Sei sulla pagina 1di 67

10

1 INTRODUO

Este projeto voltado ao estudo da exportao da sucata e seus benefcios, tendo a empresa escolhida a RFR Reciclagem (RFR Comrcio e Reciclagem de Metais Ltda.). O foco da pesquisa est na importncia da sustentabilidade e seus aspectos, pois tornou-se um assunto de suma importncia para os rgos governamentais, empresas privadas e, para diversas ONGs ambientais e sociais. Cada uma das organizaes possui uma viso sobre como devem ser as aes para que se promova um eficaz desenvolvimento sustentvel. Mas qual a forma de promover a sustentabilidade? Qual a responsabilidade de cada um dos atores para que consigam ter, na prtica, uma sociedade sustentvel com uma efetiva preservao do meio ambiente? Existe sustentabilidade sem reciclagem? Quem est no vermelho, pensa verde? Por que os programas de coleta seletiva no decolam no Brasil? Qual o efetivo papel da indstria da reciclagem na real incluso social e proteo do meio ambiente? Qual a importncia da imprensa nesse processo? A reciclagem cria uma cultura de combate ao desperdcio. Difunde e estimula o hbito do reaproveitamento de materiais, com reflexos positivos na formao da cidadania e no interesse pela melhoria da qualidade de vida da populao. O problema dos resduos slidos industriais no Brasil, principalmente no Estado de So Paulo vem se agravando no decorrer dos anos, essencialmente pela disposio inadequada no solo. Com isso surge a necessidade de destinar corretamente estes resduos a uma finalidade especfica. Algumas empresas aproveitaram essa necessidade para gerar um retorno financeiro para as mesmas, a partir da exportao de sucata. Por definio, os metais so classificados em dois grandes grupos quanto a sua composio: os ferrosos e no ferrosos. Os ferrosos so basicamente constitudos de ferro e ao. Os no ferrosos so o alumnio, o cobre, o chumbo, o nquel e o zinco. Os metais so materiais de elevada durabilidade, resistncia mecnica e facilidade de conformao. E na forma de sucatas tm grande importncia na indstria metalrgica. A quantidade de metal recuperado corresponde a cerca de 50% da produo de chumbo e 20% de ao. Embora seja maior o interesse na reciclagem de metais

11

no-ferrosos, devido ao grande valor da sucata, grande a procura pela sucata de ferro e ao, inclusive pelas grandes usinas siderrgicas e de fundies. A reciclagem de metais, principalmente a de ferrosos, apresenta tambm um papel socioeconmico, uma vez que dela dependem inmeras fundies de pequeno porte, instaladas nas reas industriais das cidades tanto no pas, quanto nos pases considerados potncias mundiais. Hoje observa-se um avano, pois a revoluo de 1930 proibia a exportao de sucata de ferro, para favorecer a indstria siderrgica Nacional. importante ressaltar a importncia e motivaes da exportao. A importncia da exportao est na diversificao de mercados, deixando de atuar apenas no mercado interno e passando a atuar nos mercados estrangeiros, aumentando o seu leque de compradores e, em conseqncia, reduzindo seus riscos de crise de mercado, como a reduo de preos, reduo do consumo, mudana de hbitos e poltica governamental. Diversificao de mercados significa no apenas diluir seus riscos e ter mais pases compradores, mas um aumento na quantidade vendida e na produo realizada. O aumento da produo tem como efeito o crescimento do emprego, resultando em mais salrio disponvel na economia, podendo provocar o aumento de capacidade de consumo da populao como um todo, impulsionando a economia do pas exportador. Outro resultado da maior produo ser o aumento da competitividade, esta pela reduo dos custos fixos, que so diludos por maior nmero de unidades produzidas, bem como pela maior capacidade de negociao na compra de matrias-primas. Outro efeito da exportao o aprimoramento dos recursos humanos, bem como tecnolgicos, pois a exportao exige produtos melhor elaborados para atendimento de mercados mais exigentes. Todos esses fatores implicam um aumento da competitividade da empresa e do pas, podendo coloc-los em posio de destaque no mercado internacional. Com isso o trabalho apresenta a exportao de sucata, como uma forma sustentvel para o meio ambiente e potencial geradora de lucro para a sociedade.

1.2 OBJETIVOS

12

1.2.1 Objetivo Geral


Tem-se como objetivo geral desvendar o reflexo da exportao de sucata nos aspectos sociais, econmicos e ambientais.

1.2.2 Objetivos Especficos


Pautam-se em: Explicar o que sucata, sua classificao e seu uso; Conhecer as conseqncias da exposio da sucata no meio ambiente e seus danos; Explicar o processo de exportao veiculando-a legislao especfica; Analisar o custo/benefcio dessa operao em uma empresa do estado de So Paulo.

1.3 JUSTIFICATIVA
Iniciou-se o trabalho procurando pelo tema que abrangesse algo interessante e relacionado ao curso, chega-se concluso que a Exportao de Sucata Metlica no Brasil: Empreendedorismo Sustentvel um tema atual e importante onde se pode abranger detalhes e particularidades essenciais como materiais viveis para os trmites de importao e exportao, rgos envolvidos e desenvolvimento desse campo de atuao no pas. Esse trabalho torna-se relevante, pois, alm dos benefcios para o meio ambiente, que sofre com o acmulo de lixo, os consumidores esto cada vez mais exigentes quanto qualidade dos produtos que consomem, assim como a sustentabilidade praticada pela empresa com quem esto negociando. Procuram sempre aquela organizao que se destaca entre as demais, e hoje em dia, um dos grandes diferenciais que empresas esto adotando como medida para atrair mais clientes o desenvolvimento sustentvel. Dele encontrou uma via de mo dupla, da mesma forma que supri as expectativas de seus clientes, produz um retorno para sua organizao daquilo que seria descartado. Segundo SIDNEY GRIPPI:

13

A grande vantagem da reciclagem dos metais a de se evitarem as despesas da fase de reduo do minrio a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia, requer transporte de grandes volumes de minrio e instalaes caras destinadas produo em grande escala, como por exemplo, em siderrgicas (SIDINEY GRIPPI, 2006, pg. 49)

1.4 METODOLOGIA
No transcorrer desse trabalho utilizou-se o mtodo dedutivo, Optou-se primeiramente pelo desenvolvimento do setor no pas, na segunda fase pelo Porto de Santos, e o estudo de caso nico de uma empresa do setor a ser designada e entrevistada, tal escolha foi feita devido proximidade e claro por tratar-se do maior porto da America latina. Para esta pesquisa foi adotado um conjunto de procedimentos. A pesquisa exploratria ser parte do processo exploratrio-descritivo combinados. Os procedimentos adotados sero: anlise documental de contedo das notcias veiculadas na internet, sobre o projeto em destaque, publicadas perodo entre 2008 a 2011 a pesquisa bibliogrfica, pesquisa explicativa baseada no levantamento de dados referentes aos processos exercidos atualmente na importao e exportao Brasil e pesquisa exploratria no estudo exploratrio e levantamento de informaes nos rgos e empresas envolvidas com o processo. Na anlise proposta neste projeto de pesquisa sero utilizados como referncia autores que discutem a Teoria e Gesto do Comrcio Exterior, ABC do Comrcio Exterior e a Reciclagem de Lixo com enfoque no aproveitamento da sucata de ferro, ao e derivados e os benefcios de sua exportao. Tambm sero analisadas notcias referentes ao assunto Exportao de Sucata no Brasil que est em processo de desenvolvimento e o recorte desde 2008, com referncia e base nos livros: Lixo Reciclagem e sua Histria, 2 Edio, Sidney Grippi, editora Intercincia, Rio de Janeiro, 2006. ABC do Comrcio Exterior, 3 Edio, Samir Keedi, editora Aduaneiras, So Paulo, 2007. Comrcio Exterior Teoria e Gesto, 2 Edio, Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues, editora Atlas SA, So Paulo, 2008. A revoluo de 1930: Historiografia e Histria, 1 Edio Revisada, Boris Fausto, editora Schwarcz, So Paulo, 2008.

14

Direciona-se a pesquisa para o que feito atualmente e quais aspectos podem ser melhorados. Ento confrontamos com um grave problema no desperdcio e falta de aproveitamento dos materiais, nos problemas causados ao meio ambiente, alm da possibilidade de promover a sustentabilidade e a competitividade do porto. De acordo com MINERVINI,

O Comrcio Internacional como uma guerra, para o qual se sai para


combater um fuzil sem conhecer o poder do adversrio, que talvez tenha um sistema de foguetes intercontinentais. Parece que no fcil vencer: Voc pode dizer que Davi venceu Golias com um pedregulho, mas isso se passou h centenas de anos, e agora os Davis passam mais horas assistindo televiso do que lanar pedras, e os Golias so um pouco mais inteligentes e melhor armados (MINERVINI, 1997, pg. 31).

Tem-se que preparar para alcanar degraus maiores no comrcio internacional e o mercado de hoje requer idias e processos avanados e sustentveis. Desta forma analisaremos a viabilidade da exportao de sucata e suas implicaes. Segundo Sidney Grippi:

Existem quatro nveis envolvidos no negcio da sucata, cada qual com um papel diferente a ser desempenhado. No primeiro nvel, temos os catadores que coletam os materiais reciclveis em diversas fontes: ruas, condomnios, escritrios, comrcio, associaes de bairro, escolas, etc. Esta atividade congrega pessoas primeiramente pessoas humildes, que geralmente tm nesse negcio o seu sustento bsico. No segundo nvel, os reciclveis so comprados por pequenos sucateiros ou ferros-velho, que geralmente so proprietrios de uma rea coberta, propiciando a triagem do material. Nesta fase, uma empresa j deve estar devidamente estruturada e licenciada no rgo ambiental. O terceiro nvel formado pelos recicladores propriamente ditos (Sidney Grippi, 2006, pg.55).

15

2 REFERENCIAL TERICO
Buscarse- dados pesquisados e tericos, segundo Salomon, a pesquisa bibliogrfica busca a resoluo de um problema (hiptese) por meio de referenciais tericos publicados, analisando e discutindo as vrias contribuies cientficas. Esse tipo de pesquisa trar subsdios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura cientfica. Conforme Salomon25 (2004), a pesquisa bibliogrfica fundamenta-se em conhecimentos proporcionados pela Biblioteconomia e Documentao, entre outras cincias e tcnicas empregadas de forma metdica envolvendo a identificao, localizao e obteno da informao, fichamento e redao do trabalho cientfico. Esse processo solicita uma busca planejada de informaes bibliogrficas para elaborar e documentar um trabalho de pesquisa cientfica.

2.1 CONCEITO DE COMRCIO INTERNACIONAL


Exportar o ato de remeter a outro pas mercadorias produzidas em prprio ou em terceiros pases, que sejam de interesse do pas importador, e que proporcionem a ambos envolvendo vantagens na sua comercializao ou troca. , portanto, a sada de mercadorias para o exterior. cada vez mais indiscutvel a importncia dos aspectos ambientais no mbito empresarial, apesar de muitas vezes essa importncia ser uma conseqncia da obrigatoriedade a que muitas empresas esto comprometidas. Em muitos casos, as organizaes so obrigadas a se submeterem a certas responsabilidades com o governo e as entidades reguladoras, bem como a presses de organizaes no governamentais e ao prprio cliente, atravs da preservao ou construo de uma imagem num mercado altamente competitivo.

2.2 NVEIS DO NEGCIO DA SUCATA


Segundo Schler, os fabricantes de produtos de alta tecnologia, empresas de reciclagem, departamentos pblicos e principalmente os pesquisadores deveriam se organizar, a fim de fundar um centro europeu de competncia para o setor. At o momento, diz ela, os europeus detm poucas informaes sobre as terras raras.

16

No se sabe nem ao menos o volume das preciosas matrias-primas em uso. Neste setor deveras novo das terras raras, trabalha-se muito com estimativas, conclui a especialista. Acredita-se que o tempo mnimo necessrio at que sejam atingidas todas as condies tcnicas, econmicas e jurdicas para um prspero sistema de reciclagem, seja de cinco a dez anos. A economia, porm, no pode esperar por to tanto tempo, diante da iminncia de dificuldades urgentes no fornecimento de terras raras. Martin Kneer, da Associao Econmica dos Metais, v a reciclagem com ceticismo, embora por outro motivo. Vendo de forma realista, no ser possvel, no setor de metais e quanto menos no das terras raras, nem de longe responder demanda necessria. Sem chance, diz ele. Para Kneer, a reciclagem apenas uma pea no mosaico de uma ampla estratgia de reaproveitamento de matrias-primas. O mesmo a dizer sobre os quesitos eficincia e disponibilidade crescente das mesmas em fontes europeias.

2.2.1 Vantagens em reciclar metais


Tendo em vista esse novo cenrio que se formou ha pouco tempo, algumas empresas souberam reconhecer essa nova oportunidade de mercado e encontraram meios para garantir uma parte dos benefcios que podem surgir, algumas tomaram propores to grandes que as operaes vo alm das fronteiras. exatamente sobre essas empresas que conseguiram entrar no mercado de exportao de Sucatas Metlicas (ferro, ao, cobre, alumnio, zinco, magnsio) que deve-se focar o trabalho, apresentando os setores que mais lucram com essa atividade e a maneira como se mantm atuante. Ressaltamos que segundo SIDNEY GRIPPI.

