Sei sulla pagina 1di 52

11.

Segurana e Sade na Construo

1/52

11 SEGURANA E SADE NA CONSTRUO

JOS AMORIM FARIA

VERSO 6 MARO 2010

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

2/52

NDICE
1. ANLISE DETALHADA DA LEGISLAO DE SEGURANA E SADE NA CONSTRUO . 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 Regulamentao Geral do Trabalho Regulamentao geral de segurana e sade no trabalho ... Acidentes de trabalho .. Segurana na construo civil . Equipamentos de proteco individual ... Equipamentos de estaleiro ... Sinalizao .. Exposio ao Rudo Execuo a riscos elctricos 3 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4 4 4 5 5 6 7 7 8 9 9 9 9 10 12 12 16

1.10 Exposio a agentes perigosos 2. 3. NORMAS DE SEGURANA .. COORDENAO SEGURANA EM PROJECTO .. 3.1 3.2 4. 5. Plano de Segurana e Sade (PSS) ... Compilao Tcnica

COORDENAO SEGURANA EM OBRA A SEGURANA NAS ENTIDADES EXECUTANTES 5.1 5.2 5.3 Documentos a entregar pelo Empreiteiro Geral no incio da obra . Procedimentos a adoptar pelo Empreiteiro Geral ... Documentao a afixar em local bem visvel .

6.

PRINCPIOS BASE DA FISCALIZAO DE SEGURANA . 6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 6.6 Objecto Intervenientes com responsabilidades na segurana .. Modo de actuao do CSO . Modo de actuao dos tcnicos de segurana das entidades executantes .. Exemplos de situaes com problemas Exemplos de situaes correctamente executadas em termos de segurana ...

ANEXOS I II III Legislao de Segurana e Sade por Temas Normas relativas a segurana Exemplo de documentos
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

Jos Amorim Faria

11. Segurana e Sade na Construo

3/52

1. ANLISE DETALHADA DA LEGISLAO DE SEGURANA E SADE NA CONSTRUO


O Anexo I apresenta uma lista de legislao de segurana em vigor em Portugal que se procurou ser a mais exaustiva possvel data da sua elaborao. Foi dividida em temas de modo a permitir a sua mais fcil interpretao e utilizao. Apresenta-se neste ponto um comentrio genrico aos documentos mais importantes da lista.

1.1 Regulamentao Geral do Trabalho


Lei 91/2003 de 27 Agosto e Lei 35/2004 de 29 de Julho Documentos fundamentais que regulam os contratos de trabalho entre os trabalhadores e a respectiva entidade patronal. Regulamentam todos os aspectos que necessitam de regulao tais como faltas, frias, subsdios de Frias e de Natal, indemnizao por despedimento, contratos a termo certo e termo indeterminado, etc. Dispe de clusulas de carcter geral que definem a obrigatoriedade da entidade patronal proporcionar condies adequadas de segurana no trabalho realizado pelos seus colaboradores.

1.2 Regulamentao Geral de Segurana e Sade no Trabalho


O documento fundamental o Decreto-lei 441/91 de 14 de Novembro que define a Lei Quadro de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho vlida para as diversas actividades econmicas.

1.3 Acidentes de trabalho


O documento fundamental a Lei n 100/97 de 13 de Setembro e respectivos documentos regulamentadores (Decretos-lei 142/99, 143/99 e 159/99).

1.4 Segurana na Construo Civil


O documento fundamental o Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro que regulamenta as condies de segurana e de sade no trabalho em estaleiros temporrios ou mveis. A Portaria 101/96 define as prescries mnimas de carcter tcnico a implementar em locais e postos de trabalho dos estaleiros temporrios ou mveis de modo a assegurar condies adequadas de segurana e sade para os trabalhadores. Como exemplo de prescrio tcnica pode referir-se a necessidade de ventilar de forma permanente os locais destinados a dormitrio do pessoal ou as caractersticas gerais de salubridade a que devem obedecer as instalaes sanitrias e balnerios do pessoal trabalhador residente no estaleiro.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

4/52

1.5 Equipamentos de proteco individual


Toda a legislao indicada no Anexo I fundamental pois define as caractersticas a que devem obedecer os equipamentos de proteco individual (EPI) no que respeita concepo, fabrico e modo de utilizao pelos trabalhadores.

1.6 Equipamentos de estaleiro


O documento fundamental o Decreto-lei n 82/99 de 16 de Maro.

1.7 Sinalizao
Toda a legislao indicada no Anexo I fundamental. Regula e define as caractersticas a que devem obedecer os sinais de segurana em termos de desenho, modo de colocao e utilizao e garantia de segurana na circulao de veculos e pessoas em trabalhos realizados junto a vias pblicas.

1.8 Exposio ao Rudo


A legislao indicada no Anexo I toda fundamental e no completamente exaustiva.

1.9 Exposio a Riscos Elctricos


Toda a legislao indicada no Anexo I importante e no completamente exaustiva.

1.10 Exposio a Agentes Perigosos


Toda a legislao indicada no Anexo I importante e no completamente exaustiva.

2. NORMAS DE SEGURANA
O Anexo II apresenta uma lista no exaustiva das principais normas portuguesas, europeias (CEN) e internacionais (ISO) directa ou indirectamente relacionadas com a segurana. Deve ser usada como um elemento de consulta em reas especficas. A lista foi preparada com base em consulta no site do IPQ (www.ipq.pt). As normas especficas do sector segurana dizem respeito CT42 e podem ser consideradas por esse motivo as mais importantes da lista.

3. COORDENAO DE SEGURANA EM PROJECTO


O coordenador de segurana em projecto (CSP) um tcnico que deve integrar a equipa projectista no sentido de garantir que o projecto de execuo para a obra preparado com total respeito pela segurana e sade dos trabalhadores encarregados da construo, utilizao e manuteno das obras.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

5/52

A sua aco materializa-se na preparao de dois documentos fundamentais: o Plano de Segurana e Sade (P.S.S.); a Compilao Tcnica (CT). O Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro define em termos genricos as caractersticas a que devem obedecer esses documentos e que se apresentam nos pontos seguintes. importante referir que o CSP no se deve limitar a preparar de forma mais ou menos isolada os documentos acima referidos. desejvel que a sua interveno na fase de elaborao do projecto permita indicar aos restantes projectistas todos os dados fundamentais que permitam conduzir a projectos que minimizem os riscos dos trabalhadores envolvidos nas aces atrs referidas. O CSP dever participar nas reunies gerais de coordenao de projecto e ter oportunidade de analisar as peas dos projectos de Arquitectura e especialidades medida que vo sendo preparadas, de modo a reduzir os riscos para a segurana dos trabalhadores.

3.1 Plano de Segurana e Sade (P.S.S.)


O P.S.S. elaborado pelo CSP antes do incio da obra um documento genrico que serve de bitola aos documentos a preparar pelas diversas entidades executantes durante a execuo da empreitada com vista a garantir a segurana dos trabalhadores. Deve ter um carcter evolutivo e ser objecto de uma profunda reviso antes da abertura do estaleiro. O contedo do PSS deve incluir fundamentalmente os seguintes contedos: documentos que avaliam os riscos associados a cada uma das tarefas elementares; identificao de medidas preventivas dos riscos identificados. So individualizados os riscos correntes dos riscos especiais, ou seja, discriminam-se e tratamse com maior pormenor todos os riscos especiais associados obra a realizar. O PSS a elaborar seguir a estrutura definida no Anexo II do Decreto-Lei 273/2003 e incluir todos os elementos que ser possvel preparar antes da definio da entidade executante.

3.2 Compilao Tcnica


A Compilao Tcnica (CT) tambm um documento evolutivo a preparar inicialmente pelo CSP. Define os principais cuidados a observar na fase de utilizao e reparao dos edifcios de modo a garantir a segurana dos trabalhadores envolvidos na manuteno, conduo corrente e reabilitao das obras na fase de utilizao. Como exemplo de disposies a incluir na CT pode indicar-se o seguinte: definio dos procedimentos de manuteno de equipamentos instalados na obra (geradores, elevadores, compressores, ventiladores, caldeiras, etc); definio dos procedimentos de interveno de manuteno nas obras (sinalizao de segurana em estradas, condies de iluminao para trabalho nocturno, contacto com substncias perigosas, limpeza de depsitos de gua, reparaes em coberturas inclinadas, trabalhos em andaimes, trabalhos de pinturas de manuteno em obras de arte, trabalhos em instalaes em tenso, trabalhos na vizinhana de linhas de alta
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

Jos Amorim Faria

11. Segurana e Sade na Construo

6/52

tenso, inspeces subaquticas em pilares de pontes ou muros cais de instalaes porturias, etc). A Compilao Tcnica no fundo um Manual de Utilizao da obra construda no que se refere aos aspectos relacionados com a segurana dos trabalhadores que iro operar, manter ou reabilitar as obras na fase de utilizao. preparado pelo CSP e a sua verso final dever incluir contribuies das diversas entidades executantes e do CSO.

4. COORDENAO DE SEGURANA EM OBRA


De acordo com a legislao em vigor as principais funes atribudas ao coordenador de segurana e sade em obra so as seguintes: colaborar com o Empreiteiro em todas as actividades relativas Segurana e Sade dos trabalhadores da obra; apreciar as Fichas de Segurana e Sade elaboradas pelos Empreiteiros e ficar na posse da cpia das Fichas que sejam aprovadas e fiquem em vigor; solicitar a documentao tcnica relativa aos trabalhos e materiais com riscos especiais; exigir um programa de trabalhos detalhado, que garanta de forma adequada a Segurana aos trabalhadores; incluir no PSS todas as informaes relativas aos intervenientes na fase de execuo (Entidade/ Funo; Endereo; Contactos telefnicos; Representantes dos intervenientes; Bilhetes de Identidade); incluir no PSS cpia da Licena de Obra e anexos prprios; incluir no PSS cpia dos Alvars das Empresas Intervenientes e os seus registos no IMOPPI (Instituto dos Mercados de Obras Pblicas, Particulares e do Imobilirio); incluir no PSS cpia das Aplices dos Seguros de Acidentes de Trabalho que cubram todos os trabalhadores que exeram a sua actividade produtiva dentro do Estaleiro; verificar ocasionalmente a validade das Aplices de Seguros de Acidentes de Trabalho; fazer visitas regulares obra acompanhado dos responsveis pela segurana das empresas intervenientes na execuo da mesma para ajudar a tentar identificar/ confirmar/validar todos os riscos inerentes aos trabalhos em curso; promover reunies peridicas com os mesmos responsveis para esclarecer todas as dvidas relativas Segurana e Sade de cada fase (devem ser feitas actas destas reunies que devem ser arquivadas, divulgadas pelos presentes e registadas no Dirio de Segurana e Sade integrado no P.S.S.); o coordenador de segurana em fase de obra deve verificar periodicamente se as empresas tm Mapa de Distribuio dos Equipamentos de Proteco Individual actualizados; se os mesmos esto em bom estado de conservao e se esto dentro dos respectivos prazos de validade; se os mesmos equipamentos so usados de acordo com as referidas instrues;

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

7/52

ocasionalmente o Coordenador de Segurana em obra pode solicitar que sejam efectuados pelo mdico do trabalho da empresa ou por outras empresas habilitadas para o efeito testes de despistagem de excesso de lcool no sangue (< 0,5 g/l) dos trabalhadores, devendo impedir de trabalhar qualquer trabalhador que evidencie quaisquer outros sinais de perturbao evidente que ponham em causa a sua sade e/ou integridade fsica.

