Sei sulla pagina 1di 17

Setembro/2012

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO

Concurso Pblico de ingresso para provimento de cargos de

Professor de Ensino Fundamental II e Mdio Geografia


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova G07, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 50 questes, numeradas de 1 a 50.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Dissertativa

- contm a proposta e o espao para rascunho das trs questes dissertativas. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A - Ler o que se pede na Prova Dissertativa e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Em hiptese alguma os rascunhos das questes da Prova Dissertativa sero corrigidos. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas e preencher a Folha de Respostas, bem como para responder as questes da Prova Dissertativa e transcrever as respectivas respostas na Folha de Respostas correspondente. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes, a Folha de Respostas da Prova Objetiva, bem como a Folha de Respostas da Prova Dissertativa. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova G07, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS 1. Segundo Monica Thurler, culturas profissionais cooperativas emergem quando o sistema (A) (B) (C) (D) (E) equilibra os efeitos pouco previsveis produzidos pelas culturas cooperativas e faz uso de estratgias sutis de controle dos eixos centrais da poltica educativa. induz o desenvolvimento de projetos locais e a introduo de formas de ensino em comum, que exigem o trabalho colaborativo dos professores. assume o cdigo deontolgico produzido pelos professores, conferindo aos estabelecimentos ampla liberdade para tomar decises e avaliar resultados. concede a autonomia necessria aos atores da situao para desenvolverem as solues locais, adaptadas e coerentes s suas possibilidades e competncias. institucionaliza a colegiatura forada por meio de mecanismos burocrticos e estruturais que levam naturalmente planificao e execuo do trabalho.

2.

Philippe Perrenoud estuda o trabalho sobre o habitus na formao de professores, afirmando que

I. II. III. IV. V.

os saberes procedimentais evoluem medida que se avana no ciclo de vida profissional e parte deles amplia o habitus e tornam-se conhecimentos-em-ao. nosso habitus constitudo pelo conjunto de nossos esquemas de percepo, de avaliao, de pensamento e de ao. a formao de professores no comporta o desenvolvimento de habitus profissionais em razo de a ao docente ser refomulada de forma constante. na urgncia no reagimos ao acaso, mas em funo de nosso habitus, na iluso da espontaneidade e da liberdade. a transformao de um habitus um trabalho de muito flego, porm com resultados estveis, mesmo em momentos de risco ou de desestabilizao.

Esto corretas APENAS as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I, II e IV. I, III e IV. II, IV e V. II, III, e V. I, IV, e V.

Segundo Charles Hadji, a avaliao formadora envolve a auto avaliao dos alunos como meio de (A) (B) (C) (D) (E) privilegiar a autorregulao da aprendizagem pelo aluno. ampliar os instrumentos de avaliao com a prtica de autonotao. desenvolver a necessidade de aes remediativas. ampliar a aceitao da imposio de avaliaes sistemticas de elaborao centralizada. aceitar e memorizar a correo do erro para no mais repeti-lo.

4.

A questo central discutida por Jussara Hoffman, em A escola quer alunos diferentes, trata (A) (B) (C) (D) (E) da padronizao dos parmetros de julgamento e autonomia das prticas utilizadas na escola. do dilema da objetividade na elaborao das avaliaes da aprendizagem na escola. da necessidade de reviso das prticas avaliativas no contexto prprio da diversidade. da contradio inerente avaliao da aprendizagem numa escola de massas. da diversidade da clientela escolar: os que aprendem e os que no aprendem.

5.

A educao inclusiva constitui uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os estudantes de compartilhar um mesmo espao escolar, sem discriminaes de qualquer natureza. As escolas inclusivas so escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconhea e atenda as diferenas individuais, respeitando as necessidades de quaisquer dos estudantes. Considerando a incluso de estudantes com deficincia intelectual e conforme as recomendaes e estratgias para a gesto da sala de aula dos professores das classes comuns, NO est correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) importante desenvolver no estudante competncias para a vida diria, competncias sociais e de explorao e conscincia do mundo. alguns estudos ressaltam a importncia de os professores no estruturarem as atividades de forma individual ou competitivamente, mas de forma cooperativa. se recomenda manter uma rotina estruturada, fazendo uso de regras claras e da repetio das orientaes para favorecer as memorizaes. se recomenda tornar a aprendizagem vivenciada, fazendo uso de materiais e situaes concretas, apoiando instrues verbais em imagens de suporte. necessrio organizar um currculo alternativo a ser desenvolvido simultaneamente quele adotado para a turma, a fim de adaptar o ensino capacidade de aprendizagem do estudante.
PMSPP-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova G07, Tipo 001


6. Teresa Mauri e Javier Onrubia afirmam que com a integrao das TIC no processo de ensino e aprendizagem, o que o professorado deve aprender a dominar e a valorizar no s um novo instrumento ou um novo sistema de representao do conhecimento, mas uma nova cultura da aprendizagem. Segundo os autores, so caractersticas dessa nova cultura da aprendizagem a capacidade para

I. II. III. IV. V.

organizar e atribuir significado e sentido informao. a gesto do aprendizado, do conhecimento e da formao. conviver com a relatividade das teorias e incertezas do conhecimento. fazer uso de fontes seguras aplicveis cultura escolar. no se deixar influenciar por propaganda comercial ou poltica.

Esto corretas APENAS as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, III e V. II, IV e V. I, IV e V. II, III e IV.

7.

