Sei sulla pagina 1di 8

O ABUSO DE AUTORIDADE DA POLCIA MILITAR Rosngela Colli Dal Pr1 Neste artigo feito um breve estudo sobre o dever

r do Estado em garantir o bem estar geral, a segurana, a ordem pblica, ou seja, assegurar os direitos individuais dos cidados se porventura outros dentre eles excederem os seus limites, atravs da atuao da polcia. Tentase demonstrar tambm que devido impotncia das pessoas em relao ao poder da autoridade e a capacidade do cidado se defender no momento do ato abusivo, o abuso de autoridade acontece frequentemente, gerando injustia, e causando a revolta dos cidados que no sabem como lidar com uma situao que no admitem, mas so obrigados a aceitar. Verifica-se que a fora policial no vem sendo aplicada na proporo necessria a cada caso. Os princpios da administrao pblica como o da legalidade, moralidade, impessoalidade e da publicidade no vem sendo aplicados e, principalmente, o princpio da proporcionalidade, que estabelece que os meios sempre devem ser aplicados adequadamente a cada caso, mas, no entanto o que se verifica que quando a Polcia lida com classes mais baixas, age como se tivesse lidando com bandidos, utilizando de violncia e grosseria sem saber se o administrado se trata de pessoa criminosa ou simples cidado. Palavras-Chave: abuso de poder; abuso de autoridade; fora policial; leis.

INTRODUO O surgimento do poder nasceu de uma forma natural estando presente em todas as sociedades humanas, as civilizadas, as brbaras e as selvagens. Temos como exemplo os povos primitivos que viviam em constante estado de luta, dotados de poder de mando rudimentar contra grupos vizinhos e a natureza. Nessa luta os grupos que possuam uma autoridade que orientasse e dirigisse que poderiam sobreviver, assegurando assim a ordem interna e a segurana externa. Com o decorrer dos tempos os povos das naes foram se organizando e se conformando que era preciso acatar as ordens de algum mais dotado que pudesse utilizar-se
1

Acadmica do 4 semestre do curso de Direito, da Faculdade do Sul de Mato Grosso Anhanguera Educacional. E-mail: collidalpra@ibest.com.br

do poder que lhe fora atribudo de forma a aplicar normas de convivncia de maneira moderada e igualitria aos seus membros, fazendo com isso nascer o Estado, e posteriormente, evoluindo para o Estado Democrtico de Direito, que utilizando-se do poder a ele concedido deve manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade; realizar enfim o bem pblico. A instituio do poder necessria ao Estado para regular a convivncia entre as pessoas do grupo, tendo o detentor desse poder a misso de intervir, conciliar e impor sanes. O poder pode ser econmico, poltico, familiar, de polcia, etc. Neste artigo objetiva justamente realizar um estudo sobre o Poder da Polcia Militar e seus limites.

2 - ADMINISTRAO PBLICA A Administrao Pblica todo poder deve ser dado para regular a vida da coletividade, proporcionando-lhe eficazmente, as melhores condies de vida atravs da prestao de servios pblicos que se dividem em mltiplas reas, como por exemplo: sade, segurana, educao, transporte, energia, comunicao, etc. Estas atividades so desempenhas pelos seus servidores. So estes que, desde o mais simples at o hierarca mais graduado, movimentam a complexa mquina administrativa para que os servios sejam prestados a tempo e a contento. O ato administrativo deve ser praticado com observncia formal e ideolgica da lei. A administrao deve agir sempre de boa-f, porque isto faz parte da sua moralidade.

2.1 - ABUSO DE PODER Reside-se a um grande problema, isto , o abuso de poder que consiste no desvio da finalidade dos atos administrativos ou o excesso praticado pelos agentes pblicos at os dias de hoje. O abuso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas. (MEIRELLES,1990) O excesso ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm da sua competncia legal, e com isso, invalida o ato, porque ningum pode agir em nome da Administrao fora do que est expresso em lei. O excesso de poder torna o ato

arbitrrio, elcito e nulo. uma forma de abuso de poder que retira a legitimidade da conduta do administrador pblico ou autoridade. O desvio da finalidade ocorre quando o agente pratica o ato visando interesse pessoal ou de particulares em vez de visar os fins objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. O desvio da finalidade ou de poder , assim, a violao ideolgica da lei, ou por outras palavras, a violao do fim social da lei.

