Sei sulla pagina 1di 26

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

CINICAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 01 a 45


Leia o texto a seguir para responder questo 1:

c) Uma anlise da reduo do homem mo de obra e da natureza terra, sob o impulso da economia de mercado. d) A adoo do mercado como protagonista de uma nova fase da civilizao moderna ocidental, assentada numa legislao estamental-feudal. e) Uma anlise globalizante do homem que rene o intervencionismo estatal com o liberalismo de mercado numa nica perspectiva econmica.

03 O texto que se segue traz uma viso da Amaznia


brasileira. Com 13,7 milhes de habitantes (6% da populao do Pas), o PIB do Norte representa 5% da economia brasileira. Mesmo tendo registrado taxas de crescimento superiores mdia nacional nos ltimos anos, preciso muito flego para encurtar a distncia que afasta Manaus de outras localidades. H muitos bolses de pobreza e, em alguns pontos, as taxas do ndice de Desenvolvimento Humano so parecidas com as de rinces africanos. A renda per capita da Regio equivale a 65% da mdia nacional. De onde tirar o oxignio? A resposta talvez esteja diante do nariz de todos e no deixa de ser mais uma forma de contrariar o que foi dito da Amaznia. No passado, era comum olhar para a floresta como a barreira que impedia o desenvolvimento. Com a desculpa de transp-la, era aceitvel passar a motosserra em toda rvore que surgisse pela frente. A floresta ainda est ameaada, mas aquela viso mope, felizmente,vai sendo superada. Sabe-se, hoje em dia, que a mata vale muito mais em p do que abatida e que a explorao racional de seus recursos gera fontes de renda mais slidas do que o lucro fugaz obtido com a devastao. No rastro das exigncias do Protocolo de Kyoto, empresas do mundo inteiro esto dispostas a pagar caro para preservar reas da Amaznia em troca do direito de lanar gs carbnico na atmosfera. o chamado Crdito de Carbono, que j est sendo negociado. Em outras palavras: tem gente interessada em pagar caro para manter as rvores intactas. (O Estado de S. Paulo) Com base no texto, conclumos que a regio Norte: a) Tem na floresta um empecilho para o desenvolvimento de sua economia. b) Pode contar com a floresta para obter os chamados crditos de carbono. c) Possui um ambiente social uniforme, no qual Manaus e as demais localidades da Amaznia compartilham os mesmos nveis sociais. d) Apesar de contar com uma renda per capita inferior mdia brasileira, tem um IDH que se compara mdia mundial. e)fOs bolses de pobreza encontram-se prximos Manaus, pois a cidade atrai grande volume de migrantes.

Quatro olhos, quatro mos e duas cabeas formam a dupla de grafiteiros Os gmeos. Eles cresceram pintando muros do bairro Cambuci, em So Paulo, e agora tm suas obras expostas na conceituada Deitch Gallery, em Nova Iorque, prova de que o grafite feito no Brasil apreciado por outras culturas. Muitos lugares abandonados e sem manuteno pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradveis e humanos com os grafites pintados nos muros. Atualmente, instituies pblicas educativas recorrem ao grafite como forma de expresso artstica, o que propicia a incluso social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional. (http://www.flickr.com.Acesso em: 10 set 2008) 01 No processo social de reconhecimento de valores culturais, considera-se que: a) Grafite o mesmo que pichao e suja a cidade, sendo diferente da obra dos artistas. b) A populao das grandes metrpoles depara-se com muitos problemas sociais, como os grafites e as pichaes. c) Atualmente, a arte no pode ser usada para incluso social, ao contrrio do grafite. d) Os grafiteiros podem conseguir projeo internacional, demonstrando que a arte do grafite no tem fronteiras culturais. e) Lugares abandonados e sem manuteno tornam-se ainda mais desagradveis com a aplicao do grafite. Leia o texto a seguir para responder questo 2: As ciladas do sistema de mercado no eram prontamente visveis. Para compreender isto com mais clareza, temos que distinguir, entre as vrias vicissitudes a que trabalhadores estiveram expostos na Inglaterra, desde o aparecimento da Mquina. Primeiro, aquelas do perodo Speenhamland, 1795 a 1834. Segundo, as dificuldades causadas pela Poor Law Reform, na dcada que seguiu a 1834. Terceiro, os efeitos deletrios de um mercado de trabalho competitivo aps 1834 at o reconhecimento dos sindicatos, nos anos 1870, passaram a oferecer a necessria proteo. (POLANY, Karl. A Grande Transformao) 02 correto afirmar que o texto apresenta: a) A crise do sistema poltico ingls a partir dos movimentos operrios do perodo. b) A dissoluo dos laos feudais com o surgimento do sistema de fbrica.
2

04 Os mapas apresentam o nmero de cidades mdias


(entre 100.000 e 500.000 habitantes) no territrio brasileiro em 1970 e nos dias atuais.

(Revista Veja, 01/09/2010. Adaptado)


Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias CASD Vestibulares

Com base nos mapas e nos seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta. a) O nmero de cidades mdias da regio Norte do pas manteve-se inalterado desde 1970, resultado das polticas de conservao ambiental e da rigorosa fiscalizao das instituies responsveis. b) A partir de 1970 aumentou o nmero de cidades mdias, o que indica que a riqueza, antes concentrada nos grandes centros urbanos, vem sendo distribuda tambm nas mdias aglomeraes. c) A regio Nordeste, considerada a mais pobre do pas, apresenta hoje poucas cidades mdias, resultado do elevado contingente migratrio em direo ao Centro-Sul. d)fO aumento do nmero de cidades mdias ps-dcada de 70 do sculo XX deve-se principalmente poltica de incentivos fiscais para a instalao das multinacionais nas metrpoles nacionais, aumentando a demanda por mo de obra especializada. e)fO aumento de cidades mdias da regio Centro-Oeste resulta das polticas de transferncia de renda do governo federal, entre elas a Bolsa Escola, alm de investimentos macios em cincia e tecnologia com a criao de tecnopolos. Leia o texto a seguir para responder questo 5: MORENA DE ANGOLA Morena de Angola Que leva o chocalho Amarrado na canela. Ser que ela mexe o chocalho Ou o chocalho que mexe com ela? (Chico Buarque)

obrigao de votar. A maioria (55%), porm, afirmou que iria s urnas mesmo se no fosse obrigatrio.
(http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/tendenciasdebates/populacao-coloca-voto-obrigatorio-em-xeque)

Organizao do Estado brasileiro, segundo as determinaes da Constituio outorgada de 1824.

06 Mesmo entendendo o voto como uma das principais


atribuies do cidado, atualmente quase a metade dos eleitores no faz questo de votar, conforme a pesquisa do Instituto Datafolha. No entanto, durante o perodo monrquico, foi a Constituio de 1824 que restringia a participao poltica da maioria da populao. Sobre o processo eleitoral durante o imprio, assinale a opo correta. a) A necessidade de comprovar renda era o nico requisito necessrio para exercer o direito ao voto no imprio, no importando sexo, credo religioso ou mesmo idade. b) Foi carter censitrio o principal limitador do voto no perodo monrquico. Dividido em graus, o processo eleitoral diferenciava a sociedade em cidados inativos, ativos eleitores e ativos eleitores elegveis. c)FEmbora oferecesse educao bsica, foi o condicionamento obrigatrio do direito ao voto, a alfabetizao na Constituio de 1824, que restringia a grande maioria da populao ao direito de participao poltica de seu pas. d) Durante o perodo da monarquia, o direito ao voto permitiu aos cidados ativos, mesmo em nmero reduzido, a indicao direta dos senadores com mandatos de 8 anos e Presidentes das Provncias que exerciam mandatos de 4 anos, aps longos debates democrticos. e) Assim como na Constituio de 1889, havia explcita proibio do voto feminino na Constituio de 1824, sendo este fator o maior determinante para que, durante perodo monrquico, a maioria da populao no tivesse direito ao voto.

05 A letra da msica de Chico Buarque nos remete


lembrana da escravido no Brasil colonial, que teve sua base de sustentao no trfico negreiro. Essa atividade era: a) Controlada pelo Estado portugus, seguindo a dinmica do Pacto Colonial, que tinha no trfico negreiro importante atividade econmica. b) Realizada sem o apoio da metrpole, que seguindo a orientao da Inglaterra, combatia a escravido para ampliar seus mercados. c) Combatida pela Igreja Catlica, que, contrria a qualquer tipo de escravido, buscava incentivar a catequese de negros e ndios. d) Subvencionada pela metrpole, sendo permitida a contrabandistas estrangeiros que pagassem regularmente impostos Coroa portuguesa. e) Monopolizada por grupos de judeus, que incentivavam a miscigenao como forma de promover a ocupao do territrio brasileiro. Leia o texto a seguir para responder questo 6: VOTO DEVERIA SER FACULTATIVO PARA 48% DOS ENTREVISTADOS A obrigatoriedade do voto no vista com bons olhos por quase a metade dos eleitores. E ainda mais: subiu o nmero daqueles que concordam que o voto deveria ser facultativo. Foi o que mostrou uma recente pesquisa do Instituto Datafolha, que coloca em discusso o modelo de voto adotado no Brasil desde o Cdigo Eleitoral de 1932, quando o voto passou a ser considerado um dever, mais do que um direito. O estudo foi realizado nos dias 20 e 21 de maio do ano passado e entrevistou 2.660 pessoas. De acordo com a pesquisa, os brasileiros esto divididos quanto obrigatoriedade do voto. Quarenta e oito por cento dos entrevistados se colocaram a favor e 48% foram contra a

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

07fSegundo a classificao do relevo elaborada por


Jurandyr Ross, as plancies brasileiras esto restritas a pequenas pores do territrio, conforme pode-se observar no mapa (adaptado) apresentado a seguir.

09 Analise a figura a seguir.

Sobre essas plancies, correto afirmar que se caracterizam: a) Pela pequena altitude e por terem sido formadas com sedimentao fluvial ou marinha da era Mesozoica, apresentando solos de grande fertilidade. b) Como reas planas resultantes de sedimentao recente e que apresentam, a exemplo da plancie amaznica, rios potencialmente viveis para a construo de hidrovias. c) Pela sua formao em reas de contato entre planaltos e depresses cristalinas, apresentando rios encachoeirados e de grande potencial hidrulico. d) Como reas antigas de relevo residual e, exceo da estreita faixa litornea, apresentam-se muito pouco ocupadas. e) Pela formao geolgica cristalina que tende a ser trabalhada e homogeneizada pelo trabalho de agentes externos, como a gua e as variaes de temperatura.

Em relao a essa figura, pode-se afirmar que ela ressalta: a) A oposio norte-sul, ou seja, norte industrializado e sul subdesenvolvido, que emergiu com o fim do mundo socialista. Essa diviso de natureza essencialmente econmica, sendo que o norte industrializado concentra a maior quantidade de riqueza e de consumo. b) A teoria de que os pases industrializados poluem com suas indstrias e seu consumismo, enquanto os pases pobres sofrem as consequncias dessa poluio, recebendo os dejetos oriundos dos pases ricos. c) A diviso do mundo em dois polos: desenvolvido e subdesenvolvido, obedecendo-se a diviso das reas acima e abaixo da linha do Equador, ou seja, dois polos polticoideolgicos. d) As caractersticas naturais e econmicas dos pases do norte, que so desenvolvidos e apresentam clima frio, e dos pases do sul, que so subdesenvolvidos e apresentam clima quente. e) A mesma diviso geopoltica do perodo da Guerra Fria, baseada em capitalismo e socialismo. Leia o trecho a seguir para responder questo 10. Pra hav paz no serto E as moa pud pros E os rapaz pud cas E os meninos diverti preciso uma inleio Pra faz de Lampio Governador do Brasil. (ALENCAR, Chico et. alii. Histria da Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1996, p. 263)

08fConsidere os mapas apresentados abaixo, para


responder questo.

Relacione a estrutura geolgica brasileira e a explorao econmica dos principais recursos minerais nos mapas. a)FMapa I Rochas cristalinas (ferro, mangans e cassiterita); Mapa II Rochas sedimentares (petrleo e carvo). b)FRochas cristalinas (petrleo e carvo); Rochas sedimentares (ferro, mangans e cassiterita). c)FRochas sedimentares (bauxita, ferro e mangans);Rochas cristalinas (petrleo, carvo e ouro). d)FRochas cristalinas (ferro, mangans e cassiterita); Rochas sedimentares (bauxita, ouro e cassiterita). e) Rochas sedimentares (ferro, ouro e bauxita); Rochas cristalinas (petrleo, carvo e ouro).

