Sei sulla pagina 1di 29

Tipos de Banco de Dados - Apresentao

Assunto: Tipo de Banco de Dados Professor: Altair Martins de Souza

Disciplina: Banco de Dados

Colgio Padre Carmelo Perrone 2 Ano - 2012

Tipos de Banco de Dados - Introduo


Banco de Dados (BD): Pode ser definido como uma coleo de dados interrelacionados; Sistema de Gerncia de Banco de Dados (SGBD) Conjunto de software para gerenciar (definir, criar, modificar, usar) um Banco de Dados .

Tipos de Banco de Dados - Introduo


Exemplo:

Tipos de Banco de Dados - Introduo


Principais Componentes de um SGDB:

Dicionrio de dados (Data Dictionary); Linguagem de definio de dados (DDL); Linguagem de acesso (DML); Linguagem de consulta (QUERY), Usualmente SQL; Utilitrios administrativos (IbConsole, ISQL, etc..).

Tipos de Banco de Dados - Introduo Caractersticas de um SGDB:

Independncia dos dados; Facilidade uso/desempenho; Integridade dos dados; Redundncia dos dados; Segurana e privacidade dos dados; Rpida recuperao aps falha; Uso compartilhado; Controle do espao de armazenamento;

Tipos de Banco de Dados - Modelos Os bancos de dados podem ser inicialmente divididos em dois grupos:

Modelos baseados em objetos; Modelos baseados em registros.

Tipos de Banco de Dados - Modelos Modelos baseados em objetos:


Representam a realidade atravs de objetos; Os objetos so entidades reais (Aluno, Professor, Disciplina, ...). Alguns modelos: Semnticos; Orientados ou baseados por Objetos.

Tipos de Banco de Dados - Modelos Modelos baseados em registos:


Representam a realidade atravs de registos; Informao estruturada com o formato de campos; Alguns modelos: Modelo de Rede; Modelo Hierrquico; Modelo Distribuido; Modelo Relacional.

Tipos de Banco de Dados - Modelo Objetos


Modelo semntico Modelo baseado em Objetos
Compreende conceitos que estabelea condies de um mecanismo possvel de converso de dados entre sistemas. Ou seja, denota o conjunto de conceitos prprio a cada sistema.

Utilidade: Geo-informao,Informao Gerencial (SIG)

Tipos de Banco de Dados - Modelo Objetos


Modelos baseados em Objetos
Possui caractersticas no encontradas nas linguagens de programao tradicionais, como operadores de manipulao de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistncia dos dados. So mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, grficos, imagens) e dinmicos (programas, simulaes). Detm maior naturalidade conceitual e, esto em sintonia com fortes tendncias em linguagens de programao e engenharia de software.

Tipos de Banco de Dados - Modelo Objetos


Modelos baseados em Objetos (continuao)

Tipos de Banco de Dados - Modelo registros Modelos baseados em registros:


Representam a realidade atravs de registros; Informao estruturada com o formato de campos; Alguns modelos: Modelo de Rede; Modelo Hierrquico; Modelo Relacional; Modelo Distribuido.

Tipos de Banco de Dados - Modelo registros Modelo de Rede


O Modelo de rede um grafo, onde os ns representam os registros e os arcos representam os relacionamentos entre os registros, atravs de ligaes pai-filho

Tipos de Banco de Dados - Modelo registros


Modelo Hierrquico
Um Banco de Dados hierrquico uma coleo de rvores de registros. Os registros so usados para representar os dados e ponteiros so usados para representar o relacionamento entre os dados, numa ligao do tipo pai-filho.

Tipos de Banco de Dados - Modelo registros Modelo Distribuido


Banco de dados distribudo (BDD) uma coleo de vrios bancos de dados logicamente inter-relacionados, distribudos por uma rede de computadores
Banco de dados distribuido podem ser divididos 2 grupos:

Homogneos; Heterogneos.

Tipos de Banco de Dados - Modelo registros Modelo Relacional

Um Banco de Dados relacional possui apenas um tipo de construo, a tabela. Uma tabela composta por linhas (tuplas) e colunas (atributos). Os relacionamentos entre os dados tambm so representados ou por tabelas, ou atravs da reproduo dos valores de atributos. Este modelo mais utilizado mundialmente na atualidade. Ser o tipo de banco utilizado para nossos estudos.

