Sei sulla pagina 1di 12

O MODELO FRBR COMO BASE PARA ANLISE DE CATLOGO EM BIBLIOTECA UNIVERSITRIA

Bruno Augusto Carvalho da Cunha, Iasmine do Esprito Santo


Graduando em Biblioteconomia, Faculdade de Cincia da Informao, Universidade de Braslia, Braslia, DF Graduando em Biblioteconomia, Faculdade de Cincia da Informao, Universidade de Braslia, Braslia, DF

Resumo
O presente trabalho apresenta, de forma breve, o modelo conceitual Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos (FRBR), restringindo-o s entidades do grupo 1, aos relacionamentos e atributos referentes a elas. De forma complementar, os conceitos de catalogao e catlogo so apresentados. avaliado o catlogo bibliogrfico da North Carolina State University Libraries, que serve como exemplo para bibliotecas universitrias brasileiras. A obra The Chronicles of Narnia foi utilizada como mediadora entre os FRBR e o catlogo, com vistas inferncia de caractersticas relacionadas recuperao da informao, usabilidade, e acesso ao referido catlogo.

Palavras-Chave:
FRBR; Bibliotecas Universitrias; Catalogao; The Chronicles of Narnia; North Carolina State University Libraries.

Abstract
This paper presents in a brief way the conceptual model Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR), restricting it to the entities of the group 1, relations and attributes referents to them. The concepts of cataloging and catalog are presented in a complementary way. From this, we evaluated the bibliographic catalog of the North Carolina State University Libraries, which is used as an example for the Brazilian university libraries. The work The Chronicles of Narnia was used as mediator between the FRBR and the catalog in view of the inference of characteristics related to the retrieve of the information and usability of it.

Keywords:
FRBR; Catalog; Cataloging; The Chronicles of Narnia; North Carolina State University Libraries.

1 Introduo
O usurio da informao, ao ir biblioteca, procura algo que satisfaa suas necessidades informacionais. Para tanto, algumas possibilidades se apresentam. Ele pode dirigir-se diretamente aobibliotecrio ou utilizar o sistema disponvel para pesquisa no acervo da biblioteca, ou seja, o catlogo. Sendo assim, preciso que a biblioteca tenha um sistema que recupere todos os documentos que abordem o assunto que o usurio deseja utilizando todos os suportes existentes na instituio ou instituies associadas. Para isso, o catlogo precisa ser rpido, eficaz, eficiente e de fcil acesso e compreenso para o usurio. Alm dos fatores acima citados, a qualidade de um catlogo analisada, pela descrio fsica e intelectual do documento, para que possa satisfazer as necessidades informacionais do usurio. Assim, a utilizao de modelos para desenvolver e implementar o 1

catlogo essencial, mas necessrio saber se tal ferramenta condiz com o contexto da biblioteca ou ser til recuperao da informao. Com base no exposto, os Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos (FRBR), modelo conceitual entidade-relacionamento, foi utilizado como parmetro avaliativo para representao bibliogrfica no catlogo a ser analisado. O objetivo desse trabalho consiste em avaliar um catlogo sob o mesmo paradigma, analisar sua aplicabilidade; e saber se, de fato, isso auxilia o usurio. A primeira parte do artigo apresenta a base terica utilizada para o desenvolvimento da avaliao, seguida pela exposio de conceitos empregados. Por fim, a anlise do catlogo North Carolina State University Libraries e de suas funcionalidades. Tais caractersticas podem ser facilmente aplicadas em catlogos brasileiros, no qual alguns recursos citados nesse artigo no esto disponveis neles.

2 Reviso de Literatura
2.1 FRBR Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos foram criados com o objetivo de reestruturar tanto as regras quanto as prticas catalogrficas influenciadas pela Declarao dos Princpios de Paris de 1961. Eles tm como base o modelo Entidade-Relacionamento importado da computao, que traz para o seu escopo conceitos de entidades, atributos e relacionamentos (MORENO, 2006, p. 17). Para Peter Chen, entidade pode ser definida como [...] uma coisa que pode ser distintamente identificada (1990, p. 20 apud SILVEIRA; TLAMO, 2009, p. 110). Por ser um conceito abrangente, restringi-lo ao universo bibliogrfico, em especfico da representao descritiva, faz-se necessrio. Os FRBR tm dez entidades, que esto divididas em trs grupos distintos. Silveira e Tlamo apresentam-nos da seguinte forma:
Grupo 1 as entidades que representam os produtos de trabalho intelectual ou artstico: obra, expresso, manifestao e item; Grupo 2 as entidades que representam os responsveis pelo contedo, pela produo, disseminao e guarda das entidades do primeiro grupo: pessoa, entidade coletiva; Grupo 3 as entidades que representam o assunto de uma obra: conceito, objeto, evento e lugar. (2009, p. 110)