As latas de folha-de-flandres revestida com estanho dominam o setor de embalagens no Brasil, principalmente os setores de alimentos e bebidas. So consumidas anualmente no pas cerca de 700 mil toneladas de ao estanhado, cromado ou sem revestimento, para a fabricao de 7 bilhes de latas. As latas de alumnio asseguram para sim o mercado de bebidas, refrigerantes, sucos e cervejas (SIDNEY GRIPPI, 2006, pg. 50)

17

A reciclagem desses tipos de lata extremamente importante para ambas as indstrias de embalagens, no caso do alumnio, a energia necessria para o processamento do metal reciclado 20 vezes menor que para o metal primrio; para o ao est relao de 3,7, ainda assim considervel. Na indstria de embalagens metlicas, a reduo de custos com os gastos de energia vital para o negcio. Mas o Brasil ainda perde muito com esses materiais, pois no aproveita os demais tipos de metais em sua maioria e no exporta tanto quanto poderia. Segundo SAMIR KEEDI:

Que motivaes levam os pases a exportarem ou importarem mercadorias e que podem proporcionar a unio dos povos em torno do comrcio? Essas motivaes podem ser as mais diversas e estar ligadas aos mais variados interesses (SAMIR KEEDI, 2006, pg. 17)

Recursos naturais de um pas podem ser uma das maiores fontes da realizao do comrcio, tanto pelo lado exportador quanto pelo importador. Se o pas tem recursos abundantes poder export-los para pases com poucos ou nenhum destes recursos, bem como poder precisar de fatores tecnolgicos para sua obteno e utilizao, o que pode significar a importao de bens de produo para isso, e que no so produzidos por esse pas. Devemos nos beneficiar da capacidade da produo de sucata em nosso pas e transform-la em capital, o que com certeza ocasionar a promoo da sustentabilidade de um modo geral. Ressalta-se ainda, segundo SIDNEY GRIPPI:

Os sucateiros e recicladores ganham com a melhoria da qualidade dos materiais reciclveis que iro comprar. Com os aumentos da oferta desses materiais e com a maior regularidade de fornecimento, quem ganha tambm o sistema, pois haver uma contribuio de forma significativa para a gesto ambiental e a disposio adequada do lixo que geramos, (SIDNEY GRIPPI, 2006, pg. 57).

18

Se analisada a quantidade de sucata processada pelo grupo RFR mensalmente em torno 45 mil toneladas ms, o que corresponde 5% do market share do Brasil, o volume de material, tirado das ruas, se este servio feito pelo nosso setor no existisse, a sociedade e os governos teriam um problema imenso de como tratar esse volume absurdo de sucata ferrosa, que seria ficaria espalhada pelas grandes cidades.

3 ESTUDO DE CASO
Empresa RFR (Realfer, Fervitor e Recimesa) e sua estrutura de reciclagem

A empresa RFR, de Guarulhos (SP), h 25 anos no ramo e especializada na recuperao de metais como ferro e ao, uma das que tem apostado no crescimento desse mercado. A empresa de 250 funcionrios processa 40 mil toneladas/ms de sucata, cerca de 5% da oferta nacional, que inclui carros e eletrodomsticos no fim de sua vida til, alm dos resduos do processo produtivo de montadoras como Mercedes-Benz e Volvo. A empresa possui um grande triturador, conhecido como Schreder, com capacidade para triturar de 50 a 60 veculos por hora. "Eles so colocados inteiros no triturador e depois os materiais so separados", explica Mrcia Monteiro, diretoraadministrativa e scia da RFR. Os carros mais antigos, a maioria dos que chegam ao triturador, possuem mais ao na composio, enquanto os mais novos tm composio mais heterognea - alumnio, plstico e metais no-ferrosos tambm podem ser recuperados. "O volume de materiais reciclados poderia ser ainda maior. Tem capacidade instalada, mas falta recolher mais veculos ao fim da vida til", diz Mrcia. Com capacidade operacional instalada para a reciclagem e beneficiamento de 500 mil toneladas por ano de sucatas industriais e de obsolescncia, a RFR umas das maiores empresas do segmento no Brasil. Possui os mais modernos equipamentos para armazenamento, transporte, movimentao e processamento de sucatas, com produtos e servios de qualidade certificada pela ISO 9.001. Investimento constante em inovao e tecnologia de ponta, agilidade, qualidade e foco no atendimento de todas as necessidades do cliente so os fatores

19

responsveis pelo reconhecimento da RFR como referncia nos mercados nacional e internacional de sucata. Sua poltica empresarial est fundamentada na transparncia, na responsabilidade socioambiental e na excelncia, com base no conhecimento adquirido em mais de 80 anos de atuao no setor de reciclagem de metais. Situada no distrito industrial de Cumbica, em Guarulhos, na Grande So Paulo, a RFR Reciclagem est instalada em uma rea de 50.000 m, 100% pavimentada com 14.000 m cobertos , prxima a trs das principais rodovias do pas: Presidente Dutra, Ferno Dias e Airton Senna. Est tambm a uma curta distncia do Porto de Santos, o mais importante do pas. Essa localizao estratgica possibilita a seus clientes ganhar tempo e eficincia e reduzir custos. A RFR Reciclagem nasceu de uma mudana no cenrio nacional. As siderrgicas, principais compradoras da sucata beneficiada, passaram a fundir a prpria sucata e, de uma hora para a outra, deixaram de ser apenas clientes para assumir o papel de temidos concorrentes. Os scios da RFR no tinham muitas sadas. Somar foras foi o caminho que ns encontramos para garantir a sobrevivncia de um negcio que atravessava vrias geraes, diz Vidal Cruz, 52 anos, um dos oito scios da RFR. Separados, no sobreviveramos por mais cinco anos. Nascida da juno das empresas Realfer, da Fervitor e da Recimesa, todas da capital paulista, a RFR Reciclagem responde por 8% do mercado nacional. Processa cerca de 30.000 toneladas de sucata, j que o setor beneficiou em 2005, segundo o Sindicato do Comrcio Atacadista de Sucata ferrosa e no ferrosa do Estado de So Paulo, 580.000 toneladas de ao e ferro por ms. Desse total, 520.000 foram negociadas com as usinas siderrgicas e as demais com as fundies. Ao criar uma nova empresa, os scios dizem que reduziram custos, aumentaram o mix de produtos, ganharam escala e investiram na modernizao das mquinas e da frota. Melhor do que isso, ergueram uma indstria equipada com o que h de mais moderno em tecnologia para o ramo. Compraram, por exemplo, um sofisticado aparelho de medio do ndice de radioatividade presente na sucata. Nenhum caminho carregado entra no ptio sem antes passar pelo detector, afirma Cruz. uma questo de segurana. Adquiriram tambm uma imensa mquina, chamada de Shredder, que mais parece uma

20

engenhoca de filmes de fico cientfica, para triturar a sucata bruta e garantir um produto final com um ndice de purificao 22% superior ao oferecido pelo mercado. De fabricao alem, a shredder custou 10 milhes de reais e tornou-se o diferencial competitivo da RFR.Respeitando a cartilha da modernidade e da preservao do meio ambiente, a RFR, em um ano de operao, cresceu 20% em volume de sucata processada e faturou 120 milhes de reais. Alm disso, conquistou a certificao ISO 9001 na gesto da qualidade. uma performance que, com nossas empresas independentes, seria impossvel alcanar, diz Marcos Fonseca, 34 anos, o caula dos scios. Segundo ele, a modernizao, os ganhos de volume e a boa visibilidade no mercado foram alguns dos benefcios trazidos pela fuso. Ao contrrio das grandes fuses empresariais, a criao da RFR reciclagem no levou meses. Os scios afirmaram que bateram o martelo em menos de uma semana. Para os parceiros mais cautelosos, soava como um risco abrir mo de um negcio que ia bem as trs empresas eram reconhecidas pelo mercado para comear tudo de novo. Mesmo assim, convenceram-se. O cenrio econmico apontava nessa direo e logo assimilamos a idia da fuso para ganhar representatividade, diz Cruz. A agilidade na tomada da deciso no significa que o processo seria indolor. Tnhamos laos emocionais fortes, porque as empresas carregavam histrias de famlia, diz Cruz. O scio Fonseca lembra que, para alguns, o que mais doeu foi abrir mo do nome de suas empresas, uma identidade que se confundia com os donos. A soluo encontrada foi preservar as iniciais da trs, RFR. A emoo nesse momento pesa muito, assim como o fato de ter de dividir com o ex-concorrente uma empresa que voc mesmo criou. Diz Cruz. Entre fechar as antigas empresas e iniciar a nova operao passaram-se 90 dias. A preparao envolveu a busca de um terreno de 50.000 metros quadrados no municpio de Guarulhos, na Grande so Paulo, capaz de acomodar a sede da empresa e a shredder que, todos concordavam, precisava ser comprada. Tambm envolveu a estruturao da frota de caminhes e da rede de coleta de sucata. Com uma frota de caminhes moderna e uma equipe de funcionrios treinados e qualificados, a RFR est preparada, em termos de logstica, para atender a qualquer tipo de necessidade de coleta, seja em indstrias de grande, mdio e pequeno porte, seja em depsitos de sucata.A empresa disponibiliza

21

diferentes tipos de caamba e de modernos caminhes para a coleta e o transporte de matria-prima dos seus fornecedores at sua unidade. Tambm oferece toda a infraestrutura necessria para o recebimento de sucata transportada pelos prprios fornecedores, com rapidez, qualidade e segurana e investe fortemente em tecnologia para oferecer produtos e servios de alta qualidade a seus clientes. Por isso, possui os mais modernos equipamentos de beneficiamento, controle e monitoramento de matrias-primas e processos. A empresa a nica do pas com um detector de radiao Exploranium AT900, que assegura a entrega de produtos livres de radioatividade tanto para o mercado interno quanto para o externo. Tambm uma das nicas empresas a possuir a trituradora Shredder, que, aps beneficiar a sucata, separa os materiais ferrosos dos no-ferrosos, otimizando a produo. Outra mquina de ltima gerao disponibilizada pela RFR o Tilter, usado especificamente para exportao. Ele permite o carregamento mais rpido e seguro dos contineres que sero embarcados para outros pases. Alm desses equipamentos, a RFR conta ainda com modernas prensas, tesouras, balanas, ims, escavadeiras, pontes rolantes e briquetadeira, que beneficiam a matria-prima antes de sua comercializao para siderrgicas e fundies. Para garantir a alta qualidade dos produtos e servios oferecidos a seus clientes, no Brasil e no exterior, a RFR mantm rigorosos mtodos de controle e monitoramento de todos os seus processos, desde a compra da matria-prima at o transporte do produto beneficiado ao seu destino final. Sempre com o compromisso de enviar a cada siderrgica ou fundio o material com a composio qumica especfica definida pelo cliente, a RFR realiza anlises qumicas da matria-prima de todos os seus fornecedores. Tambm faz a pesagem de todos os caminhes de matria-prima antes de eles entrarem no ptio da empresa, de forma a assegurar a exatido da quantidade de sucata disponvel diariamente. A empresa tambm mantm um sistema de monitoramento dos processos realizados no seu ptio para que seus clientes possam acompanhar, pela internet e em tempo real, o carregamento dos seus pedidos. Esse servio especialmente relevante no caso de exportao, j que possibilita que os compradores de outros

22

pases monitorem o carregamento dos seus contineres de forma rpida, prtica e segura. Realiza diferentes tipos de beneficiamento e reciclagem da sucata, que podem ser executados tanto em sua unidade quanto nas plantas dos prprios clientes, para atender suas necessidades especficas. Mantm uma moderna frota de 80 caminhes para atender com qualidade e agilidade s mais variadas necessidades de coleta de seus fornecedores. Alm de veculos do tipo roll-on, poliguindaste e munck, possui equipamentos Tilter para carga e descarga de contineres martimos de 20 e 40. A empresa disponibiliza ainda cerca de 2 mil caambas de 7 m a 35 m para o armazenamento e a coleta de sucatas. Com base em sua ampla experincia no setor, tambm projeta caambas exclusivas para atender demandas especficas dos seus clientes. Entre elas est a caamba ecolgica, dotada de compartimentos que separam a matria-prima coletada dos resduos de gua e leo que eventualmente podem estar misturados a ela. Esses compartimentos evitam que os resduos vazem durante o transporte, possibilitando seu descarte de forma ambientalmente adequada. O objetivo de todo cuidado garantir o acondicionamento limpo e o transporte seguro dos materiais, dentro e fora da empresa, eliminando riscos e oferecendo os melhores resultados, tanto econmicos quanto ambientais. Sempre com o compromisso de oferecer as melhores solues de logstica e transporte, a RFR se dispe a instalar equipamentos para beneficiamento dentro da prpria indstria geradora de sucata, de forma a facilitar e agilizar o processo de reciclagem. A preocupao com a correta destinao de resduos industriais e com o esgotamento de nossos recursos naturais tem ocupado lugar cada vez mais central nas polticas dos setores pblico e privado. Em razo desse novo cenrio, no qual a questo ambiental permeia todas as discusses sobre a sustentabilidade do nosso planeta, tornou-se imprescindvel que as empresas geradoras de resduos industriais se responsabilizem pela sua correta destinao ou seu reaproveitamento. Para tanto, necessrio que desenvolvam uma estrutura de gesto ambiental ou estabeleam alianas com parceiros confiveis que cuidem do tratamento e da destinao adequada dos seus resduos.

23

A misso da RFR Reciclagem como empresa justamente contribuir para a preservao do meio ambiente, ao viabilizar o reaproveitamento de materiais ferrosos, que, sem sua atuao, seriam descartados no meio ambiente e exigiriam a extrao de recursos naturais no renovveis. A reciclagem de sucata de ao, alm de evitar o esgotamento dos recursos naturais, ainda tem diversas vantagens econmicas para as empresas. Ela possibilita a gerao de receitas com a venda de resduos comerciais e a diminuio dos gastos com o gerenciamento ambiental. Alm disso, diversos estudos mostram que a reciclagem de sucata permite a economia de milhes de barris de petrleo, prolonga a vida til dos aterros sanitrios e das reservas minerais e possibilita a reduo no consumo de energia eltrica e na utilizao dos recursos hdricos. Com o objetivo de atender plenamente todas as necessidades de seus clientes e a legislao em vigor, a RFR possui todas as licenas pertinentes sua atividade junto aos rgos ambientais municipais, estaduais (CETESB) e federais (IBAMA). A empresa certificada pela ISO 14.000. Alm de atender grandes usinas siderrgicas, a RFR comercializa seus produtos e servios para fundies de todos os portes, sempre com alta qualidade, pontualidade e foco nas necessidades especficas de cada cliente.