5. A SEGURANA NAS ENTIDADES EXECUTANTES


Define-se entidade executante como qualquer empresa contratada pelo promotor para realizar trabalhos numa dada obra. Os sub-empreiteiros contratados no so entidades executantes nos termos do Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro. Funcionam como unidade produtivas da entidade executante devendo assumir solidariamente com este todas as obrigaes e responsabilidades inerentes sua actividade. Cada entidade executante dever nomear para a obra um Tcnico de Segurana responsvel. Ser importante identificar o responsvel geral pela segurana na empresa bem como o tcnico que exerce essas funes para a obra em questo. Dado que em muitas intervenes este tcnico no est permanentemente em obra ainda importante identificar o tcnico da empresa que assegura o cumprimento dos procedimentos de segurana na ausncia do referido tcnico responsvel (normalmente o Encarregado Geral ou Director de Obra). Quando existe apenas um nico empreiteiro geral mais fcil identificar a responsabilidade especfica em cada situao que envolve segurana j que se pode classificar o empreiteiro geral como a nica entidade executante da obra. Os pontos seguintes referem-se a essa situao. 5.1 Documentos a entregar pelo Empreiteiro Geral no incio da obra Normalmente, o Empreiteiro Geral deve entregar ao Coordenador de Segurana e Sade em obra os seguintes documentos: At 30 dias aps a data de adjudicao, o P.S.S. actualizado; cpias dos Certificados de Classificao das Empresas intervenientes, assim como o seu registo no IMOPPI (Instituto dos Mercados de Obras Pblicas, Particulares e Imobilirio); cpias das Aplices de Seguro de Acidentes de Trabalho cobrindo todos os trabalhadores que intervm na obra (incluindo os dos subempreiteiros); um exemplar da Comunicao do Horrio de trabalho, carimbado pelo IDICT, para afixar no Painel de Informao de Segurana e Sade do Estaleiro; um Plano de Trabalhos actualizado, suficientemente detalhado; um Cronograma de mo-de-obra actualizado, tendo em conta os seus modos operatrios e os equipamentos disponveis. Esta listagem ser confrontada com o previsto no PSS elaborado pela CSP com vista a evitar esquecimentos.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

8/52

5.2 Procedimentos a adoptar pelo Empreiteiro Geral


O Empreiteiro deve normalmente proceder de acordo com as instrues abaixo mencionadas: o empreiteiro geral deve realizar um Plano de Informao/ Formao, no mbito do Plano de Segurana e Sade da obra, aos trabalhadores que intervenham na obra; satisfazer os pedidos do Coordenador de Segurana e Sade em obra, no que respeita aos esclarecimentos por este solicitados (como sejam fichas de trabalhos e materiais com riscos especiais, etc.); todos os subempreiteiros devem difundir as regras aplicveis Segurana e Sade aos seus colaboradores, antes de se iniciarem os trabalhos (formao mnima de cada trabalhador); apresentar e solicitar aprovao Fiscalizao da Planta Geral de Estaleiro (com indicao da sinalizao de segurana e caminhos de circulao); as instalaes elctricas do estaleiro devem ser objecto de verificaes peridicas pelo responsvel dessas instalaes (empreiteiro); aps essas verificaes, feitas por tcnicos qualificados, devem ser registadas as alteraes e arquivadas no Dirio de Segurana e Sade, normalmente includo no PSS; o Empreiteiro responsvel pelas Instalaes Elctricas do estaleiro deve implementar dois circuitos de iluminao independentes, sendo um deles de emergncia, de modo a que, em caso de acidente, ilumine os caminhos de emergncia e garanta a rpida evacuao dos trabalhadores; deve instalar proteces colectivas de acordo com a anlise dos riscos apresentada no PSS e ainda garantir a manuteno adequada desses equipamentos; deve fornecer aos seus trabalhadores os equipamentos de proteco individual (EPIs) adequados a cada trabalho, dentro do prazo de validade e ainda, emitir um Mapa de Distribuio dos EPIs actualizado, de acordo com a anlise de riscos indicada no PSS; o empreiteiro geral deve dispor nas frentes de trabalhos de extintores apropriados aos riscos existentes; o empreiteiro geral deve disponibilizar um local denominado Posto de Socorro, com rea mnima adequada, dotado dos equipamentos mnimos para a prestao dos primeiros socorros; alm disso, relativamente a primeiros socorros: os empreiteiros devem ter em permanncia um Socorrista diplomado por cada 20 trabalhadores ou um Socorrista diplomado e pelo menos 10% dos seus trabalhadores formados em primeiros socorros (entregar a lista dos Socorristas diplomados ao Coordenador de Segurana em obra); cada empresa deve ter um estojo de primeiros socorros cujo contedo seja adequado obra; o empreiteiro geral deve realizar um Plano de Informao/ Formao, no mbito do Plano de Segurana e Sade da obra, aos trabalhadores que intervenham na obra.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

9/52

5.3 Documentao a afixar em local bem visvel


Devem ser obrigatoriamente afixados no Painel de Informao de Segurana e Sade do Estaleiro os seguintes documentos: cpia da Comunicao do Horrio de Trabalho, carimbado pela ACT Autoridade para as Condies de Trabalho, criada pelo Decreto-lei 211/2006 de 27 de Outubro; Plano de Emergncia, com os nmeros de telefone dos servios de socorro e outros considerados importantes de acordo com o PSS; Plano de Formao e Informao Geral em Segurana, Sade e Ambiente do pessoal presente no estaleiro; outros documentos cuja divulgao junto dos trabalhadores imprescindvel pelos responsveis pela segurana do empreiteiro. seja julgada

6. PRINCPIOS-BASE DE FISCALIZAO DE SEGURANA


6.1 Objecto Neste ponto, faz-se uma reflexo sobre os principais aspectos de segurana que importa respeitar de modo a garantir uma adequada segurana para os trabalhadores. 6.2 Intervenientes com responsabilidades na segurana Os intervenientes com responsabilidades na segurana so os seguintes: Promotor; Empreiteiros (entidades executantes); CSP; CSO; Entidades fiscalizadores (ACT); Trabalhadores. A figura abaixo esquematiza o problema da segurana.
SEGURANA
CSO Promotor IDICT IGT

Operrios Empreiteiros

MXIMA: NO H SEGURANA SEM COLABORAO / CONSCIENCIALIZAO DE TODOS


Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

10/52

Com esta figura pretende ilustrar-se que o operrio uma pea fundamental para a garantia da sua prpria segurana. No h segurana sem a colaborao consciente de cada operrio. Apresentam-se seguidamente as responsabilidades de cada um dos intervenientes na obra na rea de segurana. Responsabilidades - Promotor Garantir existncia e actualizaes de um PSS; Garantir existncia e actualizaes da Compilao Tcnica; Garantir existncia (quando aplicvel) do CSO.

Empreiteiros (responsveis pela segurana) Afixar documentao segurana; Implementar PSS; Produzir documentos exigidos no PSS; colaborar na preparao de novas fichas de segurana (avaliao de riscos e definio de medidas preventivas para trabalhos especficos); Dar formao permanente ao pessoal operrio, com especial destaque para os primeiros dias de trabalho de cada operrio, e com formalismo adequado sobretudo no incio do primeiro dia de trabalho na obra; pode e deve ser dada em grupo.

Trabalhadores independentes So responsveis por si prprios funcionam como entidades executantes contratadas directamente pelo promotor mas sem estrutura de preveno de segurana; CSO dever garantir a formao e informao mnimas (princpios base da segurana e conhecimento do PSS).

Coordenador Segurana em Obra Exigir de todos os intervenientes o cumprimento das respectivas obrigaes na rea de segurana; o principal responsvel pela implementao dos procedimentos de segurana; Deve avaliar antecipadamente os riscos de acidentes e exigir de todas as entidades executantes a definio e o cumprimento de medidas preventivas adequadas preveno desses riscos.

Autoridade para as Condies e Trabalho (ACT) Fazer inqurito a todos os acidentes graves ou mortais. Receber as comunicaes prvias relativas a todos os estaleiros temporrios ou mveis antes da consignao dos trabalhos. Fiscalizar o territrio de modo a verificar que no existem obras sem Comunicao Prvia e PSS. Fazer visitas aleatrias a obras para detectar irregularidades na rea da segurana. Intervir nos termos do Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

11/52

Operrios Respeitar conscienciosamente os princpios gerais de segurana definidos pelas respectivas entidades empregadoras e o CSO; Participar nas aces de formao a que puder ter acesso; Realizar a sua actividade diria s aps garantir que dispe de toda a formao necessria especfica para essa tarefa na rea da segurana, que dispe dos EPIs e EPCs adequados para realizar a tarefa e que a tarefa foi adequadamente preparada pelos Tcnico de Segurana afectos obra no que se refere aos aspectos de segurana e sade dos trabalhadores.

6.3 Modo de actuao do CSO As funes do CSO so genericamente atrs listadas no ponto 4. Apresentam-se em seguida algumas reflexes sobre o modo concreto de actuao do CSO no contexto de uma obra real. Os principais documentos a produzir pelo CSO no exerccio da sua actividade diria so os seguintes: 1 relatrio de diagnstico do P.S.S. elaborado pelo CSP com vista a definio dos documentos a integrar de imediato pelas entidades executantes e do modo de utilizao do P.S.S. (que documentos devem ser produzidos ao longo da execuo da obra e em que locais do P.S.S. devem ser integrados); idem para a Compilao Tcnica; relatrios de visita s obras (vlido para todas as situaes com CSO residente em permanncia na obra ou no residente); relatrio final.

Os relatrios de visita devem ser sucintos e objectivos e destinam-se a registar os problemas concretos de segurana detectados pelo CSO nas suas visitas obra. Devem ser enviados de modo formal aos intervenientes identificados com responsabilidades na segurana (director do empreendimento - representante do promotor, responsveis locais pela segurana entidades executantes, responsvel local pela segurana entidades executantes). Devem ser preparados relatrios diferentes para cada entidade executante para garantir alguma objectividade na relao CSO entidade executante. O CSO, em princpio, no deve dirigir-se directamente aos operrios mas sim ao seu homlogo na entidade executante. Na ausncia em obra do tcnico de segurana da entidade executante deve dirigir-se ao seu substituto na ausncia (normalmente o encarregado ou o director de obra quando residente). O CSO deve actuar de imediato apenas nas situaes de bvio risco imediato para os trabalhadores como por exemplo: um trabalhador alcoolizado encontra-se a efectuar trabalhos em altura; o CSO deve pedir ao operrio para parar de trabalhar e arranjar forma de chamar o encarregado para este encontrar uma ocupao de menor risco para o trabalhador; chama-se a ateno para o facto de no ser constitucionalmente legal exigir de um trabalhador a realizao
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

Jos Amorim Faria

11. Segurana e Sade na Construo

12/52

de um teste de alcoolemia num dado momento, a menos que essa situao esteja prevista no Contrato de Trabalho Colectivo especfico dessa empresa ou muito mais raramente no Contrato individual do trabalhador; esse teste pode ser realizado pelo mdico do trabalho ao servio da empresa ou por entidade externa contratada para esse efeito com competncias na rea de sade e sempre garantindo a aleatoriedade da escolha do operrio envolvido no teste; existe um evidente risco de acidente por falta de medidas preventivas especficas para um trabalho; deve mandar para o trabalho e discutir de imediato com a entidade executante o modo de resolver o problema; esta situao deve ser evitada antecipadamente; os problemas devem ser inventariados e resolvidos antes do incio da execuo dos trabalhos; a suspenso de trabalhos por questes de segurana uma medida extrema que s deve ser aplicada em situaes muito graves.

Apresentam-se, no Anexo III, 3 exemplos de documentos de apoio actividade de CSO: impresso base para realizao de relatrios de visita e explicao do seu preenchimento; actuao em caso de acidente; exemplo de relatrios de visita.

6.4 Modo de actuao dos tcnicos de segurana das entidades executantes A principal misso dos tcnicos de segurana das entidades executantes consiste na sensibilizao para a segurana de todos os operrios envolvidos nos trabalhos. Essa misso implementada normalmente da seguinte forma: aco de formao inicial para cada trabalhador no primeiro dia de trabalho na obra; aces de formao de carcter mais geral para todos os trabalhadores da empresa em ambiente mais formal fora do contexto da obra ou para grupos de trabalhadores em ambiente de obra, sempre que necessrio e conveniente; produo de fichas de segurana para as tarefas que envolvem maiores riscos com a seguinte estrutura: 1. Descrio da tarefa; 2. Identificao sumria dos recursos (MO, MAT, EQ, SUB.) e Tecnologias construtivas; 3. Planificao da tarefa (datas; tempo de durao) quando importante; 4. Identificao dos riscos associados realizao da tarefa; 5. Descrio das Medidas Preventivas; 6. Definio dos EPCs e EPIs a considerar. afixao da documentao identificada em 11.5.3; implementao de procedimentos de rotina de controlo de segurana tais como os listados em 11.5.2; colaborao permanente com o CSO, produzindo e discutindo todos os documentos a integrar regularmente no P.S.S. tais como os referidos em 11.5.1.

O aspecto mais importante a garantir para cada trabalhador o seu total enquadramento no sistema nacional de sade e segurana o que se materializa na existncia para cada trabalhador:
Jos Amorim Faria

de um contrato de trabalho;
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

13/52

do seu registo na Caixa Geral de Aposentaes / Previdncia; da existncia de um seguro adequado de acidentes de trabalho.