A interconexo em tempo real de todos com todos certamente a causa da desordem. Mas tambm a condio de existncia de solues prticas para os problemas de orientao e de aprendizagem no universo do saber em fluxo. No trecho acima, Pierre Levy est se referindo (A) (B) (C) (D) (E) a sistemas de educao presencial e distncia. s mdias de massa e escolarizao individualizada. ao caos informacional e a inteligncia coletiva. ao controle do contedo da World Wide Web. cultura popular e cibercultura.

8.

Grande parte do trabalho dos professores est vinculado ao desenvolvimento das relaes interpessoais e grupais na escola e na sala de aula. Luciene Tognetta e Telma Vinha relatam exemplos de prticas de professores para lidarem com situaes de disciplina e uso de regras ou normas. Uma constatao desse estudo diz respeito ao modo pelo qual professores e escolas fazem uso de regras morais e convencionais. Considere as seguintes afirmaes:

I. II. III. IV.

Professores usam muito tempo e energia para tratar ou punir comportamentos ou infraes menores e deixam passar situaes de agresso, desrespeito e injustia. Professores autocrticos demonstraram aproveitar, com xito, os conflitos em sala de aula como oportunidades para a aprendizagem de princpios morais por meio da imposio de regras convencionais. Normas e valores utilizados nas escolas para disciplinar os alunos esto favorecendo a manuteno da anomia pelo excesso de relaes de coao entre o professor e o aluno. Professores intervm mais e de forma mais firme nos casos em que a indisciplina ou desobedincia confrontam sua autoridade, no ocorrendo a mesma conduta quando o desrespeito ou a agresso entre os iguais ocorre entre eles mesmos. Alguns professores parecem indicar em suas intervenes educativas uma indiferenciao entre normas convencionais e morais, atribuindo a mesma dimenso a ambas.

V.

Assinale APENAS a alternativa que corresponde a constataes obtidas dos estudos e pesquisas das autoras. (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, IV e V. II, III e IV. I, III e IV. II, IV e V.


3

PMSPP-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova G07, Tipo 001


9. Considere a histria em quadrinho abaixo.

(Como se resolve a indisciplina? http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-resolve-indisciplina-autoridade-moral-convencao-cooperacao-autonomia-503230.shtml?page=1

Com base em Luciene Tognetta e Telma Vinha, e analisando a tirinha correto afirmar que a professora (A) (B) (C) (D) (E) 10. agiu de maneira acertada ao encaminhar a desobedincia do estudante para a direo da escola como autoridade maior. utilizou um meio de correo desproporcional e impediu a negociao de uma regra de comportamento. no atuou com autoridade ao consultar o estudante, facilitando a manifestao de indisciplina e a permissividade. no disciplinou os comportamentos dos alunos de maneira adequada e precisou recorrer a autoridade externa. utilizou rigorosamente as normas da escola, pois o Regimento Escolar foi discutido com os alunos.

As Diretrizes Gerais para a Educao Bsica (Resoluo CNE/CEB no 04/2010), ao tratar do Projeto Poltico Pedaggico o considera mais que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrtica para todos e de qualidade social. Sobre a autonomia da escola relativamente ao Projeto Poltico Pedaggico afirma que ela se baseia (A) na capacidade de desenvolvimento da cooperao das equipes escolares e na articulao com a comunidade, tendo como referencial o definido nos Planos Municipais de Educao, avaliando-as permanentemente como feedback para o reordenamento das aes. nas normas de seu sistema de ensino, devendo adaptar-se autonomia pedaggica, administrativa e de gesto financeira da instituio educacional conferida s unidades escolares, garantindo unidade de ao do ente federado ao previsto no Plano Nacional de Educao. no atendimento s metas nacionais, estaduais e municipais para nortear o foco do seu projeto pedaggico tendo por princpios o desenvolvimento da aprendizagem e a avaliao como instrumento de contnua progresso dos alunos. no diagnstico da realidade concreta dos sujeitos do processo de ensino, na concepo sobre educao, conhecimento, avaliao da aprendizagem e gesto democrtica do ensino, permitindo consolidar as demandas da escola e as normas do sistema. na busca de sua identidade, que se expressa na construo de seu projeto pedaggico e do seu regimento escolar, enquanto manifestao de seu ideal de educao e que permite uma nova e democrtica ordenao pedaggica das relaes escolares.

(B)

(C) (D)

(E)

11.

Em relao aos saberes necessrios prtica educativa, Paulo Freire nos afirma que (A) (B) (C) (D) (E) no a condio social que afeta a aprendizagem dos educandos, mas sim sua capacidade cognitiva que inata. no o professor o responsvel pela existncia de prticas discriminatrias, mas a sociedade; seu papel o de transmitir o conhecimento crtico a seus educandos. todos tm o direito de aprender na escola, no entanto alguns tero sucesso e outros se mostraro naturalmente incapazes para tal ao porque so oprimidos. os pr-requisitos para a aprendizagem j devem ser trazidos pelos educandos escola, o papel da escola ensinar os conhecimentos libertadores. a prtica preconceituosa de raa, de classe, de gnero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia.

12.