Tambm est capacitada para atender a pedidos de clientes nos cinco continentes, para todos os tipos de produtos, oferecendo a mais moderna tecnologia e os mais rgidos processos de controle e monitoramento para que a sucata chegue com qualidade, pontualidade e segurana ao seu destino final. Os produtos de qualidade so ponto forte da empresa, porm a RFR tambm desenvolve solues especficas de armazenagem, logstica, coleta, separao e preparao de sucatas, envolvendo equipamentos e mo de obra, para indstrias geradoras, fundies e siderrgicas. Sua especializao e larga experincia no mercado de sucata garantem a qualidade dos servios oferecidos. A empresa disponibiliza ainda toda a sua infraestrutura de equipamentos e seu conhecimento do setor para indstrias que precisam de sucatas preparadas ou de um trabalho de gesto de resduos, mas no querem investir em equipamentos, por opo ou viabilidade de escala. Nesses casos, a RFR executa servios de transporte, movimentao interna, acondicionamento em caambas, prensagem, briquetagem e triturao, tanto na planta do prprio cliente como nas suas instalaes

24

Oferece a seus clientes a mais completa gama de produtos para os diferentes tipos de fornos, tanto de grandes siderrgicas quanto de pequenas fundies. A empresa disponibiliza todos os tipos de sucatas j preparadas para consumo, em qualquer quantidade e forma de beneficiamento: triturada, prensada, briquetada, tesourada, oxicortada ou peneirada. A procedncia e a qualidade das matrias-primas so garantidas por meio dos mais modernos sistemas de controle, monitoramento e pesagem. Com isso, a RFR tem capacidade de atender s mais variadas exigncias de siderrgicas e fundies, tanto de composio e densidade quanto de tamanho. A coleta totalmente realizada diariamente em nossos clientes, para tal deixado uma caamba vazia no local, e quando a mesma preenchida o cliente nos solicita e a coleta feita pelos caminhes da prpria RFR. A RFR tambm compra produtos entregues por terceiros diretamente em nossos ptios.Os materiais so todos armazenados na RFR, para serem processados e vendidos. Quando o mercado interno no tem capacidade de absorver todo o material, produzido pela RFR, uma parte do mesmo exportado. A exportao tem como principal motivo a venda da sucata que no podem ser absorvida pelas siderrgicas e fundies nacionais.KOREA, VIETNAM, INDIA, PAQUISTO, TAIWAN, BANGLADESH entre outros.

A sucata toda comprada pela RFR, o custo da mesma alto. A RFR compra o material, retira, processa e vende de acordo com a necessidade de cada cliente. A sucata armazenada em nossos ptios, sendo a matriz em Guarulhos detm de uma rea de 60.000 metros quadrados para armazenagem e processamento da sucata.

3.1 TIPOS DE SUCATA DA EMPRESA RFR


De acordo com a empresa RFR existem trs tipos de sucata de ao: Sucata de retorno: originada da usina siderrgica durante o processo de fabricao dos mais variados tipos de ao. Sucata de processamento: resultante das atividades industriais (indstria automobilstica, embalagens, naval, construo civil, entre outras);

25

Sucata de obsolescncia: proveniente da coleta de produtos em desuso (automveis, mquinas, foges, geladeiras, entre outros). Pacote de Chaparia (30x30 cm / 40x40 cm / 45x45 cm / 60x60 cm). Sucata Estrutural Tesourada. Sucata Triturada (Shredder). Sucata de Ferro fundido Quando o ao produzido inteiramente a partir da sucata, h uma significativa reduo da poluio do ar (de at 85%) e do consumo de gua (de at 76%), alm da eliminao de todos os impactos decorrentes da atividade de minerao. composto pelos ferros-velhos, depsitos de resduos slidos e cooperativas de reciclagem. As atividades caracterizam-se desde a recepo de produtos que no esto mais em condies de utilizao, desmontagem e separao dos produtos em matrias primas e o encaminhamento para as indstrias que iro reaproveitar esses resduos no processo de reciclagem. Os resduos utilizados nesse mercado so provenientes da coleta seletiva ou catao informal, sendo compostos por latas de alumnio, recipientes plsticos, garrafas de vidro, caixas de papelo, baterias e peas de carros, monitores de computador, televisores, etc. Os materiais so muito variados, sendo o lixo eletroeletrnico apenas mais um insumo deste nicho de mercado. Segundo dados do IBGE referente ao clculo bsico para medida de lixo produzido: Costumeiramente tem-se a tarefa de limpar a casa e colocar a sacolas de lixo em frente, ou ento na loja ou no escritrio. Alguns cidados j esto separando seu lixo em material reciclvel e orgnico e entregando aos catadores, o que beneficia em muito a Cidade e a todos os envolvidos, sendo que, quando uma pessoa separa seu lixo e entrega a um catador que destina corretamente todo o material essa pessoa esta fazendo um grande circulo virtuoso comear a girar. Sendo assim, h sempre um ganha-ganha nesse processo, ainda, a separao dos reciclveis tem um beneficio econmico que deve ser considerado. Segundo alguns estudos (IBGE) cada cidado gera em media 500 gramas de lixo nas cidades com at 500 mil habitantes, se calcularmos esse volume e abalizarmos o mercado, chegaremos seguinte concluso: 1 habitante = 500 gramas de lixo. 500 gramas de lixo = 30 % em media reciclvel. 30% = 150 gramas de material reciclvel. Valor mdio do quilo de material reciclvel

26

R$ 0,30. Uma cidade com 50 mil habitantes produz diariamente cerca e 25

toneladas de lixo. 7.500 quilos de materiais reciclveis diariamente. 7.500 quilos multiplicado por R$ 0,30 = R$ 2.250,00 diariamente, o que nos d um valor aproximado de R$ 67.500,00 mensais. Esse apenas um clculo aproximado, pois quanto maior o poder aquisitivo, esses valores aumentam, mas temos aqui uma base do que esta sendo desperdiado. Se uma prefeitura criar um programa de coleta seletiva de forma a garantir longevidade no processo, tranquilamente conseguira agregar muitos catadores e atingir quase 100% do volume de reciclveis coletados, material esse que representa 80% do volume nos aterros sanitrios. Embora visivelmente lucrativo e ambientalmente correto a coleta seletiva nas cidades vem sendo tratada de forma ainda rudimentar, no levam em conta o potencial dos catadores e ainda no vem as cooperativas e associaes como prestadoras de servio, ao contrario, preferem estimular a dependncia e o comodismo. Assim que as prefeituras comearem a entender que esse trabalho social e ambientalmente necessrio para o desenvolvimento do municpio. O projeto deve ter forma organizada e com metas. Diariamente cresce o nmero de carros que deixam de circular e segundo entrevista realizada com o responsvel pelo Sindipeas, a soluo a reciclagem. Para quem est acostumado a levar cerca de duas horas para percorrer a Marginal Tiet, uma das mais importantes vias da cidade de So Paulo, a impresso que o nmero de 34 milhes de automveis no Brasil 4,5 milhes deles apenas na capital paulista est subestimado. Os dados so do Departamento Nacional de Trnsito (Denatran) e referem-se a carros emplacados no pas. Entretanto, apesar de parecer o contrrio, muitos deles s existem no papel. Na prtica, parte da frota j se transformou em sucata h um bom tempo, uma vez que o Denatran no tem informaes, segundo sua assessoria de imprensa, sobre os veculos que deixaram de circular. De acordo com levantamento do Sindicato Nacional da Indstria de Componentes para Veculos Automotores (Sindipeas), o nmero real de
1

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (http://www.ibge.gov.br/home/default.php) Acesso em 02/2010.

27

automveis em circulao atualmente de pouco mais de 22 milhes de unidades. O estudo, apresentado no segundo semestre de 2009, baseia-se nas vendas ao mercado interno desde 1957. A mesma pesquisa indica que a idade mdia da frota de 9 anos e que 15% dos veculos tm mais de 15 anos de uso. Apesar dos incentivos econmicos para a renovao, o mercado de carros velhos se mantm como uma alternativa para quem no tem condies financeiras de adquirir um veculo novo. Como no h leis que decretem o fim da vida dos automveis, eles resistem pelas ruas, mesmo desregulados e agonizantes, e s param de circular quando, de fato, no lhes restam as mnimas condies de rodagem. Ainda assim, tomando por base os acidentes em que h perda total, ou roubos e furtos, quando no existe possibilidade de recuperao, o Sindipeas chegou a uma estimativa, talvez a nica, sobre o percentual de veculos que deixam de circular anualmente: 1,5% da frota. A principal dvida saber para onde vo os veculos sem condies de circulao. Infelizmente, os nmeros divulgados pelos principais compradores desse material no so animadores. Apenas 1,5% da sucata de ferro e ao tem como origem automveis descartados. Afirma Elias Bueno, secretrio executivo do Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Ao: A falta de legislao especfica, de abrangncia nacional, que incentive e regulamente a reciclagem de veculos e possibilite o desembarao e a baixa nos rgos competentes com rapidez um dos gargalos a sanar. Elias considera que o setor, composto por 3 mil empresas espalhadas pelo pas, seja a principal porta de entrada para automveis em fim de vida. Um exemplo prtico disso o amplo espao de 50 mil metros quadrados em Guarulhos (SP), pertencente RFR Reciclagem, onde guindastes lanam dentro do triturador (shredder) a sucata, incluindo carros inteiros. O equipamento faz tambm a separao, por meio de esteiras magnticas, dos materiais reciclveis. A capacidade da mquina de 14 mil veculos por ms. Deve haver apenas 15 dessas em todo o pas, explica o diretor de compras da empresa, Marcos Sampaio da Fonseca, que tambm presidente do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Ao. Segundo o diretor da RFR, senhor Fonseca, o total de 1,5% de automveis reciclados pelas empresas de sucata, de ferro e ao corresponde apenas aos veculos comprados inteiros, em leiles de seguradoras ou do poder pblico, assim

28

como de desmanches, ao preo de R$ 0,30 o quilo, o que equivale mdia de R$ 200 por unidade. impossvel mensurar a quantidade de carros que chegam em pedaos, junto com geladeiras velhas ou cadeiras de praia, provenientes de diversas fontes, como oficinas de funilaria, carroceiros, desmanches e depsitos de sucata. Como no h escala para a desmontagem dos veculos, a empresa compra o automvel j sem itens como estofamento, pneus, vidros ou bateria. Mesmo nesse estado, depois da triturao, cerca de 20% da sucata acaba no aterro sanitrio. So impurezas, terra ou materiais no reciclveis, explica Fonseca.

3.2 A SUCATA E OS FATORES ECONMICOS E SOCIAIS


O cuidado da RFR com o meio ambiente no se resume aos negcios de compra e venda de sucata. A empresa adota internamente uma srie de prticas para minimizar ao mximo os impactos ambientais gerados por suas atividades. Uma delas a coleta seletiva de lixo, que est disseminada em toda a empresa. Depois de coletados, os materiais so separados em caambas, que so levadas por uma empresa especializada em gesto de resduos para reciclagem. Para reduzir a poluio do ar, alm de manter em sua frota apenas caminhes com no mximo dois anos de fabricao, a RFR faz o monitoramento das emisses de cada veculo, encaminhando os que apresentam problemas para manuteno. Os caminhes tambm devem permanecer desligados durante a pesagem e o processo de verificao das ordens de entrada e sada de material, para gerar menos fumaa. Tambm mantm uma estao de tratamento de efluentes para tratar toda a gua usada na lavagem dos caminhes e das matrias-primas. Depois de passar por um processo de descontaminao, a gua devolvida limpa para o crrego que passa ao lado da empresa. Todo o leo usado nos caminhes da RFR e o resultante dos processos de beneficiamento da sucata so recolhidos em uma galeria especfica e depois encaminhados para reciclagem por uma empresa especializada. Todo o ptio cortado por canaletas para garantir o recolhimento do leo que pinga dos caminhes e da sucata e evitar a contaminao do solo e da gua. Em relao energia eltrica, todos os setores da empresa tm um responsvel pelo desligamento dos interruptores de luz para evitar o desperdcio.

