Sei sulla pagina 1di 15

MONOGRAFIAS VERSUS RECURSOS CONTNUOS:

FIRMANDO PROCEDIMENTOS Alex da Silveira1; Angela Salles (1953-)2 ; Virginia Bravo Esteves3
Bibliotecrios, Fundao Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ

Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar diretrizes de procedimentos para o universo dos recursos contnuos revendo os conceitos de monografia, item em vrias partes, recurso integrado, publicao seriada, assim como as caractersticas dos recursos finitos e dos recursos contnuos, e da forma de publicao sucessiva ou integrada. Analisa como os recursos contnuos so definidos pelos rgos normalizadores e como eles so descritos no Formato MARC 21 Bibliogrfico. Descreve ainda a natureza dos recursos contnuos e como estes diferem de monografias, principalmente no que se refere sua catalogao. Apresenta tipos de publicaes que so normalmente tratadas como publicaes seriadas; publicaes que no so normalmente tratadas como publicaes seriadas, e o que fazer quando o tratamento adequado no claro. Orienta a tomada de deciso quando se faz necessrio priorizar o tratamento como monografia ou como publicao seriada. Aborda, tambm, tipos especiais de publicaes. Por tudo isto, este trabalho pretende tornar mais transparente o tratamento dado a cada tipo de publicao.

Palavras-chave: Recursos contnuos. Publicaes seriadas. Catalogao. Abstract


This paper aims to present guidelines of procedures for the universe of continuing resources reviewing the concepts of monograph, multipart item, integrating resource, serial, as well as the characteristics of finite resources and the continuing resources, and the form of successive or integrating publication. Analyzes as continuing resources are defined by standard setting bodies and as they are described in MARC 21 Format for Bibliographic Data. Further, the work describes the nature of different continuing resources and how they are different from monographs, especially with regard to their catalog. Displays types of publications that are usually treated as serials; publications that are not normally treated as serials, and what to do when the appropriate treatment is unclear. Provides guidance when it is necessary to prioritize the treatment as a monograph or as a serial publication. It also discusses special types of publications. For all these reasons this work aims to make more transparent the treatment given to each type of publication.

Keywords: Continuing resources. Serial publications. Cataloging.

1 Introduo
Em 1997 Graham e Hirons fazem a comunidade bibliotecria revisar seus termos e conceitos com o artigo Issues related to seriality. Nele os autores buscavam maneiras de expandir o universo bibliogrfico de publicaes seriadas e monografias para incluir recursos que no se enquadravam perfeitamente nestas categorias. As instituies normalizadoras empreenderam uma reviso de suas regras e a harmonizao de seus conceitos. Em 2002 lanada a segunda edio revisada do Cdigo de catalogao anglo-americano (AACR2R); a International Standard Bibliographic Description for Serials (ISBD(S)) substituda pela International Standard Bibliographic Description for Serials and Other Continuing Resources (ISBD(CR)), e o ISSN Manual do International Standard Serial Number tambm apresenta atualizaes. Mas as mudanas no pararam a. Segundo OLIVER: Um dos principais pontos fracos das AACR2 era a impossibilidade de estend-la para a descrio de novos tipos de publicaes. Havia deficincias lgicas fundamentais que impediam sua flexibilidade e extensibilidade. Tomando os modelos FRBR e FRAD como ponto de partida, a RDA introduz uma nova abordagem da descrio dos aspectos tcnicos e de contedo de um recurso. [...] A estrutura da RDA no se baseia nem moldada por um conjunto predefinido de tipos de contedo e de suporte. (OLIVER, 2011, p. 60) A RDA (Resource Description and Access) a nova norma de catalogao que, tendo o AACR2R como lastro, se baseia nos modelos conceituais dos Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e nos Functional Requirements for Authority Data (FRAD). Tem como foco as necessidades dos usurios na busca por informao e se prope a gui-los na escolha por tipo de contedo, mdia e suporte. Nas palavras de FUSCO: Esta nova norma estabelece um padro para a descrio e o acesso dos recursos informacionais, remodelado e/ou projetado para o meio digital, caracterizando-se por um conjunto compreensvel de normas e instrues que do conta de todos os tipos de contedos e mdias, permitindo ao usurio encontrar, identificar, selecionar e obter a informao desejada de forma mais eficiente. (FUSCO, 2011, p. 35) Por entendermos que os recursos informacionais se ampliaram significativamente, pretendemos, aqui, apresentar diretrizes de procedimentos para o universo dos recursos contnuos, revendo seus conceitos e apontando as diferenas da catalogao destes recursos. No apresentaremos, aqui, nada exatamente original; consideramos este trabalho uma primeira anlise do manual CONSER Cataloging Manual (CCM), que nos foi apresentado recentemente e que nos deu um rumo a trilhar. Pretendemos primeiramente difundi-lo neste estudo, discutindo-o com catalogadores de recursos contnuos posteriormente e, adequando-o RDA, consolidar as prticas para estes materiais. Iniciaremos apresentando os conceitos para os recursos informacionais objetos de estudo.
2

