Sei sulla pagina 1di 67

Desafio, estabilidade, mrito, persistncia, foco e determinao so caractersticas que fazem algum ter sucesso na carreira pblica.

Concursos pblicos, a cada dia que passa, atraem mais e mais brasileiros buscando a to sonhada vaga. Para 2012 a expectativa muito grande para os concursos do INSS, Polcia Federal, Polcia Rodoviria Federal, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros.

Na preparao para concursos pblicos afirmo que no existe receita milagrosa, pois a nica certeza de um concursando a de que ele vai passar - o tempo em que isso vai acontecer que depende da dedicao de cada um. As avaliaes, normalmente feitas pelas melhores instituies do Brasil como UNB, ESAF E FCC, so muito bem elaboradas, fazendo com que o candidato mal preparado no tenha chance alguma de ingressar em um cargo pblico, ou seja, a concorrncia cada vez menor. Isso se d pela dificuldade das questes e no pelo nmero de participantes, deixando claro que voc seu prprio concorrente - e no os outros candidatos.

O candidato deve ter foco. Mas o que seria esse foco? Estudar de forma direcionada, sem perder tempo com material e leitura que muitas vezes at agregam conhecimentos, mas no so cobrados nas provas. Quem almeja ingressar na carreira pblica deve procurar ajuda de professores "facilitadores", que estudam as questes das bancas e esto sempre antenados em novos itens associados as provas recentes.

Deodato neto Exato Concursos / Estudo ao Vivo

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS


Todo computador precisa, alm das partes fsicas, de programas que faam essa parte fsica funcionar corretamente. Existem vrios programas para vrias funes, como digitar textos, desenhar, calcular, fazer mapa astral, e muitas outras... Para poder utilizar os programas que tm funo definida (como os citados acima), necessrio que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviao que vamos usar a partir de agora para substituir Sistema Operacional) o primeiro programa a acordar no computador quando este ligado, ou seja, quando ligamos o computador, o SO automaticamente iniciado, fazendo com que o usurio possa dar seus comandos ao computador. Entre as atribuies do SO, esto: o reconhecimento dos comandos do usurio, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memria, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador o sistema operacional, sem ele o computador no funcionaria. O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS O sistema operacional Windows um programa fabricado para Computadores PC (o formato de computadores mais comum) pela Microsoft, uma empresa americana, comandada por Bill Gates (aquele homem bem pobrezinho...). Segue abaixo uma cronologia dos sistemas operacionais fabricados pela Microsoft (mais cobrados em concursos):

Sistemas operacionais caseiros Windows 95 Windows 98 Windows ME Windows XP Home Edition (25/10/2001) Windows Vista Windows Seven

Sistemas operacionais Corporativos Windows NT

Windows 2000 Windows XP Professional

O Windows possui algumas caractersticas que devemos levar em conta para o concurso, pois quase certo que se toque neste assunto: O Windows Grfico: Significa que ele baseado em imagens, e no em textos, os comandos no so dados pelo teclado, decorando-se palavras chaves e linguagens de comando, como era feito na poca do DOS, utilizamos o mouse para clicar nos locais que desejamos. O Windows Multitarefa Preemptiva: Ser Multitarefa significa que ele possui a capacidade de executar vrias tarefas ao mesmo tempo, graas a uma utilizao inteligente dos recursos do Microprocessador. Por exemplo, possvel mandar um documento imprimir enquanto se altera um outro, o que no era possvel no MS-DOS. A caracterstica preemptiva significa que as operaes no acontecem exatamente ao mesmo tempo, mas cada programa requisita seu direito de executar uma tarefa, cabendo ao Windows decidir se autoriza ou no. Ou seja, o Windows gerencia o tempo de utilizao do processador, dividindo-o, inteligentemente, entre os programas. O Windows 32 bits: Significa que o Windows se comunica com os barramentos e a placa me enviando e recebendo 32 bits de dados por vez. O DOS (antecessor do Windows) era um Sistema Operacional de 16 bits. O Windows Plug and Play: Este termo em ingls significa Conecte e Use, e designa uma filosofia criada h alguns anos por vrias empresas da rea de informtica (tanto hardware como software). Ela visa criar equipamentos e programas que sejam to fceis de instalar quanto qualquer eletrodomstico.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Abaixo segue uma cpia da tela inicial do Windows, aproveito para destacar os componentes mais comuns deste ambiente, que chamamos de rea de trabalho ou desktop:

1) Boto Iniciar: Parte mais importante do Windows, atravs dele conseguimos iniciar qualquer aplicao presente no nosso computador, como os programas para texto, clculos, desenhos, internet, etc. 2) Barra de tarefas: a barra cinza (normalmente) onde o Boto Iniciar fica localizado, ela permite fcil acesso aos programas que estiverem em execuo no nosso computador, criando para cada um, um boto. Note no exemplo dois botes, um para a janela do meu Computador e outro para o documento Concurso Polcia Federal. 3) cones: So pequenas imagens que se localizam no desktop, representam sempre algo em seu computador. Os cones so a alma da teoria do Windows, todos os arquivos e pastas, bem como unidades de disco ou qualquer coisa em nosso micro ganham um cone, esta e a razo pela qual o Windows GRFICO. 4) rea de notificao: Pequena rea localizada na Barra de Tarefas, na parte oposta ao Boto Iniciar, ela guarda o relgio (fcil acesso para visualizao e alterao do horrio) e tambm guarda os cones de certas aplicaes que esto sendo executadas em segundo plano (ou seja, sem a interveno do usurio e sem atrapalhar o mesmo) como o ANTIVIRUS, por exemplo. A maioria dos programas que so executados quando o Windows inicia, ficam com seu cone aqui. 5) Janela: Janelas so reas retangulares que se abrem mostrando certos contedos, no caso anterior, a janela que est aberta a do Meu Computador, ns abrimos uma janela quando executamos (com dois cliques) um cone. Na verdade, cones e janelas so a mesma coisa, apenas representam um objeto, seja ele uma pasta, um arquivo ou uma unidade de disco. cone a representao mnima, apenas mostra que o objeto existe, Janela a mxima, mostra tambm o contedo do objeto em questo.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Apresentamos abaixo os componentes da janela:

Aqui, podemos ver a unidade de disquete (A:), e a unidade de CD (F:). O cone da unidade de CD est deste jeito porque est inserido um CD de udio (msica)

Podemos verificar que o micro mostrado nesta tela possui 3 unidades de disco rgido

(C:, D:,

E:)

4 5

1) Barra de Ttulo: a barra horizontal que apresenta o nome da janela. Para mover a janela, clicamos aqui e arrastamo-la. Um duplo clique nesta barra maximiza ou restaura uma janela . 2) cone de Controle: Apresenta as funes mais comuns da janela em forma de menu, basta clicar aqui. Ateno: um duplo clique neste cone, significa fechar a janela . 3) Botes de Comando: o conjunto de botes formados, normalmente, por Minimizar (o sinal de menos), Maximizar (o cone do quadrado) e Fechar (o X), h tambm o boto restaurar, que substitui o Maximizar quando a janela j se encontra maximizada. 4) Bordas da Janela: Rodeiam a janela completamente, se passarmos o mouse por este componente, o ponteiro se transformar em uma seta dupla () na direo do movimento, para dimensionarmos a janela. 5) Barra de Status: rea da parte inferior da janela que apresenta informaes referentes ao estado atual da janela, como quantidade de objetos presentes, o tamanho, em bytes, de um arquivo selecionado, entre outras coisas... PRESTE BEM ATENO BARRA DE STATUS DAS JANELAS APRESENTADAS NOS CONCURSOS, ELAS APRESENTAM VRIAS INFORMAES IMPORTANTES! A grande maioria das janelas (inclusive os aplicativos como Word e Excel) apresenta estes componentes, o que permite-nos no cita-los nas prximas vezes em que aparecerem nesta apostila. Quando clicamos no boto iniciar, o menu de mesmo nome (MENU INICIAR) aparece, e suas opes se tornam disponveis. Podemos verificar a existncia de opes com setinhas pretas e opes sem as mesmas: As que possuem setinha, so subdivididas, e no necessitam que se clique nelas, apenas que se coloque o mouse para que se abram. J as opes sem setinha, so executadas ao clique no mouse. Abaixo esto pequenas descries das opes contidas no menu iniciar: Todos os Programas: Rene os cones dos atalhos para todos os programas instalados no seu computador, os cones podem estar diretamente dentro da opo PROGRAMAS, ou dentro de um dos grupos que o subdividem (exemplo: Acessrios, que contm outras opes). Documentos Recentes: Ser apresentada uma listagem dos ltimos 15 documentos que foram trabalhados no computador. Os cones existentes aqui no so os cones dos verdadeiros documentos, mas sim, atalhos para eles.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Perquisar: Perdeu um arquivo que no sabe onde salvou? Quer encontr-lo ou encontrar um computador na rede? Esta opo nos d todos os subsdios para encontrar qualquer informao em nosso micro (mas se ela existir, lgico). Executar: Quer executar um programa que no possua um cone definido ou um atalho no menu Programas? Solicite a opo Executar e digite aqui o nome para encontrar o arquivo que deseja executar. Por exemplo, queremos executar um arquivo chamado SETUP.EXE que est localizado na unidade D: (CD-ROM), devemos digitar D:\SETUP.EXE e o Windows o executar... Para instalar novos programas na mquina, normalmente utilizamos este procedimento. Desligar: Para se desligar o computador com o Windows no se deve meter o dedo no boto da fora, no. Deve-se solicitar ao Sistema Operacional que esteja preparado para desligar, vindo nesta opo e confirmando o procedimento. Barra de tarefas A barra de tarefas mostra quais as janelas esto abertas neste momento, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade. A barra de tarefas muito til no dia a dia. Imagine que voc esteja criando um texto em um editor de texto e um de seus colegas lhe pede para voc imprimir uma determinada planilha que est em seu micro. Voc no precisa fechar o editor de textos. Apenas salve o arquivo que est trabalhando, abra a planilha e mande imprimir, enquanto imprime voc no precisa esperar que a planilha seja totalmente impressa, deixe a impressora trabalhando e volte para o editor de textos, dando um clique no boto!ao correspondente na Barra de tarefas e volte a trabalhar. A barra de Tarefas, na viso da Microsoft, uma das maiores ferramentas de produtividade do Windows. Vamos abrir alguns aplicativos e ver como ela se comporta.

APLICATIVOS QUE ACOMPANHAM O WINDOWS ACESSRIOS


O Sistema Operacional Windows traz consigo uma srie de aplicativos interessantes, que valem a pena ser estudados, principalmente por serem muito exigidos em concursos. O primeiro programa a ser estudado o Windows Explorer, responsvel pelo gerenciamento do contedo dos discos, bem como de suas pastas e arquivos. Windows Explorer o programa que acompanha o windows e tem por funo gerenciar os objetos gravados nas unidades de disco, ou seja, todo e qualquer arquivo que esteja gravado em seu computador e toda pasta que exista nele pode ser vista pelo Windows Explorer. Dotado de uma interface fcil e intuitiva, pode-se aprender a uslo muito facilmente, segue abaixo uma foto do Windows Explorer.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Painel do contedo

Painel das pastas

No lado esquerdo, v-se um painel, com todas as pastas do computador, organizado na forma de rvore, com a hierarquia bem definida, v-se, por exemplo, que a pasta arquivos de programas est dentro da Unidade C: (cone do disco, com o nome Joo). No painel direito (o maior) v-se o contedo da pasta que estiver selecionada, no caso, a pasta Meus Documentos. Para acessar o Windows Explorer, acione Iniciar / Programas / Windows Explorer. Copiando um Arquivo: Para copiar um arquivo, selecione-o no painel do contedo e arraste-o para a pasta de destino com a tecla CTRL pressionada. Voc ver que o mouse ser substitudo por uma seta com um sinal de + (adio) durante o arrasto. Depois do processo, haver duas cpias do arquivo, uma na pasta de origem e outra na pasta de destino. Movendo um Arquivo: De maneira anloga anterior, clique e arraste o arquivo desejado, mas pressione a tecla SHIFT, o arquivo deixar o local de origem e ficar no local de destino. Nas duas maneiras apresentadas acima para copiar ou mover arquivos, necessrio o pressionamento das teclas citadas, correto? No! (voc pode arrastar o arquivo desejado sem pressionar nenhuma tecla). Mas... (preste ateno a isso) ARRASTAR UM ARQUIVO ENTRE UNIDADES DIFERENTES: significa Copiar o arquivo ARRASTAR UM ARQUIVO ENTRE PASTAS DA MESMA UNIDADE: Significa Mover o arquivo Ainda podemos utilizar, para mover e copiar arquivos e pastas, trs comandos presentes no Windows Explorer: Menu / Comando - Tecla de atalho Menu Editar / Comando Recortar Tecla de Atalho: CTRL+X Menu Editar / Comando Copiar Tecla de Atalho: CTRL+C Ferramenta Funo Inicia o processo para MOVER um ou mais arquivos selecionados. Basta selecionar o(s) arquivo(s) e ento acionar este comando. Inicia o processo para COPIAR um ou mais arquivos selecionados. acionado da mesma maneira que o comando Recortar.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Menu Editar / Comando Colar Tecla de Atalho: CTRL+V

Finaliza os processos iniciados pelos comandos anteriores. Ou seja, para um MOVER ou COPIAR arquivos necessrio acionar o comando inicial, e, posteriormente, acionar o comando COLAR.

Renomeando um Arquivo: Para mudar o nome de um arquivo ou de uma pasta, siga os passos: 1) Selecione o objeto desejado (como se fosse necessrio dizer); 2) Acione o comando que permitir a insero do novo nome (existem 4 maneiras) a. Acionar Arquivo / Renomear; b. Clicar no nome do objeto (apenas no nome, no no cone em si); c. Pressionar F2 no teclado; d. Acionar a opo Renomear no menu resultante do boto direito do mouse. 3) Digite o novo nome do objeto; 4) Confirme a operao (ou pressionando ENTER, ou clicando com o mouse em qualquer local da janela);

Criando uma pasta: para criar uma pasta com o Windows Explorer, selecione o local onde a pasta ser criada, depois selecione, no menu ARQUIVO, a opo NOVO / PASTA.

RETIRANDO INFORMAES DO WINDOWS EXPLORER (ASSUNTO IMPORTANTE)

Endereo: Mostra o nome da pasta que se est explorando (visualizando) neste momento. Esta a primeira informao que voc precisa localizar no concurso.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Painel de Controle o programa que acompanha o Windows e permite ajustar todas as configuraes do sistema operacional, desde ajustar a hora do computador, at coisas mais tcnicas como ajustar o endereo virtual das interrupes utilizadas pela porta do MOUSE . O painel de controle , na verdade, uma janela que possui vrios cones, e cada um desses cones responsvel por um ajuste diferente no Windows (ver figura): Adicionar novo Hardware: Permite instalar com facilidade novos dispositivos no nosso computador, utiliza-se da praticidade do Plug in Play (visto antes). Adicionar e Remover programas: a maneira mais segura de se desinstalar ou instalar programas do nosso computador. H pessoas que, quando no querem mais um programa, acham que o suficiente exclu-los do disco rgido ledo engano. Deve-se desinstal-los, e a maneira mais segura por aqui. Nesta opo tambm podemos instalar/remover componentes do Windows e criar um Disco de Inicializao (Disquete que contm os arquivos necessrios para a inicializao de um computador, tambm chamado DISCO DE BOOT). Configuraes Regionais: Ajusta algumas configuraes da regio onde o Windows se localiza. Como tipo da moeda, smbolo da mesma, nmero de casas decimais utilizadas, formato da data e da hora, entre outras... Data/Hora: Permite alterar o relgio e o calendrio internos do computador, bem como inform-lo se este deve ou no entrar em horrio de vero automtico. Mouse: Ajusta configuraes referentes ao Ponteiro do computador, sua velocidade, se ele tem rastro ou no, se o duplo clique ser rpido ou mais lento, pode-se at escolher um formato diferente para o dito cujo. Teclado: Permite ajustar as configuraes do teclado, como a velocidade de repetio das teclas, o idioma utilizado e o LAYOUT (disposio) das teclas. Vdeo: Permite alterar as configuraes da exibio do Windows, como as cores dos componentes do Sistema, o papel de parede, a proteo de tela e at a qualidade da imagem, e configuraes mais tcnicas a respeito da placa de vdeo e do monitor.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Impressoras: Guarda uma listagem de todas as impressoras instaladas no micro, pode-se adicionar novas, excluir as existentes, configur-las, decidir quem vai ser a impressora padro e at mesmo cancelar documentos que estejam esperando na fila para serem impressos. Opes de Internet: Permite o acesso s configuraes da Internet no computador, esta janela pode ser acessada dentro do programa Internet Explorer, no menu Ferramentas. Os demais cones do painel de controle tm suas funes bem definidas, mas no cabe aqui estud-los, e alguns dos cones apresentados a figura acima no existem apenas no Windows, eles so colocados l quando se instala outro programa, como o caso do cone Real Player G2, entre outros... Menu Localizar um sistema de busca interessante do Windows. Quando no sabemos onde um determinado arquivo est ou que nome ele tem, ou por qualquer razo, de ordem etlica ou no, perdemos algum arquivo ou pasta, podemos encontr-lo com este poderoso aliado. O Menu Localizar recebe outro nome nas verses mais novas do Windows, ele passou a se chamar Menu PESQUISAR. A ferramenta Localizar permite encontrar um arquivo por alguns critrios: Nome do Arquivo, Data da ltima Modificao do arquivo, Data da Criao, Data do ltimo acesso, Tipo do Arquivo, Texto inserido no mesmo e at mesmo tamanho (em Bytes) do arquivo. Ferramentas de Sistema o nome de uma pasta que contm um conjunto de utilitrios do windows localizados em INICIAR / PROGRAMAS / ACESSRIOS. Neste grupo podemos encontrar: Scandisk: Varre os discos magnticos (Disquetes e HDs) em busca de erros lgicos ou fsicos em setores. Se existir um erro lgico que possa ser corrigido, o Scandisk o faz, mas se existe um erro fsico, ou mesmo um lgico que no possa ser corrigido, o Scandisk marca o setor como defeituoso, para que o Sistema Operacional no mais grave nada neste setor. Desfragmentador: Como o nome j diz, ele reagrupa os fragmentos de arquivos gravados no disco, unindo-os em linha para que eles possam ser lidos com mais rapidez pelo sistema de leitura do disco rgido. Quando um arquivo gravado no disco, ele utiliza normalmente vrios setores, e estes setores nem sempre esto muito prximos, forando o disco a girar vrias vezes para poder ler o arquivo. O desfragmentador corrige isso, juntando os setores de um mesmo arquivo para que o disco no precise girar vrias vezes.

