Sei sulla pagina 1di 10

Colonizao natural por espcies nativas

267

COLONIZAO NATURAL POR ESPCIES NATIVAS E EXTICAS DAS ENCOSTAS DEGRADADAS DA SERRA DO MAR 1
Nelson Augusto dos Santos Junior 2, Victor Jos Mendes Cardoso 3, Jos Marcos Barbosa 2 e Maurcio Augusto Rodrigues 2
RESUMO Os deslizamentos so eventos inerentes dinmica da Serra do Mar, nos trechos mais declivosos. Contudo, devido a alguns fatores de interveno, como a poluio atmosfrica, ocupao da base dos morros e outros, a incidncia desses eventos tem aumentado. Diante disso, este estudo objetivou avaliar a dinmica de colonizao de reas de encosta degradadas, como forma de subsidiar aes de recuperao. Para tanto, foram adotadas duas reas experimentais, localizadas em trechos da serra do Mar prximos Baixada Santista, onde foram lanadas parcelas de 1 m2 e obtidos dados fitossociolgicos. Em seguida, as reas foram limpas e os mesmos parmetros da avaliao inicial, registrados, mensalmente, ao longo de um ano. Foram encontradas 20 espcies, pertencentes a 14 famlias botnicas, em sua maioria espcies exticas ou nativas no regionais. Palavras-chave: Deslizamento, Recuperao de encostas e Serra do Mar.

STUDY OF THE NATURAL SETTLING OF HILLSIDES DEGRADED IN THE SERRA DO MAR


ABSTRACT The landslides are inherent events to the dynamics of the Serra do Mar, in the stretches most declivous. However, some factors of intervention, such as atmospheric pollution, occupation of the base of the mounts, among others, increase the incidence of this event. Furthermore, the present study aimed to evaluate the settling dynamics of degraded areas of hillsides, aiming for a restoration. Two experimental areas were adopted, in stretches of the Serra do Mar, next to the Baixada Santista where parcels of one m2 had been launched, and phytosociological data was obtained. After that, the areas were cleaned and the same parameters of the initial evaluation were registered, monthly, during 1 year. Twenty species were found, pertaining to 14 families, in its majority exotic or not-regional native species. Keywords: Landslides, Recovery of hillslides and Serra do Mar.

1. INTRODUO
Durante o vero de 1985, fortes chuvas, associadas aos elevados ndices de poluio atmosfrica, propiciaram grandes deslizamentos na serra do Mar prximo de Cubato, SP, que promoveram prejuzos considerveis s indstrias e populao como um todo (POMPIA et al., 1989; SO PAULO, 1999). Essa ocorrncia fez que surgissem algumas iniciativas no intuito de reduzir ou eliminar esse problema (SILVA FILHO, 1988), como a Comisso Especial para Restaurao da Serra do Mar (SO PAULO, 1989), de carter interdisciplinar e interinstitucional, que teve resultados considerveis, porm anos mais tarde os estudos que vinham sendo realizados foram interrompidos.

A carncia e a necessidade de estudos sobre as espcies vegetais ocorrentes em reas sujeitas a deslizamentos, como ferramenta de uso na recuperao dessas reas, foram enfatizadas por Oliveira (1998). Tais estudos se apresentariam, na prtica, como um protocolo de levantamento e anlise de dados, de forma a constituir um campo de conhecimento sistemtico, prospectivo e integrado (MARTINS, 2004). Nesse sentido, o processo de regenerao das ravinas reflete a interao da dinmica da colonizao com atividades hidroerosivas das vertentes (CASTRO JUNIOR et al., 1997). Entre os desafios, na busca de alternativas de recuperao e conteno de encostas, destaca-se a necessidade do entendimento sobre o processo de colonizao natural,

1 2

Recebido em 09.06.2008 e aceito para publicao em 14.10.2009. Instituto de Botnica, IBt, Brasil. E-mail: <njunior@ibot.sp.gov.br>, <josemarcobarbosa@terra.com.br> e <mar.ambiente@gmail.com>. 3 Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. E-mail: <victorjc@rc.unesp.br>.

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

268
considerando aspectos da ecofisiologia das espcies vegetais herbceo-arbustivas. Almeida e Souza (1997) j destacavam tambm a importncia de estudos de cunhos florstico e fitossociolgico para subsidiarem aes de manejo da comunidade, possibilitando traar estratgias de conservao, alm do fato de, segundo Ferreira et al. (2007), o sucesso das aes de recuperao de reas degradadas depender diretamente, entre outros fatores, da escolha correta das espcies vegetais. Diante do exposto, este trabalho objetivou monitorar, ao longo de um ano, a colonizao natural de reas de encosta degradadas por espcies de plantas herbceo-arbustivas, no intuito de subsidiar trabalhos de recuperao de reas de encosta na serra do Mar.

SANTOS JUNIOR, N.A. et al.

