Sei sulla pagina 1di 42

[ELEFANTE-REI: POEMAS B]

Antnio LaCarne

[2 edio online & revisada 2012]

[rbol de espuma]

Elefante-Rei: Poemas B Copyright 2012 by Antnio LaCarne 1 edio: 2009 ISBN: 978-85-7810-346-0 2 edio online e revisada outubro de 2012. Coordenao editorial: Joana Rosa K Editorao eletrnica: rbol de Espuma Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta edio pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer meio ou forma, seja mecnico ou eletrnico, fotocpia, gravao sem a prvia autorizao do autor. Obra protegida pela lei de Direitos Autorais. Poesia brasileira. rbol de Espuma arboldeespuma.blogspot.com oimpenetravel.blogspot.com

Elefante-Rei, um livro b, para pessoas b, com suas vidas b, enquanto descobrimos o que significa a primeira letra do alfabeto: o a. Sim, iremos lapidar as fontes, o elefante no tem rosto, o elefante cor, o mundo cospe, eu cuspo, eu sou b. no sei se herico ou cheio de sangue.

[invlucro]

apenas misria, meu bem. Comunicao interiorizada. Insisto at atingir o meu pior pedao. Decido neste primeiro dia de agosto rejeitar todos os papis escritos e reafirmar uma indignao ao personagem-vida-mundo. A maquiagem dos corpos evidencia um rosto de cristal falso. Existe um eterno perigo por a, e em nome de meu pobre nome em vo, entristeo a calma utilizando a imperfeio dos dedos. Aponto uma direo contrria ao horizonte, e espero que os msculos de um corpo me acolham nesta possvel chegada. Um caminho de barro o que resta: sujar os ps na busca, solidificar a destruio das farsas, magnetizar teorias, relembrar suaves e rpidos conselhos ditos por amigos de ocasio. Restam sobras, docemente enxguo as roupas que me enfeitam nos dias de alegoria onde somente eu posso danar balanando as asas que me impossibilitam a aterrissagem. Mas os mistrios de novas cidades e ruas e indivduos no me encantam porque no h local propcio neste mapa. Algum alimenta dvidas utilizando olhos de falta, este algum finge entender no h inteligncia. No mais o destino preso ao meu alcance pensei antes de me vestir para a noite. Antes, os supostos olhos observadores perderam a cor verde e tornaram-se olhos de inveja. H desejo em cada objeto visto, portanto o meu amor te destri enquanto me arrasto lentamente ao meu arranha-cu de pedra. impossvel querer mais de ti. Tu no te movimentas no decorrer da dana.

[bestirio]

Para matar a fome engulo os dedos, um por um. Engulo os pelos do peito. Lubrifico os lbios com a lubrificao do meu sexo. Pronuncio a palavra NOITE. Pronuncio a palavra COMBUSTVEL. Pronuncio a palavra SORTE. Magnetizo-me em instantes. Saberei experimentar o perdo mastigando-o suavemente? Ou a sina das eternas falhas ser a minha histria? E tu choras inteiramente atravs dos meus erros. Temperamento fogo. Queixa infiltrada nos movimentos rpidos. Conjecturas nfimas. & depois: eu nada penso, pisco os olhos em direo ao cho desabo sobre ele. Na madrugada no danarei contigo pois estar sozinho mais eterno, amanhecer um domingo de sol, estarei em casa, sonolento demais para a tua fome sadia, investigo as tuas fotografias e o teu aumento de peso, nunca poderei ser gordo, no sou desleal com as mentiras, voc as engorda, eu as emagreo, voc fotografa bares, pessoas, eu no te escrevo cartas, com uma nica mo multiplico as cartas do baralho, eu te rejeito. Revelo um ponto final na descrio insensata de um porta-retrato quebrado: no h serventia, nem movimento.

[o instante do corpo]

So dois segundos menores entre a tortura de estar vivo e um beijo. o momento em que uma mo rejeita a outra mo. o silncio quando uma porta fechada em revolta. No instante do corpo os pensamentos so cacos de vidro, alegrias so relembradas, o instante em que a fuga um belo rejuvenescimento, o instante em que uma me rejeita o prprio filho, trancar-se numa priso sem janelas, comer e vomitar e comer o prprio vmito, lamber a imagem de um santo, engolir as bolinhas de um rosrio. Salva-se quem conduz o corpo. Seria eternamente vasto, cncavo, impermevel, o instante do corpo nulo, quatro fomes em uma s boca, palavra mentirosa em dialeto. O instante do corpo descarta mandbulas, ancora crculos em crculos como quem mascara um afeto. O instante do corpo uma cintilante insatisfao tardia, um triste fim: futuro desgnio na armadilha. O precioso elemento.

[paralelo desigual]

Intacto um muro de pedras, e depois de mim vem o poo. O buraco no muro um silncio morto. Cumprimentem o primeiro sol, deitarei na cama para esticar os ossos e a viso do teto ser a nica paisagem. Sou autorizado a ter dois olhos mopes, mas algum ao meu lado ousa dizer: "isso nunca ser de sua posse". Reconstruo a farsa: cumprimentem a segunda casa, as paredes do quarto estaro impressas nos pedaos de madeira das portas, na areia presa ao meu sapato. Oua ento um grito, no se trata de horror, gemido agressivo, carta de alforria ao escravo livre. Eles permitem que eu veja a palma de uma mo. Eles permitem que eu v embora. Se volto, eu perco. Se continuo, estaco. Chorar um vazio que o organismo rejeita. So raras as noites de frio, e o lenol um manto devastador para os minutos de corpo-acorpo. Mantive meu segredo. Meus ps descalos confortavam as razes das rvores. Num esconderijo recm descoberto fumei cigarros. Sou Antnio entre quinas e rodaps. Ao ruim do gosto tomo-lhe as plpebras. Despeo-me do trem anunciando sua fuga: mquina veloz correndo indiferente. Eis que transtornado exibo um rosto plastificado. No meio de uma surpresa domstica somos cobras falantes, no temos gesto e o futuro nos desune. Nossas carcaas vivas abduzem mortes corriqueiras. Somos considerados culpados: vastido transfigurada no anseio de um pedido. Eu, sem os adornos que escondem uma vergonha. Aos poucos me distancio e me aproximo de mim mesmo. Perders o medo em um dia de vida. Cobriremos o terceiro sexo com um possvel terceiro brao. Em revolta quebro as lpides que sustentam o alvo. Ao fazer uma pergunta perco toda a essncia. Ser translcido para conquistar o amor. Mas o que eu quero um amor cncavo. Aos poucos me distancio e me aproximo de mim mesmo. Aos poucos me reconheo.