Cada entidade executante deve ainda garantir a existncia de um horrio de trabalho para cada obra, validado pela ACT da regio e deve possuir alvar adequado obra em questo (exigncia extensvel a todos os subempreiteiros na proporo dos trabalhos realizados por cada um). Pode afirmar-se que a segurana em obra, e sobretudo os efeitos nocivos e perversos para as famlias das vtimas, melhorar muito em Portugal quando estes aspectos acabados de enunciar forem cumpridos de forma sistemtica. fundamental ainda que exista um sistema de identificao permanente de todos os trabalhadores presentes numa obra ( fundamental a existncia de cpia do Bilhete de Identidade de cada um existente em obra preferencialmente em dossier anexo ao P.S.S. da obra, mas que em geral bastar estar includos na documentao gerida diariamente pelo apontador da obra). Atendendo importncia do tema identificam-se em seguida os principais riscos associados actividade diria dos trabalhadores num estaleiro corrente: - queda em altura; - esmagamento por veculo em circulao ou equipamento; - soterramento em trabalhos com deficientes condies de segurana geotcnica; - electrocusso; - intoxicao, gaseamento ou inalao de gases txicos.

6.5 Exemplos de situaes com problemas Apresentam-se em seguida alguns exemplos comentados de situaes com problemas de segurana.

Figura 1 Pssimas condies salubridade; localizao de esquentador no cumpre regulamentao aplicvel a projectos de gs

Figura 2 Nmero de Circo

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

14/52

Figura 3 - Ausncia de acesso adequado zona de trabalho

Figura 4 Ausncia de proteco colectiva contra quedas em altura

Figura 5 Mau acesso para trabalhos em pilares

Figura 6 Vazadouro entulho em pssimas condies de segurana

Figura 7 Mquinas e homens a trabalhar demasiado prximo

Figura 8 - Ausncia de entivao

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

15/52

Figura 9 - Talude com inclinao excessiva; trabalhos beto armado sem adequadas condies acesso plataformas de trabalho

Figura 10 - Nmero de Circo 2

Figura 11 - Ausncia proteco contra quedas em altura

Figura 12 - Andaime no respeita norma

Figura 13 - Proteco inadequada para quedas em altura

Figura 14 - Andaime trolha com muito ms condies

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

16/52

Figura 15 - Ferramenta sem proteco

Figura 16 - Botas sem condies de segurana

Figura 17 - Ausncia de proteco colectiva para quedas em altura

Figura 18 - Trabalhos entre talude e cofragem em ms condies

Figura 19 - Ligao elctrica em ms condies


Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

17/52

6.6 Exemplos de situaes correctamente executadas em termos de segurana Apresentam-se em seguida alguns exemplos de situaes correctamente executadas em termos de segurana.

Figura 20 - Plataformas adequadas de trabalho

Figura 21 - Escoramento com projecto especfico

Figura 22 - Andaime bem executado

Figura 23 - Escadas de acesso com boas condies

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

18/52

Figura 24 - Andaime bem executado

Figura 25 - Plataforma elevatria para boas condies de trabalho em altura

Figura 26 - Redes de proteco para evitar quedas em altura

Figura 27 - Acesso a locais elevados em boas condies

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

19/52

Figura 28 - Grua com acesso de manobrador adequado

Figura 29 - Escada acesso adequada

Figura 30 - Proteco contra quedas em altura adequada

Figura 31 - Fornecimento electricidade em boas condies

Jos Amorim Faria, Maro de 2010

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

20/52

ANEXO I LEGISLAO DE SEGURANA SEPARADA POR TEMAS

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

21/52

ANEXO I LEGISLAO DE SEGURANA SEPARADA POR TEMAS


0. C CT para a I nd st r i a da C on s tr u o C iv i l e O br a s

P b li c a s CCT Contrato Colectivo de Trabalho para a Indstria da Construo Civil e Obras Pblicas; 1. R e gu l a me nt a o G e r a l d o T r a b a lh o Lei n 99/2003 de 27/Ago. Aprovao do Cdigo do Trabalho; Lei n 35/2004 de 29/Jul. Regulamenta a Lei n. 99/2003, de 27 de Agosto, que aprovou o Cdigo do Trabalho. 2. Regulamentao Geral de Segurana e Sade no Trabalho Decreto-lei n 441/91 de 14/Nov. Com as alteraes do Decreto-lei n 133/99 de 21/Abr. Lei Quadro sobre Segurana, Higiene e Sade nos locais de trabalho; Decreto-lei n 26/94 de 1/Fev. Com as alteraes da Lei n 7/95 de 29/Mar., da Lei n 118/99 de 11/Ago. e do Decretolei n 109/2000 de 30/Jun. Regime de organizao e funcionamento das actividades de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho; Decreto-lei n 29/2002 de 14/Fev. Cria o programa de adaptao dos servios de segurana, higiene e sade no trabalho, previstos no Decreto-lei n 26/94 de 1/Fev.; Portaria 467/2002 de 23/Abr. Regula a instruo do requerimento em conta na de autorizao de de servios com o externos regime ou de de alterao de autorizao, a vistoria prvia e os parmetros a ter deciso, acordo legal organizao e funcionamento das actividades de segurana, higiene e sade no trabalho; Decreto-lei n 347/93 de 1/Out. e Portaria n 987/93 de 6/Out. - Com as alteraes da Lei n 113/99 de 03 de Agosto Prescries mnimas de segurana e de sade nos locais de trabalho; Portaria n 1179/95 de 26/Set. Com as alteraes da Portaria n 53/96 de 20/Fev. Aprova o modelo de ficha de notificao pelas empresas, da modalidade adoptada para organizao dos servios de SHST; Portaria n 1031/2002 de 10/Ago. Aprova o modelo de ficha de aptido mdica; Portaria n 1184/2002 de 10/Ago. Aprova o modelo de
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

Jos Amorim Faria

11. Segurana e Sade na Construo

22/52

relatrio anual da actividade dos servios de SHST; Decreto-lei n 110/2000 de 30/Jun. Com as alteraes da Lei n 14/2001 de 4/Jun. Estabelece as condies de acesso e de exerccio das profisses de tcnico superior de segurana e higiene do trabalho e de tcnico de segurana e higiene do trabalho; Decreto-lei n 374/98 de 24/Nov. Altera os Decretos-lei n 378/93 de 5/Nov., 128/93 de 22/Abr., 383/93 de 18/Nov., 130/92 de 6/Jul., 117/88 de 12/Abr., e 113/93 de 10/Abr., que estabelecem, respectivamente, as prescries mnimas de segurana a que devem obedecer o fabrico e comercializao de mquinas, de equipamentos de proteco individual, de instrumentos de pesagem de funcionamento no automtico, de aparelhos a gs, de material elctrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tenso e de materiais de construo. 3. Ac i de nt e s d e T r a b al h o Decreto-lei n 362/93 de 15/Out. Estabelece as regras relativas informao estatstica sobre acidentes de trabalho e doenas profissionais; Lei n 100/97 de 13/Set. Regime jurdico dos acidentes de trabalho e das doenas profissionais Regulamentada pelos Decretos-lei n 142/99 de 30/Abr., 143/99 de 30/Abr. e 159/99 de 11/Mai.; Decreto-lei n 142/99 de 30/Abr. Cria o fundo de acidentes de trabalho; Decreto-lei n 143/99 de 30/Abr. Com as alteraes do Decreto-lei n 382-A/99 de 22/Set. Reparao de danos emergentes de acidentes de trabalho; Decreto-lei n 159/99 de 11/Mai. Regulamenta o seguro de acidentes de trabalho para os trabalhadores independentes; Decreto-lei n 248/99 de 2/Jul. Reformulao e aperfeioamento global da regulamentao das doenas profissionais em conformidade com o novo regime jurdico aprovado pela Lei n 100/97 de 13/Set., e no desenvolvimento do regime previsto na Lei n 28/84 de 14/Ago.; Decreto Regulamentar n 6/2001 de 5/Mai. Aprova a lista das doenas profissionais e o respectivo ndice codificado; Decreto-lei n 164/2001 de 23/Mai. Aprova o regime jurdico da preveno e controlo dos perigos associados a acidentes graves que envolvem substncias perigosas, transpondo para a ordem jurdica interna a Directiva n. 96/82/CE, do Conselho, de 9/Dez.. 4. S e gu r a n a n a C on st r u o C iv i l Decreto n 41821 de 11/Ago./1958
Gesto de Obras e Segurana

Regulamento de
FEUP 2009/2010

Jos Amorim Faria

11. Segurana e Sade na Construo

23/52

segurana no trabalho da construo civil; Decreto n 46427 de 10/Jul./1965 Regulamento das instalaes provisrias destinadas ao pessoal empregado nas obras; Portaria n 101/96 de 3/Abr. Prescries mnimas de segurana e de sade nos locais e postos de trabalho dos estaleiros temporrios ou mveis; Decreto-lei n 273/2003 de 29/Out. Rev e revoga o Decreto-lei n 155/95 de 1/Jul. Regulamentao das condies de segurana e de sade no trabalho em estaleiros temporrios ou mveis, mantendo as prescries mnimas de segurana e sade no trabalho estabelecidas pela Directiva 92/57/CEE, do Conselho, de 24/Jun.. 5. Equipamentos de Proteco Individual Decreto-lei n 128/93 de 22/Abr. Com as alteraes do Decreto-lei n 139/95 de 14/Jun. e do Decreto-lei n 374/98 de 24/Nov. Transpe para a ordem interna a Directiva n 89/686/CEE, do Conselho, de 21 de Dez., relativa aos equipamentos de proteco individual; Decreto-lei n 348/93 de 1/Out. Com as alteraes da Lei n 113/99 de 3/Ago.21 Relativo s prescries mnimas de segurana e sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de proteco individual no trabalho; Portaria n 988/93 de 6/Out. Disposies a que devem obedecer os equipamentos de proteco individual, no que respeita utilizao pelos trabalhadores; Portaria n 1131/93 de 4/Nov. Com as alteraes da Portaria 109/96 de 10/Abr. e da Portaria n 695/97 de 19/Ago. Estabelece as exigncias essenciais relativas sade e segurana aplicveis aos equipamentos de proteco individual. 6. Mquinas, Equipamentos e Materiais de Estaleiro Decreto-lei n 50/2005 de 25/Fev. Transpe para a ordem jurdica interna a Directiva n 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho Revoga o Decretolei n 82/99 de 16 de Maro na redaco que lhe foi dada pela Lei n 113/99, de 3 de Ago. Decreto-lei n 320/2001 de 12/Dez. Estabelece as regras relativas colocao no mercado e entrada em servio das mquinas e dos componentes de segurana, transpondo para a ordem jurdica interna a Directiva n. 98/37/CE, do Parlamento Europeu e do
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

24/52

Conselho, de 22/Jun.. Decreto n 513/70 de 30/Out. Com as alteraes introduzidas pelo Decreto Regulamentar n 13/80 de 16/Mai. Regulamento de Segurana dos Elevadores Elctricos (incluindo os ascensores de estaleiro). Decreto-lei n 76/2002 de 26/Mar. Aprova o Regulamento das emisses sonoras para o ambiente de equipamento para utilizao no exterior, que transpe para o ordenamento jurdico interno a Directiva n. 14/CE/2000, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 8 de Maio. Portaria n 58/2005 de 21/Jan. Estabelece as normas relativas formao s condies de emisso de certificados perfis de aptido de profissional (CAP) e de homologao dos respectivos cursos de profissional, relativos aos profissionais Condutor(a)-manobrador(a) de equipamentos de movimentao de terras e de equipamentos de elevao. 7. Sinalizao de Segurana e Sade no Trabalho Decreto-lei n 141/95 de 14/Jun. Com as alteraes da Lei n 113/99 de 03 de Agosto - Prescries mnimas para a sinalizao de segurana e sade no trabalho; Portaria n 1456-A/95 de 11/Dez. Regulamenta as prescries mnimas de colocao e utilizao da sinalizao de segurana e sade no trabalho; Decreto Regulamentar n 22-A/98 de 1/Out. Com as alteraes introduzidas pelo Decreto Regulamentar n 41/2002 de 20/Ago. Aprova o regulamento de sinalizao do trnsito / Cap. V Sinalizao temporria de obras e obstculos na via pblica. 8. Exposio ao Rudo Decreto-lei n 292/2000 de 14/Nov. Com as alteraes do Decreto-lei n 259/2002 de 23/Nov. Aprova o regulamento geral do rudo; Decreto-lei n 72/92 e Decreto Regulamentar n 9/92 de 28/Abr. Proteco dos trabalhadores contra os riscos decorrentes da exposio ao rudo durante o trabalho; Decreto-lei n 76/2002 de 26/Mar. Aprova o Regulamento das Emisses Sonoras para o Ambiente do Equipamento para Utilizao no Exterior, transpondo para o ordenamento jurdico interno a Directiva n 2000/14/CEE , do Parlamento Europeu e do Conselho, de 8/Mai.. Decreto-lei n 182/2006 de 6/Set. Transpe para a ordem jurdica interna a Directiva n. 2003/10/CE, do Parlamento Europeu e
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

