Sei sulla pagina 1di 50

131

CAPTULO 2

AVALIAO DA QUALIDADE DO AR
Carlos Ibsen Vianna Lacava

A tualmente,

h no mundo inteiro uma

necessidade crescente de aes efetivas para obteno de uma melhoria na qualidade do ar ambiente, principalmente nos centros urbanos. A poluio do ar tornou-se um dos fatores que mais fortemente afetam a qualidade de vida da populao, uma vez que ocasiona prejuzos sade humana e ao meio ambiente em geral. O desenvolvimento e aplicao de estratgias apropriadas de gesto da qualidade do ar necessita em primeiro lugar da obteno de um diagnstico adequado dos nveis de poluio presentes. Este foi um fator enfatizado na Agenda 21, elaborada durante a Conferncia das Naes Unidas para o

Este captulo aborda quatro aspectos da avaliao da qualidade do ar: o monitoramento, que trata das redes e estaes de monitoramento atmosfrico e do controle da qualidade de dados; os equipamentos de amostragem e os mtodos de medio; a modelagem da disperso dos poluentes, que trata de diferentes aspectos tericos e dos tipos de modelos; e a questo dos odores e seu estudo.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, em 1992 (ECO 92).


www.agenda21.org.br/index2.htm Agenda 21 Portugus www.mma.gov.br Ministrio do Meio Ambiente Portugus

Os nveis de concentrao de poluentes devem ser conhecidos em vrias escalas de tempo e espao. Destaca-se ainda a importncia da qualidade dos dados gerados, ou seja, o nvel de preciso das medidas deve ser conhecido. A avaliao da qualidade do ar, sob um ponto de vista bem amplo, no uma tarefa simples, porque envolve no somente a medio da qualidade do ar ambiente, mas

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 131

5/6/2003, 09:40:44

132

Emisses Atmosfricas

tambm a identicao das principais fontes que causam a poluio medida, estudos de tendncia, estimativa da poluio em reas no monitoradas, e at mesmo a previso de impacto na qualidade do ar de fontes ainda no instaladas. As trs principais ferramentas utilizadas para avaliao da qualidade do ar so:

monitoramento da qualidade do ar ambiente; modelagem da qualidade do ar; inventrio de emisses.

Todas essas ferramentas so importantes e complementares para que se tenha uma completa avaliao da qualidade do ar em uma dada regio. O Quadro 2 ilustra o papel da avaliao da qualidade do ar dentro do processo de gesto da qualidade do ar como um todo.

Fonte: Adaptado de WHO, 1991. QUADRO 2 GESTO DA QUALIDADE DO AR

Trata-se, a seguir neste captulo, dos mtodos e sistemas usados para monitoramento da qualidade do ar ambiente, dando nfase para aqueles poluentes legalmente regulamentados, como SO2, MP10, NO2, CO e O3.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 132

5/6/2003, 09:40:46

Avaliao da Qualidade do Ar

133

2.1

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

DEFINIO

Em um passado recente, a avaliao da qualidade do ar era quase sinnimo de monitoramento da qualidade do ar, ou seja, os maiores investimentos em termos de avaliao da poluio atmosfrica, tanto do ponto de vista econmico quanto de recursos humanos, eram voltados para a operao de grandes redes de monitoramento da qualidade do ar; isto signica que a maior parte dos recursos era gasta em diagnstico. Um dos principais objetivos dessas redes era produzir mapas com isolinhas de concentrao (isoietas) e identicar pontos de mxima poluio. Mais recentemente, especialistas tm recomendado esforos maiores na elaborao de bons inventrios de emisso, implantao de modelos de qualidade do ar, elaborao e implantao de novas estratgias de controle. Isso signica dizer que o monitoramento no implica meramente coletar dados, mas sim fornecer informaes necessrias ao planejamento e denio de estratgias relativas ao controle da poluio do ar.
OBJETIVOS

Embora possa parecer bvio, a denio prvia dos objetivos do monitoramento da qualidade do ar, de maneira bem clara, crucial, pois com base neles que se dene o design da rede de monitoramento, ou seja, suas caractersticas em termos de localizao das estaes, o tipo de poluente a ser medido, o tipo de equipamento utilizado, os custos envolvidos, etc. Objetivos que no estejam bem denidos podem resultar em custos excessivos e/ou informaes insucientes para um diagnstico efetivo da qualidade do ar ambiente. Dentre os objetivos tpicos de uma rede de monitoramento da qualidade do ar podemos citar:

criar uma base cientca para o desenvolvimento de estratgias e priorizao de aes de controle da poluio; avaliar a eccia de aes de controle da poluio; avaliar as tendncias da qualidade do ar, permitindo at mesmo identicar futuros problemas de poluio do ar;

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 133

5/6/2003, 09:40:46

134

Emisses Atmosfricas

determinar o nvel de exposio da populao e avaliao dos efeitos da poluio sobre a sade; avaliar se os nveis de poluio esto atendendo aos padres legais; informar a populao sobre os nveis de poluio do ar; fornecer informaes para o gerenciamento da qualidade do ar, em termos de planejamento de trfego e uso do solo; identicar as principais fontes poluidoras; avaliar o impacto de determinadas fontes; identicar a inuncia da poluio do ar sobre os ecossistemas em geral; desenvolver e validar ferramentas de gesto atmosfrica (modelos de qualidade do ar, sistemas de informaes geogrcas [SIG], etc.).

Especicamente em termos de avaliao dos nveis de concentraes dos poluentes e para que a rede atenda efetivamente aos objetivos acima citados, importante que a rede de monitoramento fornea informaes sobre:

concentraes mais altas de poluentes para a rea de abrangncia da rede; concentraes representativas das reas de maior densidade populacional; impacto da poluio no meio ambiente devido a determinadas fontes ou grupo de fontes; nveis gerais de concentrao de poluentes na atmosfera para a regio (background concentration).

Embora uma rede de monitoramento possa ter um nico dos objetivos citados, mais comum abranger a maior parte deles. importante ainda ter em mente que uma rede de monitoramento formada por diversas estaes e que uma estao de monitoramento implantada para atender, prioritariamente, a um objetivo, embora possa atender a vrios objetivos simultaneamente. Assim, uma rede de monitoramento bem dimensionada pode consistir de um grupo de estaes em que diferentes estaes respondem a diferentes objetivos.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 134

5/6/2003, 09:40:47

Avaliao da Qualidade do Ar

135

CARACTERSTICAS DAS REDES E ESTAES DE MONITORAMENTO

Conforme j visto, a maior parte das redes de monitoramento projetada para atingir diversos objetivos. Obviamente, o melhor projeto de uma rede de monitoramento aquele que oferea o mximo de informaes com o mnimo custo, e que no apresente qualquer duplicao de informaes. A operao de estaes de monitoramento por diferentes rgos ocorre em determinados pases, exigindo programas de harmonizao e otimizao das informaes disponveis. Alm dos objetivos que caracterizam uma rede de monitoramento, h trs fatores que so determinantes na denio de suas caractersticas e que vo exercer grande inuncia na deciso a respeito do nmero de estaes de medio, dos poluentes a serem monitorados e dos equipamentos escolhidos para medio. Tais fatores so:

os custos envolvidos; os recursos humanos necessrios; o tempo necessrio e desejado para implantao e operao da rede.

Em termos do impacto sobre a sade da populao, deve-se considerar: o local onde h populao; a que poluente a populao est mais exposta e por quanto tempo; em que microrregies h exposies importantes a monitorar.

Quanto ao nmero de equipamentos e de estaes, importante considerar que isso depende:

dos objetivos da rede; da rea a ser coberta; da variabilidade espacial dos poluentes; do tipo de equipamentos a utilizar (monitores); dos recursos disponveis e necessrios (humanos, nanceiros e de tempo para implantao).

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 135

5/6/2003, 09:40:48

136

Emisses Atmosfricas

A maior parte das redes de monitoramento existentes tem objetivos que no diferem dos objetivos j descritos: cada estao fornece dados para avaliao da poluio na rea de cobertura de uma nica rede. Todavia, h casos em que uma mesma estao pode fazer parte de mais de uma rede de monitoramento que possui objetivos distintos. Um exemplo de redes de monitoramento superpostas em escalas espaciais distintas e com diferentes objetivos fornecido pela US-EPA, que possui redes locais ou estaduais de monitoramento, em que algumas de suas estaes fazem parte tambm de uma rede nacional de monitoramento ou, ainda, de uma rede especca para avaliao da poluio por oxidantes fotoqumicos, como o oznio. Obviamente, as caractersticas, ou classicao das estaes, que iro denir sua condio para o cumprimento dos objetivos pelas diferentes redes de monitoramento.
Classificao das estaes de monitoramento

A classicao das estaes de monitoramento se refere ao conjunto de informaes de uma dada estao que permite caracterizar a poluio que ela est medindo, principalmente em termos: a) das fontes que esto inuenciando; b) da populao que est exposta quelas concentraes; c) da rea de abrangncia da estao. Existem hoje diversas classicaes de redes de monitoramento no mundo inteiro; todas elas fornecem informaes similares. Apresentam-se aqui classicaes que so baseadas, principalmente, nos critrios utilizados pela US-EPA. A escala espacial dene a rea de abrangncia em que os nveis de concentrao e os valores medidos pela estao podem ser considerados similares. As escalas espaciais de maior interesse, conforme o objetivo a que se destinam, esto apresentadas na Tabela 26.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 136

5/6/2003, 09:40:49

Avaliao da Qualidade do Ar

137

TABELA 26 ESCALAS DE ABRANGNCIA ESPACIAL DAS ESTAES DE MONITORAMENTO DO AR


Escala de Representatividade Microescala rea de Abrangncia Concentraes abrangendo reas de dimenso de poucos metros at 100 metros; Concentraes para blocos de reas urbanas (poucos quarteires com caractersticas semelhantes) com dimenses entre 100 e 500 metros; Concentraes para reas da cidade (bairros), com atividade uniforme, com dimenses de 500 a 4.000 metros; Concentraes de cidade ou regies metropolitanas da ordem de 4 a 50 km; Concentraes geralmente de uma rea rural, de geografia razoavelmente uniforme e de dimenses de dezenas a centenas de quilmetros; Concentraes de um pas e do planeta como um todo, respectivamente.

Mdia escala

Escala de bairro

Escala urbana

Escala regional

Escalas nacional e global


Fonte: US-EPA, 1996.