Das entidades contempladas, os FRBR do ateno especial s do Grupo 1, como ser seguido neste trabalho. A entidade obra definida como uma criao intelectual ou artstica distinta, ou seja, o contedo intelectual em si, independentemente de seu suporte ou de sua forma (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 19). Uma obra em si mesma no se realiza e no chega a ningum alm da autoridade responsvel por ela. A realizao de uma obra se d por meio da entidade expresso. Essta entidade, segundo Mey e Silveira (2009, p.19), a realizao intelectual ou artstica de uma obra, ou seja, a forma como se expressa o contedo intelectual. A expresso realiza a obra, mas, sem um suporte, sem algo que a materialize, ela no sai do mbito da autoridade para chegar a outros. Para que isso ocorra, existe a manifestao que materializa essa expresso. Mey e Silveira consideram essa entidade como a materializao de uma expresso de uma obra, ou seja, a representao de todos os objetos fsicos que possuem as mesmas caractersticas, tanto de contedo intelectual como de forma fsica (2009, p. 19). Essa representada pelo item, o nico exemplar de uma manifestao (MORENO, 2006, p. 35). Relacionamento, para Chen (1991, p. 21-24 apud MORENO, 2006, p. 34), uma 2

associao entre uma ou vrias entidades. H relao direta entre as entidades do primeiro grupo, o que pode ser visto na imagem abaixo.

Figura 1 Grupo 1 e relacionamentos Fonte: MORENO, 2006, p. 57

Uma obra pode ser realizada atravs de uma ou mais expresses (motivo da seta dupla), mas a relao inversa no ocorre, ou seja, uma expresso a realizao de uma obra somente. Uma expresso pode estar contida em uma ou mais manifestaes, relao que se mantm no sentido inverso, pois uma manifestao pode conter vrias expresses. J a relao de manifestao e item de via nica: um item pode exemplificar somente uma manifestao, sendo que esta pode ser exemplificada por um ou mais itens. Alm dos conceitos de entidades e relacionamentos, os FRBR trazem tambm a ideia de atributos. Para Moreno, atributos so as diversas caractersticas que um tipo de entidade possui (2006, p. 34). Para cada entidade, existem atributos que a caracterizam. Para fins deste trabalho consideraremos os atributos referentes s seguintes entidades: obra, expresso e manifestao. Atributos selecionados encontram-se no quarto tpico deste artigo. Com base na considerao dessa trade conceitual (entidades, relacionamentos e atributos), a recuperao da informao em catlogos pode ter sua qualidade potencializada. Mais adiante, a aplicao dos mesmos ser avaliada. 2.2 Catalogao e catlogo A catalogao consiste em uma representao bibliogrfica da informao. De acordo com os detalhes do documento a ser registrado, bem como de sua anlise pelo catalogador, elaborada uma rede de relacionamentos entre os vrios registros do conhecimento. Essa rede formada atravs de caractersticas especficas do registro e tambm pelo agrupamento de aspectos em comum, para futuramente ser acessada pelo usurio que necessitar de informao. Sendo assim, a catalogao pode ser definida como:
O estudo, preparao e organizao de mensagens, com base em registros do conhecimento, reais ou ciberespaciais, existentes ou passveis de incluso em um ou vrios acervos, de forma a permitir a interseo entre as mensagens contidas nestes registros do conhecimento e as mensagens internas dos usurios. (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 7).