2 Definies
Apresentamos a transcrio das definies dos termos que sero aqui abordados, com a identificao das fontes. Folha solta de atualizao (Updating loose-leaf) Um recurso integrado que consiste de um ou mais volumes de base atualizados por pginas separadas que so inseridas, removidas e/ou substitudas. O AACR2R apresenta como sinnimo: Publicao em folhas soltas (Loose-leaf publication). (AACR2R, 2004) Item em vrias partes (Multipart item) Monografia completa, ou que se pretende completar, em um nmero finito de partes separadas. As partes separadas podem ou no ser numeradas. O AACR2R apresenta como sinnimo: Monografia em vrios volumes (Multivolume monograph). (AACR2R, 2004) Monografia (Monograph) Um recurso bibliogrfico que est completo em uma parte ou se tem a inteno de complet-lo em um nmero finito de partes. (AACR2R, 2004) Publicao seriada (Serial) Um recurso contnuo publicado em uma sucesso de partes separadas, trazendo usualmente numerao, e no tendo sua concluso predeterminada. So exemplos de publicaes seriadas: jornais, revistas, peridicos eletrnicos, diretrios contnuos, relatrios anuais e sries monogrficas. (AACR2R, 2004) Recurso contnuo (Continuing resource) Um recurso bibliogrfico publicado atravs do tempo, sem prazo predeterminado para sua concluso. Os recursos contnuos incluem as publicaes seriadas e recursos integrados em andamento. (AACR2R, 2004) Recurso integrado (Integrated resource) Um recurso bibliogrfico atualizado atravs de adies ou alteraes que no permanecem isoladas, sim integradas ao todo. Os recursos integrados podem ser finitos ou contnuos. So exemplos de recursos integrados as folhas soltas de atualizao e as pginas de atualizao da Web. (AACR2R, 2004) Srie (Series) 1. Grupo de itens separados, relacionados entre si pelo fato de cada item trazer, alm de seu prprio ttulo principal, um ttulo coletivo que se aplica ao grupo como um todo. Os itens individuais podem ser ou no numerados. 2. Cada grupo de dois ou mais volumes de ensaios, conferncias, artigos ou outros escritos, de carter semelhante e editados em sequncia (p.ex., Among my books, second series, de Lowell). 3. Sequncia de volumes dentro de uma srie ou de uma publicao seriada, apresentando numerao separada (p.ex., Notes and queries, ser. 1, ser. 2, etc.). O AACR2R apresenta como sinnimo: Srie monogrfica (Monographic series). (AACR2R, 2004) Serialidade (Seriality) Uma dimenso de recursos no completados numa nica edio; refere-se ao fato de que eles so publicados ao longo do tempo e, por isto, podem apresentar alterao. (CCM) Iremos agora tentar entender melhor estes termos analisando os conceitos.

3 Conceitos
Os estudos sobre serialidade, desenvolvidos por Graham e Hirons, expandiram o universo bibliogrfico at ento limitado a monografia e publicao seriada, e incluiu uma nova categoria, a do recurso integrado. As mudanas fundamentais so apontadas no CONSER Cataloging Manual (CCM): .Muitos recursos eletrnicos e alguns impressos, que antes eram catalogados como monografias, esto agora agrupados sob uma categoria chamada recursos integrados. Estes incluem folhas soltas, sites e bases de dados que se destinam a serem atualizados. .Pelo fato de os recursos integrados exibem um elevado grau de serialidade, eles esto intimamente relacionados com publicaes seriadas. . E como publicaes seriadas e recursos integrados tm tanto em comum, ambos so considerados recursos contnuos. O CCM destaca ainda: .A principal diferena entre monografias e recursos contnuos o fato de as monografias serem finitas (i.e., no pretendem continuar). .A principal diferena entre um recurso integrado e uma publicao seriada a forma como so publicados. Apoiados no CCM, iremos desvendar o que caracteriza cada tipo de recurso. 3.1 Finito versus contnuo Um recurso finito quando est completo com uma nica edio, ou ser concludo com um determinado nmero de peas. Inclui livros em peas nicas, gravaes sonoras, relatrios, filmes e muitas outras formas de material. Tambm inclui itens em vrias partes se publicados todos de uma vez ou durante um perodo. Um recurso contnuo quando nenhuma concluso predeterminada. O editor pretende que o recurso seja publicado indefinidamente, ou no h evidncia no recurso de que ele no ir continuar. Um recurso pode ser finito ou contnuo independentemente do seu modo de publicao. 3.2 Forma de publicao sucessiva ou integrada Um recurso que no est completo com uma nica edio pode ser atualizado, continuado ou completado de vrias formas. Um recurso publicado sucessivamente quando o contedo recebe adies ou atualizaes por meio de peas distintas. Como exemplos temos os diretrios impressos e livros em vrias

