Sei sulla pagina 1di 72

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI

PRONOMES Os pronomes j povoam nosso curso h bastante tempo. J falamos deles em CONCORDNCIA, em REGNCIA e iremos falar at a ltima aula. Por isso, o incio dessa aula uma espcie de retrospectiva de alguns pontos j estudados. Pronome o vocbulo que, ao p da letra, fica no lugar do nome (chamado de pronome substantivo) ou o determina (pronome adjetivo). Os pronomes podem ser pessoais (retos e oblquos), possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos (uma subcategoria dos indefinidos), relativos. Aspectos prprios de cada um dos pronomes sero abordados nos comentrios s questes de prova. PRONOME SE Para comear, vamos falar sobre o pronome se, que pode ser, dentre outras coisas: - parte integrante do verbo: verbos como queixar-se, arrepender-se, suicidar-se no se conjugam sem o pronome. Ento, este termo no exerce uma funo sinttica prpria, sendo chamado de parte integrante do verbo, ainda que apresente um valor reflexivo; - pronome apassivador: chegamos exausto de tanto estudar a construo de voz passiva. J sabemos de cor e salteado que o verbo que possua um objeto direto (transitivo direto ou bitransitivo), quando acompanhado do pronome se, forma voz passiva, devendo o verbo concordar com o sujeito paciente; - ndice de indeterminao do sujeito: quando o verbo no possuir objeto direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos, de ligao), o pronome se tem a funo de no identificar o agente que pratica a ao verbal. Certamente, no so essas as nicas possibilidades do pronome se. H tambm os reflexivos, recprocos, os de realce (estes s servem para nfase, podendo ser Foi retirados sem prejuzo algum: Foi-se embora a minha vontade de viver embora a minha vontade de viver.). Contudo, so esses os que nos interessam por ora. Vamos ver algumas questes que exploram esses conceitos.

1 - (ESAF/ANA/2009) Em relao ao texto abaixo, analise a assertiva a seguir. O tratamento de esgotos fundamental para qualquer programa de despoluio das guas. Em grande parte das situaes, a viabilidade econmica das estaes de tratamento de esgotos (ETE) reconhecidamente reduzida, em razo dos altos investimentos iniciais necessrios sua construo e, em alguns casos, dos altos custos operacionais. Por esses motivos que mesmo os pases desenvolvidos tm incentivado financeiramente os investimentos de Prestadores de Servios em ETE, como os Estados Unidos e pases da Comunidade Europeia. No Brasil, o problema de viabilidade econmica do investimento pblico torna-se ainda mais agudo, devido elevada parcela de populao de baixa renda. No entanto, vale ressaltar que a gua de qualidade tambm um fator de excluso social, uma vez que a populao de baixa renda dificilmente tem condies de comprar gua de qualidade para beber ou at

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
mesmo de pagar assistncia mdica para remediar as doenas de veiculao hdrica, decorrentes da ausncia de saneamento bsico. (http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp) - Em torna-se(.8), o -se indica sujeito indeterminado.

ITEM ERRADO Comentrio. O verbo TORNAR apresenta-se, nesse caso, como um verbo transobjetivo, com objeto direto representado pelo pronome se e o predicativo do objeto na forma do substantivo mdico. Note que podemos substituir o pronome por um nome: Ele tornou sua filha uma excelente pessoa.. Assim, a funo do pronome a de objeto direto e tem valor reflexivo. Agora, de volta a o texto, vemos que a construo original similar a essa: ... o problema (...) torna-se ainda mais agudo.... No h nenhuma possibilidade de esse pronome indicar sujeito indeterminado, porque o sujeito est bem explcito na construo: tem seu ncleo representado por problema.

2 - (ESAF/ANEEL TCNICO/2006) Em relao ao texto, analise o item abaixo. Apesar das dificuldades, o Programa de Metas foi executado e seus resultados manifestam-se na transformao da estrutura produtiva nacional. O governo JK, que soube mobilizar com maestria a herana de Vargas e elevar a auto-estima do povo brasileiro, realizou-se em condies democrticas, com liberdade de imprensa e tolerncia poltica. A taxa de inflao, que em 1956 foi de 12,5%, no final do governo JK, elevou-se para o patamar de 30,5%. A Nao, por sua vez, obteve um crescimento econmico mdio de 8,1% ao ano. Apesar das presses do Fundo Monetrio Internacional (FMI), que j advogava o equilbrio fiscal e o Estado mnimo para o Brasil, e de setores conservadores da vida brasileira, JK conseguiu elevar o PIB nacional em cerca de 143%. E tudo isto ocorreu em um contexto marcado por um dficit de transaes correntes que atingiu 20% das exportaes em 1957 e 37% em 1960, o que ampliava a fragilidade externa e fazia declinar a condio de solvncia da economia brasileira. No entanto, foi graas ao controle do cmbio e ao regime de incentivos criados que as importaes de bens de consumo durveis foram contidas. (Rodrigo L. Medeiros, com adaptaes) - Em manifestam-se(l.2) o se ndice de indeterminao do sujeito.

ITEM ERRADO Comentrio. De forma alguma, o pronome se poderia ser um ndice de indeterminao do sujeito, pois o sujeito j est bem claro na passagem: seus resultados (... seus resultados manifestam-se na transformao da estrutura produtiva nacional).

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
O verbo MANIFESTAR transitivo direto (algum manifesta alguma coisa: Fulano manifesta seu descontentamento.), ento o pronome se forma, na verdade, voz passiva PRONOME APASSIVADOR (equivalente a seus resultados so manifestados...). Por isto, o verbo est no plural: para concordar com o sujeito paciente. Cuidado especialmente CONCORDNCIA. quando, dessa anlise, depender a verificao de

3 - (ESAF/AFC STN / 2008) Com base no texto, analise os itens a seguir. 1. Ao lado de caractersticas inditas, a crise cevada no mercado imobilirio e financeiro americano, com reverberaes mundiais, apresenta aspectos tambm verificados em outras situaes de nervosismo global. 5. No h medida mgica e salvadora que faa cotaes se estabilizarem e o investidor recuperar o sono. S uma sucesso de aes consegue mudar expectativas como as atuais. A Casa Branca, ao contrrio da postura que assumira no caso do Lehman Brothers tragado, 10. sem socorro, por um rombo de US$600 bilhes , decidira estender a mo para a maior seguradora do pas, a AIG. Aos bilhes empenhados para permitir ao Morgan digerir o Bear Stearns, em maro; ao dinheiro sacado 15. a fim de evitar a quebra das gigantes Fannie Mae e Freddie Mac, redescontadoras de hipotecas, o governo e o Fed, o BC dos EUA, decidiram somar US$85 bilhes para salvar a AIG. Decepcionou-se quem esperava tranquilidade. O emperramento do crdito ningum 20. empresta a ningum, por no se saber ao certo o risco do tomador continua a travar o mercado global, e as aes novamente desceram a ladeira, empurradas por boatos sobre quais sero, ou seriam, os prximos a cair. (O Globo, 18 de setembro de 2008 , Editorial) a) Em se estabilizarem(l.6), o se indica que o sujeito indeterminado.

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
b) Em Decepcionou-se(l.18), o se justifica-se porque o verbo est sendo empregado como pronominal.

Gabarito: a) ITEM ERRADO Comentrio. Nossa, mas a banca cismou com isso!...rs... O se somente pode ser ndice ou partcula indeterminadora do sujeito se estiver acompanhando um verbo que no possua objeto direto, ou seja, um verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligao. O verbo ESTABILIZAR transitivo direto (a medida estabilizou as cotaes.). O valor do pronome se na construo ... que faam as cotaes se estabilizarem... questionvel: pode ser apassivador (a medida estabilizou as cotaes => as cotaes se estabilizaram => as cotaes foram estabilizadas) ou reflexivo, se houver a possibilidade de essa estabilidade ser resultado de uma ao das prprias cotaes (no sou economista, portanto no me venha perguntar se isso lgico, possvel ou racional...rs...). De qualquer forma, INDETERMINADOR DO SUJEITO esse pronome no , pois o sujeito est l, bonito, lindinho: as cotaes. Por isso, o item est ERRADO. b) ITEM CERTO Comentrio. Puxa... at que enfim acertou!...rs... O verbo DECEPCIONAR tambm transitivo direto (decepcionar algum: O rapaz decepcionou sua namorada.). Usado com o pronome (forma pronominal, como afirmou o examinador), torna-se reflexivo. Na ordem direta, a orao seria: Quem esperava tranquilidade decepcionou-se..

4 - (ESAF/SEFAZ SP/2009) 1. importante notar que a taxa de juros anual mdia de 141,12% escandalosa para o Brasil, cuja inflao anual estimada em torno de 6,5%. A reduo dos juros que se verificou em dezembro certamente no reflete 5. as mudanas que beneficiaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos), mas apenas a menor procura por crdito. A discreta queda dos juros no deve aumentar a procura por crdito pelas pessoas fsicas que esto conscientes de 10. que no o momento de se endividar, nem favorecer

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
uma reduo da inadimplncia. No mximo, interessar s pessoas jurdicas que buscam crdito de curtssimo prazo ou financiamentos para exportao, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um 15. custo muito elevado. Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). O governo 20. est tentando obter uma reduo desse spread, at agora sem grande sucesso. Para uma reduo sensvel das taxas de juros, duas medidas seriam necessrias: reduzi-las nos bancos pblicos (Caixa Econmica e Banco do Brasil) e, 25. especialmente, em funo de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal, que oferecem juros elevados e total garantia. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009) Em relao ao texto acima, analise a proposio. - Em Sabe-se(.15), o pronome -se indica voz reflexiva.

ITEM ERRADO Comentrio. O valor desse pronome no reflexivo, mas passivo. Na voz reflexiva, o sujeito, ao mesmo tempo, pratica e sofre a ao verbal. O verbo SABER transitivo direto (algum sabe alguma coisa). Acompanhado do pronome SE, forma voz passiva. O sujeito paciente, nesse caso, vem sob a forma de orao: Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao) ( isso sabido). Assim, o pronome se indica construo de voz passiva sinttica, e no reflexiva.

5 - (ESAF/AFC CGU/2006) O final do sculo XX assistiu a um processo sem precedentes de mudanas na histria do pensamento e da tcnica. Ao lado da acelerao avassaladora nas tecnologias da comunicao, de artes, de materiais e de gentica, ocorreram mudanas

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
paradigmticas no modo de se pensar a sociedade e suas instituies. De modo geral, as crticas apontam para as razes da maioria dos atuais conceitos sobre o homem e seus aspectos, constitudos no momento histrico iniciado no sculo XV e consolidado no sculo XVIII. A modernidade que surgira nesse perodo agora criticada em seus pilares fundamentais, como a crena na verdade, alcanvel pela razo, e na linearidade histrica rumo ao progresso. Para substituir esses dogmas, so propostos novos valores, menos fechados e categorizantes. (http://pt.wikipdia.org (acessado em 14 de dezembro de 2005, com adaptaes)) Analise a proposio de acordo com o padro culto da lngua portuguesa. - A supresso do pronome se (l.4) alteraria as relaes sintticas da orao, mas preservaria a coerncia textual, pois a estrutura da orao admite a omisso do sujeito.

ITEM CERTO Comentrio. O pronome se junto ao verbo PENSAR torna a construo passiva: algo pensado construo essa que possui como sujeito paciente o sintagma nominal a sociedade e suas instituies. Com a retirada do pronome, este sintagma volta sua funo da voz ativa, qual seja: objeto direto. Por isso, est perfeita a afirmao de que as relaes sintticas seriam alteradas (de sujeito paciente, o conjunto passa a ser objeto direto), mas seria preservada a coerncia, pois o verbo passaria a se apresentar na forma impessoal (sem sujeito). O examinador foi bastante feliz na elaborao dessa questo de prova.

6 - (ESAF/ATA MF/2009) Em relao ao texto abaixo, analise o item a seguir. Os mercados financeiros entraram em maro 2. assombrados pelo maior prejuzo trimestral da histria corporativa dos Estados Unidos a perda de US$ 61,7 4. bilhes contabilizada pela seguradora American International Group (AIG) no quarto trimestre de 2008. 6. No ano, o prejuzo chegou a US$ 99,3 bilhes. O Tesouro americano anunciou a disposio de injetar 8. mais US$ 30 bilhes na seguradora, j socorrida em setembro com dinheiro do contribuinte. Na Europa, a 10. notcia ruim para as bolsas foi a reduo de 70% do lucro anual do Banco HSBC, de US$ 19,1 bilhes para 12. US$ 5,7 bilhes. Enquanto suas aes caam 15%,

6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
o banco informava o fechamento das operaes de 14. financiamento ao consumidor nos Estados Unidos, com dispensa de 6.100 funcionrios. 16. Com demisses de milhares e perdas de bilhes dominando o noticirio de negcios no dia a dia, os 18. sinais de reativao da economia mundial continuam fora do radar. E isso no o pior. No fim do ano 20. passado, havia a esperana de se iniciar 2009 com a crise financeira contida. Se isso tivesse acontecido, 22.os governos poderiam concentrar-se no combate retrao econmica e ao desemprego. Aquela 24.esperana foi logo desfeita. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009) - Em concentrar-se(.22), o -se indica sujeito indeterminado.

ITEM ERRADO Comentrio. Mas voltou a insistir nisso, meu filho? Que teimosia!...rs... Como que poderia ser um sujeito indeterminado se esse termo est ali do lado, atrs do verbo auxiliar PODER que, com o verbo CONCENTRAR, forma uma locuo verbal? Ora, o sujeito os governos, e o valor desse pronome reflexivo. Prximo!

7 - (ESAF/SEFAZ SP/2009) Em relao ao texto abaixo, analise a proposio. 1. importante notar que a taxa de juros anual mdia de 141,12% escandalosa para o Brasil, cuja inflao anual estimada em torno de 6,5%. A reduo dos juros que se verificou em dezembro certamente no reflete 5. as mudanas que beneficiaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos), mas apenas a menor procura por crdito. A discreta queda dos juros no deve aumentar a procura por crdito pelas pessoas fsicas que esto conscientes de 10. que no o momento de se endividar, nem favorecer uma reduo da inadimplncia. No mximo, interessar

7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
s pessoas jurdicas que buscam crdito de curtssimo prazo ou financiamentos para exportao, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um 15. custo muito elevado. Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). O governo 20. est tentando obter uma reduo desse spread, at agora sem grande sucesso. Para uma reduo sensvel das taxas de juros, duas medidas seriam necessrias: reduzi-las nos bancos pblicos (Caixa Econmica e Banco do Brasil) e, 25. especialmente, em funo de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal, que oferecem juros elevados e total garantia. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009) - Em reduzi-las(.23), o pronome -las retoma o antecedente medidas(.23).

ITEM ERRADO Comentrio. Veremos a forma mais recorrente de questes sobre PRONOME o uso desses termos em coeso textual. A banca indica a qual termo o pronome se referia e voc, candidato preparado, ir reler o texto para identificar esse referente. No caso, o pronome as (transformado em las por causa da conjugao verbal) se refere a taxas de juros (reduzir as taxas de juros nos bancos pblicos uma das medidas necessrias para a reduo dos juros de forma geral, segundo o autor), e no a medidas. Vamos, agora, nos aprofundar nesse tipo de questo. PRONOMES E COESO TEXTUAL Os pronomes exercem um papel decisivo na construo de um texto coeso e coerente, a partir de indicaes corretas aos seus elementos. Para compreender melhor a funo dos pronomes, precisamos saber o conceito de coeso textual, pois os pronomes, assim como os conectivos (conjuno e preposio

8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
a serem estudados na prxima aula), so responsveis por estabelecer nexo entre as ideias do texto. Coeso textual a ligao entre os elementos da orao e delas em relao ao texto. A incoerncia de um texto muitas vezes se deve falta de coeso, exatamente porque a leitura fica prejudicada pelo emprego inadequado de pronomes, conjunes ou outros elementos textuais, inclusive a pontuao. Por exemplo, o uso inapropriado de porquanto ou de a ele pode levar o leitor a uma concluso diversa da que se pretendia apresentar, ou at mesmo a nenhuma concluso (alguns chamam de ruptura semntica ou truncamento semntico). Muitas questes da ESAF exploram esse conhecimento. A banca faz afirmaes sobre as referncias textuais e o candidato deve verificar se esto corretas essas indicaes. Para isso, a compreenso correta do texto e o domnio do significado de seus elementos so decisivos. PRONOMES EM REFERNCIAS TEXTUAIS 8 - (ESAF/MP ENAP SPU/2006 - adaptada) 1. Ningum melhor do que Voltaire definiu a real essncia da democracia quando escreveu: Posso no concordar com uma s palavra do que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de diz-las. Ter 5. idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa. (Adaptado de Alfredo Ruy Barbosa, Jornal do Brasil, 11/03/2006) Em relao ao texto acima, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, assinale a opo correta. I - O emprego de segunda pessoa em teu (l.4) concorda com o emprego de dizes. II - Em transform-los(l.7), a forma pronominal -los retoma a idia explicitada em outros indivduos. III - Em o que se combate(l.7 e 8), o termo o pode, sem prejuzo gramatical para o perodo, ser substitudo pelo pronome aquilo. a) V V F b) F V F c) V F V d) F V V e) V V - V

9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI

Gabarito: E Comentrio. Mudana ortogrfica: no h acento agudo em ideias. So trs as pessoas do discurso, e a elas se referem os PRONOMES PESSOAIS: - 1 pessoa a pessoa que fala; - 2 pessoa, a para quem se fala; - 3 pessoa, a de quem se fala. Os pronomes pessoais dividem-se em retos e oblquos. Regra geral, os retos exercem a funo de sujeito ou de predicativo do sujeito, enquanto que os oblquos funcionam como complementos (objetos diretos, indiretos ou adjuntos). Os pronomes oblquos devem obedecer a certas regras de colocao (sintaxe de colocao pronominal), a serem estudadas mais frente. Para se referir segunda pessoa (para quem se fala), temos duas opes: uso do TU (2 pessoa do singular) ou do VOC (pronome de tratamento, que usa verbos e pronomes de 3 pessoa). O padro formal culto da lngua exige que o orador/escritor decida se quer usar sempre a 2 ou a 3 pessoa. A isso se d o nome de uniformidade de tratamento. Falta uniformidade de tratamento quando ocorre uma mistura entre pronomes de 2 (tu, ti, te) com pronomes de 3 (voc, sua), pronomes de 3 com verbos conjugados na 2 pessoa etc. Quer ver um exemplo clssico? Vem pra Caixa voc tambm! (no vamos entrar no mrito desse pra, s para no complicar mais ainda a nossa vida...rs...) Vimos que o imperativo se forma a partir do presente do subjuntivo, em regra. A exceo fica por conta das segundas pessoas (tu/vs), que buscam a conjugao do presente do indicativo e retiram a letra s, no imperativo afirmativo. No imperativo negativo, at as segundas pessoas recaem na regra geral do subjuntivo. Pois bem: a forma vem a conjugao de 2 pessoa do singular no presente do indicativo sem a letra S (vens vem tu). S que, em seguida, usou-se o pronome voc, que, por ser de tratamento, exige verbos e pronomes na 3 pessoa. Assim, a propaganda, para se adaptar norma culta da lngua, teria duas opes: 1 - Venha pra Caixa voc tambm! (perde um pouco do ritmo...); ou 2 Vem pra Caixa tu tambm! (nossa, como fica agressivo esse tu, no ?) Agora, fale srio, no dia a dia, quem que no faz uma misturinha de vez em sempre? (Alis, voc notou que este dia a dia, substantivo, perdeu o hfen? Agora, tanto no sentido de cotidiano substantivo quanto como diariamente advrbio-, o dia a dia no recebe mais o hfen.)