Por sua vez, o produto deste estudo configura o catlogo, o qual, por sua vez definido como documento secundrio que registra e descreve documentos (itens reunidos permanentemente ou temporariamente) (CUNHA; CAVALCANTE, 2008, p. 71). Portanto, o catlogo a porta de acesso do usurio para a informao desejada. Nele, ser mostrado o que h no acervo sobre determinado assunto, em qual suporte ele est e se est disponvel. Mas, antes mesmo de um catlogo ser navegvel, preciso que haja uma estruturao adequada dele e de seus registros, para que o usurio consiga efetuar a busca e recuperar a informao. Assim, o catlogo deve ser de fcil acesso, com uma linguagem que o usurio entenda, para que ele possa encontrar a informao que deseja e todas as opes de obras, manifestaes e itens que a biblioteca possa ter sobre o tema em questo. Por isso, os objetivos e funes do catlogo so definidos como:
O catlogo deve ser um instrumento efetivo e eficiente que permita ao utilizador (usurio): 4.1 Encontrar recursos bibliogrficos numa coleo como resultado de uma pesquisa,utilizando atributos e relaes entre recursos: 4.1.1 Para encontrar um determinado recurso. 4.1.2 Para encontrar conjuntos de recursos representando todos os recursos que pertencem mesma obra; todos os recursos que representam a mesma expresso; todos os recursos que exemplificam a mesma manifestao; todos os recursos associados a determinada pessoa, famlia ou colectividade (entidade); todos os recursos sobre um determinado assunto; todos os recursos definidos por outros critrios (lngua, lugar de publicao, data de publicao, tipo de contedo, tipo de suporte, etc.), normalmente como uma delimitao secundria de um resultado de pesquisa. 4.2 Identificar um recurso bibliogrfico ou agenteou seja, confirmar que a entidade descrita corresponde entidade procurada, ou distinguir entre duas ou mais entidades com caractersticas similares; 4.3 Selecionar um recurso bibliogrfico que seja apropriado s necessidades do utilizador (usurio), (ou seja, escolher um recurso que esteja de acordo com as necessidades do utilizador (usurio), no que diz respeito ao contedo, suporte, etc. ou rejeitar um recurso que seja inadequado s necessidades do utilizador (usurio); 4.4 Adquirir ou obter acesso a um item descrito (ou seja, fornecer informao que permitir ao utilizador (usurio) adquirir um item por meio de compra, emprstimo, etc. ou aceder (acessar) eletronicamente a um item por meio de uma ligao em linha a uma fonte remota); ou acessar (aceder), adquirir ou obter dados bibliogrficos ou de autoridade; 4.5 Navegar num catlogo ou para alm dele (quer dizer, atravs da organizao lgica dos dados bibliogrficos e de autoridade e da apresentao de formas claras de se navegar, incluindo a apresentao de relaes entre obras, expresses, manifestaes, itens, pessoas, famlias, entidades (colectividades), conceitos, objetos, eventos e lugares). (IFLA, 2009, p.3)

Tendo como base esse parmetro, possvel identificar que o foco do catlogo est no pblico-alvo, ou seja, o usurio dos registros bibliogrficos contidos nele. Assim sendo, preciso que cada catlogo acompanhe a comunidade e se adapte as necessidades dela.
O cenrio indica que, se as bibliotecas e centros de documentao quiserem oferecer melhor servio aos usurios e cumprir sua misso, necessrio se torna acompanhar passo a passo o desenvolvimento da sociedade, entender com mais preciso os hbitos e os costumes dos usurios, adaptar as tecnologias s necessidades e quantidades de informao de que dispem, assim como utilizar um sistema informatizado que privilegie todas as etapas do ciclo documental, no qual a escolha recaia sobre uma ferramenta que contemple os recursos hoje disponveis, sem se tornar obsoleto a mdio e longo prazos. (CORTE et al., 1999)

Portanto, a biblioteca tem que estar em constante atualizao e atenta s necessidades de seus usurios. Por sua vez, os catlogos devem ser amigveis, de fcil acesso e com interface agradvel, de modo que o usurio possa, de maneira rpida, eficaz e eficiente, encontrar o documento necessrio para satisfazer suas necessidades e, assim, ajud-lo a tomar decises.
O usurio o cliente da biblioteca e, como o principal objetivo auxili-lo na consulta ao acervo, desejvel que se pesquise a satisfao do usurio quanto ao uso do sistema que ele utiliza. O usurio , portanto o principal avaliador de um sistema e a sua satisfao um elemento que caracteriza a qualidade de um software. (ALMEIDA et al, 2004 apud SILVA; AMARAL, 2008, p.6)

O catlogo precisa ser um instrumento til para sanar as lacunas de informao que o usurio possa vir a ter e orient-lo em como adquirir essa informao, atendendo assim demanda de quem o acessa. A partir dessas premissas, entende-se que a ergonomia de softwares um fator imprescindvel em um catlogo.
Nesse sentido, a ergonomia de softwares conceituada por Borges, citado por Guzzo como sendo ...cincia que estuda todos os aspectos referentes ao conforto, utilizao, organizao, documentao e todo efeito que um software possa gerar no seu contato com o ser humano. (CRTE et al.,2002, p.32)

