Sei sulla pagina 1di 17

Curso de Formao de Oficiais/Bombeiro Militar

Concurso Pblico
Cargo Fisioterapeuta
Instrues
Senhor (a) candidato (a), 1. Confira seus dados na folha de respostas. 2. Verifique tambm se o nome do cargo mencionado neste caderno corresponde ao de sua inscrio e se o mesmo encontra-se indicado na sua folha de respostas. 3. Verifique se este caderno contm sessenta questes, corretamente ordenadas de 1 a 60, com cinco opes (A, B, C, D e E) e uma nica resposta correta. 4. Em caso de divergncia de dados e/ou de defeito no caderno de provas, solicite providncias ao fiscal de sala mais prximo. 5. Transcreva as respostas das questes para a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das provas e cujo preenchimento de sua exclusiva responsabilidade. 6. Sero consideradas marcaes indevidas as que estiverem em desacordo com o edital de abertura do concurso ou com a folha de respostas, tais como marcao rasurada ou emendada, ou campo de marcao no-preenchido integralmente. 7. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro de preenchimento por parte do candidato. 8. Para a marcao na folha de respostas, utilize somente caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 9. No permitida a marcao na folha de respostas por outra pessoa, ressalvados os casos de atendimento especial previamente deferidos. 10. No permitido amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de o candidato arcar com os prejuzos decorrentes da impossibilidade de realizao da leitura ptica. 11. A durao das provas de quatro horas. 12. O candidato s poder retirar-se do local de realizao do exame de conhecimento, depois de decorrida 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos do seu incio, ou seja, a partir das 9h30min; 13. O candidato que entregar sua prova antes de 11h30min dever, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas e seu Boletim de Questes. A partir desse horrio o candidato poder levar o Boletim de Questes. 14. Conforme item 7.27 do edital, por medida de segurana dos candidatos e do Concurso Pblico, a FMZ poder, a seu critrio, coletar a impresso digital de todos os candidatos durante a realizao da Prova. 15. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes no presente caderno ou na folha de respostas implicar a anulao da sua prova.

# FISIOTERAPEUTA #

QOCBM QOCBM GEA/2010

Lngua Portuguesa
Mudanas, Empregabilidade e Felicidade Ao longo destes ltimos anos, vrios conceitos bombardearam o cenrio da rea do trabalho. Tecnologias milagrosas de gesto, teorias acadmicas de ltima gerao, perfumarias de toda a espcie transitaram livremente pelas livrarias nos convidando a uma leitura, no mnimo, obrigatria. Porm, um dos postulados, que durante anos foi a tnica de muitas posies gerenciais bem-sucedidas, dizia que time que est ganhando no se mexe. A administrao moderna questiona essa afirmao, em que pese o fato de que vivemos em um mundo de mudanas constantes e inovaes cada vez mais aceleradas. Dessa forma, um dos principais desafios do verdadeiro profissional ser, justamente, gerenciar as variveis decorrentes desses novos cenrios. As transformaes esto ocorrendo em vrias frentes. Alteraes significativas so vistas, por exemplo, nos meios social, educacional, poltico, econmico, empresarial, pessoal etc. Portanto, quando falamos em mudanas, devemos compreender que elas esto acontecendo em vrios segmentos, em diversos pontos e de diferentes formas, mas a uma velocidade cada vez mais rpida. Essas mudanas possuem caracteres e resultados irreversveis. Procedimentos e posturas que deram certo no passado no garantem sucesso no presente, pois o contexto hoje outro e bem diferente. Os vrios sistemas administrativos j foram muito explorados sob a tica da eficincia. Embora importante, a eficincia por si s um conceito pequeno e limitado para os dias atuais. O que encerra essa ideia um posicionamento muito voltado para a correta alocao de recursos, porm focado para dentro da empresa, da diviso, do departamento, do setor etc...mas no necessariamente sob a tica do mercado. Agora, as aes devem ser desenvolvidas em sentido contrrio, ou seja, para o cliente. E nesse novo paradigma s se estabelece quem tem competncia. Se um negcio vem dando sinais claros de crescimento e sucesso, necessrio avaliar por quanto tempo ainda essa euforia se far presente. ( ....) A nossa relao profissional tambm vem passando por uma transio. cada vez mais importante cuidar de nossa carreira com ateno, planejamento e carinho, como se fosse um negcio prprio, ou seja, temos de aprender que o mundo atual nos convida para que sejamos empregveis, e ser empregvel nada mais do que reunir permanentemente as competncias necessrias para atender s contnuas exigncias do mercado de trabalho. Hoje, posio, praticamente, comum afirmar que o verdadeiro diferencial est apoiado nas competncias e no contnuo desenvolvimento das pessoas. Esta a nova regra do jogo. Segundo estudos j realizados, na virada do sculo, no existiro mais as relaes formais de trabalho como hoje ainda praticamos e conhecemos. A maioria de ns ser prestadores de servios. A prpria Consolidao das Leis de Trabalho (CLT) tende a desaparecer. 1

