Sei sulla pagina 1di 72

Prova Oral TRF1

Dia 17.01.2011 Des. Reynaldo Fonseca.


Direito Processual Civil 1 - Dar efetividade s decises judiciais, duas vertentes, execuo contra a fazenda pblica e execuo fiscal na busca pela localizao dos bens e do devedor. Com a reforma do CPC, Lei 11232/2005, que estabeleceu o cumprimento de sentena, com esta reforma pode se afirmar que acabou o processo de execuo e a sua caracterstica autnoma? 2 - Como juiz federal, prolato uma sentena reconhecendo benefcio judicirio em que a parte recebe benefcio previdencirio a maior, este excesso por si s, constitui um ttulo extrajudicial para que a fazenda pblica nacional entre com execuo fiscal? 3 - Ao receber uma execuo fiscal cuja CDA tenha por base uma dvida previdenciria que restou num processo de conhecimento, qual seria a sua posio como juiz federal? 4 - No caso de execuo de pr-executividade, em que se discute a legitimidade da CDA, e a parte vem a argi a existncia de um dbito menor, entende-se que esta exceo serve para resolver este conflito que mexe no s com os aspectos formais, mas tambm com o clculo em si? 5 - Pode se substituir uma CDA pela LEF, mas se pode faz-lo mesmo depois de julgado o processo? 6 - Pode haver execuo com base num ttulo extrajudicial, diretamente contra o scio de uma empresa, ou sou obrigado a entrar contra a empresa e depois redirecionar a execuo? 7 - Juizados Federais. Execuo contra a fazenda pblica. No h precatrio. No caso de condenao por clculos, se este limite for extrapolado, anula-se a sentena de ofcio e se remete Vara Cvel? 8 - As contribuies para os Conselhos reguladores de atividades profissionais, so de natureza tributria? 9 - A partir de 2006 o CNJ e o STF passaram a estimular a transao e a conciliao. possvel a conciliao no processo de execuo?

10 - Como juiz federal, verificando um bem que o oficial de justia penhorou indevidamente, o senhor de ofcio tornaria sem efeito aquela penhora? 11 - A fazenda pblica penhorando bens do scio gerente. Poderia este entrar com exceo de pr-executividade? 12 - Liquidao de sentena reforma do CPC, liquidao por calculo. Utiliza-se a contadoria em algumas situaes. Quais as excepcionalidades da planilha de calculo? 13 - Como juiz federal numa vara de execuo fiscal, como Vossa Excelncia se comportaria e como a doutrina e a jurisprudncia se comportam, com relao penhora sobre o faturamento? Existiria um limite a esta? 14 Fale sobre a distino entre fraude contra credores e fraude contra a execuo. 15 - Penhora on-line tem suporte constitucional? E, em tendo, apesar de representar a primeira classe (dinheiro), seria a ltima medida?

Direito Ambiental 1 - O MP entrou com ACP para provocar um obstculo judicial produo de sementes transgnicas com parecer favorvel pela CTNBio no que tange dispensa de licena ambiental. Em que termos este licenciamento ambiental preconizado na CF, em que princpio o MP estaria alicerado para pedir provimento jurisdicional para paralisar aquela atividade que foi autorizada pela CTNBio, com relao dispensabilidade da licena ambiental? 2 - Em relao biopirataria, produtos patenteados por Estados estrangeiros. Aa. Andiroba, etc. Existe alguma lei, carta legal de proteo esta prtica, na medida em que existe repercusso na justia federal? 3 - Princpio da precauo no processo cautelar Biopirataria. Proteo da biodiversidade. Paradigma de tutela antecipada. Discorra sobre as mudanas de paradigma em matria de Direito Ambiental. 4 - Por que o juiz federal deve estudar a biopirataria, a proteo biodiversidade, e a biotecnologia? 5 - A MP 2186 poderia prever ilcito penal, sano?

6 - Quanto ao ordenamento jurdico brasileiro, hoje, alicerado no direito comparado, j podemos falar em sade ambiental? Qual o tratamento que a CF dar sade e ao meio ambiente e se j temos uma legislao infraconstitucional a respeito? 7 - Como tem se comportado a jurisprudncia dos tribunais superiores e intermedirios na participao do processo na implementao da sade ambiental? 8 - Na tutela antecipada, ter-se-ia a concesso quando os fatos esto claros, mas no caso do direito ambiental, deveria ser modificado este paradigma? Qual a relao com o princpio da precauo? Na dvida, nunca pr-desenvolvimento? E que desenvolvimento seria este? 9 - Como a jurisprudncia dos TRFs tm se comportado com relao aos transgnicos?

Des. Olindo Menezes


Direito Empresarial 1 - Discorra sobre o histrico do Direito Comercial na Idade Mdia? 2 - Discorra sobre o Sistema Francs como antecedente da definio de concepo de Direito Comercial? 3 - Fale sobre o sistema Italiano e o Sistema Francs quanto evoluo do Direito Comercial? 4 - A CF fala que a propriedade tem funo social, na rural e na urbana. E na propriedade de empresa, de ativos, que tem um poder muito grande para o bem ou para o mal, como ficaria a funo social desta propriedade destes ativos? A CF no d o parmetro neste caso, ficaria ao sabor do juiz, quanto sua viso social? 5 - Famosa classificao de Carvalho de Mendona sobre atos de comrcio, fale sobre? 6 - Regulamento 737, quanto aos atos de comrcio, fale sobre? 7 - No tempo em que o Direito Comercial era o direito das corporaes, pessoas que praticavam os atos mercancias, existiam juzes para dirimir questes de conflitos, que juzes eram estes? 8 - Qual a melhor nomenclatura Direito Empresarial ou Comercial? 9 - O Direito Empresarial continuaria como disciplina autnoma, mesmo com a insero desta seara no CC/2002?

10 - O se quer dizer por Lex mercatoria? 11 Discorra sobre o primeiro ato considerado oficial no Brasil, Republicano ou Imperial, como marco da proteo propriedade industrial no Brasil? A doutrina menciona um ato estatal no Brasil que teria sido o primeiro ato protetor da propriedade industrial no Brasil, qual seria? O Brasil teria sido o quarto pas no mundo a defender a propriedade industrial. 12 - Quais os bens integrantes da propriedade industrial? 13 - Discorra sobre o porqu do termo propriedade? 14 - Existe propriedade de direito pessoal ou somente existe propriedade de direito real? Se eu falo em propriedade de direito industrial e ela no um bem corpreo, devo admitir que ela uma propriedade de direito obrigacional? 15 - O que seria um desenho industrial? 16 - H um princpio que rege o desenho industrial, qual seria? (Princpio da futilidade). 17 - O que seria o estado da tcnica? 18 - Qual a restrio que a lei faz para a seguradora quanto ao modelo societrio? E quanto s cooperativas? 19 - Qual a forma que a lei estabelece para proteger o modelo de utilidade? uma patente ou um registro? 20 - Qual a relao que existe entre propriedade industrial e Justia Federal? Onde fica o INPI? 21 - Fora do Brasil, quais so os marcos de proteo ao Direito de Propriedade Industrial? 22 - Sinais sonoros podem ser objeto de registro? 23 Diferencie a partir do caso prtico, Contrato Comercial, Contrato de Consumo e Contrato Civil exemplo prtico empresa vende 500 computadores a outra empresa, empresa vende um computador para um indivduo, indivduo vende para indivduo. Fazer a distino. 24 - Prazo de proteo de uma marca registrada, prazo legal? 25 - O que uma marca? 26 - O registro da marca regido por dois princpios, quais so eles?

Direito Civil 1 - Diferencie a cesso de crdito, a subrrogao e a novao? 2 - Quando o cessionrio adquire um crdito, se corre o risco do inadimplemento, como o cedente responde pela solvncia do devedor, ou ele no responde? 3 - O que so os termos pro-solvendo e pro-soluto? 4 Existe diferena entre procurao em causa prpria e delegao novatria? 5 Comente o art. 294 do CC? 6 - Na circulao das obrigaes, existem trs institutos civilsticos, quais so eles? 7 - Num substabelecimento sem reservas, existe cesso de posio contratual? Como o CC trata isso? O CC prev cesso de posio contratual? (Ausncia de previso legal). Qual o princpio do direito das obrigaes que leva a essa posio? 8 - Depois de um contrato de seguro, se no houver dano, pode se pedir a devoluo do dinheiro? No. Contrato aleatrio. 9 - Qual o significado da franquia simples? 10 - Pode ser feito dois seguros de um carro? Qual a razo da vedao? Porque o CC dispe no poder para bens? Pelo CC/2002 h a possibilidade de mais de um seguro de vida, e com relao bens no pode, por qu? O seguro de bens no pode ser dobrado, pois seu sentido indenizatrio. 11 - O contrato de seguro formal, solene, ou meramente consensual? 12 - Contrato Securitrio - Suicdio no premeditado dar-se- indenizao para o evento morte? Havendo suicdio pouco importa, no se cogita mais disto, no se paga a indenizao, mas se devolve a reserva tcnica? 13 - Qual seria a causa de contrato de seguro? 14 - Discorra sobre a boa-f objetiva no contrato de seguro? Boa-f objetiva (correo de comportamento). Aqui ela incide bem mais do que em relao a outros contratos.

15 - Retrocesso, o que seria na operao securitria? 16 - Resseguro, o que seria? Seguro do seguro. Operao de retrocesso resseguro de resseguro? 17 - Subrrogao, isto ocorre contra quem nos contrato de seguro? 18 - O que uma franquia num contrato de seguro?

Des. Cndido Ribeiro


Direito Internacional 1 - Qual o conceito condio de estrangeiro imigrante? 2 - Quais os tipos de vistos que se concede ao estrangeiro? 3 - Quando se dar a deportao e a expulso? 4 - O visto que se concede ao cidado nascido no exterior direito dele? 5 - Qual a validade do registro que se concede ao turista? 6 - Quando se d a Extradio? 7 - Como voc explicaria a situao da extradio no caso Cesare Battisti? 8 - Organismos internacionais (OIT e UNESCO) tem personalidade jurdica? Esta personalidade jurdica d a eles capacidade para contratar ou estar em juzo? 9 - O que acordo de Sede que celebrado por estes organismos internacionais e Estados? 10 - Conveno de Viena estendeu aos agentes destes organismos internacionais privilgios que so atribudos ao corpo diplomtico. Se estes agentes estiverem exercendo atividade, tem proteo como corpo diplomtico. E se se tratar de organismo que presente em pas que no esteja inserido na comunidade internacional? Neste caso h o reconhecimento de privilgio que dado ao corpo diplomtico a estes agentes? 11 - A guerra no seria um atentado contra a paz? E neste caso inmeros pases declaram guerra contra outros, e nem por isso foram excludos da ONU, e neste sentido? Depende da Assemblia Geral.

12 - A ONU pode excluir Estado-membro da Organizao? Em que hiptese? Violao expressa a princpios e postulados da prpria organizao, estado-membro sistematicamente desobedece os preceitos da organizao. No raro por proposta do Conselho de Segurana. 13 - A Organizao Mundial do Comrcio se originou como? GATT conveno que deu origem OIT. 14 - Organismos Internacionais por vocao regional, o que seriam? OEA, Unio Europia.

Direito Previdencirio 1 - Regime de penso que deixa a viva do magistrado numa posio de bastante conforto, isso foi alterado, essa alterao me alcanaria, eu que j tenho mais de 20 anos de magistratura ou alcanaria somente os outros que esto comeando agora? (No consegui pegar a questo direito!) 2 - Em que consiste a prova tarifada de acordo com os arts. 332 e 131 do CPC? Relacione-a com relao s provas imorais e ilegtimas. 3 - Qual a idade necessria para um produtor rural obter a sua aposentadoria? 4 - O que o candidato sabe sobre o princpio da universalidade da cobertura (aspecto objetivo) e do atendimento (aspecto subjetivo)? 6 - possvel se admitir a acumulao de benefcio perante o regime geral da previdncia social e outro regime de previdncia? 7 - Se o bacharel em Direito se Inscreve na ordem e professor universitrio, ele est no regime geral. Neste caso pode contribuir como beneficirio facultativo? 8 - Em que circunstncia devido o adicional de 25% sobre a aposentadoria por invalidez? 9 - A aposentadoria por invalidez pode ser concedida sem que o trabalhador tenha adquirido todo o tempo de servio para a aposentadoria. Este aposentado por invalidez pode exercer outro tipo de atividade? 10 - Existem situaes em que o aposentado por invalidez se submetendo percia mdica, esta atesta estar aquele apto ao retorno

do trabalho, neste caso ele teria de ser compelido retornar? Se se tivesse cuidando de aposentado por invalidez portador de molstia grave (AIDS), o exame pericial poderia determinar o retorno dele ao trabalho, afirmando que a apesar da doena ele estaria apto ao trabalho, sendo compelido ao trabalho? Resposta do DEs. Como juiz, qual seria a deciso? Se um tipo de molstia grave prevista na lei como causa de aposentao por invalidez no h discusso, a lei quem diz que h necessidade, essa condio ex lege, o Estado quem considerou nesta situao, compelir no pode. 11 - O que desaposentao? Ele aposentou e quer voltar ativa, ele no est com uma atividade concomitante, paralela, ele quer voltar, e ai? 12 - Do que ser trata o auxlio-doena? Precisa ter uma durao mnima? Qual o perodo de afastamento que enseja a concesso do benefcio? 13 - O aposentado que volta ao trabalho, desaposenta. Volta a contribuir? E se ele ingressar em novo regime sem se aposentar, ou seja, ele pode se filiar a algum regime previdencirio desaposentado? 14 - Qual o termo final da chamada aposentadoria por invalidez? Estas percias peridicas, se essa aposentadoria por invalidez, se ela decorreu de uma molstia grave, essa percia pode determinar o retorno do beneficirio ao trabalho? 15 - Aposentadoria por invalidez pode ser convertida em aposentadoria por idade? Resposta do Des. no se admite por contribuio, implemento por idade sim, a vantagem seria a no submisso aos exames peridicos. 16 - Qual o tipo de aposentadoria que impede atividade remunerada? 17 - Declarao reduzida a termo do empregador, constituiria incio de prova material?

Dr. Raul Livino representante da OAB


Filosofia do Direito 1 - Filosofia, Sociologia, Psicologia e Teoria Geral - Qual a razo desta introduo no concurso para a magistratura? 2 Qual a diferena entre Filosofia, Cincia e Tcnica? 3 - O que seria lgica formal e lgica material?

4 - O que epistemologia? 5 - No que consiste o mtodo lgico dedutivo? 6 - Qual a diferena entre regra moral, regra de trato social e regra jurdica? 7 - Qual a diferena entre tica e moral? 8 - O que diferencia a tica de princpio da tica de resultado? 9 - Onde se situa a eutansia no plano moral? 10 - Existe o direito de morrer? 11 - O que valor? 12 - Qual o ser do valor? Resposta: valer! 13 - O que mtodo e objeto em cincia? O objeto a meta, o mtodo o caminho. 14 - O que deduo e induo? 15 - A razoabilidade na interpretao, por qu pressupe a induo? 16 - Qual a diferena entre a interpretao gramatical e a teleolgica? 17 - Quando se faz interpretao extensiva, com relao ao fim e literalidade da norma, o que se busca? 18 - Qual a diferena entre o conhecimento cientfico e o conhecimento vulgar? Qual a diferena entre o conhecimento cientfico e o conhecimento religioso, razo e f, qual a diferena? 19 - O que direito e o que o que direito (Kant).

Direito Penal 1 - Qual a diferena entre interpretao analgica e analogia? 3 - Aquele que tem subtrado coisa sua e vem a subtrair na mo de outra, comete crime de furto? conduta atpica? O exerccio arbitrrio das prprias razes se aplicaria? 4 - A coisa de ningum pode ser furtada? E a coisa abandonada? E a coisa achada?

