Sei sulla pagina 1di 44

1

CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAQUARA UNIARA

Programa Nacional de Ps-Doutorado - PNPD/2009 Edital MEC/CAPES e MCT/FINEP

Tecnologias de Informao para a integrao da manufatura, com nfase programao da produo.

Prof. Dr. Walther Azzolini Jnior

2009

SUMRIO

Resumo

04

1. Introduo 2. Programao da Produo

05 06

2.1 Diferena entre planejamento da produo e programao da produo


09 2.1.1 Benefcios da programao da produo 10

2.1.2 Gerenciamento da ordem de produo e da programao das ordens 10 2.1.3 Gap entre Teoria e Prtica 2.2 Mundo Contemporneo 11 14

2.3 Nveis hierrquicos do Planejamento, Programao e Controle da Produo 2.3.1 Planejamento em nvel macro 2.4 Fator de Carga 2.4.1 Planejamento em nvel intermedirio 2.4.2 Planejamento em nvel micro 2.5 Varivel Tempo 17 19 20 22 23 25

2.6 Integrao entre o Nvel Intermedirio e o Nvel micro do Planejamento, Programao e Controle da Produo junto ao APS 3. Justificativa 4. Objetivo 5. Plano de trabalho 6. Metodologia 7. Resultados Pretendidos 8. Equipe Tcnica 9. Nmero de Cotas 27 29 32 33 34 35 36 37

10. Estimativa Oramentria 11. Infra-estrutura fsica e tecnolgica necessria 12. Estimativa da porcentagem de aplicabilidade do projeto 13. Contrapartida e acervo da Instituio preponentes

39 40 40 41

14. Possvel aderncia do projeto Lei nmero 10.97304, Lei de inovao tecnolgica 42

Bibliografia

43

TITULO DO PROJETO: Tecnologias de Informao para a integrao da manufatura, com nfase programao da produo

RESUMO A programao da produo envolve formas de tomada de deciso as quais executam regras cruciais pertinente ao modelo do sistema produtivo tanto na indstria de manufatura quanto de servios. No ambiente competitivo atual, a programao efetiva das operaes dos sistemas produtivos tornou-se uma necessidade sobrevivncia da empresa no mercado. O tema ainda tratado de forma incipiente nas empresas brasileiras o que implica na falta de conhecimento dos softwares especialistas em programao disponveis no mercado e dos conceitos tericos inerentes ao tema, o que pode resultar em um desperdcio significativo da vantagem competitiva desejada. A programao da produo passou a ser levada a srio na manufatura no comeo do sculo passado com o trabalho pioneiro de Henry Gantt e outros. Contudo, alguns anos se passaram at o surgimento das primeiras publicaes sobre programao na literatura em pesquisas na rea de operaes. Algumas dessas primeiras publicaes apareceram na Naval Research Logistics Quarterly no incio da dcada de 1950 contendo os resultados dos trabalhos de W. E. Smith, S. M. Johnson e J. R. Jackson. Durante a dcada de 1960 uma quantidade significativa de trabalhos surgiu sobre formulaes da programao dinmica e da programao inteira dos problemas de programao. Aps o famoso artigo de Richard Karp sobre a teoria da complexidade, a pesquisa na rea a partir da dcada de 1970 focou principalmente sobre a hierarquia da complexidade dos problemas de programao da produo. Na dcada de 1980 alternativas para a soluo dos problemas inerentes programao da produo passaram a ser o foco da academia e da indstria com um aumento significativo de ateno voltada aos problemas de programao estocstica ou probabilstica da produo. Este projeto de pesquisa visa resgatar a evoluo da teoria disponvel na literatura do tema abordado a partir do desenvolvimento do Grfico de Gantt em torno de 1917, suas limitaes e projees futuras alm das aplicaes atuais em empresas de segmentos distintos.

1. Introduo

As principais atividades do processo de gesto da produo so o planejamento, a programao e o controle da produo (CORREA et al., 1997). O termo Planejamento e Controle da Produo (PCP) podem ser definidos como sendo um conjunto de atividades gerenciais a serem executadas para que se concretize a produo de um produto (PIRES, 1995). A integrao dessas atividades determina quo bem a empresa ir atender aos seus clientes e ganhar uma posio competitiva no mercado (VOLLMANN et al., 1997). Alm disso, essa integrao pode introduzir melhorias significativas para a eficincia das condies de produo, atravs da reduo de conflitos de programao, reduo do tempo de fluxo e dos materiais em processo, aumento da utilizao dos recursos da produo e adaptao a eventos irregulares do cho de fbrica (KIM et al., 1997). Independentemente do sistema produtivo e abordagem utilizada pelo PCP, existem algumas atividades que so tradicionalmente inerentes sua realizao (PIRES, 1995). Segundo ARNOLD e CHAPMAN (2001), as cinco atividades principais realizadas pelo planejamento e controle da produo so as seguintes: Planejamento Estratgico do Negcio; Plano de Vendas e Operaes; Plano Mestre de Produo; Planejamento das Necessidades de Materiais; Compras e Controle das Atividades de Produo. Para MARDEGAN et al. (2003), a utilizao atual de sistemas computacionais no suporte ao desenvolvimento dessas atividades est se tornando um critrio qualificador entre as empresas. Devido ao grande volume de dados existentes para o processo de tomada de deciso, faz-se com que o uso de sistemas de informao na gesto da produo seja cada vez mais necessrio. Neste contexto, FERRAZ JR e OLIVEIRA (2005) apontam que o uso de informaes imprecisas e dados incorretos podem prejudicar enormemente o processo de tomada de deciso. Tradicionalmente, os mtodos de monitoramento da produo so baseados em apontamentos manuais.

A coleta manual de informaes mostra-se deficiente quanto confiabilidade, velocidade de atualizao, deteco de no conformidades e outros fatores prejudiciais produo, alm de gerarem redundncia de trabalho na coleta e alimentao de banco de dados. Conseqentemente, as informaes geradas a partir desses apontamentos podem criar uma percepo diferente da realidade, e com um retardo suficiente para impossibilitar decises crticas a partir das mesmas. Assim, o fluxo de informaes entre os sistemas de Tecnologia de Informao (TI) dos altos nveis gerenciais e dos nveis de automao de cho de fbrica altamente desejvel. Empreendimentos de manufatura cada vez mais requerem que seus equipamentos sejam integrados com os demais sistemas de TI, estabelecendo-se assim nveis de hierarquia de dentro de um sistema de automao.

2. Programao da Produo

A Programao da produo consiste em alocar recursos limitados para a execuo de tarefas ao longo do tempo. Segundo Britan (1983) A programao da produo se interessa pela alocao de recursos e o seqenciamento de tarefas para produzir bons produtos e servios. Apesar da alocao de recursos e das decises de seqenciamento ser diretamente relacionadas, muito difcil para um modelo realizar matematicamente a interao entre elas. Contudo, atravs do uso do conceito de seqenciamento hierrquico, a alocao dos recursos e os problemas de seqenciamento das tarefas podem ser resolvidos separadamente. Primeiro o problema da alocao dos recursos resolvido e seus resultados so fornecidos como entradas para o problema de seqenciamento das tarefas. O problema de alocao de recursos s vezes pode ser resolvido usando tcnicas de planejamento da produo de modo agregado, ou seja, em um primeiro momento deve-se especificar completamente a entrada do problema de seqenciamento das tarefas atravs do resultado detalhado da 1 fase ou projeo da demanda atravs do plano mestre da produo.

Uma relao dos componentes necessrios para a produo, com o propsito de atendimento demanda, pode ser obtida de um modo seqencial usando o sistema de planejamento das necessidades de materiais MRP. importante ressaltar que apesar de o MRP continuar a ser de uso popular na prtica, alguns problemas necessitam ser resolvidos para tornar a ferramenta de planejamento mais efetiva na execuo do plano de materiais, como por exemplo, a aplicao de modelos probabilsticos na gesto do inventrio de componentes e matrias primas. Segundo Hermann (1983) em funo da complexidade da programao da produo h trs vises diferentes a respeito da programao:

Perspectiva da soluo do problema: a viso da programao quanto a um problema de otimizao de recursos. Trata da formulao da programao quando um problema de otimizao combinatria de forma isolada se encontra no planejamento da manufatura e no sistema de controle local. A modelagem deve considerar as variveis do sistema e as restries existentes no processo de alocao e seqenciamento dos recursos.

Perspectiva do tomador de deciso: a viso de que a programao uma deciso que um homem deve tomar. Programadores realizam uma variedade de tarefas e usam tanto informaes formais quanto informais para a realizao dessas tarefas. Os programadores devem tratar das incertezas, gerenciarem os gargalos e antecipar os problemas que as pessoas causam.