# FISIOTERAPEUTA #

QOCBM QOCBM GEA/2010

Se estas previses so oriundas de profetas de planto ou de consultores revolucionrios, somente o tempo ir confirmar. O certo, entretanto, que o telefone celular j foi um sonho, a Internet era algo pouco admissvel anos atrs e o prprio cinema foi visto com desconfiana por alguns. Mudanas ainda maiores esto por acontecer. Acreditar nessa realidade e ter predisposio para aceit-la, sem dvida, j um comeo. Sem dvida j uma mudana. Mexa-se! Aprenda a conviver com estes novos tempos; acredite; lute e, acima de tudo, seja feliz.
Roberto de Oliveira Loureiro. http://www.guiarh.com.br/y57.htm (Com recortes e adaptaes)

QUESTO 1 - Tendo em vista as ideias do texto verifica-se (A) (B) (C) (D) (E) uma viso positiva das mudanas. uma viso negativa das mudanas. dvidas em relao as alteraes. rejeio explcita das mudanas. uma problemtica sobre a empregabilidade.

QUESTO 2 - Segundo as pistas do texto, o perfil do profissional atual se resume em ter (A) competncia e eficincia na ordenao da empresa ou setor em que atua. (B) eficincia e perspiccia na resoluo de tarefas no local de trabalho. (C) competncia gestora das diversas situaes decorrentes de novos cenrios. (D) firmeza em manter o que est dando certo. (E) equilbrio nas situaes de crescimento, de sucesso ou no. QUESTO 3 - Observando as informaes apresentadas no 1 pargrafo percebe-se (A) o incentivo s mudanas no setor administrativo. (B) a necessidade de mudana na rea do trabalho quando se est perdendo. (C) a mudana no cenrio do trabalho que incide no questionamento da mxima time que est ganhando no se mexe. (D) as tecnologias colocadas em substituio ao trabalho do homem. (E) a ratificao do postulado time que est ganhando no se mexe. QUESTO 4 - O(s) pargrafo(s) que apresenta(m) o(s) segmento(s) que mais se altera(m) em funo das mudanas sofridas (so) (A) o segundo pargrafo. (B) o terceiro pargrafo. (C) o primeiro pargrafo. (D) o quarto pargrafo. (E) o segundo e o terceiro pargrafos.

# FISIOTERAPEUTA #

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 5 - O texto revela que atualmente o conceito de eficincia apresenta-se (A) totalmente defasado. (B) adequado s mudanas do dia-a-dia. (C) importante e imprescindvel para o mercado. (D) necessrio, mas restrito a um ambiente muito especfico. (E) ilimitado e abrangente. QUESTO 6 - As informaes mostradas no nono pargrafo revelam que (A) incertezas, dvidas e sonhos podem virar realidade. (B) as previses sobre as ltimas descobertas tecnolgicas estavam certas. (C) os consultores so os grandes responsveis pelas mudanas. (D) internet, celular e cinema foram mudanas que revolucionaram a humanidade. (E) as previses sempre se confirmam. CONSIDERE O TRECHO QUE SEGUE PARA ASSINALAR A ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTES 7 E 8. Agora, as aes devem ser desenvolvidas em sentido contrrio, ou seja, para o cliente. E nesse novo paradigma s se estabelece quem tem competncia. Se um negcio vem dando sinais claros de crescimento e sucesso, necessrio avaliar por quanto tempo ainda essa euforia se far presente. QUESTO 7 - Na anlise do trecho observa-se que (A) o conectivo nesse se refere ao termo cliente. (B) o circunstanciador temporal agora estabelece a compreenso da existncia de um outro agir anterior e diferente. (C) o termo competncia qualifica o termo paradigma. (D) o verbo avaliar se apresenta flexionado para completar a ideia de necessidade. (E) o uso do elemento coesivo e, entre os termos crescimento e sucesso, estabelece uma concluso. QUESTO 8 - Ainda com relao ao trecho destacado entende-se que (A) (B) (C) (D) (E) para se assumir um novo paradigma no basta competncia. sucesso e crescimento so indcios de competncia permanente. a competncia no base para o sucesso. o cliente o foco na ruptura de paradigma. os paradigmas no precisam se alterar para a obteno do sucesso.