2 . MATERIAL E MTODOS 2.1. Definio das reas experimentais e caracterizao da regio


Foram realizadas visitas a diversos locais de encosta na serra do Mar, no litoral sul do Estado de So Paulo, mais precisamente na Baixada Santista, a fim de se elegerem as reas experimentais. Para a escolha das reas, foram levados em conta o grau de degradao, o agente degradador (neste caso, poluio atmosfrica) e a viabilidade de desenvolvimento da proposta de estudo. Ao final desse processo, foram eleitas duas reas experimentais: rea 1 situada no Polo Industrial de Cubato; e rea 2 situada prximo rodovia Anchieta, distantes aproximadamente 10 km entre si. Dessa forma, estabeleceu-se um gradiente de distncia do Polo Industrial de Cubato, do perfil da vegetao e de altitude (Figura 1). O clima na Baixada Santista, segundo So Paulo (2004), apresenta taxa alta de umidade relativa durante todo o ano, bem como ndices pluviomtricos tambm elevados (SILVA FILHO, 1988). Durante o perodo de monitoramento das reas, a chuva acumulada na Baixada Santista foi de 1.734,6 mm e a temperatura teve mdia de 23,5 oC (CIIAGRO, 2009). A vegetao predominante na regio, reconhecida originalmente como mata pluvial (COUTINHO, 1962), floresta ombrfila densa (SO PAULO, 1999), conhecida como Mata Atlntica (FERNANDES, 1998), tem expresso fisionmica e composio florstica bem diversificadas, quando analisados os seus padres fitogeogrficos.

Figura 1 Mapa do Estado de So Paulo, com nfase na Baixada Santista, onde esto indicadas as duas reas experimentais (TALAMONI e JAHNEL, 2002). Figure 1 Map of the State of So Paulo, emphasizing the Baixada Santista where the two experimental areas are indicated (TALAMONI e JAHNEL, 2002).

O Polo Industrial de Cubato, apesar do controle por parte dos rgos ambientais de fiscalizao, em especial da CETESB, nas ltimas dcadas, ainda emite valores considerveis de poluentes na atmosfera e, quanto mais prximos do vale, alguns trechos da vegetao ainda apresentam sinais de degradao evidentes (DOMINGOS et al., 1997; 2000).

2.2) rea situada no Polo Industrial de Cubato (rea 1)


Esta rea localiza-se prximo ao polo de fertilizantes de Cubato, SP, mais precisamente na rea da Fosfrtil/ Ultrafrtil Indstria e Comrcio de Fertilizantes Ltda. (Complexo Industrial de Piaaguera), situada na estrada Engenheiro Plnio de Queiroz, s/n, Jardim So Marcos, em Cubato, SP. A rea experimental situava-se nas coordenadas geogrficas 23 49 50,2" S e 46 23 02,6" W, a uma altitude de aproximadamente 50 m. As coordenadas geogrficas nas duas reas foram obtidas com o uso de aparelho de GPS. O relevo local, com declividade sempre superior a 45, resultado das caractersticas estruturais e clima locais, numa condio topogrfica que no favorece a disperso de poluentes (SILVA FILHO, 1988). O solo, classificado como litossolo (SO PAULO, 1989), apresenta evidentes sinais de alterao, pela exposio aos poluentes locais. A ravina, em especial, possui perfil linear e cerca de 15 m de largura por 20 m de comprimento, com a formao de uma faixa plana em sua base, oriunda de sucessivos processos erosivos. A declividade era em torno dos 75.

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

Colonizao natural por espcies nativas

269
Com o tempo, na dinmica de colonizao da ravina o solo passou a ser coberto por vegetao pioneira herbceo-arbustiva, que aumentou a infiltrao no solo e reduziu, sem eliminar, o escoamento superficial e, consequentemente, o processo erosivo local. Apesar de o entorno da ravina ser formado pela vegetao primria de floresta ombrfila densa, a proximidade com as rodovias fez que naturalmente a rea fosse dominada por vegetao herbceo-arbustiva extica.

A mata local, de perfil secundrio, encontrava-se em avanado estgio de regenerao, no mais sendo tpica a presena de paliteiros, termo que se referia s rvores destitudas das folhas que acabavam por morrer e iniciar o processo erosivo. Nas reas onde antes se localizavam as ravinas, que na dcada de 1980 eram muito abundantes (SO PAULO, 1989), havia vrios indivduos arbreos, que acabaram por colonizar diversas dessas ravinas, porm em abundncia eram encontradas, entre esses indivduos, espcies pioneiras, o que refora o afirmado anteriormente, ou seja, que a vegetao secundria. Havia, ainda, diversos pontos cobertos por espcies herbceas, como Sticherus sp. e muitas plantas exticas ou nativas no regionais. Muitas delas foram introduzidas durante as tentativas de recuperao por parte da Comisso Especial para Restaurao da Serra do Mar ou colonizaram naturalmente, j que a rea distava cerca de 300 m da sede da empresa, que por sua vez recebia grande fluxo de veculos e funcionrios.

