Sei sulla pagina 1di 7

Disciplina de Didctica da Qumica I

Texto de Apoio

Novos Materiais

Adaptado de: V. Gil, J. C. Paiva, A. Ferreira, J. Vale, 12 Q - Qumica 12 Ano, Texto Editores, Lisboa. 2005.

3.5 Os novos materiais

3.5 OS NOVOS MATERIAIS


Biomateriais polimricos artificiais e sintticos Compsitos A expresso novos materiais refere-se a materiais recm-descobertos ou desenvolvidos, mas tambm a materiais j h mais tempo conhecidos mas que hoje so objecto de uma produo de maior qualidade e elevado desempenho funcional, graas a melhores condies de controlo dos processos de fabrico alcanadas nas ltimas dcadas. Eis as principais categorias destes novos materiais: Polmeros condutores; Materiais nano-estruturados; Materiais inteligentes; Novos cermicos; Biomateriais; Compsitos. Os polmeros condutores so materiais que, alm de possuirem propriedades pticas, magnticas, elctricas e electrnicas equiparadas aos metais, possuem propriedades mecnicas semelhantes aos polmeros. Um exemplo o do poliacetileno, obtido por polimerizao do acetileno (etino) em reaco de adio: (3.13)
n (HC CH) HC CH CH CH

Outro exemplo o polifenileno:


Os materiais nano-estruturados utilizados no desenvolvimento de memrias lgicas incluem os nanotubos de carbono (Fig. 3.36), nanofios de ouro, nanofios e nanofitas de semicondutores. Os nanotubos de carbono surgiram na sequncia da descoberta de uma nova forma de carbono (alm de diamante e grafite): os fulerenos, de que C60 o exemplo mais conhecido.

Fig. 3.36 Estrutura do fulereno C 60 (vsivel em 3D com culos azul-vermelho).

Os chamados materiais inteligentes, que esto entre os dez produtos mais inovadores at 2006, so estruturas que se modificam como reaco a mudanas que ocorram no ambiente.
341

Unidade III Plsticos, Vidros e Novos Materiais

Entre os novos cermicos esto materiais superconduotores a que se aludiu na Unidade I. O primeiro desses materiais foi um xido de lantnio, brio e cobre: LaBa2Cu3Ox (x = 6 ou 7). Reconhecendo-se que La e Y (trio) pertencem ao mesmo grupo da Tabela Peridica, logo se tentou YBa2Cu3Ox , que se revelaria um supercondutor a temperatura menos negativa. Os biomateriais so materiais metais, cermicos, polmeros e compsitos que implicam interaco com sistemas biolgicos, com relevo para biomateriais polimricos aplicados em vrias reas da Medicina: cardiologia, ortopedia, oftalmologia, libertao controlada de medicamentos nos locais apropriados do organismo. Uma das caractersticas exigidas a da biocompatiblidade. Os compsitos so materiais resultantes da mistura de, pelo menos, dois materiais quimicamente distintos, como metais, produtos cermicos e polmeros, com uma interface de contacto. Dar-se- aqui especial ateno a biomateriais polimricos e a compsitos, quer com aplicao biolgica quer industrial.

Biomateriais polimricos artificiais e sintticos


Quanto a novos polmeros, realam-se neste contexto os que sejam biodegradveis. O conceito de biodegradao est longe de reunir consenso, considerando a ponderao da natureza do processo (com ou sem ruptura de ligaes qumicas), o tipo de produto ou produtos finais e o tempo de reintegrao desses produtos no Ambiente. Em particular, a defesa da biodegradao no pode ignorar os eventuais efeitos dos produtos finais na qualidade do Ambiente. A degradao de um material um processo irreversvel pelo qual ele sofre modificaes fsicas, qumicas ou bioqumicas que ocorrem espontaneamente. Em processos de biodegradao, estas alteraes so catalisadas por actividade biolgica. O resultado ou mineralizao isto , converso do material orgnico em gases e/ou compostos inorgnicos ou formao de biomassa. Recordemos que em poliolefinas, como o polietileno, por exemplo, as ligaes CH e, por maioria de razo, as ligaes CC so pouco polares, o que os torna insolveis em gua. Por outro lado, embora certas bactrias sejam capazes de digerir, por exemplo, o polietileno, elas s o conseguem fazer a partir dos extremos das longas macromolculas. O processo , por isso, muito lento. Por esta razo, estes plsticos no so praticamente biodegradveis quando em contacto com o solo. Da o problema que constituem para o Ambiente (Fig. 3.37).

Fig. 3.37 Poluio ambiental por plsticos.

