Sei sulla pagina 1di 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

CARGO 6135 PROFESSOR III SRIES INICIAIS PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS 1. Segundo a Lei Complementar n 170 Lei do Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina, a educao escolar, no Estado de Santa Catarina, obedece aos seguintes princpios: I. II. III. Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Respeito individualidade, s diferenas pessoais, aos valores e capacidades coletivas, reforo s desigualdades e defesa do patrimnio pblico. Gesto democrtica do ensino, valorizao dos profissionais da educao e promoo da justia social.

IV.

Esto corretas as assertivas: a) b) c) d) Somente I, II e IV. Somente II e III. Somente I, III e IV. Somente II, III e IV.

2.

Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opo ou dilema muito genrico. Precisa ensinar a certos alunos/as determinados contedos, ou seja, necessita desenvolver um currculo. Nessa situao, preciso partir, ao menos de trs consideraes corretas e usuais em educao. Assinale a alternativa correta: a) Desconsiderar as condies situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formao de turmas, e a experincia do professor. Condies da situao na qual se realiza o planejamento, o currculo dado aos professores e as condies materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas. Inexperincia dos/as professores/as e equipe pedaggica, o currculo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gesto da unidade educativa. Condies da situao na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantao de novos paradigmas de avaliao, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.

b)

c)

d)

Execuo Fundao ESAG

Pgina 1 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

3.

As prticas do cotidiano escolar tm, por trs de si, vrios condicionantes polticos e sociais que configuram diferentes concepes de homem e sociedade, e como conseqncia, diferentes concepes de escola, aprendizagem, relao professor/a aluno/a, tcnicas pedaggicas, entre outras. Conforme Libneo (1988), as tendncias pedaggicas classificam-se em duas grandes vertentes: a) Pedagogia Autoritria (tradicional, renovada progressista, renovada no diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertria e crtico-social dos contedos). Pedagogia Liberal (libertadora, libertria e crtico-social dos contedos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada no diretiva e tecnicista). Pedagogia Liberal (tradicional, renovada no diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatria (libertadora, renovada progressista, libertria e crtico-social dos contedos). Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada no diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertria e crtico-social dos contedos).

b)

c)

d)

4.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei 9394/96, em um dos seus artigos afirma: Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, a em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Conforme o enunciado, assinale a alternativa correta. I. Os currculos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil. O ensino da arte constituir componente curricular opcional, nos diversos nveis da educao, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos. A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da Educao Bsica. As disciplinas de Histria e Geografia so de carter obrigatrio, porm devero ser adequadas a cada regio ou comunidade em que vivem os alunos.

II.

III. IV.

Est(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) b) c) d) Somente I e III esto corretas. Somente I e IV esto corretas. Somente I, II e IV esto corretas. Somente a I est correta.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 2 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

5.

Quando temos a preocupao com a elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, logo pensamos na concepo filosfico-pedaggica, na organizao escolar e na organizao do ensino. O artigo 3o da resoluo 17/99 do Conselho Estadual de Educao de Santa Catarina estabelece que a concepo filosfica, definida como norteadora do processo ensinoaprendizagem, deve: I. II. III. Definir a concepo de mundo, sociedade, homem e escola que quer trabalhar e produzir. Definir a funo scio-econmica e pblica da escola, e ainda definir as inter-relaes de poder dentro da escola. Materializar as condies necessrias garantia dos direitos e deveres dos segmentos que compem a comunidade escolar: alunos, pais, professores e corpo diretivo-administrativo. Definir que as deliberaes devero seguir a seguinte ordem hierrquica de poder: diretor da escola, conselho deliberativo, APPs, Grmio Estudantil. Somente I e III esto corretas. Somente a I est correta. Somente III e IV esto corretas. Somente I, II e IV esto corretas.

IV.

Est(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) b) c) d) 6.

Os limites de idade na escolaridade obrigatria variam entre os pases e segundo as circunstncias histricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etria de escolaridade est compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatrio correto afirmar: a) A educao nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatria em determinada faixa etria, tem o carter de garantir privilgios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade. As condies sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contempornea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educao. A escolarizao obrigatria no uma necessidade em sociedades avanadas, pois a educao nessas sociedades pode ser desenvolvida atravs de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituies sociais: conselhos comunitrios, clubes sociais, entre outros. A obrigatoriedade representa um projeto de socializao do cidado, a oportunidade e a inteno de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educao, com seu efeito socializador, homogeneza crenas, aspiraes, valores e comportamentos bsicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.

b)

c)

d)

Execuo Fundao ESAG

Pgina 3 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

7.

Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A: Coluna A 1. Percepo da educao brasileira nos anos 70. 2. Perspectiva curricular da educao popular. 3. Perspectiva da pedagogia crtico-social dos contedos. 4. Movimento de renovao curricular da dcada de 80 do sculo XX. Coluna B ( ) Focaliza questes referentes ao conhecimento escolar, propondose a resgatar a importncia dos contedos e a ressaltar a funo bsica da escola a transmisso do saber sistematizado, a transmisso dos contedos escolares. ( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminao, o saber universal, ou seja, o saber historicamente acumulado, necessrio formao de cidados. ( ) A abordagem crtica de questes curriculares no Brasil acentuase quando se inicia o processo de redemocratizao do pas, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos ndices de evaso e repetncia, problematizam o currculo e a estrutura da escola. ( ) Para pensar a escola e o currculo, os autores rejeitam a dicotomizao entre saber sistematizado e conscientizao, argumentando que tudo que ensinado e aprendido precisa s-lo criticamente. A seqncia correta da Coluna B, de cima para baixo : a) b) c) d) 3, 4, 1, 2. 4, 2, 1, 3. 1, 2, 4, 3. 3, 4, 2, 1.

8.

Os Parmetros Curriculares Nacionais desenvolvidos para o ensino fundamental destinam-se a todos os/as brasileiros/as e objetivam alcanar e fortalecer a formao da cidadania. A proposta para o trabalho com a TICA preconiza contedos que priorizam o convvio escolar. So eles: a) b) c) d) Justia, indiferena, igualdade, dilogo e intolerncia. Respeitabilidade, amor ao prximo, justia coletiva e regras sociais. Solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e dilogo. Respeito mtuo, justia, dilogo e solidariedade.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 4 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

9.

Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta: ( ) O argumento da universalidade da cultura escolar significa que cabe escola transmitir saberes pblicos, explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso potencial e que apresentem valor independentemente das circunstncias e dos interesses particulares. A aprendizagem em sala de aula sempre individual, limitada s relaes frente a frente de um professor/a e um aluno/a. Apesar de acontecer dentro de um grupo social, processa-se individualmente, isto , de aluno para aluno. Um dos pontos mais significativos do movimento da reestruturao escolar o do desenvolvimento curricular baseado na escola, que funciona como uma unidade bsica de mudana, em funo do protagonismo dos atores/atrizes, sobretudo dos professores/as e alunos/as, e da busca dos critrios de qualidade. O ensino uma atividade terica que se prope a dirimir dvidas educativas, objetivando orientar professores/as e alunos/as num sentido determinado, e a exercer influncias na constituio da escola e na forma de gesto. Na perspectiva heurstica da prtica escolar, com a conscincia da importncia e transformao de significados como finalidade educativa, o dilema entre o conhecimento acadmico e o conhecimento do aluno/a como ponto de partida para os processos de aprendizagem resolvido sempre a favor do conhecimento do aluno.

( )

( )

( )

( )

A seqncia correta : a) b) c) d) V, F, V, V e V. V, F, V, F e V. F, F, V, V e V. F, V, F, V e F.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 5 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

10. Quando analisamos modelos sistematizados para propostas de mudana educativa, constatamos que tanto a descentralizao como a centralizao so instrumentos para a gesto de problemas permanentes, cujas solues se situam em tempos e contextos especficos. Aplicando o quadro conceitual abaixo, assinale a alternativa correta: Central B

Poltica A

C Profissional

D Polticas curriculares

a)

b)

c)

d)

A crtica heterogeneidade e defesa de uma democracia prxima dos atores, com competncia para interpretar localmente as decises centrais, no so aspectos de maior relevncia nas polticas centralizadas. A indefinio dos limites entre as dimenses de localizao do poder (nvel central ou nvel local) e de assuno do poder (responsabilidade poltica e responsabilidade profissional) uma das questes em permanente debate na concepo de poltica curricular de consenso entre os atores e que no merece relevncia na discusso de descentralizao educativa. O vetor principal da descentralizao educativa o da territorializao da deciso, isto , o reconhecimento de que territrios so recursos instrumentais para a democratizao e a eficincia. A poltica centralista tem papel predominante, nos territrios locais, na contextualizao da poltica curricular mediante a concepo, implementao e avaliao de projetos curriculares que so recontextualizados em funo de orientaes polticas que assegurem a igualdade.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 6 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

PROVA OBJETIVA - CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11. Atualmente, compreende-se o processo de alfabetizao como: a) b) c) d) Apropriao de conhecimento do alfabeto. Apropriao de diferentes linguagens. Apropriao da leitura. Apropriao da escrita.