Com relao ao uso do solo e respectiva exposio da populao, as estaes de monitoramento so normalmente classicadas de forma semelhante apresentada na Tabela 27.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 137

5/6/2003, 09:40:50

138

Emisses Atmosfricas

TABELA 27 CLASSIFICAO DAS ESTAES DE MONITORAMENTO DO AR SEGUNDO SUAS CARACTERSTICAS DE USO DO SOLO E POPULAO EXPOSTA
Caracterstica da Estao Comercial Descrio Mede a exposio da populao em reas urbanas centrais e reas de comrcio com grande movimentao de pedestres e veculos; Situa-se em rea urbana, localizada no prxima de fontes especficas; representa as concentraes de fundo da rea urbana como um todo; Mede a exposio da populao em bairros residenciais e reas suburbanas das cidades; Situa-se em rea onde as fontes industriais tm grande influncia nas concentraes observadas tanto em longo prazo quanto para avaliao de picos de concentrao;

Urbana/concentr. de fundo (background) Residencial

Industrial

Localiza-se prximo de uma via de trfego; mede a influncia Prxima de vias de trfego (veicular) da emisso dos veculos que circulam na via (rua, estrada, etc.); Rural Mede as concentraes em reas rurais; deve estar situada o mais distante possvel de fontes veiculares, industriais e urbanas; Mede as concentraes em ambientes domsticos e de trabalho (exceto ambientes ocupacionais).

Ambiente fechado (indoor)


Fonte: WHO, 1991.

Obviamente, as classicaes apresentadas nas Tabelas 26 e 27 so genricas e consideram uma rede completa de monitoramento. Todavia, cada poluente atmosfrico medido apresenta caractersticas prprias em termos de distribuio espacial, fontes que os originam e de padres legais. Estas caractersticas determinam as necessidades individuais em termos dos locais e escalas de representatividade mais adequados ao monitoramento. Assim, nem sempre um mesmo local adequado para medir todos os tipos de poluentes. Por exemplo: estaes prximas de vias de trfego so importantes para monitoramento de poluentes emitidos pelos veculos, mas no so adequadas ao monitoramento do oznio, uma vez que este consumido quimicamente pelo NO emitido pelos veculos. De maneira geral, a variabilidade espacial dos poluentes secundrios, como o oznio e o NO2, tende

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 138

5/6/2003, 09:40:50

Avaliao da Qualidade do Ar

139

a ser menor que a dos poluentes primrios, como o CO e o SO2, ou seja, os nveis de concentrao observados em estaes que medem O3 e NO2 (desde que adequadamente localizadas, isto , distante de fontes de NO) tendem a ser representativos de reas espacialmente maiores.
Local da estao de monitoramento

Alm dos objetivos, em termos de exposio, da escala espacial de representatividade e das principais fontes de emisso, a escolha do local da estao de monitoramento da qualidade do ar deve, sempre que possvel, considerar e utilizar as seguintes informaes:

condies meteorolgicas; caractersticas topogrcas; existncia de dados anteriores de qualidade do ar; modelagem de qualidade do ar; infra-estrutura e proteo contra atos de vandalismo.

Em estaes de monitoramento da qualidade do ar bastante comum incluir o monitoramento de parmetros meteorolgicos, tais como vento, temperatura e umidade. Embora tais informaes meteorolgicas sejam teis (desde que as condies locais sejam adequadas sua medio), os critrios para localizao de estaes meteorolgicas so bastante distintos dos exigidos para localizao de estaes de qualidade do ar. Na maioria dos casos, as informaes meteorolgicas baseadas unicamente nas medies realizadas em estaes de monitoramento da qualidade do ar no so sucientes para entendimento dos processos meteorolgicos relacionados disperso dos poluentes. Assim, muitas vezes necessria a separao fsica das redes de meteorologia e qualidade do ar. Localmente, o monitoramento da qualidade do ar exige condies necessrias e critrios especcos para a adequada medio dos poluentes. Como exemplo, apresentase na Tabela 28 algumas das condies locais de amostragem exigidas pela US-EPA para os poluentes prioritrios e tradicionalmente medidos em reas urbanas.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 139

5/6/2003, 09:40:51

140

Emisses Atmosfricas

TABELA 28 CONDIES LOCAIS DE MEDIO DE POLUENTES DEFINIDAS PELA US-EPA


Poluente Escala de Representatividade Altura do amostrador** (m) Distncia de obstculos o dobro da altura do obstculo acima do amostrador -o dobro da altura do obstculo acima do amostrador o dobro da altura do obstculo acima do amostrador o dobro da altura do obstculo acima do amostrador -o dobro da altura do obstculo acima do amostrador Distncia de rvores (m) Distncia de vias de trfego (m)

SO2

todas

3 a 15

20

--

micro CO

2,5 a 3,5

--

2 a 10

demais

3 a 15

10

45*

O3

todas

3 a 15

20

30*

NO2

todas

3 a 15

20

30*

micro MP10

2a7

--

5 a 15 >20 m, variando conforme escala de representatividade

demais

2 a 15

20

Fonte: US-EPA, 1996. * Distncia para uma via com trfego mdio de 20.000 veculos/dia. ** Altura do amostrador em relao ao solo.

CONTROLE DE QUALIDADE DE DADOS

Polticas de controle da poluio no podem ser feitas com base em sries de dados inconsistentes, com falhas em perodos longos ou com imprecises de medida. prefervel, na maioria dos casos, no dispor de dados do que dispor de dados errados ou no conveis. Assim, os programas de controle de qualidade de dados so parte essencial dos sistemas de monitoramento e devem ser aplicados desde o planejamento da rede de estaes de monitoramento.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 140

5/6/2003, 09:40:51

Avaliao da Qualidade do Ar

141

Os programas de controle de qualidade de dados compreendem uma srie de procedimentos que garantem que uma medida apresente um padro de qualidade que atenda a um determinado nvel de conana conhecido. Os programas de controle de qualidade devem garantir:

medidas conveis, com preciso aceitvel; dados representativos do ambiente; resultados comparveis; medidas consistentes no tempo; boa distribuio espacial dos dados; otimizao dos recursos.

Internacionalmente, os programas de controle de qualidade de dados de qualidade do ar so divididos em QA (Quality Assurance) e QC (Quality Control). Basicamente, o programa QA refere-se ao gerenciamento de todo o processo que interfere na qualidade do dado produzido, enquanto que o QC refere-se aos procedimentos necessrios obteno de dados precisos.
www.who.int/home-page World Health Organization Ingls www.epa.gov/quality1 The EPA Quality System Ingls

Apresenta-se, a seguir, no Quadro 3, as principais atividades de um programa de controle de qualidade de dados de qualidade do ar, conforme sugerido pela OMS.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 141

5/6/2003, 09:40:52

142

Emisses Atmosfricas

QA (Quality Assurance)

Definio das caractersticas da rede (design) Escolha dos locais das estaes de monitoramento Escolha dos instrumentos Definio do tipo de equipamento (amostrador) Desenvolvimento de programas de capacitao Definio de procedimentos de auditoria e gerao de relatrios
QC (Quality Control)

Elaborao de protocolos (procedimentos operacionais padres) para operao das estaes e Elaborao de procedimentos para calibrao dos equipamentos Elaborao de agendas de visitas s estaes Elaborao de procedimentos para conferncia, reviso e validao de dados
Fonte: WHO, 1991. QUADRO 3. PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE DADOS DE QUALIDADE DO AR

manuteno dos equipamentos

2.2

EQUIPAMENTOS DE AMOSTRAGEM E MTODOS DE MEDIO

O monitoramento da poluio do ar envolve medir a poluio nas escalas de tempo e espao. Assim, uma vez identicados os poluentes prioritrios, os equipamentos de medio (monitores) devem ser capazes de garantir que os dados gerados atendam aos objetivos do monitoramento, em especial, que possam ser comparados com os padres legais de qualidade do ar. Desde que programas de controle de qualidade de dados tenham sido implementados na denio dos equipamentos, diferentes metodologias e tipos de monitores podem ser utilizados.
www.epd-asg.gov.hk/e/api/backgd/monitor.htm Air Quality Monitoring Equipment Ingls www.epa.gov/ttn/amtic/criteria.html Criteria pollutants Ingls www.energetica.com.ar Energtica - Qualidade do ar Portugus

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 142

5/6/2003, 09:40:52

Avaliao da Qualidade do Ar

143

Alm do monitoramento realizado por equipamentos, h ainda um mtodo menos comum de avaliao da qualidade do ar utilizando bioindicadores, conforme ser tratado posteriormente. A escolha dos monitores de poluio deve levar em considerao ainda os recursos necessrios para a aquisio, operao e manuteno dos equipamentos. Atualmente, os equipamentos que medem a poluio do ar podem ser divididos em quatro tipos, dependendo da metodologia empregada:

Amostradores passivos; Amostradores ativos; Analisadores automticos; Sensores remotos.

Esses quatro tipos mais comuns de monitores cobrem uma faixa muito grande em termos de custos e performance, exigindo certos cuidados na sua escolha. As principais vantagens e desvantagens no uso de cada um dos tipos de equipamentos so apresentadas na Tabela 29.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 143

5/6/2003, 09:40:52

144

Emisses Atmosfricas

TABELA 29 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS EQUIPAMENTOS DE MEDIO DA POLUIO DO AR


Equipamentos Vantagens Custo muito baixo Muito simples de operar No depende de energia eltrica Pode ser utilizado em grande nmero Muito til para mapeamento espacial da poluio Baixo custo Fcil operao Dados confiveis Banco de dados histrico Variedade de poluentes Alta eficincia Dados horrios Informaes on-line Dados integrados espacialmente Bastante til para medir poluio de fontes especficas Medidas para vrios poluentes Medidas integradas horizontal e verticalmente na atmosfera Desvantagens Inexistente para alguns poluentes Em geral fornece somente mdias mensais ou semanais Exige trabalho de desenvolvimento e anlise. Resultados medidos no imediatos Fornece somente mdias dirias, e no horrias Exige coleta e anlise em laboratrio Complexos Alto custo Exige especializao Altos custos de manuteno Muito complexos e caros Operao, calibrao e validao por vezes difceis Resultados no diretamente comparveis com as medidas pontuais Interferncia das condies atmosfricas

Amostradores passivos

Amostradores ativos

Analisadores automticos

Sensores remotos

Fonte: WHO, 1991.