ACESSRIOS DO WINDOWS
Os acessrios so pequenos aplicativos com funes bem prticas ao usurio e que acompanham o Windows em sua instalao padro. Os acessrios do Windows so: Calculadora: Pequeno aplicativo que simula uma mquina calculadora em dois formatos, a calculadora padro (bsica) e a calculadora cientfica. A Calculadora do Windows no apresenta formato de Calculadora Financeira e no pode salvar (no possui o comando SALVAR). WordPad: Pequeno processador de textos que acompanha o Windows, pode ser considerado como um Word mais fraquinho, ou seja, sem todos os recursos. Quando salvamos um arquivo no WordPad, este assume a extenso .DOC (a mesma dos arquivos do Word), mas o formato de um arquivo do Word 6.0. Paint: Programinha para pintar imagens Bitmap (formadas por pequenos quadradinhos). Os arquivos gerados pelo Paint tem extenso .BMP. No Windows, pode-se usar figuras do tipo BMP (GIF e JPG tambm) para servir de papel de parede (figura que fica enfeitando o segundo plano do DESKTOP).

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Bloco de Notas (NotePad): um editor de texto, ou seja, um programa que apenas edita arquivos de texto simples, sem formatao, sem enfeites. Quando salvamos arquivos do Bloco de Notas, sua extenso .TXT. Os arquivo feitos no NotePad no aceitam Negrito, Itlico, Cor da letra, ou seja: nenhuma formatao! Procedimentos para realizao de Backup Copia de Segurana.

Tipos de Backup

Procedimentos para realizao de Backups utilizando o windows XP Iniciar todos os programas acessrios ferramentas de sistema Backup Normal: Copia tudo aquilo que foi selecionado, independente se os arquivos sofreram backup ou no e alteram o atributo do arquivo. Incremental: copia tudo aquilo que foi criado ou alterado a partir do ultimo backup normal ou incremental e altera o atributo do arquivo. Diferencial: copia tudo aquilo que foi criado ou alterado a partir do ultimo backup normal ou incremental e no altera o atributo do arquivo. Dirio: copia tudo aqui que foi criado ou alterado na data corrente do computador. Cpia: Copia tudo aquilo que foi selecionado, independente se os arquivos sofreram backup ou no e no alteram o atributo do arquivo.

PROVAS FCC (FUNDAO CARLOS CHAGAS)


1) Em um sistema operacional, o kernel a) um computador central, usando um sistema operacional de rede, que assume o papel de servidor de acesso para os usurios da rede. b) a tcnica usada para permitir que um usurio d instrues para a mquina, usando instrues grficas. c) o processo de interveno do sistema operacional durante a execuo de um programa. Tem como utilidade desviar o fluxo de execuo de um sistema para uma rotina especial de tratamento. d) o ncleo do sistema, responsvel pela administrao dos recursos do computador, dividindo-os entre os vrios processos que os requisitam. No caso do Linux, o Kernel aberto, o que permite sua alterao por parte dos usurios. e) um pedido de ateno e de servio feito CPU.

02) Em relao aos recursos do Painel de Controle do Windows correto afirmar que a) a opo Vdeo exibe as propriedades de vdeo e permite alterar a resoluo da tela. b) para saber a identificao de um computador na rede deve-se usar o recurso Opes de acessibilidade. c) para configurar uma rede domstica ou conectar-se Internet deve-se utilizar o recurso Adicionar ou remover programas.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

d) a inverso das funes dos botes direito e esquerdo do mouse feita por meio do recurso Opes de acessibilidade. e) a soluo de problemas que possam estar ocorrendo no hardware pode ser feita por meio do recurso Solues de hardware. 03) Em relao aos conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos e pastas correto afirmar que a) uma pasta constitui um meio de organizao de programas e de documentos em disco e pode conter apenas arquivos. b) uma pasta compartilhada pode ser acessada por qualquer usurio da rede, independente de senha. c) a forma mais eficiente para armazenar arquivos, visando localizao posterior, criar uma nica pasta e, nela, salvar todos os arquivos que forem sendo criados ou copiados. Isso evita que tenham que ser abertas vrias pastas para procurar um determinado arquivo, agilizando em muito na sua localizao. d) a pesquisa de arquivos no Windows pode ser feita levando-se em conta diversos critrios. O critrio mais utilizado, por ser mais simples e prtico, o tamanho do arquivo. e) no sistema operacional Windows, a pasta, geralmente localizada em um servidor de arquivos, que os administradores podem atribuir a usurios individuais ou grupos, denominada pasta base. Os administradores utilizam as pastas base para consolidar os arquivos dos usurios em servidores de arquivos especficos com a finalidade de facilitar o backup. As pastas base so usadas por alguns programas como a pasta padro para as caixas de dilogo Abrir e Salvar como. 04) Os tipos de backups determinam quais dados sofrem a cpia de segurana e a forma como ela deve ser feita. Com relao a este assunto correto afirmar que a) o backup incremental deve ser feito sempre antes de um backup normal. b) o backup normal deve ser feito sempre aps um backup diferencial e s deve ser descartado aps o prximo backup incremental. c) o uso de um backup normal dirio dispensa o uso de um backup incremental semanal. d) o uso de um backup diferencial aps um backup normal pode danificar todo o sistema de backup de uma empresa se, aps a sua realizao, no for feito um backup incremental. e) a principal diferena entre os backups normal, incremental e diferencial est no sistema de fitas utilizado para armazen-los. 05) Deve-se tomar alguns cuidados com as informaes armazenadas em um computador. Um dos mais importantes a realizao de cpias de segurana (Backup). Com relao a essa situao e considerando o ambiente Windows, correto afirmar que a) o mais importante a realizao diria da cpia de segurana do BIOS de sua mquina. b) o backup de cpia copia todos os arquivos selecionados, mas no marca cada arquivo como tendo sofrido backup. c) o backup normal copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup diferencial e incremental. d) um backup normal aquele que copia somente os arquivos criados desde o ltimo backup normal. e) um backup incremental s copia arquivos criados desde o ltimo backup incremental. 06) Por recomendao da auditoria, foram adotados procedimentos de backup de arquivos dos computadores. A fim de evitar a interrupo dos trabalhos, em caso de sinistro, foi recomendado principalmente que a) os computadores sejam mantidos desligados, aps o expediente, e somente as cpias do sistema operacional sejam mantidas em locais geograficamente distintos e vigiadas 24 horas por dia. b) sejam feitas semanalmente cpias de arquivos e que estas sejam guardadas, de preferncia, em um mesmo local para agilizar a retomada. c) os computadores permaneam ligados, ininterruptamente, e apenas as cpias dos arquivos de programas sejam mantidas em locais geograficamente distintos e vigiadas 24 horas por dia. d) sejam feitas diariamente cpias de arquivos e que estas sejam guardadas, de preferncia, em um mesmo local para agilizar a retomada. e) sejam feitas regularmente cpias de segurana dos arquivos e que estas sejam mantidas em locais geograficamente distintos.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

07) Para evitar a perda irrecupervel das informaes gravadas em um computador e proteg-las contra acesso no autorizado, necessrio que se adote, respectivamente, as medidas inerentes s operaes de a) backup dos arquivos do sistema operacional e configurao de criptografia. b) checkup dos arquivos do sistema operacional e inicializao da rede executiva. c) criptografia de dados e inicializao da rede privativa. d) backup de arquivos e uso de senha privativa. e) uso de senha privativa e backup dos arquivos do sistema operacional. 08) Uma forma de proteger os dados de uma organizao contra perdas acidentais a realizao peridica do backup desses dados de uma forma bem planejada. Entre os tipos de backup, no incremental a) feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio somente se eles no tiverem marcados como copiados (participado do ltimo backup) ou se tiverem sido alterados, marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do ltimo backup). b) feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usurio, independentemente de estarem marcados como copiados (participado do ltimo backup), marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do ltimo backup). c) feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usurio, independentemente de estarem marcados como copiados, mas nenhum marcado como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup). d) feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio somente se eles no tiverem marcados como copiados (participado do ltimo backup) ou se tiverem sido alterados, mas nenhum marcado como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup). e) feito o backup apenas dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio que tiverem sido alterados na data corrente, mas no marca nenhum como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup). 09) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos de hardware e software. I. O mais importante pacote de software de um computador o conjunto de drives nele instalados, utilizados para controle de todos os perifricos. II. O sistema operacional um sistema integrado de programas que gerencia as operaes da CPU, controla os recursos e atividades de entrada/sada e de armazenamento e fornece vrios servios de apoio medida em que o computador executa os programas aplicativos dos usurios. III. O sistema operacional executa atividades que minimizam a necessidade de intervenes dos usurios, como, por exemplo, acesso rede e gravao e recuperao de arquivos. IV. Para obter o rendimento mximo de um computador utilizado como servidor, o sistema operacional dever ser acionado aps a inicializao de todos os aplicativos de gerenciamento de rede. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 10) Com relao a software livres, suas licenas de uso, distribuio e modificao, assinale a opo correta, tendo como referncia as definies e os conceitos atualmente empregados pela Free Software. a) Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa fsica em ambiente com sistema operacional da famlia Linux, devendo haver restries de uso a serem impostas por fornecedor no caso de outros sistemas operacionais. b) O cdigo-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeioado pelo usurio, para necessidades prprias, e o resultado de aperfeioamentos desse software pode ser liberado e redistribudo para outros usurios, sem necessidade de permisso do fornecedor do cdigo original.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

c) Toda licena de software livre deve estabelecer a liberdade de que esse software seja, a qualquer momento, convertido em software proprietrio e, a partir desse momento, passem a ser respeitados os direitos de propriedade intelectual do cdigo-fonte do software convertido. d) Quando a licena de um software livre contm clusula denominada copyleft, significa que esse software, alm de livre, tambm de domnio pblico e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar verses nogratuitas do referido software podero faz-lo, desde que no haja alteraes nas funcionalidades originais do software. e) Um software livre considerado software de cdigo aberto quando o seu cdigo-fonte est disponvel em stio da Internet com designao .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeioado e estendido s necessidades dos usurios, que, para execut-lo, devem compil-lo em seus computadores pessoais. Essa caracterstica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietrios. 11) No Windows XP, o Windows Explorer permite o gerenciamento da rvore de diretrios e tem como uma de suas funes organizar a) arquivos e pastas no painel esquerdo da janela. b) apenas arquivos, no painel esquerdo da janela. c) arquivos e pastas no painel direito da janela. d) apenas pastas, no painel direito da janela. e) apenas arquivos, no painel direito da janela. 12). Em relao a organizao e gerenciamento de arquivos e pastas no ambiente Windows XP, correto afirmar: a) No Windows Explorer, o bloqueio de uma pasta para uso apenas de seu proprietrio indicado pela presena da figura de uma mo integrada ao respectivo cone. b) O uso combinado das teclas Shift, Alt e Del serve para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira. c) A organizao de pastas e arquivos pode ser feita dentro do painel esquerdo do Windows Explorer. d) A renomeao de uma pasta ou arquivo pode ser feita tanto no painel esquerdo quanto no painel direito do Windows Explorer. e) Usar o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco uma operao de recortar e colar, sucessivamente. 13) Considere: I. Windows software proprietrio e Linux software livre. II. Windows alvo de milhares de vrus e parasitas virtuais enquanto que Linux praticamente imune a vrus. III. Apenas o Windows possui interface grfica intuitiva. Est correto o que consta em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

14) No Windows Explorer do Windows XP, um clique com o mouse no smbolo [+] que precede uma pasta na janela esquerda da rea de trabalho trar como resultado a exibio a) apenas das respectivas subpastas em ambas as janelas da rea de trabalho. b) das pastas na janela esquerda e dos arquivos na janela direita da rea de trabalho. c) apenas das respectivas subpastas nessa mesma janela da rea de trabalho. d) das respectivas subpastas e arquivos em ambas as janelas da rea de trabalho. e) apenas os respectivos arquivos na janela direita da rea de trabalho. 15) Usada para desfazer alteraes feitas e para retornar as configuraes do computador a uma etapa anterior, preservando os trabalhos recentes, sendo um processo totalmente reversvel. No Windows, trata-se de a) Restaurao do sistema.

Exato Concursos
b) Painel de controle. c) Atualizaes automticas. d) Central de segurana. e) Gerenciador de tarefas.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

16) Em relao restaurao de um estado anterior do Windows XP, correto afirmar: a) a restaurao somente tem efeito se realizada em tempo de inicializao do Windows. b) dependendo do problema, a restaurao pode ser realizada em tempo de inicializao do sistema operacional ou de dentro da prpria seo ativa do Windows. c) a restaurao somente tem efeito se realizada na prpria seo ativa do Windows. d) quando a restaurao realizada em tempo de inicializao do sistema operacional, o CD de instalao sempre ser requisitado. e) em qualquer situao de restaurao, o sistema operacional requisitar o CD de instalao. 17) No Windows Explorer, do Windows XP, ao se clicar com o boto direito do mouse numa mesma pasta, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito da rea de trabalho, sero exibidas as mesmas opes de menu, EXCETO a) Abrir. b) Explorar. c) Enviar para. d) Criar atalho. e) Excluir. 18) No Windows XP, uma das funes do Windows Explorer organizar arquivos e pastas atravs de operaes disponveis em menus e botes. Uma operao NO disponvel no Explorer : a) copiar. b) salvar. c) recortar. d) renomear. e) colar. 19) Em relao aos recursos comuns, tanto no Windows, quanto no Linux, INCORRETO afirmar que possuem a) sistema operacional de cdigo aberto. b) sistema operacional multiusurio e multitarefa. c) suporte a vrios sistemas de arquivos. d) restrio de acesso a usurios, arquivos e pastas (diretrios). e) administrao e assistncia remotas.

20) O Windows permite a conexo com uma pasta de rede compartilhada bem como a atribuio de uma letra de unidade conexo para que se possa acess-la usando "Meu computador". Para fazer isso, deve-se clicar com o boto direito em "Meu computador" e escolher a) "Meus locais de rede". b) "Procurar computadores". c) "Explorar". d) "Gerenciar". e) "Mapear unidade de rede". 21) um dos utilitrios do Windows XP que serve para analisar volumes locais, alm de localizar e consolidar arquivos para que cada um ocupe um espao nico e contguo no volume. Trata-se de a) Volume. b) Desfragmentador. c) Compactador. d) Restaurador do sistema.

