Sei sulla pagina 1di 12

1

Alan Noro Kuhn Tatiane Tatiele

ENDEREAMENTO DE PROTENAS

Trabalho de Biologia Celular Do curso de Biomedicina do IESA. Ele tem como objetivo explicar o transporte de protenas

que ocorre no interior das clulas

Juliana Foletto Frerdo Roncato

2010

Introduo

O transporte de protenas feito de maneiras distintas nos diferentes tipos de organelas da clula. Neste trabalho sero estudados estes meios de transporte: como ocorre, o que diferencia cada um deles, por que so diferentes e o que os torna distintos.

Sumrio
Sumrio.................................................................................................................. 4 As Protenas So Importadas para as Organelas por Trs Mecanismos distintos......5 Como as protenas so encaminhadas para os compartimentos corretos aps sua sintetizao?........................................................................................................... 5 atravs dos poros nucleares que as protenas entram no ncleo..........................6 As protenas necessitam ser desdobradas para entrar em mitocndrias e cloroplastos.............................................................................................................7 As protenas entram no Retculo Endoplasmtico ao mesmo tempo em que so sintetizadas............................................................................................................. 7 Protenas solveis so liberadas no lmen do RE....................................................9 Os sinais de Incio e Finalizao determinam o arranjo de uma protena transmembrana na bicamada lipdica......................................................................9 Transporte Vesicular.............................................................................................10

As Protenas So Importadas para as Organelas por Trs Mecanismos distintos

Todas as protenas da Clula so iniciadas nos ribossomos, no citosol, com exceo de algumas protenas de Mitocndrias e Cloroplastos, que so sintetizados por ribossomos dentro das prprias organelas, mesmo assim, a maior parte das protenas destas organelas sintetizada no citosol e em seguida transportada paro o interior da organela. A sequncia de aminocidos quem define o destino da molcula proteica. Esta sequncia pode conter um sinal de distribuio, que direciona a protena para a organela requerida. Caso no exista o sinal, a protena fica no prprio citosol. Para os diferentes tipos de organelas, existem diferentes tipos de transporte, mas em todos existe dispndio de energia. As protenas que se movem do citoplasma para o ncleo, por exemplo, so transportadas pelos poros nucleares que transpassam a membrana nuclear. J as protenas que se movem para o Reticulo Endoplasmtico, Mitocndrias, Cloroplastos ou Peroxissomos, so transportados pelas membranas das prprias organelas por transportadores proteicos. As protenas que se movem do RE para outros lugares, ou atravs dos sistemas de endomembrana, so transportadas atravs de vesculas de transporte.

Como as protenas so encaminhadas para os compartimentos corretos aps sua sintetizao?

Aps sua sintetizao no citosol, as protenas so encaminhadas para as organelas desejadas graas a uma sequncia de aminocidos. Esta sequncia tem frequentemente de 15 a 60 aminocidos de comprimento. Aps a deciso de distribuio ter sido executada, a sequncia de aminocidos geralmente removida da protena.

Estudos demonstraram que as sequncias-sinal so por si ss, necessrias e suficientes para direcionar uma protena para uma organela em particular. A remoo de uma sequncia-sinal de uma protena do RE atravs de tcnicas de engenharia gentica, por exemplo, a converte em uma protena citoslica, enquanto a introduo de uma sequncia-sinal de RE no incio de uma protena citoslica redireciona a protena para o RE.

atravs dos poros nucleares que as protenas entram no ncleo.

O envelope nuclear o que define o compartimento nuclear do resto da clula. Ele formado por duas membranas concntricas, a interna contem protenas que atuam como stios de ligao para os cromossomos e para a lmina nuclear, uma malha tecida de filamentos proteicos que se dispe sobre a face interna dessa membrana e fornece uma estrutura de suporte para o envelope nuclear. A membrana externa contnua a do RE, a qual se assemelha muito. O envelope nuclear perfurado por poros nucleares, que tem como finalidade formar canais para o transporte de molculas, que pode ser em ambas as direes. Os poros nucleares so grandes e elaboradas estruturas compostas por cerca de 100 protenas distintas. Estes poros possuem um ou mais canais cheios de gua, pelos quais pequenas molculas solveis cruzam de maneira no seletiva. As protenas, por serem grandes molculas, s conseguem cruzar os poros se tiverem um sinal de distribuio apropriado chamado sinal de localizao nuclear. Esta sequncia-sinal que direciona a protena para o ncleo geralmente constituda por uma ou duas sequncias curtas contendo vrias lisinas ou argininas carregadas positivamente. Para que haja interao entre a protena recm-sintetizada com um poro nuclear, necessrio o auxilio de protenas citoslicas chamadas receptores de importao nuclear, os quais se ligam ao sinal de localizao nuclear e ajudam a direcionar a protena ao poro do ncleo. A protena ento transportada ativamente

para o ncleo atravs um processo que utiliza energia fornecida pela hidrlise do GTP. No centro do poro nuclear existe uma estrutura que funciona como uma espcie de comporta, que controla a entrada e sada das protenas. Esta estrutura abre somente o necessrio para que o complexo proteico cruze a membrana nuclear. Aps o transporte, os receptores de importao nuclear retornam ao citoplasma para serem reutilizados. O que distingue este mecanismo de transporte em relao aos outros o fato da protena ser transportada com sua conformao nativa.