29

Alm disso, todos os monitores de computadores da empresa so modelos de LCD, para economizar energia. Segundo Evandro A. S. Grili, advogado e scio de Brasil Salomo e Matthes Advocacia, com atuao nas reas tributria e de meio ambiente, recentemente, entrou em vigor a Lei Federal n. 12305/2010, que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), criada com objetivo de estabelecer princpios, conceitos e mecanismos que buscam, em suma, uma forma sustentvel de disposio final de resduos e rejeitos slidos. A lei traz inovaes importantes, conceitos que devem modificar a relao de todos ns que somos os consumidores, empresas, e poder pblico com os resduos que geramos todos os dias durante as atividades do nosso cotidiano. Um dos mais importantes instrumentos da nova legislao diz respeito Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida do Produto, via da qual toda cadeia produtiva, da indstria ao varejo, atingindo tambm o consumidor, passam a ser responsveis pela destinao final do lixo gerado por conta de seus produtos. A Unio, Estados e Municpios tero obrigao de estabelecer Planos de Gerenciamento de Resduos Slidos, com o objetivo de cobrar dos responsveis as inmeras aes e obrigaes previstas na nova lei. Estes planos tambm traro nus ao poder pblico, que ter papel fundamental na consecuo das polticas pblicas de destinao sustentvel do lixo produzido diariamente em todas as cidades do Pas. A lei tem cunho social muito evidente, no sentido de incluir as comunidades de catadores, associaes e cooperativas que congregam este tipo de pessoas que vivem daquilo que sobra do nosso consumo dirio. Nesse ponto, h um grande desafio para a coletividade, que o de capacitar estas entidades do ponto de vista da gesto, organizao do trabalho, planejamento das aes, etc. Isso ser fundamental para que estes setores da sociedade possam, efetivamente, receber as benesses programadas. Mas um ponto muito importante da PNRS est focado num instrumento criado por ela, chamado de Logstica Reversa. Sobre este item vamos nos deter um pouco mais porque ele pode mudar por completo o sistema de destinao de resduos slidos de determinados negcios, alterando por completo a sua estrutura de custos e a forma pela qual sero dispostos na natureza. Segundo Grili, a logstica reversa consiste no dever de criar uma estrutura dentro da cadeia de consumo que permita fazer com que os produtos e suas

30

embalagens, aps uso pelo consumidor, retornem a quem o produziu ou importou, a fim de que seja dada destinao adequada. Para setores como o de pilhas e baterias; pneus; lmpadas fluorescentes; leo lubrificante e seus derivados; e, eletroeletrnicos e seus componentes, esta obrigao imediata. A logstica reversa, nestes casos, poder ser implantada por iniciativa do Poder Pblico ou do particular, existindo uma srie de pr-requisitos que devero ser cumpridos, desde formalidades legais, at estudos de viabilidade tcnica e econmica da implantao. Para outros produtos que sejam comercializados em embalagens plsticas, metlicas ou de vidro tambm poder haver implantao da logstica, contudo ser obrigatria a formalizao de um acordo setorial entre o particular e o poder pblico. O espao pequeno para tratar das centenas de nuances desta nova lei, mas como mensagem final deve ficar a esperana de que estamos dando um passo muito importante para mudar a nossa concepo sobre os resduos que geramos e, pelos quais, somos todos responsveis de agora em diante. Isso sem contar que se cria, ou melhor, fomenta-se ainda mais, um novo nicho econmico consistente na prestao de servios ligados a disposio adequada de resduos. a busca pela sustentabilidade melhorando a nossa vida no Planeta e abrindo infindveis oportunidades de novos negcios.

3.3 A RFR E A EXPORTAO DE SUCATA


A RFR Reciclagem, uma das maiores empresa de processamento de ferro e ao do Pas, j realizou o embarque de aproximadamente 15 mil toneladas de sucata de ferro para China, Coria, ndia, Paquisto, Vietn. Em 2009, o preo do ferro e do ao no mercado sucateiro caiu drasticamente a partir do segundo semestre do ano passado, a ponto de tornar o negcio invivel, seja para catadores, seja para depsitos, cooperativas e at empresas de processamento de sucata. Mas, para estas ltimas, a soluo tem sido pouco convencional: a exportao. Os embarques comearam no final de dezembro e tm sido ampliados ms a ms. Em fevereiro exportamos 10 mil toneladas, em maro j temos fechados contratos para mais 10 mil, mas com certeza vai ser maior, afirmou Marcos

31

Fonseca, diretor da RFR: O setor no Pas no tem histrico de exportao, porque um processo complexo, disse Fonseca. No existe estrutura porturia para exportar a granel, temos de embarcar em continer, que tm custo de frete oneroso. Em 2009, a capacidade para processar era de at 40 mil toneladas de ferro e ao por ms, est operando com cerca de 50% de ociosidade, com produo de 22 mil toneladas por ms, das quais atualmente metade embarcada. Estamos faturando 30% do que faturvamos, disse Fonseca. Caiu de cerca de R$ 20 milhes por ms para aproximadamente R$ 6 milhes mensais. Com isso, a empresa reduziu em 25% o quadro de funcionrios, dos 280 que possua. A entidade prev que curto prazo ocorrer elevado nmero de fechamento de empresas ao considerar que a ociosidade j ultrapassa 50%, devendo as demisses superar a quantidade inicialmente estimada de 1,5 mil empregados. Segundo o Sindinesfa, o Brasil produzia cerca de 7,8 milhes de toneladas anuais de sucata e houve uma queda de 50% no processamento. O segmento de mercado do comrcio atacadista de resduos e sucatas metlicas vem atravessando uma das piores crises dos ltimos tempos e inmeras empresas do setor sucateiro esto baixando suas portas, afirmou. Na Turquia, como a expectativa de que a demanda interna no retome to rapidamente, mas comece a retornar apenas no segundo semestre, as empresas tm se juntado para buscar fortalecer a atuao junto ao mercado externo. A principal aposta a Turquia, pas que segundo os sucateiros brasileiros o maior importador mundial de sucata de ferro, cerca de 16 milhes de toneladas anuais, o que corresponde a cerca de duas vezes a produo brasileira. Alm do apoio do governo paulista para a exportao, o setor reivindica junto ao governo federal e rgos pblicos competentes a concesso de uma rea porturia que disponha de calado e cais com dimenso apropriada para carregar e descarregar sucata ferrosa e no ferrosa; a concesso de incentivos fiscais, tarifas porturias e pedgios diferenciados para viabilizar e estimular negociaes com commodity de baixo valor agregado. A Sindinesfa pediu a suspenso de impostos para aquisio de equipamentos utilizados na atividade sucateira e barreiras importao de produtos

semimanufaturados de ao e congneres e a aplicao de medidas protecionistas

32

para evitar possveis importaes de insumos utilizados na composio do ao a exemplo da sucata de ferro e ao. Entre as idias esto criao de linha de financiamento para subsidiar os elevados estoques do setor. Em 2010, segundo o secretrio executivo do Sindinesfa - Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Ao, Elias Bueno, com a efetivao desta diminuio abre-se o caminho para a exportao do insumo brasileiro. A exportao era um caminho que deveria ser pensado diante da baixa descabida de preo, destaca. Conforme afirma o secretrio, as sucateiras devem se preparar para este ramo de comrcio, que no tradicional do Brasil, mas seria a sada para aumentar a margem de lucro destas empresas. Sucateiras de pequeno e mdio porte podem se unir para conseguirem foras para exportar, sugere Bueno. A exportao do insumo comeou a ser pensada durante a crise econmica sofrida no ano passado, a partir de ento grandes sucateiras passaram a se organizar para oferecer o produto para o mercado externo. Hoje muitos pases nos consultam com interesse em nossa sucata. O que faremos agora para incentivar este ramo do comrcio encaminhar estas consultas para as empresas de sucata, facilitando o contato para a exportao, explica Bueno. Embora o presidente do Sindinesfa, Marcos Fonseca, acredite que a tendncia futura do mercado seja a importao de sucata, em funo do surgimento de novas usinas brasileiras, tambm cr que se vir outra baixa os preos vo cair em um nvel que o Brasil no poder controlar. Marcos Fonseca, que tambm proprietrio da RFR Reciclagem, empresa que j exporta para pases como ndia, China e Vietn, ele garante que a margem de lucro com a exportao melhor.Teve pocas em que aqui o preo praticado girava em torno de 100 dlares enquanto fora o valor se aproximava de 250 dlares, destaca. Expectativa para 2011, De acordo com a RFR, de cada 100 latas descartadas no Brasil, 98 voltam cadeia de produo, o maior ndice de reciclagem do mundo. O valor pago ao catador pelo quilo de sucata, equivalente a 75 latinhas, fechou 2010 por volta de R$ 2,50, com variaes regionais, de acordo com a Associao Brasileira do Alumnio (Abal). O preo, que havia comeado o ano em R$ 1,70, aumentou quase 50% durante o perodo. O valor final, pago pelas indstrias aos intermedirios, passou de R$ 2,55 para R$ 3,25 o quilo. A alta , em parte, explicada pela valorizao

33

internacional do alumnio, mas tem um componente mais forte de demanda interna pelo metal. "O preo do alumnio caiu bastante durante a crise, mas subiu rapidamente depois", afirma a analista de minerao da Tendncias Consultoria Integrada, Stefnia Grezzana. A tonelada da commodity chegou a custar US$ 1.330 em fevereiro de 2009, mas o preo j estava quase totalmente recuperado oito meses depois. Durante 2010, o aumento no foi to expressivo: em novembro era de US$ 2.330, apenas US$ 96 acima do valor de janeiro. Apesar da alta, o preo internacional do alumnio no chegou ao nvel anterior crise econmica. "O preo era muito alto e, quando caiu, os estoques aumentaram, sendo que ainda no voltaram ao patamar anterior", explica Grezzana. A analista acredita em aumento

gradual do preo da commodity durante 2011, com convergncia dos estoques para o nvel histrico. O valor internacional do alumnio, definido na Bolsa de Londres, reflete-se diretamente na maior parte das economias do mundo. No Brasil, o preo muitas vezes descola dessa tendncia, guiado pela demanda e oferta internas. Segundo o coordenador da comisso de reciclagem da Abal, Hnio de Nicola, na formao do preo da sucata no pas, o valor da commodity entra com peso de 30%, enquanto a disponibilidade responde pelos 70% restantes. Para este ano, as perspectivas de Nicola so de alta, ainda que o preo da commodity desacelere. "Existe uma demanda forte em praticamente todos os setores que consomem sucata de alumnio, enquanto o volume de gerao praticamente constante. A briga pela sucata ser cada vez mais feroz" afirma Nicola. No Brasil, a sucata de alumnio disputada principalmente por trs segmentos. No setor automobilstico, a matria-prima substitui o ao em algumas peas, com vantagens considerveis. Na siderrgica, usada em reaes trmicas para produo de ligas de ferro. A indstria de embalagens usa o material para produzir novas latas. A cada 100 latas descartadas no Brasil, 98 voltam cadeia de produo, o maior ndice de reciclagem do mundo, segundo os ltimos dados da Abal, referentes ao ano de 2009. Alm disso, o pas importa anualmente cerca de 100 mil toneladas de sucata de alumnio. O ano de 2010 foi atpico. O pas precisou importar

embalagens, que se somaram sucata depois do consumo. Assim, a importao

34

caiu para 60 mil toneladas. A possibilidade de comprar sucata de outros pases impe um limite ao preo interno do material. A valorizao do alumnio impactou a renda dos catadores de material reciclvel, prejudicada no perodo da crise. "Em 2009, muitos catadores deixaram de exercer a funo para buscar alternativas como, pedreiros ou faxineiros. Agora, que os preos se estabilizaram, as cooperativas conseguem sobreviver e eles comearam a voltar", conta Eduardo Ferreira, liderana do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclveis (MNCR). Atualmente, o catador que trabalha oito horas por dia, seis dias da semana, ganha de um a um e meio salrio mnimo. "Em 2011, nossa expectativa que os preos subam e que a poltica pblica contemple os catadores, melhorando nossa situao", Outras commodities metlicas tambm cresceram em valor durante o ano passado. O preo cobrado pelo minrio de ferro exportado pelo Brasil mais do que dobrou desde o fim de 2009. De acordo com a Tendncias, o motivo foi uma mudana na precificao, que passou a refletir de forma mais acentuada as variaes de oferta e demanda no mercado internacional. A valorizao, entretanto, no se refletiu inteiramente na demanda por esses reciclveis. "O valor da commodity no influencia o nosso mercado to diretamente. Quem determina os preos so os clientes de grande porte, as usinas siderrgicas. Agora que o mercado interno comeou a reaquecer, afirma Vanessa Barbieri, gerente financeira da RFR Reciclagem, que tem capacidade para processar 200 mil toneladas de ferro e ao por ano. "Na crise, os preos da sucata declinaram de forma sucessiva e no se recuperaram ainda, muitas empresas passaram a operar abaixo do limite aceitvel para o seu negcio e algumas buscaram o mercado externo", confirma Elias Bueno, secretrio-executivo do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Ao (Inesfa), que rene 45 companhias do setor. Para 2011, elas apostam na retomada no consumo. O professor de Economia da Fundao Getlio Vargas (FGV), Evaldo Alves, no acredita em estagnao, mas no aposta em perspectivas muito altas para o mercado interno. "Tem um fantasma rondando a economia brasileira: a inflao. O prprio governo vai ter que tomar algumas medidas e isso vai provocar desacelerao. Para o resto do mundo, Alves espera crescimento modesto: "o preo

35

das commodities deve aumentar um pouco, mas no h chance de cair por causa da demanda da ndia e da China."

3.4 A LEGISLAO PARA A EXPORTAO DE SUCATA


A regulamentao vigente para exportao de sucata de acordo com da OMC (Organizao Mundial do Comrcio), no permite a desonerao de impostos diretos incidentes sobre agentes exportadores. No entanto, a prtica de desonerao dos impostos indiretos no somente permitida pela entidade, como tambm difundida entre as principais economias. O Decreto 6759/2009 de 5 de fevereiro de 2009, regulamenta a administrao das atividades aduaneiras, e a fiscalizao, o controle e a tributao das operaes de comrcio exterior. A legislao atual no tem sido suficiente para desonerar as exportaes de impostos indiretos. Apesar de representar um avano, a nova medida dificilmente ser capaz de desonerar as exportaes de todas as firmas que atualmente perdem

competitividade por conta da malha tributria. Recentemente foi anunciado pelo governo um novo pacote, que tem o mrito de encarar o desafio de promover a competitividade das exportaes brasileiras. Contudo, a medida de acelerao da devoluo dos crditos acumulados dificilmente ser suficiente para desonerar as exportaes de todas as empresas que atualmente perdem competitividade com este problema. Apesar de se apresentar como uma alternativa, o Drawback2 acaba por gerar um segundo problema, ao conferir vantagens tributrias aos insumos importados frente aos nacionais, que acabam por arcar com o custo de carregamento do ICMS.

3.4.1 Conveno de Basilia (1989)

A Conveno de Basilia um tratado internacional que visa incentivar a minimizao da gerao de resduos perigosos, inclusive com mudanas nos
2

Drawback o regime especial que consiste na importao com a suspenso, iseno ou restituio de tributos, de insumo s destinados a integrar ou acondicionar produtos exportados ou a exportar.