Perspectiva organizacional: uma viso de um nvel do sistema de que a programao parte do complexo fluxo de informao e do processo de tomada de deciso que constitui o planejamento da manufatura e o sistema de controle. Tais sistemas so tipicamente divididos em mdulos que realizam diferentes funes tal como planos mestres da produo e planejamento das necessidades de materiais.

Ainda de acordo com Bayindir (2005) a programao da produo pode ser classificada a partir dos critrios descritos a seguir caracterizados na Figura 1.1.

Figura 1.1 Tipo de fluxo de produto 1. Tipo de fluxo (a) Flow shop: Todas as tarefas tm fluxo de processos idnticos e requerem a mesma seqncia das operaes. (b) Job shop: As tarefas tm diferentes fluxos de processo e podem requerer seqncias significativamente diferentes das operaes. 2. Tipo de processo (a) Processamento unitrio: tarefas so processadas uma a uma. (b) Processamento em lote ou batelada: um nmero de tarefas processado junto como um lote. 3. Padro de liberao da tarefa (o tempo de liberao da tarefa o tempo no qual o processo pode ser iniciado) (a) Esttico: tarefas so (ou assume-se que so) liberadas para o cho da produo no tempo zero. (b) Dinmico: tarefas so (ou assume-se que so) liberadas para o cho da produo no tempo necessrio.

4. Configurao do centro de trabalho a. Mquina dedicada b. Mquinas idnticas em paralelo c. Mquinas similares em paralelo d. Mquinas no relacionadas em paralelo e. Mquinas em operao com sobreposio

2.1. Diferena entre planejamento da produo e programao da produo Segundo Bartk (1999) a diferena essencial est na resoluo do plano ou programao resultante. Enquanto o planejamento industrial trata das tarefas contidas em planos gerais para perodos mais longos de tempo onde atividades so designadas para os departamentos, a programao industrial trata das tarefas contidas em programaes detalhadas para mquinas individuais em um perodo de tempo mais curto. "A partir desse ponto de vista, a programao pode ser vista como uma alta resoluo de um planejamento em um perodo de tempo mais curto. Bartk (1999) tambm define um novo planejamento em conjunto com o seqenciamento da programao de acordo com a Figura 1.2.

Figura 1.2 Hierarquia do planejamento Bartk (1999)

10

2.1.1. Benefcios da programao da produo

H algumas metas e benefcios da programao da produo descritos a seguir. Uma programao da produo pode determinar tanto se uma promessa de entrega pode ser cumprida quanto identificar os perodos de tempo disponveis para a manuteno preventiva. A seguir so relacionadas vantagens efetivas do processo de programao da produo. Uma programao da produo determina ao pessoal do cho da fbrica uma relao explicita do que deve ser feito de modo que os supervisores e gerentes podem medir seu desempenho. Minimiza o estoque em processo Work in Process WIP Minimiza o tempo de fluxo mdio do sistema Maximiza a utilizao da mquina ou do trabalhador Minimiza os tempos de setup Uma programao da produo pode identificar conflitos do uso de recursos, controle da liberao das tarefas da produo e assegurar que as matrias primas requeridas estejam ordenadas no tempo Melhora a coordenao do aumento da produtividade e a minimizao dos custos operacionais

2.1.2. Gerenciamento da ordem de produo e da programao das ordens

O gerenciamento das ordens de produo vital para assegurar que os sistemas de resposta demanda ETO, CTO, MTO, ATO/FTO, MTS, de acordo com as estratgias de manufatura atendam a seus objetivos. Pinedo (1995) ilustra o fluxo de informaes e a hierarquia de procedimentos relacionados e como uma ordem processada via o planejamento da capacidade, programao e atividades listadas para o gerenciamento do cho da fbrica de acordo com a Figura 1.3.

11

Figura 1.3 Decises chave em diferentes estgios do gerenciamento dos processos envolvidos da ordem de produo, planejamento da produo e programao das operaes (Order Management, Production Planning, and Operations Scheduling OMPPOS) a partir de Kemppainen (2005) o qual se baseou em Pinedo (1995)

O gerenciamento da ordem de produo relacionado com o planejamento da capacidade, nvel de utilizao corrente da produo, prioridade de cliente e o aprazamento baseado na data devida. Alguns dos clientes podem ter um de acordo com a empresa de modo que ns podemos determinar a prioridade mais alta de acordo com a negociao. A utilizao de recursos feita considerando esses fatores. Quando aceita-se uma ordem considerando como possvel determinar o intervalo de prazos baseado no tempo e no estado corrente do nvel da produo, torna-se mais fcil o gerenciamento da fbrica.

2.1.3. O Gap entre a teoria e a prtica

Programaes baseadas em aplicaes de computador so muito raras atualmente segundo Pinedo (1995).

12

Apesar do fato que durante est ltima dcada muitas empresas tem feito grandes investimentos no desenvolvimento de ferramentas especificas para a programao da produo, tanto quanto na implantao dos sistemas de programao, no h muitos sistemas sendo usados regularmente. Sistemas, aps serem implementados, muitas vezes permanecem somente por um determinado perodo de tempo, sendo na maioria das vezes, por uma razo ou outra, ignorados completamente. O mundo real de qualquer maneira diferente do mundo idealizado pelos modelos de computadores de modo que h algumas restries sem uma soluo de imediato, h tambm um intervalo de variao da acuracidade das informaes alm das mudanas repentinas da programao da produo por problemas diversos. Berlung (1997) menciona em seu artigo: O resultado do processo de programao influenciado pelo programador o qual adiciona capabilidades humanas que no podem ser automatizadas, resolvendo um problema quando o sistema tcnico falha e negociando entre os grupos envolvidos a fim controlar a incompatibilidade dos objetivos. A influncia da tecnologia sobre as limitaes do sistema de programao da produo equivalente as ferramentas de programao disponveis atualmente. A organizao, finalmente, influencia o resultado como um todo quanto proximidade entre os empregados, tratando as estruturas, a posio dos programadores na hierarquia do ambiente de programao da produo e sua funo interconectando atividades de diferentes reas organizacionais. Tambm, Wiers (1997) apresentou a aplicabilidade da pesquisa das operaes e tcnicas de inteligncia artificial e suas falhas na prtica: 1. Robustez. Robustez refere-se extenso na qual uma programao deve permanecer inalterada quando a informao na qual uma programao baseada muda. A robustez evita nervosismo na programao em situaes com incerteza. Muitos autores reconhecem que o nervosismo deve ser evitado tanto quanto o possvel. 2. Complexidade. A complexidade usada freqentemente para construir e pode ser definida de muitos modos.

13

Neste contexto, a complexidade refere-se ao nmero de elementos do mundo real que so relevantes para o problema de programao e os relacionamentos entre esses elementos. A complexidade refere-se ao nmero de elementos reais que so relevantes para o problema da programao e o relacionamento entre eles. Alguns dos assuntos mencionados esto linkados pela complexidade do problema, tal como: simplificado de mais e o domnio do conhecimento do problema. 3. Medida de desempenho. Os critrios de otimizao de algumas tcnicas de programao no tratam do critrio usado na prtica. Na prtica, o desempenho muitas vezes um material de julgamento pelo programador humano e pode ser assunto para negociao. 4. Entrada fixa versus entrada varivel. Muitas tcnicas de programao assumem que a informao de entrada determinada e no pode ser alterada. Contudo, na prtica, a situao muitas vezes no acontece: entradas, tal como a disponibilidade de capacidade pode ser alterada se o programador julgar necessrio. 5. Fixao Organizacional. A relao da tomada de deciso na programao com outras reas da organizao, compondo um cenrio mais amplo com essas outras partes da organizao, no considerada geralmente nas tcnicas de programao. 6. Disponibilidade e acuracidade dos dados. O processo de programao predominantemente depende da disponibilidade de dados com acuracidade. Se essa condio no encontrada, a programao deve estar incorreta e no pode ser executada apropriadamente. 7. Interao com o programador humano. reconhecido por alguns autores que o programador humano deve permanecer como um fator indispensvel no processo de programao. Contudo, algumas tcnicas no consideram a interao com o programador. 8. Aprendendo a partir da experincia (Tcnicas de inteligncia artificial). A inteligncia que desenvolvida na inteligncia artificial a partir das tcnicas de programao no na maioria das vezes estvel na prtica. Contudo, esses sistemas devem aprender com a experincia para manter a base da sua inteligncia atualizada. Contudo, muitas das tcnicas de programao com inteligncia artificial no so capazes de aprender a partir da experincia e por essa razo podem tornar-se obsoletos.

14

9. Disponibilidade e confiabilidade dos especialistas (Tcnicas de inteligncia artificial). A inteligncia da inteligncia artificial baseada nos sistemas de programao e s vezes inclui a especialidade que deve ser obtida a partir de um especialista humano. Contudo, em muitos casos, esta expertise no pode ser adquirida adequadamente.