QUESTO 9 - Sobre os verbos destacados no trecho: Mexa-se... Aprenda a conviver com estes novos tempos; acredite, lute e, acima de tudo, seja feliz CORRETO dizer que expressam (A) (B) (C) (D) (E) ideias hipotticas, referindo-se ao modo subjuntivo. aes em tempo presente relacionando-se ao modo indicativo. ideias referentes ao tempo passado. atividades relativas ao tempo futuro. ideias relacionadas ordem, apelo, sugesto indicando o modo imperativo. 3

# FISIOTERAPEUTA #
QUESTO 10 - Ainda sobre o trecho da questo 9 podemos informar que (A) (B) (C) (D) (E)

QOCBM QOCBM GEA/2010

denota aes cotidianas que todas as pessoas praticam. revela a necessidade de as pessoas valorizarem seus trabalhos. induz mudana de trabalho constante. procura convencer as pessoas sobre a necessidade de ser dinmico nos dias atuais. reflete a importncia do trabalho individual para o sucesso.

Conhecimentos Conhecimentos gerais


QUESTO 11 - (...) resumia a legislao aplicada primeiramente Amaznia, visando normatizar a relao entre o europeu e o amerndio [especialmente com relao ao trabalho e civilizao dos ndios]. Sua preocupao era fund-la sob a gide do Estado, retirando ao fator missionrio qualquer autoridade sobre os ndios. O seu contexto imediato pode ser definido como relacionado a duas questes de carter poltico: uma envolvendo a questo jesuta em Portugal e nas colnias; outra, abrangendo a demarcao das fronteiras das possesses ibricas na Amrica. (COELHO, Mauro Cezar. A cultura do trabalho. In: QUEIROZ,
Jonas Maral de; COELHO, Mauro Cezar (org.). Amaznia modernizao e conflito (sculos XVIII e XIX). Belm: UFPA/NAEA; Macap: UNIFAP, 2001, p.58).

O texto acima refere-se (A) Lei de Liberdades. (B) ao Diretrio dos ndios. (C) Lei de Terras. (D) ao Regimento das Misses. (E) carta Rgia de 1798. QUESTO 12 - Segundo estimativas de Vicente Sales, havia em Macap, no ano de 1788, cerca de setecentos e cinquenta escravos africanos, sendo a fuga de escravos uma realidade constante. Sobre a problemtica da fuga de escravos em Macap, analise as afirmativas que seguem. I - As fugas de escravos para a Guiana Francesa comearam no momento em que por decreto, o governo Francs aboliu a escravido definitivamente em suas colnias. II - Apesar das fugas constantes entre Gro-Par e Guiana Francesa as autoridades de ambos os lados no costumavam trocar os fugitivos capturados. III - Havia receio por parte do governo do Gro-Par de que os franceses procurassem atrair e envolver os negros fugitivos nos seus propsitos de expanso de suas fronteiras. IV - As fugas de escravos para a Guiana Francesa se intensificaram desde o trmino da Cabanagem, engrossadas por desertores, rus de polcia, vadios e quilombolas. Esto CORRETAS (A) apenas I e II. (B) apenas I e III. (C) apenas II e III. 4

# FISIOTERAPEUTA #
(D) apenas II, III e IV. (E) apenas III e IV.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 13 - Com a criao da Capitania do Cabo Norte, os administradores adotaram uma poltica de defesa para garantir as possesses j ocupadas militarmente e levar adiante a construo de fortificaes que dessem segurana s tropas e s populaes da regio. (CARVALHO, Jao Rnor Ferreira de. Momentos
de Histria da Amaznia. Imperatriz: tica, 1998, p.182).

Sobre a construo dessas fortificaes, assinale a proposio CORRETA. (A) A poltica de construo de fortificaes resolveu o problema da investida estrangeira na Capitania do Cabo Norte, principalmente dos franceses. (B) A partir da assinatura dos tratados Provisional em 1700 e de Utrecht em 1713 a administrao portuguesa deixa de construir fortificaes, pois a ameaa de invaso estrangeira torna-se pequena. (C) Na segunda metade do sculo XVII assinado um acordo entre Portugal e Frana no qual os portugueses assumem o compromisso de abandonarem as fortificaes construdas acima da margem esquerda do rio Amazonas. (D) Em meados do sculo XVII, as autoridades portuguesas comearam de fato sua poltica de defesa da regio. Com o objetivo de conter a invaso francesa, foram construdos fortes, um em Macap e outro na regio do rio Paru. (E) A construo da Vila e da Fortaleza de So Jos de Macap obrigou os franceses a respeitarem a fronteira entre Brasil e Guiana Francesa no Rio Oiapoque. QUESTO 14 [As silvivilas so] alojamentos implantados no meio da floresta a ser ocupada pelo plantio de espcimes voltados para a celulose (...). Foram construdas residncias, escolas, supermercados, centros de sade, termoeltricas, providenciando abastecimento de gua para os trabalhadores (...)
(PORTO, Jadson. Amap: principais transformaes econmicas e institucionais 1943 a 2000. Macap: Edio do Autor, 2007, p. 75).