36

prprios processos produtivos e a reduo do movimento transfronteirio desses resduos. Esse tratado pretende monitorar tambm o impacto ambiental das operaes de depsito, recuperao e reciclagem que se seguem ao movimento transfronteirio de resduos perigosos. O documento estabelece, por exemplo, a necessidade de consentimento prvio, por escrito, por parte dos pases importadores para os resduos especificados para importao, a adoo de medidas adequadas de minimizao da gerao de resduo, e a administrao ambientalmente correta de resduos e seu depsito. Foram aprovadas 3 listas conferindo ao lixo eletrnico a categoria de resduo perigoso, sujeito ao banimento. Prope ainda o banimento dos resduos com ligas de arsnio, cdmio, chumbo e mercrio de aparelhos ou restos de aparelhos eletroeletrnicos. Ainda esto sendo discutidas diretrizes sobre os resduos de baterias cidas e de chumbo e sobre a recuperao e reciclagem de metais e compostos metlicos. (SMA, 1997).

3.4.2 Segunda Reunio das Partes da Conveno de Basilia

A Deciso II-2 foi adotada por consenso na 2 Reunio das Partes da Conveno de Basilia, realizada de 21 a 25 de maro de 1994, que proibiu a partir de 31 de dezembro de 1997 a movimentao transfronteiria de resduos perigosos procedentes de pases membros da OCDE para pases no membros,

reconhecendo que essa movimentao apresenta grande probabilidade de os resduos serem manejados de forma no ambientalmente segura. Decide tambm a eliminao gradativa at a proibio da entrada de resduos perigosos destinados a operaes de reciclagem ou recuperao;

3.4.3 Poltica Nacional de Resduos Slidos

No Brasil, em 1991 o Congresso Nacional decretou o Projeto Lei 203/91, instituindo a Poltica Nacional de Resduos Slidos que diz respeito ao gerenciamento desses resduos, ou seja, a segregao, a coleta, a manipulao, a triagem, o acondicionamento, o transporte, o armazenamento, o beneficiamento, a comercializao, a reciclagem, a disposio final e o tratamento.

37

Conforme o Artigo 7, a Poltica Nacional de Resduos Slidos tem por objetivos: I - disciplinar a gesto, reduzir a quantidade e a nocividade dos resduos slidos;

3.4.4 Agenda 21

A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUCED), realizada em 1992 e conhecida como Rio-92, assumiu compromisso com o desenvolvimento sustentvel. Durante essa conferncia foi estabelecida a Agenda 21, um programa de ao que viabiliza um novo padro de desenvolvimento ambientalmente racional, incluindo com grande abrangncia temas como mudanas nos padres de consumo, reduo, reutilizao e reciclagem de resduos slidos. (MMA, 2007).

3.4.5 Lei Estadual n 12.300

Em 16 de maro de 2006,

No TTULO II da Gesto dos Resduos Slidos, captulo I das Disposies Preliminares, Artigo 17 A importao, a exportao e o transporte interestadual de resduos, no Estado, dependero de prvia autorizao dos rgos ambientais competentes.

38

4 CONCLUSO
Este trabalho teve como pergunta norteadora: a exportao de sucata, uma forma sustentvel para o meio ambiente que gera lucro? Por meio da pesquisa realizada pode-se observar que sucata que recolhida, de um modo geral, necessita de aes imediatas para que a exportao ocorra em grande escala, pois a quantidade de sucata produzida muito grande e atualmente o pas no lucra, pelo contrrio, perde qualidade de vida e meios de gerao de renda. As grandes empresas siderrgicas ainda so as nicas que utilizam a sucata como benefcio no pas. Analisa-se tambm os benefcios que a RFR realiza ainda no so significativos ao mercado, porm a empresa apresenta grande potencial lucrativo, alm de ser uma pea importante na preservao do meio ambiente. Os benefcios que a RFR realiza ainda no so significativos ao mercado, porm a empresa apresenta grande potencial lucrativo, alm de ser uma pea importante na preservao do meio ambiente. A atividade de coleta, transporte, seleo, preparao e comercializao da sucata metlica que realizada, dentre outros benefcios, resulta na desonerao dos Municpios de grande parte das despesas necessrias para a preservao do meio ambiente, destinado corretamente os materiais metlicos reciclveis e prolongando a vida til dos aterros sanitrios e das reservas minerais, proporcionando imediata reduo no consumo de energia eltrica e da utilizao dos recursos hdricos. A realidade mundial pauta-se sobre uma crescente preocupao com os efeitos industriais e da urbanizao sobre o meio ambiente vem se acentuando de algumas dcadas para c. O objetivo geral dessa pesquisa foi atingido, pois o reflexo da exportao da sucata muito grande se compararmos o aproveitamento atual, com o potencial atual para comercializao apresentado. Cumprindo as etapas pr-determinadas no incio deste trabalho, pode-se compreender que a varivel ambiental, tanto quanto a social, introduzida na reflexo estratgica de empresas lderes como um diferencial competitivo, atravs da percepo de que o posicionamento e o reforo de suas imagens corporativas permitiro a expanso de seus negcios em um tempo em que esta diferenciao

39

extremamente difcil atravs de outras variveis mercadolgicas, crescendo o nmero de alianas ambientais entre empresas e ONGs ambientalistas. Este trabalho foi de grande valia para o grupo, pois, enquanto estudantes e futuros profissionais de Comrcio Exterior e as empresas em geral, esto se deparando com condies de ambiente externo em grandes transformaes e com velocidades crescentes de mudana. Dentre as principais, nestas ltimas dcadas, observa-se o crescimento de uma nova conscincia dos consumidores a respeito dos impactos dos produtos sobre o meio ambiente, devido a um nvel maior de informao ou a uma intensidade e proximidade dos problemas advindos destas agresses. Um novo modo de produzir se faz necessrio, uma atividade econmica que reutilize as matrias-primas, de forma a evitar desperdcios e acmulos txicos, e a RFR trabalha para viabilizar esse desenvolvimento sustentvel e crescer economicamente, mas respeitando o ciclo de renovao do meio ambiente, em uma constante busca de equilbrio. Finalizando ainda deixa-se como sugesto que se elabore um plano de negcios focado num plano de marketing atingvel para uma maior demanda, visto que a empresa est investindo muito, pois acredita na sustentabilidade necessria para o mundo atual e futuro.

40

REFERNCIAS
Site: www1.folhauol.com.br
15/05/2011 17:00h

- PEDRO PEDUZZI e GILBERTO COSTA acesso em Clipping Gazeta Mercantil entrevista com

Site:www.transportabrasil.com.br

Fonseca (Diretor RFR) acesso em 13/10/2010 s 20:56h Site: www.gruporfr.com.br acesso em 12/04/11 s 9:00h Site: www.sindinesfa.com.br acesso em 12/04/2011 s 23:29h Site: www.odocumento.com.br Folha on line 13/05/2011 10:00h Site: www.coamari-itapeva.blogspot.com Cristiano Ferreira (Estudante Adm.) acesso em 20/04/2011 15:00h Site: www.valoronline.com.br Luciana Seabra acesso em 26/01/2011 s 10:42h Site:www.sescsp.org.br Marcelo Santos acesso em 22/04/2011 s 11:50h Site:www.hojeemdia.com.br Nairo Almeri Acesso em 13/10/2010 s 20:56h Site: www.foundrygate.com INFOMET 12/04/2011 s 9:35h Site: www.global21.com.br Luciana Collet (Jornal do Brasil) 22/04/2011 s 12:23h Site: WWW.ipea.gov.br acesso em 31/05/11 s 23:49h Site: www.planalto.gov.br acesso em 31/05/11 s 23:55h Site: www.scribd.com acesso em 01/06/11 s 09:03h Site:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/15/66443-reciclagem-de-sucatahigh-tech-e-deficiente-na-alemanha.html 17/02/11 s 11:05h

Lixo Reciclagem e sua Histria, 2 Edio, Sidney Grippi, editora Intercincia, Rio de Janeiro, 2006 ABC do Comrcio Exterior, 3 Edio, Samir Keedi, editora Aduaneiras, So Paulo, 2007 Comrcio Exterior Teoria e Gesto, 2 Edio, Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues, editora Atlas SA, So Paulo, 2008 Como fazer uma monografia. 11a ed. So Paulo, Salomon DV. ,Martins Fontes, 2004

41

APNDICE

Apndice 1

Agenda 21

A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUCED), realizada em 1992 e conhecida como Rio-92, assumiu compromisso com o desenvolvimento sustentvel. Durante essa conferncia foi estabelecida a Agenda 21, um programa de ao que viabiliza um novo padro de desenvolvimento ambientalmente racional, incluindo com grande abrangncia temas como mudanas nos padres de consumo, reduo, reutilizao e reciclagem de resduos slidos. (MMA, 2007).

Na Agenda 21, algumas propostas referem-se aos resduos slidos e resduos perigosos: Reduo de rejeitos de resduos slidos: otimizao no uso dos recursos, maior eficincia na produo e mudana nos padres de consumo; Desenvolvimento de novas tecnologias para controlar e impedir a poluio do ar e da gua; Tratamento e despejo ambientalmente saudveis: estabelecimento de padres internacionais; Ampliao dos servios de lixo: planejamento nacional, internacional e financiamentos; Reduo de rejeitos perigosos: uso de tecnologia de fabricao mais limpa, reciclagem, substituio de materiais perigosos e transferncia de tecnologia sustentvel; Reciclagem, recuperao e uso repetido de material de lixo txico: incentivos mercadolgicos, econmicos e legais; Melhoria nos procedimentos para manuseio, transporte, armazenamento, despejo e destruio dos rejeitos perigosos, abrangendo seu ciclo de vida total; Programas de informao pblica, treinamento e legislao especfica para que pessoas inocentes no se tornem vtimas dos danos causados pelos resduos perigosos;

42

Cooperao internacional para disseminao de informaes sobre riscos, controle do transporte transfronteirio e difuso do conhecimento de novas tecnologias. (MMA, 2007).

43

Apndice 2

Poltica Nacional de Resduos Slidos

No Brasil, em 1991 o Congresso Nacional decretou o Projeto Lei 203/91, instituindo a Poltica Nacional de Resduos Slidos que diz respeito ao gerenciamento desses resduos, ou seja, a segregao, a coleta, a manipulao, a triagem, o acondicionamento, o transporte, o armazenamento, o beneficiamento, a

comercializao, a reciclagem, a disposio final e o tratamento. Conforme o Artigo 7, a Poltica Nacional de Resduos Slidos tem por objetivos: I - disciplinar a gesto, reduzir a quantidade e a nocividade dos resduos slidos; II - preservar a sade pblica, proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente, eliminando os prejuzos causados pela gerao e/ou disposio inadequada de resduos slidos; III - formar uma conscincia comunitria sobre a importncia da opo pelo consumo de produtos e servios que no afrontem o meio ambiente e com menor gerao de resduos slidos e de seu adequado manejo, bem como sobre a relevncia da separao e adequada disponibilizao do lixo domiciliar para fins de coleta; IV - gerar benefcios sociais e econmicos aos municpios que se dispuserem a licenciar, em seus territrios, instalaes que atendam aos programas de tratamento e disponibilizao final de resduos slidos; V - estimular e valorizar as atividades de coleta de resduos slidos reutilizveis e reciclveis; VI - fomentar o reaproveitamento de resduos como matrias primas e fontes de energia; VII - propugnar pela imediata regularizao, ou na impossibilidade dessa medida, pelo encerramento das atividades e extino de locais que se prestem inadequada destinao de resduos slidos. (PORTAL DA CMARA, 2007). A subseo IX dessa poltica trata dos resduos de produtos tecnolgicos destinados a uso pelo consumidor, ou seja, os provenientes da indstria de informtica ou automotiva, os eletro-eletrnicos, de comunicao e outros que, aps o encerramento de sua vida til, necessitem de destinao final especfica sob pena de causar danos ao meio ambiente ou sade pblica, responsabilizando os

44

fabricantes pelo gerenciamento dos resduos gerados por esses produtos. (PORTAL DA CMARA, 2007). A seo IV aborda o tema reciclagem, considerando que a mesma deve ser adotada quando apresentar viabilidade econmica e na existncia ou possibilidade de criao de um mercado para as substncias produzidas, se os custos forem compatveis. Alm disso, deve apresentar viabilidade tcnica mesmo que seja necessrio o pr-tratamento do resduo e tambm ser ambientalmente conveniente. E em Pargrafo nico afirma: A reciclagem deve ocorrer de forma apropriada e segura, de acordo com a natureza do resduo, e de forma a no ferir os interesses pblicos, nem aumentar a concentrao de poluentes. (PORTAL DA CMARA, 2007).

45

Apndice 3

LEI ESTADUAL N 12.300, DE 16 DE MARO DE 2006

Institui a Poltica Estadual de Resduos Slidos e define princpios e diretrizes.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO: Fao saber que a Assemblia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: TTULO I Da Poltica Estadual De Resduos Slidos CAPTULO I Dos Princpios e Objetivos

Artigo 1 - Esta lei institui a Poltica Estadual de Resduos Slidos e define princpios e diretrizes, objetivos, instrumentos para a gesto integrada e compartilhada de resduos slidos, com vistas preveno e ao controle da poluio, proteo e recuperao da qualidade do meio ambiente, e promoo da sade pblica, assegurando o uso adequado dos recursos ambientais no Estado de So Paulo.