2.2. Mundo Contemporneo

A constituio de um mercado comum internacional imps as organizaes mudanas especificas em seus processos operacionais o que caracterizou o efeito da globalizao e estabeleceu formas diversificadas de acesso a matrias primas, componentes e produtos fabricados dando mais nfase programao da produo, ainda que de modo incipiente na grande maioria das empresas brasileiras. Contudo, em qualquer parte do mundo empresas dispostas a fabricar essa gama de itens com matrias primas especificas em seus processos de fabricao, em uma amplitude de diversificao jamais vista, devem se adequar a essa nova realidade operacional. O que implica em montar produtos acabados com componentes especficos e distribu-los o que vem a contribuir de modo muito mais efetivo do que no sculo passado para com o perfil mais exigente do consumidor final, diante de um universo de opes jamais visto. Neste contexto esse mesmo consumidor mais vido a inovao passa a adquirir produtos diferenciados em tamanho, cor, design, tecnologia e outras especificidades o que refora a importncia da programao da produo. A partir desse novo cenrio competitivo e internacional movido pelo consumo e pela inovao constante de novos produtos e novas tecnologias estabelecesse mudanas significativas s organizaes quanto estrutura e infra-estrutura envolvidas na operao do fluxo de materiais desde a aquisio da matria prima at a entrega do produto acabado ao consumidor final. A complexidade dos processos de negcios envolvidos nas cadeias de suprimentos e redes de cooperao deve tornar a gesto, mais eficiente e eficaz das empresas de manufatura que buscam solues da programao da produo em sistemas especialistas desenvolvidos para atender necessidades especificas.

15

Tais ferramentas mudam o processo decisrio do Planejamento, Programao e Controle da Produo permitindo um maior controle e acuracidade dos dados envolvidos em todo o processo. A capabilidade dos sistemas de informaes e a capacidade dos gestores de coordenar todo o processo tornam-se imprescindveis. Nesse contexto fato tambm a importante participao da tecnologia da informao a qual desempenha um papel fundamental na integrao e na rapidez com que as informaes so transmitidas e tratadas pelos elos envolvidos nesse sistema global. Muda desse modo, a partir da dcada de 1990, o cenrio competitivo das organizaes de manufatura envolvidas pelo aumento da concorrncia e pela amplitude do spectro da diversidade de produtos disponveis no mercado, agora de cunho internacional. Alm do aumento da variedade de produtos a serem oferecidos os fabricantes passam a disponibilizar produtos personalizados a partir de determinadas cores, acessrios e particularidades pertinentes a uma determinada linha de produtos caracterizando um novo conceito para os sistemas produtivos: a customizao em massa, a qual requer mecanismos de controle e de programao da produo distintos dos aplicados at ento. Entre os mecanismos de controle e programao est parametrizao dos sistemas de inventrio ao longo da cadeia dimensionando os estoques de componentes e matrias primas de acordo com o nvel de padronizao dos elementos componentes da estrutura de produto do mix a ser fabricado, uma programao efetiva das operaes deve contribuir para a melhora do desempenho desses sistemas. Nesse caso a busca de um nvel de padronizao adequado a capacidade de resposta da cadeia de suprimentos passou a ser um desafio para essas empresas a fim de adequar o fluxo de materiais quanto ao controle e a programao sem descaracterizar o conceito customizao em massa. Um dos maiores entraves do processo de parametrizao dos sistemas especialistas no controle e dimensionamento de inventrio o tratamento dos parmetros de dimensionamento de estoque a partir de polticas envolvidas nas estratgias de atendimento demanda e da programao da produo como especificado ao longo do texto.

16

O procedimento de retificao desses parmetros na grande maioria dos casos ocorre manualmente e de modo esttico na operao do sistema havendo a necessidade de um esforo enorme dos envolvidos em ajustar tais parmetros de acordo com as mudanas de consumo. O fato que na maioria dos ambientes de manufatura a variedade de itens muito grande e o ajuste manual de parmetros extremamente trabalhoso. H segundo alguns autores modelos probabilsticos que ajustam os parmetros de acordo com o comportamento da demanda exportando os dados referentes aos parmetros para o sistema de controle de inventrio e emisso das listas de materiais, integrado com o software especialista em programao da produo. Alm da segmentao dos componentes e matrias primas da estrutura do produto, na busca de um nvel de padronizao adequado ao fluxo de materiais e ao sistema de produo, identificou-se tambm a necessidade de se estabelecer e medir indicadores de desempenho pertinentes ao sistema. Os indicadores atuam no sentido de validar as decises tomadas com relao ao atendimento das necessidades e expectativas desse novo cenrio competitivo, relevantes ao mercado consumidor vido a produtos que atendam seus pr-requisitos, principalmente quanto ao quesito custo baixo. De acordo com esse quadro o pr-requisito preo, tempo de entrega, customizao pertinente ao segmento de produto, entre outros passam a compor um cenrio de elevada competitividade. Como conseqncia a qualidade deixa de ser um pr-requisito e passa a ser parte do produto final, matria prima ou componente, o problema agora desenvolver um modelo de Gesto da Produo que integre todas as variveis de processo relacionadas aos recursos transformadores e recursos transformados de modo a garantir decises assertivas quanto ao atendimento dos propsitos da manufatura. Alm dos indicadores relacionados ao processo de fabricao h a necessidade tambm da identificao de indicadores especficos do fluxo de materiais a fim de medir e estabelecer indicadores de desempenho importantes cadeia de suprimentos, envolvendo a identificao dos nveis de estoques distribudos ao longo do sistema interligando as duas pontas, ou seja, fornecedores e consumidores finais.

17

De acordo com o novo contexto exposto h um grande desafio frente dos profissionais que atuam na rea de Gesto da Produo e conseqentemente reconhecem a necessidade da quebra de paradigmas que emperram os sistemas de produo de se adequarem a essa nova realidade. Esse entendimento representa um avano, mas no se traduz em soluo ou solues efetivas para o problema havendo a necessidade de uma anlise mais profunda. O que deve envolver o estabelecimento de novos conceitos, novos paradigmas e anlises mais detalhadas e particulares de cada sistema de produo atravs de parcerias e estudiosos do assunto, principalmente dando o enfoque da anlise quantitativa atravs de mtodos especficos de estruturao e de soluo de problemas. Isso ocorre principalmente quando se trata de sistemas de produo complexos com muitas etapas de fabricao envolvendo diferentes processos e diferentes tipos de produtos em um mesmo sistema. As mudanas caracterizadas at o momento, de forma bastante simplista e evidente para profissionais que militam na rea no envolveram as particularidades de um elemento estratgico do sistema: o departamento de Planejamento, Programao e Controle da Produo, o qual tratado no prximo item.

2.3. Nveis hierrquicos do Planejamento, Programao e Controle da Produo

A Figura 1.4 representa a diviso do processo de planejamento da capacidade e gesto de recursos em trs nveis hierrquicos: nvel macro, nvel intermedirio e nvel micro com o propsito de demonstrar a importncia da integrao desses nveis a partir dos processos de negcio envolvidos. De acordo com a Figura 1.4 os trs nveis bsicos da hierarquia proposta para o planejamento da capacidade esto diretamente inseridos em um processo maior: o Planejamento, Programao e Controle da Produo relacionado a outros processos especficos de cada nvel como descrito a seguir. 1. Nvel Macro processos relacionados: a. Processo de definio e ajuste das Diretrizes da empresa documentado no Plano de Negcio; b. Processo de planificao das vendas e planejamento das operaes S&OP (Sales and Operations Planning);

18

c. Processo de planejamento da capacidade de longo prazo RRP (Resource Requirement Planning). 2. Nvel Intermedirio processos relacionados: ** envolve o processo de planejamento da capacidade de mdio e curto prazo RCCP Rough Cut Capacity Planning (se estende at o item a do nvel micro) a. Processo de gesto da demanda MPS (Master Production Scheduling); b. Processo de gesto de materiais MRP (Materials Requirement Planning); c. Processo de planejamento de capacidade de curto prazo CRP (Capacity Requirements Planning). 3. Nvel Micro processos relacionados: a. Processo de seqenciamento e programao da produo APS (Advanced Planning Scheduling); b. Processo de deliberao e controle da fbrica PIMs/MES (Manufacturing Execution Systems); c. Processo de apontamento das rotinas dos processos de fabricao da fbrica SFC (Shop Floor Control).

Figura 1.4 Nveis hierrquicos do planejamento

19

A cada nvel e funo h a aplicao de ferramentas computacionais especificas desde planilhas eletrnicas passando pelo sistema integrado de gesto at softwares especialistas em programao da produo e gerenciamento do banco de dados do processo de fabricao.