342

3.5 Os novos materiais

Uma soluo consiste em, por exemplo, intercalar na cadeia polimrica molculas de amido. Estas so rapidamente digeridas pelas bactrias o que quebra a cadeia em vrios locais, aumentando, assim, o nmero de extremos que as bactrias podem subsequentemente atacar. Outra soluo reside em copolmeros de etileno e pequenas quantidades de monxido de carbono. Este ltimo absorve abundantemente radiao ultravioleta que acelera a decomposio dos polmeros: fotodegradao. De qualquer modo, indispensvel que os materiais no estejam excessivamente distantes da superfcie em aterros sanitrios para que possam receber as radiaes necessrias fotodegradao ou o oxignio necessrio biodegradao. O fabrico de plsticos biodegradveis est naturalmente condicionado por razes de custo e no s por razes tcnicas ou cientficas. , o caso, por exemplo, do poli(cido lctico):
O n HO CH C CH3
cido lctico

O O CH C O CH CH3

O C O CH CH3

OH

CH3

Poli(cido lctico)

(3.14)

que, apesar de se poder obter a partir do amido da batata (primeiro convertido em glicose e depois em cido lctico), ainda um produto de fabrico dispendioso. Outro exemplo o poli(cido gliclico) ou cido poligliclico, a partir de cido gliclico em concentraes relativamente elevadas, nos tecidos vegetais jovens e nos frutos verdes (ex: groselhas, uvas, pras e mas):
O n HO CH2 C OH O O CH2 C O CH2 O C O CH2 O

(3.15)

Repare-se que estes polmeros so obtidos por reaco de condensao, com eliminao de gua, a partir dos cidos monomricos correspondentes. J o poli(lcool vinlico) que difere do PVC por ter -OH em vez de -Cl
CH OH CH2 CH OH CH2

um polmero solvel em gua obtido por uma reaco de adio. A interveno de microrganismos no campo dos plsticos no se limita s questes de degradao. Assim, na dcada de 90 do sculo passado, teve incio o estudo de polmeros de origem biolgica, produzidos por bactrias, em particular, o poli(hidroxibutirato) (PHB), polmero biodegradvel obtido a partir da sacarose (acar vulgar). Estes polmeros podem ser sintetizados por fermentao, provocada por uma cultura de bactrias alimentada por um substrato controlado, ou seja, numa primeira fase, a cultura caracterizada por um estgio de multiplicao. Numa segunda fase, retirado o nutriente essencial para a multiplicao celular, mas mantm-se o fornecimento de hidratos de carbono que so acumulados pelas bactrias.
343

Unidade III Plsticos, Vidros e Novos Materiais

A expresso produtos de base sustentvel tem uma clara aplicao no mundo dos polmeros. Esta expresso deve ser tomada no sentido em que os polmeros devem conciliar: viabilidade econmica; aceitabilidade no domnio ambiental; reconhecimento das limitaes das matrias-primas. Este ltimo determina a procura de materiais e/ou processos alternativos. A aceitabilidade ambiental implica a conjugao ponderada de trs factores: materiais reutilizveis, reciclveis, biodegradveis.
Questo 3.15

, tambm, neste contexto que a reciclagem assume uma importncia especial, podendo distinguir-se a reciclagem que visa a obteno de novos produtos ou a produo de energia. A reciclagem qumica e a reciclagem mecnica, apesar de diferirem, possuem como caracterstica comum a possibilidade de produzir novos produtos. Contudo, na reciclagem energtica, d-se relevo recuperao de energia contida nos plsticos atravs de processos trmicos. Em particular, os plsticos funcionam como combustvel na obteno de energia elctrica. A simples incinerao no reaproveita a energia dos materiais. Cerca de 15% da reciclagem de plsticos na Europa Ocidental realizada via reciclagem energtica como ilustrado na figura 3.38.

Resduos gasosos

Filtros

Emisso

Embalagem Embalagem comprimida nova

Queima

Resduos slidos

Fig. 3.38 Reciclagem energtica de plsticos.


Energia Aquecimento de gua Electricidade

Compsitos
O polissacrido amido, reserva alimentar em plantas como o milho e o arroz, pode ser convertido qumica, fsica e biologicamente em compostos teis indstria. Sob determinadas condies de presso e temperatura, e na presena de um agente plastificante, o amido pode ser transformado num material denominado amido termoplstico. A sua utilizao passa por substituir o plstico convencional em situaes como: sacos de lixo, plsticos para proteger alimentos, etc. Trata-se de mais um material obtido a partir de um recurso renovvel que se prope dispensar a utilizao do petrleo como matria-prima para fabrico de determinado tipo de plsticos. tambm uma ponte para a classe de materiais designados por compsitos. Os compsitos so materiais que incorporam polmeros naturais e sintticos com vista a novas texturas e usos, designadamente com a capacidade de suportarem condies extremas de presso e temperatura.
344