10 Analisando os versos e observando o imaginrio popular


do interior nordestino, anteriormente apresentados, pode-se afirmar que: a)FLampio simboliza, sobretudo na cultura popular sertaneja, a esperana de melhores dias. b) A maioria dos sertanejos rejeitava Lampio e os versos eram originrios da propaganda ufanista. c) O surgimento do Cangao, concomitante valorizao dos cantadores populares, ocorreu no incio da Repblica Velha, numa sociedade fabril. d) Virgulino Ferreira da Silva, o Lampio, notabilizou-se pela sua oposio frontal e revolucionria aos coronis do serto nordestino, da a admirao dos cordelistas. e) O crescimento do nmero de cangaceiros, no Nordeste, deveu-se ao declnio do coronelismo, ficando sua memria esquecida, da a importncia dos cordelistas.
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

11 Com base em projees realizadas por especialistas,


prev-se, para o fim do sculo XXI, aumento de temperatura mdia, no planeta, entre 1,4 C e 5,8 C. Como consequncia desse aquecimento, possivelmente o clima ser mais quente e mais mido, bem como ocorrero mais enchentes em algumas reas e secas crnicas em outras. O aquecimento tambm provocar o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretar o aumento do nvel dos oceanos e a inundao de certas reas litorneas. As mudanas climticas previstas para o fim do sculo XXI: a) Provocaro a reduo das taxas de evaporao e de condensao do ciclo da gua. b) Podero interferir nos processos do ciclo da gua que envolvem mudanas de estado fsico. c) Promovero o aumento da disponibilidade de alimento das espcies marinhas. d) Induziro o aumento dos mananciais, o que solucionar os problemas de falta de gua no planeta. e) Causaro o aumento do volume de todos os cursos de gua, o que minimizar os efeitos da poluio aqutica.

e) Com a intensificao do processo de urbanizao, o nmero de filhos por mulher tende a ser menor. Leia os textos a seguir para responder questo 13: Texto I

12 Ao longo do sculo XX, as caractersticas da populao


brasileira mudaram muito. Os grficos mostram as alteraes na distribuio da populao da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (nmero de filhos por mulher) no perodo entre 1940 e 2000.

Ziraldo. Correio da Manh. N 23066. 23/6/1968.

Texto II (...) Meu Brasil, Que sonhava com a volta do irmo do Henfil Com tanta gente que saiu num rabo de foguete Chora a nossa ptria-me gentil Choram marias e clarisses no solo do Brasil Mas sei, que uma dor assim pungente No h de ser inutilmente a esperana Dana na corda bamba de sombrinha E em cada passo dessa linha pode se machucar (Joo Bosco e Aldir Blanc, O bbado e o equilibrista)

13 A crtica expressa na charge e a referncia histrica da


Comparando-se os dados dos grficos, pode-se concluir que: a) O aumento relativo da populao rural acompanhado pela reduo da taxa de fecundidade. b) Quando predominava a populao rural, as mulheres tinham, em mdia, trs vezes menos filhos do que hoje. c) A diminuio relativa da populao rural coincide com o aumento do nmero de filhos por mulher. d) Quanto mais aumenta o nmero de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade.
CASD Vestibulares

msica esto relacionadas, respectivamente, com qual opo? a) outorga do Ato Institucional n 5 e ao Pacote de Abril. b) exaltao do nacionalismo e opo pela luta armada. c) propaganda socialista e ao movimento pelas Diretas J. d) Ao autoritarismo do governo e campanha a favor da Anistia. e) Ao fim da censura e chamada Lei Falco.
5

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

Leia o texto a seguir para responder questo 14: Texto I

15 Assinale a alternativa que indica os fatores causadores


da escassez de alimentos apontados pelos textos I e II, respectivamente. a) Limites naturais e crescimento demogrfico acelerado. b)fElevaes dos custos de produo dos alimentos e empobrecimento da populao. c) Pauperizao dos solos e subdesenvolvimento. d) Controle de natalidade e exploso demogrfica. e) Produo insuficiente de alimentos e elevao dos preos de alimentos. Leia o trecho abaixo para responder questo 16. (...) a fora humana uma das mais antigas fontes de energia empregadas para agir sobre a natureza. Nesse sentido, muito embora, na Antiguidade, as sociedades ateniense e romana no investissem no desenvolvimento de um aparato tecnolgico muito sofisticado, foram capazes de construir uma slida organizao urbana. Para tanto, fundamentaram-se na explorao do trabalho humano por meio das relaes escravistas de produo, no era a falta de mecanizao [na Grcia e em Roma] que tornava indispensvel o recurso escravido, ocorrera exatamente o contrrio: a presena macia da escravido determinou a estagnao tecnolgica greco-romana. (SCHIAVONE Aldo. Uma histria rompida: Roma antiga e ocidente moderno. So Paulo: Edusp, 2005)

Texto II A Constituio Federal no ttulo VII da Ordem Social, em seu Captulo VII, Art. 226, 7, diz: Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio deste direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. ( www.planalto. gov. br>. Acesso em: 21 set. 2008)

14 A comparao entre o tratamento dado ao tema do


planejamento familiar pela charge de Henfil e pelo trecho do texto da Constituio Federal mostra que: a) A charge ilustra o trecho da Constituio Federal sobre o planejamento familiar. b) A charge e o trecho da Constituio Federal mostram a mesma temtica sob pontos de vista diferentes. c)FA charge complementa as informaes sobre planejamento familiar contidas no texto da Constituio Federal. d) O texto da charge e o texto da Constituio Federal tratam de duas realidades sociais distintas, financiadas por recursos pblicos. e) Os temas de ambos so diferentes, pois o desenho da charge representa crianas conscientes e o texto defende o controle de natalidade. Leia os textos a seguir para responder questo 15: Texto I Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a populao no fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progresso geomtrica, ao passo que, dadas as condies mdias da terra disponveis em seu tempo, os meios de subsistncia s poderiam aumentar, no mximo, em progresso aritmtica. Texto II A ideia de um mundo famlico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro no haveria comida em quantidade suficiente para todos. Organismos internacionais Organizao das Naes Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetrio Internacional chamaram a ateno para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prev que 100 milhes de pessoas podero submergir na linha que separa a pobreza da misria absoluta, devido ao encarecimento da comida. (Adaptado. FRANA, R. O fantasma de Mathus. Veja)

16 A escravido na Grcia e na Roma antigas:


a) Baseava-se em caractersticas raciais dos trabalhadores. b) Convertia, juridicamente, seres humanos em meios de produo. c ) Dependia da tolerncia e da passividade dos escravos. d) Foi abolida nas cidades democrticas. e) Restringia-se s atividades domsticas e urbanas.

17 O texto a seguir uma crtica do escritor Eduardo


Galeano a determinado aspecto da situao do mundo na atualidade. Segundo informou o jornal The Times of India, uma Escola do Crime est funcionando com sucesso na cidade de Muzaffarnagar, (...). Ali se oferece aos adolescentes uma formao de alto nvel para ganhar dinheiro fcil, (...) o educador Susheel Mooch tem a seu cargo o curso mais sofisticado que inclui (...) sequestros, extorses e execues. (...). Segundo os diretores, esta escola surgiu para dar resposta a uma necessidade do mercado e para cumprir uma funo social (...). Temo que tenham razo. (...) O que ser dos professores das escolas tradicionais (...)? Quantos (...) podero reciclar-se adaptando-se s exigncias da modernidade? Consta-me que so incapazes de matar uma mosca. O que esses inteis vo ensinar no mundo de amanh? (GALEANO, E. O Teatro do Bem e do Mal, Porto Alegre: L & PM, 2002) O elemento motivador da crtica de Galeano seria: a) A incapacidade da escola, hoje, em atender s demandas da sociedade que permitam superar um quadro de pobreza em grandes parcelas da humanidade. b) A violncia que atinge a todos e para a qual melhor estar preparado e bem armado, evitando suas consequncias nefastas.

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

CASD Vestibulares

c) O despreparo do professor no mundo de hoje, frente s rpidas mudanas que ocorrem nos campos social e tecnolgico, as quais no so passadas para os jovens. d) A liberdade de imprensa que, utilizada de forma indevida, acaba por incentivar a juventude a uma vida criminosa e desregrada. e) A lgica do mercado capitalista, na qual, como tudo se torna mercadoria, at a criminalidade pode ser estimulada sem preocupaes ticas ou morais.

18 As corporaes de ofcio medievais possuam um


conjunto de regras que formavam um verdadeiro cdigo de tica. Uma dessas regras era a do "justo preo", praticavase a indstria artesanal, atravs de associaes profissionais. As corporaes de ofcio eram: a) Associaes de profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo. b) O mesmo que as ligas para o livre-comrcio. c) Associaes de burgos para a proteo do mercado. d) Associaes de profissionais de vrios ofcios dentro do burgo. e) Associaes internacionais de ligas profissionais.

Segundo esse esquema, do estgio primitivo ao tecnolgico, o consumo de energia per capita no mundo cresceu mais de 100 vezes, variando muito as taxas de crescimento, ou seja, a razo entre o aumento do consumo e o intervalo de tempo em que esse aumento ocorreu. O perodo em que essa taxa de crescimento foi mais acentuada est associado passagem: a) do habitante das cavernas ao homem caador. b) do homem caador utilizao do transporte por trao animal. c) da introduo da agricultura ao crescimento das cidades. d) da Idade Mdia mquina a vapor. e) da Segunda Revoluo Industrial aos dias atuais.

21 ... algumas escravas procuram de propsito aborto, s


para que no cheguem os filhos de suas entranhas a padecer o que elas padecem. (Andr Joo Antonil. Cultura e opulncia do Brasil) O depoimento do autor representa: a) Uma forma de reagir imposio da catequese aos negros no Brasil colonial. b) A luta contra o trfico negreiro no Brasil do Segundo Reinado. c) Uma reao escravido no Brasil colonial. d) A confrontao com a estrutura escravocrata aps a Lei Visconde do Rio Branco. e) O combate que as escravas travaram contra a separao de seus filhos.

19 A distribuio da Populao Economicamente Ativa


(PEA) no Brasil variou muito ao longo do sculo XX. O grfico representa a distribuio por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes dcadas.

22 Ao mesmo tempo em que existe uma pluralidade de


pontos de vista sobre o passado, mltiplas so as vozes que nos falam dele. Essas vozes, ou melhor, essas fontes de informaes, esto nos discursos orais e escritos, monumentos, obras literrias, pinturas, obras de arte, objetos cotidianos e mesmo nos corpos preservados ou esqueletos de pessoas de agrupamentos antigos, bem como no DNA de seus descendentes. Portanto, para aprender as mltiplas vozes do passado, cabe ao historiador definir um enfoque, sem deixar de considerar a existncia de outros. (VICENTINO, Cludio: Histria geral e do Brasil,/Cludio Vicentino, Gianpaolo Dorigo 1 ed p.11 So Paulo: Scipione, 2010) De acordo com o trecho anterior, correto afirmar: a) A pesquisa histrica vive um momento crtico, pois o historiador tem cada vez mais dificuldades de selecionar fontes para o seu trabalho. b) Apesar da pluralidade de documentos histricos, cada vez mais presente entre os historiadores a valorizao de documentos escritos e oficiais. c) Nos ltimos anos, os historiadores tm feito novas abordagens, como tambm ampliaram a noo do que um documento histrico. d) De acordo com as fontes selecionadas e o mtodo de pesquisa empregado, cada vez mais aceita a ideia de compreenso total e absoluta do passado. e)dCom a nova perspectiva de documento histrico, a oralidade e a histria das mentalidades perderam espao na produo historiogrfica, em virtude da ascenso da histria poltica.

As transformaes socioeconmicas ocorridas ao longo do sculo XX, no Brasil, mudaram a distribuio dos postos de trabalho do setor: a) Agropecurio para o industrial, em virtude da queda acentuada na produo agrcola. b) Industrial para o agropecurio, como consequncia do aumento do subemprego nos centros urbanos. c)FComercial e de servios para o industrial, como consequncia do desemprego estrutural. d) Agropecurio para o industrial e para o de comrcio e servios, por conta da urbanizao e do avano tecnolgico. e) Comercial e de servios para o agropecurio, em virtude do crescimento da produo destinada exportao.

20 O consumo dirio de energia pelo ser humano vem


crescendo e se diversificando ao longo da Histria, de acordo com as formas de organizao da vida social. O esquema apresenta o consumo tpico de energia de um habitante de diferentes lugares e em diferentes pocas.

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

23

II. A Zona da Mata, o Meio-Norte e o Agreste no sofrem do flagelo da seca, ao menos de forma to intensa como ela se d no serto do Nordeste; III. A vegetao predominante da caatinga arbustiva, com pequenas rvores magras e retorcidas, alm de muitas espcies xerfitas, como as cactceas; IV. A regio da caatinga no interior nordestino se caracteriza pela sua elevada concentrao populacional, apresentando as maiores densidades demogrficas da regio. Esto corretas: a) Apenas I e III. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, II e IV. d) Apenas II, III e IV. e) Todas as afirmativas.