partes. Um relatrio de uma determinada empresa, publicado e atualizado anualmente, uma publicao seriada. Uma enciclopdia publicada em volumes um item em vrias partes. Recursos integrados so atualizados ao longo do tempo; as atualizaes, no entanto, envolvem todo o trabalho e no permanecem independentes. Atualizaes de sites, assim como folhas soltas de atualizao que devem ser intercaladas em um volume base (ainda que elas tenham capa, numerao e data), no mais se mantm distintas. O manual do ISSN apresenta o seguinte esquema:

Recursos bibliogrficos Finitos


Completos
.Monografias

Contnuos

Incompletos Publicaes sucessivas


.itens em vrias partes .monografias com suplementos

Publicaes integradas
.textos eletrnicos atualizados .algumas folhas soltas .algumas bases de dados .alguns sites

Publicaes sucessivas
.publicaes seriadas (incluem sries monogrficas e jornais eletrnicos)

Publicaes integradas
.folhas soltas de atualizao .bases de dados correntes .sites correntes

Esquema 1 Recursos bibliogrficos


Fonte: ISSN IC, 2009 (Traduo nossa)

O CCM alerta para a existncia de muitos outros recursos nos quais a forma de publicao no to clara, e apresenta orientaes para guiar os catalogadores. Mas, antes, vamos ver as caractersticas dos recursos contnuos que os diferenciam das monografias.

4 Como recursos contnuos diferem de monografias


Recursos contnuos, em especial as publicaes seriadas e alguns recursos integrados, possuem caractersticas muito particulares. 4.1 Publicaes seriadas Pessoas associadas com publicaes seriadas raramente so autores em geral so editores ou compiladores, ligados a uma ou mais instituies. Publicaes seriadas nem sempre apresentam pgina de rosto, sendo o ttulo apresentado na capa ou no incio do texto, assim como em outros locais e de formas diferentes. Possuem designaes numricas e/ou cronolgicas que distinguem cada edio.
5

Por serem publicadas de forma contnua, publicaes seriadas podem apresentar, ao longo de sua existncia, muitas mudanas. Estas mudanas podem ocorrer no ttulo, na instituio responsvel, na periodicidade, na forma da designao, no formato, entre outras. Podem ter suplementos, ndices, reimpresses, nmeros especiais. Podem estar relacionadas com outras publicaes seriadas, sejam ttulos anteriores ou posteriores, sees, edies em outros idiomas, etc. Tambm podem estar relacionadas com monografias, tais como edies facsimilares com comentrios. Apresentamos um esquema para visualizao de algumas destas caractersticas:

Continuao

B
Fuso (B + C)

Subdiviso (E e F)

C E1 E 1 F
Suplemento 1 Suplemento 2 ndices Reimpresses/fac-smiles Nmeros especiais Disponveis em vrios suportes/verses (no todo, em parte, idiomas) Subdiviso (E 1 e E 2) Absoro

E2

Esquema 2 Publicaes seriadas

4.2 Recursos integrados Recursos integrados, enquanto publicao em folhas soltas, no diferem de monografias; enquanto banco de dados corrente ou web site corrente, possuem diferenas significativas, as quais veremos mais para a frente.

5 Como recursos contnuos diferem de monografias quanto catalogao


Apresentamos as principais caractersticas da catalogao de recursos contnuos. 5.1 Publicaes seriadas a. Descrio baseada no primeiro ou mais antigo nmero A descrio se baseia no primeiro ou no mais antigo nmero disponvel. Quando no se refere ao primeiro nmero, deve-se indicar o nmero no qual a descrio se baseia, quer na rea da descrio fsica (campo 362) ou em uma nota (campo 588). Mudanas ocorridas em nmeros posteriores, que no requerem um novo registro, so dadas em notas. Catalogaes de
6

