deve verificar com o mdico responsvel.

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

23

QUAIS OS CUIDADOS COM A DIETA ENTERAL?


Dieta caseira ou artesanal: O local de preparo deve estar sempre limpo e higienizado; Lavar bem as mos com gua e sabo antes de iniciar o preparo; Separar todos os utenslios e materiais exclusivos para uso no preparo da dieta: funil, liquidificador, colher, peneira, escovinhas, copo de medidas; Aps o uso, lavar os utenslios com detergente, enxagu-los com gua corrente e deix-los de molho por 15 minutos em gua com hipoclorito (seguir diluio orientada pelo fabricante); Aps o uso, lavar os frascos de dieta enteral e seringas com detergente, enxagu-los com gua corrente e deix-los de molho por 15 minutos em gua com hipoclorito (seguir diluio orientada pelo fabricante). Pode ser guardado na geladeira; Orienta-se utilizar 1 frasco para dieta e outro para gua; Verificar prazo de validade dos ingredientes e se as embalagens no esto danificadas; Lavar bem os alimentos e as embalagens dos ingredientes antes de abertura; Seguir quantidade prescrita dos ingredientes pelo nutricionista; A dieta deve ser liquidificada at que fique sem nenhum pedao e passada em peneira de malha fina de 2 a 3 vezes;

24

www.medlar.com.br

Depois de pronta, conservar a dieta na geladeira, em recipiente fechado, de preferncia de vidro ou loua, por at 24 horas. Em caso de sobras, desprezar; Retirar da geladeira apenas o volume a ser administrado at 1 hora antes do horrio da administrao.

Dieta industrializada em p Verificar prazo de validade da dieta e se a embalagem no est danificada. Aps aberta, a validade do produto se altera (leia a embalagem); Higienizar a embalagem com lcool a 70% antes da abertura; Seguir quantidade prescrita de p e de gua orientada na embalagem ou prescrita pelo nutricionista; Coloque a gua (filtrada ou fervida, na temperatura ambiente) no frasco e, com auxlio de um funil, adicione as medidas do p. Agite bem at completa dissoluo do produto na gua. Deve ser peneirada se houver grumos; A validade da dieta preparada de 24 horas; Retirar da geladeira apenas o volume a ser administrado at 1 hora antes do horrio da administrao; Nunca aquecer a dieta.

Dieta industrializada lquida Verificar prazo de validade da dieta e se a embalagem no est danificada; Lavar bem a embalagem com gua e sabo ou higienizar com lcool a 70%; A validade da dieta depois de aberta de 24 horas sob refrigerao; Agitar bem antes da abertura; Seguir volume prescrito pelo nutricionista em cada horrio;

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

25

Retirar da geladeira apenas o volume a ser administrado at 1 hora antes do horrio da administrao; Nunca aquecer a dieta.

COMO ADMINISTRAR A DIETA?


A administrao da dieta pode ser feita com uma seringa ou com um equipo, de acordo com a orientao do nutricionista, enfermeiro ou mdico; Lave bem as mos antes de conectar a dieta. Posicione o paciente sentado ou deitado com inclinao de 45 durante a administrao da dieta e por mais 30 minutos aps o trmino. Esse cuidado evitar que haja regurgitao, vmitos ou broncoaspirao; O frasco de dieta deve estar pelo menos 60 cm acima da cabea do paciente em um suporte seguro.

Administrao com Seringa Separe o volume de dieta a ser administrado; Encha a seringa com dieta, tire a tampa que fecha a sonda, conecte a seringa sonda, injete lentamente (5 minutos); Espere 10 minutos e repita a operao at ofertar todo o volume prescrito; Aps o trmino da dieta, injete 40 ml de gua para limpeza da sonda; Tampe a sonda e a mantenha fechada at a prxima dieta; Higienize os utenslios.

Administrao com Equipo Verifique se a pina do equipo est fechada e conecte o equipo ao frasco. Abra a pina e deixe o lquido percorrer toda extenso do equipo; Feche a pina, retire a tampa de proteo e encaixe o equipo sonda; Abra a pina e regule o gotejamento, que deve ser em torno de 60 gotas por minuto ou conforme orientao do nutricionista;

26

www.medlar.com.br

Aps o trmino da dieta, feche a pina e desconecte o equipo da sonda; Com a seringa, injete 40 ml de gua fria para lavagem da sonda; Tampe a sonda e mantenha fechada at a prxima dieta; Higienize os utenslios.

Recomendamos a troca diria do equipo, que deve ser mantido limpo e sem resduo de dieta. A seringa e o frasco podem ser utilizados enquanto estiverem em condies de uso (limpos, sem resduos, sem rachaduras, com mbolos deslizando facilmente no caso da seringa). Sinalize a equipe caso haja alguma intercorrncia: Nusea, refluxos, vmitos; Rompimento, deslocamento ou sada da sonda; Vermelhido ou ferimento na regio da sonda; Diarreia, dor abdominal ou ausncia de evacuao por mais de 5 dias; Suspeita de broncoaspirao.

COMO ADMINISTRAR MEDICAMENTOS PELA SONDA?


Se o mdico prescreveu medicamentos a serem administrados pela sonda, proceder da seguinte maneira: Medicamentos lquidos: aspirar o volume prescrito com a seringa e injetar pela sonda; Comprimidos e drgeas: amassar e dissolver em gua fria, misturando bem. Aspirar o volume prescrito com a seringa e injetar pela sonda; Administrar os medicamentos um a um. Lavar a sonda com gua aps cada medicao, para evitar o entupimento da mesma. Existem medicamentos que no devem ser administrados pela sonda e voc deve verificar com o mdico.

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

27

28

www.medlar.com.br

CONTROLE DE MEDICAMENTOS
Medicamento Manh Tarde Noite

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

29

CONTROLE DE MEDICAMENTOS
Medicamento Manh Tarde Noite

30

www.medlar.com.br

CONTROLE DE MEDICAMENTOS
Medicamento Manh Tarde Noite

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

31

CONTROLE DE MEDICAMENTOS
Medicamento Manh Tarde Noite

32

www.medlar.com.br

FORMULRIO DE RECEBIMENTO (preencha e devolva equipe MED-LAR) Nome do Paciente: Nome do Responsvel: Data: ____/____/____ Declaro ter recebido o Manual de Ateno Domiciliar da MED-LAR e as orientaes nele contidas sobre a empresa, os programas e o preparo para cuidar do meu familiar aps a alta da assistncia domiciliar.

FORMULRIO DE IDENTIFICAO DO FAMILIAR RESPONSVEL FINANCEIRAMENTE PELO PACIENTE Nome: Endereo: Endereo (trabalho): Tel(s): E-mails: Tem costume de viajar regularmente? Sim No Em caso de ausncia, quem poderia se responsabilizar por assinar a fatura do convnio? Nome: Endereo: Tel(s): E-mail:

______________________________ Assinatura (Responsvel)

Seu bem-estar sempre bem acompanhado

33

Seu bem-estar sempre bem acompanhado


Conhea nossas filiais - www.medlar.com.br

Potrebbero piacerti anche