Artigo 2 - So princpios da Poltica Estadual de Resduos Slidos:

I -a viso sistmica na gesto dos resduos slidos que leve em considerao as variveis ambientais, sociais, culturais, econmicas, tecnolgicas e de sade pblica; II - a gesto integrada e compartilhada dos resduos slidos por meio da articulao entre Poder Pblico, iniciativa privada e demais segmentos da sociedade civil; III - a cooperao interinstitucional com os rgos da Unio e dos Municpios, bem como entre secretarias, rgos e agncias estaduais; IV - a promoo de padres sustentveis de produo e consumo; V - a preveno da poluio mediante prticas que promovam a reduo ou eliminao de resduos na fonte geradora; VI - a minimizao dos resduos por meio de incentivos s prticas ambientalmente adequadas de reutilizao, reciclagem, reduo e recuperao;

46

VII - a garantia da sociedade ao direito informao, pelo gerador, sobre o potencial de degradao ambiental dos produtos e o impacto na sade pblica; VIII - o acesso da sociedade educao ambiental; IX - a adoo do princpio do poluidor-pagador; X - a responsabilidade dos produtores ou importadores de matrias-primas, de produtos intermedirios ou acabados, transportadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, catadores, coletores, administradores e proprietrios de rea de uso pblico e coletivo e operadores de resduos slidos em qualquer das fases de seu gerenciamento; XI - a atuao em consonncia com as polticas estaduais de recursos hdricos, meio ambiente, saneamento, sade, educao e desenvolvimento urbano; XII -o reconhecimento do resduo slido reutilizvel e reciclvel como um bem econmico, gerador de trabalho e renda;

Artigo 3 - So objetivos da Poltica Estadual de Resduos Slidos: I - o uso sustentvel, racional e eficiente dos recursos naturais; II -a preservao e a melhoria da qualidade do meio ambiente, da sade pblica e a recuperao das reas degradadas por resduos slidos; III - reduzir a quantidade e a nocividade dos resduos slidos, evitar os problemas ambientais e de sade pblica por eles gerados e erradicar os "lixes", "aterros controlados", "bota-foras" e demais destinaes inadequadas; IV - promover a incluso social de catadores, nos servios de coleta seletiva; V - erradicar o trabalho infantil em resduos slidos promovendo a sua integrao social e de sua famlia; VI -incentivar a cooperao intermunicipal, estimulando a busca de solues consorciadas e a soluo conjunta dos problemas de gesto de resduos de todas as origens; VII - fomentar a implantao do sistema de coleta seletiva nos Municpios.

Pargrafo nico -Para alcanar os objetivos colimados, caber ao Poder Pblico, em parceria com a iniciativa privada:

1. articular, estimular e assegurar as aes de eliminao, reduo, reutilizao,

47

reciclagem, recuperao, coleta, transporte, tratamento e disposio final dos resduos slidos; 2. incentivar a pesquisa, o desenvolvimento, a adoo e a divulgao de novas tecnologias de reciclagem, tratamento e disposio final de resduos slidos, inclusive de preveno poluio; 3. incentivar a informao sobre o perfil e o impacto ambiental de produtos atravs da autodeclarao na rotulagem, anlise de ciclo de vida e certificao ambiental; 4. promover aes direcionadas criao de mercados locais e regionais para os materiais reciclveis e reciclados; 5. incentivar aes que visem ao uso racional de embalagens; 6. instituir linhas de crdito e financiamento para a elaborao e implantao de Planos de Gerenciamento de Resduos Slidos; 7. instituir programas especficos de incentivo para a implantao de sistemas ambientalmente adequados de tratamento e disposio final de resduos slidos; 8. promover a implantao, em parceria com os Municpios, instituies de ensino e pesquisa e organizaes no-governamentais, de programa estadual de capacitao de recursos humanos com atuao na rea de resduos slidos; 9. incentivar a criao e o desenvolvimento de cooperativas e associaes de catadores de materiais reciclveis que realizam a coleta e a separao, o beneficiamento e o reaproveitamento de resduos slidos reutilizveis ou reciclveis; 10. promover aes que conscientizem e disciplinem os cidados para o adequado uso do sistema de coleta de resduos slidos urbanos; 11. assegurar a regularidade, continuidade e universalidade nos sistemas de coleta, transporte, tratamento e disposio de resduos slidos urbanos; 12. criar incentivos aos Municpios que se dispuserem a implantar, ou a permitir a implantao, em seus territrios, de instalaes licenciadas para tratamento e disposio final de resduos slidos, oriundos de quaisquer outros Municpios; 13. implantar Sistema Declaratrio Anual para o controle da gerao, estocagem, transporte e destinao final de resduos industriais; 14. promover e exigir a recuperao das reas degradadas ou contaminadas por gerenciamento inadequado dos resduos slidos mediante procedimentos

especficos fixados em regulamento; 15. promover a gesto integrada e compartilhada de resduos slidos, apoiando a

48

concepo, implementao e gerenciamento dos sistemas de resduos slidos com participao social e sustentabilidade.

CAPTULO II DOS INSTRUMENTOS Artigo 4 - So instrumentos da Poltica Estadual de Resduos Slidos: I - o planejamento integrado e compartilhado do gerenciamento dos resduos slidos; II - os Planos Estadual e Regionais de Gerenciamento de Resduos Slidos; III - os Planos dos Geradores; IV - o Inventrio Estadual de Resduos Slidos; V - o Sistema Declaratrio Anual de Resduos Slidos; VI - o termo de compromisso e termo de ajustamento de conduta; VII - os acordos voluntrios ou propostos pelo Governo, por setores da economia; VIII - o licenciamento, a fiscalizao e as penalidades; IX - o monitoramento dos indicadores da qualidade ambiental; X - o aporte de recursos oramentrios e outros, destinados prioritariamente s prticas de preveno da poluio, minimizao dos resduos gerados e recuperao de reas degradadas e remediao de reas contaminadas por resduos slidos; XI - os incentivos fiscais, tributrios e creditcios que estimulem as prticas de preveno da poluio e de minimizao dos resduos gerados e a recuperao de reas degradadas e remediao de reas contaminadas por resduos slidos; XII - as medidas fiscais, tributrias, creditcias e administrativas que inibam ou restrinjam a produo de bens e a prestao de servios com maior impacto ambiental; XIII - os incentivos gesto regionalizada dos resduos slidos; XIV - as linhas de financiamento de fundos estaduais; XV -a divulgao de dados e informaes incluindo os programas, as metas, os indicadores e os relatrios ambientais; XVI - a disseminao de informaes sobre as tcnicas de preveno da poluio, de minimizao, de tratamento e destinao final de resduos; XVII - a educao ambiental;

49

XVIII - a gradao de metas, em conjunto com os setores produtivos, visando reduo na fonte e reciclagem de resduos que causem riscos sade pblica e ao meio ambiente; XIX - o incentivo certificao ambiental de produtos; XX - o incentivo autodeclarao ambiental na rotulagem dos produtos; XXI - o incentivo s auditorias ambientais; XXII - o incentivo ao seguro ambiental; XXIII - o incentivo mediante programas especficos para a implantao de unidades de coleta, triagem, beneficiamento e reciclagem de resduos; XXIV - o incentivo ao uso de resduos e materiais reciclados como matria-prima; XXV -o incentivo a pesquisa e a implementao de processos que utilizem as tecnologias limpas.

CAPTULO III Das Definies

Artigo 5 - Para os efeitos desta lei, consideram-se:

I - resduos slidos: os materiais decorrentes de atividades humanas em sociedade, e que se apresentam nos estados slido ou semi-slido, como lquidos no passveis de tratamento como efluentes, ou ainda os gases contidos; II -preveno da poluio ou reduo na fonte: a utilizao de processos, prticas, materiais, produtos ou energia que evitem ou minimizem a gerao de resduos na fonte e reduzam os riscos para a sade humana e para o meio ambiente; III -minimizao dos resduos gerados: a reduo, ao menor volume, quantidade e periculosidade possveis, dos materiais e substncias, antes de descart-los no meio ambiente; IV -gesto compartilhada de resduos slidos: a maneira de conceber, implementar e gerenciar sistemas de resduos, com a participao dos setores da sociedade com a perspectiva do desenvolvimento sustentvel; V -gesto integrada de resduos slidos: a maneira de conceber, implementar, administrar os resduos slidos considerando uma ampla participao das reas de governo responsveis no mbito estadual e municipal; VI - unidades receptoras de resduos: as instalaes licenciadas pelas autoridades

50

ambientais para a recepo, segregao, reciclagem, armazenamento para futura reutilizao, tratamento ou destinao final de resduos; VII - aterro sanitrio: local utilizado para disposio final de resduos urbanos, onde so aplicados critrios de engenharia e normas operacionais especiais para confinar esses resduos com segurana, do ponto de vista de controle da poluio ambiental e proteo sade pblica; VIII - aterro industrial: tcnica de disposio final de resduos slidos perigosos ou no perigosos, que utiliza princpios especficos de engenharia para seu seguro confinamento, sem causar danos ou riscos sade pblica e segurana, e que evita a contaminao de guas superficiais, pluviais e subterrneas, e minimiza os impactos ambientais; IX -rea contaminada: rea, terreno, local, instalao, edificao ou benfeitoria que contm quantidades ou concentraes de matria em condies que causem ou possam causar danos sade humana, ao meio ambiente e a outro bem a proteger; X -rea degradada: rea, terreno, local, instalao, edificao ou benfeitoria que por ao humana teve as suas caractersticas ambientais deterioradas; XI - remediao de rea contaminada: adoo de medidas para a eliminao ou reduo dos riscos em nveis aceitveis para o uso declarado; XII - co-processamento de resduos em fornos de produo de clnquer: tcnica de utilizao de resduos slidos industriais a partir do seu processamento como substituto parcial de matria-prima ou combustvel, no sistema forno de produo de clnquer, na fabricao do cimento; XIII -reciclagem: prtica ou tcnica na qual os resduos podem ser usados com a necessidade de tratamento para alterar as suas caractersticas fsico-qumicas; XIV -unidades geradoras: as instalaes que por processo de transformao de matria-prima, produzam resduos slidos de qualquer natureza; XV -aterro de resduos da construo civil e de resduos inertes: rea onde so empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil classe A, conforme classificao especfica, e resduos inertes no solo, visando preservao de materiais segregados, de forma a possibilitar o uso futuro dos materiais e/ou futura utilizao da rea, conforme princpios de engenharia para confin-los ao menor volume possvel, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente;

51

XVI - resduos perigosos: aqueles que em funo de suas propriedades qumicas, fsicas ou biolgicas, possam apresentar riscos sade pblica ou qualidade do meio ambiente; XVII -reutilizao: prtica ou tcnica na qual os resduos podem ser usados na forma em que se encontram sem necessidade de tratamento para alterar as suas caractersticas fsico-qumicas; XVIII -deposio inadequada de resduos: todas as formas de depositar, descarregar, enterrar, infiltrar ou acumular resduos slidos sem medidas que assegurem a efetiva proteo ao meio ambiente e sade pblica; XIX - coleta seletiva: o recolhimento diferenciado de resduos slidos, previamente selecionados nas fontes geradoras, com o intuito de encaminh-los para reciclagem, compostagem, reuso, tratamento ou outras destinaes alternativas.

Artigo 6 - Nos termos desta lei, os resduos slidos enquadrar-se-o nas seguintes categorias:

I -resduos urbanos: os provenientes de residncias, estabelecimentos comerciais e prestadores de servios, da varrio, de podas e da limpeza de vias, logradouros pblicos e sistemas de drenagem urbana passveis de contratao ou delegao a particular, nos termos de lei municipal; II - resduos industriais: os provenientes de atividades de pesquisa e de transformao de matrias-primas e substncias orgnicas ou inorgnicas em novos produtos, por processos especficos, bem como os provenientes das atividades de minerao e extrao, de montagem e manipulao de produtos acabados e aqueles gerados em reas de utilidade, apoio, depsito e de administrao das indstrias e similares, inclusive resduos provenientes de Estaes de Tratamento de gua - ETAs e Estaes de Tratamento de Esgosto - ETEs; III -resduos de servios de sade: os provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza mdico-assistencial humana ou animal; os provenientes de centros de pesquisa, desenvolvimento ou experimentao na rea de farmacologia e sade; medicamentos e imunoterpicos vencidos ou deteriorados; os provenientes de necrotrios, funerrias e servios de medicina legal; e os provenientes de barreiras sanitrias;

52

IV -resduos de atividades rurais: os provenientes da atividade agropecuria, inclusive os resduos dos insumos utilizados; V -resduos provenientes de portos, aeroportos, terminais rodovirios, e ferrovirios, postos de fronteira e estruturas similares: os resduos slidos de qualquer natureza provenientes de embarcao, aeronave ou meios de transporte terrestre, incluindo os produzidos nas atividades de operao e manuteno, os associados s cargas e aqueles gerados nas instalaes fsicas ou reas desses locais; VI -resduos da construo civil: os provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos, tais como: tijolos, blocos cermicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras, compensados, forros e argamassas, gesso, telhas, pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes e fiao eltrica, comumente chamados de entulhos de obras, calia ou metralha.

Pargrafo nico -Os resduos gerados nas operaes de emergncia ambiental, em acidentes dentro ou fora das unidades geradoras ou receptoras de resduo, nas operaes de remediao de reas contaminadas e os materiais gerados nas operaes de escavao e dragagem devero ser previamente caracterizados e, em seguida encaminhados para destinao adequada.

Artigo 7 -Os resduos slidos que, por suas caractersticas exijam ou possam exigir sistemas especiais para acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento ou destinao final, de forma a evitar danos ao meio ambiente e sade pblica, sero definidos pelos rgos estaduais competentes.

TTULO II Da Gesto dos Resduos Slidos CAPTULO I Das Disposies Preliminares

Artigo 8 - As unidades geradoras e receptoras de resduos devero ser projetadas, implantadas e operadas em conformidade com a legislao e com a regulamentao pertinente, devendo ser monitoradas de acordo com projeto previamente aprovado pelo rgo ambiental competente.

53

Artigo 9 -As atividades e instalaes de transporte de resduos slidos devero ser projetadas, licenciadas, implantadas e operadas em conformidade com a legislao em vigor, devendo a movimentao de resduos ser monitorada por meio de registros rastreveis, de acordo com o projeto previamente aprovado pelos rgos previstos em lei ou regulamentao especfica.