Muitos dos objetivos do monitoramento da poluio do ar podem ser atendidos utilizando-se amostradores passivos ou ativos, com resolues temporais e espaciais aceitveis. Analisadores automticos possuem alto custo nanceiro e exigem uma signicativa estrutura operacional, sendo normalmente utilizados quando h necessidade de monitoramento por perodos longos (acima de cinco anos) e/ou quando os dados necessrios de qualidade do ar exigem medidas de alta resoluo temporal. J os sensores remotos, apesar de ainda bastante caros e complexos, tm se tornado uma alternativa cada vez mais utilizada, principalmente pelos recursos de medio de vrios poluentes com um mesmo equipamento, embora no seja usual redes de monitoramento baseadas exclusivamente em sensores remotos. Com relao ao biomonitoramento, embora seja uma tcnica de baixo custo e simples para deteco da poluio do ar, ainda no se constitui como mtodo padro para programas de monitoramento.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 144

5/6/2003, 09:40:52

Avaliao da Qualidade do Ar

145

No caso de ambientes fechados (indoor), os mtodos de medio da qualidade do ar no diferem muito dos mtodos utilizados em ambientes abertos, embora o uso de alguns equipamentos, como os sensores remotos ou que produzam excessivo rudo, seja claramente inapropriado. Uma vez que a nfase do monitoramento em ambientes fechados normalmente a exposio dos seres humanos, o uso de monitores portteis prefervel. A maior parte do monitoramento realizado em ambientes fechados utiliza amostradores passivos ou ativos, uma vez que, embora em muitos casos a avaliao da exposio aguda necessite de analisadores automticos, h uma grande diculdade de instalao dos mesmos.
AMOSTRADORES PASSIVOS

A amostragem realizada em um perodo de tempo denido (normalmente uma semana ou um ms). A amostra obtida por difuso molecular, mediante um equipamento (tubo ou disco amostrador passivo) que utiliza um ltro com material absorvente para um poluente especco exposto s concentraes ambientes, que posteriormente analisado em laboratrio. As principais vantagens dos amostradores passivos so sua simplicidade e baixo custo, que permite que vrios deles possam ser instalados simultaneamente, fornecendo informaes teis sobre a distribuio espacial dos poluentes. Uma das limitaes no uso dos amostradores passivos que, devido sua baixa resoluo temporal, no possvel comparar os nveis medidos com os PQAr de curto prazo. Em uma rede de amostragem, os amostradores passivos podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto com outros tipos de amostradores, como analisadores automticos. Existem amostradores passivos desenvolvidos ou em desenvolvimento para a maioria dos poluentes urbanos gasosos prioritrios, entre eles: NO2, SO2, NH3 (amnia), COVs (compostos orgnicos volteis) e O3.
Princpio de funcionamento dos amostradores passivos

O amostrador passivo um equipamento capaz de coletar amostras de poluentes gasosos ou vapor na atmosfera em uma taxa controlada por processos fsicos, como difuso atravs de uma camada esttica ou permeao atravs de uma membrana. Os amostradores passivos no necessitam do uso de bombas ou outro tipo de equipamento de suco que force o movimento de um volume de ar atravs deles.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 145

5/6/2003, 09:40:53

146

Emisses Atmosfricas

Os atuais amostradores passivos, desenvolvidos a partir da dcada de 1970, devem ser distinguidos dos mtodos passivos de gerao anterior, que utilizavam superfcies de absoro diretamente expostas ao ar e eram fortemente inuenciados pelas condies meteorolgicas. Os amostradores passivos atuais so compostos geralmente por um tubo (Palmes Tubes), ou, num formato mais chato, como um disco ou bottom com uma extremidade aberta protegida do vento por uma membrana ou algo equivalente, e outra fechada funcionando como meio absorvedor do poluente gasoso a ser monitorado, conforme ilustrado na Figura 13.

Fonte: UNEP-WHO, 1994. FIGURA 13 TIPOS DE AMOSTRADORES PASSIVOS

O processo de funcionamento dos tubos amostradores realizado por meio da difuso molecular do gs a partir da regio de concentrao mais alta, na extremidade aberta, para a regio de A em um gs B descrito pela Lei de Fick, em que o uxo do gs proporcional ao gradiente da concentrao.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 146

5/6/2003, 09:40:53

Avaliao da Qualidade do Ar

147

Onde J = fluxo do gs A no gs B atravs de uma determinada rea, na direo Z (g/m2s) C = concentrao do gs A no gs B (g/m3) Z = comprimento do tubo (m) DAB = coeficiente de difuso molecular do gs A no gs B (m2/s)

Amostradores passivos especficos

a. para dixido de enxofre Existem vrios mtodos desenvolvidos para o monitoramento do SO2, sendo que os mais utilizados empregam as substncias absorventes, umectantes e mtodo de anlise indicados na Tabela 30.
TABELA 30 MTODOS DE MONITORAMENTO DO SO2 POR MEIO DE AMOSTRADORES PASSIVOS
Substncia Trietanolamina (TEA) Hidrxido de potssio (KOH) Carbonato de sdio (Na2CO3)
Fonte: UNEP-WHO, 1994.

Umectante glicol glicerol glicerina

Mtodo de anlise Espectrofotometria (Hangartner et al., 1989) Espectrofotometria (Hargreaves and Atkins, 1988) Cromatografia de troca inica (Ferm, 1991)

Mais recentemente, diversos mtodos derivados dos mtodos citados na Tabela 30 foram desenvolvidos e tm sido utilizados. Para anlise, a cromatograa de troca inica tem sido informalmente aceita como mtodo padro para SO2 em amostradores passivos. b. para dixido de nitrognio O monitoramento de NO2 por amostradores passivos tem sido amplamente utilizado, fornecendo mdias que so calculadas normalmente em perodos de duas a quatro semanas. Essas amostragens tm permitido identicar a distribuio espacial do NO2 em reas urbanas e rurais.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 147

5/6/2003, 09:40:57

148

Emisses Atmosfricas

As tcnicas mais amplamente utilizadas so variaes dos amostradores em formato de tubos tipo Palmes (Palmes et al., 1976), usando trietanolamina (TEA) como absorvente. A anlise das amostras coletadas feita por espectrofotometria ou cromatograa de troca inica. c. para monxido de carbono Amostradores passivos para CO foram desenvolvidos utilizando um absorvente zelito atravs de mtodo que utiliza uma coluna estreita de difuso colocada em um tubo de vidro. A amostra ento analisada por cromatograa gasosa e por um detector de ionizao de chama. d. para oznio A Tabela 31 apresenta algumas das vrias tcnicas desenvolvidas para medir O3.
TABELA 31 MTODOS DE MONITORAMENTO DO O3 POR MEIO DE AMOSTRADORES PASSIVOS
Substncia 1,2-di-(4-piridil) Corante indigo NaNO2-Na2CO3 Corante indigo
Fonte: UNEP-WHO, 1994.

Umectante etileno (DPE) carmim(KI) glicerina carmim(KI)

Mtodo de anlise Espectrofotometria (Moon and Hangartner, 1990) Espectrofotometria (Grosjean and Hisham, 1992) Cromatografia inica (Koutrakis et al., 1990) Refletncia (Alexander et al., 1991)

AMOSTRADORES ATIVOS

O uso de amostradores ativos (Figura 14) foi amplamente difundido, e as sries histricas de dados obtidos por estes mtodos permitiram a caracterizao espacial e as tendncias da poluio em muitos pases. Os amostradores ativos mais utilizados so para medir SO2 e MP, embora existam muitos mtodos utilizados tambm para medir NO2, O3 e Pb. Mais recentemente, o uso desse tipo de equipamento para o monitoramento de gases tem sido reduzido, com a substituio principalmente por analisadores automticos. Todavia, a amostragem com ltros ainda bastante utilizada para medio de MP.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 148

5/6/2003, 09:40:57

Avaliao da Qualidade do Ar

149

Fonte: www.aeat.co.uk/netcen/airqual/networks/faq/howmon.html#pass FIGURA 14 AMOSTRADOR ATIVO

Princpio de funcionamento

Nos amostradores ativos, um certo volume de ar sugado por uma bomba e passa atravs de um meio coletor qumico ou fsico por um determinado perodo de tempo (tipicamente, 24 horas para os poluentes em que o padro legal de 24 horas). A coleta pode ser feita por processo de absoro, adsoro, impactao, ltrao, difuso, reao ou por uma combinao de dois ou mais desses processos. Posteriormente, as amostras so analisadas em laboratrio para determinao da concentrao do poluente de interesse.
www.aeat.co.uk/netcen/airqual/networks/faq/howmon.html How is Air Pollution Measured? Ingls

No caso dos amostradores para gases, um grande nmero de meios coletores foi desenvolvido, sendo os tipos mais comuns os frascos borbulhadores ou impingers. Outro mtodo a utilizao de ltros impregnados com uma soluo contendo substncias qumicas especcas, em que um determinado volume de ar passa atravs

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 149

5/6/2003, 09:40:58

150

Emisses Atmosfricas

do ltro e o poluente de interesse reage com a soluo qumica. O produto da reao posteriormente analisado em laboratrio. O equipamento mnimo requerido para amostragem por absoro composto por:

funil e tubo coletores; meio coletor ou ltro impregnado; medidor de vazo de gases ou controlador de uxo; bomba de vcuo.

A Figura 15 ilustra um amostrador com a congurao mnima para amostragem de SO2. Nessa gura possvel tambm observar um frasco borbulhador.

Fonte: UNEP-WHO, 1994. FIGURA 15 EQUIPAMENTO MNIMO PARA AMOSTRAGEM DE SO2 EM UMA SOLUO ABSORVENTE

Alm desses itens, outros ainda podem ser acrescidos ao sistema de amostragem com o objetivo de melhorar o controle da vazo, para manuteno da integridade da amostra ou, ainda, para obter mltiplas amostras. So eles:

calibrador de presso; pr-ltro; controlador de uxo; vlvulas; contador de horas (hormetro).

