Sei sulla pagina 1di 6

UnB/CESPE SEDUC/CE

C C

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. As questes desta prova devem ser resolvidas exclusivamente luz dos textos do Programa de Capacitao Profissional, deixando de parte quaisquer divergncias entre estes e outras fontes.

PROVA OBJETIVA
QUESTO 1 QUESTO 4

Com relao s penalidades ou sanes aplicveis aos profissionais do magistrio que sejam servidores pblicos do estado do Cear, assinale a opo correta. A A repreenso deve ser verbal, quando for aplicada em carter primrio por falta leve do servidor. B A insubordinao grave em servio pode acarretar a demisso do servidor pblico. C O prazo mximo da suspenso de 120 dias. D A reviso de procedimento administrativo que resultou em sano disciplinar obrigatria, quando o fundamento do requerente for a alegao de injustia da medida.
QUESTO 2

Assinale a opo correta com relao administrao pblica. A Todos os entes da federao exercem os Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo, de forma independente e harmnica entre si. B Como garantia de sua autonomia poltico-administrativa, os estados no esto obrigados a observar, em suas constituies estaduais, os princpios da Constituio Federal. C O Estado brasileiro se organiza em uma Repblica Federativa, isto , o governo ser exercido por perodos pr-definidos, com alternncia no poder, sendo indissolvel a unio entre os estados, municpios e Distrito Federal. D Em sentido subjetivo, administrao pblica significa a prpria atividade administrativa.
QUESTO 5

No que tange aos deveres do profissional de magistrio, servidor pblico do estado do Cear, assinale a opo correta. A No caso de afastamento por fora de dispositivo legal ou por motivo de fora maior, o professor est dispensado de recuperar o nmero de horas-aula em regncia de classe que no tenha cumprido. B A carga horria do professor do magistrio de 44 horas semanais. C Os professores que atuam nas sries iniciais do ensino fundamental e no Sistema de Telensino tero um quinto da carga horria semanal utilizada em atividades extraclasse na escola. D O professor dever utilizar as horas de atividades extraclasse exclusivamente em servios inerentes s suas funes.
QUESTO 3

O princpio da administrao pblica que estabelece que toda atividade administrativa deve ser realizada com presteza, perfeio e rendimento funcional, o denominado princpio da A B C D moralidade. razoabilidade. eficincia. supremacia do interesse pblico.

QUESTO 6

Considere que um professor do magistrio do estado do Cear tenha requerido administrativamente seu afastamento para tratar de interesses particulares sem remunerao. Nessa situao, o administrador poder A deferir a concesso do pedido usando o seu poder normativo. B indeferir o requerimento, com base no poder discricionrio da administrao. C indeferir o pedido, em razo do poder vinculado. D indeferir o requerimento, invocando o poder de polcia a ele conferido.
QUESTO 7

Assinale a opo correta a respeito da responsabilidade do servidor pblico. A O professor do magistrio do estado do Cear pode responder tanto na esfera administrativa quanto na civil e penal por um nico ato ilcito que praticar no exerccio de sua funo. B Para que o ilcito administrativo seja punvel, necessrio que o ato praticado tenha resultado perturbador do servio estadual. C A apurao de responsabilidade funcional de professor de magistrio deve ser feita mediante representao, para garantir a vedao ao anonimato, e no de ofcio por autoridade hierarquicamente superior. D A omisso culposa exclui a responsabilidade civil.

Assinale a opo correta no que se refere ao servio pblico. A Para ser considerado adequado, um servio pblico deve satisfazer s condies de regularidade, continuidade e modicidade das tarifas. B Para que um servio seja considerado pblico, ele ser de prestao obrigatria pelo Estado. C Aos estados vedado atuar no ensino fundamental, pois este de incumbncia exclusiva dos municpios. D de competncia exclusiva da Unio legislar sobre a educao.