12. No processo de alfabetizao, o convvio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa: a) b) c) d) S utilizar textos clssicos na sala de aula. Intensificar, na sala de aula, os smbolos desconectados de sua funo social. Intensificar, na sala de aula, a interao com as produes grficas utilizadas no meio cultural. Trabalhar com cartilhas de famlias silbicas.

13. Os principais tipos de narrativa de fico so: a) b) c) d) Romance, texto informativo, novela. Conto, romance e novela. Novela, crnica, texto informativo. Conto, texto cientfico, novela.

14. So considerados aspectos importantes na anlise lingstica: a) Unidade temtica, seqncia lgica, paragrafao, elementos coesivos, aspectos formais, outros cdigos, anlise no interior da palavra. Unidade temtica, seqncia lgica, paragrafao, elementos coesivos, aspectos formais, anlise no interior da palavra, nmero. Unidade temtica, seqncia lgica, paragrafao, elementos coesivos, aspectos formais, outros cdigos, rima. Unidade temtica, seqncia lgica, paragrafao, elementos coesivos, aspectos formais, outros cdigos, pginas.

b) c) d)

15. Constitui em aspecto essencial para quem est sendo alfabetizado: a) b) c) d) Ter passado por treinamento psicomotor. Ter, obrigatoriamente, freqentado a pr-escola. Saber somar para juntar as famlias silbicas. A idia de representao e a funo dos smbolos.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 7 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

16. A atual compreenso da alfabetizao no utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque: a) b) c) d) Os elementos isolados descaracterizam a lngua e dificultam a significao do real. As crianas aprendem mais rpido com o texto. Os elementos isolados descaracterizam a lngua, embora signifiquem melhor a realidade. As crianas tm dificuldades matemticas para juntar as partes.

17. Considera-se adequado para o trabalho nas sries iniciais: a) b) c) d) Fragmentos de textos cientficos. A maior diversidade textual possvel. To somente textos literrios. Poesias e msicas, apenas.

18. Entende-se por letramento: a) b) c) d) O uso da escrita e da leitura com funo social. A apropriao dos cdigos. Alfabetizao de adultos. Um mtodo de alfabetizao.

19. A escrita um simbolismo de segunda ordem, pois: a) b) c) d) Inviabiliza a ampliao do desenvolvimento mental. Est no Nvel de Desenvolvimento Potencial. No representa diretamente o objeto a que se refere. Est relacionada diretamente fala.

20. O ensino da escrita deve ser organizado para que se torne necessrio s crianas; assim: a) b) c) d) Deve ser sempre permeado por um sentido, um desejo, pressupondo um interlocutor. Deve sempre utilizar brinquedos para ser entendido. Constitui-se num objeto de conhecimento com fim em si mesmo. Fazer cpias de texto d sentido aprendizagem.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 8 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

21. Deixar o mdico, professor ou responsvel por estabelecimento de ateno sade e de ensino fundamental, pr-escola ou creche, de comunicar autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente, conforme o art. 245, Estatuto da Criana e do Adolescente, implica em: a) b) c) d) Advertncia de sua chefia imediata. Processo disciplinar. Pena - multa de trs a vinte salrios de referncia, aplicando-se o dobro em caso de reincidncia. Priso e Multa.

22. Trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal pressupe: a) b) c) d) Identificar o que o aluno ainda no faz sozinho e registrar na ficha de avaliao. Identificar o que o aluno ainda no faz s e mediar para que a resoluo se efetive. Identificar o que o aluno j sabe e propor conhecimentos mais complexos. Identificar o que o aluno j sabe e propor vrios exerccios de fixao.

