Sei sulla pagina 1di 4

Fernando Pessoa A Arte Potica (II) A poesia no est no texto escrito e/ou impresso.

Est na ntima comunicao do vivido e sentido pelo poeta com o leitor, quando este reconhece as significaes que lhe foram enviadas por aquele, no jogo que entre si fazem. Ambos, poeta e leitor, devem ser criadores. A fora mgica do poema se desprende do texto ao despertar no leitor a ressonncia do escrito e o leva para uma viagem de encantamento, onde se fundem memria e imaginao. Assim, chamamos para c o leitor que sabe dessa encantao e se dispe a entrar no jogo potico, no ritual de brincar, de re-criar com palavras o seu prprio enleio, diferente do escrito. Desta forma podemos passear na anlise do poemaAutopsicografia e nele examinar os processos morfossintticos, fnicos e semnticos utilizados por Fernando Pessoa, em uma abordagem de seu estilo e linguagem. O encadeamento deste poema decorre da conjuno coordenativa e (sndeto), presente nas trs estrofes, dividindo-o em trs partes lgicas. O tempo presente dos verbos (com exceo de teve pretrito perfeito) foi usado para indicar a temporalidade da experincia das dores do poeta em relao ao momento presente do leitor (dor lida) e para demonstrar que a proposio apodctica do primeiro verso de natureza teortica, o que se depreende do prprio ttulo do poema: Autopsicografia (auto, do grego autos = de si mesmo, por si mesmo[1], usado como elemento de composio; psico, do grego psych = mente (intelecto), alma (sopro); grafia, do grego graphein = escrever, descrever), nada tem de espiritismo, como parece supor Massaud Moiss.[2] , como observa J. Saraiva, um enunciado cientfico, como a lei de Newton, ou qualquer outro, para significar que a inteligncia, como um ser autnomo, que explica o processo da criao potica[3], significando o estudo que o poeta faz do fenmeno psicolgico que nele se passa no ato da criao artstica.[4]

O infinitivo entreter passa a ser uma expresso verbal: a entreter. O ldico, o jogo, o entretenimento, no pode esvair-se de pronto: deve persistir, per-durar, tanto no processo de criao quanto na fruio prazerosa do leitor. Pessoa, no seu labor de teorizar o potico, insiste no papel do fingimento da criao potica, para ele de suma importncia. Frisa-o pelas formas verbais finge, fingir e pelo substantivo fingidor. Se recorrermos etimologia do verbo fingir veremos que ele no significa s enganar, ludibriar, mas, tambm, moldar, conceber, compor. Sabendo-se que Finjo, -is, - ere, consagrado na Ars Potica de Horcio , tambm, criar, modelar, como insiste Jorge de Sena[5], pode-se inferir que o processo potico de Fernando Pessoa provm de o fingimento condicionar toda a essncia da arte potica, como observou Teresa Schiappa de Azevedo[6], opinio esposada, entre outros, por Dionsio Vila Maior[7]. O poeta, portanto, um artista-artfice: cria o poema e depura-o, modela-o, burila-o, retirando dele toda ganga impura. Pessoa ressalta o verbo sentir sempre relacionado dor (facilmente associada sensao), tomada, por ele, para explicar a sua teoria. Repete dor seis vezes, ora expressamente, ora atravs de pronomes (que, a que) ou determinante (as duas). Utiliza os advrbios como intensificadores: Finge to completamente; deverassente; sentem bem, para mostrar o sofrimento vivido do poeta, no vigor pleno da sensao, para que a transmisso do seu sofrer penetre fundo na alma do leitor-receptor da mensagem, induzindo-o a evocar a prpria dor e a sofr-la agudamente ao revolver o seu passado, transladando-a para o presente: momento da leitura. J se viu como Fernando Pessoa utilizou as metforas: calhas de roda (9 verso) e comboio de corda (11 verso). H algo de criana nesta ltima. O leitor deve conservar a alma infantil, ainda no contaminada, pura, fresca e lmpida, para sentir bem, isto , para bem sentir o que as suas sensaes captam do mundo.

Fernando Pessoa adotou a redondilha maior[8] (nome dado ao heptasslabo, isto , aos versos de sete slabas)

e quadras ou quartetos[9] (estrofes de quatro versos), de matiz nitidamente popular. Apesar desses recursos serem mnimos para a exposio de uma teoria, observa-se que resultaram em fcil adequao de seu propsito, de elevado nvel intelectual, pelo transporte

ou enjambement(cavalgamento[10]) da maioria dos versos, em todas as estrofes, para que a exposio de seu raciocnio no sofresse mutilao. Um exemplo: E assim nas calhas de roda / Gira, a entreter a razo (o verso 9 prossegue no 10). No aspecto fnico, Pessoa adotou a rima cruzada. Notar os dois pares rimticos fingidor / dor (primeira estrofe) e razo / corao (ltima estrofe), em que poder ver-se uma certa inteno expressiva, se relacionarmos razo com fingidor e corao com dor: ficariam assim em lugar de destaque, bem marcados, os dois plos da criao potica as sensaes (corao) e o fingimento (razo)[11].

Prossegue...

[1] Cunha, Antnio Geraldo da, Dicionrio Etimolgico Nova Fronteira da Lngua Portuguesa, 2 ed. 9 impresso, dezembro de 1997, p. 89, vbt.

[2] Parece-nos improvvel a interpretao de autopsicografia apresentada por Massaud Moiss, in Fernando Pessoa: o espelho e a esfinge, 2 ed., Cultrix, pp 52 e seguintes.

[3] Saraiva, Antnio Jos, Ser ou No Ser Arte, Mem Martins, Europa-Amrica, 1974

[4] Borregana, Antnio Afonso, Fernando Pessoa e Heternimos, Texto Editora, Lisboa, 6 ed., 2000, p. 59.

[5] Entrevista a Quaderni Portoghese, 1, Pisa, 1977, p. 153 e Fernando Pessoa, o Homem que Nunca Foi, Persona, 2, Porto, 1978, p. 39.

Potrebbero piacerti anche