UnB/CESPE SEDUC/CE
QUESTO 8 QUESTO 12

Acerca de cargo, emprego e funo pblica, assinale a opo correta. A Cargo pblico deve ser criado por decreto presidencial e ter denominao prpria. B Segundo a Constituio Federal, vedado aos estrangeiros tomar posse em cargo pblico no Brasil. C O servidor temporrio ocupa cargo pblico e o seu vnculo com a administrao pblica contratual. D O regime jurdico dos empregados pblicos trabalhista.
QUESTO 9

Acerca das modalidades de ensino, a LDB define que a educao A de jovens e adultos se destina queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade correspondente. B especial requer que os sistemas de ensino assegurem uma organizao prpria para atender aos alunos com necessidades peculiares, com prioridade queles matriculados na educao infantil. C a distncia ganha explcita expresso como modalidade centrada na oferta educacional para o ensino mdio. D profissional abrange os cursos de nvel bsico denominados tcnico e superior.
QUESTO 13

Com relao a provimento e vacncia de cargo pblico, assinale a opo correta. A O prazo para posse em cargo pblico estabelecido por ato de nomeao do rgo oficial de 30 dias, improrrogveis. B Para ocupao de cargo em comisso, no necessria a realizao de concurso pblico. C Um candidato a cargo pblico apenas se torna servidor quando entra em exerccio no cargo, ou seja, no momento em que inicia o desempenho das atividades inerentes ao respectivo cargo. D Quando um candidato aprovado nomeado e no toma posse, ele demitido do cargo.
QUESTO 10

A organizao da educao brasileira orienta-se tambm pela distribuio de competncias entre as diferentes instncias do poder pblico. A CF estabelece, no art. 211, e a LDB dispe, no art. 8.", que o regime de colaborao a forma de a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios organizarem seus sistemas de ensino. Por esses dispositivos legais, cabe A Unio oferecer o ensino fundamental e a educao infantil. B aos estados assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio. C aos municpios normatizar a respeito dos cursos de graduao e ps-graduao para o pas. D ao Distrito Federal elaborar o Plano Nacional de Educao, em colaborao com os demais nveis de governo.
QUESTO 14

Considerando que determinado profissional do magistrio ocupa seu primeiro cargo pblico de provimento efetivo e esteja em estgio probatrio, assinale a opo correta. A A esse profissional vedado ocupar cargo em comisso. B Se no for aprovado no estgio probatrio, a sua posse ser tornada sem efeito. C Para adquirir sua estabilidade, ele ser submetido, obrigatoriamente, a uma avaliao especial de desempenho por uma comisso, aps trs anos de efetivo exerccio no cargo de provimento efetivo. D O referido profissional poder ascender funcionalmente, mas vedada a sua movimentao de unidade. Texto para as questes 11 e 12 A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), Lei n. 9.394/1996, a partir dos dispositivos da Constituio Federal de 1988 (CF), estabelece as orientaes gerais para a educao brasileira. desses dois principais instrumentos legais que decorrem todas as outras disposies legais relativas organizao da educao no pas, sejam eles baixados em nvel federal, estadual ou municipal.
Jos Vieira de Sousa. Poltica educacional e legislao da educao bsica. Braslia: CESPE/UnB Governo de Estado do Cear/Secretaria de Educao, 2010, p. 4 (com adaptaes).

Com relao composio, a educao nacional est organizada em sistema federal, sistemas estaduais e do Distrito Federal e sistemas municipais de educao. Assinale a opo correspondente associao correta entre as indicaes de vinculao de instituies e os respectivos sistemas de ensino. A sistemas estaduais rgos federais de educao B sistema federal instituies de ensino mantidas pelo estado C sistemas municipais instituies de educao infantil e de ensino fundamental e mdio mantidas pelo municpio D sistema de ensino do Distrito Federal instituies de ensino mantidas pela Unio

QUESTO 11

Em relao aos nveis de ensino, a atual LDB dispe, em seu art. 21, que a educao escolar brasileira se organiza em dois grandes nveis denominados A B C D ensino de 1. grau e ensino de 2. grau. educao bsica e educao superior. ensino fundamental e ensino superior. ensino bsico e ensino de 3." grau.
" "