Exato Concursos
e) Informaes do sistema.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

22) Um estagirio apagou acidentalmente um importante relatrio que seu chefe vinha preparando h duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens no so armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, no podem ser restaurados: I. Itens excludos de locais da rede. II. Itens excludos de mdia removvel (como disquetes de 3,5 polegadas). III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excludos h mais de quinze dias. V. Itens ocultos e arquivos do sistema. NO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento <Restaurar> da Lixeira do Windows APENAS os itens a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e V. d) II, III, IV e V. e) III e V. 23) O utilitrio de Backup do Windows XP grava as cpias de arquivos para proteger os dados contra perda acidental, normalmente com a extenso a) .seg b) .cop c) .bks d) .bkp e) .bkf 24) Na categoria de software bsico de um computador est qualquer a) sistema de aplicao cientfica.b) produto de office automation. c) linguagem de programao. d) sistema gerenciador de banco de dados. e) driver de dispositivo de hardware.

25) Quando uma pasta for aberta em Meus Documentos do MS Windows XP, os seus arquivos e subpastas sero exibidos como cones. direita de cada cone, aparecer o nome da subpasta ou arquivo e, abaixo do nome, as informaes da classificao escolhida para exibio, se no menu Exibir for escolhida a opo a) Lista. b) cones. c) Detalhes. d) Miniaturas. e) Lado a lado. 26) No sistema operacional Windows h algumas regras que devem ser seguidas para nomear e renomear um arquivo ou uma pasta. Sobre o assunto, considere: I. Um nome de arquivo ou pasta deve ter at 55 caracteres. II. Para nomear ou renomear arquivos no podem ser usados os caracteres: * / \ | : ? < > III. No pode haver mais de um objeto com o mesmo nome no mesmo diretrio ou pasta.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

IV. Na mesma pasta ou diretrio, possvel arquivar dois objetos com o mesmo nome, desde que o arquivo tenha at 55 caracteres. correto o que consta APENAS em a) II e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) III e IV. e) II e III. 27) As cpias de arquivos informatizados, para manuteno do sistema, ou a simples cpia de um arquivo para o disquete, so formas de a) backup. b) download. c) update. d) scandisk. e) service pack. 28) No Windows, a possibilidade de controlar e reverter alteraes perigosas no computador pode ser feita por meio I. da restaurao do sistema. II. das atualizaes automticas. III. do gerenciador de dispositivos. Est correto o que consta em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

WORD

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Funo Barra de Ferramenta


1) Novo - abre novo documento em branco - o novo documento no fecha o anterior - clicando no arquivo e na opo novo ele abre alguns modelos - Dot extenso de arquivo de modelo do Word - 255 caracteres para nome do arquivo - o usurio pode criar a extenso dot, ou seja, criar um modelo. - Ctrl+O 2) Abrir - Abrir um arquivo j existente.

Exato Concursos
- Ctrl+A 3) Salvar

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

- salvar como s vai abrir salvar como, caso o documento no tenha nome. - salvar senha: salvar como ferramenta opes de segurana - senha de proteo e de gravao no protege o arquivo da excluso acidental ou no autorizada - (RTF Rica Formatao de Texto: meio universal) - Ctrl+B

4) Permisso de Acesso - permite acessar ou no em determinado arquivos. 5) Correio e-mail - disponibiliza o arquivo para ser enviado como corpo de e-mail e no como arquivo anexado 6) Imprimir - s posso definir o n de cpia quando pressionar Ctrl+P ou clicar em arquivo imprimir - na caixa de dialogo posso definir qual a impressora - Ctrl + P 7) Visualizar impressora - possvel fazer alterao no texto. - mostra com ficar o arquivo impresso. 8) Verificar e corrigir ortografia - Shift + F7: para sinnimos - boto direito opes sinnimos - F7 abre verificao e corrigir ortografia 9) Recortar - recorta o que est selecionado - Ctrl + X 10) Copiar - copia o que est selecionado - Ctrl + C 11) Colar - cola o que foi selecionado - Ctrl + V posso ter at 24 objetos de transferncia, que vo para rea de transferncia (click duplo no copiar ou Ctrl+C rapidamente 2 vezes) 12) Pincel - cpia somente formatao (tamanho tipo de letra cor) para outras palavras ou at frases. - no copia caixa alta.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

- desativar o pincel s clicar nele novamente ou dar esc - clicar na palavra formatada e depois na palavra que quero que fique com a mesma formatao. - Ctrl+Shift+C copia formatao - Ctrl+Shift+V cola formatao 13) Desfazer - caso o arquivo seja fechado no tem como desfazer algo anterior - Ctrl+Z 14) Refazer - Ctrl+R 15) Inserir hiperlink - associa uma palavra qualquer a um site ou a um objeto no computador (pasta no arquivo) - para remover: clique no boto direito - Ctrl+K 16) Tabela e Bordas - inserir tabela: Calculo simples: vou em tabela frmula Inserir planilha do Excel no Word: duplo clique Inserir coluna: do cursor para baixo formatar - coluna 17) Desenho - exibe ou no barra de desenho 18) Estrutura do documento 19) - mostra ou oculta caracteres no imprimveis como a marca do pargrafo e a tabulao 20) Zoom - ampliar ou reduzir a exibio do documento para o usurio visualizao, porm no muda a formatao. 21) Ajuda - F1 22) Ler - exibe como se fosse um livro Salvar na rea de trabalho - vou ao arquivo salvar como criar nova pasta salvar (no desktop)

Para selecionar trs palavras em posies diferentes: primeiro seleciono a palavra, depois aperto no Ctrl e seleciona as outras palavras que quero. Coluna - selecionar somente a parte do texto que quero e pedir coluna Abrir rea de transferncia duplo clique no colar ou Ctrl + C 23) EST Estender seleo - seleciona aonde eu clicar com o cursor

Exato Concursos
- F8

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Modelo de documento extenso dot Para imprimir apenas uma parte de um texto: eu seleciono apenas a parte desejada e clico em ctrl + p e sou a opo seleo. Tabela - barra de menu: tenho mais opes - clicar (inserir tabela cone) mais rpido para inserir, porm no tem opo para formatao 23) Tab - 1, 25 padro: pressionar a tecla tab - na tabela essa tecla no tabula, ela direciona para prxima clula. - em tabela o Ctrl + tab que ter a funo de tabulao 24) Tabela - formula - converter tabela Teclas de atalho do Word: o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o Ctrl + Esc iniciar Ctrl + Alt + Del gerenciar as tarefas do Windows; finaliza aquilo que no est funcionando Ctrl + G alinhamento direita Ctrl + K inserir Hiperlink. Ctrl + Z desfaz a ultima ao Ctrl + E - alinhar: centralizar Ctrl + L - localizar Ctrl + Q - alinhar:a esquerda Ctrl + G - alinhar: a direita Ctrl + J - alinhar: justificado Ctrl + 1 espaamento simples Ctrl + 2 espaamento duplo Ctrl + 5 espaamento 1,5 Ctrl + Shift seleciona palavra por palavra Ctrl + Shift + home seleciona o que est a partir do cursor at o inicio da linha Ctrl + Shift + end seleciona o que est a partir do cursor at o final da linha Ctrl + Shift + F muda o tipo da fonte Ctrl + Shift + P muda o tamanho da fonte Ctrl + Shift + C copia formatao Ctr l+ Shift + V cola formatao Shift + F3 alterna maiscula e minscula e inicial maiscula Shift + F7 abre atalho de pesquisa Alt + Tab alterna entre aplicativos abertos Alt + F4 fecha janela Alt + Barra de espao abre o menu de atalho Alt + Tab alterna entre os aplicativos abertos na barra de tarefa; lixeira: armazena arquivos excludos da Winchester Alt + (mais a letra do acesso) d acesso ao menu correspondente Alt + Print Screen vai para a rea de Transferncia (cpia a janela altiva) entre linhas (somente no pargrafo em que se encontra o curso)

Exato Concursos
o o o o o o Print copia tudo F8 + 1 seleciona letra F8 + 2 seleciona palavra F8 + 3 seleciona frase

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

F8 + 4 seleciona o texto todo F1 Ajuda

EXERCCIOS WORD - FCC


01) Comparando-se o Word com o Writer, a) apenas o Word possui o menu Tabela. b) apenas o Word possui o menu Ferramentas. c) nenhum dos dois possui o menu Tabela. d) apenas o Word possui os menus Ferramentas e Tabela. e) ambos possuem os menus Ferramentas e Tabela. 02) So itens de mesmo nome e funcionalidade do menu Ferramentas nos editores de textos do Microsoft Office e do BrOffice.org: a) Numerao de linhas; Galeria; AutoResumo. b) AutoResumo; Galeria; Proteger Documento. c) Numerao de linhas; AutoResumo; Ortografia e gramtica. d) Ortografia e gramtica; Idioma; Opes de autocorreo. e) Idioma; Notas de rodap; Modelos e suplementos. 03) No processador de texto do Microsoft Office o texto selecionado pode ser sublinhado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + S e negritado utilizando simultaneamente as teclas Crtl + N. No processador de texto do BrOffice o mesmo efeito conseguido utilizando, respectivamente, as teclas a) Crtl + S e Crtl + N b) Crtl + S e Crtl + B c) Crtl + U e Crtl + B d) Crtl + U e Crtl + N e) Crtl + _ e Crtl + 04) No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar so opes de a) organizao de desenhos. b) ajustamento de clulas em planilhas. c) formatao de texto. d) ajustamento de slides para exibio. e) aumento e diminuio de recuo. 05) Nos processadores de texto Word e BrOffice.org Writer, so comandos com funes e nomes idnticos: a) Copiar, Controlar alteraes e Mapa do documento. b) Pesquisar arquivo, Salvar como e Visualizar pgina da Web. c) Ir para, Recortar e Diminuir recuo. d) Layout de impresso, Hyperlink e Copiar. e) Centralizar, Colar e Limites da tabela. 06) Um estagirio clicou acidentalmente no cone que mostrava um pincel em uma barra de ferramentas do Microsoft Word 2003. Descobriu, ento, que a ferramenta Pincel serve para a) retocar o texto selecionado, corrigindo palavras grafadas incorretamente. b) copiar e aplicar formatao de texto e alguma formatao grfica bsica. c) mudar a cor do texto selecionado para a cor indicada na paleta de cores da ferramenta. d) desenhar formas geomtricas simples (linhas, setas, quadrados, crculos...). e) desenhar figuras mo livre em um documento. 07) Estando o cursor posicionado na ltima clula da ltima linha de uma tabela, dentro de um documento MS Word 2003, ao pressionar a tecla TAB a) uma nova coluna ser adicionada direita da tabela.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

b) uma nova clula ser adicionada direita, no final da tabela. c) o cursor ser posicionado na primeira clula da primeira linha da tabela. d) o cursor ser posicionado no incio da primeira linha, do documento, aps a tabela e fora dela. e) uma nova linha de tabela ser adicionada no final da tabela. 08) Aps digitar um texto mais ou menos longo com letras mistas (maisculas e minsculas), um funcionrio notou que a recomendao era para digitar todo o texto em letras maisculas. Assim, para no digitar tudo de novo, aps selecionar o texto em questo, ele habilitou, no editor de textos, um efeito de fonte chamado Todas em maisculas, disponvel a partir do menu a) Arquivo. b) Editar. c) Exibir. d) Inserir. e) Formatar. 09) No editor de textos, a insero sem formatao (Texto no formatado) de um texto copiado de outro, possvel ser realizada a partir do menu a) Inserir e da opo Texto no formatado. b) Inserir e da opo Colar especial. c) Editar e da opo Colar especial. d) Editar e da opo Inserir texto no formatado. e) Formatar e da opo Colar especial. 10) A contagem dos caracteres digitados (incluindo-se os espaos entre estes) em um documento elaborado no Writer possibilitada por uma das opes do menu a) Arquivo. b) Ferramentas. c) Editar. d) Formatar. e) Exibir.

11) A formatao no MS-Word (menu Formatar) inclui, entre outras, as opes a) Pargrafo; Fonte; Colunas; e Molduras. b) Pargrafo; Fonte; Data e hora; e Legenda. c) Referncia cruzada; Pargrafo; Maisculas e minsculas; e Estilo. d) Cabealho e rodap; Rgua; Barra de ferramentas; e Marcadores e numerao. e) Barra de ferramentas; Marcadores e numerao; Referncia cruzada; e Fonte.

12) NO se trata de uma opo de alinhamento da tabulao de pargrafos no MS Word: a) Direito. b) Centralizado. c) Esquerdo. d) Justificado. e) Decimal.

13) Para que uma imagem seja inserida em um documento Word 2003 de forma que o texto fique disposto ao redor, por todos os lados da imagem, esta dever ter o seu layout formatado com a opo a) Alinhado, apenas. b) Atrs ou Na frente. c) Atrs ou Quadrado. d) Alinhado ou Comprimido. e) Quadrado ou Comprimido.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

14) Dentro de um documento Word 2003, a formatao de um pargrafo, a partir da margem esquerda, que provoca o recuo para a direita de todas as linhas do pargrafo, exceto a primeira, exige a especificao da medida do recuo depois de clicar em a) Primeira linha do recuo especial. b) Primeira linha do recuo esquerdo. c) Deslocamento do recuo esquerdo. d) Deslocamento do recuo especial. e) Deslocamento do recuo direito.

EXCEL

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Pasta 1 (barra de ferramenta). - pasta (arquivo) um conjunto de planilhas. - cada pasta tem trs planilhas ( padro), porm uma pasta pode ter 255 planilhas. - para aumentar o nmero de planilhas s clicar no menu inserir planilhas. - pode haver relao entre as planilhas. - o Excel no corrige automaticamente, nem deixa a tarja vermelha em palavras escritas de forma errada, para isso utiliza-se o comando F7 (Ferramentas Verificar e Corrigir Ortografia. - Barra: A coluna 1 planilha: 1 linha

tem um total de 256 coluna tem um total de 65536 linhas

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Clula intercesso da coluna com a linha. - tudo que digito na clula aparece na barra. - 32 mil caracteres incluindo letras e nmeros.

A) barra ttulos

B) barra menu C) barra ferramenta

D) barra formatao

E) barra de frmulas

C) Barra Ferramenta
1) Novo - abre novo documento em branco. - o novo documento no fecha o anterior. - clicando no arquivo e na opo novo ele abre alguns modelos. - Ctrl+O 2) Abrir - abre os arquivos existentes. - Ctrl+A 3) Salvar - salvar como s pedir ou se o documento no tiver nome ele abre automaticamente. - salvar senha: salvar como ferramenta opes de segurana. - 255 caracteres para nome do arquivo. - Ctrl+B. 4) Permisso de Acesso - permite acessar ou no em determinado arquivos em rede. 5) Correio e-mail .

- disponibiliza que o arquivo seja enviado como: corpo de e-mail ou como arquivo anexado; o usurio faz a opo. 6) Imprimir .

- s podemos definir o nmero de cpias quando pressionamos Ctrl+P ou clicamos em arquivo imprimir. - na caixa de dialogo posso definir qual a impressora. - Ctrl + P 7) Visualizar impressora - no modo visualizar impresso no consigo fazer alteraes do planilha (diferentemente do Word). - mostra como ficar a impresso. 8) Pesquisa - Shift + 7 9) Recortar - recorta o que est selecionado - quando eu recorto no Excel s sai da rea de visualizao quando eu colo em outra rea. - Ctrl + X 10) Copiar

Exato Concursos
- copia o que est selecionado - Ctrl + C 11) Colar - cola o que foi selecionado - Ctrl + V 12) Pincel

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

- cpia somente formatao (tamanho tipo de letra cor) para outras palavras ou at frases. -- Ctrl+Shift+C copia formatao. - Ctrl+Shift+V cola formatao. 13) Desfazer .

- caso o arquivo seja fechado no tem como desfazer algo anterior - Ctrl+Z 14) Refazer - Ctrl+R 15) Inserir hiperlink - associa uma palavra qualquer a um site ou a um objeto no computador (pasta no arquivo) - clica na clula e no inserir hiperlink - Ctrl+K

16) (auto-soma) - sempre que for inserir frmula devo colocar =, depois especificar a coluna e a linha. - Exemplo: =soma(A1 + B1) - =soma(A1 : B1) at- todo o intervalo

- =soma(A1 ;B1)

refere-se as clulas citadas

- =soma(A1:A4/4) primeiro ele dividi o A4 por 4 e depois soma tudo - mdia =soma (A1:A4)/4

- na seta se consegue efetuar formulas (soma mdia conta mx min) - =hoje( ) aparece data de hoje - =hoje( )+5 aparece data de 5 dias depois de hoje - = b1^2+c1 significa que o prximo nmero expoente do primeiro.