Textos so objetos simblicos que pedem para ser interpretados. Os sentidos no repousam serenamente sobre as linhas espera de leitores aptos a desvendar os sinais grficos e acolh-los (...). Os textos nunca dizem tudo. So estruturas porosas que dependem do trabalho interpretativo do leitor. O que no significa, claro, que o leitor esteja livre para atribuir qualquer sentido ao que l. O material para ler regula a atividade interpretativa medida que fornece indcios que orientam quem l. (Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competncia leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental) Por esta razo que se diz que a (A) (B) (C) (D) (E) interpretao das informaes levam ao conhecimento verdadeiro. compreenso da leitura antecede a aprendizagem da escrita. aprendizagem significativa depende da decodificao do texto. prtica da leitura se realiza como interao entre textos e leitores. abrangncia dos sentidos de um texto levam ao conhecimento crtico.
PMSPP-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova G07, Tipo 001


13. Segundo Delia Lener, o desafio para se transformar o ensino da leitura e da escrita (A) (B) (C) (D) (E) utilizar as ferramentas necessrias para o aluno memorizar um conhecimento significativo sua realidade. buscar exercitar a leitura diariamente em todos os espaos em que a criana est presente, dentro e fora da escola. formar praticantes da leitura e da escrita e no apenas sujeitos que possam decifrar o sistema da escrita. estimular a leitura e a escrita a partir de exerccios de reforo, num espao paralelo ao da sala de aula. fazer com que os pais participem do processo de aprendizagem de seus filhos, acompanhando e orientando a lio de casa.

14.

Segundo Colomer & Camps, no ensino da leitura preciso que os alunos entendam sua aprendizagem como um meio para ampliar suas possibilidades de comunicao, de prazer e de aprendizagem e se desenvolvam no interesse por compreender a mensagem escrita. Para tal, a condio bsica e fundamental para um bom ensino de leitura na escola a de (A) (B) (C) (D) (E) ensinar o aluno a reproduzir o texto utilizando outras palavras. desenvolver brincadeiras e jogos que envolvam a leitura. restituir-lhe seu sentido de prtica social e cultural. obter informaes complementares para o entendimento do texto. primeiramente compreender o vocabulrio desconhecido do texto.

15.

Ao assumirmos as limitaes e equvocos da educao tradicional no devemos incorrer no erro de supor que a soluo esteja em algum modelo que, ao negar o conhecimento, valorize os processos de ajustamento ao cotidiano e ao sistema produtivo atual. Uma educao que corresponda s necessidades e interesses dos trabalhadores (EJA) deve tomar por referncia a realidade objetiva em que vivem os educandos, no apenas em sua imediaticidade, mas tambm naquilo que implica a superao da condio vivenciada por eles. Por isso, segundo o documento sobre Orientao Curricular EJA importante (A) atentar para o fato que a maioria dos jovens e adultos com baixa escolaridade j exercem uma funo no mundo do trabalho, e portanto podem aprender de forma aligeirada para que adquiram sua conscincia crtica. respeitar o aluno jovem ou adulto enquanto nosso objeto da vontade social geral para que este ao estudar possa contribuir com o desenvolvimento do pas. considerar os aspectos prprios do viver cotidiano dos alunos com a finalidade de aprender com eles e de transcend-los pela reflexo crtica. acolher o conhecimento trazido pelo aluno, pois assim ele se sentir valorizado e motivado a continuar na escola, mesmo que seu desempenho escolar seja insuficiente. estimular o aluno a voltar para a escola, para que ele recupere rapidamente sua capacidade reflexiva e de produo.

(B)

(C)

(D)

(E)

16.

O trabalho pedaggico da escola no deve e no pode estar alicerado somente em matrias e disciplinas discursivas, mas estas precisam dialogar com o mundo e com seus fluxos inovadores que sinalizam questes ticas, polticas e sociais. Nesse sentido, o documento Orientaes Curriculares: Expectativas de Aprendizagem para Educao tnico Racial explicita que o currculo pode ser uma ferramenta (A) propcia para um ensino moderno, a partir das inovaes tecnolgicas que possibilitam por meio do ensino a distncia, a necessria ampliao das oportunidades educacionais. transformadora se estiver baseada no currculo comum previsto na LDB, pois ela que possibilita a democratizao do conhecimento. competente para a transformao social se este conseguir a participao das famlias na educao de seus filhos. eficaz na medida em que organiza os conhecimentos necessrios a uma sociedade justa e produtiva. facilitadora para o processo de conscientizao da comunidade escolar no que se refere ao conhecimento e exerccio de seus direitos e deveres como cidad. 5

(B)

(C) (D) (E)

PMSPP-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova G07, Tipo 001


17. No que concerne ao rendimento e produtividade dos participantes, segundo Csar Coll, as investigaes relacionadas organizao social das atividades de aprendizagem indicam que (A) (B) (C) (D) (E) as situaes competitivas so superiores s cooperativas. as situaes cooperativas so superiores s competitivas. as situaes competitivas so superiores s individualistas. as situaes individualistas so superiores s competitivas. as situaes individualistas e competitivas so mais motivadoras que as cooperativas.

18.

Ele velho, j tem 40 anos: no adianta mais estudar, perda de tempo! Em relao ao depoimento acima e ao desenvolvimento intelectual do adulto que no teve oportunidade de estudar na idade apropriada, Palcios (in Marta Kohl) nos afirma que os psiclogos evolutivos esto cada vez mais convencidos de que o que determina o nvel de competncia cognitiva das pessoas mais velhas (A) (B) (C) (D) (E) no depende da idade, mas sim do desenvolvimento mental que se for estimulado desde a infncia, no impede a escolaridade na idade no apropriada. principalmente a idade, pois as pessoas mais jovens tm um ritmo mais propcio para o desenvolvimento da aprendizagem e esquecem menos o que aprenderam. no tanto a idade em si mesma, quanto uma srie de fatores como o nvel de sade, o nvel educativo e cultural, a experincia profissional e o tnus vital da pessoa. o seu dom ou no para as atividades intelectuais e sua vontade de vencer os desafios. a condio psicolgica do ser humano e sua sade mental, pois so condies que lhes permitem superar seu atraso do tempo escolar.