UnB/CESPE SEDUC/CE
QUESTO 15 QUESTO 18

O ensino mdio, historicamente, tem-se caracterizado como uma etapa de ensino com identidade pouco definida, convivendo, na atualidade, com alguns dilemas presentes na realidade educacional e escolar brasileira. Considerando essa realidade e os principais instrumentos legais que regem a educao brasileira a CF e a LDB , assinale a opo correta. A A CF estabeleceu a progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio, dispositivo reafirmado pela LDB e alterado pela Lei n." 12.061/2009 para universalizao do ensino mdio gratuito. B A LDB disciplina a possibilidade da articulao do ensino mdio com a educao profissional de nvel bsico, com oferta concomitante. C A LDB estabelece como finalidade essencial do ensino mdio a obrigatoriedade da qualificao profissional para o ingresso no mundo do trabalho. D Os dados recentes mostram uma tendncia progressiva diminuio da demanda de matrcula no ensino mdio acompanhada do aumento da oferta educacional pblica no pas para esse nvel de ensino.
QUESTO 16

So polticas educacionais voltadas realidade do ensino mdio no estado do Cear, estabelecidas no mbito desse estado federativo A o programa nacional de incluso de jovens e o programa ejovem. B o programa ensino mdio inovador e o programa nacional de incluso de jovens. C o projeto primeiro aprender e a lei do prmio aprender pra valer. D o programa Brasil profissionalizado e o projeto primeiro aprender.
QUESTO 19

Os sistemas de avaliao da educao so importantes, pois fornecem dados e informaes relevantes para a melhoria da qualidade da gesto educacional e da aprendizagem. Com relao a conceitos, finalidades e caractersticas da avaliao educacional, assinale a opo correta. A A avaliao interna, ou a avaliao em larga escala, em geral, utiliza-se de instrumentos padronizados, sendo realizada, concomitantemente, em diferentes locais do pas. B A avaliao da aprendizagem dos alunos e a avaliao da escola (institucional) so formas de avaliao educacional externa. C O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) so exemplos de programas de avaliao internacionais. D O estado do Cear instituiu um sistema prprio de avaliao educacional, o Sistema Permanente de Avaliao da Educao Bsica do Cear (SPAECE), focalizando suas peculiaridades regionais.
QUESTO 20

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) como polticas educacionais para a educao bsica brasileira, estabelecidas por regulamentaes prprias, assinale a opo correta. A As DCN definem princpios, fundamentos e procedimentos a serem contemplados na organizao pedaggica e curricular de cada escola, sendo obrigatria sua adoo pelas escolas, de acordo com o nvel de ensino ofertado. B Os PCN so de natureza obrigatria para cada escola, pois servem de padro de referncia para os currculos escolares desenvolvidos no pas. C Pelo seu carter de obrigatoriedade, tanto as DCN como os PCN limitam as aes dos sistemas de ensino, em geral, e das escolas, em particular, relacionadas melhoria da qualidade da educao. D No caso do ensino mdio, os PCN e as DCN requerem algumas definies mais especficas, razo pela qual ainda no foram fixadas pelo Ministrio da Educao para esse nvel de ensino.
QUESTO 17

O Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB) constitui-se como importante poltica de financiamento da educao no pas. Acerca do FUNDEB, assinale a opo correta. A O FUNDEB caracteriza-se, pela sua importncia e abrangncia, como uma soluo definitiva para todos os problemas que marcam a educao bsica brasileira. B O FUNDEB promove a distribuio de recursos com base no nmero de alunos da educao bsica pblica e privada nos estados e municpios. C O FUNDEB coexiste com o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (FUNDEF), considerando que este ltimo foi criado no ano de 1996 com uma vigncia de 20 anos. D O FUNDEB foi criado para substituir o FUNDEF, que se destinava exclusivamente ao financiamento do ensino fundamental.

