Sei sulla pagina 1di 3

LISTA DE EXERCCIOS GENTICA DEPENDNCIA Aluna: LUANNA CRISTINA FERREIRA Data: 11/09/2012

1) Em urtigas o carter denteado das folhas domina o carter liso. Numa experincia de polinizao cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provvel frmula gentica dos cruzantes : a) Dd x dd b) DD x dd c) Dd x Dd d) DD x Dd e) DD x DD 2) Podemos dizer que o fentipo de um indivduo dado por suas caractersticas: a) unicamente morfolgicas. b) morfolgicas e fisiolgicas apenas. c) estruturais, funcionais e comportamentais. d) herdveis e no herdveis. e) hereditrias 3) Em camundongos o gentipo aa cinza; Aa amarelo e AA morre no incio do desenvolvimento embrionrio. Que descendncia se espera do cruzamento entre ummacho amarelo com uma fmea amarela? a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos e) apenas amarelos 4) Considere que o carter analisado - cor da pelagem em coelhos - obedece ao proposto pela 1 Lei de Mendel, tendo sido realizados os cruzamentos a seguir: Todos os descendentes pretos de F2 foram cruzados com os F1, resultando em 192 descendentes. Mostre o nmero esperado de descendentes com pelagem branca. 5) A 1 lei de Mendel considera que: a) os gametas so produzidos por um processo de diviso chamado meiose. b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente. c) os gametas so puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado. d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose. e) a determinao do sexo se d no momento da fecundao. 6) O av paterno de uma mulher pertence ao grupo sangneo AB e todos os outros avs so do grupo O. Qual a probabilidade de esta mulher ser do grupo AB?

a) nula b) 25% c) 50% d) 75% e) 100% 7) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda mdia nasceram dois ratinhos de cauda mdia e um ratinho de cauda longa. Foram ento feitas vrias suposies a respeito da transmisso da herana desse carter. Assinale a que lhe parecer mais correta. a) Cauda mdia dominante sobre cauda longa. b) Ambos os pais so homozigotos. c) Ambos os pais so heterozigotos. d) Cauda longa dominante sobre cauda mdia. e) As suposies a e c so aceitveis. 8) O que gene? R: a unidade funcional da hereditariedade onde esto presentes os cidos nucleicos, portadores de informaes genticas que proporcionam a diversidade entre os indivduos. Gene uma sequncia de nucleotdeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequncia de uma cadeia polipeptdica (unio de aminocidos que formam a protena). O gene formado por uma sequncia de DNA (cido desoxirribonucleico) e RNA (cido ribonucleico), sendo este ltimo responsvel pela sntese de protenas da clula. 9) Explique o que e cite exemplos de: a) Dominancia completa: Quando a expresso de um alelo (o dominante) suficiente para a expresso normal do fentipo e mascara por completo a existncia do outro (o recessivo) tornando tanto o homozigoto como o heterozigoto fenotipicamente semelhantes. O recessivo s expresso na sua forma homozigota.

b) Dominancia incompleta: Quando a expresso de um alelo (o dominante) suficiente para a expresso normal do fentipo e mascara por completo a existncia do outro (o recessivo) tornando tanto o homozigoto como o heterozigoto fenotipicamente semelhantes. O recessivo s expresso na sua forma homozigota.

c) Codominancia: Nos casos de codominncia, o indivduo heterozigtico vai apresentar um fentipo diferente dos indivduos homozigticos. Neste caso vai apresentar um fentipo que resulta da mistura dos dois indivduos homozigticos antagnicos.

10) Uma pessoa do tipo sanguineo A pode apresentar qual gentipo? R: Os indivduos do grupo sanguneo A podem ser heterozigotos (IAi) ou homozigotos (IAIA ).

Potrebbero piacerti anche