Sei sulla pagina 1di 2

Mtodo Analtico O mtodo analtico, tambm conhecido como mtodo olhar-e-dizer, defende que a leitura um ato global e audiovisual.

. Partindo deste princpio, os seguidores do mtodo comeam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Por exemplo, a criana parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividilas em unidades mais simples, as slabas. Este mtodo pode ser divido em palavrao, setenciao ou global. Na palavrao, como o prprio nome diz, parte-se da palavra. Primeiro, existe o contato com os vocbulos em uma sequncia que engloba todos os sons da lngua e, depois da aquisio de um certo nmero de palavras, inicia-se a formao das frases. Na setenciao, a unidade inicial do aprendizado a frase, que depois dividida em palavras, de onde so extrados os elementos mais simples: as slabas. J no global, tambm conhecido como conto e estria, o mtodo composto por vrias unidades de leitura que tm comeo, meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criana. Os crticos deste mtodo dizem que a criana no aprende a ler, apenas decora.
MTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALTICOS So mtodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar s partes que o compem. Os mtodos predominantemente analticos podem ser: palavrao sentenciao contos ou historietas natural Palavrao O aluno aprende algumas palavras associadas s suas imagens visuais. usada a memria visual. Depois que o aluno j reconhece algumas palavras, estas so divididas em slabas para formar outras palavra Sentenciao O aluno parte de uma frase que a turma est discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as slabas para formar novas palavras. Contos ou historietas uma ampliao do mtodo de sentenciao. O aluno parte de pequenas histrias para chegar nas palavras, slabas e com estas slabas formar novas palavras. Natural: O mtodo natural parte de um pr-livro que contm registros de conversas da classe sobre determinado assunto. apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualizao. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada slaba da palavra. A partir destas slabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.

Mtodo global (ou analtico) Opunha-se ao mtodo sinttico, questionando dois argumentos dessa teoria. Um que diz respeito maneira como o sentido deixado de lado e outro que supunha que a criana no reconheceria uma palavra sem antes reconhecer sua unidade mnima. A principal caracterstica que diferencia o mtodo sinttico do analtico o ponto de partida. Enquanto o primeiro parte do menor componente para o maior, o segundo parte de um dado maior para unidades menores. Justificando o mtodo analtico, Nicolas Adam, responsvel por suas bases, vai utilizar-se de uma metfora, dizendo que, quando se apresenta um casaco a uma criana, mostra-se ele todo, e no a gola, depois os bolsos, os botes etc. Adam afirma que dessa forma que uma criana aprende a falar, portanto deve ser da mesma forma que deve aprender a ler e escrever, partindo do todo, decompondo-o, mais tarde, em pores menores. Para ele, era imprescindvel ressaltar a importncia que a criana tem de ler e no decifrar o que est escrito, isso quer dizer que ela tem a necessidade de encontrar um significado afetivo e efetivo nas palavras. O mtodo analtico se decompe em: Palavrao: diz respeito ao estudo de palavras, sem decomp-las, imediatamente, em slabas; assim, quando as crianas conhecem determinadas palavras, proposto que componham pequenos textos; Sentenciao: formam-se as oraes de acordo com os interesses dominantes da sala. Depois de exposta uma orao, essa vai ser decomposta em palavras, depois em slabas; Conto: a idia fundamental aqui fazer com que a criana entenda que ler descobrir o que est escrito. Da mesma maneira que as modalidades anteriores, pretendia-se decompor pequenas histrias em partes cada vez menores: oraes, expresses, palavras e slabas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza% Agora fazendo uma anlise destas duas formas, de alfabetizao. Chegamos a concluso que as vantagens de uma para outra forma, vo depender de vrios fatores. O professor e seu conhecimento do assunto, o aluno e seu desenvolvimento maturacional e suas hiptese sugeridas por Emlia Ferreiro. Os especialistas no tem um consenso e por este motivo muitos adotam um mtodo ecltico, e outros o construtivista. Resumindo para cada poca um mtodo foi superior , mas na atualidade as crianas e a sociedade exigem um olhar acima do mtodo.

Potrebbero piacerti anche