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Eu vi teu pai saindo e ele perguntou por voc. Por mais que eu te agrade, voc continua insatisfeito... A msica Vambora, de Adriana Calcanhoto, ilustra bem o emprego de IMPERATIVO: Entre por essa porta agora E diga que me adora Voc tem meia hora Pra mudar a minha vida As formas entre, diga so formas dos verbos ENTRAR e DIZER no imperativo afirmativo. Vamos relembrar a conjugao neste modo verbal? A regra o presente do subjuntivo a base para a construo de todo o imperativo negativo (todas as pessoas) e do imperativo afirmativo, exceto as segundas pessoas (tu/vs), que usam o presente do indicativo sem o s. ENTRAR presente do indicativo: eu entro, tu entras / presente do subjuntivo: eu entre, tu entres, ele (voc) entre DIZER presente do indicativo: eu digo, tu dizes / presente do subjuntivo: eu diga, tu digas, ele (voc) diga. Como deixa claro o tratamento que ser dispensado o de 3 pessoa est certssimo o emprego do pronome de tratamento voc (Voc tem meia hora...). O problema a derrapagem na sequncia: Vem, vambora Que o que voc demora o que o tempo leva Puxa... estava indo to bem, at surgir esse vem. Essa a forma de imperativo do verbo VIR da SEGUNDA PESSOA: tu vens (presente do indicativo) vem tu. Para manter a uniformidade, deveria ser venha, mas, considerando a informalidade da letra (vambora a contrao de vamos embora), deixemos assim mesmo...rs... Agora, quer colrio para seus olhos? Leia com bastante cuidado a (lindssima!!!) letra da msica Eu te amo, de Tom Jobim e Chico Buarque (e de quem mais poderia ser...?). Aproveite para notar a uniformidade (belssima!!!) de tratamento (nossa, quantos superlativos!!!...rs...): Ah, se j perdemos a noo da hora Se juntos j jogamos tudo fora Me conta agora como hei de partir Ah, se ao te conhecer Dei pra sonhar, fiz tantos desvarios Rompi com o mundo, queimei meus navios Me diz pra onde que inda posso ir Se ns nas travessuras das noites eternas J confundimos tanto as nossas pernas

11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Diz com que pernas eu devo seguir Se entornaste a nossa sorte pelo cho Se na baguna do teu corao Meu sangue errou de veia e se perdeu Como, se na desordem do armrio embutido Meu palet enlaa o teu vestido E o meu sapato inda pisa no teu Como, se nos amamos feito dois pagos, Teus seios ainda esto nas minhas mos, Me explica com que cara eu vou sair No, acho que ests te fazendo de tonta Te dei meus olhos pra tomares conta Agora conta como hei de partir. Trocando em midos (com trocadilho, por favor, j que outro exemplo de perfeita uniformidade de tratamento...rs...), se houver a opo pelo tu, todos os verbos e pronomes correspondentes segunda pessoa tambm devem ser de 2. O mesmo acontece se a escolha for pelo tratamento de 3 pessoa. Agora, se quiser ver um belssimo exemplo de FALTA de uniformidade de tratamento, sugiro que leia a matria que publiquei em homenagem ao Dia das Mes, em 2007 (Ponto 58). Dever de casa: pesquisar outras letras de msica e verificar o atendimento a essa exigncia gramatical (j pensei em outra: Atrs da Porta... adivinha de quem???). Bem, antes da msica, acho que estvamos fazendo alguma coisa.... ah! A questo da prova (rs...). Ento, vamos anlise do primeiro item (to distante...). I - O emprego de segunda pessoa em teu (l.4) concorda com o emprego de dizes. A passagem do texto : Posso no concordar com uma s palavra do que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de diz-las. Est perfeito o emprego do pronome, uma vez que j havia sido usado o tratamento de segunda pessoa do singular: dizes / teu direito. ITEM CERTO. II - Em transform-los(l.7), a forma pronominal -los retoma a idia(*) explicitada em outros indivduos. Para identificar corretamente o referente do pronome usado no texto, precisamos reler a passagem em que ele se encontra: Ter idias (*) e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Quem nos d a dica o complemento da sequncia: no significa transform-los em inimigos ferrenhos.

12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
No poderamos transformar idias(*) e comportamentos em inimigos, mas sim os outros indivduos. Portanto, a referncia pronominal est CORRETA. (Coloquei este sinal - * - para lembrar que essa palavra, assim como todas as paroxtonas que apresentem o ditongo aberto ei ou oi, a partir do advento do Acordo Ortogrfico no recebe mais o acento agudo: ideia) III - Em o que se combate(l.7 e 8), o termo o pode, sem prejuzo gramatical para o perodo, ser substitudo pelo pronome aquilo. Na questo 38 da aula sobre CONCORDNCIA, vimos que a expresso o que em passagens como a do texto (... o que se combate so as idias(*) do outro...) nada mais do que um pronome demonstrativo o com o pronome relativo que, tanto assim que podemos substituir esse o pelo correspondente aquilo. Se houver necessidade, volte quela aula e releia o comentrio. ITEM CORRETO. Assim, a ordem V V V - opo E.

9 - (ESAF/AFRE MG/2005) 1. O setor pblico no feito apenas de filas, atrasos, burocracia, ineficincia e reclamaes. A stima edio do Prmio de Gesto Pblica, coordenado pelo Ministrio do Planejamento, mostra que o servio 5. pblico federal tambm capaz de oferecer servios com qualidade de primeiro mundo. De 74 instituies pblicas inscritas, 13 foram selecionadas por ter conseguido, ao longo dos anos, implantar e manter prticas e rotinas de gesto capazes de melhorar de 10. forma crescente seus resultados, tornando-os referncias nacionais. O perfil dos premiados mostra que o que est em questo no tamanho, visibilidade ou importncia estratgica, mas, sim, a capacidade de fazer com que as engrenagens da mquina funcionem 15. de forma eficiente, constante e muito bem controlada. (Ilhas de Excelncia. ISTO, 2/3/2005, com adaptaes) Analise a assero abaixo a respeito das estruturas lingsticas do texto. - A retirada do pronome do termo tornando-os(l..10) preserva a correo gramatical e a coerncia textual, deixando subentendido o objeto de referncias nacionais(l..10 e 11).

ITEM ERRADO

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em lingusticas. Vamos reler a passagem do texto com a alterao proposta pelo examinador (retirada do pronome os): De 74 instituies pblicas inscritas, 13 foram selecionadas por ter conseguido, ao longo dos anos, implantar e manter prticas e rotinas de gesto capazes de melhorar de forma crescente seus resultados, tornando referncias nacionais. Pergunto agora: o que se tornou referncias nacionais? Ser que foram os resultados? Ou ser que foram as prticas e rotinas de gesto? Ou, ainda, ser que foram as 13 instituies pblicas selecionadas? Pois para isso que serve o pronome dentre outras coisas, desfazer possveis ambiguidades. Com o emprego do pronome os, sepulta-se essa dvida, pois o nico referente no gnero masculino seus resultados (os resultados tornaram-se referncias nacionais). Sem o pronome, fica prejudicada a compreenso textual (e, por consequncia, a coerncia). No sei quem seria uma referncia nacional: as 13 empresas? As prticas e rotinas de gesto? Os resultados? Por isso, est INCORRETA a assertiva de que foram preservadas a correo gramatical e a coerncia textual.

10 - (ESAF/SUSEP - Analista Tcnico/2006) Analise a assertiva a respeito do emprego das estruturas lingsticas no texto. 1. Antenas, computadores e vontade poltica. Trs fatores que podem facilitar o acesso s modernas tecnologias de informao, internet e ajudar a reduzir a nossa enorme dvida social. Podem, com certeza, encurtar a 5. distncia entre os que tm e os que no tm acesso rede mundial de computadores e s modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se margem das informaes disponveis e contatos com o mundo global. (Adaptado de Euncio Oliveira, O acesso s novas tecnologias e a incluso social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004) - O desenvolvimento textual leva a entender as duas ocorrncias de os(l.5) como remetendo aos mesmos referentes, e por isso podem ser substitudos por aqueles, sem prejuzo da correo gramatical.

ITEM CERTO

14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Mudana ortogrfica: no h trema em lingusticas. Comentrio. Vamos reler a passagem do texto: Podem, com certeza, encurtar a distncia entre os que tm e os que no tm acesso rede mundial de computadores e s modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se margem das informaes disponveis e contatos com o mundo global. Nas duas passagens, o pronome demonstrativo os refere-se ideia de aqueles, sem necessidade de haver um antecedente expresso (.... entre aqueles que tm e aqueles que no tm acesso...) Na verdade, esse antecedente encontra-se implcito na passagem Trs fatores que podem facilitar o acesso [dos indivduos] s modernas tecnologias de informao, internet.... O referente , portanto, indivduos: encurtar a distncia entre os indivduos que tm [acesso s modernas tecnologias de informao, internet] e os indivduos que no tm.... Assim, poderia com perfeio haver a troca de os por aqueles, outro pronome demonstrativo usado em um alcance bastante abrangente (no determinadas pessoas, mas todas as pessoas).

11 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006) A relao conflituosa entre fazendeiros e colonos, aliada crescente dificuldade de importao de escravos negros da frica a partir da dcada de 60, exige que se use a mo-de-obra nativa, forando-a ao trabalho na lavoura. Os fazendeiros tambm reclamavam uma legislao que permitisse garantias dos investimentos na mo-deobra, do cumprimento dos contratos, da represso s greves e, ainda, que lhes propiciasse adequada produtividade. A promulgao da Lei do Ventre Livre, em 1871, sinalizando a abolio da escravido, criou as condies para uma legislao que, ao mesmo tempo em que fazia a regulao minuciosa da contratao do trabalho livre, previa a obrigao de o homem livre contratar, como mecanismo de combate vadiagem. (Sidnei Machado http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/ article/viewPDFInterstitial/1766/1463) Julgue a assertiva a seguir. - Em que lhes propiciasse(l.5) o pronome lhes refere-se a Os fazendeiros(l.5).

ITEM CERTO Comentrio. Acordo Ortogrfico: O substantivo mo de obra perdeu o hfen. Existem diversos elementos que serviriam de referente ao pronome lhes. Por isso, importante fazer uma leitura atenta da passagem do texto.

15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Os fazendeiros tambm reclamavam uma legislao que permitisse garantias dos investimentos na mo-de-obra(*), do cumprimento dos contratos, da represso s greves e, ainda, que lhes propiciasse adequada produtividade. Em tempo, o sentido de reclamar no texto o de reivindicar, exigir. O texto fala de propiciar produtividade a quem? Aos escravos? Aos colonos? No! Os fazendeiros reivindicavam produtividade A ELES MESMOS. Por isso, a indicao est correta. Cuidado!!! No menospreze uma questo como essa. Na hora da prova, h diversos fatores atuando contra voc: tempo, nervosismo... Quantos candidatos saem da prova contabilizando diversos acertos e, no dia seguinte, com o gabarito na mo, se decepcionam!!! Ento, tranquilidade e ateno! uma legislao que propiciasse adequada

12 - (ESAF/ AUDITOR DO TESOURO MUNICIPAL NATAL / 2008) 1. As pessoas sempre pensam em si mesmas antes de levar em conta o bem-estar geral. No adianta querer mudar isso. A espcie humana essencialmente egosta e precisa freqentemente receber estmulos individuais 5. para agir em prol de uma causa que transcenda o prprio raio de interesses. A princpio todo mundo trabalha impulsionado por objetivos prprios, entre eles o progresso na carreira e o salrio no fim do ms. A nica maneira de fazer um funcionrio voltar-se tambm 10. para os interesses da empresa motiv-lo por meio de um conjunto concreto de benefcios extras. No por acaso que as companhias que implantaram polticas de reparte de lucros ou de premiao em dinheiro aos funcionrios mais talentosos e esforados tendem a 15. superar as demais em produtividade e lucro. Em um mundo to complexo, economistas, empresrios e governantes precisam saber mais sobre psicologia. (Entrevista de Maskin a VEJA, 26 de maro, 2008). Assinale a opo em que os trs termos remetem, por coeso textual, ao mesmo referente. a) As pessoas(l.1) que(l.5) prprio(l.6)

16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
b) bem-estar geral(l.2) isso (l.3) raio de interesses (l.6) c) estmulos individuais(l.4) objetivos prprios(l.7) eles(l.8) d) funcionrio(l.9) -se (l.9) -lo (l.10) e) empresa(l.10) companhias(l.12) demais(l.15)

Gabarito: D Comentrio. Acordo Ortogrfico: No h trema em frequentemente . Agora, de forma brilhante, o examinador exige que o candidato saiba identificar a relao entre os vocbulos empregados no texto. Vejamos qual opo indica corretamente os elementos interligados em coeso textual. a) O pronome relativo que (linha 5) retoma o antecedente causa (... em prol de uma causa que ESTA CAUSA transcenda o prprio raio de interesses.). O demonstrativo prprios liga-se a todo mundo, e no a pessoas (linha 1). b) O pronome isso (linha 3) retoma toda a ideia apresentada anteriormente (a de que as pessoas sempre pensam em si mesmas antes de levar em conta o bem-estar geral.). A esse pronome d-se o nome de vicrio, devendo ser estudado mais adiante nesta aula. Alm disso, o raio de interesses mencionado na linha 6 no tem relao nenhuma com o bem-estar geral; ao contrrio refere-se ao prprio indivduo, de forma egosta, segundo o autor. c) O pronome eles refere-se ao sintagma objetivos prprios (... impulsionado por objetivos prprios, entre eles o progresso na carreira...), mas no a estmulos individuais. d) O pronome se tem valor reflexivo e, por isso, retoma o antecedente (sujeito) funcionrio (... fazer um funcionrio voltar-se... voltar a si mesmo). Do mesmo modo, o pronome o (transformado em lo por fora da conjugao verbal) em motiv-lo tambm retoma o funcionrio (... fazer um funcionrio voltar-se tambm para os interesses da empresa MOTIV-LO... motivar esse funcionrio). Essa a resposta correta. e) Essa talvez tenha sido a opo mais capciosa desta questo. Note que o examinador buscou apresentar palavras que tm relao lgica entre si. Contudo, se voltarmos ao texto, veremos que esses elementos no tm ligao entre si. O substantivo empresa, na linha 10, est usado de forma genrica, vaga, no se referindo a nenhuma empresa em especial. Na linha 12, o substantivo companhias vem acompanhado de uma orao adjetiva restritiva (que determina o alcance dessas companhias): ... as companhias que implantaram polticas de reparte de lucros ou de premiao em dinheiro aos funcionrios mais talentosos e esforados...). No so, portanto, QUAISQUER companhias, mas aquelas que fizeram o que se segue (implantaram polticas...etc., etc., etc.). Quando, em seguida, o autor faz meno s demais, pode-se subentender que as demais no implantaram tais polticas. Portanto, esse demonstrativo (demais) no possui o mesmo referente de empresa ou de companhias (linha 12).

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
13 - (ESAF/AFC STN / 2008) Assinale a opo em que a relao de referncia est incorreta. 1. O Brasil vive hoje seu primeiro momento plenamente democrtico. Todas as experincias anteriores ou foram autoritrias ou tinham algumas caractersticas da democracia, mas no a realizavam por completo. Boa 5. parte desse resultado poltico se deve Constituio de 1988, num sentido mais amplo que as regras por ela determinadas. Alm do arcabouo institucional original, o esprito que norteou a confeco do texto constitucional e o aprendizado posterior tm produzido 10. efeitos democratizantes na vida poltica brasileira. Ainda h, no plano da cidadania, distncia entre o Brasil legal e o Brasil real. As formas de participao extra-eleitoral ainda so subaproveitadas. Grande parte da populao no as usa. (Fernando Abrucio, Revista poca, 17 de setembro de 2008) a) seu(l.1) se refere a Brasil(l.1) b) a(l.4) se refere a democracia(l.4) c) desse resultado poltico(l.5) se refere a foram autoritrias(l.3) d) ela(l.7) se refere a Constituio de 1988(l.5 e 6). e) as(l.14) se refere a formas de participao extra-eleitoral(l.12 e 13).