25 Em setembro de 2004, os jornais brasileiros divulgaram


a notcia referente a uma nova medio realizada em algumas das mais altas montanhas do Brasil. Houve alteraes nos valores das altitudes registradas, em relao s que se realizaram em 1960. Assim, o Pico da Neblina e o Pico 31 de Maro so cerca de vinte metros mais baixos do que se acreditava, contudo, continuam sendo as duas mais altas montanhas do pas. As diferenas verificadas se devem aos mtodos: antes se usava o barmetro, que permitia, pela verificao das diferenas de presso atmosfrica, estimar as altitudes. Agora, as medies se realizaram mediante o uso de GPS, um sistema de posicionamento global, que, com a ajuda de satlites, indica as coordenadas geogrficas de um determinado ponto, bem como a sua altitude. As montanhas mais altas do Brasil esto localizadas: a) No litoral paulista, entre So Paulo e Santos, na Serra do Mar. b) Na Amaznia, na divisa do Amazonas com a Venezuela. c) No extremo oeste do pas, no Acre, na divisa com o Peru. d)fNa regio do Planalto Central, na fronteira do Mato Grosso com a Bolvia. e) Em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. Leia a trecho para responder questo 26. Aps a Independncia, integramo-nos, como exportadores de produtos primrios, diviso internacional do trabalho, estruturada ao redor da Gr-Bretanha. O Brasil especializou-se na produo, com brao escravo importado da frica, de plantas tropicais para a Europa e a Amrica do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. ramos um pas essencialmente agrcola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. No se poderia confiar a trabalhadores forados outros instrumentos de produo que os mais toscos e baratos. O atraso econmico forou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padro de vida civilizado, marca que distinguia as classes cultas e naturalmente dominantes do povaru primitivo e miservel. (...) E de fora vinham tambm os capitais que permitiam iniciar a construo de uma infraestrutura de servios urbanos, de energia, transportes e comunicaes. (SINGER. Paul. Evoluo da economia e vinculao internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um sculo de transformaes. So Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80)

As imagens apresentadas tm algo em comum e podem ser caracterizadas a partir das inquietaes dos filsofos da ps-modernidade. O trao que melhor identifica esses perfis est acentuado no princpio de que: a)fO ps-moderno designa o incio do projeto da modernidade, ou seja, a redeno historicamente constatada de que a emoo possa favorecer o aprisionamento humano. b) O ps-moderno designa o fim do projeto da modernidade, ou seja, a falncia historicamente constatada de que a razo possa favorecer a emancipao humana. c)fO ps-moderno designa o meio do projeto da modernidade, ou seja, a crtica historicamente constatada de que a experincia sensvel possa libertar o aprisionamento da alma. d) O ps-moderno designa o retrocesso do projeto da alta modernidade, caracterizada pela invaso da privacidade e o fundamentalismo das experincias cientficas. e) O ps-moderno designa o grande freio do projeto da alta modernidade, caracterizada pelo radicalismo messinico dos filsofos e cientistas.

24 ... Olhou a caatinga amarela, que o poente


avermelhava. Se a seca chegasse, no ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que ele se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo anos bons misturados com anos ruins. A desgraa estava em caminho, talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar. Ele marchando para casa, trepando a ladeira, espalhando seixos com as alpercatas ela se avizinhando a galope, com vontade de mat-lo. (RAMOS, Graciliano. Vidas Secas) O drama vivenciado nesse trecho da obra de Graciliano Ramos se passa em uma das regies mais sofridas do Brasil, tanto pela aspereza do clima, como pela misria e pela fome: o serto nordestino. A respeito desse tema e dessa regio, confira as afirmaes abaixo. I. A regio atingida pela escassez das chuvas, chamada de Polgono das Secas, tem se ampliado com o processo de desertificao e pelo uso inadequado do solo, avanando pelo norte de Minas Gerais;

26 Levando-se em considerao as afirmaes acima,


relativas estrutura econmica do Brasil por ocasio da Independncia poltica (1822), correto afirmar que o pas:
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

a) Industrializou-se rapidamente devido ao desenvolvimento alcanado no perodo colonial. b) Extinguiu a produo colonial baseada na escravido e fundamentou a produo no trabalho livre. c) Tornou-se dependente da economia europeia por realizar tardiamente sua industrializao em relao a outros pases. d) Tornou-se dependente do capital estrangeiro, que foi introduzido no pas sem trazer ganhos para a infraestrutura de servios urbanos. e)FTeve sua industrializao estimulada pela Gr-Bretanha, que investiu capitais em vrios setores produtivos.

Tudo graa, paz e riso Reina um verde paraso Por vale, serra e serto Porm no havendo inverno Reina um verdadeiro inferno De dor e de confuso. (Patativa do Assar) Descrever o ecossistema da caatinga envolve apresentar, entre outras caractersticas: a) Regime de chuvas torrenciais concentradas no espaotempo, taxa de precipitao superior evaporao, vegetao arbrea-arbustiva e elevada amplitude trmica anual. b)FRico banco gentico, formao vegetal de fcil regenerao, solos bem desenvolvidos, predomnio de uma formao vegetal xerfita e caduciflia. c) Irregularidade no regime termo-pluviomtrio, rios de regime intermitente sazonal com drenagem exorreica, solos litlicos, bioma rico em espcies endmicas. d) Invernos abundantes com chuvas concentradas nos meses de maro e abril, vegetao pereniflia e latifoliadas, solos profundos e rios perenes. e) Predomnio de chuvas convectivas, relevo movimentado com presena de inselbergues, solos cidos e laterticos e pequena biodiversidade.

27 Relacione os 4,5 bilhes de anos da Terra com os 365


dias que um ano possui. Nessa analogia, o planeta foi criado a partir de uma nuvem de gs e poeira no primeiro segundo de 1 de janeiro. A vida unicelular surgiu nos mares em 21 de fevereiro. Os dinossauros evoluram em 11 de dezembro e se extinguiram no Natal. O Homo sapiens (Homem Moderno) apareceu s 21h15 de 31 de dezembro. Quando restavam dois dcimos de segundo para a meia-noite em torno do ano de 1750 , inventamos a mquina a vapor. Era o incio de grandes mudanas na Terra. Antes a natureza seguia seu rumo ao sabor da fora dos elementos. Em to importante momento, assumimos, ns, seres humanos, o controle e passamos a provocar efeitos arrasadores sobre o meio ambiente. Marque a opo que possui o fato histrico que se iniciou no sculo XVIII e que se relaciona com o texto. a) Revoluo Industrial. b) Era das revolues proletrias. c) Revoluo Industrial. d) Revoluo Gloriosa inglesa e) Era atmica.

30 Analise as afirmativas abaixo referentes s tcnicas de


manejo agrcola. I. A adubao orgnica melhora as propriedades do solo, aumenta a atividade microbiana e fornece s plantas nitrognio, potssio, enxofre, fsforo e micronutrientes; II. Adicionar sais minerais retirados do solo e de rochas em quantidade correta, definida a partir da anlise prvia do solo ir fornecer nutrientes s plantas ou corrigir condies imprprias; III. O plantio em sistema de terraceamento e curvas de nvel so prticas mecnicas que visam quebrar a velocidade de escoamento das enxurradas e facilitar a infiltrao de gua no solo; IV. No plantio direto, o solo fica protegido com restos de culturas anteriores, formando uma manta de matria vegetal, evitando que os elementos nutritivos solveis sejam transportados, alm de proteger a matria orgnica do solo da ao direta dos raios solares. Assinale: a) Se apenas a afirmativa II estiver correta. b) Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. c) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) Se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

28 Em dezembro de 1813, aps o desastre da campanha


da Rssia, Napoleo confidenciou suas intenes de derrotar a Inglaterra a seu escudeiro Caulaincourt, no tren que os levava a Paris. Respondendo s crticas veladas de seu companheiro de viagem, que observara que o bloqueio continental imposto pelo imperador pouca simpatia lhe rendera, Napoleo justificou a medida insistindo na necessidade de derrotar sua rival, a Inglaterra. Reconheceu que o bloqueio terminara por organizar, contra ele, uma espcie de unidade europeia no sofrimento e na penria, mas ressaltou que as provaes eram compartilhadas pela prpria Frana, que elas eram provisrias e, sobretudo, que teriam por resultado o bem comum. Europeus, mais um esforo era sua mensagem. (Histria Viva. Napoleo, o admirvel ditador da Repblica. So Paulo: Duetto. Edio temtica n 13, p. 41) Ao decretar o bloqueio continental, Napoleo acreditava que: a) Libertaria os Estados europeus do despotismo comercial da Inglaterra. b) Promoveria a integrao econmica e comercial entre o Oriente e o Ocidente. c) Poria fim ao pacto colonial e ao monoplio existentes entre metrpoles europeias e colnias americanas. d) Contribuiria para firmar a hegemonia norte-americana no mercado internacional. e) Estagnaria o desenvolvimento econmico francs.

31 Leia.
DESCE Paradinha Sero punidos com o carto amarelo os jogadores que baterem pnalti exagerando o truque inventado por Pel para enganar os goleiros. Paquisto O pas de maioria muulmana bloqueou o YouTube, o Facebook e restringiu a Wikipdia, por causa do contedo sacrlego desses sites.

29 Leia.
(...) Quando h inverno abundante No meu Nordeste querido Fica pobre em um instante Do sofrimento esquecido
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

Google Investigado por invaso de privacidade na Alemanha, admitiu ter colhido ilegalmente informaes particulares de usurios. (Revista Veja, edio 2166. ed, ano 43, n 21, p. 70) Relacionando as notcias apresentadas com o Antigo Regime, marque a opo correta. a) A proibio da expanso de empresas ligadas Internet demonstra que o Paquisto possui uma ideologia que o distancia da mentalidade do Conclio de Trento, pois enquanto este realava as virtudes do fundamentalismo, o Paquisto incentiva a moderao. b) Nos sculos XVI e XVII, as Justas eram combates quixotescos entre a nobreza saudosa do feudalismo, e tal qual a notcia sobre o pnalti possua um forte apelo populista e distanciamento da tica da nobreza. c) A terceira notcia mostra que a Alemanha no conseguiu incorporar a globalizao, pois no permite a intromisso da Internet no cotidiano de sua populao, numa atitude que lembra o poder absolutista dos Junkers no I Reich. d) A Internet um instrumento que valoriza a democracia e a liberdade individual, contudo a sociedade mundial precisa promover um profundo debate acerca do controle de informaes pessoais no intuito do cidado manter a sua individualidade. e) Na Idade Moderna, o esporte e os meios de comunicao possuam liberdade, pois o Estado absolutista valorizava o liberalismo iluminista de Locke e a liberdade de imprensa de Voltaire, que foram disseminadas pela maonaria, numa clara aproximao em relao s notcias apresentadas.

34FO grupo encarregado de organizar uma exposio


agropecuria, em uma rea de 5 km , decide fazer a representao grfica deste local. Nesta representao, devero constar com clareza os seguintes elementos: reas dos expositores, prdios de apoio, estacionamento, reas de alimentao, espao para atividades culturais e competies e os aspectos naturais do stio. Para que este objetivo seja alcanado, fundamental a escolha da forma de representao e da escala adequada. Assim, o grupo dever utilizar um(a): a) Mapa com escala de 1: 1.250.000. b) Planta com escala de 1: 10.000. c) Carta com escala de 1: 1.000.000. d) Mapa com escala de 1: 300.000. e) Planta com escala de 1: 2.000.
2

35 Observe as figuras a seguir, que correspondem a uma


sequncia de representaes cartogrficas de um prdio de uma escola em um bairro qualquer.

32 Em 1750, havia cerca de 700 milhes de humanos. Em


algum momento de 2011 ou 2012, seremos 7 bilhes. Da mquina a vapor Internet, a civilizao tecnolgica se espalhou, deixando um rastro de destruio ambiental, extino de espcies, poluio de ar e gua. Tambm houve o uso excessivo dos recursos naturais com a queima de combustveis responsveis pelo aumento desastroso: a) das ilhas de frio nas cidades tropicais. b)fda decomposio qumica de obras de arte, por aquecimento dos corais marinhos. c) do efeito estufa, ao aquecer o planeta. d) das ilhas de calor nas periferias e reas suburbanas das metrpoles. e)fda poluio gerada por lixo depositado em reas florestais.