[pirulitos de arco-ris]

Estou entre os meninos que chupam pirulitos de arco-ris. Estou entre os solitrios corpos despidos e desprotegidos na noite. Corpos nus tocados por suaves pernas nuas. Umbigos lambidos por lbios adocicados, vivos. A minha lngua desliza sobre o teu peito que cobre um corao desolado como o meu. Estou entre os meninos que mastigam a prpria saliva, que vomitam a prpria saliva. Estou entre a mesma fora que no uma fora igual, nem nunca ser igual. Estou aqui, perplexo com meu destino de menino despudorado, menino ridicularizado, menino sem pai. Assustadssimo por reconhecer um ser humano Fraco, falho, inspido. Porm um raio de luz enfeitado de diamantes Desliza na minha garganta e ouo uma voz: a voz do mundo.

[jesus violento]

Jesus violento, Jesus violento, beba no meu copo de vinho o Teu sangue, o teu sangue derramado nos poros de um semelhante afogado em mim. O Teu semelhante que no quer ser meu. O Teu semelhante que no quer ser eu. O Teu semelhante que diz ter boa aparncia, e os que tm boa aparncia no podem ser como eu. Oh doce e amargo, Jesus violento. Saiba de mim como um tringulo pontiagudo colhendo a minha existncia nestes rastros de cruz, tringulo furando o que no crculo, exalando o que no sabor nas narinas de Teus seguidores. Jesus violento, Jesus violento, eu nunca quis estar vivo entre os homens, eu nunca quis ser um falso mentiroso, eu nunca quis ser um sdito entre reis e rainhas. Oh escurido e claridade, Jesus violento. No comi o Teu po para maltratar a fome, no colgio de freiras onde estudei eu era uma sombra, todos riam de mim, ningum enxergava o meu peso. Aos dezoito anos ca em tentao, mordi a ma com olhos famintos de splica. Eu queria a ma, sempre quis a ma, eu desejava mastigar a ma, e engoli a ma inteira. No dia seguinte nasceu em mim uma asa escarlate, no dia seguinte minha me no mais chorou, no dia seguinte no fui ao meu encontro. Oh verdade e mentira, Jesus violento.

[muito longe de ti]

Querido pai desencontrado, os olhos so telhas de vidro, o fruto em minhas mos nasceu de tua rvore, o teu amor-silncio unicamente sangue, no presena, recebi amor estrangeiro ao nascer, e a culpa no redimiu os meus pecados, a glria na remisso dos meus pecados. Mas o que no se desfaz, o que no se esconde, este sou eu e no uma cor verde, este o desejo sobre tua memria, e a tua morte ser o meu grito: um castigo de dor que alivia. Muito longe de ti em voltas, cambalhotas, quedas. Muito longe de ti e a falta do teu divino reconhecimento que para mim tesouro sem pedras preciosas. E j estou perdido nesta cidade, intil em pedir auxlio, intil como os descrentes nas ruas. As ruas, as esquinas, as pessoas mortas, o barulho, as coisas, as reaes. Sou escravo das ventanias da mente, correntes prendem as tuas mos, mordaa em nossa boca, minhas pernas arranhadas. Sou escravo muito longe de ti, os olhos so telhas de vidro, um castigo de dor que alivia, este sou eu e no uma cor verde.

[transformao]

Voc tem o meu corpo na palma da sua mo, e eu penso no brilho que uma estrela oferece ao mundo, quando eu, ainda adolescente, perdi a frmula que faria de mim um belo rapaz pronto para beber as ondas salgadas do mar. Acendi velas no cho, ajoelhei-me perante o seco e o rido, um dia suave, confisses rarefeitas, o espelho a refletir o amargo, saboreando o aucarado em mim, evidenciando tal dlicatesse em mim. E eu sorrio ao ser agradecido pela pureza das palavras, pois a minha boca no feroz quando o meu interior floresce, o que est por dentro minha melhor forma de definir o que a realidade/infmia dos outros no permite.

[lcio-lua]

Eu, Lcio-Lua, estou insatisfeito com as sortes: conseqncia do pesadelo das erupes. Sculos atrs ou h quase vinte e cinco anos evaporei dos crregos as gotas de gua limpa. Luminescncia indiferente sem a voz adequada de um palpite. Entre o suposto ir, o querer e o negar, projeto-me na chuva repentina. Alm deste peso quero construir a casa de mim, resplandecer-me para o meu pressgio de vida. No hei de ser nuvem, sou idntico ao que se condensa na atmosfera. Ao redor da casa plano rvores, expulso os caadores. Minha casa-abrigo de portas escancaradas ou um santurio-hspede de sentimentos. E o modo como eu, visto de longe, arranco a ideia j morta de ti, ultrapassando o meu querer bem, cortando os pedaos do amor perdido. Toma-me por incorreto ao avesso da nuca, no sei nada sobre a reproduo dos animais. Toma-me alm deste fato, se s dissonncia, sou um puro azulejo dourado sob os teus ps. Diamantes escondidos nos dentes. prolas e rubis reluzindo, reluzindo... Eu, Lcio-Lua: absorto, gigante. A aspereza de um castigo enxuga o hlito das premonies num recado de confidncia. O recado traduz duas palavras.

