Sei sulla pagina 1di 10

1

RESENHA CINEMATOGRFICA: UM GNERO TEXTUAL PARA O ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA NA ABORDAGEM DO INTERACIONISMO SCIO-DISCURSIVO
BARROS, Eliana Merlin Deganutti (UEL G) NASCIMENTO, Elvira Lopes (UEL) Introduo Este trabalho fruto da participao no projeto de pesquisa Gneros Textuais no Ensino Mdio: uma Abordagem para o Ensino de Lngua Portuguesa da Universidade Estadual de Londrina sob a coordenao da Dra. Elvira Lopes Nascimento. Tal projeto tem como objetivo contribuir para a formao do professor de Lngua Portuguesa, possibilitando a instrumentalizao dos Parmetros Curriculares no que diz respeito aos gneros textuais como objeto de ensino-aprendizagem. O construto terico desta pesquisa advm de estudos de Bronckart (1997/2003), Schneuwly e Dolz (1998) e de outros estudiosos, numa perspectiva do interacionismo scio-discursivo (ISD). A resenha cinematogrfica, um gnero da esfera jornalstica, foi o objeto de estudo escolhido para a construo de um modelo didtico ] que visa instrumentalizar o professor do Ensino Mdio no ensino de Lngua Portuguesa. A inteno de se estudar este gnero partiu de observaes em salas de aulas e de entrevistas informais com professores do Ensino Mdio da rede pblica. Primeiramente, foi detectado o interesse destes educadores em se trabalhar com textos da esfera do argumentar o que se justifica, em parte, pela nfase de pedidos deste tipo de texto nas provas de redao dos vestibulares. Em segundo lugar, observou-se o grande fascnio dos estudantes pela linguagem cinematogrfica, ou seja, como os filmes exercem um poder de seduo nos jovens, e de como esta linguagem bem recebida na escola. Um outro ponto que foi levado em considerao para a seleo, foi a interdisciplinaridade] que o trabalho com a resenha cinematogrfica pode proporcionar numa instituio de ensino, j que o filme a ser resenhado pode ser trabalhado por outras disciplinas (Artes, Histria , Filosofia, Geografia, etc.) em conjunto com a disciplina de Lngua Portuguesa. Para esta apresentao parcial do estudo do gnero resenha cinematogrfica, organizamos nosso trabalho da seguinte forma: a) a opinio de alguns experts sobre o gnero resenha e resenha cinematogrfica; b) os pressupostos tericos do ISD; c) o contexto de produo do corpus da pesquisa; d) a organizao seqencial argumentativa da resenha cinematogrfica.

1. O que Dizem os Especialistas sobre o Gnero Resenha O termo resenha motivo de divergncias entre os especialistas e estudiosos da linguagem, muitas vezes, entrando em conflito com o termo resumo. Para chegar aos possveis esclarecimentos sobre a questo da conceitualizao deste gnero textual, necessrio o confronto de diferentes abordagens. Iniciaremos pelas definies que trazem alguns dicionrios: re.se.nha s.f.1 lista ou descrio minuciosa (r. dos principais fatos do dia) 2 resumo crtico do contedo de livros, notcias etc. ~ resenhar v.t.d. (MNI HOUAISS: 2004) resenha. S.f. 1. Ato ou efeito de resenhar. 2. descrio pormenorizada. 3. Contagem, conferncia. 4. Notcia que abarca certo nmero de nomes ou fatos similares. (NOVO DICIONRIO BSICO DA LNGUA PORTUGUESA FOLHA/AURLIO: 1004/1995) Como podemos verificar, as acepes do vocbulo resenha so divergentes j no mesmo suporte (dicionrio). No caso do HOUAISS parece que a entrada 1 j confronta com a 2, pois ou resenha uma descrio minuciosa (neste caso ela no crtica) ou ela um resumo crtico, ou seja, traz uma sntese de um contedo juntamente com uma avaliao pessoal (crtica). J no caso do dicionrio AURLIO, o mesmo no faz referncia ao teor crtico da resenha, e a sua entrada 2 aparece como sinnima da entrada 1 do dicionrio HOUAISS descrio pormenorizada; tambm classifica resenha como notcia que abarca certo nmero de nomes ou fatos similares, o que parece uma grande confuso, pois resenha e notcia parecem no caminhar no mesmo patamar. Como percebemos j no primeiro momento deste estudo, o conceito para este gnero no parece ser muito simples. Como segundo passo para se chegar a um esclarecimento quanto a definio de resenha, veremos o que alguns de nossos lingistas falam sobre o assunto. Segundo Fiorin (1993): Resenhar significa fazer uma relao das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstncias que o envolvem. Este acrescenta que o objeto resenhado pode ser qualquer acontecimento da realidade, como por exemplo, uma comemorao solene, uma feira de livros; ou textos e obras culturais, como um romance, um filme, uma pea teatral. Para este lingista o gnero resenha pode ser classificado em resenha descritiva (aquela que no apresenta nenhuma apreciao ou julgamento de quem a produziu) e resenha crtica (aquela que apresenta um juzo crtico do resenhador).

