Sei sulla pagina 1di 7

J

Multiculturalismo e Diversidade Cultural

4. Ano
Escola D. Joo II |Santarm
Trabalho realizado por:

Ana Marta Rodrigues Joana Carrio


25.01.2011

" aquilo que fazemos do que temos, e no o que nos foi dado, que distingue uma pessoa de outra."
Nelson Mandela (Antigo Presidente da frica do Sul)

Introduo

A Humanidade um conceito global que inclui todos os seres humanos nas suas mltiplas expresses, em todos os tempos e lugares. portanto, o conjunto de uma diversidade de povos e culturas. As diferenas da humanidade (seres humanos) no se limitam desigual ocupao da superfcie da Terra pelo Homem nem aos diferentes comportamentos que os pases ricos e pobres tm face aos nascimentos e s mortes. A Humanidade formada por uma grande diversidade de povos e culturas. Se viajarmos por outros continentes encontramos formas de vestir diferentes, como, por exemplo, no povo rabe, nos povos africanos, na ndia, na China ou no Mxico. Por exemplo, As cerimnias do casamento so diferentes de povo para povo. A diversidade de culturas um facto incontestvel. Cada povo apresenta padres ou formas culturais prprios.

No mundo actual, a diversidade espacial da humanidade reflecte-se em vrios aspectos, tais como: - As raas e etnias; - Os modos de vida; - As manifestaes culturais; - As crenas religiosas; - Os costumes; - As lnguas;

Multiculturalismo e Diversidade Cultural

Multiculturalismo ou diversidade cultural acontece com pessoas de espaos culturais diferentes que so muitas vezes obrigadas a relacionar-se e a conviver entre si.

Devido imigrao possvel numa regio a assistncia de diversos ncleos culturais e ainda grupos sociais que por diversas razes se sentem marginalizados.

A diversidade cultural consiste em diferenas culturais que existem entre os seres humanos. H vrios tipos, tais como: a linguagem, danas, vesturio e outros costumes e tradies como a forma como as pessoas se organizao em sociedade. O termo diversidade diz respeito variedade e convivncia de ideias, caractersticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situao ou ambiente.

Cultura

A cultura adquire-se, no uma herana; ela provm do ambiente social de um indivduo e no dos genes hereditrios (da sua biologia). A cultura um conjunto onde se incluem os

conhecimentos, as crenas, a arte, o direito, a moral, os costumes e outras aptides que o Homem adquire como membro de uma sociedade Entende-se por cultura tudo aquilo que o Homem adquire ao longo do tempo, em contacto com o meio social e que transmite s geraes vindouras. Em cada sociedade tudo o que uma gerao recebe da anterior, tudo o que ela cria e tudo o que ela transmite para as seguintes cultura.

Povos diferentes manifestam comportamentos culturais desiguais em relao a uma mesma situao. As diferenas culturais manifestam-se de vrias maneiras. A linguagem, a religio e as artes so os indicadores que mais facilmente se reconhecem mas, para alm destes, existem outros aspectos que ajudam a estabelecer as diferenas culturais.

Factores de Identidade das Populaes

Qualquer cidado possui determinadas marcas que so sinais da sua identidade. Por exemplo, as impresses digitais so um dos elementos mais individuais de uma pessoa. Tambm as sociedades apresentam marcas prprias que as identificam e, simultaneamente, ajudam a distingui-las das restantes.

Entre os factores de identidade de uma populao destacam-se: - A raa/etnia; - Os costumes; - As tcnicas; - A lngua; - A religio; - O patrimnio

Diferenas entre as Populaes

Raa, religio, costumes, mas tambm a lngua, a tcnica e a arte so factores que contribuem para definir "fronteiras" entre populaes, algumas delas a ocuparem o mesmo pas. exemplo a situao do povo basco dentro do territrio espanhol, que preserva intacta uma lngua, cultura e at mesmo costumes, ao ponto de reclamar para si uma independncia territorial

A diversidade de povos, gentes, sociedades, a multiplicidade de maneiras de ser e fazer, a vasta gama de msicas e instrumentos, as formas de religies e pensamentos... so a diversidade de uma humanidade cuja maior riqueza assenta nessa mesma variedade.

Diversidade Religiosa

Mesmo quando, em certos momentos da Histria, alguns pases proibiram certas prticas religiosas - como foi o caso da antiga Unio Sovitica ou da China comunista, ou ainda da perseguio ao judasmo na Alemanha nazi -, a religio sobreviveu sempre na clandestinidade, muitas vezes pondo mesmo em perigo de vida os seus seguidores. Alguns estudiosos no se cobem de afirmar que "a Histria das religies se confunde com a Histria do prprio Homem".

Actualmente, existe uma grande diversidade de religies: - O cristianismo, o judasmo, o islamismo, o budismo e o hindusmo.

Dentro de cada ma delas aparecem vrios subgrupos religiosos que se distinguem pelos costumes e formas de abordar e celebrar Deus.

Povos e Culturas Diferentes mas Problemas Comuns

O mundo est cheio de confrontos entre pessoas, grupos e naes que pensam, sentem e actuam de maneira diferente. Ao mesmo tempo, estas pessoas, grupos e naes so confrontados com problemas idnticos cuja soluo exige uma cooperao entre todos. Os problemas de ordem ecolgica, econmica, militar e meteorolgica no terminam nas fronteiras nacionais ou regionais.

Se queremos encontrar solues viveis escala mundial importante compreender as diferenas na maneira de pensar, de reagir e de actuar dos vrios povos, de culturas to diferentes

http://www.prof2000.pt/users/maceira/saber_estudar/geografia/conteudos/culturas/identida de.htm www.wikipedia.pt

Potrebbero piacerti anche