25/52

do Conselho, de 6 de Fevereiro, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade, em matria de exposio dos trabalhadores aos riscos devidos aos agentes fsicos (rudo). 9. Exposio a Riscos Elctricos Decreto-lei n 740/74 de 26/Dez. Com as alteraes do Decreto-lei n 303/76 de 26/Abr. Aprova os Regulamentos de Segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica e de Instalaes Colectivas de Edifcios e Entradas; Portaria n 37/70 de 17/Jan. Com as rectificaes introduzidas pela D.R. 42/70 de 19 de Fevereiro Aprova as instrues para os primeiros socorros em acidentes produzidos por correntes elctricas; Decreto n 42895 de 31/Mar. de 1960 Com as alteraes do Decreto Regulamentar n 14/77 de 26/Fev. Regulamento de Segurana das Subestaes e Postos de Transformao e de Seccionamento; Decreto Regulamentar n 90/84 de 26/12 Estabelece disposies relativas ao estabelecimento e explorao das redes de distribuio de energia elctrica em baixa tenso; Decreto Regulamentar n 1/92 de 18/02 Aprova o Regulamento de Segurana de Linhas Elctricas de Alta Tenso. 10. Exposio a Agentes Perigosos Decreto-lei n 236/2003 de 30/Set. Proteco da

segurana e sade dos trabalhadores expostos a riscos de atmosferas explosivas; Decreto-lei n 139/2002 de 17/Mai. Aprova o regulamento de segurana dos estabelecimentos de fabrico e de armazenagem de produtos explosivos; Decreto-lei n 290/2001 de 16/Nov. Transpe para o ordenamento jurdico interno a Directiva n. 98/24/CE, do Conselho, de 7/Abr., relativa proteco da segurana e sade dos trabalhadores contra os riscos ligados exposio a agentes qumicos no trabalho, bem como as Directivas n 91/322/CEE, da Comisso, de 29/Mai., e 2000/39/CE, da Comisso, de 8/Jun., sobre valores limite de exposio profissional a agentes qumicos; Decreto-lei n 84/97 de 16/Abr. Alterado pela Lei n 113/99 de 3/Ago., e a Portaria n 1036/98 de 15/Dez. Proteco da segurana e sade dos trabalhadores contra riscos de exposio a agentes biolgicos; Decreto-lei n 239/97 de 9/Set. Estabelece as regras a que fica sujeita a gesto de resduos. Revoga o Decreto-lei n 310/95 de 20/Nov..
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

26/52

10.1 Exposio ao Amianto Portaria n 1049/93 de 19/Out. Transpe a directiva europeia 87/217/CEE que visa a preveno e a reduo da poluio ambiente provocada pelo amianto, focada no licenciamento e autorizao das descargas provenientes das indstrias que utilizem amianto; Portaria n 1057/89 de 07/Dez. Regulamenta o Decreto-lei n 284/89 de 24/Ago.,que por sua vez alterado pelo Decretolei n 389/93 de 20/Nov. e pela Lei n 113/99 de 3/Ago. de que aprova o regime de proteco da sade dos trabalhadores contra os riscos de exposio ao amianto nos locais de trabalho. 11. Proximidade de Combustveis Lquidos Decreto-lei n 302/2001 de 23/Nov. Estabelece o novo quadro legal para a aplicao do Regulamento de Construo e Explorao de Postos de Abastecimento de Combustveis; Portaria n 131/2002 de 9/Fev. Regulamento de Construo e Explorao de Postos de Abastecimento de Combustveis.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

27/52

ANEXO II NORMAS RELATIVAS A SEGURANA

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

28/52

ANEXO II NORMAS RELATIVAS A SEGURANA

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 42 Segurana e Sade do Trabalhador NP 1024:1974 (1 Edio) pp.2, C 420 /CT 42 Poluio do meio ambiente. Chumbo. Colheita das amostras na atmosfera dos locais de trabalho. NP 1025:1974 (1 Edio) pp.2, C 420 /CT 42 Poluio do meio ambiente. Chumbo. Colheita de amostras nas emisses das chamins. NP 1026:1974 (1 Edio) pp.2, C 420 /CT 42 Poluio do meio ambiente. Chumbo. Determinao qualitativa expedita pelo mtodo de reaco de gota (comparao visual). NP 1027:1974 (1 Edio) pp.3, C 420 /CT 42 Poluio do meio ambiente. Chumbo. Determinao quantitativa pelo mtodo colorimtrico de comparao visual. NP 1562:1978 (1 Edio) pp.8, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Segurana na utilizao de equipamentos mecnicos de transmisso de fora motriz. NP 1563:1978 (1 Edio) pp.6, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Higiene e segurana nas operaes de pintura por projeco. NP 1572:1978 (1 Edio) pp.11, C 420 /CT 42 Higiene e segurana nos estabelecimentos industriais. Instalaes sanitrias, vestirios e refeitrios. Dimensionamento e disposies construtivas. NP 1796:2004 (3 Edio) pp.43, C 420 /CT 42 Segurana e Sade no Trabalho. Valores limite de exposio profissional a agentes qumicos. NP 1837:1986 (1 Edio) pp.9, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Higiene e segurana nas operaes de metalizao por projeco. NP 2036:1986 (1 Edio) pp.2, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Ferramentas portteis. Requisitos gerais de concepo e utilizao. NP 2198:1986 (1 Edio) pp.2, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Ferramentas portteis manuais. Requisitos de segurana. NP 2199:1986 (1 Edio) pp.17, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Tcnicas de colheitas de ar para anlise de gases e vapores nos ambientes dos locais de trabalho. NP 2266:1986 (1 Edio) pp.8, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Colheitas de ar para anlise de partculas slidas e lquidas nos locais de trabalho. Mtodo por filtrao. NP 2310:1989 (1 Edio) pp.7, C 420 /CT 42 Higiene e segurana no trabalho. Equipamento de proteco individual. Luvas de proteco. Definies, classificao e dimenses. NP 4397:2001 (1 Edio) pp.21, C 420 /CT 42 Sistemas de gesto da segurana e sade do trabalho. Especificaes. NP 4410:2004 (1 Edio) pp.50, C 420 /CT 42 Sistemas de gesto da segurana e sade do trabalho. Linhas de orientao para a implementao da norma NP 4397.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

29/52

NP EN 132:2004 (3 Edio) pp.23, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 132:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Definio de termos e pictogramas. NP EN 134:2004 (4 Edio) pp.27, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 134:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Nomenclatura de componentes. NP EN 135:2004 (3 Edio) pp.27, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 135:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Lista de termos equivalentes. NP EN 136:1999 (2 Edio) pp.49, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 136:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Mscaras completas. Caractersticas, ensaios e marcao. NP EN 138:1997 (1 Edio) pp.34, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 138:1994 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos de proteco respiratria de ar fresco com mscara completa, semi-mscara ou corpo do conjunto bucal. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 139:1998 (1 Edio) pp.40, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 139:1994 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos de proteco respiratria de aduo por ar comprimido com mscara completa, semi-mscara ou corpo do conjunto bucal. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 140:2000 (1 Edio) pp.36, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 140:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Semi-mscaras e quartos de mscara. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 144-2:2000 (1 Edio) pp.15, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 144-2:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Vlvulas para garrafas de gs. Parte 2: Peas de ligao de sada. NP EN 145:2000 (1 Edio) pp.40, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 145:1997 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos autnomos de circuito fechado tipo oxignio comprimido ou oxignio-nitrognio comprimido. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 165:1997 (1 Edio) pp.25, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 165:1995 IDT Proteco individual dos olhos. Vocabulrio. NP EN 172:1997 (1 Edio) pp.18, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 172:1994 IDT Proteco individual dos olhos. Filtros de proteco solar para uso industrial. NP EN 175:2000 (1 Edio) pp.18, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 175:1997 IDT Proteco individual. Equipamentos de proteco dos olhos e da cara durante a soldadura e processos afins. NP EN 207:2000 (1 Edio) pp.23, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 207:1998 IDT Proteco individual dos olhos. Filtros e protectores oculares contra as radiaes laser (culos de proteco laser). NP EN 208:2000 (1 Edio) pp.19, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 208:1998 IDT Proteco individual dos olhos. culos de proteco para operaes de regulao de lasers e sistemas laser (culos de proteco para operaes de regulao de laser). NP EN 269:1998 (1 Edio) pp.35, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 269:1994 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos de proteco respiratria de ar fresco de ventilao assistida com capuz. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 270:1998 (1 Edio) pp.33, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 270:1994 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos de proteco respiratria de aduo de ar comprimido com capuz. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 271:1998 (1 Edio) pp.22, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 271:1994 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos de proteco respiratria isolantes de aduco de ar comprimido ou de ar fresco de ventilao assistida com capuz utilizados para as operaes de projeco de abrasivos. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 344-2:1999 (1 Edio) pp.23, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 344-2:1996 IDT Calado de segurana, de proteco e de trabalho para uso profissional. Parte 2: Requisitos adicionais e mtodos de ensaios. NP EN 345-2:1999 (1 Edio) pp.14, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 345-2:1996 IDT Calado de segurana para uso profissional. Parte 2: Especificaes adicionais.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

30/52

NP EN 346-2:1999 (1 Edio) pp.9, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 346-2:1996 IDT Calado de proteco para uso profissional. Parte 2: Especificaes adicionais. NP EN 347-2:1999 (1 Edio) pp.8, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 347-2:1996 IDT Calado de trabalho para uso profissional. Parte 2: Especificaes adicionais. NP EN 352-4:2003 (1 Edio) pp.15, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 352-4:2001 IDT Protectores auditivos. Requisitos de segurana e ensaios. Parte 4: Protectores auriculares dependentes do nvel sonoro. NP EN 371:1996 (1 Edio) pp.11, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 371:1992 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Filtros anti-gs do tipo AX e filtros combinados contra compostos orgnicos de baixo ponto de ebulio. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 372:1996 (1 Edio) pp.10, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 372:1992 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Filtros anti-gs do tipo SX e filtros combinados contra determinados compostos especficos. Requisitos, ensaios e marcao. NP EN 397:1997 (1 Edio) pp.23, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 397:1995 IDT Capacetes de proteco para a indstria. NP EN 443:2000 (1 Edio) pp.32, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 443:1997 IDT Capacetes para bombeiros. NP EN 457:1997 (1 Edio) pp.16, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 457:1992 IDT Segurana de mquinas. Sinais auditivos de perigo. Requisitos gerais, concepo e ensaios (ISO 7731:1986, modificada). NP EN 458:1996 (1 Edio) pp.30, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 458:1993 IDT Protectores auditivos. Recomendaes relativas seleco, utilizao, aos cuidados na utilizao e manuteno. Documento guia. NP EN 481:2004 (1 Edio) pp.15, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 481:1993 IDT Atmosferas dos locais de trabalho. Definio do tamanho das fraces para medio das partculas em suspenso no ar. NP EN 482:2004 (1 Edio) pp.14, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 482:1994 IDT Atmosferas dos locais de trabalho. Requisitos gerais do desempenho dos procedimentos de medio de agentes qumicos. NP EN 547-1:1999 (1 Edio) pp.18, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 547-1:1996 IDT Segurana de mquinas. Medidas do corpo humano. Parte 1: Princpios de determinao das dimenses requeridas pelas aberturas destinadas passagem do corpo nas mquinas. NP EN 547-2:2000 (1 Edio) pp.28, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 547-2:1996 IDT Segurana de mquinas. Medidas do corpo humano. Parte 2: Princpios para a determinao das dimenses exigidas para as aberturas de acesso. NP EN 547-3:2000 (1 Edio) pp.10, C 420 /CT 42 Segurana de mquinas. Medidas do corpo humano. Parte 3: Dados antropomtricos. NP EN 563:1996 (1 Edio) pp.31, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 563:1994 IDT Segurana de mquinas. Temperaturas de superfcies acessveis. Factores ergonmicos para a fixao dos valores-limite de temperaturas nas superfcies quentes. NP EN 614-1:1996 (1 Edio) pp.21, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 614-1:1995 IDT Segurana de mquinas. Princpios de concepo ergonmica. Parte 1: Terminologia e princpios gerais. NP EN 614-2:2004 (1 Edio) pp.32, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 614-2:2000 IDT Segurana de mquinas. Princpios de concepo ergonmica. Parte 2: Interaces entre a concepo de mquinas e as tarefas de trabalho. NP EN 795:1999 (1 Edio) pp.24, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 795:1996 IDT Proteco contra as quedas de altura. Dispositivos de amarrao. Requisitos e ensaios. NP EN 812:2000 (1 Edio) pp.21, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 812:1997 IDT Bons de proteco para a indstria.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