Artigo 10 -As unidades receptoras de resduos de carter regional e de uso intermunicipal tero prioridade na obteno de financiamentos pelos organismos oficiais de fomento.

Artigo 11 - vetado.

Artigo

12

-Os

governos

estadual

municipais,

consideradas

as

suas

particularidades, devero incentivar e promover aes que visem a reduzir a poluio difusa por resduos slidos.

Artigo 13 - A gesto dos resduos slidos urbanos ser feita pelos Municpios, de forma, preferencialmente, integrada e regionalizada, com a cooperao do Estado e participao dos organismos da sociedade civil, tendo em vista a mxima eficincia e a adequada proteo ambiental e sade pblica.

Pargrafo nico -Nas regies metropolitanas, as solues para gesto dos resduos slidos devero seguir o plano metropolitano de resduos slidos com participao do Estado, Municpios e da sociedade civil.

Artigo 14 - So proibidas as seguintes formas de destinao e utilizao de resduos slidos: I - lanamento "in natura" a cu aberto; II - deposio inadequada no solo; III - queima a cu aberto; IV - deposio em reas sob regime de proteo especial e reas sujeitas a inundao; V - lanamentos em sistemas de redes de drenagem de guas pluviais, de esgotos, de eletricidade, de telecomunicaes e assemelhados;

54

VI - infiltrao no solo sem tratamento prvio e projeto aprovado pelo rgo de controle ambiental estadual competente; VII - utilizao para alimentao animal, em desacordo com a legislao vigente; VIII - utilizao para alimentao humana; IX - encaminhamento de resduos de servios de sade para disposio final em aterros, sem submete-los previamente a tratamento especfico, que neutralize sua periculosidade.

1 - Em situaes excepcionais de emergncia sanitria e fitossanitria, os rgos da sade e de controle ambiental competentes podero autorizar a queima de resduos a cu aberto ou outra forma de tratamento que utilize tecnologia alternativa.

2 - vetado. Artigo 15 - vetado. Artigo 16 - Os responsveis pela degradao ou contaminao de reas em decorrncia de suas atividades econmicas, de acidentes ambientais ou pela disposio de resduos slidos, devero promover a sua recuperao ou remediao em conformidade com procedimentos especficos, estabelecidos em regulamento.

Artigo 17 -A importao, a exportao e o transporte interestadual de resduos, no Estado, dependero de prvia autorizao dos rgos ambientais competentes.

Pargrafo nico - Os resduos slidos gerados no Estado somente podero ser enviados para outros Estados da Federao, mediante prvia aprovao do rgo ambiental do Estado receptor.

Artigo 18 - A Administrao Pblica optar, preferencialmente, nas suas compras e contrataes, pela aquisio de produtos de reduzido impacto ambiental, que sejam no-perigosos, reciclveis e reciclados, devendo especificar essas caractersticas na descrio do objeto das licitaes, observadas as formalidades legais.

CAPTULO II Dos Planos De Gerenciamento De Resduos Slidos

55

Artigo 19 -O Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos, a ser elaborado pelo gerenciador dos resduos e de acordo com os critrios estabelecidos pelos rgos de sade e do meio ambiente, constitui documento obrigatoriamente integrante do processo de licenciamento das atividades e deve contemplar os aspectos referentes gerao, segregao, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposio final, bem como a eliminao dos riscos, a proteo sade e ao ambiente, devendo contemplar em sua elaborao e implementao:

I - vetado;

II -as diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Recursos Hdricos e no Plano Estadual de Saneamento, quando houver; III -o cronograma de implantao e programa de monitoramento e avaliao das medidas e das aes implementadas.

Pargrafo nico -O programa de monitoramento e demais mecanismos de acompanhamento das metas dos planos de gerenciamento de resduos previstos nesta lei sero definidos em regulamento.

Artigo 20 - O Estado apoiar, de modo a ser definido em regulamento, os Municpios que gerenciarem os resduos urbanos em conformidade com Planos de Gerenciamento de Resduos Urbanos.

1 -Os Planos referidos no "caput" devero ser apresentados a cada quatro anos e contemplar:

1. a origem, a quantidade e a caracterizao dos resduos gerados, bem como os prazos mximos para sua destinao; 2. a estratgia geral do responsvel pela gerao, reciclagem, tratamento e disposio dos resduos slidos, inclusive os provenientes dos servios de sade, com vistas proteo da sade pblica e do meio ambiente; 3. as medidas que conduzam otimizao de recursos, por meio da cooperao entre os Municpios, assegurada a participao da sociedade civil, com vistas implantao de solues conjuntas e ao integrada;

56

4. a definio e a descrio de medidas e solues direcionadas: a) s praticas de preveno poluio; b) minimizao dos resduos gerados, atravs da reutilizao, reciclagem e recuperao; c) compostagem; d) ao tratamento ambientalmente adequado;

5. os tipos e a setorizao da coleta; 6. a forma de transporte, armazenamento e disposio final; 7. as aes preventivas e corretivas a serem praticadas no caso de manuseio incorreto ou de acidentes; 8. as reas para as futuras instalaes de recebimento de resduos, em consonncia com os Planos Diretores e legislao de uso e ocupao do solo; 9. o diagnstico da situao gerencial atual e a proposta institucional para a futura gesto do sistema; 10. o diagnstico e as aes sociais, com a avaliao da presena de catadores nos lixes e nas ruas das cidades, bem como as alternativas da sua incluso social; 11. as fontes de recursos para investimentos, operao do sistema e amortizao de financiamentos. 2 -O horizonte de planejamento do Plano de Gerenciamento de Resduos Urbanos deve ser compatvel com o perodo de implantao dos seus programas e projetos, ser periodicamente revisado e compatibilizado com o plano anteriormente vigente. 3 - Os Municpios com menos de 10.000 (dez mil) habitantes de populao urbana, conforme ltimo censo, podero apresentar Planos de Gerenciamento de Resduos Urbanos simplificados, na forma estabelecida em regulamento.

Artigo 21 - Os gerenciadores de resduos industriais devero seguir, na elaborao dos respectivos Planos de Gerenciamento, as gradaes de metas estabelecidas pelas suas associaes representativas setoriais e pelo rgo ambiental.

1 - Para os efeitos deste artigo, entre outros, sero considerados os seguintes setores produtivos:

57

1. atividade de extrao de minerais; 2. indstria metalrgica; 3. indstria de produtos de minerais no-metlicos; 4. indstria de materiais de transporte; 5. indstria mecnica; 6. indstria de madeira, de mobilirio, e de papel, papelo e celulose; 7. indstria da borracha; 8. indstria de couros, peles e assemelhados e de calados; 9. indstria qumica e petroqumica; 10. indstria de produtos farmacuticos, veterinrios e de higiene pessoal; 11. indstria de produtos alimentcios; 12. indstria de bebidas e fumo; 13. indstria txtil e de vesturio, artefatos de tecidos e de viagem; 14. indstria da construo; 15. indstria de produo de materiais plsticos; 16. indstria de material eltrico, eletrnico e de comunicao; 17. indstria de embalagens.

2 - O Plano de Gerenciamento de Resduos Industriais poder prever a implantao de Bolsas de Resduos, objetivando o reaproveitamento e o gerenciamento eficiente dos resduos slidos, conforme definido em regulamento.

3 -O Plano de Gerenciamento de Resduos Industriais poder prever a destinao em centrais integradas de tratamento para mltiplos resduos.

4 -Os rgos ambientais competentes podero, na forma estabelecida em regulamento, exigir a apresentao do Plano de Gerenciamento de Resduos Industriais para efeito de aprovao, avaliao e controle.

Artigo 22 -Os rgos do meio ambiente e da sade definiro os estabelecimentos de sade que esto obrigados a apresentar o Plano de Gerenciamento de Resduos.

Artigo 23 - vetado.

58

Artigo 24 - vetado.

CAPTULO III Dos Resduos Urbanos

Artigo 25 - Os Municpios so responsveis pelo planejamento e execuo com regularidade e continuidade, dos servios de limpeza, exercendo a titularidade dos servios em seus respectivos territrios.

Pargrafo nico - A prestao dos servios mencionados no "caput" dever adequarse s peculiaridades e necessidades definidas pelo Municpio, nos Planos de

Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos.

Artigo 26 -A taxa de limpeza urbana o instrumento que pode ser adotado pelos Municpios para atendimento do custo da implantao e operao dos servios de limpeza urbana. 1 -Com vistas sustentabilidade dos servios de limpeza urbana, os Municpios podero fixar os critrios de mensurao dos servios, para efeitos de cobrana da taxa de limpeza urbana, com base, entre outros, nos seguintes indicadores:

1. a classificao dos servios; 2. a correlao com o consumo de outros servios pblicos; 3. a quantidade e freqncia dos servios prestados; 4. a avaliao histrica e estatstica da efetividade de cobrana em cada regio geogrfica homognea; 5. a autodeclarao do usurio.

2 -Podero ser institudas taxas e tarifas diferenciadas de servios especiais, referentes aos resduos que:

1. contenham substncias ou componentes potencialmente perigosos sade pblica e ao meio ambiente;

59

2. por sua quantidade ou suas caractersticas, tornem onerosa a operao do servio pblico de coleta, transporte, tratamento e disposio final dos resduos urbanos.

Artigo 27 - vetado:

I - vetado; II - vetado; III - vetado.

Artigo 28 -Os usurios dos sistemas de limpeza urbana devero acondicionar os resduos para coleta de forma adequada, cabendo-lhes observar as normas municipais que estabelecem as regras para a seleo e acondicionamento dos resduos no prprio local de origem, e que indiquem os locais de entrega e coleta. 1 - Cabe ao Poder Pblico Municipal, por meio dos rgos competentes, dar ampla publicidade s disposies e aos procedimentos do sistema de limpeza urbana, bem como da forma de triagem e seleo, alm dos locais de entrega dos resduos.

2 -A coleta de resduos urbanos ser feita, preferencialmente, de forma seletiva e com incluso social.

Artigo 29 - O Estado deve, nos limites de sua competncia e atribuies:

I - promover aes objetivando a que os sistemas de coleta, transporte, tratamentos e disposio final de resduos slidos sejam estendidos a todos os Municpios e atendam aos princpios de regularidade, continuidade, universalidade em condies sanitrias de segurana; II -incentivar a implantao, gradativa, nos Municpios da segregao dos resduos slidos na origem, visando ao reaproveitamento e reciclagem; III -estimular os Municpios a atingirem a autosustentabilidade econmica dos seus sistemas de limpeza urbana, mediante orientao para a criao e implantao de mecanismos de cobrana e arrecadao compatveis com a capacidade de pagamento da populao;

60

IV -fomentar a elaborao de legislao e atos normativos especficos de limpeza urbano nos Municpios, em consonncia com as polticas estadual e federal; V -criar mecanismos que facilitem o uso e a comercializao dos reciclveis e reciclados em todas as regies do Estado; VI - incentivar a formao de consrcios entre Municpios com vistas ao tratamento, processamento de resduos e comercializao de materiais reciclveis; VII -fomentar parcerias das indstrias recicladoras com o Poder Pblico e a iniciativa privada nos programas de coleta seletiva e no apoio implantao e desenvolvimento de associaes ou cooperativas de catadores.

Artigo 30 -O Estado adotar critrios de elegibilidade para financiamento de projetos, programas e sistemas de resduos slidos aos Municpios que contemplem ou estejam de acordo com:

I - as diretrizes e recomendaes dos planos regionais e estadual de resduos slidos; II -a sustentabilidade financeira dos empreendimentos atravs da demonstrao dos instrumentos especficos de custeio; III - a sustentabilidade tcnico-operacional por meio de programas continuados de capacitao e educao ambiental;

IV - vetado.

CAPTULO IV Dos Resduos Industriais

Artigo 31 -O gerenciamento dos resduos industriais, especialmente os perigosos, desde a gerao at a destinao final, ser feito de forma a atender os requisitos de proteo ambiental e de sade pblica, com base no Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos de que trata esta lei.

Artigo 32 - Compete aos geradores de resduos industriais a responsabilidade pelo seu gerenciamento, desde a sua gerao at a sua disposio final, incluindo:

61

I -a separao e coleta interna dos resduos, de acordo com suas classes e caractersticas; II - o acondicionamento, identificao e transporte interno, quando for o caso; III - a manuteno de reas para a sua operao e armazenagem; IV -a apresentao dos resduos coleta externa, quando cabvel, de acordo com as normas pertinentes e na forma exigida pelas autoridades competentes; V - o transporte, tratamento e destinao dos resduos, na forma exigida pela legislao pertinente. Artigo 33 - O emprego de resduos industriais perigosos, mesmo que tratados, reciclados ou recuperados para utilizao como adubo, matria-prima ou fonte de energia, bem como suas incorporaes em materiais, substncias ou produtos, depender de prvia aprovao dos rgos competentes, mantida, em qualquer caso, a responsabilidade do gerador.

1 - O fabricante dever comprovar que o produto resultante da utilizao dos resduos referidos no "caput" deste artigo no implicar risco adicional sade pblica e ao meio ambiente.

2 - vedada a incorporao de resduos industriais perigosos em materiais, substncias ou produtos, para fins de diluio de substncias perigosas.

Artigo 34 - As instalaes industriais para o processamento de resduos so consideradas unidades receptoras de resduos, estando sujeitas s exigncias desta lei.

CAPTULO V Dos Resduos Perigosos

Artigo 35 - Os resduos perigosos que, por suas caractersticas, exijam ou possam exigir sistemas especiais para acondicionamento, armazenamento, coleta,

transporte, tratamento ou destinao final, de forma a evitar danos ao meio ambiente e sade pblica, devero receber tratamento diferenciado durante as operaes de segregao, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final.