publicaes seriadas a partir de outros nmeros que no o primeiro, no entanto, podem ser modificadas quando o primeiro nmero estiver disponvel. Quando a publicao encerrada, esta informao indicada no registro (campos 362 e 260). b. Catalogao deve representar a totalidade da publicao Por vezes a publicao apresenta informao especfica para um determinado nmero que, por no representar o peridico no todo, deve ser omitida. Datas ou nmeros inseridos no ttulo da publicao, ttulos especficos (ou temas) para um determinado nmero que no representam a publicao no todo, devem ser descartados do ttulo e, se conveniente, apresentados em notas. c. Catalogao de entrada anterior ou posterior Um novo registro criado cada vez que o ttulo muda (AACR2 21.2C1), assim como em outras situaes. Alm de suas informaes pertinentes, o registro de um ttulo possui as entradas anteriores e/ou posteriores apresentadas em campos de entradas relacionadas (campos 580 e/ou 780 e 785). Quando a publicao encerrada, esta informao indicada no registro (campos 362 e 260). d. Ttulos uniformes Quando duas ou mais publicaes seriadas diferentes tm o mesmo ttulo, um ttulo uniforme atribudo, consistindo do ttulo principal e um qualificador (LCRI 25.5B). e. Campos de entradas relacionadas Por vezes temos que montar a rvore genealgica de publicaes seriadas para catalog-las, pois elas podem ter pais (ttulos anteriores), filhos (ttulos posteriores), irmos (outras edies, subdivises etc.), primos (obras relacionadas) e suplementos que surgem e desaparecem (campos 580 e/ou 78X-78X). Atravs de campos de entradas relacionadas, podemos guiar o usurio na histria da publicao e na sua pesquisa. f. Mudanas Alteraes so muito frequentes em publicaes seriadas umas podem ser indicadas em notas, outras nem mencionadas, mas algumas podem requerer a criao de um novo registro. No tratraremos das mudanas neste trabalho. 5.2 Recursos integrados Recursos integrados so descritos a partir da mais recente iterao e informaes anteriores, se disponveis, apresentadas em notas.

6. Quando priorizar o tratamento como monografia ou como publicao seriada


O CCM fornece diretrizes para minimizar as dvidas do catalogador quanto ao tipo de publicao, mas caso no esteja claro se a publicao em questo uma monografia ou uma publicao seriada, orienta a decidirmos por aspectos de economia e de acesso. 6.1 Economia Se catalogada como publicao seriada e realmente se tratar deste tipo de publicao, o registro j est de acordo. Se nada mais for recebido, caracterizando a publicao como uma
7

monografia, o CCM recomenda que pensemos nela como uma publicao seriada encerrada e no faamos nenhuma alterao no registro. Se catalogada como monografia e novos nmeros forem recebidos, o registro de monografia tem que ser cancelado e a publicao recatalogada como uma publicao seriada. Aqui discordamos da orientao do CCM quanto a catalogar como publicao seriada quando h dvida se se trata realmente de seriada ou monogrfica. Preferimos catalog-la como monografia e, se novos nmeros surgirem, recatalog-la como publicao seriada. Como justificativa poderamos dizer que o sistema de cobrana/recebimento de nmeros no trabalharia em vo. Por outro lado o tratamento como monografia prefervel quando cada nmero possui um ttulo diferente, decorrente de mudanas constantes no ttulo, evitando-se a criao de entradas relacionadas e sistema de cobrana/recebimento de nmeros. Quanto a isto, tambm discordamos catalogadores de publicaes seriadas esto acostumados a estas mudanas. 6.2 Acesso A catalogao de publicao seriada trata o ttulo como um todo, no catalogando nenhum nmero isoladamente. A catalogao para sries monogrficas, que possuem ttulos distintos, autores e assuntos diversos, se pretender dar ao usurio acesso a estes, deve tratar individualmente cada nmero da srie monogrfica como monografia. Esta parece ser a atual poltica da Biblioteca Nacional brasileira. Agora iremos nos aprofundar sobre a definio de uma publicao seriada.

7 O que uma publicao seriada


Apresentaremos informaes que possibilitem aos catalogadores identificar se uma publicao ou no seriada. 7.1 Publicao editada em partes sucessivas Uma publicao seriada consiste de partes ou nmeros distintos, independentes, completos e intactos. Alguns nmeros podem ser divididos em partes e/ou reunir-se formando um volume. Podem tambm ser cumulativos e substiturem nmeros anteriores. 7.2 Publicao possui designao numrica e/ou cronolgica A publicao possui um nmero ou data que identifica cada edio e a distingue de outra. 7.3 Publicada indefinidamente O editor pretende manter a publicao indefinidamente. O CCM acrescenta que uma publicao que encerrou aps um ou dois nmeros ainda uma publicao seriada.

