Sei sulla pagina 1di 4

A Histria do Shiatsu

A palavra shiatsu de origem japonesa, e significa presso (atsu) com os dedos (shi). O shiatsu desenvolveu-se no Japo a partir antigas tcnicas manipulativas chinesas introduzidas a mais de 1000 anos atrs, essas tcnicas receberam inicialmente o nome de anma. H cerca de 300 anos atrs durante a era Edo, foi exigido dos mdicos japoneses que estudassem anma para que compreendessem e se familiarizassem com as estruturas do corpo humano e seu funcionamento e com canais de energia (Keiraku) e pontos (Tsubs). O objetivo era melhorar a capacidade do mdico em diagnosticar, prescrever o tratamento adequado e localizar os pontos de acupuntura. A anma era empregada no tratamento de problemas mais simples como tenso nas costas ou outros problemas musculo-articulares de menor gravidade, e como massagem relaxante, sendo gradativamente associada ao conforto e prazer. Era praticada e ensinada a pessoas portadoras de deficincia visual devido a sua aptido natural e a dificuldade de receberem outros tipos de instruo, chegando a ser considerada uma profisso para cegos. Posteriormente, com a chegada de mtodos ocidentais de massagem e manipulao, bem como da viso ocidental de anatomia e fisiologia e a subseqente associao com as formas tradicionais de tratamento por alguns terapeutas, criou-se um novo mtodo de tratamento que ficou conhecido genericamente como shiatsu. No entanto, muitos terapeutas que baseavam seu trabalho nas teorias tradicionais adotaram esta nova designao para evitarem restries e regulamentaes oficiais impostas a anma j no sculo XX, que obrigavam seus praticantes a se licenciarem junto aos rgos competentes. Em 1955 o shiatsu foi oficialmente reconhecido no Japo, mas como parte da anma, apenas em 1964 que o shiatsu foi reconhecido como sendo um mtodo teraputico independente e distinto da anma e quaisquer outros mtodos.

O que o Shiatsu?
O shiatsu uma terapia oriental de reequilbrio fsico e energtico. Usualmente definido como uma "massagem" oriental mas muito mais do que isso. Atua atravs de presses que

so aplicadas em determinadas reas e pontos do corpo humano, efetuadas, basicamente pelos polegares, dedos e palmas, prevenindo, corrigindo disfunes internas, promovendo e mantendo a sade e tratando doenas especficas. No shiatsu, realizam-se tambm alongamentos para os msculos contrados, referente rea dos meridianos tratados, desta forma consegue-se que a energia flua mais livremente. Nesta prtica de shiatsu ocorre uma transmisso de energia, atravs do toque e das presses, e dessa forma, o ideal que durante a sesso haja concentrao mtua (praticante/cliente). Msica relaxante, temperatura agradvel e aroma suave ajudam bastante, so detalhes importantes que ajudam no relaxamento. Com o shiatsu aprendemos a ouvir o nosso corpo, tambm um meio de sentirmos o corpo e entrarmos em contato com as suas tenses e desequilbrios e com a energia e o poder natural de cura existentes no organismo. Despertando uma nova e mais profunda conscincia do corpo, aprendemos a conhec-lo melhor e a respeit-lo tornando-nos mais sensveis ao seu ritmo e necessidades. Aps uma sesso de shiatsu sentimo-nos profundamente relaxados e, ao mesmo tempo, repletos de vigor e energia. A ativao do fluxo energtico cria um novo nvel de conscincia e incentiva ao desenvolvimento do nosso potencial nos nveis emocional e espiritual. Ajustamentos na alimentao, forma de respirar, atividade fsica e atitude perante a vida podem ser muito eficazes como auxlio em qualquer tratamento. Entre os diversos benefcios que o SHIATSU apresenta para o organismo, podero destacarse:

Terapia preventiva de doenas Flexibiliza a pele Melhora do sistema circulatrio Flexibiliza o sistema muscular Ajuda recuperao do equilbrio do sistema sseo Facilita as funes do sistema digestivo Melhora o controle do sistema endcrino Regula as funes do sistema nervoso
O shiatsu baseia-se nos princpios da medicina oriental, onde a sade uma entre as diversas foras existentes no organismo humano. No se preocupa em eliminar a doena diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condies ao organismo para eliminar a enfermidade atravs dos seus prprios meios, priorizando a sade, e no a doena. A energia vital, designada de "KI" no oriente, a energia bsica da vida de todos os seres vivos, incluindo o homem.

A energia KI flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais que so designados de "meridianos" de energia, que so a base da medicina oriental. Sendo o livre fluxo de energia pelo nosso corpo fator essencial para a sade fsica, intelectual e emocional, sempre que existem perturbaes nesse fluxo, que consistem em excesso e deficincia de KI em determinadas zonas do corpo, criam-se condies que afetam o nosso estado de sade, podendo originar o que conhecemos como "doenas". Assim, os terapeutas atuam nos meridianos visando o reequilbrio energtico, designadamente nos chamados pontos de presso, com a designao em japons de "TSUBOS", que so pontos que condensam a energia KI e nos permitem contatar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa.

*Tusbo contra contraes nos ombros / Tusbo contra a dor na parte superior do corpo / Tusbo para se recuperar de fadiga / Tusbo para aliviar a tenso nervosa.

Do ponto de vista cientfico, os TSUBOS so pontos que apresentam baixa resistncia eltrica, ou seja, so bons condutores eltricos, podendo ser utilizados tanto para diagnstico como para tratamento, refletindo o funcionamento interno do sistema corporal. Este conceito de atuao nos meridianos energticos, designadamente atravs dos tsubs, utilizado na acupuntura que utiliza agulhas colocadas em pontos ao longo dos meridianos, na moxabusto onde se aplica calor sobre os pontos dos meridianos escolhidos e no shiatsu onde se aplica presso sobre esses pontos e meridianos. O traado dos meridianos e a localizao dos tsubs so conhecidos desde tempos antiqssimos, tendo sido descobertos atravs da experincia prtica e mais tarde confirmados pelas pesquisas cientificas modernas. Os 12 meridianos (pares) do sistema bsico so os seguintes: 1. Pulmes 2. Mestre do Corao/Pericrdio/Circulao-Sexo 3. Corao 4. Intestino Delgado 5. Triplo-Aquecedor 6. Intestino Grosso 7. Bao-Pncreas 8. Fgado 9. Rins 10. Bexiga 11. Vescula Biliar 12. Estmago As duas artrias (meridianos mpares) so o Vaso-Concepo na parte anterior do corpo e o Vaso-Governador na parte posterior do corpo.

Cuidados
Esta massagem teraputica uma prtica preventiva, capaz tambm de solucionar problemas fsicos, emocionais e psquicos. Contudo, duvide da inteno dos praticantes de shiatsu ou de outro tipo de terapia que dizem ser capaz de curar quaisquer tipos de males. Tal como outros mtodos, naturais ou no, o shiatsu no faz milagres, mas certamente harmoniza o fluxo energtico do indivduo e potencializa as suas defesas naturais. A eficcia da cura depende sempre da gravidade da patologia que afeta o indivduo e, por essa razo, no abandone tratamentos

Potrebbero piacerti anche