Sei sulla pagina 1di 5

Exerccios 1) Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectnicas, nos anos 60 e 70, fenmenos como o vulcanismo, os terremotos e a formao

de cadeias montanhosas vm tendo uma compreenso mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previso de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califrnia, nos prximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, j que, nessa regio, a crosta terrestre: a) apresenta uma zona de encontro de placas tectnicas com expanso do assoalho ocenico. b) se encontra profundamente fraturada pela formao de uma dorsal ocenica. c) est sendo empurrada para baixo formando uma fossa abissal. d) forma uma rea de separao de placa com forte epirognese. e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrrios. 2) As massas continentais que conhecemos no so fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeioada pela teoria da Tectnica de Placas, possvel admitir que a) o material magmtico que sobe para a crosta terrestre vem impedindo que o "Chifre da frica" se separe do restante do continente africano. b) os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, tendem a se agrupar em um nico megabloco, denominado Pangia. c) o "anel de fogo" do Pacfico sofrer os efeitos do terremoto Big One, exceto a Califrnia situada na borda da placa Norte-Americana, onde a energia acumulada menor. d) a frica e a Amrica do Sul esto se distanciando, com o alargamento do Oceano Atlntico a o deslocamento da placa Sul-Americana em direo de Nazca. e) o surgimento dos Apalaches e das fossas do Pacfico resultou do choque entre as placas Americana a Asitica no perodo tercirio da era atual. 3) Analise o mapa a seguir:

A distribuio espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com a) reas de expanso do assoalho ocenico. b) dorsais ocenicas. c) limites divergentes de placas tectnicas.

d) margens continentais passivas. e) zonas de coliso de placas tectnicas. 4) Observe a figura apresentada em seguida.

O destaque na figura corresponde distribuio a) mundial da raa branca ou caucsica. b) mundial dos movimentos epirogenticos e metalogenticos c) mundial dos conflitos religiosos e raciais. d) mundial das zonas orogenticas modernas e dos principais focos de abalos ssmicos. e) das correntes marinhas quentes. 5) Com relao as semelhanas na disposio do relevo das Amricas, pode-se dizer que: a) a oeste esto os dobramentos modernos, no centro as plancies e a leste os planaltos; b) as Amricas so inteiramente constitudas por formaes antigas; c) as Amricas apresentam um relevo basicamente marcado por altas elevaes; d) os chapades so encontrados no lado do Atlntico e as plancies do lado do Pacfico; e) so comuns pequenas variaes de altitude e a predominncia de planaltos. 6) O Himalaia, os Andes e as Rochosas so exemplos de cadeias montanhosas a) originadas de dobramentos de idade cenozica. b) resultantes de blocos falhados de idade proterozica. c) originadas de dobramentos de idade paleozica. d) resultantes de falhamentos do cristalino de idade mesozica. e) originadas de fraturamentos e diaclasamentos de idade cenozica. 7) Observe a escala do tempo geolgico para identificar os processos naturais que ocorreram, respectivamente, nas eras Paleozica e Cenozica.

a) Formao de jazidas carbonferas e dobramentos do tipo alpino-himalaio. b) Oscilaes do nvel do mar nos ltimo perodos glaciais e formao das bacias petrolferas do Oriente Mdio. c) Configurao atual dos continentes e oceanos e dobramentos do tipo alpino-himalaio. d) Formao das bacias petrolferas do Oriente Mdio e soterramento das florestas que originaram o carvo mineral. e) Oscilaes do nvel do mar nos ltimos perodos glaciais e configurao atual dos continentes e oceanos. 8) O basalto, o carvo mineral e o gnaisse so, respectivamente, exemplos de rochas: a) magmtica extrusiva, metamrfica e magmtica intrusiva; b) magmtica extrusiva, sedimentar e metamrfica; c) metamrfica, sedimentar orgnica e dedrtica; d) qumica, orgnica e dedrtica; e) orgnica, metarmrfica e dedrtica. 9) Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas. a) ( ) Ncleo a camada intermediria e os cientistas acreditam que ele seja formado por ferro. b) ( ) O manto formado por um material quente e pastoso chamado magma. c) ( ) As trs camadas da Terra so: solo, subsolo e rocha base. d) ( ) na crosta terrestre que ocorre com freqncia a formao de lenis d'gua. e) ( ) O solo mede aproximadamente de 30 a 50 centmetros e a vida do nosso planeta est profundamente ligada ele. 10) A estrutura geolgica, os tipos de rochas e de solos e a morfologia do relevo devem ser levados em conta na organizao do espao, pois esto relacionados com a(o): I - ocorrncia ou no de fenmenos como o vulcanismo e terremotos. II - ocupao e distribuio geogrfica da populao. III - traado e implantao de rodovias e ferrovias. Assinale a opo que contm a(s) afirmativa(s) correta(s):