A qualidade educacional evidencia-se por indicadores cujos sentidos e usos devem-se relacionar gesto dos sistemas de ensino, em geral, e, mais particularmente, gesto pedaggica da escola. Acerca dos indicadores educacionais, assinale a opo correta. A Indicadores educacionais constituem evidncias que possibilitam inferir o nvel de qualidade da educao, limitando-se a fornecer dados e informaes relativas aprendizagem dos alunos. B A realidade da educao expressa nos indicadores educacionais contribui para a definio de aes pautadas em uma nica concepo possvel de qualidade. C A anlise dos indicadores educacionais deve interpretar os dados levantados isoladamente, de modo independente da realidade na qual as escolas esto inseridas. D O Plano de Metas do Diretor (PLAMETAS) deve apoiar-se em indicadores educacionais e foi adotado como uma ferramenta de gesto pedaggica do trabalho realizado pelas escolas pblicas do estado do Cear.

UnB/CESPE SEDUC/CE
QUESTO 21 QUESTO 23

As novas tecnologias desempenham importante papel no processo educativo e na organizao do trabalho pedaggico. Os recursos tecnolgicos podem ser utilizados de forma presencial ou a distncia, em todos os nveis de ensino. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A As tecnologias so recursos no inerentes e totalmente externos ao ser humano. B No ensino presencial, o uso do computador prejudica a organizao do trabalho pedaggico em sala de aula. C As novas tecnologias permitem a substituio do professor em todo o processo de ensino. D A educao a distncia (EaD), uma modalidade de educao, tem crescido em todos os nveis de ensino. Professores e alunos, apesar de estarem distantes fisicamente, esto em contato por meio de ferramentas tecnolgicas como o rdio, a Internet, a TV, o telefone etc., possibilitando formas diferenciadas de socializar o conhecimento e de se fazer educao. Texto para as questes 22 e 23 Na rea educacional, os sistemas de avaliao tm sido amplamente utilizados em todos os nveis e em todas as modalidades de ensino, com vistas ao acompanhamento da aprendizagem e ao desenvolvimento do educando nas redes de ensino, nas escolas e em sala de aula. Compreendem a avaliao em larga escala, a avaliao institucional e a avaliao da aprendizagem.
QUESTO 22

Em relao avaliao do processo ensinoaprendizagem, assinale a opo correta. A Essa avaliao retrata as atividades realizadas pelos alunos apenas ao final do processo. B Essa avaliao deve relacionar-se avaliao institucional e de larga escala; refere-se ao processo e organizao do trabalho pedaggicos e funo formativa da escola. C A avaliao disciplinar, a atitudinal e a institucional compem a avaliao formativa. D A avaliao institucional permite que as escolas analisem os resultados dos alunos e intervenham criticamente, com vistas melhoria da aprendizagem.
QUESTO 24

O estado do Cear, por meio da Secretaria Estadual de Educao, utiliza o SPAECE com vistas a subsidiar a formulao, a reformulao e o monitoramento das polticas educacionais. Em relao ao SPAECE, assinale a opo correta. A O objetivo do SPAECE avaliar a proficincia em Lngua Portuguesa e Matemtica apenas dos alunos do ensino fundamental. B O SPAECE uma avaliao realizada de forma censitria e universal em todas as escolas municipais e estaduais cearenses. C Os instrumentos de avaliao do SPAECE so baseados unicamente nos referenciais curriculares bsicos da SEDUC/CE. D Os resultados obtidos no SPAECE so utilizados para classificar as escolas e os alunos.
QUESTO 25

Tendo como referncia o texto acima, assinale a opo correta. A A avaliao em larga escala ocorre exclusivamente em mbito estadual. B O objetivo do SAEB acompanhar o impacto das polticas pblicas federais voltadas para a rea da educao nos estados e municpios. C A avaliao institucional permite que, coletivamente, sejam localizados e analisados problemas da escola, suas contradies, e que se reflita sobre eles e se estruturem situaes de melhoria no desenvolvimento e na execuo de seu projeto poltico-pedaggico. D O sistema de avaliao denominado Avaliao Nacional da Educao Bsica (ANEB), com foco no desenvolvimento da unidade escolar, tambm conhecido como Prova Brasil.