3.5 Os novos materiais

Os materiais compsitos plsticos, utilizados antes do Sc. XX, eram baseados em produtos resinosos naturais como a casena e a albumina. No entanto, seria mais tarde, com a produo de polister reforado com fibra de vidro, que se viria a identificar o incio da era dos compsitos plsticos. Assim, o polister reforado com fibra de vidro (fibras de SiO2 entrelaadas na matriz do polmero) utilizado no fabrico de barcos e na indstria aeroespacial, devido sua alta resistncia, a sua durabilidade, baixa densidade e facilidade de assumir formas complexas. Tambm polmeros reforados com fibras de carbono (grafite) so aplicados em construo civil, em vez de chapas de ao, e em muitos objectos, como sejam as raquetas de tnis (Fig. 3.39). Num compsito, distinguem-se duas fases: a fase contnua matriz escolhida de forma a conferir a maleabilidade e ductilidade desejadas, e a fase descontnua fase dispersa ou fase de reforo escolhida de modo a conferir resistncia. O vulgar MDF (do ingls Medium Density Fiberboard) pode ser considerado um compsito seminatural (Fig. 3.40). uma chapa de mdia densidade, fabricada a partir da aglutinao de fibras de madeira com resinas sintticas e aco continuada de presso e aquecimento. Tem grande aplicao na indstria do mobilirio.

Fig. 3.39 Raqueta de tnis: aplicao das fibras de carbono.

Fig. 3.40 Placa de MDF, um compsito semi-natural.

A fibra do coco (Fig. 3.41) um material multicelular constitudo por celulose. A utilizao da fibra de coco para a obteno de biocompsitos relevante por ser um processo barato, natural e renovvel. O teor das fibras brutas do coco verde despertou o interesse na formao de ligas com vrios polmeros e materiais na construo civil como blocos de beto. A fibra do coco, quando associada ao aglomerado de cortia expandido, usada no isolamento trmico e acstico e na produo de fibro-cimento. Os compsitos de matriz metlica (MMC) desenvolveram-se nas ltimas duas dcadas. Os metais mais utilizados como matriz so o alumnio e o magnsio devido, em parte sua baixa densidade. O titnio tambm pode ser opo, especialmente para aplicaes a elevadas temperaturas. A maneira mais fcil e barata de obter o reforo nos MMC em forma de partculas, sendo o xido de alumnio (Al2O3) e o carbeto de silcio (SiC) as substncias mais utilizadas. O tamanho tpico para uma partcula de reforo 10-20 micrmetros.

Fig. 3.41 Coco: utilizado na obteno de biocompsitos.

345

Unidade III Plsticos, Vidros e Novos Materiais

Mais alguns materiais importantes no nosso quotidiano


A multiplicidade de materiais produzidos nos nossos dias tem influenciado decisivamente a qualidade de vida das sociedades. Ao longo deste livro (e da Unidade 3, em particular) foram referidos muitos materiais importantes, aplicados em reas como a medicina, a electrnica, a aeronutica, a construo civil, etc. Na figura seguinte esto imagens de mais alguns materiais.
Fig. 3.42 Alguns materiais: jantes de liga leve, l de vidro, l de rocha e roofmate.

Cada um destes materiais possui caractersticas prprias: Jantes de liga leve: As jantes de liga leve possuem na sua composio cerca de 80% de alumnio e 20% de outros metais tais como cobre ou o magnsio. Este tipo de jantes, como algumas outras, contribui para um melhor arrefecimento dos traves quando comparadas com as de ao. L de vidro: A l de vidro obtida a partir de um vitrificante (slica em forma de areia), um fundente (carbonato de sdio, sulfato de sdio e potssio) e um estabilizante (carbonato de clcio e magnsio), para conferir ao vidro grande resistncia humidade. Este material desenvolvido especificamente para melhorar o isolamento termo-acstico das habitaes. um produto incombustvel. L de rocha: A l de rocha fabricada a partir de rochas baslticas especiais e outros minerais. Estes so aquecidos a cerca de 1500 C e transformados em filamentos que, aglomerados com solues de resinas orgnicas, permitem a obteno de variados produtos, que podem ser leves e flexveis ou muito rgidos. A l de rocha apresenta maior densidade que a l de vidro e tem maior aplicao industrial, por suportar temperaturas superiores. Roofmate: O roofmatePT uma placa de isolamento trmico para coberturas inclinadas (debaixo de telha). uma placa rgida de espuma de poliestireno extrudido com estrutura de clula fechada, fabricada mediante um processo original. O cermet um exemplo de um compsito, utilizado em ferramentas de corte (Fig. 3.43). constitudo por uma matriz metlica malevel de cobalto a que se adicionam partculas finas de um material cermico de elevada dureza, o carbeto de tungstnio (WC2), como fase de reforo. um exemplo de compsito particulado. Os materiais cermicos utilizados nos compsitos particulados podem ser muito variados: carbeto de tungstnio, carbeto de silcio e cermicos naturais como p de granito, quartzo, alumina. O p de granito tambm usado como fase de reforo associada a uma matriz polimrica de resina epxi. Alm da sua aplicao em ferramentas de corte e em electrnica, os compsitos so, como j se referiu, crescentemente aplicados nas indstrias naval, aeroespacial, automvel e de materiais de construo (Fig. 3.44).

Questo 3.16

Fig. 3.43 Cermet: compsito usado em ferramentas de corte.

Fig. 3.44 Lava-loias. Muitos so feitos de materiais compsitos. So muito resistentes qumica e mecanicamente.

346

Potrebbero piacerti anche