[elefante-rei]

O paraso do escorpio ao meu lado o meu contato direto com o inferno. Elefantes-Reis seguem em marcha cruzando a selva azul de Henrique Matos. Perguntam-me como estou: estilhaado respondo. Auto-precariedade. Repetio enfadonha. Sons da velocidade dos carros. O meu significado sigiloso. A minha cultura aos poucos morre, e h os dejetos costurados no meu globo ocular. Crculos de guas paradas so os instantneos de um flash: o consolo que eu esperava ouvir. Animais soltos em paisagens, bem-estar mal cuidado, peo um medicamento ao Dr. Misericrdia, ele me receita precauo. Amor tardio preso aos vinte e quatro sussurros do deus. Por no saber manusear os talheres Radico-me em assentos pblicos. A sujeira cria um abrigo nos poros. Mas perdoa-me, Pois se eu lutasse contra mim mesmo Eu jamais ganharia ou perderia, Eu apenas teria feridas. Desejo ento aps cair do cavalo

Um beijo para mim mesmo. Rua chamada Priso, Esquina onde trafego: Lindo, igual ao nascimento do filho. Eu me deixei ser um prmio conquistado Pela tua embriaguez sorridente: Erro lapidado com o meu consentimento. Palidez o meu signo. Elefante-Rei o excesso de ossos doloridos, a meia-aliana no anelar direito, brilhantes desvalorizados cravados no ouro, ombro diminudo na parafernlia de vozes, som enxuto, descampado. Por que no foges? Imagine o comportamento estico dos caramujos cruzando o corredor. As estaes sem efeito, o defeito, desapego na intimidade, sincronia absolutamente duvidosa. O elefante experimenta este orgulho? Ele reproduz musculatura tesa no exterior de suas carnes? Diga que estou a morrer injustiado no covil de aranhas caranguejeiras, 8 pernas negras, 4 pernas para cada metade do corao. O aprofundamento da ilha. Pigmeu: ritmo de tambores anestsicos. Degustao no vcuo, sem garfo ou faca para perfurar a proliferao dos pelos. Elefante-Rei em meu banheiro,

Elefante-Rei, herico, temperamental, azul, intolerante, luxuoso. O elefante glorioso arruma as malas, ele me ensina novas lnguas, ele enriquece o meu dinheiro. A minha palavra inteira, incessantemente conjugada, o meu reverso congratula uma tempestade de ira, insultos, agresses fsicas, malabarista do fervor demonaco misturado ao canto da latitude no limbo, as labaredas na incendeiam esta eloquncia foto-biografada num retrato de trs pra frente, pois nesta mesa meu p conduz o lamento do sal no pote de acar, gro solitrio servindo de cobaia ao doce, o sal chicoteado pela doura calculada do doce, mas h um incmodo nas costas: cascata da natureza, milhes de anos onde a capacidade das relaes humanas falha. Sente-se ao meu lado e teremos uma conversa corpo-a-corpo. Voc me edifica uma morada, recuso o passo, o tom, os elogios, os gozos, e carrego em meus braos o delrio ao perder-me no territrio lamacento sob runas. Elefante-Rei protege a minha coroa, Sou um prncipe rumo ao trono.

[precipcio-princpio]

Angelo lentamente encontra seus vestgios espedaados de vida, como quem tropea ao caminhar. Aps o tropeo, uma pausa, o corpo se imobiliza para ver a elevao na calada ou a pedra culpada do possvel tombo. No parar para crer h uma percepo arredia: eu sou assim, eu quase ca. O pensamento guilhotina entre os segundos de um minuto - na incompatibilidade de um dia interpretado. No grande mar dos fatos, situaes reincidentes so ondas sedentas, mas ele, que no bobo, mergulha no mar, provando-lhe o salgado com caretas de asco.

[selvageria]

Erros no dia-a-dia no impenetrvel que me define, e os rostos impuros ao meu redor so testemunhas abstratas do amor imerso, sutilezas quase ignorveis aos outros corpos vagos, vazios de nitidez, em aurolas criadas para a cegueira, os escravos chicoteados, massacrados com o meu sorriso de malcia quando fui o nico morto entre eles, at o fim de minha vida a pele no ter cor, escravos fugitivos cuspiro na mo-minha que oferece um fruto, rejeio ensanguentada nos dentes to brancos, sendo eu o mesmo homem, com a mesma faca, com o mesmo sangue, com a mesma negao, com a mesma violncia, com o mesmo sexo na grandiosa vontade de ser livre.

[a paixo e o cu da minha boca]