31/52

NP EN 813:2000 (1 Edio) pp.15, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 813:1997 IDT Equipamento de proteco individual para preveno de quedas em altura. Arneses de cintura e pernas. NP EN 842:1998 (1 Edio) pp.15, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 842:1996 IDT Segurana de mquinas. Sinais visuais de perigo. Requisitos gerais, concepo e ensaios. NP EN 894-1:2000 (1 Edio) pp.25, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 894-1:1997 IDT Segurana de mquinas. Requisitos ergonmicos para a concepo de dispositivos de sinalizao e rgos de controlo. Parte 1: Princpios gerais das interaces humanas e dos dispositivos de sinalizao e rgos de controlo. NP EN 894-2:2000 (1 Edio) pp.25, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 894-2:1997 IDT Segurana de mquinas. Requisitos ergonmicos para a concepo de dispositivos de sinalizao e orgos de controlo. Parte 2: Dispositivos de sinalizao. NP EN 960:1997 (1 Edio) pp.27, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 960:1994 IDT Cabeas de ensaio a utilizar nos ensaios dos capacetes de proteco. NP EN 960:1997 (1 Edio) /Emenda 1:2000 pp.6, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 960:1994 /A 1:1998 IDT Cabeas de ensaio a utilizar nos ensaios dos capacetes de proteco. NP EN 966:1998 (1 Edio) pp.32, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 966:1996 IDT Capacetes para desportos areos. NP EN 1078:1999 (1 Edio) pp.26, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1078:1997 IDT Capacetes para ciclistas e para utilizadores de pranchas de rolos e patins de rodas. NP EN 1080:1999 (1 Edio) pp.21, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1080:1997 IDT Capacetes de proteco contra os choques para crianas pequenas. NP EN 1095:2000 (1 Edio) pp.22, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1095:1998 IDT Arneses de convs e cabos de segurana para uso em embarcaes de recreio. Requisitos de segurana e mtodos de ensaio. NP EN 1146:2000 (1 Edio) pp.45, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1146:1997 IDT Aparelhos de proteco respiratria para evacuao. Aparelhos de proteco respiratria isolantes autnomos de circuito, a ar comprimido com capuz (aparelhos de evacuao a ar comprimido com capuz). Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 1146:2000 (1 Edio) /Emenda 1:2000 pp.4, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1146:1997 /A 1:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria para evacuao. Aparelhos de proteco respiratria isolantes autnomos de circuito a ar comprimido com capuz (aparelhos de evacuao a ar comprimido com capuz). Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 1384:2000 (1 Edio) pp.22, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1384:1996 IDT Capacetes de proteco para desportos hpicos. NP EN 1496:1999 (1 Edio) pp.14, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1496:1996 IDT Equipamento de salvamento. Dispositivos de salvamento por elevao. NP EN 1497:1999 (1 Edio) pp.14, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1497:1996 IDT Equipamento de salvamento. Arneses de salvamento. NP EN 1498:1999 (1 Edio) pp.18, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1498:1996 IDT Equipamento de salvamento. Cintas de salvamento. NP EN 1540:2004 (1 Edio) pp.12, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1540:1998 IDT Atmosferas dos locais de trabalho. Terminologia. NP EN 1731:1999 (1 Edio) pp.17, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1731:1997 IDT Protectores dos olhos e da face tipo rede, para uso industrial e no industrial, para proteco contra os riscos mecnicos e/ou contra o calor. NP EN 1836:1999 (1 Edio) pp.36, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1836:1997 IDT Proteco individual dos olhos. culos solares e filtros de proteco contra as radiaes solares para uso geral.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

32/52

NP EN 1868:2000 (1 Edio) pp.40, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1868:1997 IDT Equipamento de proteco individual contra quedas em altura. Lista de termos equivalentes. NP EN 1891:2000 (1 Edio) pp.30, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1891:1998 IDT Proteco contra quedas em altura incluindo cintos de segurana. Cordas entranadas com baixo coeficiente de alongamento. NP EN 1938:2000 (1 Edio) pp.15, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 1938:1998 IDT Proteco individual dos olhos. culos para utilizadores de motociclos e ciclomotores. NP EN 12021:2000 (1 Edio) pp.10, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12021:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Ar comprimido para aparelhos de proteco respiratria isolantes. NP EN 12083:2000 (1 Edio) pp.13, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12083:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Filtros com tubos de respirao, (filtros exteriores mscara), filtros de partculas, filtros de gs e filtros combinados. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 12254:2000 (1 Edio) pp.17, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12254:1998 IDT Ecrs para postos de trabalho com laser. Requisitos e ensaios de segurana. NP EN 12568:2000 (1 Edio) pp.22, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12568:1998 IDT Protectores dos ps e das pernas. Requisitos e mtodos de ensaio para biqueiras protectoras e palmilhas metlicas resistentes penetrao. NP EN 12941:2000 (1 Edio) pp.64, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12941:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos filtrantes de ventilao, assistida incorporando um capacete ou capuz. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 12941:2000 (1 Edio) /Emenda 1:2004 pp.5, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12941:1998 /A 1:2003 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos filtrantes de ventilao, assistida incorporando um capacete ou capuz. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 12942:2000 (1 Edio) pp.58, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 12942:1998 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Aparelhos filtrantes de ventilao assistida, incorporando mscaras completas, semi-mscaras ou mscaras de contacto. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN 14387:2004 (1 Edio) pp.26, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN 14387:2004 IDT Aparelhos de proteco respiratria. Filtros anti-gs e filtros combinados. Requisitos, ensaios, marcao. NP EN ISO 7250:2000 (1 Edio) pp.30, C 420 /CT 42, CORRESPONDNCIA: EN ISO 7250:1997 IDT Medies bsicas do corpo humano para a concepo tecnolgica (ISO 7250:1996).

Outras normas relativas a Segurana e Sade do Trabalhador EN 361:2002 Respeita a ensaios de sistemas de pra-quedas. NF S 77-101 Define classes e caractersticas de culos de proteco. NF S 77-102 Define caractersticas de filtros para mscaras e viseiras. HD/CEN 1000:Jun/1998 Classifica os andaimes em funo das cargas de clculo das plataformas.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

33/52

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 46 Segurana Contra Incndios NP 1800:1981 (1 Edio) pp.1, C 460 /CT 46 Segurana contra incndio. Agentes extintores. Seleco segundo as classes de fogos. NP 1936:1983 (1 Edio) pp.1, C 460 /CT 46 Segurana contra incndio. Classificao de lquidos quanto ao ponto de inflamao. NP 3064:1988 (1 Edio) pp.9, C 460 /CT 46 Segurana contra incndio. Utilizao dos extintores de incndio portteis. NP 3874-1:1995 (1 Edio) pp.7, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: ISO 8421-1:1987 HAR Segurana contra incndio. Terminologia. Parte 1: Termos gerais. Fenmenos do fogo. NP 3874-2:1993 (1 Edio) pp.5, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: ISO 8421-2:1987 HAR Segurana contra incndio. Terminologia. Parte 2: Proteco estrutural contra incndio. NP 3874-3:1997 (2 Edio) pp.9, C 460 /CT 46 Segurana contra incndio. Terminologia. Parte 3: Deteco e alarme de incndio. NP 3874-4:1994 (1 Edio) pp.16, C 460 /CT 46 Segurana contra incndios. Terminologia. Parte 4: Equipamentos e meios de extino de incndios. NP 3874-5:1994 (1 Edio) pp.6, C 460 /CT 46 Segurana contra incndio. Terminologia. Parte 5: Desenfumagem (controlo de fumo). NP 3874-6:1994 (1 Edio) pp.7, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: ISO 8421-6:1987 HAR Segurana contra incndio. Terminologia. Parte 6: Meios de evacuao e salvamento. NP 3874-7:1994 (1 Edio) pp.5, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: ISO 8421-7:1987 HAR Segurana contra incndio. Terminologia. Parte 7: Meios de deteco e supresso de exploses. NP 3992:1994 (1 Edio) pp.10, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: ISO 6309:1987 HAR Segurana contra incndio. Sinais de segurana. NP 3992:1994 (1 Edio) /Errata :1994 pp.1, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: ISO 6309:1987 HAR Segurana contra incndio. Sinais de segurana. NP 4303:1994 (1 Edio) pp.14, C 460 /CT 46 Equipamento de segurana e de combate a incndio. Smbolos grficos para as plantas de projecto de segurana contra incndio. Especificao. NP 4386:2001 (1 Edio) pp.10, C 460 /CT 46 Equipamento de segurana e de combate a incndio. Smbolos grficos para as plantas de emergncia de segurana contra incndio. Especificao. NP 4413:2003 (1 Edio) pp.23, C 460 /CT 46 Segurana contra incndios. Manuteno de extintores. NP EN 2:1993 (1 Edio) pp.4, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 2:1992 IDT Classes de fogos. NP EN 2:1993 (1 Edio) /Errata :1994 pp.1, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 2:1992 IDT Classes de fogos. NP EN 3-1:1997 (1 Edio) pp.15, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 3-1:1996 IDT Extintores de incndio portteis. Parte 1: Designao, durao de funcionamento, fogos-tipo das classes A e B. NP EN 3-2:1997 (1 Edio) pp.10, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 3-2:1996 IDT Extintores de incndio portteis. Parte 2: Estanquidade, ensaio dielctrico, ensaio de compactao, disposies especiais. NP EN 3-3:1994 (1 Edio) pp.18, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 3-3:1994 IDT Extintores de incndio portteis. Construo, resistncia presso, ensaios mecnicos. NP EN 3-4:1997 (1 Edio) pp.8, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 3-4:1996 IDT
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

34/52

Extintores de incndio portteis. Parte 4: Cargas, fogos-tipo mnimos exigveis. NP EN 3-5:1997 (1 Edio) pp.23, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 3-5:1996 IDT Extintores de incndio portteis. Parte 5: Especificaes e ensaios complementares. NP EN 3-6:1997 (1 Edio) pp.25, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 3-6:1995 IDT Extintores de incndio portteis. Parte 6: Disposies visando a avaliao da conformidade dos extintores de incndio portteis de acordo com a EN 3 partes 1 a 5. NP EN 54-1:1997 (1 Edio) pp.11, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 54-1:1996 IDT Sistemas de deteco e de alarme de incndio. Parte 1: Introduo. NP EN 54-4:1999 (1 Edio) pp.31, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 54-4:1997 IDT Sistemas de deteco e alarme de incndio. Parte 4: Equipamento de alimentao de energia. NP EN 615:1995 (1 Edio) pp.23, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 615:1994 IDT Segurana contra incndio. Agentes extintores. Especificaes para os ps (distintos dos ps da classe D). NP EN 671-1:2003 (2 Edio) pp.30, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 671-1:2001 IDT Instalaes fixas de combate a incndio. Sistemas armados com mangueiras. Parte 1: Bocas de incndio armadas com mangueiras semi-rgidas. NP EN 671-2:2003 (2 Edio) pp.27, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 671-2:2001 IDT Instalaes fixas de combate a incndio. Sistemas armados com mangueiras. Parte 2: Bocas de incndio armadas com mangueiras flexveis. NP EN 1846-1:1999 (1 Edio) pp.15, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 1846-1:1998 IDT Viaturas de socorro e de combate a incndio. Parte 1: Nomenclatura e designao. NP EN 1866:2000 (1 Edio) pp.21, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 1866:1998 IDT Extintores de incndio mveis. NP EN 1866:2000 (1 Edio) /Errata Jan.:2002 pp.2, C 460 /CT 46 Extintores de incndio mveis. NP EN 1869:1998 (1 Edio) pp.14, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 1869:1997 IDT Mantas de incndio. NP EN 12094-8:2002 (1 Edio) pp.13, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 12094-8:1998 IDT Sistemas fixos de combate a incndio. Elementos constituintes para sistemas de extino por gs. Parte 8: Requisitos e mtodos de ensaio para ligaes flexveis de sistemas de CO2. NP EN 13238:2003 (1 Edio) pp.11, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 13238:2001 IDT Ensaios de reaco ao incndio para produtos de construo. Procedimentos de condicionamento e regras gerais para seleco dos suportes de aplicao. NP EN 25923:1996 (1 Edio) pp.22, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 25923:1993 IDT Segurana contra incndio. Agentes extintores. Dixiodo de carbono (ISO 5923:1989). NP EN 26184-1:1994 (1 Edio) pp.11, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 26184-1:1991 IDT Sistemas de proteco contra exploses. Parte 1: Determinao dos ndices de exploso das poeiras combustveis no ar (ISO 6184-1:1985). NP EN 26184-2:1994 (1 Edio) pp.12, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 26184-2:1991 IDT Sistemas de proteco contra exploses. Parte 2: Determinao dos ndices de exploso dos gases combustveis no ar (ISO 6184-2:1985). NP EN 26184-3:1994 (1 Edio) pp.12, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 26184-3:1991 IDT Sistemas de proteco contra as exploses. Parte 3: Determinao dos ndices de exploso das misturas de combustveis no ar, distintas das misturas poeiras/ar e gases/ar (ISO 6184-3:1985). NP EN 26184-4:1995 (1 Edio) pp.10, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 26184-4:1991 IDT Sistemas de proteco contra exploses. Parte 4: Determinao da eficcia dos sistemas de supresso das exploses (ISO 6184-4:1985). NP EN 27201-1:1995 (1 Edio) pp.9, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 27201-1:1994 IDT Segurana contra incndio. Agentes extintores. Hidrocarbonetos halogenados. Parte 1: Especificaes para halons 1211 e 1301 (ISO 7201-1:1989).
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

35/52

NP EN 27201-2:1995 (1 Edio) pp.9, C 460 /CT 46, CORRESPONDNCIA: EN 27201-2:1994 IDT Segurana contra incndio. Agentes extintores. Hidrocarbonetos halogenados. Parte 2: Especificaes para a manipulao de segurana e mtodos de trasfega (ISO 7201-2:1991).