Gabarito: C Comentrio. Acordo Ortogrfico: Registra-se, agora, extraeleitoral. O resultado poltico mencionado na linha 5 mencionado no primeiro perodo do texto: O Brasil vive hoje seu primeiro momento plenamente democrtico.. No tem relao, portanto, com a estrutura oracional foram autoritrias, que se refere a algumas das experincias anteriores a esse momento. As demais indicaes esto corretas. 14 - (ESAF/TCU/2006) Em relao ao texto, analise a assertiva. Do ponto de vista poltico, a reentronizao da hegemonia do capital financeiro sobre a reproduo social capitalista mundial significou a vitria da contra-revoluo poltica e

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
econmica capitalista em todos os diferentes universos em que as revolues polticas capitalistas e anticapitalistas tentaram se libertar do pesadelo de um capital financeiro entregue a si prprio. Esse foi o causador de duas guerras mundiais e vrias escaramuas blicas em vrios rinces do planeta, assim como da contra-revoluo capitalista, para no falar da inflao e do desemprego, que jogaram os trabalhadores na misria e no desespero, no inferno das guerras, da fome e das perseguies inominveis. Eles tentaram se libertar do pesadelo derivado de um dado histrico inequvoco: a voragem exterminista e genocida do capital e do capital financeiro em primeirssimo lugar. E fracassaram. (Paulo Alves de Lima Filho) - O pronome Esse (l. 5) refere-se a um capital financeiro entregue a si prprio (l. 4 e 5).

ITEM CERTO Comentrio. Mudana ortogrfica: registra-se, agora, contrarrevoluo. Segundo as normas ortogrficas novas, em regra, usa-se hfen para separar prefixo do segundo elemento quando: (1) a segunda palavra iniciar por H; (2) houver coincidncia de vogal ou consoante entre o fim do prefixo e o incio da segunda palavra. Nos demais casos, caso o prefixo termine por vogal e a palavra seguinte tenha incio por R ou S, dobra-se esta consoante para no prejudicar a estrutura fontica. Entramos, agora, na seara dos PRONOMES DEMONSTRATIVOS. Esses pronomes possuem duas funes lingusticas: 1 funo indicar a posio dos seres no espao e no tempo, chamada de funo ditica. Ao se referir ao momento presente (referncia temporal) ou a algo que est prximo do falante (referncia espacial), usam-se este, esta, isto; em relao a momento passado (temporal) ou prximo do ouvinte (espacial), usam-se esse, essa, isso; para se referir a momentos distantes (tanto no futuro quanto no passado temporal) ou a algo que est distante dos dois (falante e ouvinte), usam-se aquele, aquela, aquilo. Exemplos: Naquela poca (perodo distante), usava-se espartilho. Naquele ano de 1969, o pas foi submetido a uma das piores ditaduras da histria universal. Neste momento, esto todos dormindo. (momento atual) Nesse fim de semana (o que passou), fomos ao teatro. Neste fim de semana (o que est por vir), iremos ao teatro. Em relao ao espao, este/esta/isto indicam o que se encontra prximo do falante; esse/essa/isso, longe do falante, mas prximo do ouvinte; aquele/aquela/aquilo, longe de ambos.

19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
da essncia dos pronomes demonstrativos esse carter ditico, ainda que no seja privilgio seu. Outros pronomes como os pessoais, por exemplo , alguns advrbios (aqui, ali, agora) e substantivos tambm se prestam a essa funo lingustica. 2 funo substituir elementos textuais em referncia anafrica (se o termo for antecedente ao pronome) ou catafrica (em caso de termo referente aps o pronome). Quando houver mais de um elemento textual aos quais iremos fazer meno, podemos usar este para o mais prximo e aquele para o mais distante. Exemplo: Paulo e Mauro foram aprovados no concurso. Este (Mauro) ir para Porto Alegre, enquanto que aquele (Paulo), para Manaus. ou Estes argumentos [os que foram mencionados imediatamente antes desta citao] se contrapem queles apresentados no incio do debate. Podemos, ento, resumir o emprego dos pronomes demonstrativos em referncias textuais: Forma 1 - Quando um pronome demonstrativo faz referncia a algo j mencionado no texto, ou seja, a algo que est no paSSado do texto, deve-se usar ESSE / ESSA / ISSO (com o SS do paSSado). Se a referncia ainda vier a ser apresentada (pertence ao fuTuro), usa-se ESTE / ESTA / ISTO (com o T do fuTuro) gostou dessa dica mnemnica? Forma 2 - Quando se citam dois elementos, retoma-se o ltimo, ou seja, o mais prximo, pelo pronome "este" (ou "esta", "estes", "estas"). O primeiro elemento citado, isto , o mais distante, retomado por "aquele" (ou suas flexes). Exemplo: Joo e Pedro faro a prova para o Tribunal de Contas da Unio. Este para Analista e aquele para Tcnico. Nesta construo, este o referente mais prximo (Pedro) e aquele, o mais distante (Joo). Modernamente, reduziu-se o rigor no emprego do pronome demonstrativo em referncias textuais, inclusive em relao s provas (como vimos nesta questo, em que, mesmo se referindo a expresso j mencionada, usou o este), mas, em textos formais, como pareceres e provas dissertativas, deve-se observar o correto emprego dos pronomes demonstrativos. Esse um texto de difcil leitura, por isso devemos ter bastante ateno. Do ponto de vista poltico, a reentronizao da hegemonia do capital financeiro sobre a reproduo social capitalista mundial significou a vitria da contra-revoluo(*) poltica e econmica capitalista em todos os diferentes universos em que as revolues polticas capitalistas e anticapitalistas tentaram se libertar do pesadelo de um capital financeiro entregue a si prprio. Esse foi o causador de duas guerras mundiais e vrias escaramuas blicas em vrios rinces do planeta, assim como da contra-revoluo(*) capitalista, para no falar da inflao e do desemprego, que jogaram os trabalhadores na misria e no desespero, no inferno das guerras, da fome e das perseguies inominveis. Eles tentaram se libertar do pesadelo derivado de um dado histrico inequvoco: a voragem exterminista e genocida do capital e do capital financeiro em primeirssimo lugar. E fracassaram.

20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Para comear, vamos ao significado de alguns vocbulos: reentronizao entronizar significa sublimar. Assim, reentronizao seria uma nova sublimao. hegemonia preponderncia, supremacia. escaramuas conflitos, brigas, desordens.

O pronome demonstrativo Esse retoma o antecedente capital financeiro entregue a si prprio e quem nos d essa certeza a ltima passagem do texto (!): Eles tentaram se libertar do pesadelo derivado de um dado histrico inequvoco: a voracidade exterminista e genocida do capital e do capital financeiro em primeirssimo lugar.. Segundo o autor, esse foi o elemento causador de duas guerras mundiais e de diversos conflitos espalhados pelos vrios cantos do mundo, bem como de tantas outras mazelas que devastaram os trabalhadores e a humanidade em geral. Veja que, muitas vezes, o texto precisa ser lido e relido para identificarmos algum referente textual. Precisamos compreender TODO O TEXTO e no apenas a passagem em anlise. Por isso, por favor, leia com ateno e calma. No se apresse para resolver uma dessas questes. Se for preciso, deixe essa questo para o fim, momento em que, com mais tempo e tranquilidade, ser possvel a compreenso textual.

15 - (ESAF/MPOG - APO/2008) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. 1. O objetivo da Embratur atrair mais turistas estrangeiros. Em mdia, segundo a empresa, eles permaneceram no Brasil 18 dias em cada viagem, em 2007, dois dias mais do que em 2006. 5. A mdia geral de gastos dirios, por turista, foi de US$ 91,74, mas os europeus gastaram bem mais que isso. Segundo a presidente da Embratur, aumentou em 22% o nmero de viagens dos turistas espanhis ao Pas. 10. Para atrair mais turistas, preciso oferecer no apenas mais vos e mais hotis, o que j vem ocorrendo, mas tambm servios de qualidade, funcionrios bilnges, segurana reforada nas proximidades de hotis, aeroportos e infra-estrutura. 15. O empenho justifica-se pelo aumento

21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
do emprego propiciado pelo turismo e da renda gerada para os mais diversos segmentos shopping centers, restaurantes, cinemas, txis, transporte especializado, farmcias. (O Estado de S. Paulo, 6/02/2008) a) A palavra empresa (l. 2) termo de coeso lexical que retoma o antecedente Embratur (l.1). b) O pronome eles (l. 3) constitui uma anfora, pois se refere ao antecedente turistas estrangeiros (l. 1 e 2). c) O termo isso (l. 7) constitui elemento coesivo, pois retoma o antecedente US$ 91,74. d) Em justifica-se (l. 15), o -se indica sujeito indeterminado.

Gabarito oficial: B ATENO: Essa questo deveria ter seu gabarito alterado para D. Comentrio. Acordo Ortogrfico: Registram-se, agora, os vocbulos voos (sem acento circunflexo), bilngues (sem trema) e infraestrutura (sem hfen). Nossa, quantas alteraes!...rs... Essa questo foi o absurdo cometido pela banca naquele concurso para o MPOG. Evidentemente, a resposta (opo incorreta) deveria ter sido a de letra D. Contudo, a banca apresentou (preliminar e definitivamente) a resposta como B. Infelizmente, temos de aturar esse tipo de coisa, mas apresentamos aqui nosso completo e total repdio, uma vez que o candidato preparado foi prejudicado com esse resultado perdeu um ponto injustamente. Voc deve estar se perguntando: Ento, por que a professora colocou essa questo no nosso material? Para me confundir, para me estressar?... No, amiguinho(a), longe de mim isso..rs... Trouxe a questo em funo do grande nmero de candidatos que, em sua preparao, podem j ter baixado a prova e encontrado essa resposta absurda. Assim, caso isso tenha acontecido com voc, pode ficar tranquilo no voc quem no sabe nada de pronome o examinador..rs... Vejamos cada uma das opes e tire suas prprias concluses. a) Sim, para no repetir o nome da empresa, usou-se desse artifcio de coeso textual a troca de um substantivo prprio por um comum. b) Ainda bem que voc j sabe o que uma anfora, no mesmo?... No mesmo?!?!?!...rs... Espero que sim! ...rs... Anfora o processo de referncia textual em relao a algo que j foi mencionado. Est correta a indicao de que eles retoma o antecedente turistas estrangeiros (esses turistas permaneceram no Brasil 18 dias...). Ento, como que poderia ser essa a resposta, se o enunciado busca a opo ERRADA? Absurdo!!!

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
c) A mdia geral de gastos dirios, por turista, foi de US$ 91,74, mas os europeus gastaram bem mais que isso.. O pronome isso, em referncia anafrica, retoma US$ 91,74, sim. Est certa essa indicao. d) O pronome se, como vimos exausto no incio dessa aula, no poderia ser ndice de indeterminao do sujeito, pois o sujeito est EXPLCITO: O empenho JUSTIFICA-SE.... Essa deveria ter sido a resposta questo. Est incorreta!!!

16 - (ESAF/IRB Advogado/2006) 1. O mundo plano, livro do jornalista Thomas Friedman, mostra que h uma nova globalizao por a. Ela achatou o planeta e explodiu as noes de distncia, tempo e trabalho. Recriou a China e a ndia. 5. Ao contrrio da globalizao financeira dos anos 90, nessa h lugar para brasileiros. Na primeira, ganhava quem tinha dinheiro. Agora, pode ganhar quem tem educao, quer aprender mais e acredita no seu trabalho. 10. nessa hora que se abre espao para Pindorama. Se os jovens brasileiros comearem a brigar por mais computadores em suas casas, escolas e trabalho, a brincadeira ter comeado. O livro no arruma empregos para seus leitores, mas 15. ensina como eles acabam, onde reaparecem e como reaparecem. (Elio Gaspari, Um livro muito bom: O mundo plano, Folha de So Paulo, 18 de dezembro de 2005, com adaptaes) Assinale a opo em que o termo da primeira coluna retoma, no texto, o termo da segunda. a) b) c) d) e) nessa (l.6) primeira (l.6) nessa hora (l.10) Pindorama (l.10) eles (l.15) globalizao financeira dos anos 90 (l.5) nova globalizao (l.2) Agora (l.7) livro do jornalista Thomas Friedman (l.1 e 2) leitores (l .14)

Gabarito: C

23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Comentrio. a) O pronome demonstrativo nessa se refere a nova globalizao que vem por a. Note que, por haver dois antecedentes um prximo (globalizao financeira dos anos 90) e outro mais distante (nova globalizao) , o pronome mais adequado seria naquela. Contudo, como afirmamos, no deve haver um rigor gramatical extremado quando se trata de pronomes em referncia anafrica. b) Agora, no se trata de referncia textual (at porque foi mencionada logo no incio do texto a nova globalizao, e no a essa expresso que primeira faz meno). A referncia em relao aos aspectos temporais a primeira significa a que veio primeiro, a que antecedeu a todos ou a que veio antes da outra. Por isso, a indicao do referente est INCORRETA. Na pressa, sem retornar ao texto, o candidato pode errar!!! c) Vamos identificar os termos da argumentao. Na primeira [entenda-se: na primeira globalizao a dos anos 90] , ganhava quem tinha dinheiro. Agora [na globalizao que se anuncia], pode ganhar quem tem educao, quer aprender mais e acredita no seu trabalho. O ditico agora se refere ao mesmo elemento de nessa hora, mencionado no incio do pargrafo seguinte: nessa hora que se abre espao para Pindorama [nosso pas, na linguagem do autor] pergunto: em que hora? Na mesma hora mencionada na passagem: nessa h lugar para brasileiros, ou seja, na globalizao que se anuncia. Assim, est CORRETA a indicao de relao entre os termos. d) Pindorama, de origem tupi, designa uma regio com palmeiras. Como acabamos de ver, como o autor se refere ao nosso pas. e) O que acaba e reaparece? Ser que so os leitores? Certamente que no. O pronome pessoal eles faz meno aos empregos.

17 - (ESAF/TRF/2002) Julgue se as formas de redao abaixo esto gramaticalmente corretas. - Pensa hoje que se tornou barato adquirir a hegemonia ao preo de 3,8% de PIB florescente e produtividade que permite encarar sem susto o momento prximo em que os EUA gastaro com a defesa US$ 1 bilho por dia. / Seu pensamento hoje esse: tornou-se barato adquirir a hegemonia ao preo de 3,8% de PIB florescente e produtividade que permite encarar sem susto o momento prximo em que os EUA gastaro com a defesa US$ 1 bilho por dia.

ITEM CERTO Comentrio.

24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Observe que, no segundo segmento, o autor usa o pronome demonstrativo esse em referncia catafrica (PARA A FRENTE), o que seria, segundo os puristas, um erro. Contudo, a banca indicou esse item como correto. Isso refora a tese de que se reduziu o rigor gramatical no emprego anafrico do pronome demonstrativo.

18 - (ESAF/AFRF/2005) Em relao ao texto, analise a proposio. 1. IBGE e BNDES mostraram que a desesperana nas cidades pequenas empurra a fora de trabalho para as mdias, que detm maior dinamismo econmico. A carga da pesada mquina administrativa das pequenas cidades mortas paga pelas verbas federais do Fundo de Participao dos Municpios. A economia local nesses municpios, 5. como o IBGE tambm j mostrou, dependente da chegada do pagamento dos aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social. O seminrio Qualicidade, por sua vez, confirmou que a favelizao produto de duas ausncias, a do crescimento econmico e a de poltica urbana. (Gazeta Mercantil, 17/10/2005, Editorial) - A presena de artigo definido feminino singular, em suas duas ocorrncias (l.7 e 8), indica que se pode subentender aps o artigo a repetio da palavra favelizao(l.7).

ITEM ERRADO Comentrio. O seminrio Qualicidade, por sua vez, confirmou que a favelizao produto de duas ausncias, a do crescimento econmico e a de poltica urbana. Antes da palavra favelizao, temos um artigo definido feminino, que a palavra varivel que precede o substantivo, indicando-lhe o gnero e o nmero. Contudo, na sequncia, esses as indicam a existncia do substantivo ausncia e no favelizao, como sugere o examinador. Como este item j possua um erro indicao incorreta de um referente no poderamos afirmar se a indicao da classe gramatical desse a estaria correta ou no, por ser considerado pronome demonstrativo e no artigo definido. A resposta veio tempos depois, com uma questo da prova para Auditor-Fiscal do Trabalho, em 2006. Vejamos.

19 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006) Avalie a afirmao abaixo, a respeito do emprego das estruturas lingsticas no texto. Quando se ouve a palavra preo, as primeiras imagens que invadem nossa mente so as de cartazes de liquidao, mquinas registradoras, cheques e cartes de crdito. Mesmo nas sociedades orientais, menos capitalistas que a nossa, a idia de preo sempre ligada noo de objeto de valor. Porm, diferentemente do que a mdia informa, nem tudo pode ser comprado e parcelado em trs vezes no carto. As coisas realmente importantes da vida tm seu preo, isso certo, mas a forma de

25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
pagamento bem diversa das praticadas nos shopping centers. Na infinita negociao que viver, se sair melhor aquele que possuir uma slida conta corrente de reservas emocionais e de bom senso do que aquele que confia apenas em sua coleo de cartes de plstico. Lucrar mais aquele que souber responder com sabedoria a pergunta: vale a pena pagar o preo? (Adaptado da Revista Planeta, maio de 2006) - Para a coerncia textual, o vocbulo as(l.2) tanto pode ser interpretado como um pronome, substituindo o substantivo imagens(l.2), quanto como um artigo definido que deixa implcita a concordncia com imagens.