8 Publicaes que so normalmente tratadas como publicaes seriadas


Ao apresentar tipos comuns de publicaes seriadas, o CCM alerta para o fato de que no devemos esquecer da definio do que uma publicao seriada, pois a terminologia por si s no determinante. 8.1 Peridicos So publicaes que contm artigos, histrias ou outros escritos de vrios autores. Apresentam uma capa seguida por pginas do editorial e de contedo, normalmente sem pgina de rosto. As revistas so um exemplo de peridico que pretende atingir o pblico em geral. 8.2 Relatrios anuais e recorrentes relatrios de atividades Relatrios costumam ser publicados por instituies de forma regular. Em geral possuem pgina de rosto e cada nmero identificado pela data. 8.3 Diretrios, anurios e outras obras de referncia similares So consideradas publicaes seriadas desde que atualizadas regularmente. 8.4 Boletins informativos Publicados por instituies ou pessoas com o objetivo de divulgar notcias sobre determinados assuntos e atividades recentes. 8.5 Publicaes de dados estatsticos Quando constam de dados coletados e publicados regularmente. 8.6 Jornais So publicaes que contm notcias sobre acontecimentos atuais de interesse especial ou geral. Normalmente apresentam-se com uma periodicidade no mnimo semanal. Possuem expediente e no capa. O CCM diz que os jornais so catalogados de forma diferente das outras publicaes seriadas. No os catalogamos diferentemente na Biblioteca Nacional brasileira. Publicaes em formato de jornal que cobrem um assunto especfico no so consideradas jornais. 8.7 Publicaes jurdicas e oficiais Incluem-se nesta categoria os relatrios judiciais e dirios oficiais. Peridicos jurdicos sero abordados posteriormente.

9 Publicaes que no so normalmente tratadas como publicaes seriadas


9.1 Publicaes que no apresentam uma designao Publicaes que no apresentam uma designao numrica e/ou cronolgica no so consideradas publicaes seriadas. Exceo feita quando a inteno do editor publicar indefinidamente, embora no tenha sido atribuda uma designao no primeiro nmero.

9.2 Publicaes revisadas de forma irregular ou no frequentes As edies revisadas so lanadas esporadicamente. O CCM apresenta o AACR2R como exemplo. 9.3 Monografias em vrios volumes Tm um nmero previsto de partes. Trata-se, portanto, de publicao finita. 9.4 Publicaes de durao limitada Estas publicaes podem at ter uma designao e serem publicadas em partes sucessivas, mas geralmente no so consideradas publicaes seriadas. O CCM apresenta como exemplos relatrios de projetos com prazo limitado, relatrios de comisses que tambm tm durao estabelecida, boletins informativos ou documentos de trabalho de um nico evento. Aqui o CCM alerta: ao tomar decises sobre tais publicaes, um pouco de bom senso necessrio. Embora tais publicaes tecnicamente no sejam publicaes seriadas, pode ser mais prtico trat-las como tal nos casos em que evidente que muitos nmeros sero publicados durante um longo perodo de tempo. Uma outra possibilidade trat-las como monografias com nmero de volumes em aberto. Sobre este tipo de publicao em especial, desejamos ver qual o tratamento dado na RDA, pois acreditamos que o usurio poder influenciar nesta escolha. Um exemplo a publicao Isto 2016. Esta publicao, suplemento da revista Isto , foi lanada para fazer a cobertura dos Jogos Olmpicos do Rio de Janeiro em 2016. Sero 38 nmeros, com periodicidade inicialmente trimestral, passando para bimestral e finalizando como mensal. Sua designao numrica reflete o objetivo da Editora Trs numa contagem regressiva para o evento: o primeiro nmero apresenta Ano 1, edio 38, junho/2010. Ns no acreditamos que os usurios busquem esta publicao como uma monografia e sim como um peridico. 9.5 Suplementos para monografias Suplementos publicados entre edies revisadas de uma monografia so tratados como monografias, no como publicaes seriadas (p.ex., monografia com atualizaes trimestrais entre cada edio). Se, no entanto, uma publicao comea como uma monografia e posteriormente emitida como publicao seriada, a publicao catalogada como uma publicao seriada (p.ex.: o primeiro nmero cobre os anos 1937-1956, e volumes anuais so lanados a cada ano subsequente).