2.3.1. Planejamento em nvel macro

O plano de negcio de qualquer organizao uma importante ferramenta organizacional que tem o propsito de apontar as Diretrizes e Estratgias da empresa, contendo as informaes necessrias quanto s caractersticas, condies e necessidades do negcio com o objetivo de analisar a potencialidade e viabilidade de ajustes necessrios frente a novos cenrios. um importante instrumento que ajuda a enfrentar obstculos e mudanas de rumos na economia ou no ramo em que a empresa atua. De acordo com a Figura 1.4 o planejamento em nvel macro estabelece para a manufatura, a partir do planejamento de vendas e operaes (S&OP), a partir do plano de negcios, uma diretriz a ser seguida na elaborao do Plano de Produo e Estoques em nvel agregado, tipicamente por categoria, famlia e/ou subfamlia de produtos. Nesta fase com as estratgias competitivas definidas e a inteno de participao da empresa no mercado com base em projees de venda da linha de produtos o tomador de deciso, a partir do estabelecimento de cenrios envolvendo capacidade produtiva e demanda, reconhece a carga de trabalho efetiva para a manufatura com base na disponibilidade de recursos em mdio e longo prazo. Trata-se de uma projeo macro de vendas em nvel agregado, por linha de produtos (tipicamente famlias e/ou subfamlias) a serem produzidos pela manufatura em mdio e longo prazo. Os nmeros da venda esperada para o mix de produtos contemplados pela projeo podem ser definidos a partir de modelos de previso de venda, feeling do departamento comercial, feedback da rede de distribuidores e do perfil do mix de produtos quanto ao potencial de vendas no perodo. Todas essas premissas devem ser gerenciadas no perodo da projeo de vendas agregada em mdio e em longo prazo.

20

Os resultados apontados pelo planejamento de vendas e operaes em um primeiro momento so confrontados com o planejamento de capacidade de longo prazo (RRP) a fim de delinear um cenrio geral de capacidade versus demanda e identificar tambm se a estrutura de recursos de manufatura atende o potencial de vendas esperado, assim como as operaes envolvidas. Nesta etapa h o cuidado em se estimar as perdas de tempo no fluxo de produo envolvendo movimentao de matria prima, componentes, estoque em processo, preparao de mquinas operatrizes, retrabalho, inspees, liberao e separao por ordem de produo entre outras variveis que reduzem a produtividade da planta em um determinado perodo de operao. Para mensurar as perdas comum estabelecer um parmetro definido como fator de carga. O qual representa a capacidade efetiva ou lquida do sistema de produo, ou seja, a disponibilidade mais realista possvel dos recursos de manufatura. O fator de carga atribudo ao dimensionamento real da capacidade dos recursos de manufatura da fbrica depende entre outros fatores do sistema de produo adotado e conseqentemente das particularidades dos produtos fabricados pelo sistema sendo em mdia, de acordo com a literatura, 75% para o setor metal mecnico e 85% para o setor txtil. As perdas de produtividade apontadas so criticas na produo discreta podendo ocorrer pontualmente na produo contnua e por batelada envolvendo questes preponderantes da gesto da manuteno de equipamentos e no na operao em si. importante ressaltar que nesse nvel as ferramentas computacionais aplicadas so o sistema integrado de gesto (ERP) e planilhas eletrnicas.

2.4. Fator de carga A estimativa do fator de carga leva em considerao alguns fatores pertinentes ao processo de produo de acordo com a Figura 1.5. Considerando como exemplo um conjunto de quatro mquinas que operam em dois turnos de 8 horas dirias de trabalho nos cinco dias teis da semana, com disponibilidade de 320 horas semanais, estima-se uma perda para esse exemplo de 6,25%

21

em funo da movimentao dos itens e do tempo de espera em fila ocasionada pelo WIP (Work in Process), reduzindo a disponibilidade de 320 horas para 300 horas semanais. Por fatores mensurados e identificados na operao, normalmente as horas consumidas pela produo na execuo das ordens corresponde a 270 horas contra os tempos definidos nos roteiros de produo de cada ordem de produo, de 240 horas com um indicador de eficincia de 88.89%. Alm da perda pela ineficincia dos recursos ou dos processos dificilmente a manufatura garante o uso integral da disponibilidade dos recursos de manufatura. Em funo de falhas no seqenciamento dos roteiros de fabricao nas diversas etapas do processo o que resulta em lacunas de tempo de difcil eliminao. Esses fatores, dependendo do processo de programao da produo e do delineamento do fluxo de produo resultam como demonstrado em um indicador de utilizao de 90% para esse caso especifico, ou seja, o tempo de utilizao semanal de 270 horas no corresponde s 300 horas de disponibilidade. A produtividade, como demonstrado na Figura 1.5, prev o uso de 240 horas contra as 300 horas de disponibilidade, o que garante, a partir da alocao dos recursos, uma perda de produtividade de 20% que em conjunto com a ineficincia aumenta significativamente o uso no efetivo dos recursos do sistema produtivo. A sobreposio das perdas mensuradas, da ineficincia e da produtividade induz um fator de carga de 75% como mensurado o que reduz significativamente a capacidade da planta, comprometendo os custos da operao. O dimensionamento do planejamento da capacidade de mdio prazo (RCCP) conseqncia do dimensionamento anterior e ambos dependem do apontamento realizado pelo controle do cho de fbrica (SFC) o qual deve contemplar procedimentos automatizados ou no de coleta dos dados da operao, quanto ao tempo de processo de modo preciso. O controle do cho de fbrica deve realimentar constantemente o fluxo de informaes ou em uma freqncia compatvel com as necessidades de reprogramao do sistema.

22

H nesse contexto a necessidade da integrao entre o nvel micro do planejamento e os nveis macro e intermedirio a fim de auxiliar no processo de gesto da produo e minimizar a complexidade do ambiente de manufatura, com o propsito de minimizar as perdas apontadas.

Figura 1.5 Dimensionamento do fator de carga (CORRELL 2007)

2.4.1. Planejamento em nvel intermedirio

Nesse nvel o avano da tecnologia da informao a partir do MRP passando pelo MRPII e posteriormente pelo ERP o fator integrao dos processos de negcio das empresas teve um progresso significativo, mas ainda com restries quanto ao processo de gesto da produo. importante ressaltar que o MRPII incorporou o uso de uma lgica estruturada de planejamento que prev uma seqncia hierrquica de clculos, verificaes e decises, visando chegar a um plano de produo vivel em termos de disponibilidade de materiais e de capacidade produtiva. No nvel intermedirio o horizonte de tempo de planejamento reduzido para um intervalo de tempo de dois a quatro meses envolvendo o processo de planejamento das necessidades de materiais e do planejamento da capacidade de mdio e curto prazo.

23

O plano mestre de produo constitudo pelos pedidos de venda com suas respectivas quantidades, prazo de entrega, prioridades e observaes relevantes ao atendimento da demanda, podendo ser para estoque ou para pedido a partir das informaes geradas no nvel micro. O primeiro passo subseqente validar os materiais necessrios de acordo com a estrutura do produto e providenciar as solicitaes de compra e produo quando necessrio, com o aprazamento devido. O link dessa fase com o processo de elaborao dos planos de capacidade, a partir de um mapa de carga mquina, fundamental a fim de conciliar a disponibilidade e restries relacionadas ao processo de fabricao com as de materiais. A integrao das informaes tratadas nesse nvel, com dados precisos e ajustes ou modificaes pertinentes ao processo, deve garantir que as intenes de atendimento demanda da empresa a partir dos recursos disponveis e necessrios, de modo que sejam realizadas efetivamente. O processo de integrao deve garantir que ajustes sejam realizados em uma freqncia de atualizao compatvel com as necessidades do nvel macro, o qual representa o cliente e suas necessidades, alm de estar alinhado s diretrizes definidas no nvel micro o qual representa o processo de transformao capaz de validar ou no os planos elaborados a partir das intenes. Ferramentas computacionais utilizadas nesse nvel: basicamente os sistemas integrados de gesto.

2.4.2. Planejamento em nvel micro

O planejamento em nvel micro responsvel pela coordenao da operao do processo de transformao, ou seja, da Gesto da Produo envolvendo um enorme esforo na maximizao do uso dos recursos nas atividades envolvidas no processo de fabricao dos itens a partir de prioridades pr-estabelecidas e das intenes definidas nos nveis anteriores, com aplicativos computacionais especficos que devem apoiar todo o processo. A complexidade desse nvel quanto ao processo de programao da produo demonstrado pelo exemplo da Tabela 1 e Figura 1.6.