2.4. Instalao das parcelas nas reas experimentais


Para a marcao das parcelas, foram utilizadas estacas de madeira de 50 x 4 cm de madeira, entrelaadas por fitilho plstico. A marcao deu-se aleatoriamente por meio de sorteio. As estacas foram instaladas da base em direo ao pice, de forma que aquelas instaladas pudessem servir de sustentao para atingir as partes mais elevadas. Quando necessrio, foi amarrada uma corda esttica em uma rvore firme acima do pice da ravina, que percorria toda a sua extenso, no intuito de auxiliar na sustentao. O trabalho foi realizado sempre por trs pessoas, estando uma delas localizada abaixo da ravina, a outra na base e a terceira efetuava a fixao das estacas. Foram estabelecidas 100 parcelas de 1 m2 na rea 1, enquanto na rea 2 foram instaladas apenas 50 parcelas, devido ao fato de o trecho no comportar mais unidades.

2.3. rea situada prxima rodovia Anchieta (rea 2)


Esta rea estava localizada a 50 m da rodovia Padre Manuel da Nbrega, km 55, no cruzamento com a rodovia Anchieta, Municpio de Cubato, SP, nas coordenadas geogrficas 23 57 3" S e 46 23 15" W, pertence Gafor Ltda. (CNPJ n 61.288.940/0009-70). A altitude, na base da ravina e em relao ao nvel do mar, era de cerca de 30 m. Na base do morro, a empresa realizava atividades de transporte e armazenamento de cargas que tinham como destino, principalmente, o Porto de Santos. Devido ao da poluio, declividade (cerca de 75%) e ocupao da base do morro, h cerca de 5 anos havia ocorrido um deslizamento que recobriu grande parte do ptio da empresa, de onde foram retiradas cerca de 450 carretas de terra, provocando grandes prejuzos empresa. Desde ento, no houve fechamento na cobertura vegetal dessa ravina, apenas a estabilizao parcial do solo. O perfil da encosta estava ligado, principalmente, s sucessivas eroses superficiais que ocorriam no local. Aps o primeiro grande deslizamento, foram formadas duas superfcies cncavas voltadas para dentro, dando um aspecto de U, com um canal de escoamento no centro que, ao longo dos anos, formou grande depsito de sedimentos na base da ravina. Pelo deslocamento, foi exposto o subsolo, ou seja, restou o horizonte B do solo litlico com condies de fertilidade muito baixas. A ravina apresentava-se com cerca de 10 m de largura por 12 m de comprimento.

2.4. Monitoramento
No ms de janeiro foi realizada a anlise florstica dos indivduos localizados nas parcelas. O material botnico das espcies amostradas foi coletado de, pelo menos, trs indivduos distintos, sempre que possvel frteis, segundo recomendao de Fidalgo e Bononi (1989). Cada uma das espcies amostradas foi devidamente identificada e ento coletados seus dados biomtricos. Para aquelas espcies cujo perfil era caracterizado por crescimento vertical, formando copa, foram coletados dados de altura (cm), largura da maior copa e a medida de copa perpendicular a essa. Com base nesses dois ltimos dados de projeo de copa, foi obtida a rea de copa (cm 2 ), atravs da frmula da elipse (SANTOS JUNIOR, 2000). Para as espcies cujo perfil de crescimento no possibilitava a obteno dos dados acima referidos, foi adotada, dependendo dela, a expanso (cm), para as espcies rasteiras rizomatosas; ou cobertura de solo (cm 2),

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

270
para as espcies recobridoras de solo ou que formavam as chamadas touceiras. Em todas as espcies foi calculado o ndice de cobertura do solo (%) (SANTOS et al., 1997), representado pela porcentagem que dada espcie ocupava de sua referida parcela, bem como os parmetros fitossociolgicos frequncias absoluta e relativa e densidades absoluta e relativa, segundo frmulas descritas por Vuono (1985). A similaridade florstica entre as reas amostradas foi obtida atravs do clculo do Coeficiente de Sorensen (S) (MAGURRAN, 1988). Aps a identificao e medio das espcies localizadas no interior das parcelas, foram retiradas todas as plantas, mas as parcelas marcadas foram mantidas. Foi limpa, tambm, uma faixa de cerca de 1 m no entorno das parcelas, no intuito de no permitir que a rea fosse colonizada por rgos subterrneos das plantas do entorno. Ao longo de um ano, as trs reas foram visitadas mensalmente, sendo monitorada a recolonizao das ravinas, atravs do registro das espcies que surgiram em cada uma das parcelas. De forma similar ao realizado na primeira etapa, as espcies foram herborizadas e

SANTOS JUNIOR, N.A. et al.

encaminhadas Seo de Curadoria do Herbrio do Instituto de Botnica para posterior identificao taxonmica. Algumas das plantas no tiveram tempo suficiente para adquirir porte adulto ou entrar em fase reprodutiva e, consequentemente, em perodo frtil, para permitir a identificao completa. Como forma de caracterizao dos aspectos fsicoqumicos do solo, foram coletadas amostras desse solo na faixa degradada e na faixa remanescente de vegetao conservada no entorno da rea, em duas profundidades (0 a 20 e 20 a 40 cm), com o uso de trado.

