Sei sulla pagina 1di 5

OD

Filho de Iemanj e Oxal, de uma maneira geral o deus da caa e vive nas florestas, onde moram os espritos dos antepassados. Tem a virtude de dominar os espritos da floresta. Na frica era a principal divindade de Ilobu, onde era conhecido pelo nome de Irinl ouInl, um valente caador de elefantes. Conduziu seu povo de Ilobu a guerra e os ensinou a arte de guerrear, permanecendo at hoje nesta cidade. Ocupa um lugar de destaque nos Candombls em Salvador, isto porque, o patrono de todos os terreiros tradicionais. Od entra na mata da morte, joga sobre si ps chamados arol, que passou a ser um de seus dotes. Este p o torna imune morte e aos Eguns. Sendo ele um rei, carrega o Iruquer, o espanta moscas, que usado pelos reis africanos, pendurado no saiote. Od, em uma das suas formas conhecido caador de uma flecha s, aps ter livrado a cidade de If de uma grande maldio.Tornou-se rico e foi posteriormente rei de Keto. Deus da caa, protetor dos caadores.

No Rio Grande do Sul se cultua Otim como energia negativa, ou seja, feminina, ela participa em conjunto em toda a obrigao de Od. No se sacrifica para um sem dar para o outro, os animais so os mesmos, mudando apenas o sexo. No Nag, estes dois Orixs so cultuados juntos. So os protetores das matas e dos animais silvestres e selvagens. Ele no o Deus da floresta, ele o rei da caa. Est associado com a vida, ar livre e com os elementos da natureza. Como bom caador, solitrio e individualista. Mas no dispensa o contato com pessoas no convvio social. E nunca vive sem um grande amor. Od foi descoberto por Ogun. A me de Od chama-se Iy Od Apka. Seu culto mais conservado nas naes de Batuque no Sul do pas.

mitologia

Od o deus caador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orix da fartura e da riqueza. Atualmente, o culto a Od Oxssi est praticamente esquecido na

frica, mas bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da Amrica onde a cultura iorub prevaleceu. Isso por ter a cidade de Ktu, da qual era rei, destruda quase por completo em meados do sculo XVIII, e os seus habitantes, muitos consagrados a Od Oxssi, terem sido vendidos como escravos no Brasil e nas Antilhas. Esse fato possibilitou o renascimento de Ktu, no como estado, mas como importante nao religiosa do Candombl. A Od Oxssi so conferidos os ttulos de Alaktu, Rei, Senhor de Ktu, e Onl, o dono da Terra, pois na frica cabia ao caador descobrir o local ideal para instalar uma aldeia, tornando-se assim o primeiro ocupante do lugar, com autoridade sobre os futuros habitantes. chamado de Olaiy ou Oni Araiy, senhor da humanidade, que garante a fartura para os seus descendentes. Od Oxssi o orix da fartura e da alimentao, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caa para alimentar a tribo. Mais do que isso, Od Oxssi representa o domnio da cultura sobre a natureza. Astcia, inteligncia e cautela so os atributos de Od Oxssi, pois, como revela a sua histria,

esse caador possui uma nica flecha, por tanto, no pode errar a presa, e jamais erra. Na frica, os caadores que geralmente so os nicos na aldeia que possuem as armas, tm a funo de salvar a tribo, so chamados de Ox, que significa guardio. Od tambm foi um s, mas foi um guardio especial, pois salvou seu povo do terrvel pssaro das Iy-Mi. Outras histrias relacionadas com Od Oxssi apontam-no como irmo de Ogum. Juntos, eles dominaram a floresta e levaram o homem evoluo. Alm de irmo, Od Oxssi grande amigo de Ogum - dizem at que seria seu filho, e onde est Ogum deve estar Oxssi, as suas foras completam-se e, unidas, so ainda mais imbatveis. Od Oxssi mantm estreita ligao com Ossaim, com quem aprendeu o segredo das folhas e os mistrios da floresta, tornou-se um grande feiticeiro, mas teve que se sujeitar aos encantamentos de Ossaim. A histria mostra Od como filho de Iemanj, mas a sua verdadeira me, segundo os mais antigos, Apaok a Jaqueira, que vem a ser uma das IyMi, por isso a intimidade de Od Oxssi com essa rvore.

A rebeldia de Od Oxssi algo latente na sua histria. Foi desobedecendo s interdies que Od Oxssi se tornou orix. Tal como Xang, Od Oxssi um orix avesso morte, porque expresso da vida. A Od Oxssi no importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ik, a morte no passa perto de Od Oxssi, pois ele no acredita na morte. Durante a dispora negra, muitos escravos que cultuavam Od no sobreviveram aos rigores do trfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Od se transformou, no Brasil, num dos orixs mais populares, tanto no candombl, onde se tornou o rei da nao Ketu, quanto na umbanda, onde patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religio. Conta a lenda que um pssaro maligno ameaava a aldeia e Od Oxssi era caador, como outros. Ele s tinha uma flecha para matar o pssaro e no podia errar. Todos os outros j haviam errado o alvo. Ele no errou, e salvou a aldeia. "o caador de uma flecha s".

Potrebbero piacerti anche