2.2 - PODER DE POLCIA A Administrao Pblica dotada de atribuies e sujeies, sendo as atribuies poderes concedidas a administrao pblica para que possa possibilitar os meios de limitar os direitos individuais e as sujeies so as restries impostas a ela para que no extrapole na aplicao de suas atribuies. O poder de polcia constitui-se de todos os meios utilizados para de um lado restringir os direitos individuais que o cidado quer exercer plenamente como tambm, dos meios utilizados para possibilitar o exerccio desses direitos pelos indivduos, ou seja, o poder de polcia tem por objetivo limitar os direitos individuais garantidos pela Constituio Federal, mas limitar de forma que possa condicionar o exerccio desses direitos e simultaneamente garantir o bem-estar coletivo e o interesse pblico, pois todo direito garantido por lei deve ser tambm limitado pela lei, para evitar que alguns indivduos exeram esses direitos com excesso sobre os demais. A necessidade de regular a coexistncia dos homens na sociedade deu origem ao poder de polcia; o estado de conscincia que se firmou no indivduo de que seria impossvel viver sem submisso a esses poder fez nascer o dever de polcia. (PIMENTEL, 1918, p.80 in LAZARRINI, 1987, p. 99) Nos primrdios do poder de polcia era o prncipe que possua esse poder, e a ele, cabia ditar tudo o que era necessrio a ordem da sociedade civil e cabia a igreja estabelecer a boa ordem moral e religiosa. Mais tarde, ficou o Estado responsvel por regular todas as atividades da sociedade, tanto a vida privada do cidado quanto a vida religiosa e espiritual sempre com o intuito de manter a ordem e o bem estar - social. No entanto, logo se estabeleceu uma diferena entre polcia e justia, de modo que as normas de polcia eram aquelas impostas pelo prncipe e que no cabia apelo do cidado aos Tribunais; as normas de justia eram aquelas impostas pelos juzes.

Como se nota, aos poucos o poder do prncipe foi sofrendo uma srie de restries. Com o surgimento do Estado baseado no liberalismo, o este j no interferia mais no que se referia aos direitos individuais. Somente iria interferir nos direitos individuais do cidado nos casos realmente necessrios para assegurar a ordem pblica. Em um segundo momento do Estado quando comea adquirir caracterstica de Estado intervencionista a sua atuao deixa novamente de se limitar apenas a questes de segurana e passa a interferir na ordem pblica, social e econmica interferindo no mercado de trabalho, de produtos de primeira necessidade, a atividade das profisses, comunicaes, espetculos, sade e tantas outras.
O poder de polcia , em suma, o conjunto de atribuies concedidas administrao para disciplinar e restringir, em favor de interesse pblico adequado, direitos e liberdades individuais. Essa faculdade administrativa no violenta o princpio da legalidade porque da prpria essncia constitucional das garantias do indivduo a supremacia dos interesses da coletividade. No h direito pblico subjetivo no Estado Moderno. Todos se submetem com maior ou menor grau intensidade disciplina do interesse pblico, seja em sua formao ou em seu exerccio. O poder de polcia uma das faculdades discricionrias do Estado, visando proteo da ordem, da paz e do bem-estar sociais. (RDA 27/1 in LAZZARINI, 1987, p. 149).

O poder de polcia se estende a vrios setores na defesa do cidado, da coletividade e o Estado. Tem-se assim, a polcia administrativa que age sempre preventivamente ou repressivamente coagindo as aes do cidado que colocam em risco a tranqilidade social e a polcia judiciria que aquela que age depois que o indivduo cometeu o ato ilcito atravs do Judicirio. A Polcia Militar, objeto deste estudo, um dos rgos de atuao da polcia administrativa, alm de outros rgos de fiscalizao como: sade (Vigilncia Sanitria), educao (MEC), etc.

2.2.1 - Limites da Atividade das Foras Policiais A polcia encontra-se autorizada a utilizar armas e o emprego da fora para o estabelecimento da paz e tranqilidade pblica, mas essa prtica no autoriza os agentes a tratar os cidados com desrespeito.
(...) o ato de polcia imperativo para seus destinatrios, admitindo at mesmo o emprego da fora pblica para seu cumprimento, quando resistido pelo administrado, mas, todavia, no legaliza a violncia desnecessria ou

desproporcional resistncia oferecida. Em tal caso, a conduta do mandante pode caracterizar-se em excesso de poder e abuso de autoridade, ensejadores de responsabilidade administrativa, civil ou criminal, para o agente arbitrrio. (LAZZARINI,

1987, p. 151).

Os agentes policiais no exerccio de suas funes encontram-se limitados ao princpio da legalidade, da moralidade, impessoalidade, publicidade e eficincia conforme art. 37, caput CF/88. Qualquer ato que no esteja em consonncia com estes princpios concorre para o abuso de poder. As autoridades policiais necessitam de certo arbtrio para poderem alcanar seus objetivos e executar suas funes. No entanto, esse arbtrio, denominado discricionariedade deve sempre ser exercido dentro dos limites impostos pela lei sob pena de ocorrer o excesso e constituir abuso de autoridade. A no observncia dos limites aos quais est sujeito o poder de polcia, e o desvio da misso reservada aos agentes policiais conduz a prtica do abuso de autoridade conforme Lei 4.898, de 09 de dezembro de 1965.