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 150

5/6/2003, 09:41:00

Avaliao da Qualidade do Ar

151

Amostradores ativos especficos

O princpio bsico de amostragem de SO2 na atmosfera pela passagem de um volume de ar captado na atmosfera atravs de um meio coletor (normalmente um lquido em um frasco borbulhador) por um tempo especco, normalmente 24 horas. Posteriormente, a amostra analisada em laboratrio, onde ento determinada a concentrao do poluente. Esse princpio bsico de amostragem tem sido utilizado h muitos anos em muitos pases, principalmente porque o SO2 o principal causador da chuva cida. Sua utilizao permitiu a criao de sries histricas de dados de concentrao do SO2 no ar ambiente e uma avaliao dos programas de controle de emisso. H vrios mtodos de monitoramento do SO2 que utilizam esse mesmo princpio de amostragem, mas que utilizam equipamentos e meios coletores diferentes. Uma descrio completa dos equipamentos disponveis para amostragem de SO2 na atmosfera apresentada na norma internacional ISO 4219. feita, a seguir, uma breve descrio dos princpios de funcionamento de cada um dos principais mtodos utilizados.
a. Amostradores ativos mtodos de medio de SO2

a1 Mtodo acidimtrico (NBR 12979) Tambm conhecido como mtodo do perxido de hidrognio ou acidez lquida, este mtodo no especco para SO2, pois mede a acidez total (ou acidez gasosa quando utilizado um pr-ltro para remoo de partculas e aerossis). No mtodo acidimtrico, o SO2 presente na atmosfera absorvido por borbulhamento em uma soluo diluda de perxido de hidrognio, oxidando em cido sulfrico, que quanticado em laboratrio por meio de uma soluo de tetraborato de sdio. As principais vantagens desse mtodo so a sua simplicidade e baixo custo. A principal desvantagem reside no fato de que a amnia e outras substncias alcalinas presentes podem interferir nos resultados obtidos. Estudos indicam a preciso desse mtodo em torno de 10%, considerando todos os fatores que podem interferir na medio. a2 Cromatograa de troca inica Tambm nesse mtodo, o SO2 coletado em uma soluo diluda de perxido de hidrognio. Todavia, a soluo com o perxido quanticada em ons de sulfato por meio de cromatograa de troca inica em vez da titulao.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 151

5/6/2003, 09:41:02

152

Emisses Atmosfricas

A principal vantagem da utilizao desse mtodo que a amostragem simples e a anlise especca para ons de sulfato. A principal desvantagem que as amostras precisam retornar ao laboratrio para anlise, alm do que o cromatgrafo um equipamento analtico relativamente caro e sosticado. a3 Mtodo da pararrosanilina (ISO 6767, NBR 9546) Neste mtodo, tambm conhecido como mtodo do tetracloromercurato (TMC), o SO2 absorvido em uma soluo de tetracloromercurato de potssio (ou sdio) para formar diclorossultomercurato complexo. Este complexo reage com a pararrosanilina e o formaldedo, formando o cido metilpararrosanilina sulfnico, de cor intensa. A absorvncia da soluo colorida medida por espectrofotmetro ou colormetro, indicando a quantidade de SO2 na atmosfera. Entre as vantagens do uso deste mtodo esto sua simplicidade e o fato de ser especco para avaliar concentraes de SO2. Entre as maiores diculdades no seu uso esto a necessidade de um laboratrio analtico bem equipado, de tcnicos bem treinados e o manuseio de substncias txicas. a4 Mtodo da torina (ISO 4221) Assim como no mtodo acidimtrico, o SO2 convertido para cido por uma soluo de perxido de hidrognio. Perclorato de sdio adicionado formando sulfato de brio precipitado. A concentrao de ons de brio na soluo medida espectrofotometricamente atravs da reao com a torina adicionada. Embora este mtodo no seja muito difundido, utilizado tanto para monitoramento de SO2 na atmosfera quanto de sulfatos na precipitao. a5 Mtodo do ltro impregnado Neste mtodo, o SO2 absorvido por um ltro impregnado com hidrxido de potssio, sendo posteriormente convertido em sulfato. A soluo passa ento por uma troca catinica para remoo do potssio, sendo ento analisada pelo mtodo da torina. Uma vez que este mtodo no utiliza borbulhadores nem solues absorventes, permite que os ltros sejam enviados por correio postal, para posterior anlise em laboratrio.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 152

5/6/2003, 09:41:03

Avaliao da Qualidade do Ar

153

b. Amostradores ativos mtodos de medio para dixido de nitrognio

Os amostradores ativos utilizados para monitoramento de NO2 na atmosfera incluem mtodos nos quais as amostras so coletadas em solues alcalinas, utilizando contas ou discos de vidro sinterizados impregnados com solues qumicas. As concentraes so determinadas por reao colorimtrica. H nestes mtodos inmeras incertezas em termos de calibrao, ecincia de coleta e reaes laterais, o que torna o seu uso no recomendado como nico em programas de monitoramento. So apresentados a seguir os trs principais mtodos e seus princpios de funcionamento. b1 Mtodo de Griess-Saltzman (ISO 6768)

O NO2 reage com cido sulfanlico e N-(1-naftil)etilenodiamina diidroclorido (NEDA) produzindo substncia azocorante. A intensidade da soluo reagente medida colorimetricamente ou espectrofotometricamente. Este mtodo bastante simples e sensvel para baixas concentraes de NO2 (<10 g/m3) para perodos de amostragem de uma a duas horas. A anlise necessita ser feita imediatamente aps a amostragem. b2 Mtodo TGS-ANSA A amostra de ar passa por um borbulhador contendo trietanolamina, giaiacol e metabissulto de sdio. A concentrao de ons de nitrito produzidos durante a amostragem ento determinada espectrofotometricamente. Neste mtodo, diferentemente do mtodo de Saltzman, a anlise no necessita ser feita imediatamente aps a amostragem. b3 Mtodo da membrana sorvente slida O NO2 coletado como nitrito em conta de vidro revestida com iodeto de potssio e arsenito de sdio. As concentraes so determinadas fotometricamente usando a reao com NEDA e cido sulfanlico, formando um azocorante vermelho. Mais recentemente, uma variao desse mtodo foi proposta utilizando substncias menos txicas que o arsenito.
c. Amostradores ativos mtodos de medio para monxido de carbono

No h mtodos ativos de uso corrente para monitoramento de CO na atmosfera. Todavia, devido inrcia do CO, a amostragem utilizando bombas e sacos pode ser feita para posterior quanticao em analisador de CO.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 153

5/6/2003, 09:41:03

154

Emisses Atmosfricas

d. Amostradores ativos mtodos de medio para oznio

O mtodo mais utilizado para monitoramento de oznio o NBKI (neutral buffered potassium iodide). Neste mtodo, o O3 reage com o iodeto de potssio liberando iodina, que determinada espectrofotometricamente. Apesar de simples e barato, a inuncia de fatores de incerteza no mtodo, como a deteriorao da iodina e a interferncia de outros poluentes como o SO2 e o NO2, tornou o mtodo de pouco uso.
e. Amostradores ativos mtodos de medio para material particulado

Como foi visto no Captulo 1, o termo material particulado uma generalizao para todo tipo de partculas em suspenso presentes na atmosfera, que podem ser classicadas em diversas faixas de tamanho, morfologia e composio qumica. Estas caractersticas justicam a grande diferena que existe entre o monitoramento de material particulado e dos gases. Os tipos de material particulado mais comumente monitorados so as partculas totais em suspenso (PTS), as partculas com dimetro menor que 10 m, tambm chamadas de inalveis (MP10), e as partculas nas (MP25), esta ltima recebendo maior ateno nos ltimos anos devido ao seu maior efeito sobre a sade humana. Em geral, os mtodos de monitoramento de material particulado so menos precisos e podem ser considerados como processos divididos em duas etapas: a primeira referese ao sistema de amostragem propriamente dito, envolvendo o sistema de entrada da amostra de ar (captadores) e os ltros coletores do material particulado; a segunda diz respeito aos sistemas de anlise das amostras coletadas, determinando as concentraes presentes na atmosfera. Podem ser considerados amostradores ativos de material particulado os amostradores de grande volume (high-vol), mdio volume (medium-vol) e pequeno volume (low-vol), os quais variam basicamente em termos do volume de ar amostrado, e no em tamanho da partcula amostrada. Por outro lado, variaes nas caractersticas geomtricas dos captadores, como os funis amostradores, permitem diferenciaes no tamanho da partcula. Em ambos os amostradores, o material coletado utilizando ltros. O mais difundido dos amostradores ativos de material particulado o amostrador de grande volume (Figura 16), que por sua utilizao na medio de PTS apresenta

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 154

5/6/2003, 09:41:03

Avaliao da Qualidade do Ar

155

longas sries histricas de dados. Neste amostrador o ar passa atravs de um ltro de bra de vidro em um uxo de cerca de 2.000 m3/dia. Os ltros so ento pesados por meio de microbalanas (mtodo gravimtrico), determinando o ganho de massa devido ao material particulado em 24 horas de amostragem. O amostrador de grande volume aplicvel para medir concentraes integradas em perodos de 24 horas, com limites de deteco a partir de 1 a 5 g/m3, e dimetro at cerca de 100 m, dependendo das condies de vento.

Fonte: US-EPA APTI, s.d. FIGURA 16 AMOSTRADOR ATIVO DE GRANDE VOLUME

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 155

5/6/2003, 09:41:03

156

Emisses Atmosfricas

Nos amostradores de mdio e pequeno volumes, o mtodo gravimtrico de anlise menos preciso devido ao menor volume de ar da amostra, no sendo recomendados para medir PTS, exceto em locais onde h pouca concentrao de material particulado mais grosso. Mais recentemente tm sido desenvolvidas cabeas amostradoras especiais para amostragem de material particulado de dimetros menores, como o MP10, tanto para amostradores de mdio como de grande volume. importante salientar ainda, que o mtodo gravimtrico (manual) de anlise exige grande tempo de trabalho em laboratrio, o que torna o uso de amostradores ativos imprprio para casos em que diariamente so necessrios dados, sendo ento prefervel o uso de equipamentos automticos.
ANALISADORES AUTOMTICOS

Este tipo de equipamento de medio fornece medidas com resoluo temporal relativamente alta, normalmente mdias de 30 ou 60 minutos, e utilizam princpios eletropticos. A amostra de ar entra em uma cmara de reao onde a propriedade tica do gs pode ser medida diretamente, ou uma reao qumica ocorre produzindo quimiluminescncia ou luz uorescente. Um detector de luz produz um sinal eltrico que proporcional concentrao do poluente que est sendo medida. Dependendo do poluente a medir, o analisador utiliza diferentes princpios eletropticos, tal como pode ser observado na Tabela 32.
TABELA 32 PRINCPIOS ELETROPTICOS PARA MEDIO DE POLUENTES ATMOSFRICOS EM ANALISADORES AUTOMTICOS
Princpio eletroptico Fluorescncia Quimiluminescncia Absoro de infravermelho no dispersivo Cromatografia gasosa/ionizao de chama Absoro de ultravioleta Absoro e microbalano oscilante
Fonte: WHO, 1991.