- auto-calculo est na barra de status - s visualiza os resultados - tem que selecionar - quero saber outra formula clicar com boto direito e fao a opo Classificao: crescente : ateno para a direo que eu comeo a selecionar

Exato Concursos
Decrescente 17) Grfico - exibe ou no barra de desenho 18) zoom s para visualizao 19) Ajuda - igual ao Word 20) Ala de preenchimento

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

- duplo clique na laa cpia automaticamente at onde est preenchido e faz o calculo. posso dar o nome que eu quiser na caixa de texto

E) barra de frmulas
1) Mesclar e centralizar - torna vrias clulas selecionadas em uma nica clula 2) Estilo de moeda - transforma o nmero estilo de moeda (ex: 12 3) 4) 5) 6) acrescenta dois zeros e o smbolo de porcentagem s coloca uma vrgula e acrescenta dois zeros depois do nmero Aumenta casa decimal Diminui casa decimal R$ 12,00)

7) Diminui recuo 8) aumenta recuo 9) bordas inserir bordas na tabela

10) cor do preenchimento - dar cor do preenchimento dentro da clula

Observaes Importantes
Caixa de nome pode ser renomeado

Para saber apenas o valor da soma sem aplicar uma frmula. Seleciono os valores e observo:

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

EXERCCIOS EXCEL
01) O recurso de Auto Clculo da Planilha eletrnica MS-Excel, referente a um intervalo de clulas selecionadas, permite exibir a soma dos valores do intervalo a) numa outra clula selecionada. b) Na caixa de nome. c) Na barra de tarefas. d) Na barra de frmulas e) Na barra de status. 02) No Excel, com uma planilha inicialmente sem dados, preenche-se o intervalo das clulas E1 at E10. em seguida, preenche-se a clula F1 com janeiro e a clula G1 com fevereiro. Finalmente, seleciona-se a clula F1. Ao dar um clique duplo no pequeno quadrado que se encontra no canto inferior direito da seleo, o resultado da clula F10 ser: a) janeiro b) Fevereiro c) Outubro d) Julho e) Nulo.

03) Um usurio recebeu uma planilha no Excel, conforme apresentada ao lado. Como tarefa, deveria reencher as clulas A6, B6 e C6 de acordo com regras pr-estabelecidas. Aps cumprir essa tarefa, correto afirmar que, a) ao selecionar a clula A6, digitar =SOMA(A1&A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula A6 foi 153. b) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:C6) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 495. c) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 153. d) ao selecionar as clulas de A1 at A5, pressionar a tecla Ctrl, e mantendo-a pressionada, selecionar as clulas de A5 at C5 e, em seguida, clicar no boto AutoSoma, o resultado da clula A6 foi 300. e) ao selecionar a clula B6, digitar =SOMA(A1:C5) e, em seguida, teclar Enter, o Excel apresentou uma mensagem de erro e o resultado da clula C6 foi 0. 04) Em uma planilha inicialmente vazia do Excel, um usurio preencheu as clulas A1 e A2 com os valores inteiros positivos 10 e 20, respectivamente. Ao selecionar as duas clulas e arrastar o pequeno quadro que surgiu no canto inferior direito da seleo, para a clula A5 ele observar que a) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 10. b) a clula A5 ser preenchida com o valor igual a 20. c) a clula A4 ser preenchida com o valor igual a 40. d) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 20. e) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 30. 05) O programa Excel permite o estabelecimento de referncias relativas e tambm de refe-rncias absolutas. O tipo de referncia utilizada, determina como sero realizadas as cpias de clulas em que existam frmulas. Ao digitar a frmula na clula A1 e copi-la para as clulas A2, B1 e B2 que resultados se obtm, respectivamente?

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

a) C6+$D$6+C$6, D5+$D$5+D$5 e D6+$D$6+C$6 b) C5+$D$5+C$5, D5+$D$5+D$5 e D5+$D$5+C$5 c) C6+$D$6+C$6, D5+$D$5+D$5 e D6+$D$5+D$5 d) C6+$D$5+C$5, D5+$D$5+D$5 e D6+$D$5+D$5 e) C6+$D$6+C$6, D5+$D$6+D$6 e D6+$D$6+D$6 06) O Excel XP possui a funo SE, e com essa funo possvel escolher com qual valor a clula ser preenchida. A figura seguinte representa uma tabela do Excel 97 onde foram colocados alguns valores e tambm uma funo SE, representada na Barra de Frmulas.

Copiando a frmula da Clula C2 para as clulas C3 e C4, obtm-se, respectivamente, os seguintes resultados: a) Ruim, Bom e timo. b) Bom, timo e Ruim. c) timo, Ruim e Bom. d) Ruim, timo e Bom. e) timo, Ruim e Ruim. 07) No Excel, uma clula com a referncia Primeira!C5 indica a) que este valor foi transferido para a clula C5 da pasta de trabalho Primeira. b) que este valor foi transferido para a clula C5 da planilha Primeira. c) que este valor foi transferido da clula C5 para a clula Primeira. d) uma referncia clula C5 da planilha Primeira na pasta de trabalho atual. e) que este valor foi transferido da clula Primeira para a clula C5. 08) Uma pasta de trabalho no MS Excel corresponde ao conceito de a) uma planilha ativa no desktop. b) uma planilha ativa ou no. c) um agrupamento de clulas. d) um diretrio com arquivos .XLS. e) um arquivo .XLS. 09) A figura abaixo foi extrada do Microsoft Excel 2002, verso em Portugus e configurao padro do fabricante.

Se na clula D9 (no mostrada na figura) tivermos a frmula =SOMA(A1:A3,A3:C3,C3:C5), seu valor conter o seguinte resultado: a) erro

Exato Concursos
b) 49 c) 57 d) 73 e) 253

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

10) No Microsoft Excel 2000, verso Portugus, configurao original a) pode-se atribuir nomes nicos a clulas ou intervalos; a nica restrio que este nome no pode ser utilizado para referenciar a clula em uma frmula. b) se digitarmos a frmula =SOM(A1:A3), teremos o aparecimento de um valor de erro do tipo #NOME? c) quando em uma clula na qual deveria aparecer um nmero aparece #####, significa que houve um erro no clculo do referido nmero. d) um valor de erro #N/D ocorre quando um valor se encontra disponvel para uma funo ou frmula. e) endereos relativos so endereos de clulas em relao planilha onde foram definidos e endereos absolutos so endereos de clulas em relao pasta de trabalho onde foram definidos. 11) O recurso de AutoClculo da planilha eletrnica MS Excel, referente a um intervalo de clulas selecionadas, permite exibir a soma dos valores do intervalo a) na caixa de nome. b) na barra de tarefas. c) na barra de frmulas. d) na barra de status. e) numa outra clula selecionada. 12) Ao digitar uma frmula de clculo em planilhas eletrnicas, NO se usa o sinal matemtico a) + para operao de soma. b) para a operao de subtrao. c) x para a operao de multiplicao. d) / para a operao de diviso. e) ^ para a operao de exponenciao. 13) No MS Excel 2000, a edio e a exibio de grficos extensos ou complexos, preservando-se o espao na tela medida em que se trabalha na planilha correspondente, devem ser realizadas em a) relatrios de grfico dinmico. b) relatrios de tabela dinmica. c) assistente de grficos. d) folhas de grfico. e) grficos incorporados. 14) No MS Excel, aps selecionar as clulas desejadas, pode-se defini-las como rea de impresso da planilha na opo a) Configurar pgina, do menu Arquivo. b) Quebra de pgina, do menu Inserir. c) Visualizar a impresso, do menu Formatar. d) rea de impresso, do menu Inserir. e) rea de impresso, do menu Arquivo. 15) Em uma planilha do Excel, as clulas A1 e A2 selecionadas contm, respectivamente, os valores 1 e 2. Aps arrast-las pela ala de preenchimento at a clula E2, esta clula ser preenchida com a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

16) Em uma planilha do Excel, dadas as clulas B1=5, C1=4, D1=3, E1=2 e F1=1, o resultado da frmula =B1+C1*D1-E1/F1, na clula A1, ser a) 9. b) 15. c) 21. d) 25. e) 54. 17) No MS Excel 2000, uma clula selecionada normalmente ser preenchida, ao clicar no boto AutoSoma, com uma frmula no formato a) =SOMA(clula_m ; clula_n) b) =SOMA(clula_m : clula_n) c) =clula_m + clula_n d) =AUTOSOMA(clula_m ; clula_n) e) =AUTOSOMA(clula_m : clula_n) 18) Considere as clulas do MS Excel 2000, com os respectivos contedos: D6=5,00; D7=6,00; D8=10,00; D9=2,00 e D10=D6+D7*D8/D9. A clula D10, no formato Moeda com smbolo R$, observando-se o alinhamento, apresentar o resultado a) R$ 32,50 b) R$ 35,00 c) R$ 55,00 d) R$ 65,00 e) R$55,00 19) Na planilha eletrnica Excel, uma Planilha1 da Pasta2 tem um contedo na clula C3 que, se referenciado na Planilha2 da Pasta1, ser usada a referncia a) =[C3}Planilha1!Pasta2 b) =[Planilha1]Pasta2!C3 c) =[Planilha2]Pasta1!C3 d) =[Pasta1]Planilha2!C3 e) =[Pasta2]Planilha1!C3

20) A frmula =$A$11+A12, contida na clula A10, quando movida para a clula B10 ser regravada pelo Excel como a) =$B$12+B12 b) =$A$11+B12 c) =$B$12+A12 d) =$A$11+A12 e) =$A$10+A11 21) A frmula =B11+B12, contida na clula B10, quando movida para a clula A10 ser regravada pelo Excel como a) =A10+A11 b) =A11+A12 c) =B10+B11 d) =B11+B12 e) =C10+C11 22) Uma opo Inserir, que surge quando aplicado um clique com o boto direito do mouse sobre uma clula do Excel, utilizada para adicionar a) bordas. b) novas clulas.

Exato Concursos
c) figuras na clula. d) fontes diferentes da atual. e) funes.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

23) Dadas as clulas de uma planilha eletrnica: A1 = 8, B1 = 32 e C1 = 4 O valor resultante na clula D1, que contm a frmula A1+B1/C1^2, ser a) 2,5 b) 10 c) 72 d) 100 e) 256 24) Comparando-se o Excel com o Calc, a) apenas o Calc possui a funo Agora. b) apenas o Excel possui a funo Agora. c) nenhum deles possui a funo Agora. d) ambos possuem a funo somatrio. e) apenas o Excel possui a funo somatrio. 25) As clulas A1 at A3 de uma planilha BrOffice (Calc) contm, respectivamente, os nmeros: 2, 22 e 222. A clula A4 contm a frmula =A1*A2+A3 (resultado = 266) que arrastada pela ala de preenchimento para a clula A5 registrar, nesta ltima, o resultado (calculado) a) 510 b) 5150 c) 6074 d) 10736 e) 63936

26) Considere a planilha abaixo, exibida no primeiro momento, na Figura 1 e no segundo momento, na Figura 2. Figura 1

Figura 2

Para obteno do contedo apresentado na Figura 2

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

a) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar clulas no BrOffice.org Calc. b) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar e centralizar no Microsoft Excel. c) necessrio selecionar as clulas A1 e A2, utilizar o boto Mesclar clulas e copiar o contedo da clula A3, tanto no Microsoft Excel quanto no BrOffice.org Calc. d) basta selecionar as clulas A1, A2 e A3 e utilizar o boto Mesclar e centralizar, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. e) necessrio mesclar as clulas A1, A2 e A3 e digitar as palavras Regional e Eleitoral, pois os contedos das clulas A2 e A3 sero perdidos, tanto no BrOffice.org Calc quanto no Microsoft Excel. 27) No BrOffice.org 3.2 Calc, a frmula =SOMA(A1:C2;B3) calcular a soma dos valores das clulas a) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e B3. b) A1, B1, C1, A2, B2, C2, ignorando B3. c) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e dividindo-a por B3. d) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e multiplicando-a por B3. e) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e exibir uma informao de erro. 28) Considere a planilha abaixo:

Os produtos da coluna C foram obtidos pela aplicao da frmula A2*B2, copiada de C2 para C3 e C4. Tanto no Excel quanto no BrOffice.org Calc, utilizando o mesmo procedimento para a coluna D, os produtos exibidos em D2, D3 e D4, foram obtidos pela frmula em D2 igual a: a) $A$2*B$2. b) $A$2*$B$2. c) A$2*B2. d) A2*$B$2. e) $A2*B2. 29) Em uma planilha Excel foram colocados os seguintes dados nas clulas A1 at A4, respectivamente e nessa ordem: jos+1 catavento catavento+3 jos Selecionando-se essas quatro clulas e arrastando-as pela ala de preenchimento (na borda da clula A4) at a clula A8, o resultado em A5 e A7 ser, respectivamente, a) jos+1 e catavento. b) jos+2 e catavento+4. c) jos e catavento+3. d) jos+3 e catavento+4. e) jos+1 e catavento+3. 30) A funo SOMASE do Microsoft Excel soma clulas especificadas por um determinado critrio. Sobre esta funo, apresentam-se abaixo sintaxe e comentrio.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Sintaxe: SOMASE(intervalo;critrios;intervalo_soma) Comentrio: As clulas em intervalo_soma so somadas somente se suas clulas correspondentes em intervalo coincidirem com os critrios estipulados. Considere os seguintes valores para as clulas dos intervalos A1:A5 e B1:B5

O resultado da clula que contm a frmula=SOMASE(A1:A5;"< 0";B1:B5) a) 5. b) 35. c) 40. d) 25. e) 25. 31) Em uma planilha do BrOffice.org 3.1 Calc foram colocados os nmeros 3 e 7, respectivamente, nas clulas A1 e A2. Selecionando-se ambas as clulas e arrastando-as pela ala de preenchimento disponvel na A2, o resultado em A9 ser a) 15. b) 18. c) 28. d) 35. e) 42.

32) Uma planilha, Excel ou Calc, apresenta os seguintes dados: A B C 6 5 7 3 4 4 18 3

D 6 5 2 ?

A1 = 6; B1 = 5; C1 = 7; D1 = 6; A2 = 3; B2 = 4; C2 = 4; D2 = 5; C3 = 3; D3 = 2; A clula B3 contm a frmula =$A$1*$B1 A$2*B2 = 18 que foi copiada para a clula D4. O resultado da frmula em D4 a) 10. b) 12. c) 16. d) 18. e) 20. 33) Aps selecionar as clulas do BrOffice.org Calc 3.0 com os respectivos contedos, A1=1 e A2=2, e arrast-las quatro clulas para baixo, pela ala de preenchimento, com a tecla CTRL pressionada simultaneamente, as clulas A3, A4, A5 e A6 ficaro, respectivamente, com os contedos a) 1, 1, 1 e 1. b) 1, 2, 1 e 2.

Exato Concursos
c) 1, 2, 3 e 4. d) 2, 2, 2 e 2. e) 3, 4, 5 e 6.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Instruo: As questes sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da verso referenciada e no quaisquer outras passveis de modificao (customizao, parametrizao etc.) feita pelo usurio. As verses dos sistemas e aplicativos so: Windows XP edio domstica (Portugus), Microsoft Office 2000, BrOffice.org 3.1 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padro destro. 34) Uma planilha Microsoft contm: A 1 42 B =33+2*A1

2 6 Ao arrastar a clula B1 pela ala de preenchimento para a clula B2, o resultado nesta ltima (B2) ser a) 62 b) 55 c) 52 d) 45 e) 35

35) Considere a planilha: A 1 2 3 2 4 6 B 0 =B1+A2

Ao arrastar a clula B2 para B3 pela ala de preenchimento, B3 apresentar o resultado a) 6. b) 10. c) 12. d) 14. e) 16.