33 Observe a gravura.

Com base nas figuras 1, 2 e 3 e nos fundamentos da cartografia, so feitas as seguintes afirmaes. I. A projeo cartogrfica utilizada nas trs figuras informa o nmero de redues que a superfcie real sofreu para ser representada; II. As dimenses dos elementos representados nas figuras 1, 2 e 3 ficam, nesta ordem, cada vez menores, e a rea de abrangncia da representao cartogrfica cada vez maior; III. As trs figuras possuem a mesma escala cartogrfica, pois as dimenses das quadrculas permanecem constantes. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas lI. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Um tsunami (do japons, onda de porto) uma onda (ou uma srie delas) que ocorre aps perturbaes abruptas que deslocam verticalmente a coluna de gua. Sabe-se que esse fenmeno pode ser ocasionado: a) Por derretimento abrupto de gelo das calotas polares. b) Por movimentos ssmicos na crosta ocenica. c) Pelo aquecimento rpido da atmosfera provocado pelo efeito estufa. d) Pelo aquecimento de guas ocenicas profundas. e) Pela posio da Lua em relao Terra, alterando o fluxo das mars.
10

36 Considere os trechos do samba-enredo da Escola de


Samba Mangueira, do Carnaval de 2000, no Rio de Janeiro. Ax, me frica /De onde herdei o sangue azul da realeza /Sou guerreiro de Oy (...) No Rio de l /Luxo e riqueza /No Rio de c /Lixo e pobreza (...) Desejei liberdade / 500 anos Brasil / E a raa negra no viu / O claro da igualdade / Fazer o negro respirar felicidade / Sonho ou realidade / Uma ddiva do cu (do cu, do cu) / Vi o morro da Mangueira / Sambar de porta-bandeira / A princesa Isabel.
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

(Autores do Samba Dom Ob II Rei dos esfarrapados, Prncipe do povo: Marcelo DAgui, Bizuca, Gilson Bermini e Valter Veneno Adaptado) Os versos do samba-enredo da Mangueira podem ser interpretados como: a) Uma crtica s estruturas polticas e sociais do Brasil porque continuam segregando extensos setores da populao por critrios raciais. b) Uma exaltao conquista da liberdade e da igualdade social que os negros alcanaram ao longo dos 500 anos de Brasil. c) Um repdio dos sambistas aos patrocinadores das escolas de samba por exigirem que eles enalteam os heris nacionais. d) Uma constatao da transformao social que trouxe benefcios econmicos e jurdicos populao afro-brasileira. e) Uma homenagem ao povo brasileiro que superou os problemas de discriminao social praticando a democracia racial.

Pelos dados do grfico possvel verificar que, no perodo considerado: a) A produo de alimentos bsicos dos brasileiros cresceu muito pouco. b) A produo de feijo foi a maior entre as diversas culturas de gros. c) A cultura do milho teve taxa de crescimento superior da soja. d) As culturas voltadas para o mercado mundial decresceram. e) As culturas voltadas para a produo de rao animal no se alteraram.

39 Moradores de trs cidades, aqui chamadas de X, Y e Z,


foram indagados quanto aos tipos de poluio que mais afligiam as suas reas urbanas. Nos grficos abaixo esto representadas as porcentagens de reclamaes sobre cada tipo de poluio ambiental.

37 Observe.

Considerando a queixa principal dos cidados de cada cidade, a primeira medida de combate poluio em cada uma delas seria, respectivamente: X a) Manejamento de lixo Controle de despejo industrial Manejamento de lixo Controle emisso de gases Controle de despejo industrial Y Esgotamento sanitrio Manejamento de lixo Esgotamento sanitrio Controle de despejo industrial Menejamento de lixo Z Controle emisso de gases Controle emisso de gases Controle de despejo industrial Esgotamento sanitrio Esgotamento sanitrio

b) Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima: a) Registram-se cenas da vida ntima dos senhores de engenho e suas relaes com os escravos. b)FIdentifica-se a presena de traos marcantes do movimento artstico denominado Cubismo. c) Identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angstia e inquietaes que revelam as relaes conflituosas entre senhores e escravos. d) Observa-se a composio harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas. e) Constata-se que o artista utilizava a tcnica do leo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias.

c)

d)

e)

40 Leia.
Texto I Do G1, com informaes do Valor Online (26/07/2010 11h40) DVIDA EXTERNA BRASILEIRA SOBE PARA US$ 225 BILHES EM JUNHO Em maio, o BC estimava a dvida em US$ 218,329 bilhes. Reservas internacionais cresceram e atingiram US$ 253 bilhes. (http://g1.globo.com/economia-enegocios/noticia/2010/07/divida-externa-brasileira-sobepara-us-225-bilhes-em-junho. html)

38 A produo agrcola brasileira evoluiu, na ltima


dcada, de forma diferenciada. No caso da cultura de gros, por exemplo, verifica-se nos ltimos anos um crescimento significativo da produo da soja e do milho, como mostra o grfico.

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

11

Texto II Do blog dinheirama ORIGEM DA DVIDA A origem da dvida externa remonta o ano de 1824. Na poca, foi contrada uma dvida no valor de 3 milhes de libras esterlinas, ficando conhecida depois como emprstimo portugus. A princpio, o valor serviria para cobrir despesas do perodo colonial. Na prtica, significava um pagamento a Portugal pelo reconhecimento de nossa independncia. Em 1829 foi realizado um novo emprstimo, que entrou para a histria como o "ruinoso", realizado com o intuito de cobrir parcelas no quitadas na dvida anterior. Fechado o emprstimo, o Brasil recebeu apenas 52% do acordado. Os 48% restantes serviram para cobrir os juros da dvida anterior. Foram registrados outros dois emprstimos considerados importantes durante o perodo de imprio (1843 e 1852) que ainda serviram para pagamentos de dbitos relativos ao primeiro emprstimo, saldado completamente apenas em 1890. Durante a chamada repblica do Caf-com-leite, o endividamento foi s aumentando. Analisando friamente a situao, percebe-se que o intuito foi a necessidade de garantir os privilgios da elite. O presidente Campos Salles, eleito em 1898, viajou para a Inglaterra pessoalmente, antes da posse, para negociar a dvida com os banqueiros Rotshild. De l pra c... No perodo posterior ao golpe militar, os emprstimos continuaram a aumentar de maneira expressiva, graas poltica econmica desenvolvida no Brasil naquela poca. O momento ficou conhecido como milagre econmico, quando viu-se a economia brasileira crescer a taxas elevadssimas, com o ingresso macio de capital estrangeiro. Ah sim, nesse perodo a dvida saltou de 4 para 12 bilhes de dlares. Enfim, melhoramos bastante... Os nmeros mudaram muito nos ltimos anos e a confiana internacional no Brasil est novamente para ser testada, atravs das agncias internacionais de rating, com a to celebrada e aguardada chegada do grau de investimento. O Risco Brasil nunca esteve em patamares to baixos. Podemos concluir que hoje, com uma poltica econmica mais austera, a dvida externa est controlada. Nota-se supervits primrios anualmente alcanados, que servem para pagamento dos juros da dvida. O pas economiza e quem ganha somos ns, graas estabilidade e confiana que conquistamos. (Ricardo Pereira Analista Financeiro Snior da ABET Corretora de Seguros, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seo de Economia do Dinheirama. Acesso em 27/02/2011 http://dinheirama.com/blog/2007/11/30/entendendo-a dividaexterna-brasileira/) Tomando como referncia os textos e de acordo com os seus conhecimentos sobre a dvida externa do Brasil, podemos afirmar que: a) Tomando por base os textos, podemos afirmar que a dvida externa originada no perodo ps-independncia encontra-se definitivamente paga, sendo o fator preponderante para que o Brasil desfrute de uma situao de prestgio e estabilidade econmica no cenrio mundial. b) Desde a sua origem o Brasil tinha como credor os EUA, que embasados na Doutrina Monroe e buscando ampliar o seu mercado consumidor, foram os responsveis pelo primeiro emprstimo destinado a indenizar os portugueses pela independncia do Brasil. c) Originada no perodo colonial junto aos ingleses, a dvida cresceu durante a fase monrquica sem jamais ter sido paga completamente. Na repblica do Caf-com-leite ocorreram novos emprstimos, porm a dvida externa
12

recuou nos anos seguintes at ser liquidada na primeira dcada dos anos 2000. d) Embora no esteja paga como imaginam alguns, a dvida externa iniciada com um emprstimo junto aos ingleses que cresceu progressivamente nos anos seguintes encontra-se atualmente controlada, dispondo o Brasil de reservas superiores ao montante da dvida. e) Pela notcia do site G1 podemos concluir que a dvida externa brasileira, iniciada logo aps a independncia, vem aumentando progressivamente especialmente durante o regime militar e a nova repblica, o que mesmo num quadro de estabilidade econmica, inviabiliza a entrada do Brasil definitivamente no grupo dos pases desenvolvidos.

41 Com o advento da Revoluo Industrial e, particularmente,


aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a produo de lixo tornou-se uma prtica comum. A razo disso est associada a nossa sociedade centralizada no consumo, onde se promove cada vez mais, a cultura do desperdcio. Somos incentivados de diversas formas a adquirir uma infinidade de produtos. Embalagens, caixas, papeles e outros recipientes so jogados fora diariamente. O problema vem se agravando e toma propores alarmantes nas grandes cidades, muitas vezes sem espaos suficientes para armazenar adequadamente a enorme quantidade de detritos. Que procedimentos devem ser adotados para minimizar as problemticas abordadas no texto? a) Armazenar os resduos em lixes e aterros sanitrios, criando oportunidade de emprego e renda, estimuladores de incluso social. b) A soluo se encontra na criao de lixes e no armazenamento de resduos geradores de energia limpa. c) Nos cintures urbanos, o armazenamento do lixo na margem dos rios e encostas so medidas que visam inibir o assoreamento dos corpos hdricos e combater os deslizamentos nas vertentes mais ngremes. d) A reciclagem do lixo, a sua reutilizao e a reduo do consumo so medidas a serem adotadas para promover a sustentabilidade das sociedades futuras. e) Criar instrumentos legais de planejamento urbano e multiplicar os espaos para armazenar o lixo so as nicas solues para esse problema.

42 Leia.
GOOGLE VERSUS DRAGO CHINS Indignao. Esse foi o meu sentimento ao ler a reportagem Derrota da liberdade (31 de maro), sobre o fechamento do escritrio do Google na China. A interferncia do estado na vida das pessoas e a censura aos meios de comunicao, como o Google, o Facebook, o YouTube e outros so atitudes inadmissveis nos dias atuais. Se pases de regime comunista como a China tivessem acesso a mais informaes, no somente s que o governo libera, seriam melhores em todos os aspectos. (Fernanda Oliveira Alves Rocha ,Sete Lagoas. MG Revista Veja, edio 2159, ano 43, n 14, p. 37) A notcia acima retrata a questo do exerccio do direito informao, relacione-a com a Idade Moderna e marque a opo correta. a) O governo chins tomou atitudes que o aproximavam do reinado absolutista de Lus XIV, que era personificado pela frase "O Estado sou eu". b) A notcia constata que os assuntos culturais e polticos na China so debatidos democraticamente numa grande semelhana com o Massacre da Noite de So Bartolomeu. c) A educao, na notcia, vista como um instrumento de conscientizao do povo chins, que devido ao pequeno
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

ndice de analfabetismo teve a competncia intelectual de derrubar a ditadura de Mao no Massacre da Paz Celestial. d)fOs instrumentos virtuais da Internet fortaleceram o governo de Pequim, pois esclareceram ao povo chins que o seu padro de vida melhor que o do Ocidente. e)fA notcia demonstra que a estrutura governamental chinesa no se relaciona com o despotismo do Antigo Regime europeu devido ao seu teor liberal.

geogrficos encontrados nas diferentes sociedades. Assim sendo, a diversidade cultural depende da maior capacidade de simbolizar o meio ambiente; IV. A cultura de cada sociedade formada por sistemas de smbolos que variam, mas estes se instalam em um ser dotado de unidade biolgica, o homem. Por isso, ao nascer, todo ser humano est biologicamente apto para ser socializado em qualquer cultura. a) I, II e III esto incorretas. b) II, III e IV esto incorretas. c) I, II e IV esto incorretas. d) II e III esto incorretas. e) I e IV esto incorretas.

43 A crise social e poltica que abalou a estabilidade da


Repblica Velha (1889-1930), quebrou a hegemonia das oligarquias no poder e preparou o terreno para a revoluo de 1930 foi motivada pelo(a): a) Aprofundamento das cises oligrquicas, pelas rebelies tenentistas, pela insatisfao das classes mdias urbanas excludas da representao poltica e pela presso reivindicatria das classes operrias. b) Aliana poltica entre a burguesia industrial, as classes mdias urbanas e o operariado fabril contra o sistema liberal e democrtico da Repblica Velha, controlado pelas oligarquias agrrias. c) Quebra do compromisso poltico entre as oligarquias e os trabalhadores rurais, o que, durante toda a Repblica Velha, impediu o desenvolvimento dos setores industriais e a organizao do movimento operrio. d) Fortalecimento da unio entre as oligarquias paulista e mineira na indicao de Jlio Prestes sucesso presidencial em 1930, o que desagradou as oposies constitudas pelas classes mdias urbanas e operariado, defensores de Getlio Vargas. e)fDescontentamento da burguesia industrial com o tratamento dado pelas oligarquias ao movimento operrio caso de polcia e sua deciso de apoiar a revoluo de 30 e a legislao trabalhista.

CINICAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 46 a 90


Texto para as questes de 46 a 48. QUAIS OS EFEITOS DA FUMAA PARA NS? Um assunto atual e popular e ao mesmo tempo preocupante se chama poluio atmosfrica. Se voc se acha uma pessoa informada, mas conhece apenas o CO2 como vilo da histria, est na hora de se atualizar sobre os principais poluentes atmosfricos e seus efeitos no organismo. O dixido de carbono ficou mais conhecido entre os poluentes por ser aquele que leva a mais danos em nossa sade e mesmo assim sua emisso aumenta cada dia mais. proveniente da queima completa de combustveis usados em veculos automotivos, porm, a sua queima incompleta gera CO, que quando atinge a atmosfera nesta forma responsvel por problemas respiratrios e pode afetar nosso sistema cardiovascular. O monxido de carbono liberado tambm em processos industriais e na fumaa de cigarro. Estudos comprovam que, nestes casos, o efeito cumulativo est associado a hemorragias, nuseas, diarreias, pneumonia, perda de memria e outros males. Outro poluente perigoso o dixido de nitrognio; este gs liberado no ambiente pelas centrais termoeltricas e est relacionado com problemas respiratrios. Nestas centrais so queimados combustveis fsseis para gerar energia, como, por exemplo, petrleo, gs natural ou carvo. Todos estes so poluentes em potencial. O dixido de enxofre emitido tambm pelo processamento em centrais termoeltricas e est envolvido com problemas cardiovasculares. <http://www.brasilescola.com/quimica/poluentesatmosfericos-seus-efeitos-no-organismo.htm>. (texto adaptado)

44 No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro


amanheceu sob a influncia de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfcie, favorecendo a concentrao de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade um fenmeno climtico que pode ocorrer em qualquer poca do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa poca, as chuvas so mais raras, dificultando, ainda mais, a disperso dos poluentes, o que causa um problema ambiental. O fenmeno climtico descrito no texto conhecido como: a) efeito estufa. b) ilhas de calor. c) inverso trmica. d) chuva cida. e) smog fotoqumico.

45 Considere a definio do conceito de cultura como


sistema simblico, presente na obra Cultura, um conceito antropolgico, de Roque Laraia (1992). Analise as proposies. I. A cultura um fenmeno humano, sendo impossvel para outros animais desenvolver a faculdade de simbolizar e transmitir os smbolos com a mesma complexidade e diversidade com que o fazem os seres humanos; II.fA cultura um fenmeno variado nas diversas sociedades humanas. Seu grau maior de evoluo em alguns lugares e sua diversidade dependem da espcie particular de Homo sapiens sapiens encontrada em cada sociedade; III. A cultura um fenmeno que varia conforme o maior ou menor favorecimento dos caracteres biolgicos e
CASD Vestibulares

46 Com base no texto anterior e em seus conhecimentos


prvios, assinale a opo correta. a) O CO2 o principal poluente atmosfrico e est associado somente a atividades industriais. b) O SO2 somente emitido pela queima de combustveis fsseis por veculos automotivos. c) Os poluentes citados possuem em comum o agravamento das doenas respiratrias.

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

13

d) O NO2, alm de estar relacionado com problemas respiratrios, responsvel pela chuva cida em ambientes poludos e na presena de raios e relmpagos. e) O CO o principal responsvel pela ocorrncia das chuvas cidas e do efeito estufa.

50 Os grficos a seguir so o resultado de uma pesquisa


que analisou a relao entre o processo de fixao de nitrognio e o de desnitrificao.

47 Ainda com relao ao texto anterior, podemos afirmar:


a) Todos os xidos citados so classificados como xidos cidos, por isso causam tambm a chamada chuva cida. b) O dixido de enxofre o principal responsvel pela chuva cida, pois, na precipitao das chuvas, produz o H2SO3. c) O CO o principal poluente a causar problemas respiratrios devido a sua interao com a hemoglobina no transporte do oxignio. d) O dixido de nitrognio o poluente mais perigoso dos citados, pois o mais fcil de ser obtido. e) Os xidos de enxofre so responsveis por diversos problemas ambientais, entre eles a chuva cida e o efeito estufa.

48 Abaixo seguem as equaes que representam o


processo de formao da chuva cida: S + O2 SO2 SO2 + 1/2O2 SO3 SO3 + H2O H2SO4 Sabendo-se que em 200L de um certo combustvel so encontrados 9,6mg de enxofre e que 1 mol de enxofre (32g/mol) produz 1 mol de cido sulfrico (98g/mol), na 8 queima de 1,0 10 L desse combustvel, obteremos uma massa de cido sulfrico (em quilogramas) igual a: a) 4,8 d) 9,8 b) 6,1 e) 14,7 c) 9,6

Adaptado de A Biosfera, textos do Scientific American. So Paulo: Polgono, Universidade de So Paulo, 1974, p. 87. A anlise dos dados mostra que o total de ganhos na fixao maior que o total de perdas, permitindo um saldo de 9 milhes de toneladas de nitrognio fixado. Com essa observao e seus conhecimentos, marque a opo correta. a) A existncia desse saldo biologicamente indispensvel para contribuir com a produo de alimentos. b) A desnitrificao observada no grfico encontra-se em desequilbrio com a fixao, o que promover, em longo prazo, reduo do gs nitrognio na atmosfera. c) O cultivo de leguminosas intensifica a ciclagem do nitrognio atmosfrico, mas pouco influencia a produo de alimentos. d) A fixao no biolgica supera a biolgica. e) Os micro-organismos responsveis pela fixao biolgica so os mesmos da desnitrificao.

49 Leia o texto e marque a alternativa correta.


A LAGOA EST DOENTE Moradores da margem da lagoa da Parangaba, em Fortaleza, reivindicam, na Cmara dos Vereadores, condies de sade. A preocupao envolve o aumento da incidncia de trs doenas: Doena de Chagas, Esquistossomose e Ascaridase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas vrias propostas: Proposta 1: Promover uma campanha de vacinao. Proposta 2: Promover uma campanha de educao da populao com relao a noes bsicas de higiene, incluindo fervura de gua. Proposta 3: Construir rede de saneamento bsico. Proposta 4: Melhorar as condies de edificao das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de fil. Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas. Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas. Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do municpio. Voc sabe que a Doena de Chagas causada por um protozorio (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematfagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto A lagoa est doente, as mais efetivas na preveno dessa doena so: a) 1 e 2 b) 3 e 5 c) 4 e 6 d) 1 e 3 e) 2 e 7

51 A tabela a seguir ilustra a previso do tempo para a


cidade de Fortaleza entre os dias 18/01/2011 e 23/01/2011.

14

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

CASD Vestibulares

A mxima variao de temperatura medida na escala Fahrenheit no perodo citado corresponde a: a) 5/9F b) 9/5F c) 10F d) 10,8F e) 18F

52 Os sabes em geral, apesar das cores variadas,


apresentam sempre espumas brancas. O que ocorre que esses sabes so formados por um cido graxo, que incolor e gera um processo responsvel por segurar o ar junto das molculas de gua quando agitado, movimentado e fervido. Esse efeito produz as bolhas que formam a espuma. Assim, no o corante colocado no produto que vai determinar a cor da espuma, e sim a composio do sabo em si. As molculas do corante, determinantes para a colorao, ficam parte das molculas do sabo que produzem o tom natural da espuma. O pigmento fica retido apenas s molculas da massa do produto. Uma vez que o cido carboxlico formado pouco solvel em gua e menos eficiente na remoo de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilbrio abaixo seja deslocado para a direita. Um exemplo de reao de produo do sabo est representado a seguir: CH3(CH2)16COO + H2O

Com o auxlio das informaes acima, marque a opo correta a respeito da poluio do lago Parano e seus afluentes. a) A presena de organismos muito resistentes poluio indica a boa qualidade da gua de um rio. b) A qualidade da gua do riacho A pior no primeiro semestre. c) Comparando-se os dois riachos, pode-se afirmar que o riacho B contribui mais para o aumento da poluio do lago Parano que o riacho A. d) A qualidade da gua do riacho B permanece quase inalterada durante todo o ano. e) Durante pelo menos um trimestre do ano, as duas lagoas colaboram da mesma forma para a poluio do lago Parano.

54 Leia o texto e responda questo.


BALES-SONDA Os bales de prospeco espacial so enormes (bales estratosfricos): chegam a ter 250 metros de dimetro. Eles podem atingir uma altitude de 45 quilmetros no mximo e tm a capacidade de levar at 2500 quilos de carga. Eles atravessam distncias continentais e podem ficar dias voando. Na maior parte das vezes, devido presso atmosfrica, eles assumem a forma esfrica. Nos bales meteorolgicos, o gs hlio, usado em seu preenchimento, ocupa um volume inicial bem menor do que a capacidade total do balo. Isso feito porque medida que atinge as altas camadas da atmosfera: a) A temperatura diminui, a presso reduz-se e o gs se expande. b) A temperatura aumenta, a presso reduz-se e o gs se expande. c) A temperatura diminui, a presso aumenta e o gs se contrai. d) A temperatura aumenta, a presso aumenta e o gs se comprime. e) A temperatura diminui, a presso reduz-se e o gs se comprime.

CH3(CH2)16COOH + OH

De acordo com o exposto, podemos afirmar: a) Os sabes so cidos carboxlicos; assim, em contato com a gua, possuem propriedades cidas. b) Em soluo, os nions do sabo podem hidrolisar e, desse modo, formar o cido carboxlico correspondente. c) O pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilbrio acima seja deslocado para a direita, sendo mais eficiente em pH cido. d) As espumas formadas na hidrlise dos sabes apresentam cores variadas, de acordo com a colorao do respectivo sabo. e) Ao hidrolisar o sabo, forma-se um cido graxo, composto orgnico altamente polar.

53 Os riachos que desguam no lago Parano possuem


graus variados de poluio. Uma das formas de avaliar a poluio observar organismos, tais como algas, protozorios, plantas e animais, cujas populaes variam em funo de mudanas ambientais. Um grupo de pesquisadores avaliou a qualidade da gua de riachos do Distrito Federal a partir de organismos indicadores da boa qualidade da gua. O grfico a seguir mostra o total mdio de tais organismos coletados de janeiro a dezembro em dois riachos que desguam no lago Parano.

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

15

55 Leia o texto e marque a alternativa correta.


VENTO SOLAR

a) Maior, devido ao acmulo de matria orgnica. b) Maior, devido ao acmulo de gua nos tecidos foliares. c) Menor, devido desidratao dos tecidos foliares. d) Menor, devido ao consumo de amido pelos tecidos foliares. e) Maior, devido ao acmulo de sais minerais nos tecidos foliares.

57 A cafena, presente em alimentos como ch, guaran e


cacau e componente de refrigerantes, bebidas energticas e algumas formulaes de especialidades farmacuticas, apresenta algumas aes no nosso organismo, dentre elas, antagonista de receptores de adenosina. A adenosina tem carter inibitrio e estruturalmente semelhante cafena, alm de apresentar aes farmacolgicas: estimula o sistema nervoso central, age nos rins como diurtico, estimula o msculo cardaco e relaxa a musculatura lisa, em especial a bronquial. Segue a frmula estrutural da cafena e uma tabela de dosagem dela em alguns produtos. Produto Caf (150mL) Ch (150mL) Chocolate (29mg) Refrigerantes cola (360ml) Bebidas energticas (250mL) Cafena (mg) 60-85mg 20-30mg 6-20mg 40mg 80mg

<http://www.tecnoclasta.com/wpcontent/uploads/2007/10/tricompsw1.jpg>. O vento solar uma espcie de plasma que sai constantemente do Sol em todas as direes, muito tnue, mas extremamente veloz, atingindo entre 300 e 800 km/s. esse vento solar que alimenta as auroras boreais e que governa todo o clima espacial em nosso Sistema Solar. A fora do vento solar, chamada tecnicamente de presso dinmica mdia, atinge cerca de 2 nanopascal o que corresponde ao peso de 0,2 gramas por quilmetro quadrado. Enquanto os defensores das velas solares prevem a utilizao de velas gigantescas, feitas de um material leve e reflexivo, que aproveitar o momento dos ftons da luz solar, os cientistas finlandeses defendem a utilizao de campos eltricos para aproveitar as foras extremamente fracas do vento solar. <http://www.colegioweb.com.br/geografia/vento-solar.html>. Acesso em 18/01/2011. No texto acima observamos a utilizao do prefixo grego nano para indicar o valor da presso dinmica mdia do vento solar. Esse prefixo apresenta o valor: 3 a) 10 3 b) 10 6 c) 10 9 d) 10 12 e) 10

56 Em um experimento, um pesquisador retira um anel da


casca de um ramo, como pode ser visto na figura. A rea operada protegida com lanolina para evitar ressecamento local.

