Sei sulla pagina 1di 33

Unidade I

COMUNICAO E EXPRESSO

Prof. Bruno Csar dos Santos

Para comear: objetivos


Discutir a produo e interpretao de textos como meio de comunicao e interao social. Definir o que texto e contexto, como reconhecer tcnicas e recursos para estabelecer comunicao com o outro.

Texto e contexto
Texto: unidade construda e organizada por um sistema de signos que se encadeiam para a produo de sentido. Signo: entidade composta por significante (imagem acstica) e significado (conceito). Pode ser verbal, palavras de uma lngua, ou no verbal, imagens em uma pintura. Contexto: situao ou circunstncia de uso de um texto. Por exemplo, no contexto dos estudos da lingustica, o conceito de signo um, porm, no da astrologia, o conceito outro.

Texto verbal e texto no verbal


Texto verbal: composto por palavras, reconhecidas como signos verbais. Possui um conjunto de regras especficas e modalizado por diferentes tipos ou gneros: crnicas, contos, receitas etc. Texto no verbal: composto por signos no verbais, como as formas em um desenho, pintura ou arquitetura; os gestos; a vestimenta; os movimentos que compem a dana, as imagens nos filmes etc. etc Linguagem: capacidade de nos comunicar por meio de diferentes sistemas de signos. Cada sistema uma linguagem.

Elementos da comunicao
Emissor ou destinador: indivduo ou grupo de indivduos que se encarregam de elaborar a mensagem. Receptor: um indivduo ou grupo de indivduos que recebero a mensagem. Mensagem: elaborao do assunto ou contedo a ser transmitido. Canal ou veculo: meio utilizado para a transmisso da mensagem. Cdigo: sistema de signos utilizado para a elaborao da mensagem. Referente: contexto ou circunstncias que envolvem o ato de comunicao.

Tipos de comunicao
Unilateral: estabelecida sem reciprocidade entre emissor e receptor. Bilateral: emissor e receptor alteram seus papis. Rudo (tudo o que a eta a co u cao) u do afeta comunicao): uso de vocabulrio inadequado para a situao; escolha equivocada do pblicoalvo; problemas no uso das regras; desconhecimento das diferentes normas para elaborao dos textos; desconhecimento das especificidades da modalidade oral e escrita da lngua.

Interatividade
Determine a alternativa incorreta: a) Texto uma unidade construda e organizada por signos. b) Texto uma unidade construda e o ga ada organizada s por signos verbais. po s g os e ba s c) Linguagem um sistema de signos que pode ser verbal e no verbal. d) A linguagem um processo dinmico e em construo. e) A li ) As linguagens apresentam sua prpria t i gramtica.

Conceito de fonema
Fonemas so traos sonoros distintivos de uma lngua, presentes nas palavras e produzidos pelo aparelho fonador. No devem ser confundidos com letras, pois uma mesma letra pode ser pronunciada por diferentes fonemas Por exemplo na palavra fonemas. exemplo, inserir, o fonema /s/ pronunciado de uma forma; j na palavra casa, o fonema /s/ adquire outra pronncia. Cada uma das pronncias indica um fonema.

Lngua falada
Modalidade da lngua que apresenta as seguintes caractersticas: alusiva. Apresenta vocabulrio prprio para as s tuaes situaes de fala. aa Conta com a presena do interlocutor. Apresenta elementos expressivos como a entonao. Apresenta especificidades no uso dos verbos e das onomatopeias. b d t i Utiliza referncias que esto fora do texto (no contexto). Conta com a gestualidade.

Lngua escrita
Modalidade da lngua que apresenta as seguintes caractersticas: planejada. Utiliza recursos lingusticos para indicar lugares, datas. uga es, datas Utiliza recursos lingusticos para descrever fatos. Utiliza pronomes para relacionar partes do texto.

Lngua escrita
Utiliza recursos para estabelecer dilogo com um interlocutor ausente. Os nveis de linguagem se apresentam por meio de maior ou menor grau de formalidade e uso rigoroso da norma culta. Utiliza pontuao para representar a expressividade.