36) Um Fiscal de Rendas criou a planilha abaixo no Excel 2007 BR.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Foram realizados, para os produtos especificados, os procedimentos a seguir descritos: I. De G5 a G8, foram inseridas expresses que determinam o maior valor dentre as trs cotaes dos fornecedores. II. De H5 a H8, foram inseridas expresses que determinam a mdia aritmtica dentre as trs cotaes dos fornecedores. III. De I5 a I8, foram inseridas expresses que determinam o menor valor dentre as trs cotaes dos fornecedores. IV. De J5 a J8, foram inseridas expresses que determinam o valor total que multiplica a quantidade pelo menor valor apurado. V. O valor inserido em J9 representa o valor total da licitao, resultado da soma entre todas as clulas de J5 a J8. VI. Nas clulas de K5 a K8 foram inseridas expresses que determinam o fornecedor que venceu a licitao, no produto indicado. Nessas condies, as expresses inseridas em I6 e K7 so, respectivamente, a) =MNIMO(D6:F6) e =SE(I7=D7;"FR1";SE(I7=E7;"FR2";"FR3")) b) =MENOR(D6:F6) e =SE(I7=D7;"FR1";SE(I7=E7?"FR2":"FR3")) c) =MENOR(D6;F6) e =SE(I7=D7;"FR3";SE(I7=E7;"FR1";"FR2")) d) =MNIMO(D6:F6) e =SE(I7=D7;"FR2";SE(I7=E7;"FR3";"FR1")) e) =MNIMO(D6;F6) e =SE(I7=D7;"FR3";SE(I7=E7?"FR1":"FR2"))

INTERNET/INTRANET/EXTRANET
INTERNET (Conceitos Iniciais)
Internet a conexo entre vrias redes, formando assim a rede mundial de computadores (Internet). A Internet surgiu na guerra fria para troca de informaes militares, passando para as universidades e logo aps atingiu a populao. Linha Telefnica: Discada: predominante entre os usurios comuns, sempre que acontece o acesso a internet o usurio liga para o provedor. (Provedor: empresa criada com o intudo de dar conexo internet para o usurio, UOL, TERRA, BR/TURBO, AOL...). Dedicada: utilizada com mais freqncia pelas empresas, 24 horas por dia conectada a internet por LPCD (Linha Privativa para a comunicao de dados). Para a conexo com a internet preciso um equipamento especifico:

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Modem Discado 56000 bps enquanto seu computador utiliza a Internet linha telefnica fica ocupada. Acesso discado (modem interno) ou acesso a dial-up. Modem ADSL Linha Digita Assimtrica separa o som da freqncia, e utiliza a internet e a linha telefnica ao mesmo tempo, o usurio pode ficar 24 por dia conectada que no paga pulso telefnico. Cabre Modem Internet - TV por assinatura. Satlite. Rdio. Energia (PLC Power Line Communication) Rede Eltrica recente forma de conexo a internet, provavelmente em dois anos no mximo o Brasil inteiro vai estar com disponibilidade do recurso. A Internet montada na famlia de protocolos TCP/IP. (Protocolo um conjunto de regras) TCP Transmisso Famlia TCP/IP FTP: Protocolo de Transferncia de Arquivos. Download e Upload. Donwload: trazer informaes para a maquina do usurio. Uploud: enviar informaes para a rede. IP Endereo.

SMTP: Protocolo de envio de mensagens atravs de um correio eletrnico. POP3: Protocolo de recebimento de mensagens atravs de um correio eletrnico. HTTP: Protocolo de Hipertexto permite acessar as pginas e as informaes nelas existentes. WAP: permite acessar a internet atravs de telefonia mvel celular. IMAP: Protocolo utilizado em correios eletrnicos para troca de e-mails. URL de pginas da WEB a representao alfa-numrica do endereo real, que o endereo IP. http://www.estudoaovivo.com.br protocolo://rede.dominio.tipo do domnio.pas Tipo do domnio: com comercial. net rede. gov instituio do governo. org organizaes e fundaes. Pas Indica onde o site foi registrado br Brasil. fr Frana. ca Canad.

Exato Concursos
it Itlia.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

INTERNET (Informaes Gerais)


Site: conjunto de pginas. Pginas: conjuntos de informaes. Pginas Estticas: tem sem contedo predefinido (ex: pginas HTML). Pginas Dinmicas: tem seu contedo alterado na conexo. Home page: pgina de apresentao de um site. Pgina Inicial: aquela configurada pelo usurio em ferramentas opes de internet, a primeira pgina que aberta quando o Browser executado. OBS: cuidado - qualquer pgina independente do URL pode ser configurada como pgina inicial. Backbones: so a espinha dorsal da Internet que fazem a conexo entre roteadores em alta velocidade. Internet2: uma rede paralela internet formada por universidades para desenvolver aplicaes avanadas para a rea acadmica e de pesquisa. VPN (Rede Virtual Privada) permite fazer a conexo entre computadores em longa distncia, utilizando a rede pblica (Internet), ou at mesmo fazer a comunicao entre duas intranets. Cookies: so muito utilizados para rastrear e manter as preferncias de um usurio ao navegar pela internet. (arquivos de textos gravado da mquina do usurio para identificar o acesso ao determinado site). Pop-up: janela que pipoca na tela do navegador, geralmente com fins de anncio e propaganda.

Servios humanos
Webmaster: Cuida do servidor e das conexes da rede. Sua principal funo fazer com que os funcionrios da empresa tenham acesso s informaes que lhe so pertinentes. Webdesigner: o responsvel por colocar na rede os contedos atualizados e por manter o padro dos sites.

INTERNET EXPLORER BROWSER (NAVEGADOR)


Funo: Criar solicitaes de pginas para o servidores

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Os botes de Navegao Boto Voltar possibilita voltar na pgina em que voc acabou de sair, ou seja, se voc estava na pgina da Microsoft e agora foi para a pgina do Bureau, este boto possibilita voltar para a da Microsoft sem ter que digitar o endereo (URL) novamente na barra de endereos. Boto Avanar tem a funo invertida do boto Voltar citado acima. Boto Parar tem como funo bvia parar o download da pgina em execuo, ou seja, se voc est baixando uma pgina que est demorando muito utilize o boto parar para finalizar o download. Boto Atualizar tem como funo rebaixar a pgina em execuo, ou seja, ver o que h de novo na mesma. Geralmente utilizado para rever a pgina que no foi completamente baixada, falta figuras ou texto. Boto Pgina Inicial tem como funo ir para a pgina que o seu navegar est configurado para abrir assim que acionado pelo usurio. Boto Pesquisar este boto altamente til pois clicando no mesmo ir abrir uma seo ao lado esquerdo do navegador que ir listar os principais, sites de busca na internet, tal como Cad, Altavista, etc. A partir da ser possvel encontrar o que voc est procurando. Boto Favoritos contm os websites mais interessantes definidos pelo usurio, porm a Microsoft j utiliza como padro do IE alguns sites que esto na lista de favoritos. Para voc adicionar um site na lista de favoritos basta voc clicar com o boto direito em qualquer parte da pgina de sua escolha e escolher adicionar favoritos. Geralmente, utilizamos este recurso para marcar nossas pginas preferidas, para servir de atalho. Boto Histrico exibe na parte esquerda do navegador quais foram os sites mais visitados, com isso voc pode manter um controle dos ltimos sites que visitou. Bastante til para usurios esquecidos. Boto Correio o boto de correio tem como funo auxiliar no envio e a leitura de mensagens eletrnicas. Ao clicar no mesmo aparecer um menu com opes para Ler correio, nova mensagem, enviar link, enviar mensagens. Como os boto j indicam suas funes, no preciso explicar suas finalidades que so bvias.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Barra de Endereo A barra de endereos um espao para voc digitar e exibir o endereo de uma pgina web. Voc nem precisa digitar o endereo do site da Web completo para ir para aquela pgina. Basta comear a digitar e o recurso autocompletar sugere uma correspondncia, baseado nos sites da web que voc visitou anteriormente

Propriedades da Internet
Esta opo til se o espao em disco for pouco e voc no deseja navegar atravs das pginas que voc exibiu anteriormente

Exibe uma lista de arquivos de internet temporrios, define a quantidade de espao em disco que voc deseja manter disponvel para os seus arquivos de internet temporrios ou mover da sua pasta Temporary Internet Files.

Esvazia a pasta Histrico. Esta pasta armazena atalhos para as pginas que voc visualizou nesta sesso e nas sesses anteriores.

GERENCIADORES DE CORREIO ELETRNICO


A maioria dos gerenciadores de correio eletrnico instalados nas mquinas

Conhea os botes do Outlook Express

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

O Boto Nova Mensagem possibilita o envio de uma mensagem eletrnica (E-mail) para um destinatrio qualquer. Note que em sua extremidade direita h uma seta apontando para baixo, clicando em cima da seta aparecer uma srie de modelos de mensagens eletrnicas, tais como Feliz Natal, Feliz Aniversrio entre outras. O Boto Responder ao autor tem a funo de enviar um E-mail para quem lhe enviou. O Boto Responder a todos tem a funo mais do que lgica de responder a todos os internautas que lhe enviaram uma mensagem. Imagine s se 30 pessoas lhe enviassem um e-mail e voc teria de enviar um e-mail para todos um a um. A que entra responder a todos. O Boto Encaminhar Mensagem tem como funo enviar a mesma mensagem que voc recebeu de uma determinada pessoa para outra qualquer que voc quiser compartilhar a mesma mensagem. O Boto Enviar e Receber tem a funo de enviar e receber e-mails. O Boto Excluir mais do que bvio ir apagar uma mensagem recebida que j no tem mais tanta importncia assim. O Boto Catlogo de Endereos ir abrir uma agenda de endereos eletrnicos da Microsoft para voc se organizar melhor. Outlook Express contm apenas a entrada inicial do Outlook Express. Caixa de Entrada : Toda mensagem que receber ser depositada na caixa de entrada. Sada : Toda mensagem que ir ser enviada estar alojada na caixa de sada. Itens Enviados : Toda mensagem enviada guardada em itens enviados. Itens Excludos : Todo e-mail excludo da caixa de entrada enviado para c. Rascunhos : O item rascunho no tem muita finalidade, a no ser deixar guardado seus e-mails que esto sendo desenvolvidos para serem enviados depois.

Enviar um e-mail simples! para isso siga os passos a seguir : Clique em Nova Mensagem Aparecer a seguinte tela

Na frente de para digite o endereo do destinatrio. No campo assunto, digite uma breve descrio do que se trata o e-mail, para que o destinatrio possa ter uma idia do que se trata antes de abri-lo. Digite a mensagem na rea de digitao em baixo, possvel formatar seu texto com figuras, cores, tamanho de letra, tipo de letra utilizando a barra de formatao logo acima. Caso queira enviar um arquivo junto ao e-mail v no menu inserir e clique em anexo, da s escolher os anexos e pronto. Aps ter efetuado os passos acima clique em enviar.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA


Ferramentas de Busca

Professor: Deodato Neto

Devido grandiosidade de informaes e sites na internet, foram criadas ferramentas de busca para facilidade a pesquisa e localizao de sites e pginas na internet. Principais ferramentas de busca: www.google.com.br www.altavista.com.br www.cade.com.br www.aonde.com www.radaruol.com.br Intranet Intranet uma rede privada que se baseia na mesma tecnologia da Internet, mas que utilizada para agilizar e incrementar a comunicao e a produtividade dentro de um empresa. Rede projetada segundo os padres da Internet, utilizando a famlia de protocolos TCP/IP. Vantagens em relao Internet Privacidade Velocidade Extranet A rigor uma intranet pode operar apenas como uma rede corporativa dentro dos limites da empresa, porm pode ser vantajoso a ligao da intranet com a internet, neste caso chamada de extranet. O usurio domstico que acessa a intranet de uma empresa no percebe que est na intranet. A diferena percebida somente em termos de velocidade pelos funcionrios, quando estes saem da intranet e acessam a internet do computador de sua seo. Comercio Eletrnico (e-commerce) O comrcio eletrnico o uso da tecnologia da informao, como computadores e telecomunicaes, para automatizar a compra e a venda de bens e servios.

O e-mail vital para o comrcio eletrnico porque torna as comunicaes imediatas e baratas. Os compradores e vendedores utilizam o e-mail para negociar acordos.

Sobre o comrcio eletrnico as perspectivas de faturamento so muito grandes, mas, infelizmente, no um meio cem por cento seguro, visto a grandiosidade da Internet, no temos condies de administrar os dados que esto em transito, e, sendo assim, corre risco das informaes serem utilizadas para fim perminicioso.

OBS: sempre tem que existir no comrcio eletrnico o a negociao e contato entre cliente e fornecedor, seja por e-mail, por upload ou qualquer tipo de comunicao. Educao a Distncia (EAD) O curso interativo via internet quando usado na escola, pode tornar os conceitos mais reais para os alunos, permite-lhes explorar tpicos de maneiras diferentes e os ajuda a definir um caminho prprio de aprendizagem e descoberta.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Uma grande vantagem da Educao a Distncia via Internet que ela oferece ao aluno a opo de escolher o prprio local e horrio de estudo. O EAD oferece a vantagem de uma variedade de plataformas e programas disponveis para o aprendizado, disponibilizando recursos da internet. Textos retirados da prova do banco do Brasil realizado em 2008 A Internet cresceu quase 33 milhes de domnios em 2007, de acordo com relatrio apresentado pela VeriSign, companhia de infra-estrutura digital que gerencia os domnios .com. No ltimo trimestre de 2007, novos registros .com e .net foram adicionados a uma mdia de 2,5 milhes por ms, em um total de 7,5 milhes de novos domnios no trimestre. Registros de domnios do tipo top level country code, como o .br, para o Brasil, totalizaram mais de 58 milhes. Durante o quarto trimestre de 2007, a VeriSign processou mais de 33 bilhes de consultas a DNS por dia, segundo a companhia. O relatrio destacou tambm a importncia do IPv6, sucessor do IPv4. Segundo a VeriSign, o IPv6 representa uma melhoria significativa, j que aumenta consideravelmente o nmero de endereos que podem ser usados em aparelhos conectados a uma rede Um dos fatores mais significativos no aumento das possibilidades de ataque na Internet o crescimento global do acesso de banda larga. Com computadores conectados 24 horas Internet por meio de acesso de banda larga, a oportunidade de atacar sistemas em tempo real e de utilizar a capacidade ociosa de mquinas contaminadas para outros ataques um recurso tentador demais para ser ignorado. A expanso e a diversificao do papel dos computadores na sociedade moderna tambm propiciam mais oportunidades para aqueles que buscam capitalizarse no cibercrime. O uso de telefones celulares, as operaes bancrias online, os jogos online e o comrcio eletrnico, em geral, so vetores e alvos suficientes para assegurar aos inescrupulosos o bastante com o que se ocupar.

Nova Internet ser 10 mil vezes mais rpida que a atual


Depois de trazer ao mundo a world wide web, em 1989, o centro de fsica CERN, que tem sede em Genebra, agora pretende lanar uma nova Internet, 10 mil vezes mais rpida. A novidade, que j est sendo chamada de the grid (a grade), pode estar disponvel aos consumidores dentro de um ou dois anos. O CERN no usou a Internet tradicional no desenvolvimento dessa nova rede, pois a enorme quantidade de dados carregados e transmitidos poderia gerar um colapso na web atual. A nova Internet usa principalmente fibras pticas, e sua velocidade no ser diminuda por componentes desatualizados. Ainda no se sabe se a grid ser usada tambm domesticamente, nem se empresas optaro por construir suas prprias redes,

Internet pode esgotar sua capacidade em dois anos


De acordo com estudos realizados, o uso pessoal e profissional da Internet pode sobrecarregar a atual capacidade e causar uma reduo de velocidade nos prximos anos, caso provedores de backbones no invistam em uma nova infra-estrutura. Uma enxurrada de novos vdeos e outros tipos de contedo na web pode causar uma sobrecarga at 2010. Um grande investimento por parte dos provedores ser necessrio para suprir as necessidades, de acordo com a pesquisa. Esse estudo o primeiro a aplicar a lei de Moore na Internet, e afirma que, apesar de o ncleo de fibra e os recursos de switching/routing serem suficientes para suportar qualquer demanda, as infra-estruturas de acesso Internet, especialmente na Amrica do Norte, deixaro de ser suficientes nos prximos trs a cinco anos. Hoje, para um nmero crescente de pessoas, a web um computador. Agenda, e-mail e aplicativos bsicos de escritrio, por exemplo, j no residem necessariamente no micro. Podem rodar na grande nuvem computacional da Internet. Aplicativos mais complexos ainda dependem do PC ou de um servidor na rede local. Mas no h dvidas de que eles tambm tomaro o caminho da web em um futuro no muito distante.

Exato Concursos
Seu desktop na Internet

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Com o surgimento da Internet, o usurio de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informaes. Nos ltimos anos, a rede evoluiu e tornou-se tambm uma rica fonte de servios, com a oferta online de ferramentas at ento disponveis apenas no disco rgido do computador. Basta ter um browser para desfrutar essas inmeras facilidades online, que oferecem mobilidade (podem ser acessadas de qualquer lugar) e permitem economizar tempo e dinheiro.