Com base no texto anterior, em seus conhecimentos e sabendo que a cafena s um estimulante considerado 7 doping quando sua concentrao ultrapassa 1,2 10 g/mL na urina e considerando que a sua massa molar igual a 194g/mol, sobre o exame antidoping e a cafena, podemos afirmar: a) Se um jogador de futebol apresentar na urina concentrao igual concentrao de cafena presente em uma xcara (50mL) de caf, o exame antidoping ser positivo. b) Os exames antidoping sero positivos somente com a ingesto de caf, devido alta dosagem de cafena num mesmo volume ingerido. c) Para o exame antidoping dar negativo, o jogador no deve ingerir qualquer substncia qumica. d) Para o exame antidoping dar positivo, basta que o jogador ingira qualquer uma das substncias da tabela em quaqluer volume. e) Os exames antidoping so feitos apenas para os estimulantes da classe das cafenas. Leia os textos seguintes. Texto I

Aps alguns dias, ao ser comparado com o controle (um ramo intacto), verifica-se que a relao peso/rea das folhas do ramo experimental :
16

LMPADAS FLUORESCENTES Desde o apago de 2001, quando as chamadas lmpadas econmicas se incorporaram vida brasileira, o
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

consumo desse tipo de produto manteve-se em escala ascendente. S nos ltimos quatro anos, a mdia de crescimento foi da ordem de 20% ao ano. Descarte Para este tipo de lmpada, em cujo interior h mercrio substncia poluente , de se esperar que o descarte adequado do produto ps-consumo seja alvo de total ateno por parte dos importadores e do poder pblico. A Abilumi (Associao Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminao) identificou, no Brasil, apenas dez empresas que oferecem servio de reciclagem de lmpadas, a maior parte das quais em So Paulo. O nmero j pequeno e, para piorar, a logstica de transporte de resduos perigosos o caso em questo torna-se especialmente complexa em funo da legislao brasileira sobre o tema.
<http://www.coletasolidaria.gov.br/menu/material-deapoio/reciclagem-de-lampadas-fluorescentes-no-brasil/>.

<http://www.dambiental.com.br/fotos/fotos_forno_solar_02.JPG>.

Texto II RECICLAGEM Uma das etapas da reciclagem desse tipo de lmpada consiste na recuperao do mercrio. A recuperao obtida pelo processo de reportagem, onde o material aquecido at a vaporizao do mercrio (temperaturas acima do ponto de ebulio do mercrio, 357C). O material vaporizado a partir desse processo condensado e coletado em recipientes especiais ou decantadores. O mercrio assim obtido pode passar por nova destilao para se removerem impurezas. Para se conseguir uma pureza de mercrio da ordem de 99,99%, as partculas orgnicas carreadas pelos gases durante a vaporizao do mercrio so conduzidas a uma cmara de combusto onde so oxidadas.
http://www.maoparaofuturo.org.br/coletaseletiva/lampadascomoreciclar-lampadas

Dentro de um forno solar fechado com uma tampa de vidro de 40cm x 50cm, foi colocada uma pequena panela, de capacidade calorfica desprezvel, pintada de preto contendo 1 poro de arroz e 300ml de gua temperatura de 25C. Admita que os raios solares incidam de forma perpendicular tampa do forno e que sejam absorvidos totalmente pela gua. Considere a potncia solar incidente na superfcie da Terra 2 3 como P = 1kW/m ; a densidade da gua d = 1g/cm ; o calor latente de evaporao da gua L = 2200J/g; calor especfico da gua 4J/g.C. Desconsidere a capacidade calorfica do arroz e a evaporao da gua antes de iniciada a ebulio. Sabendo que o arroz est completamente cozido quando 1/3 da gua evapora, calcule o tempo t necessrio para o preparo do mesmo. a) 450s b) 900s c) 1100s d) 1550s e) 2200s

58 Com base nas informaes dos textos e nos seus


conhecimentos em processos de separao de misturas, assinale a alternativa correta. a) Em temperaturas acima de 400C, o mercrio encontra-se no estado lquido. b) Os decantadores so equipamentos utilizados para separar misturas homogneas entre slidos e lquidos. c) A destilao um mtodo de separao utilizado com a finalidade de separar misturas heterogneas entre gases. d) Imaginando o valor mximo de pureza do mercrio citado no texto II, para cada 1 tonelada de mercrio purificado, teremos 100g de impurezas. e) O mercrio o nico no metal lquido temperatura ambiente.

60 O Rock in Rio o maior festival de msica e


entretenimento do mundo. Sempre zelando pela qualidade das atraes, o conforto do pblico e uma infraestrutura impecvel, um evento feito para todas as tribos que movimenta a indstria fonogrfica, o turismo e a economia. Em suas nove edies, sendo trs no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2001, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010), o Rock in Rio reuniu mais de 5 milhes de pessoas, que aplaudiram ao vivo cerca de 600 bandas. Foram mais de 780 horas de msica com transmisso para mais de 1 bilho de telespectadores em 80 pases. <http://www.rockinrio.com.br/rock-in-rio/sobre-o-festival>,
<http://www.rockinrio.com.br/wordpress/wpcontent/themes/rir/common/img/ilustra_sobre.jpg>.

59 O forno solar um forno que no utiliza fogo para


preparar a comida, mas sim a luz do Sol. O forno s precisa de uma estrutura clara ou um espelho com um pote preto dentro para absorver os raios solares e cozinhar os alimentos. O nico problema do forno que no pode ser usado em locais frios ou com abundncia anual de chuvas, como Inglaterra, Sucia, Canad etc.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Forno_solar>. Acesso em 19/01/2011.

Adaptada. Acesso em 19/01/2011.

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

17

Sabendo que o nvel sonoro (N) dado pela expresso

63 Leia o texto a seguir.

I N = 10log I0

e considerando que em um show de rock so

emitidos cerca 110dB, o nvel sonoro total do Rock in Rio em suas nove edies foi da ordem de: Dado: log 6 = 0,78

a) 10 dB 6 b) 10 dB 3 c) 10 dB 2 d) 10 dB 1 e) 10 dB

61 Observe a figura ao lado.


O animal representado vive em regies ridas, tendo importantes adaptaes que lhe garantiram seu sucesso evolutivo. Dessa forma, qual das alternativas abaixo apresenta uma adaptao que lhe garante sobrevivncia em seu meio ambiente? a) Intensa transpirao em altas temperaturas. b) Possui urina muito hipotnica em relao ao sangue. c) Eliminao de amnia como produto nitrogenado. d) Eliminao de fezes pastosas. e) Hbitos noturnos e ocupao de buracos na terra durante o dia.

Revista Veja, 19 de janeiro de 2011, p. 51. Considerando as informaes publicadas na Revista Veja e desprezando as foras dissipativas, calcule a velocidade, em km/h, com que os maiores objetos seriam arrastados pela correnteza, supondo que toda a lama tivesse atingido apenas um desses objetos. a) 138,9 b) 100,0 c) 150 d) 80 e) 12

62 Um paciente, aps uma cirurgia, obteve alta. Alguns dias


depois, teve de ser reinternado em virtude de uma infeco bacteriana. Foi prescrito um antibitico A, que fez regredir a infeco, mas, de repente, o quadro piorou, o que determinou o uso combinado de trs antibiticos, A, B e C. Com o novo procedimento, em pouco tempo o paciente teve alta hospitalar, totalmente curado. A explicao para o fato que: a) O antibitico A no teve nenhum efeito sobre as bactrias. b) Somente os medicamentos B e C tiveram efeito sobre as bactrias. c) As bactrias criaram resistncia ao antibitico A. d) Inicialmente, houve provvel seleo das bactrias resistentes. e) O antibitico A devia estar fora do prazo de validade.

64 Leia o texto para resolver a questo.


APAGO ATINGE PARTE DO NORDESTE H relatos de escurido em oito estados: AL, BA, CE, PB, PE, SE, RN e PI. Em Salvador, blecaute atrasou show do Festival de Vero. Do G1, em So Paulo. Um apago atingiu parte do Nordeste do pas na noite de quinta-feira (3) e incio da madrugada desta sexta (4). H relatos de escurido em pelo menos oito estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraba, Cear, Sergipe, Piau e Rio Grande do Norte. De acordo com a Globo News, houve registro de problemas em uma linha de transmisso da Companhia Hidroeltrica do So Francisco (Chesf). Ainda segundo a Globo News, os sistemas de trs usinas (Xing, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados.
CASD Vestibulares

18

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

<http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/apagao-atingeparte-do-nordeste.html>. Acesso em 13/02/2011. Durante o apago, um mecnico ligou uma lmpada de 12V 6W a uma bateria de automvel, cujas especificaes so 12V 45Ah, objetivando iluminar a garagem onde dava manuteno em um automvel. Considerando a bateria ideal e sabendo que a mesma estava com a metade da carga mxima, determine quantas horas a lmpada poderia ficar acesa at a carga da bateria se esgotar por completo. Admita que a corrente fornecida pela bateria se mantenha constante durante a descarga. a) 90h b) 60h c) 45h d) 22h30min e) 11h15min

Sobre o oznio, so feitas as afirmaes. I. Embora apresente ligao apolar, uma molcula polar; II. Por ser um poluente ambiental, no pode ser utilizado em benefcio do ser humano; III. um dos principais responsveis pelo efeito estufa. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e III, apenas.

68 Um professor convidou os seus alunos do segundo ano


do ensino mdio para visitar uma fbrica de cerveja. Na fbrica, um funcionrio explicou todo o processo de produo da cerveja, ressaltando que, para isso, se utilizava o fungo Saccharomyces cerevisiae, um anaerbio facultativo. O professor apontou dois barris que estavam no galpo da fbrica, reproduzidos no esquema a seguir. Considerando que os dois contm todos os ingredientes para a produo de cerveja, a formao de lcool ocorre no barril: a) I, onde h um maior consumo de oxignio. b) II, onde a glicose no totalmente oxidada. c) II, onde a presso do oxignio maior. d) I, onde a glicose ser degradada a cido pirvico. e) I e II, j que o micro-organismo anaerbio facultativo, ou seja, possui um intenso metabolismo na presena ou na ausncia de gs oxignio.

65 Tanto o gs natural quanto o etanol so utilizados como


combustveis em transportes urbanos. A combusto completa do gs natural e do etanol libera 800kJ e 1.330kJ por mol de combustvel, respectivamente. A queima desses combustveis contribui para o aumento do efeito estufa. Para igual energia liberada, a razo entre as quantidades de CO2 produzidas na combusto do etanol e na do gs natural , aproximadamente: a) 2,0 b) 1,7 c) 1,5 d) 1,2 e) 0,6

66 Engenheiros da empresa BP devem baixar uma enorme


cmara metlica de conteno sobre o poo que jorra petrleo no fundo do Golfo do Mxico, na esperana de conter o vazamento. Cerca de 800 mil litros de petrleo jorram por dia no mar desde a exploso da plataforma Deepwater Horizon, a qual matou 11 operrios. Sobre o petrleo, so feitas as afirmaes. I. A Segunda Revoluo Industrial, caracterizada pela expanso da indstria em pases da Europa, nos EUA e no Japo, teve como principal inovao a utilizao de energia eltrica e de derivados de petrleo, sendo estes obtidos por processo de destilao fracionada; II. A gasolina usualmente consumida nos automveis uma frao do petrleo com temperatura de ebulio constante; III. O petrleo bruto no miscvel com a gua, pois seus constituintes so formados principalmente por tomos de carbono e hidrognio em molculas apolares. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e III, apenas.

69 A tuberculose uma doena que pode ser controlada.


Observe este grfico, em que est representada a incidncia de tuberculose no Brasil:

67 O oznio um gs de cheiro forte e desagradvel,


extremamente instvel, de frmula molecular O3, que ocorre nas camadas altas da atmosfera, devido transformao do oxignio por ao dos raios ultravioleta. O oznio um poluente produzido pela reao de outros poluentes na atmosfera e pode causar irritao nos olhos, tosse e agravamento de doenas crnicas como a asma e a bronquite. Entre muitas aplicaes, pode ser usado como bactericida, na purificao da gua, como oxidante, para branquear leos e polpa de papel, e como desodorizador, em cinemas e velrios.
CASD Vestibulares

Considerando-se as informaes desse grfico, qual fator explica a curva que caracteriza as dcadas de 80 e 90? a) Alto custo do diagnstico e uso de antibiticos ineficientes. b) Reduo da desnutrio e da pobreza e aumento na qualidade das moradias como consequncia da poltica social. c) A ocorrncia de AIDS tornando os pacientes mais susceptveis ao bacilo. d) Diminuio de movimentos migratrios da populao humana entre as diversas regies do pas. e) A associao inadequada de antibiticos por parte da classe mdica.