Diferentemente de Fiorin, Monteiro (1998, p. 22), equipara a resenha a um resumo crtico: O ponto alto da resenha a viso crtica de quem a escreve. Alm de trazer o assunto devidamente resumido, este acompanhado de uma anlise, de uma viso crtica.. Desta forma, a classificao de resenha descritiva feita por Fiorin no cabe nos moldes desta definio. Esta estudiosa considera o resumo como parte da resenha, e no admite que esta no contenha uma crtica, que pode estar inserida no desenvolvimento articulada juntamente com o resumo , ou colocada logo aps a sntese da obra. Segundo Machado (2002), o processo de sumarizao condio bsica para a mobilizao de contedos pertinentes elaborao de textos pertencentes ao gnero resenha, porm este traz mais que uma simples apresentao concisa dos contedos, traz tambm interpretaes e avaliaes sobre este. Acrescenta tambm, que no caso do gnero resenha o resumo] (considerado neste contexto apenas como sumarizao, no como um gnero textual) apresentado de forma parcial, j que o objetivo do mesmo incitar o destinatrio a ler uma obra, a assistir um filme, etc. Motta-Roth (2002) postula que o gnero resenha pode ser considerado como envolvendo um contnuo entre descrio e avaliao, com diferentes exemplares de resenhas tendendo ou para um ou para outro extremo. Por exemplo, resenhas mais objetivas podem ser representadas por textos mais descritivos dos contedos, com uma avaliao menos explcita e subjetiva do resenhador. Nota-se que a autora no cita a terminologia resenha descritiva, e sim aponta casos em que a nfase do texto reside na descrio pormenorizada, mas sem deixar de lado seu teor avaliativo (a crtica no est to explcita quanto em outras resenhas em que a nfase se concentra mais na anlise e avaliao do contedo). Para ela, as resenhas podem tender para um extremo avaliativo, quando o resenhador um especialista da rea, e parte de seu conhecimento e sua experincia profissional para estabelecer a relevncia do objeto resenhado. 1.1 A Resenha Cinematogrfica: a adaptao de um gnero textual Neste trabalho, tomamos a resenha cinematografia como uma adaptao do gnero resenha (que se encontra indexado no intertexto). Para tanto, nos apropriamos deste ltimo, da mesma forma que Motta-Roth, ou seja, um texto crtico por excelncia, tendendo, ora para um lado mais avaliativo, ora para um ngulo mais descritivo, dependendo das circunstncias que o envolvem. At o momento em que se encontra esta pesquisa no foi encontrado nenhum documento de especialista da rea da linguagem ou da rea jornalstica que se utilize da terminologia resenha cinematogrfica. Encontramos uma escassa bibliografia que se apropria

deste gnero, mas com a denominao de crtica ou coluna. Optamos por no abandonar nossa nomeao inicial, pois no consideramos a questo da nomenclatura um fator relevante para o estudo de um gnero. Segundo Baltar (2004), crtica um gnero jornalstico e opinativo, escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua opinio sobre uma manifestao artstica qualquer: livro, CD, espetculo de dana, teatro, exposio de um artista plstico, etc. Este autor diferencia crtica de resenha, por entender que esta ltima no traz um aprofundamento do contedo exposto e sim apenas algumas sugestes de leitura. O que este autor entende por resenha parece se assemelhar com a classificao de resenha descritiva proposta por Fiorin (j citado no tpico anterior) e sua crtica com o que Fiorin chama de resenha crtica. Barros (2002) ao tratar de dois textos jornalsticos que entram em confronto num mesmo jornal, classifica o que ns chamamos de resenha cinematogrfica de coluna (um texto feito por uma colunista que emite opinies sobre um determinado filme). Comparando os dois gneros objeto de anlise em seu estudo , a autora afirma:

Quanto aos gneros tratados neste trabalho, a coluna e artigo de opinio, apresentam regras de jogo comuns: de sua natureza trazer interpretao ou opinio do autor. O papel do autor de maior aproximao com o seu texto: avaliaes e modalizaes marcam sua viso de mundo e recursos retricos so ativados para atingir com maior eficincia o outro parceiro da comunicao, seu interlocutor. (id. p. 204)

Para Berbare (2004, p. 44), Criticar um filme observar detalhes, identificar as caractersticas tpicas da obra, compar-las a outras do gnero, criticar e elogiar o filme.. Para esta autora, a crtica de cinema (como ela nomeou o gnero), presta um servio de informao ao leitor do jornal ou revista pela viso de um expectador experiente (o crtico, ou resenhador como ns o chamamos), mas o destinatrio da mensagem deve sempre considerar as informaes da crtica a partir de seus prprios critrios de apreciao de filmes. Ou seja, a crtica deve servir apenas como um parmetro de avaliao e nunca como um fator decisivo de apreciao de um filme.

2. O Interacionismo Scio-Discursivo O quadro terico que se inscreve o Interacionismo scio-discursivo leva a analisar as condutas humanas como aes significantes, ou como aes situadas, cujas propriedades estruturais e funcionais so, antes de mais nada, um produto da socializao (BRONCKART: 2003, p. 13). neste quadro terico que Bronckart faz a abordagem de gnero textual como instrumento de ensino que permite a materializao de uma atividade de ao. O modelo de anlise proposto por Bronckart apresenta vrias etapas, como descrevemos abaixo, muito resumidamente (devido ao carter restrito deste documento): O contexto de produo que pode ser definido como o conjunto dos parmetros que podem exercer uma influncia sobre a forma como um texto organizado. (id. p. 93). Estes parmetros esto inseridos em dois planos: o mundo fsico e o mundo social e subjetivo. O mundo fsico definido por quatro parmetros: o lugar fsico de produo; o momento de produo; o emissor (produtor ou locutor) que produz fisicamente o texto; o receptor que recebe o texto concretamente. Da mesma forma, o mundo social pode tambm ser decomposto em quatro parmetros: o lugar social em que o texto produzido (escola, famlia, etc.); o enunciador (posio social do emissor: professor, pai, etc.); o destinatrio (posio social do receptor: aluno, filho, etc.); o objetivo da interao (efeito que se pretende com o texto). O folheado textual, isto , trs camadas superpostas que tramam a organizao dos textos: a infra-estrutura geral do texto (plano geral global, tipos de discursos que se organizam em seqncias e/ou outros tipos de planificao) e os mecanismos de textualizao e mecanismos de enunciao. 3. Anlise do Corpus Como corpus desta pesquisa foram selecionadas cinco resenhas cinematogrficas escritas pela colunista Isabela Boscov, e publicada na revista VEJA entre fevereiro de 2001 a junho de 2003. A escolha do suporte se fez a partir do pressuposto de que tal revista circula nacionalmente, sendo uma das mais lidas dentro do seu formato. O presente corpus formado pelas resenhas abaixo: 1. At tu, Denzel (filme: Duelo de Tits Remenber the Titans, Estados Unidos, 2000); 2. Humor de fachada (filme: O Amor Cego Shallow Hal, Estados Unidos, 2001); 3. Melhor que o livro (filme: Abril Despedaado, Brasil, Sua, Frana, 2001);