EXERCCIOS INTERNET, INTRANET, EXTRANET E FERRAMENTAS


01) Julgue os seguinte itens, a respeito de tpicos relacionados aos conceitos de Internet e intranet e aponte o certo. a) A sigla FTP diz respeito a uma linguagem de programao utilizada para desenvolver pginas da Web. b) uma limitao dos navegadores da Web, como Internet Explorer e o Netscape, que estes no possuem nem recurso para permitir o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrnico. c) uma limitao das intranets atuais que quantidade mxima de computadores quem podem ser ligadas nesse tipo de rede igual a dois. d) O domnio de primeiro nvel representado pela terminao .com, que muitas vezes aparece em URLs, usado apenas para rgos governamentais responsveis pela rea de comunicaes. e) Atualmente, existem modems para computadores pessoais (PCs) que permitem a troca de informao entre computadores a uma taxa de transferncia real superior a 900 bps. 02) Acerca dos procedimentos e das tcnicas para transmisso e recepo de informao, no formato de arquivos, por meio da Internet, assinale a opo correta. a) Ao realizar-se download, por meio da Internet, os arquivos que ocupam grande quantidade de memria, possvel que esses arquivos sejam compactados antes de sua transmisso, utilizando-se para isso software especifico e devendo o usurio ter disponvel em seu computador software adequado para a descompactao dos arquivos recebidos. b) Uma das formas de se transmitir arquivos entre computadores conectados Internet por meio do FTP (file transfer protocol). Um dos maiores inconvenientes desse recurso a necessidade de um usurio fornecer uma senha para entrar no banco de dados do site que disponha dos arquivos para download, eliminando o seu anonimato na busca de informaes que uma das caractersticas mais importantes da Internet. c) No mbito da Internet, a seguinte instruo ftp::http:://www.departamento,empresa.net poderia corresponder a uma URL de um servidor FTP, que tem como caractersticas principal a capacidade de transmitir arquivos no formato Html. d) quando um usurio faz um download de arquivos a partir de um site e por meio de um hyperlink, a velocidade na qual os arquivos so transmitidos e recebidos dependem unicamente da velocidade do modem do usurio, em quaisquer circunstncias. e) supondo que um usurio acesse um site que possibilite o recurso de envio de arquivos e informaes de forma anexada a uma mensagem de correio eletrnico (e-mail),ser necessrio que esses arquivos estejam em formato Word, pois somente arquivos Word podem ser anexados em a-mail enviado pela Internet. 03) Julgue os itens abaixo, a respeito de tpicos relacionados Internet.

I. No internet Explorer e, um clique simples no boto far que seja exibida uma pagina da Web que contm as ltimas notcias do mundo. II. A seguinte seqncia de caracteres representa um exemplo correto de estrutura de um URL : gov.bra\http.nome.www. III. O smbolo @ utilizado em endereos de correio eletrnico.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

IV. O Internet Explorer permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrnico, mas no permite a visualizao de pginas da Web. V. As paginada da Web, desenvolvidas na linguagem HTML, podem conter textos e ponteiros para outras paginas. Entretanto, nenhuma pgina da Web pode conter elementos grficos, tais como figuras. A quantidade de itens certos igual a. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e)5 04) Ao se configurar um aplicativo de correio eletrnico para enviar e receber e-mails corretamente, deve-se especificar os servidores a) FTP e UDP. b) TCP e IP. c) DNS e TCP/IP. d) Telnet e DNS. e) SMTP e POP3. 05) Analise as seguintes afirmaes relativas aos conceitos de comrcio eletrnico. I - No existe diferena entre o comrcio eletrnico e o comrcio tradicional, quando ambos envolvem a entrega de mercadorias em domiclio.

II - O e-mail vital para o comrcio eletrnico porque torna as comunicaes imediatas e baratas. Os
compradores e vendedores utilizam o e-mail para negociar acordos. III - O comrcio eletrnico o uso da tecnologia da informao, como computadores e telecomunicaes, para automatizar a compra e a venda de bens e servios. iV - Uma transao comercial s caracterizada como comrcio eletrnico se no envolver negociao ou contato entre cliente e fornecedor. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

06) Analise as seguintes afirmaes relativas ao uso da Internet na educao. I - Um curso interativo via Internet, quando usado na escola, pode tornar os conceitos mais reais para os alunos, permite-lhes explorar tpicos de maneiras diferentes e os ajuda a definir um caminho prprio de aprendizagem e descoberta. II - Uma grande vantagem da Educao a Distncia (EAD) via Internet que ela oferece ao aluno a opo de escolher o prprio local e horrio de estudo. III - A Educao a Distncia (EAD) via Internet limita-se consulta de apostilas disponibilizadas em sites de pesquisa e compra de livros em sites de comrcio eletrnico. IV - O desenvolvimento de software para a Educao a Distncia (EAD) via Internet limitado ao uso da linguagem de programao HTML. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV

Exato Concursos
d) I e III e) II e IV

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

07) O servio de correio eletrnico possibilita a rpida troca de informaes entre usurios. Por meio desse servio so trocadas mensagens e at documentos entre seus usurios.Com relao ao uso, configurao, protocolos e servidores de correio eletrnico correto afirmar que a) o Internet Mail Access Protocol (IMAP) um protocolo mais complexo que o POP, por meio do qual as mquinas dos usurios podem acessar mensagens nos servidores de correio eletrnico. b) o POP define comandos, permitindo que as mensagens possam ser enviadas, mas no acessadas. c) entre os recursos do SMTP pode-se destacar a possibilidade do compartilhamento de caixas postais entre usurios membros de um grupo de trabalho. d) quando um usurio se conecta a um servidor SMTP utilizando um cliente SMTP, ele pode solicitar informaes sobre as mensagens, partes das mensagens ou as prprias mensagens, podendo verificar o tamanho de uma mensagem antes de solicitar sua transferncia. e) um servidor de correio eletrnico deve ser configurado como um servidor POP e estar aguardando uma conexo na porta UDP. 08) O administrador da rede informou que o servidor SMTP que atende a empresa no est funcionando. Para os usurios que utilizam esse servidor, isto significa que, enquanto o problema persistir, a) o nico servio prejudicado ser o de recebimento de e-mail. b) o envio e o recebimento de e-mail devem ser feitos pelo servidor POP3 e, conseqentemente, esses dois procedimentos ficaro um pouco lentos. c) os servios de recebimento e envio de e-mail foram paralisados. d) o nico servio prejudicado ser o de envio de e-mail.

09) Considere um usurio que, em casa, tem acesso Internet via conexo discada por um provedor gratuito qualquer, e no trabalho tem acesso Internet e Intranet da empresa, via rede. Com relao ao uso da Internet e de uma Intranet correto afirmar que a) o fato de existir uma rede de computadores em uma empresa e um servidor de e-mails caracteriza a existncia de uma Intranet. b) um dos servidores que existe na Internet e que no pode existir em uma Intranet o servidor DNS. c) independentemente da configurao de sua mquina, em casa, e da Intranet, o referido usurio, por ter acesso Internet, obrigatoriamente ter acesso de casa Intranet da empresa. d) quando duas mquinas so ligadas entre si por um cabo de rede, diz-se que h uma Intranet. e) os protocolos utilizados por uma Intranet normalmente so os mesmos utilizados na Internet.

10) Analise as seguintes afirmaes relativas ao uso da Internet. I. Um servio hospedado em um servidor na Internet pode ser acessado utilizando-se o nmero IP do servidor, como tambm a URL equivalente do servio disponibilizado pelo referido servidor. II. O endereo IP 161.148.231.001 um exemplo de endereo IP que pode ser vlido. III. Para acessar a Internet necessrio apenas que o computador tenha uma placa de rede ligada linha telefnica, permitindo, assim, uma conexo dial-up de alta velocidade. IV. Para uma conexo Internet com alta velocidade, isto , velocidades superiores a 2Mbps, pode-se optar por uma ADSL ligada porta serial do computador, o que dispensa o uso de adaptadores de rede, modens e qualquer outro tipo de conexo entre o computador e a ADSL. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

11) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados Internet/Intranet. I. Na Internet, a escolha do caminho por onde uma mensagem deve transitar chamado de roteamento. II. Um endereo eletrnico de e-mail consiste de uma seqncia de nomes separados por ponto, por exemplo, www.meunome.com.br, podendo ser entendido como a verso legvel do endereo IP. III. Quando copia um arquivo da rede para o seu computador, o usurio est fazendo um download. A expresso pode ser aplicada para cpia de arquivos de servidores FTP, imagens transferidas diretamente da tela do navegador ou quando as mensagens de correio eletrnico so trazidas para o computador do usurio. IV. A linguagem padro, de mbito internacional, para a programao de sites na Web que possibilita que todas as ferramentas de navegao exibam o contedo do site conhecida como WWW. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 12) A Internet, alm de concentrar uma grande quantidade de informaes em servidores destinados a esse fim, possui a funo de meio de comunicao. Com relao s diversas maneiras de se comunicar atravs da Internet, correto afirmar que a) o e-mail a nica forma de comunicao que permite a duas ou mais pessoas se comunicarem simultaneamente. b) para duas ou mais pessoas se comunicarem simultaneamente com o uso do Chat, obrigatrio que nos computadores de todas elas tenha um programa FTP cliente instalado. c) ao transferir um arquivo de qualquer servidor FTP na Internet para o computador do usurio utilizando um programa FTP cliente, obrigatrio o uso de um gerenciador de correio eletrnico para autenticar e autorizar o acesso. d) ao inscrever-se em uma lista de discusso, o usurio passa a receber mensagens de diversas pessoas da lista, sobre o tema central. Ao enviar uma mensagem destinada s pessoas da referida lista, esse mesmo usurio s necessita enviar um nico e-mail para a lista, que essa se encarregar de fazer a distribuio aos seus participantes. e) ao contrrio da lista de discusso, os usurios cadastrados em um frum devem enviar e-mail com suas mensagens a todos os participantes do referido frum e, da mesma forma, ao responder, devem encaminh-las a todos os participantes envolvidos. Dessa forma, os fruns no necessitam de um servidor para concentrar suas mensagens.

13) Para configurar o endereo (URL) do site inicial do navegador Web Internet Explorer verso 7, seleciona-se a opo Ferramentas, Opes da Internet e depois em a) Conexes b) Avanadas c) Contedo d) Privacidade e) Geral 14) Determinado usurio, ao acessar um site WEB utilizando um login e uma senha de autenticao, obtm acesso a mensagens eletrnicas enviadas e recebidas por meio da Internet. Indique o servio Internet que este usurio est acessando. a) Correio eletrnico. b) Hipertexto. c) Sistema operacional de navegao. d) Sistema de navegador Web. e) Segurana Internet. 15) Assinale a opo correta a respeito de conceitos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

a) A Internet financiada pelo custo do envio de mensagens eletrnicas, as quais so contabilizadas pelos provedores de acesso Internet e repassadas para o usurio a partir da sua conta telefnica, domstica ou empresarial. b) Para acesso a uma rede de comunicao por meio de uma linha telefnica ou de um sistema de TV a cabo, necessrio o uso do equipamento denominado modem. c) Tanto o Internet Explorer como o Google Chrome permitem a edio e alterao de arquivo no formato html ou htm. d) Para que os dados trafeguem facilmente na Internet, utilizam-se apenas os protocolos TCP/IP para acesso rede, e envio de e-mail e arquivos. e) Por questes de segurana do computador, uma mensagem de correio eletrnico somente pode ser aberta se houver software antivrus instalado na mquina. 16) Assinale a opo correta a respeito de conceitos bsicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. a) O correio eletrnico um servio de troca de mensagens de texto, que podem conter arquivo anexado. Esse servio utiliza um protocolo especfico denominado FTP. b) Um modem ADSL um equipamento que permite que uma linha telefnica seja compartilhada simultaneamente por trfego analgico de voz e outro digital de dados. c) Se a conta de e-mail est localizada em um servidor do tipo Exchange Server, quando o usurio acessar as suas mensagens, elas so automaticamente baixadas para a mquina usada pelo usurio para fazer o acesso conta, no ficando cpia das mensagens acessadas nos servidor. d) Usando a ferramenta Telnet, pode-se verificar se uma mquina est ou no no ar, e at mesmo obter o endereo IP dessa mquina. e) O uso do modelo OSI permite uma melhor interconexo entre os diversos protocolos de redes, que so estruturados em sete camadas, divididas em trs grupos: entrada, processamento e sada. 17) Com relao Internet, assinale a opo correta. a) A Internet emprega o modelo de comunicao cliente-servidor. b) Denomina-se domnio da Internet o servidor que contm as informaes que se deseja acessar para diversas finalidades, tais como correio eletrnico, transferncia de arquivos, acesso Web etc. c) O cliente de e-mail consiste em um programa que permite acesso caixa postal do usurio de correio eletrnico; para essa atividade, dispensa-se o servidor. d) Uma VPN uma rede virtual privada utilizada como alternativa segura para usurios que no desejam utilizar a Internet. e) VoIP uma tecnologia atualmente promissora que, ao otimizar o uso da linha telefnica residencial ou empresarial, permite a realizao de ligaes telefnicas em tempo real e com baixo custo.

18) Com relao a conceitos de Internet e intranet, assinale a opo correta. a) Um modem ADSL no pode ser utilizado em uma rede local, pois sua funo conectar um computador rede de telefonia fixa. b) O modelo cliente/servidor, em que uma mquina denominada cliente requisita servios a outra, denominada servidor, ainda o atual paradigma de acesso Internet. c) Um servidor de pginas web a mquina que armazena os nomes dos usurios que possuem permisso de acesso a uma quantidade restrita de pginas da Internet. d) Domnio o nome dado a um servidor que controla a entrada e a sada de contedo em uma rede, como ocorre na Internet. e) A intranet s pode ser acessada por usurios da Internet que possuam uma conexo http, ao digitarem na barra de endereos do navegador: http://intranet.com.

19) Com relao Internet, assinale a opo correta. a) O servidor Pop o responsvel pelo envio e recebimento de arquivos na Internet. b) Quando se digita o endereo de uma pgina web, o termo http significa o protocolo de acesso a pginas em formato html, por exemplo. c) O protocolo ftp utilizado quando um usurio de correio eletrnico envia uma mensagem com anexo para outro destinatrio de correio eletrnico.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

d) A URL o endereo fsico de uma mquina na Internet, pois, por esse endereo, determina-se a cidade onde est localizada tal mquina. e) O SMTP um servio que permite a vrios usurios se conectarem a uma mesma mquina simultaneamente, como no caso de salas de bate-papo. 20) A respeito de conceitos relacionados Internet e intranet, assinale a opo correta. a) A intranet uma rede pblica que, embora use tecnologia diferente, contm as mesmas informaes da Internet. b) A intranet uma rede de comunicao que somente pode ser instalada em uma empresa de grande porte, porque oferece acesso ilimitado Internet. c) As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet so diferentes no que diz respeito ao protocolo, que o IP na Internet, e o IPv6 na intranet. d) O Internet Explorer 7 um browser que permite acessar mais de um site da Internet em uma mesma sesso de uso. e) O filtro de phishing recurso do Internet Explorer 7 que permite detectar stios que enviam phishing pela Internet. Aps a instalao de qualquer antivrus no computador, esse recurso automaticamente desabilitado. 21) A respeito do Microsoft Outlook 2007, assinale a opo correta. a) No Outlook, o endereo de correio eletrnico do destinatrio de uma mensagem pode ser digitado nas caixas Para, Cc ou Cco. Se for usada a caixa Cco, a mensagem ser enviada com seu contedo criptografado. b) Na caixa Destino de Email, esto armazenados os endereos completos de e-mail em uma lista criada pelo usurio do Outlook. c) O Outlook utiliza unicamente o protocolo POP3 para acessar uma conta de e-mail via Internet. d) As pastas Caixa de entrada e Caixa de sada no podem ser excludas ou renomeadas. e) Para descarregar as mensagens armazenadas em um servidor de correio eletrnico para a mquina do usurio, o Outlook utiliza o protocolo SMTP.

22) Acerca de conceitos de Internet, assinale a opo correta. a) A Internet constituda de um conjunto de protocolos que facilitam o intercmbio de informaes entre os dispositivos de rede, mas, em conexes de banda larga, tais protocolos inexistem. b) A principal diferena entre uma conexo discada e uma conexo em banda larga a velocidade de navegao. c) FTP (file transfer protocol) o protocolo que permite visualizar as pginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) um protocolo de transferncia de arquivos. d) O Internet Explorer o nico navegador compatvel com o sistema operacional Windows. e) Os protocolos UDP e TCP possibilitam, respectivamente, a comunicao e a troca de arquivos na Internet.