3 - ABUSO DE AUTORIDADE PRATICADO PELOS AGENTES POLICIAIS

O administrado deve encontrar na fora policial o suporte para o exerccio dos direitos individuais e coletivos consagrados pela Constituio Federal de 1988, como direito liberdade, direito vida, direito propriedade, segurana e todos os demais direitos elencados no art. 5 CF/88. No entanto, o que se percebe repdio aos atos de polcia devido inmeros casos de abuso de autoridade com os administrados, principalmente em relao s classes mais baixas. Os meios de comunicao como televiso, jornal, revistas internet entre outros, usufruindo ao direito de liberdade de imprensa consagrado tambm na CF/88, no se limitam a mostrar diariamente as atitudes abusivas de PM(s), no exerccio da profisso. De acordo com o site Tribuna do Norte on line a violncia fsica na Polcia Militar e o abuso de autoridade cresceram 18% e 3% em 2008 no estado do Rio Grande do Norte se comparado com os nmeros de 2007. A maioria (73%) do sexo masculino, jovem (72% tinha menos de 35 anos), com pouca instruo (46% tm nvel de escolaridade inferior a ensino fundamental completo), parda (58%), solteira (49%), com baixa renda (85% recebem de 1 at 5 salrios mnimos) e cidad (71%).

A polcia vem abordando as pessoas nas ruas de maneira igualitria a que trata criminosos de alta periculosidade, caracterstica esta, que faz necessrio a utilizao da fora. Parece que no se aplica mais os princpios da administrao aos atos de polcia. Suas armas e cacetes passaram a serem utilizadas como meios essenciais a todos os casos. Atitudes grosseiras, apreenso sem terem cometido qualquer crime, revistas sem motivo e com violncia utilizando-se de seus cassetetes; invaso de domiclio em busca de marginais que nem so conhecidos pelas pessoas daquela residncia; confisses exigidas fora, com torturas, ou obrigados a testemunhar o que no se viu e nem ouviu so aes da polcia que demonstram a falta de respeito para com seus administrados. Outro ponto que merece destaque no que diz respeito fiscalizao do trnsito, policiais abordam cidados que circulam nas vias pblicas, flagrados cometendo algumas infraes de trnsito como se tivessem em frente a marginais, utilizando-se de desrespeito, palavras rudes e violncia, alguns chegam a sacar de suas armas. O CTB (Cdigo de Trnsito Brasileiro fixa as penalidades para as infraes de trnsito, cabe ao policial, somente apliclas sem necessidade do uso da violncia moral.
A atividade de segurana devido a sua importncia deve ser exercida por policiais preparados e que respeitem o cidado. Ainda existem nas corporaes policiais agentes que se afastam de suas misses constitucionais, preferindo a prtica do abuso e o desrespeito lei. O Estado no responde pelos atos legtimos, que so praticados para a preservao ou restabelecimento da ordem, mas pelos abusos dos que excedem os limites da lei e desrespeitam a dignidade do administrado. (Disponvel em: http://www.advogado.adv.br/direitomilitar/ano2001/pthadeu/ abusoautoridade.htm).

Enfim, supondo que estes policiais tenham sido devidamente formados para atuar em suas atividades, nota-se que estes, utilizando do abuso de poder, atuam contraditoriamente com o fim social de sua formao, pois, ao invs de construir ordem e justia, terminam por agirem de maneira covarde por estarem em frente a pessoas impotentes em relao ao poder da autoridade e a capacidade do cidado se defender naquele momento.

CONSIDERAES FINAIS Pelo que foi exposto, alguns conceitos bsicos devem ficar evidenciados a partir desta exposio. A sociedade, inicialmente tendo se constitudo em Estado, criou uma autolimitao, gerando o Estado de Direito. Nesse ordenamento, instituram-se os poderes

polticos e administrativos do quais, o poder de polcia faz parte, juntamente com seus atributos. A auto-limitao do Estado pressupe tambm limites no uso desses atributos. Consequentemente, mais que um dever dos prepostos do Estado, especialmente dos policiais, converte-se numa necessidade o conhecimento mais amplo possvel das limitaes do poder de polcia. Diria que se trata de uma ferramenta imprescindvel para qualquer policial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ACQUAVIVA, Marcus Cludio. Teoria Geral do Estado.2.ed. So Paulo: Saraiva, 2000, 15-23. LAZZARINI, lvaro et al. Direito Administrativo da Ordem Pblica.2.ed. Rio de Janeiro: Forense,1987, 95-203. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro.27.ed. So Paulo: PC Editorial Ltda, 1990,106-110. PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo.19.ed So Paulo: Atlas, 2005,125-130. TELLES, Antonio A. Queiroz. Introduo ao Direito Administrativo. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1995, 69-71. ALVES, Joo Maria. Denncias contra violncia da PM crescem 18% em um ano. Publicado em: 03 de maro de 2009. Tribuna do Norte on line. Disponvel em: http://tribunadonorte.com.br /noticias/102460.html. Acesso em 05 de abril de 2009.

AMARAL, Fbio Srgio do. Requerimentos de informaes - limites e influncia na administrao policial militar da fiscalizao do Poder Legislativo. Publicado em 06 de junho de 2006. Disponvel em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2411/ Requerimentos-de-informacoes-limites-e-influencia-na-administracao-policial-militar-dafiscalizacao-do-Poder-Legislativo. Acesso em 20 de maro de 2009.

Abuso de Autoridade: Conhea os direitos dos cidados. Preserve a sua carreira policial. 21 de junho de 2006. Disponvel em: http://www.oquintopoder.com.br/protecaoeseg/ index4.php. Acesso em 20 de abril de 2009.

Potrebbero piacerti anche