24

O aumento do nmero de ordens de produo a serem programadas em recursos aumenta exponencialmente a partir do aumento do nmero de recursos disponveis de acordo com os dados apresentados. Nesse caso torna-se invivel a elaborao de um plano de produo factvel, considerando todas as possibilidades de uso dos recursos de modo otimizado, apenas a partir do programador da produo. A ferramenta computacional especialista em programao, a partir de um modelo que represente todos os processos produtivos com seus recursos de fundamental importncia. Tabela 1 Variao exponencial das possibilidades de programao Nmero de entidades (n) 5 5 5 10 Nmero de mquinas (m) 1 3 5 10 Clculo [(5! = 120)] ^ 1 [(5! = 120) ^ 3] [(5! = 120) ^ 5] [(10! = 3628800) ^ 10] Nmero de solues = 120 1.7 milhes 25.000 milhes 3.96 * 1065

Figura 1.6 - Variao exponencial das possibilidades de programao

25

O primeiro aplicativo dedicado a Gesto da Produo com o propsito mencionado o software especialista em programao da produo APS (Advanced Planning Scheduling) que tm a funo de otimizar o uso do recurso a partir da simulao de cenrios criados com base em regras de seqenciamento a partir de prioridades prdefinidas e do modelo computacional desenvolvido, o qual deve representar o sistema de produo real com todos os seus recursos O principal papel do aplicativo estabelecer a partir de premissas estabelecidas pelo programador possibilidades de programao em que a escolha do plano de produo, a ser seguido, garanta o atendimento das intenes estabelecidas anteriormente ao menor custo de operao. Aps a definio do plano de produo outros dois aplicativos entram em cena: o PIMS, e o MES. O primeiro um sistema capaz de buscar os dados onde estiverem e inseri-los num banco de dados temporal com capacidade para meses ou anos. J os MES se destinam a ser o elo entre os processos e o sistema de gesto da empresa, com o objetivo de agilizar a tomada de deciso por parte da gesto das empresas, fazendo com que as informaes cheguem rapidamente s pessoas indicadas. O SFC d suporte atualizao dos dados dos processos envolvidos na fabricao no banco de dados mencionado, podendo ser atualizado vrias vezes ao dia dependendo da necessidade da empresa.

2.5. Varivel tempo

Basicamente dependendo do sistema o parmetro quanto ao dimensionamento do tempo envolvido no fluxo de produo por item o Lead Time o qual compreende alguns componentes de acordo com a Figura 1.7. De acordo com CORRELL, J. G., EDSON, N. W. (1999), o Lead Time dependendo do roteiro de fabricao do produto composto por unidade de tempo distribuda entre a liberao da ordem para a fabricao, separao da lista de materiais, espera ou permanncia em fila, setup, operao e movimentao, havendo a repetio do conjunto: tempo de fila, tempo de setup, tempo de operao e tempo de movimentao por operao do roteiro.

26

Evidente que devem ser consideradas as particularidades do processo de fabricao de cada produto principalmente quando se trata de produo discreta e monitoramento dos tempos mencionados atravs do SFC controle de cho de fbrica torna-se fundamental e sua preciso depende do nvel de automao inerente ao sistema e procedimentos de controle e apontamento. importante ressaltar que o t de cada um dos elementos que compe o tempo de ciclo pode ser significativo ou tender a zero dependendo da configurao do layout o qual diretamente dependente do produto quanto ao volume a ser fabricado. O processo de fabricao tambm influencia de acordo com o roteiro, complexidade na fabricao e montagem do produto envolvendo especificaes tcnicas e a tecnologia envolvida assim como a dimenso do produto. Como exemplo enquanto o t de um avio, relacionado ao tempo de movimentao pode ser considervel para alguns componentes e em alguma etapa do processo de montagem ou fabricao do componente, o t do tempo de movimentao no processo de fabricao de uma embreagem de automvel quase que insignificante tendendo a zero.

Figuras 1.6 Variveis do processo de fabricao (CORRELL 2007)

27

O fato do conjunto de embreagem ter um nmero de componentes, muito menor do que um avio alm da dimenso desses mesmos componentes tambm ser muito menor resultado em um layout ou configurao da localizao dos recursos produtivos tambm distintos de acordo com o processo de fabricao e montagem.

2.6. Integrao entre o Nvel Intermedirio e o Nvel micro do Planejamento, Programao e Controle da Produo junto ao APS

Na dcada de 40 as montadoras j gerenciavam listas de materiais de seus produtos com mais de 5000 componentes. Caso fosse utilizado uma folha A4 contendo em torno de 50 linhas uma mera lista de materiais de um veculo poderia contemplar na poca em torno de 100 folhas sendo datilografadas em mquinas de escrever convencionais. No havendo copiadoras a disponibilidade das cpias para compras, engenharia e PCP tambm deveriam ser datilografas, alm das correes necessrias em funo da troca de componentes em funo de tecnologia, design ou mudana de componente. Opcionais dos produtos como rdio, tipos de interior, cores, motorizao, cmbio e inmeros outros itens com certeza causavam transtorno na atualizao das listas envolvendo um efetivo de profissionais para esse fim bastante numeroso. Contudo sem o computador para apoiar as atualizaes das listas de materiais o trabalho braal envolvido era bastante significativo. A partir da dcada de 50 com o surgimento do computador surgem algoritmos especficos para tratar dessa tarefa como a tcnica de planejamento das necessidades de materiais, o MRP (Materials Requirements Planning. A Figura 1.7 ilustra a evoluo da tecnologia da informao aplicada gesto da produo desse perodo at os dias atuais, ressaltando os softwares especialistas em programao da produo APS Advanced Planning System. A evoluo do MRP ao MRPII se d posteriormente necessidade da manufatura controlar no somente os materiais necessrios como tambm todos os recursos de manufatura gerenciando o processo a partir dos roteiros de fabricao, recursos transformadores disponveis e turno de trabalho.

28

Nesse intervalo de tempo surge de acordo com as particularidades dos ambientes em que foram desenvolvidas as tcnicas auxiliares de planejamento e controle da produo Just-in-time e o Optimized Production Technology cada uma atendendo de acordo com o seu escopo de atuao as necessidades comuns do processo de gerenciamento da fbrica: otimizando uso de recursos e minimizando nveis de estoque em processo. Nesse nvel o grande desafio estabelecer os critrios e regras de seqenciamento das tarefas a fim de programar a seqncia das ordens de produo e garantir a minimizao do lead time ao longo do processo. Os recursos utilizados no processo de fabricao, de acordo com o roteiro de fabricao dos produtos, podem ser dedicados e dispostos em um arranjo celular no caso da embreagem e de alguns componentes do avio onde as distncias a serem percorridas, para a movimentao, so pequenas.

Figuras 1.7 Evoluo da tecnologia da informao e das tcnicas auxiliares do planejamento e controle da produo

29

Em virtude dos recursos transformadores estarem localizados prximos uns dos outros para o exemplo anterior, o que no acontece em um sistema produtivo por encomenda de grandes projetos, as variveis envolvidas no dimensionamento do lead time tornam-se menores Essa diferena implica em avaliarmos dois pontos relevantes: 1. No caso do avio os roteiros de fabricao envolvem para a programao a definio das rotas a fim de garantir uma otimizao com a reduo de tempos que compe o lead time relevantes como o tempo de movimentao; 2. No caso da embreagem o processo de fabricao envolve para a programao o balanceamento de linha a partir do takt time do produto.

No ambiente de programao, o foco da programao o de atender a demanda e a data de entrega a varivel de controle. No ambiente da capacidade, o foco da programao a utilizao dos recursos e a varivel de controle a capacidade dos recursos.

3. Justificativa

Sabe-se que o uso conjunto de solues de monitoramento e de coleta automtica de dados j uma realidade de sucesso em indstrias de processos contnuos. Isso se deve prpria natureza desses processos, que exigem monitoramento e controle em tempo real e, principalmente, devido facilidade de obter dados dos equipamentos do cho de fbrica dessas indstrias, a partir de sensores e coletores de dados com menor complexidade se comparados com aqueles utilizados em empresas de processos discretos. Nestes setores industriais de processos discretos, a complexidade e a quantidade de informaes so muitas elevadas, o que dificulta e obscurece a percepo das atividades relacionadas aos processos industriais (MELLO et al., 2000). Apresenta como principais caractersticas:

30

Alto mix de produtos: devido ao grande nmero de clientes e produtos, a empresa produz uma quantidade de produtos muito grande e variada. So comuns situaes onde cada mquina do cho de fbrica est trabalhando uma ordem de fabricao diferente. Alm disso, o mix de produtos em atividade em um perodo seguinte , muitas vezes, totalmente modificado.

Elevada complexidade de produtos (baixa padronizao): o perfil genrico dos produtos relativamente complexo e especfico para determinada funo, o que dificulta a padronizao em famlias de produtos.