Ento o universo continua a mesma redoma insacivel de mscaras. Todos bebiam, eu bebia, fui ao bar buscar uma dose de vodka, e antes que eu retornasse ao meu santurio petrificado, interpretei a minha prpria imagem. Agachado, eu respirava, eu inspirava, ramos desconhecidos, eu lambia, eu salivava, minha boca era preenchida, meus olhos procuravam outros olhos, eu insistia no ato, o cu da minha boca era um paraso apocalptico, o cu da minha boca era a paixo reencarnada nas mos de um ser vivo: um transeunte, eu, o cu da minha boca. Lembro que eu deitava em cama estranha, lembro que eu vagava num labirinto onde a minha vaidade era domesticada, lembro que eu segurava as grades da cama, lembro da dor, lembro de ouvir uma mentira, lembro que meu telefone no tocava, lembro que eu acreditava nas frases, lembro que eu gritava de dor e ele dizia ele dizia ele dizia que doeria menos, mas com a fora de msculos sobre msculos a dor mais forte, e eu sofria, eu suava, eu no sentia prazer, eu lembrava de todos os perigos e de todas as formas de seduo que eu havia inventado, e ele dizia ele dizia ele mentia, ele era um homem de trinta e nove anos, e ele causava dor por vontade prpria, e eu acreditava em todas as mentiras que o homem de trinta e nove anos contava, eu acreditava, e ele persistia na grande mentira que sentir paixo quando a paixo era a dor que eu sentia no cu da minha boca. E a paixo um sexto dedo, hoje telefonei para algum, e era uma gota de alegria o que eu sentia, e sei que perdi a alegria e ganhei uma amizade, ganhei um sexto dedo, fui especial e no venci, desliguei o telefone com a metade de um sorriso no rosto, fui corajoso e fraco, tentei pular para o outro lado, tentei, mas me perdi dentro do cu da minha boca. Estamos em agosto e agosto no paixo, destino, a iluso uma faca, querer outro caminho esperana, nunca o sol teve um brilho reluzente com hoje, o sol parecia ser uma claridade apagada esperando a renovao do tempo, o sol matria complexa aliviando um brilho que arde, meu orgulho uma mordida que arranca o pedao de um pedao de no sei o qu, meu orgulho arranca as pernas da paixo. As pernas. Um pedao de no sei o qu. Brilho na cegueira dos olhos. O sol na direo contrria. A paixo na direo contrria. Engulo os ovos do ninho para que eu aprenda a renascer e paz sobre a terra rida onde se planta e no se colhe. Um fim. Um gosto. Uma soluo para o problema. Biografia estilhaada. Livros por ler. Paixo. O cu da minha boca.

[transatlntico de luxo nas ilhas encantadoras]

Alguns migram numa fortuna demonaca sem perigo, conhecem ilhas paradisacas entre pases de difcil acesso. O mais exibicionista entre eles faz uma pose para a fotografia. Uma mulher com mais de quarenta anos finge ser jovem, mas ela no bela, nem sorrir ela sabe. Os dois deitam na areia e cochicham no ouo o que eles dizem, o meu desinteresse. Enterro na mesma areia que eles pisam uma gota de saliva mortal. Falta-lhes lucidez, por isso aprecio tais fotografias de felicidade com a minha boca costurada. So poucas fotos disponveis para a curiosidade pblica, eles esto rodeados por pessoas nuas. Perda de tempo sem predileo minha opinio ecoa aos ventos sufocantes de cigarros neste quarto. Se eles fingem, recuo um passo. Se eles caem, a escalada de volta triunfante. Engasguei ao dar a primeira mordida vi um transatlntico de luxo nos mares da cidade grande o enorme barco branco cuspindo riqueza e poder outra coisa: um abenoado pode dizer que est contente ao acenar em despedida com braos nus, seu sorriso de quem zomba, intimamente ligado a um golpe prestes a cometer. A liberdade que eles exigem de mim demasiada tenho longas razes de concreto presas ao ncleo do planeta, no consigo arranc-las. Quem me criou dever saber o SIGNIFICADO de tanto dilvio interno. Estes olhos so portais de ao. inevitvel, as narinas respiram o mesmo ar inconstncia de oxignio quase planejada. Eles esperam que eu me arrume e chegue a tempo? O dinheiro de meses de economia est destinado a outro fim: uma viagem para mais perto, talvez. Notas de um bilhete: 1-Querido amigo, hoje recebi seu lindo postal de Londres. 2-Eu poderia, agora, continuar a leitura dos contos completos de Virginia Woolf, mas estou to cansado que prefiro dormir. 3-Exijo uma urgncia de novidades para os meus dias, na maior parte do tempo sou pobre. 4-Ao dormir terei sonhos esquecidos, uma pena que no poderei cont-los a voc.

Profano no sentir-se bem vindo na prpria carne. Ode para que eu me acalme. Por que os barcos afundam? Todos os tubares so agressivos? Conte-me sobre os elefantes da frica. Desisto, ngelo meu personagem restaurado, se eu contar detalhes de sua vida acabarei por criar um forte lao de amor, mas como chegar o momento de abandon-lo, hesito em ser Deus. ngelo me protege dos intrusos, e bebemos, conversamos nunca estamos separados. O sopro de eloquncia no se manifesta. Um julgamento particular assombra os dias atuais.

[conversa com monstros]

Cinco segundos, tempo suficiente para algum enxergar. Olhar, no ser visto. H um limite para a compreenso de tudo o que no se tem. Viver no opo, nica escolha insensata. O que mais me di ultimamente sentir pena de mim mesmo. Ento voc diz: patologia. Quando eu precisar de remdios ao invs de pessoas, poderei visitar um mdico para que ele me receite plulas do sono ou a plula de que tudo est bem, e o que eu tenho uma doena a ser tratada, no futuro curada, e depois aprenderei a viver. Ento voc diz: no posso imaginar que algum to bonito e inteligente seja assim! Olhar, no ser visto, os cinco segundos. Voc no me procura, eu me aproximo ainda mais. Somente um louco

o que no sou. Manaco depressivo? no, nenhum desses termos me define. Voc morrer antes de mim.