62

Artigo 36 - O licenciamento, pela autoridade de controle ambiental, de empreendimento ou atividade que gere resduo perigoso condicionar-se- comprovao de capacidade tcnica para o seu gerenciamento.

Artigo 37 - vetado:

I - vetado; II - vetado; III - vetado; IV - vetado; V - vetado; VI - vetado.

Artigo 38 -A coleta e gerenciamento de resduos perigosos, quando no forem executados pelo prprio gerador, somente podero ser exercidos por empresas autorizadas pelo rgo de controle ambiental para tal fim.

Artigo 39 -O transporte dos resduos perigosos dever ser feito com emprego de equipamentos adequados, sendo devidamente acondicionados e rotulados em conformidade com as normas nacionais e internacionais pertinentes.

Pargrafo nico -Quando houver movimentao de resduos perigosos para fora da unidade geradora, os geradores, transportadores e as unidades receptoras de resduos perigosos devero, obrigatoriamente, utilizar o Manifesto de Transporte de Resduos, de acordo com critrios estabelecidos pela legislao vigente.

TTULO III Da Informao

CAPTULO I Da Informao e da Educao Ambiental

Artigo 41 - O rgo ambiental elaborar e apresentar, anualmente, o Inventrio Estadual de Resduos, que constar de:

63

I -cadastro de fontes prioritrias, efetiva ou potencialmente, poluidoras, industriais, de transportadoras e locais de disposio de resduos slidos, especialmente, os industriais e os perigosos;

II - sistema declaratrio;

III - relao de fontes e substncias consideradas de interesse.

Pargrafo nico -O inventrio referido no "caput" dever ser, obrigatoriamente, apresentado Assemblia Legislativa do Estado.

Artigo 42 - Fica assegurado ao pblico em geral, o acesso s informaes relativas a resduos slidos existentes nos bancos de dados dos rgos e das entidades da administrao direta e indireta do Estado.

Artigo 43 - Compete ao Poder Pblico fomentar e promover a educao ambiental sobre resduos slidos, inclusive por meio de convnios com entidades pblicas e privadas.

Artigo 44 -Os fabricantes, importadores ou fornecedores de produtos e servios que gerem resduo potencialmente nocivos ou perigosos sade ou ao ambiente devem informar comunidade sobre os riscos decorrentes de seu manejo, de maneira ostensiva e adequada.

Artigo 45 -Os fabricantes e os importadores de produtos que gerem resduos potencialmente nocivos ao meio ambiente devem informar os consumidores sobre os impactos ambientais deles decorrentes, bem como sobre o seu processo de produo, por meio de rotulagem, em conformidade com os critrios estabelecidos pelo rgo ambiental estadual competente.

CAPTULO II Do Sistema Declaratrio Anual

Artigo 46 - As fontes geradoras, os transportadores e as unidades receptoras de

64

resduos ficam obrigadas a apresentar, anualmente, declarao formal contendo as quantidades de resduos gerados, armazenados, transportados e destinados, na forma a ser fixada no regulamento desta lei.

Artigo 47 -Os geradores e/ou responsveis pelo gerenciamento de resduos slidos perigosos devem informar, anualmente, ou sempre que solicitado pelas autoridades competentes do Estado e do Municpios:

I - a quantidade de resduos gerados, manipulados, acondicionados, armazenados, coletados, transportados ou tratados, conforme cada caso especfico, assim como a natureza dos mesmos e sua disposio final; II - as medidas adotadas com o objetivo de reduzir a quantidade e a periculosidade dos resduos e de aperfeioar tecnicamente o seu gerenciamento; III - as instalaes de que dispem e os procedimentos relacionados ao gerenciamento de resduos; IV - os dados que forem julgados necessrios pelos rgos competentes.

TTULO IV Das Responsabilidades, Infraes E Penalidades

CAPTULO I Das Responsabilidades

Artigo 48 - Os geradores de resduos so responsveis pela gesto dos mesmos.

Pargrafo nico - Para os efeitos deste artigo, equipara-se ao gerador o rgo municipal ou a entidade responsvel pela coleta, pelo tratamento e pela disposio final dos resduos urbanos.

Artigo 49 -No caso de ocorrncias envolvendo resduos que coloquem em risco o ambiente e a sade pblica, a responsabilidade pela execuo de medidas corretivas ser:

I - do gerador, nos eventos ocorridos em suas instalaes;

65

II -do gerador e do transportador, nos eventos ocorridos durante o transporte de resduos slidos; III -do gerador e do gerenciador de unidades receptoras, nos eventos ocorridos nas instalaes destas ltimas.

1 -Os derramamentos, os vazamentos ou os despejos acidentais de resduos devero ser comunicados por qualquer dos responsveis, imediatamente aps o ocorrido, defesa civil, aos rgos ambiental e de sade pblica competentes.

2 -O gerador do resduo derramado, vazado ou despejado acidentalmente dever fornecer, quando solicitado pelo rgo ambiental competente, todas as informaes relativas quantidade e composio do referido material, periculosidade e procedimentos de desintoxicao e de descontaminao.

Artigo 50 -Os geradores e gerenciadores de unidades receptoras de resduos slidos devero requerer, junto aos rgos competentes, registro de encerramento de atividades.

Pargrafo nico - A formalizao do pedido de registro a que se refere o "caput" deste artigo dever, para as atividades previstas em regulamento, ser acompanhada de relatrio conclusivo de auditoria ambiental atestando a qualidade do solo, do ar e das guas na rea de impacto do empreendimento.

Artigo 51 -O gerador de resduos de qualquer origem ou natureza e seus sucessores respondem pelos danos ambientais, efetivos ou potenciais.

1 -Os geradores dos resduos referidos, seus sucessores, e os gerenciadores das unidades receptoras, em atendimento ao principio do poluidor-pagador, so responsveis pelos resduos remanescentes da desativao de sua fonte geradora, bem como pela recuperao das reas por eles contaminadas.

2 - O gerenciador de unidades receptoras responde solidariamente com o gerador, pelos danos de que trata este artigo, quando estes se verificarem em sua instalao.

66

Artigo 52 - O gerador de resduos slidos de qualquer origem ou natureza, assim como os seus controladores, respondem solidariamente pelos danos ambientais, efetivos ou potenciais, decorrentes de sua atividade, cabendo-lhes proceder, s suas expensas, s atividades de preveno, recuperao ou remediao, em conformidade com a soluo tcnica aprovada pelo rgo ambiental competente, dentro dos prazos assinalados, ou, em caso de inadimplemento, ressarcir, integralmente, todas as despesas realizadas pela administrao pblica para a devida correo ou reparao do dano ambiental.

Artigo 53 - Os fabricantes, distribuidores ou importadores de produtos que, por suas caractersticas, exijam ou possam exigir sistemas especiais para acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento ou destinao final, de forma a evitar danos ao meio ambiente e sade pblica, mesmo aps o consumo de seus resduos desses itens, so responsveis pelo atendimento de exigncias estabelecidas pelo rgo ambiental.

Artigo 54 -As unidades de tratamento de resduos de servios de sade somente podero ser licenciadas quando localizadas em reas em que a legislao de uso e ocupao do solo permitir o uso industrial ou quando localizadas dentro de reas para recepo de resduos previamente licenciadas.

Artigo 55 - vetado.

Pargrafo nico - vetado.

Artigo 56 - Compete ao administrador dos portos, aeroportos, terminais rodovirios e ferrovirios, o gerenciamento completo dos resduos slidos gerados nesses locais.

Artigo 57 -Na forma desta lei, so responsveis pelo gerenciamento dos resduos de construo civil:

I - o proprietrio do imvel e/ou do empreendimento; II - o construtor ou empresa construtora, bem como qualquer pessoa que tenha poder de deciso na construo ou reforma;

67

III -as empresas e/ou pessoas que prestem servios de coleta, transporte, beneficiamento e disposio de resduos de construo civil.

CAPTULO II Das Infraes e Penalidades

Artigo 58 - Constitui infrao, para efeitos desta lei, toda ao ou omisso que importe inobservncia dos preceitos por ela estabelecidos.

Artigo 59 - As infraes s disposies desta lei, do seu regulamento e dos padres e exigncias tcnicas dela decorrentes sero sancionadas em conformidade com o disposto nos artigos 28 a 33 da Lei n 9.509, de 20 de maro de 1997, e legislao pertinente.

Artigo 60 - Os custos resultantes da aplicao da sano de interdio temporria ou definitiva correro por conta do infrator.

Artigo 61 - vetado.

Artigo 62 - Constatada a infrao s disposies desta lei, os rgos da administrao pblica encarregados do licenciamento e da fiscalizao ambientais podero diligenciar, junto ao infrator, no sentido de formalizar termo de compromisso de ajustamento de conduta ambiental com fora de ttulo executivo extrajudicial, que ter por objetivo cessar, adaptar, recompor, corrigir ou minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente, independentemente da aplicao das sanes cabveis.

1 - As multas pecunirias aplicadas podero ser reduzidas em at 50% (cinqenta por cento) de seu valor, e as demais sanes tero sua exigibilidade suspensa, conforme dispuser o regulamento desta lei. 2 - O no-cumprimento total ou parcial do convencionado no termo de ajustamento de conduta ambiental ensejar a execuo das obrigaes dele decorrentes, sem prejuzo das sanes penais e administrativas aplicveis espcie.

68

CAPTULO III Das Disposies Finais

Artigo 63 - O regulamento desta lei estabelecer:

I - os prazos em que os responsveis pela elaborao dos Planos de Gerenciamento de Resduos nela referidos devero apresent-los aos rgos competentes; II - os mecanismos de cooperao entre as secretarias, rgos e agncias estaduais integrantes do Sistema Estadual de Administrao da Qualidade Ambiental SEAQUA, do Sistema Integral de Gerenciamento de Recursos Hdricos de So Paulo - SIGRH e do Sistema Estadual de Saneamento - SESAN, assim como os de sade pblica, com vistas execuo da Poltica Estadual de Resduos Slidos; III - as regras que regulam o Sistema Declaratrio Anual.

Artigo 64 - A presente lei no se aplica gesto de rejeitos radioativos.

Artigo 65 - O rgo ambiental dever propor o regulamento desta lei no prazo de 2 (dois) anos.

Artigo 66 - vetado.

Artigo 67 - Fica revogada a Lei n 11.387, de 27 de maio de 2003.

Artigo 68 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

Palcio dos Bandeirantes, 16 de maro de 2006.

GERALDO ALCKMIN

(Projeto de lei n. 326/2005, do Deputado Arnaldo Jardim - PPS e outros) (Fonte CETESBNET - D.O.E. Executivo, de 17.03.06)

69

Apndice 4

Resoluo CONAMA 257/1999

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) o rgo consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA e foi institudo pela Lei 6.938/81, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90. A Resoluo CONAMA 257/1999 - "Estabelece que pilhas e baterias que contenham em suas composies chumbo, cdmio, mercrio e seus compostos, tenham os procedimentos de reutilizao, reciclagem, tratamento ou disposio final

ambientalmente adequados" - Data da legislao: 30/06/1999 - Publicao DOU: 22/07/1999 Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas, a necessidade de se disciplinar o seu descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado no que tange coleta, reutilizao, reciclagem, tratamento ou disposio final e ainda, que tais resduos alm de continuarem sem destinao adequada e contaminando o ambiente necessitam, por suas especificidades, de procedimentos especiais ou diferenciados, resolve que as pilhas e baterias que contenham em suas composies chumbo, cdmio, mercrio e seus compostos, necessrias ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veculos ou sistemas, mveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrnicos que as contenham integradas em sua estrutura de forma no substituvel, aps seu esgotamento energtico, sero entregues pelos usurios aos estabelecimentos que as comercializam ou rede de assistncia tcnica autorizada pelas respectivas indstrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem, diretamente ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilizao, reciclagem, tratamento ou disposio final ambientalmente adequada.

70

ANEXOS

Anexo 1 - ENTREVISTA

Entrevistado: Danilo Leite Gonzalez Departamento: Exportao Empresa: RFR Reciclagem Questionrio: Fale um pouco sobre a empresa em seus aspectos econmicos e sociais, oportunidades e viso da empresa no ramo da exportao da sucata?

Qual a estrutura fsica da empresa?Localidade?

Qual o nmero do quadro de funcionrios da empresa? Possui Organograma?

Como funciona a administrao? A produo?

Existe poltica de qualidade?

Que tipo de sucata recolhida e armazenada atualmente?

Alguma parte desse material que armazenado exportado?

Qual a finalidade dessa exportao?

Para onde est sendo exportada a sucata?

Essa sucata que recolhida doao ou tem custo?

Como a empresa de coleta se beneficia com esse processo?

Onde armazenada essa sucata? Qual o espeo fsico?

71

Como realizada essa coleta? Existem perodos especficos para o processo?

A empresa de coleta privada? Tem fins lucrativos?

Quanto custa esse processo para a empresa de coleta?

Em relao a sucata gerada, qual percentual recolhido atualmente?

Quais as normas ambientais vigentes atualmente?

Existe algum plano de marketing nessa rea de atuao?

A empresa acredita que o ramo de atividade em que atua est beneficiando o pas? De que forma?

72

Anexo 2 Fotos da Empresa

A RFR produz mais de 500.000 toneladas de sucata por ano

Diversos produtos disponibilizados

73

Possui um detector de radiao Exploranium AT-900, outra mquina de ltima gerao disponibilizada pela RFR o Tilter.

Moderna frota de 80 caminhes para , alm de veculos do tipo roll-on, poliguindaste e munck, possui equipamentos Tilter para carga e descarga de contineres martimos de 20 e 40.

74

Mais imagens do maquinrio da RFR:

75

76

Quando o ao produzido inteiramente a partir da sucata, h uma significativa reduo da poluio do ar (de at 85%) e do consumo de gua (de at 76%), alm da eliminao de todos os impactos decorrentes da atividade de minerao. Veja abaixo na ilustrao:

Potrebbero piacerti anche