Sei sulla pagina 1di 43

FACULDADE DE EDUCACAO DE COSTA RICA

DISCIPLINA: MOTIVACAO E ETICA

LIDERAR PESSOAS ATRAVS DA MOTIVAO

Por que as pessoas se comportam de certos modos?

Liderar - o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas as tarefas dos membros de uma equipe.

Motivao - so os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivduo Processo pelo qual o comportamento mobilizado e sustentado No interesse da realizao Das metas organizacionais. organizacionais.

MODELO DE MOTIVAO
Fora Direcional

Necessidades

Resulta em

Para alcanar

Realizao

Provem

Metas desejadas

Motivao o grau para o qual um indivduo quer e escolhe


adotar em um determinado comportamento
Profa. Msc. Maria Teresa Gomes Lins Msc. Slides 3 aula

J. R. Mitchell

NECESSIDADES
FISIOLGICAS: NECESSIDADES DE AR, AGUA, FISIOLGICAS ALIMENTO, REPOUSO E SONO. . SEGURANA: SEGURANA: AMBIENTE SEGURO, SEM AMEAA DE BEM-ESTAR. SOCIAIS: SOCIAIS: PERTENCER A UM GRUPO, AFETIVIDADE, AMOR, INTERAO SOCIAL. ESTIMA: ESTIMA: AUTO-RESPEITO E RESPEITO PELOS OUTROS, SATISFEITAS ATRAVS DE ELOGIOS. AUTO-REALIZAO: AUTO-REALIZAO: AS PESSOAS SE TORNAM CAPAZES DE SER, A NECESSIDADES DE CRESCER, DE SE DESENVOLVER PESSOAL E PROFISSIONALMENTE.

Teorias sobre motivao: Teoria de Herzberg


Classificou os fatores que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho em duas categorias: categorias:

Fatores de manuteno

- Fatores de motivao

Fatores de manuteno:
So influenciados pelo salrio, pelo ambiente de trabalho, pela estabilidade no emprego, poltica de administrao da empresa, e relacionamento com os colegas e chefes. chefes.

Fatores de motivao:
So influenciados pelas responsabilidades pessoais, realizaes, desafios, crescimento profissional, reconhecimento. reconhecimento.

TEORIA DOS DOIS FATORES (HERZBERG)


FATORES DE HIGIENE: Condies fsicas de trabalho, poltica da empresa, qualidade da superviso, relacionamento com colegas de trabalho, salrio, status, segurana no emprego. emprego.
FATORES DE MOTIVAO: Desafios do trabalho, responsabilidade, reconhecimento, realizaes, progresso no cargo e crescimento profissional

TRADE REALIZAO PODER AFILIAO (McCLELAND)


As pessoas aprendem e adquirem necessidades de acordo com a sua cultura. cultura. (famlia, Televiso, grupos de colegas, stc) stc) Realizao: Realizao: desejo de conseguir algo. algo. Poder: Poder: desejo de controlar outras pessoas. pessoas. Afiliao: Afiliao: desejo de estabelecer e manter relacionamento amigvel e caloroso com os outros. outros.

TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS:


VALORES
DESEMPENHO MELHORADO

METAS:
Realsticas; Aceitas; Usadas para Avaliar Desempenho; Ligadas a Feedback e Recompensas; Estabelecidas por Indivduos ou Grupos, Orientadas para a Aprendizagem

TEORIA X E Y
(Douglas McGregor)

TEORIA X
- Centrada na produo - Autocrtica - Controle externo

TEORIA Y
- Centrada no empregado - Democrtica - Controle interno

Papel gerencial
- Superviso prxima, com comportamento diretivo - Superviso ampla com comportamento de apoio

Papel principal
- nfase no controle, na coero e na punio - nfase no crescimento, na autonomia e na recompensa

Natureza humana
- Pessoas so preguiosas, tem falta de ambio, precisam ser conduzidas, baixo nvel motivao - Pessoas gostam do trabalho, querem fazer o melhor e so motivadas pelo desenvolvimento

Motivao Individual e Grupal


Resultado do Relacionamento
Acredita Atitude No Acredita Conhecimento No Sabe Faz Comportamento No Faz Sabe

A falta de dinheiro leva a insatisfao, mas possibilitar s pessoas crescimento profissional, reconhecimento, responsabilidades e desafios levam satisfao e, portanto, motivao.

material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3 aula

MOTIVAO INTRNSECA OU EXTRNSECA Motivao intrnseca: est relacionada intrnseca: recompensas psicolgicas, tais como: psicolgicas, a oportunidade de reconhecer a habilidade de algum; sentido de desafio e realizao; reconhecimento positivo ou apreciao; ser tratado de maneira considervel.

MOTIVAO INTRNSECA OU EXTRNSECA

Motivao extrnseca: est


relacionada a recompensas tangveis ou materiais tais como:
Salrios; benefcios adicionais; Seguro de vida; Promoes; Ambiente e condies de trabalho. trabalho.