3. RESULTADOS
Comparando as duas reas e enfocando as caractersticas do solo, notou-se que o solo das duas reas possua propriedades bem distintas. Na anlise da fertilidade do solo da rea 1 (Tabela 1), alguns dados chamam ateno e destoam do padro considerado normal para os solos da regio. Inicialmente, os teores de clcio so exageradamente altos. Tambm se destacam os dados referentes ao enxofre que, assim como o clcio, apresenta valores impraticveis em solos naturais.

Tabela 1 Anlise fsico-qumica do solo das duas reas experimentais, coletado em duas profundidades e em locais conservados e degradados. Ta b l e 1 Physical-chemistry soil analysis of two experimental areas, collected in two depths and in conserved and degraded places.
reas/ profundidades de coleta Parmetros P resina (mg/dm 3 ) M.O. (g/dm 3) pH (CaCl2) K (mmol c /dm 3 ) Ca (mmol c/dm3 ) Mg (mmolc/dm3) H+Al (mmolc/dm 3) Al (mmol c/dm 3) SB (mmol c/dm 3) CTC (mmolc /dm 3) V (%) B (mg/dm3) Cu (mg/dm3) Fe (mg/dm 3) Mn (mg/dm 3) Zn (mg/dm 3 ) S (mg/dm3) rea 1 conservada 0 - 20 cm 37 22 4,0 0,5 65 1 61 17,5 66,5 127,5 52 0,15 0,9 180 17,5 0,8 490 20 40 cm 10 22 3,8 0,4 13 1 55 17,6 14,4 69,4 25 0,19 0,8 190 10,7 0,5 170 rea 1 degradada 0 20 cm 13 33 4,0 0,2 985 2 88 17,0 987,2 1075,2 92 0,51 1,7 240 19,5 1,4 520 20 40 cm 5 24 4,0 0,2 810 1 88 17,4 811,2 899,2 90 0,24 1,2 190 8,7 1,4 590 rea 2 conservada 0 20 cm 4 63 4,2 2,1 29 12 61 8,7 43,1 104,1 41 1 1,9 170 36 8 21 20 40 cm 4 36 3,8 1,4 6 3 109 20,3 10,4 119,4 9 0,6 1,3 210 10,4 2,9 47 rea 2 degradada 0 20 cm 7 3 4,1 1,7 2 1 33 16,8 4,7 37,5 12 0,03 0,8 4 1,6 0,3 110 20 40 cm 5 1 4,2 1,4 2 1 34 17,5 4,4 38,4 11 0,01 0,5 3 1,2 0,2 130

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

Colonizao natural por espcies nativas

271
Tabela 2 Valores mdios de altura, rea de copa, expanso, cobertura do solo, ndice de cobertura do solo, frequncia absoluta, frequncia relativa, densidade absoluta e densidade relativa das espcies amostradas na rea 1, em Janeiro. Ta b l e 2 Average values of height, pantry area, expansion, ground covering, index of ground covering, absolute frequence, relative frequence, absolute density and relative density of the species showed in Area 1 in January.
Desidade relativa (%) 10,4 4,2 3,1 4,2

Densidade absoluta (ind./ha) 1000 400 300 400

200 17000 2,4 20,6 100,0 73,1 7310,2 52857,4 205 2 17

14000

Numa anlise geral, notou-se diversidade baixa de espcies, considerando tratar-se de uma rea em colonizao natural, tendo sido observadas 20 espcies pertencentes a 14 famlias botnicas, ao longo de todo o perodo (Tabelas 2 e 3). Pode-se observar, atravs do ndice de similaridade florstica de Sorensen, que as reas 1 e 2 apresentavam composio vegetal com 63% de similaridade. O maior valor mdio do ndice de Cobertura do Solo (ICS) (Tabela 2) foi obtido por Cecropia pachystachya Trecul, Miconia cabucu Hoehne e Ricinus communis L., todas com 100% de ocupao mdia de suas parcelas. Na sequncia, acima de 50% de ICS, apareceram Sticherus bifidus (Willd.) Ching, Brachiaria sp., Nephroleps multiflora (Roxb.) C. V. Morton e Impatiens holstii Engel., sendo apenas esta ltima localizada onde se formou um plat. Analisando os dados referentes dinmica vegetal, a frequncia absoluta foi maior nas pteridfitas S. bifidus e Lycopodiella cernua (L.) Pic. Serm. Ainda com destaque, foram encontradas N. multiflora, Tibouchina clavata (Pers.) Wurdack. e Blechnum serrulatum Rich. T. clavata, S. bifidus e L. cernua; alm de muito frequentes, so espcies com valores altos de densidade absoluta, aqui expressos em plantas/ha. A avaliao da composio vegetal e da colonizao na rea 2 (Tabela 3) tambm levou em considerao os mesmos parmetros de biometria e de fitossociologia das espcies. Nessa rea, as espcies com maior ICS foram C. pachystachya e R. communis. S. bifidus e N. multiflora tambm apresentaram altos valores mdios de ICS. Os dados de frequncia absoluta indicaram que as espcies com maior apario nas parcelas amostradas foram Brachiaria mutica (Forsk.) Stapf. (22%), S. bifidus (16%) e T. clavata (14%). Essas espcies tambm apresentaram os maiores valores mdios de densidade absoluta com, respectivamente, 2.600, 1.600 e 3.600 plantas/ha. Ainda com relao ao fator densidade, N. multiflora tambm foi abundante, com cerca de 1.000 plantas/ha, porm com ocorrncia mais agregada e em trechos mais declivosos.