19.

Segundo Antoni Zabala, o enfoque globalizador uma maneira de conceber o ensino, uma viso que faz com que, no momento de planejar o currculo na sala de aula, (A) (B) (C) (D) (E) a organizao dos contedos de cada uma das diferentes unidades de interveno articule-se a partir de situaes, problemas ou questes de carter global. haja uma certa dificuldade na organizao dos contedos cientficos, pois eles se apresentam como disciplinas na forma de organizao hierrquica e global. a escolha dos contedos se d a partir da realidade local, permitindo que as premissas individuais levem a concluses globais. os contedos do senso comum trazidos pelos alunos se transformem em conhecimentos escolares, na medida em que um conhecimento se articule com outro. a estruturao da grade de contedos ocorra por meio da interdisciplinaridade e a partir disso se decomponha naturalmente nas disciplinas bsicas do ncleo comum.

20.

Segundo Andy Hargreaves, cada vez mais governos, empresas e educadores esto exigindo que professores na sociedade do conhecimento se comprometam com a aprendizagem baseada em padres, na qual todos os alunos (e no apenas alguns) tenham desempenhos elevados em termos de aprendizagem cognitiva [...]. Novas abordagens aprendizagem demandam novas abordagens de ensino. Entre elas, esto um ensino que, dentre outras aes, (A) (B) (C) (D) (E) priorize o conhecimento cientfico superando o senso comum e buscando sempre na pesquisa a explicao dos acontecimentos e informaes transmitidas pelo professor. reconhea o aluno como uma pessoa pensante, sujeito no processo de sua aprendizagem e o professor tambm sujeito no processo de ensino e autnomo para preparar o currculo necessrio sua turma de alunos. considere o conhecimento trazido pelo aluno, realizando um amplo diagnstico socioeconmico e cognitivo do grupo sala para a partir disso sugerir questes para as avaliaes mensais da escola. enfatize habilidades de raciocnio de ordem mais elevada, a metacognio (a reflexo sobre o pensamento), estratgias cooperativas de aprendizagem, inteligncias mltiplas e diferentes hbitos da mente. proporcione o prazer em aprender, utilize o ldico ao invs da construo do conhecimento a partir de textos e aulas expositivas, levando o aluno aquisio do saber por meio de seu prprio interesse, possibilitando, assim, sua autonomia intelectual.
PMSPP-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova G07, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Estados como Paran, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia apresentam entre 1950 e 1980, altas taxas de emigrao lquida. reas que haviam sido atrativas em outros momentos transformaram-se, nos anos 70, em expulsoras de populao ...
(Milton Santos & Maria Laura Silveira. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 50 Adaptado)

A emigrao citada no texto tinha como destino as (A) (B) (C) (D) (E) reservas extrativistas do Acre e do Amap e as capitais litorneas. capitais nordestinas que se destacavam pela forte industrializao. regies de fronteiras, como o caso dos brasiguaios. metrpoles e as novas frentes pioneiras, como a Amaznia. bacias leiteiras do Sudeste e as reas industriais do Centro-Oeste.

22.

Considere o mapa apresentado abaixo.


Unidades do relevo brasileiro

(ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org) Geografia do Brasil. 5. ed. So Paulo: EDUSP, 2005. p. 53)

Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente caractersticas das unidades de relevo destacadas no mapa com os nmeros 1 e 2. Unidade de relevo 1 (A) Engloba rochas sedimentares e vulcnicas e seu contato com seu entorno feito atravs de escarpas as cuestas Apresenta um modelado formado por elevaes residuais de topos planos. Apresenta baixas altitudes e formado por reas serranas descontnuas. Apresenta grande linearidade e recortado por vrios rios de mdia extenso. caracterizado pelos inmeros morros residuais de rochas cristalinas. Unidade de relevo 2 Possui grande complexidade geolgica e apresenta falhamentos que originaram escarpas acentuadas. formado por rochas sedimentares e grande parte de seu entorno formado por depresses cristalinas. No seu interior predominam rochas metamrficas do mesozoico que fortemente erodidas deram origem a morros com vertentes suaves. Destaca-se pela grande estabilidade tectnica sendo a eroso o principal agente formador do relevo. Apresenta inmeras serras de pequena altitude e extenso dispostas no sentido leste-oeste.

(B)

(C)

(D)

(E)

PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


23. Analisando os contrastes topogrficos e geolgicos existentes entre os dois principais domnios florestais biodiversos do Brasil, a Amaznia e o Brasil Tropical Atlntico, AbSber afirma que no domnio amaznico (A) (B) (C) (D) predominam rochas paleozoicas e cenozoicas, enquanto no Tropical Atlntico ocorrem rochas cristalinas. h grande complexidade na compartimentao topogrfica, diferente da que ocorre no domnio Tropical Atlntico. ocorrem terrenos pr-cambrianos e no domnio Tropical Atlntico so comuns rochas vulcnicas mesozoicas. marcante a presena de relevo fortemente erodido enquanto no domnio Tropical Atlntico o relevo menos movimentado. podem ser encontradas plataformas mamelonizadas enquanto no domnio Tropical Atlntico so comuns as vertentes rebaixadas.