Gabarito oficial: ITEM CERTO Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em lingusticas, nem acento agudo em ideia". Mais uma vez, a banca chama de artigo definido uma ocorrncia que costumvamos considerar como de um pronome demonstrativo. Costumvamos porque nosso papel danar conforme a msica (pelo menos, enquanto o maestro for o mesmo... ou seja, os componentes da banca no mudarem de ideia ou no forem substitudos). Bem, vejamos, em primeiro lugar, a proposta de recurso que fizemos para essa questo. Existe uma justificativa etimolgica para a proximidade entre os artigos definidos (o, a, os, as) e os pronomes demonstrativos: o artigo definido romnico, que abarca o portugus (o, a, os, as), o francs (le, la, les), o italiano (il, lo, la, le) e o espanhol (el, lo, la, los, ls), proveio dos demonstrativos latinos de terceira pessoa ille, illa, illud (respectivamente masculino, feminino e neutro). As formas arcaicas dos artigos definidos el, lo, la, derivadas desses demonstrativos latinos, foram usadas no perodo em que o portugus estava se formando. Com a evoluo da lngua, o valor demonstrativo do artigo definido foi se perdendo, mas subsiste em alguns casos, ainda que de modo tnue, como bem indica o mestre Celso Cunha a partir dos seguintes exemplos: Permaneceu A [= esta/aquela] semana inteira em casa. Partimos NO [= neste] momento para So Paulo. Levarei produtos DA [= desta] regio. Mas adverte M. Said Ali, na obra Gramtica Histrica da Lngua Portuguesa, em Lexeologia do Portugus Histrico: "esta funo se amorteceu desde que se tornou em costume de antepor, sem grande necessidade, a qualquer substantivo a palavra o, a,

26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
tornando-a seu companheiro quase inseparvel. demonstrativo a ser artigo". (grifo no do original) Desde ento passou o

Em virtude disso, as definies que os diversos gramticos atribuem ao artigo so: - (Celso Cunha e Lindley Cintra) palavras o (com as variaes a, os, as) e um (com as variaes uma, uns, umas) que se antepem aos substantivos (...); - (Rocha Lima) partcula que precede o substantivo, assim maneira de marca dessa classe gramatical; - (Evanildo Bechara) a palavra que se antepe aos substantivos que designam seres determinados (o, a, os, as) ou indeterminados (um, uma, uns, umas).. No se pode confundir, pois, o artigo definido, que acompanha um substantivo, pronome substantivo ou, em algumas vezes, um adjetivo com um substantivo oculto, com pronome demonstrativo, que pode ser empregado no lugar de um substantivo. Merece destaque a seguinte lio de Evanildo Bechara: O pronome o, perdido de seu valor essencialmente demonstrativo e posto antes de substantivo, como adjunto, recebe o nome de artigo definido. Assim que a gramtica, no exemplo seguinte, considera o primeiro os ARTIGO DEFINIDO e o segundo PRONOME DEMONSTRATIVO: Os homens de extraordinrios talentos so ordinariamente os de menor juzo (Marques de Marica). (grifos nossos) O exemplo apresentado pelo nobre mestre idntico construo presente no primeiro perodo do texto a seguir transcrito, base do item I da questo 14: Quando se ouve a palavra preo, as primeiras imagens que invadem nossa mente so as de cartazes de liquidao, mquinas registradoras, cheques e cartes de crdito. No item I da referida questo, afirma-se: I. Para a coerncia textual, o vocbulo as (l.2) tanto pode ser interpretado como um pronome, substituindo o substantivo imagens(l.2), quanto como um artigo definido que deixa implcita a concordncia com imagens. O gabarito indica esse item como correto. Em virtude de todo o exposto, respeitosamente discordamos de tal indicao. O vocbulo as deve ser classificado SOMENTE como um pronome demonstrativo, uma vez que substitui o substantivo imagens, j presente no texto, evitando sua repetio. Infelizmente, o gabarito foi mantido (de novo?!?!), o que nos leva a crer que a banca classifica como artigo definido a ocorrncia de a quando for possvel subentender, na sequncia, um substantivo (estando ele ausente). E durma-se com um barulho desses... Voltaremos a essa questo mais adiante, em colocao pronominal.

27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
COLOCAO PRONOMINAL 20 - (ESAF/AFRF/2005) A questo proposta a do acaso. Na tradio ocidental, o tema aparece invariavelmente ligado a um outro, o da razo: o dos limites e do alcance da racionalidade. Nem seria errneo afirmar que o empenho maior para o pensamento filosfico inaugurado na Grcia antiga resume-se em querer vencer a sujeio ao acaso. De fato, um dos traos peculiares ao homem primitivo est em deixar-se surpreender pelo acaso, em guiar-se pelo imprevisvel. J o homem racional instaurado pelos gregos entrega-se, pela primeira vez na histria, a esse esforo descomunal e decisivo para a evoluo do Ocidente, de tentar conjurar o mais possvel as peias do acaso, estabelecendo as bases para um comrcio racional do homem com o seu meio ambiente; mais precisamente: a postura racional passou a designar, de modo gradativo, um comportamento de dominao por parte do homem, elaborando racionalmente as suas relaes com a natureza, o homem terminaria abocanhando as vantagens de ver subordinada a natureza aos seus desgnios pessoais. (Gerd Bornheim. Racionalidade e acaso. fragmento) Analise a correo gramatical da proposio abaixo. - Seria errneo afirmar que nem o empenho maior do pensamento filosfico grego sujeitaria-se ao objetivo de querer trocar os limites do acaso pelo alcance da racionalidade.

ITEM ERRADO Comentrio. Mudana ortogrfica: no h acento agudo em ideias. Agora, entramos em um dos pontos mais incidentes em provas da ESAF: COLOCAO DO PRONOME EM RELAO AO VERBO. A fim de facilitar, resumimos todas as regras de colocao pronominal a trs, alm da regra geral: CASOS DE PRCLISE OBRIGATRIA, CASOS PROIBIDOS, CASO FACULTATIVO. 1) REGRA GERAL: Segundo a norma culta, a regra a nclise, ou seja, o pronome aps o verbo. Isso tem origem em Portugal, onde essa colocao mais comum. No Brasil, o uso da prclise mais frequente, por apresentar maior informalidade, mas, como devemos abordar os aspectos formais da lngua, a regra ser nclise, usando prclise em situaes excepcionais, que so: Palavras invariveis (advrbios, alguns pronomes, conjuno) atraem o pronome. Por palavras invariveis, entendemos os advrbios, as conjunes, alguns pronomes que no se flexionam, como o pronome relativo que, os pronomes indefinidos quanto/como, os pronomes demonstrativos isso, aquilo, isto.

28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Exemplos: Ele no se encontrou com a namorada. prclise obrigatria por fora do advrbio de negao. Quando se encontra com a namorada, ele fica muito feliz. prclise obrigatria por fora da conjuno; Oraes exclamativas (Vou te matar!) ou que expressam desejo, chamadas de optativas (Que Deus o abenoe!) prclise obrigatria. Oraes subordinadas (... e por isso que nele se acentua o pensador poltico uma orao subordinada causal, como a da questo, exige a prclise.). 2) EMPREGO PROIBIDO: Iniciar perodo com pronome (a forma correta : D-me um copo dgua. / Permita-me fazer uma observao.); Aps verbo no particpio, no futuro do presente e no futuro do pretrito. Com essas formas verbais, usa-se a prclise (desde que no caia na proibio acima), modifica-se a estrutura (troca o me por a mim) ou, no caso dos futuros, emprega-se o pronome em mesclise. Exemplos: Concedida a mim a licena, pude comear a trabalhar. (No poderia ser concedida-me aps particpio proibido - nem me concedida iniciar perodo com pronome proibido). Recolher-me-ei minha insignificncia (No poderia ser recolherei-me nem Me recolherei). 3) EMPREGO FACULTATIVO: Com o verbo no infinitivo, mesmo que haja uma palavra atrativa, a colocao do verbo pode ser encltica (aps o verbo) ou procltica (antes do verbo). Exemplo: Para no me colocar em situao ruim, encerrei a conversa. Para no colocar-me em situao ruim, encerrei a conversa. Assim, com infinitivo est sempre certa a colocao, desde que no caia em um caso de proibio (comear perodo). NO CONFUNDA INFINITIVO COM FUTURO DO SUBJUNTIVO Na maior parte dos verbos, essas formas so iguais (para comprar/quando comprar, para estudar / quanto estudar). Contudo, a regra da colocao pronominal s se aplica ao infinitivo. Se o verbo estiver no futuro do subjuntivo, aplica-se a regra geral. Para ter certeza de que o infinitivo mesmo e no o futuro do subjuntivo, troque o verbo por um que se modifique, como o verbo TRAZER (para trazer / quando trouxer), FAZER (para fazer/ quando fizer), PR (para pr/ quando puser), e tire a prova dos noves.

29 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Se for infinitivo, pode colocar o pronome antes ou depois, tanto faz. De qualquer jeito, estar certo, mesmo que haja uma palavra atrativa (invarivel). Observao importante: quando houver mais de uma palavra invarivel antes do verbo, o pronome poder ser colocado entre elas. A esse fenmeno d-se o nome de APOSSNCLISE (estava devendo esse nome desde a ltima aula, lembra?). Exemplo: Para no levar-me a mal, irei apresentar minhas desculpas. como vimos, com infinitivo est sempre certa a colocao (caso facultativo), mesmo que haja uma palavra invarivel (no caso, so duas para e no). COLOCAES IGUALMENTE POSSVEIS: (1) Para no me levar a mal, ...- O pronome foi atrado pelo advrbio (palavra invarivel). (2) Para me no levar a mal, ... O pronome foi atrado pela preposio (outra palavra invarivel). De volta questo, vemos que o erro est em colocar o pronome APS o futuro do pretrito: SUJEITAR-SE-IA. Em relao a essa sintaxe, alertamos para os verbos terminados em ZER. Cludia, qual o problema com esses verbos? A maioria esmagadora dos verbos, tanto no futuro do presente quanto no do pretrito, mantm de um lado o infinitivo e do outro a desinncia. Veja s: VERIA + O VER + O + IA V-LO-IA COMPR-LAS-IA (j falamos sobre a COMPRARIA + AS COMPRAR + AS + IA acentuao grfica nesses casos, no ?) ESTUDAREI + O ESTUDAR + O + EI

ESTUD-LO-EI

S que no isso o que acontece com os verbos terminados em ZER: FAZER (futuro do presente) FAREI (no FAZEREI) (e no fazeria). (futuro do pretrito) FARIA

Assim, quando um pronome colocado em MESCLISE, de um lado no fica o infinitivo, POIS HOUVE ALTERAO NO RADICAL DO VERBO!!! FAZER + O FAREI + O = F-LO-EI (futuro do presente) F-LO-IA (futuro do pretrito) DIZER + AS DIREI + AS = DI-LAS-EI (fut.do presente) DI-LAS-IA (futuro do pretrito) FARIA + O = DIRIA + AS =

Agora, confesse: se encontrasse no meio de um texto imenso dividido em opes um faz-las-ia com a mxima urgncia, ser que voc notaria esse erro????

30 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI

21 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006) As coisas realmente importantes da vida tm seu preo, isso certo, mas a forma de pagamento bem diversa das praticadas nos shopping centers. Na infinita negociao que viver, se sair melhor aquele que possuir uma slida conta corrente de reservas emocionais e de bom senso do que aquele que confia apenas em sua coleo de cartes de plstico. Lucrar mais aquele que souber responder com sabedoria a pergunta: vale a pena pagar o preo? (Adaptado da Revista Planeta, maio de 2006) Avalie a afirmao abaixo, a respeito do emprego das estruturas lingsticas no trecho em destaque. - Devido ao emprego da vrgula, mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical ao empregar o pronome tono depois do verbo em se sair(l.3): sairse.

ITEM ERRADO Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em lingusticas. O examinador insiste no mesmo erro: colocar o pronome em nclise a um verbo no futuro do presente / futuro do pretrito. Esse um caso de mesclise, se no houver palavra invarivel antes do verbo, o que provocaria uma prclise. Veja a passagem do texto, que j foi apresentado na ntegra em questo pretrita: Na infinita negociao que viver, se sair melhor aquele que possuir uma slida conta corrente de reservas emocionais e de bom senso... Muitos devem estar se perguntando se a posio deste pronome estaria correta, e a resposta SIM. O que o pronome no pode iniciar PERODO, mas este foi iniciado pela estrutura Na infinita negociao que viver.... Vamos supor que este segmento estivesse mais adiante. Nesse caso, a nica possibilidade seria a mesclise: Sair-se- melhor aquele que, na infinita negociao que viver, possuir uma slida....

22 - (ESAF/MPOG Especialista Polticas Pblicas/2005) Julgue a afirmao abaixo em relao s lacunas do texto. Enquanto houver falta de fora de trabalho, _______a)_____, os novos direitos conquistados se efetivam para a quase totalidade dos assalariados. Mas a situao muda completamente__________b)__________ e ______________ c) ______________. Nessas fases da conjuntura, a competio pelos poucos empregos disponveis faz com que _________________ d) __________________, o que s podem fazer trabalhando como informais. o que estamos assistindo hoje no Brasil:

31 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
________ e) __________, um nmero ainda maior trabalha sem registro e sem os direitos consignados na CLT. (Paul Singer, Folha de S. Paulo, 30/04/2005) - A primeira lacuna poderia ser preenchida, com correo gramatical, coeso e coerncia textuais, por qualquer das propostas a seguir. 1. que caracteriza perodos de intenso crescimento econmico 2. que distingue-se a economia em ritmo de acelerao

ITEM ERRADO Comentrio. O pronome relativo que uma palavra invarivel, que tem o condo de atrair o pronome para antes do verbo. Alm desse fator, temos, nesse caso, uma orao subordinada adjetiva, um dos casos de prclise obrigatria. Assim, alm de se observar um prejuzo em relao coerncia textual, a proposio 2 apresenta o erro de colocao do pronome se, exigindo-se a prclise: que se distingue. 23 - (ESAF/MPOG Especialista Polticas Pblicas/2005) Aponte a opo que finaliza com correo gramatical o trecho abaixo. O desenvolvimento cientfico e tecnolgico tem, de fato, uma coerncia imanente fundamental. O seu temido desvirtuamento decorre sempre de fatores acidentais, alheios portanto sua lgica intrnseca e fatal que, levada s ltimas conseqncias, sempre a favor e no contra o homem, porquanto no somente somos parte integrante do processo, mas o seu remate. Se a televiso, por exemplo, pode revelarse aborrecida ou nociva, _______________________________________ (Lcio Costa, O novo humanismo cientfico e tecnolgico) a) no que o deve ser necessariamente, mas porque o critrio do seu emprego a torna assim. b) no que deva s-lo necessariamente, mas por que o critrio do seu emprego a torna assim. c) no porque seja-o necessariamente, mas por que o critrio do seu emprego tornaa assim. d) no que a deve ser necessariamente, mas porque o critrio do seu emprego torna-a assim. e) no que deve s-la necessariamente, mas por que o critrio do seu emprego torna-a assim.

Gabarito: A Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em consequncias.

32 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Alm do aspecto semntico, devemos observar a correo gramatical. Para aumentar nossas chances de acertar a questo, vamos eliminar os itens que apresentam erros gramaticais. As opes b, c e e indicam o vocbulo por que (separado), que um pronome interrogativo ou uma preposio acompanhada de pronome relativo (assunto da aula de CONJUNO). Na orao, deve ser usada uma conjuno de valor explicativo, que se escreve em um s vocbulo: porque. Na opo d, h erro de emprego do pronome "a", quando, conforme veremos, deveria ficar "neutro", por ser vicrio: "no que O DEVE ser necessariamente...".. S com essa anlise gramatical, teramos chegado resposta a nica correta seria opo A. Para fins didticos, iremos avaliar o aspecto semntico da construo e a funo de seus elementos. preciso, antes de tudo, compreender o texto. Para isso, precisamos vencer alguns obstculos, quais sejam: o emprego de vocbulos desconhecidos por ns. Alguns so essenciais, outros no. Glossrio: Imanente algo sempre presente, inseparvel; Porquanto conjuno de valor causal, equivalente a porque (aguarde a aula sobre CONJUNO para receber uma dica de como memorizar o sentido dessa conjuno, sempre presente nas provas da ESAF); Remate acabamento, fim, e, em linguagem conotativa, cume, auge, ponto mximo. Fala-se da coerncia prpria do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, de seu desvirtuamento e das consequncias disso, sempre a favor do homem, que no s parte, mas tambm fim desse processo. A partir disso, aborda-se o papel da televiso nesse contexto. Para compreendermos a funo do pronome demonstrativo o em no que o deve ser necessariamente, vamos dissecar a passagem: Se a televiso, por exemplo, pode revelar-se aborrecida ou nociva, no que necessariamente deve (a televiso) ser assim (aborrecida ou nociva), mas porque o seu emprego (emprego da televiso) a torna (torna a televiso) assim (aborrecida ou nociva). Afinal, qual a funo do pronome demonstrativo o em no que o deve ser? Retomar a ideia de que a televiso pode revelar-se aborrecida ou nociva. Veja a seguir mais um exemplo de pronome em funo vicria.

24 - (ESAF/SEFAZ SP/2009) Com base no texto, analise a proposio a seguir. 1. certo que houve expanso da frota, tanto de carros, como de caminhes e nibus. Mas isso muito pouco para explicar a verdadeira chacina na malha rodoviria

33 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
a que o pas parece assistir de braos cruzados. 5. Cabe boa parte da culpa aos motoristas. Quem viaja pelas estradas brasileiras no precisa ir longe para constatar verdadeiros descalabros. Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo 10. acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados. (Estado de Minas, Editorial, 6/1/2009.) - O termo isso(.2) retoma as informaes do perodo antecedente.

ITEM CERTO Comentrio. O pronome isso retoma todas as informaes j apresentadas anteriormente: houve expanso da frota, tanto de carros, como de caminhes e nibus. Por ser usado em referncia a todo um perodo anterior, o pronome demonstrativo, em funo vicria (substitui todo o antecedente), mantm-se neutro no singular masculino o deve ser. Mas o que significa isso? Esse papel vicrio exercido pelos pronomes demonstrativos quando substituem uma expresso, palavra e at mesmo uma ideia j apresentada anteriormente, evitando a repetio de vocbulos. H muito tempo eu planejo sair de frias e vou faz-lo no meio desse ano. faz-lo = fazer isso = sair de frias Eu lhe jurei que seria fiel e vou s-lo. s-lo = ser isso ser fiel O pronome demonstrativo permanece neutro, sem flexo de gnero ou nmero, assim como acontece com o isso. Alm dos pronomes, outras palavras podem fazer esse papel. Veja um exemplo de verbo vicrio, dado por Aurlio: Ele trabalha, mas no tanto como diz.. O verbo SER substitui o verbo TRABALHAR na segunda orao, para evitar sua repetio. Este mais um instrumento de coeso textual.