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 14 Madeiras NP 4305:1995 (1 Edio) pp.11, C 140 /CT 14 Madeira serrada de pinheiro bravo para estruturas. Classificao visual. Outras normas relativas a Madeiras EN 338:2003 Estabelece para as plataformas de madeira importada a classe de resistncia.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 40 Mquinas-ferramentas NP EN 294:1996 (1 Edio) pp.16, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 294:1992 IDT Segurana de mquinas. Distncias de segurana para impedir que os membros superiores alcancem zonas perigosas. NP EN 349:1996 (1 Edio) pp.10, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 349:1993 IDT Segurana de mquinas. Distncias mnimas para evitar o esmagamento de partes do corpo humano. NP EN 418:1996 (1 Edio) pp.12, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 418:1992 IDT Segurana de mquinas. Equipamento de paragem de emergncia, aspectos funcionais. Princpios de concepo. NP EN 418:1996 (1 Edio) /Errata :1997 pp.1, C 400 /CT 40 Segurana de mquinas. Equipamento de paragem de emergncia, aspectos funcionais. Princpios de concepo. NP EN 531:1997 (1 Edio) pp.12, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 531:1995 IDT Vesturio de proteco para trabalhadores expostos ao calor (excluindo vesturio para bombeiros e soldadores). NP EN 574:2000 (1 Edio) pp.31, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 574:1996 IDT Segurana de mquinas. Dispositivos de comando bimanual Aspectos funcionais. Princpios de concepo. NP EN 626-2:2000 (1 Edio) pp.11, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 626-2:1996 IDT Segurana de mquinas. Reduo do risco para a sade proveniente de substncias perigosas emitidas pela mquina. Parte 2: Metodologia para procedimentos de verificao. NP EN 692:1999 (1 Edio) pp.75, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 692:1996 IDT Prensas mecnicas. Segurana. NP EN 811:2000 (1 Edio) pp.11, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 811:1996 IDT Segurana de mquinas. Distncias de segurana para evitar que as zonas perigosas possam ser alcanadas pelos membros inferiores. NP EN 848-2:2000 (1 Edio) pp.39, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 848-2:1998 IDT Segurana de mquinas para o trabalho da madeira. Mquinas de fresar sobre uma face com ferramenta rotativa. Parte 2: Fresadora monorvore de alimentao manual/mecanizada.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

36/52

NP EN 859:2000 (1 Edio) pp.56, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 859:1997 IDT Segurana de mquinas para trabalhar madeira. Mquinas de aplainar com avano manual. NP EN 861:2000 (1 Edio) pp.61, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 861:1997 IDT Segurana de mquinas para trabalhar madeira. Mquinas combinadas de aplainar e desengrossar. NP EN 953:2000 (1 Edio) pp.31, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 953:1997 IDT Segurana de mquinas. Protectores. Exigncias gerais para a concepo e fabrico de protectores fixos e mveis. NP EN 999:2000 (1 Edio) pp.24, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 999:1998 IDT Segurana de mquinas. Posicionamento de equipamento de proteco em relao s velocidades de aproximao das partes do corpo humano. NP EN 1037:1998 (1 Edio) pp.18, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1037:1995 IDT Segurana de mquinas. Preveno a um arranque inesperado. NP EN 1070:2000 (1 Edio) pp.39, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1070:1998 IDT Segurana de mquinas. Terminologia. NP EN 1093-1:2000 (1 Edio) pp.15, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1093-1:1998 IDT Segurana de mquinas. Avaliao da emisso de substncias propagadas pelo ar. Parte 1: Seleco dos mtodos de ensaio. NP EN 1093-6:2000 (1 Edio) pp.12, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1093-6:1998 IDT Segurana de mquinas. Avaliao da emisso de substncias propagadas pelo ar. Parte 6: Eficcia de separao por massa, sada livre. NP EN 1093-7:2000 (1 Edio) pp.11, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1093-7:1998 IDT Segurana de mquinas. Avaliao da emisso de substncias propagadas pelo ar. Parte 7: Eficcia de separao por massa, descarga canalizada. NP EN 1093-8:2000 (1 Edio) pp.11, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1093-8:1998 IDT Segurana de mquinas. Avaliao da emisso de substncias propagadas pelo ar. Parte 8: Parmetro de concentrao de poluente, mtodo de ensaio em bancada. NP EN 1093-9:2000 (1 Edio) pp.10, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1093-9:1998 IDT Segurana de mquinas. Avaliao da emisso de substncias propagadas pelo ar. Parte 9: Parmetro de concentrao de poluente, mtodo de ensaio em sala. NP EN 1127-1:2000 (1 Edio) pp.54, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1127-1:1997 IDT Atmosferas explosivas. Preveno de exploses e proteco. Parte 1: Conceitos bsicos e metodologia. NP EN 1550:2000 (1 Edio) pp.11, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1550:1997 IDT Segurana de mquinas ferramentas. Requisitos de segurana para a concepo e o fabrico de buchas. NP EN 1760-1:2000 (1 Edio) pp.50, C 400 /CT 40, CORRESPONDNCIA: EN 1760-1:1997 IDT Segurana de mquinas. Dispositivos de proteco com sensores de presso. Parte 1: Princpios gerais de concepo e ensaio para tapetes sensores presso e pisos sensores presso.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 81 Aparelhos de elevao e movimentao NP 1748:1985 (1 Edio) pp.23, C 810 /CT 81 Aparelhos de elevao e movimentao. Aparelhos de elevao de srie. Terminologia ilustrada. Lista de termos equivalentes. NP 1939:1988 (1 Edio) pp.20, C 810 /CT 81 Aparelhos de elevao e movimentao. Aparelhos pesados. Regras de segurana. NP 1939:1988 (1 Edio) /Emenda 1:1996 pp.1, C 810 /CT 81 Aparelhos de elevao e movimentao. Aparelhos pesados. Regras de segurana. NP 3460:1990 (1 Edio) pp.10, C 810 /CT 81 Aparelhos de elevao e movimentao. Verificaes e ensaios.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

37/52

NP 3846:1992 (1 Edio) pp.10, C 810 /CT 81 Aparelhos de elevao. Pontes rolantes e prticos. Tolerncias dos aparelhos de elevao e dos caminhos de rolamento. NP 3847:1992 (1 Edio) pp.4, C 810 /CT 81 Aparelhos de elevao e movimentao. Gama de cargas nominais para os modelos de base. NP 3848:1992 (1 Edio) pp.14, C 810 /CT 81 Gruas e aparelhos de elevao. Caractersticas tcnicas e documentos de aceitao. NP EN 12077-2:2000 (1 Edio) pp.21, C 810 /CT 81, CORRESPONDNCIA: EN 12077-2:1998 IDT Segurana de aparelhos de elevao de carga suspensa. Requisitos para higiene e segurana. Parte 2: Dispositivos limitadores e indicadores. Outras normas relativas a Gruas ISO 4310:1981 Estabelece os procedimentos de teste para gruas. ISO 9927-1:1994 Estabelece os procedimentos de inspeco para gruas. ISO 12482-1:1995 Estabelece as condies de monitorizao de gruas. ISO 13200:1995 Estabelece as regras e princpios gerais da sinalizao de segurana a utilizar na movimentao de cargas atravs de gruas. ISSO/DIS 12485 Estabelece os requisitos de estabilidade para gruas torre. ISSO/DIS 12478-1 Estabelece os requisitos de manuteno das gruas. ISSO/DIS 12480-1 Estabelece os requisitos para as regras de utilizao das gruas de forma segura.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 130 Plataformas elevatrias NP EN 1495:2000 (1 Edio) pp.75, C 1300 /CT 130, CORRESPONDNCIA: EN 1495:1997 IDT Plataformas elevatrias. Plataformas de trabalho de elevao em colunas. NP EN 1570:2000 (1 Edio) pp.45, C 1300 /CT 130, CORRESPONDNCIA: EN 1570:1998 IDT Requisitos de segurana para mesas elevatrias.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 63 Elevadores, escadas mecnicas e tapetes rolantes NP EN 81-1:2000 (1 Edio) pp.192, C 630 /CT 63, CORRESPONDNCIA: EN 81-1:1998 IDT Regras de segurana para o fabrico e instalao de ascensores. Parte 1: Ascensores elctricos. NP EN 81-2:2000 (2 Edio) pp.200, C 630 /CT 63, CORRESPONDNCIA: EN 81-2:1998 IDT Regras de segurana para o fabrico e instalao de ascensores. Parte 1: Ascensores hidrulicos. NP EN 115:1996 (1 Edio) pp.57, C 630 /CT 63, CORRESPONDNCIA: EN 115:1995 IDT Regras de segurana para o fabrico e instalao de escadas mecnicas e tapetes rolantes.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

38/52

NP EN 115:1996 (1 Edio) /Emenda 1:1999 pp.5, C 630 /CT 63, CORRESPONDNCIA: EN 115:1995 IDT; EN 115:1995 /A 1:1998 IDT Regras de segurana para o fabrico e instalao de escadas mecnicas e tapetes rolantes. NP EN 627:1996 (1 Edio) pp.11, C 630 /CT 63, CORRESPONDNCIA: EN 627:1995 IDT Regras para o registo de ocorrncias e vigilncia de ascensores, escadas mecnicas e tapetes rolantes. NP EN 13015:2004 (1 Edio) pp.27, C 630 /CT 63, CORRESPONDNCIA: EN 13015:2001 IDT Manuteno de elevadores e de escadas mecnicas. Regras para as instrues de manuteno.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CTE 61 Segurana elctrica dos aparelhos electrodomsticos e anlogos NP EN 50144-2-6:2002 (1 Edio) pp.21, E 6100 /CTE 61, CORRESPONDNCIA: EN 50144-26:2000 IDT Segurana das ferramentas elctricas portteis a motor. Parte 2-6: Regras particulares para martelos. NP EN 50144-2-7:2002 (1 Edio) pp.12, E 6100 /CTE 61, CORRESPONDNCIA: EN 50144-27:2000 IDT Segurana das ferramentas elctricas portteis a motor. Parte 2-7: Regras particulares para pistolas de vaporizar. NP EN 50144-2-7:2002 (1 Edio) /Errata Nov.:2003 pp.1, E 6100 /CTE 61, CORRESPONDNCIA: EN 50144-2-7:2000 /CORRIGENDUM Jul:2003 IDT Segurana das ferramentas elctricas portteis a motor. Parte 2-7: Regras particulares para pistolas de vaporizar. NP EN 50144-2-17:2002 (1 Edio) pp.15, E 6100 /CTE 61, CORRESPONDNCIA: EN 50144-217:2000 IDT Segurana das ferramentas elctricas portteis a motor. Parte 2-17: Regras particulares para as tupias. NP EN 50144-2-18:2002 (1 Edio) pp.13, E 6100 /CTE 61, CORRESPONDNCIA: EN 50144-218:2000 IDT Segurana das ferramentas elctricas portteis a motor. Parte 2-18: Regras particulares para as plainas. EN 50144-1:1995 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 1:Regras gerais. EN 50144-2-1:1995 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-1: Regras particulares para mquinas de furar. EN 50144-2-2:1995 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-2: Regras particulares para chaves de parafusos e chaves de impacto. EN 50144-2-3:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-3: Regras particulares para mquinas de amolar, mquinas de lixar tipo disco e mquinas de polir. EN 50144-2-3:2002 /A1:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-3: Regras particulares para mquinas de amolar, mquinas de lixar tipo disco e mquinas de polir. EN 50144-2-3:2002 /A2:2003 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-3: Regras particulares para mquinas de amolar, mquinas de lixar tipo disco e mquinas de polir. EN 50144-2-4:1995 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-4: Regras particulares para mquinas de lixar de fita e oscilantes.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

