Sei sulla pagina 1di 21

Cotagem de dimenses bsicas

Introduo Observe as vistas ortogrficas a seguir.

Com toda certeza, voc j sabe interpretar as formas da pea representada neste desenho. E, voc j deve ser capaz de imaginar como dever ficar esta pea depois de executada.

Mas, o conhecimento das formas, embora importante, no suficiente para a execuo do objeto. 307

Para executar qualquer objeto voc precisa, tambm, de informaes sobre o tamanho, isto , sobre as dimenses exatas do objeto e de cada uma de suas partes. As dimenses do objeto devem ser indicadas, no desenho tcnico, sob a forma de medidas. A indicao de medidas no desenho tcnico recebe o nome de cotagem. Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho tcnico, o desenhista segue determinadas normas tcnicas. A cotagem normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. As medidas indicadas no desenho tcnico referem-se grandeza real que o objeto deve ter depois de produzido. Veja como fica o desenho tcnico mostrado anteriormente, agora com as indicaes completas de dimensionamento.

Para executar uma pea, a partir de seu desenho tcnico, preciso interpretar corretamente as medidas indicadas. Se a interpretao feita de maneira errada, a pea fica errada tambm. Nesta aula voc conhecer as regras bsicas para a cotagem de desenhos tcnicos. Como ocorreu nos assuntos anteriores, voc vai comear o estudo pela interpretao de cotas bsicas em 308

modelos simples e, gradativamente, vai aprofundando seu conhecimento pelo estudo de peas mais complexas.

Unidade de medida em desenho tcnico As peas, como todos os slidos geomtricos, tm trs dimenses bsicas: comprimento, largura e altura. Para indicar uma medida precisamos de uma unidade de medida, como referncia. A unidade de medida adotada no desenho tcnico mecnico o milmetro. Um milmetro corresponde milsima parte do metro. Isto quer dizer que, dividindo o metro em 1000 partes iguais, cada uma das partes equivale a 1 (um) milmetro. O smbolo de milmetro mm. Existem vrios instrumentos de medio. Um instrumento muito usado em desenho tcnico a escala. A escala uma rgua graduada. A escala usada em desenho tcnico graduada em milmetros. Observe a escala que vem representada a seguir. Esta escala tem 150 milmetros ou 15 centmetros.

Os nmeros de 1 a 15 representam os centmetros. Cada centmetro dividido em 10 partes iguais Cada uma destas partes 1 (um) milmetro. O milmetro a menor medida que aparece nesta escala. No desenho abaixo, um pedao da escala foi aumentado para que voc possa ver melhor a graduao em milmetros.

309

Em desenho tcnico se escreve apenas a medida, sem indicao do smbolo mm. Por exemplo: se uma pea tem 35 milmetros de comprimento, aparecer apenas o nmero 35. Fica subentendido que se trata de 35 mm. Verificando o entendimento Observe a escala abaixo e escreva quantos milmetros correspondem parte reticulada.

Confira sua resposta. Sabendo que 11 cm correspondem a 110 mm, voc deve ter somado mais 3 mm, chegando ao resultado 113 mm.

Elementos de cotagem Para interpretar desenhos cotados voc deve conhecer trs elementos bsicos: cota ou valor numrico, linha de cota e linha auxiliar. Vamos estudar cada um deles separadamente.

310

Cotas So os nmeros que indicam as medidas da pea. Observe, no prximo desenho, as medidas bsicas de uma pea. Elas esto indicadas pelas cotas: 50, 12 e 25.

Linhas de cota So linhas contnuas estreitas com setas ou traos oblquos nas extremidades, como voc v a seguir.

Veja, no prximo desenho, a linha de cota representada dentro das vistas frontal e lateral esquerda.

Neste exemplo, a linha de cota limitada pelo prprio contorno do desenho. Mas, existem casos em que a colocao da linha de cota dentro das vistas prejudica a interpretao do desenho tcnico. Nesses casos a linha de cota aparece fora das vistas, limitada por uma linha chamada linha auxiliar.

