Sei sulla pagina 1di 9

FACULDADE DE CASTANHAL- FCAT

WOTSON VALADO DE MOURA

DIREITO PENAL IV

CASTANHAL - PA 2012

FACULDADE DE CASTANHAL- FCAT

WOTSON VALADO DE MOURA

Explorao de Prestgio (art. 357 CP)

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado Direito da Faculdade de Castanhal FCAT como requisito para obteno de nota parcial, referente ao primeiro NVA da Disciplina de Direito Penal IV ministrada pelo Professor Msc. Daniel Henrique Queiroz de Azevedo.

CASTANHAL - PA 2012

EXPLORAO DE PRESTGIO

Explorao de Prestgio Art. 357 do CP. Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha: Pena recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Pargrafo nico As penas aumentam-se de um tero, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade tambm se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo. 1. INTRODUO O crime em tela consubstancia-se pelo fato de o agente solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir (comunicar, inspirar, incutir, infundir) servidor da administrao pblica. Para que possamos aprofundar os estudos devemos primeiramente entender os dois verbos do artigo: solicitar e receber. Na concepo de Grecco (2011) solicitar deve ser entendido no sentido de pedir, requerer; receber tem o significado de aceitar. Ambas devem ter como objeto dinheiro (cdulas e moedas aceitar como meio de pagamento) ou qualquer outra utilidade (que deve ter uma natureza econmica, haja vista que, in casu, dever ser procedida uma interpretao analgica, tendo o dinheiro como frmula exemplificativa e a utilidade como frmula genrica). Vejamos ento que o tipo penal tratado revela duas condutas incriminadoras, sendo, solicitar ou receber dinheiro ou outra qualquer utilidade a pretexto de sugestionar qualquer um dos servidores que estejam a servio da justia. Neste sentido, para a configurao do delito, exige-se apenas a obteno de vantagem, ou promessa desta, junto a funcionrio pblico. Segundo a doutrina dominante, o agente atua com uma finalidade especial, qual seja a de influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, intrprete ou testemunha (JESUS, 2010). O questionamento que se assevera a questo da pessoa ser ou no influenciadora, ou seja, se ou no vendvel a situao posta em processo. Para que possamos elucidar e prescrever um entendimento majoritrio, observaremos a jurisprudncia:
O comportamento fraudulento do delito previsto no art. 357 do CP est compreendido na expresso a pretexto. necessrio, portanto,

que a solicitao ou recebimento de dinheiro se d a pretexto de influir, de qualquer modo, junto s autoridades ou pessoa que vo atuar no processo, ou seja, necessrio que haja uma vendo de influncia (venditio fumi, marche de nant), e isto no ocorreu no presente caso (TJMG, Processo 1.0000.00.249747-7/000[1], Rel. Odilon Ferreira, pub. 31/10/2002)

Este tipo de crime, hoje praticado insistentemente pela populao - fato no generalizado vem atingindo todas as classes sociais e todos os tipos de profisso, assim, crescendo de forma descontrolada. Porm o que vem preocupando os Tribunais quando o tipo penal praticado pelos prprios operadores de direito, que conhecedores da Lei, esquecem e colaboram com o aumento da prtica de explorao de prestgio.
Merece firme repulsa o crime de explorao de prestgio praticado por advogado, porquanto referido profissional, ao invs de tentar desprestigiar o magistrado e o prprio Poder Judicirio, deveria envidar esforos na busca de melhor prestao juridicional. (TJMG, Processo 1.0000.00.156384-0/000[1], Rel. Roney de Oliveira, pub. 07/02/2001)

Neste ilcito penal o bem jurdico protegido a administrao da justia, sua credibilidade, a confiana que as pessoas depositam nas pessoas que atuam no mbito da prestao jurisdicional. O prestgio da justia.

2. CONUDUTA E ELEMENTOS DO TIPO Ao que se postula conduta e elementos do tipo Telles (1998) nos ensina que so duas as condutas incriminadas: solicitar ou receber. Solicitar pedir, pleitear, postular. A solicitao pode ser feita por qualquer meio de comunicao, escrita, oral ou outro. Receber aceitar, obter. O objeto material dinheiro moeda metlica ou papel moeda de curso legal no pas ou no estrangeiro ou qualquer utilidade, ou seja, um bem de natureza material ou at mesmo uma vantagem de natureza moral. O agente solicita ou recebe o dinheiro ou a utilidade, afirmando perante terceira pessoa que ir exercer influncia sobre uma das pessoas mencionadas no tipo: juiz, jurado, promotor ou procurador de justia, funcionrio do poder judicirio, perito, tradutor, intrprete ou testemunha. A relao taxativa, no admitida a incluso de outra pessoa que no as mencionadas no tipo. Se for outro o funcionrio pblico a quem se refere o agente, a conduta poder se ajustar ao tipo do art. 332 do Cdigo Penal. O agente demonstra ter prestgio junto a uma daquelas pessoas, ludibriando assim a boa-f de algum, pretextando que ir exercer a influncia positiva sobre ela, mediante o