O texto acima caracteriza as silvivilas que foram implantadas a partir do (A) Projeto Jari. (B) Projeto ICOMI. (C) Programa Grande Carajs. (D) Projeto Trombetas. (E) Projeto Albrs-Alunorte. QUESTO 15 Enquanto Territrio Federal, o Amap criou estruturas polticas, econmicas, sociais e administrativas internas que em muito contriburam para a sua estadualizao. Essas estruturas reforam a interpretao de Ferreira Filho (...), ao indicar que essas unidades federativas so Estados em Embrio.
(PORTO, Jadson. Amap: principais transformaes econmicas e institucionais 1943 a 2000. Macap: Edio do Autor, 2007, p. 144).

Dessa forma, com a Constituio de 1988 o Amap passou a I - Adquirir autonomia e capacidade de se auto-organizar. II - Elaborar sua prpria constituio. III - Escolher seus representantes do executivo e do legislativo, estadual e federal. 5

# FISIOTERAPEUTA #
IV - Criar sua Assembleia Legislativa. Esto CORRETAS (A) apenas I e II. (B) apenas I e III. (C) apenas II e III. (D) apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 16 - Um fato econmico ocorrido no espao amapaense no incio da dcada de 1990 que gerou consequncias negativas para a sociedade e ao ambiente natural do Estado foi (A) a criao da Empresa Bruynzeel de Madeira S/A (BRUMASA), com objetivo de produo de cavaco de madeira para a fabricao de celulose e compensados destinados ao mercado externo. (B) a fundao da Minerao e Metlicos S/A (MMX), com objetivo de extrao de minrios de ferro nos municpios de Santana e Pedra Branca do Amapari. (C) a implantao da rea de Livre Comrcio de Macap e Santana (ALCMS), voltada basicamente para a comercializao de produtos importados. (D) a instituio do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, criado para proteger vrias nascentes de rios que alimentam a bacia amaznica. (E) o estabelecimento da Indstria, Comrcio e Minerao S/A (ICOMI), uma empresa transnacional voltada para a explorao de minrio de mangans na Serra do Navio. QUESTO 17 - Em relao aos domnios florsticos do Amap pode-se afirmar que (A) floresta de vrzea corresponde aos campos inundveis, estendendo-se do Cabo Orange foz do rio Jari. (B) manguezais so ecossistemas estritamente ligados s condies litorneas e correspondem floresta de mdio porte. (C) floresta de terra firme representa o ambiente regulador das condies naturais e representada por formas campestres. (D) cerrado corresponde ao tipo de vegetao mais representativo do Estado, com aproximadamente 2/3 do seu territrio. (E) campos de vrzea localizam-se nas margens dos rios e so regulados pelos regimes de mars. QUESTO 18 - No espao amapaense se encontram vrios tipos de reas legalmente protegidas, como as Reservas Legais, reas de Preservao Permanente, Unidades de Conservao, Terras Indgenas e Territrios Remanescentes de Comunidades Quilombolas. Em relao s duas ltimas CORRETO afirmar que (A) os espaos so representativos para a conservao dos recursos naturais, sociais e culturais no estado, entretanto as polticas executadas so insuficientes para a proteo efetiva destas reas e das comunidades. (B) as populaes que habitam estas reas esto livres da degradao social, cultural e ambiental, pois a legislao protege as comunidades e impede que invasores explorem o seu potencial econmico. (C) os recursos naturais esto plenamente preservados, pois no possvel a explorao da natureza sem a autorizao do rgo responsvel pelas terras e das comunidades que habitam as reas. (D) as principais atividades econmicas destas reas esto ligadas ao processo de desenvolvimento sustentvel, como o manejo de espcies da flora e da fauna nativa da regio. 6