[corrupo no falso jardim da rosa]

Escuro fragrncia de nvoa suave doce cruzar de pernas feitiaria instantnea & mal curada probabilidade de mil nmeros os homens zombam as mulheres sorriem educadas um trovo de verdades no desejo constantemente afirmao de luta cotidiana podrido voyeurismo arreganhado incapacidade nos perfumes sou incompleto por uma natureza passada flores crescidas demais nos jarros sem verdades mentiras secando o dilvio inundao da prpria espcie amor intil ao corpo fragmentos incoerentes no homem bizarro zombando eu as mulheres sendo educadas eu mulheres amadas por homens elas pensamento injusto tu unio sem recursos para a justia o resto descartado descartvel mas tente reciclar sim a infidelidade no rosto adaptao ao estmago omisso dissociao tolerncia com as fezes a constelao de cncer povoa meu equilbrio mercrio fuga vtima de mim clarividncia passageira

prato vazio lambendo-me como refeio goles slidos roubo os pedaos da salina nojo sem gestos lua minguante no cu.

[preldio]

Sob qual raio de ardncia pode-se domesticar uma leveza? Sob influncia da sede o esplendor impuro. Sob qualquer luz o breu um ponto, o incio da histria. Uma leve intuio de coisas boas imita a assinatura do deus imantado nas alturas. A vela acesa atrai um elemento disperso: a aproximao de algum sumido, a vontade de escrever outra palavra. Cai sobre ti o remorso dos no admirados, e ao mesmo tempo duas mos aniquiladas se respeitam na despedida. um homem esttico, de p, ao longe. Os trilhos partidos derrubam o trem, os que esto sentados morrem, os de p quebram os ossos, rasgam a pele. Na calmaria dos primeiros segundos a rotina dos animais devastada por mquinas em coliso. No pense em mim quando estou pensando em ti. Demasia gua que indiretamente no molha, mas umedece. Os teus segredos esto guardados comigo. Os meus segredos so transcritos na forma que voc tapa os ouvidos e senta para uma nova conversa inspiradora. Copos so bebidos, mas nossos rostos trgicos foram um assunto. Com o tempo nos afastamos dos lugares escuros, nos afastamos em filas para a compra de um ingresso para o xtase de meros sabores. No descrevo qual sabor. Voc uiva no incio e eu no fim. O teu corpo vazio transborda o meu corpo. Embriaguez saturada, pois nossos olhos poderiam diagnosticar rachaduras no solo, perversidades nas linhas retas dos cem mil habitantes nesta cidade. Mas uma carona para outro lugar no ofereo, pois a carroa que me transporta possui dois tronos dignos de dois reis: pai e filho. O Esprito Santo o cavalo branco com sua crina dourada.

[paisagem de mrmore duplicada]

Inesperdamente talvez porventura, um viajante reverenciado no azul da cor que molha o manto da virgem seduzida pelo desgosto do homem vestido em trapos, supremacia na fora, porm inerte na vontade de rezar. Deve haver algum engano na complacncia internamente abismal quando o castigo, com suas mos tortas, levanta uma criana nascida no leito de um cacto. Aos cinco anos a naturalidade da dana perde sua sucesso de passos livres. Estou a movimentar o corpo com beleza, e por qual razo eles mostram os dentes? A magreza e altura do jovem que ser um adulto tardio, um adulto sem distinguir ou entender o significado da palavra cacto, por isso ele descreve tal palavra s cegas, doente dos dentes. Deve haver algum engano neste fato. Retrataes irremediveis fogem aos ouvidos. No ouo perdo, ento hei de questionar o arrependimento. Viro-me de costas, deixo que me amarrem, que me cuspam nas rbitas. Com a maior unha eles riscam meu corpo, escrevem palavras obscenas, rasgam minhas roupas e com elas hasteiam uma bandeira smbolo do amor macabro. Deve existir um tnel onde a sada no o assombro do dia. Meu triunfo pessoal sentir o corao protegido pela carcaa que o corpo, por este motivo eles no exploram o meu peito eles sabem o que l floresce. Depois do meio-dia o sol to forte e no posso me locomover como um lagarto deslizando na neve. Terceiro esboo, terceira tentativa. Tive um sonho, meu anjo do sexo dizia ser meu dono, disse que eu correria perigo. Terceira infmia, terceira suspeita de abuso. Nunca mais o vi, ele nunca esteve no cu. A infantilidade muda do meu grito tola, um filhote de pssaro com fome. De cima do muro o falso amante uma esttua de sal prestes a derreter. Eu lamberia todo o sal de seu corpo. Invejo cada centmetro fosco e quero dar de comer a quem no me protege da gula. Apago, com as gotas de urina, a irradiao cancergena entre as pernas. Eu tambm me deslumbraria. Surpresa no redemoinho? No! Novas aprendizagens ou irei sucumbindo... (Sorriso rpido) Para no assust-lo retorno ao tero da me perdida no ms de maro

- no casamento depois do almoo enquanto a invasora chuva molha o telhado da igreja. Para no assust-la meu corao bate no ritmo de poucas palmas. Para no assust-los estou dentro da gema do ovo, sob o branco vestido simples entre a chuva correndo intensa. Querido amigo, minhas fechaduras mortas, meu nome ninho de drages, tenho medo da imobilidade de tal amor, mas agora voc dorme, esta solido no exige conselhos. A vida foice, alma engatilhada prestes a cometer um susto.

