Sei sulla pagina 1di 3

1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

Processo TC 04803/06 Origem: Secretaria de Estado da Educao e Cultura SEC/PB Natureza: Convnio Convenetes: Secretaria de Estado da Educao e Cultura SEC/PB Superintendncia do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN/PB Responsvel: Maria Amrica Assis de Castro ex-Secretria Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes CONVNIO. Celebrado entre a Secretaria de Estado da Educao e Cultura e a Superintendncia do Plano de Desenvolvimento do Estado. Prestao de contas. Regularidade. ACRDO AC2 TC 01605/12 RELATRIO 1. Dados do procedimento:

1.1. rgo/entidade: Secretaria de Estado da Educao e Cultura SEC/PB. 1.2. Convnio 0235/05 celebrado entre a Secretaria de Estado da Educao e Cultura SEC/PB e a Superintendncia do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN/PB. 1.3. Objeto: Obras de reforma, ampliao e reparao de unidades escolares estaduais. 1.4. Valor: R$ 8.247.203,30.

Em relatrio inicial, de fls. 583/585, a Auditoria constatou o no envio da prestao de Contas a esta Corte. Citada, a gestora enviou a documentao solicitada. O Corpo Tcnico, em pronunciamento final (fls. 4910/4933) concluiu pela regularidade do presente convnio. O processo foi agendado para esta sesso sem tramitar previamente pelo Ministrio Pblico e sem intimaes.

2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

Processo TC 04803/06 VOTO DO RELATOR Os convnios administrativos, segundo leciona Jos dos Santos Carvalho Filho, podem ser conceituados como sendo ajustes firmados por pessoas administrativas entre si, ou entre estas e entidades particulares, com vistas a ser alcanado determinado objetivo de interesse pblico1. Assim, pode-se afirmar ter o convnio por finalidade a resoluo de obstculos inerentes ampliao das funes estatais. Do mesmo modo, veja-se o magistrio do ilustre Administrativista Hely Lopes Meirelles2 sobre a definio do instrumento em questo: (...) Convnios administrativos so acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes. Na Constituio Federal, encontra-se a moldura jurdica bsica do controle da gesto pblica brasileira. Merece destaque, desde j, o fato de que a destinao de todos os dinheiros do errio, por essa qualidade e origem, exige providncias que assegurem da melhor forma possvel o seu bom emprego, evitando quaisquer desvios de finalidade. Assim, a despesa pblica deve obedecer a srios critrios na sua realizao e comprovao, respeitando no apenas a cronologia das fases de sua execuo, mas tambm todos os demais princpios constitucionais que norteiam a pblica gesto, sob pena de responsabilidade da autoridade competente. Fincada no rol de competncias do TCE/PB, encontra-se, de acordo com o inciso V, do art. 71, da Constituio do Estado da Paraba, a fiscalizao da aplicao de quaisquer recursos repassados pelo Estado mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres. Para efetivar esta fiscalizao, nos termos do art. 70, 1, a norma em destaque determina que prestar contas qualquer pessoa fsica ou entidade pblica que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais o Estado responda, ou que, em nome deste, assuma obrigaes de natureza pecuniria. No caso, a Auditoria asseverou a inexisncia de mculas na prestao de contas do supracitado convnio. Assim, VOTO para que os membros da 2 Cmara decidam JULGAR REGULAR a prestao de contas do convnio ora apreciado.

1 CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 14 ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2005. p. 183. 2 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 25 ed. So Paulo : 2000, p. 371.

3/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

Processo TC 04803/06

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 04803/06, referentes ao convnio 0235/05 celebrado entre a Secretaria de Estado da Educao e Cultura SEC/PB e a Superintendncia do Plano de Desenvolvimento do Estado SUPLAN/PB, objetivando reformar, ampliar e reparar unidades escolares estaduais, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2CAM/TCE-PB), unanimidade, nesta data, conforme voto do Relator, em JULGAR REGULAR a prestao de contas do convnio em anlise, determinando-se o arquivamento dos autos. Registre-se e publique-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 02 de outubro de 2012.

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente em exerccio

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Subprocuradora-Geral Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB

Potrebbero piacerti anche