10 Quando o tratamento adequado no claro


O CCM nos guia para a soluo do impasse que ocorre muitas vezes em nossas bibliotecas quando o padro de publicao desconhecido ou incerto. 10.1 Pesquise em bases de dados (monogrficas e de seriados) Se o ttulo for encontrado numa base de dados confivel e tiver sido considerado uma publicao seriada, trate-o como tal. Se um registrode publicao seriada for encontrado para o que parece ser um ttulo anterior ou posterior, trate-o como tal. Se um registro de monografia for encontrado para o mesmo nmero e no existe indicao de outros nmeros, trate-o como monografia.
10

Se registros de monografias forem encontrados para vrios nmeros, considere tratar como publicao seriada se os registros indicarem um padro de publicao (p.ex., anual). 10.2 Examine mais a pea Verifique se existem informaes para assinatura. Procure informaes no site da editora ou empresa. Examine a introduo, prefcio, ou carta de envio. Frases como "Este o nosso primeiro relatrio ..." ou "Nos prximos nmeros ..." so uma boa indicao da continuidade da publicao. Se a publicao de um rgo do governo, investigue se a publicao do relatrio obrigatria por lei ou regulamento. 10.3 Considere o contedo e a natureza da publicao A publicao contm o tipo de informao suscetvel de ser publicada de uma forma contnua. Estatsticas, diretrios, relatrios de atividades ou de pesquisa so tipos de informaes que podem ser publicadas regularmente. Se o tema parece ser finito, com uma durao limitada, ou muito especfica, o melhor tratar como monografia. 10.4 Quando ainda restam dvidas O CCM endossa a recomendao LCRI 12.0A, que trata como uma publicao seriada. Mantemos nossa posio apresentada em 6. Quando priorizar o tratamento como monografia ou como publicao seriada, onde discordamos de ambos e preferimos o tratamento como monografia.

11 Tipos especiais de publicaes


Publicaes de eventos, sries e publicaes em folhas soltas so objeto de consideraes especiais. O CCM alerta que a prtica de cada instituio pode ser diferente da aqui apresentada e indica as LCRI para vermos as orientaes da Library of Congress. 11.1 Publicaes de eventos Seguindo as orientaes da LCRI, apresentamos: .Publicaes de eventos que tm mais probabilidade de serem catalogadas como publicaes seriadas so as reunies de sociedades etc., porque os elementos descritivos tendem a permanecer os mesmos em cada edio. Essas publicaes tm tambm menos probabilidade de conter ttulos temticos. .Publicaes de eventos que tm mais probabilidade de serem catalogadas como monografias so eventos sobre um tema, porque os elementos descritivos so mais suscetveis de variao. Essas publicaes, muitas vezes, tm ttulos temticos. .Quando a primeira edio de uma publicao de eventos recebida na LC, mais provvel ser tratada como monografia. 11.2 Sries Sries numeradas so publicaes seriadas; sries no numeradas no so publicaes seriadas porque lhes falta uma designao. Quando se define uma srie numerada como publicao seriada, significa que a srie a prpria srie pode ser catalogada como publicao seriada. A deciso de catalogar no nvel de srie ou de catalogar cada ttulo da srie separadamente uma questo de poltica institucional. Na Biblioteca Nacional brasileira, tratamos cada ttulo da srie como monografia, com o objetivo de dar tratamento e acesso individualizado.
11

11.3 Peridicos publicados com ttulos distintos feita uma diferenciao entre as publicaes em srie e peridicos publicados com ttulos distintos. As diferenas so: .Peridicos costumam ter volume e nmeros; sries so mais propensas a ter apenas nmeros. .Peridicos tm uma periodicidade regular; sries so geralmente publicadas irregularmente. .Peridicos podem ser adquiridos por assinatura; sries tambm podem, mas no comum. Quando a obra para ser tratada como peridico, uma nota, como "Cada nmero possui ttulo prprio (ttulo distinto)" ou "Alguns nmeros possuem ttulo prprio (ttulo distinto)", acrescentada no campo 500. Entradas adicionais para os ttulos individuais no so dadas. Acreditamos que, com este procedimento diverso do indicado no MARC (campo 246, indicador 2=2) , deixamos de dar tratamento e acesso, mas isto ser objeto de estudo futuro. 11.4 Publicaes em folhas soltas A maioria das publicaes em folhas soltas no catalogada como publicao seriada, mesmo que as atualizaes possam ser publicadas de forma regular e tenham uma designao numrica ou cronolgica, porque as atualizaes no permanecem intactas, mas so intercaladas no volume base. Esta poltica se aplica tambm s publicaes em folhas soltas com atualizaes que permanecem intactas, como boletins de desenvolvimentos recentes sobre um tema. O resultado um volume que continuamente atualizado, em oposio a uma sucesso de volumes originais. A maioria das folhas soltas, portanto, no cumpre o primeiro critrio para uma publicao seriada, isto , que seja publicada em partes sucessivas. Algumas publicaes em formato de folhas soltas, no entanto, podem ser tratadas como publicaes seriadas. A determinao baseia-se no padro de publicao do volume base, no no padro de publicao das atualizaes. Se o volume base revisto e substitudo de forma irregular, ela tratada como monografia. Se o volume base publicado de forma regular, tal como um volume anual com uma atualizao semestral, a publicao pode ser tratada como publicao seriada.