As protenas necessitam ser desdobradas para entrar em mitocndrias e cloroplastos.

As mitocndrias e os cloroplastos possuem duas camadas de membrana, e ambas so especializadas na sntese de ATP. Apesar de estas organelas terem genomas prprios e sintetizarem parte das prprias protenas, a maioria de suas protenas so codificadas por genes do ncleo e so importadas a partir do citoplasma. Protenas endereadas s mitocndrias e cloroplastos geralmente tem o cdigo-sinal na regio aminoterinal. O transporte atravs das duas membranas feito simultaneamente em stios especializados, onde ambas as membranas esto em contato mtuo. A protena vai sendo desdobrada medida que o transporte acontece. No final do transporte a sequncia-sinal desagregada da protena. As protenas chaperonas, que se localizam no interior das organelas, ajudam a puxar as protenas atravs das duas camadas e aps o transporte, reconstituir a sua forma original.

As protenas entram no Retculo Endoplasmtico ao mesmo tempo em que so sintetizadas.

Diferente das outras organelas, o RE serve como ponto de entrada de protenas destinadas a outras, inclusive para o prprio RE. Aps entrarem no retculo ou em sua membrana, protenas individuais no mais retornaro ao citosol durante seu transporte. Estas protenas sero carregadas para as organelas por vesculas de transporte e, em alguns casos, de uma organela para a membrana celular ou para o exterior da clula. As protenas que so transferidas do citosol para o RE so as protenas hidrossolveis, que so completamente transportadas pela membrana do RE e liberadas no seu lmen, e as protenas transmembrnicas prospectivas, que so parcialmente translocadas pela membrana do RE e se tornam embebidas pela mesma. As primeiras so destinadas secreo ou para o lmen de uma organela. J a segunda, tem como destino residir tanto na membrana do RE quanto na de outras organelas, ou na membrana celular. Estas protenas que so inicialmente direcionadas ao RE, possuem uma sequncia-sinal de RE, com oito aminocidos hidrofbicos. Diferente das outras organelas e do ncleo, a maior parte das protenas que iniciam sua rota na membrana do retculo, no tem sua cadeia polipeptdica totalmente sintetizada. Como a sua sintetizao no foi concluda, os ribossomos que esto fazendo esta sntese ficam presos membrana do RE, criando regies chamadas de Retculo Endoplasmtico Rugoso. Este nome dado devido a sua aparncia granulosa quando visualizado em um microscpio eletrnico. Existem duas populaes de ribossomos, os ribossomos ligados membrana, que esto presos face citoslica da membrana do RE e produzindo protenas que sero encaminhadas ao RE, e os ribossomos livres, que no esto presos a nenhuma membrana, e sintetizam todas as demais protenas codificadas pelo DNA nuclear. Ambos so estrutural e funcionalmente idnticos, o que os difere a protena que esto sintetizando em um dado momento. Quando acontece de um ribossomo estar sintetizando uma protena do Re, a sequncia-sinal direciona o ribossomo membrana do RE. medida que uma molcula de RNA traduzida, vrios ribossomos se ligam a ela, formando um polirribossomo. Se a molcula de RNA for um RNAm codificante de uma protena

endereada ao RE, o polirribossomo se torna rebatido membrana do retculo pela cadeia crescente do polipeptideo, a qual inserida para dentro da membrana.

Protenas solveis so liberadas no lmen do RE. Pelo menos dois componentes guiam a sequncia-sinal de RE para a membrana do retculo, a partcula de reconhecimento de sinal (PRS), que esta presente no citosol, e se liga sequncia-sinal do RE quando esta exposta pelo ribossomo, e um receptor de PRS, que est embebido na membrana do retculo. A ligao de uma PRS sequncia-sinal determina um retardamento na sntese da protena pelo ribossomo. Aps se ligar ao receptor que est localizado na membrana do retculo, a PRS liberada e a sntese proteica recomea, porm a cadeia peptdica agora dirigida para o lmen do RE atravs de um canal de translocao da membrana do RE. Alm de direcionar protenas ao RE, a sequncia-sinal, que em protenas solveis est quase sempre na regio aminoterminal da protena, tem a funo de abrir o canal de translocao. O peptdeo sinal permanece ligado ao canal enquanto o restante da cadeia introduzido na membrana. A sequncia-sinal clivada por uma peptidase de sinal localizada na face luminal da membrana do RE durante a translocao, o peptdeo sinal liberado do canal de translocao e rapidamente degradado nos seus aminocidos. Aps a terminao carboxlica ter passado pela membrana, a protena liberada dentro do lmen do RE.