[o espelho de ngelo]

Calculando, nobre ngelo, o nmero exato de quadrilteros no cho de casa. As poucas visitas na memria. Assim o buraco, aproxime a cabea e vers um espelho no fundo do lago. No minto quando digo que a tua cabea mais bela, mas se o pudor persistir lano meu melhor conselho: no beba, fume seus cigarros e qualquer palavra mal dita ecoar nas semanas futuras. Temos que manter cautela, os buracos escorregadios nos espreitam. Caindo, o que acontece? O buraco sugar nossas roupas? A viso de fim de jogo nos acompanha, fingimos antipatia, conhecemos pessoas interessantes. Mas o mais bbado dos ladres diz que nos deslumbramos com as novas ramagens. No pecado. Somos ursos polares buscando frio no grande sol de uma noite danante. Quem nos v no vai embora.quem parte pra longe luta contra a insnia. Eu deveria ter lutado contra o buraco, por isso transformei moedas em carvo. Meu corpo uma paisagem de grama narrada pelos seguidores do profeta morto. No deixei nenhum escrito para a posteridade de estantes. Os adeptos desta filosofia ouvem, com as mos no queixo, as parbolas de quem no me impede de humanizar o buraco. Meu horror: baixa imunidade no pensamento de luta. Diante da enxurrada de informaes foradas tive que invadir a conversa alheia, s assim eu teria motivo para ser visto e na melhor das hipteses, admirado por quebrar a falsidade de convidado em casa estranha. No primeiro rosto a rosto um copo cado, derramando cerveja nas vestimentas ricamente limpas: banho nas partes ntimas. No urro, e no inchao, caro ngelo, o animal se recompe para a prxima mordida. Prometeram-me distncia ancorada no ba de objetos pontiagudos. Sangue ferindo o mundo, criao da cor vermelha. Tornei-me pedra no cho: pedao de concreto frgil suculento para um fluxo de perdas. Homem algum dizendo: tu no sers monumento. ngelo quem maquia a minha memria. Dinamite: comparao com a potncia de motores de carros. O automvel atinge o muro, o buraco se fecha.

[indigno]

Depois, um vasto silncio para que ele relembre quem esteve contigo, comigo, entre os milhares de muros neste labirinto harmonioso. Perdendo-me na esverdeada cor de uns pequenos olhos em segredo perptuo. Olhos que antes me observavam. Olhos que antes da morte enxergavam um mundo de luta. No h mais tempo para a viagem de volta ao lar e permanecer ausente uma escolha sensata. Ento o meu questionamento te atinge e no perco as espadas para a luta com o samurai vestido de vermelho. Quem s tu? perguntei antes de ir para a guerra. Em fila o soldado reza e morre com o smbolo do amor guardado no bolso. De um jovem falecido, roubei seu cordo de ouro e vi sua genitlia exposta. Algum o havia molestado, senti o sangue nas mos. Derramei lgrimas vasculhando seu corpo na procura de um ferimento, mas no havia. Sua urina era o sangue entre as pernas. O roubo era o desaparecimento do cordo de ouro em seu pescoo. A poeira da guerra banhava o rosto dos homens que corriam em minha direo e diziam: fuja, ele j est morto!. Mas a morte digna dos indignos est adormecida. Sobrevivi e pude ser quem nunca fui por duas eternidades, at que a vida exigisse de mim um prazo exato para o teu contentamento. E este quadro grudado na parede representa a tarde de tempestade quando no h o frio, nem a esperana. De manh sobre a mesa repouso os braos. Tomo um gole de caf e mame no enxerga os meus olhos. Ou quem sabe eu possa partir e lanar meu corpo ao mar para que os tubares, as baleias, as lulas, os siris admirem de perto seu alimento. Serei alimento dos seres marinhos da montanha porque antes de um mar existia uma montanha repleta de bromlias e lrios. E esta casa o meu lar, o sof suporta o peso do corpo das visitas que chegam, observam, recriam comentrios sobre ah, como voc est bonito!. Respondo com um pobre sorriso amargurado de quem no sabe o que isto em meu destino. Mesmo perdido entre diferentes dores consigo chorar, o sof ainda meu, as cortinas do quarto voam como aves esfomeadas. Nas fotografias de mim mesmo o olhar o acaso. O olhar finge alegria porm sou um desconhecido entre os guerreiros sobreviventes e minhas mos tremem. Porm agora o cu inspira as esperanas de que a chuva vir. A chuva sempre alimentar o solo seco de minha fala aprisionada. Novamente relembro o soldado morto sob a macieira. De longe, a rvore era um ponto marrom no meio da plancie moribunda. No havia fazendas ou rios no lugar onde presenciei mortes. Mas hoje meninos famintos e descalos correm lguas e roubam as mas que nascem. Qualquer forasteiro que surja de outras terras pensar que a rvore somente uma sombra. A macieira a fonte que sacia a desnutrio dos moleques. Um deles creio disse: esteve algum aqui, olhe as pisadas. Este algum fora o soldado

morto ao meu lado. A guerra acontecida hoje parte da histria de um povo que presencia um nascimento, uma morte, uma desolao. Morri, ento. Estou longe do corpo do soldado morto, no posso distinguir seus traos, nem suas cicatrizes. Olho para a lama nas botas, e da lama finjo saber onde nasce o meu sustento. Volto ao meu quarto e no releio as cartas de quando eu era adolescente. Minha dignidade no est aqui. eu no tenho irmos. Eu no sou livre. Amanheci com um solitrio que acorda e percebe que os prprios olhos so gua que servem apenas para refletir o que Deus criou. E mesmo Deus sendo uma grande fora, meu esprito teima em ser pequeno demais para carregar todos os comentrios rspidos sobre minha pessoa. Mas eu quis cantar a bela cano das sereias, e fui impedido porque no sou uma sereia e no vivo escondido no mar. Mas vivo escondido no mundo e do mundo.tenho medo de ser um homem que tem medo de ouvir a verdade. Se eu sair deste espao e correr em direo ao mar, lembrarei que os barcos bombardeados so terrveis recordaes de quem perdeu um ente querido. Dizem que o mar traioeiro, temo ser traioeiro comigo mesmo como estou sendo neste exato momento em que frases tolas so cuspidas em revolta. Existe uma luz sobre a minha cabea. Em seguida penso: o que farei? Enfileirar as paredes de casa? Este um lar, esta a porta, est a cor da pele, isso um sentido, esta a resposta. Nada se pede, perdi o amuleto da sorte, perdi o cordo de ouro roubado. Meu corao no est maduro como as enormes maas roubadas. Sabe-se que algum veio e partiu, desde ento desenhei a vida como se eu fosse um lpis solitrio. to oculto este trajeto que reverencio. Regressarei e pedirei abrigo nas sombras onde oceanos sacrificam a tua vida. Durmo e sonho e venero coisas sem nome, pois o meu destino rabiscar o teu sofrimento em meu espelho.