12 Banco de dados corrente e web site corrente


Estes so tipos de recursos integrados atualizados ao longo do tempo. As atualizaes envolvem todo o trabalho e so inseridas na publicao; a nova verso substituindo a anterior. A catalogao baseada na ltima verso. Como PARENT destaca: [...] para os recursos integrados, os conceitos de primeiro e nmero no se aplicam, pois mesmo a fonte (o original) que contm o ttulo poderia desaparecer ou ser substituda a cada atualizao. [...] a nica abordagem pragmtica para os recursos integrados seria basear a descrio na ltima verso. (PARENT, 2003, p. 8)

13 Quando mudar o tratamento de monografia para publicao seriada e viceversa


No raro uma publicao monogrfica se transformar em publicao seriada; j uma publicao seriada se transformar em monografia, sim. Como exemplo apresentamos a
12

publicao Filosofia e histria da biologia, editada pela ABFHiB, que, a partir do terceiro volume, passa de monografia a peridico por deciso da editora. 13.1 Monografia para publicao seriada Algumas situaes para as quais a mudana de tratamento indicada: .Quando uma designao no apresentada no nmero um, somente em nmeros posteriores. .Quando h evidncia clara de que a publicao est sendo publicada regularmente. .Quando a publicao muda de ttulo e um ttulo anterior ou posterior foi tratado como publicao seriada. 13.2 Publicao seriada para monografia Publicaes seriadas no costumam ser recatalogadas como monografias. Isto pode ocorrer quando o ttulo da publicao muda a cada edio, e no se caracteriza como publicao seriada.

14 Recursos contnuos no MARC 21


No MARC 21 Format for Bibliographic Data, a nova categoria recursos integrados foi definida no campo Lder/Nvel bibliogrfico (Lder/07) com o cdigo i. O campo 008 para recursos contnuos (anteriormente "publicaes seriadas") agora usado para publicaes seriadas e para recursos integrados, e vem recebendo novas denominaes e cdigos para acomodar os novos conceitos e materiais (posies j modificadas: 008/18, 008/21, 008/22, 008/23 e 008/34).

15 Consideraes finais
Apoiados no AACR2R, nas LCRI e, principalmente, no CCM, apresentamos este universo dos recursos contnuos. Focamos nas diferenas que publicaes seriadas apresentam em relao a monografias, pois este parece ser o n dos catalogadores. Quando nos deparamos com o CCM e com as LCRI, vislumbramos a possibilidade de acelerar o processamento deste tipo de material ao ter instrues precisas para definir o tratamento adequado. H muito ainda a descortinar, mas j temos o ponto de partida para a elaborao de um manual para catalogadores de recursos contnuos brasileiros. Convocamos os catalogadores de recursos contnuos a se juntarem a ns nesta tarefa.

Referncias
CARELLI, Ana Esmeralda; GIANNASI-KAIMEN, Maria Jlia. Os peridicos cientficos no compartilhamento da informao e do conhecimento: aspectos extrnsecos dos peridicos eletrnicos QUALIS A da rea de Cincia da Informao. Encontros bibli, Florianpolis, v. 14, n.27, 2009. Disponvel em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/31598_4085.PDF>. Capturado em: jul. 2012