5 - Qual a diferena entre o crime de roubo e furto qualificado? 6 - Qual a diferena entre a apropriao indbita e o furto? 7 - Porque se atribui a norma penal a questo da ultima ratio? Resposta do examinador. Russeau. Supresso do direito subjetivo a um bem maior que o status libertatis na submisso do indivduo s regras do sistema do qual ele parte. 8 - Quem o sujeito passivo na relao processual nos crimes contra a f pblica? 9 - O crime de falsidade documental exige a inteno de prejudicar? Em que consiste o dolo no falso? 10 - Pode haver tentativa no crime de falsidade documental? Qual o momento consumativo do crime de falso? Entre falsidade e uso h concurso material sempre? 11 - A f uma prova de conhecimento, nos casos de crime contra a f pblica? 12 - Entre o falso e o estelionato h concurso material, formal...? Quais seriam as correntes? 13 - Veja o caso prtico com relao ao art. 301, 1 do CP e caput do art. 302: Um mdico, exercendo cargo pblico, que concede atestado contendo informao falsa que incapacite servidor, neste caso possibilitando que este possa fazer jus aposentadoria, estaria enquadrado em que dispositivo legal? Obs. O ato de aposentao no se pode presumir. 14 - H concurso de crimes naquele que usa e falsifica no crime de falsidade documental?

Direito Processual Penal 1 - possvel a interceptao telefnica entre o advogado e seu cliente? E quando so coautores na eventual prtica de crime? 2 - Escuta ambiental e interceptao telefnica, quais os requisitos? 3 - Na interceptao telefnica pode haver autorizao judicial nos crimes punidos com deteno?

4 - Interceptao realizada aps o termo da autorizao feita pelo juiz considerada como a prova lcita? 6 - E na hiptese em que h autorizao para quebra de sigilo telefnico de uma determinada pessoa, e um outro falando com o mesmo, se capta a prova de prtica de crime, como fica esta questo? Encontro fortuito. Serve de base para uma nova investigao. 7 - Discorra a administrativo? respeito da prova emprestada no processo

8 - Art. 133 do CPP indispensabilidade. O que a defesa no processo penal? possvel a realizao da justia sem defesa? 9 - O que seria valorar prova? 10 - Quanto ao sujeito da relao processual no processo penal, como seriam estes sujeitos? Quais so as partes necessrias? 11 - O assistente de acusao pertence a que tipo de categoria? Acidental? 12 - Qual a diferena entre sujeito acidental e essencial no processo penal? 13 - O processo penal busca a verdade real, qual a diferena entre a realidade e a verdade? 14 - Quando se diz que o juiz decide pela livre apreciao da prova, o que se entende por isso? E a ntima convico? Pode? E o tribunal do jri? Seria uma exceo? 15 - Explicitar quando se reforma a deciso do tribunal do jri? O que manifestamente contrrio prova nos autos? 16 - Qual a diferena entre a delao premiada e o ru colaborador? Colaborao e delao? 17 - Em que consiste a falsidade documental no crime contra a previdncia, quais os documentos? Como se configuraria?

Sociologia 1 Qual a diferena entre indivduo e pessoa ou ator social? Para que servem os processos de endoculturao e aculturao?

2 - Qual a teoria predominante em relao natureza e a sociabilidade, o que o algo social e o algo natural? 3 - Como Durkheim conceitua o fato social? 4 - Qual a diferena entre coero e coao? 5 Qual a diferena entre a regra moral, regra de trato social e regra jurdica? 6 - Qual a diferena entre o ser do direito no Direito Penal e o ser do direito na Sociologia?

Dr. Tarcsio Professor UnB

Direito Tributrio 1 - Direito Brasileiro Tributrio o mais constitucionalizado do mundo, que consequncias podemos tirar disto? 2 - Como se dar a devoluo do que foi arrecadado a ttulo de emprstimos compulsrios? 3 - poderia existir uma lei retardando a devoluo dos valores, ou a lei que institui o emprstimo compulsrio vincularia o legislador? 4 - Causa de safra em matria tributria e previdenciria? 5 - H excees no que concerne imunidade constitucional, no que diz respeito apenas a impostos? Ou outros tributos tambm podem ser abarcados? 6 - Quem pode instituir emprstimo compulsrio? Somente a Unio. E a receita vinculada? Integram o patrimnio da Unio ou no? 7 - LC vinculante ao prprio legislador ou ele pode refazer esta lei, procrastinando a devoluo dos valores arrecadados a ttulo de emprstimos compulsrios? 8 - Que polmica houve a respeito da Taxa da Iluminao Pblica? 9 - E em relao taxa de limpeza pblica, das vias pblicos, ela seria inconstitucional? 10 - Emolumentos cobrados por despesas notariais e de registros qual seria a natureza jurdica? Taxa.

11 - Pode haver revogao de iseno? 12 - Pode haver revogao de iseno, e em caso positivo haveria limites? 11 - Os princpios constitucionais da vedao ao confisco se aplica a tributos extrafiscais? 13 - Qual a diferenciao tpica entre anterioridade e anualidade? 14 - Imunidade sobre livros, as fitas de vdeo, de contedo didtico fazem jus esta imunidade? 15 - Se a Unio criar tributo com base na competncia residual, ela tem que passar alguma coisa para estados e municpios? 16 - Norma legal que altera prazo de recolhimento de tributo se sujeita ao princpio da anterioridade? 17 - Imunidade de templos, renda de imveis locados, h imunidade constitucional? 18 - Distino bsica entre proporcionalidade e progressividade? 19 - O que dizer de uma lei que estabelece alquotas progressivas sobre. 20 - constitucional o redutor de IPTU que recai sobre imvel nico? 21 - A tcnica da substituio tributria se aplica a emprstimos compulsrios ou a taxas? 22 - Em relao substituio tributria o que Diferimento? 23 - No que consiste a substituio tributria regressiva, ou para trs, ou diferida? 24 - O que substituio tributria para frente?

Direito Administrativo 1 - Consequncia bsica de no pagamento de servio pblico essencial? 2 - Quais os limites rescindibilidade pelo STF das decises do CNJ? Em se tratando de atos administrativos, o STF pode ser feito controle de legalidade e razoabilidade, mas o que se vem percebendo o STF tambm fazer um controle do mrito das decises do CNJ.

3 - O que distingue a ANATEL e a ANP das demais agncia reguladoras no mbito da Administrao Federal? So as nicas que gozam de assento constitucional. 4 - H semelhanas entre as agncias reguladoras criadas no Brasil e as do modelo francs? 5 - Cinco exemplos de agncias reguladoras? 6 - Regime jurdico dos servidores das agncias reguladoras federais? 7 - O que seria um regulamento autnomo? 8 - Correo monetria majorao? 9 - A responsabilidade pessoal de funcionrio que emite certido, com dolo, que contenha erro contra a fazenda pblica, pode ser responsabilizado este funcionrio? 10 - No caso de extino de pessoa jurdica de direito privado, quando qualquer dos scios remanescentes seguir com a atividade empresarial, ns estamos em hiptese de responsabilidade? 11 - Domnio pblico a mesma coisa de bens pblicos? 12 - A patrimnio das EP, SEM e concessionrias so equiparados a bens pblicos? Quais seriam as consequncias desta equiparao em relao gravao destes bens? Posio do STF com relao EBCT? 13 - Como se classificaria, bens de uso comum ou de especial, as rodovias? 14 - Pode o poder publico se valer de instituto de direitos privados para se valer dos seus bens? 15 - Qual a relao entre bens dominicais e o instituto da desafetao? Os bens dominicais podem ser alienados? Pode haver desafetao tcita? 16 - Concesso de direito real de uso, qual seria o perfil mnimo deste instituto? 17 - De quem so as terras devolutas? 18 - Qual a relao entre bens dominicais e institutos como afetao e desafetao? 19 - Pode haver desapropriao de bens pblicos? 20 - O que so terras devolutas?

21 - Em caso de dissoluo irregular de sociedade o que acontece com o patrimnio do scio gerente? 22 - Em caso de dissoluo irregular de sociedade o que acontece com o patrimnio do scio. 23 - Classificao de uso comum e especiais, os museus estariam aonde neste caso? 24 - Onerao por direitos reais, exemplo anticrese, os bens pblicos podem sofrer? 25 - No que consiste plataforma continental? 26 - Pode haver a desafetao tcita de um bem pblico? 27 - Pode haver a aquisio de um bem pelo estado via confisco? 28 - Distino bsica entre a concesso e permisso do bem pblico?

Direito Constitucional 1 - Causas de safra (aquelas que se repetem aos milhares) haveria uma espcie de demonstrao mitigada ou programada, ou haveria a necessidade de se cumprir por inteiro a questo da repercusso geral? 2 - Cabe ADI em face de decreto autnomo? Natureza de primariedade. 3 - Qual a mais valia da durao razovel do processo? 4 - possvel adicional de progressividade fundado no nmero de imveis que o adquirente possui? Obs. Sobre o primeiro candidato: Muito bem preparado, calmo, titubeou um pouco em direito internacional e comercial, foi muito bem em processo civil, conseguiu convencer em filosofia e sociologia. Sobre os desembargadores: simpticos, inteno em deixar o candidato o mais a vontade possvel, principalmente o Des. Cndido Ribeiro. O Dr. Raul Livino mais deu uma aula do que inquiriu os candidatos, isso bom. O Des. Reynaldo da Fonseca ilustra muito bem as perguntas que faz. Inclusive o prprios examinadores complementam a resposta do candidato, ajudam o candidato na concluso das respostas.

Dia 18.01.2011

Des. Reynaldo Fonseca


Processo Civil 1 - possvel prova emprestada no processo civil? 2 - Suponhamos que um servidor tenha sido punido por interceptao telefnica sem autorizao judicial, neste caso chega administrao pblica como notcia crime e este servidor demitido em razo de processo administrativo disciplinar. Num outro momento aquela prova na ao penal foi rechaada pela sua ilegitimidade, neste caso, como ficaria eventualmente na seara cvel a possibilidade de que o servidor possa se valer da nulidade da prova na ao penal para que possa ser reintegrado nos quadros da administrao pblica? 3 Ns podemos inverter as provas. No direito ambiental, possvel? 4 Em relao ao consumidor, eu posso inverter o nus da prova? 5 - Posso fazer a inverso no momento da prolao da sentena? 6 - Na prova testemunhal, esta pode se d o direito ao silncio? 7 E um advogado depondo como testemunha e plane o sigilo profissional? 8 - Qual a teoria em matria de provas que o CPC adotou? Persuaso racional. 9 Existe prova tarifada no nosso ordenamento jurdico ainda? Em direito previdencirio, a senhora concordaria com a livre convico ntima? O STJ tem uma smula que em matria de trabalhador rural tem que haver um incio de prova material, e sem este incio, como fica a convico ntima do magistrado, como ficaria isso? 10 a atuao como juiz, resolvendo os conflitos que so postos, se acaba com os conflitos? A transao alm de resolver problemas de prateleiras seria o melhor mtodo? Pois no caso de instruo, no momento da produo de provas, se as partes resolvessem transacionar, o senhor como juiz interromperia a produo de provas e autorizaria a transao? 11 - Na fase instrutria o magistrado tem que tentar fazer conciliao, despacho saneador, neste caso qual a teoria que prevalece no CPC a respeito a anlise das provas pelo juiz? Teoria do livre convencimento motivado? No caso do direito previdencirio, pode haver um convencimento ntimo do juiz, no que concerne prova, afastando,

pois, a smula daquela corte a respeito do incio da prova material para a concesso do benefcio? 12 - Pode se recusar laudo pericial por entender que este laudo equivocado e substitu-lo? 13 - Pode se adotar a manifestao do assistente tcnico de alguma das partes? Se garantido o contraditrio a candidata diz que pode. 14 - Cite dois exemplo de inverso do nus de prova? Regra do nus da prova esttico art. 333 do CPC. Direito do consumidor. 15 Nesta inverso, foi feita uma instruo probatria, e na sentena verificou-se que era caso de inverso...neste caso inverte-se o nus da prova? 16 Qual a diferena entre processo de execuo, cumprimento de sentena e medida executiva, se existe ou so sinnimos? Pode haver ato ou medida executiva em processo de conhecimento? 17 - Quais os requisitos para se ajuizar com processo de execuo, que se fala em sincretismo, deduz-se que com a reforma permanece, ento qual o requisito para se ajuizar o processo de execuo? E com relao fazenda pblica, tem um procedimento autnomo? Qual seria o ttulo executivo extrajudicial neste caso? 18 - Em relao execuo provisria, quais as caractersticas que o senhor elencaria para a sua configurao? 19 - Na execuo fiscal existe a objeo, que principal, constituda pelos embargos do devedor, e quando o magistrado recebe estes embargos, h instruo, prolata-se a sentena e contra esta sentena de procedncia a parte recorre e o senhor recebe este recurso, vai haver a possibilidade de execuo provisria ou uma execuo em definitivo? O credor quer continuar executando. 20 em relao interveno de terceiros no processo de execuo, admitiria a assistncia o senhor como juiz federal? 21 No processo de execuo, possvel haver uma cesso de crdito e se substituir o credor? Mesmo no processo de execuo h necessidade de anuncia da parte contrria? O MP pode propor a execuo, e em que situao? 22 - O CPP autoriza o MP nas autorizaes do art. 68 atuar em nome o hipossuficiente, a senhora acha que isso diante da moldura constitucional foi recepcionada?

23 - Em relao execuo, eu posso desistir da execuo em qualquer fase se eu sou o credor? Quando oferecido embargos execuo no se faz possvel a desistncia do credor? 24 admissvel no processo de execuo a assistncia? A esposa que no foi citada no processo de execuo e que quer recorrer de uma deciso no processo de execuo do seu interesse em relao a uma determinada controvrsia, pode se valer do recurso de terceiros contra a deciso lavrada no processo de execuo nos embargos de execuo? 25 - E no ttulo extrajudicial no mbito da justia federal a fazenda nacional props a execuo contra pessoas X, Y e Z e na CDA constam os nomes dos scios gerentes e minoritrio, como magistrado posso mandar citar imediatamente dos scios gerentes e tambm do minoritrio? O senhor admitiria uma exceo de pr-executividade para excluir o scio minoritrio? Direito Ambiental 1 O meio ambiente direito difuso, portanto pode-se afirmar que as consequncias da reparao s sero por meio deste direito difuso, ou pode haver reparao por infringncia de outros direitos? 2 - Qual a natureza jurdica desta responsabilidade no mbito do direito difuso e do direito individual em relao aos danos ambientais? 3 Como ocorre a pretenso de responsabilidade civil, como ocorre esta reparao numa ACP reparatrio de um dano ambiental? 4 - Como possvel a responsabilizao via reparao de danos como uma das alternativas, como juiz federal em Rondnia, por exemplo, o MP entra com ACP por dano em reserva indgena, e pede tutela antecipada, dizendo que a atividade est causando dano ao meio ambiente e comprometendo a reserva, e vem a contestao e nega isso, j que a reparao pode ser por perdas e danos, como o senhor agiria ao examinar a tutela antecipada tendo em vista os princpios de processo civil e de direito ambiental, j que a tutela antecipada merece uma evidncia dos fatos? 5 Na reparao ambiental qual a natureza jurdica desta reparao quanto ao dano ecolgico? 6 se eu tenho uma empresa ao lado de um rio e em funo de uma fato, um caso fortuito acontece um dano ecolgico, empresa de agrotxico, neste caso seria risco integral, criado, provocado?

7 Vossa excelncia ao examinar uma pretenso que venha JF, se possvel a reparao por perdas e danos, qual sua postura diante de uma tutela cautelar ambiental? Ou se alegaria a ausncia de periculum in mora por no haver prejuzo ainda e poder ser feita uma reparao econmica por perdas e danos? 8 No Brasil, hoje se fala muito da criao de um fundo para a reparao de danos ecolgicos, se tem notcia no direito comparado a respeito deste fundo? Que notcias Vossa Excelncia tem a respeito deste fundo? 9 - Sobre a celebrao de seguro para a reparao de danos ecolgicos, como Vossa Excelncia ver isto? A prioridade a reparao in natura. 10 - Se vrias empresas em regio de proteo ambiental provocam um dano ecolgico e a ao proposta contra as empresas, e uma delas vem e diz que a responsabilidade de apenas 1/5, que tipo de responsabilidade essa? A doutrina defende que a responsabilidade solidria? E o que acontece com relao empresa que reparou in natura o dano, ela teria direito de regresso como? 11 Quanto reparao ambiental de carter coletivo, h prescrio? 12 - Produtos geneticamente modificados h de se perquirir a responsabilizao por culpa? 13 o que o princpio do poluidor pagador? 14 na 1 regio tem Bahia de So Marcos no Maranho, acidente ecolgico da Cia Vale do Rio Doce com relao minrios, o MP entrou com ao para reparao e tutela inibitria, e em contestao a Vale alegou que era proprietria do minrio mas no do navio, como seria a responsabilidade civil? A responsabilidade solidria, neste ponto devendo ser afastada esta alegao, a Vale tem que arcar com este risco tambm. 15 o trfico de animais silvestres movimento 1,5 bilhes de reais no Brasil, 10% dos animais chegam a ser comercializados, 90% morrem com o transporte, a arara azul pode ser comercializada por at R$ 60.000,00, a internet o maior canal difusor deste crime, e o agente responde por 6 meses a 1 ano e pagamento de multa de at R$ 5.500,00. Dentro desta realidade, o senhor poderia me dizer o que biodiversidade, e o que a legislao Brasileira tem feito para conter a biopirataria?