[flecha de prata]

I As sinestesias no devem morrer em vo, se a escuta falhar hei de destruir a chave. trancados os ensinamentos lies de professores criados por mim - eu vos criei para o aprendizado eis um absurdo: o cantarolar de pessoas e suas coloridas roupas, as semelhanas no se agrupam, eu vos uni em desavena, eu vos reprovei. O inseto na retina no luxa com o orgulho das multides, a doena no progride, teimosos e impiedosos e educados, to sarcsticos e cansativos, escondidos em vus de cortios, falta de dinheiro nos bolsos, peles predominam a brancura da lua - proximidade com as crateras to invisveis e inteis. Ao norte: a alucinao do sono, no cabemos numa mesma cama, os poemas reescritos no mudaro esta histria, as sarcsticas suposies sobre o que se l por a, Lano uma ncora na falta de assunto, o salvamento negado, ooceano profundo a cura merecida.

II As aves da incoerncia te elevam na cegueira, por isso atua indignidade to medonha. Em nome de quem devers exigir punio? Ordeno o realce da modstia, a humilhao da atual grande cmplice. Munido de folhas secas e barbantes enfrento linhas retas pontiagudas num equilbrio de corpo ao meio. Paira no teu ombro uma flecha de prata, a flecha embelezada de candura no penetra, a flecha no penetra. Estrela de seis pontas desenhada com esmero, profissional tecendo msica com agulhas de fino pincel. A tonalidade? prata, pois a flecha no fura. A flecha no penetra.

III Vou atravessar fronteiras, becos, ruelas, andando de costas, assim cada esforo cego trar recompensas dignas de quem desvaloriza as garras e escalando aos poucos, erguendo a face atravs do trajeto mais pedregoso que inutilizarei as tticas prestabelecidas, ento a causa perder o efeito, o desejo perder o medo, e a solido ser o tempo escondido.

IV A coragem, salv-la, permisso para furtar os destroos, examine as cordas vocais do santo e da lama, cantigas de filhos, diviso do espao com os restos do hlito, adore o meu medo, adore o mal feito, adore as miniaturas dos planetas, a agresso do vento que assusta, o vento assanha os meus cabelos, sou gro de poeira, sou deus, os orifcios das membranas conduzem a m sorte deste ano, memrias sexagenrias esto por vir, so apenas meses, de sculo, a terceira parte do dia.

V 99 orgulhos tocam tambores na sinfonia de Hrcules e seus melhores criados espreitam quem no obedece os mandamentos da boa conduta, mulheres sujam de vinho os chapus dos cavalheiros com suas barbas negras de puro pio, no muito longe uma mulher, insegura, escreve cartas ao marido morto morbidez romntica pensaro no futuro, cada carta diluda a dor diminuda enquanto o filho cresce e toma forma de homem, um lutador insacivel de sombras partindo para guerrilhas no sul dos campos no montanhosos, mas desertos de sede, as cobras rastejantes manifestam-se como franjas cobrindo as sobrancelhas de anjos ruivos prontos para enfrentar o cu com uma faca de ouro.o sinnimo das guas o sinnimo das lgrimas. Meu desespero fuma cigarros e o interior da boca possui uma carapua de ao. Saudade das declaraes de amor. De tudo o que mundano no fao parte. De todo o desconhecido no encontro uma coragem. Deslumbrar-se pedir ajuda.

[sonolncia]

Aos numerosos sentidos do escuro e suas brincadeiras de morte inevitvel, durmo por duas horas, amarro os meus sonhos em um poste, meu desejo pornogrfico desperta o sono nas pginas de um romance, imagens de mulheres vs com seus homens caudalosos de peles flcidas, a sensao de peso uma droga, o rumor do falso breu mancha esta escultura, conhece por outras falas as sugestes de brilho, a fumaa, ela nvoa que mancha os calcanhares entre o alto e o cho. O modo como investigo estes originais manuscritos, o caderno azul cheio de pausas, a pgina 42 diz que o meu medo injusto, injusto por demais feroz, as slabas paralelas ao nome, o dom da cor ao amarelo do dia visto nas mos que clareiam o crescimento do sol.

[os meses de sol]

Paira uma coroa em meu lao, o fio de ouro em meu boto, as costuras dilaceradas nos vincos das calas, o cheiro de mofo nos meses de sol. Em meu chapu pousa uma aurora nua, nos sapatos a areia o resqucio de nuvem, os cadaros so caules azuis (a fotossntese colorida) as traas que se alimentam do tecido geram sementes de rosas ressecadas ao amanhecer, assassinas ao anoitecer. As abelhas trazem o mrmore, as exatides necessrias, quando ngelo, em meu pensamento fabricado disse: amanh, ao meio-dia, ters engolido a dor.