Baixa estabilidade da demanda: devido s necessidades especficas de cada produto/cliente, as ordens de fabricao de um produto no so estveis, o que dificulta tanto o nivelamento da produo quanto previso de demanda e conseqentemente a programao da produo.

Baixo volume de produo (de cada produto) Produo MTO (Make To Order): a produo s realizada perante a uma ordem de venda.

Alm das caractersticas produtivas similares, estas empresas tambm apresentam problemas semelhantes de gerenciamento. Este tambm difcil e complexo, pois a quantidade de informaes de produo muito alta e normalmente de baixa confiabilidade. Estes mesmos motivos tornam a avaliao de desempenho do sistema outra tarefa tambm muito complexa. Tais caractersticas so: Diferentes especificidades de cada mquina: os parmetros de desempenho de cada mquina so diferentes entre si. As informaes relevantes de uma retificadora so diferentes de uma prensa ou forno de tempera. Mesmo as especificidades em comum, como produtividade e eficincia, no podem ser comparadas entre mquinas. Diferentes especificidades de produto: As diferentes caractersticas de cada produto impossibilitam a criao de padres para a produo. O ritmo de produo, por exemplo, de cada produto muito diferente e s pode ser comparado com um valor padro especfico para si. Podemos citar o tempo setup (que tambm uma especificidade de mquina), os defeitos de fabricao, refugo e retrabalho.

31

Estrutura de processos desordenada: como o mix muito variado, e cada produto exige uma seqncia de atividades diferente, muito difcil a implementao de linhas e clulas de produo, pois as quantidades produzidas no justificam a criao de linhas dedicadas.

Baixa confiabilidade das informaes: os dados de apontamento de cho de fbrica muitas vezes no refletem a realidade, o que por vezes mascara alguns problemas e, em outras, apontam para outra direo.

Desta forma, a justificativa deste trabalho est fundamentada na necessidade de se estudar os conceitos e tcnicas de programao da produo, e a sua adaptao em cenrios atuais das indstrias de segmentos diversos e de sistema de produo discreta atravs de tecnologias de automao para a integrao da manufatura. O estudo e a compreenso de como se deu o processo de evoluo da teoria inerente a programao da produo de modelos determinsticos e estocsticos ao longo do tempo e a identificao das necessidades que permearam esse desenvolvimento ao longo do tempo de fundamental importncia para a rea Gesto da Produo e Operaes uma vez que a literatura nacional ainda incipiente. Alm do estudo e compreenso desse processo evolucionrio, a oportunidade de se resgatar e compreender os conceitos e tcnicas de modelagem existentes na literatura, atravs mesmo de aplicaes prticas nas indstrias regionais, deve contribuir para o desenvolvimento de material didtico no mbito da academia e no mbito da indstria quanto disseminao dos conceitos inerentes a programao da produo a fim de contribuir para o entendimento e aplicao no processo de Gesto da Produo e Operaes. importante ressaltar que as indstrias de segmentos diversos e de sistema de produo discreta alm das empresas prestadoras de servio na sua grande maioria ainda desconhecem as possibilidades de melhoria de desempenho que a programao efetiva da produo pode gerar no ambiente operacional dessas empresas o que pode ser apoiada pelo resultado da pesquisa terica e prtica proposta nesse projeto.

32

O presente projeto contribuir para o fortalecimento da equipe de trabalho do programa de ps-graduao da instituio atravs dos recursos de custeio e da fixao de recm-doutores especialistas em duas reas distintas, a saber: Gesto da Produo e Operaes e Automao da Manufatura. Assim, consolidar a linha de pesquisa de Gesto da Produo e Operaes do programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo da instituio a qual deve ter forte interao com a rea Automao Industrial. O envolvimento dos docentes: Prof. Dr. Fbio Ferraz Jnior (linha de pesquisa em automao da manufatura), Prof. Dr. Walther Azzolini Jnior e Prof. Ms. Claudio Luis Piratelli (linha de pesquisa em Gesto da Produo e Operaes) em um projeto mais amplo de pesquisa vm a contribuir para a integrao entre as reas, o que permitir a explorao terica e prtica de novos conceitos e ferramentas da programao da produo, bem como a utilizao de tecnologias para a integrao da manufatura. Possibilitar a formao de profissionais acadmicos e a capacitao de profissionais das indstrias regionais. Inicialmente, entre as indstrias regionais, de acordo com documentao anexa, iro compor o objeto de pesquisa aplicada do projeto: 1. Margirius Indstria de Componentes Eltricos Ltda. Mestrando: Antnio Marco Vitorelli (colaborador da empresa) Mestrando: Rubens Parada Neto (colaborador da empresa) 2. Txtil Godoy Ltda. Mestrando: Emerson Marcos Minotti 3. Meias Lupo S/A Mestrando: Carlos Alberto Mazzeu

4. Objetivo:

Os objetivos gerais deste projeto so: 1. Estudar os softwares especialistas em programao da produo, assim como os conceitos tericos inerentes programao da produo e as aplicaes. Tais softwares so altamente estratgicos como ferramenta de apoio gesto do sistema produtivo, permitindo que empreendimentos possam rapidamente se

33

adaptar s mudanas de mercado, melhorar atendimento aos clientes, e reduzir custos operacionais. 2. Dentre os diversos nveis hierrquicos de um sistema de planejamento do uso de recursos de manufatura (vide Figura 1.4), prope-se uma anlise mais aprofundada sobre os diversos aspectos da integrao de dados entre os nveis de planejamento envolvendo o controle e a superviso da fbrica. Tais nveis representam os meios para integrao do sistema de gesto da produo. 3. Estudar os sistemas automticos de aquisio, processamento, armazenamento e apresentao de informaes de cho de fbrica, compartilhando informao localmente e remotamente ao longo do empreendimento. Tais sistemas so altamente estratgicos como ferramenta de apoio gesto do sistema produtivo, permitindo que empreendimentos possam rapidamente se adaptar s mudanas de mercado, melhorar atendimento aos clientes, e reduzir custos operacionais. 4. Desenvolver prottipos de coleta automtica de informaes de cho de fbrica e modelo de programao da produo em ambiente acadmico e industrial. 5. Propor metodologia para a implementao de sistemas de programao da produo e medio/controle automtico para o sistema de manufatura discreto.

Como objetivos especficos, tm-se: a) estudo do processo de evoluo histrica da teoria da programao da produo; b) estudo de tecnologias de automao para a integrao da manufatura; c) desenvolvimento de material didtico que contemple os conceitos relacionados rea e ao tema programao da produo e automao da manufatura; d) estudar modelos de programao da produo; e) anlise de algoritmos e ferramentas comerciais para a programao da produo; f) estudar modelos de arquitetura de sistemas de automao e sua interface com o nvel gerencial.

5. Plano de Trabalho

O projeto em questo ser desenvolvido em cinco anos, conforme cronograma de atividades e metas descritas na tabela a seguir:

34

Atividades 1. Levantamento Bibliogrfico: - Programao da Produo - Sistemas de Automao para a integrao da manufatura 2. Levantamento e estudo de softwares comerciais para a programao da produo 3. Levantamento de indstrias regionais no segmento da manufatura discreta 4. Estudo de arquiteturas de coleta automtica de informaes do processo produtivo da empresa parceira 5. Implementao de prottipo na empresa parceira

Meta - Reviso completa e atualizada

Ano1 Ano2

Ano3

Ano4 Ano5

6. Levantamento e anlise de informaes coletadas

7. Publicaes de artigos e participaes em congressos 8. Formao de parcerias acadmicas e de empresas

9. Orientao de dissertaes de mestrado profissional

- Identificao de aplicativos de mercado que atendam a programao da manufatura discreta - Identificao de empresas parceiras com necessidades e com potenciais para a implementao de prottipo para estudo de caso - Proposta de arquitetura de coleta automtica de informaes - Prottipo de coleta automtica de informaes de cho de fbrica e modelo de programao da produo em ambiente acadmico - Prottipo de coleta automtica de informaes de cho de fbrica e modelo de programao da produo em ambiente industrial - Validao da aderncia do sistema implementado - Metodologia de implementao de sistemas de programao da produo e medio/controle automtico para o sistema de manufatura discreto - Artigos publicados em peridicos e em congressos - Parceria acadmica com universidades regionais - Parceria com empresas de software de programao da produo - Parceria com empresas de produtos de automao - Trabalhos concludos dos alunos do programa de ps-graduao da instituio

6. Metodologia

O projeto ser desenvolvido por meio de: Pesquisa bibliogrfica: Ser realizado um levantamento bibliogrfico sobre o tema abordado atravs de consultas em peridicos, livros e artigos em congressos. Tanto em fontes nacionais quanto internacionais.