recebimento do dinheiro ou da utilidade. H, portanto, fraude, devendo a conduta do agente ser idnea, apta a enganar (TELLES, 1998). O dolo o elemento subjetivo exigido pelo tipo penal em estudo, pois o agente imputa sua vontade livre e consciente de solicitar ou receber dinheiro ou vantagem, a pretexto de influir o juiz, o jurado, o promotor etc. No h previso para a modalidade de natureza culposa do delito.

3. CLASSIFICAO DOUTRINRIA O crime comum, tanto com relao ao sujeito ativo quanto ao sujeito passivo; doloso, comissivo (podendo, no entanto, ser praticado via omisso imprpria, nos termos do art. 13, Pargrafo 2 do CP); instantneo; de forma livre, monosubjetivo; monossubisistente ou plurissubsistente (dependendo da forma como o delito praticado) e transeunte.

4. SUJEITO ATIVO E PASSIVO O sujeito ativo do crime de explorao de prestgio poder ser qualquer pessoa e o sujeito passivo sempre ser o Estado e eventualmente, o juiz, jurado, promotor, perito, tradutor, intrprete e testemunha. Alguns doutrinadores entendem que o particular, ludibriado por conduta fraudulenta do agente, tambm poder figurar no polo passivo deste delito, porm o entendimento de Delmanto (2001) contrrio. O STF j se manifestou neste sentido e a tese de Delmanto afirmada, vejamos:
(...) explorao de prestgio. E o particular no sujeito passivo desse crime. O sujeito passivo do crime o Estado. Portanto, no podemos cogitar de interesse particular, pelo menos interesse direto, no desfecho desta ao penal. Impossvel confundir com esse interesse aquele de todo e qualquer cidado da lisura dos procedimentos (...). (STF HC 75.338-RJ Rel. Min. NELSON JOBIM Pleno J. 11.3.98 M.V.) Trecho do voto do Min. MARCO AURLIO) (RTJ 167/218).

5. CONSUMAO E TENTATIVA O delito se consuma quando o agente, efetivamente, solicita dinheiro ou qualquer outra utilidade, independentemente do seu recebimento; na modalidade receber, somente quando houver a entrega do dinheiro ou qualquer outra utilidade ao agente que se poder concluir pela consumao (GRECCO, 2010, p.1018)

Portanto a conduta comissiva, consumando-se o delito no momento em que o agente solicitar ou vir a receber dinheiro ou utilidade. Apenas a ttulo elucidativo vale-nos consignar, que o crime estar consumado mesmo que sujeito passivo venha a rejeitar a solicitao do agente. A tentativa admitida uma vez que a ao apenas no veio a se consumar por vontade alheia a do agente.

6. CAUSA DE AUMENTO DE PENA Na concepo de Telles (1998) o pargrafo nico do art. 357 do CP nos ensina que quando o agente tiver alegado ou apenas insinuado que o dinheiro ou a utilidade solicitada ou recebida ser destinado tambm para a pessoa a quem diz influir, a pena ser aumentada de um tero. necessrio que ele afirme ou deixe implcito para a pessoa que uma parte da vantagem ser dada a qualquer das pessoas referidas no caput do mencionado artigo, no exigindo o tipo que a vtima acredite no agente.
Comete o delito de trfico de influncia, na sua forma qualificada, o agente que solicita dinheiro a pretexto de influir no comportamento do funcionrio pblico no exerccio de sua funo, afirmando que o numerrio seria a este destinado. Restando comprovado que a apelante recebeu dinheiro da vtima a pretexto de influir na deciso do juiz, passando-se por advogada e esposa do magistrado, incensurvel a sua condenao pelo delito de explorao de prestgio (TJMG. Rel. Antnio Armando dos Anjos, Processo 1.0145.00.015975-9/001, pub. 6/7/2007).

7. AO PENAL E SUSPENO DO PROCESSO A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, ou seja, a ao penal pblica cujo exerccio no se subordina a qualquer requisito. No depende, portanto, de prvia manifestao de qualquer pessoa para ser iniciada. mesmo irrelevante a manifestao do ofendido. Ser Possvel a confeco de proposta de suspenso condicional do processo, desde que no incida namajorante prevista no pargrafo nico do art. 357 do Cdigo Penal (GRECCO, 2010).