Freqncia relativa (%) 12,2 4,9 3,7 2,4

17,1

ndice de Freqncia cobertura absoluta do solo (%) (%) 23,4 10 58,1 4 100,0 3 12,3 2

2 11

2,4 13,4

14

100,0 58,0

57,3

Cobertura do solo (cm 2) 5805,5 -

46,7

5800,2

5731

Expanso (cm)

84,2 -

65,8

rea de copa (cm2) 94169,5 1231,5

31103,2 -

Altura (cm)

38,1 522,5 74

38,2

50,3

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

Espcies Blechnum serrulatum Rich. (samambaia-faca) Brachiaria sp Cecropia pachystachya Trecul (embaba) Chamaecrista desvauxii (Collad.) Killip (mata-pasto) Impatiens holstii Engel. (maria-sem-vergonha) Lycopodiella cernua (L.) Pic. Serm. (licopodiela) Miconia cabucu Hoehne (pixirica) Nephrolepis multiflora (Roxb.) C.V. Morton (samambaia amarela) Ricinus communis L. (mamona) Sticherus bifidus (Willd.) Ching (samambaia-de-barranco) Tibouchina clavata (Pers.) Wurdack (orelha-de-ona)

Parmetros

62,3

278 -

2715

27,2

11

13,4

7,3

23000

200 1100

Nessa mesma tabela, possvel notar que na rea 2 foram observados, de imediato, baixos valores de matria orgnica. Chamam ateno tambm os valores baixos de clcio, potssio e magnsio e os bem elevados de enxofre, muito acima do convencional em solos da regio.

2,1 17,7

14,6

600

24,0

2,1 11,5

6,3

272
Tabela 3 Valores mdios de altura, rea de copa, expanso, cobertura do solo, ndice de cobertura do solo, frequncia absoluta, frequncia relativa, densidade absoluta e densidade relativa das espcies amostradas na rea 2, em janeiro. Table 3 Average values of height, pantry area, expansion, ground covering, index of ground covering, absolute frequence, relative frequence, absolute density and relative density of the species showed in Area 2 in January.
Desidade relativa (%) 1,7

SANTOS JUNIOR, N.A. et al.

Densidade absoluta (ind./ha) 200

2600

400 400 1600

3600

1000

500 400 600

600

Na rea 2, passou-se a no haver acrscimo no nmero de espcies com nmero menor de parcelas lanadas (Figura 2), em que foram estabelecidas apenas 50 parcelas. Na rea 1, no houve mais o acrscimo no nmero de espcies a partir da 90 parcela. Aps a limpeza das reas e com a eliminao de todas as plantas, verificou-se que as mais abundantes em ambas as reas, nos primeiros trs meses de avaliao, foram T. clavata e Brachiaria sp. (Figura 3ab). Essas plantas aumentaram consideravelmente a frequncia no 12 ms, ou seja, no meio do vero, perodo no qual estavam frteis. No caso da rea 1, as demais espcies que reapareceram (L. cernua, I. holstii, Chamaecrista desvauxii (Collad.) Killip. e C. pachystachya), no final do ano de avaliao, no chegaram a ocupar sequer 10% das parcelas lanadas. Pilea muscosa Lindl., Paspalum sp., Cordia chacoensis Chodat. e Bidens sp. no apareceram no levantamento inicial e aqui o fizeram com frequncia baixa (Figura 3a). Entre as cinco espcies pteridfitas presentes inicialmente na rea, apenas L. cernua reapareceu, mas com pequena frequncia. Com base na Figura 3b, possvel notar que T. clavata e B. mutica, espcies que j haviam aparecido no levantamento anterior, reapareceram com destaque, em frequncia, em relao s demais espcies na rea
14 12
rea 2

21,8

3,4 3,4 13,4 4,4 4,4 17,6 4 4 16 33,8 100,0 92,0 9195 3380 35735,7 -

Freqncia relativa (%) 2,2

24,2

11,0

Freqncia absoluta (%) 2

22

10

ndice de cobertura do solo (%) 19,3

100,0 12,7 26,8

16,5

90,7

64,7

Cobertura do solo (cm2) -

6472,7

1646

9072

Expanso (cm)

83,1

82

rea de copa (cm 2) -

35976 1265,3 -

2333,4

23,3

14

5 2 6

15,4

5,5 2,2 6,6

6,6

30,3

4,2 3,4 5,0

8,4

5,0

Nmero de espcies

Altura (cm)

10 8 6 4 2 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 Nmero de parcelas
rea 1

230 63 34,5

79,5 225 -

Espcies Blechnum serrulatum Rich. (samambaia-faca) Brachiaria mutica (Forsk.) Stapf (capim-planta) Cecropia pachystachya Trecul (embaba) Leandra scabra DC.(pixirica) Lycopodiella cernua (L.) Pic. Serm.(licopodiela) Nephrolepis multiflora (Roxb.) C.V. Morton(samambaia amarela) Pennisetum purpureum Schumach. (capim-elefante) Pityrogramma calomelanos (L.) Link Ricinus communis L.(mamona) Sticherus bifidus (Willd.) Ching (samambaia-de-barranco) Tibouchina clavata (Pers.) Wurdack (orelha-de-ona)