3 Metodologia
O objetivo deste trabalho a anlise do catlogo da North Carolina State University Libraries. As entidades do Grupo 1 do modelo conceitual FRBR so a base para esta avaliao. A presena das mesmas e como elas so apresentadas no catlogo so requisitos considerados importantes para o ambiente de recuperao de uma informao confivel. Relaes e atributos bsicos a tais entidades tambm sero considerados. De forma complementar, conceitos e caractersticas apresentados por Silva & Amaral (2008) e Crte (2002) sero tratados como elementos a serem avaliados. Para Silva & Amaral1 (2008, p. 8), tais caractersticas, de forma geral, contemplam: legibilidade; instrues de uso; situao do documento desejado; e disponibilidade de busca avanada. De Crte et al tem-se como caracterstica importante que constitui-se de um conjunto estruturado de atividades que incluem o modo como as instituies produzem, obtm, distribuem e usam a informao e o conhecimento, tendo nos recursos tecnolgicos o instrumento facilitador deste processo (2002, p. 20, grifo nosso).

4 North Carolina State University Libraries


Localizada na Amrica do Norte, no Estado da Carolina do Norte, est disponvel no stio <http://www.lib.ncsu.edu/>. O catlogo apresenta o acervo de diversas bibliotecas, como a Natural Resources Library e Design Library. Esse acervo atende comunidade e apresenta determinados horrios em que apenas funcionrios, estudantes e professores podem visit-lo. Essa informao est disponvel no canto superior direito da tela em um cone , escrito Hours (horrio, traduo nossa).

Segundo fonte, conceitos foram adaptados de heurstica de Nielsen (As 10..., 2007); NBR 13596 (1996); Vilella (2003); e Caf, Santos e Macedo (2001).

Figura 2-Pgina inicial do catlogo. Fonte: <http://www.lib.ncsu.edu/>

O catlogo apresenta interaes com as redes sociais, inclusive as mais utilizadas atualmente, como Twitter e Facebook. Alm disso, apresenta a opo de se assinar a RSS (Really Simple Syndication) para receber notcias por e-mail (grifo na figura 2 em preto e identificado pelo nmero 2).Outro aspecto interessante a interao que aparece em uma janela esquerda, com as chamadas para as informaes mais recentes da biblioteca. Esto disponveis tambm atividades para celular, como acesso do catlogo pelo smartphone (NCSU Libraries Mobile), e um aplicativo (Wolfwalk) que possibilita ao usurio conhecer a histria da Universidade medida que anda pelo campus. Com o GPS ligado, possvel ao usurio localizar o lugar em que est e ter acesso a um guia de imagens que contam um pouco dos 125 anos da Universidade. Para saber mais sobre o aplicativo, h um link na pgina inicial que direciona o leitor para a informao (grifo na figura 2 em vermelho e identificado pelo nmero 1 ). Esse catlogo apresenta uma ferramenta especfica para pesquisa. Denominada QuickSearch, ela possibilita ao usurio ter acesso ao acervo de diversas bibliotecas que fazem parte da mesma rede, alm de facilitar o contato com os servios da biblioteca e os produtos disponveis.
QuickSearch projetado para complementar e aumentar o uso de ferramentas existentes nas de bibliotecas compartilhadas, como catlogos, procuras de recursos eletrnicos, e guias/portais de assunto, ao direcionar os usurios a eles atravs de uma interface de pesquisa intuitiva. (traduo nossa, grifo na figura 3)

O QuickSearch possibilita a recuperao de documentos em diversas mdias, como livros, artigos, websites, e tem mecanismos de correo e sugesto ortogrfica, como o Did you mean (voc quis dizer, traduo nossa). Assim, se o usurio cometer algum erro ortogrfico, a estratgia citada acima pode recuperar informaes sobre o tema pesquisado, mesmo que tenha sido digitado de forma incorreta. Dessa forma, o catlogo busca providenciar a maior quantidade de registros e, consequentemente, documentos sobre o assunto pesquisado, para que o usurio tenha uma gama de formatos, suportes e locais para acessar a informao que deseja.