16 - H legislao interna para punir a biopirataria e qualificar como tipo penal? H uma medida provisria que foi emitida, mas isso polmica. 17 - Em relao flora, quais as medidas da legislao brasileira para a proteo da flora? 18 - A construo da segunda pista do aeroporto de Braslia teve muita repercusso na esfera do direito ambiental por atingir e ter um impacto ambiental muito grande, o MP ingressou com ao para a reparao dos danos causados ao meio ambiente e o magistrado oficiante indeferiu a inicial com o argumento de que aquela reparao in natura no era mais possvel, chegou ao tribunal, e este interpretou que era sim possvel dar continuidade quela medida de proteo ao meio ambiente, na medida em que haviam outras fases de reparao para a proteo biodiversidade, ento, quais seriam estes tipos de reparao, de proteo APAS, por exemplo? Existe outro tipo de reparao para a proteo da biodiversidade? Conciliao com o princpio do desenvolvimento sustentvel, fundo de direitos difusos. Obs. MP 2160 e a biopirataria.

Des. Olindo Menezes


Direito Civil 1 Atribui-se ao Direito Alemo o incio do instituto da desconsiderao da personalidade, Vossa Excelncia se recordaria? 2 No Brasil atribui-se a um grande comercialista numa grande conferncia feita em 1960, quem seria este comercialista? Rubens Requio. 3 Rubens Requio defendia que a desconsiderao poderia ser autorizada. 4 Fernando Noronha uma autoridade em matria de obrigao natural, ele diz que dever extrajurdico, seria uma pergunta, e a lei ignora as obrigaes naturais at o momento em que a prestao cumprida, faa uma explanao sobre estas duas afirmaes? 5 - Leia o art. 882 CC/2002 este artigo tem uma palavra a menos, qual a interpretao que o senhor faria entre a dvida prescrita e a obrigao judicialmente inexigvel? Existiria outras dvidas que seriam enquadradas como obrigao judicialmente inexigvel? A doutrina diz que este artigo deveria ser entendido, ou cumprir outra obrigao

juridicamente inexigvel? Leia o art. 814 do CC/2002...Este jogo, que jogo esse? Esta palavra jogo, se refere aos tolerados. 6 Fale sobre o leasing para compra de automvel e a posio do STJ? 7 O que uma fundao? 8 - Este artigo 62, nico, leia. Qual a posio da doutrina sobre este pargrafo, um RO taxativo ou exemplificativo? 9 O que se exige para uma pessoa jurdica estrangeira se estabelecer no Brasil? 10 no caso de desconsiderao da personalidade jurdica, h a dissoluo da sociedade? 11 Com relao pessoa jurdica a Teoria Jurdica ou Institucionalista, o senhor saberia falar sobre? O CC estaria aonde? Fala sobre a existncia legal sobre as pessoas jurdicas. 12 A jurisprudncia do STJ antiga a respeito 13 Qual seria o conceito clssico de propriedade resolvel? Independentemente de alienao fiduciria? Propriedade em cujo ttulo j est a causa da sua extino. 14 O que patrimnio de afetao? 15 - H dois contrato no mbito do ET, contrato proativo, que contrato so eles? Parceria e o arrendamento. O Estatuto da Terra prev alguma hiptese de usucapio? H uma previso especfica no ET. Art. 98 do ET 16 - O que uma cdula rural pignoratcia? 17 - possvel pela via do registro pblico a mudana da pessoa, em que circunstncia, em que prazo? A lei de certa forma fala sobre o nome, que dar uma certa diretriz, evitar o que? Com relao segurana jurdica. O cuidado seria no distorcer os apelidos de famlia. 18 - Em matria de registros pblicos, no que consiste o processo de dvida? Seo juiz decidir contrariamente parte, neste processo, o que faz a parte, o que ela pode fazer? Apelao para o TJ, est na lei de registros pblicos, estranho uma deciso destas, mas existe. 19 - Pode-se vender imvel hipotecado? Tem o atributo de seqela, oponvel erga omnes. Neste caso o adquirente do imvel. A lei diz que o imvel hipotecrio pode ser vendido, direitos reais sobre coisa alheia,

seria necessrio...tem-se um credito hipotecrio, em banco, esse crdito est sendo pago, o devedor hipotecrio vendeu o imvel, ele deixa de pagar o financiamento, o banco vai penhorar o bem que est de propriedade em outro, artigo explicitativo, quando o legislador tem dvido aonde no existe dvida nenhuma. 20 - O registro de hipoteca constitutivo ou somente para fins de publicidade? Em que cartrio de imvel feito? 21 - Que bens podem ser objetos de hipoteca? 22 Se a senhora toma um emprstimo e dar o prprio imvel em alienao fiduciria em garantia, qual o procedimento que o alienante fiducirio tem para executar a dvida do devedor fiduciante? Calcanhar de Aquiles na alienao fiduciria...matria de insatisfao geral pelas imobilirias? Direito Empresarial 1 A respeito de arrendamento mercantil, um dos assuntos mais tormentosos nos contratos o estudo da causa, que no se confunde com os motivos, qual seria a causa deste contrato no ordenamento mercantil? Fbio Conder Comparato um grande estudioso nesta matria. Concepo de causa mais aceita a funo econmica e social tpica do contrato. 2 O que o leasing financeiro? 3 - Quantos agentes integram a engenharia do leasing financeiro? O produtor do bem e o arrendatrio 4 - Que opes tem o arrendatrio nos termos do contrato? Pode comprar, devolver o bem ao arrendante e renovar o contrato.

Des. Cndido Ribeiro


Direito Previdencirio 1 A CF/88 garantia a concesso de um benefcio assistencial, a quem pode ser concedido? Aposentados e deficientes em condies de miserabilidade, sem condio de prover o seu prprio sustento (esta que caracteriza). Basta ser portador de deficincia para ser portador deste benefcio? Veja no art. 203, inc. V da CF, depois responda. No basta ser deficiente, tem que comprovar que no tem condies de subsistir sem este benefcio, isso j uma condio, e a CF dispe sobre expressamente. Este tipo de benefcio de prestao continuada, pode abono anual? Dcimo terceiro?

2 Esse benefcio pode ser transferido? No, personalssimo. Como juiz, um deficiente que recebeu esta vantagem terminou tendo um filho, que menor e aps o nascimento desta, o pai falece, que soluo o senhor daria se houvesse um pedido recusado pela previdncia de pagamento de penso esta criana? Ela no tem condies de subsistir. Este benefcio no pode ser transferido, que se busque outro. 3 Esse benefcio no pode ser objeto de penso ainda que por menor impbere, mas digamos que ns tivssemos uma situao de morte e aps a morte se apurasse que houve uma correo no benefcio que de um salrio mnimo, e que este anterior morte do beneficirio, os seus herdeiros teriam algum direito de pagamento diferena? E se a lei do LOAS no prev esta situao, qual o diploma legal que vai regular o reconhecimento deste direito? Seria aplicado o CC, est aberta a sucesso, ele receberiam como herdeiros. Poderia ser pago o resduo. 4 No que diz respeito a tempo de servio rural, h uma distino com tempo de servio urbano, mas mesmo no campo h uma contagem diferente para trabalhador rural e para produtor rural, este implementando o seu tempo de contribuio ele aposenta com que idade mnima? 5 - O produtor rural tem idade mnima para a obteno de aposentadoria? Prazo de 60 anos para homem e mulher 55. 6 Qual a distino entre o auxlio doena acidentrio e o auxlio doena ordinrio? 7 Qual o valor do auxlio doena? 8 - O abono anual pode ser pago de forma anual? 9 - Auxlio recluso em que pago ao condenado, em que regime prisional? Fecha e semi-aberto. Se o preso se evadir cessa o pagamento. Direito Internacional 1 Cite trs exemplos de Estados Compostos? A antiga Unio Sovitica, Reino Unido, EUA, Brasil. So os que compe a federao, que no so Estados Unitrios. 2 Quais as teorias a cerca da relao entre o direito internacional e o direito interno e qual a adotada pelo Brasil? Teoria Monista (Kelsen) e Dualista (Triepel). O Brasil adota o dualismo moderado.

3 Como se dar a formao do Estado? Povo, territrio e um governo (terceiro elementos para se chegar ...) soberania. 4 Em que consiste o direito liberdade? No prisma de pessoa jurdica, de quem estado e da possibilidade de se auto-governar? Com relao capacidade de se autodeterminar como estado. 5 Em que consiste o direito de jurisdio do Estado soberano? de exerccio dela aqui, comporta alguma exceo na aplicao da lei externa? Na hora em que se adere a um tratado, se compromete com aquela regra, seria uma exceo. 6 - Em matria de regime de bens seja legal ou convencional o que forma a lei brasileira que se aplica a lei estrangeira quanto ao casamento realizado no exterior, regime de bens, o de l, o daqui, como isso? 7 - Em que hiptese o casamento realizado no exterior tem validade no Brasil, independentemente de qualquer providncia? Casamento valido quando celebrado em reparties diplomticas, na embaixada brasileira celebrado perante autoridade diplomtica ou consular do pas, ele tem validade, como se no Brasil ele tivesse validade. Elemento de instaneidade ?

Dr. Raul Livino representante da OAB


Filosofia 1 - O que o Estado Simples? 2 A livre convico a mesma coisa que convico livre? Esta ltima seria a ntima convico. 3 Qual a diferena entre existir e coexistir? O homem existindo ou coexistindo? 4 a jurisdio na soluo do conflito objetiva o que? Tornar possvel a coexistncia, numa razovel harmonia e pacificao em superao lei moral que insuficiente, pois ela obriga, mas no tem uma fora coercitiva. 5 O que o Direito? Trace um parmetro entre o conceito tridimensional de Miguel Reale de norma, valor e fato, comparando-a com a posio de Kelsen para quem o direito puramente norma, fale sobre? 6 Pode haver um direito injusto?

7 Distino entre imperativo categrico de Kant (estabelece que cada homem deve se comportar de tal modo que sua forma de agir seja paradigma a todos), e norma fundamental de Kelsen. O que Carlos Cssio quis dizer com a definio do direito como cultura? E a teoria tridimensional com o fenmeno cultural de Miguel Reale? 8 - Qual seria o conceito de ser?, o ser s aquilo que pode ser mensurado? Captado pelos sentidos? Ou h ser mesmo que nunca tenho sido se apresentado a verificabilidade? Parmenes e Herclitos? Para Parmenes no h movimento, que pura iluso, o ser e o ser no . O ser puro movimento para Herclitos, no h possibilidade de banhar-se numa mesma correntes. Qual a noo que Aristteles deu estea problemtica, no pode haver movimento sem ser para se movimentar, logo este monismo foi descaracterizado, em que o ser move-se para adquirir uma prorpiedade que no tem, para ser o que se pretende necessrio movimento, o ser em ato e o ser em potncia. Sociologia 1 O que extratificao social? Diviso da sociedade sobrepostas em camadas. 2 O que o estado como condio, como atributo do indivduo? O status. 3 - Processo de transformao do indivduo em pessoa? 4 O que se entende por conflito? O conflito o normal ou um fenmeno anmalo? Seria uma falcia dizer-se que o Poder Judicirio seria um instrumento para resoluo de conflito? 5 Qual a diferena entre mediao e jurisdio? E a diferena entre mediao e conciliao? 6 Qual a diferena entre o isolamento e contato? Diz respeito ao isolamento social. Processo Penal 1 - Qual a natureza jurdica do inqurito policial? processo ou procedimento? Qual a finalidade do IP? O IP perquire o que? Que pea elaborada para a formao do IP? Portaria. A parte final do IP, como se denomina? Relatrio. A autoridade policial pode emitir juzo de valor no IP? Ele s pode instaurar um IP havendo noticio de fato definido como crime, ento ele tem algum juzo, como se denomina este juzo que a autoridade policial tem, caso contrrio existira abuso, como se chama estes juzo? Juzo de subsuno precria, pois o de subsuno

prprio do MP. Pode se decretar nulidade em IP? NO caso de crime de ao penal privada o delegado pode instaurar de ofcio o IP? Havendo dvida sobre a materialidade pode se instaurar o IP? E para a pronncia, havendo dvida sobre a materialidade, ele pode ser pronunciado? 2 O Inqurito pode ser dispensado? 3 H contraditrio no IP? 4 Os direitos fundamentais do acusado est protegido no IP? 5 Qual a diferena entre o sistema acusatrio e inquisitrio? 6 Antes da CF/88 poder-se-ia dizer que o nosso sistema era a acusatrio, luz do velho CPP de inspirao fascista? 7 - Diferencie as excees das prejudicialidades? 8 O MP pode investigar? 9 O interrogatrio do ru meio de prova ou meio de defesa? 10 - O silncio do ru pode ser interpretado em seu desfavor? 11 O juiz pode condenar to somente baseado pelo IP? 12 Estupro de vulnervel, na defesa preliminar sustentado que a moa tem idade de 25 anos e no de 16 anos conforme certido, e ai sustentado tambm a hiptese da competncia da JF para apreciar a questo e tambm da nulidade processual tendo em vista tratar-se de ACPC que deveria ser deflagrada pelo MP, entretanto a representante teria aforado mediante queixa e a hiptese no era de exaurimento de prazo ministerial, como o senhor resolve esta questo? Questo prejudicial. Incidente de falsidade documental. 13 - O que se entende por questes preliminares e questes prejudiciais? O incidente de insanidade mental questo prejudicial ou preliminar? 14 Art. 92 e art. 93. Art. 92 Como se denomina esta questo prejudicial? Questo prejudicial homognea. Art. 93 como se denomina esta questo prejudicial? Questo prejudicial heterognea. E quando o prprio juiz quem resolve a questo prejudicial homognea (incidente de falsidade documental).

15 - A emendatio libelli ainda constitucional diante do novo paradigma? O juiz ainda pode dar nova definio jurdica, embora o ru se defendo dos fatos? 16 - Qual a natureza jurdica da representao? H prazo? decadencial? 17 Ao penal subsidiria da pblica, o que este tipo? ao penal subsidiria ou queixa substitutiva da denncia? No crime de abuso de autoridade a ao panela pode se itentar a privada substitutiva da pblica, mas na regra geral a queixa substitutiva. 18 - O MP pode requisita a instaurao ou pode instaurar o IP? 19 - E o MP quando investiga, ele est impedido de oferecer denncia? 20 - Quando o MP pede o arquivamento do IP, qual o procedimento do juiz? 21 - Quando o MP inerte quanto ao prazo do oferecimento da denncia permitido ao ofendido a queixa substitutiva, mas e no caso do MP pedir o arquivamento do IP? 22 - Qual a natureza da priso preventiva? Quais os requisitos para a sua decretao? 23 - O que o senhor entende por ordem pblica? Como eu sei que a ordem pblica est na iminncia de sofrer um dano? No se confunde com clamor pblico. 24 - Qual a natureza jurdica da liberdade provisria com fiana? medida profiltica de polcia criminal, a nica que o juiz pode conceder sem a oitiva ministerial. O crime mais grave que tem liberdade provisria sem fiana. Direito penal 1 - Qual a ao penal contra o crime de abuso de autoridade? 2 - Quem o sujeito ativo do crime de abuso de autoridade? 3 Quem seria a autoridade? Art. 5 da lei 4868. 4 - Estas penas contidas na lei, qual a comparao que o senhor faz, elas so penas acessrias, a suspenso do exerccio da atividade na ambincia em que se exerce? Eles se confundem com os efeitos da condenao na ao penal

5 Com relao ao crime ambiental, o que ambiente para fins de proteo no direito penal? 6 na lei ambiental a previsibilidade exclusivamente de perigo de dano ou tambm de perigo, e se sim abstrato ou concreto? Qual o bem jurdico protegido nos crimes ambientais? 7 Quem pode ser sujeito ativo? 8 - Como feito o interrogatrio da pessoa jurdica quando se imputa ela um crime ambiental? Qual o modus operandi, eleito um representante, indicado para responder? 9 quais os crimes passveis de serem cometidos por pessoa jurdica? 10 - possvel a suspenso condicional do processo nos crimes ambientais cometido por pessoa jurdica? 11 - Como se opera a extino da punibilidade nos crimes ambientais?