25 - (ESAF/CGU-Tcnico/2008) Assinale a opo que completa com correo gramatical e propriedade vocabular as lacunas do trecho abaixo. O governo no se preparou para fazer frente ao corte de receitas de R$ 40 bilhes. (1) buscar alternativas para compensar a morte anunciada, o Executivo

34 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
contou com os recursos como se fossem permanentes. (2) a proposta oramentria de 2008, (3) a previso de arrecadao do tributo que, segundo a lei, estaria extinto. (Enterrar cadveres, Correio Braziliense, 15/1/2008, p. 16) 1 a) b) c) d) e) Ao invs No lugar de Em vez de Em vez de No inverso de 2 Comprova isso H prova disso Prova disso Prova-o prova desse fato 3 onde inclui-se na qual tem onde tem em que consta que consta

Gabarito: D Comentrio. Para comear, vamos distinguir ao invs de de em vez de. O primeiro somente pode ser usado quando estiver implcita a ideia de contrrio, inverso: Ao invs de se enfraquecer, ele voltou mais forte ainda. (fraco o inverso de forte, por isso o emprego est correto). J em vez de pode ser usado em qualquer circunstncia, inclusive a de inverso. Por isso, na dvida, use em vez de e ir acertar sempre. Na construo do texto, buscar alternativas no significa o inverso de contar com os recursos como se fossem permanentes. Por isso, eliminamos as opes a (Ao invs, que at omitiu a preposio de, que seria necessria se fosse possvel o emprego da expresso) e e (No inverso de, expresso essa nunca antes vista por mim...rs...). Em relao ao segundo item, todos os pronomes (isso, o ou esse) foram usados em sua funo vicria, j que retomada a ideia apresentada anteriormente: o Executivo contou com os recursos como se fossem permanentes. As sugestes das opes B e C provocam prejuzo para a estrutura oracional (H prova disso a proposta... ou Prova disso a proposta...), devendo ser eliminadas. O item A apresenta, no terceiro item, erro de colocao pronominal. A prclise obrigatria em oraes subordinadas, e o pronome relativo onde inicia uma orao subordinada adjetiva, devendo o pronome surgir antes do verbo: ... onde SE inclui.... Usa-se onde quando o referente for LUGAR ou algo que se assemelhe a isso. Forando uma barra, poderamos at admitir o emprego de onde com o antecedente proposta oramentria, mas a colocao do pronome impossibilitou a opo A. Para atender ao rigor gramatical, no devemos usar o verbo TER no sentido de existncia, ainda que os melhores escritores j o tenham feito (No meio do caminho tem uma pedra...). Por isso, confirmamos a eliminao das opes B e C. Por fim, a regncia do verbo CONSTAR aponta para a opo D, que aceita tanto a preposio DE quanto EM: a previso de arrecadao do tributo consta dessa / nessa proposta oramentria.

35 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Assim, a opo correta a D.

26 - (ESAF/AFC CGU/2006) Assinale a opo que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente. O saldo da balana comercial (exportaes menos importaes) brasileira de 2005 alcanou US$ 44,76 bilhes, valor __1__ registrado na histria do pas. O resultado positivo, 33% maior que o atingido em 2004, ___2___ ao desempenho expressivo das exportaes e importaes. As vendas externas tiveram incremento __3__ US$ 24 bilhes no ano passado e fecharam 2005 com US$ 118,3 bilhes. J as importaes totalizaram US$ 73,545 bilhes no ano passado. Os resultados recordes mostram ___4___ apesar da valorizao do real frente ao dlar, a corrente de comrcio do pas (exportaes mais importaes) no ___5___ de crescer com a diversificao de pauta exportadora, aumento do nmero de pases que compram os produtos brasileiros e o crescimento da participao de estados com pouca tradio nas vendas externas. (Em Questo, Subsecretaria de Comunicao Institucional da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, n. 390, Braslia, 06 de janeiro de 2006) 1/2/3/4/5 a) no / se devem / demais de / -lhe / deixa b) nunca antes / devem-se / mais que / -se / para c) nunca / deve-se / superior a / que / pra d) no / deveu-se / de mais de / cujo / cessa e) nem / devia-se / maior que / qual / termina

Gabarito: C Comentrio. Vamos analisar lacuna por lacuna e eliminar as opes incorretas, como fizemos nas questes de CRASE. 1) A nica opo que pode ser descartada seria a de letra E, pois a conjuno nem prejudicaria a coerncia textual. 2) O ncleo do sujeito resultado. Assim, o verbo DEVER deve ficar no singular. Com isso, podemos eliminar as opes A e B. J temos 50% de chances de acertar, pois s sobraram as opes C e D!!! 3) Essa lacuna no nos ajuda em nada, pois as duas opes restantes a preencheriam adequadamente As vendas externas tiveram incremento superior a US$24 bilhes... ou As vendas externas tiveram incremento de mais de US$24 bilhes.... 4) Opa! Que negcio esse de preencher essa lacuna com cujo? Essa a nossa deixa para tratarmos dos PRONOMES RELATIVOS. PRONOMES RELATIVOS

36 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
O pronome relativo, como o prprio nome sugere, apresenta um referente, ou seja, um termo j mencionado, substituindo-o na orao adjetiva O nmero de candidatos que prestaram o concurso aumentou significativamente. o pronome relativo que est no lugar de candidatos (os candidatos prestaram o concurso). Sem dvida, dos pronomes, o relativo o mais recorrente em questes de prova e, dos pronomes relativos, o cujo mais solicitado ganha em disparada em todos os concursos pblicos do Brasil. Por isso, to importante seu estudo e domnio de seu conceito. Os pronomes relativos referem-se a termos concordncia e regncia com pronomes relativos. antecedentes. J falamos sobre

Agora, veremos quais so esses pronomes e como devem ser empregados na orao subordinada adjetiva que iniciam, especialmente em relao aos seus referentes e ao emprego de preposio porventura necessria. Vamos ver as caractersticas dos pronomes relativos. QUE Pode ser usado com qualquer antecedente, por isso chamado de pronome relativo universal ou pronome relativo bsico. Normalmente empregado em relao a coisa, j que os demais referentes tm pronomes relativos especficos (lugar, quantidade, modo, pessoa). o genrico dos relativos (rs...). Aceita somente preposies monossilbicas, exceto sem e sob. Assim como que, pode ser usado com qualquer antecedente. Aceita preposio com duas ou mais slabas, locues prepositivas, alm de sem e sob (rejeitadas pelo que). usado quando o referente se encontra distante ou para evitar ambiguidade: Visitei a tia do rapaz que sofreu o acidente. Quem se acidentou? O rapaz ou a tia dele? Para evitar a dvida, uso o qual para ele ou a qual para ela. QUEM ONDE Somente usado com antecedente PESSOA. Sempre vir antecedido de preposio Ele o rapaz de quem lhe falei. Utilizado quando o referente for lugar, ou qualquer coisa que a isso se assemelhe (livro, jornal, pgina etc.) A gaveta onde guardei o dinheiro foi arrombada.; pode ser substitudo por em que. Fica em segundo lugar na disputa de ocorrncias em provas. Usado com antecedente que indique MODO ou MANEIRA O jeito como escreve mostra a pessoa que . O antecedente d ideia de TEMPO, tambm equivalente a em que poca de ouro era aquela, quando todos andavam tranquilos pelas ruas. O antecedente d ideia de QUANTIDADE - normalmente precedido de um pronome indefinido (tudo, tanto(s), todos, todas) Tenho tudo quanto quero. Leve tantos quanto quiser.

O QUAL (e flexes)

COMO QUANDO QUANTO

Finalmente, o mais especial de todos:

37 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
CUJO (e flexes) Liga dois substantivos indicando relao entre eles (entre os substantivos, haveria uma preposio de) (A me do rapaz faleceu. + O rapaz O rapaz cuja me faleceu procurou por voc.); procurou por voc. concorda com o substantivo subsequente, flexionando-se em gnero e nmero, e dispensa o artigo (no existe cujo o ou cuja a).

DICA: Ao usar o pronome relativo, verifique: 1 qual deve ser o pronome mais adequado, a depender do antecedente (coisa, pessoa, tempo, modo, lugar...); 2 se o algum termo na orao adjetiva exige preposio.

Na aula passada, falamos sobre a diferena entre CONJUNO INTEGRANTE e PRONOME RELATIVO. Ser que voc ainda se lembra dessa distino? O pronome relativo retoma um antecedente, e a orao que inicia tem valor ADJETIVO. Agora, quando podemos trocar toda a orao iniciada pelo QUE pelo pronome ISSO, sinal de que se trata de uma CONJUNO INTEGRANTE, e a orao que ela inicia tem valor substantivo. Agora volte ao texto e faa o teste: Os resultados recordes mostram ___4___ apesar da valorizao do real frente ao dlar, a corrente de comrcio do pas... Os resultados recordes mostram ISSO. Ento, a palavra que ir preencher a lacuna 4 ser uma conjuno integrante que (s existem duas conjunes integrantes: se e que). Pronto! Resolvemos a questo da prova o gabarito a letra C. Veremos, na sequncia, outra questo de prova da ESAF que tratava dessa diferena entre PRONOME RELATIVO e CONJUNO INTEGRANTE, alis a que j foi usada na aula sobre Regncia e Crase. S para encerrarmos o comentrio, note o acento agudo na conjugao do verbo PARAR: pra. Ainda se lembra do nome do bendito? Acento diferencial, para distingui-lo da preposio para. Lembre-se, tambm, que esse acento diferencial CAIU, MORREU, ESCAFEDEU-SE...rs... Os nicos dois que se mantiveram com a reforma ortogrfica foram pr (verbo) e pde (pretrito perfeito do indicativo do verbo PODER).

27 - (ESAF/AFC STN/2005) A respeito de aspectos lingsticos do trecho abaixo, analise a proposio. 1. S mais tarde alcancei compreender que a inteligncia

38 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
pode trabalhar at ao fim inteiramente alheia aos graves problemas religiosos que confundem o pensador que os quer resolver segundo a razo, se 5. nenhum choque exterior veio perturbar para ela soluo recebida na infncia. A dvida no sinal de que o esprito adquiriu maior perspicuidade, s vezes um simples mal-estar da vida. (Joaquim Nabuco, Minha formao) - Os dois primeiros qus do texto, em que a inteligncia( .1 e 2) e em que confundem( .3) so ambos pronomes relativos.

ITEM ERRADO Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em lingusticos. Toda a orao iniciada pelo primeiro que pode ser substituda pelo ISSO. S mais tarde alcancei compreender ISSO. Ento, uma conjuno integrante, que inicia uma orao subordinada substantiva. J o segundo que retoma o antecedente graves problemas religiosos. Ento, um pronome relativo, que inicia uma orao subordinada adjetiva. E a, isso j est no sangue? Tem de estar porque, como voc v, isso comum de ser cobrado em prova. E no venha me dizer que j est cansado de saber disso no me convence! Irei repetir quantas vezes achar necessrio, viu? Alis, at a banca da ESAF j se confundiu, o que levou anulao de uma questo de prova. Veja a seguir.

28 (ESAF/AFRF/2002-2) 1.Em artigo publicado na dcada de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles pases que falavam ingls haviam tido um desempenho econmico acima da 5. mdia de seus vizinhos e que o ingls estava se tornando rapidamente a lngua franca dos negcios, do turismo e da internet. Assim, os processos de fuso de empresas, to comuns naquele tempo, s teriam sucesso se

39 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
10. utilizassem o ingls como lngua de integrao das corporaes. Julgue a seguinte proposio. - As duas ocorrncias da conjuno que (l.3 e 5) tm a funo de demarcar o incio das duas oraes ligadas por e(l.5), mas, sintaticamente, o segundo que pode ser omitido

ITEM ERRADO (QUESTO ANULADA) Comentrio. O examinador analisa as ocorrncias do pronome que de linhas 3 e 5. Ele afirma serem duas CONJUNES, mas vamos ver se ele est certo disso: - linha 3: ... aqueles pases que falavam ingls haviam tido um desempenho econmico... a palavra que retoma o substantivo pases (a orao adjetiva, com a troca, seria pases falavam ingls). Ento, isso no uma conjuno, mas um PRONOME RELATIVO; - linha 5: ... [explicava que todos aqueles pases que falavam ingls haviam] tido um desempenho econmico acima da mdia de seus vizinhos e que o ingls estava ... so dois os complementos verbais de EXPLICAR, sendo o segundo aquele iniciado pelo que da linha 5 (em negrito). Como podemos trocar toda a orao iniciada por ele pelo pronome ISSO (...explicava ISSO), vemos que, neste ponto, o examinador acertou: uma conjuno integrante. Como errou na indicao do primeiro, a opo estava INCORRETA, o que acabou provocando a anulao da questo.

29 - (ESAF/MP ENAP SPU/2006) Assinale a opo em que h emprego indevido de palavra. a) O desmatamento nos nove estados da Amaznia Brasileira caiu 31% no perodo 2004/2005, passando de 27.200 km2 para 18.900 km2. b) A reduo na derrubada da floresta foi anunciada pelo Ministrio do Meio Ambiente, com base em levantamentos realizados por satlite sob a orientao do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). c) A ltima queda no ndice havia ocorrido entre 1996-1997, onde o volume de floresta abatida caiu 27%. d) Os dados apontam queda acentuada do desmate nas reas prximas rodovia Cuiab-Santarm (BR-163), onde houve maior interveno do Governo Federal por meio do Plano de Ao Para Preveno e Controle do Desmatamento na Amaznia, do qual participam 13 ministrios. e) Os nmeros tambm indicam leve crescimento do desmatamento apenas no sudeste do Par e no sul do Amazonas. a primeira vez, em 17 anos de monitoramento da Amaznia, que os dados sobre desmatamento so apresentados no mesmo ano em que so levantados.

40 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
(Adaptado de Em Questo n. 381 - Braslia, 07 de dezembro de 2005)

Gabarito: C Comentrio. O erro da opo C est em usar o pronome relativo ONDE sem que o antecedente seja um lugar ou algo que a isso se assemelhe. Em A ltima queda no ndice havia ocorrido entre 1996-1997, onde o volume de floresta abatida caiu 27%., o antecedente um perodo de tempo (entre 19961997), sendo apropriado o uso de quando: ...havia ocorrido entre 1996-1997, quando o volume de floresta abatida caiu 27%.. Compare, agora, com a ocorrncia do onde na opo D: d) Os dados apontam queda acentuada do desmate nas reas prximas rodovia Cuiab-Santarm (BR-163), onde houve maior interveno do Governo Federal... agora sim! O referente so as reas prximas rodovia Cuiab-Santarm um lugar. Neste caso, podemos usar o relativo onde. Aqui est correto.

30 - (ESAF/MF Processo Seletivo Interno/2008) 1. Construda uma cincia ou uma teoria cientfica, mesmo com os maiores cuidados para garantir a sua objetividade, existe sempre o risco de que esse conhecimento cientfico possa ser usado de maneira 5.ideologicamente implementada. Atualmente, um dos graves problemas que enfrenta o cientista o emprego ideolgico e tcnico de sua produo. Isto est criando grande sensibilidade no apenas nos pases desenvolvidos, mas tambm 10. em pases como o nosso, onde a pesquisa cientfica procura um lugar de destaque, mas tambm enfrenta o risco de ser ideologicamente manipulada. Mesmo sem renunciar a nossas ideologias particulares, podemos ignorar ou reduzir as influncias ideolgicas 15. para produzir resultados cientificamente objetivos. Todos conhecemos os benefcios que acarretam ao homem a informtica, a biotecnologia e a pesquisa nuclear. Pode-se reduzir o esforo do trabalhador, podem ser encontradas novas tcnicas de alimentao 20. e consegue-se dominar doenas graves. Contudo

41 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
essas cincias e muitas outras podem ser usadas para informatizar a guerra, criar o desemprego atravs da robotizao, produzir transtornos nas espcies biolgicas e auxiliar a construo de bombas. (Adaptado de Carlos Lungarzo. O que cincia, p. 83-84) Analise a opo a respeito das estruturas lingsticas do texto. - Embora o conectivo onde(l.10) admita, nessa estrutura, ser substitudo por no qual ou em que, seu emprego obedece s regras da norma culta da Lngua Portuguesa.

ITEM CERTO Comentrio. Dessa vez, a banca acertou. Como o referente implcito PAS (... em pases como o nosso [pas], onde a pesquisa...), poderia ser empregado o relativo onde, no qual ou em que, indistintamente.

31 - (ESAF/AFC STN/2005) Indique a opo que contm o nico segmento correto do texto abaixo. No que diz respeito responsabilidade dos administradores decorrente da cesso de quotas, no pode o mesmo ser responsabilizado, uma vez que direito do scio desfazer-se de suas quotas, salvo nos casos que haja previso vedatria no contrato, e o administrador tenha mostrado-se negligente, agindo com culpa, onde passar a responder solidariamente com o scio cedente. a) No que diz respeito responsabilidade dos administradores b) no pode o mesmo ser responsabilizado c) salvo nos casos que haja previso vedatria d) tenha mostrado-se e) onde passar a responder

Gabarito: A Comentrio. Vejamos os erros das demais opes. b) No h respaldo para o emprego do vocbulo mesmo (e variantes) no lugar de um substantivo, como se observa atualmente na linguagem coloquial. Isso parece ter virado uma febre nacional. Vamos, ento, tomar um antitrmico gramatical...rs...