(E)

24.

... A pluviosidade se acentua, sobretudo nas encostas litorneas, em posio de barlavento. O clima dessa rea , em grande parte, controlado pela ao da massa de ar tropical martima (Tm) e afetada, ocasionalmente, pela equatorial martima (Em) e por oscilaes da ZCIT [Zona de Convergncia Intertropical] e linhas de instabilidade tropicais (IT). Porm so as massas polares (MP), dinamizadoras da Frente polar atlntica (FPA), as principais responsveis por seu regime pluviomtrico, caracterizado pela concentrao de chuvas no vero.
(ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org) Geografia do Brasil. 5. ed. So Paulo: EDUSP, 2005. p. 107)

O texto destaca a dinmica das massas de ar que caracteriza o clima (A) (B) (C) (D) (E) Subtropical litorneo. Equatorial semi-mido. Tropical tpico. Subtropical. Tropical de altitude.

25.

Os solos so formados por um pacote de materiais originados da transformao da rocha-me e dos materiais transportados pela ao da gravidade. Devido s diferenas na sua composio, os solos so divididos em horizontes. O primeiro horizonte (A) (B) (C) (D) (E) basicamente formado por material inorgnico que lhe confere fraca textura. se destaca pela proximidade com a rocha-me, sendo portanto pouco metamorfizado. forma a parte superior do solo e contm uma camada de material orgnico o hmus. se caracteriza pela elevada fertilidade e nem sempre encontrado em todos os solos. o menos sujeito s aes antrpicas porque encontra-se a mdias profundidades.

26.

Tema sempre presente quando se discute o meio ambiente e os destinos da humanidade, o desenvolvimento sustentvel (A) (B) (C) (D) (E) reafirma a capacidade de presso das comunidades pobres frente aos desequilbrios ambientais. deve ser definido como a harmonizao da relao entre o homem e a natureza a ser preservada. integra o vasto leque de utopias que tem servido para conduzir as discusses ecolgicas. parte dos extensos contedos que esto sendo discutidos pelas ONGs ecologistas. representa um mecanismo de regulao do uso do territrio e como tal um instrumento poltico.

27.

O professor de Geografia entrega aos alunos o seguinte fragmento de texto para desencadear uma discusso na sala de aula: A densidade das favelas est aumentando, por falta de polticas pblicas que aumentem o acesso moradia popular. 'As habitaes hoje tm dois ou trs andares. Isso eleva a rea construda e faz as favelas mais densas do que eram anos atrs.' A maior consequncia da periferizao o aumento dos deslocamentos dos moradores de bairros distantes para o centro da capital para trabalhar ou estudar. 'Essa intensa mobilidade agravada pela falta, na periferia, de oferta de trabalho e da baixa renda, alm da carncia de escolas e postos de sade'. 'Os deslocamentos provocam congestionamentos, superlotao no transporte pblico e aumento da poluio.'
(http://www.catalisa.org.br/arquivo/181-uso-e-ocupao-de-solo-da-regii-metropolitana-de-si-paulo)

Entre os temas recorrentes a serem discutidos devem constar: (A) (B) (C) (D) (E) 8 cidade ilegal excluso social especulao imobiliria. exploso demogrfica emigrao concentrao de renda. renovao urbana cinturo verde conurbao. migrao de retorno violncia urbana crescimento vegetativo. densidade demogrfica bacias urbanas metropolizao.
PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


28. Analise o mapa abaixo.

(DURAND, Marie-Franoise (et all). Atlas da mundializao. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 27)

Um tema importante a ser discutido pelo professor de Geografia e seus alunos a partir da interpretao do mapa : (A) (B) (C) (D) (E) Os imigrantes tiveram considervel importncia na formao do mercado consumidor brasileiro. O Brasil esteve entre os poucos pases americanos atingidos pelos fluxos de imigrao europeia. A imigrao europeia representou a diversificao da mo-de-obra para a indstria brasileira. A assimilao da cultura nacional pelos imigrantes foi realizada de forma rpida e segura. O crescimento da populao do Sudeste e Sul do Brasil foi influenciado pela imigrao europeia.

29.

Considere o grfico e s afirmativas abaixo.


Participao relativa das regies na transformao Industrial (%)

(ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.) Geografia do Brasil. 5a ed. So Paulo: EDUSP, 2005. p. 379 atualizado em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pia/empresas/2009/comentarios2009.pdf)

I. II. III.

A partir das ltimas dcadas do sculo XX houve uma reorganizao industrial no Brasil, fato que se refletiu na distribuio da atividade pelo territrio. As mudanas na localizao das atividades industriais so muitas vezes precedidas de uma forte competio entre estados e municpios pela instalao de novas fbricas ou mesmo a transferncia das j existentes. Entre 1990 e 2009, a expanso da atividade industrial nas regies Norte e Centro-Oeste est relacionada firme atuao dos organismos estatais de planejamento: Sudam e Sudeco.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I. I e II. I e III. II. II e III.


9

PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


30. Um dos principais objetivos do ensino de Geografia promover uma srie de atividades que levem os alunos a adquirir habilidades de leitura de mapas ao longo de sua vida escolar. Essas habilidades vo das mais simples s mais complexas, tal como o caso da seguinte habilidade: (A) (B) (C) (D) (E) Reconhecer e situar as formas de relevo e de utilizao do solo. Encontrar um ponto sobre uma carta com as coordenadas ou com o ndice remissivo. Saber se conduzir com um mapa rodovirio ou uma carta topogrfica. Explicar a localizao de um fenmeno por correlao entre duas cartas. Medir uma distncia sobre uma carta com uma escala numrica.