# FISIOTERAPEUTA #

QOCBM QOCBM GEA/2010

(E) as comunidades que ocupam essas reas tm forte ligao com a terra, entretanto, para preserv-las deixam de praticar atividades como a agropecuria e o extrativismo animal e vegetal. QUESTO 19 Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) a populao estimada em 2009 no Amap foi 626.609 habitantes. Os municpios de Macap, Santana e Laranjal do Jari so os que concentram os maiores ndices populacionais. J os que apresentam os menores ndices so (A) Caloene, Ferreira Gomes e Itaubal. (B) Amap, Cutias e Vitria do Jari. (C) Oiapoque, Mazago e Tartarugalzinho. (D) Pracuba, Amap e Ferreira Gomes. (E) Serra do Navio, Pracuba e Itaubal. QUESTO 20 Com base em seus conhecimentos e nas informaes seguintes sobre territrio federal, julgue as proposies abaixo. I - A divulgao da criao do Territrio Federal do Amap ocorreu em 1940, atravs do discurso do rio Amazonas, proferido pelo Presidente Getlio Vargas, entretanto o Territrio foi criado somente em 1943. II - As principais caractersticas da administrao dos territrios federais eram a descentralizao e no concentrao do poder poltico e os governadores eram indicados pela presidncia da repblica. III - No perodo da ditadura militar brasileira a administrao dos territrios federais foi dividida entre as foras armadas e o Amap passou a ser governado pela Marinha. IV - A instituio do Territrio Federal do Amap foi uma estratgia das elites polticas e econmicas locais para controlar e explorar as riquezas naturais da regio, em especial da foz do rio Amazonas. Est(o) CORRETA(S) (A) apenas I. (B) apenas I e II. (C) apenas I e III. (D) apenas II e III. (E) apenas I e IV.

Conhecimentos especficos

QUESTO 21 - Nos nveis C5, C6 e C7 da coluna cervical, origina-se a inervao de determinados grupos musculares dos membros superiores, entre esses nervos est o Nervo Musculocutneo, que inerva 3 (trs) msculos. Aponte quais so esses msculos, entre as opes abaixo. (A) M. Supinador, M. Braquioradial, M. trceps Braquial. (B) M. Deltide, M. Trceps Braquial, M. Coracobraquial. (C) M. Bceps Braquial, M. Braquial, M. Coracobraquial. 7

# FISIOTERAPEUTA #
(D) M. Deltide, M. Supinador. M. Braquial. (E) M. Trceps Braquial, M. Bceps braquial, M. Braquioradial.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 22 Sabe-se que para ocorrer o processo de inspirao e expirao necessria a contrao de um conjunto de msculos. Entre esses msculos est o Msculo Diafragma. Assinale a alternativa em que se verifica o nvel da coluna cervical que origina a inervao desse msculo e a denominao do nervo que o inerva. (A) C3, C5 N. Dorsal da Escapula. (B) C6, C8 N. Toracodorsal. (C) C3, C5 N. Frnico. (D) C4, C6 N. Frnico. (E) C5, T1 N. Peitorais. QUESTO 23 - O Sistema Nervoso Central (Encfalo e Medula Espinhal) est envolvido por 3 (trs) camadas de tecido conjuntivo (conhecido no conjunto como Meninges). Assinale a opo em que se apresenta a denominao de cada uma dessas camadas. (A) Dura-mater, Aracnide, Pia-mater. (B) Pia-mater, Foice do Crebro, Plexo-Coride. (C) Aracnide, Plexo-Coride, Dura-mater. (D) Plexo-coride, Spto-pelucio, Pia-mater. (E) Dura-mater, Foice do Crebro, Pia mater. QUESTO 24 - Sabe-se que pacientes portadores da patologia denominada Parkinson (causada por disfunes do Sistema nervoso Central, mais precisamente dos Ncleos de Base) apresentam, entre outros problemas, a diminuio do Neurotransmissor do tipo Dopamina. Assim, o tipo de marcha que o portador dessa patologia apresenta a (A) marcha Partica. (B) marcha Atxia. (C) marcha Deslizante. (D) marcha Ceifante. (E) marcha Petit-pas. QUESTO 25 - A Afasia de Broca (reduo ou ausncia da capacidade de comunicar-se atravs da fala) uma patologia geralmente diagnosticada em pacientes com histria de AVC. O lobo do crebro lesado em pacientes com essa patologia o (A) lobo temporal direito. (B) lobo temporal esquerdo. (C) lobo frontal dominante. (D) lobo da nsula. (E) lobo occipital. QUESTO 26 - A articulao do joelho tem uma estrutura na regio postero/medial, denominada de pata de ganso. Marque a opo que apresenta os msculos que se inserem nessa regio. 8