As concepes de homem/mulher, mundo e sociedade, inatismo, ambientalismo e interacionismo determinam a concepo de ensino. A respeito desse assunto, assinale a opo correta. A Os inatistas defendem a ideia de que o conhecimento determinado historicamente e culturalmente. B Para os ambientalistas, o desenvolvimento da pessoa ocorre dinamicamente, durante toda a vida, de forma que ela e o mundo se vo transformando ativamente, um pela ao do outro. C Do ponto de vista dos interacionistas, cada pessoa nasce pronta, com suas capacidades e qualidades que podem ser reprimidas ou desenvolvidas a partir das influncias do meio. D A ideia de que o indivduo est sujeito s contingncias do meio, ou seja, que ele construdo a partir das influncias do meio, defendida pelos ambientalistas.

UnB/CESPE SEDUC/CE
QUESTO 26 QUESTO 29

Acerca das estratgias de ensino, assinale a opo correta. A O mapa conceitual consiste na construo de um diagrama que indica as relaes hierrquicas entre os conceitos. B O frum consiste em um estudo crtico de determinado texto, procurando compreender e assimilar as ideias do autor estudado. C A lista de discusso por meios informatizados uma estratgia adotada para o estudo de determinado assunto, em que todos os participantes interessados esto presentes em um mesmo ambiente fsico. D A estratgia denominada Phillips 66 uma atividade individual; estuda-se determinado texto sob orientao e diretividade de um professor.
QUESTO 27

No PLAMETAS, so estabelecidos os objetivos estratgicos, as metas e as aes para atendimento de indicadores. Com relao ao PLAMETAS, assinale a opo correta.

A As indicaes do PLAMETAS servem de base para a efetivao dos planos decenais. B As aes compreendem os resultados que a escola pretende alcanar. C Em cada municpio do estado do Cear, o PLAMETAS tem como referncia a agenda estratgica da respectiva secretaria de educao. D Os objetivos estratgicos especificam as formas de como as metas sero alcanadas. Nesse sentido, o PLAMETAS instrumento de gesto educacional.
QUESTO 30

O planejamento educacional compreende metas e proposies que definem a poltica nacional de educao. Acerca de planejamento educacional, assinale a opo correta. A O Plano Nacional de Educao (PNE) subsidia os planos decenais dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. B As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) so referncias de qualidade para o ensino fundamental e o mdio do pas. Seu objetivo fornecer subsdios elaborao e reviso dos currculos. C As Referncias Curriculares Nacionais (RCN) so normas orientadoras do planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. D Por meio das RCN, os estados, o Distrito Federal e os municpios devem elaborar planos decenais, que so as diretrizes polticas para seus sistemas de ensino.
QUESTO 28

O planejamento de ensino procura explicitar o que o professor deve realizar em sala de aula, com vistas a alcanar os objetivos educacionais propostos. So exemplos de planos de ensino: plano de curso ou de disciplina e o plano de aula. Acerca desses planos, assinale a opo correta.

O planejamento escolar determina os rumos da escola, sua funo social e o eixo norteador das aes desenvolvidas pela comunidade escolar. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A O planejamento curricular compreende unicamente a listagem dos contedos que devem ser transmitidos na escola. B A elaborao do projeto poltico-pedaggico da escola deve envolver toda a comunidade. Nele devem constar as diretrizes para o planejamento das disciplinas, para as aes interdisciplinares e para o estabelecimento de parcerias com a comunidade e com os rgos pblicos. C No estado do Cear, o PLAMETAS representa o compromisso estabelecido diretamente entre o diretor da escola e o Ministrio da Educao, independentemente da escola e da SEDUC/CE. D Somente a escola da rede privada de ensino est obrigada a elaborar seu planejamento curricular, pelo qual orienta a ao educativa na escola.

A O plano de curso compreende as aes dirias do fazer pedaggico em sala de aula. B O plano de aula contm a distribuio dos contedos e atividades a serem trabalhados em determinado perodo de tempo. C O plano de disciplina o planejamento organizado das atividades pedaggicas a serem desenvolvidas em todo o ano letivo. D No planejamento das aulas, o professor deve propor metodologias efetivas de aprendizado, independentemente de se essas metodologias esto ou no divorciando a vida e a escola.
5

Potrebbero piacerti anche