31.

Discutindo a construo da noo de espao, Castrogiovanni discorre sobre as relaes espaciais. dele as seguintes ideias: So representadas pelas relaes que tm como base a noo de distncia e permitem situar os objetos uns em relao aos outros, considerando um sistema fixo de referncia. O autor refere-se s relaes (A) (B) (C) (D) (E) de reversibilidade. Topolgicas. Projetivas. de vizinhana. Euclidianas.

32.

Essa corrente abrange uma diversidade de obras e concepes resultantes de como seus integrantes vindos do marxismo, existencialismo ou da fenomenologia analisam a crise do modelo cientfico e o surgimento de novos paradigmas. Fundamentada na subjetividade, na intuio, nos sentimentos, na experincia, no simbolismo e na contingncia, privilegiando o singular e no o particular ou o universal, em vez da explicao, tem na compreenso a base da inteligibilidade do mundo real. Essa escola de pensamento, seguindo a mesma conduta das vertentes anteriores, criticou formas e contedos da cincia geogrfica praticada at os anos 70 para, em seguida, enunciar seus pressupostos. [...] O lugar passa a ser o conceito-chave mais relevante.
(http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/OrientacpesCurriculares_proposicao_expectati vas_de_aprendizagem_EnsFundII_geo.pdf)

O texto apresenta caractersticas da corrente (A) (B) (C) (D) (E) Tradicional. Clssica. Humanista. Crtica. Teortica.

33.

A partir da segunda dcada do sculo XXI, uma das caractersticas da poltica externa brasileira (A) (B) (C) (D) (E) a diminuio da participao do pas em misses de paz da ONU. a ampliao das relaes econmicas e diplomticas com os Estados Unidos. a reduo das tentativas de cooperao com os pases africanos. o aprofundamento da integrao poltica e econmica da Amrica do Sul. o esforo do pas no sentido de reviver as polticas comerciais protecionistas.
PMSPP-Geografia-G07

10

Caderno de Prova G07, Tipo 001


34. A China ocupa uma posio cada vez mais importante no comrcio mundial. Esse pas construiu seu desenvolvimento (A) (B) (C) (D) (E) fixando-se na Diviso Internacional do Trabalho constituda em meados do sculo XX. baseando-se em polticas destinadas a produzir bens para a exportao. mantendo-se atrelado s polticas protecionistas de substituio das importaes. impondo sua independncia em relao Organizao Mundial do Comrcio. insistindo em sua poltica demogrfica de rgido controle de natalidade.

35.

Analise o grfico abaixo.


Matriz energtica de alguns pases (2005)

(DURAND, Marie-Franoise (et al.). Atlas da mundializao. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 102.)

Um tema importante a ser discutido pelo professor de Geografia e seus alunos, a partir da interpretao do grfico, : (A) (B) (C) (D) (E) Os maiores consumidores de petrleo so tambm grandes produtores. Dos pases do G-8 os Estados Unidos lder no consumo de gs natural. O petrleo a fonte mais consumida entre os pases emergentes. A energia nuclear e o gs natural apresentam consumos semelhantes. Entre os pases do Bric, o Brasil o que apresenta maior consumo de energias renovveis.

36.

A construo de noes bsicas de localizao, organizao, representao e compreenso da estrutura do espao elaboradas dinamicamente pelas sociedades constitui (A) (B) (C) (D) (E) a alfabetizao espacial. o espao construdo. a cartografia bsica. a Geografia humanista. o espao crtico. 11

PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


37. Ao estudar o espao geogrfico, a delimitao do mesmo um passo necessrio porque o espao imenso, planetrio, mundial. O que dele/nele estudar? Para dar conta da delimitao se deve fazer a referncia escala social de anlise, que em seus vrios nveis, encaminha a recortes que elegem determinada extenso territorial. Estes nveis so: (A) (B) (C) (D) (E) casa, bairro, municpio e estado. local, regional, nacional e global. individual, grupal, tribal e nacional. estado, pas, regio e continente. natureza, sociedade, nao e mundo.

38.

A litosfera, constituda pela crosta continental e pela crosta ocenica, no um corpo esttico. Apesar da aparente estabilidade e rigidez, a litosfera dotada de dinamismo alimentado pelas foras do manto e do ncleo. Muitas teorias foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta. Dentre elas, uma que tem tido grande influncia nos estudos geolgicos e geomorfolgicos a (A) (B) (C) (D) (E) teoria da isostasia. do encolhimento da Terra. da semelhana continental. da Terra em expanso. teoria da tectnica de placas.

39.

Leia o texto. Os fenmenos provocados pela fora endgena ativa so extremamente interdependentes, e quando ocorre a manifestao de um deles todos os demais esto ocorrendo tambm. A fora endgena passiva que oferece resistncia ao desgaste erosivo, e representada pelos diferentes tipos de rochas e pelos diferentes modos como estas esto arranjadas estruturalmente na superfcie da Terra.
(Fonte: ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. So Paulo: EDUSP/FDE, p. 36.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a dinmica do relevo no territrio brasileiro, pode-se concluir que, no Brasil, predomina a fora endgena (A) (B) (C) (D) (E) ativa, pois existe atividade vulcnica na Plataforma Continental e observa-se a ocorrncia de sismos. passiva, posto que predominam rochas cristalinas, cuja resistncia impede o intemperismo e a eroso. ativa, visvel na ocorrncia de orognese em toda a orla martima e na ausncia de eroso fluvial. passiva, visto que a maior parte do relevo brasileiro foi produzida a partir de processos erosivos. neutra, na medida em que as foras ativa e passiva esto em equilbrio devido pouca atividade tectnica.