Figura 3- Pgina sobre o mtodo de pesquisa adotado nesse catlogo. Fonte: <http://www.lib.ncsu.edu/search/about.html>

4.1 Anlise do catlogo H um campo de busca j na pgina principal da biblioteca. Ao pesquisar com a expresso de busca previamente determinada, mostrada ao usurio uma nova interface com alguns suportes em que est o contedo pesquisado (vrias manifestaes da obra), assim como obras relacionadas e novas obras. Tendo como base The Chronicles of Narnia, a busca resultou, nos assuntos dispersos encontrados devido recuperao da informao pelas palavras individualmente. Foram recuperados, com essa expresso de busca, 41 registros que representam, em conjunto, a obra em si e outras obras relacionadas (grifo na figura 4 em preto e identificado pelo nmero 1).

Figura 4-Tela de recuperao da informao Fonte:

<http://catalog.lib.ncsu.edu/?Nty=1&Ntk=Keyword&N=0&Ntt=The%20Chronicles%20of%20Na rnia&Ne=200043#200043>

O primeiro registro recuperado, por exemplo, no representa a obra The Chronicals of Narnia do autor C.S. Lewis e sim uma obra relacionada, ou seja, que aborda o mesmo assunto da obra trabalhada nesse artigo, porm com outra autoria. A busca pode ser refinada por facetas localizadas no lado esquerdo da tela. H opes referentes a assunto, gnero literrio, suporte (codex ou em linha) e nmero de chamada (grifo na figura 4 com setas e identificado pelo nmero 3). Ou seja, ela inclui atributos da manifestao. Alm disso, h uma opo no canto superior direito denominado expand your research (aumente sua pesquisa, traduo nossa). Ao clicar nesse cone (grifo na figura 4 em cor vermelha e identificado pelo nmero 2), aberto um catlogo coletivodenominado Triangle Research Library Network. Nele so reunidos os seguintes catlogos: Duke University; North Carolina Central University; NC State University; e University of North Carolina at Chapel Hill. Nessa nova busca, foram recuperados 123 registros (grifo na figura 5, cor vermelha, identificado pelo nmero 1) sendo que o primeiro configura o filme The Chronicals of Narnia, the Voyage of the Dawn Treader (grifo na figura 5, em preto e identificado pelo nmero 2). Esse documento, porm, representa uma nova obra, j que adaptao do livro para imagens e sons em sequncia.

Figura 5-Catlogo Triangle Research Libraries Network Fonte:<http://search.trln.org/search?Nty=1&Ntk=Keyword&N=0&Ntt=The+Chronicles+of+Nar nia>

Voltando ao catlogo anterior, os registros so apresentados tendo como base a manifestao, sendo os itens relacionados exemplificados em seu corpo. Atributos relacionados a tais entidades sero explicados de maneira detalhada adiante. A obra desejada foi apenas identificada no 19 registro. Ao clicar no link, para saber mais informaes do documento, so encontrados os seguintes atributos: ttulo (destaque na figura 6 em vermelho e identificado pelo nmero 1); e contexto (destaque na figura 6 em preto e identificado pelo nmero 2).

Figura 6- 19 registro. Fonte: <http://catalog.lib.ncsu.edu/record/NCSU1399127>

Com relao expresso, o atributo que se destaca a lngua na qual o documento est escrito (grifo na imagem 6, em cor azul e identificado pelo nmero 3). Os atributos que mais se destacam so os relacionados entidade manifestao, pois, como dito anteriormente, os registros so organizados tendo como base a mesma. Tais atributos so: indicao de responsabilidade (grifo na imagem 7 identificado pelo nmero 1); designao de edio (grifo na imagem 7 identificado pelo nmero 2); lugar de publicao; publicador; data de publicao(grifo na imagem 7 identificado pelo nmero 3); dimenso do suporte (grifo na imagem 7 identificado pelo nmero 4); e identificador.

Figura 7- Detalhes do registro. Fonte: <http://catalog.lib.ncsu.edu/record/NCSU1399127>

apresentada tambm a localizao do item, inclusive em que andar da biblioteca onde ele est. H a opo de se saber mais detalhe do livro. possvel ter acesso, por exemplo, ao ISBN (International Standard Book Number), identificado pelo nmero 5 na 9

figura 7). Existe tambm um campo para assuntos relacionados que podem interessar ao usurio. possvel enviar ao usurio, por mensagem de celular ou e-mail, o registro referente ao assunto que est procurado Para bibliotecrios, o campo MARC (Machine-Readable Cataloging) pode ser visto clicando no cone indicado. A expresso, nesse exemplo, identificada na edio, que especificada por edio americana (est em lngua inglesa). Ao voltar pgina de resultados, h uma opo logo abaixo da caixa de texto de pesquisa, um cone escrito Star over (nova pesquisa, traduo nossa) que possibilita a busca avanada. Nessa tela, h opes para se refinar a busca, como pesquisar pelo ISBN; por autor; por palavras especficas no ttulopor meio da utilizao de cdigos booleanos; entre outros. Para essa nova busca, foram utilizados o ttulo da obra em estudo e o nome do autor (grifo na figura 8 com setas).