Dr. Tarcsio professor da UnB


Direito Constitucional 1 Qual a importncia dos princpios no neopositivismo? Pode se resolver um caso concreto no mbito do direito pblico luz da aplicao dos princpios submetido ao Poder Judicirio? 2 Qual seria a distino entre princpios e regras constitucionais? 3 Eu posso ter conflito de regras dentro da CF e no ter com princpios? 4 Art. 16, da CF, encerra um princpio ou uma regra? E a partir desta premissa se se admite-se a LC 135 como instrumento normativo vlido? 6 At aonde pode ir o ativismo judicial, quais so os limites com relao nova separao dos poderes? Responde tambm com relao ao mbito da usurpao do Poder Legislativo? 7 Ferdinand Lassale ou Konrad Hesse na sua viso?

8 - O que significa realizar a CF? 9 - Faa um trao demarcatrio entre o Estado democrtico de direito e o estado democrtico de direito social? 10 - possvel a participao indireta ou direta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas? 11 Um hospital privado brasileiro pode receber investimentos estrangeiros? 12 - Empresas jornalsticas e rdiofuso possvel a participao de estrangeiros? 13 - O senhor poderia delimitar o porqu das delimitaes das participaes estrangeiras quando s empresas de rdiofuso? Interesse nacional. 14 - Somente estrangeiro naturalizado poderia ser proprietrio e com participao? 15 - Quanto a Unio deve aplicar na rea do ensino? Direito Tributrio 1 O que ocorre se vier a ser revogado a lei que fixa um determinado lanamento? 2 Qual o regime jurdico da lei meramente interpretativa no direito tributrio? Qual a polmica que veio a lume com a LC 118 sobre este diapaso? Qual a soluo do que o STJ deu para esta polmica? 3 O CTN preconiza a interpretao literal, ela restritiva ou estrita, se que h diferena? 4 - Como se interpreta a regra de imunidade tributria, qual a ferramenta mais adequada? Se dar uma interpretao restrita ou estrita? Seria o mais correto a estrita. 5 O emprego da equidade pode resultar na dispensa de um tributo? 6 Distinga ao anulatria de ao declaratria em matria tributria? Antes do lanamento que ao cabvel? 7 - Como voc interpretaria o art. 38 da LEF em que a propositura da ao anulatria deve ser precedida do depsito do crdito? 8 - H a possibilidade de depsito extrajudicial na consignao em pagamento em se tratando de crditos tributrios?

9 - Sobre o CADIN, quais so os reflexos na inscrio nele lanada, se houver o parcelamento do dbito tributrio? Mesmo considerando que o parcelamento constitui confisso de dvida? 10 - Uma pessoa de direito pblico pode ser includa no CADIN? Direito Administrativo 1 Qual o regime de responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado exploradoras de atividade econmica? E qual o regime jurdico? De direito privado 2 As EPs podem gozar de privilgios fiscais? 3 Sobre servios pblicos, qual a relevncia da escola e Bordeau (escola do servio pblico) no trato do tema, capitaneada por Duguit e Geze? 4 Sobre o conceito de servios pblicos h dissensos doutrinrios. Existe um ncleo pacfico de servios pblicos? 5 - Cabe arbitragem em matria de concesso de servio pblico? 6 A gratuidade um princpio do servio pblico? 7 dentre as novas formas de concesso de servio pblico, h destaque para o arrendamento e franquia de servios pblicos, nova figura elencada pela doutrina, d um exemplo destes dois? Portos organizados, por exemplo? Agncias do correio, seria um exemplo de franquia? 8 - Como se trata juridicamente a greve na questo do servio pblico essencial? 9 - Como as empresas pblicas realizam a contratao de pessoal? 10 - Como se formaliza uma concesso de servios pblicos, quais os requisitos? 11 Conceitue encampao? 12 - A responsabilidade civil do estado seria uma forma de controle? Ela serviria num sistema preventivo de controle? 13 - Quais seriam os limites objetivos ao controle jurisdicional que incide sobre as chamadas polticas pblicas?

14 - O autor Norberto Bobbio relaciona o no controle com o arbtrio, na sua concepo essa afirmao vlida? Ler o livro o futuro da democracia de Norberto Bobbio. 15 - Me d um exemplo de controle no institucionalizado? E no institucionalizado, que ao menos por isso so menos eficazes. Tem espaos para controles no previstos oficialmente? Conceito de vocao preventiva do controle. 16 - H a necessidade de esgotamento da via administrativa para a propositura da ao judicial? Quanto disciplina desportiva por exemplo? 17 - MS contra ato administrativo suscetvel de recurso com efeito suspensivo dependente de cauo? 18 - Pode haver pelo Poder Judicirio o controle dos motivos dos atos administrativos? Aula dia 19.01.2011

Des. Reynaldo Fonseca


Direito Ambiental 1 Explique o panorama e a influncia da tutela inibitria ambiental na preveno do ilcito ambiental? Numa ao, este instituto de tutela inibitria, compatvel com a ACP? Numa ACP possvel numa tutela antecipada eu inibir um ato no mbito ambiental? E se a outra parte alegar que no houve dano? 2 Como se conciliaria a questo do desenvolvimento econmico e a proteo ao meio ambiente? Fale sobre o desenvolvimento econmico sustentvel? Avaliao ambiental estratgica. 3 - Quanto raposa serra do sol, o STF reconheceu que a demarcao deveria ser contnua, e estabeleceu 19 requisitos, muitas destas situaes, com relao aes possessrias dos fazendeiros que trabalham na terra, e se tivesse um desmatamento em que eu precisasse expedir uma tutela para impedir este empreendimento, que tutela essa? O que seria a Tutela Inibitria? Quais so os requisitos para a tutela inibitria? 4 - No caso o MP pode ajuizar ao perquirindo uma tutela inibitria pura, apenas a tutela? Sim, vai depender da natureza da ao, mas pra resguardar e evitar o dano ambiental entende-se que vivel. Deciso do STJ.

12 - O que seria um conceito uma reflexo a respeito de impacto ambiental, j que se tem o conceito semntico, jurdico e cientfico? Qual a natureza jurdica de um licenciamento ambiental? Toda licena precedida de EPIA? 13 - possvel, legtima ter licenciamentos mltiplos? O STJ Resp 588022 entendeu que podem existir vrias espcies de licenciamento sobre um mesmo empreendimento, e neste caso no haveria ilegitimidade. 14 - De quem a responsabilidade pelo licenciamento ambiental? Ns teremos licenciamento federal ou estadual dependendo do bem jurdico tutelado, o municpio no licencia. 15 o EIA pode ser sigiloso para evitar especulao imobiliria? 16 - Pode o poder pblico extinguir APAS, por exemplo, atravs de decreto? A supresso somente mediante lei, aprovada pelo parlamento. Art. 225, 1, III da CF. 17 - Art. 70, Lei 9605 cumulada com o art. 46 desta lei. Recente jurisprudncia do STJ. Remete a uma norma administrativa em branco o art. 70. Considera-se invlida esta penalidade administrativa em decorrncia do princpio da legalidade estrita quando uma autoridade administrativa autua um empreendimento com base no art. 46 da Lei 9605? As penalidades administrativas ambientais so transmissveis aos sucessores? Obrigao propter rem, com exceo os de natureza pessoal. 18 - No direito ambiental o licenciamento gera direito adquirido? Quais so as espcies de licenciamento ambiental? Pode haver um licenciamento prvio, de instalao...so trs licenas (localizao, instalao e ...). 19 No EIA preciso obrigatoriamente um engenheiro agrnomo? Tem que ser feito o estudo por uma equipe multidisciplinar? 20 - No processo administrativo ambiental h a inverso do nus da prova? 21 - Qual o pressuposto para o EIA? O EIA sigiloso, ou pode ser sigiloso, por exemplo, par ano causar especulao imobiliria? 22 - O ato da administrao de dispensa do licenciamento ambiental pode ser controlado pelo Poder Judicirio? Processo Civil

1 O porqu de adotar, qual o histrico, a origem, no direito comparado, para que o direito brasileiro adotar a smula vinculante, isso no seria uma violncia ao princpio da livre convico do magistrado? 2 existe algum impedimento constitucional no que tange o juiz de segundo grau possa afastar a constitucionalidade de uma lei frente a CF no aspecto de concesso de liminares? 3 - Quais as caractersticas, requisitos de uma tutela cautelar? Tutela de urgncia. Foi dada uma nova feio tutela antecipada, neste caso de reforma do CPC, a tutela cautelar no teria perdido o sentido? E as cautelares satisfativas, no estaria distantes do processo ordinrio e portanto da tutela antecipada, me d exemplos e cautelares satisfativas? Dentro do CPC, cautelares inominadas? Essa cautelar pode ser preparatria ou incidental, neste ultimo causa a competncia de quem? E se for preparatria? Com a antecipao dos efeitos da tutela, o processo cautelar perdeu o sentido? A tutela no processo cautelar duplamente instrumental, pois visa resguardar o resultado til do processo. O que a fumaa do bom direito no processo cautelar? 4 - A jurisprudncia uma fonte de direito? Orlando Gomes no entendia desta forma, diferentemente de Reale que fonte de direito, e diferente de Caio Mrio que fala ser fonte prtica do direito. A smula vinculante tem poder normativo para justificar ser a jurisprudncia como fonte do direito? Dentro do ordenamento jurdico brasileiro inovou como fora normativa? Quanto as decises de controle de constitucionalidade. Qual o procedimento par a edio de smula vinculante? Dois argumentos contrrios ou favorrio da jurisprudncia ou doutrina smula vinculante. 5 - Ao popular, cidado ajuza ao popular questionando dano ambiental, j outro cidado ajuza ao popular questionando o mesmo dano, s que em localidade diferente em que o dano tambm teria se propagado por l, como juiz federal o que o senhor faria? Analisaria para saber se os objetos se coincidem. Ao receber a ao popular o senhor extinguiria esta ao popular por litispendncia? Na ao popular o autor a coletividade, o cidado age em nome da coletividade. 6 - Quanto ao Mandado de Injuno, este instituto, qual o comportamento do STF hoje em relao s consequncias e atuao do judicirio? O STF estaria se investindo de um legislador positivo?

7 quanto ao Habeas Data, como contribuinte quero ter informaes na receita referente minha declarao do IR dos trs ltimos anos, e a receita nega, o cidado vai JF e pede para que se espessa a ordem, nesta hiptese caso de HD mesmo? Mas o senhor como cidado no tem esta informao como contribuinte, e o senhor no estaria transferindo ao estado a funo de um contador que o senhor deveria guardar as suas declaraes, hoje uma questo que vem JF, mas no amida como antes, mas os TRFs vem entendo que no caso de HD, pois dever do contribuinte guardar suas declaraes. 8 - Toda ilegalidade gera um ato de improbidade? A m-f premissa do ato mprobo? 9 Em relao ao MS a atuao do MP indispensvel, essencial? A Lei do MS aps a prestao das informaes no MS haveria uma manifestao do MP, o que o senhor faria se a manifestao do MP viesse como se ele entendesse que no seria questo de matria de ordem pblica. 10 - O MP pode em uma ACP pleitear a prestao in natura e a reparao pecuniria por danos cumulativamente? Mesmo a lei n 7347 falando que ou um ou outro? 11 - Quais os requisitos para que o STF submeta a matria numa ao repercusso geral e qual o procedimento? O Dr. Olindo Menezes, presidente do TRF, pode analisar os requisitos da repercusso geral, pois faz o juzo de admissibilidade do RE? Um juiz convocado pelo TRF, pode julgar recurso que esteja pendente de anlise de repercusso geral pelo STF. 12 O saneamento do processo somente possvel aps fase de rplica? Admite-se a inverso do nus da prova na sentena? 13 O que o senhor pensa sobre a tcnica alternativa de resoluo de conflito jurisdicional pela via da transao, conciliao e mediao? A transao tem suporte constitucional? Veja o prembulo da CF. Soluo pacfica das controvrsias. O sistem jurisdicional brasileiro vive de conflitos postos ao estado juiz, mas mesmo assim uma crise na administrao da justia. A conciliao seria uma tcnica para desafogar a justia? Seria uma consequncia. h fundamento constitucional na busca da soluo pacfica das controvrsias. 14 - O senhor abriria a instruo de ofcio para a produo de prova pericial, por exemplo, quando finda a instruo?

15 Em todo e qualquer processo numa Vara Cvel o senhor abrir vista a rplica para que o autor se manifeste sobre a contestao? E se o ru trouxer documentos e no apenas fatos novos? 16 - O juiz recebe uma PI no SFH, o autor protesta por todos os meios de provas em direito admitidos e a Caixa protestou por todos os meios de provas, fomos s especificaes de provas e nestas as partes silenciaram, o juiz para sanear ou julgar antecipadamente a lide, o juiz tem que proclamar a improcedncia do pedido em razo de as partes no terem especificado as provas ou o juiz pode, de ofcio, mandar ser feita a produo de provas? O processo civil est em busca da verdade material. 17 - Em funo da fase ordinatria, tem uma fase que chama tentativa de conciliao. Na JF se diz que esta fase deve ser ultrapassada por se tratar de direitos indisponveis. O juiz ao receber uma ao de servidores pblicos, passada a fase cognitiva, vai para o cumprimento, existe um substituto processual, no caso a Assejus, possvel na fase de execuo poderia haver a transao em matria de servidores pblicos? Quais as hipteses em que num processo civil se pode extinguir sem julgamento de mrito, duas hipteses, j que estamos na fase ordinatria, e na possibilidade de julgamento extintivo, me d trs possibilidades?

Des. Olindo Menezes


Direito Civil 1 - Quais as formas no direito brasileiro de aquisio da propriedade imobiliria? Registro, a usucapio, acesso (aluvio e avulso), sucesso hereditria. 2 O registro o mais importante, por qu? o chamado modo de adquirir, por traz dele tem uma pliade de ttulos de aquisio. Exemplos de tipo de aquisio de propriedade imobiliria atravs do registro? Os contratos (compra e venda, doao, permuta, dao em pagamento, entrega de bens para compor o capital de sociedade). 3 Acesso d exemplo? Aluvio e avulso agente s as conhece nos livros. Construo e plantaes tambm so formas de acesso. Qual a diferena entre uma benfeitoria e uma acesso? Tem uma palavra que expressa bem o sentido de benfeitoria, qual esta palavra? Melhoramento. 4 - Existem outros tipos de propriedade que na sejam de direito real? Qual a definio de propriedade? O dinheiro real propriedade?