Sistemas de conhecimento e processamento textual


Sistemas de conhecimento so modelos mentais que o falante utiliza para ativar um processo de comunicao: Conhecimento lingustico implica o lxico e a gramtica. Conhecimento do mundo implica a dimenso interpessoal (que existe ou se efetua entre duas ou mais pessoas) da linguagem.

Interatividade
Indique a alternativa correta: a) A lngua escrita estruturada pelo recurso da gestualidade. b) A lngua escrita uma modalidade de linguagem no verbal. guage o e ba c) Os fonemas so as letras que constituem as palavras. d) A principal caracterstica da lngua falada a presena do interlocutor. e) A principal caracterstica da lngua ) i i l t ti d l escrita a presena do interlocutor.

Coerncia
Ao analisarmos os sistemas de conhecimento e processamento textual, de suma importncia reconhecer os processos de ordem textual que organizam as nossas ideias, seja no papel ou na oralidade A coerncia um oralidade. deles e estabelece o sentido no texto, de maneira que no haja contradio entre tema e informao. construda pelas relaes semnticas (meios ou regras de representao do sentido no texto) e pragmticas (caractersticas de utilizao do texto) entre os elementos que compem um enunciado lingustico.

Coerncia narrativa
As implicaes lgicas da narrativa so organizadas segundo as reais possibilidades de uma ao. Muitas vezes, ao assistirmos a um filme nos desencantamos com a histria, exatamente porque no se construiu uma coerncia narrativa. Por exemplo, a histria apresenta um determinado conflito que sabemos no ter a menor possibilidade de ser resolvido pela personagem, mas, do nada, a personagem consegue resolv-lo. Caso a resolv lo. personagem deva resolver um conflito, necessrio muni-la de maneira coerente para tal ao.

Coerncia argumentativa
Nos textos, quando defendemos um ponto de vista, necessrio que tenhamos como comprov-lo. Por exemplo, o governo, ao defender a ideia de que a educao fundamental para um pas comete uma contradio pas, argumentativa ao negligenciar salrios dignos para seus professores. Ocorrer incoerncia argumentativa quando ocorrerem contradies entre a argumentao e os fatos. fatos

Coerncia figurativa
A incoerncia figurativa ocorre quando nos apresentado um tema cujas figuras no o representam adequadamente. Por exemplo, em uma propaganda cujo objetivo seja a venda de um produto popular (feijo), ser adequado encontrarmos figuras que reproduzam um ambiente coerente com o produto. No ser adequada para a venda de feijo uma composio de ambiente com pessoas esticadas em espreguiadeiras, tomando sol, prximas a uma bela piscina.

Coerncia temporal e espacial


O tempo e o espao, apresentados em uma narrativa, devem respeitar a proposta do tema ou do enredo. As novelas costumam cometer vrias incoerncias, principalmente em relao ao tempo: uma determinada ao acontece pela manh e, na sua e continuidade, j noite. Os espaos tambm, muitas vezes, no so fidedignos. Por exemplo, um enredo que no apresenta nenhuma justificativa para que a composio do ambiente da casa de um operrio, que ganha salrio mnimo, seja toda decorada nos moldes de classe mdia.

Coerncia no nvel da linguagem


A composio do lxico pode ser muito importante quando se deseja caracterizar personagens, por isso, a escolha do vocabulrio deve ser muito cuidadosa para que no se criem incoerncias. Se a personagem nobre dever dominar a nobre, norma que lhe compete. Caso isso no ocorra, h incoerncia no nvel da linguagem.

Coerncia intratextual e extratextual


Coerncia intratextual: ao se estabelecer uma verdade textual, necessrio que todos os fatos ou dados apresentados devam refor-la, mesmo que na realidade externa ao texto tenhamos o questionamento daquela verdade textual. textual Exemplos notrios so encontrados nos discursos polticos. Coerncia extratextual: quando a verdade textual conta com a apresentao de dados externos ao texto para refor-la.

A coerncia e a no contradio
Para finalizar, importante considerar a situacionalidade (adequao situao comunicativa); informatividade (grau de informao); focalizao (concentrao dos usurios produtor/receptor); intencionalidade e aceitabilidade (fatores de contextualizao); conhecimento do mundo e conhecimento compartilhado. Dois requisitos so bsicos para que um texto seja coerente: consistncia (confirma a no contradio) e relevncia (garante o foco).

Interatividade
Indique qual alternativa define o conceito de coerncia narrativa: a) Quando se respeitam as implicaes lgicas do texto. b) Quando necessitamos de fatos e te os Qua do ecess ta os atos externos ao texto para justificar uma verdade textual. c) Quando apresentamos dados que justificam um argumento sem contradiz-lo. d) Implica s a construo do tempo e do espao. e) NDA.

Coeso
o processo de encadeamento de ideias no texto por meio de elementos gramaticais, como as preposies, locues prepositivas (relacionam logicamente dois termos), conjunes, locues conjuntivas (relacionam logicamente duas oraes), pronomes e advrbios. Preposies: a, ante, at, aps etc.

Coeso
Locues prepositivas: abaixo de, acerca de, ao lado de etc. Conjunes: mas, porque, logo etc. Locues conjuntivas: a menos que, por causa de, em face de etc e ace etc. Pronomes relativos: o qual, a qual, cujo, cuja etc. Advrbios: atualmente, hoje, antes etc.

Mecanismos de coeso
Retomada de termos dos enunciados anteriores (anafricos). Por exemplo: As leis deveriam ser cumpridas, mas a impunidade prevalece, apesar delas. O pronome delas anafrico, pois recupera leis. leis Antecipao de um fato. Por exemplo: A populao precisa disto: leis que possam resguard-la da impunidade. O pronome disto catafrico, pois antecipa a informao seguinte seguinte. Os conectivos promovem as relaes lgicas de causa, finalidade, concluso, condio etc.

Tabela de conectivos
Causa Consequncia Finalidade Condio Oposio branda Oposio Comparao Tempo Proporo Conformidade Alternncia Adio Restrio Concluso Porque/por causa de To, tal/de modo que Para/para que Caso/contanto que Mas/no entanto Embora/ainda que Como/assim como Quando/logo que medida que Conforme/de acordo com Ou/quer...quer E/no apenas Que Portanto/em suma

Processos lgicos determinados pelos conectivos


Gradao: quando o conectivo determina ou enfatiza um argumento. Exemplo: A populao est preocupada com a violncia, inclusive as crianas. Conjuno argumentativa: os conectivos enfatizam concluses. Exemplo: A populao est cansada de saber de casos de corrupo em que as leis no punem culpados. Alm disso, a falta do cumprimento das leis tambm gera violncia violncia.

Processos lgicos determinados pelos conectivos


Disjuno argumentativa: os conectivos enfatizam concluses opostas. Exemplo: As leis devem ser cumpridas. Caso contrrio, a violncia tomar conta da sociedade. Concluso: os conectivos s estabelecem a concluso. As leis so imprescindveis, portanto, devem ser cumpridas.

Processos lgicos (II)


Explicao ou justificativa: os conectivos estabelecem uma justificativa para o fato apontado. Exemplo: As leis devem ser cumpridas, porque foram feitas para garantir o convvio social. Contrajuno: os conectivos apontam uma oposio entre as ideias. Exemplo: As leis devem ser cumpridas, porm, a burocracia fortalece a contraveno.

Processos lgicos (II)


Argumento decisivo: os conectivos servem para acrescentar uma informao que enfatize o argumento. Exemplo: A burocracia fortalece a contraveno. Alm disso, as leis no garantem punio para vrios atos de corrupo. corrupo Generalizao: os conectivos ampliam a informao. Exemplo: As leis devem ser cumpridas. Alis, a sociedade j est saturada de tanta impunidade.

Interatividade
Aponte a alternativa que determina a funo dos conectivos no processo lgico da disjuno argumentativa. a) Os conectivos ligam argumentos em favor de uma mesma concluso. b) Os conectivos enfatizam o argumento mais forte. c) Os conectivos estabelecem a concluso. d) Os conectivos enfatizam concluses opostas. opostas e) NDA.

Para finalizar
H 2 espcies de chatos: os chatos propriamente ditos e... os amigos, que so os nossos chatos prediletos. No tem porque interpretar um poema. O poema j uma interpretao. Mrio Quintana

AT A PRXIMA!

Potrebbero piacerti anche