Motivao: implicaes para a prtica gerencial:


Determine que nveis de desempenho so necessrios para atingir as metas; Treine e encoraje as pessoas; Compreenda diferenas individuais; Use o reforo positivo mais que a punio.

Motivao: implicaes para a prtica gerencial:


Determine que nveis de desempenho so necessrios para atingir as metas; Treine e encoraje as pessoas; Compreenda diferenas individuais; Use o reforo positivo mais que a punio.

Enriquecimento de cargo
Cargo enriquecido: Caractersticas Conseqncias
Feedback Relacionamento com cliente Nova aprendizagem Experincias singulares Controle sobre recursos Autoridade de comunicao direta Responsabilidade

Aumento da motivao Satisfao Produtividade Qualidade de vida no trabalho

ELEMENTOS DA FRUSTRAO
COMPORTAMENTO
Necessidades ou expectativas

Barreiras ou bloqueios

Soluo de problemas

Frustrao

Reestruturao (metas alternativas)

AGRESSO

REGRESSO

FIXAO

RETRAIMENTO

COMPORTAMENTO DESTRUTIVO

Como motivar uma equipe?


Motivar uma equipe um trabalho rduo e contnuo. - As pessoas precisam de uma liderana forte, motivada e vibrante. vibrante. - Ningum motiva pessoas: elas so pessoas: motivadas para agir e obter um resultado. resultado. - Quem faz alguma coisa faz por duas razes: razes: Obter resultado desejvel ou evitar um resultado indesejvel. So as indesejvel. pessoas que devem desejar o sucesso. sucesso.

Como motivar uma equipe?


- As pessoas so motivadas pela vontade de satisfazerem seus desejos e necessidades. O sesegredo da motivao identificar o que motiva o profissional. - A motivao diferente em pessoas diferentes: as pessoas pensam e agem de acordo com seus valores e experincias.
material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 3 aula

Como motivar uma equipe?


- Mostre ao colaborador como ele est indo. indo. As pessoas gostam de saber em que estgio elas esto. esto. Perspectivas que se encontram abertas. abertas. - Reconhea o valor pessoal: Elogie. pessoal: Elogie. Cada pessoa ao se encontrar com voc espera ser notada. No observe notada. sua equipe apenas para encontrar erros

Como motivar uma equipe?


- Repreenda, mas sempre buscando construir: construir: Muitos chefes se realizam com a repreenso. repreenso. - Identifique e neutralize os pregadores do Apocalipse: Apocalipse: so verdadeiros mestres em mostrar erros, falhas e em desanimar qualquer um que se disponha a ouvir seus comentrios. comentrios. Voc, como lder, precisa fazfazlos jogar no seu time, mostrar como esto prejudicando o trabalho da equipe. equipe.

Como motivar uma equipe?


- Esteja sintonizado com as emoes da sua equipe: equipe: Voc, como lder, dever ser capaz de olhar nos olhos do seu colaborador e sentir quando alguma coisa no est bem. bem. - Precisa sintonizar as emoes dos membros da equipe e perceber situaes fora do normal que possam estar prejudicando o desempenho daquele profissional. profissional. - Como podero se concentrar no trabalho se esto passando por um srio problema? O apoio neste momento fundamental para consolidar a sua liderana frente a seu profissional.

Selecione/ escolha quem vai trabalhar com voc

Mea e acompanhe; Escreva menos e fale mais; Favorea o esprito de equipe; Invista na sua equipe; Faa reunies com ao; Preste contas; Preste ateno em como as pessoas agem perto de voc; Faa balano dos seus relacionamentos; Faa reunio informal

TIPOS DE LIDERANA

GRID DE LIDERANA
9 8 7 6 5 4 3 2 1 1 Gerenciamento empobrecido (inexistente) (1-1) 3 Gerenciamento de tarefa/produo (autoritrio) (9-1) 7 8 (1-9) Gerenciamento de clube de capo (paternalista) (5-5) Gerenciamento de meio do caminho (em cima do muro) (9-9) Gerenciamento de equipe (eficaz)

Comportamento relacionado produo


Robert R. Blake e Jane S. Mouton

Liderana situacional
Paul Hersey e Kenneth Blanchard

alto

baixo trabalho alto relacionamento

E3 E2

alto trabalho alto relacionamento

Comportamento para o relacionamento

compartilhar

persuadir

delegar
baixo trabalho E4 baixo relacionamento

determinar
alto trabalho baixo relacionamento

baixa

E1 alta

baixa alta

Comportamento para o trabalho Maturidade dos subordinados

baixa

Liderana Transformacional e Carismtica


Paul Hersey e Kenneth Blanchard

Dimenses e comportamentos: Viso; Desenvolvimento de staff; Liderana de apoio; Empoderamento; Pensamento inovador; Liderana pelo exemplo; Carisma

Exerccio
Histria em quadrinhos
Cada grupo mximo 15 pessoas

Potrebbero piacerti anche