41,9

49

Figura 2 Curva cumulativa de espcies em funo do nmero de parcelas lanadas (rea I y = -0,001x2 + 0,1831x + 2,4932, R 2 = 0,918; rea II y = -0,0018x2 + 0,2308x + 4,2119, R 2 = 0,890). Figure 2 Cumulative curve of species in function of the launched parcels. (Area I y = -0.001x2 + 0.1831x + 2.4932, R 2 = 0.918; rea II y = -0.0018x2 + 0.2308x + 4.2119, R 2 = 0.890).

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

Parmetros

Colonizao natural por espcies nativas

273
Os dados observados na rea 2 refletem as condies do solo em que houve a ocorrncia de deslizamento: baixos teores de matria orgnica e de fertilidade em geral, j que, nessa rea, foi encontrado subsolo exposto aps a eroso. Para melhor compreenso sobre a caracterizao das reas, necessrio entender os parmetros fitossociolgicos e biomtricos das plantas, que devem ser considerados conjuntamente para a preciso maior da anlise. Os dados referentes biometria das plantas, apesar de servirem para o conhecimento da sua estrutura e porte, pouco representam em informaes por si s, j que h espcies com as mais diversificadas formas de crescimento. Contudo, as caractersticas biomtricas devem auxiliar a compreenso e avaliao dos parmetros apresentados referentes fitossociologia. Dessa forma, foi dada nfase ao ndice de cobertura do solo (ICS), ou seja, projeo de toda a biometria da planta no sentido da ocupao da sua referida parcela. A similaridade florstica entre as reas pode ser devida semelhana entre o meio fsico das reas. Castro Junior et al. (1997) afirmaram que a intensidade e a composio de espcies na colonizao so frutos do tamanho, forma, declividade, posio, tempo sucessional e interferncias na ravina. As caractersticas qumicas do solo encontradas na rea 1, provavelmente a causa do desenvolvimento vegetal bem reduzido, condizem com o observado por Domingos et al. (2000), que, em trabalhos realizados em local prximo, afirmaram, com base na produo de serapilheira, que o desenvolvimento vegetal foi menor em comparao com os padres normais da regio. Com relao aos valores elevados de enxofre (Tabela 1), em comparao com valores obtidos em locais isentos ou com baixa poluio, h fortes indcios da presena de material de origem externa contaminando a rea. Na rea 2 foram encontrados valores baixssimos de matria orgnica (Tabela 1). Para Moreira e Costa (2004), em processos erosivos que acometem a faixa superficial do solo, dano, de imediato, se d sobre a matria orgnica e, consequentemente, na microbiota e ciclagem de nutrientes do local. Esses autores ainda encontraram elevados valores de enxofre, provavelmente como consequncia do efeito da poluio, j que os xidos de enxofre esto entre os poluentes mais emitidos na regio.

Tibouchina clavata Pilea muscosa Paspalum sp Lycopodiella cernua Impatiens holstii


p

12 9 6 3

Cordia chacoensis Chamaecrista desvauxii Cecropia pachystachya Brachiaria sp Bidens sp 0 10 20 30 40 50

Nmero de parcelas

Tibouchina clavata Lycopodiella cernua Leandra scabra


Espcies

12 9 6 3

Eupatorium sp Brachiaria mutica Blechnum serrulatum Bidens sp 0 5 10 15 20 25 30

Nmero de parcelas

Figura 3 Nmero de parcelas com a presena das espcies encontradas aos 3, 6, 9 e 12 meses de avaliao nas reas 1 (a) e 2 (b). Figure 3 Number of parcels with the presence of the found species after 3, 6, 9 and 12 months in area 1 (a) and 2 (b).

2. O maior crescimento apresentado por ambas se deu logo na primeira avaliao (3 ms), perodo ps-vero. Leandra scabra DC., Eupatorium sp. e Bidens sp. surgiram na rea, porm em quantidade pequena. Da mesma forma que na rea 1, na rea das pteridfitas, inicialmente presentes, reapareceram apenas L. cernua e B. serrulatum, porm em pequena quantidade. No dcimo ms de avaliao, ou seja, no ms de novembro, houve deslizamento na rea, que promoveu a perda de nove parcelas.

4. DISCUSSO
Naturalmente no solo, o clcio, que foi encontrado com altos valores na rea 1, j compete com o magnsio e o potssio no que diz respeito sua disponibilizao planta. Agravando essa situao, esses dois ltimos esto em quantidade muito baixa. Esses valores apresentados comprometeriam de imediato o desenvolvimento vegetal que, apesar de no quantificado neste estudo, deve ser ressaltado. Os valores altos de clcio justificam, tambm, os ndices altos de somas de base.

