Sei sulla pagina 1di 3

IDADE MDIA A idade media surgiu no perodo histrico compreendido entre os sculos V e XV, que iniciou com a queda

do Imprio Romano. O perodo medieval caracterizou se principalmente pelo feudalismo, estrutura econmica, social, politica e cultural que se edificou progressivamente na Europa centro ocidental em substituio a estrutura escravista da antiguidade Romana.
O perodo medieval dividiu se em Alta Idade Media, perodo compreendido entre os sculos V e X , e Baixa Idade Media perodo compreendido entre X e XV, este perodo j se notava a queda do Feudalismo. Feudalismo: Economia e Propriedade O modo de produo feudal, tinha como base a economia agrria, amonetaria (sem uso de morda), no comercial, auto-suficiente. A propriedade feudal ou senhorial, pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores Feudais. Altos dignitrios da Igreja (clero) e longnquos descendentes dos chefes tribais Germnicos (a nobreza). A principal unidade econmica era o feudo, que se dividia em trs partes distintas: a propriedade privada do senhor , chamado domnio ou manso senhorial, no interior da qual se erigia um castelo fortificado, o manso servil, que correspondia a poro de terras arrendadas aos camponeses e era dividido em lotes denominados tenencias , ainda o manso comunal, constitudo por terras colectivas pastos e bosques, usadas tanto pelo senhor como pelos servos. A sociedade Feudal A sociedade feudal era composta por dois grupos scias com status fixo: os senhores feudais e os servos. Os servos eram constitudos pela maior parte da populao camponesa, vivendo como os antigos colonos romanos presos a terra e sofrendo intensa explorao. Eram obrigados a prestar servios ao e a pagar-lhe diversos tributos em troca da permisso de uso de terra e de proteco militar. Principais obrigaes servis Corvia: trabalho gratuito nas terras do senhor(manso senhorial) em alguns dias da semana. Talha: percentagem da produo das tenencias. Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do senhor, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes. Capitao: imposto pago por cada membro da famlia servil (por cabea) Tosto de Pedro: imposto pago a igreja , utilizado para a manuteno da capela local. Mo morta: tributo cobrado na transferncia do lote de um servo falecido a seus herdeiros.

Teocentrismo Cristo A igreja crista tornou se a maior instituio feudal do ocidente europeu. Sua incalculvel riqueza, a slida organizao hierrquica e a herana cultural greco-romana permitiram-lhe exercer a hegemonia ideolgica e cultural da poca, caracterizada pelo teocentrismo. atuando em todas os nveis da vida social, a igreja estabeleceu normas, orientou comportamentos e, sobre tudo ,imprimiu nos ideais do homem medieval os valores teolgicos, isto e, a cultura religiosa. O clero transmitia a populacao uma viso do mundo que lhe era conviniente e adequada ao perodo: Um mundo dividido em testamentos, necessariamente desiguais, leia as palavras de um relegioso medieval: Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos,de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor.

Potrebbero piacerti anche