13

CDIGO de catalogao anglo-americano. 2. ed., rev. 2002. So Paulo: FEBAB; Imprensa Oficial do Estado, 2004. CONSER Cataloging Manual. Disponvel em:<http://www.itsmarc.com/crs/crs.htm>. Acesso em: abr. 2012. FUSCO, E. Aplicao dos FRBR na modelagem de catlogos bibliogrficos digitais. So Paulo: Cultura Acadmica, 2011. IFLA Study Group on the Functional Requirements for Bibliographic Records. Functional Requirements for Bibliographic Records: final report. Mnchen : Saur, 1998. (UBCIM publications ; N.S., Vol. 19). Disponvel em: <http://www.ifla.org/files/cataloguing/frbr/frbr.pdf>. Capturado em: abr. 2012. ISSN International Center. ISSN manual. Cataloguing part. Paris: ISSN IC, 2009. Disponvel em: <http://www.issn.org/files/issn/Documentation/Manuels/ISSNMANUAL_JAN09.pdf>. Capturado em: abr. 2012 LIBRARY OF CONGRESS. Network Development and MARC Standards Office. MARC 21 Format for Bibliographic Data. 1999 ed., Update no.1 (October 2001) through Update no. 14 (April 2012). Full version. Disponvel em:<http://www.loc.gov/marc/>. Acesso em: jul. 2012. ____. Cataloging Policy and Support Office. Library of Congress Rule Interpretations for AACR2. Rev. 2002. Disponvel em: <http://www.itsmarc.com/crs/crs.htm>. Acesso em: abr. 2012. MARC 21 para recursos contnuos. Traduo e adaptao de MARC 21 Format for Bibliographic Data e MARC 21 Format for Holdings Data, da Network Development and MARC Standards Office, da Library of Congress, USA, por Angela Salles. - Rio de Janeiro, 2010. 2 v. V.1 atualizado at out. 2010. Disponvel em: <http://eprints.rclis.org>. MARQUES, Mariana Ribeiro. Anglo american catalogue rules 2 (AACR2): atualizaes do cdigo em 2005. Trabalho de concluso de curso apresentado Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial obteno do grau de Bacharel em Biblioteconomia. Orientador: Prof. BS Maria Tereza Reis Mendes. Rio de Janeiro, 2005. MENEZES, Estera Muszkat; COUZINET, Viviane. O interesse das revistas brasileiras e francesas de biblioteconomia e cincias da informao pela revista eletrnica no perodo de 1990-1999. Cincia da informao, Braslia, v. 28, n. 3, p. 278-285, set./dez. 1999. MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogao no plural. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2009. OLIVEIRA, Anabela Nunes; FERREIRA, Maria Fernanda Casaca. A Rede ISSN face s publicaes electrnicas: a harmonizao com as ISBD(CR). In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8, 2004, Estoril. Anais.
14

Disponvel em: <http://www.apbad.pt/Edicoes/EdicoesCongresso8.htm>. Acesso em: abr. 2012. OLIVER, C. Introduo RDA: um guia bsico. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2011. PARENT, Ingrid. From ISBD(S) to ISBD(CR): a voyage of discovery and alignment. The Serials Librarian, New York, vol. 43, n. 4, 2003. Disponvel em: <http://www.nl.go.kr/icc/paper/19.pdf>. Capturado em: abr. 2012. ____. Das ISBD(S) ISBD(CR): uma viagem de descoberta e alinhamento. Trad. por Lidia Alvarenga e Renato Rocha Souza. 2003. Disponvel em: <http://www.imeicc5.com/download/portuguese/BackGrPap8_IngridParent_Port.pdf>. Capturado em: abr. 2012 PEDRAZA GRACIA, M.J. Catalogacin de publicaciones seriadas. In: CATALOGACIN de documentos: teora y prctica. 2. ed. rev. Madrid: Editorial Sntesis, 2001. P. 270-273. RDA Toolkit. Chicago: American Library Association; Ottawa: Canadian Library Association; London: Chartered Institute of Library and Information Professionals, 2010-. Disponvel em: <http://access.rdatoolkit.org>. Acesso em: jul./ago. 2010. REVISING AACR2 to accommodate seriality: report to the Joint Steering Committee on the Revision of AACR. Prepared by Jean Hirons, with the assistance of Regina Reynolds and Judy Kuhagen and the CONSER AACR Review Task Force. April 1999. Disponvel em: <http://www.rda-jsc.org/docs/ser-rep.pdf>. Capturado em: abr. 2012. RIBEIRO, Antnia M. de C. Memria. Catalogao de recursos bibliogrficos: AACR2R em MARC 21. 3a. ed., e ampl. Braslia, 2006. ----------------------Alex da Silveira, graduado em Biblioteconomia pela UNIRIO (2003), com especializao em Sistemas de Informao e Qualidade Total pela UNISUAM (2007). alexdasilveira@gmail.com Angela Salles (1953-), graduada em Biblioteconomia e Documentao pela USU (1975), com especializao em Indexao da Informao pela USU (1983) e em Organizao do Conhecimento para Recuperao da Informao pela UNIRIO (2010). asalles00@gmail.com
3 2 1

Virginia Bravo Esteves, virginiabravo@bn.br

graduada

em Biblioteconomia

Documentao

pela

UNIRIO

(1979).

15

Potrebbero piacerti anche