# FISIOTERAPEUTA #
(A) Sartrio, Grcil, Semetendinoso. (B) Semimembranoso, Reto Femoral, Adutor Magno. (C) Semitendinoso, Grcil, Semimembranoso. (D) Grcil, Sartrio, Reto Femural. (E) Sartrio, Grcil, Vasto Medial.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 27 - O teste ortopdico conhecido como MC Murray usado para diagnosticar possveis leses na articulao do joelho, qual estrutura esse teste avalia especificamente? (A) Ligamento cruzado anterior. (B) Meniscos. (C) Ligamentos Colaterais. (D) Tendo Patelar. (E) Condromalcia Patelar. QUESTO 28 - O conjunto de msculos conhecido como quadrceps tem como ao a extenso do joelho, porm 1 (um) desses msculos tem a ao de flexo da coxa e recebe o nome de (A) vasto lateral. (B) vasto medial. (C) vasto intermdio. (D) reto femural. (E) grcil. QUESTO 29 - O fisioterapeuta, ao avaliar a fora muscular de um paciente, usando a Escala de Kendall para fora muscular, verifica que o paciente realiza uma leve contrao muscular, mas incapaz de produzir movimento. Com esse quadro, o grau de fora do msculo contraido pelo paciente de (A) grau 0. (B) grau 1. (C) grau 2. (D) grau 3. (E) grau 4. QUESTO 30 - Sabe-se que o manguito rotador composto por quatro msculos, que tm como uma de suas funes manter a cabea do mero na cavidade glenoidal e funde-se com a cpsula articular para fornecer a estabilizao dinmica. Os msculos que compem o manguito rotador so (A) subescapular, infra-espinhoso, supra-espinhoso e redondo menor. (B) supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo maior e subescapular. (C) rombide, redondo menor, subescapular e supra-espinhoso. (D) trceps Braquial, infra-espinhoso, redondo menor e supra-espinhoso. (E) bceps cabea longa, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor. QUESTO 31 - A onda P do eletrocardiograma corresponde a atividade do corao denominada de (A) Excitao atrial. (B) Excitao ventricular. 9

# FISIOTERAPEUTA #
(C) Fechamento da vlvula Mitral. (D) Regresso da excitao Ventricular. (E) Disparo do nodo sino-atrial.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 32 - O grupo muscular dos membros inferiores (conhecidos como trceps da perna gmeos e Sleo) inervado pelo nervo identificado como (A) peroneal profundo. (B) tibial. (C) peroneal superficial. (D) plantar lateral. (E) peroneal comum. QUESTO 33 - Entre os reflexos patolgicos dos membros inferiores est o Sinal de Babinski, sendo esse muito importante em uma avaliao neurolgica. O referido sinal positivo quando o (A) paciente realiza dorsiflexo de tornozelo. (B) paciente no apresenta nenhuma reao. (C) paciente realiza dorsiflexo do Hlux e abertura em leque dos outros dedos. (D) paciente realiza inverso do tornozelo. (E) paciente flexo plantar do Hlux. QUESTO 34 - Os ossos que formam a Cintura Plvica so (A) sacro, pbico, fmur. (B) pbico, isquitico, sacro. (C) isquitico, sacro, smur. (D) ilaco, isquitico, pbico. (E) cccix, pbico, isquitico. QUESTO 35 - O corao dividido em quatro cavidades onde o sangue circula. Entre essas cavidades encontram-se as vlvulas que liberam ou interrompem a passagem de sangue de uma cavidade para a outra e liberam a entrada e sada de sangue ao corao, que dependente do funcionamento dessas vlvulas. Considerando essas informaes e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a opo em que se tem o significado de estenose valvular. (A) Abertura persistente das vlvulas. (B) Diminuio da luz da vlvula, causada por distrbios nas cspides ou bolsas semilunares. (C) fechamento precoce das vlvulas. (D) Ocluso das coronrias. (E) Bloqueio atrioventricular. QUESTO 36 - A Gota uma doena inflamatria metablica que provoca hiperuricemia, resultante da deposio de cristais de monourato de sdio (tambm chamado de cristais de acido rico). Assinale a alternativa em que apresenta a articulao comprometida no primeiro episdio de manifestao da doena em at 90% dos casos. (A) Tornozelo. 10