4. Inimigo do peito (filme: A Soma de Todos os Medos The Sum of All Fears, Estados Unidos, 2002); 5. Divino egosmo (filme: Todo Poderoso Bruce Almighty, 2003). 3.1 O Contexto de Produo O nico elemento do contexto fsico identificvel em todos os textos analisados foi o emissor, ou seja, a pessoa Isabela Boscov, embora essa identificao tenha ocorrido externamente, ou seja, a assinatura no faz parte do corpo textual. A partir de hipteses podemos pensar no lugar fsico de produo como sendo, ou uma sala da edio da revista, ou a prpria casa da autora, porm, em ambos os casos, parece-nos evidente que ela escreva seus textos diretamente em um computador (porttil ou no). O receptor de seus textos so os leitores da revista VEJA. J no que diz respeito ao momento de produo, podemos inferir que, devido ao carter semanal de sua coluna, a autora no disponha de muito tempo para escrever, pois est subentendido que ela precisa assistir aos filmes que comenta, buscar informaes externas (pesquisa), e muitas vezes esta mesma colunista escreve mais que uma resenha por semana, por essas razes, imaginamos que estas so escritas poucos dias antes do fechamento da edio da revista. As representaes do mundo social, com suas normas e regras que normatizam as interaes, no modo como so percebidas pela produtora (autora das resenhas), permitem-nos levantar algumas hipteses. Desta forma, mesmo externamente s condies de produo, possvel falar no papel social do emissor (que passa agora ao estatuto de enunciador): uma colunista que escreve, semanalmente, resenhas cinematogrficas editadas na revista VEJA, na coluna Cinema; neste caso supe-se que seja uma especialista no assunto. Quanto posio social do receptor (agora destinatrio), devido ao status da revista VEJA, ou seja, uma veculo de comunicao mais elitista, destinado classe mdia-alta, podemos falar no destinatrio como sendo um leitor mais instrudo e de faixa etria muito abrangente, j que o assunto filmes desperta o interesse de leitores muito diversificados. J o lugar social da produo, independente do lugar fsico em que o texto possa ter sido produzido, reflete uma interao profissional entre a colunista e seu empregador (a revista VEJA). Sendo este gnero tanto informativo (traz informaes sobre o filme, assim como um resumo parcial do enredo) como opinativo (avaliao pessoal), podemos dizer que os objetivos so levar ao conhecimento do leitor informaes pertinentes ao filme resenhado (incluindo um panorama parcial do enredo) e convenc-lo de uma premissa defendida pela autora com argumentos e contraargumentos.

3.2 A Seqncia Argumentativa na Resenha Cinematogrfica Em todos os textos analisados referente ao nosso corpus o contedo est organizado com base em um raciocnio argumentativo. Para tanto, a autora faz um recorte temtico, com o qual ela defender uma tese, apresentar argumentos e/ou contra-argumentos e concluir seu texto. O resumo do enredo do filme feito parcialmente, servindo sempre como ancoragem para o desenvolvimento dos seus argumentos. A concluso, geralmente, feita de forma contundente, reafirmando a premissa inicial. Como podemos observar acima, este gnero estruturado a partir dos pressupostos da seqncia argumentativa esquematizada em Bronckart (2003, p.226), organizada pelas seguintes fases: - a fase de premissas (ou dados), em que se prope uma constatao de partida; - a fase de apresentao de argumentos, isto , de elementos que orientam para uma concluso provvel, podendo ser esses elementos apoiados por lugares comuns (topoi), regras gerais, exemplos, etc.; - a fase de apresentao de contra-argumentos, que operam uma restrio em relao orientao argumentativa e que podem ser apoiados ou refutados por lugares comuns, exemplos, etc.; - a fase de concluso (ou nova tese), que integra os efeitos dos argumentos e contraargumentos. O carter dialgico da seqncia argumentativa consiste em isolar um elemento do tema tratado (um objeto do discurso) e em apresent-lo de um modo que seja adaptado s caractersticas presumidas do destinatrio (conhecimentos, atitudes, sentimentos, etc.) (BRONCKART: 2003, p. 234). Desta forma, a seqncia argumentativa opera uma ao de convencimento, a partir de um objeto contestvel (na viso do enunciador e/ou do destinatrio). Como corroborar com a questo acima, apresentamos, a seguir, uma resenha cinematogrfica (que integra nosso corpus) em que destacamos as fases da grande seqncia argumentativa que a constitui: At tu, Denzel Outro filme tenta adoar o amargo racismo americano

Premissa Seria recomendvel que o cinema de Hollywood parasse de prefaciar seus filmes com os dizeres baseado numa histria verdadeira. Geralmente, sinal de que as situaes mais improvveis vo se suceder. o que acontece em Duelo de Tits (Remember the Titans, Estados Unidos, 2000), que estria nesta sexta-feira em circuito nacional. Argumentos 1. O problema no est nos fatos, que so reais, mas no tom ufanista que o filme empresta a eles. [Esse drama trata da hostilidade que tomou conta de Alexandria, uma pequena cidade do estado da Virgnia, em 1971, quando as autoridades locais decidiram que brancos e negros passariam a freqentar a mesma escola. Episdios como esse ocorreram em todo o pas, quase sempre de forma dramtica como em Little Rock, no Arkanansas, onde o Exrcito teve de garantir que as crianas negras cruzassem os portes da escola.] 2. Duelo de Tits prefere uma viso edulcorada da histria: no seu entender, no h barreira que no possa ruir quando um punhado de homens de boa vontade resolve fazer a coisa certa. [O conflito concentra-se em torno da paixo local o time de futebol americano da escola. Bill, o tcnico branco (interpretado por Will Patton), substitudo por Herman, um negro (Denzel Washington, juntando aqui sua credibilidade chancela do fato verdico). Seguem-se as escaramuas de praxe nesse gnero de produo, mas o branco engole o orgulho e decide trabalhar ao lado do recm-chegado. Logo o colega e os jogadores, no importa a sua etnia, percebem que Herman no vai dar moleza a ningum. Pelo contrrio: sua ttica se mostrar democraticamente implacvel. O jeito linha-dura funciona. O time vence todas, brancos e negros descobrem o valor da amizade e at os racistas mais renitentes cedem diante de resultados to positivos.]