39/52

EN 50144-2-5:1996 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-5: Regras particulares para serras circulares e cutelos circulares. EN 50144-2-6:1996 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-6: Regras particulares para martelos. EN 50144-2-6:2000 /A1:2001 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-6: Regras particulares para martelos. EN 50144-2-7:1996 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-7: Regras particulares para pistolas pulverizadoras. EN 50144-2-10:1996 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-10: Regras particulares para serras de vai-vem. EN 50144-2-10:2001 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-10: Regras particulares para serras de vai-vem. EN 50144-2-11:1996 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-11: Regras particulares para vibradores para beto. EN 50144-2-13:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-13: Regras particulares para serras de corrente. EN 50144-2-14:2001 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-14: Regras particulares para plainas. EN 50144-2-15:2001 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2-15: Regras particulares para aparadores de sebes. EN 50144-2-16:2003 Segurana de ferramentas elctricas portteis com motor. Parte 2: Regras particulares para mquinas de agrafar. EN 50260-2-6:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis alimentadas por bateria e por grupos de baterias. Parte 2-6: Regras particulares para martelos. EN 50260-2-7:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis alimentadas por bateria e por grupos de baterias. Parte 2-7: Regras particulares para pistolas pulverizadoras. EN 50260-2-10:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis alimentadas por bateria e por grupos de baterias. Parte 2-10: Regras particulares para serras de vai-vem. EN 50260-2-14:2002 Segurana de ferramentas elctricas portteis alimentadas por bateria e por grupos de baterias. Parte 2-14: Regras particulares para mquinas de escatelar e fresas para materiais laminados. EN 60335-2-45:1996, CORRESPONDNCIA: IEC 60335-2-45:1996 IDT Segurana de aparelhos electrodomsticos e anlogos. Parte 2: Regras particulares para ferramentas elctricas portteis de aquecimento e aparelhos anlogos. EN 60335-2-45:2002, CORRESPONDNCIA: IEC 60335-2-45:2002 IDT Aparelhos electrodomsticos e anlogos - Segurana. Parte 2-45: Regras particulares para ferramentas elctricas portteis de aquecimento e aparelhos anlogos. EN 61029-1:2000, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-1:1990 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 1: Regras gerais.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

40/52

EN 61029-1:2000 /A11:2003 Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 1: Regras gerais. EN 61029-1:2000 /A12:2003 Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 1: Regras gerais. EN 61029-2-1:2002, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-2-1:1993 MOD; IEC 61029-2-1:1993 /A 1:1999 MOD; IEC 61029-2-1:1993 /A 2:2001 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 2: Regras particulares para serras circulares de bancada. EN 61029-2-4:2003, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-2-4:1993 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 2-4: regras particulares para mquinas de amolar de bancada. EN 61029-2-4:2003 /A1:2003, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-2-4:1993 /A 1:2001 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 2-4: Regras particulares para mquinas de amolar de bancada. EN 61029-2-5:2002, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-2-5:1993 MOD; IEC 61029-2-5:1993 /A 1:2001 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 2: Regras particulares para serras de fita. EN 61029-2-9:2002, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-2-9:1995 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 2: Regras particulares para serras de meia esquadria. EN 61029-2-11:2003, CORRESPONDNCIA: IEC 61029-2-11:2001 MOD Segurana de ferramentas elctricas transportveis com motor. Parte 2-11: Regras particulares para serras de meia esquadria de bancada.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 14 Aos e ferros fundidos (relativo a andaimes) NP EN 10025:1994 (2 Edio) pp.36, C 120 /CT 12 Produtos laminados a quente em aos de construo no ligados. Condies tcnicas de fornecimento (aditamento A1:1993 includo). NP EN 10025:1994 (2 Edio) /Errata Mar.:2002 pp.1, C 120 /CT 12 Produtos laminados a quente em aos de construo no ligados. Condies tcnicas de fornecimento (aditamento A1:1993 includo). NP EN 10025:1994 (2 Edio) /Errata :1996 pp.1, C 120 /CT 12 Produtos laminados a quente em aos de construo no ligados. Condies tcnicas de fornecimento (aditamento A1:1993 includo).

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 28 Acstica, vibraes e choques NP 1730-1:1996 (1 Edio) pp.11, C 280 /CT 28 Acstica. Descrio e medio do rudo ambiente. Parte 1: Grandezas fundamentais e procedimentos. NP 1730-2:1996 (1 Edio) pp.12, C 280 /CT 28 Acstica. Descrio e medio do rudo ambiente. Parte 2: Recolha de dados relevantes para uso do solo. NP 1730-3:1996 (1 Edio) pp.6, C 280 /CT 28 Acstica. Descrio e medio do rudo ambiente. Parte 3: Aplicao aos limites de rudo.
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

41/52

NP 1733:1981 (1 Edio) pp.5, C 280 /CT 28 Acstica. Higiene e segurana no trabalho. Estimativa da exposio ao rudo durante o exerccio de uma actividade profissional, com vista proteco da audio. NP 2041:1986 (1 Edio) pp.4, C 280 /CT 28 Acstica. Higiene e segurana no trabalho. Limites de exposio do sistema brao-mo s vibraes. NP 2069:1983 (1 Edio) pp.6, C 280 /CT 28 Acstica. Rudo areo emitido pelas mquinas de terraplanagem. Medio com o veculo parado. NP 2070:1983 (1 Edio) pp.4, C 280 /CT 28 Acstica. Rudo areo emitido pelas mquinas de terraplanagem. Medio no posto de conduo com o veculo parado. NP 2071:1983 (1 Edio) pp.2, C 280 /CT 28 Acstica. Rudo emitido por serras de cadeia portteis. Medio na posio do operador. NP 2074:1983 (1 Edio) pp.3, C 280 /CT 28 Avaliao da influncia em construes de vibraes provocadas por exploses ou solicitaes similares. NP 2239:1986 (1 Edio) pp.29, C 280 /CT 28 Acstica. Audimetros. NP 3222:1989 (1 Edio) pp.10, C 280 /CT 28 Acstica. Caracterizao do rudo areo emitido pelas mquinas e aparelhos de construo destinados a serem utilizados ao ar livre. NP 3225-1:1986 (1 Edio) pp.10, C 280 /CT 28 Acstica. Vocabulrio. Parte 1: Definies gerais. NP 3225-2:1986 (1 Edio) pp.6, C 280 /CT 28 Acstica. Vocabulrio. Parte 2: Propagao do som. NP 3225-3:1986 (1 Edio) pp.7, C 280 /CT 28 Acstica. Vocabulrio. Parte 3: Audio. NP 3496:1988 (1 Edio) pp.29, C 280 /CT 28 Acstica. Sonmetros. NP 3499:1996 (1 Edio) pp.7, C 280 /CT 28 Acstica. Caracterizao do rudo emitido pelos grupos electrogneos de soldadura. NP 3500:1996 (1 Edio) pp.7, C 280 /CT 28 Acstica. Caracterizao do rudo emitido pelos grupos electrogeneos de potncia. NP 4076:1996 (1 Edio) pp.14, C 280 /CT 28 Acstica. Caracterizao do rudo emitido pelos motocompressores. NP 4334:1997 (1 Edio) pp.7, C 280 /CT 28 Acstica. Caracterizao do rudo emitido pelas mquinas de cortar relva. NP 4357:1997 (1 Edio) pp.24, C 280 /CT 28 Acstica. Regras para ensaios de recepo das engrenagens. Parte 1: Determinao do nvel de potncia sonora do rudo areo emitido pelas transmisses por engrenagens. NP 4361-1:1997 (1 Edio) pp.33, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: ISO 9613-1:1993 HAR Acstica. Atenuao do som na sua propagao ao ar livre. Parte 1: Clculo da absoro atmosfrica. NP 4361-2:2001 (1 Edio) pp.28, C 280 /CT 28 Acstica. Atenuao do som na sua propagao ao ar livre. Parte 2: Mtodo geral de clculo. NP 4365:1998 (1 Edio) pp.14, C 280 /CT 28 Acstica. Mtodo de caracterizao do rudo areo emitido por martelos-demolidores e martelosperfuradores manuais. NP 4365:1998 (1 Edio) /Errata Fev.:1999 pp.1, C 280 /CT 28 Acstica. Mtodo de caracterizao do rudo areo emitido por martelos-demolidores e martelosperfuradores manuais. NP EN 1299:2002 (1 Edio) pp.21, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 1299:1997 IDT
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

42/52

Vibraes mecnicas e choque. Isolamento de vibraes em mquinas. Informaes sobre a aplicao do isolamento de fontes. NP EN 1746:2000 (1 Edio) pp.13, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 1746:1998 IDT Segurana de mquinas. Guia para a preparao das seces de rudo das normas de segurana. NP EN 21683:1997 (1 Edio) pp.7, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 21683:1994 IDT Acstica. Grandezas preferenciais de referncia para os nveis sonoros (ISO 1683:1983). NP EN 24869-1:1994 (1 Edio) pp.14, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 24869-1:1992 IDT Acstica. Protectores auditivos. Parte 1: Mtodo subjectivo para a medio da atenuao sonora (ISO 4869-1:1990). NP EN 26189:1996 (1 Edio) pp.17, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 26189:1991 IDT Acstica. Audiometria tonal liminar por conduo area para efeitos de preservao da audio (ISO 6189:1983). NP EN 27574-1:1994 (1 Edio) pp.12, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 27574-1:1988 IDT Acstica. Mtodos estatsticos para determinao e controlo dos valores declarados de emisso sonora das mquinas e equipamentos. Parte 1: Generalidades e definies (ISO 7574/1, edio de 1985). NP EN 27574-1:1994 (1 Edio) /Errata Jul:1997 pp.1, C 280 /CT 28 Acstica. Mtodos estatsticos para determinao e controlo dos valores declarados de emisso sonora das mquinas e equipamentos. Parte 1: Generalidades e definies (ISO 7574/1, edio de 1985). NP EN 27574-2:1994 (1 Edio) pp.7, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 27574-2:1988 IDT Acstica. Mtodos estatsticos para determinao e controlo dos valores declarados de emisso sonora das mquinas e equipamentos. Parte 2: Mtodos para valores declarados de mquinas individuais (ISO 75742:1985). NP EN 27574-3:1994 (1 Edio) pp.8, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 27574-3:1988 IDT Acstica. Mtodos estatsticos para determinao e controlo dos valores declarados de emisso sonora das mquinas e equipamentos. Parte 3: Mtodo simplificado (transitrio) para a determinao e controlo de valores indicados relativamente a lotes (...). NP EN 27574-4:1994 (1 Edio) pp.26, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN 27574-4:1988 IDT Acstica. Mtodos estatsticos para a determinao e controlo dos valores declarados de emisso sonora de mquinas e equipamentos. Parte 4: Mtodos para valores declarados de lotes de mquinas (ISO 75744:1985). NP EN ISO 389-4:2000 (1 Edio) pp.12, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN ISO 389-4:1998 IDT Acstica. Zero de referncia para a calibrao de equipamento audiomtrico. Parte 4: Nveis de referncia para rudo mascarador de banda estreita (ISO 389-4:1994). NP EN ISO 8662-7:2001 (1 Edio) pp.31, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN ISO 86627:1997 IDT Ferramentas motorizadas manuais e portteis. Medio de vibraes no punho. Parte 7: Aparafusadoras, chaves de aperto por percusso, por impulso ou atravs de roquete (ISO 8662-7:1997). NP EN ISO 8662-8:2001 (1 Edio) pp.15, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN ISO 86628:1997 IDT Ferramentas motorizadas manuais e portteis. Medio de vibraes no punho. Parte 8: Polidoras e lixadeiras rotativas, orbitais e orbitais aleatrias (ISO 8662-8:1997). NP EN ISO 8662-10:2000 (1 Edio) pp.13, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN ISO 866210:1998 IDT Ferramentas motorizadas manuais e portteis. Medio de vibraes no punho. Parte 10: Cortadores e tesouras (ISO 8662-10:1998). NP EN ISO 11200:1999 (1 Edio) pp.21, C 280 /CT 28, CORRESPONDNCIA: EN ISO 11200:1995 IDT Acstica. Rudo emitido por mquinas e equipamentos. Guia de utilizao das normas de base para determinao dos nveis de presso sonora de emisso no posto de trabalho e noutras posies especificadas (ISO 11200:1995).
Jos Amorim Faria Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

43/52

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 56 Frio e ar condicionado NP EN 378-1:2001 (1 Edio) pp.58, C 560 /CT 56, CORRESPONDNCIA: EN 378-1:2000 IDT Sistemas frigorficos e bombas de calor. Requisitos de segurana e proteco ambiental. Parte 1: Requisitos bsicos, definies, classificao e critrios de escolha. NP EN 378-2:2001 (1 Edio) pp.43, C 560 /CT 56, CORRESPONDNCIA: EN 378-2:2000 IDT Sistemas frigorficos e bombas de calor. Requisitos de segurana e proteco ambiental. Parte 2: Projecto, construo, ensaios, marcao e documentao. NP EN 378-3:2002 (1 Edio) pp.21, C 560 /CT 56, CORRESPONDNCIA: EN 378-3:2000 IDT Sistemas frigorficos e bombas de calor. Requisitos de segurana e proteco ambiental. Parte 3: Instalao no local e proteco das pessoas.