23) O stio do Tribunal Regional do Trabalho da 14 Regio disponibiliza, entre outros, o link para o twitter TRT. Twitter : a) um site em que possvel enviar recados, arquivos, links e itens de calendrio criados diretamente no programa. b) um mensageiro instantneo que permite a troca de mensagens entre usurios previamente cadastrados. c) um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos de artigos, posts e dirios on-line. d) um cliente de e-mails e notcias que permite a troca de opinies sobre o assunto em pauta entre usurios previamente cadastrados. e) uma rede social na qual os usurios fazem atualizaes de textos curtos, que podem ser vistos publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usurio. 24) Em relao Internet, INCORRETO afirmar: a) Download o processo de transferncia de arquivos de um computador remoto para o computador do usurio.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

b) URL a pgina de abertura de um site, pela qual se chega s demais. c) Html a linguagem padro de criao das pginas da Web. d) Chat um frum eletrnico no qual os internautas conversam em tempo real. e) Upload o processo de transferncia de arquivos do computador do usurio para um computador remoto. 25) Em um e-mail, prtica comum usar o campo Bcc ou Cco quando se deseja endere-lo com o objetivo de a) revelar s pessoas que no ocupam cargos de confiana, quem recebeu o e-mail. b) diminuir o impacto na rede, no caso de textos maiores que cem caracteres. c) agilizar o encaminhamento no caso de textos menores que cem caracteres porque assim vai por uma linha especial. d) ocultar a lista de destinatrios. e) revelar a lista de destinatrios. 26) Dispositivo de entrada e sada, modulador e demodulador, utilizado para transmisso de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Utilizado nas conexes internet. Trata-se de a) banda larga. b) modem. c) provedor de servios. d) placa de rede. e) cabo coaxial. 27) Considerando o recebimento de um arquivo executvel de fonte desconhecida, no correio eletrnico, a atitude mais adequada diante deste fato a) no execut-lo. b) baix-lo no seu desktop e execut-lo localmente, somente. c) repass-lo para sua lista de endereos solicitando aos mais experientes que o executem. d) execut-lo diretamente, sem baix-lo no seu desktop. e) execut-lo de qualquer forma, porm comunicar o fato ao administrador de sua rede. 28) Dados distribudos na internet, frequentemente no formato RSS, em formas de comunicao com contedo constantemente atualizado, como sites de notcias ou blogs. Trata-se de a) hiperlinks. b) ripertextos. c) web Feed. d) web designer. e) canal aberto. 29) O Orkut caracteristicamente definido como a) provedor de acesso. b) lista de contatos. c) rede de segurana. d) comrcio eletrnico. e) rede social. 30) Linkedin a) uma rede de negcios principalmente utilizada por profissionais. b) um aplicativo de correio eletrnico pago. c) uma forma de configurar perfis no correio eletrnico do Google. d) um aplicativo antivrus de amplo uso na web. e) uma forma de conexo entre o computador pessoal e o provedor internet. 31) Um sistema de envio de notcias de um site para outro, tambm conhecido como Feeds, que ocorre de forma automtica. Para ter um site alimentado por outro, basta ter ...... do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Completa corretamente a lacuna:

Exato Concursos
a) o e-mail b) um computador igual ao c) o endereo RSS d) o mesmo provedor internet e) a mesma linha de comunicao

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

32) Em pesquisas feitas no Google, por vezes aparecem opes de refinamento do tipo Em cache e/ou Similares. correto que a) essas opes aparecem tanto no Mozilla Firefox quanto no Windows Internet Explorer. b) essas opes aparecem apenas no Windows Internet Explorer. c) essas opes aparecem apenas no Mozilla Firefox. d) a opo Em cache exclusiva do Windows Internet Explorer. e) a opo Similares exclusiva do Mozilla Firefox. 33) O acesso a distncia entre computadores a) somente pode ser feito entre computadores iguais. b) pode ser feito entre computadores diferentes, desde que tenham a mesma capacidade de disco. c) no pode ser feito por conexo sem discagem. d) pode ser feito por conexo de acesso discado. e) no pode ser feito por conexo que utiliza fibra ptica.

34) A principal finalidade dos navegadores de Internet comunicar- se com servidores Web para efetuar pedidos de arquivos e processar as respostas recebidas. O principal protocolo utilizado para transferncia dos hipertextos o a) HTML. b) XML. c) IMAP. d) SMTP. e) HTTP. 35) O padro de rede local no qual os dispositivos no necessitam de fios para comunicao entre si, conhecido por a) Wi-Fi. b) WAN. c) LAN. d) MAN. e) USB. 36) Em correio eletrnico, ao se enviar um e-mail, ocorre uma operao de a) download. b) TCP. c) FTP. d) HTML. e) upload. 37) No Internet Explorer, o bloqueio ou desbloqueio de Pop-ups pode ser realizado por intermdio do menu a) Editar. b) Exibir. c) Ferramentas. d) Opes.

Exato Concursos
e) Arquivo.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

38) A operao de transferncia de um arquivo gravado no computador pessoal para um computador servidor de um provedor da Internet conhecida por a) Copy. b) Download. c) Upload. d) Move. e) Extraction. 39) Os dispositivos que tm como principal funo controlar o trfego na Internet so denominados a) switches. b) comutadores. c) roteadores. d) firewalls. e) web servers.

40) Na Internet, ela uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados: a) Correio Eletrnico. b) Twitter. c) Blog. d) Facebook. e) Weblog. 41) O filtro SmartScreen um recurso disponvel no Internet Explorer 8 para prevenir softwares mal-intencionados e malwares. Pode ser acessado no menu Segurana, no canto direito superior do navegador, ou na barra de menus, em a) Exibir. b) Editar. c) Favoritos. d) Arquivo. e) Ferramentas. 42) Em relao ao Webmail correto afirmar: a) uma interface da web utilizada para ler e escrever e-mail, atravs de um navegador. b) uma interface da web utilizada para ler e escrever e-mail, sem necessidade de um navegador. c) o usurio precisa estar sempre logado no mesmo computador. d) as mensagens ficam armazenadas sempre no disco local do computador. e) no oferece o servio de anexao de arquivos. 43) Em relao a correio eletrnico, correto afirmar: a) Endereos de correio eletrnico no padro nome@xxx.xxx.com.br, esto restritos a destinatrios do territrio brasileiro, apenas. b) Exceto o campo assunto, cada campo de cabealho do correio eletrnico tem seu tamanho mximo limitado a dez caracteres. c) O web mail um aplicativo que permite o envio e a recepo de mensagens de correio eletrnico, desde que no exista anexos nessas mensagens.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

d) Todo programa de correio eletrnico disponibiliza funcionalidades que permitem encaminhar uma mensagem recebida a um ou a vrios endereos de correio eletrnico. e) Todo programa de correio eletrnico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vrus de computador. 44) Em relao Internet e correio eletrnico, correto afirmar: a) No Internet Explorer 7 possvel navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, no necessitando, portanto, a abertura de vrias janelas. b) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. c) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por e-mail. d) Em Intranet no permitido operaes de download, dada s facilidades oferecidas pela rede local. e) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio. 45) Em relao Internet e Intranet, INCORRETO afirmar: a) Ambas empregam tecnologia padro de rede. b) H completa similaridade de contedo em ambos os ambientes. c) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantao de processos, promover a integrao dos funcionrios e favorecer o compartilhamento de recursos. d) O acesso Internet aberto, enquanto na Intranet restrito ao seu pblico de interesse. e) Internet refere-se, em geral, ao contedo pblico da empresa, ao passo que a Intranet pode englobar compartilhamento de informaes de usurios internos empresa.

46) No contexto da Internet, o responsvel pela transferncia de hiper texto, que possibilita a leitura das pginas da Internet pelos programas navegadores: a) HTTP. b) POP. c) SMTP. d) TCP. e) FTP. 47) No que se refere aos recursos existentes em navegadores da Internet, considere: I. Mecanismo de busca interna na pgina, conhecida como find as you type. medida que a palavra digitada, todas as ocorrncias vo sendo exibidas e destacadas na pgina, simultaneamente. II. Navegao tabulada, tambm chamada de navegao por abas, que permite ao usurio abrir diversas pginas em uma mesma janela, tendo na parte superior um ndice com a aba de cada pgina. III. Uma palavra qualquer, digitada aleatoriamente na barra de endereo, aciona um motor de busca que traz o resultado da pesquisa na Internet. Em relao ao Internet Explorer e ao Mozilla Firefox, correto afirmar: a) Todos os itens so recursos apenas do Internet Explorer. b) Todos os itens so recursos apenas do Mozilla Firefox. c) Todos os itens so recursos de ambos os navegadores. d) Os itens I e III so recursos do Internet Explorer e o item II do Mozilla Firefox. e) O item I um recurso do Internet Explorer e os itens II e III so do Mozilla Firefox. 48) SEFAZNET um recurso acessado somente pelos usurios da rede de computadores da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo (Capital e Interior), tanto da Sede quanto das Unidades Regionais, por meio de circuitos de transmisso de dados dedicados e exclusivos. Nesse contexto, a SEFAZNET situa-se no conceito de a) Intranet. b) Internet. c) Extranet. d) VPN (Virtual Private Network).

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

49) www.fazenda.sp.gov.br o endereo da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo na Internet, que pode ser acessado por qualquer computador, a) nos limites do territrio brasileiro, apenas. b) no mbito do estado de So Paulo, apenas. c) no mbito do estado de So Paulo e por todas as Secretarias de Fazenda do Brasil, apenas. d) de qualquer lugar alcanado pela Internet . 50) Considere as seguintes definies sobre os navegadores de Internet: I. Janela do navegador que surge automaticamente, geralmente aberta sem que o usurio a solicite e usada para propaganda. II. Dispositivo interno do navegador que consiste em uma rea para armazenamento temporrio de pginas visitadas com frequncia ou j vistas, permitindo agilidade para novos acessos a tais pginas. III. Aplicativo usado para adicionar funes ao navegador, provendo alguma funcionalidade especial ou muito especfica. Geralmente, so utilizados nos navegadores para tocar vdeos, procurar vrus e mostrar novos tipos de arquivos. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a:

a) pop-up b) SPAM c) SPAM d) pop-up e) pop-up

cookie cach cookie cache cookie

feed RSS. feed RSS. feed RSS. plug-in. plug-in.

51) A preveno contra sites que agem monitorando a navegao de usurios na Internet realizada no Internet Explorer 8 por meio do recurso a) Data Execution Prevention. b) Automatic Crash Recovery. c) Cross Site Scripting. d) Filtro do SmartScreen. e) Filtragem InPrivate. 52) O computador de um provedor de acesso Internet (ISP), encarregado de enviar as mensagens aos provedores de destino um servidor a) PROXY. b) WEBMAIL. c) DNS. d) SMTP. e) POP3. 53) Quando ativada a conexo com a Internet, o dispositivo que se encarrega de estabelecer a comunicao fsica entre o computador e o provedor de acesso a) o processador. b) a placa-me. c) o telefone. d) a placa de rede. e) o modem . 54) As espinhas dorsais da Internet, que possuem uma infraestrutura de alta velocidade que interliga vrias redes e garantem o fluxo da informao entre os diversos pases, so denominadas a) roteadores. b) servidores. c) protocolos.

Exato Concursos
d) provedores. e) backbones.

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

55) No servio Word Wide Web da internet, um navegador um a) cliente que solicita uma pgina ao servidor. b) cliente que responde uma solicitao do servidor. c) servidor que solicita uma pgina ao cliente. d) servidor que responde uma solicitao do cliente. e) servidor que recebe uma pgina do cliente. 56) Para que as mensagens de emails sejam baixadas no computador do usurio, para serem lidas localmente, necessrio configurar o tipo de acesso ao servidor a) FTP. b) POP3. c) IMAP. d) SMTP. e) HTTP. 57) A Internet usa um modelo de rede, baseado em requisies e respostas, denominado a) word wide web. b) protocolo de comunicao. c) provedor de acesso. d) ponto-a-ponto. e) cliente-servidor.

LINUX
O QUE O LINUX OFERECE
Sistemas Multitarefa Multiusurio Sistemas grficos KDE - GNOME Suporte para diversas linguagens. Memria Virtual Cdigo fonte aberto. Centenas de programas Biblioteca compartilhada Um sistemas em constante aperfeioamento Estabilidade Permisso de arquivos. Eterno aprendizado.

Distribuies Linux Conectiva, Red Hat, Suse, Debian, Mandrake, Mandriva, Kurumin, Fedora e Ubuntu Sistemas de arquivos suportados EXT2 EXT3 FAT16 FAT32 - NTFS Principais pastas do linux

Exato Concursos
/ Diret_orio raiz /bin Comandos essenciais - Executveis /boot Arquivos de boot - inicializao /dev Arquivos de dispositivos /etc Arquivos de configurao do sistema /home Arquivos dos usurios do sistema /lib Bibliotecas compartilhadas

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

/mnt Diretrio para montar parties temporariamente /proc Informaes sobre processos do sistema /root Diretrio home do administrador do sistema /sbin Arquivos executveis essenciais ao sistema /tmp Arquivos temporrios /usr Outra hierarquia secundaria /var Dados variveis s/bin { Contm comandos essenciais que so usados tanto pelo administrador do sistema) /dev { Contem uma entrada para cada dispositivo (perifrico) do sistema. No Linux, cada hardware tem um arquivo associado. /etc { Guarda arquivos e diretrios de configurao que so locais ao computador. No existem arquivos binrios nesse diretrio.

Exato Concursos
Principais comandos do Shell

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Outros comandos utilizados Shutdown R reiniciar o computar Shutdown H desligar o computar Shutdown C cancelar Adduser Adcionar um novo usurio Mount montar e desmontar o vinculo com dispositivos Ssh acesso remoto.

VANTAGENS E DESVANTAGENS Custo


Enquanto o sistema operacional Linux pode ser adquirido gratuitamente pela Internet nos sites de empresas que personalizaram o Linux, toda e qualquer licena do Windows (todas as verses) devem ser adquiridas por um preo razoavelmente alto. As verses servidor so as mais caras. A maioria dos softwares que rodam em Windows tem custo de aquisio, enquanto que a maioria dos softwares para Linux no tm custo algum.

Manuteno
Embora haja uma infinita quantidade de profissionais que trabalham com solues Windows, o nmero de especialistas em Linux vem crescendo a cada dia. Isto devido grande utilizao do Linux em empresas de todos os setores e de todos os tamanhos. Por isso, o custo de manuteno para o funcionamento de redes, servidores e estaes de trabalho Linux pode ser comparada a uma manuteno Microsoft, que j est no mercado a tanto tempo. Por outro lado, devido a estabilidade de funcionamento do Linux, podemos dizer que uma manuteno emergencial de um computador com Linux praticamente nula, reduzindo portanto, ainda mais o custo de manuteno, que geralmente elevado. Para isso, existem empresas especializadas que se formaram a fim de prover solues Linux com um elevado padro de qualidade em seus servios.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Um outro fator importante a acessibilidade ao ncleo do Linux e todos os seus componentes, que possibilita criar verses do Linux personalizadas para o tipo de negcio de uma empresa. Por exemplo, o ncleo de um servidor Linux em uma empresa que produz componentes de plsticos foi alterado a fim de disponibilizar em tempo real dados vitais para o funcionamento das mquinas de fabricao e modelagem do plstico, por outro lado, um servidor Linux em uma escola que disponibiliza uma biblioteca virtual na qual os alunos podem fazer consultas a livros e revistas, precisa de um desempenho diferente do caso anterior, no necessitando, a princpio, quaisquer modificao no ncleo do sistema.

Atualizao
Todas as verses oficiais do Linux so, em sua essncia, modificadas por pessoas do mundo inteiro, portanto uma verso de Linux pode conter cdigos vindos da sia, Europa, Oceania, frica ou Amricas. Esse trabalho em equipe, faz com que as atualizaes do Linux se tornem mais freqentes e consequentemente mais eficazes. Enquanto o Linux trabalha unindo pessoas do mundo inteiro para um mesmo propsito, o Windows, atravs da Microsoft, atualizado quando existe algum interesse por parte da mesma. Enquanto no existem solues para os problemas do Windows os usurios dos mesmos devem aprender a conviver com eles, muitas vezes reduzindo sua produtividade. Alguns acreditam que este processo de atualizao no o mais adequado gerando deficincias e instabilidades no Linux, alm de deix-lo vulnervel a invases de todos os tipos, porm, a realidade outra. Segundo especialistas do mundo inteiro, o Linux est se tornando o servidor mais utilizado do mundo.