Poluente SO2 NOX, NO e NO2 CO hidrocarbonetos (HC) O3 partculas em suspenso

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 156

5/6/2003, 09:41:07

Avaliao da Qualidade do Ar

157

As medidas obtidas por meio dos analisadores automticos possuem alto grau de preciso, mas exigem um trabalho rigoroso de operao, manuteno e controle de qualidade dos dados gerados. Analisadores automticos funcionando continuamente produzem, alm disso, uma quantidade muito grande de dados, necessitando de sistemas de telemetria para receb-los e computadores exclusivamente dedicados para posterior processamento e anlise.
a. Analisadores automticos mtodos de medio para dixido de enxofre (ISO 10498)

H vrios mtodos automticos para monitoramento de SO2 na atmosfera, sendo a uorescncia de pulso ultravioleta (UV) a tcnica mais utilizada. Por esse mtodo as molculas de SO2 so excitadas pela radiao UV, que diminui sua energia e causa uma emisso de radiao uorescente secundria com intensidade proporcional concentrao de SO2 na amostra de ar. A preciso do mtodo depende de vrios fatores, como o estabelecimento de padres de calibrao e estabilidade do analisador. Mesmo considerando estes fatores, a preciso estimada de cerca de 10%.
b. Amostradores ativos mtodos de medio para xidos de nitrognio (NO e NO2)

O mtodo de referncia internacional para monitoramento automtico de NOx (NO + NO2) a quimiluminescncia (ISO 7996). O mtodo baseado na energia quimiluminescente emitida na reao do NO com o O3 em uma cmara de vcuo, gerando molculas de NO2:

A energia luminosa gerada convertida em sinal eltrico, que ento quanticado como concentrao do poluente. A preciso dos analisadores de NOx, assim como no caso do SO2, depende de diversos fatores, mas estimada em torno de 8%.
c. Amostradores ativos mtodos de medio para monxido de carbono (ISO 4224 e ISO 8186)

Embora existam vrios analisadores automticos para monitoramento de CO na atmosfera, o princpio mais utilizado baseado na absoro de radiao infravermelha

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 157

5/6/2003, 09:41:07

158

Emisses Atmosfricas

em comprimentos de onda na faixa de 4,5 a 4,9 m. O mtodo diferencia a absoro da radiao pelo CO e por outros gases (o mtodo mais utilizado atualmente para obter essa diferenciao o GFC gas lter correlation, que correlaciona uma clula de nitrognio puro e uma de nitrognio e CO). A diferena entre os dois sinais de absoro dividida pela intensidade da fonte de radiao fornece a concentrao de CO na amostra de ar. Este mtodo fornece uma medida de concentrao com preciso em torno de 8%.
d. Amostradores ativos mtodos de medio para oznio

O mtodo para monitoramento automtico de oznio mais utilizado baseado em absoro da radiao ultravioleta, onde a concentrao de O3 calculada a partir da absoro de radiao ultravioleta em comprimento de onda de 254 nm. A preciso deste mtodo estimada em torno de 11%.
e. Amostradores ativos mtodos de medio para material particulado

As tcnicas utilizadas em equipamentos automticos para medir a concentrao de material particulado em suspenso na atmosfera so:

absoro de radiao ; gravimetria, utilizando TEOM (Tapered Element Oscillating Microbalance); espalhamento de luz/nefelometria.

Os dois primeiros mtodos so os mais utilizados em programas e redes permanentes de monitoramento da qualidade do ar. Os resultados observados durante anos de utilizao demonstram que os equipamentos possuem satisfatrio grau de preciso, embora a experincia indique tambm que nem sempre as medidas de diferentes mtodos so comparveis e sua padronizao em termos de equipamento , portanto, recomendvel. No mtodo de absoro de radiao , a atenuao da radiao em um ltro funciona como uma medida da concentrao de massa de MP. Devido s suas facilidades em termos de operao, como a baixa freqncia de troca dos ltros (que duram alguns meses), o mtodo de absoro de radiao amplamente utilizado para monitoramento em tempo real.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 158

5/6/2003, 09:41:08

Avaliao da Qualidade do Ar

159

No mtodo TEOM, a amostra de ar passa atravs de um ltro agregado a um tubo oscilante. Conforme a massa de partculas coletadas no ltro aumenta, a freqncia de oscilao do tubo diminui, sendo as concentraes de MP obtidas pela relao direta entre freqncia e massa.
www.rpco.com/products/ambprod/amb1400/ TEOM Series 1400a Ambient Particulate Monitor Ingls

Uma considerao importante no caso dos analisadores de MP que os sistemas de amostragem afetam diretamente as tcnicas de medida. Assim, os processos de captao de ar e controle de uxo da amostra devem ser adequados e bem testados, principalmente para determinao de fraes do MP, como o MP10. Alm das caractersticas fsicas, como o dimetro das partculas, ambos os mtodos para determinao das concentraes de MP so muito pouco dependentes de sua composio qumica, e a determinao dos elementos qumicos presentes no MP deve ser feita por mtodos analticos.
SENSORES REMOTOS

Desenvolvidos mais recentemente, este tipo de monitor fornece informaes de concentrao de poluentes em pontos do espao mais distantes do equipamento, por meio de tcnicas de espectroscopia. Os dados so obtidos pela integrao, ao longo de um caminho ptico, de uma fonte de luz e de receptor (normalmente a uma distncia maior do que 100 metros). O equipamento pode trabalhar na faixa ultravioleta do espectro, como o equipamento DOAS (Differential Optical Absorption Spectroscopy), ou prximo ao infravermelho, como o FTIR. H ainda equipamentos mais sosticados baseados em laser (LIDAR), que so usados principalmente em experimentos, ou seja, durante perodos mais curtos com objetivos especcos de monitoramento. Esse tipo de equipamento pode ser particularmente til para avaliao das concentraes de poluentes nas proximidades de fontes emissoras e para obteno de medidas de concentrao vertical na atmosfera.
snake.irf.se/optlab/hut2/ Differential Optical Absorption Spectrometer Ingls www.epa.gov/ttn/emc/ftir.html EMC FTIR Technology Ingls

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 159

5/6/2003, 09:41:08

160

Emisses Atmosfricas

www.iihr.uiowa.edu/projects/new_jersey/ Lidar Applications in Air Pollution Monitoring Ingls www2.etl.noaa.gov/DIAL_lidar Light Detection and Ranging Ingls

BIOINDICADORES

H um interesse crescente na avaliao da qualidade do ar utilizando o chamado biomonitoramento, que realizado por meio da anlise do impacto da poluio nas plantas. Tal avaliao pode ser feita baseada em vrios mtodos e nveis de sosticao distintos. Os mtodos incluem:

Usar a superfcie da planta como um receptor dos poluentes atmosfricos, ou seja, funciona como um amostrador que deve ser coletado posteriormente e analisado em laboratrio por meio de mtodos clssicos de anlise. Utilizar a capacidade da planta em acumular ou metabolizar poluentes em seu tecido. O tecido da planta ento analisado em laboratrio atravs de mtodos clssicos. Avaliar os efeitos dos poluentes no metabolismo ou informao gentica da planta. Os processos de coleta e anlise, nesse caso, requerem tcnicas altamente sosticadas. Avaliar o efeito dos poluentes na aparncia visual da planta. Analisar a distribuio geogrca de determinadas plantas como indicador da qualidade do ar. realizado pela observao de especialistas no prprio campo.

O uso de bioindicadores pode ser til, por exemplo, para monitoramento, a um baixo custo, em reas onde no h dados disponveis. As limitaes ao uso de bioindicadores so diversas, e vo desde a diculdade de comparao de informaes em regies sob condies climticas distintas at a diculdade de mensurar os efeitos de fatores de stress bitico, como seca, calor, etc. Os sites indicados a seguir apresentam exemplos de utilizao de sistemas de biomonitoramento.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 160

5/6/2003, 09:41:08

Avaliao da Qualidade do Ar

161

www.na.fs.fed.us/spfo/fhm/ozonetrng/pages/injurypics.htm Ozone Bioindicator Injury Samples Ingls www.na.fs.fed.us/spfo/fhm/ozonetrng/pages/Biospecies.htm Ozone Boindicator Species List Ingls

2.3

MODELAGEM DA DISPERSO DE POLUENTES

OBJETIVOS

Os modelos de qualidade do ar, ou modelos de disperso, so ferramentas matemticas que, com base em dados como emisso, meteorologia, topograa, etc., estimam as concentraes dos poluentes na atmosfera, ou seja, avaliam o impacto de fontes ou grupo de fontes na qualidade do ar para uma dada regio.
www.epa.gov/oar/oaqps/modeling.html Air Quality Planning & Standards Ingls

Os modelos de qualidade do ar so ferramentas extremamente teis para:

planejamento do local de instalao e avaliao do impacto de futuras fontes; avaliao da eccia de tcnicas e estratgias de controle de fontes emissoras; previso e controle de episdios de poluio; estabelecimento de legislao de limites de emisso; identicao dos responsveis pelas concentraes observadas; planejamento de redes de amostragem da qualidade do ar.

No Brasil, comum em alguns Estados a exigncia do uso de modelos de qualidade do ar nos Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) para aprovao de grandes empreendimentos poluidores, como o caso das termeltricas recentemente proposto. Essa exigncia visa garantir que os padres legais de qualidade do ar no sejam ultrapassados e que a sade da populao no seja afetada.
www.ambiente.sp.gov.br/leis_internet/geral/politica_meio/dec_fed9927490.htm Decreto Federal n 99.274, 6 de junho de 1990 Portugus

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 161

5/6/2003, 09:41:08

162

Emisses Atmosfricas

Os modelos de qualidade do ar podem servir ainda como informao complementar s medies convencionais realizadas por meio de equipamentos, uma vez que o monitoramento das concentraes dos poluentes numa dada regio nem sempre suciente para garantir a necessria avaliao da qualidade do ar devido s suas limitaes temporais, espaciais e de custo.
TIPOS DE MODELOS

H vrias classicaes para os modelos de qualidade do ar. Uma delas, baseada no algoritmo de clculo para avaliao da disperso atmosfrica, divide os modelos em quatro categorias:

Gaussianos Numricos Estatsticos Fsicos

importante apontar que existe uma quantidade enorme de modelos desenvolvidos; assim, modelos distintos podem ter sua base em um mesmo algoritmo genrico de clculo. Como exemplo, os modelos ISC e RAM, desenvolvidos pela US-EPA, so baseados no conceito de pluma gaussiana, ou aproximao gaussiana, que ser estudado posteriormente. Em muitos casos, a diferena entre os modelos o grau de detalhes considerados nos dados de entrada (inputs) e sada (outputs) dos modelos. Os modelos gaussianos so os mais utilizados para estimativas de impacto de fontes de poluentes primrios (emitidos diretamente na atmosfera). Os modelos numricos so normalmente mais apropriados que os modelos gaussianos para reas urbanas que envolvem reaes qumicas na atmosfera. Porm, esses modelos exigem um nmero maior de informaes de entrada, sem as quais no podem ser aplicados de forma satisfatria. Os modelos estatsticos so normalmente empregados em situaes em que no h um completo entendimento dos processos fsicos e qumicos envolvidos, ou quando a escassez de dados de entrada inviabiliza a utilizao de modelos numricos ou gaussianos.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 162