35

Pesquisa exploratria: Sero avaliadas, dentre as empresas da regio, aquelas que j fazem uso dos softwares especialistas em programao da produo, identificando suas vantagens, desvantagens e lacunas a serem preenchidas. Sero escolhidas empresas parceiras para a instalao de prottipos de sistemas de coleta automtica de informaes de cho de fbrica, o que possibilitar o estudo prtico de conceitos e tcnicas de modelagem existentes na literatura.

Pesquisa descritiva: Objetiva sistematizar e estruturar as informaes levantadas nos objetos de pesquisa.

As tcnicas utilizadas na coleta de informaes sero basicamente: Visitas tcnicas Coleta de informaes em documentos. Aquisio de verses demonstrativas/acadmicas de softwares especialistas em programao da produo para anlise de desempenho. Vale ressaltar que a UNIARA Centro Universitria de Araraquara j possui a licena do aplicativo Preactor 9.3 especialista em programao da produo e que o autor do projeto j participou de cursos e implantao da ferramenta computacional. Desenvolvimento de prottipos de sistemas de coleta automtica de informaes de cho de fbrica.

7. Resultados Pretendidos Como resultado, pretende-se consolidar o programa de ps-graduao de mestrado profissional da UNIARA. O progresso cientfico e tecnolgico dar-se- atravs da unio das reas da Gesto da Produo/Operaes e da Automao da Manufatura que permitir inovaes na integrao da manufatura, mais especificamente para a programao da produo, atendendo reas carentes da gesto da produo. Como inovao tecnolgica, pretende-se definir uma metodologia para a implementao de sistemas de programao da produo e medio/controle para o sistema de manufatura discreta.

36

Os indicadores a serem alcanados so: - aumentar o nmero de publicaes de artigos, relatrios tcnicos e dissertaes de mestrado; - formar parcerias com universidades locais para a realizao de trabalhos em conjunto; - formar parcerias com empresas locais para a realizao de estudos de casos e permitir a troca de conhecimentos nas reas do tema do projeto; - formar parcerias com empresas fornecedores de softwares de programao da produo e de produtos de automao industrial; - implementar estudos de casos de projetos de ps-graduao em empresas parceiras;

8. Equipe Tcnica Coordenador do Projeto de Pesquisa Prof. Dr. Walther Azzolini Jnior (Coordenador) vnculo empregatcio com a Instituio dedicao exclusiva (40 horas) Candidatos a bolsas para recm-doutores Prof. Dr. Fbio Ferraz Jnior (bolsista FUNADESP) Prof. Ms. Claudio Luis Piratelli (no atende no momento os pr-requisitos do edital quanto ao ttulo de Doutor obtido nos ltimos 5 anos) (bolsista FUNADESP) Prof. Dr. Walther Azzolini Jnior (bolsista FUNADESP) O pesquisador Prof. Ms. Claudio Luis Piratelli foi aprovado no exame de qualificao do programa de Doutorado em Engenharia no ITA (Instituto Tecnolgico de Aeronutica) em So Jos dos Campos-SP. Data prevista da defesa do Doutorado Dezembro de 2009. O coordenador do projeto, por considerar relevante o trabalho do pesquisador para a proposta, vem a solicitar a partir do envio do presente projeto a possibilidade de incluir o pesquisador como bolsista a partir de 2010. Caso contrrio a partir da deciso do comit de avaliao, sendo o projeto aprovado, devem permanecer como bolsistas do projeto somente Fbio Ferraz Jnior e Walther Azzolini Jnior.

37

9. Nmero de cotas A equipe do projeto formada por dois professores doutores, um professor mestre (podendo se tornar bolsista de acordo com a solicitao e mediante aprovao do comit de avaliao das propostas), um aluno do programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo e um aluno do curso de graduao em Engenharia de Produo. Dos colaboradores do projeto, no incio do seu desenvolvimento, solicitado duas cotas (2 professores recm Doutores): 1. Prof. Dr. Fbio Ferraz Jnior possui graduao em Engenharia Mecnica (Mecatrnica) pela Universidade de So Paulo / EESC - So Carlos (1999), mestrado em Engenharia Mecnica (Automao de Processos de Fabricao) pela Universidade de So Paulo / EESC - So Carlos (2002) e doutorado em Engenharia Mecnica (Automao de Processos de Fabricao) pela Universidade de So Paulo / EESC - So Carlos (2007). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo da UNIARA Centro Universitrio de Araraquara. Tem experincia na rea de Engenharia Mecnica, com nfase em Automao de Processos de Fabricao, atuando principalmente nos seguintes temas:

instrumentao, monitoramento, superviso (SCADA), CNC de arquitetura aberta, controle de processos de fabricao. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760734D8 2. Prof. Dr. Walther Azzolini Jnior possui graduao em Engenharia de Produo Mecnica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestre em Engenharia Mecnica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1996) e Doutor em Engenharia Mecnica pela Universidade de So Paulo - USP (2004). Tem experincia na rea de Engenharia de Produo, com nfase em Gesto da Produo e Processos de Fabricao, atuando principalmente nos seguintes temas: programao da produo, planejamento e controle da produo, implantao do software especialista em programao da produo Preactor 9.3. Atualmente orienta projeto de pesquisa cientfica com bolsa PIBIC do aluno do curso de graduao em Engenharia de Produo Fbio Beraldi Ribeiro na empresa LUPO S/A. Engenharia de Produo da UNIARA Centro Universitrio de Araraquara. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799674E5

38

A terceira cota de bolsa de pesquisador recm Doutor ser solicitada aps o primeiro semestre, a partir do incio do projeto, para o professor Msc Claudio Luis Piratelli com defesa prevista do Doutorado para Dezembro de 2009. Desde que a solicitao tenha sido aprovada pelo comit de avaliao. 3. Claudio Luis Piratelli possui graduao em Engenharia de Produo Materiais, pela Universidade Federal de So Carlos (1998); especialista em Gesto Estratgica de Negcios (2000) pelo Instituto Nacional de Ps-Graduao (INPG); mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitrio de Araraquara, UNIARA (2005) e; doutorando em Engenharia Aeronutica e Mecnica pelo Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA). Academicamente, suas reas de interesse so: Educao em Engenharia, Ferramentas Quantitativas para a tomada de deciso e o Setor de Servios. Como experincia administrativa, desempenhou o cargo de assistente de coordenao do curso de Engenharia de Produo da UNIARA de 1999 a 2003. Atualmente coordena os cursos de graduao em Engenharia de Produo e ps-graduao Lato Sensu in company em Gesto Estratgica da Produo e Operaes, nos quais exerce tambm atividades de docncia e orientao.

O critrio de seleo adotado para a indicao dos bolsistas relacionado: a. Atender a pelo menos uma das reas relacionadas ao projeto de pesquisa: __ Automao do processo de medio e controle dos processos industriais; __ Mtodos Quantitativos ferramentas quantitativas com aplicao de pesquisa operacional; __ Programao da Produo a partir da aplicao de softwares APS. b. Recm Doutor de acordo com o tempo mximo de obteno do ttulo e tese de doutorado com tema relacionado rea; c. Experincia profissional na rea em empresas parceiras relacionada pesquisa aplicada proposta no projeto; d. Pertencer ao corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo;

39

e. Possuir projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo relacionado linha de pesquisa proposta no escopo do presente projeto.

OBS: o docente Claudio Luis Piratelli pertence ao Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo e desenvolve trabalhos cientficos com ferramentas quantitativas no mbito da pesquisa operacional.

10. Estimativa oramentria

A estimativa oramentria do presente projeto relacionada na Tabela descrita a seguir.

Estimativa Oramentria

Projeto

UNIARA Centro Universitrio de Araraquara Participao Tcnica UNIARA UNIARA UNIARA UNIARA UNIARA UNIARA Participao Financeira R$ 60.000,00 R$ 10.000,00 ---------------------------------------------------------------------------------

CAPES

Item Laboratrio de Informtica (35 mquinas) Software Preactor 9.3 (licena) Despesas de deslocamento e hospedagem Bolsa Recm Doutor (1) Bolsa Recm Doutor (2) Bolsa Recm Doutor (3) Bolsa FUNADESP Contrapartida UNIARA

Valor requisitado (R$) R$ 60.000,00 Treinamento e pesquisa R$ 10.000,00 5 anos R$ 12.000,00 5 anos R$ 198.000,00 5 anos R$ 198.000,00 5 anos R$ 178.200,00 4.5 anos Previsto R$ 240.000,00 5 anos para os trs pesquisadores

Valor final (R$) requisitado --------------------------------------R$ 12.000,00 R$ 198.000,00 R$ 198.000,00 R$ 178.200,00

UNIARA

R$ 240.000,00

---------------------

TOTAL (perodo cinco anos)

R$ 250.000,00

R$ 586.200,00

40

11. Infra-estrutura fsica e tecnolgica necessria

O desenvolvimento do projeto, de acordo com o tempo de durao proposto, conta com a estrutura fsica do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo da UNIARA, laboratrio de informtica a ser estruturado e disponibilizado pela instituio e o apoio tcnico a partir da tecnologia necessria quanto automao dos sistemas de medio e controle da empresa Sensoft Indstria e Automao Ltda localizada na cidade de So Carlos, a qual possui Know tecnolgico necessrio pesquisa aplicada proposta.