Normas portuguesas publicadas no mbito da CT 90 Sistemas de saneamento bsico NP 4215:1993 (1 Edio) pp.6, C 900 /CT 90 Sistemas de saneamento bsico. Sinalizao de infra-estruturas de subsolo. NP 4280:1995 (1 Edio) pp.5, C 900 /CT 90 Segurana contra incndio. Sinalizao de dispositivos de combate a incndio. NP EN 124:1995 (2 Edio) pp.34, C 900 /CT 90, CORRESPONDNCIA: EN 124:1994 IDT Dispositivos de entrada de sumidouros e dispositivos de fecho de cmaras de visita, para zonas de circulao de pees e veculos. Princpios construtivos, ensaios, marcao, controlo de qualidade.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

44/52

ANEXO III EXEMPLO DE DOCUMENTOS

CSO Registo de anomalias/recomendaes (impresso base e explicao preenchimento) Actuao em caso de acidente Exemplo de relatrio de visita

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

45/52

CSO REGISTO DE ANOMALIAS/RECOMENDAES

Encomenda

Obra

Dono de obra

Adjudicatrio

pg

Anomalias/Recomendaes

Aco Correctiva

Risco

R/N

Prazo

Comentrio Final Anexos Entrega


Entidade Ass. Data Hora

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

46/52

CSO REGISTO DE ANOMALIAS/RECOMENDAES

Encomenda

Obra

Dono de obra

Adjudicatrio

pg

Anomalias/Recomendaes

Aco Correctiva

Risco

R/N Informao se a anomalia ou recomendao repetida ou nova, se repetida deve ser

Prazo Prazo acordado ou imposto ao empreiteiro para corrigir a anomalia ou implementar as

Indicao do n. de ordem das anomalias (A1, A2, ) e das

recomendaes (R1, R2, ) registadas na visita

Medidas destinadas a corrigir cada uma das anomalias e recomendaes registadas.

Indicao dos riscos inerentes anomalia ou recomendao registada.

Registo de recomendaes (R) relativas a melhorias de segurana que devem ser implementadas.

Comentrio Final
Comentrio geral ao estado da obra e comentrios especficos sobre situaes que no estejam enquadradas nos registos de anomalias e recomendaes

Anexos
Indicao dos anexos que acompanham este registo, como fichas de visita/vistoria e registo fotogrfico

Entrega
Entidade Ass. Data Hora

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

recomendaes.

Registo de anomalias (A) de segurana, verificadas durante a visita obra e referentes a incumprimento de regras de segurana ou das directivas traadas pelo PSS da obra.

apresentada tambm a data em que foi anotada pela 1 vez.

11. Segurana e Sade na Construo

47/52

ACTUAO EM CASO DE ACIDENTE


1. Medidas prvias para possibilitar a prestao dos primeiros socorros e evacuao dos sinistrados O empreiteiro deve estabelecer e implementar previamente medidas que permitam em caso de acidente a prestao dos primeiros socorros e evacuao dos sinistrados: Afixar o Plano de Emergncia em local bem visvel e de fcil acesso; Nomeao eventual de socorrista (de acordo com o PSS); Solicitar os meios de socorros externos adequados; Colocar em obra meios de primeira interveno em perfeitas condies de funcionalidade e de conservao (meios de combate a incndio, mala de primeiros socorros, etc.) que possam ser facilmente localizados e do conhecimento de todos; Proceder sinalizao de segurana do estaleiro (incluindo a localizao dos meios de combate a incndios e mala de primeiros socorros); Definir e manter livres caminhos que conduzam a locais seguros garantindo, em caso de acidente, a possibilidade de fuga dos trabalhadores que se encontrem na zona. Medidas prvias

2.Comunicao e registo do acidente de trabalho Quando ocorrer em obra um acidente de trabalho, qualquer que seja a sua gravidade, o empreiteiro dever comunicar Coordenao de Segurana e em fase de Execuo de Obra (CSO) preenchendo o impresso Registo de Acidente (ver modelo no PSS) ou equivalente. Deve comunicar tambm aos restantes intervenientes em obra (Direco de Obra, Fiscalizao) a ocorrncia do sinistro. Se o empreiteiro no preencher qualquer impresso, dever o CSO fazer o levantamento do sinistro e acompanhar e/ou arquivar essa informao. De acordo com o Decreto-Lei 273/2003 de 29 de Outubro, Art.24, um acidente, que resulte na morte do trabalhador acidentado ou leso grave para o mesmo, deve ser comunicado, pelo respectivo empregador, ao ISHST IGT no prazo mximo de 24 horas. Entende-se por acidente de trabalho susceptvel de ser comunicado ao ISHST, qualquer sinistro que resulte na morte do trabalhador ou leso que implique internamento, sendo que internamento significa que o acidentado ir permanecer no hospital, presumivelmente pelo menos 3 dias. Dever ser o empregador do acidentado a proceder Comunicao ao ISHST IGT da ocorrncia do acidente de trabalho, devendo dar conhecimento ao CSO.
Gesto de Obras e Segurana FEUP 2009/2010

Registo de acidente

Jos Amorim Faria

11. Segurana e Sade na Construo

48/52

No caso do trabalhador acidentado ser trabalhador independente dever ser a entidade contratante do mesmo a comunicar ao ISHST IGT. O Coordenador de Segurana dever dar notcia verbal e escrita ao dono de obra sobre a ocorrncia, sendo que na ausncia deste dever ser a informao dada pela Fiscalizao no prprio dia do acidente. No caso do acidente no ser comunicado ao ISHST IGT nas primeiras 24 horas aps o acidente, dever ser o dono de obra a efectuar a comunicao nas 24 horas seguintes.

3. Outros procedimentos Se ocorrer uma acidente de trabalho em que o acidentado possa retomar o trabalho e ser socorrido no estaleiro, este deve-se dirigir ao posto de primeiros socorros existente em obra de modo a receber os tratamentos necessrios com recurso mala dos primeiros socorros. O CSO deve obrigar a entidade executante, aps a ocorrncia de um acidente, de impedir o acesso de pessoas, mquinas e materiais ao local do acidente com excepo dos meios de socorro. Garantindo ao mesmo tempo que o local onde se verificou o acidente no sofre modificaes para alm daquelas que resultem do socorro prestado ao acidentado. Aps o inqurito do ISHST, quando aplicvel, o mesmo dar indicaes sobre o levantamento da interdio.

4. Aces correctivas e preventivas Devem ser definidas e implementadas as aces correctivas e preventivas que se considerem necessrias para a minimizar ou eliminar os riscos que deram origem ao acidente de trabalho de forma no repetio do mesmo tipo de acidente.

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

49/52

EXEMPLO DE RELATRIO DE VISITA

Encomenda

Obra

Dono de obra

Adjudicatrio

N
A1

Anomalias/Recomendaes
Operrio dependurado nas guardas das varandas para executar trabalhos no topo dos tapa-vistas entre varandas.

Aco Correctiva
Deveria ser montado outro piso de andaime em toda a fachada. Garantir a adopo de comportamentos adequados dos operrios. Colocao de escadas entre a varanda e a plataforma do andaime. Aplicao de guarda-corpos nos topos do andaime.

Risco
Queda em altura.

R/N Prazo

A2

Operrios a trabalharem nas varandas sem acessos. Operrios a treparem pelas varandas. Andaime na fachada nascente do conjunto 4 sem as proteces completas. Plataformas de trabalho nos pilares e bordadura da laje sem as proteces completas. Plataforma em muro de beto improvisada com duas vigas DOKA sem qualquer proteco no edifcio do caf. Plataforma na parede de beto dos depsitos sem guardacorpos nem acessos. Desorganizao na rea de materiais do estaleiro com misturas de materiais, equipamentos e detritos das coberturas. Operador da betoneira sem EPIs e porto aberto sem controlo de acessos.

Queda em altura. N I

A3

Queda em altura. N Queda em altura. N Queda em altura. N I I I

A4

Aplicao de guarda-corpos a 45 e 90 cm e de rodaps.

A5

Execuo de plataformas devidamente protegidas.

A6

Execuo de plataforma devidamente protegida.

Queda em altura. R Quedas. Acidentes vrios. N I I

A7

Separao categorias resduos.

dos materiais e remoo

por dos

A8

A pessoa responsvel por abrir o porto tem de o fechar aps entrada da betoneira, j que este acesso no vigiado e tem de garantir o uso de EPIs pelo operador.

Entrada de pessoas estranhas. Leses vrias. N I

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

50/52

Comentrio Final Deve haver um maior empenho da entidade executante na aplicao de medidas preventivas relativas aos riscos de queda, principalmente associados aos trabalhos de estrutura de beto (periferia das lajes, plataformas de trabalho em muros e pilares). A C.S.O. continua a achar que a soluo adoptada nos andaimes da fachada nascente do conjunto 4 no foi suficiente para a preveno dos riscos, o que visvel no comportamento dos operrios que se encontram a trabalhar nas varandas desse edifcio. A C.S.O. alerta mais uma vez para a necessidade de adoptar medidas de conteno do talude no topo norte do conjunto 4. As caractersticas deste talude no garantem a estabilidade do mesmo, podem ocorrer novas derrocadas. O estaleiro deve ser organizado de modo a separar os materiais e equipamentos dos resduos e permitir o acesso aos mesmos. O procedimento de execuo das lajes prefabricadas no est finalizado, no entanto constata-se que no foram cumpridas as medidas propostas pela entidade executante no procedimento enviado para aprovao. A C.S.O. considera esta situao muito grave, uma vez que os trabalhos foram executados sem o procedimento concludo, nem foram cumpridas as medidas propostas.

Anexos I Registo fotogrfico

Entrega
Entidade Ass. Data Hora

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

11. Segurana e Sade na Construo

51/52

REGISTO FOTOGRFICO

Foto n 1: Operrio a trabalhar no topo da parede pra vistas dependurado na varanda

Foto n 2: Exemplo de andaime que devia existir em toda a fachada para executar os trabalhos. Ausncia de guarda-corpos nos topos e de rodaps

Foto n 3: Plataforma de trabalho sem proteces e soalho com aberturas

Foto n 4: Plataforma nos pilares sem guarda-corpos intermdio e sem rodaps essenciais devido proximidade da rua. Periferia da laje sem proteco

Foto n 5: Periferia da laje sem proteco. Plataforma de trabalho por terminar, sem qualquer proteco
Jos Amorim Faria

Foto n 6: Plataforma de trabalho na parede de beto totalmente inadequada


FEUP 2009/2010

Gesto de Obras e Segurana

11. Segurana e Sade na Construo

52/52

Foto n 7: Plataforma de trabalho sem proteces nem acessos nas paredes de beto dos depsitos

Foto n 8: O talude de escavao no topo norte do conjunto 4 continua a apresentar ms condies de estabilidade

Foto n 9: Zona do estaleiro desorganizada com materiais misturados com equipamentos, garrafas de gs e detritos das coberturas

Foto n 10: Aps entrada do camio betoneira deve ser fechado o porto no vigiado. O operador da betoneira tem que usar os EPIs adequados (capacete e botas)

Foto n 11: O andaime vai ser escorado ao edifcio atravs ligaes com buchas metlicas, para anular os escoramentos improvisados em madeira

Foto n 12: Nas entradas das habitaes vo ser colocadas coberturas de proteco contra queda de objectos ou materiais

Jos Amorim Faria

Gesto de Obras e Segurana

FEUP 2009/2010

Potrebbero piacerti anche