Propriedade um gnero. A introduo consolidao. Teixeira de Freitas, estudar isso. 5 - Escritura de compra e venda e uma formal de partilha de herana, ambos tem de ser registrados, mas qual a diferena destes registros? O contrato s um ttulo, se no registrar nunca dono, o registro constitutivo da propriedade no contrato de compra e venda. E no formal de partilha? Sobretudo para publicidade, e para seqenciar a histria do morto. 6 - O que uma avulso? Obs. A propriedade to importante que gnero, mas mesmo a CF e o CC no especificam como tal, propriedade tudo aquilo disposto, mas muito mais. A propriedade tratada como espcie no nosso ordenamento. Propriedade um fogo falsamente apagado. Propriedade um gnero, relao de pertinncia entre uma titularidade econmica e uma pessoa (Teixeira de Freitas). Espcies so a propriedade corpreas e propriedade material. 7 - O que seria o direito de propriedade? 8 - Em matria de propriedade corprea imobiliria faz-se distino entre o ttulo de aquisio e o modo de adquirir, fale sobre? Ttulos (formal de partilha, sentena de usucapio, registro). 9 - O que o senhor entende por venda ad mensuram? Qual a casustica disto? 10 Sistema francs e alemo sobre a compra e venda, qual a eficcia da compra e venda no direito francs e faa um contraponto com esta eficcia no direito alemo? No Brasil, pode-se dizer que os negcios translativos de propriedade so negcios de disposio? No, se fosse um negcio de disposio se daria igual ao sistema francs, a transao para patrimnio do adquirente imediata, mas ns praticamos o modelo alemo no modo de adquirir. 11 - O que seria a retrovenda? Qual o prazo? Prazo decadencial de 3 anos. Esta recompra o direito de retrato? uma nova compra e venda? o desfazimento. Vai ao tabelio fazer uma escritura declaratria, e vai ao registro de imveis para a modificao do nome do proprietrio. 12 quais so os elementos essenciais do contrato de compra e venda? Consentimento, preo e objeto. Existe alguma forma especial para celebrar compra e venda de bem imvel ou livre? Pode se comprar imvel por escritura particular? No, escritura pblica, ento a

forma no livre, e sim solene. Leia o art. 108 do CC. A pessoa tem que fazer o que, tem que fazer aonde? No cartrio tabelionato de notas. O registro no cartrio de registro de imveis. 13 Faa uma distino entre promessa de compra e venda e compromisso de compra e venda? Decreto lei 58/37, depois veio a lei do parcelamento do solo urbano, depois vem o CC que volta com a promessa com a possibilidade de clusula de arrependimento. De tanto os reclamos, chegaram aos ouvidos dos governantes, revogou este decreto acima, que situao era esta. As terras estavam desvalorizando muito. Classe operria foi a classe mais prejudicada. 14 - Ttulo aquirendi e modus aquisicionis? Para o primeiro o registro. 15 - O que uma venda a contento? uma condio resolutivo ou suspensiva. Clusua ad gustum (ao gosto). Pode ser uma outra, dependendo da conveno entre as partes. 16 - O que a venda de uma coisa esperada? diferente da venda da esperana, aqui se compra uma probabilidade. Direito Empresarial 1 O que o aviamento? O aviamento pode ser negociado fora do estabelecimento? O aviamento fundo de comrcio? 2 - Qual a natureza jurdica do estabelecimento comercial? Um universalidade de fato. 3 O que seria esta universalidade? Como a parte geral do CC chama as universalidades? Conjunto de bens que tem identidade prpria, mas que a lei resolve considerar em conjunto, quando a prpria vontade de quem faz uma universalidade de fato, quando a universalidade disposta em lei esta universalidade de direito. 4 - O que seria o trespasse? 5 - Como ficam as dvidas da empresa no caso de um trespasse? 6 - O que exceo de retomada em matria de proteo do estabelecimento? Est atrelado com a ao renovatria da lei do inquilinato. Tem direito renovao. O que seria a exceo de retomada em face do direito renovao? So algumas hiptese nas quais mesmo o locatrio tendo direito ele no ganha a locao, no caso em que houver propostas de melhor oferta de terceiros por exemplo, para obras, retomada para uso prprio...

7 Faa um juzo de ponderao entre o direito de propriedade no mesmo p de igualdade do direito vida e a ao renovatria numa locao comercial? 8 - Qual a peculiaridade do aluguel no contrato de shopping Center em relao ao contrato de aluguel comum? E ma parte fixa e uma arte sobre o faturamento da obra. Natureza deste de aluguel de shopping center contrato para Orlando Gomes? Para ele seria um contrato atpico, mas a posio no prevaleceu, a lei do inquilinato. Lojas ncoras e satlites, em contrato de shoppings Center, o que seriam? 9 Existiria estabelecimento virtual? 10 Ttulo de crdito definio de Cesari Vivant. possvel nos ttulos de crdito as limitaes possvel as restries em face do CC. Ttulo de crdito uma crtula que deve ser circular livre dentro da sua dinmica comercial. Ttulo de crdito dilacerado, mas ainda identificvel, que direitos tem o adquirente deste ttulo? O CC dispe que pode o adquirente pedir a substituio da crtula. 11 - O que a cartularidade e titularidade no ttulo de crdito? 12 - Quais so os requisitos de um ttulo de crdito? Cesare Vivant. Cartularidade, titularidade e autonomia. 13 - Quanto ao modelo de ttulos de crditos, fale sobre? 14 - Quanto ao Cheque, no que concerne ao prazo de apresentao, alm deste prazo, ele pode ser pago, perante o banco? Qual o termo final deste pagamento, at quando o banco pode pagar? At a prescrio do cheque, enquanto no se prescrever ele pode pagar, que prazo de prescrio este? 6 meses. 15 - O que um endosso em branco e em preto, se o endosso em branco pode se tornar em preto e vice-versa? 16 o endosso fica no verso? E o aval fica no verso? 17 O que um ttulo nominativo? Quando ele tem o nome do destinatrio. 18 Em se tratando de ttulos de crdito, para que circule, ele sendo nominativo, tem que duas opes, se no tiver ele circula por cesso? 19 - Faa um comentrio histrico sobre a letra de cmbio? 20 - O que a gente entende por um aceite?

21 - Endosso em branco e em preto? Pode haver uma cadeia de endossos em branco, ou em preto, ou s pode haver um? possvel uma cadeia de endossos. 22 Qual a origem a palavra endosso? Em dorso, nas costas, no dorso. No verso. 23 - Em relao s providencias preliminares o que o magistrado deve se ater, o que significa esta providncia dentro do procedimento ordinrio? 24 - Como a revelia tratada nas causas cveis da JF, da mesma forma das causas cveis da justia estadual? Ajuza-se uma ao previdencirio, chama-se o INSS, procurador deixa de contestar, eu julgo conforme o estado do processo e aplico os efeitos da revelia naquela hiptese? O juiz neste caso tem o poder de interferir em funo do princpio da persuaso racional, o livre convencimento motivado e ir em busca do fato. Defesas indireta de mrito, o juiz federal que recebeu esta ao prefere deixar para o momento da sentena a questo das provas por ele mesmo requeridas, neste caso no poderia ser aceito um agravo, pois a provas produzidas so para ele mesmo, para o juiz. ndice de desenvolvimento humano em matria de previdncia, lidando com polticas pblicas, tem repercusso social muito forte.

Des. Cndido Ribeiro


Direito Previdencirio 1 O sistema previdencirio brasileiro formado por quais regimes? Tem o regime dos militares tambm 2 Quanto ao sistema de incluso previdenciria, quais foram os trabalhadores beneficiados neste sistema? Empregados domsticos, donas de casa. 3 Quais so os segurados para efeitos de inscrio no sistema geral de previdncia? 4 D uns trs exemplos de segurado facultativo? 5 A condio de bolsista para fins de segurado facultativo tem que est segurado em lei? 6 O que se entende pelo segurado expatriado? Aqueles que prestam servio no exterior. O vnculo obrigatrio.

Se o brasileiro trabalha no exterior, tem um vnculo de trabalho, ele est obrigado a se inscrever no sistema previdencirio brasileiro como segurado obrigatrio? Vai depender de quem seja empregador, obrigatrio se a empresa for brasileira, se no for... 7 - O que filiao em termos de previdncia? A filiao compulsria para quem exerce atividade remunerada? 8 - Quem seriam os segurados? 9 - O preso pode ser segurado facultativo ou obrigatrio? 10 - O que voc entende pela universalidade da seguridade social? 11 - O que so o princpio da filiao e princpio do equilbrio financeiro e atuarial? 12 - No que consiste a prova tarifada com referncia contagem de tempo de servio e CPC no que diz respeito prova? Como se resolve o impasse de que no CPC na h hierarquia das provas? A previdncia aceita aposentar o trabalhador rural com prova testemunhal? Se ela no aceita e vai a juzo o senhor como juiz, faria o que? Como regra a jurisprudncia tem caminhado para o incio da prova material, mas ela comporta excees? Quais so as hipteses? Ser que demonstrando a ocorrncia de fora maior ou caso fortuito ser que poderia? Se o proprietrio der uma declarao, possvel, uma simples declarao do proprietrio do imvel supre o incio de prova material? E se for uma declarao contempornea ao exerccio da atividade? 13 - Admiti-se a cumulao de benefcio do regime geral com o regime prprio de previdncia? Exemplo? Servidor pblico que exerce atividade privada. possvel a cumulao. 14 - Benefcio. Trabalhador rural. Porque no pode ser feita a produo de prova de acordo com os Art. 131 e 332 do CPC. Em que hiptese se pode deixar de ser comprovado este incio de prova? Direito Internacional 1 Em que consiste a chama reserva em um tratado internacional? 2 Qual foi p primeiro tratado internacional que se tem noticio no mundo? Ramss II do Egito e o Rei Tiita em 1280 a.C. 4 Quais as quatro fases que se submetem os tratados internacionais?

5 - Quais os requisitos necessrios para a adoo de tratados versando sobre direitos humanos? Assinatura do Presidente, Referendo do CN (3/5, dois turnos), ratificao, de promulgao mediante decreto. 6 - De acordo com as regras de navegao area e martima no mundo, diversas naes celebraram uma conveno para caracterizar e repudiar o que se chama pirataria? Conveno e Montego Bay na Jamaica. 7 - Quanto possibilidade de adeso posterior, como se classifica este tipo de tratados? Tratados abertos e tratados fechados. Mercosul est fechado para os chineses e para os europeus a princpio no mesmo? Os tratados abertos tratados de direitos humanos, so tratados abertos? 8 O que o senhor entende como zona econmica exclusiva? E que tratado discorre sobre? Conveno de Montego Bay. Existe tambm uma lei brasileira de 1993 que fala sobre os limites territoriais? 9 - Qual a relao que o senhor faz a esta zona econmica e a plataforma continental? 10 - O que direito de passagem inocente? Conveno de Montego Bay. E nos estreitos e guas interiores com relao ao direito de passagem inocente? No h garantia, somente nos estritos em que h mar territorial de dois ou mais estados. 11 - Princpio da Liberdade em auto mar, existe restries em alto mar a esta liberdade? Estes limites seria uma forma de impor esta liberdade desde que para fins pacficos? Limite que voc pode usar e transitar pacificamente?

Dr. Raul Livino representante da OAB


Direito Penal 1 Qual a lei que define o trfico de drogas no Brasil? 2 Quais as principais peculiaridades deste novo diploma legal? 3 Como futuro juiz federal v este posicionamento da dogmtica no tocante adeso, pois verifica-se a adeso ao sistema americano, teoria do porrete, em contraposio concepo do velho mundo, a Europa ocidental sobretudo e os EUA que j exportaram para o Mxico, e a poltica do Mxico justamente o que o Mxico vem adotando,

Vossa Excelncia poderia me falar sobre? Esta diversidade de tratamento carente em relao prpria figura do trfico? 4 - No tocante ao apelar em liberdade? Priso para apelar uma espcie do gnero priso cautelar. 5 - Qual a diferena entre priso em flagrante e priso temporria? Ontologicamente integram a priso cautelar. Hoje apenas uma espcie de priso provisria. Todas tem a mesma finalidade de acautelamento. 6 - O trfico de drogas equiparado ao crime hediondo? 7 - De onde se tirou essa nomenclatura de hediondez? 8 - A questo da competncia, quando a JF competente? 9 - Qual a natureza da defesa prvia no crime de trafico? 10 Qual a providncia que a defesa tem que tomar neste momento processual? 11 possvel a progresso nos crimes de trfico? 12 - E a questo da substituio da pena por restritiva de direito? O STF enfrenta a questo da progresso mas no enfrenta a questo da substituio. 13 - Delao premiada, a infiltrao e o retarda de investigao, fale sobre? Tcnicas especiais de investigao. Quem pode ser infiltrado? Agentes policiais e a gente de inteligncias? Devem prestar depoimento, so as chamadas testemunhas da coroa. 14 Quebra do sigilo bancrio pela receita federal sem autorizao judicial, fale sobre? Deve ser sujeita causa de reserva de jurisdio. Tem que se escolher um ator para decidir sobre questes importantes. 15 - O que se quer dizer com droga? Norma penal em branco. Tem se entendido que tem efeitos penais 16 Aos usurios de droga pode ser aplicado o instituto da flagrncia? 17 - Na lei do trfico qual o tipo que se pode condenar na modalidade culposa? Ministrar substncia, hiptese de crime prprio, nica hiptese. 18 - possvel alguns destes tipos ser de competncia dos juizados? 19 - possvel a associao em concurso com o trfico

20 - Para a associao necessrio o cometimento da conduta? Mas e na associao eventual? H a necessidade da permanncia. 21 - Quem dirige veculo terrestre aps o consumo? Aeronave e embarcao sim, via terrestre no. 22 Quem oferece droga a um amigo pratica trfico? Quem competente para apreciar nesta hiptese? 23 - Qual a diferena entre induzir, instigar e auxiliar? 24 O crime de ministrar droga a algum se admite na modalidade culposa? Sim. a hiptese de crime culposo que se revela na Lei de Drogas. 25 - A priso por averiguao abusiva? 26 - O art. 33 da lei de drogas um tipo de ao mltipla, neste caso, o MP denuncia pessoa que segura quantidade significativa de droga, voc receberia a denncia? Ode haver a extenso em trazer consigo? possvel. 27 O que imputabilidade? O crime um fato punvel? Qual a diferena entre punvel e punido? O imputvel culpado ou culpvel? E o culpado pode ser punido ou punvel? Em que situao o juiz no entra no mrito? Prescrio da pretenso punitiva? Lgica do dever ser e no do ser. Por isso o culpado no necessariamente punido! 28 O que a tipicidade? E qual a diferena entre a tipicidade e tipo? Tipicidade a adequao de uma conduta ao tipo estabelecido. 29 Qual o conceito de culpabilidade? A culpabilidade integra o conceito de crime? 30 - A tipicidade indiciria da ilicitude ou est contida nela? 31 - E o dolo, ele se situa em que momento? Teoria Finalista dolo elemento subjetivo do tipo, o dolo est no tipo para esta teoria. 32 - O erro de proibio? Exclui a potencial conscincia da ilicitude. 33 - E o erro de tipo? 34 - O que caracteriza a culpa estrito senso? O dever objetivo de cuidado. 35 Qual perdo o cdigo trata? O indulto uma espcie de perdo?

36 art. 107 extingue-se a punibilidade pela morte? O que morte? O que vida? O que acontece com a morte, porque extingue a punibilidade com a morte? Direito penal humanitrio, adotado pelo Brasil, pois h pases em que mesmo depois da morte persiste o processamento. 37 O que anistia? Qual a diferena entre anistia, graa e indulto. Na anistia extingue-se o fato, possibilidade fictcia, anistia esquecimento, extingue-se os efeitos penais e extrapenais. Quem proclama a anistia? Poder Legislativo. Pode o CN por iniciativa prpria proclamar a anistia. O que seria o indulto? Os efeitos da condenao persistem? Graa? Individual, tem que ser requerido, diferente do indulto em que pode ser de ofcio. Indulto parcial comutao da pena

Processo Penal 1 - O que Vossa Excelncia entende por quebra de sigilo bancrio? 2 - Essa modalidade de prova significa exclusividade? E quanto a interceptao telefnica? 3 - O que prova? 4 o que processo? 5 - Qual a diferena entre autos e processo? 6 - Quais os tipos de prova, as mais comuns? 7 - Quanto ao valor, a confisso vale mais que um depoimento testemunhal? 8 - O juiz se vincula s provas? Como ele aprecia? Persuaso racional. 9 E quanto ao sistema da prova tarifada? E onde ficaria o sistema da ntima convico? Tribunal do jri. 10 - A confisso pode ser retratada? 11 Havendo apenas a confisso, na medida em que no pode se produzir mais provas nos autos, possvel a condenao calcada to somente a confisso? Se condenaria o ru com base exclusivamente na confisso? 12 O que so indcios? Pode haver condenao calcada em indcios? Qual a diferena entre a prova indiciria e indcios? possvel denunciar pelo indcio da materialidade? Nos casos de crimes de

competncia do tribunal do jri os indcios fundamentariam a denncia? 13 - O que retratao e ela opera-se aonde? Calnia e difamao permitem a retratao. Honra um predicamento da condio humana. a honra objetiva consiste em qu? A injria ofende a honra subjetiva, a calnia ofende a honra objetiva. Se uma pessoa afirma que outra um ladro, isso difamao ou calnia? Difamao, pois calnia precisaria 14 - A legtima defesa causa que exclui o que? Ilicitude. Sempre? Existe legtima defesa exculpante? Existe, exclui a culpabilidade, como no caso fortuito ou fora maior. 15 O que seria a prescrio em matria de direito penal? Inrcia do Estado no exerccio do jus puniendi. A prescrio da pretenso punitiva a de que? Quando o Estado antes de condenar e perde o direito do jus puniendi, que pode ocorrer pela pena. Regula-se pela pena mxima cominada em abstrato para o crime. Modalidade Superveniente e retroativa. O termo inicial. 16 - A sentena absolutria interrompe a prescrio? No. 17 - Na ao penal pblica pode haver o perdo? A Lei 9099 mitigou o princpio da obrigatoriedade da ao penal? 18 - Quais os princpios que regem a ao penal privada? 19 - Qual a diferena entre a renncia ao direito de ao e o perdo? E se havendo vrios ofendidos, um deles perdoando, obrigam aos outros? 20 - O perdo ofertado a um querelado, aproveita os demais? Sim, pelo princpio da indivisibildiade. 21 - Ao penal pblica est sujeita ao prazo decandencial? E os prazos para o oferecimento da denncia, so de natureza decadencial, prescritiva, preclusiva? Ao penal subsidiria da pblica Inclusive permitido em caso de inrcia, no de arquivamento do IP.