Operacionalizao
Apesar de todas as vantagens descritas acima, todo e qualquer software de uma maneira em geral, tem seus pontos fracos. No momento, o Linux no foge a regra, no pela sua essncia, mas pela sua participao no mercado em relao aos sistemas mais antigos. Ou seja, a freqncia de utilizao do Linux como estao de trabalho hoje bem menor que uma estao de trabalho Windows, fazendo com que o usurio no esteja familiarizado com sua interface, ou seja, sua rea de trabalho. Outra dificuldade encontrada em ambientes Linux no momento da instalao de pacotes de softwares. O que o Windows faria com apenas um click do mouse, o Linux exige do usurio um pouco mais de conhecimento tcnico para realizar esta tarefa, pois necessria a execuo de alguns comandos, por exemplo: Atualmente existem pacotes de softwares que podem ser instalados no Linux que possuem a mesma interface grfica com a qual a maioria do usurios esto familiarizados, porm, com mais eficincia que os existentes para Windows. Embora existam esforos para que isto acontea o uso monopolizado do Windows cria barreiras de forma inconsciente contra a utilizao do Linux. Gostaria de ressaltar que os responsveis por estas barreiras so os prprios usurios e no os fornecedores dos sistemas mais antigos. Devido aos esforos de se padronizar uma Interface compatvel ao Windows, surgiram inmeras interfaces para Linux, tornando-o ainda mais flexvel comparado aos sistemas existentes. Por outro lado, como servidor, o Linux faz seu papel muito bem. Foram criadas e so criadas regularmente novas ferramentas de controle, configurao e instalao de softwares que possibilitam o fcil e gil manuseio dos pacotes de softwares instalados em servidores Linux.

Exemplo
Podemos ter em um mesmo servidor Linux as seguintes funcionalidades: Servidor Proxy (de acesso Internet);

Exato Concursos
Servidor FTP; Servidor Web; Servidor de email; Servidor de Arquivos;

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Servidor de autenticao de usurios; Servidor Windows; Servidor de Jogos; Servidor de Banco de Dados; Servidor de Aplicaes; Firewall; Roteador. E tudo isso sem custo de aquisio de software. Para essa mesma configurao no Windows, teramos que comprar todos softwares necessrios alm de precisar um equipamento de rede para fazer a funo de roteador. Alm deste equipamento de rede, seria necessrio a obteno de mais servidores pois o processamento das informaes no seriam possveis devido a grande necessidade de processamento e memria exijida pelo Windows.

RESUMO LINUX X WINDOWS


LINUX
Custo Sem custo de licena Possibilita o uso de softwares "gratuitos" Alto custo nas licenas A maioria dos softwares "gratuitos" existentes para Linux, so pagos para Windows.

WINDOWS

Uma mesma verso de Linux pode atuar como Necessidade de obteno de vrias licenas para se obter servidor/estao de trabalho o mesmo resultado. Manuteno O Linux suporta aplicaes mais pesadas com necessrio um equipamento com grande capacidade de equipamentos mais simples. processamento Facilidade de encontrar profissionais especializados Facilidade de encontrar profissionais especializados Um computador com Linux pode ser utilizado como O Windows no faz roteamento. um equipamento de rede (roteador) Atualizao Cdigo aberto Cdigo fechado Melhoria contnua do sistema (cdigo) atravs de Alteraes do cdigo apenas quando so encontrados modificaes realizadas por pessoas do mundo "Bugs" no Sistema. inteiro. Uma mesma verso de Linux pode atuar como Necessidade de obteno de vrias licenas para se obter servidor/estao de trabalho o mesmo resultado. Operacionalizao Softwares nativos que facilitam a vida do usurio Existem inmeras interfaces grficas para Linux; Inexistncia de softwares nativos Interface nica para Windows; No existem muitos softwares educativos para Linux Existem inmeros softwares educativos para Windows.

Exato Concursos
LINUX

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto


WINDOWS

Interfaces com o usurio diferentes das usuais

Interface j conhecida por todo o mundo.

Sistema muito mais seguro. Com softwares de Vrias vulnerabilidades de segurana segurana nativos. Possibilidade de configurao e personalizao do Somente possvel uma instalao pr-definida de sistema conforme suas necessidades fbrica.

15.5 LINUX NA EDUCAO


Embora o crescimento de qualquer tecnologia sempre tenda para o lado comercial propriamente dito, no podemos nos esquecer que o Linux foi criado com intenes acadmicas. Infelizmente, ainda no h muitos softwares para Linux que venham a ser usados de desta forma, porm esto surgindo vrias entidades governamentais e empresas privadas que esto investindo pesado no desenvolvimento deste tipo de software.

Alm disso, podemos encontrar alguns softwares gratuitos na Internet que possam ser usados com este intuito. Tambm podemos encontrar, a custo zero, alguns softwares que foram desenvolvidos especificamente para gesto de instituies de ensino

No Mundo
Existem muitos exemplos sobre aplicaes de Linux em Instituies de Ensino do mundo inteiro, porm neste tpico iremos mostrar apenas um exemplo, mas que demonstra a realidade atual no Brasil. Ocorreu na Colmbia, Bogot, na Escola GYMNASIUM FIDEL. Escola com 300 estudantes, 20 professores e 22 computadores. Como o projeto comeou ? Devido aos custos das licenas muito elevados para uma instituio pequena, alm de que muitos computadores estavam parados devido a infeco de vrus, foram realizados testes a aproximadamente dois anos atrs com alguns estudantes. Por qu Linux ? Pela utilizao de softwares livres e facilidade de conexo em rede dos computadores da escola, alm de ressuscitar alguns computadores antigos. Descrio do projeto Inicialmente o linux utilizado foi o Red Hat, mas foi migrado para Debian, que foi utilizado tanto administrativamente como academicamente, com grandes vantagens para professores e alunos. Porm uma das dificuldades maiores na execuo foi a resistncia mudana de alguns pais de alunos, que insistiram para a utilizao Windows, mas graas a diversas apresentaes e principalmente aceitao de suas crianas ao Linux foi possvel a utilizao de ambos os sistemas. A soluo encheu as expectativas de todos os participantes: estudantes, professores e administradores, porque todos estavam usando o software livre. A cultura do medo de usar o software pirata foi embora dando lugar utilizao do software livre.

Uso futuro:
H uma esperana de uso de ferramentas livres no ensino de cincias sociais, cincias, espanhol, matemtica, etc...assim como a conexo da rede Internet para que todos possam utiliz-la ao mesmo tempo.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Este caso foi extrado e adaptado do site: casestudy.seul.org

No Brasil
No Brasil o uso do Linux nas instituies de ensino vem crescendo a cada ano. Tanto em universidades como escolas de primeiro grau e ensino mdio, a utilizao do Linux vista com bons olhos, tendo em vista dois lados. O primeiro, a reduo de custo em aquisio de software e manuteno e a legalizao das licenas de todos os softwares de uso pelas instituies. O segundo, o lado acadmico propriamente dito. Um exemplo clssico brasileiro a utilizao do Linux pela Universidade de Campinas (UNICAMP). O centro de computao da UNICAMP vem se especializando e divulgando trabalhos e realizaes importantes dentro do cenrio nacional com repercusso mundial. Semanalmente so enviados milhares de e-mails para interessados por Linux, por onde so trafegadas dicas de uso do Linux bem como softwares e as matrias mais veiculadas no meio profissional e acadmico. Alm disto, a lista de dicas divulga todos os acontecimento importantes como simpsios e palestras voltadas para o mundo Linux. Outras universidades e faculdades no Brasil, como PUC e USP, tambm j vm utilizando o Linux em seu dia-a-dia. Sendo assim, o Brasil no est to atrasado em relao a pases de primeiro mundo, muito pelo contrrio, temos bagagem suficiente para competir com pases como Estados Unidos e outros.

AMBIENTE GRFICO

Tela da rea de trabalho do Linux (KDE)

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

Tela do Leitor de Email (KDE) (Similar ao Outlook Express) OpenOffice Calc (Similar ao Excel)

Gerenciador de Arquivos Konqueror (KDE) (Similar ao Windows Explorer)

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

KDE Control Center (KDE) (Similar ao Painel de Controle)

Konqueror Web Brownsing (KDE) (Similar ao Internet Explorer)

EXERCCIOS LINUX

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

01) Em alguns casos o Sistema Operacional LINUX, na sua configurao padro, uma alternativa ao uso do Sistema Operacional Windows. Ele possui, entre outras caractersticas. a) multitarefa, memria virtual, biblioteca compartilhada, 2 de memria prprio e rede TCP/IP. b) servidor IIS capaz de hospedar e executar pginas ASP. c) cdigo fechado. d) Active Directory. e) servidores DNS e WINS. 02) Analise as seguintes afirmaes relativas liberdade dos usurios de um Software livre. I. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades, exceto alterao no cdigo-fonte. II. A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito. III. A liberdade de utilizar cpias de modo que se possa ajudar outros usurios, sendo vedada a redistribuio. IV. Aquele que redistribuir um software GNU poder cobrar pelo ato de transferir uma cpia ou poder distribu-las gratuitamente. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) I e III c) III e IV d I e III e) II e IV 03) Os programas, normalmente instalados no MBR do disco rgido, que permitem ao usurio escolher entre dois ou mais sistemas operacionais instalados na mquina so conhecidos como gerenciados de boot. Uma dos mais comuns gerenciadores de boot para ambiente linux o: a) lilo b) Kde c) gnome d) conectiva e) red hat 04) Assinale, das alternativas abaixo, aquela que no representa uma distribuio do linux. a) mandrake b) red hat c) conectiva d) suse e) Unix 05) Julgue os itens a seguir a respeito do sistema operacional Linux: I. Linux o nome dado apenas ao Kernel do Sistema Operacional. O pacote de programas que inclui o Kernel, aplicativos e jogos, chamado de distribuio linux e pode ser montado por vrios empresas e usurios. II. Uma das razo que permitiu a existncias de linux e varias denominaes (as distribuies) o fato do kernel do linux ser regido pela GPL, que garante que ele pode ser copiado e alterado livremente. III. Dentre os direitos que a GPL (Licena Pblica Geral) garante aos usurios linux esta o de poder copiar e instalar livremente o sistema operacional linux. Porm a GPL no permite que o cdigo-fonte do sistema seja distribudo, o que impede que este seja alterado por outras pessoas. IV. Muitos dos programas que acompanham o Kernel do Linux numa distribuio comum so associados ao projeto de software livre chamado Gnome, razo pela quais alguns acreditam que o nome do linux deveria ser gnome/Linux ou GNU/LINUX. a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV. 06) Sobre o sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a) Em uma distribuio do sistema Linux, possvel encontrar software destinados a diversas finalidades, como para prover servio de acesso Internet. No ambiente Linux, tambm se dispe de uma rea de trabalho (GUI) para uso do sistema operacional a partir de uma interface grfica.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

b) Pelo fato de ser um software proprietrio, qualquer usurio pode fazer alteraes no ambiente e colaborar para a melhoria do sistema Linux. c) O cdigo-fonte do sistema operacional Linux no pode ser alterado; por essa razo ele no distribudo sob a licena GPL ou GNU, que pblica e permite modificaes no cdigo. d) KDE Control Center a rea de trabalho do Linux pela qual se faz acesso a aplicativos instalados no computador, como o BrOffice e outros. e) O Linux no permite que sejam instalados outros sistemas operacionais na mesma mquina, pois isso afetaria o desempenho do computador, tornando-o lento. 07) Com relao ao sistema operacional e ao ambiente Linux, assinale a opo correta. a) O Linux pode ser acessado a partir da rea de trabalho do Gnome apenas, pois o KDE uma GUI que s pode ser utilizada em computador que tiver instalado o Windows para uso simultneo. b) Debian uma das distribuies do Linux mais utilizadas no mundo; no entanto, sua interface no suporta a lngua portuguesa, sendo necessrio conhecimento de ingls para acesso. c) O Linux oferece facilidade de interao entre software de diversas plataformas; no entanto, no permite que sejam criados drivers de configurao para que outros hardware possam rodar no Linux. d) O kernel um software que se instala dentro do Linux e faz com que o Linux possa ser distribudo gratuitamente. e) O Linux oferece a opo de que um novo usurio possa abrir uma sesso de uso do ambiente para utilizar seus aplicativos mesmo que outro usurio esteja logado no sistema. 08) Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, assinale a opo correta. a) Arquivos criados no Linux podem ser lidos no Windows por meio da ferramenta Restaurao do sistema, existente no menu Iniciar do Windows. b) No Linux, o programa PlanCalc permite a elaborao de planilhas eletrnicas, de forma equivalente ao Excel no Windows. c) No sistema Windows, o aplicativo Windows Explorer tem a funo exclusiva de facilitar o gerenciamento das informaes em um computador, permitindo criar, excluir e renomear arquivos e pastas; enquanto o Internet Explorer um browser que permite a navegao na Internet. d) Por ser software livre, o usurio tem a liberdade de copiar e modificar uma distribuio do Linux, sem solicitar qualquer tipo de permisso. e) Por meio da opo Windows UpDate, possvel ajustar data, hora e fuso horrio do computador.

09) Acerca dos conceitos de organizao de informaes, assinale a opo correta. (ANULADA) a) Uma das formas para otimizar o uso do espao em disco a compactao de arquivos, que pode ser feita por meio de programas especficos para tal finalidade, tais como o WinZip e o RAR. b) No Linux, os arquivos so armazenados com prazo de validade. Ao se encerrar o prazo de armazenamento demandado, caso no seja feito o backup, o arquivo excludo do sistema de armazenamento. c) O Linux no permite a criao de mais de cinco subdiretrios dentro de um diretrio raiz, nem um caminho superior a cinco diretrios. d) Para o armazenamento de arquivos, o Windows possui estrutura de diretrios rgida, sendo desnecessrio e impossvel ao usurio criar diretrios prprios. e) No Linux, arquivos com terminaes diferentes, indicando terem sido gerados por programas diferentes, devem ser armazenados em diretrios especficos e distintos.

10) Acerca do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a) Por ser um sistema mais barato que os de mercado, o Linux est ganhando uma quantidade maior de adeptos, apesar de no haver oferta de software de escritrio que funcione nessa plataforma. b) O Linux no permite que se altere o seu cdigo-fonte, de modo a evitar que usurios sem o devido conhecimento alterem configuraes do ambiente.

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA

Professor: Deodato Neto

c) Outlook, PowerPoint e Writer so exemplos de ferramentas de correio eletrnico que rodam no Linux. d) O KDE Control Center do Linux uma ferramenta equivalente ao Painel de Controle do Windows e serve, por exemplo, para o gerenciamento de conexes de rede. e) No diretrio /bin do Linux, tambm conhecido como lixeira, ficam temporariamente armazenados os arquivos destinados ao descarte. 11) No que se refere ao sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a) No Linux, Konqueror um editor de textos que tem funcionalidades semelhantes s do Word, mas permite acesso a arquivos em diversos formatos, alm do .doc. b) No possvel instalar o Linux em uma mquina em que j esteja instalado outro sistema operacional, pois isso gera incompatibilidade entre eles. c) O Linux tem-se tornado atrativo para uso em funo da reduo progressiva do custo de suas verses, que se tornam mais baratas quando comparadas s solues de mercado, alm de ser mais fcil de se instalar. d) O KDE Control Center oferece opes de configurao do ambiente Linux, tendo funcionalidades equivalentes s do Painel de controle do Windows. e) A segurana do sistema operacional Linux est no fato de permitir o uso de apenas um usurio por computador, o que evita a necessidade de senhas ou outras formas de restrio de acesso. 12) Considerando os sistemas operacionais Windows XP e Linux, assinale a opo correta. a) Gnome o sistema gerenciador de usurio do Linux. b) A opo Meu computador no Windows XP apresenta as caractersticas do usurio atual. c) No Linux, para se acessar a Internet suficiente entrar no Windows Explorer. d) O Painel de controle do Linux possibilita a criao de arquivos e pastas. e) Nautilus um programa semelhante ao Windows Explorer que permite gerenciar arquivos. 13) O Samba um servidor para Windows que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Linux. Instalando o Samba, possvel usar o Windows como servidor de arquivos, servidor de impresso, entre outros, como se a rede utilizasse apenas servidores Linux. Sistema Operacional - Windows

1 B B

2 A B

3 E E

4 C E

5 B E

6 E E

7 D A

8 A A

9 C

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B C D B C A B D B A E

21 22 23 24 25 26 27 28

Processador de Texto Word Writer

1 E

2 D

3 C

4 C

5 D

6 B

7 E

8 E

9 C

10 11 12 13 14 B A E D B

Planilhas Eletrnica excel

1 E D

2 C B

3 D B

4 C D

5 D B

6 C A

7 D A

8 E C

9 A B

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B B D D C C C B E B A B B A B B E D

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

Exato Concursos

Curso INSS INFORMTICA


INTERNET

Professor: Deodato Neto

1 E D E

2 A B A

3 A E D

4 E B A

5 B D B

6 A B A

7 A A A

8 D C A

9 E E D

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A A D D C E D A D E D E A E E B A A B E B A C E B C B C D D

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57

Sistema Operacional - Linux 1 A 2 A 3 A 4 E 5 A 6 A 7 E 8 D 9 A 10 11 12 13 D D E F

Potrebbero piacerti anche