311

Linhas auxiliares So linhas contnuas estreitas que limitam a linha de cota fora da vista ortogrfica. A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente alm da respectiva linha de cota. Um pequeno espao deve ser deixado entre a linha auxiliar e a linha de contorno do desenho. Observe, no prximo desenho, a indicao da linha auxiliar.

Verifique se agora voc j sabe reconhecer os elementos de cotagem que aparecem no desenho tcnico. Resolva o prximo exerccio. Verificando o entendimento Escreva nos quadrinhos os nmeros correspondentes aos elementos de cotagem indicados: 1 quando se tratar de linha de cota; 2 quando se tratar de linha auxiliar, 3 quando se tratar de cota.

312

Muito bem! Veja no desenho abaixo como voc deve ter indicado as suas respostas.

Regras gerais de cotagem Os elementos de cotagem aparecem dispostos no desenho tcnico de acordo com as caractersticas das peas. Como estas caractersticas variam muito, no existem regras fixas de cotagem. Mas, a pessoa que executa o desenho tcnico deve se basear em algumas regras gerais para dispor as cotas de tal forma que elas no prejudiquem a clareza do desenho. A seguir voc vai conhecer algumas regras gerais de cotagem. No se preocupe em memorizar estas regras. Voc as aprender naturalmente ao analisar os exemplos que sero estudados nesta aula e nas seguintes. Mas, estude este assunto com bastante ateno, pois as regras gerais facilitam a leitura e a interpretao de desenhos cotados. Observe o desenho abaixo.

313

Quando a linha de cota est na posio horizontal, como neste caso, a cota deve ser indicada acima e paralelamente sua linha de cota. Os algarismos devem estar centralizados, a uma pequena distncia da linha de cota. Veja um outro caso.

Quando a linha de cota est na posio vertical, como nesta figura, a cota pode aparecer do lado esquerdo e paralela linha de cota. Outra possibilidade representar a cota interrompendo a linha de cota.

Quando a linha de cota est na posio inclinada, a cota acompanha a inclinao para facilitar a leitura ou representada na posio horizontal, interrompendo a linha de cota.

314

Analise mais um exemplo.

Voc deve ter observado que as linhas de cota esto em posies que permitem a leitura das medidas sem que seja necessrio mudar a posio da folha de papel. Observe o prximo desenho.

Na vista frontal, anterior, aparecem dois rebaixos iguais. Apenas um dos rebaixos aparece cotado. Em desenho tcnico, no se repetem cotas desnecessariamente. Analise o prximo desenho e veja mais algumas regras.

315

A vista que transmite a idia mais clara da forma do rebaixo a vista frontal. Por isso a cotagem do rebaixo aparece na vista frontal. As cotas devem ser sempre indicadas nas vistas onde os elementos aparecem melhor representados. J o furo aparece representado por linhas tracejadas, na vista frontal. Sempre que possvel, deve-se evitar a cotagem de elementos representados por linhas tracejadas. Por isso, a cotagem do furo aparece indicada na vista superior que a vista onde a forma circular fica mais visvel. No desenho tcnico, as cotas devem ser localizadas de tal modo que no sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha. Nos exemplos que voc analisou at aqui, as cotas vinham representadas sobre as linhas de cota, ou interrompendo as linhas de cota. Veja, a seguir, o mesmo desenho cotado dos dois modos.

Mas, num mesmo desenho, os vrios modos de inscrever as cotas no devem ser misturados. Por fim, saiba que as cotas devem ser apresentadas em tamanho que as torne facilmente legveis, tanto no original como em qualquer tipo de reproduo.