Filosofia A primeira candidata mestre em filosofia...ento t. 1 - Conhece o pensamento de Plato? A verdade e a forma de poder Michel Fuqueau.

2 - Viso de mundo de Plato comparvel a Aristteles? Idealismo (Plato), realismo (Aristteles). 3 Na viso de Plato como a condio humana colocada? 4 - Como Scrates conceituava a felicidade? Felicidade adequao do ser sua essncia, o que voc entende sobre? O que essncia? um predicamento necessrio par que o que seja? E porque que Scrates coloca que a felicidade o ser como se tem de ser? Pelo deslocamento que o homem faz, saindo da essncia para coisa. O Deus de Scrates era diferente do Deus cristo, ponto de chegada, aglutinao de essncias. Como Deus no ponto cristo? O Deus no viso elnica no pode no ser Deus, mas o Deus cristo pode, fazer-se do nada, o Deus na viso elnica mais consistente do que o Deus na crist. Obs.: Uma coisa no pode ser ou no ser ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto, princpio da no contradio em matria de filosofia. 5 - O que o amor na viso de Plato? Amor desejo, e desejo ausncia, e s se desejo o que no se tem, o que levou a Michel Fouqueau afirmar que no bom que tenhamos o que mais queremos, pois quando temos no queremos mais. 6 - Qual a viso de sociedade e estado em Plato? Princpio da igualdade significaria mitigado. O comando do Estado deveria ser exercido por filsofos. 7 - Qual o conceito de direito? 8 - O que valor? Quais os tipos de valores que a senhora conhece? Quais os tipos de valores? possvel e revogar princpios? Os princpios so valores 9 Qual a diferena entre cincia e filosofia? 10 O que justia? Sociologia 1 Qual a perspectiva de direito e comunicao social? Produo do direito e a sua compreenso pelo seu destinatrio. 2 O que o fato social? Diferena de fato social e fato biolgico?

Dr. Tarcsio professor da UNB


Direito Constitucional

1 - Como equilibrar na estruturao na ordem econmica valores aparentemente antagnicos como a livre iniciativa e a valorizao do trabalho? 2 Existe algum parmetro objetivo para se interpretar a expresso relevante interesse pblico? Que relevante interesse pblico esse a justificar a transposio das fronteiras pelo Estado? 3 Quais os requisitos constitucionais para que o Estado possa desenvolver atividades econmicas? 4 - Quando a propriedade urbana atende a sua funo social? 5 - Como a propriedade rural atende a sua funo social? 6 - Art. 6 da CF/88 qual a eficcia desta norma? E a norma relacionada participao dos lucros da empresa, como se classificaria? O inc. XIII norma de eficcia contida. 7 Existe no Brasil o fenmeno da repristinao constitucional? 8 O que vacatio constitutionis? A CF 67 publicada em janeiro para entrar em vigor em maro. 9 - Jos Afonso da Silva e a eficcia das normas, fale sobre a classificao deste autor? 10 - O que desconstitucionalizao? possvel no Brasil? Direito Tributrio 1 Excluso do crdito tributrio, quais seriam? Anistia e iseno. 2 - Art. 151, 3 est vertida a regra relacionada chamada iseno heternoma, essa limitao que vem disposta neste dispositivo impede que a Unio na pessoa jurdica de direito externo celebre um tratado cujo objeto seja a iseno de um tributo estadual? No caso no a Unio, que pessoa jurdica de direito interno, e sim a Repblica Federativa. 3 Com a revogao desta iseno, este tributo poderia ser imediatamente cobrado ou precisaria ser obedecido um prazo de anterioridade ou interstcio? 4 - As isenes desafiam que tipo de interpretao? Restritiva ou estrita, se que h distino? O CTN usa a expresso literal, a doutrina tergiversa, restrita diminuiria o alcance da norma, a interpretao

estrito, no entanto, alcanaria as fronteira da intelegibilidade do dispositivo. 5 - Pode ser anistia um ato qualificado como fraude? 6 - O que seria uma iseno heternoma? 7 - Qual a distino entre uma anistia geral e a anistia limitada? A anistia limitada pressupe algum requerimento? 8 - Que funes exerce o Estado como agente normativo e regulador na ordem econmica? Determinantes para o setor pblico e indicativos do setor privado? 9 - Dois exemplos de monoplio da Unio? 10 - A unio pode isentar um tributo municipal? 11 - Havendo a revogao da iseno a tributao imediata? 12 - A anistia poderia valer para sanes no pecunirias? 13 - O consumido na condio de contribuinte de fato tem legitimidade para mover ao no sentido de afastar a incidncia de ICMS? 14 - Outra hiptese de progressividade do IPTU fora do que concerne o art. 182 da CF. EC n 29/00. Padece esta EC de inconstitucionalidade, na medida em que o princpio clusula ptrea? 15 Imposto real, imposto pessoal defina. 16 - Pode um tributo ser majorado por medida provisria? 17 - ITBI pode uma lei estabelecer uma alquota progressiva em razo do valor venal do imvel? 18 impostos diretos e impostos indiretos, defina-os? 19 cabvel o IPTU em relao ao possuidor de um imvel fixado em condomnio irregular? Condomnio fixado em imvel da Unio poderia ser cobrado IPTU pelo DF, por exemplo? Direito Administrativo 1 Que dimenso se enxerga na palavra agentes quanto aos servidores pblicos? Toda e qualquer pessoa que de forma eventual ou no, remunerada ou no, que desempenhe uma funo pblica, pode ser um agente pblico.

2 - E consequentemente responsabilidade pelo regime objetivo? Mesrio, por exemplo? 3 O agente militar alistvel? H uma diferena entre os militares conscritos e os demais, o primeiro no podem. 4 E quanto ao militar poder se candidatar? 5 - O que ocorre de servidor pblico ocupante de mandato eletivo? Um servidor pblico que se eleja a deputado federal, por exemplo? 6 Em que hiptese um servidor estvel pode perder o cargo? Processo administrativo disciplinar, sentena judicial transitada em julgada, e uma reforma constitucional recente no caso em que o ente federativo extrapole excessivamente os gastos pblicos com pessoal no que tange ao direito financeiro, e quanto ao desempenho insatisfatrio. 7 - Porque o servidor pblico civil pode, vencido o mandato, voltar ao cargo e o servidor militar no? Para no politizar a instituio militar. 8 quanto demisso injusta de um servidor, como juiz federal, qual seria a sua deciso? Qual as consequncias de uma deciso judicial que invalida a deciso injusta de uma demisso de servidor efetivo? E com relao ao ocupante do cargo, o que acontece com ele quando o servidor originrio daquele que cargo que perdeu em razo da deciso ilegal da administrao pblica fosse anulada pelo poder judicirio? 9 - possvel o servidor pblico estvel ser desligado da administrao por dficit de eficincia? 10 Qual seria o primeiro conjunto de regras sobre licitao no Direito Brasileiro? Cdigo Contbil. 11 - Um cidado comum pode impugnar o edital de licitao? E se conecta a que princpio? Supremacia e indisponibilidade do interesse pblico. 12 - O que ocorre com propostas parecidas no prego com relao EPP ou ME e empresas normais? 13 Prego, ele modalidade obrigatria? Em relao chamadas agncias reguladoras, o senhor j ouviu falar na modalidade consulta de licitao? 14 - Quais as consequncias para o servidor pblico da administrao que devassa o contedo de uma proposta licitatria?

15 - Se a licitao pblica porque as propostas tm de ser sigilosas? 16 - possvel ao administrador dividir o objeto da administrao, e se for, em que hipteses? 17 - Qual a modalidade de licitao para registros de preos? 18 - Pode haver inexigibilidade de licitao para aquisio de bens? 19 - A administrao pode optar por fazer uma concorrncia, tomada de preo em detrimento do prego? 20 - O prefeito poderia fracionar a licitao?

Dia 21.01.2011 ponto 14

Des. Reynaldo Fonseca


Direito Ambiental 1 Temos uma tutela preventiva ambiental, e isto constitucional? Tutela mandamental inibitria. 2 Art. 84 do CDC e o art. 461 do CPC, ns poderamos aplicar no caso da tutela inibitria como um meio de efetivao desta tutela? 3 - Poderia se pensar m uma tutela inibitria em relao ao um ente pbico? 4 - O que o princpio da precauo no direito ambiental? Ns temos uma tutela constitucional ambiental preventiva? 5 Diferencie a tutela inibitria da tutela ressarcitria e tutela integratria no Direito Ambietal? 6 - Lenis maranhenses, construindo uma casa sob uma duna, a atitude do poder pblico, possvel pedir uma remoo do ilcito e reparao? Pode sim. 7 - Qual o papel da multa na tutela inibitria, tem fundamento constitucional, tem limites para aplicao de uma multa? 8 - Como juiz federal aplicaria a tutela inibitria ambiental ao CDC no que tange ao art. 84 e o art. 461 do CPC?

9 - A Min. Eliana Calmon em artigo sobre a biodiversidade e biopirataria refaz o que a doutrina tem feito, em relao a Norberto Bobbio comentando sobre ser o direito ao meio ambiente um direito de quarta gerao no s de terceiro gerao, o meio ambiente direito difuso, ele tem implicaes com relao aos direitos humanos e direito fundamentais. Qual a relao que existe na Conferncia de Estocolmo, do Rio e do ano passado no Japo com a preocupao do desenvolvimento sustentvel no mundo e suas consequncia no Brasil, como direito de terceiro gerao? O senhor reconhece o constitucionalismo fraternal defendido por Carlos Ayres Brito? Obs. Clube de Roma 68, Estocolmo 72, Rio 92, e ano passado, em outubro no Japo. 10 - Na CF 88 h o reconhecimento do direito ambiental como ramo jurdico. Antes da CF 88, no direito brasileiro, tnhamos reconhecida uma origem a respeito do direito ambiental no que concerne ao desenvolvimento sustentvel? 11 H o combate pobreza como consequncia da diminuio da degradao ambiental, mas e na riqueza, tambm no h a questo da degradao ambiental? 12 - Em relao aos operadores do direito e funo essencial da justia ns temos a atuao do STF no que concerne ao controle de constitucionalidade, temos o STJ quanto s norma infraconstitucionais, a Justia federal e a justia estadual atuam quanto proteo do direito ambiental, a justia do trabalho, no enfrenta as questes sobre o meio ambiente? 13 em relao ao MP, o controle prvio basicamente feito por este, mas quem controla o controle prvio do MP, o Poder Judicirio? Funo garantidora do Poder Judicirio. 14 - Dentro da tutela processual temos os termos de ajustamento de conduta, ele seria um ttulo executivo? Em relao essa proteo ao meio ambiente, ns temos a atuao do MP atravs da ACP, nesta a coisa julgada vai alcanar um territrio, j que ns temos limitaes processuais, j que em sede de ACP tem efeito no territrio do rgo julgador prolator da sentena? 15 Qual seria a CF antes da CF cidad de 1988 a falar embrionariamente sobre direito ao desenvolvimento sustentvel? CF de 1946 tocou no assunto das guas, florestas, caa e pesca de forma introdutria.

16 - Quais so as trs espcies de sustentabilidade no princpio do desenvolvimento sustentvel? Porque o direito ao desenvolvimento sustentvel considerado um direito fundamental, o direito humano? 17 - Quanto ao MP e a Tutela pr-processual no direito ambiental, fale sobre. H controle jurisdicional quanto atuao do MP neste controle? Processo Civil 1 Concretiza e fiscaliza a funo social da propriedade que a desapropriao para reformar, ento qual a funo quantos aos juros compensatrios e juros moratrios na desapropriao? O STF fixou que os compensatrios so conferidos pela perda prvia da propriedade, os moratrios so a demora pelo pagamento na desapropriao. O critrio da produtividade no influenciariam nos juros compensatrios? E quando aps a imisso na posse de uma determinada propriedade h a implantao de uma rede eltrica, esta rede eltrica vai ser discutido no processo de desapropriao? Como juiz federal, o que se faria com o processo de expropriao, se existir uma ao declaratria? Se nessa ao declaratria for reconhecida a produtividade desta propriedade, influenciaria o processo de desapropriao? 2 - A Smula 354 do STJ qual o fundamento desta smula? Origem. Poltico e tambm tcnico. Perde a capacidade produtivo, muito difcil de se avaliar que esta propriedade estaria suprindo sua funo social. E tambm um aspecto poltico contra presses polticas da classe e dos polticos. 3 Ao popular a um ato lesivo a patrimnio pblico e julga procedente e consequentemente vai ter que se fazer um reexame necessrio pelo TRF1? No seria da improcedncia? E se por um acaso se julgar pela carncia? Na ACP, h a possibilidade de ajuizamento de ao individual versando sobre o mesmo objeto? Ou obstaria? No impede o ajuizamento de ao individual 4 Smula vinculante, a jurisprudncia passou a ter um poder normativo. A smula vinculante vem justificar a tese que a jurisprudncia e uma fonte do direito? Elas tem o poder de atingir as relaes de natureza privada, os contrato poderiam se vincular estas smulas. Assentos portugueses. 5 - E se esta smula deixar de ser cumprida, ns temos o instituto da reclamao, mas este instituto no faria a prpria sumula vinculante se tornar um substitutivo de um recurso de apelao?

6 - Repercusso geral veio para dar efetividade ao processo. Pode haver repercusso geral no mbito do STJ, ou privativo do STF, ou ter um instituto semelhante para o STJ? Recursos repetitivos no STJ, que se assemelha um pouco com a repercusso geral no STF. 7 E em relao ao processo cautelar. Com a reforma do CPC, o processo cautelar perdeu o sentido com o surgimento da tutela antecipada? 8 - O que retrocesso no processo expropriatrio, e existe isso ainda no direito brasileiro? 9 Um ente despersonalizado poderia ajuizar um MS, o TRT por exemplo? As casas legislativas podem impetrar MS para proteger seu mnus constitucional caso esteja havendo ingerncia de outro poder de sua funo primordial. 10 Uma EP faz licitao, neste caso pode ser ajuizado MS contra atos praticados por aquela empresa pblica? 11 - Competncia num mandado de segurana relativa ou absoluta? 12 A reforma do CPC trouxe a figura que j existia no direito do trabalho do cumprimento da sentena. Nos JFEs o cumprimento da sentena muito prpria, mas h tambm casos de obrigao de fazer. O art. 52 da Lei 9099, quanto a multa impositivo, na questo de determinao judicial em obrigao de fazer, aplicado contra a fazenda pblica processado nos JEFs? 13 Pode-se realizar penhora sob a sede de um estabelecimento comercial? A fazenda nacional numa determinada execuo, a parte pede a substituio de um bem imvel por um precatrio do estado de RO, por exemplo, ela pode recusar a substituio do imvel por precatrio que seria dinheiro? 14 Houve uma omisso ao processo de conhecimento em relao a uma verba honorria, pode o juiz federal de execuo fixar a verba honorria na fase de execuo, diante da omisso no processo de conhecimento pode-se suprir esta omisso no processo de execuo ou na fase de cumprimento de sentena? Os honorrios teriam a mesma natureza de uma correo monetria, de um consectrio legal? 15 - Qual o instrumento que eu terei para forar o cumprimento de uma tutela inibitria? 16 - Em relao s penhoras, temos um instituto no art. 455 do CPC chamado penhora on-line, que tem sido muito usado na justia

estadual, do trabalho e agora tambm a federal. Na ordem de preferncia o dinheiro o primeiro, a indicao para a penhora do devedor, o senhor como magistrado a pedido da fazenda nacional, determinaria em seu despacho inicial em sede de execuo fiscal ou em execuo civil a determinao de bloqueio de ativos financeiros? O STJ diz que no mais necessrio se fazer o esgotamento das tentativas de perseguio dos bens. A pref3erncia a indicao do devedor, sem a indicao do devedor que valeria o entendimento do STJ. 17 - Quando eu encaminho a expropriao de um determinado bem atravs de uma hasta pblico ou leilo? 18 A penhora sob o faturamento na jurisprudncia do STJ excepcionalssima, o senhor permitiria que esta penhora poderia ser sob todo o faturamento da empresa? E qual o percentual que o senhor acharia correta para a penhora de faturamento? Postura do juiz em relao ao processo de execuo. 19 - A sentena de execuo faz coisa julgada? Poder fazer.