a) apenas I. b) apenas II e III. c) apenas I e III. d) apenas II. e) todas. 11) Assinale a alternativa onde encontramos apenas rochas metamrficas: a) Gnaisse, mrmore, quartzito. b) Calcrio, carvo, arenito. c) Basalto, calcrio, carvo. d) Granito, basalto, calcrio. e) Mrmore, basalto, carvo. 12) Sobre as rochas existentes na natureza, podemos afirmar: a) As rochas gneas ou magmticas so resultantes da solidificao do magma no interior da Terra ou da solidificao do magma em forma de lava expelido pelos vulces b) O carvo mineral um exemplo de rocha magmtica intrusiva c) As rochas metamrficas so resultantes da eroso de rochas magmticas d) As mudanas de presso so responsveis pela transformao de rochas metamrficas em rochas sedimentares e) As rochas sedimentares se apresentam em camadas, onde as mais baixas so as mais recentes e as de cima so as mais antigas 13) Estrutura geolgica so diferentes tipos de rochas (e minerais) que compem a litosfera. A respeito da estrutura geolgica do Brasil, INCORRETO afirmar que: a) o territrio brasileiro formado fundamentalmente por duas estruturas geolgicas: os macios antigos e as bacias sedimentares. b) a base estrutural do nosso territrio de natureza cristalina, portanto muito antiga e rgida. c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino s representam cerca de 36% do total da superfcie do pas, ao passo, que as reas sedimentares representam em torno de 64%. d) os terrenos formados na era proterozica so de grande importncia, porque geralmente aparecem associados s jazidas de minerais metlicos. e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuao de agentes internos. 14) Sobre os agentes modificadores do relevo incorreto afirmar a) Os agentes modificadores ou exgenos atuam incessantemente sobre o relevo terrestre, e conseguem modificar sensivelmente a paisagem geomorfolgica atravs dos processos de eroso e de sedimentao. b) A decomposio qumica de certas rochas, provida pela ao lenta da umidade do ar, constitui o processo esttico de eroso de maior eficincia.

c) A eroso mecnica ou dinmica manifesta-se pela desagregao das rochas produzidas pelas mudanas bruscas de temperatura, pelos ventos, chuvas, guas correntes e ondas do mar. d) A desagregao mecnica das rochas sob o efeito de mudanas trmicas da atmosfera manifesta-se com maior freqncia nas regies de climas midos, onde as oscilaes termomtricas diurnas mostram-se acentuadas. e) No processo de sedimentao, todo o material residurio fornecido pelos altos relevos transportado e deposita-se no fundo dos mares ou, em distncias menores, no sop das cristas montanhosas, nos fundos dos vales, nas margens dos rios etc. 15) Aponte a caracterstica que melhor identifica o relevo brasileiro: a) apresenta predomnio de grandes altitudes, considerando possuir o territrio altitudes superiores a 1.000 m b) apresenta dobramentos modernos e esta sujeito a movimentos tectnicos c) apresenta pequena variedade de formas, predominando os macios residuais d) possui uma estrutura geolgica velha, bastante erodida, portanto de altitudes modestas

Potrebbero piacerti anche