8. EXPLORAO DE PRESTGIO X TRFICO DE INFLUNCIA Aps um estudo aprofundado e estudos de diversos autores o que mais me chamou a ateno foi s semelhanas entre o crime de explorao de prestgio com o trfico de influncia (art. 332 CP). Diante das semelhanas e de acordo com as discusses sobre o assunto senti a necessidade de aqui equiparar e fazer algumas consideraes relevantes sobre o tema. Devemos primeiramente notar que a primeira distino est nos verbos dos tipos. No crime de trfico de influncia no h o verbo receber. No entanto, h o verbo obter que podemos considerar como expresso sinnima. A outra distino est nos sujeitos utilizados pelo agente como pretexto para o receber a vantagem. No caso do trfico de influncia agente se vale do pretexto de influir em ato de funcionrio pblico enquanto na explorao de prestgio age a pretexto de influir juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha. Ademais, o crime de explorao de prestgio praticado contra a administrao da Justia, o que no indica que se exige a relao com a atividade jurisdicional. Basta que guarde relao com processo judicial ou administrativo que dependa de um julgamento. Este, porm, no necessita advir de uma atividade jurisdicional.

9. CONCLUSO No trabalho em tela, vislumbramos sobre um crime muito comum na era contempornea. Diariamente nos deparamos com pessoas que se oferecem para prestar este tipo de servio ilcito e cabe a ns no s como acadmicos de direito, mas como cidados de boa-f coibir e denunciar esta pratica que desafia nosso ordenamento jurdico. Fala-se muito na antropologia jurdica do jeitinho brasileiro, porm, esquecem que esse famoso jeitinho se trata de crime tipificado no referido cdigo penal. Esse jeitinho vem agindo contundentemente na deciso de importantes situaes jurdicas e infelizmente nem sempre, encontramos um judicirio preparado para combater a prtica abusiva. Para concluir o trabalho acadmico tive muitas dificuldades pois meu olhar sobre o tema muito crtico, afinal, raramente nestes casos a teoria se aplica a prtica, as vezes no por ausncia ou negligncia do Ministrio Pblico mas por falta de conhecimento de uma populao sofrida e batalhadora. Hoje como acadmico de direito tenho uma maior concepo do quanto direitos e deveres temos como cidado de boa-f e me vislumbro o quo rico esta disciplina. Ao viajar pelos artigos expressos no Cdigo Penal me fao acreditar que tudo que acontece l fora

tem punio cabvel e o ordenamento supre todas as tipicidades, entretanto ao mesmo tempo me fao calar, e tcito, comigo mesmo fao uma reflexo sobre a atuao do Estado na aplicao da teoria prtica, sim, realmente, h um divisor de guas e lamentavelmente uma dcada de distncia separa estas duas esferas. Ao que se trata sobre o crime de Explorao de Prestgio, no obstante, pelos conhecimentos adquiridos fcil expressar a importncia do tipo e a preocupao do legislador em coibir prticas que leve a desordem constitucional, pois entendo que este crime apesar de ser imputado um ilcito penal pode atingir dimenses imensurveis. Imagina se esta prtica fosse comum?! Estaramos beira de uma crise jurdica, pois o bem jurdico estaria ameaado, os princpios constitucionais de isonomia, igualdade e moralidade perderiam seu sentido e uma guerra constitucional tomaria uma proporo indesejada e incontrolada. Vou finalizando meu trabalho acadmico com sentimento de misso cumprida. Alm de explanar o tema oferecido, tive a oportunidade nesta concluso de expor alguns pontos de vista que me floresceu durante as pesquisas sobre o tema. Porm o que mais importa alm do rico estudo o nascer de novas mentes com concepes e ideias distintas dos padres burocrticos elitizados possibilitando assim uma nova viso jurdica onde prevalece a vontade coletiva e no um judicirio para poucos. Encerro minhas consideraes e estimo profundamente o animus de ver crescer um mundo justo e em um futuro no distante olhar para trs e ver que tudo valeu a pena.

REFERNCIAS

DELMANTO, Celso, Cdigo Penal Comentado - 3. Ed. Renovar, Rio de Janeiro, 1991

GRECCO, Rogrio. Cdigo Penal: comentado. 5ed. Niteri: Impetus, 2011. JESUS, Damsio E. Direito Penal 19.ed. So Paulo: Saraiva, 2010.

TELLES, Ney Moura. Direito Penal III. 4ed. So Paulo: Forense, 1998.

Potrebbero piacerti anche