42 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Para evitar esse tipo de construo, sugerem os gramticos a substituio por pronomes pessoais ou demonstrativos, por um sinnimo ou at mesmo a repetio da palavra. Uma opo para a passagem seria: ... no pode o scio ser responsabilizado, uma vez que seu direito desfazer-se.... Contudo, no v eliminando essa palavra do seu lxico. Quando acompanha um substantivo ou pronome, como pronome demonstrativo, serve para realar e com eles concorda: Eles mesmos fizeram a casa.. / Ela se esqueceu de si mesma. Neste caso, sinnimo de prprio. Tambm pode ser usado como advrbio (equivalente a realmente, de fato: O que eu queria MESMO era estar na praia.... ah... eu tambm!) ou como a palavra denotativa de incluso, como inclusive, at (Mesmo o mais inocente dos homens percebeu aquela maldade.). Nesses dois casos, INVARIVEL, ou seja, no se flexiona (MESMO os mais inocentes... ou O que eles queriam MESMO era...). Uma ltima ocorrncia de mesmo na expresso o mesmo, no sentido de a mesma coisa: Eu sinto o mesmo por voc.. Essa tambm uma construo invarivel. Na aula passada, vimos um desses exemplos na questo 33. Se quiser, volte quele material e analise. c) H dois erros na passagem: um de regncia e outro de ortografia. Substituindo o relativo que pelo antecedente (casos), a orao seria: haja previso ... NESSES CASOS. Assim, necessrio o emprego da preposio EM antes do relativo: salvo nos casos em que haja previso.... O segundo problema que no existe registro formal da palavra VEDATRIA. O que serve para vedar VEDANTE (adjetivo de dois gneros). Tambm existe outra parecida: VEXATRIA, que deriva de vexar e significa causadora de vexame, tormento. Se no estiver acreditando no que eu afirmo (olha l, hem???...rs...), d uma olhadinha no stio da ABL (vou at facilitar sua vida: o link www.academia.org.br.). d) Problema de colocao pronominal no se emprega pronome oblquo aps particpio. e) Olha o uso indevido do onde (acabamos de falar sobre isso...). Podemos usar quando, j que se refere a um dado momento, o da ocorrncia da culpa (... quando passar a responder solidariamente com o scio cedente.). Neste caso, quando, como no possui referente, no pronome relativo, mas uma conjuno adverbial, iniciando uma orao indicativa de tempo, momento.

32 - (ESAF/TCU/2006) Assinale a substituio necessria para que o texto fique gramaticalmente correto. A situao social, poltica e econmica em que se encontra a populao negra conseqncia de um longo processo estrutural-histrico do qual mudanas dependem de polticas pblicas amplas e pautas muito alm das formulaes dos preconceitos ou das discriminaes do racismo como tm sido dadas. Aprofundar a base terica

43 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
significa aprofundar o campo das aes nas reas do trabalho, da habitao, do urbanismo, da economia, da sade, da cultura e da educao. (Henrique Cunha Jr. Novos caminhos para os movimentos negros in Poltica Democrtica - Revista de Poltica e Cultura, Braslia: Fundao Astrogildo Pereira, Ano V, n. 12, agosto de 2005.) a) em que (l.1) > na qual b) do qual (l.3) > cujas c) de um (l. 2) > do d) tm sido (l. 6) > so e) nas ( l. 7) > em

Gabarito: B Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em consequncia. O pronome relativo cujo empregado entre dois substantivos que possuem uma relao de dependncia. Note que, entre mudanas e processo estrutural-histrico (substantivos), h essa relao (mudanas do processo). O emprego de do qual prejudicava essa relao. Assim, deve ser realizada essa substituio com vistas correo do perodo: ...conseqncia(*) de um longo processo estrutural-histrico CUJAS mudanas [mudanas do processo estruturalhistrico] dependem de polticas pblicas amplas e pautas.... As demais opes apresentam sugestes em que no se verifica erro no texto original.

33 - (ESAF/SEFAZ CE/2007) Foram introduzidos erros morfossintticos, de pontuao e/ou de falta de paralelismo em artigos do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado do Cear. Analise a correo gramatical do artigo abaixo. - Os deveres do funcionrio so gerais, quando fixados neste Estatuto e legislao complementar, e especiais, cujos so as peculiaridades das atribuies funcionais.

ITEM ERRADO Comentrio. Essa a questo tpica da ESAF em pronomes relativos. O pronome relativo cujo (e derivados) serve como elo entre dois substantivos que possuam relao (o livro CUJO autor = o autor do livro / o aluno cuja me = a me do aluno).

44 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Na presente construo, o pronome relativo foi usado indevidamente, pois no apresentava sem nenhum substantivo subsequente, prejudicando, assim, a coerncia textual.

34 - (ESAF/AFRF/2005) O advento da moderna indstria tecnolgica fez com que o contexto em que passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao. Entretanto, tal mudana obedece a certas coordenadas que comeam a ser pensadas j na antiga Grcia, que novamente se relacionam com a questo da verdade. que a verdade, a partir de Plato e Aristteles, passa a ser determinada de um modo novo, verificandose uma transmutao em sua prpria essncia. Desde ento, entende-se usualmente a verdade como sendo o resultado de uma adequao, ou seja, a verdade pode ser constatada sempre que a idia que o sujeito forma de determinado objeto coincida com esse objeto. (Gerd Bornheim. Racionalidade e acaso. fragmento) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingsticas do texto. - Preservam-se as relaes de sentido entre contexto (l.1) e mquina (l.2) com a substituio do pronome relativo que (l.1) por qual, mantendo-se obrigatria a presena de em.

ITEM ERRADO Comentrio. Mudana ortogrfica: no h trema em lingusticas, nem acento agudo em ideia". Estaria tudo perfeito e maravilhoso no fosse um pequeno detalhe: a contrao da preposio em (original do texto) com o o do pronome relativo o qual, que veio substituir o relativo que. por essas e outras que voc DEVE voltar ao texto e aplicar a sugesto que o examinador faz: O advento da moderna indstria tecnolgica fez com que o contexto EM QUAL (?!?!?!) passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao. O correto seria: ... fez com que o contexto NO QUAL passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao. Esse detalhe fez toda a diferena para a correo do perodo.

35 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006 - adaptada) Analise a assertiva. No atual estgio da sociedade brasileira, se se deseja um regime democrtico, no basta abolir a necessidade de bens bsicos. necessrio que o processo produtivo seja capaz de continuar, com eficincia, a produo e a oferta de bens considerados suprfluos. Em se tratando de um compromisso democrtico, uma hierarquia de

45 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
prioridades deve colocar o bsico sobre o suprfluo. O que deve servir como incentivo para a proposta de casar democracia, fim da apartao e eficincia econmica em geral o fato de que o potencial econmico do pas permite otimismo quanto possibilidade de atender todas essas necessidades, dentro de uma estratgia em que o tempo no ser muito longo. (Adaptado de Cristovam Buarque, Da modernidade tcnica modernidade tica, p.29) - possvel substituir a relao expressa por em que o tempo (l. 8 e 9) pela relao expressa por cujo tempo, pois essa proposta de alterao para o texto no provoca erro gramatical e/ou incoerncia textual

ITEM CERTO Comentrio. Olhe a malandragem da banca. O examinador exige apenas CORREO GRAMATICAL e COERNCIA TEXTUAL. Nada fala sobre MUDANA DE SENTIDO (alterao semntica). Por isso, esse item estava CORRETO. H mudana de sentido na troca de dentro de uma estratgia em que o tempo no ser muito longo por dentro de uma estratgia CUJO tempo no ser muito longo. No primeiro, a orao adjetiva seria: o tempo no ser muito longo NESSA ESTRATGIA, ao passo que, a partir da troca, seria: o tempo DA ESTRATGIA no ser muito longo. Mudana de sentido, sim, houve, mas prejuzo coerncia textual ou correo gramatical, no. Por isso, a troca seria plenamente vlida, de acordo com o enunciado.

36 - (ESAF/AFC CGU/2004) 1. Os gregos no possuam textos sagrados nem castas sacerdotais. Graas literatura de Homero, produzida oito sculos antes de Cristo, os gregos se apropriaram de uma ferramenta 5. epistemolgica que, ainda hoje, nos d a impresso de que eles inturam todos os conhecimentos que a cincia moderna viria a descobrir. O que seria de nossa cultura sem a matemtica de Pitgoras, a geometria de Euclides, 10. a filosofia de Scrates, Plato e Aristteles? O que seria da teoria de Freud sem o teatro de Sfocles, Eurpedes e squilo? Os hebreus imprimiram ao tempo, graas

46 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
aos persas, um carter histrico e uma natureza 15. divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Tira-se o livro dessas tradies religiosas e elas perdem toda a identidade e o propsito. (Frei Betto) Julgue a assertiva abaixo. - O emprego da primeira pessoa em nos d (l.5 e 6) e em nossa cultura(l.8) confere ao trecho um aspecto interativo em relao ao leitor, inserindo-o no texto.

ITEM CERTO Comentrio. Muitas vezes, o autor, para tornar o texto o mais prximo possvel do leitor (em busca, inclusive, de sua aprovao), emprega elementos que o incluem no discurso, dentre eles o emprego das formas verbais na 1 pessoa do plural (ns). Trata-se de um recurso estilstico muito comum em textos argumentativos. Nesse caso, todos os termos (verbos, adjetivos...) se referem a ns, grupo do qual fazem parte o autor e seus leitores. O sujeito, portanto, so todos eles. No confunda esse apelo lingustico com outro recurso estilstico: o plural de modstia, tambm conhecido por plural majesttico. Esse um recurso muito comum a oradores, para tornar o discurso menos personalista e mais coletivo. Realizase uma concordncia ideolgica conhecida como silepse de nmero (plural no lugar do singular), usando, em vez do pronome da 1 pessoa do singular, a 1 pessoa do plural, ainda que s se refira a UMA PESSOA (a que fala/escreve). Agora, o verbo realiza a concordncia com o pronome pessoal ns (Ns ficaramos...), mas o adjetivo porventura existente - permanece no singular, a realizar a concordncia como o eu ideolgico (Ns ficaramos FELIZ se pudssemos contar com sua compreenso. isso mesmo: FELIZ!!!). Perceba que, ao contrrio do evento explorado na questo, em que o autor inclui seus leitores no grupo, formando ns e levando todos os elementos para o plural (Ns no podemos ficar inertes diante de tal fato.), no plural majesttico o sujeito UM S: quem profere tais palavras. Assim, ocorre um fato inusitado: um aparente desvio de concordncia entre o verbo (no plural) e o adjetivo (no singular), mas acredite no que eu digo essa estrutura est correta!!! (rs...)

37 - (ESAF/MPOG EPPGG/2009) 1. Exatamente na medida em que no mais podemos identificar um paradigma dominante em nosso contexto de pensamento referncia bsica para nossos projetos cientficos, polticos, ticos, pedaggicos e

47 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
5. mesmo estticos que nos caracterizamos como vivendo uma crise de paradigmas, e at mesmo uma crise da prpria necessidade e possibilidade de um paradigma hegemnico. Estamos, portanto, em busca de caminhos, de respostas. A histria 10. das ideias e, mais especificamente, a histria da cincia nos revelam, entretanto, que os perodos de crise so extremamente frteis porque abrem novas possibilidades ao pensamento. Nesse sentido, eles permitem o surgimento de 15. alternativas aos modos de pensar anteriores. (Danilo Marcondes, A crise de paradigmas e o surgimento da Modernidade. In: Zaia Brando (org.), A crise dos paradigmas e a educao. So Paulo: Cortez, 1994, p.2829, com adaptaes) Com base no texto acima, julgue a assertiva a seguir. - Na organizao da argumentao, a retirada do pronome eles (l.14) provocaria dificuldade de interpretao do texto porque seu referente est muito distante: nossos projetos cientficos (l. 3 e 4).

ITEM ERRADO Comentrio. Mais uma vez, o examinador busca a identificao dos referentes de pronomes. No caso, o pronome reto eles retoma perodos de crise, concluso a que se chega a partir da interpretao do texto: Estamos, portanto, em busca de caminhos, de respostas. A histria das ideias e, mais especificamente, a histria da cincia nos revelam, entretanto, que os perodos de crise so extremamente frteis porque abrem novas possibilidades ao pensamento. Nesse sentido, eles [= os perodos de crise] permitem o surgimento de alternativas aos modos de pensar anteriores. 38 - (ESAF/MPOG EPPGG/2009) Em relao ao uso das estruturas lingusticas no texto, julgue a assertiva. 1. prprio das grandes crises despertar o potencial criativo dos governos para reduzir-lhes os efeitos e, se possvel, contorn-las. No Brasil, a utilizao de meios inovadores para conter consequncias mais dramticas dos graves desacertos nas finanas internacionais 5. prodigalizou, tambm, lies teis a mudanas

48 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
futuras na poltica econmico-financeira. Resta agora evidente que o alvio da carga tributria e das taxas de juros, medida adotada a fim de enfrentar a conjuntura adversa, necessrio, como instrumento eficaz, 10. para assegurar dinamismo atividade econmica. A deciso de maior impacto favorvel ao desempenho do setor industrial se configurou na reduo de 10,25% ao ano para 4,5% nos juros cobrados pelo BNDES na aquisio e produo de mquinas e equipamentos. 15. Trata-se de taxa real zero, se comparada ao mesmo percentual previsto na meta de inflao para este ano. Em patamares variveis, 70 produtos industrializados passaro a pagar menos IPI. A est outro benefcio carregado de impulso ao avano da economia. (Correio Braziliense, Editorial, 01/07/2009) - Em se comparada (l. 16), o pronome se confere ao perodo a noo de condio.

38 - ITEM CONSIDERADO CORRETO Comentrio. Encerramos nossa aula com um erro crasso da ESAF. Nessa questo, considerada pela banca CORRETA, o vocbulo se classificado como um PRONOME com valor condicional. Para comear, quem estabelece ideia de condio no um pronome, mas uma CONJUNO CONDICIONAL. Veja que esse se mesmo uma conjuno, pois possvel a troca por caso: Trata-se de taxa real zero, se comparada ao mesmo percentual previsto na meta de inflao para este ano ( se [FOR] comparada ao mesmo percentual previsto... = CASO SEJA COMPARADA...). Infelizmente, mais uma vez, no houve alterao de gabarito. Felizmente, uma prova de mltipla escolha, o que d uma mnima chance ao aluno de, diante de todas as demais opes incorretas, engolir esse erro morfolgico por parte do examinador e rezar para, na segunda-feira, ser essa a resposta do gabarito oficial. Com essa questo (horrorosa...rs...), encerramos nossa aula sobre PRONOMES. Um abrao e at a prxima.

49 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI

LISTA DAS QUESTES COMENTADAS 1 - (ESAF/ANA/2009) Em relao ao texto abaixo, analise a assertiva a seguir. O tratamento de esgotos fundamental para qualquer programa de despoluio das guas. Em grande parte das situaes, a viabilidade econmica das estaes de tratamento de esgotos (ETE) reconhecidamente reduzida, em razo dos altos investimentos iniciais necessrios sua construo e, em alguns casos, dos altos custos operacionais. Por esses motivos que mesmo os pases desenvolvidos tm incentivado financeiramente os investimentos de Prestadores de Servios em ETE, como os Estados Unidos e pases da Comunidade Europeia. No Brasil, o problema de viabilidade econmica do investimento pblico torna-se ainda mais agudo, devido elevada parcela de populao de baixa renda. No entanto, vale ressaltar que a gua de qualidade tambm um fator de excluso social, uma vez que a populao de baixa renda dificilmente tem condies de comprar gua de qualidade para beber ou at mesmo de pagar assistncia mdica para remediar as doenas de veiculao hdrica, decorrentes da ausncia de saneamento bsico. (http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp) - Em torna-se(.8), o -se indica sujeito indeterminado. 2 - (ESAF/ANEEL TCNICO/2006) Em relao ao texto, analise o item abaixo. Apesar das dificuldades, o Programa de Metas foi executado e seus resultados manifestam-se na transformao da estrutura produtiva nacional. O governo JK, que soube mobilizar com maestria a herana de Vargas e elevar a auto-estima do povo brasileiro, realizou-se em condies democrticas, com liberdade de imprensa e tolerncia poltica. A taxa de inflao, que em 1956 foi de 12,5%, no final do governo JK, elevou-se para o patamar de 30,5%. A Nao, por sua vez, obteve um crescimento econmico mdio de 8,1% ao ano. Apesar das presses do Fundo Monetrio Internacional (FMI), que j advogava o equilbrio fiscal e o Estado mnimo para o Brasil, e de setores conservadores da vida brasileira, JK conseguiu elevar o PIB nacional em cerca de 143%. E tudo isto ocorreu em um contexto marcado por um dficit de transaes correntes que atingiu 20% das exportaes em 1957 e 37% em 1960, o que ampliava a fragilidade externa e fazia declinar a condio de solvncia da economia brasileira. No entanto, foi graas ao controle do cmbio e ao regime de incentivos criados que as importaes de bens de consumo durveis foram contidas. (Rodrigo L. Medeiros, com adaptaes) - Em manifestam-se(l.2) o se ndice de indeterminao do sujeito. 3 - (ESAF/AFC STN / 2008) Com base no texto, analise os itens a seguir. 1. Ao lado de caractersticas inditas, a crise cevada

50 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
no mercado imobilirio e financeiro americano, com reverberaes mundiais, apresenta aspectos tambm verificados em outras situaes de nervosismo global. 5. No h medida mgica e salvadora que faa cotaes se estabilizarem e o investidor recuperar o sono. S uma sucesso de aes consegue mudar expectativas como as atuais. A Casa Branca, ao contrrio da postura que assumira no caso do Lehman Brothers tragado, 10. sem socorro, por um rombo de US$600 bilhes , decidira estender a mo para a maior seguradora do pas, a AIG. Aos bilhes empenhados para permitir ao Morgan digerir o Bear Stearns, em maro; ao dinheiro sacado 15. a fim de evitar a quebra das gigantes Fannie Mae e Freddie Mac, redescontadoras de hipotecas, o governo e o Fed, o BC dos EUA, decidiram somar US$85 bilhes para salvar a AIG. Decepcionou-se quem esperava tranquilidade. O emperramento do crdito ningum 20. empresta a ningum, por no se saber ao certo o risco do tomador continua a travar o mercado global, e as aes novamente desceram a ladeira, empurradas por boatos sobre quais sero, ou seriam, os prximos a cair. (O Globo, 18 de setembro de 2008 , Editorial) a) Em se estabilizarem(l.6), o se indica que o sujeito indeterminado. b) Em Decepcionou-se(l.18), o se justifica-se porque o verbo est sendo empregado como pronominal. 4 - (ESAF/SEFAZ SP/2009) 1. importante notar que a taxa de juros anual mdia de 141,12% escandalosa para o Brasil, cuja inflao anual estimada em torno de 6,5%. A reduo dos juros que se verificou em dezembro certamente no reflete 5. as mudanas que beneficiaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos),