5/6/2003, 09:41:09

Avaliao da Qualidade do Ar

163

Por m, os modelos fsicos envolvem o uso de rplicas reduzidas de reas urbanas ou de tneis de vento. Os problemas associados diculdade de simular as reais condies da escala atmosfrica tornam seu uso restrito. Normalmente so utilizados para estudar isolada e detalhadamente determinados processos, como o efeito de edicaes (downwash), o efeito sobre a pluma em terrenos acidentados, etc. Embora ainda seja objeto de poucos estudos, mais recentemente tem-se investigado tambm o uso de modelos baseados em redes neurais. Seu funcionamento semelhante aos dos modelos puramente estatsticos, uma vez que no so considerados os aspectos fenomenolgicos. Os modelos atualmente mais utilizados para avaliao do impacto de fontes so os modelos gaussianos e os modelos numricos, aos quais ser dado maior enfoque neste documento.
ASPECTOS TERICOS DOS MODELOS

Embora exista um grande nmero de modelos de qualidade do ar, os processos matemticos e fsicos de soluo utilizados para estimativa das concentraes dos poluentes na atmosfera no diferem muito, e variam conforme denies j citadas nos tipos de modelos existentes. Alm de serem os modelos mais utilizados, os modelos gaussianos e numricos so os que apresentam estimativas mais satisfatrias em termos de simulao da qualidade do ar para uma dada regio. Esses modelos descrevem matematicamente as distribuies espacial e temporal dos poluentes emitidos na atmosfera, ou seja, as condies de disperso atmosfrica. importante denir disperso atmosfrica como o processo fsico de movimentao dos poluentes em um uido turbulento, como o caso do ar na Camada Limite Planetria (CLP). Determinados autores denominam disperso atmosfrica como difuso atmosfrica ou, ainda, difuso turbulenta. Neste documento optou-se por utilizar o termo disperso atmosfrica para que no haja confuso com o fenmeno de difuso molecular, processo fsico de escala muito menor que ocorre em molculas de substncias. Interessam em especial trs teorias que so usadas na maioria dos modelos de disperso atmosfrica. So elas:

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 163

5/6/2003, 09:41:09

164

Emisses Atmosfricas

Teorias sobre modelos de disperso atmosfrica

a. Aproximaes euleriana e lagrangiana A disperso dos poluentes pode ser numericamente simulada em modelos que utilizam diversas tcnicas, divididas em duas categorias: modelos eulerianos e modelos lagrangianos. Os modelos eulerianos e lagrangianos trazem importantes conceitos aplicveis na dinmica dos uidos em geral, e cada um desses modelos tem vantagens e desvantagens no tratamento dos fenmenos atmosfricos. Matematicamente, a diferena bsica entre as aproximaes, ou anlises euleriana e lagrangiana, a apresentada no Grco 19. Na anlise euleriana, o sistema de referncia xo em relao Terra, enquanto na anlise lagrangiana o sistema segue o movimento mdio do uido, no caso, a atmosfera.

Fonte: Adaptado de Zanetti, 1990. GRFICO 19 SISTEMAS DE REFERNCIA PARA O MOVIMENTO ATMOSFRICO. (A) MTODO EULERIANO

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 164

5/6/2003, 09:41:09

Avaliao da Qualidade do Ar

165

Fonte: Adaptado de Zanetti, 1990. GRFICO 19 SISTEMAS DE REFERNCIA PARA O MOVIMENTO ATMOSFRICO. (B) MTODO LAGRANGIANO

O mtodo euleriano descreve as concentraes em termos da velocidade do uido, ou seja, a velocidade medida em pontos xos da atmosfera. Uma anlise desse tipo muito til, no somente porque os valores so facilmente medidos, por meio de um anemmetro (instrumento que mede direo e velocidade do vento) em determinados pontos, mas tambm porque as expresses matemticas podem ser aplicadas em situaes em que h ocorrncia de reaes qumicas. Todavia, a anlise euleriana encontra, algumas vezes, obstculos matemticos na soluo da equao que descreve a disperso. Por outro lado, a anlise lagrangiana descreve as concentraes em termos das propriedades dos deslocamentos de grupos de partculas liberadas na atmosfera. Do ponto de vista matemtico, este mtodo permite tratamento matemtico mais simplicado, mas a sua aplicabilidade limitada, devido s diculdades relativas preciso nas informaes das partculas. Alm disso, as equaes no so diretamente aplicveis a problemas que envolvem reaes qumicas no-lineares.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 165

5/6/2003, 09:41:11

166

Emisses Atmosfricas

b. Aproximao gaussiana Os modelos baseados na anlise de pluma gaussiana so os de uso mais freqente nos estudos de impacto de fontes de poluio do ar. Tais modelos so baseados no fato de que, sob condies meteorolgicas de vento e turbulncia e de emisses homogneas e estacionrias (que no variam no tempo), as concentraes mdias de uma pluma a partir de um ponto xo (fonte pontual) seguem uma distribuio gaussiana. O Grco 20 mostra uma representao do modelo de pluma gaussiana, em que a pluma segue a direo do eixo x, o vetor velocidade do vento, hs a altura da chamin e H a altura efetiva da emisso.

Fonte: Dobbins, 1979. GRFICO 20 ESQUEMA ILUSTRATIVO DE UMA PLUMA GAUSSIANA

A equao que descreve a aproximao gaussiana, que na verdade pode ser vista como uma soluo particular da equao lagrangiana, tem recebido diversas modicaes com o objetivo de simular condies de disperso com caractersticas especiais. Assim, h modelos gaussianos que simulam concentraes:

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 166

5/6/2003, 09:41:14

Avaliao da Qualidade do Ar

167

de fontes linha, rea e volume; sob efeito de edicaes (downwash); em que a pluma desviada de seu eixo horizontal; que sofrem inuncia das variaes oceano-terra, em regies litorneas; em modelos climatolgicos; em situaes de meteorologia e emisso no constantes, por meio da tcnica de segmentao da pluma.

Estas modicaes resultaram em um nmero muito grande de modelos gaussianos que simulam situaes bastante distintas, conforme exemplos de modelos de qualidade do ar que sero apresentados mais adiante.
NVEL DE SOFISTICAO DOS MODELOS

Alm dos vrios tipos, ou classes, de modelos j citados, a US-EPA sugere a utilizao de modelos de dois nveis de sosticao, como forma de otimizar o uso dos modelos e mais rapidamente atingir os objetivos da modelagem. Os modelos do primeiro nvel so modelos simplicados (screening models) que utilizam tcnicas relativamente simples baseadas em estimativas. O principal objetivo de utilizao de modelos desse nvel eliminar a necessidade do uso de modelos mais detalhados para fontes que, certamente, no iro causar grande impacto nas concentraes dos poluentes na atmosfera, em especial a ultrapassagem dos padres legais de qualidade do ar. Obviamente, seus resultados, em termos de qualidade do ar para fontes especcas ou categoria de fontes, so superestimados, ou seja, dado o baixo grau de preciso dos resultados, trazem consigo uma boa margem de segurana para que sejam conveis. Caso o uso dos modelos simplicados indique que h deteriorao signicativa da qualidade ao ar devido instalao de uma determinada fonte poluidora, modelos mais sosticados, como os numricos ou gaussianos, devem ser empregados para avaliao mais precisa do impacto desta nova fonte. H casos, porm, em que o uso dos modelos simplicados a nica ferramenta possvel de ser utilizada em razo da escassez de dados de entrada requeridos para utilizao de modelos mais sosticados.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 167

5/6/2003, 09:41:16

168

Emisses Atmosfricas

O segundo nvel de modelos consiste justamente naqueles mais sosticados, que utilizam tcnicas analticas de tratamento dos processos fsicos e qumicos que ocorrem na atmosfera. Necessitam de base de dados de entrada mais detalhada e precisa, e pelo menos teoricamente apresentam resultados mais precisos em termos do impacto de fontes na qualidade do ar. Conseqentemente so mais conveis para servir como base na elaborao de estratgias de controle das fontes poluidoras. A US-EPA organizou esses modelos mais renados em oito categorias, conforme sua utilizao: rural, urbano industrial, poluentes secundrios, fontes mveis, topograa complexa, visibilidade, transporte regional e climatolgicos.
www.lakes-environmental.com/lakeepa.html US-EPA Models Ingls

Em relao a este site, importante frisar que a Lakes Environmental, assim como outras, uma empresa que comercializa modelos em formato mais amigvel que os originais, mas a fonte de desenvolvimento cientco dos modelos normalmente a prpria EPA ou outras instituies de pesquisa.
RESOLUES TEMPORAL E ESPACIAL DOS MODELOS

O perodo de tempo em que as concentraes de poluentes so calculadas pelos modelos de qualidade do ar denido como resoluo temporal do modelo, e pode variar desde minutos at um ano. Como exemplo deste ltimo, so comuns as simulaes para clculo das concentraes mdias anuais de um determinado poluente. Modelos baseados em anlises estatsticas requerem dados de monitoramento de vrios anos, e sua implementao exige basicamente as informaes de estimativas de emisso, uma vez que os aspectos meteorolgicos, reaes na atmosfera e os processos de remoo dos poluentes j esto implcitos no arquivo de dados histricos. Os modelos numricos, baseados nas equaes que descrevem a disperso na atmosfera e as reaes qumicas, podem ter resoluo temporal desde alguns minutos at um ano. Esses modelos so chamados tambm de modelos dinmicos, uma vez que os resultados de suas simulaes reetem a qualidade do ar com base nas condies qumicas e meteorolgicas na atmosfera em tempo real. Os modelos dinmicos requerem como dados de entrada a distribuio temporal e espacial das emisses, das variveis meteorolgicas e as variaes resultantes das transformaes fsico-qumicas e dos processos de remoo dos poluentes na atmosfera da regio de interesse.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 168