Figura 8- Pgina da busca avanada Fonte: <http://www.lib.ncsu.edu/catalog/>

Com esse refinamento, foram recuperados 21 registros mais coerentes com o que se est procurando de fato. O primeiro registro, por exemplo, exatamente a obra The Chronicals of Narnia, o que, na busca tradicional, est presente no 19 registro. Portanto, esse tipo de busca o mais adequado para a recuperao satisfatria de um documento. Caso o usurio tenha alguma dificuldade, o catlogo oferece um atendimento em linha, por meio do qual o usurio pode tirar suas dvidas a qualquer momento.

10

Figura 9 - Pgina de resultado da busca avanada. Fonte:<http://catalog.lib.ncsu.edu/search?Nty=1&Ntk=Title|Author&Ntt=the%20chronicles%20 of%20narnia|c.%20s.%20lewis&N=0>

5 Consideraes Finais
A principal funo de um catlogo a recuperao da informao. O usurio, muitas vezes, se v- impelido a utilizar esse instrumento para ter acesso quilo que deseja. Durante todo este trabalho, pretendeu-se demonstrar as caractersticas principais que um catlogo deve ter para realizar suas funes de forma eficiente e eficaz. Os FRBR foram relevantes para essa avaliao, pois deixam disposio um rico e coeso conjunto de conceitos que, aplicados a um catlogo, aumentam a sua qualidade. Os itens propostos por Crte so um complemento necessrio a esses conceitos, por tratarem de caractersticas de relevncia equivalente. O catlogo North Carolina State University Libraries um exemplo satisfatrio da aplicabilidade dos conceitos apresentados, mesmo que no respeite ou aplique todos eles. Levando em considerao os resultados obtidos na avaliao geral do catlogo, o uso do mesmo como modelo ou exemplo pelos universitrios brasileiros algo, se no aconselhvel, a se considerar. A realidade da populao brasileira est, cada vez mais, integrada ao mundo tecnolgico e consequentemente internet e a informao na nuvem ciberntica. Nesse aspecto, preciso que o catlogo adicione mecanismos para o acesso mvel e rpido da informao. Como visto no catlogo North Carolina State University Libraries, possvel criar e dinamizar isso, basta apenas interesse e empenho dos profissionais, da bibliotcea e instituies vinculadas a ela.

6 Referncias
CRTE, Adelaide Ramos et al. Automao de bibliotecas e centros de documentao: o processo de avaliao e seleo de softwares. Cincia da Informao [online]. 1999, vol.28, n.3, p. 241-256. ISSN 0100-1965. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651999000300002. CRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliao de softwares para bibliotecas e arquivos. 2 edio So Paulo: Polis, 2002. 219 p. 11

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordlia Robalinho de Oliveira. Dicionrio de Biblioteconomia e Arquivologia . Braslia: Briquet de Lemos, 2008. 451 p. MEY, Eliane Serro Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogao no plural. Braslia: Briquet de Lemos, 2009. 217 p. MORENO, Fernanda Passini. Requisitos funcionais para registro bibliogrfico FRBR: um estudo no catlogo da Rede Bibliodata. 2006. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) Universidade de Braslia, Braslia, 2006. SILVEIRA, Naira Christofoletti; TLAMO, Maria de Ftima Gonalves Moreira. Os FRBR e a escolha do ponto de acesso pessoal. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 108-120, maio./ago. 2009. SILVA, T. M. ; AMARAL, R. M. . Avaliao da qualidade de software de gesto de bibliotecas: foco na usabilidade da interface de pesquisa. In: Seminrio Nacional de Bibliotecas Universitrias, 2008, So Paulo/SP. XV SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 2008. p. 13 IFLA Declarao de Principios Internacionais de Catalogao (2009). Disponvel em: <http://www.ifla.org/files/cataloguing/icp/icp_2009-pt.pdf> Acesso em 08 de abril de 2012.

12

Potrebbero piacerti anche