316

Mtodos de cotagem Alm de conhecer as regras gerais de cotagem, a pessoa que executa o desenho tcnico deve ter conhecimentos sobre: a funo da pea; o processo de fabricao e os mtodos de controle de qualidade a serem aplicados. Uma pea nunca deve ser considerada isoladamente. Ela sempre faz parte de um conjunto, no qual desempenha determinada funo. Toda pea deve ser executada segundo um determinado processo tecnolgico de fabricao, que torne sua produo a mais econmica possvel. As peas devem ser controladas durante e no final da execuo, para garantir a correspondncia entre o produto acabado e o seu desenho tcnico. Esses trs fatores: funcionalidade, fabricao e controle interferem diretamente no mtodo de cotagem, isto , na maneira de cotar o desenho tcnico da pea. Levando em conta a funo da pea, sua execuo e sua verificao, as cotas podem ser: funcionais, no funcionais e auxiliares. Cotas funcionais So aquelas que indicam a forma, a grandeza e a posio de partes essenciais para o funcionamento da pea. Veja um exemplo.

317

Neste desenho, a cota 12 considerada funcional porque est relacionada com a cota do furo onde o pino se encaixa. Na execuo da pea esta cota deve ser rigorosamente respeitada para no comprometer o funcionamento do conjunto. Cotas no funcionais As cotas no funcionais tambm indicam forma, tamanho e posio. Mas estas cotas referem-se a partes que no so essenciais para o funcionamento da pea. A cota 20, no desenho anterior, um exemplo de cota no funcional. Cotas auxiliares As cotas auxiliares servem de complemento s outras cotas. Elas aparecem no desenho apenas para evitar clculos. As cotas auxiliares podem ser indicadas entre parnteses. Veja:

A cota (40) uma cota auxiliar. Observe que ela corresponde soma das cotas: 30 (funcional) e 10 (no funcional). Cotagem geomtrica A forma geomtrica da pea tambm importante na determinao da cotagem. Fica mais fcil fazer a cotagem de uma pea se pudermos imagin-la decomposta em suas formas elementares. Analise um exemplo.

318

Voc observou que os elementos da pea resultam da retirada de formas geomtricas j conhecidas? A decomposio da pea em slidos fundamentais pe em destaque as formas geomtricas positivas e negativas da pea, ou seja, os elementos que permanecem (positivos) e os que sero retirados (negativos) durante o processo de fabricao. Mostra tambm a grandeza e a posio relativa de cada um dos elementos da pea. Segundo este mtodo de decomposio geomtrica da pea, as cotas podem ser classificadas em dois grupos: cotas bsicas e cotas de elementos. As cotas bsicas e as cotas de elementos podem ser funcionais, no funcionais ou auxiliares. Quem l e interpreta o desenho tcnico para executar a pea deve saber distinguir quando uma cota bsica ou de elemento funcional, no funcional ou auxiliar. Mas, quem est comeando precisa aprender primeiro como ler e interpretar cotas bsicas e de elementos.

Cotas bsicas Cotas bsicas so aquelas que indicam o comprimento, a largura e a altura do objeto. Com base nestas cotas possvel determinar as dimenses do material necessrio para a fabricao da pea. Acompanhe a cotagem do modelo apresentado abaixo (modelo de plstico n 31). Para executar este modelo necessitamos das suas dimenses bsicas: comprimento, altura e largura. A linha de cota da altura aparece indicada na vista frontal, a do comprimento, na vista superior e a da largura, na vista lateral esquerda.

319

- Para medir as dimenses dos modelos e dos desenhos tcnicos, utilize rgua com gradua-

Medindo o modelo com a escala (rgua milimetrada), como mostram as prximas fotografias, encontraremos as seguintes dimenses: comprimento = 60 mm, altura = 30 mm e largura = 15 mm

Veja como essas cotas podem ser escritas no desenho tcnico.

A cota 60, que se refere medida do comprimento do modelo, foi indicada sobre a linha de cota da vista superior. A cota 30, que se refere medida da altura do modelo, foi indicada sobre a linha de cota da vista frontal. 320

Finalmente, a cota 15, que se refere medida da largura, foi indicada na vista lateral esquerda. Observe que o smbolo de milmetro (mm) no foi escrito ao lado das cotas. H mais de uma maneira aceitvel de cotar o mesmo desenho. Analise duas alternativas, a seguir.