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

274
A ocupao mdia de 100% das parcelas por parte de Cecropia pachystachya, Ricinus communis e Miconia cabucu na rea 1 e das duas primeiras tambm na rea 2 justificvel, pelo fato de essas espcies possurem porte arbreo e, consequentemente, em razo de sua copa recobrir praticamente toda a parcela. Sticherus bifidus, Brachiaria sp., Nephroleps multiflora e Impatiens holstii apresentaram acima de 50% de cobertura do solo na rea 1, tendo ocorrido o mesmo nas duas primeiras na rea 2, indicando ser espcies muito agressivas na invaso de ambientes antropizados. Entre essas, chama a ateno a presena de Brachiaria sp., espcie extica, mas que foi utilizada nas aes de semeadura ainda na dcada de 1980, o que justifica sua presena (SO PAULO, 1989). A presena em abundncia das pteridfitas Sticherus bifidus e Lycopodiella cernua tambm foi verificada na colonizao de ravinas do Parque Nacional da Tijuca, por Castro Junior et al. (1997). A estabilizao no nmero acumulado de espcies a partir da amostragem efetuada que ocorreu inicialmente na rea 2 (Figura 2) era esperada, pois se trata da menor rea quando comparada com a rea 1. Aps a limpeza das reas, verificou-se que as plantas mais abundantes, em ambas as reas, nos primeiros trs meses de avaliao foram Tibouchina clavata e Brachiaria sp. (Figura 3ab), resultado similar ao ocorrido no 1 levantamento. Essas plantas aumentaram consideravelmente a frequncia no 12 ms, ou seja, no meio do vero, perodo em que esto frteis. As espcies mais abundantes no primeiro levantamento tambm foram aquelas com maior presena aps a limpeza de ambas as reas, o que refora o fato de serem espcies muito agressivas na colonizao de reas que sofreram interveno. No caso especfico da rea 1, algumas espcies no presentes no 1 levantamento, como Pilea muscosa, Paspalum sp., Cordia chacoensis e Bidens sp., provavelmente estavam presentes no entorno da ravina e eram colonizadoras, porm no se mostraram boas competidoras e, com o incio da colonizao por parte de outras espcies mais agressivas, acabaram por desaparecer. No caso especfico das pteridfitas, grupo que no primeiro levantamento estava presente na rea 1 com cinco representantes, apenas Lycopodiella cernua reapareceu, ainda que com pequena frequncia. Esse grupo vegetal, como depende da colonizao do ambiente

SANTOS JUNIOR, N.A. et al.

por meio de esporos, gera, ainda, estgios intermedirio, temporrio e dependente da gua no seu desenvolvimento (gametfito) e, provavelmente, leve mais tempo para invadir um local (RAVEN et al., 2001). Na rea 2, Tibouchina clavata e Brachiaria mutica reapareceram com destaque, o que refora sua agressividade. Leandra scabra, Eupatorium sp. e Bidens sp. surgiram nessa rea aps a limpeza do local. A primeira delas era reconhecidamente colonizadora de bordas de mata e clareiras em florestas ombrfilas, principalmente na faixa litornea. As duas outras eram, segundo Lorenzi (2000), plantas daninhas comuns em beiras de estrada, como o caso dessa rea, muito prxima da rodovia Anchieta. Eupatorium sp. incluise entre as invasoras mais agressivas, em parte atribudas produo de grande nmero de sementes que germinam em abundncia e com facilidade (AMARAL-BAROLI, 1998). Da mesma forma que na rea 1, nesta, das pteridfitas inicialmente presentes, reapareceram apenas Lycopodiella cernua e Blechnum serrulatum, espcies que, aps invadirem determinado local, se propagam por intermdio da expanso dos rizomas.

5. CONCLUSO
Ambas as reas de encosta estudadas foram colonizadas, inicialmente, por espcies herbceas exticas ou nativas no regionais muito agressivas e com grande potencial de estabilizao do solo. Esse perfil de colonizao refora a forte presso de urbanizao que se encontram as escarpas da serra do Mar, principalmente aquelas prximas Baixada Santista. Apesar disso, possuem elevado potencial de regenerao, o que permite tcnicas de recuperao baseadas na induo da colonizao natural, desde que o comprometimento da rea com o processo erosivo seja superficial.

6. REFERNCIAS
ALMEIDA, D. S.; SOUZA, A. L. Florstica de um fragmento de Floresta Atlntica, no municpio de Juiz de Fora, Minas Gerais. Revista rvore, v. 21, n. 2, p. 221-230, 1997. AMARAL-BAROLI, A. Germinao de sementes de Baccharis dracunculifolia DC., Eupatorium laevigatum Lam. E Galinsoga parviflora Cav. (Asteraceae). 1998. 102 f. Tese (Doutorado) Departamento de Botnica, Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 1998.