51 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
mas apenas a menor procura por crdito. A discreta queda dos juros no deve aumentar a procura por crdito pelas pessoas fsicas que esto conscientes de 10. que no o momento de se endividar, nem favorecer uma reduo da inadimplncia. No mximo, interessar s pessoas jurdicas que buscam crdito de curtssimo prazo ou financiamentos para exportao, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um 15. custo muito elevado. Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). O governo 20. est tentando obter uma reduo desse spread, at agora sem grande sucesso. Para uma reduo sensvel das taxas de juros, duas medidas seriam necessrias: reduzi-las nos bancos pblicos (Caixa Econmica e Banco do Brasil) e, 25. especialmente, em funo de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal, que oferecem juros elevados e total garantia. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009) Em relao ao texto acima, analise a proposio. - Em Sabe-se(.15), o pronome -se indica voz reflexiva. 5 - (ESAF/AFC CGU/2006) O final do sculo XX assistiu a um processo sem precedentes de mudanas na histria do pensamento e da tcnica. Ao lado da acelerao avassaladora nas tecnologias da comunicao, de artes, de materiais e de gentica, ocorreram mudanas paradigmticas no modo de se pensar a sociedade e suas instituies. De modo geral, as crticas apontam para as razes da maioria dos atuais conceitos sobre o homem e seus aspectos, constitudos no momento histrico iniciado no sculo XV e consolidado no sculo XVIII. A modernidade que surgira nesse perodo agora criticada em seus pilares fundamentais, como a crena na verdade, alcanvel pela razo, e na linearidade histrica rumo ao progresso. Para substituir esses dogmas, so propostos novos valores, menos fechados e categorizantes. (http://pt.wikipdia.org (acessado em 14 de dezembro de 2005, com adaptaes))

52 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Analise a proposio de acordo com o padro culto da lngua portuguesa. - A supresso do pronome se (l.4) alteraria as relaes sintticas da orao, mas preservaria a coerncia textual, pois a estrutura da orao admite a omisso do sujeito. 6 - (ESAF/ATA MF/2009) Em relao ao texto abaixo, analise o item a seguir. Os mercados financeiros entraram em maro 2. assombrados pelo maior prejuzo trimestral da histria corporativa dos Estados Unidos a perda de US$ 61,7 4. bilhes contabilizada pela seguradora American International Group (AIG) no quarto trimestre de 2008. 6. No ano, o prejuzo chegou a US$ 99,3 bilhes. O Tesouro americano anunciou a disposio de injetar 8. mais US$ 30 bilhes na seguradora, j socorrida em setembro com dinheiro do contribuinte. Na Europa, a 10. notcia ruim para as bolsas foi a reduo de 70% do lucro anual do Banco HSBC, de US$ 19,1 bilhes para 12. US$ 5,7 bilhes. Enquanto suas aes caam 15%, o banco informava o fechamento das operaes de 14. financiamento ao consumidor nos Estados Unidos, com dispensa de 6.100 funcionrios. 16. Com demisses de milhares e perdas de bilhes dominando o noticirio de negcios no dia a dia, os 18. sinais de reativao da economia mundial continuam fora do radar. E isso no o pior. No fim do ano 20. passado, havia a esperana de se iniciar 2009 com a crise financeira contida. Se isso tivesse acontecido, 22.os governos poderiam concentrar-se no combate retrao econmica e ao desemprego. Aquela 24.esperana foi logo desfeita. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009) - Em concentrar-se(.22), o -se indica sujeito indeterminado 7 - (ESAF/SEFAZ SP/2009)

53 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Em relao ao texto abaixo, analise a proposio. 1. importante notar que a taxa de juros anual mdia de 141,12% escandalosa para o Brasil, cuja inflao anual estimada em torno de 6,5%. A reduo dos juros que se verificou em dezembro certamente no reflete 5. as mudanas que beneficiaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos), mas apenas a menor procura por crdito. A discreta queda dos juros no deve aumentar a procura por crdito pelas pessoas fsicas que esto conscientes de 10. que no o momento de se endividar, nem favorecer uma reduo da inadimplncia. No mximo, interessar s pessoas jurdicas que buscam crdito de curtssimo prazo ou financiamentos para exportao, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um 15. custo muito elevado. Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). O governo 20. est tentando obter uma reduo desse spread, at agora sem grande sucesso. Para uma reduo sensvel das taxas de juros, duas medidas seriam necessrias: reduzi-las nos bancos pblicos (Caixa Econmica e Banco do Brasil) e, 25. especialmente, em funo de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal, que oferecem juros elevados e total garantia. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009) - Em reduzi-las(.23), o pronome -las retoma o antecedente medidas(.23).

8 - (ESAF/MP ENAP SPU/2006 - adaptada) 1. Ningum melhor do que Voltaire definiu a real

54 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
essncia da democracia quando escreveu: Posso no concordar com uma s palavra do que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de diz-las. Ter 5. idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa. (Adaptado de Alfredo Ruy Barbosa, Jornal do Brasil, 11/03/2006) Em relao ao texto acima, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, assinale a opo correta. I - O emprego de segunda pessoa em teu (l.4) concorda com o emprego de dizes. II - Em transform-los(l.7), a forma pronominal -los retoma a idia explicitada em outros indivduos. III - Em o que se combate(l.7 e 8), o termo o pode, sem prejuzo gramatical para o perodo, ser substitudo pelo pronome aquilo. a) V V F b) F V F c) V F V d) F V V e) V V - V 9 - (ESAF/AFRE MG/2005) 1. O setor pblico no feito apenas de filas, atrasos, burocracia, ineficincia e reclamaes. A stima edio do Prmio de Gesto Pblica, coordenado pelo Ministrio do Planejamento, mostra que o servio 5. pblico federal tambm capaz de oferecer servios com qualidade de primeiro mundo. De 74 instituies pblicas inscritas, 13 foram selecionadas por ter conseguido, ao longo dos anos, implantar e manter prticas e rotinas de gesto capazes de melhorar de 10. forma crescente seus resultados, tornando-os referncias nacionais. O perfil dos premiados mostra que o que est em questo no tamanho, visibilidade

55 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
ou importncia estratgica, mas, sim, a capacidade de fazer com que as engrenagens da mquina funcionem 15. de forma eficiente, constante e muito bem controlada. (Ilhas de Excelncia. ISTO, 2/3/2005, com adaptaes) Analise a assero abaixo a respeito das estruturas lingsticas do texto. - A retirada do pronome do termo tornando-os(l..10) preserva a correo gramatical e a coerncia textual, deixando subentendido o objeto de referncias nacionais(l..10 e 11). 10 - (ESAF/SUSEP - Analista Tcnico/2006) Analise a assertiva a respeito do emprego das estruturas lingsticas no texto. 1. Antenas, computadores e vontade poltica. Trs fatores que podem facilitar o acesso s modernas tecnologias de informao, internet e ajudar a reduzir a nossa enorme dvida social. Podem, com certeza, encurtar a 5. distncia entre os que tm e os que no tm acesso rede mundial de computadores e s modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se margem das informaes disponveis e contatos com o mundo global. (Adaptado de Euncio Oliveira, O acesso s novas tecnologias e a incluso social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004) - O desenvolvimento textual leva a entender as duas ocorrncias de os(l.5) como remetendo aos mesmos referentes, e por isso podem ser substitudos por aqueles, sem prejuzo da correo gramatical. 11 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006) A relao conflituosa entre fazendeiros e colonos, aliada crescente dificuldade de importao de escravos negros da frica a partir da dcada de 60, exige que se use a mo-de-obra nativa, forando-a ao trabalho na lavoura. Os fazendeiros tambm reclamavam uma legislao que permitisse garantias dos investimentos na mo-deobra, do cumprimento dos contratos, da represso s greves e, ainda, que lhes propiciasse adequada produtividade. A promulgao da Lei do Ventre Livre, em 1871, sinalizando a abolio da escravido, criou as condies para uma legislao que, ao mesmo tempo em que fazia a regulao minuciosa da contratao do trabalho livre, previa a obrigao de o homem livre contratar, como mecanismo de combate vadiagem. (Sidnei Machado http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/ article/viewPDFInterstitial/1766/1463)

56 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Julgue a assertiva a seguir. - Em que lhes propiciasse(l.5) o pronome lhes refere-se a Os fazendeiros(l.5). 12 - (ESAF/ AUDITOR DO TESOURO MUNICIPAL NATAL / 2008) 1. As pessoas sempre pensam em si mesmas antes de levar em conta o bem-estar geral. No adianta querer mudar isso. A espcie humana essencialmente egosta e precisa freqentemente receber estmulos individuais 5. para agir em prol de uma causa que transcenda o prprio raio de interesses. A princpio todo mundo trabalha impulsionado por objetivos prprios, entre eles o progresso na carreira e o salrio no fim do ms. A nica maneira de fazer um funcionrio voltar-se tambm 10. para os interesses da empresa motiv-lo por meio de um conjunto concreto de benefcios extras. No por acaso que as companhias que implantaram polticas de reparte de lucros ou de premiao em dinheiro aos funcionrios mais talentosos e esforados tendem a 15. superar as demais em produtividade e lucro. Em um mundo to complexo, economistas, empresrios e governantes precisam saber mais sobre psicologia. (Entrevista de Maskin a VEJA, 26 de maro, 2008). Assinale a opo em que os trs termos remetem, por coeso textual, ao mesmo referente. a) As pessoas(l.1) que(l.5) prprio(l.6) b) bem-estar geral(l.2) isso (l.3) raio de interesses (l.6) c) estmulos individuais(l.4) objetivos prprios(l.7) eles(l.8) d) funcionrio(l.9) -se (l.9) -lo (l.10) e) empresa(l.10) companhias(l.12) demais(l.15) 13 - (ESAF/AFC STN / 2008) Assinale a opo em que a relao de referncia est incorreta. 1. O Brasil vive hoje seu primeiro momento plenamente democrtico. Todas as experincias anteriores ou

57 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
foram autoritrias ou tinham algumas caractersticas da democracia, mas no a realizavam por completo. Boa 5. parte desse resultado poltico se deve Constituio de 1988, num sentido mais amplo que as regras por ela determinadas. Alm do arcabouo institucional original, o esprito que norteou a confeco do texto constitucional e o aprendizado posterior tm produzido 10. efeitos democratizantes na vida poltica brasileira. Ainda h, no plano da cidadania, distncia entre o Brasil legal e o Brasil real. As formas de participao extra-eleitoral ainda so subaproveitadas. Grande parte da populao no as usa. (Fernando Abrucio, Revista poca, 17 de setembro de 2008) a) seu(l.1) se refere a Brasil(l.1) b) a(l.4) se refere a democracia(l.4) c) desse resultado poltico(l.5) se refere a foram autoritrias(l.3) d) ela(l.7) se refere a Constituio de 1988(l.5 e 6). e) as(l.14) se refere a formas de participao extra-eleitoral(l.12 e 13). 14 - (ESAF/TCU/2006) Em relao ao texto, analise a assertiva. Do ponto de vista poltico, a reentronizao da hegemonia do capital financeiro sobre a reproduo social capitalista mundial significou a vitria da contra-revoluo poltica e econmica capitalista em todos os diferentes universos em que as revolues polticas capitalistas e anticapitalistas tentaram se libertar do pesadelo de um capital financeiro entregue a si prprio. Esse foi o causador de duas guerras mundiais e vrias escaramuas blicas em vrios rinces do planeta, assim como da contra-revoluo capitalista, para no falar da inflao e do desemprego, que jogaram os trabalhadores na misria e no desespero, no inferno das guerras, da fome e das perseguies inominveis. Eles tentaram se libertar do pesadelo derivado de um dado histrico inequvoco: a voragem exterminista e genocida do capital e do capital financeiro em primeirssimo lugar. E fracassaram. (Paulo Alves de Lima Filho) - O pronome Esse (l. 5) refere-se a um capital financeiro entregue a si prprio (l. 4 e 5). 15 - (ESAF/MPOG - APO/2008) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. 1. O objetivo da Embratur atrair mais turistas

58 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
estrangeiros. Em mdia, segundo a empresa, eles permaneceram no Brasil 18 dias em cada viagem, em 2007, dois dias mais do que em 2006. 5. A mdia geral de gastos dirios, por turista, foi de US$ 91,74, mas os europeus gastaram bem mais que isso. Segundo a presidente da Embratur, aumentou em 22% o nmero de viagens dos turistas espanhis ao Pas. 10. Para atrair mais turistas, preciso oferecer no apenas mais vos e mais hotis, o que j vem ocorrendo, mas tambm servios de qualidade, funcionrios bilnges, segurana reforada nas proximidades de hotis, aeroportos e infra-estrutura. 15. O empenho justifica-se pelo aumento do emprego propiciado pelo turismo e da renda gerada para os mais diversos segmentos shopping centers, restaurantes, cinemas, txis, transporte especializado, farmcias. (O Estado de S. Paulo, 6/02/2008) a) A palavra empresa (l. 2) termo de coeso lexical que retoma o antecedente Embratur (l.1). b) O pronome eles (l. 3) constitui uma anfora, pois se refere ao antecedente turistas estrangeiros (l. 1 e 2). c) O termo isso (l. 7) constitui elemento coesivo, pois retoma o antecedente US$ 91,74. d) Em justifica-se (l. 15), o -se indica sujeito indeterminado. 16 - (ESAF/IRB Advogado/2006) 1. O mundo plano, livro do jornalista Thomas Friedman, mostra que h uma nova globalizao por a. Ela achatou o planeta e explodiu as noes de distncia, tempo e trabalho. Recriou a China e a ndia. 5. Ao contrrio da globalizao financeira dos anos 90, nessa h lugar para brasileiros. Na primeira, ganhava quem tinha dinheiro. Agora, pode ganhar quem tem educao, quer aprender mais e acredita no seu

59 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
trabalho. 10. nessa hora que se abre espao para Pindorama. Se os jovens brasileiros comearem a brigar por mais computadores em suas casas, escolas e trabalho, a brincadeira ter comeado. O livro no arruma empregos para seus leitores, mas 15. ensina como eles acabam, onde reaparecem e como reaparecem. (Elio Gaspari, Um livro muito bom: O mundo plano, Folha de So Paulo, 18 de dezembro de 2005, com adaptaes) Assinale a opo em que o termo da primeira coluna retoma, no texto, o termo da segunda. a) nessa (l.6) globalizao financeira dos anos 90 (l.5) b) primeira (l.6) nova globalizao (l.2) c) nessa hora (l.10) Agora (l.7) d) Pindorama (l.10) livro do jornalista Thomas Friedman (l.1 e 2) e) eles (l.15) leitores (l .14) 17 - (ESAF/TRF /2002) Julgue se as formas de redao abaixo esto gramaticalmente corretas. - Pensa hoje que se tornou barato adquirir a hegemonia ao preo de 3,8% de PIB florescente e produtividade que permite encarar sem susto o momento prximo em que os EUA gastaro com a defesa US$ 1 bilho por dia. / Seu pensamento hoje esse: tornou-se barato adquirir a hegemonia ao preo de 3,8% de PIB florescente e produtividade que permite encarar sem susto o momento prximo em que os EUA gastaro com a defesa US$ 1 bilho por dia. 18 - (ESAF/AFRF/2005) Em relao ao texto, analise a proposio. 1. IBGE e BNDES mostraram que a desesperana nas cidades pequenas empurra a fora de trabalho para as mdias, que detm maior dinamismo econmico. A carga da pesada mquina administrativa das pequenas cidades mortas paga pelas verbas federais do Fundo de Participao dos Municpios. A economia local nesses municpios, 5. como o IBGE tambm j mostrou, dependente da chegada do pagamento dos aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social. O seminrio Qualicidade, por sua vez, confirmou que a favelizao produto de duas ausncias, a do crescimento econmico e a de poltica urbana. (Gazeta Mercantil, 17/10/2005, Editorial) - A presena de artigo definido feminino singular, em suas duas ocorrncias (l.7 e 8), indica que se pode subentender aps o artigo a repetio da palavra favelizao(l.7).