A pessoa que executa o desenho deve escolher, de acordo com as caractersticas da pea, a disposio das cotas que permita identificar, da melhor maneira possvel, as dimenses da pea. Quem l e interpreta o desenho tcnico cotado deve ser capaz de associar corretamente cada cota dimenso que ela representa. Agora, resolva voc. Verificando o entendimento Analise as vistas ortogrficas e escreva, nos espaos indicados, as cotas das dimenses bsicas.

321

Muito bem! Se voc completou: a) 42 mm; b) 11 mm e c) 15 mm, voc acertou! importante que voc tenha colocado o smbolo mm, pois embora ele no aparea no desenho tcnico fica subentendido que a unidade de medida o milmetro. Quando, excepcionalmente, for adotada outra unidade de medida que no o milmetro, o smbolo correspondente deve vir ao lado da cota. Os exemplos de cotagem bsica que voc estudou at aqui referem-se a modelos prismticos sem elementos. Mas se a pea tiver elementos, tambm necessrio indicar as cotas bsicas.

Agora voc vai acompanhar a cotagem do modelo representado ao lado (modelo de plstico n 1). As dimenses bsicas deste modelo so: comprimento= 54 mm, altura= 18 mm e largura= 36 mm. Veja estas cotas bsicas indicadas no desenho tcnico.

322

A cota do comprimento est indicada na vista superior, a cota da altura est indicada na vista frontal, a cota da largura est indicada na vista lateral esquerda. Pense e resolva o prximo exerccio. Verificando o entendimento Indique, nas vistas ortogrficas, o valor numrico das dimenses bsicas da pea, sabendo que: a) comprimento: 40 mm; b)altura: 18 mm; c) largura: 8 mm.

Seu desenho tcnico deve ter ficado como segue:

Voc j deve ter percebido que, para executar uma pea com elementos, preciso ter as cotas dos elementos, alm das cotas bsicas. Este um dos assuntos que voc vai aprender na prxima aula. Mas, antes resolva mais alguns exerccios sobre os assuntos estudados nesta aula.

323

Exerccios

1. Escreva, nas linhas indicadas, os nomes dos elementos de cotagem que aparecem no desenho abaixo.

2. Analise o desenho abaixo e responda: a) Quais so as cotas deste modelo? b) Em que vista(s) a(s) cota(s) est(o) indicada(s) fora do desenho?

a) ............................................

b) ..............................................

3. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: As linhas auxiliares... a) ( b) ( ) ) devem tocar as linhas de contorno do desenho no devem tocar as linhas de contorno do desenho 324

4. Escreva C se a frase estiver certa e E se estiver errada.

Cotagem a colocao das medidas da pea em seu desenho tcnico.

5. Complete a frase na linha indicada, escolhendo a alternativa que a torna correta. As linhas de cota so linhas ................................. a) contnuas largas b) contnuas estreitas

6. Analise o desenho tcnico e escreva nas linhas indicadas as cotas pedidas. a) comprimento: .......... b) altura: .......... c) largura: ..........

7. Analise o desenho tcnico e faa um crculo em volta das cotas bsicas da pea.

325

8. Analise as vistas ortogrficas e escreva, nas linhas de cota, as cotas das dimenses bsicas dadas a seguir: comprimento: 46 mm; largura: 10 mm; altura: 26 mm.

9. Escreva nas linhas de cota da perspectiva as cotas indicadas no desenho tcnico da pea.

Gabarito
1.

326

2. a) 12, 16 e 32 3. b) X 5. contnuas estreitas 6. a) 43; 7. b) 15;

b) vista superior e vista lateral esquerda 4. (C )

c) 20;

8.

9.

327

Potrebbero piacerti anche