12. Estimativa da porcentagem de aplicabilidade do projeto

Com apenas uma breve inicializao dos trabalhos prticos atravs do Programa de Mestrado Profissional da UNIARA, algumas empresas da regio j manifestaram interesse no presente projeto, disponibilizando seu prprio pessoal para o auxlio na implementao de prottipos e estudos de casos. De acordo com documentao anexa, tais empresas e mestrandos envolvidos no presente projeto so: 1. Margirius Indstria de Componentes Eltricos Ltda (Porto Ferreira - SP). Mestrando: Antnio Marco Vitorelli (colaborador da empresa) Mestrando: Rubens Parada Neto (colaborador da empresa) 2. Txtil Godoy Ltda (Ribeiro Bonito SP). Mestrando: Emerson Marcos Minotti 3. Meias Lupo S/A (Araraquara - SP) Mestrando: Carlos Alberto Mazzeu

Alm de empresas interessadas na melhoria de seus sistemas de programao da produo, conforme listadas acima, o presente projeto desperta tambm o interesse de empresas desenvolvedoras de software e de sistemas de automao. A empresa desenvolvedora de software de programao da produo Linter j declarou interesse na doao da licena do software Drummer, e a empresa prestadora de servios de automao Sensoft j vem participando no desenvolvimento do primeiro prottipo e

41

estudo de caso implementado na empresa Txtil Godoy. A empresa Sensoft possui histrico no desenvolvimento de parcerias com universidades, tendo como exemplo a implementao de sistema de coleta automtica de informaes de mquina, processo e produo da Embraer (So Joo dos Campos - SP). Este projeto tem inicio como prottipo em quatro mquinas, sendo desenvolvido em conjunto com alunos de psgraduao do laboratrio NUMA da Escola de Engenharia de So Carlos (USP). Posteriormente, o projeto passou a abranger um total de 20 mquinas-ferramenta do parque industrial da Embraer. Pretende-se repetir essa histria de parceria de sucesso no programa de ps-graduao da UNIARA. Adicionalmente, o fortalecimento de parcerias com universidades locais (USP e UFSCAR) j vem ocorrendo, tendo, inclusive, a inicializao de alguns trabalhos em conjunto com a participao de professores da UNIARA e da EESC (USP/So Carlos). O projeto descrito no presente documento vem despertando o interesse de empresas e universidades locais, mostrando o seu grande potencial de aplicabilidade. Os recursos solicitados neste Programa Nacional de Ps-Doutorado sero de grande importncia para a efetiva concluso do mesmo.

13. Contrapartida e acervo da Instituio proponente

A contrapartida e acervo da Instituio proponente so: - toda a estrutura fsica do Programa de Mestrado em Engenharia de Produo; - complementao da bolsa dos recm-doutores atravs do Programa de Capacitao de Recursos Humanos e de Fomento Pesquisa do FUNADESP; - investimento para estruturao do laboratrio de informtica; - custo de aquisio de licenas de software especialistas em programao da produo como, por exemplo, o Preactor 9.3; - livros tcnicos da rea para o acervo bibliogrfico da instituio.

42

13. Possvel aderncia do projeto Lei nmero 10.97304, Lei de inovao tecnolgica A proposta desse projeto de pesquisa, de acordo com os seus objetivos gerais e especficos, estimular a criao de ambientes especializados e cooperativos de inovao na regio em que a Instituio proponente est inserida a fim de incentivar, a partir do avano do estudo proposto e das publicaes realizadas, a participao de Instituies Cientficas e Tecnolgicas (ICT) e empresas privadas da regio no processo de inovao. O grupo de pesquisa a ser oficializado no CNPq, a partir da aprovao dessa proposta, composto por pesquisadores Doutores (Fbio Ferraz Jnior e Walther Azzolini Jnior) com o ttulo de Doutor obtido na Universidade de So Paulo (USP) no Departamento de Engenharia de Produo e de Engenharia Mectronica e que ainda mantm contato com pesquisadores dos referidos departamentos e vinculo em projetos de pesquisa relacionados proposta. Contudo, a inteno fortalecer o grupo de pesquisa e o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo da UNIARA Centro Universitrio de Araraquara e a partir desse processo de consolidao estabelecer novas parcerias com empresas de manufatura e prestadoras de servio da regio e Instituies Cientficas e Tecnolgicas (ICT). O escopo do projeto alm de apoiar tal iniciativa atende a disposio da Lei de Inovao a partir dos incentivos inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo de acordo com o edital MEC/CAPES e MCT/FINEP Programa Nacional de Ps-Doutorado PNPD/2009. De acordo com o exposto cabe ressaltar de acordo com a Lei de Inovao o atendimento ao Artigo 3 do Captul II: Captulo II Do estmulo construo de ambientes especializados e cooperativos de inovao Artigo 3 A Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e as respectivas agncias de fomento podero estimular e apoiar a constituio de alianas estratgicas e o desenvolvimento de projetos de cooperao envolvendo empresas nacionais, ICT e organizaes de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que objetivem a gerao de produtos e processos inovadores.

43

Bibliografia

ARNOLD, J. R. T.; CHAPMAN, S. T. (2001) Introduction to Materials Management, Prentice-Hall, 4th ed. Bartk, R., (1999), On the Boundary of Planning and Scheduling: A Study, Proceedings of Eighteenth Workshop of the UK Planning and Scheduling Special Interest Group (PLANSIG99) Workshop, Bayndr, Z., P., (2005) EIN 4333 Production and Distribution Systems class notes. Berlung, B., Karltun, J., (2005), Human, Technological and Organizational Aspects Influencing the Production Scheduling Process, 18th International Conference on Production Research Bitran G. R., (1983), A Simulation Model for Job Shop Modeling, A. P. Sloan School of Management Massachusetts Institute of Technology CORREA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. (1997) Planejamento, Programao e Controle da Produo: MRP II / ERP. Ed. Atlas, So Paulo. CORRELL, J. G., EDSON, N. W.; Gaining Control Capacity Management and Scheduling, New York, Norris W. Edson, 3a edio, 2007. FERRAZ JR., F.; GOMES DE OLIVEIRA, J. F. (2005). Integration and information management in open architecture CNCs. In: The 38th CIRP Internacional Seminar on Manufacturing Systems, Florianpolis Brasil, May. KIM, K. H.; SONG, J. Y.; WANG, K. H. (1997) A negotiation based scheduling for items with flexible process plans. Computers in Industrial Engineering, v.33, n. 3-4, p. 785-788. Hermann, J., W., (2006) Improving Production Scheduling: Integrating Organizational, Decision-Making, and Problem-Solving Perspectives, Industrial Engineering Research Conference, Orlando, Florida Kemppainen, K., (2005) Priority Scheduling Revisited Dominant Rules, Open Protocols, And Integrated Order Management MARDEGAN, R.; MARTINS, V.; OLIVEIRA, J. F. G. (2003) Estudo da integrao entre sistemas Scada, MES e ERP em empresas de manufatura discreta que utilizam

44

processos de usinagem. IN: XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produo, Ouro Preto, Brasil, Outubro. MELLO, R. G.; CREADO JR, D. A. P; OLIVEIRA, J. F. G.; BREMER, C. F. (2000) Avaliao de Desempenho para o Gerenciamento Estratgico do Cho de Fbrica. IN: EnANPAD 2000, Florianpolis, Setembro. Pinedo, M. (1992). Scheduling. In G. Salvendy (Ed.), Handbook of Industrial Engineering (2nd edition). Chichester: Wiley. Interscience. Pinedo, M. (1995), Scheduling: theory, algorithms, and systems, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, New Jersey. PIRES, S. R. I. (1993) Gesto Estratgica da Produo. Piracicaba, Unimep. VOLLMANN, T. E.; BERRY, W. L.; WHYBARK, D. C.: Manufacturing Planning and Control Systems, Irwin McGraw-Hill, 4th ed., 1997. Wiers, V., (1997), Human-computer interaction in production scheduling-Analysis and design of decision support systems for production scheduling tasks, Eindhoven, The Netherlands: Eindhoven University of Technology Press, Ph. D. Thesis.

Potrebbero piacerti anche