Sei sulla pagina 1di 19

Instruo Normativa RFB n 1.

234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 1 de 19

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012


DOU de 12.1.2012

Dispe sobre a reteno de tributos nos pagamentos efetuados pelos rgos da administrao pblica federal direta, autarquias e fundaes federais, empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais pessoas jurdicas que menciona a outras pessoas jurdicas pelo fornecimento de bens e servios. Alterada pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012.
A SECRETRIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, SUBSTITUTA, , no uso da atribuio que lhe confere o inciso III do art. 273 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF n 587, de 21 de dezembro de 2010, e tendo em vista o disposto no art. 15 da Lei n 9.249, de 26 de dezembro de 1995, no art. 64 da Lei n 9.430, de 27 de dezembro de 1996, e nos arts. 34 e 35 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003, no art. 39 da Lei n 10.865, de 30 de abril de 2004, no art. 3 da Lei n 11.116, de 18 de maio de 2005, no art. 74 da Lei n 11.196, de 21 de novembro de 2005, e no inciso III do 1 do art. 4 do Decreto n 5.297, de 6 de dezembro de 2004, resolve: Art. 1 A reteno de tributos nos pagamentos efetuados pelos rgos da administrao pblica federal direta, autarquias e fundaes federais, empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais pessoas jurdicas que menciona a outras pessoas jurdicas pelo fornecimento de bens e servios, obedecer o disposto nesta Instruo Normativa.

CAPTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE RETENO DOS TRIBUTOS Art. 2 Ficam obrigados a efetuar as retenes na fonte do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuio para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem s pessoas jurdicas, pelo fornecimento de bens ou prestao de servios em geral, inclusive obras, os seguintes rgos e entidades da administrao pblica federal: I - os rgos da administrao pblica federal direta; II - as autarquias; III -as fundaes federais; IV - as empresas pblicas; V - as sociedades de economia mista; e VI - as demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi). 1 A reteno efetuada na forma deste artigo dispensa, em relao aos pagamentos efetuados, as demais retenes previstas na legislao do IR. 2 As retenes sero efetuadas sobre qualquer forma de pagamento, inclusive os pagamentos antecipados por conta de fornecimento de bens ou de prestao de servios, para entrega futura. 3 No caso de fornecimento de bens ou de prestao de servios amparados por iseno, no incidncia ou alquota

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 2 de 19

zero do IR ou de uma ou mais contribuies de que trata este artigo, na forma da legislao em vigor, a reteno darse- mediante a aplicao das alquotas previstas no art. 3, correspondente ao IR ou s contribuies no alcanadas pela iseno, no incidncia ou pela alquota zero. 4 Na hiptese do 3, o recolhimento ser efetuado mediante a utilizao dos cdigos de que trata o art. 36. 5 Para fins do 3, as pessoas jurdicas amparadas por iseno, no incidncia ou alquota zero devem informar essa condio no documento fiscal, inclusive o enquadramento legal, sob pena de, se no o fizerem, sujeitarem-se reteno do IR e das contribuies sobre o valor total do documento fiscal, no percentual total correspondente natureza do bem ou servio. 6 Para fins desta Instruo Normativa, a pessoa jurdica fornecedora do bem ou prestadora do servio dever informar no documento fiscal o valor do IR e das contribuies a serem retidos na operao. 7 Para fins desta Instruo Normativa considera-se: I - servios prestados com emprego de materiais, os servios cuja prestao envolva o fornecimento pelo contratado de materiais, desde que tais materiais estejam discriminados no contrato ou em planilhas parte integrante do contrato, e na nota fiscal ou fatura de prestao de servios; II - construo por empreitada com emprego de materiais, a contratao por empreitada de construo civil, na modalidade total, fornecendo o empreiteiro todos os materiais indispensveis sua execuo, sendo tais materiais incorporados obra. 8 Excetua-se do disposto no inciso I do 7 os servios hospitalares, de que trata o art. 30, e os servios mdicos referidos no art. 31. 9 Para efeito do inciso II do 7, no sero considerados como materiais incorporados obra os instrumentos de trabalho utilizados e os materiais consumidos na execuo da obra. 10. Em caso de pagamentos com glosa de valores constantes da nota fiscal, sem emisso de nova nota fiscal, a reteno dever incidir sobre o valor original da nota. 11. Em caso de pagamentos com acrscimos de juros e multas por atraso no pagamento, a reteno dever incidir sobre o valor da nota fiscal includos os acrscimos.

CAPTULO II DA BASE DE CLCULO E DAS ALQUOTAS Art. 3 A reteno ser efetuada aplicando-se, sobre o valor a ser pago, o percentual constante da coluna 06 do Anexo I a esta Instruo Normativa, que corresponde soma das alquotas das contribuies devidas e da alquota do IR, determinada mediante a aplicao de 15% (quinze por cento) sobre a base de clculo estabelecida no art. 15 da Lei n 9.249, de 26 de dezembro de 1995, conforme a natureza do bem fornecido ou do servio prestado. 1 O percentual a ser aplicado sobre o valor a ser pago corresponder espcie do bem fornecido ou do servio prestado, conforme estabelecido em contrato. 2 Sem prejuzo do estabelecido no 7 do art. 2, caso o pagamento se refira a contratos distintos celebrados com a mesma pessoa jurdica pelo fornecimento de bens ou de servios prestados com percentuais diferenciados, aplicarse- o percentual correspondente a cada fornecimento contratado. 3 O valor da CSLL, a ser retido, ser determinado mediante a aplicao da alquota de 1% (um por cento) sobre o montante a ser pago. 4 Os valores da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep a serem retidos sero determinados, aplicando-se, sobre o montante a ser pago, respectivamente as alquotas de 3% (trs por cento) e 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento), exceto nas situaes especificadas no art. 5; no 2 do art. 19; no pargrafo nico do art. 20; nos 1 e 2 do art. 21 e nos 1 e 2 do art. 22. 5 As alquotas de que trata o 4 aplicam-se, inclusive, nas hipteses em que as receitas decorrentes do fornecimento de bens ou da prestao do servio estejam sujeitas ao regime de apurao da no cumulatividade da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep ou tributao a alquotas diferenciadas.

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 3 de 19

6 Fica dispensada a reteno de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais), exceto na hiptese de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf) eletrnico efetuado por meio do Siafi. 7 Ocorrendo a hiptese do 2, os valores retidos correspondentes a cada percentual sero recolhidos em Darf distintos.

CAPTULO III DAS HIPTESES EM QUE NO HAVER RETENO Art. 4 No sero retidos os valores correspondentes ao IR e s contribuies de que trata esta Instruo Normativa, nos pagamentos efetuados a: I - templos de qualquer culto; II - partidos polticos; III - instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, a que se refere o art. 12 da Lei n 9.532, de 10 de dezembro de 1997; IV - instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural, cientfico e s associaes civis, a que se refere o art. 15 da Lei n 9.532, de 1997; V - sindicatos, federaes e confederaes de empregados; VI - servios sociais autnomos, criados ou autorizados por lei; VII - conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas; VIII - fundaes de direito privado e a fundaes pblicas institudas ou mantidas pelo Poder Pblico; IX - condomnios edilcios; X - Organizao das Cooperativas Brasileiras (OCB) e as Organizaes Estaduais de Cooperativas previstas no caput e no 1 do art. 105 da Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971; XI - pessoas jurdicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de que trata o art. 12 da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006, em relao s suas receitas prprias; XII - pessoas jurdicas exclusivamente distribuidoras de jornais e revistas; XIII - Itaipu binacional; XIV - empresas estrangeiras de transportes martimos, areos e terrestres, relativos ao transporte internacional de cargas ou passageiros, nos termos do disposto no art. 176 do Decreto n 3.000, de 26 de maro de 1999 - Regulamento do Imposto de Renda (RIR/1999), e no inciso V do art. 14 da Medida Provisria n 2.158-35, de 24 de agosto de 2001; XV - rgos da administrao direta, autarquias e fundaes do Governo Federal, Estadual ou Municipal, observado, no que se refere s autarquias e fundaes, os termos dos 2 e 3 do art. 150 da Constituio Federal; XVI - no caso das entidades previstas no art. 34 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003, a ttulo de adiantamentos efetuados a empregados para despesas midas de pronto pagamento, at o limite de 5 (cinco) salrios mnimos; XVII - ttulo de prestaes relativas aquisio de bem financiado por instituio financeira; XVIII - entidades fechadas de previdncia complementar, nos termos do art. 32 da Lei n 10.637, de 30 de dezembro de 2002;

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 4 de 19

XIX - ttulo de aquisio de petrleo, gasolina, gs natural, leo diesel, gs liquefeito de petrleo, querosene de aviao, demais derivados de petrleo, gs natural, lcool, biodiesel e demais biocombustveis efetuados pelas pessoas jurdicas dispostas nos incisos IV a VI do caput do art. 2, conforme disposto no pargrafo nico do art. 34 da Lei n 10.833, de 2003; e XIX - ttulo de aquisio de petrleo, gasolina, gs natural, leo diesel, gs liquefeito de petrleo, querosene de aviao, demais derivados de petrleo, gs natural, lcool, biodiesel e demais biocombustveis efetuados pelas pessoas jurdicas dispostas nos incisos IV a VI do caput do art. 2, conforme disposto no pargrafo nico do art. 34 da Lei n 10.833, de 2003; (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012) XX - ttulo de seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores. XX - ttulo de seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores; e (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012) XXI - ttulo de suprimentos de fundos de que tratam os arts. 45 a 47 do Decreto n 93.872, de 23 de dezembro de 1986. (Includo pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012) Art. 5 No ser devida a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins, cabendo, nessa hiptese, a reteno do IR e da CSLL: I - utilizando-se o cdigo de arrecadao 8767, nos pagamentos efetuados: a) a ttulo de transporte internacional de cargas efetuados por empresas nacionais, conforme disposto no inciso V do art. 14 da Medida Provisria n 2.158-35, de 2001; b) aos estaleiros navais brasileiros nas atividades de construo, conservao, modernizao, converso e reparo de embarcaes pr-registradas ou registradas no Registro Especial Brasileiro (REB), institudo pelo art. 11 da Lei n 9.432, de 8 de janeiro de 1997, conforme disposto no inciso VI do art. 14 da Medida Provisria n 2.158-35, de 2001; c) pela aquisio no mercado interno dos seguintes produtos, conforme disposto nos incisos III, V e VI do art. 28 da Lei n 10.865, de 30 de abril de 2004: 1. de produtos hortcolas e frutas, classificados nos Captulos 7 e 8, e ovos, classificados na posio 04.07, todos da Tabela de Incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi); 2. de semens e embries da posio 05.11 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM); e 3. de livros, conforme disposto no art. 2 da Lei n 10.753, de 30 de outubro de 2003; d) pela aquisio a varejo, na forma do art. 28 da Lei n 11.196, de 21 de novembro de 2005, e do Decreto n 5.602, de 6 de dezembro de 2005, dos seguintes produtos: 1. de unidades de processamento digital classificada no cdigo 8471.50.10 da Tipi, acompanhadas de teclado (unidade de entrada) classificado no cdigo 8471.60.52, e de mouse (unidade de entrada) classificado no cdigo 8471.60.53, at o valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais), no caso do conjunto completo, e at o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), somente para a unidade de processamento; 2. de mquinas automticas para processamento de dados, digitais, portteis, de peso inferior a 3,5Kg (trs quilos e meio), com tela (cran) de rea superior a 140cm2 (cento e quarenta centmetros quadrados), classificadas nos cdigos 8471.30.12, 8471.30.19 ou 8471.30.90 da Tipi, at o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais); e 3. de mquinas automticas de processamento de dados, apresentadas sob a forma de sistemas, do cdigo 8471.49 da Tipi, at o valor de R$ 4.000,00

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 5 de 19

(quatro mil reais), contendo exclusivamente uma unidade de processamento digital classificada no cdigo 8471.50.10; um monitor (unidade de sada por vdeo) classificado no cdigo 8471.60.7; um teclado (unidade de entrada) classificado no cdigo 8471.60.52; e um mouse (unidade de entrada) classificado no cdigo 8471.60.53 da Tipi; e) pela aquisio no mercado interno dos seguintes produtos, de que tratam os incisos IV e X do art. 28 da Lei n 10.865, de 2004, e os arts. 6, 6-A e 6-B do Decreto n 5.171, de 6 de agosto de 2004: 1. de aeronaves classificadas na posio 88.02 da Tipi, suas partes, peas, ferramentais, componentes, insumos, fluidos hidrulicos, tintas, anticorrosivos, lubrificantes, equipamentos, servios e matrias-primas a serem empregados na manuteno, conservao, modernizao, reparo, reviso, converso e industrializao das aeronaves, seus motores, partes, componentes, ferramentais e equipamentos; e 2. de materiais e equipamentos, inclusive partes, peas e componentes, destinados ao emprego na construo, conservao, modernizao, converso ou reparo de embarcaes registradas ou pr-registradas no REB; f) pela aquisio de veculos e embarcaes destinados ao transporte escolar para a educao bsica nas redes estadual, municipal e distrital, quando adquiridos pela Unio, pelos Estados, pelos Municpios e pelo Distrito Federal, na forma dos incisos VIII e IX do art 28 da Lei n 10.865, de 2004, e do Decreto n 6.644, de 18 de novembro de 2008, a seguir: 1. veculos novos montados sobre chassis, com capacidade para 23 (vinte e trs) a 44 (quarenta e quatro) pessoas, classificados nos cdigos 8702.10.00 Ex 02 e 8702.90.90 Ex 02 da Tipi; e 2. embarcaes novas, com capacidade para 20 (vinte) a 35 (trinta e cinco) pessoas, classificadas no cdigo 8901.90.00 da Tipi; g) pela aquisio no mercado interno dos seguintes produtos, de que tratam os incisos XI, XII e XIV do art. 28 da Lei n 10.865, de 2004: 1. de veculos e carros blindados de combate, novos, armados ou no, e suas partes, produzidos no Brasil, com peso bruto total at 30t (trinta toneladas), classificados na posio 8710.00.00 da Tipi, destinados ao uso das Foras Armadas ou rgos de segurana pblica brasileiros, quando adquiridos por rgos e por entidades da administrao pblica direta, na forma a ser estabelecida em regulamento; 2. de material de defesa, classificado nas posies 87.10.00.00 e 89.06.10.00 da Tipi, alm de partes, peas, componentes, ferramentais, insumos, equipamentos e matrias-primas a serem empregados na sua industrializao, montagem, manuteno, modernizao e converso; e 3. de produtos classificados na posio 87.13 da NCM; h) pela aquisio dos produtos a que se refere o art. 1 da Lei n 10.925, de 23 de julho de 2004, e o art. 1 do Decreto n 5.630, de 22 de dezembro de 2005, a seguir: 1. sementes e mudas destinadas semeadura e plantio, em conformidade com o disposto na Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003, e produtos de natureza biolgica utilizados em sua produo; 2. corretivo de solo de origem mineral classificado no Captulo 25 da NCM; 3. feijes comuns (Phaseolus vulgaris), classificados nos cdigos 0713.33.19, 0713.33.29 e 0713.33.99 da NCM, arroz descascado (arroz "cargo" ou castanho), classificado no cdigo 1006.20 da NCM, arroz semibranqueado ou branqueado, mesmo polido ou brunido (glaceado), classificado no cdigo 1006.30 da NCM e farinhas classificadas no cdigo

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 6 de 19

1106.20 da NCM; 4. inoculantes agrcolas produzidos a partir de bactrias fixadoras de nitrognio, classificados no cdigo 3002.90.99 da NCM; 5. vacinas para medicina veterinria classificadas no Cdigo 3002.30 da NCM; 6. farinha, grumos e smolas, gros de milho, esmagados ou em flocos, classificados, respectivamente, nos cdigos 1102.20, 1103.13 e 1104.19, todos da Tipi; 7. pintos de 1 (um) dia classificados no cdigo 0105.11 da Tipi; 8. leite fluido pasteurizado ou industrializado, na forma de ultrapasteurizado, destinado ao consumo humano; 9. leite em p, integral ou desnatado, destinado ao consumo humano; 10. leite em p semidesnatado, leite fermentado, bebidas e compostos lcteos e frmulas infantis, assim definidas conforme previso legal especfica, destinados ao consumo humano ou utilizados na industrializao de produtos que se destinam ao consumo humano; 11. queijos tipo mozarela, minas, prato, coalho, ricota, requeijo, provolone, parmeso e queijo fresco no maturado; 12. soro de leite fluido a ser empregado na industrializao de produtos destinados ao consumo humano; 13. farinha de trigo classificada no cdigo 1101.00.10 da Tipi, adquirida at 31 de dezembro de 2011; 14. trigo classificado na posio 10.01 da Tipi, adquirido at 31 de dezembro de 2011; 15. pr-misturas prprias para fabricao de po comum e po comum classificados, respectivamente, nos cdigos 1901.20.00 Ex 01 e 1905.90.90 Ex 01 da Tipi, adquiridos at 31 de dezembro de 2011; e 16. massas alimentcias classificadas na posio 19.02 da Tipi, adquiridas at 30 de junho de 2012; i) pela aquisio de comerciantes atacadistas e varejistas, conforme disposto no art. 58-B e 58-V da Lei n 10.833, de 2003, e no art. 21 do Decreto n 6.707, de 23 de dezembro de 2008, dos produtos classificados nos seguintes cdigos e posies da Tipi: 1. nos cdigos 21.06.90.10 Ex 02; 2. nas posies 22.01, 22.02, exclusivamente em relao aos produtos: gua e refrigerantes, refrescos, cerveja sem lcool, repositores hidroeletrolticos e compostos lquidos prontos para o consumo, que contenham como ingrediente principal inositol, glucoronolactona, taurina ou cafena, exceto os Ex 01 e Ex 02 do cdigo 22.02.90.00; e 3. na posio 22.03, todos da Tipi; j) pela aquisio no mercado interno, conforme disposto no 11 do art. 8 da Lei n 10.865, de 2004, e no Decreto n 6.426, de 7 de abril de 2008, dos produtos classificados: 1. no Captulo 29 da NCM, relacionados no Anexo I ao Decreto n 6.426, de 2008; e 2. nas posies 30.02, 30.06, 39.26, 40.15 e 90.18 da NCM, relacionados no Anexo III ao Decreto. n 6.426, de 2008, destinados ao uso em hospitais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 7 de 19

e campanhas de sade realizadas pelo poder pblico; k) pela aquisio de comerciantes atacadistas e varejistas, conforme disposto no 2 do art. 3 e no pargrafo nico do art 5 da Lei n 10.485, de 3 de julho de 2002, dos seguintes produtos: 1. de mquinas e veculos, exclusivamente autopropulsados, classificados nos cdigos 84.29, 8432.40.00, 84.32.80.00, 8433.20, 8433.30.00, 8433.40.00, 8433.5, 87.01, e dos demais produtos classificados nos cdigos 87.02, 87.03, 87.04, 87.05 e 87.06, de que trata o caput do art. 1 da Lei n 10.485, de 2002, exceto quando adquiridos de empresa comercial atacadista adquirente dos produtos resultantes da industrializao por encomenda, a que se refere o 5 do art. 17 da Medida Provisria n 2.18949, de 23 de agosto de 2001; 2. dos produtos relacionados nos Anexos I e II Lei n 10.485, de 2002, tratados no seu art. 3; e 3. dos produtos classificados nas posies 40.11 (pneus novos de borracha) e 40.13 (cmaras de ar de borracha) da Tipi de que trata o art. 5 da Lei n 10.485, de 2002, pela aquisio de outros produtos ou servios no listados nas alneas de "a" a "j" que vierem a ser amparados com iseno, no incidncia ou alquotas zero da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep, observado o disposto no 5 do art. 2; II - utilizando-se o cdigo de arrecadao 8850, nos pagamentos efetuados a ttulo de transporte internacional de passageiros efetuados por empresas nacionais. Art. 6 Para efeito do disposto nos incisos III, IV e XI do art. 4 a pessoa jurdica dever apresentar, a cada pagamento, ao rgo ou entidade declarao, na forma dos Anexos II, III e IV a esta Instruo Normativa, conforme o caso, em 2 (duas) vias, assinadas pelo seu representante legal. Pargrafo nico. Na hiptese das declaraes de que trata o caput, o rgo ou a entidade responsvel pela reteno arquivar a 1 (primeira) via da declarao, em ordem alfabtica, que ficar disposio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), devendo a 2 (segunda) via ser devolvida ao interessado como recibo.

CAPTULO IV DO PRAZO DE RECOLHIMENTO Art. 7 Os valores retidos devero ser recolhidos ao Tesouro Nacional, mediante Darf: I - pelos rgos da administrao pblica federal direta, autarquias e fundaes federais que efetuarem a reteno, at o 3 (terceiro) dia til da semana subsequente quela em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bens ou prestadora do servio; e II - pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira no Siafi, de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica, at o ltimo dia til da quinzena subsequente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora do bem ou prestadora do servio.

CAPTULO V DAS INFRAES E DAS PENALIDADES Art. 8 Aplicam-se, subsidiariamente, CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep, as penalidades e demais acrscimos previstos na legislao do IR, nas hipteses de no reteno, falta de recolhimento, recolhimento aps o vencimento do prazo sem o acrscimo de multa moratria, de falta de declarao e nos de declarao inexata.

CAPTULO VI

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 8 de 19

DO TRATAMENTO DOS VALORES RETIDOS Art. 9 Os valores retidos na forma desta Instruo Normativa podero ser deduzidos, pelo contribuinte que sofreu a reteno, do valor do imposto e das contribuies de mesma espcie devidos, relativamente a fatos geradores ocorridos a partir do ms da reteno. Pargrafo nico. O valor a ser deduzido, correspondente ao IR e a cada espcie de contribuio, ser determinado pelo prprio contribuinte mediante a aplicao, sobre o valor do documento fiscal, da alquota respectiva, constante das colunas 02, 03, 04 ou 05 do Anexo I a esta Instruo Normativa.

CAPTULO VII DAS OPERAES COM CARTES DE CRDITO OU DE DBITO Art. 10. Nos pagamentos correspondentes ao fornecimento de bens ou pela prestao de servios efetuados por meio de Carto de Pagamento do Governo Federal (CPGF), pelos rgos e pelas entidades da administrao pblica federal, ou via cartes de crdito ou dbito, a reteno ser efetuada pelo rgo ou pela entidade pagador sobre o total a ser pago empresa fornecedora do bem ou prestadora do servio, devendo o pagamento com o carto ser realizado pelo valor lquido, depois de deduzidos os valores do imposto e das contribuies retidos, cabendo a responsabilidade pelo recolhimento destes ao rgo ou entidade adquirente do bem ou tomador dos servios. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s despesas efetuadas com suprimentos de fundos de que tratam os arts. 45 a 47 do Decreto n 93.872, de 1986, e aos adiantamentos efetuados a empregados para despesas midas de pronto pagamento previsto no inciso XVI do art. 4. (Includo pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012)

CAPTULO VIII DOS DOCUMENTOS DE COBRANAS QUE CONTENHAM CDIGO DE BARRA Art. 11. Nas notas fiscais, nas faturas, nos boletos bancrios ou em quaisquer outros documentos de cobrana dos bens ou dos servios, de que trata o art. 3, que contenham cdigo de barras, devero ser informados o valor bruto do preo do bem fornecido ou do servio prestado e os valores do IR e das contribuies a serem retidos na operao, devendo o seu pagamento ser efetuado pelo valor lquido deduzido das respectivas retenes, cabendo a responsabilidade pelo recolhimento destas ao rgo ou entidade adquirente do bem ou tomador dos servios. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s faturas de carto de crdito.

CAPTULO IX DAS SITUAES ESPECFICAS Seo I Das Agncias de Viagens e Turismo Art. 12. Nos pagamentos correspondentes a aquisies de passagens areas e rodovirias, despesas de hospedagem, aluguel de veculos e prestao de servios afins, efetuados por intermdio de agncias de viagens, a reteno ser feita sobre o total a pagar a cada empresa prestadora do servio e, quando for o caso, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroporturia (Infraero). 1 A agncia de viagens apresentar documento de cobrana unidade pagadora, do qual devero constar: I - o nome e o nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) da empresa prestadora do servio; II - no caso de venda de passagens: a) o nmero e o valor do bilhete, excludos a taxa de embarque, o pedgio e o seguro; b) o nmero de inscrio no CNPJ da Infraero e, em destaque, o valor da taxa de embarque; e

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 9 de 19

III - o nome do usurio do servio. 2 A indicao do nmero de inscrio no CNPJ da empresa prestadora do servio e, quando for o caso, da Infraero poder ser efetuada em documento distinto do documento de cobrana. 3 No caso de diversos bilhetes de uma mesma empresa de transporte, os dados a que se referem os incisos I a III do 1 podero ser indicados apenas na linha correspondente ao 1 (primeiro) bilhete listado. 4 O valor do imposto e das contribuies retido poder ser deduzido pelas empresas prestadoras do servio e, quando for o caso, pela Infraero, na forma do art. 9, na proporo de suas receitas, devendo o comprovante anual de reteno de que trata o art. 37 ser fornecido em nome de cada um desses beneficirios. 5 Como forma de comprovao da reteno de que trata este artigo, o rgo ou a entidade que efetuar o pagamento dever fornecer, por ocasio do pagamento, agncia de viagem, cpia do Darf ou de qualquer outro documento que comprove que as retenes foram efetuadas em nome das empresas prestadoras do servio. 6 Para fins de prestao de contas, as agncias de viagem repassaro s empresas prestadoras dos servios de transporte o valor lquido recebido, j deduzido das retenes efetuadas em nome destas e da Infraero, acompanhado do comprovante referido no 5. 7 As empresas de transporte areo repassaro Infraero o valor referente taxa de embarque recebido das empresas de turismo, j deduzido das retenes efetuadas em nome destas, acompanhado do comprovante de reteno referido no 5. 8 As empresas de transporte areo e a Infraero devero considerar como receita o valor bruto, ou seja, o valor lquido recebido mais as retenes efetuadas. 9 A deduo a que se refere o 4 poder ser efetuada pelas empresas que sofreram a reteno, a partir do ms seguinte ao da contabilizao dos fatos referidos nos 6 e 7. 10. A base de clculo da reteno a que se refere o caput, relativamente s aquisies de passagens areas e rodovirias o valor bruto das passagens utilizadas, no sendo admitidas dedues a qualquer ttulo. 11. O percentual de reteno a ser aplicado no pagamento da taxa de embarque cobrada pela Infraero de 7,05% (sete inteiros e cinco centsimos por cento), correspondente ao cdigo de arrecadao 6175 - passagens areas, rodovirias e demais servios de transporte de passageiros. Seo II Dos Seguros Art. 13. Nos pagamentos de seguros, ainda que por intermdio de corretora, a reteno ser feita sobre o valor do prmio que estiver sendo pago seguradora, no deduzida qualquer parcela correspondente corretagem. Pargrafo nico. O direito deduo, prevista no art. 9, do imposto e das contribuies retidos da companhia seguradora, em nome da qual ser emitido o comprovante de reteno. Seo III Do Telefone Art. 14. Nos pagamentos de contas de telefone, a reteno ser efetuada sobre o valor total a ser pago, devendo o valor retido ser deduzido pela companhia emissora da fatura, em nome da qual ser emitido o comprovante de reteno. Art. 15. No caso de aquisio do direito de uso ou de pagamento de aluguel de linhas telefnicas, a reteno ser efetuada sobre o valor pago relativamente aquisio do direito de uso ou ao aluguel de linhas telefnicas. Seo IV Da Propaganda e Da Publicidade Art. 16. Nos pagamentos referentes a servios de propaganda e publicidade a reteno ser efetuada em relao agncia de propaganda e publicidade e a cada uma das demais pessoas jurdicas prestadoras do servio, sobre o valor das respectivas notas fiscais. 1 Na hiptese de que trata o caput, a agncia de propaganda dever apresentar, ao rgo ou entidade, documento de cobrana, do qual devero constar, no mnimo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 10 de 19

I - o nome e o nmero de inscrio no CNPJ de cada empresa emitente de nota fiscal, listada no documento de cobrana; e II - o nmero da respectiva nota fiscal e o seu valor. 2 No caso de diversas notas fiscais de uma mesma empresa, os dados a que se refere o inciso I do 1 podero ser indicados apenas na linha correspondente 1 (primeira) nota fiscal listada. 3 O valor do imposto e das contribuies retido poder ser deduzido pela empresa emitente da nota fiscal, na forma do art. 9, na proporo de suas receitas, devendo o comprovante anual de reteno de que trata o art. 37 ser fornecido em nome de cada empresa beneficiria. 4 A reteno, na forma deste artigo, implica a dispensa da reteno do IR na fonte de que trata o caput e o inciso II do art. 53 da Lei n 7.450, de 23 de dezembro de 1985. Seo V Do Consrcio Art. 17. No caso de pagamento a consrcio constitudo para o fornecimento de bens e servios, inclusive a execuo de obras e servios de engenharia, a reteno dever ser efetuada em nome de cada empresa participante do consrcio, tendo por base o valor constante da correspondente nota fiscal de emisso de cada uma das pessoas jurdicas consorciadas. 1 Na hiptese de que trata o caput, a empresa lder dever apresentar unidade pagadora os documentos de cobrana, acompanhados das respectivas notas fiscais, correspondentes aos valores dos fornecimentos de bens ou servios de cada empresa participante do consrcio. 2 No caso de pagamentos a consrcio formado entre empresas nacionais e estrangeiras, aplica-se a reteno do art. 3 s empresas nacionais e a do art. 35 s consorciadas estrangeiras, observadas as alquotas aplicveis natureza dos bens ou servios, conforme legislao prpria. Seo VI Da Refeio-Convnio, do Vale-Transporte e do Vale-Combustvel Art. 18. Na aquisio de Refeio-Convnio (tquete-alimentao e tquete-refeio), Vale-Transporte e ValeCombustvel, inclusive mediante crditos ou cartes eletrnicos, caso os pagamentos sejam efetuados a intermedirias, a vinculadas ou no, prestadora do servio ou fornecedora de combustvel, a base de clculo corresponde ao valor da corretagem ou da comisso cobrada pela pessoa jurdica intermediria. 1 Para fins do disposto no caput, o valor da corretagem ou comisso dever ser destacado na nota fiscal de servios. 2 No havendo cobrana dos encargos mencionados no 1, a empresa intermediria dever fazer constar da nota fiscal a expresso "valor da corretagem ou comisso: zero". 3 Na inobservncia do disposto nos 1 e 2, a reteno ser efetuada sobre o total a pagar. 4 Caso os tquetes, vales ou crditos eletrnicos sejam de uso especfico, tornando possvel, no momento do pagamento, a identificao da prestadora responsvel pela execuo do servio ou da fornecedora do combustvel, a reteno ser feita em nome da prestadora ou fornecedora do combustvel, sobre o valor correspondente ao servio ou ao fornecimento do combustvel, conforme o caso, sem prejuzo da reteno sobre o valor da corretagem ou comisso, se devida. 5 Caso as vendas de Refeio-Convnio (tquete-alimentao e tquete-refeio), Vale-Transporte, ValeCombustvel ou crditos eletrnicos sejam efetuadas diretamente pela prestadora do servio ou pela fornecedora do combustvel, a reteno ser efetuada pelo valor total da compra de tquetes ou vales, no momento do pagamento. 6 O disposto neste artigo aplica-se a quaisquer outros servios ou bens adquiridos sob o sistema de tquetes, vales ou crditos eletrnicos. Seo VII Dos Combustveis, dos demais Derivados de Petrleo, do lcool Hidratado e do Biodiesel Art. 19. Nos pagamentos efetuados pelos rgos da administrao pblica federal direta, pelas autarquias e pelas fundaes federais, relativos aquisio de gasolina, inclusive gasolina de aviao, leo diesel, gs liquefeito de

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 11 de 19

petrleo (GLP) e querosene de aviao (QAV), diretamente de refinarias de petrleo, demais produtores e de importadores ser devida a reteno do IR, da CSLL, da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep, utilizando-se o cdigo 9060. 1 Ser ainda devida a reteno do IR e das contribuies, utilizando-se o cdigo 9060, sobre o valor a ser pago referente aquisio dos demais combustveis derivados de petrleo ou de gs natural, e dos demais produtos derivados de petrleo, adquiridos de produtor, de importador, de distribuidor ou de varejista. 2 Nos pagamentos efetuados aos distribuidores e aos comerciantes varejistas de gasolina, exceto gasolina de aviao, de leo diesel, de gs liquefeito de petrleo (GLP), de derivados de petrleo ou de gs natural, e de querosene de aviao (QAV) ser efetuada a reteno do IR e da CSLL, utilizando-se o cdigo 8739, ficando dispensada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins. Art. 20. Nos pagamentos efetuados ao produtor, ao importador ou ao distribuidor, correspondentes aquisio de lcool etlico hidratado, inclusive para fins carburantes, ser devida a reteno do IR, da CSLL, da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins, utilizando-se o cdigo 9060. Pargrafo nico. Nos pagamentos efetuados aos comerciantes varejistas pela aquisio de lcool etlico hidratado nacional, inclusive para fins carburantes, ser efetuada a reteno do IR e da CSLL, utilizando-se o cdigo 8739, ficando dispensada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins. Art. 21. Nos pagamentos efetuados ao produtor ou importador, correspondentes aquisio de biodiesel, ser devida a reteno do IR, da CSLL, da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins, utilizando-se o cdigo 9060. 1 Nos pagamentos efetuados a produtor detentor do selo "Combustvel Social" concedido pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, ou a agricultor familiar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pela aquisio de biodiesel fabricado a partir de mamona ou fruto, caroo ou amndoa de palma produzidos nas regies norte e nordeste e no semirido, ser efetuada a reteno do IR e da CSLL, utilizando-se o cdigo 8739, ficando dispensada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins. 2 Nos pagamentos efetuados pela aquisio de biodiesel, a distribuidor ou a comerciante varejista, ser efetuada a reteno do IR e da CSLL, utilizando-se o cdigo 8739, ficando dispensada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins. Seo VIII Dos Produtos Farmacuticos, de Perfumaria, de Toucador e de Higiene Pessoal Art. 22. Nos pagamentos efetuados s pessoas jurdicas que procedam industrializao, importao, distribuio e venda a varejo de produtos farmacuticos, de perfumaria, de toucador ou de higiene pessoal, ser devida a reteno do IR, da CSLL, da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins, utilizando-se o cdigo 6147. 1 Nos pagamentos efetuados aos distribuidores e aos comerciantes varejistas pela aquisio dos produtos farmacuticos classificados nas posies 30.01, 30.03, exceto no cdigo 3003.90.56, na posio 30.04, exceto no cdigo 3004.90.46, nos itens 3002.10.1, 3002.10.2, 3002.10.3, 3002.20.1, 3002.20.2, 3006.30.1 e 3006.30.2, e nos cdigos 3002.90.20, 3002.90.92, 3002.90.99, 3005.10.10 e 3006.60.00, e dos produtos de perfumaria, de toucador, ou de higiene pessoal classificados nas posies 33.03 a 33.07, e nos cdigos 3401.11.90, 3401.20.10 e 96.03.21.00, todos da Tipi, aprovada pelo Decreto n 7.660, de 23 de dezembro de 2011, ser efetuada a reteno do IR e da CSLL, utilizando-se o cdigo 8767, ficando dispensada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins. 2 Nos pagamentos efetuados s pessoas jurdicas beneficirias de regime especial de utilizao de crdito presumido da contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins, previsto no art. 3 da Lei n 10.147, de 21 de dezembro de 2000, que procedam industrializao e importao dos produtos tributados na forma do inciso I do art. 1 da Lei n 10.147, de 2000, classificados na posio 30.03, exceto no cdigo 3003.90.56; nos itens 3002.10.1, 3002.10.2, 3002.10.3, 3002.20.1, 3002.20.2, 3006.30.1 e 3006.30.2; nos cdigos 3001.20.90, 3001.90.10, 3001.90.90, 3002.90.20, 3002.90.92, 3002.90.99, 3005.10.10 e 3006.60.00; e na posio 30.04, exceto no cdigo 3004.90.46, da Tipi, ser efetuada a reteno do IR e da CSLL, utilizando-se o cdigo 8767, ficando dispensada a reteno da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins. 3 Na hiptese do 2, a no emisso de notas fiscais distintas para os produtos que gerem direito ao regime especial de utilizao do crdito presumido, de que trata o inciso II do caput e o 1 do art. 90 da Instruo Normativa SRF n 247, de 21 de novembro de 2002, sujeitar a reteno do imposto e das contribuies mediante o cdigo 6147. Seo IX Dos Bens Imveis

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 12 de 19

Art. 23. Nos pagamentos efetuados na aquisio de bens imveis sero observadas as seguintes regras: I - quando o vendedor for pessoa jurdica que exerce a atividade de compra e venda de imveis, ou quando se tratar de imveis adquiridos de entidades abertas de previdncia complementar com fins lucrativos cabe a reteno prevista no art. 2, sobre o total a ser pago; II - se o imvel adquirido pertencer ao ativo no circulante da empresa vendedora, cabe a reteno to somente do IR e da CSLL, de acordo com o estabelecido no inciso IV do 2 do art. 3 da Lei n 9.718, de 27 de novembro de 1998, no inciso VI do 3 do art. 1 da Lei n 10.637, de 2002, e no inciso II do 3 do art. 1 da Lei n 10.833, de 2003; ou III - quando se tratar de imveis adquiridos de entidades abertas de previdncia complementar sem fins lucrativos cabe a reteno da CSLL, da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep, na forma estabelecida nos 3 e 4 do art. 2. Seo X Das Cooperativas e das Associaes de Profissionais ou Assemelhadas Subseo I Das Disposies Gerais Art. 24. Nos pagamentos efetuados s sociedades cooperativas e s associaes profissionais ou assemelhadas, pelo fornecimento de bens ou servios, sero observadas as seguintes regras: I - no caso das associaes profissionais, sero retidos sobre o valor total do documento fiscal os valores correspondentes CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep, respectivamente, as alquotas de 1% (um por cento), de 3% (trs por cento) e de 0,65% (sessenta e cinco centsimos por cento), perfazendo o percentual de 4,65% (quatro inteiros e sessenta e cinco centsimos por cento), utilizando-se o cdigo de arrecadao 8863; e II - no caso de cooperativas, sero retidos sobre o valor total do documento fiscal os valores correspondentes Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep, na forma estabelecida nos 3 e 4 do art. 2. Pargrafo nico. O disposto no inciso II no se aplica: I - s sociedades cooperativas de consumo, de que trata o art. 69 da Lei n 9.532, de 1997, as quais esto sujeitas reteno na forma do art. 3. II - s sociedades cooperativas que no obedecerem ao disposto na legislao especfica, relativamente aos atos cooperativos, cujos valores correspondentes CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep devero ser retidos sobre o valor total do documento fiscal, na forma estabelecida no inciso I do caput. Art. 25. No sero retidos os valores correspondentes Contribuio para o PIS/Pasep, Cofins e CSLL nos pagamentos efetuados a sociedade cooperativa de produo, em relao aos atos decorrentes da comercializao ou da industrializao de produtos de seus associados. 1 A dispensa prevista no caput no alcana as operaes de comercializao ou de industrializao, pelas cooperativas agropecurias e de pesca, de produtos adquiridos de no associados, agricultores, pecuaristas ou pescadores, para completar lotes destinados ao cumprimento de contratos ou para suprir capacidade ociosa de suas instalaes industriais, as quais se sujeitaro reteno e ao recolhimento do IR e das contribuies, no percentual total de 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento). 2 Para efeito da reteno de que trata o 1, as cooperativas de produo devero segregar, em seus documentos fiscais, as importncias relativas aos atos a que se refere o caput das importncias correspondentes s operaes com no cooperados. 3 Na hiptese de emisso de documento fiscal sem observncia das disposies previstas no 2, a reteno do IR e das contribuies se dar sobre o total do documento fiscal, no percentual de 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento). Subseo II Das Cooperativas de Trabalho e das Associaes Profissionais Art. 26. Nos pagamentos efetuados s cooperativas de trabalho e s associaes de profissionais ou assemelhadas

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 13 de 19

sero retidos, alm das contribuies referidas no art. 24, o IR na fonte alquota de 1,5% (um inteiro e cinco dcimos por cento) sobre as importncias relativas aos servios pessoais prestados por seus cooperados ou associados, cujo prazo para o recolhimento ser at o ltimo dia do primeiro decndio do ms subsequente ao ms da ocorrncia do fato gerador, mediante o cdigo de arrecadao 3280 - Servios Pessoais Prestados Por Associados de Cooperativas de Trabalho. 1 Na hiptese de o faturamento das entidades referidas neste artigo envolver parcela de servios fornecidos por terceiros no cooperados ou no associados, contratados ou conveniados, para cumprimento de contratos com os rgos e com as entidades relacionados no art. 2 aplicar-se-, a tal parcela, a reteno do IR e das contribuies, estabelecida no art. 3, no percentual total, previsto no Anexo I a esta Instruo Normativa, de: I - 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6147, no caso de servios prestados com emprego de materiais, nos termos dos incisos I e II do 7 do art. 2; ou II - 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190, para os demais servios. 2 Para efeito das retenes de que trata o caput e o 1, as cooperativas de trabalho e as associaes de profissionais ou assemelhadas devero emitir faturas distintas, segregando as importncias relativas: I - aos servios pessoais prestados por seus cooperados ou associados, cabendo a reteno: a) de 1,5% (um inteiro e cinco dcimos por cento) de IR sobre a quantia relativa aos servios pessoais prestados por seus cooperados ou associados, conforme o caput do art. 26; b) relativos CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep, sobre o valor total do documento fiscal ou fatura a que se refere a alnea "a", conforme inciso I do caput do art. 24; ou c) relativa Cofins e ao PIS/Pasep, sobre o valor total do documento fiscal ou fatura a que se refere a alnea "a", conforme inciso II do caput do art. 24; II - aos servios prestados por terceiros no cooperados ou no associados, contratados ou conveniados, para atendimento de demandas contratuais, cabendo a reteno conforme o 1; e III - comisso, taxa de administrao ou de adeso ao plano, cabendo a reteno de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190. Subseo III Das Associaes e das Cooperativas de Mdicos e de Odontlogos Art. 27. Nos pagamentos efetuados s associaes e s cooperativas de mdicos e de odontlogos, as quais para atender aos beneficirios dos seus contratos de plano privado de assistncia a sade ou odontolgica subcontratam ou mantm convnios para a prestao de servios de terceiros no associados e no cooperados, tais como: profissionais mdicos, de odontologia e de enfermagem (pessoas fsicas); hospitais, clnicas mdicas e odontolgicas, casas de sade, prontos socorros, ambulatrios e laboratrios, (pessoas jurdicas), por conta de internaes, dirias hospitalares, medicamentos, fornecimento de exames laboratoriais e complementares de diagnose e terapia, e outros servios mdicos, sero apresentadas 3 (trs) faturas, observando-se o seguinte: I - fatura segregando as importncias recebidas por conta de servios pessoais prestados por pessoas fsicas associadas e cooperadas (servios mdicos, de odontologia e de enfermagem), cabendo a reteno: a) de 1,5% (um inteiro e cinco dcimos por cento) de IR sobre a quantia relativa aos servios pessoais prestados por seus associados e cooperados, pessoas fsicas, conforme o caput do art. 26; e b) relativos CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep, sobre o valor total do documento fiscal ou fatura a que se refere a alnea "a", conforme inciso I do caput do art. 24; II - fatura referente aos servios de terceiros no associados e no cooperados (pessoas fsicas ou jurdicas), a qual dever segregar as importncias referentes aos servios prestados, da seguinte forma:

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 14 de 19

a) servios mdicos em geral prestados por pessoas fsicas (mdicos, dentistas, anestesistas e enfermeiros); servios mdicos em geral, no compreendidos em servios hospitalares ou em servios mdicos de que tratam os arts. 30 e 31; prestados por pessoas jurdicas, cabendo a reteno, no percentual total de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190 (demais servios); b) servios hospitalares nos termos do art. 30 e dos servios mdicos referidos no art. 31, cabendo a reteno de 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento), relativos ao IR, CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep, a ser recolhido mediante o cdigo de arrecadao 6147; ou III - fatura relativa s importncias recebidas a ttulo de comisso, taxa de administrao ou de adeso ao plano, cabendo a reteno de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190. 1 O disposto neste artigo tambm se aplica: I - no caso de cooperativas de mdicos veterinrios que comercializam planos de sade para animal; e II - no caso de terceirizao de servios mdicos humanos e veterinrios, de enfermagem e de odontologia (locao de mo de obra), por intermdio de associaes ou cooperativas, para o fornecimento de mo de obra nas dependncias do tomador dos servios. 2 Na hiptese de emisso de documentos fiscais sem observncia das disposies previstas neste artigo, a reteno do IR e das contribuies se dar sobre o total do documento fiscal ou fatura, no percentual de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190 (demais servios) do Anexo I a esta Instruo Normativa. Art. 28. Nos pagamentos referentes a servios de assistncia mdica humana ou veterinria, odontolgica, hospitalar e auxiliares de diagnstico e terapias, mediante valor fixo por beneficirio, independentemente da utilizao dos servios, s cooperativas mdicas, veterinrias ou de odontologia, administradoras de plano de sade ou de seguro sade, a reteno a ser efetuada a constante da rubrica "demais servios", no percentual de: I - 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190, para os planos de sade humana, veterinria e odontolgicos; e II - 7,05% (sete inteiros e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo 6188, para o seguro sade. Art. 29. No caso de pagamentos a associaes de mdicos, de veterinrios ou de odontlogos que atuem na intermediao da prestao de servios mdicos, veterinrios ou de odontologia, prestados por pessoas fsicas ou por pessoas jurdicas, os quais realizam os procedimentos mdicos, veterinrios ou odontolgicos, em nome prprio, em suas respectivas instalaes, dever ser observado o seguinte: I - se o associado for pessoa jurdica, a reteno ser efetuada sobre o total pago a cada pessoa jurdica prestadora dos servios, observado os seguintes percentuais: a) 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6147, no caso de servios hospitalares, de que trata o art. 30, e dos servios mdicos referidos no art. 31; e b) 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190, para os demais servios mdicos, veterinrios ou odontolgicos; II - se o associado for pessoa fsica, caber a reteno do imposto sobre a renda na fonte calculado com base na tabela progressiva mensal, sobre o total pago a cada pessoa fsica; III - no caso de importncias recebidas a ttulo de comisso, taxa de administrao ou de adeso ao plano, caber a reteno de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190. 1 Para efeito das retenes de que tratam os incisos I, II e III do caput, as associaes de mdicos, de veterinrios ou de odontlogos devero apresentar documento de cobrana de sua emisso ao rgo ou entidade pagadora, com os valores segregados, relativo taxa de administrao, se for o caso, e acompanhado das respectivas notas fiscais ou recibos, correspondentes aos valores dos fornecimentos dos servios de cada pessoa jurdica ou fsica, do qual devero constar, no mnimo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 15 de 19

I - no caso de pessoa jurdica: a) o nome e o nmero de inscrio no CNPJ de cada empresa emitente de nota fiscal, listada no documento de cobrana; e b) o nmero da respectiva nota fiscal e o seu valor; II - no caso de pessoa fsica, o nome e o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) e o valor a ser pago a cada uma das pessoas fsicas prestadoras dos servios. 2 No caso de diversas notas fiscais ou recibos de uma mesma pessoa jurdica ou fsica, os dados a que se referem os incisos I e II do 1 podero ser indicados apenas na linha correspondente 1 (primeira) nota fiscal ou recibo listado. 3 As notas fiscais e os recibos de que trata o 1 devero ser emitidos em nome do rgo ou da entidade pagadora. 4 Aplicam-se s demais associaes que atuam nos moldes das associaes mdicas, veterinrias ou de odontologia, de que trata o caput, as disposies contidas neste artigo. Seo XI Dos Servios Hospitalares e Outros Servios de Sade Art. 30. Para os fins previstos nesta Instruo Normativa, so considerados servios hospitalares aqueles prestados por estabelecimentos assistenciais de sade que dispem de estrutura material e de pessoal destinados a atender internao de pacientes humanos, garantir atendimento bsico de diagnstico e tratamento, com equipe clnica organizada e com prova de admisso e assistncia permanente prestada por mdicos, que possuam servios de enfermagem e atendimento teraputico direto ao paciente humano, durante 24 (vinte e quatro) horas, com disponibilidade de servios de laboratrio e radiologia, servios de cirurgia e parto, bem como registros mdicos organizados para a rpida observao e acompanhamento dos casos. Pargrafo nico. So tambm considerados servios hospitalares, para fins desta Instruo Normativa, aqueles efetuados pelas pessoas jurdicas: I - prestadoras de servios pr-hospitalares, na rea de urgncia, realizados por meio de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mvel instalada em ambulncias de suporte avanado (Tipo "D") ou em aeronave de suporte mdico (Tipo "E"); e II - prestadoras de servios de emergncias mdicas, realizados por meio de UTI mvel, instalada em ambulncias classificadas nos Tipos "A", "B", "C" e "F", que possuam mdicos e equipamentos que possibilitem oferecer ao paciente suporte avanado de vida. Art. 31. Nos pagamentos efetuados, a partir de 1 de janeiro de 2009, s pessoas jurdicas prestadoras de servios de auxilio diagnstico e terapia, patologia clnica, imagenologia, anatomia patolgica e citopatologia, medicina nuclear e anlises e patologias clnicas, desde que as prestadoras desses servios sejam organizadas sob a forma de sociedade empresria e atendam s normas da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), ser devida a reteno do IR, da CSLL, da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep, no percentual de 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo 6147. Pargrafo nico. Aplica-se o disposto no caput aos seguintes servios de sade considerados como espcies de auxlio diagnstico e terapia: exames por mtodos grficos, procedimentos endoscpicos, radioterapia, quimioterapia, dilise e oxigenoterapia hiperbrica. Seo XII Dos Planos Privados de Assistncia Sade e Odontolgica Art. 32. Nos pagamentos referentes a servios de assistncia mdica humana ou veterinria, odontolgica, hospitalar e auxiliares de diagnstico e terapias, mediante intermediao de pessoas jurdicas, no cooperativas, operadoras de plano de assistncia sade humana e veterinria ou assistncia odontolgica, contratadas na modalidade de credenciamento, em benefcio de funcionrios, servidores ou animais dos rgos e das entidades de que trata o art. 2, a reteno ser efetuada em relao taxa de administrao cobrada pela pessoa jurdica operadora do plano, e a cada uma das demais pessoas jurdicas ou fsicas prestadoras dos servios, sobre o valor das respectivas notas fiscais ou recibos. 1 Na hiptese do caput, a pessoa jurdica operadora do plano dever apresentar ao documento de cobrana de sua emisso ao rgo ou entidade pagadora, com os valores segregados, acompanhado da nota fiscal de sua

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 16 de 19

emisso relativa taxa de administrao, e das respectivas notas fiscais ou recibos, correspondentes aos valores dos fornecimentos dos servios de cada pessoa jurdica ou fsica, do qual devero constar, no mnimo: I - no caso de pessoa jurdica: a) o nome e o nmero de inscrio no CNPJ de cada empresa emitente de nota fiscal, listada no documento de cobrana; e b) o nmero da respectiva nota fiscal e o seu valor; e II - no caso de pessoa fsica, o nome e o nmero de inscrio no CPF e o valor a ser pago a cada uma das pessoas fsicas prestadoras dos servios. 2 No caso de diversas notas fiscais ou recibos de uma mesma pessoa jurdica ou fsica, os dados a que se referem os incisos I e II do 1 podero ser indicados apenas na linha correspondente 1 (primeira) nota fiscal ou recibo listado. 3 Para fins da reteno de que trata o caput dever ser observado o seguinte: I - no caso de pessoa jurdica, a reteno ser efetuada sobre o total pago a cada pessoa jurdica prestadora dos servios, observado os seguintes percentuais: a) 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6147, no caso de servios hospitalares, de que trata o art. 30, e dos servios mdicos referidos no art. 31; e b) 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190, para os demais servios mdicos, veterinrios ou odontolgicos; II - no caso de pessoa fsica, caber a reteno do imposto sobre a renda na fonte calculado com base na tabela progressiva mensal, sobre o total pago a cada pessoa fsica; III - no caso de importncias recebidas a ttulo de comisso, taxa de administrao ou de adeso ao plano, caber a reteno de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190. 4 As notas fiscais e os recibos de que trata o 1 devero ser emitidos em nome do rgo ou da entidade pagadora. Art. 33. Nos pagamentos efetuados, referentes a servios de assistncia odontolgica, mdica, veterinria, hospitalar e auxiliares de diagnstico e terapias, mediante valor fixo por servidor, por empregado ou por animal, s pessoas jurdicas no cooperativas, operadoras de plano de assistncia sade humana ou veterinria ou assistncia odontolgica ou a operadoras de seguro sade, a reteno a ser efetuada a constante da rubrica "demais servios", no percentual de: I - 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190, para os planos de sade humano, veterinrio e odontolgico; e II - 7,05% (sete inteiros e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo 6188, para o seguro sade. 1 Nos pagamentos referentes a servios de assistncia odontolgica, veterinria, mdica, hospitalar e auxiliares de diagnstico e terapias, prestados pela prpria pessoa jurdica operadora do plano, ou por empresa ou grupo de empresas mdicas (hospitais e clinicas), que utilizam rede prpria para prestao dos servios mdicos, a reteno se dar: I - no caso de pagamento por valor fixo por servidor ou por empregado, na forma do inciso I do caput; II - no caso de pagamento pelo custo operacional, ou seja, quando a contratante repassa pessoa jurdica operadora do plano o valor total das despesas assistenciais: a) 5,85% (cinco inteiros e oitenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6147, no caso de servios hospitalares, de que trata o art. 30, e dos servios mdicos referidos no art. 31; e b) 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 17 de 19

arrecadao 6190, para os servios de assistncia odontolgica, veterinria e demais servios mdicos no includos na alnea "a"; III - no caso de importncias recebidas a ttulo de comisso, taxa de administrao ou de adeso ao plano, caber a reteno de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190. 2 Na hiptese do 1, se a operadora do plano utilizar tambm rede credenciada para a prestao dos servios mdicos, veterinrios ou odontolgicos, sero apresentadas faturas, segregadas observando-se para a reteno o seguinte: I - a forma do 1 quando os servios forem efetuados pela prpria pessoa jurdica operadora do plano, ou por empresa ou grupo de empresas mdicas (hospitais e clinicas), pertencentes a rede prpria; e II - a forma do art. 32 para os servios prestados sob a forma de credenciamento. 3 A inobservncia do disposto nos 1 e 2 acarretar a reteno do IR e das contribuies sobre o total do documento fiscal, no percentual de 9,45% (nove inteiros e quarenta e cinco centsimos por cento), mediante o cdigo de arrecadao 6190 do Anexo I a esta Instruo Normativa. Seo XIII Do Aluguel de Imveis Art. 34. Nos pagamentos de aluguel de imvel, quando o proprietrio for pessoa jurdica, ser feita reteno do IR e das contribuies sobre o total a ser pago. 1 Se os pagamentos forem efetuados por intermdio de administradora de imveis, esta dever fornecer unidade pagadora o nome da pessoa jurdica beneficiria e o respectivo nmero de inscrio no CNPJ. 2 Se os pagamentos forem efetuados entidade aberta de previdncia complementar sem fins lucrativos, no haver reteno em relao ao IR, cabendo, entretanto, a reteno e o recolhimento, em cdigos distintos, da CSLL, da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep, utilizando-se, respectivamente, os cdigos 6228, 6243 e 6230, conforme estabelecido no 2 do art. 36. Seo XIV Da Pessoa Jurdica Sediada ou Domiciliada no Exterior Art. 35. No caso de pagamento a pessoa jurdica domiciliada no exterior, no ser efetuada reteno na forma do art. 3. 1 Sobre o pagamento de que trata o caput incidir o IR na fonte, a ser retido pelo rgo pagador, calculado conforme as alquotas vigentes poca do fato gerador. 2 Na hiptese do 1, considera-se ocorrido o fato gerador na data em que os rendimentos forem pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos para o exterior. 3 No caso em que o pagamento aos beneficirios de que trata este artigo for efetuado pelo rgo, por intermdio de agncia de propaganda ou publicidade, a obrigao de reter e recolher o IR na fonte da agncia. Seo XV Da Pessoa Jurdica Amparada por Medida Judicial Art. 36. No caso de pessoa jurdica amparada pela suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, nas hipteses a que se referem os incisos II, IV e V do art. 151 da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Cdigo Tributrio Nacional (CTN), ou por sentena judicial transitada em julgado, determinando a suspenso do pagamento do IR ou de qualquer das contribuies referidas nesta Instruo Normativa, o rgo ou a entidade que efetuar o pagamento dever calcular, individualmente, os valores do IR e das contribuies considerados devidos, aplicar as alquotas correspondentes, e efetuar o recolhimento em Darf distintos para cada um deles, utilizando os seguintes cdigos: I - 6256 - no caso de IR; II - 6228 - no caso de CSLL; III - 6243 - no caso de Cofins;

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 18 de 19

IV - 6230 - no caso da Contribuio para o PIS/Pasep. 1 Ocorrendo qualquer das situaes previstas no caput, o beneficirio do rendimento dever apresentar fonte pagadora, a cada pagamento, a comprovao de que continua amparado por medida judicial que acoberta a no reteno. 2 A reteno em cdigos distintos, na forma dos incisos I, II, III e IV do caput, aplica-se tambm quando a pessoa jurdica beneficiria do pagamento gozar de iseno, no incidncia ou alquota zero do IR ou de qualquer das contribuies de que trata esta Instruo Normativa.

CAPTULO X DAS DISPOSIES FINAIS Art. 37. O rgo ou a entidade que efetuar a reteno dever fornecer, pessoa jurdica beneficiria do pagamento, comprovante anual de reteno, at o ltimo dia til de fevereiro do ano subsequente, podendo ser disponibilizado em meio eletrnico, conforme modelo constante do Anexo V a esta Instruo Normativa, informando, relativamente a cada ms em que houver sido efetuado o pagamento, os cdigos de reteno, os valores pagos e os valores retidos. 1 Como forma alternativa de comprovao da reteno, poder o rgo ou a entidade fornecer, ao beneficirio do pagamento, cpia do Darf, desde que este contenha a base de clculo correspondente ao fornecimento dos bens ou da prestao dos servios. 2 Anualmente, at o ltimo dia til de fevereiro do ano subsequente, os rgos ou as entidades que efetuarem a reteno de que trata esta Instruo Normativa devero apresentar RFB Declarao do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), nela discriminando, mensalmente, o somatrio dos valores pagos e o total retido, por contribuinte e por cdigo de recolhimento. Art. 38. As disposies constantes nesta Instruo Normativa: I - alcanam somente a reteno na fonte do IR, da CSLL, da Cofins e da Contribuio para o PIS/Pasep, realizada para fins de atendimento ao estabelecido no art. 64 da Lei n 9.430, de 27 de dezembro de 1996, e no art. 34 da Lei n 10.833, de 2003; II - no alteram a aplicao dos percentuais de presuno para efeito de apurao da base de clculo do IR a que esto sujeitas as pessoas jurdicas beneficirias dos respectivos pagamentos, estabelecidos no art. 15 da Lei n 9.249, de 1995, exceto quanto aos servios de construo por empreitada com emprego de materiais, de que trata o inciso II do 7 do art. 2, os servios hospitalares, de que trata o art. 30, e os servios mdicos referidos no art. 31. Art. 39. A dispensa de reteno prevista no art. 4 no isenta as entidades ali mencionadas do pagamento do IR e das contribuies a que esto sujeitas, como contribuintes ou responsveis, em decorrncia da natureza das atividades desenvolvidas, na forma da legislao tributria vigente. Art. 40. Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao. Art. 41. Ficam revogadas a Instruo Normativa SRF n 480, de 15 de dezembro de 2004, a Instruo Normativa SRF n 539, de 25 de abril de 2005, o art. 2 da Instruo Normativa RFB n 765, de 2 de agosto de 2007, e os arts. 1 e 2 da Instruo Normativa RFB n 791, de 10 de dezembro de 2007.

ZAYDA BASTOS MANATTA Anexos

Anexo I - Tabela de reteno Anexo II - Declarao a ser apresentada pela pessoa jurdica constante do inciso III do art. 3 Anexo II - Declarao a ser apresentada pela pessoa jurdica constante do inciso III do art. 4 - (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012)

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Instruo Normativa RFB n 1.234, de 11 de janeiro de 2012 - Impresso

Pgina 19 de 19

Anexo III - Declarao a ser apresentada pela pessoa jurdica constante do inciso IV do art. 3 Anexo III - Declarao a ser apresentada pela pessoa jurdica constante do inciso IV do art. 4 - (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012) Anexo IV - Declarao a ser apresentada pela pessoa jurdica constante do inciso XI do art. 3 Anexo IV - Declarao a ser apresentada pela pessoa jurdica constante do inciso XI do art. 4 - (Redao dada pela Instruo Normativa RFB n 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3 da IN RFB n 1.244/2012) Anexo V - Comprovante anual de reteno

Copyright Receita Federal do Brasil - 03/10/2012

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp

03/10/2012

Potrebbero piacerti anche