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

19

70 Leia o texto e resolva questo.


SEGURANA Ponto Cego Em motos, carros ou caminhes, o ponto cego inevitvel. Para fugir dos problemas que ele pode causar, trouxemos algumas dicas para voc. O termo ponto cego usado para definir uma rea de no visibilidade, ou seja, um ponto em que, devido ao posicionamento, o espelho retrovisor no capaz de refletir, informando, por exemplo, a presena de outros veculos ao redor, que muitas vezes podem estar em nossa trajetria. Por causa dele, centenas de acidentes (muitos deles fatais) acabam acontecendo. Pilotando uma moto, um carro ou caminho, o condutor no est livre desse mal. Sabendo do problema, fica fcil perceber que muitas das fechadas que voc costuma levar no trnsito esto relacionadas incapacidade dos motoristas de enxergarem as motocicletas que circulam nos corredores numa velocidade superior que eles esto. Nesse caso, as motos ficam muito prximas aos carros, como se elas estivessem se escondendo entre eles, tamanha a dificuldade de enxerg-las. Quando voc se sentir inseguro em ultrapassar um veculo, olhe no espelho retrovisor dele. Dessa forma, voc poder ver se ele est ou no o avistando. <http://www.revistamundomoto.com.br/?p=seguranca&n=83 >. Acesso em 13/02/2011. Quando nas dicas de segurana recomenda-se olhar no retrovisor do veculo que est frente, est sendo aplicado um conceito fsico, a saber: a) ngulo visual. b) Princpio da independncia dos raios luminosos. c) Princpio da reversibilidade dos raios luminosos. d) Princpio da propagao retilnea da luz. e) Reflexo difusa da luz.

O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, foi institudo por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. O Selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores nveis de eficincia energtica dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na sua conta de energia eltrica. Tambm estimula a fabricao e a comercializao de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnolgico e a preservao do meio ambiente. Uma dona de casa, preocupada com a preservao do planeta e de seu bolso, observa dois modelos de lavadora automtica do mesmo fabricante e, segundo orientaes do vendedor, ambos os modelos atenderiam s suas necessidades e que a loja estava com uma superpromoo onde ela poderia escolher qualquer um dos modelos pelo mesmo preo.

71. Observe.

Sabendo que qualquer uma das mquinas seria usada em uma rede eltrica de 110V, usaria apenas gua fria e que funcionaria mensalmente por 100 horas, qual, aproximadamente, a razo entre o consumo de energia eltrica do modelo LSE11 e do modelo LBU15? a) 0,26 b) 0,42 c) 2,35 d) 3,83 e) 9

20

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

CASD Vestibulares

72 Analise esta figura:


ATALHO PARA A BIODIVERSIDADE Corredor Ecolgico de 800km interligar parques do Centro-Oeste do Brasil

revelou sua segunda gerao de processadores Corecodinome Sandy Bridge na CES. Os processadores Sandy Bridge, da Intel, comearo a ser distribudos em grandes quantidades no incio de 2011, dando incio nova gerao de chips da lder do setor em sua mais recente empreitada no mercado de processadores especializados de grficos. David Perlmutter, diretor do grupo de arquitetura de chips da Intel, disse que so 1 bilho de transistores dentro do novo processador. Para efeito de comparao, em 2004, no Pentium 4, existiam apenas 10 milhes deles. David disse que num futuro prximo a capacidade dos processadores Intel poder superar a quantidade de neurnios que os seres humanos tm no crebro. O chip deve chegar ao mercado no incio de 2011. Acesso em 16/01/2011 <http://www1.folha.uol.com.br/tec/797991 -intel-diz-que-nova-geracao-de-chips-chegara-no-inicio-de2011.shtml>. Tendo como base a informao anterior, podemos afirmar que a razo da ordem de grandeza entre o nmero de transistores dos processadores Sandy Bridge e o nmero de transistores dos processadores Pentium 4 vale: 0 a) 10 1 b) 10 2 c) 10 3 d) 10 4 e) 10

Considerando-se a implantao de corredores ecolgicos, correto afirmar que: a) Os parques, na falta desses corredores, constituem ilhas isoladas de ampliao da biodiversidade e de formao de novas espcies. b) Esse tipo de ligao reduz o fluxo gnico entre indivduos da mesma espcie e diminui a manuteno de seus ciclos biolgicos. c) Alguns animais favorecidos, nas regies assim interligadas, so a ona-pintada, o lobo-guar, a ema e o veado-campeiro. d) Os animais e plantas dependentes desses corredores so espcies resistentes a ambientes alterados. e) Os corredores ecolgicos evitam a extino de espcies, pois garantem uma reproduo continuada das espcies.

74 O Brasil vem se destacando cada vez mais no cenrio


internacional em relao produo de acar e lcool. A produo do lcool se d basicamente por duas reaes qumicas, demonstradas abaixo: Dados: C = 12u; O = 16u; H = 1u C12H22O11 + H2O -> 2C6H12O6 (hidrlise da sacarose) C6H12O6 -> 2C2H5OH + 2CO2 (fermentao da glicose) Baseando-se no que foi descrito, correto afirmar que: a) A hidrlise da sacarose considerada uma reao de oxirreduo. b) A fermentao da glicose uma reao de anlise ou decomposio. c) O lcool formado na segunda reao o lcool metlico. d) Para um consumo de 180g de glicose, a massa mxima de lcool formada de 86g. e) Cada molcula de sacarose pode produzir, no mximo, duas molculas de lcool.

73 Leia.
INTEL DIZ QUE NOVA GERAO DE CHIPS CHEGAR NO INCIO DE 2011

75 Metais so obtidos por meio da eletrlise, assim como o


alumnio, que obtido a partir do minrio bauxita (Al2O3 2H2O), que contm cerca de 50% em massa de xido de alumnio. A bauxita purificada dissolvida em criolita fundida. Podemos representar a equao de obteno do alumnio pelas semirreaes de oxirreduo abaixo: Ctodo: Al Alexandre Orrico, enviado especial a San Francisco, da Reuters. <http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=6198h=464&src= http://img.terra.com.br/i/2011/01/05/1744693-3530atm14.jpg>. Mooly Eden, vice-presidente da Intel, mostra o novo chip da empresa em uma coletiva de imprensa. A Intel
3+

+ 3e -> Al

nodo: 2O

-> O2 + 4e

O consumo de eletricidade para a produo de alumnio altamente intensivo, porm vem decrescendo sistematicamente (enquanto, em 1940, a indstria consumia 24.000KWh/t, as modernas fundies de hoje consomem 13.000KWh/t). O alumnio pode ser reciclado, sendo refundido e reaproveitado, com uma economia de cerca de 90% de energia. Com relao aos processos de obteno citados no texto, so feitas as seguintes afirmaes:

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

21

I. Reaes de eletrlise podem ser utilizadas na obteno de energia eltrica; II. A semirreao de formao de alumnio metlico de oxidao; III. A reciclagem de latas de alumnio, alm de gerar renda para milhares de pessoas, contribui para a preservao do meio ambiente e para a reduo no consumo de energia eltrica. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.

TAL ANIMAL NO TER PNCREAS SUGERIU A RELAO ENTRE ESSE RGO E O DIABETES. (...) Muitas tentativas de isolar a secreo foram feitas, mas sem sucesso at 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem mdico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratrio do professor John J. R. Mac-Leod, na Universidade de Toronto. Eles extraram a secreo do pncreas de ces. (IV) QUANDO INJETARAM OS EXTRATOS [SECREO DO PNCREAS] NOS CES TORNADOS DIABTICOS PELA REMOO DE SEU PNCREAS, O NVEL DE ACAR NO SANGUE DESSES CES VOLTAVA AO NORMAL, E A URINA NO APRESENTAVA MAIS ACAR. A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases em destaque com cada uma das etapas de construo do conhecimento cientfico : a) I. Hiptese; II. Teste da hiptese; III. Fato; IV. Observao. b) I. Fato; II. Teoria; III. Observao; IV. Teste da hiptese. c) I. Observao; II. Hiptese; III. Fato; IV. Teste da hiptese. d) I. Observao; II. Fato; III. Teoria; IV. Hiptese. e) I. Observao; II. Fato; III. Hiptese; IV. Teste da hiptese.

76 Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas esto


geralmente baseadas em solos infrteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes armazenada nas folhas que caem sobre o solo, no no solo propriamente dito. Quando esse ambiente intensamente modificado pelo ser humano, a vegetao desaparece, o ciclo dos nutrientes alterado e a terra se torna rapidamente infrtil. CORSON, Walter H. Manual global de ecologia, 1993. No texto anterior, pode parecer uma contradio a existncia de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato explicado pela: a) Profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentao dos vegetais da regio. b) Boa iluminao das regies tropicais, uma vez que a durao regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da regio. c) Existncia de grande diversidade animal, com nmero expressivo de populaes que, com seus dejetos, fertilizam o solo. d) Capacidade de produo abundante de oxignio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os pulmes do mundo. e) Rpida reciclagem dos nutrientes potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

78 H milhares de anos, o homem utiliza os pombos para o


envio e recebimento de bilhetes. O uso dos pombos como correio baseado no fato destes serem dotados de bssolas magnticas no interior de seus crnios, que esto conectadas ao crebro da ave por um grande nmero de nervos. O sensor magntico de direo dessas aves permite que possam diferenciar direes longitudinais e latitudinais devido sua propriedade de se alinhar de acordo com as linhas do campo geomagntico.

77 No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas


Acidentais em Cincias, de Royston M. Roberts (Editora Papirus, Campinas, SP, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construo do conhecimento cientfico foram colocadas em maisculo e identificadas por um numeral romano. Em 1889, em Estrasburgo, ento Alemanha, enquanto estudavam a funo do pncreas na digesto, Joseph von Merling e Oscar Minkowski removeram o pncreas de um co. No dia seguinte, um assistente de laboratrio chamoulhes a ateno sobre o grande nmero de moscas voando ao redor da urina daquele co. (I) CURIOSOS SOBRE POR QUE AS MOSCAS FORAM ATRADAS URINA, ANALISARAM-NA E OBSERVARAM QUE ESTA APRESENTAVA EXCESSO DE ACAR. (II) ACAR NA URINA UM SINAL COMUM DE DIABETES. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidncia da produo experimental de diabetes em um animal. (III) O FATO DE
22

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

CASD Vestibulares

Analisando a figura onde esto representadas essas linhas, podemos afirmar que: a) O polo sul do ponteiro da bssola aponta para o polo Norte geogrfico, porque o Norte geogrfico corresponde ao Sul magntico. b) O polo norte do ponteiro da bssola aponta para o polo Norte geogrfico, porque as linhas do campo magntico no so fechadas. c) O polo sul do ponteiro da bssola aponta para o polo Sul geogrfico, porque o Sul geogrfico corresponde ao Sul magntico. d) O polo norte do ponteiro da bssola aponta para o polo Sul geogrfico, porque o Norte geogrfico corresponde ao Norte magntico. e) O polo sul do ponteiro da bssola aponta para o polo Sul geogrfico, porque o Norte geogrfico corresponde ao Sul magntico.

Exames Grupo Sanguneo Sequncia de DNA localizada em um autossomo Sequncia de DNA localizada em um cromossomo X

Resultados Suposto Menino Me Pai O AAA CCA GAG TTT GGT CTC AAA CAG ACG TTT GTC TGC A B AAA CCA GAG TTT GGT CTC AAC CAA ACA TTG GTT TGT

79 A Revoluo Industrial trouxe a poluio e a fuligem, que


mataram os liquens e enegreceram os troncos das rvores da regio de Birmingham, na Inglaterra. Em consequncia, os espcimes escuros da mariposa Biston betularia aumentaram em nmero em relao aos de cor clara. H. B. D. Kettlewell investigou a questo capturando, marcando e devolvendo ao ambiente espcimes escuros e claros, em reas poludas e no poludas. Passado algum tempo, tentou recapturar os espcimes marcados. Na tabela adiante esto mostrados os dados numricos obtidos: Escuras 154 82 53,2 473 30 6,3 Claras 64 16 25,0 496 62 12,5 969 92 Total 218 98

a) Os resultados dos grupos sanguneos excluem a possibilidade do homem ser o pai da criana, sendo necessrios outros exames comprobatrios. b) Os resultados dos grupos sanguneos no excluem a possibilidade do homem ser o pai da criana, mas a sequncia de DNA do cromossomo X exclui. c) Os resultados dos grupos sanguneos no excluem a possibilidade do homem ser pai da criana, e a sequncia de DNA autossmica confirma a paternidade. d) Os trs resultados foram necessrios para confirmar que o homem mesmo o pai da criana. e) Os resultados de DNA contradizem os resultados dos grupos sanguneos.