40.

Dentre as expectativas de aprendizagem em Geografia, definidas nas orientaes didticas para esta disciplina na Educao de Jovens e Adultos (EJA), destaca-se: (A) (B) (C) (D) (E) Conhecer os nomes dos continentes, oceanos e mares, dos pases e suas capitais, as principais cidades e rios. Participar ativamente de entidades poltico-sociais, colocando em prtica as diretrizes da Geografia Crtica. Construir mapas e grficos coloridos, como forma de melhorar as tcnicas de desenho e a esttica. Localizar lugares nos mapas, sem a necessria correlao e interpretao das suas informaes. Compreender a paisagem, o territrio e o lugar, identificando suas relaes, problemas e contradies.

41.

No Caderno de Orientao Didtica: referencial de expectativas para o desenvolvimento da competncia leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental (SME/DOT), prope-se a leitura de textos literrios como recurso no ensino de Geografia. O uso dos textos literrios como recurso didtico em Geografia permite (A) dividir o trabalho do professor de Geografia com a rea de Portugus, evitando que o professor fique sobrecarregado e tornando as aulas mais dinmicas e atraentes. uma melhor apreenso da realidade do tempo-espao, pois os autores descrevem, por meio de suas personagens, cenas do cotidiano em um tempo e espao especficos. que o aluno compreenda melhor a Geografia e seus contedos, de uma forma ldica, posto que esta disciplina s trabalha com imagens, mapas, grficos e tabelas. escapar dos contedos da Geografia que exigem somente a memorizao de informaes, pois as obras literrias tornam as informaes parte de um contexto mais amplo. justificar o aumento no nmero de aulas desta disciplina, na medida em que passa a contribuir, tambm, para o domnio da linguagem grfica e escrita pelo aluno.
PMSPP-Geografia-G07

(B)

(C)

(D)

(E) 12

Caderno de Prova G07, Tipo 001


42. De acordo com as Orientaes Curriculares para a Geografia no ensino fundamental II (SME/DOT), um conceito traduz os espaos com os quais as pessoas tm mais vnculos afetivos e subjetivos que racionais e objetivos: uma praa, onde se brinca desde menino, a janela de onde se v a rua, o alto de uma colina, de onde se avista a cidade. O conceito acima referido o de (A) (B) (C) (D) (E) territrio. natureza. meio tcnico. lugar. meio urbano.

43.

De acordo com as Orientaes Curriculares para a Geografia no ensino fundamental II (SME/DOT), os estudos escolares da Geografia permitem aos estudantes compreender problemas e analisar criticamente as solues propostas; enfim, conhecer e comear a operar com os procedimentos e as explicaes que a Geografia como cincia produz. Neste sentido, o estudo da paisagem local deve (A) (B) (C) (D) (E) privilegiar os elementos naturais considerados estveis, como o relevo e o clima, analisando a influncia desses elementos sobre a paisagem, tomados como determinantes de sua evoluo. ser realizado com a utilizao de mapas e grficos, instrumentos que facilitam a interpretao das paisagens locais e tornam os resultados dos trabalhos apreciveis esteticamente. buscar as interaes entre a sociedade e a natureza que nela se encontram presentes, situando-as em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando-as e conferindo-lhes significados. observar somente os elementos humanos do espao, como as casas, ruas, comrcio, praas, etc., j que os elementos naturais no podem ser analisados e nem compreendidos na escala local. reunir fotografias, mapas antigos e depoimentos de moradores, que sero discutidos em sala de aula e, posteriormente, organizados em painis de exposio caractersticos de estudos deste tipo.

44.

Leia a notcia. Kantuta um pedao de Bolvia na capital paulista

Salteas, flautas de p, malhas andinas. No bairro do Pari, em So Paulo, a feira boliviana Kantuta rene aos domingos quase 2 mil bolivianos. E j virou atrao turstica. Em poucos metros do metr Armnia, no bairro do Pari, centro de So Paulo. Pessoas de olhos levemente puxados, pele morena e cabelos escuros e brilhantes. Todas falam espanhol. Aqui, sou a estrangeira. como se estivesse andando pelas ruas movimentadas de Cochabamba ou as intermitentes feiras da capital La Paz - uma barraca atrs da outra, uma malha de l de lhama, um pote de barro, uma flauta de p. Em So Paulo, a Bolvia fica na praa Kantuta, todo domingo, das 11h s 19h.
(Fonte: http://www.brasilbolivia.com.br/praca_kantuta_br.htm)

O contedo da notcia pode ser explorado pelo professor de Geografia em sala de aula para abordar o tema (A) (B) (C) (D) (E) do surgimento dos cortios devido imigrao crescente. da falta de reas verdes nas grandes metrpoles brasileiras. da formao de territrios com temporalidade definida. da baixa qualificao da mo de obra brasileira. do esvaziamento das reas centrais das grandes cidades.

45.