23. Quando o aluno escreve a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza, significa que: a) b) c) d) Est utilizando hipteses, processo prprio de quem no est se alfabetizando. No est maduro, por isso basta oferecer contato com as palavras que ele construir seu conhecimento. Est utilizando hipteses, processo prprio de quem est se alfabetizando. No aprendeu corretamente, por isso um bom exerccio reescrever a palavra corrigida vrias vezes.

24. Quais so as trs prticas que permitem uma alfabetizao significativa? a) b) c) d) Leitura, paragrafao, anlise lingstica. Leitura, ortografia, escrita. Leitura, produo de textos, literatura. Leitura, produo de textos e anlise lingstica.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 9 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

25. A alfabetizao matemtica deve permitir: a) b) c) d) Ao aluno a apropriao dos conhecimentos matemticos, para saber contar at 100, somar e diminuir. Ao aluno a apropriao dos conhecimentos matemticos, para saber resolver problemas com nmeros. Ao aluno a apropriao dos conhecimentos matemticos, para saber calcular. Ao aluno a apropriao dos conhecimentos matemticos, para interpretar e transformar o mundo fsico e social.

26. Ao avaliar a textualidade, so fatores preponderantes: a) b) c) d) Coerncia, estilo, paragrafao, informatividade, intertextualidade, ortografia. Coerncia, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafao. Coerncia, situacionalidade e aceitabilidade, coeso, informatividade, intertextualidade. Coeso, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.

27. A formao de leitores nas sries iniciais exige: a) b) c) d) Que as crianas tenham muitos livros. Que a professora seja leitora. Que as famlias sejam alfabetizadas. Que as crianas tenham freqentado a pr-escola.

28. A gesto democrtica um princpio consagrado constitucionalmente. Para torn-lo mais eficiente e legtimo, a LDB estabelece no artigo 14: a) b) c) Apenas a participao de alunos e pais em conselho de classe. A obrigatoriedade, em mbito nacional, da eleio para diretores de escola. A participao dos profissionais da educao na elaborao do Projeto Poltico Pedaggico da escola; e, participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. A garantia da permanncia e a estabilidade do docente na escola.

d)

Execuo Fundao ESAG

Pgina 10 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

29. O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto : a) b) c) d) Um contexto de escrita da lngua em seu padro culto, no admitindo variao lingstica. Um contexto de comunicao onde os signos tenham significado para sujeitos envolvidos. Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatria, sem interlocutor. Um contexto de escrita com correo ortogrfica, sem necessariamente a presena de um interlocutor.

30. A mdia vem desafiando a escola a rever sua prtica, especialmente no uso da linguagem, pois: a) b) c) d) Exige que as salas de aula estejam equipadas com computador, TV, DVD e som, para veicular uma contra ideologia. Indica que a escola tem que incorporar esta ideologia dos meios de comunicao para ficar atual. Muda a funo social da escola, j que com os recursos tecnolgicos se pode dispensar os professores. Utiliza recursos de som, imagens e hipertextos, produzindo uma nova forma de apropriao da realidade alm da incorporao de contedos ideolgicos.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 11 de 12

Prefeitura Municipal de Florianpolis Edital 002/2004 Cargo 6135 Professor III Sries Iniciais

PROVA DISCURSIVA - CONHECIMENTOS GERAIS 1. Com relao aos elementos constitutivos ou norteadores do Projeto Poltico Pedaggico, podemos classific-los em dois eixos, nomeando-os de elementos estveis ou permanentes e elementos circunstanciais ou transitrios. Os pressupostos didtico-metodolgicos, ou seja, organizao da escola, avaliao e planejamento anual, aes, calendrio escolar, entre outros, constituem os elementos circunstanciais ou transitrios. Escreva um texto, em forma de redao, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 01 (um), descrevendo, caso sua escola tivesse optado por desenvolver, atravs de seu PPP, a interdisciplinaridade como elemento norteador das prticas pedaggicas, como voc desenvolveria o planejamento anual de sua disciplina utilizando o processo interdisciplinar.

PROVA DISCURSIVA - CONHECIMENTOS ESPECFICOS 2. Escreva um texto, em forma de redao, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 16 (dezesseis), comentando sobre o compromisso da escola de promover o conhecimento das normas cultas, bem como de conscientizar sobre a variao e os preconceitos lingsticos.

Execuo Fundao ESAG

Pgina 12 de 12

Potrebbero piacerti anche