# FISIOTERAPEUTA #
(B) Joelho. (C) 1 metatarso-falangiana. (D) Cotovelo. (E) Interfangeanas da mo.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 37 - Ao fazer uma avaliao, o paciente relata no ter sofrido nenhum tipo de trauma, porm apresenta dor difusa de forma generalizada, ao exame fsico (palpao). Demonstra ainda pontos (tender points) muito dolorosos em locais anatmicos pr-determinados. Com esse quadro, o diagnstico porvvel da patologia seria (A) artrite reumatide. (B) psorase. (C) gota. (D) hrnia de disco. (E) fibromialgia. QUESTO 38 - A Tenossinovite de Quervain (doena de De Quervain) um distrbio que acomete os tendes, causando um encarceramento dos mesmos. Os tendes acometidos nessa patologia so (A) Abdutor longo e Abdutor curto. (B) Adutor longo e curto do polegar. (C) Extensor curto e longo do polegar. (D) Abdutor longo e extensor curto do polegar. (E) Extensor Curto do polegar e adutor longo do polegar. QUESTO 39 Nos ltimos vinte anos o alongamento Balstico (dinmico) era o mtodo mais utilizado. Atualmente a tcnica de alongamento esttico a que vem sendo mais utilizada. Pode-se se dizer que o motivo disso est no fato de que se trata de uma tcnica que (A) provoca menor atividade dos fusos musculares em comparao com alongamento dinmicos e h menor chance de ocorrer leso. (B) possibilita melhor ganho de fora. (C) faz com que as fibras musculares extra fusais somente sejam inibidas logo aps o alongamento. (D) possibilita que as repeties rpidas e bruscas provoquem um melhor alongamento. (E) permite que o tempo de permanncia em postura de alongamento no influencie no alongamento muscular. QUESTO 40 Quando nos movimentamos realizamos constantemente contraes musculares. Assim, das atividades abaixo relacionadas, em qual delas o msculo quadrceps realiza uma contrao excntrica? (A) Subir escadas. (B) Chutar uma bola. (C) Descer um degrau. (D) Extenso de joelho (E) Flexionar o joelho.

11

# FISIOTERAPEUTA #

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 41 - Paciente com diagnstico de hrnia discal relata parestesia na face lateral do p. Diante desse quadro, pode-se inferir que sua hrnia est entre (A) L4 L5. (B) L5 S1. (C) S1 S2. (D) L2 L3. (E) L3 L4. QUESTO 42 - Os testes ortopdicos, do tipo Lasegue e Valsalva, so realizados para diagnosticar possveis patologias de qual regio do corpo humano? (A) Articulao Sacro-ilaca. (B) Joelho. (C) Cotovelo. (D) Coluna Cervical. (E) Ombro. QUESTO 43 - A fonoforese a tcnica que permite (A) introduzir medicamentos via tpica atravs de uma corrente eltrica. (B) introduzir medicamentos via oral com uso do ultra-som. (C) introduzir medicamentos via tpica com uso do ultra-som. (D) realizar terapia ultra-snica pulsada juntamente com corrente interferencial. (E) introduzir medicamentos atravs de terapia combinada. QUESTO 44 Sabe-se que h trs classes de alavancas, cada uma com uma funo e uma vantagem mecnica diferente. Essas alavancas so usadas o dia inteiro pelo corpo humano para realizar vrias atividades, seja para vencer a gravidade ou peso externo. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a que apresenta a articulao que faz uso da segunda classe de alavancas. (A) Tornozelo. (B) Flexo de pescoo. (C) Joelho. (D) Cotovelo. (E) Punho. QUESTO 45 - A principal fonte de armazenamento e liberao de energia para a contrao muscular o composto de alta energia denominado de Adenosina Trifosfato (ATP). O ATP fica armazenado dentro das clulas musculares, como resultado da converso de alguns nutrientes especficos. Entre as opes abaixo assinale a que aponta quais so esses nutrientes. (A) protena, vitamina B, carboidratos. (B) carboidratos, gordura, protena. (C) vitamina C, vitamina E, vitamina A. (D) vitamina A, enzimas, carboidratos. (E) protena, gordura, enzimas. 12

# FISIOTERAPEUTA #

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 46 - Dos agentes hormonais relacionados abaixo, assinale o que tem efeito vasodilatador no sistema vascular do corpo humano. (A) Vasopressina. (B) Norepinefrina. (C) Angiotensina II. (D) Histamina. (E) Endotelina. QUESTO 47 - Como conhecido o hormnio produzido pelas clulas Beta das Ilhotas de Langerhans, localizadas no Pncreas? (A) Glucamato. (B) Acetilcolina. (C) Adrenalina. (D) Noradrenalina. (E) Insulina QUESTO 48 - Uma opo de exame em doenas cardacas e tambm para avaliar atletas o teste ergomtrico em bicicletas ou esteira. O protocolo em esteira rolante mais usado em nosso meio o de Bruce. Sendo assim quantos estgios tem esse protocolo? (A) 9. (B) 7. (C) 8. (D) 10. (E) 6. QUESTO 49 - Com relao a pacientes acamados por longo perodo, um dos procedimentos para preveno de escaras deve ser feito com mudanas de decbito. Essa mudana deve ser feita de quanto em quanto tempo? (A) 2 vezes ao dia. (B) a cada 2 horas. (C) 3 vezes a cada 24 horas. (D) 1 vez ao dia. (E) 4 vezes por semana. QUESTO 50 - Das indicaes abaixo, assinale a que contra indicada no uso de laserterapia. (A) direta sobre o olhos. (B) gestantes no 8 ms de gestao. (C) feridas abertas. (D) portadores de marca-passo cardaco. (E) pacientes com cncer. QUESTO 51 - Dos itens relacionados logo abaixo, marque aquele em que indicado o uso do ultrasom. 13

