Sei sulla pagina 1di 2

COMUNIDADE EVANGLICA SER LIVRE Se pois, o Filhos vos libertar verdadeiramente sereis livres Jo 8.

36 Culto de Mulheres 16/10/1012

O QUE AUTOESTIMA? a forma como cada pessoa se sente em relao a ela mesma - o quanto gosta e valoriza sua prpria pessoa. um sentimento de autorrespeito. Quando nos valorizamos nos sentimos satisfeitos em ser como somos. A pessoa que tem uma boa autoestima no precisa impressionar o outro; ela reconhece o prprio valor. Esse reconhecimento do prprio valor que forma a essncia de nossa personalidade e determina o uso que faremos de nossas aptides e habilidades; o que ir influenciar diretamente todos os aspectos de nossa vida A autoestima seria a mola que impulsiona o ser humano para o xito ou fracasso na vida. O autorrespeito slido baseia-se em alguns princpios: Eu posso ser amado Eu sou importante e tenho valor porque existo Posso dirigir a mim mesmo e a meu ambiente com competncia. Sei que tenho alguma coisa a oferecer aos outros.

O ser humano tem duas necessidades bsicas que de se sentir amado e digno, e a satisfao dessas to importante para o nosso bem estar emocional quanto o oxignio para nossa sobrevivncia fsica. O sentimento de ser ou no amado ir afetar a maneira pela qual a pessoa vivencia seu dia a dia. Desde criana a mensagem que recebemos de sermos competentes e de termos alguma coisa a oferecer vai se tornar parte integral da nossa autoestima. E esta por sua vez vir das relaes entre a criana e aqueles que desempenham papel significativo em sua vida. A verdadeira autoestima a maneira pela qual nos sentimos intimamente e no a aparncia de felicidade ou a acumulao de riquezas e posio social. Toda a formao da autoestima acontece l na infncia na relao com quem responsvel pela criana. Para a criana os pais ou responsveis so deuses todo poderosos, e o que eles dizem a respeito delas o que ela . Ela luta para se enquadrar na viso que o outro tem dela para corresponder expectativa. A imagem que a criana vai formando a respeito de si mesma o resultado de influencias de vrias fontes: A forma como tratada pelas pessoas a sua volta. O grau de realizao e reconhecimento em reas que so importantes para ela. Estas questes so como fotos em um lbum imaginrio que formam a base de sua identidade. Suas respostas pessoais a pergunta Quem sou eu? A imagem que a pessoa tem de si mesma pode ser ou no exata. Desde criana quanto mais exata for a imagem que a pessoa faz de si mesma mais realisticamente ela conduz a sua vida. Muitas vezes as pessoas passam a vida toda tentando ajustar sua vida em funo da imagem que seus pais fazem dela sem poder seguir seus prprios desejos e capacidade. Quanto mais o autoconceito de uma pessoa corresponde as suas capacidades reais, a sua habilidade e ao seu potencial, mais provvel ser o seu sucesso. Um fator importante na formao da autoestima seria o julgamento que est implcito nas palavras. Por exemplo ,quando se diz a uma criana: ? Fulano, voc um monstro!, mas o tom de amor e orgulho como se dissesse: ? Meu filho, voc um grande sujeito. A imagem que a criana e depois o adulto faz de si, vai depender do juzo dos outros. Existem vrias maneiras de conseguirmos melhorar nossa autoestima: uma famlia compreensiva, um professor que nos respeite como pessoa, um emprego adequado ao talento, um amigo ou cnjuge carinhoso e confiante, uma filosofia religiosa que faa sentido para ns, uma reflexo em relao aos nossos pressupostos sobre ns mesmos, uma terapia individual ou de grupo. A rigidez impede o crescimento e o desenvolvimento do potencial da pessoa, levando a baixa autoestima que por sua vez no deixa a pessoa registrar sua competncia.

A pessoa que tem uma boa autoestima no exige a perfeio e aceita que no pode ter talento para tudo. J a pessoa que no tem, utiliza a fraqueza como arma contra si mesma e nada do que faz est suficientemente bom. Muitas vezes a pessoa tem um grande potencial mas nunca pode usufruir dele porque tem que estar sempre no lugar de incompetente. Viver de acordo com a expectativa que os pais ou os outros fazem da pessoa um verdadeiro suicdio do eu. Quando essa expectativa contraria a natureza da pessoa, esta vive um dilema de ser ou no ser ela mesma. Se optar por corresponder a expectativa dos outros, ela rejeita a si mesma e com isso priva-se de tornar-se a nica pessoa que realmente deveria ser: ela mesma. Muitas vezes os pais passam para a criana que ele que sabe quais devem ser os sentimentos, atitudes, valores e metas delas. Esses pais ensinam aos filhos a no ouvir os prprios desejos interiores, tornando-os altamente dependentes, manipulando-os de acordo com seus prprios critrios. E a recompensa a aprovao paterna que principalmente para a criana vital. Isto significa que o seu centro fica fora dela, que so os outros que tero as suas respostas e exatamente dessas respostas que ela vai precisar para desenvolver sua autoconfiana. Uma boa reflexo sobre como est a nossa autoaceitao seria: Quem sou eu? Quais os sentimentos eu tenho por mim? Que tipo de pessoa eu sou? Quais as qualidades que vejo em mim? Eu gosto de quem eu sou ou gostaria de ser outra pessoa? Se voc chegou a concluso que no gosta do seu jeito de ser, voc pode mudar de ideia pensando que sua baixa auto estima um reflexo dos juzos e experincias que voc teve, e que para mudar est em suas mos sair desse lugar que as pessoas com suas expectativas lhe colocaram. A pessoa que tem uma autoestima elevada no tem necessidade de negar o que sente. Ela pode se abrir sem medo de no ser aceita porque no precisa da aprovao dos outros e esta sensao de bem estar ir refletir para todos que estiverem ao seu lado. Marise Ubaldo Barreto Este texto foi baseado no livro A autoestima do seu filho de Dorothy Corkille Briggs

Potrebbero piacerti anche