Banco de dados Relacional - Exemplos

Tipos de Banco de Dados - Modelo registros Modelo Relacional (Continuao)

Tipos de Banco de Dados - Concluso


Trs Principais vantagens em utilizar Banco de Dados:

Benefcios de centralizao de dados; Benefcios resultantes de uma melhor gesto de dados; Melhoria de performance.

Tipos de Banco de Dados - Concluso (Cont.) Benefcios de centralizao de dados:


Reduo/Eliminao de redundncia de dados; Melhoria na concorrncia de dados; Simplificao da infra-estrutura de informao .

Tipos de Banco de Dados - Concluso (Cont.)


Benefcios resultantes de uma melhor gesto de dados:

Organizao e controle dos dados: a simplificao da prpria estrutura da base de dados implica benefcios na organizao dos dados o que uma mais valia para a gesto e controle dos dados; Recuperao, backup e rasteio de dado; Simplificao e aperfeioamento da segurana; Melhor integridade dos dados.

Tipos de Banco de Dados - Concluso (Cont.)


Melhoria de performance
Chamadas (calls) de aplicaes: permitem que outras aplicaes, que no aquela que gere a base de dados, manipulem aos dados e os utilizem para obter determinados resultados; Recuperao, backup e rasteio de dado; Mecanismos de recuperao (unit recovery mechanism, URM): so mecanismos que permitem a qualquer momento restaurar informao perdida pela base de dados.

Banco de Dados - Transao


Transao
um conjunto de procedimentos que executado num banco de dados, que para o usurio visto como uma nica ao. A integridade de uma transao depende de 4 propriedades, conhecidas como ACID. Atomicidade; Consistncia; Isolamento; Durabilidade.

Banco de Dados - Transao Cont..

Atomicidade
Todas as aes que compem a unidade de trabalho da transao devem ser concludas com sucesso, para que seja efetivada. Se durante a transao qualquer ao que constitui unidade de trabalho falhar, a transao inteira deve ser desfeita (rollback). Quando todas as aes so efetuadas com sucesso, a transao pode ser efetivada e persistida em banco (commit).

Banco de Dados - Transao Cont..

Consistncia
Todas as regras e restries definidas no banco de dados devem ser obedecidas. Relacionamentos por chaves estrangeiras checagem de valores para campos restritos ou nicos devem ser obedecidos para que uma transao possa ser completada com sucesso.

Banco de Dados - Transao Cont..

Isolamento
Cada transao funciona completamente parte de outras estaes. Todas as operaes so parte de uma transao nica. O principio que nenhuma outra transao operando no mesmo sistema, possa interferir no funcionamento da transao corrente( um mecanismo de controle). Outras transaes no podem visualizar os resultados parciais das operaes de uma transao em andamento (ainda em respeito propriedade da atomicidade).

Banco de Dados - Transao Cont..


Durabilidade
Significa que os resultados de uma transao so permanentes e podem ser desfeitos somente por uma transao subseqente. Por exemplo: todos os dados e status relativos a uma transao devem ser armazenados num repositrio permanente, no sendo passveis de falha por uma falha de hardware. Na prtica, alguns SGDBs relaxam na implementao destas propriedades buscando desempenho.

Tipos de Banco de Dados - Concluso (Cont.) Concluso final


No frigir dos ovos, pode-se assim dizer finalmente, deparamos-nos com a clebre questo onde realmente no existe este ou aquele melhor banco; e sim a capacidade do profissional em analisar, direcionar, seu foco na melhor soluo para problemtica apresentada, revendo conceitos inclusive com possveis novas tecnologias a serem empregadas visando a real satisfao de seu cliente.

Tipos de Banco de Dados - Bibliografia


Bibliografia:

Projeto de banco de dados, Heuser, Carlos Alberto, 1998; Processamento de Geo-Informao, Camara, Gilberto Teoria de Banco de Dados, Leocdio, Paulo; Modelagem conceitual, Couro, Paulo

Potrebbero piacerti anche