5/6/2003, 09:41:16

Avaliao da Qualidade do Ar

169

Em termos de escala espacial, os modelos podem variar desde poucos metros at centenas de quilmetros. A denio do domnio (rea total objeto da simulao) e da resoluo espacial dos modelos (distncia entre os pontos que compem a grade dos dados de sada do modelo, ou seja, dos resultados da simulao) dependem do objetivo da modelagem, do poluente, da rea de abrangncia das fontes poluidoras, das condies topogrcas e meteorolgicas, entre outros fatores. Como exemplo, uma escala espacial tpica para modelagem em uma rea urbana de um domnio de 100 km x 100 km x 5 km de latitude-longitude-altitude, e uma resoluo de 2 km, ou seja, teremos como resultado dessa simulao uma concentrao que varia em pontos de grade de 2 km de distncia entre eles.
EXEMPLOS DE MODELOS

Como foi dito anteriormente, embora exista um nmero muito grande de modelos de qualidade do ar desenvolvidos e utilizados em todo o mundo, as bases tericas para clculo das concentraes so muito semelhantes, conforme o tipo de modelo. Desse modo, apresenta-se a seguir alguns modelos de qualidade do ar desenvolvidos pela EPA, que os tem sistematizado e fornecido para utilizao em diversos pases. Tais modelos so utilizados no somente de forma ampla, como tambm reconhecidos por sua adequao, dependendo obviamente do tipo de poluio que se quer avaliar. Embora tais modelos sejam vlidos para aplicao em qualquer pas, todos eles devem ser devidamente validados para as condies locais da regio onde se pretende aplic-los. Em muitos casos, h a necessidade de modicao de alguns parmetros internos dos modelos, sobretudo quando as regies tm caractersticas climatolgicas muito distintas. Ainda assim, por serem conhecidos internacionalmente, os modelos da US-EPA tm servido de base para muitos outros modelos desenvolvidos em outros pases, inclusive no Brasil.
ISC3 (Industrial Source Complex Model)

Modelo gaussiano normalmente utilizado para estimar concentraes de poluentes primrios devido a uma grande variedade de fontes associadas indstria com caractersticas complexas. Possui uma verso para estimativas de curto prazo (ISCST3) e outra para estimar concentraes mdias para perodos mais longos (ISCLT3). Pode ser utilizado tanto em reas urbanas quanto rurais.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 169

5/6/2003, 09:41:16

170

Emisses Atmosfricas

RAM

Modelo gaussiano normalmente utilizado para estimar concentraes em curtos perodos de tempo (1 hora a 1 dia) de poluentes relativamente estveis na atmosfera (no reativos) em reas rurais ou urbanas.
CDM (Climatological Dispersion Model)

Modelo climatolgico gaussiano para estimativas de mdias de concentrao de poluentes para perodos longos (anual ou sazonal) em reas urbanas.
CALINE3

Modelo gaussiano para estimativa de concentrao de poluentes primrios provenientes de vias de trfego de veculos, sejam elas em reas urbanas ou rurais.
UAM (Urban Airshed Model)

Modelo numrico tridimensional, de escala urbana, que incorpora a cintica de algumas reaes fotoqumicas de reas urbanas. O UAM foi desenvolvido para clculo de concentraes de oznio em episdios de curto prazo a partir das emisses de xidos de nitrognio (NOx), compostos orgnicos volteis (COVs) e monxido de carbono (CO). No Brasil, o uso de modelos de qualidade do ar ainda bastante restrito, tanto pelas indstrias quanto pelos rgos de planejamento, scalizao e controle. Os organismos governamentais de meio ambiente normalmente no recomendam o uso de modelos de qualidade do ar especcos, embora no caso de grandes fontes poluidoras seja exigido Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que inclua o uso desses modelos aplicveis situao.

2.4

ESTUDO DOS ODORES

Os odores com origem em emisses industriais e/ou automotivas, perceptveis aos seres humanos, foram motivo de constante preocupao desde o princpio dessas atividades causadoras de poluio do ar, principalmente pelo incmodo gerado. Todavia, o incio de uma sistematizao efetiva das informaes sobre os efeitos do odor na sade, das principais fontes e substncias, bem como das estratgias de controle do odor, data do nal da dcada de 1970.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 170

5/6/2003, 09:41:16

Avaliao da Qualidade do Ar

171

Nos Estados Unidos, a Emenda do Ato do Ar Limpo (Clean Air Act Amendments), em 1977, contemplou um estudo sobre os efeitos dos odores sobre a sade e o bem-estar das pessoas, as fontes emissoras de cada substncia causadora de odor, a tecnologia disponvel e os custos e benefcios envolvidos na avaliao e controle dos odores. Infelizmente, ainda hoje o estudo dos odores necessita de muitos avanos. Enquanto h ecientes mtodos para medio e reduo das substncias causadoras de odor, os seus efeitos sobre a sade, por exemplo, ainda so muito imprecisos. Alm disso, os mecanismos fsicos e qumicos responsveis pela sensao de odor ainda no so bem conhecidos, o que torna bastante difcil o estabelecimento de uma unidade de medida do odor, como utilizamos os decibis para medir rudos.
PERCEPO DO ODOR

A maior parte das emisses de substncias que geram odor lanadas na atmosfera, sejam elas antropognicas ou naturais, composta de misturas complexas de diferentes componentes individuais. A percepo humana relacionada ao odor varia muito com as variaes de cada componente individualmente, bem como em alguns casos varia de indivduo para indivduo. Muitos dos contaminantes atmosfricos no possuem odor ou so de muito difcil deteco, como o caso do CO; enquanto outros so facilmente percebidos mesmo em concentraes muito baixas. Outro fator importante em termos de percepo do odor que, apesar da percepo se reduzir conforme se reduz a concentrao das substncias causadoras do odor, esta relao no traduzida por uma proporcionalidade direta e dependente dos componentes presentes. Em outras palavras, pode-se reduzir, por exemplo, em 50% a concentrao de uma determinada substncia e isso reetir bem menos que 50% em termos da percepo do odor.
EFEITOS NA SADE

Antigamente, a humanidade achava que odores bons ajudavam a preservar a sade e odores ruins, de mau cheiro, eram nocivos sade. Deste conceito surgiu, por exemplo, a palavra malria, que tem sua origem na expresso italiana mala aria, que signica mau ar. Atualmente, muitos avanos foram obtidos sobre os efeitos do odor na sade das pessoas, embora ainda seja um campo que ainda necessite de muita investigao.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 171

5/6/2003, 09:41:16

172

Emisses Atmosfricas

Os efeitos dos odores na sade das pessoas so muito difceis de serem quanticados, mas j foram relatados e documentados sintomas como nuseas, vmitos e dores de cabea; falta de flego e tosse; distrbios no sono e no apetite; irritao dos olhos, nariz e garganta; inquietao, tristeza e depresso; reduo da sensao de bem-estar e do prazer na realizao de atividades cotidianas como comer, passear, etc. H evidncias mostradas em estudos sob condies controladas que determinados odores podem induzir a alteraes siolgicas e morfolgicas, principalmente nos sistemas respiratrio e cardiovascular. Apesar de todos esses sintomas e alteraes na sade, h ainda uma grande diculdade no estabelecimento de uma relao entre a intensidade e o tempo de exposio ao odor com a magnitude dos efeitos citados. Sabe-se ainda que, assim como no caso da poluio por gases txicos, alguns grupos de pessoas so particularmente mais suscetveis ao efeito do odor, como asmticos, alrgicos e pessoas com doenas cardiovasculares ou respiratrias preexistentes.
TRANSPORTE DO ODOR NA ATMOSFERA

O odor na atmosfera chega at as pessoas por meio de disperso atmosfrica. Pode-se considerar ento que, do ponto de vista dos fenmenos fsicos, o odor pode ser tratado no caso de seu transporte de forma semelhante aos poluentes gasosos, ou seja, o odor medido depende basicamente dos processos que ocorrem entre a fonte emissora e o receptor, que no caso dos odores so os seres humanos. Obviamente, tambm no caso dos odores existem, alm dos processos meteorolgicos, os processos qumicos relacionados com as substncias causadoras de odor, ou seja, as reaes que ocorrem entre elas na atmosfera. No caso de substncias causadoras de odor pouco reativas na atmosfera, o odor sentido basicamente o resultado das concentraes da substncia emitida na fonte em combinao com o efeito do transporte atmosfrico, que determina as concentraes medidas no receptor. Nesse caso, o estudo de transporte do odor pode ser realizado de forma anloga aos estudos de pluma atmosfrica, permitindo o uso at mesmo de modelos matemticos semelhantes aos apresentados como ferramenta de estimativa das concentraes.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 172

5/6/2003, 09:41:17

Avaliao da Qualidade do Ar

173

Foram particularmente identicados como teis os modelos do tipo puff (puff models), que simulam o transporte a partir de emisses instantneas em fontes pontuais no muito distantes do receptor, calculando as concentraes das substncias causadoras de odor com base na teoria gaussiana. Obviamente, no caso do estudo dos odores, a relao entre a concentrao das substncias e sua percepo em termos de odor tambm deve ser avaliada.
MTODOS DE MEDIDA

Substncias causadoras de odor so substncias qumicas, e podem ser analisadas por mtodos qumicos. Odores so sensaes, e s podem ser analisadas com base nas respostas dos indivduos expostos a eles. O odor gerado por determinadas substncias qumicas bem conhecidas, como o H2S, pode ser medido tanto por mtodos qumicos (analticos) quanto por mtodos organolpticos (sensoriais). Embora os mtodos analticos sejam teis na identicao e quanticao das substncias que causam odor, os mtodos sensoriais so o nico caminho para obteno do grau de tolerncia do odor proveniente das substncias qumicas presentes na atmosfera. Isso ocorre em virtude de diversos fatores, como: a relao no-linear entre as concentraes das substncias que causam odor e a percepo humana; a variabilidade entre a percepo de diferentes indivduos para uma dada substncia; etc.
a. Mtodos sensoriais

Os mtodos sensoriais so aqueles que consideram a percepo dos seres humanos ao odor. H quatro caractersticas primordiais do odor que so passveis de medida com base em tcnicas sensoriais: intensidade, detectabilidade, carter e grau de agradabilidade. A intensidade do odor, ou magnitude do odor percebido, pode ser descrita com base em categorias, tais como intensidade fraca, moderada ou forte. Nesse caso, uma ou mais substncias padro em concentraes determinadas podem servir de referncia para as categorias. A detectabilidade, ou limite de deteco (odor threshold), no uma propriedade especca da substncia, como cor ou densidade, pois depende de como a substncia causadora do odor est presente na atmosfera; por exemplo, se ela est sozinha ou em uma mistura.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 173