# FISIOTERAPEUTA #
(A) estimular o crescimento da epfise ssea em adolescentes. (B) eliminar tumores. (C) aplicar na regio pr-cordial. (D) eliminar ateroma nas artrias cerebrais. (E) fibrose ps-cirrgico.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 52 - O TENS uma das formas teraputicas mais usadas pelos fisioterapeutas em relao corrente eltrica. Sendo assim, qual o principal efeito do TENS no organismo? (A) analgesia. (B) contrao muscular. (C) aumenta a frequncia cardaca. (D) causa sonolncia. (E) diminuio da frequncia cardaca. QUESTO 53 - Como denominada uma respirao peridica com alterao crescente e decrescente da amplitude respiratria (aumento do volume corrente) com intervalo de apnia e hipopnia? (A) Paradoxal. (B) Kussmaul. (C) Apnustica. (D) Biot. (E) Cheyne Stokes. QUESTO 54 - A hipercapnia caracterizada pelo excesso de um tipo de gs nos lquidos corporais. Assinale abaixo qual esse gs. (A) oxignio. (B) dixido de carbono. (C) monxido de carbono. (D) hlio. (E) nitrognio. QUESTO 55 - Pacientes Diabticos podem apresentar dificuldade para esvaziamento da bexiga (denominada de Bexiga Neurognica). Devido a qual distrbio no corpo ocorre esse problema? (A) Meningite. (B) Proteinria. (C) Neuropatia perifrica. (D) lceras de presso. (E) Incontinncia urinaria. QUESTO 56 - A esclerose mltipla uma patologia que acomete qual sistema do corpo humano? (A) sistema cardiovascular. (B) sistema nervoso central. (C) sistema msculo esqueltico. 14

# FISIOTERAPEUTA #
(D) sistema nervoso perifrico. (E) doze pares de nervos cranianos.

QOCBM QOCBM GEA/2010

QUESTO 57 - A clula nervosa, responsvel pela produo de mielina nos axnios dos neurnios do sistema nervoso perifrico, denominada de (A) clula de schwann. (B) astrcitos. (C) micrglia. (D) oligodendrcitos. (E) neurnios alfa. QUESTO 58 - O nervo craniano responsvel pela inervao dos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua o (A) oculomotor-III par. (B) facial-VII par. (C) trigmeo-V par. (D) vago-X par. (E) hipoglosso-XII par. QUESTO 59 - Dos doze pares de nervos cranianos, apenas um tem sua origem na regio posterior do tronco enceflico, que denominado de (A) vestibulococlear. (B) ptico. (C) abducente. (D) troclear. (E) acessrio. QUESTO 60 - A paralisia facial denominada Paralisia de Bell, que provoca a paralisia dos msculos da face e, em casos graves, a salivao e a produo de lagrimas podem ser afetados. Isso tudo ocorre por distrbio de um nervo especfico chamado de (A) Hipoglosso. (B) Trigmeo. (C) Olfatrio. (D) Acessrio. (E) Facial.

15

GABARITO DE FISIOTERAPEUTA - QOCBM


QUESTO RESPOSTA LINGUA PORTUGUESA 01 A 02 C 03 C 04 B 05 D 06 A 07 B 08 D 09 E 10 D CONHECIMENTOS GERAIS 11 B 12 E 13 D 14 A 15 E 16 C 17 D 18 A 19 E 20 C CONHECIMENTOS ESPECIFICOS 21 C 22 C 23 A 24 E 25 C 26 A 27 B 28 D 29 B 30 A 31 A 32 B 33 C 34 D 35 B 36 C 37 E 38 D 39 A 40 C 41 B 42 D 43 C 44 A 45 B 46 D 47 E 48 B 49 C 50 A 51 E 52 A 53 E 54 B 55 C 56 B 57 A 58 E 59 D 60 E

Potrebbero piacerti anche