Des. Olindo Menezes


- Por que o senhor quer ser juiz? - Quais os livros no jurdicos que o senhor tem lido? Direito Civil 1 - Art. 1215 do CC este independentemente de ttulo e boa-f, como o senhor interpreta? A boa-f passa a ser presumida, no que dispensada, a lei d como presumida. 2 art. 1242 do CC o que significa esta expresso justo ttulo? Usucapio ordinria. 3 o registro imobilirio da compra e venda de um imvel feita como um formal de partilha quando existe bens imveis, qual o efeito dos registros quanto aos efeitos constitutivos do contrato? Tem um artigo, princpio da saisine, o resgistro no pode ser constitutivo e sim declaratrio, para fins de publicidade. 4 o que uma aluvio? Forma de aquisio da propriedade, subespcie de acesso, quando h um deslocamento paulatina, pode ser prpria ou imprpria. 5 O que uma propriedade fiduciria? D-me um exemplo. Como se dar a alienao fiduciria de automvel? a regra? Como se adquire a

propriedade mvel? Tradio. E porque no pode se transferir o automvel apenas por simples tradio? uma opo do legislador. 6 - Na alienao fiduciria o que representa o chamado excesso de meio? Se pratica um contrato objetivo menor que apenas a alienao em garantia. 7 Como o senhor me define o direito de propriedade? Tese de doutora do Des. Olindo Menezes. 8 Em face do direito brasileiro, formas de aquisio da propriedade imobiliria. Existe diferena de efeitos com relao ao registro do formal de partilha e do registro do contrato de compra e venda? 9 - No contrato de comisso, quem so as partes? O comissrio tem a propriedade do bem que ele vende? J. X Carvalho de Mendona tem uma posio quanto isto, inclusive bastante privilegiada na doutrina, voc saberia dizer que posio esta? o comissrio teria um privilgio em relao ao objeto o qual vai vender. 10 - O que seria a clusula Del Criedere? Qual a natureza jurdica desta clusula? Seria mais um seguro, como a clusula Del criedere o comissrio responsabiliza-se com o terceiro adquirente com quem ele contrata, esta clusula seria uma fiana, seguro? Contrato em que se transfere riscos a terceiro. possvel em outros contrato o devedor assegurar a solvncia do qual est firmando o contrato. 11 Faa um apanhado a respeito das intercorrncias e afastamentos entre a responsabilidade civil e a criminal? 12 se a pessoa absolvido por crime em legtima defesa, pode se propor ao cvel indenizatria? H controvrsias. E se a pessoa for absolvida em crime culposo? E se por um acaso houver a extino da punibilidade na ao penal? 13 - O senhor est julgando por sonegao fiscal, da tribuna o advogado pede a palavra que diz que tem um acrdo do conselho de contribuintes, dizendo que o lanamento foi anulado, neste caso foi um fato novo, neste caso o senhor relator, e j tinha votado a favor da condenao, o senhor faria neste caso? No caso especfico, foi desfeita a condenao.

14 - Qual a diferena teoria em caso fortuito e fora maior? Impresibilidade no caso fortuito e a irresistibilidade na fora maior. 15 De onde surgiu este instituto dos cartes de crdito? EUA, dcada de 20, formatado hoje mesmo desde a dcada de 50, mas eles lanaram que bandeiro, pois deu um prejuzo terrvel pois os bancos no tinha experincia para operar com cartes. Dinners era uma cadeia de restaurantes. E no Brasil? Teria sido em 1960 e com a mesma bandeira dinners. 16 - O que seria o sistema de cartes? H o beneficirio, emissor e pagador, mas por baixo disto existe um rede de relao jurdica, entre as entidades, em que elas no se expe, Fran Martins diz que um sistema a que gerencia o carto de crdito, instituto atual no mundo de hoje. 17 - Carto de crdito e carto de credenciamento, qual seria a diferena? 18 - O carto de crdito, o carto mesmo, seria um ttulo de crdito? 19 - H casos no direito civil que um inadimplemento parcial equivale a um inadimplemento total, o senhor falaria um pouco a este respeito? Inadimplemento absoluto dar-se um descumprimento absoluto, mas h hiptese de adimplemento parcial, neste caso, cumpre-se ou no o contratado, para o inadimplente? Nem sempre a mora reversvel no cumprimento parcial. 20 O que um culpa in vigilando e culpa in eligendo? 21 CC art. 932, procure verificar entre os incisos a culpa in vigilando e culpa in eligendo? No deixa de ser uma categoria terica ainda que o vis hoje seja outro. Porque o termo eligendo? Decorre da eleio, como se eleito, escolhido. Hoje concebido como culpa objetiva, mas isso no significa que acaba a concepo terica no direito, por isso que foi perguntado, o cientista no tem limites para pensar! Direito Empresarial 1 Em matria de estabelecimento, o alienante pode concorrer com o adquirente? 2 Em matria de contrato de shopping Center, que um aluguel percentual? Como a administrao do shopping vai fazer pois o faturamento da loja sigiloso. O contrato de shopping tem uma clusula obrigatrio em que os lojistas tem que dar acesso ao administrador do seu faturamento.

3 Onde ficam fisicamente as lojas ncoras? 4 Quanto aquisio da propriedade, como fica a assuno dos dbitos? 5 Em matria de shopping o que Res esperato (coisa esperada)? 6 Qual a natureza jurdica do estabelecimento? O que universalidade de fato e uma universalidade de direito? Qual a disto? a lei pra a universalidade de direito. Exemplo de universalidade de direito? Herana, ela assim o pela vontade da uma alma uma lei.

7 - Como se figura a ao renovatria no ponto comercial? Qual o prazo de propositura desta ao? Este prazo decadencial ou prescricional? 8 - Fbio Ulha Coelho em sua obra, entende que o direito renovao compulsria seria uma violncia no direito de propriedade do imvel, ele interpreta entre uma ponderao do direito de propriedade e o direito do locatrio, como se faria esta ponderao? 10 Quando o estabelecimento vendido, os credores tm como se opor eficazmente ao trespasse? Quando no reserva bens suficientes para adimplir seus dbitos. 11 O que se entende por fundo de comrcio? 12 Segundo Miguel Reale o CC significa a constituio do cidado, sempre h uma norma civil falando a respeito de nossa vida. No caso de uma rvore que faz divisa entre uma propriedade e outra, os frutos que caem para o lado do vizinho, de quem so estes frutos? E se uma galinha capote vai para o terreno do vizinho, e l faz um ninho o bota ovos, estes ovos, so de quem? Auehuaeah!! 13 Qual a origem do carto de crdito? 14 - A que se deve o nome dinners? Porque servia em restaurante, dinner estabelecimento em ingls. 15 - A doutrina divide a responsabilidade, quais so estas divises? Responsabilidade contratual e ilcito contratual, os dois descambam no inadimplemento. 16 No venire contra factum prprio 17 - Na responsabilidade extracontratual, qual seria o inadimplemento j que no se tem relao jurdica com aquele que prejudicado? inadimplemento normativo.

Dr. Cndido Ribeiro


Direito Previdencirio 1 - Me fale sobre a EC 47 da CF e a novidade que ela trouxe no sistema de incluso previdenciria? 2 Quem so os segurados para efeito de inscrio do regime de previdncia? 3 Me d trs exemplos de segurado facultativo? 4 o que o senhor entende por segurado expatriado? 5 O que a senhora entende por filiao? Ela obrigatria ou facultativa? 6 A CF dispe da forma de como iro contribuir com a seguridade social, depois esta disposio constitucional regulamentada pela lei ordinria vai disciplinar quem sero estes contribuintes do lado do empregador e empregado, especificamente pra efeitos previdencirio qual a distino entre o empregados comercial (empresa) e o domstico (do lar)? 7 - E para efeito de contribuio previdenciria quem que a lei ordinria equipara a empresa, a empregador, quem ela considera empregador, portanto empresa, o rgo da administrao? E na iniciativa privada quem faz? 8 - No que consiste o salrio de contribuio? 9 - Em termos previdencirios, qual o conceito de empresa e pregador domstico? Qual seria a diferena entre o empregador empresa e o empregador domstico?

Direito Internacional 1 Qual foi o primeiro tratado internacional de que se tem notcia. Tratado firmado entre o Fara Ramss II do Egito e o Rei Hatusil do povo Hitita. Para cessao de guerra 2 Em que hiptese os Estados esto autorizados a realizar uma reserva em um tratado internacional? 3 Aquele que realiza a reserva no tratado procede de que maneira para se eximir desta responsabilidade? Deve ser manifesto o objetivo da sua reserva.

4 Quais so as fases a que se submete os tratados e convenes? Negociao, assinatura, referendo no parlamento, e depois ratificao (depsito no tratados multilaterais ou troca nos tratados bilaterais). 5 Quanto adeso posterior, como se classificam os tratados? Me d exemplo de tratado aberto e tratado fechado? 6 Nos casos de tratados internacionais sobre direitos humanos? Como se d sua internalizao? 7 O meio judicial de composio seria atravs de que organismo, no mbito da ONU, por exemplo? 8 - Com relao sano e meios coercitivos o que consiste o embargo, o bloqueio pacfico e a boicote? O bloqueio pacfico impede relaes comerciais com terceiros. Embargos reteno, sequestro de navios ou carga que esto no portos do pas que aplica o embargo. Boicote interrupo das relaes comerciais. 9 Quais os meios judiciais para dirimir conflitos no meio internacional? A arbitragem no seria um meio semi-judicial? autoexecutrio? Execuo em arbitragem seria submeter a soberania do estado processado, por isso no pode ser executado. Quais seriam os meios polticos para a soluo de conflito? Conselho Superior da ONU, por exemplo. 10 - Qual a sano mais grave, antes de uma declarao de guerra, antes de chegar na polcia? O rompimento de relaes.

Dr. Raul Livino representante da OAB


Filosofia 1 Ao afirmar que a boa-f presumida qual foi a posio adotada pelo Des. Olindo em relao ao conceito de bem e de mal? Est correta esta afirmao de que o homem tende ao bem, de quem este ideia? Scrates, depois de Plato, Aristteles fala isso. Qual a posio divergente entre a relao dicotomia bem-mal? O mal como uma anttese do bem dentro de uma autonomia. Esta posio defendida mais para frente por Santo Agostinho (no existe o mal em si e sim a ausncia circunstancial do bem). O Senhor teria uma posio prpria sob estas posies? 2 - Qual o conceito de conhecimento? uma parte da filosofia? Qual o nome na filosofia do setor que se estuda? Qual a parte da filosofia que se estuda o conhecimento em relao ao objeto? Ontologia. E a

parte da filosofia que estuda o conhecimento e o sujeito do qual ele emana? Gnesiologia. 3 Em relao Plato, como ele faz diferena entre o homem da praxe e o homem do pensamento, que o governo s deve ser desenvolvido por quem filsofo, por quem intelectual, como voc v isso? Plato no era anti-direitos humanos? Como se veria esta posio platnica, pois existiu esta democracia, em que cada um deve estar em seu devido lugar... 4 qual a diferena entre adequao e vocao? O senhor tem uma vocao prpria para falar tambm no magistrio. 5 - Qual a diferena entre o plural e o geral? O homem alm de ser devendo ser tem haver com o universo. Pacto social de Russeau. O que o pacto social? A federao uma unidade plrima. 6 - Leia o prembulo da CF/88. Vamos analisar. Constitumos um Estado, o que estado? Qual a diferena entre este Estado, pretenso constitutivo, plano ideativo, para o Estado condio, predicamento, Estado etimologicamente quando uma substncia corprea est disposto no espao daquela forma, um Estado que um conjunto de condio. 7 - A expresso democrtico de direito significaria o que? Qual o conceito moderno de democracia? Democracia forma de estado, forma de governo, sistema de governo ou outra coisa? Segundo Aristteles era forma de governo, mas modernamente modo de exerccio de poder, o modo pelo qual o poder exercido. Quanto mais participao dos jurisdicionados nas decises que lhe dizem respeito, mais democrtico ser o Estado. 8 - Prosseguindo, esta dicotomia, direitos sociais e individuais, o senhor poderia falar um pouco sobre isso? Estes direitos sociais tambm so direito do indivduo. A sociedade dissociada do indivduo? 9 - O que liberdade? possvel ser livre com segurana? Este binmio segurana e liberdade, como isso possvel? Quanto maior liberdade menor a segurana, quanto maior a segurana maior a liberdade? 10 - O bem estar significaria o qu? Ele exclui o mal-estar, a anttese, ou e simbiose? 11 - O que seria a fraternidade? 12 - O que seria uma sociedade plrima? Isso significa vrias sociedades? Unidades na pluralidade?

13 - Comprometida com a ordem interna nacional, j entramos na parte da positivao, e os princpio fundamentais, o senhor sabe distinguir o prembulo dos princpios fundamentais do art. 1 da CF/88? O art. 1 faz parte do comando positivado do ordenamento? O prembulo a pretenso institucional, o homem pretende-se, esta pretenso se cria, par que esta pretenso se torne factvel, estes princpios, que se sobrepe questo do princpio e regra, o senhor saberia me distinguir? 14 - O que o senhor sabe sobre o imperativo categrico de Kant? 15 - Kant dizia ainda que a sociedade fosse desfeita o ultimo sentenciado teria que cumprir morte, deveria ser executado! Ele pertence linha de que a execuo do condenado seria uma linha do imperativo que no se poderia transigir. 16 - Quando Kant fala em nmeno e fenmeno, o que ele quis dizer sobre o critrio do conhecimento? Sociologia 1 Qual ser a razo da expresso comunicao social, porque o direito, qual o termo desta viso, de Scrates, Aristteles e Plato, de o que o Direito, independente dele est se manifestando por um conjunto de regramento para uma determinada coletividade no lugar ou no tempo, quero saber o conceito de direito que no esteja vinculado norma, positivada. Direito como costume de Carlos Cssio. 2 Direito e Estado se confundem? Ou Direito algo e Estado outro algo? Teoria Dualista e Teoria Monista (Estado e Direito um s ente). 3 Faa uma reflexo sobre a comunicao a respeito da linguagem, h quem diga o ser, que no existe nada sem a linguagem , como h quem afirme que a s a ideia existe, e ento como fica linguagem? A linguagem tem que traduzir o momento da existncia, a erudio, dialtica, pode ser feita em livros, mas a sentena deve ser concisa, precisa, destinada a quem recebe a jurisdio. 4 - Realidade, verdade e conhecimento so sinnimos? 5 E o conceito de direito? 6 o que so valores? 7 O que cultura? 8 - Diferena entre cultuara e civilizao?