Birminghan (Poluda)

libertadas recapturadas % recapturadas libertadas recapturadas % recapturadas

81 Das diverses propostas pelos parques, as montanhasrussas, construdas em verses cada vez mais radicais, sempre oferecem uma dose extra de emoo. Nos trechos em que o movimento variado, a acelerao vetorial admite uma componente na direo da velocidade. Alm disso, nos trechos em que a trajetria curvilnea, a acelerao vetorial admite uma componente perpendicular velocidade, dirigida para o centro de curvatura. Considere um carrinho de montanha-russa no instante em que passa pela parte superior do trilho. A figura a seguir representa esse movimento.

Dosert (No poluda)

Qual a melhor explicao para os dados obtidos por Kettlewell? a) Mariposas claras e escuras podem ter duraes de vida diferentes. b) Mariposas claras e escuras podem ser diferentemente atradas pelas armadilhas de luz empregadas na recaptura. c) Pode estar havendo diferentes taxas de migrao para as mariposas claras e escuras. d) Pode estar ocorrendo predao diferencial das formas claras e escuras. e) Pode estar havendo mutao da forma clara para a escura.

80 Num caso de investigao de paternidade, foram


realizados exames para identificao de grupos sanguneos e anlise de DNA. A tabela a seguir resume os resultados parciais da anlise de grupos sanguneos (do menino, de sua me e do suposto pai) e de duas sequncias de DNA (do menino e do suposto pai), correspondentes a um segmento localizado num autossomo e outro no cromossomo X. Considerando apenas a tabela adiante, podemos afirmar que: Admitindo o movimento curvilneo, acelerado e ocorrendo no sentido horrio, qual a opo que melhor representa os vetores acelerao tangencial, acelerao centrpeta e acelerao resultante da partcula, nessa ordem? a) 1, 2 e 3 b) 1, 3 e 2 c) 5, 3 e 4 d) 2, 3 e 1 e) 2, 3 e 5

CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

23

82 Leia o texto abaixo.


A poluio do ar um fenmeno recorrente principalmente da atividade humana em vrios aspectos, dentre os quais podem se destacar: Rpido crescimento populacional, industrial e econmico; A concentrao populacional e industrial; Os hbitos da populao;

e) O apaixonado ofega porque perde o controle voluntrio do ritmo da respirao.

84 Leia o texto abaixo.


Aps o nosso planeta ser observado e fotografado por vrias misses espaciais, foi dito que, ao invs de Terra, ele deveria ser chamado de gua. A Terra o nico planeta do Sistema Solar onde existe gua na forma lquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da gua, o que explica o fato de serem encontrados organismos vivos apenas na Terra. A maior parte da gua (cerca de 97% de toda a gua) que existe no planeta est nos oceanos e mares. Conhecemos essa gua como gua salgada, porque contm substncias chamadas sais. A gua tambm est presente em rios e lagos, porm, em menor quantidade que nos oceanos. A gua de rios e lagos conhecida como gua doce, porque no possui a enorme quantidade de sal que h na gua do mar. Devemos tomar cuidado com esta definio, porque gua doce no quer dizer gua com acar, mas sim com menos sal em relao gua do mar. Mas, de onde vem tanta gua? Por que em alguns lugares ela doce e em outros salgada? Para onde vai a gua que utilizamos? Estas so algumas perguntas que naturalmente surgem quando pensamos nesse recurso e, hoje em dia, com o desenvolvimento da cincia e o auxlio de equipamentos, mais fcil respond-las. A maneira pela qual a gua se movimenta no nosso planeta, as caractersticas de cada local e outros fenmenos podem ser explicados pelo ciclo da gua, ou ciclo hidrolgico.

O grau de controle (medidas adotadas para o controle da poluio). Nossos trs recursos naturais bsicos (solo, ar e gua) sempre foram capazes de diluir as concentraes aceitveis de todas as substncias neles lanadas por processos naturais normais. Contudo, as emisses antropognicas comeam a ameaar nosso planeta pelo esgotamento dessa capacidade de autodepurao. A deciso do ser humano de viver cada vez mais nos centros urbanos aumenta a quantidade de resduos lanados, aumentando os nveis de poluio.
<http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=5 &canallocal=6&canalsub2=16&id=44&pagina=1>.

Entre os principais poluentes atmosfricos, temos os xidos de enxofre (SOx) e nitrognio (NOx) que so produzidos em grande escala por processos industriais e pelo trfego de veculos com motor a combusto. Assinale a alternativa correta. a) Os xidos citados no texto no esto entre os responsveis pela chuva cida. b) O dixido de nitrognio, ao reagir com gua, forma uma base e, por isso, considerado um xido bsico. c) A reao do trixido de enxofre com gua produz o cido sulfrico e, por isso, chamado xido cido. d) Os xidos citados so responsveis diretos pela poluio dos solos, por serem slidos temperatura ambiente. e) O nmero de oxidao para o tomo de nitrognio no monxido (NO) e no dixido (NO2) o mesmo.

83 Para os namorados que este ms esto celebrando a


paixo, a atrao fsica um boto mgico que s o amor capaz de ligar. Mas, para os cientistas, o desejo sexual um processo bioqumico que desequilibra rapidamente todo o corpo, diagnosticvel por vrios sintomas. No se consegue tirar os olhos daquela pessoa, o corao dispara, as mos suam, d vontade de falar pelos cotovelos, as pernas ficam meio bambas, a fome desaparece e preciso suspirar profundamente para respirar melhor. Superinteressante, ano 20, n 6. Com o auxlio do texto, assinale o item correto. a) Os sintomas do desejo sexual dependem de fatores psicolgicos, que, em geral, so idnticos de um indivduo para outro. b) Receptores tteis e quimiorreceptores permitem ao sistema nervoso perceber o afago e o perfume da pessoa amada. c) A palidez que uma pessoa pode apresentar ao ser paquerada uma consequncia da ao do sistema linftico e cardiovascular. d) A coordenao endcrina provoca respostas mais rpidas que a coordenao nervosa.
24

<http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html>. Adaptado. Em relao ao ciclo da gua, assinale a alternativa incorreta. a) A transformao da gua lquida em gasosa chamada evaporao e um processo endotrmico. b) Precipitao da chuva a passagem de gua do estado gasoso para o estado lquido. c) De acordo com o texto, a gua que compe as nuvens pode ser denominada de gua pura.
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

d) Em regies muito frias, as gotculas de gua que compem as nuvens se transformam em flocos de neve ao se precipitarem e essa transformao fsica chamada solidificao, que um processo exotrmico. e) Nas transformaes fsicas sofridas pela gua em seu ciclo, temos liberao ou absoro de energia na forma de calor conhecida como variao de entalpia.

c) V necessariamente homozigoto. d) III possui apenas um alelo mutado. e) I necessariamente homozigoto.

87 Os fragmentos de textos abaixo foram extrados do


portal Klick Educao. I. So interaes que ocorrem entre partculas nucleares e ncleos atmicos sem que se varie o nmero total de prtons e nutrons; II. Trata-se de uma reao nuclear entre um nutron e um ncleo atmico pesado, como o urnio, em que este se divide em dois ncleos menores; III. a reao nuclear que acontece ao se unirem tomos leves. O deutrio e o trtio so elementos utilizados nas experincias; IV. A energia trmica de um combustvel se transforma em mecnica e esta, em eltrica. A seguir, so apresentados os possveis ttulos desses fragmentos. 1. Reaes nucleares 2. Fisso nuclear 3. Fuso nuclear 4. Centrais nucleares Relacionando os fragmentos de texto com seus respectivos ttulos, encontramos a seguinte sequncia: a) I 1; II 3; III 2; IV 4 b) I 2; II 3; III 1; IV 4 c) I 3; II 1; III 2; IV 4 d) I 1; II 2; III 3; IV 4 e) I 4; II 3; III 2; IV 1

85 O uso de baterias recarregveis est cada vez mais


comum. Esquecer-se de carreg-las tambm. Um estudante de eletrnica resolve montar um circuito para avaliar como seria usar dois tipos diferentes de bateria em um mesmo aparelho. Ele dispe de uma bateria comum e uma recarregvel e monta o circuito esquematizado na figura abaixo.

Um ampermetro, considerado ideal, usado para medir a intensidade da corrente eltrica. No mesmo l-se 2A. Sabe-se que, nessas condies, a bateria recarregvel opera no circuito como gerador, enquanto a pilha opera como receptor e que os resistores de 0,5 representam as resistncias internas desses elementos. Determine o valor da fora eletromotriz da bateria recarregvel. a) 3V b) 12V c) 16V d) 20V e) 30V

88 Leia o texto.
A VAIDADE ADOLESCENTE!

86 A fenilcetonria (PKU) uma doena de origem gentica


bastante conhecida, causada por uma deficincia da enzima fenilalanina hidroxilase. Pacientes acometidos desse mal, alm de no sintetizarem catecolaminas corretamente, no conseguem metabolizar a fenilalanina e, assim, apresentam uma srie de complicaes como retardo mental, epilepsia, hipopigmentao, entre outras. Considere o heredograma a seguir de uma famlia com membros acometidos (smbolos cheios) e normais (smbolos vazados).

Quem nunca reparou uma adolescente mope recusando-se a usar culos corretivos e fazendo uma careta ao fechar os olhos na tentativa de focalizar melhor objetos distantes? Atualmente, tem-se utilizado com sucesso equipamento a laser em cirurgias de correo da miopia. A respeito da imagem de um objeto distante, para um olho mope, podemos afirmar corretamente: a) formada sobre a retina. b) Pode ser corrigida com lentes esfricas prismticas. c) formada atrs da retina. d) formada na frente da retina. e) Pode ser corrigida com lentes esfricas convergentes.

Podemos dizer, quanto presena de alelos mutantes de fenilalanina hidroxilase nos membros da famlia marcados com algarismos romanos, que: a) II tem necessariamente um alelo mutado. b) VI possui dois alelos mutados.
CASD Vestibulares

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

25

89 Resduo ou lixo qualquer material considerado intil,


suprfluo e/ou sem valor, gerado pela atividade humana. As formas tradicionais de descart-lo incinerao, depsito no solo e mesmo a reciclagem so poluentes. Uma opo ecolgica pode estar na biodegradao, principalmente do plstico, um dos grandes inimigos do ambiente. Um tipo de fungo original das matas brasileiras, o Pleurotus sp., capaz de retirar nutrientes dos polmeros sintticos (PET), transformando em matria orgnica o que era plstico. Em relao aos possveis destinos do lixo, foram dadas as explicaes a seguir. I. A incinerao a queima do lixo em aparelhos e usinas prprias, com as vantagens de reduzir bastante o volume de resduos e destruir os micro-organismos que causam doenas, contidos, principalmente, nos lixos hospitalar e industrial; II. Uma rea de deposio ou confinamento de resduos, como os lixes, pode gerar contaminao do solo por substncias poluentes carregadas pelas guas superficiais at distncias fora das reas sob controle e monitoramento; III. A reciclagem diminui a quantidade de lixo depositado no solo e reduz a necessidade de extrao de mais matriaprima diretamente da natureza, mas pouco ou no praticada para certos materiais por ser economicamente invivel; IV. Embora a biodegradao dos plsticos seja importante no cenrio atual, constitui-se uma alternativa emergencial, pois no combate o uso excessivo de plsticos. Esto corretas: a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas I e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

Considere que uma das rampas a ser revestida tenha as dimenses representadas na figura abaixo.

4m 12m
Sendo o custo do piso proporcional ao coeficiente de atrito esttico entre este e a roda da cadeira, indique qual dos pisos indicados na tabela traz a melhor relao custobenefcio, levando em considerao as devidas margens de segurana. a) Piso A b) Piso B c) Piso C d) Piso D e) Piso E

90 A Lei 10.098 de 19/12/2000 estabelece normas gerais e


critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias. Em seu Art. 11 estabelece que a construo, ampliao ou reforma de edifcios pblicos ou privados destinados ao uso coletivo devero ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessveis s pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida. Considere um estabelecimento comercial, que em cumprimento dessa lei, resolve revestir uma rampa de acesso calada. Pesquisando os revestimentos disponveis no mercado, o engenheiro responsvel encontrou 5 tipos diferentes de piso, cujos coeficientes de atrito esttico, com o revestimento tpico das rodas dos cadeirantes so dados na tabela abaixo.

Piso A B C D E

Coeficiente de atrito 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6

26

Simulado ENEM I Cincias humanas e suas tecnologias / Cincias da natureza e suas tecnologias

CASD Vestibulares

Potrebbero piacerti anche