60 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI

19 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006) Avalie a afirmao abaixo, a respeito do emprego das estruturas lingsticas no texto. Quando se ouve a palavra preo, as primeiras imagens que invadem nossa mente so as de cartazes de liquidao, mquinas registradoras, cheques e cartes de crdito. Mesmo nas sociedades orientais, menos capitalistas que a nossa, a idia de preo sempre ligada noo de objeto de valor. Porm, diferentemente do que a mdia informa, nem tudo pode ser comprado e parcelado em trs vezes no carto. As coisas realmente importantes da vida tm seu preo, isso certo, mas a forma de pagamento bem diversa das praticadas nos shopping centers. Na infinita negociao que viver, se sair melhor aquele que possuir uma slida conta corrente de reservas emocionais e de bom senso do que aquele que confia apenas em sua coleo de cartes de plstico. Lucrar mais aquele que souber responder com sabedoria a pergunta: vale a pena pagar o preo? (Adaptado da Revista Planeta, maio de 2006) - Para a coerncia textual, o vocbulo as(l.2) tanto pode ser interpretado como um pronome, substituindo o substantivo imagens(l.2), quanto como um artigo definido que deixa implcita a concordncia com imagens. 20 - (ESAF/AFRF/2005) A questo proposta a do acaso. Na tradio ocidental, o tema aparece invariavelmente ligado a um outro, o da razo: o dos limites e do alcance da racionalidade. Nem seria errneo afirmar que o empenho maior para o pensamento filosfico inaugurado na Grcia antiga resume-se em querer vencer a sujeio ao acaso. De fato, um dos traos peculiares ao homem primitivo est em deixar-se surpreender pelo acaso, em guiar-se pelo imprevisvel. J o homem racional instaurado pelos gregos entrega-se, pela primeira vez na histria, a esse esforo descomunal e decisivo para a evoluo do Ocidente, de tentar conjurar o mais possvel as peias do acaso, estabelecendo as bases para um comrcio racional do homem com o seu meio ambiente; mais precisamente: a postura racional passou a designar, de modo gradativo, um comportamento de dominao por parte do homem, elaborando racionalmente as suas relaes com a natureza, o homem terminaria abocanhando as vantagens de ver subordinada a natureza aos seus desgnios pessoais. (Gerd Bornheim. Racionalidade e acaso. fragmento) Analise a correo gramatical da proposio abaixo. - Seria errneo afirmar que nem o empenho maior do pensamento filosfico grego sujeitaria-se ao objetivo de querer trocar os limites do acaso pelo alcance da racionalidade. 21 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006) As coisas realmente importantes da vida tm seu preo, isso certo, mas a forma de pagamento bem diversa das praticadas nos shopping centers. Na infinita negociao que viver, se sair melhor aquele que possuir uma slida conta corrente de reservas emocionais e de bom senso do que aquele que confia

61 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
apenas em sua coleo de cartes de plstico. Lucrar mais aquele que souber responder com sabedoria a pergunta: vale a pena pagar o preo? (Adaptado da Revista Planeta, maio de 2006) Avalie a afirmao abaixo, a respeito do emprego das estruturas lingsticas no trecho em destaque. - Devido ao emprego da vrgula, mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical ao empregar o pronome tono depois do verbo em se sair(l.3): sairse. 22 - (ESAF/MPOG Especialista Polticas Pblicas/2005) Julgue a afirmao abaixo em relao s lacunas do texto. Enquanto houver falta de fora de trabalho, _______a)_____, os novos direitos conquistados se efetivam para a quase totalidade dos assalariados. Mas a situao muda completamente__________b)__________ e ______________ c) ______________. Nessas fases da conjuntura, a competio pelos poucos empregos disponveis faz com que _________________ d) __________________, o que s podem fazer trabalhando como informais. o que estamos assistindo hoje no Brasil: ________ e) __________, um nmero ainda maior trabalha sem registro e sem os direitos consignados na CLT. (Paul Singer, Folha de S. Paulo, 30/04/2005) - A primeira lacuna poderia ser preenchida, com correo gramatical, coeso e coerncia textuais, por qualquer das propostas a seguir. 1. que caracteriza perodos de intenso crescimento econmico 2. que distingue-se a economia em ritmo de acelerao 23 - (ESAF/MPOG Especialista Polticas Pblicas/2005) Aponte a opo que finaliza com correo gramatical o trecho abaixo. O desenvolvimento cientfico e tecnolgico tem, de fato, uma coerncia imanente fundamental. O seu temido desvirtuamento decorre sempre de fatores acidentais, alheios portanto sua lgica intrnseca e fatal que, levada s ltimas conseqncias, sempre a favor e no contra o homem, porquanto no somente somos parte integrante do processo, mas o seu remate. Se a televiso, por exemplo, pode revelarse aborrecida ou nociva, _______________________________________ (Lcio Costa, O novo humanismo cientfico e tecnolgico) a) no que o deve ser necessariamente, mas porque o critrio do seu emprego a torna assim. b) no que deva s-lo necessariamente, mas por que o critrio do seu emprego a torna assim. c) no porque seja-o necessariamente, mas por que o critrio do seu emprego tornaa assim. d) no que a deve ser necessariamente, mas porque o critrio do seu emprego torna-a assim.

62 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
e) no que deve s-la necessariamente, mas por que o critrio do seu emprego torna-a assim. 24 - (ESAF/SEFAZ SP/2009) Com base no texto, analise a proposio a seguir. 1. certo que houve expanso da frota, tanto de carros, como de caminhes e nibus. Mas isso muito pouco para explicar a verdadeira chacina na malha rodoviria a que o pas parece assistir de braos cruzados. 5. Cabe boa parte da culpa aos motoristas. Quem viaja pelas estradas brasileiras no precisa ir longe para constatar verdadeiros descalabros. Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo 10. acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados. (Estado de Minas, Editorial, 6/1/2009.) - O termo isso(.2) retoma as informaes do perodo antecedente. 25 - (ESAF/CGU-Tcnico/2008) Assinale a opo que completa com correo gramatical e propriedade vocabular as lacunas do trecho abaixo. O governo no se preparou para fazer frente ao corte de receitas de R$ 40 bilhes. (1) buscar alternativas para compensar a morte anunciada, o Executivo contou com os recursos como se fossem permanentes. (2) a proposta oramentria de 2008, (3) a previso de arrecadao do tributo que, segundo a lei, estaria extinto. (Enterrar cadveres, Correio Braziliense, 15/1/2008, p. 16) 1 a) b) c) d) e) Ao invs No lugar de Em vez de Em vez de No inverso de 2 Comprova isso H prova disso Prova disso Prova-o prova desse fato 3 onde inclui-se na qual tem onde tem em que consta que consta

26 - (ESAF/AFC CGU/2006)

63 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
Assinale a opo que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente. O saldo da balana comercial (exportaes menos importaes) brasileira de 2005 alcanou US$ 44,76 bilhes, valor __1__ registrado na histria do pas. O resultado positivo, 33% maior que o atingido em 2004, ___2___ ao desempenho expressivo das exportaes e importaes. As vendas externas tiveram incremento __3__ US$ 24 bilhes no ano passado e fecharam 2005 com US$ 118,3 bilhes. J as importaes totalizaram US$ 73,545 bilhes no ano passado. Os resultados recordes mostram ___4___ apesar da valorizao do real frente ao dlar, a corrente de comrcio do pas (exportaes mais importaes) no ___5___ de crescer com a diversificao de pauta exportadora, aumento do nmero de pases que compram os produtos brasileiros e o crescimento da participao de estados com pouca tradio nas vendas externas. (Em Questo, Subsecretaria de Comunicao Institucional da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, n. 390, Braslia, 06 de janeiro de 2006) 1/2/3/4/5 a) no / se devem / demais de / -lhe / deixa b) nunca antes / devem-se / mais que / -se / para c) nunca / deve-se / superior a / que / pra d) no / deveu-se / de mais de / cujo / cessa e) nem / devia-se / maior que / qual / termina 27 - (ESAF/AFC STN/2005) A respeito de aspectos lingsticos do trecho abaixo, analise a proposio. 1. S mais tarde alcancei compreender que a inteligncia pode trabalhar at ao fim inteiramente alheia aos graves problemas religiosos que confundem o pensador que os quer resolver segundo a razo, se 5. nenhum choque exterior veio perturbar para ela soluo recebida na infncia. A dvida no sinal de que o esprito adquiriu maior perspicuidade, s vezes um simples mal-estar da vida. (Joaquim Nabuco, Minha formao) - Os dois primeiros qus do texto, em que a inteligncia( .1 e 2) e em que confundem( .3) so ambos pronomes relativos. 28 (ESAF/AFRF/2002-2) 1.Em artigo publicado na dcada de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles pases que falavam ingls haviam

64 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
tido um desempenho econmico acima da 5. mdia de seus vizinhos e que o ingls estava se tornando rapidamente a lngua franca dos negcios, do turismo e da internet. Assim, os processos de fuso de empresas, to comuns naquele tempo, s teriam sucesso se 10. utilizassem o ingls como lngua de integrao das corporaes. Julgue a seguinte proposio. - As duas ocorrncias da conjuno que (l.3 e 5) tm a funo de demarcar o incio das duas oraes ligadas por e(l.5), mas, sintaticamente, o segundo que pode ser omitido 29 - (ESAF/MP ENAP SPU/2006) Assinale a opo em que h emprego indevido de palavra. a) O desmatamento nos nove estados da Amaznia Brasileira caiu 31% no perodo 2004/2005, passando de 27.200 km2 para 18.900 km2. b) A reduo na derrubada da floresta foi anunciada pelo Ministrio do Meio Ambiente, com base em levantamentos realizados por satlite sob a orientao do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). c) A ltima queda no ndice havia ocorrido entre 1996-1997, onde o volume de floresta abatida caiu 27%. d) Os dados apontam queda acentuada do desmate nas reas prximas rodovia Cuiab-Santarm (BR-163), onde houve maior interveno do Governo Federal por meio do Plano de Ao Para Preveno e Controle do Desmatamento na Amaznia, do qual participam 13 ministrios. e) Os nmeros tambm indicam leve crescimento do desmatamento apenas no sudeste do Par e no sul do Amazonas. a primeira vez, em 17 anos de monitoramento da Amaznia, que os dados sobre desmatamento so apresentados no mesmo ano em que so levantados. (Adaptado de Em Questo n. 381 - Braslia, 07 de dezembro de 2005) 30 - (ESAF/MF Processo Seletivo Interno/2008) 1. Construda uma cincia ou uma teoria cientfica, mesmo com os maiores cuidados para garantir a sua objetividade, existe sempre o risco de que esse conhecimento cientfico possa ser usado de maneira 5.ideologicamente implementada. Atualmente, um dos graves problemas que enfrenta

65 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
o cientista o emprego ideolgico e tcnico de sua produo. Isto est criando grande sensibilidade no apenas nos pases desenvolvidos, mas tambm 10. em pases como o nosso, onde a pesquisa cientfica procura um lugar de destaque, mas tambm enfrenta o risco de ser ideologicamente manipulada. Mesmo sem renunciar a nossas ideologias particulares, podemos ignorar ou reduzir as influncias ideolgicas 15. para produzir resultados cientificamente objetivos. Todos conhecemos os benefcios que acarretam ao homem a informtica, a biotecnologia e a pesquisa nuclear. Pode-se reduzir o esforo do trabalhador, podem ser encontradas novas tcnicas de alimentao 20. e consegue-se dominar doenas graves. Contudo essas cincias e muitas outras podem ser usadas para informatizar a guerra, criar o desemprego atravs da robotizao, produzir transtornos nas espcies biolgicas e auxiliar a construo de bombas. (Adaptado de Carlos Lungarzo. O que cincia, p. 83-84) Analise a opo a respeito das estruturas lingsticas do texto. - Embora o conectivo onde(l.10) admita, nessa estrutura, ser substitudo por no qual ou em que, seu emprego obedece s regras da norma culta da Lngua Portuguesa. 31 - (ESAF/ AFC STN / 2005) Indique a opo que contm o nico segmento correto do texto abaixo. No que diz respeito responsabilidade dos administradores decorrente da cesso de quotas, no pode o mesmo ser responsabilizado, uma vez que direito do scio desfazer-se de suas quotas, salvo nos casos que haja previso vedatria no contrato, e o administrador tenha mostrado-se negligente, agindo com culpa, onde passar a responder solidariamente com o scio cedente. a) No que diz respeito responsabilidade dos administradores b) no pode o mesmo ser responsabilizado c) salvo nos casos que haja previso vedatria d) tenha mostrado-se e) onde passar a responder

66 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
32 - (ESAF/TCU/2006) Assinale a substituio necessria para que o texto fique gramaticalmente correto. A situao social, poltica e econmica em que se encontra a populao negra conseqncia de um longo processo estrutural-histrico do qual mudanas dependem de polticas pblicas amplas e pautas muito alm das formulaes dos preconceitos ou das discriminaes do racismo como tm sido dadas. Aprofundar a base terica significa aprofundar o campo das aes nas reas do trabalho, da habitao, do urbanismo, da economia, da sade, da cultura e da educao. (Henrique Cunha Jr. Novos caminhos para os movimentos negros in Poltica Democrtica - Revista de Poltica e Cultura, Braslia: Fundao Astrogildo Pereira, Ano V, n. 12, agosto de 2005.) a) em que (l.1) > na qual b) do qual (l.3) > cujas c) de um (l. 2) > do d) tm sido (l. 6) > so e) nas ( l. 7) > em 33 - (ESAF/SEFAZ CE/2007) Foram introduzidos erros morfossintticos, de pontuao e/ou de falta de paralelismo em artigos do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado do Cear. Analise a correo gramatical do artigo abaixo. - Os deveres do funcionrio so gerais, quando fixados neste Estatuto e legislao complementar, e especiais, cujos so as peculiaridades das atribuies funcionais. 34 - (ESAF/AFRF/2005) O advento da moderna indstria tecnolgica fez com que o contexto em que passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao. Entretanto, tal mudana obedece a certas coordenadas que comeam a ser pensadas j na antiga Grcia, que novamente se relacionam com a questo da verdade. que a verdade, a partir de Plato e Aristteles, passa a ser determinada de um modo novo, verificandose uma transmutao em sua prpria essncia. Desde ento, entende-se usualmente a verdade como sendo o resultado de uma adequao, ou seja, a verdade pode ser constatada sempre que a idia que o sujeito forma de determinado objeto coincida com esse objeto. (Gerd Bornheim. Racionalidade e acaso. fragmento) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingsticas do texto. - Preservam-se as relaes de sentido entre contexto (l.1) e mquina (l.2) com a substituio do pronome relativo que (l.1) por qual, mantendo-se obrigatria a presena de em.

67 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
35 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2006 - adaptada) Analise a assertiva. No atual estgio da sociedade brasileira, se se deseja um regime democrtico, no basta abolir a necessidade de bens bsicos. necessrio que o processo produtivo seja capaz de continuar, com eficincia, a produo e a oferta de bens considerados suprfluos. Em se tratando de um compromisso democrtico, uma hierarquia de prioridades deve colocar o bsico sobre o suprfluo. O que deve servir como incentivo para a proposta de casar democracia, fim da apartao e eficincia econmica em geral o fato de que o potencial econmico do pas permite otimismo quanto possibilidade de atender todas essas necessidades, dentro de uma estratgia em que o tempo no ser muito longo. (Adaptado de Cristovam Buarque, Da modernidade tcnica modernidade tica, p.29) - possvel substituir a relao expressa por em que o tempo (l. 8 e 9) pela relao expressa por cujo tempo, pois essa proposta de alterao para o texto no provoca erro gramatical e/ou incoerncia textual 36 - (ESAF/AFC CGU/2004) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. 1. Os gregos no possuam textos sagrados nem castas sacerdotais. Graas literatura de Homero, produzida oito sculos antes de Cristo, os gregos se apropriaram de uma ferramenta 5. epistemolgica que, ainda hoje, nos d a impresso de que eles inturam todos os conhecimentos que a cincia moderna viria a descobrir. O que seria de nossa cultura sem a matemtica de Pitgoras, a geometria de Euclides, 10. a filosofia de Scrates, Plato e Aristteles? O que seria da teoria de Freud sem o teatro de Sfocles, Eurpedes e squilo? Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e uma natureza 15. divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Tira-se o livro dessas tradies religiosas e elas perdem toda a identidade e o propsito. (Frei Betto)

68 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
- O emprego da primeira pessoa em nos d (l.5 e 6) e em nossa cultura(l.8) confere ao trecho um aspecto interativo em relao ao leitor, inserindo-o no texto. 37 - (ESAF/MPOG EPPGG/2009) 1. Exatamente na medida em que no mais podemos identificar um paradigma dominante em nosso contexto de pensamento referncia bsica para nossos projetos cientficos, polticos, ticos, pedaggicos e 5. mesmo estticos que nos caracterizamos como vivendo uma crise de paradigmas, e at mesmo uma crise da prpria necessidade e possibilidade de um paradigma hegemnico. Estamos, portanto, em busca de caminhos, de respostas. A histria 10. das ideias e, mais especificamente, a histria da cincia nos revelam, entretanto, que os perodos de crise so extremamente frteis porque abrem novas possibilidades ao pensamento. Nesse sentido, eles permitem o surgimento de 15. alternativas aos modos de pensar anteriores. (Danilo Marcondes, A crise de paradigmas e o surgimento da Modernidade. In: Zaia Brando (org.), A crise dos paradigmas e a educao. So Paulo: Cortez, 1994, p.2829, com adaptaes) Com base no texto acima, julgue a assertiva a seguir. - Na organizao da argumentao, a retirada do pronome eles (l.14) provocaria dificuldade de interpretao do texto porque seu referente est muito distante: nossos projetos cientficos (l. 3 e 4). 38 - (ESAF/MPOG EPPGG/2009) Em relao ao uso das estruturas lingusticas no texto, julgue a assertiva. 1. prprio das grandes crises despertar o potencial criativo dos governos para reduzir-lhes os efeitos e, se possvel, contorn-las. No Brasil, a utilizao de meios inovadores para conter consequncias mais dramticas dos graves desacertos nas finanas internacionais 5. prodigalizou, tambm, lies teis a mudanas futuras na poltica econmico-financeira. Resta agora

69 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
evidente que o alvio da carga tributria e das taxas de juros, medida adotada a fim de enfrentar a conjuntura adversa, necessrio, como instrumento eficaz, 10. para assegurar dinamismo atividade econmica. A deciso de maior impacto favorvel ao desempenho do setor industrial se configurou na reduo de 10,25% ao ano para 4,5% nos juros cobrados pelo BNDES na aquisio e produo de mquinas e equipamentos. 15. Trata-se de taxa real zero, se comparada ao mesmo percentual previsto na meta de inflao para este ano. Em patamares variveis, 70 produtos industrializados passaro a pagar menos IPI. A est outro benefcio carregado de impulso ao avano da economia. (Correio Braziliense, Editorial, 01/07/2009) - Em se comparada (l. 16), o pronome se confere ao perodo a noo de condio.

70 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
GABARITO DAS QUESTES COMENTADAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. ITEM ERRADO ITEM ERRADO a) ITEM ERRADO / b) ITEM CERTO ITEM ERRADO ITEM CERTO ITEM ERRADO ITEM ERRADO E ITEM ERRADO ITEM CERTO ITEM CERTO D C ITEM CERTO B (opo indicada pela banca no gabarito oficial, quando deveria ser D Leia os comentrios.) C ITEM CERTO ITEM ERRADO ITEM CERTO ITEM ERRADO ITEM ERRADO ITEM ERRADO A ITEM CERTO D C ITEM ERRADO ITEM ERRADO C ITEM CERTO A B ITEM ERRADO

71 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS EM EXERCCIOS P/ RECEITA FEDERAL QUESTES COMENTADAS DA ESAF PROFESSORA: CLAUDIA KOZLOWSKI
34. 35. 36. 37. 38. ITEM ERRADO ITEM CERTO ITEM CERTO ITEM ERRADO ITEM CONSIDERADO CORRETO

72 www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche