Sei sulla pagina 1di 18

Biografia de Arnold Krumm- Heller (conforme o Site da FRA Venezuelela )

Nasceu em 15 de abril de 1876, no povoado de Salchendorf da cidade de Siegen, Alemanha. Filho de Ferdinand Krumm Heller, capataz de minas e de Ernestina Krumm Heller, nascida em Leinhoss, de ofcios do lar. Foi batizado como Heirich Arnold Krumm Heller na Igreja Luterana de sua localidade. No existem detalhes exatos de sua infncia e adolescncia. Em sua poca de estudante leu vrias novelas de autores de renome e clssicos da litaratura universal; entre eles Fausto de Goethe, o maior poeta alemo, do qual podia recitar longos trechos de memria. Leu tambm, algumas obras da doutrina esprita, tema com o qual voltou a encontrar-se anos depois na Amrica do Sul. Segundo testemunho de alguns familiares e amigos que conviveram com ele na Alemanha (entrevista realizada in situ pelo estudioso de ocultismo, Csar Arturo Rincn, que nos proporcionou suas notas de viagem pela Alemanha, Sua, Frana e Mxico), tinha 16 anos de idade, quando decidiu migrar para a Amrica. O Jovem talento, dominado por seu esprito de aventura, se sentiu atrado pelo encanto do novo continente.

Sem nos havamos considerado mexicanos e assim, ao chegar aqui menino, me encontrava como em minha casa, mas tinha desejo de conhecer toda a Amrica Latina.
Seu af por viajar e conhecer o levou at o Chile, onde residiam outros familiares.

Em nossas veias deve de haver circulado sangue de excursionista. De nossos quatro irmos, trs se encontravam j desde muito tempo no Chile, por isso era lgico que tambm eu fosse esperado ali.
Demonstrando prematuramente sua vocao de escritos, em 1896, publica Mi Sistema (Meu Sistema). Obra desconhecida em nossos dias, que no se refere ao grandioso ensinamento que dele herdamos, - a qual desenvolveria em anos posteriores seno maneira que tinha de ver o mundo e a natureza um jovem estudioso de 19 anos. Em 7 de fevereiro de 1897, com Concepcin, Chile, contrai matrimnio com Rita Aguirre Vallera, dois meses antes de completar os 21 anos. Do matrimnio nasce um ano depois, Hiram Krumm Aguirre, terminando-se mais tarde por discrdias na famlia, quando apenas comeava a considar-se.

Um ano depois da sada da Alemanha, em 1893, recebeu a notcia do falecimento de sua me. Uma imensa consternao invadiu sua alma.

Aquele golpe me aniquilou/.../Eu renegava, maldizia minha sorte; me custou uma enfermidade fsica a idia de que al regressar a minha Ptria, encontraria unicamente um pedacinho de terra que cobria aquele corpo santo.
O beijo de despedida, carregado de esperanas e sonhos, havia sido certamente o ltimo beijo de sua me. Entre a dor e a desolao se deslizavam os dias austrais e frios daquele rfo adolescente. Mas a solido das almas no so definitivas, uma obra de Allan Kardec, com uma filosofia que j conhecia desde menino, foi sua salvao. Aquela leitura o tirou do marasmo de sua aflio e logrou melhorar seu estado de nimo.

Aquela filosofia no me era nova, a havia lido de estudante, at ento chagava a senti-la.
Esse foi seu incio no Caminho Espiritual. A morte de sua me, quando ele tinha 17 anos, foi o toque prodigioso do destino que o conduziu iniciao. At ento no havia suspeitado sequer que a partir daquele momento empreenderia a transcendental carreira que o levou a desenvolver-se com um genial colosso do ocultismo. Como estudante da doutrina esprita, na teoria e na prtica, lhe absorveu todo seu tempo, monopolizando todo seu talento; entretanto, jamais chegou a evocar nas sesses a alma de sua me. No perturbaria a santidade das regies superiores do esprito, onde morava aquela alma adorvel, para traze-la a esta condio terra. Com o fim de propagar a filosifia que lhe havia consolado, fundou a revista Reflejo Astral (Reflexo Astral). Com ela anelava levar o conhecimento da doutrina esprita, no s nao chilena, seno aos cinco continentes, se fosse possvel. Leon Denis, um espiritualista catalo, de visita ao Chile, leu a revista e o felicitou por publicar uma revista como essa em um pas incutido pelo fanatismo religioso, prometendo o obsquio de algumas obras sobre ensinamentos esotricos. Dois meses depois lhe chegou pelo correio o oferecido; duas obras Depois da Morte, do prprio Leon Denis e todos os tomos da Doutrina Secreta, de H. P. Blavatsky. Aquelas leituras mudaram o rumo de sua vida Foi nesse momento que se inscreveu como membro formal na Sociedade Teosfica, fundada por Helena Petrovna Blavatsky e Henry Steel Olcott.

O obsquio daquelas obras catapultou Krumm Heller at outras esferas do saber.

A obra de Blavatsky me induzi a suspender a publicao da revista.


Deixou de ser um espiritista por razes de sentimentos para converter-se em um ocultista por conscincia.

J no s se interessavam nestes assuntos meus sentimentos, meu corao; os argumentos cientficos to slidos que empregava Blavatsky fizeram que tomasse parte minha cabea
As leituras teosficas e as lies que recebia, ajudaram a sistematizar sua busca no caminho espiritual. Avanou ento no conhecimento do mundo oculto, trabalhando em trs diferentes mbitos bem definidos. A) B) C) O estudo das religies comparadas. O estudo das civilizaes antigas e aborgenes. O estudo da medicina tradicional.

Seu diploma de afiliao na Sociedade Teosfica, tem a data de 13 de maro de 1897, e foi firmado pelo Presidente Internacional e c0-fundador da Teosofia, Henry Steel Olcott e pelo representante institucional de Havana, Cuba. (Revista Rosa Cruz Janeiro., 1929, pg. 153) Krumm Heller proclamou em seus escritos ser um Tesofo verdadeiro, como ele dizia: ...dos da Mestra Blavatsky... , sem rodeios modernistas, nem extravagncias de novidades, seno com estrito apego ao estudo, al respeito filial e lealdade ao Mestre Espiritual. INDIANISMO AMERICANO Os escritos de H. P. Blavatsky e de outros autores lhe faziam anelar o conhecimento das culturas Inca e Asteca. Duas dcadas antes, Blavatsky, havia estudado no prprio terreno, estes grupos indgenas. A influncia do Doutor Grigois foi determinante na definio de seu destino evolutivo. Grigois foi seu principal encorajador nessa investigao; cidado francs residente em Buenos Aires era o autor da obra intitulada O oculto dos aborgines da Amrica do Sul. O tema concordava perfeitamente com o que Krumm Heller havia lido nas obras da Mestra Blavatsky.

As primeiras investigaes foram realizadas ali mesmo, entre os indgenas mapuches ou araucanos do Chile e Argentina O culto religioso dosa antigos mapuches contemplava a existncia de um Ser Supremo chamado Guenechen, que a uma s vez homem e mulher. O andgino deus Guanechen tambm conhecido como Guanupilan, que significa Alma do Cu. Interessado pela investigao indianista, fez arranjos para viajar por todo o continente e estudar no prprio terreno, aquelas interessantes culturas. O Dr. Grigois lhe ajudou a planificar e organizar aquelas viagens. O prprio explorador relata sua vivncia:

Tinha o Peru mais prximo, me dirigi ali e durante algum tempo pude escavar e estudar prximo s runas de Cuzco.
HUIRACOCHA No existem dados precisos sobre o recebimento de seu nome mstico, Hiuracocha. possvel que haja recebido seu batismo em Paurcantambo (provncia de Cuzco), mas s sabemos com certeza que foi no Peru. Um sentimento muito especial o uniu a este nome, que utilizou at o fim de seus dias. O prprio Mestre o deixou consignado e expressamente em seus escritos, muitos anos depois:

Ao estar, h muitos anos no Peru, passei na terra dos Incas, por uma Iniciao e nela se me deu o nome de Huiracocha e ainda que em graus posteriores me dessem outros nomes, tenho carinho pelo primeiro, pois ele me traz recordaes belas e sagradas . Revista Rosa Cruz, Junho, 1930 p. 235.
E, 1948, em seu Curso de Taumaturgia, falando de seu nome espiritual, o Mestre disse:

Foi um momento emocionante para mim quando o Iniciador me deu o nome inicitico de HUIRACOCHA.
Huiracocha nome do deus criador entre os antigos Incas. O deus Huiracocha dissipou a obscuridade, criando o Sol, a Lua e as Estrelas. Estabeleceuse em Tiahanaco, onde gravou em uma grande pedra os nomes das naes que pensava criar; e fez com que seus ajudantes aprendessem de memria os nomes das tribos e as regies lhes havia encomendado para seu desenvolvimento. Logo

gritou fortemente esses nomes; e das colinas, das rvores, das rochas, os vales e montes, emergiram os seres que povoariam aqueles territrios. Evidentemente a cosmogonia hebraica e a dos Incas, tem muitas similaridades. MATINISMO Arnold Krumm Heller havia valorizado justa e adequadamente seu vnculo com a Teosofia. A Sabedoria acerca de Deus (Theos, Deus e Sofia, Sabedoria), o que constitua uma motivao muito grande para sua alma. Havia se matriculado na Sociedade Teosfica depois de ler A Doutrina Secreta da Mestra Blavatsky, assimilando essa doutrina como um credo pessoal. A partir desse momento comeou a estudar obras dos melhores autores na matria, lendo Gerard Encausse ( Papus), Eliphas Levi, Stanislas de Guaita, Kart Kiesewetter, Claude de Saint Martin entre outros. Muito impressionou a Krumm Heller a obra Dogma e Ritual da Alta Magia, mas, muito mais lhe impressionou a personalidade do autor (Eliphas Levi). Mas alm das leituras Krumm Heller necessitava de um guia pessoal. Inteirado por aquelas leituras da Ordem Secreta do Martinismo, quis conhecer sobre a organizao. Escreveu ao Diretor Geral, o Dr. Gerard Encausse, conhecido mundialmente como Papus, remetendo-lhe Papus a seu representante em Buenos Aires. Para l se foi o jovem investigador para comezar seu Caminho Espiritual. Papus era doutorado em medicina na Universidade de Paris, em 1894, militante da Teosofia na Frana, Presidente do Supremo Conselho da Ordem Martinista, igualmente da Ordre Kabbalistique de la Rose Croix. Assim como de outras intituies como o Groupe Independant dEtudes Esoteriques e da Faculte de Sciences Hermetiques. Quando Krumm Heller lhe escreveu do Chile, solicitando informao sobre a Ordem Martinista, a qual fazia referncia em seus escritos, a resposta no se fez esperar. Uns vinte anos depois, o Mestre descreve em uma de suas obras aquela experincia:

Resolutamente escrevi ao Doutor Encausse, para saber algo sobre esta Ordem Secreta, na qual em sua resposta me recomendou ao Dr. Grigois, de Buenos Aires, quem depois de preenchida as formalidades, me iniciou e me indicou si por alguma dvida

necessitasse de conselho um conselho me dirigisse a um senhor Don A. C. , como quem fala com um vizinho da esquina.
O instrutor com quem lhe havia posto em contato o Dr. Grigois era o Senhor Arthur Clement, residente em Dantiago do Chile, bem a mo para um sem fim de perguntas. Grigois estava bem distante na Argentina e Papus definitivamente do outro lado do oceano, em Paris; mas l haveria de chegar tambm alguma vez. Na cada do senhor Clement, o jovem ocultista viveu numerosas experincias impressionantes: evocaes de seres do mundo astral e operaes mgicas diversas.

As foras da natureza que algum aprende a manejar ali, so ao mesmo tempo poderes benficos para o homem moral, como armas horrveis em mos do malvado....
Havia entre os Martinistas grande admirao pelo tema indianista e assim o patenteavam em suas revistas, monografias e obras diversas. O Dr. Grigois, quem o iniciou no Martinismo em 1898, havia escrito tambm sobre os oborgenes. Ele ajudou pessoalmente ao Mestre na organizao de sua viagem pela Amrica, que comenara no Chile e Argentina e logo se entendera ao Peru. Ao trmino daquela investigao, realizou uma excurso por dois anos, que o levou at a Alemanha. Ali mesmo, em Nuremberg no Congresso Teosfico, no princpio do sculo, mostra as primeiras concluses de suas investigaes. Finalmente em 1906, se encontra com Papus, quando assiste em Paris s classes de Medicina Oculta que aquele clebre Maestro realizava pessoalmente para seus discpulos mais chegados. Nessa mesma poca, dentro da excurso europia, conheceu Franz Hartman e Teodoro Reuss Wilson, compatriotas alemes, pioneiros de ocultismo moderno. Franz Hartman (1838-1912), mdico e clarividente, se havia inscrito anos atrs na Sociedade Teosfica, viajando a Adyar, ndia, sede central da sociedade e colaborando estreitamente com o Coronel Olcott e com a Mestra Blavatsky. Depois de permanecer algum tempo com eles e aprender as chaves da Teosofia, viajou para a Alemanha onde fundou em 1888 a Ordem da Rosa Cruz Esotrica, unindo-se mais tarde aos Iluminados e aos Templrios de Karl von Kellner. Reuss havia desempenhado funes na Theosofical Publishing Co., quando residia em Londres. Em 1902 fundou junto a Karl Kellner e Heirich Klein, a Ordo Templi Orientis, da qual tambm foumou parte mais tarde, o famoso ocultista ingls Edgar Alexander Crowley ( Therion).

Krumm Heller manteve sempre excelentes relaes com Reuss e com Therion, assim como com Franz Hartman, Rudolph Steiner, fundador da Sociedade Antroposfica e com outros ocultistas. O Meste em seus anos de investigao formativa, saciou sua sede da fonte do conhecimento autntico e recebeu chaves essenciais daqueles notveis mestres. Anos depois, reconhecido como o Mestre Huiracocha da Fraternitas Rosicruciana Antiqua, demonstraria ser o mais notvel cultor de Kundalini de seu tempo, destacando-se na divulgao do conhecimento que seus mestres lhe legaram sob o nome de magia sexual. A MAONARIA OCULTA De seu regresso da Amrica do Sul, Krumm-Heller, voltava a sua terra natal depois de sete anos de experincia no ambiente americano. J na Europa se vinvulou com vrios ramos da maonaria alem. Ali estavam Hartman, Reuss, Klein e outros. Nas lojas da Frana, se relacionou com Papus, Jean Bricaud, Contant Martin Chevillon, etc. Nos diferentes ritos manicos, Krumm Heller alcanou em pouco tempo, os mais altos graus e dignidades. Maonaria Em 1908, volta ao Mxico com encargos e credenciais para estabelecer lojas manicas e ramos de estudos hermticos. No obstante prefere unir-se loja mais importante da Capital, a Grande Loja Valle de Mxico, onde instalou seu atendimento para os enfermos, com base nos postulados da homeopatia. Havia realizado os cursos do Dr. Encausse em Paris e os da Escola Original de Homeopatia, fundada por Samuel Hahnemand na Alemanha, ramo de validez legal no Mxico daquela poca. Tambm atua como professor de idiomas na Escola Nacional Preparatria da Cidade do Mxico. Na grande Loja Balle de Mxico, figuravam os notveis Francisco Madero, Jesus Maria Pinto e outros patriotas que logo ocupariam a Primeira Magistratura do Estado e importantes cargos na Administrao Pblica. Entre eles se encontrava o Dr. Jrumm Heller, brilhando com luz prpria em seu rol de mdico e mestre maom. O Mestre tinha ento o Grau 30 que corresponde ao de Cavaleiro Kadoch ou da guia Branca e Negra. Kadosh uma palavra hebraica que significa Santo, Puro, Consagrado. Em seu regresso para Europa, depois da morte do Presidente Carranza em 1920, o Mestre levava consigo um acmulo de experincias e realizaes.

Havia desempenhado com grande acerto o cargo de Inspetor das Escolas Extrangeiras no Ministrio de Instruo Pblica; havia feito parte do exrcito mexicano, como mdico da milcia, chegando ao grau de coronel; havia sido Diretor Geral da Escolas da Tropa, das fora fundador; o Ministro da guerra o havia enviado a Europa durante a Primeira Huerra Mundial, para realizar estudos do Servio Sanitrio de Campanha, assistindo o Congresso Medido de Budapest, onde apresentou um trabalho sobre o controle da malria; havia sido Encarregado de Negcios (Representante Diplomtico) do Mxico na Sua com categoria de Ministro, com misso especial no conhecida publicamente; sendo-o igualmente logo na Alemanha. No retorno definitivo a sua terra natal, levava tambm consigo a honrosa distino outorgada pela Universidade do Mxico como Doutor Honoris Causa; alm disso, um importante crdito, firmado pelo Gran Past Mster, o Grande Deputado e Grande Secretrio da Grande Loja Valle de Mxico, referendado com o Grande Selo Secreto. MESTRE ROSA CRUZ Instalado na Espanha em 1924, iniciou seu apostolado como Mestre Rosa Cruz, traduzindo para o Espanhol sua novela, Der Rosencreuzer aus Mxico, ao qual anexou alguns captulos referentes a sua vida na Catalunha, publicando-a com o nome de Rosa Cruz, novela de ocultismo inicitico (1926). Em maro de 1927 iniciou a publicao da Revista Rosa Cruz, de ampla tiragem em todos os pases da Amrica Latina. A difuso das idias como Rosa Cruz, atravs da revista e de seus livros, lhe obrigou a atender um vastssimo caudal de correspondncia, com solicitaes diversas de parte de seus leitores e potenciais discpulos da Espanha e todos os pases americanos. A distncia e por correspondncia organizou os primeiros grupos de estudos. Logo se fez necessria a sua presena no mbito das Aulas; para isso realizou uma excurso continental, visitando quase todos os pases da Amrica Latina durante treze meses, desde maro de 1929 at abril de 1930. Durante a excurso, consagrou o funcionamento de vrios grupos de discpulos em forma de Aula Lucis; entre elas a Aula Lucis Rasmussen da Colmbia, cujo Diretor foi o ocultista e taumaturgo Israel Rojas Romero que publicou vrias obras de essencial contedo espiritual, tal como a interessante revista Rosa Cruz de Oro.

No Peru, Chile, Bolvia e outros pases, o Mestre Huiracocha deixou estabelecidas, as bases para a organizao de novos agrupamentos de discpulos que, em forma de Aula Lucis, surgiram pouco depois de ter passado por ali. Em maro de 1929 pouco antes de sua excurso, havia iniciado, do Summum Supremum Sanctuarium em Berlim, a distribuio do Curso Zodiacal, entre os assinantes da revista Rosa-Cruz. Em 1931, quando foram completadas as 12 lies do Curso Zodiacal (interrompido o envio durante a excurso), iniciou de imediato a distribuio das lies do Curso de Magia Rnica. O Summun Supremun Sanctuarium foi o templo criado por ele sob a inspirao de Theodoro Reuss, quem antes de realizar sua transio aos Mundos Internos, o nomeou com seu sucessor.

Um dia estava em meu rancho, recebi um chamado vindo de Mnchen, me chamava Reuss, me disse que breve iria desencarnar e tinha ordem de deixar-me o que guardamos com grandes segredos desde sculos e sculos e me deu o que se chama Grande Arcano, que eu darei a algum ao morrer/.../.
Adolfo Hitler logo usurpou as siglas S.S.S., anexando-as a sua funo poltico, embriagado de prepotncia e presuno al atribuir-se o haver desvelado os grandes enigmas csmicos. O mestre sofreu as perseguies da GESTAPO, polcia poltica do regime de Hitler, mas sempre logrou salvar-se de forma milagrosa, tal como se salvou em trs ocasies de ser fuzilado, durante os confusos acontecimentos da revoluo mexicana e durante a ditadura franquista na Espanha. Finalmente realizou sai transio em sua cama, aos setenta e dois anos de idade, sem haver deixado de realizar uma vrgula do que tinha pautado para sua existncia. NA IGREJA GNSTICA A Igreja Gnstica Catlica ou antiga, corrente filosfica dos primeiros cristos, evoluiu atravs de todos os sculos, sustentada pelos membros de diversos movimentos esotricos, como a comunidade dos Essnios e a Ordem Rosa Cruz, a Maonaria, a Ordem dos Iluminados, a Ordem Martinista e outras. Todos os maos e ocultistas que se associaram em 1902 para constituir a O.T.O., vinham das fileiras da Sociedade Teosfica e havia sido discpulos de Blavatsky. Cada um deles saiu logo da Teosofia para construir um movimento espiritual particular, para o desenvolvimento da misso que havia recebido do alto.

Franz Hartman, havia fundado na Alemanha a Fraternidade Rosacruz, Heinrich Trnker, a Pansofia; Rudolf Steiner, a Sociedade Antroposfica; Aleister Crowley, a Astrum Aregentum na Inglaterra; Krumm Heller, a Fraternitas Rosicruciana Antiqua na Espanha. Cada um desses movimentos e outros vrios do mbito europeu, permaneciam confederados, Ordo Templi Orientis e a Igreja Gnstica Catlica. Em paralelo com as atividades na maonaria mexicana e na Loja Martinista, Krumm Heller seguia formando parte do Comit Ventral da Ordo Templi Orientis na Alemanha. Mais adiante, conheceu a outros Mestres e intimou mais com seus velhos amigos, Peithan, Crowley, Trnker (Basilides, Perdurabo e Recnactus respectivamente); aos quais dedicou seu livro Logos, Mantram, Magia. Assim mesmo manteve um permanente contato inspirador com: o iluminado Mestre do Invisvel, cujo nome no se deve estampar. Nos diplomas outorgados pela Ordo Templi Orientis, autorizando o funcionamento de algumas instituies como a Antiga e Mstica Ordem Rosacruz (AMORC), que H.Spencer Lewis, estabeleceu em San Jose da Califrnia em 08 de fevereiro de 1915, aparece com a assinatura de Krumm-Heller, em sua condio de Secretrio da O.T.O. O Presidente era Teodoro Reuss( Frater Peregrinus). Seu vnculo com a Igreja Gnstica se fortaleceu cada vez mais at o fim de seus dias. J em 1930, no final de sua excurso pela Amrica Latina, era Bispo da Igreja Gnstica. Em seu retorno foi iniciado como Arcebispo, pelo Patriarca Basilides, que antes de morrer em 1944, transmitiu seus poderes e funes ao Mestre huiracocha, como Patriarca da Igreja Gnstica Catlica. No anurio Astrolgico Bucheli de 1950, se resenha a notcia da passagem aos mundos internos do venervel Mestre Huiracocha. Segundo a notcia, convidou a sua partida aos planos internos, a seus mais chegados discpulos e colaboradores, e alguns mestres de sua amizade e confiana porque conhecia a hora e a data de seu desenlace. Vrios anos depois Israel Rojas, conservava com religioso respeito, a carta que recebeu em Bogot, na qual o Mestre Huiracocha lhe convidava para que estivesse presente no momento de sua transio. OBRAS LITERRIAS

10

O primeiro livro escrito por Arnold Krumm Heller, veio a luz no Chile em 1896, quando em sua adolescncia, buscava todavia um horizonte para definir as linhas de sua vida. Tinha 20 anos de idade quando escreveu Mi Sistema, aparentemente uma recompilao dos escritos realizados para a revista Reflejo Astral, seguramente referidos ao tema do Espiritismo. Outro tema apreciado pelo Mestre foi o contato com a natureza, como fonte de inspirao para a elevao moral e espiritual do homem. Disso falou de maneira mais completa em sua obra Humboldt, publicada no Mxico em 1910; referida s viagens e expedies realizadas cem anos antes pelo varo alemo, Alexander von Humboldt, atravs das mais virginais paragens da nossa Amrica. Em 1910 publicou no Mxico um folheto, produto do material elaborado para a conferncia, com o ttulo de El Zodaco Azteca em comparacin com el de los Incas. Antes deste, em uma data que no pode ser precisada, entre 1906 e 1909, Krumm Heller publicou No Fornicars, onde realiza uma explicao sintetizada de alguns dos temas da magia tntrica sexual, que havia sido recebido de Papus e de outros Mestres na Europa, disto faz referncia na Revista Rosa-Cruz de junho de 1930.

Si os Irmos Rosa Cruz buscam obras gnsticas nas bibliotecas, sempre que os encarregados de cuidar dos livros no hajam seguido o exemplo de So Jernimo, de queimar tudo os vestgios de questes sexuais, encontraro verdadeiras maravilhas, como eu as encontrei, pois os Gnsticos foram os que me deram a mim a chave da Magia Sexual. Sei que alguns tesofos me chamaram de mago negro, porque me ocupo destes estudos, mas nisso se todos esto de acordo que quanto a magia sexual sou autoridade, que me ocupei muitos anos dessa disciplina, publicando h mais de vinte anos, meu primeiro livro No Fornicars, que naquela poca chamou m uita ateno. Hoje s se encontra nas bibliotecas.
Em 1911, escreveu no Mxico um texto denominado Los Tatwas y su aplicacin em la vida prctica. Um artigo que lhe chegou de Berlim, escrito por seu amigo Brandler Prach, lhe animou a publicar seu trabalho sobre Tatwas, do qual j se havia ocupado amplamente em suas Conferncias Esotricas. Quinze anos mais tarde, vivendo na Espanha, recomporia a obra e a publicaria com o nome de El Tatwmetro o ls vibraciones Del ter (1926). Em 1912 se monta no Teatro Abreu do Mxico, com um drama em trs atos, entitulado La Ley de Karma, escrito por ele mesmo. A crtica especializada lhe confere comentrios muito positivos.

11

Em 1913, publica no Mxico um texto com a coleo completa de suas Conferncias Esotricas, que havia ditado entre 1908 e 1909. Inseriu nela, a ttulo de prlogo, o relato de sua prpria vida de discpulo. Tinha 33 anos de idade quando escreveu essa resenha bibliogrfica. No final da Primeira Guerra Mundial, cumprindo funes diplomticas em representao do governo mexicano, escreve suas memrias. Entre seus escritos daquela poca ressaltam as obras: Der Rosenkreuzer aus Mexico (El Rosacruz de Mxico), Berlim 1918, e Fr Freiheit und Rect. (Por la Libertad y la Justicia), Berlim 1916; esta ltima cop o subttulo de Mis vivencias en la Guerra Civil mexicana. Em 1917 publica na Alemanha duas novelas de costumes mexicanos: Alfredo y Hertha, das Strasenmdchen. A segunda teve muito xito entre o pblico e chegou a ser reeditada 23 vezes em nove anos. O ttulo "Hertha", tem reminiscncias msticas, pois corresponde ao nome da divindade da Me Terra, na mitologia germnica. Indubitavelmente sua obra mais famosa foi a verso castelhana de sua novela Der Rosencreuzer aus Mxico,, El Rosacruz de Mxico, que oito anos mais tarde, na Catalunha, ele a traduziria ao espanhol. A verso espanhola se denomina Rosa Cruz, novela de ocultismo inicitico, foi editada pela Casa Maucci de Barcelona, tem alguns captulos agregados que no figuram na edio alem original, correspondentes s experincias das pessoas de Barcelona e Badalona, especialmente suas vivncias msticas, nos macios com eroso de Montserrat. Nela o Mestre rende homenagem pstuma a seu companheiro e discpulo, o Comandante Alfonso Montenegro, jovem mdico na poca da insurreio que acabou com a vida do Presidente Madero. Na novela o personagem se apresenta com o nome de Montenero. Na mesma poca publicou na Alemanha um ensaio intitulado Mxico men Vaterland, Mxico minha ptria querida; um estudo sobre a constituio alem, que foi adotada no seu tempo como livro texto para os colgios superiores. Traduziu para o alemo e publicou os poemas de seu amigo muito querido Juan Crisstomo Dias Nervo, conhecido mundialmente no mbito da literatura como Amado Nervo. Junto com a novela Rosa Cruz e o Tatwmetro publicou em 1927, Tratado de Quirologa Mdica, sendo estas trs obras elaboradas e editadas

12

em Barcelona, Espanha. Nesta poca publicava artigos sobre temas cientficos no Diario de Comercio em Barcelona. No Mxico havia colaborado, de maneira permanente, com o peridico El Imperial, assim como o peridico La Raza de San Antonio, Texas. Em 1928 escreveu El Secreto de la Suerte, um manual para buscar o momento propcio, - segundo o biorritmo pessoal, o tatwa e as posies planetrias favorveis -, para ganha na loteria. O texto tem como subttulo Clculos hechos por un Astrlogo Alemn para rasgar el velo de la fortuna. Na Revista Rosa Cruz, de setembro de 1928, dizia a um correspondente de San Antonio, Texas:

No me permitido receber o dinheiro que me mandam e por assim eu o devolvo, e sirva de contestao a muitos. Diariamente recebo transferncia financeiras em que pessoas favorecidas pela sorte, usando o livro sobre a loteria, que em m hora publiquei, me mandam parte do dinheiro sacado. Devo adverti-lhes de uma vez para sempre, que est proibido aceitar dinheiro adquirido desta forma e ainda se me fosse permitido, o rechaaria, pois s publiquei o livro como um estudo para provar a exatido de minhas teorias. Por outra parte no possvel que todos saquem o dia seguinte a bolada. Fixese bem, s dou os dias harmnicos para comprar os bilhetes.
Em sua excurso pela Amrica Latina entre 1929 e 1930, falou sobre o tema de seu prximo livro: Logos, Mantram, Magia. Na Colmbia, dedicou a este tema vrias conferncias. Em seu regresso concluiu a obra e apublicou. Tambm em 1930, publica Biorritmo, interessante e til compndio sobre os ciclos vitais, baseados nos trs ciclos do homem, 23, 28 e 33, marculino, feminino e espiritual ou intelectual respectivamente. Sua prxima edio, Rosa Esotrica, a mais potica e terna das obras de Krumm-Heller, cheia de lendas, mitos e anedotas para a vida espiritual. Logo seguiu em 1931, La Iglesia Gnstica. Realizaram-se quatro edies em curto espao de tempo, ao longo do qual, o Mestre supriu a edio, com uma argumentao categrica no Prlogo da edio:

J que a terceira edio deste livro se acha esgotada, com gosto dou autorizao a Livraria de Nicolas B. Kier, para que lance de novo este ensaio to necessrio a meus amigos da Ibero-America.

13

Confesso que at agora este livro havia sido um fracasso que me doeu muito como autor. Mas a verdade h de confessa-la. No fracassou sua venda, no, ao contrrio, se vendeu muito e se vendero de novo milhares de exemplares, mas lograr, esta vez, ser compreendido?. Em suas pginas fao uma resenha completa de uma quantidade de sociedades iniciticas do passado. Falo dos Naasenos, dos Peratas, dos Pitagricos, dos Mistrios do Egito, da Grcia, Roma, Babilnia, Sria, Prsia, sito uma quantidade de autores como Basilides, Simo o Mago, Valentim, So Agostinho, Tertuliano, So Ambrsio, Irineu, Hiplito, Epifnio, Clemente de Alexandria, Orgenes, Marco, Cerdon, Empdocles, os Evangelhos Apcrifos e eu esperava que se me pedissem chaves de tudo isto. Nada disto eu logrei. No leram estas obras, ningum estudou a Gnosis. Celebraram a Missa Gnstica com a mesma rotina como o fazem nas demais igrejas. No Brasil publicaram uma revista, mas nenhum artigo que trate de Gnosis em sua parte oculta e por isso esta no merece o nome que leva. Assim hoje, que volta a sir este livro, eu suplico aos leitores, no leiam superficialmente, seno que repitam a leitura vrias vezes, que estudem a literatura mencionada e logo me peam prticas, s ento teremos os primeiros Gnsticos que at agora, pena me d confessa-lo, estou s e no mudar a situao, no voltarei a permitir que se publique outra edio. Assim, que os aficionados aos estudos hermticos sabem o que fazem. Desde que consigamos alguns que penetrem nos mistrios, me darei por satisfeito e estarei contente. Assim a frente...a frente.
No teve a resposta que esperava. Passaram vrios anos depois desta edio e no voltou a autorizar outra mais. Confessava estar s. Depois de sua partida definitiva para os Mundos Internos, seu filho Parsival pouco antes de afastar-se para a atividade profissional privada -, transferiu por escrito Mestra Ana Delia Gonzlez, os direitos de autor sobre os quais ele tinha propriedade. No foi seno em 1980 quando a legtima sucessora e herdeira, autorizou ao Editorial Kier S.A., de Buenos Aires para qie produzisse outra tiragem, sendo Francisco Tllez Das, Irmo Servidor Delphis da aula Lucis Thelema e Luz da Cidade de Valencia, Venezuela, quem realizou o prlogo para nova edio.

14

Em 1934 publicou simultaneamente duas obras: Plantas Sagradas e Del Incienso a la Osmoterapia, ambas sobre teraputica natural. Em Plantas Sagradas o Mestre resenha amplas explicaes sobre as propriedades curativas de numerosas espcies vegetais; no livro de Osmoterapia, se refere virtude sanadora de certas fragrncias e perfumes. A partir desta data, os azares da guerra e as perseguies de foi objeto por parte dos nazis, limitaram sua produo literria. O Mestre Huiracocha dedicou os ltimos anos de sua vida elaborao de seus Cursos Esotricos de Cabala, Taumaturgia e Magia Superior, alm de desenvolver uma indstria de produtos medicinais que contava com vrias linhas de tnicos e vitaminas para tratar distintos tipos de enfermidades. Todos os textos que se props a elaborar para seus discpulos, logrou elabora-los, exceto o de Magia superior, o qual seu filho Parsival completou, com notas e guias do Mestre. O nmero de obras de sua pluma alcanou exatamente 22. H nele uma valor significativo para o estudante cabalista. Si analisarmos o contedo e o ttulo de cada uma destas obras, em analogia com os 22 Arcanos Mayores da Cabala se encontrar uma correlo interessante, onde estar o presente o essencial. A Lista completa de ttulos : 1 Mi sistema (1896) 2 No Fornicars (1908?) 3 Humboldt (1910) 4 El Zodaco Azteca en comparacin con el de los Incas (1910) 5 Los Tatwas y sus aplicaciones en la vida diaria (1911) 6 La Ley de Karma (1912) 7 Conferencias Esotricas (1913) 8 Fr Freihert und Rect. (1916) 9 Alfredo (1917) 10 Hetha das Strasenmdchen (1917) 11 Der Rosencreuzer aus Mxico (1918)

15

12 Mxico mein Vaterland (1918) 13 Rosa Cruz, novela de ocultismo inicitico (1926) (click para descargar publicacin completa) 14 Tratado de Quirologa Mdica (1927) 15 El Tatwmetro o las vibraciones del ter (1927) (click para descargar publicacin completa) 16 El Secreto de la Suerte (1928) 17 Logos, Mantran, Magia (1930) (click para descargar publicacin completa) 18 Biorritmo (1930) (click para descargar publicacin completa) 19 Rosa Esotrica (1930) (click para descargar publicacin completa) 20 La Iglesia Gnstica (1931) (click para descargar publicacin completa) 21 Plantas Sagradas (1934) (click para descargar publicacin completa) 22 Del Incienso a la Osmoterapia (1934) (click para descargar publicacin completa)

REVISTA ROSA CRUZ Na Primavera de 1927, o Dr. Krumm Heller iniciou em Badalona a publicao da revista que tanto prestgio chegou a dar-lhe no mundo ocultista. No terceiro nmero do ano dois, (maio de 1928), o mestre manifesta satisfao, que esse meio resulta o mais idneo para a divulgao dos ensinamentos hermticos. Notei que com este, logro mais que com todas as minhas publicaes.

16

A revista fue combatida pelo clero espanhol. Em princpio houve um cerceamento por parte de alguns emissrios do Bispo Millares, de Barcelona, mas a inteno era que seus escritos se encaminharam a enaltecer, os valores seculares da Igreja. No aceitou a intromisso e como resultado sua revista foi excomungada. Em 1931, j havia alcanado a notvel tiragem de 5.000 exemplares por edio. Em cada edio o Mestre dava entrega por entrega, temas relacionados a Sade, Astrologia, Doctrina Rosa Cruz, Tatwas, Alquimia, Naturismo, vocalizao dos Mantrans, Igreja Gnstica, medicina espiritual, atualidade mundial, resenha de leituras e outros apaixonados temas sados de sua pluma. A revista foi uma autntica ponte de enlace entre o pensamento do Mestre e seus discpulos. Numerosas cartas e reportagens chegavam de todas as partes do mundo, forando-o a manter um ritmo intenso de atividade epistolar, que manteria at o final de seus dias. AS semente fora lanada em todos os campos do continente e ainda mais alm, j havia nascido novos brotos que comeavam a crescer e a dar seus frutos dos locais de reunio para a leitura e discusso dos temas da revista Rosa Cruz, surgiram novos discpulos e logo as lojas que deram continuidade a sua obra. Alguns dos lugares de reunio para tratar os temas do Mestre, eram as livrarias onde se distribua a revista. Entre os casos notveis esto: os esposos Bucheli em Santiago do Chile, editores do Anurio Astrolgico Bucheli; Israel Rojas Romero, su discpulo na Colmbia, que era proprietrio da Livraria Universo de Bogot. Na Venezuela, um lugar importante de reunio foi a Livraria de Prez Molina em Valncia. Na Revista de novembro de 1930, apareceu publicada uma parte do trabalho escrito por um dos leitores venezuelanos sobre a Igreja Gnstica, al qual o Mestre lhe anexa em epgrafe:

Recebi estudos muito formosos de alguns Irmos, impossvel de d-los todos, mas quero dar a palavra ao querido Irmo don Cayetano A. Mndez de Valncia(Venezuela), pois vejo que j meu labor como semeado. Recolhe seus frutos. Ao querido irmo Mndez vos as felicitaes dos Venerveis Mestres do S.S.S. sobretudo do Patriarca.
A publicao da revista se iniciou em Badalona, Espanha, mas logo, com a derrocada de Miguel Primo de Rivera e a instaurao do fascismo da mo de Francisco Franco, o Mestre teve que emigrar sub-repticiamente, para refugiar-se na Alemanha, ajudado por alguns discpulos que llhe proporcionaram uma pequena embarcao de cabotagem para sair da Catalunha, onde perigava sua vida.

17

Na Alemanha foi perseguido pela gestapo e foram confiscados seus bens, devido a sua forte oposio ao regime nazi. Don Luis Rafael Tllez, conserva todavia em Valencia, Venezuela, a orao que o Mestre lhes encomendou fazer em uma cadeia mental, para que Hitler no alcanasse seus propsitos de dominao mundial. A orao o Mestre enviou a seus discpulos para deter Hitler, no figura em nenhum de seus escritos, se tratava de algo delicado e perigoso, que eles atenderam com a devida solenidade e cumpriram com solene sigilo. No Livro "Logos, Mantram, Magia" o Mestre diz:

O pensamento bem determinado, bem concreto, pode ser como uma flecha que se dispara em tal ou qual sentido/.../. /.../ as palavras atuam no to s pelo significado que guardam como expresso do pensamento, seno porque comovem o astral com seu impulso vibratrio, deixando nele sua pegada benvola ou perversa.
O Mestre Huiracocha, Doutor Arnold Krumm Heler, foi um ocultista de porte mundial, sua passagem pelo plano fsico legou humanidade um programa de trabalho que encaminha o homem a sua plena realizao espiritual. Sua entrega e dedicao, seu programa de trabalho e seu guia nos mundos internos, se transformaram na luz que ilumina o caminho de todos os seus seguidores que s aspiram continuar o seu trabalho, que no mais do que acelerar conscientemente o desenvolvimento espiritual do ser.

18

Potrebbero piacerti anche