Dentre as contribuies do gegrafo Mlton Santos Geografia, destaca-se a proposio de categorias fundamentais para a anlise do espao geogrfico. So elas: (A) (B) (C) (D) (E) natureza, sociedade, homem e economia. estrutura, processo, funo e forma. paisagem, territrio, lugar e espao. Estado-nao, sociedade, globalizao e tecnologia. relevo, clima, urbanizao e industrializao. 13

PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


46. Leia o texto. O territrio ganha novos contedos e impe novos comportamentos, graas enormes possibilidades da produo e, sobretudo, da circulao dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informaes, das ordens e dos homens. a irradiao do meio tcnico-cientfico-informacional que se instala sobre o territrio, em reas contnuas no Sudeste e no Sul ou constituindo manchas e pontos no resto do pas.
(Fonte: SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 52/53.)

Neste pargrafo, esto lanadas as bases para uma nova regionalizao do pas, em que se destaca a regio (A) (B) (C) (D) (E) Amaznica, definida pelos limites naturais da floresta amaznica. Concentrada, que engloba as regies Sudeste e Sul. Nordeste, cujos limites so definidos pelo Polgono das Secas. Centro-Sul, adicionando Minas Gerias e Bahia ao Centro-Oeste. da Macrometrpole, formada pelo tringulo So Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte.

47.

Os produtos de uma agricultura globalizada soja, milho, algodo, arroz so cultivados numa rea que abriga as maiores densidades de mecanizao agrcola (um trator para cada 8,8 habitantes agrcolas, uma mquina de colheita para cada 54,7 habitantes agrcolas), o maior consumo de fertilizantes e defensivos agrcolas e a utilizao de tecnologia de ponta, como a agricultura de preciso. Beneficiada pelo valor relativamente baixo da terra, ela consegue tambm diminuir seus custos de trabalho com altos graus de capitalizao em fixos fluxos.
(Fonte: SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 52/53.)

A descrio refere-se regio (A) (B) (C) (D) (E) Sudeste. Norte. Nordeste. Sul. Centro-Oeste.

48.

Observe as imagens, abaixo.

(Fonte: http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/26E4/7460/0126/F7D5/6976/6B89/ExpedicaoLangsdorff.jpg) (Fonte: http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/17/imagens/i93856.jpg)

Considerando as anlises de Milton Santos e Maria Laura Silveira sobre a sucesso de meios geogrficos na construo do territrio brasileiro, pode-se afirmar que, no perodo histrico em que foram produzidas as pinturas, predominava o meio (A) (B) (C) (D) (E) 14 natural. tcnico. nacional. cientfico. agrcola.
PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


49. Leia o texto. [...] as novas elites desenvolveram uma ideologia nacional em nome da qual toda a herana pr-colonial (estrutura social segmentada ou pertencimentos transnacionais) deveria desaparecer. No entanto, o nacionalismo proclamado no foi suficiente para construir um Estado nacional estvel, capaz de gerir os pertencimentos mltiplos, de integrar as solidariedades comunitrias, de construir uma sociedade e uma cidadania.
(Fonte: DURAND, M-F. (org.) Atlas da Mundializao. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 76.)

No mundo contemporneo, o contedo do texto refere-se, em especial, situao encontrada (A) (B) (C) (D) (E) na Amrica Andina. na Europa Oriental. no Sudeste Asitico. na frica Subsaariana. na Amrica Central.

50.

Observe o mapa.

(Fonte: DURAND, M-F. (org.) Atlas da Mundializao. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 39)

Considerando a localizao das reas com maior concentrao de pessoas infectadas, pode-se inferir que a doena em destaque (A) (B) (C) (D) (E) o cncer. a diabetes. a malria. a obesidade. o alzheimer. 15

PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


PROVA DISSERTATIVA QUESTO 1 Voc acaba de assumir um cargo de professor na rede municipal de So Paulo. Nos anos anteriores, a escola em que voc se efetivou enfrentou muitos problemas com o baixo rendimento de um grupo de alunos filhos de imigrantes e de indgenas nas Provas So Paulo elaboradas pela Prefeitura Municipal de So Paulo. Nesse ano, o Conselho de Escola agregou ao Projeto Pedaggico metas relacionadas ao enfrentamento do problema e decidiu que os professores, alm de explicitar nos planos de trabalho o que faro para cooperar com a superao do problema, devero apresentar um projeto detalhado do trabalho em cada disciplina considerando o pluralismo cultural da escola. Descreva brevemente as aes que voc proporia desenvolver no mbito de sua disciplina.

R
QUESTO 2

C S

Voc ficou sabendo por meio de colegas do mesmo ano escolar, que um aluno do ensino fundamental, baixinho e negro vem sendo importunado sistematicamente por colegas maiores, com atos de discriminao (xingamento e apelidos pejorativos) e at por atos de violncia fsica, nas proximidades da escola. Tendo em vista as obrigaes de um(a) professor(a), o que voc faria? Justifique.

R
16

C S

PMSPP-Geografia-G07

Caderno de Prova G07, Tipo 001


QUESTO 3 Um(a) professor(a) avaliou que a razo da desqualificao da escola pblica e seus baixos resultados no rendimento escolar demonstrado nas provas municipais (So Paulo), estaduais (SARESP) e nacionais (Brasil) estava na organizao escolar por ciclos que impedia a reprovao escolar de alunos com baixo/baixssimo rendimento. luz da Bibliografia indicada como voc analisa a questo? Justifique.

C S

PMSPP-Geografia-G07

17

Potrebbero piacerti anche