Contra-Argumento

Seria lindo, exceto pelo fato de que, nos Estados Unidos, o antagonismo racial ainda no teve um final feliz. Argumento 3. desanimador, portanto, que uma produo que pretende ensinar princpios morais bsicos recorra a tais simplificaes. Ao mesmo tempo que aplaude o senso de justia de seus protagonistas, a fita comete o ultraje de mostrar personagens negros com ar de gratido canina diante do respeito conquistado. Concluso Num certo sentido, o filme at diverte mrito da qumica entre Washington, que domina de ponta a ponta o ofcio de interpretar santos guerreiros, e Will Patton, um ator bem melhor do que seu papel. Por causa de seu paternalismo, contudo, Duelo de Tits revela involuntariamente a grande contradio por trs desse tema: seja qual for o sabo, o racismo uma daquelas manchas insistentes que Hollywood nenhuma lava mais branco. Fonte: BOSCOV, Isabela. At Tu, Denzel. Revista Veja. Rio de Janeiro: Ed. Abril, 7 fev. 2001, ed. 1686. Cinema, p.117.

Obs: Os fragmentos do texto entre colchetes esto ancorando o argumento (grifado) que o antecede. Consideraes Finais Neste trabalho apresentamos resultados parciais de nossa descrio do gnero resenha cinematogrfica que constituir em modelo didtico deste gnero. Pode-se antecipar, contudo, que so grandes as dificuldades para esta pesquisa, uma vez que tal gnero se apresenta estruturado por um discurso do expor argumentativo, o que representa uma dificuldade maior, j que se trata de descrever uma ao de linguagem baseada no raciocnio argumentativo. A anlise demonstrou que a resenha cinematogrfica um gnero que apresenta as quatro fases da seqncia argumentativa, cabendo ao analista estudar como se d a costura,

10

a tessitura dessas diferentes fases. Mas isto assunto para uma prxima etapa do nosso trabalho. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BALTAR, M. Competncias discursivas: gneros textuais. Caxias do Sul(RS): EDUSC, 2004. BARROS, Nina Clia. Estratgias de ataque face em gneros jornalsticos. In: MEURER, Jos Luiz; MOTTA_ROTH, D. Gneros textuais. Bauru(SP): EDUSC, 2002, p. 199-214. BAKHTIN, M. Gneros do discurso in: Esttica da criao verbal. Trad. Maria E. Galvo G. Pereira. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BERBARE, ngela Popovici. Crtica de cinema: caracterizao do gnero para projetos de produo escrita na escola. In: LOPES-ROSSI, M Ap (org.) Gneros discursivos no ensino de leitura e produo de textos. Taubat (SP): Cabral, 2004, p. 41-58. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo scio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pricles Cunha. So Paulo: EDUC, 2003. DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de Ioral. Initiation aux genres formels lcole. Paris: ESP, 1998. _______________________. O oral como texto: como construir um objeto de ensino in: Gneros orais e escritos na escola. So Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.149-183. FIORIN, J.L.; SAVIOLI, F.P. Para entender o texto: Leitura e redao. So Paulo: tica, 1993. MACHADO, Anna Rachel. Revisando o conceito de resumos. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.) Gneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p.138150. MONTEIRO, Silvana Drumond. Elaborao de resumos e resenhas. Londrina: EDUEL, 1998. MOTTA_ROTH, Dsire. A construo social do gnero resenha acadmica. In: MEURER, J. Luiz; MOTTA-ROTH, D. (orgs.) Gneros textuais. Bauru(SP): EDUSC, 2002, p. 77-116.

Potrebbero piacerti anche