5/6/2003, 09:41:17

174

Emisses Atmosfricas

O carter, ou qualidade do odor, representa quais caractersticas permitem sua descrio ou classicao comparativamente com outras substncias; por exemplo, se odor doce, azedo, etc. O grau de agradabilidade de um determinado odor refere-se aceitabilidade do odor, ou seja, se o odor percebido como agradvel ou desagradvel. Obviamente, as sensaes relacionadas agradabilidade diferem muito de indivduo para indivduo e podem estar inuenciadas at mesmo por associaes com experincias anteriores ou por contextos emocionais de quando o odor percebido. Esta sensao pode ser medida em termos de preferncia, tais como gosto muito, gosto pouco, etc. Todos os mtodos sensoriais requerem cuidados especiais com a aquisio e manuteno de uma amostra representativa da atmosfera ambiente (ou em ponto de emisso de interesse) e na seleo dos indivduos avaliadores.
b. Mtodos qumicos

O odor na atmosfera normalmente resultante de uma combinao de vrias substncias. Raramente uma s substncia responsvel pelo odor presente, embora existam algumas substncias que individualmente apresentem odor caracterstico e so mais facilmente analisadas por mtodos analticos, como o H2S e a amnia. A anlise qumica do ar que contm muitas substncias qumicas diferentes exige, a partir de uma amostra representativa, a separao e identicao dos componentes individuais. Para a separao pode-se utilizar tcnicas de cromatograa, enquanto que para a identicao dos componentes o mtodo de uso preferencial a espectrofotometria de massa. Alm dos dois processos citados, tambm necessrio determinar suas contribuies para a intensidade e carter do odor da mistura. A anlise qumica deve ter um grau de sensibilidade (preciso) no mnimo igual sensibilidade do olfato humano.
CONTROLE DO ODOR

O controle do odor no uma tarefa simples, e pode ser considerado como um tipo especco de controle de emisses na atmosfera, que podem estar tanto na forma de gs quanto de vapor. O controle dos odores realizado principalmente em emisses provenientes de atividades agrcolas, industriais e de veculos automotores.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 174

5/6/2003, 09:41:17

Avaliao da Qualidade do Ar

175

Uma das maiores diculdades no controle do odor que algumas substncias so muito facilmente perceptveis ao sistema olfativo humano, mesmo em concentraes muito baixas. Da decorre a necessidade de controle com mais de 95% de ecincia para a maioria das substncias. Essa menor reduo da percepo do odor em relao reduo da concentrao reduz em muito a ecincia da disperso atmosfrica como mtodo natural de controle. A percepo do odor, mesmo em concentraes baixas, traz ainda outras diculdades no controle da emisso dos odores. Por exemplo, emisses fugitivas, instantneas e/ou ocasionais como as que ocorrem em vazamentos em vlvulas, vedaes com defeito, etc., podem se constituir em odor signicante para a populao, mesmo que as fontes primrias de gases, como chamins, estejam totalmente controladas. Por outro lado, na maioria dos casos em que a fonte de odor pequena, a soluo relativamente simples e pouco onerosa. Nesses casos, pequenos ajustes no processo, programas de manuteno de equipamentos e reduo de vazamentos podem surtir bons resultados. Os principais mtodos utilizados para controle do odor so apresentados a seguir:
a. Alteraes nos processos

Em certos casos possvel a substituio de processos por sistemas alternativos, que previnam a liberao de odor na atmosfera. Alm disso, o uso de materiais de menor odor ou de odor mais aceitvel, a operao de processos em temperaturas controladas, os cuidados na manuteno e limpeza dos equipamentos, entre outros, so fatores que podem ser bastante ecientes na reduo do odor.
b. Diluio

A reduo do odor pelo processo de diluio pode ser uma tcnica relativamente barata de controle do odor, caso a substncia causadora do odor no seja txica nem prejudicial sade em concentraes abaixo do limite de percepo do odor. Estes limites de percepo para a maioria dos poluentes atmosfricos podem ser obtidos na literatura que trata do assunto. A diluio pode ser feita: pela adio de uma chamin que lance as substncias em altitudes mais elevadas e distantes dos receptores (populao); pela separao fsica

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 175

5/6/2003, 09:41:17

176

Emisses Atmosfricas

entre as fontes emissoras e a populao; pela utilizao de sistemas de diluio que adicionam ar aos euentes gasosos causadores do odor. No caso do uso de chamins ou do distanciamento de fontes emissoras, pode-se utilizar modelos matemticos baseados nas equaes da difuso atmosfrica para estimar a altura da chamin ou a distncia entre a fonte e o receptor necessrios para que o odor no seja percebido. Para odores muito desagradveis, so sugeridas maiores margens de segurana a partir dos resultados das simulaes. No caso de uso dos sistemas de diluio, estes devem ser adequadamente operados no que diz respeito manuteno e limpeza, e se possvel, que sejam sistemas redundantes, uma vez que a interrupo do sistema de controle por qualquer motivo permitir a emisso das substncias causadoras de odor diretamente na atmosfera.
c. Absoro

O mtodo consiste na adio de um reagente qumico na substncia causadora de odor, produzindo substncias mais solveis ou que causem menor odor. Estas reaes podem ocorrer tanto na fase gasosa quanto em ambas as fases gasosa e lquida.
d. Adsoro slida

Muitos gases podem ser desodorizados por sistemas de adsoro slida, como, por exemplo, a passagem por carvo ativado, antes de serem lanados na atmosfera.
e. Oxidao

Este mtodo permite a destruio irreversvel das substncias causadoras do odor, porm o seu custo normalmente elevado devido exigncia de altas temperaturas no processo de oxidao das substncias. possvel oxidar as substncias causadoras do odor em outras substncias sem odor ou com menos odor. Por exemplo, pode-se oxidar o H2S, cujo limite de percepo de 0,5 ppb (partes por bilho) para SO2, cujo limite de percepo de 0,5 ppm (partes por milho).
f. Modificao do odor

Este mtodo bastante controverso, uma vez que no regula as emisses, mas sim mascara o odor originado por elas pela adio de uma nova substncia na atmosfera, ou seja, de mais um contaminante atmosfrico. Alm disso, este mtodo tambm questionvel em termos de ecincia.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 176

5/6/2003, 09:41:17

Avaliao da Qualidade do Ar

177

Questo-chave

Em quais condies e de que forma o monitoramento da qualidade do ar pode realmente contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populaes que se encontram tanto prximas quanto afastadas das fontes poluidoras do ar atmosfrico?

Questes para reflexo

Admitir limites mximos de poluio do ar pode ser interpretado como aceitao de um fenmeno que interfere negativamente na qualidade de vida do planeta. Nesse sentido, qual seria a melhor perspectiva a considerar: pressupor a necessidade de eliminao total da poluio de origem antropognica ou estreitar gradativamente os limites estabelecidos?

Os modelos de qualidade do ar so conveis para avaliao da qualidade do ar em reas em que no h monitoramento? Quais as exigncias para que isso se torne verdade? certo considerar os aspectos ambientais antes da elaborao de polticas de desenvolvimento, ou priorizamos o desenvolvimento e procuramos depois viabiliz-lo ambientalmente? O que mais condiz com a losoa de desenvolvimento sustentado? Como a prtica em termos de gesto da poluio do ar nos dias de hoje?

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 177

5/6/2003, 09:41:18

178

Emisses Atmosfricas

REFERNCIAS

STERN, Arthur C. Air pollution: measuring, monitoring and surveillance of air pollution. 3 ed. New York, Academic Press, 1976. Vol. 3. STERN, Arthur C. et al. Fundamentals of air pollution. 2 ed. Orlando, Academic Press, 1984. UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME (UNEP). GEMS/AIR Methodology Review Handbook Series: Quality assurance in urban air quality monitoring. Nairobi, 1994. Vol. 1. ______. Quality measurement of suspended particulate matter in ambient air. Nairobi, 1994. Vol.3. ______. Passive and active sampling methodologies for measurement of air quality. Nairobi, 1994. Vol. 4. AMERICAN ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (US-EPA). Code of Federal Regulation, 40. Pt.58. Ambient Air surveillance, 1996. ______. (US-EPA)/AIR POLLUTION TRAINING INSTITUTE (APTI). Atmospheric sampling. student manual. Course 435 2 ed. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Guidelines for air quality. Geneva, 1991.

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 178

5/6/2003, 09:41:18

Avaliao da Qualidade do Ar

179

URLs CONSULTADAS

http://www.aeat.co.uk/netcen/airqual/networks/faq/howmon.html#pass How is Air Pollution Measured Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.aeat.co.uk/netcen/airqual/networks/faq/howmon.html How is Air Pollution Measured? Ingls Acesso em 3/4/02 http://www.agenda21.org.br/index2.htm Agenda 21 Portugus Acesso em 5/4/02 http://www.ambiente.sp.gov.br/leis_internet/geral/politica_meio/ dec_fed9927490.htm Decreto Federal n 99.274, 6 de junho de 1990 Portugus Acesso em 24/4/02 http://www.energetica.com.ar Energtica - Qualidade do ar Portugus Acesso em 24/4/02 http://www.epa.gov/oar/oaqps/modeling.html Air Quality Planning & Standards Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.epa.gov/quality1 The EPA Quality System Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.epa.gov/ttn/amtic/criteria.html Criteria pollutants Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.epa.gov/ttn/emc/ftir.html EMC FTIR Technology Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.epa.gov/ttn/emc/ftir.html EMC FTIR Technology Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.epd-asg.gov.hk/e/api/backgd/monitor.htm Air Quality Monitoring Equipment Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.iihr.uiowa.edu/projects/new_jersey/ Lidar Applications in Air Pollution Monitoring Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.lakes-environmental.com/lakeepa.html US-EPA Models Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.mma.gov.br Ministrio do Meio Ambiente Portugus Acesso em 4/4/02

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 179

5/6/2003, 09:41:18

180

Emisses Atmosfricas

http://www.na.fs.fed.us/spfo/fhm/ozonetrng/pages/Biospecies.htm Ozone Boindicator Species List Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.na.fs.fed.us/spfo/fhm/ozonetrng/pages/Biospecies.htm Ozone Boindicator Species List Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.rpco.com/products/ambprod/amb1400/ TEOM Series 1400a Ambient Particulate Monitor Ingls Acesso em 3/4/02 http://www.snake.irf.se/optlab/hut2/ Differential Optical Absorption Spectrometer Ingls Acesso em 4/4/02 http://www.who.int/home-page World Health Organization Ingls Acesso em 2/4/02 http://www2.etl.noaa.gov/DIAL_lidar Light Detection and Ranging Ingls Acesso em 3/4/02

Emisses Atmosfricas - Cap 2.indd 180

5/6/2003, 09:41:18

Potrebbero piacerti anche