Direito Penal 1 Para efeitos legais o que se compreenderia como droga? Norma Penal em branco heterognea. 2 H algum dos delitos elencados na lei de droga que pode ser praticado na modalidade culposa? 3 O usurio, pode ser punido com a pena privativa de liberdade? 4 O senhor pode distinguir descriminalizar e despenalizar? Neste caso, o art. 28 uma medida despenalizadora ou descriminalizadora? 5 Abra a lei de drogas e leia o art. 45. A questo da imputabilidade, como o senhor entende este artigo? Repare que a lei, o legislador foi ao alcance de qualquer ilcito praticado. Qual o conceito de inimputabilidade? 6 - Qual a diferena de tratamento dado inimputabilidade da lei de drogas e a do CP? 7 Como se explica a actio libera in causae? Quais so as causas que isentam de pena no caso da embriaguez? 8 Qual a diferena entre forma maior e caso fortuito? 9 - Os diversos ncleos do tipo do art. 33, se o agente praticar ao mesmo momento aqueles tipos, ele responde por concurso? S h um juzo de subsuno. Princpio da alternatividade. 10 Conflito aparente de normas, quais so as tcnicas para a sua soluo? 11 Aquele que auxilia no infanticdio, coautor deste crime ou autor de homicdio? 12 Como se averigua a questo das mulas (pequenos traficantes que servem de instrumentos para o transporte da droga)? 13 No crime de peculato, qual o bem jurdica protegido? No caso, h a possibilidade de se aplicar o princpio da insignificncia? Na dico do tipo, ns temos apropriar-se de bem de valor...quais so os tipos do peculato? 14 - Qual a diferena entre a corrupo passiva e a concusso? Processo penal

1 - Qual a posio do senhor a respeito da quebra de sigilo bancrio? Tem que estar concentrado num ator exclusivo, que o juiz, a ideia de Plato por exemplo. 2 O IP deve ser motivado ou narrativo? 3 No processo penal se busca a verdade real, o IP a pea informativo em que se busca a autoria e circunstncia, fato definido como crime, qual o sentido de verdade? Tentativa de representao da realidade? O que verdade real? 4 - O que consiste o princpio da correlao entre e a denncia e a sentena? 5 - Qual a posio do senhor a respeito da mutatio libelli do art. 384 em confronto com a CF/88? O senhor admite que o art. 28 do CPP ainda constitucional? 6 leia o art. 383. A hiptese contempla que instituto? emendatio libelli. Ele tem alguma repercusso quando defesa do ru? 7 e a mutatio libelli? 8 - O que seria sentena ultra, citra, e extra petita? 9 - possvel a prtica por crime de peculato por quem no funcionrio publico? 10 - O conceito de funcionrio pblico no Direito Penal o mesmo do Direito Administrativo?

Dr. Tarcsio professor da UnB


Direito Constitucional 1 - O BB se submete a controle pela TCU no que concerne s agncias fora do pas? 2 EBCT explora alguns servios em regime de atividade econmica, como o sedex 10, que compete com a TAM Express, a imunidade que estendida aquela empresa alcana a imunidade, ou h uma delimitao tpica, como por exemplo, IPVA para os carros que fazem o transporte neste servio? O senhor confere um conceito ampliativo para a imunidade? 3 Qual seria a importncia bsica do chamado plano diretor? 4 Qual o regime jurdico das EPs quanto ao controle pelos TCs?

5 Qual a posio mais recente do STF a cerca do direito de greve dos servidores pblicos da Unio? 6 H direito subjetivo nomeao na linha do entendimento dos tribunais superiores? Teria direito subjetivo nomeao. Direito Tributrio 1 Diferena bsica entre iseno e anistia? E em relao s obrigaes acessrias, existiria alguma diferena quanto aos institutos? 2 qual seria a diferena entre anistia e remisso? 3 O que seria uma iseno heternoma? Existe caso especfico na CF? 4 - O que justificaria no CTN a regra preconizando literal a respeito da restrio imposta para a iseno? 5 - Em relao revogao da inseno, como voltaria a vigorar a cobrana do tributo tido como isento? 6 Em relao ao art. 151, 3 do CTN quanto iseno heternoma inviabilizaria a celebrao de tratados pela Unio com relao iseno de impostos estaduais ou municipais? 7 - Que cautela que existem em relao s isenes de ICMS? Os estados-membros podem livremente isentar? 8 - Qual seria a justificativa poltica para a regra no CTN de que a iseno se interpreta literalmente? 9 - Se o legislador pretender atingir o tributo, ele deve optar por anistia ou omisso? Anistia (penalidade pecuniria) 10 qual a diferena entre anistia e remisso? A remisso pode atingir, em tese, o prprio tributo? 11 Desde a obra de Baleeiro dentro outros, h a noo do princpio da interpretao econmico no direito tributrio, o senhor saberia me dizer o que seria isso? Quanto hermenutica tributria? 12 - Me d exemplo de interpretao legtima pr-fisco e interpretao legtima pr-contribuinte? 13 - O que significa interpretao econmica do direito tributrio? 14 - H uma hierarquia em matria de interpretao, e os princpios tributrios vem em sequncia da lei, em terceiro, qual seria a consequncia disto no neopositivismo? Eles estariam abaixo da lei

tributria em sentido estrito? Os princpios fecham as janelas, Leomar Baleeiro. Os princpios esto em terceiro lugar na legislao tributria? 15 - Quais os limites do domnio de direito privado em relao ao direito tributrio, porque o direito privado detm certo privilgio em relao ao direito pblico? 16 Porque as isenes merecem interpretao literal? Porque ela excepcional, qual o sentido. Qual a essncia da iseno? Ela frustra o dever geral de contribuir. 17 - Em quanto tempo prescreve a ao de ressarcimento em ao de improbidade administrativa? No h prescrio. 18 - Qual o fundamento jurdico por responsabilidade pelos atos lcitos? Exemplo, vacinao obrigatria, um sujeito pode desenvolver alergia vacina e pode morrer, qual o fundamento desta responsabilidade por este ato lcito princpio da isonomia, da repartio equnime dos encargos sociais, quando a coletividade reparte o prejuzo anormal e injusto de um ato lcito pelo seu beneficiamento por este ato que possa causar algum prejuzo ela. O que se entende por interpretao benigna no direito tributrio, quando se usa, neste caso para quais institutos se aplica esta tcnica hermenutica? No campo do direito tributrio punitivo? Direito Administrativo 1 - Seria possvel um juiz aposentado, em um concurso pblico pode ele assumir o novo concurso? 2 - E em relao ao cargo de magistrado e de magistrio, quais seriam as restries considerando a atividade do magistrado? O juiz poderia assumir um cargo de direo de faculdade? H uma resoluo do CNJ, 20H semanais. 3 um governador de estado tendo cumprido seu mandato pode se aposentar? 4 - Os agentes pblicos militares podem cumular cargo pblico civil? 5 Conceitue agentes? 6 Que restries constitucionais existem com relao ao servidor militar? Com relao ao salrio mnimo, o praa no tem direito, tem smula vinculante a respeito. No pode fazer greve, no cabe HC quanto s penas disciplinares. Os conscritos no podem se alistar, os ativos no podem ser filiados a partido poltico. Quando se

candidatarem a cargo eletivo, os que tenham menos de dez anos sero passados reserva e os com mais de dez anos sero agregados. 7 - A CF 88 substituiu a nomenclatura ao de regresso para direito de regresso com relao ao agente responsvel pelo ato, qual seria a consequncia, quanto a isso? Direito do servidor de ser apenas responsabilidade por ao de regresso pela administrao pblica, e quanto possibilidade. 8 Fale sobre o princpio da boa administrao? Alexy os princpios so mandados de otimizao. 9 A UnB fundao pblica federal, o Dr. Olindo pode ser alado diretor da faculdade? Me fale mesmo sobre a possibilidade de cumular um cargo de tcnico e de professor, como so esta vedao? 10 Na Veja desta semana, uma reportagem menciona que existem ministros que ganham o dobro ou o triplo do subsdio do Presidente da Repblica, isso possvel? 11 - A doutrina clssica aponta o trs atributos do poder de polcia, eles esto sempre presentes? 12 Existe alguma diferena no uso do poder de polcia da administrao no estado de defesa e estado de stio? 13 Quanto ao poder de polcia, qual o regramento legal que define s escancaras o poder de polcia? CTN, com relao definio de taxa. 13 Enquanto juiz federal o senhor anularia um ato administrativo pelo princpio da boa administrao sem interferncia de alguma regra? 14 No caso, haveria a possibilidade de omisso lcita? A chave do problema est na chave do vocbulo causar. Pergunto se a omisso s relevante quando h um dever de agir? 15 Pode um municpio impedir a instalao de estabelecimento comercial na mesma circunscrio de outro? 16 O senhor sabe quem primeiro utilizou a expresso poder de polcia? Rui Barbosa em 1915. 17 - O atributo da auto-executoriedade est presente em todos os atos de poder de polcia? Aplicao de multa, por exemplo. 18 O senhor sabe diferenciar o alvar de licena e alvar de autorizao?

19 - possvel falar em Estado sem poder de polcia? 20 - luz do poder de polcia como o senhor conceituaria a liberdade? Eu poderia dizer que o direito de fazer tudo aquilo que as leis autorizam?

24.01.2011 Des. Reynaldo Fonseca


Direito Ambiental 1 Determinada empresa discute a possibilidade de produo de soja transgnica, s que esta soja tem que ser plantada at o ms de outubro, e ingressou em juzo, pois obteve autorizao do Min. da Agricultura, mas no Estado do PR exigiu-se licenciamento ambiental. O estado tem competncia para exigir um registro ambiental, licenciamento ambiental para esta empresa que est querendo produzir esta soja? No caso deste estado-membro que pretendeu fiscalizar administrativamente no seu territrio, no pela competncia privativa legislativa, na competncia administrativa, ser que o estado teria competncia para faz-lo? 2 Se aplicaria no caso acima algum princpio constitucional ambiental? Princpio da subsidiariedade? In dbio pro natureza

Processo Civil 1 - Porque antecipar a tutela jurisdicional? 2 Ns tnhamos uma doutrina tradicional, processo de conhecimento, cautelar, de execuo, qual a necessidade de encurtar este procedimento da cautelar? 3 A antecipao dos efeitos da tutela j existiriam no MS e nas aes possessrias? antecipao dos efeitos da tutela? E se eu tenho uma posse velha e no posso enveredar pela ao possessria, ento eu posso me valer do art. 273 do CPC e requere a antecipao dos efeitos da tutela geral? 4 - O periculum in mora presumido, na ao de procedimento ordinrio ele teria de ser provado, o senhor no acha que seria difcil de provar um perculu in mora do art. 273 para se demandar ao em virtude de posse velha?

5 - E quando esta antecipao dos efeitos da tutela necessria numa fase cinzenta quando do a interposio do RE e o despacho do RE ou Resp e tambm da apelao?

Des. Olindo Menezes


Direito Civil 1 - Diferencie clusula compromissria e compromisso? Direito Empresarial 1 - Como o senhor definiria uma S/A? Porque ela se chama annima? 2 Quais so os perodos histricos institucionais da S/A? Outorga, Autorizao, Registro, Regulamentao. Qual foi a S/A mais destacada que foi fundada neste perodo? Banco do Brasil. 3 O que so valores mobilirios? DO lado da empresa so instrumentos? Forma de autofinanciamento, captao de recurso. E do lado do investidor seria um investimento. 4 Quais seriam os exemplos de valores mobilirios? 5 O que um nus de subscrio? Quando um investidor adquire este bnus, ele no estaria realizando a compra de uma ao? 6 O que seria um contrato desinteressado? Aquele em que uma variante do contrato gratuito, onde no h vantagem econmica. Comodato seria um exemplo. E um que fosse gratuito e no seria no interessado? Doao Pura. O que ocorre na doao pura? Enriquecimento de um lado e um sacrifcio do outro.

Des. Cndido Ribeiro


Direito Internacional 1 Carta Rogatria. Qual o procedimento? 2 A deciso no exterior, para ter efeito no Brasil precisa ser homologada, qual o rgo judicial encarregado por esta homologao. As decises interlocutrias tambm so homologadas pelo STJ? 3 que tipo de sentena homologvel? 4 - A sentena penal trabalhista, tambm seria possvel ser homologada?

5 Se uma brasileira casa na Austrlia com australiano e l se divorcia, e na vigncia do casamento ele tem dois filhos que so registrados na embaixada brasileira e tem dupla nacionalidade, ela pedindo a homologao desta sentena australiana o STJ homologa, e depois disso ela tem a penso alimentcia atrasada pelo cnjuge e tem a guarda compartilhada, ela poderia pedir que fosse aumentada a penso, e se ela poderia pedir a alterao da guarda compartilhada? Quem seria o juzo da alterao no Brasil? Seria a justia estadual? No seria um juzo de famlia que vai cuidar de guarda? Direito Previdencirio 1 - Quais as atribuies do Conselho Nacional de Previdncia Social? 2 - Quem compe este Conselho Nacional de Previdncia Social? 3 O que o senhor entende por uniformidade e equivalncia dos servios urbanos e rurais?

Dr. Raul Livino


Filosofia 1 O professor Miguel Reale costumava dizer que...desta afirmao pergunto: A Justia um valor prprio do direito? 2 - Como fica para Kelsen a desobedincia civil? 3 O que bem comum? 4 O que poder? Nicolas Luman. Quando Ortega y Gasset simplificando a concepo de poder, define a capacidade que o eu tem de submeter o outro minha vontade, como o senhor ver esta afirmao? 5 Qual a diferena entre poder, influncia e persuaso? 6 O que caracteriza o poder do Estado, que se diferencia de todos os outro poderes? A diferena est em relao soberania. A soberania a qualidade do Poder do Estado. Sociologia 1 Cite a diferena entre grupo social, comunidade e sociedade como juno humana? A famlia uma comunidade ou um grupo social? E as relaes so mais ou menos estritas? Os atores sociais interagem

desempenhando papeis, existem dois palcos de existncias, oriente e ocidente, culturas diversas que permitem a interao, mesmo chegando um ator de qualquer destes palcos, que observe um grupo escolar saber que um escola, se observar um presdio no confundir com qualquer outra instituio. 2 O que conflito? da natureza humana querer s porque algum quer enquanto ele quer. Direito Penal 1 No que diz respeito causalidade qual a teoria que o ordenamento jurdico presentemente adota? D um exemplo? 2 - Como se classifica a conduta do sujeito, ela pode ser de que forma? O que ao? 3 O que seria a omisso imprpria? No caso de um exemplo em que o proprietrio de um cachorro feroz deixa-o na rua sem a devida proteo, e este cachorro vem a atacar uma criana levando-a a bito, neste caso, se enquadra na omisso prpria ou imprpria? 4 A justa causa constitui elemento da ao penal? 5 Na hiptese em que algum atira da perna de outrem, esta pessoa ferida socorrida, a ambulncia trafega de maneira veloz e na contramo e esta vem a tombar, fazendo com que a vtima tenha um agravamento em morra no hospital em virtude de infeco hospitalar. Como o senhor averigua nesta hiptese a relao de causalidade? 6 Na hiptese em que uma pessoa venha ser abordada por outra pessoa abruptamente e morre pois cardaco, neste caso, como o senhor veria isso?

Dr. Tarcsio professor da UnB


Direito Constitucional 1 Qual a diferena entre Poder Constituinte e Poder Constitudo? 2 Depois da realizao, da criao da CF, o Poder Constituinte Originrio se esgota ou ele permanece? O que impede o Poder Constituinte Derivado de no poder violar as clusulas ptreas? 3 Qual seria a diferena bsica entre emenda e reviso? 4 - D um exemplo de um processo consensual de transio fora da hiptese de revoluo, um processo no traumtico?

5 O que seria um Poder Constituinte Difuso? 6 At aonde pode ir este poder difuso de mutao constitucional? 7 Quais os veculos materiais do Poder Constituinte, como ele se materializa? 8 O que seria o processo de descolonizao, dentro do processo consensual de transio? Direito Tributrio 1 Qual seria a funo de uma Lei Complementar em se de Direito Tributrio? Qual o espao, dentro daquela linha doutrinria dentro daquela corrente tricotmica e dicotmica, pois a primeira tem uma diferena em relao segunda, qual diferena esta? 2 Dentre os princpio regedores da competncia tributria um o da facultatividade, em que o ente competente pode criar ou no o tributo, este princpio ainda vlido? 3 Qual a diferena entre conflito de competncia, bitributao e bis in iden? 4 A bitributao se liga a que ao tributria? Consignao em pagamento. 5 Qual a diferena entre capacidade tributria e competncia tributria? 6 O que seria parafiscalidade? Direito Administrativo 1 A partir da Teoria Geral do Direito Pblico, porque se diz que o processo administrativo o modo normal de agir no Estado de Direito? Existe espao no estado de direito para agir fora do processo administrativo, quais as qualidades que ele revela? 2 aplica-se ao processo administrativo o equivalente ao princpio do juiz natural? Um servidor concursado do executivo, mas que est exercendo cargo comissionado no legislativo, onde ele ser processado administrativamente? 3 Pode haver no mbito do processo administrativo, autorizao para interceptao telefnica?

4 No mbito do processo administrativo disciplinar o poder judicirio ode chegar ao ponto de substituir a sano, entendendo que a sano foi injusta, diminuir ou aumentar a sano?

Potrebbero piacerti anche