Os sinais de Incio e Finalizao determinam o arranjo de uma protena transmembrana na bicamada lipdica.

Nem todas as protenas direcionadas ao RE so liberadas no lmen do retculo. Algumas destas protenas permanecem embebidas na membrana do retculo, como as protenas transmembranas. O processo de translao para estas protenas mais complicado do que o das protenas solveis, pois enquanto parte dela translocada pela bicamada lipdica, outra fica presa membrana do RE.

10

No caso mais simples, a sequncia-sinal aminoterminal da protena transmembrana inicia a translocao da mesma forma que a protena solvel. Porem uma sequncia de aminocidos hidrofbicos, chamada de sequncia de finalizao de transferncia, interrompe a translocao da protena. Em segunda sequncia liberada lateralmente na bicamada lipdica a partir do canal de translocao e forma um segmento -helicoidal de distribuio da membrana, que ancora a protena na membrana. Simultaneamente, a sequncia-sinal aminoterminal tambm liberada do canal na bicamada e clivada fora. O resultado a terminao amnica na face luminal da bicamada lipdica, e a terminao carboxlica na face citoslica. Uma vez inserida na membrana, a protena transmembrana no modifica sua orientao. Em algumas protenas transmembrana, em vez do aminoterminal, existe uma sequncia interna que utilizada para iniciar a transferncia da protena chamada de sequncia de inicia de transferncia. Esta nunca removida do polipeptideo. Isso acontece em algumas protenas transmembrana cuja cadeia polipeptdica passa varias vezes pela bicamada lipdica. Acredita-se que nestes casos as sequnciasinal hidrofbicas trabalham aos pares. Enquanto uma sequncia de incio de transferncia serve para iniciar a translocao, as duas sequncias -helicoidais hidrofbicas so liberadas na bicamada. Em protenas de multipassagem, aonde vrias -hlices hidrofbicas distribuem-se pela bicamada, outros pares de sequncias de incio e finalizao entram em ao. Ao tempo que uma sequncia inicia a translocao da cadeia polipeptdica para o interior da membrana, uma outra termina a translocao e determina a liberao do polipeptdeo, e assim por diante para as sequncias subsequentes. Assim, as protenas de multipassagem so costuradas na bicamada lipdica medida que so sintetizadas por um mecanismo semelhante aos trabalhos de uma maquina de costura.

Transporte Vesicular

11

A entrada no RE, normalmente s a primeira etapa de uma rota para outro destino, o qual , pelo menos inicialmente, o aparelho de Golgi. O transporte do RE para o aparelho de Golgi, e a partir do aparelho para outros compartimentos do sistema de endomembranas, conduzido pelo contnuo brotamento e fuso de vesculas de transporte. Estas rotas de transporte medidas pelas vesculas se estendem para fora do RE em direo da membrana plasmtica e para dentro da membrana plasmtica para os lisossomos, fornecendo assim, rotas de comunicao entre o interior da clula com suas vizinhanas. medida que protenas e lipdeos so transportados por estas rotas, muitos deles sofrem vrios tipos de modificaes qumicas. O trafego vesicular entre compartimentos definidos por membranas do sistema de endomembranas altamente organizado. Uma rota secretria principal, para fora, parte da biossntese de protenas sobre a membrana do RE, pelo aparelho de Golgi, at a superfcie celular. No ao aparelho de Golgi, uma rota lateral conduz o transporte atravs dos endossomos at os lisossomos. Uma rota endoctica principal,, para dentro, responsvel pela ingesto e degradao de molculas extracelulares, define o caminho a partir da membrana plasmtica, atravs dos endossomos, para os lisossomos. Para realizar sua funo corretamente, cada vescula de transporte que brota de um compartimento deve levar consigo somente as protenas apropriadas para o seu destino e se fusionar com a membrana-alvo apropriada. Enquanto participa deste constante fluxo de componentes de membrana, cada organela deve manter sua identidade distinta, o que significa manter uma composio diferente em protenas e lipdeos. Todos estes eventos de reconhecimento dependem de protenas associadas com as membranas das vesculas de transporte.

12

Concluso

Potrebbero piacerti anche