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

Colonizao natural por espcies nativas

275
LORENZI, H. Plantas daninhas do Brasil: terrestres, aquticas, parasitas e txicas. 3. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2000. MAGURRAN, A. E. Ecological diversity and its measurement. Princeton: Princeton University Press, 1988. MARTINS, F. R. O papel da fitossociologia na conservao e na bioprospeco. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 55., 2004, Viosa. Anais... Viosa: SBB/UFV, 2004. CD-ROM. MOREIRA, A.; COSTA, D. G. Dinmica de matria orgnica na recuperao de clareiras na floresta amaznica. Pesquisa Agropecuria brasileira, v.39, n.10, p.1013-1019, 2004. OLIVEIRA, R. R. O uso de dados de inventrios florsticos como ferramenta para compreenso da funcionalidade da Mata Atlntica. In: SIMPSIO DE ECOSSISTEMAS BRASILEIROS, 4., 1998, guas de Lindia. Anais... So Paulo: ACIESP, 1998. v. 5, p. 153 161. POMPIA, S.L.; PRADELLA, D.Z.A.; MARTINS, S.E.; SANTOS, R.C.; DINIZ, K.M. A semeadura area na Serra do Mar em Cubato. Ambiente, v.3, n.1, p.13-18, 1989. RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E.. Biologia vegetal. 6 edio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. SANTOS JUNIOR, N. A. Estabelecimento de espcies florestais nativas em sistema de semeadura direta. 2000. 97 f. Dissertao (Mestrado) Departamento de Cincias Florestais, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2000. SANTOS, M. DOS; ORLANDINI, L.; ROSADO, S. C. S.; OLIVEIRA FILHO, A. T. DE. Evoluo da cobertura vegetal herbceo-arbustiva em dunas de rejeito de minerao, em funo da idade e irrigao. In: SIMPSIO NACIONAL DE RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS, 3., 1997, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: SOBRADE, 1997. p. 292 296. SO PAULO (Estado). Conhecer para conservar: as unidades de conservao do Estado de So Paulo. So Paulo: Terra Virgem/SMA, 1999.

CASTRO JUNIOR, E. DE; ROCHA LEO, O. M.; TURETTA, A. P. D.; CRUZ, E. S.; BALESDANT, F. C.; SENRA, L. C.; COELHO NETTO, L. Estudo da colonizao espontnea e resultantes hidroerosivas em cicatrizes de movimento de massa: cicatriz vista do Almirante Parna Tijuca, RJ. In: SIMPSIO NACIONAL DE RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS, 3., 1997, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: SOBRADE, 1997. p. 259 269. CIIAGRO (CENTRO INTEGRADO DE INFORMOES AGROMETEOROLGICAS). Boletim climtico Santos (boletim personalizado). Campinas, Instituto Agronmico de Campinas. Disponvel em: http:// www.iac.sp.gov.br/ciiagro. Acesso em 30 junho 2009. COUTINHO, L. M. Contribuio ao conhecimento da ecologia da Mata Pluvial Tropical. Boletim da Faculdade de Filosofia, Cincia e Letras, v. 18, p. 1-219, 1962. DOMINGOS, M.; LOPES, M. I. M. S.; VUONO, Y. S. DE. Nutrient cycling disturbance in Atlantic Forest sites affected by air pollution coming from the industrial complex of Cubato, Southeast Brazil. Revista Brasileira de Botnica, v.23, n.1, p.77-85, 2000. DOMINGOS, M.; MORAES, R. M.; VUONO, Y. S. DE; ANSELMO, C. E. Produo de serapilheira e retorno de nutrientes em um trecho de Mata Atlntica secundria na Reserva Biolgica de Paranapiacaba. Revista Brasileira de Botnica, v.20, n.1, p.91-96, 1997. FERNANDES, A. Fitogeografia brasileira. Fortaleza: Multigraf, 1998. FERREIRA, W. C.; BOTELHO, S. A.; DAVIDE A. C.; FARIA, J. M. R. Avaliao do crescimento do estrato arbreo de rea degradada revegetada margem do Rio Grande, na Usina Hidreltrica de Camargos, MG. Revista rvore, v. 31, n. 1, p. 177-185, 2007. FIDALGO, O.; BONONI, V. L. R. (Coord.) Tcnicas de coleta, preservao e herborizao de material botnico. Paulo: Instituto de Botnica, 1989. (Srie Documentos).

So

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

276
SO PAULO (Estado). Recomposio da vegetao da Serra do Mar em Cubato. So Paulo: Instituto de Botnica/SMA, 1989. SO PAULO (Estado). Relatrio de qualidade do ar do estado de So Paulo: 2003. So Paulo: CETESB, 2004. SILVA FILHO, N. L. DA. Recomposio da cobertura vegetal de um trecho degradado da Serra do Mar, Cubato, SP. Campinas: Fundao Cargill, 1988.

SANTOS JUNIOR, N.A. et al.

TALAMONI, C. D.; JAHNEL, T. C. Diviso municipal do Estado de So Paulo. So Paulo: Instituto Geogrfico e Cartogrfico, 2002. 1 mapa. 1:250.000. Baseado na Carta do Brasil do IBGE. VUONO, Y. S. DE. Fitossociologia do estrato arbreo da floresta da Reserva Biolgica do Instituto de Botnica (So Paulo, SP). 1985. 213 f. Tese (Doutorado) Instituto de Biocincias, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1985.

R. rvore, Viosa-MG, v.34, n.2, p.267-276, 2010

Potrebbero piacerti anche