[o corpo]

Era fuga o que eu tanto desejava antes de cair perdido e entregue ao prprio silncio. Perfeitamente insone, no quis adormecer pois mais cem anos vistos de longe. Eu engolia o tempo que fugia, eu escondia a timidez com uma faca para intimidar quem ousasse querer o meu incrvel e nico bem. Eram escolhas, e um beijo seco trouxe-me lembranas de ontem. Primeiro, mostrarei o meu corao e suas infinitas veias de sentimento, de sangue. Segundo, tu enxergars o meu corpo e os meus defeitos, e a minha beleza fragilizada que te assusta. Poderamos comer um ao outro, poderamos sufocar um ao outro. Eu vestiria negro em tua casa, em teu pobre palcio que faz de mim um solene soldado promscuo, perdido nos confins de Porto Rico. Espero em seguida um pedido de amor, quero recordar as marcas das mordidas nos teus braos que me fortaleceram na noite. Eu estava bbado, eu parecia estar lcido, eu tive a coragem de ser teu, tua me te libertou, ainda sou o inliberto. tenho nas pontas dos dedos a frase que diz: eu no fui quem hoje sou. Comeo a perceber que o teu amor quase pouco, pois no mereo to pouco. viverei as lembranas nesta tarde de chuva que congela os meus ps sobre o cho. O cho onde pisaremos descalos antes que tudo seja um fim eterno. No mais pecarei, isso eu no prometo. Escreverei na palma da tua mo:

eu no sei amar, mas eu amo o amor presente neste corpo. Uma raio de cano entre nossos corpos, duas sementes prontas para o nascimento, trs telefonemas e quinze dvidas, mos que tremem, mos frias segurando as tuas mos aquecidas. Meu peito ento transtornado.

[esquecimento]

Usei parte de um corpo estranho como se o meu mistrio fosse desvendar uma sombra que no ntida, nem suave. Ousei ser um homem vestido numa jaula de homem, e este homem provoca a desordem em inmeros quartos, corredores, espaos. Crucifiquei meu destino em vo, meu presente est escondido em mos estranhas, porm o meu medo esconde o meu futuro. Com palavras sujas de ouro senti minha voz ser prejudicada por foras irreconhecveis. Amei o falso e no fui digno. Ofereci a mo em cumprimento, mas o estranho no quis tocar em meus dedos, nem em meu cu. Acenei em despedida e um barco ao longe afundou. tarde demais ou cedo demais para que eu mude. Ao meu lado o vento um detalhe do tempo, enquanto novos braos acenam e novos lbios dizem adeus ao mundo que afunda como o barco que eu vi. Eu antes havia observado um barco, mas eu no era o mar. O mar o meu medo. Sofro com a minha prpria voz. Minha vida um animal preso pelo pescoo. Mas sendo eu um homem preso, mistifico a vida com um silncio maculado. Mas eu apenas sorri demais, eu apenas esqueci de que sou homem.

[negao]

Ests a omitir o penhasco de cravos mortos em terra benta, Luxria proveitosa neste prato onde comes o po de um ms intocado.

[a melhor luva para as mos]

Resistncia: ensina-me a calar. O meu maior degrau: os falatrios do bom comportamento e uma musa ao meu lado magrrima, perplexa como as musas devem ser para este deleite. O hospcio engole quarteires nele, o pequeno porto de ao, e freiras possivelmente omissas ao punir. A face do monstro da civilizao diz: Meu Deus, tal comportamento ocorreu em pblico? Sim! voc se importa com os excessos ou prefere alfinetar as excentricidades da bebida? Na hora do beijo, um salo vazio, o banheiro prestes a ser limpo.exerccios de libertao quando ningum ousa me impedir. Sigo ordens boas ordens no ferem. (Desculpe-me, voc est prestes a ler o fim). PS-DOENA: Preso no trfego, No de automveis Mas de pessoas, O esforo para atrair ateno No vlido (as regras da vida me enlouquecem) Ando de l at aqui, Do meu espao ao oco dos indivduos, Por que o meu deslumbramento doentio? No suspiro Educadamente sou transportado Ao ltimo lugar da fila, A bondade enfraquece As prolas da amizade Que so devolvidas s joalherias, E sem jias Sem convites Estou disponvel, Qualquer oferta um naufrgio. Narro a velocidade do projtil ao emparedar-me com a destruio da ametista alheia. O ouro faiscante dos perfumes pescoos recentemente aniquilados, embrulho desgastado pecaminoso o que dizem e lavo as mos. Ento lava o meu sexo, ngelo. Enterra o meu sexo na vagina. Sufoca o meu sexo com o sexo de 4 sentinelas. O hedonismo das veias cospe sangue entre a mordida e o arrancar do pedao.

IMPARCIALIDADE DE AFEIES/CAVALO FEROZ/RETRIBUIO/OLHO MUMIFICADO/LUXRIA NO TETO DA CASA/MEU LIMITE RECOMEA. Moderadores de ansiedade, iluminem suas brasas. Precisamos nos compensar para no sofrermos! Epidemia asitica vinda de fora/Triturao do cansao/Hello, meu bem!/Nossos encontros semanais transformaram-se em meras distraes/Finjo no te conhecer/No fogueira alm de chamas em ns mesmos/Febre oriental trs dor de cabea/Os amorosos falam sobre a lua/Oxigenao do crebro/Suposio remota: no dormiremos/Cigarros demais. Garimpo contrastes e continuo a roer as unhas, no sou pedante, convido para o meu rumo os melhores plantadores de honestidade, ouo baladas no meu torso, baladas abstratas como a cara de hoje. Bye Bye, amour. Ecoam Altivos Dezenas de febres Assombro-te gargalhando Serpenteio a histeria O semblante nostlgico The sweetest fruit podes rir ludibriar a locomoo Comemoro Impassvel A redeno da terra profanada Lambida ao esfago Nos tridentes escaldados no gelo, Individualizando-me na torre Tela 1: som Tela 2: imagem Tela 3: altar Tela 4: abrigo. Sou-me na alegria de um homem a criar seus filhos com bons conselhos. Esperarei o nascimento do filho. Felicidade ampla, selvagem, pronta para a vida. Que a cria logo nasa. Esta ltima salvao um canto de glria. Esta ltima salvao um canto de glria. Esta ltima salvao um canto de glria. Esta ltima salvao um canto de glria.

A-D-I-V.

Potrebbero piacerti anche