Sei sulla pagina 1di 11

A tica de Helena Blavatsky

Numa conferncia internacional realizada na Grcia no passado ms de Julho, intitulada Tradies Esotricas no Mundo Antigo e Moderno, assinalam-se vrias palestras como sendo de especial interesse, sendo que uma delas, da responsabilidade de Brett Forray, foi j abordada no post sobre O Caso Judge. Podemos ainda mencionar a comunicao no presencial de K. Paul Johnson sobre a relao entre a Sociedade Teosfica (ST) e a Irmandade Hermtica de Luxor (a quem esteve intimamente ligado Max Thon).

Max Thon

H uns anos, K. Paul Johnson concebeu uma teoria pouco fundamentada para identificar os mestres prximos de Helena Blavatsky, gerando forte oposio de Daniel Caldwell e de David Pratt. Apesar de disparatada, devido ao excesso de suposies sem qualquer base, esta comunicao sobre a ligao entre a ST e Irmandade de Luxor interessante e tal como escreveu Blavatsky, as ideias devem ficar de p ou no, consoante o seu mrito e sou de opinio que ningum deve ser proscrito por apresentar uma tese menos feliz. Marc Demarest, que tem sua guarda o material de Emma Hardinge Britten, uma inglesa que esteve muito prxima da ST nos seus primrdios at se incompatibilizar com Blavatsky, falou sobre Godfrey Higgins, o autor de Anacalypsis, um livro obscuro que citado por Blavatsky nas suas obras e em relao ao qual Blavatsky confirma muitas referncias. Na altura, o jornal

New York Herald escreveu na sua crtica a sis sem Vu que este livro seria o suplemento a Anacalypsis. O ttulo da palestra de Marc Demarest o O Ocultista de Sof: Higgins, Anacalypsis e o Ocultismo Moderno e tambm bastante interessante.

Capa de Anacalypsis

Mas o tema deste post ser a conferncia de April Hejka-Ekins sobre como est definida a tica nos escritos de Helena Blavatsky. Palestra de April Hejka-Ekins Mais para o final da sua vida e com certeza desiludida com o comportamento de muitos teosofistas, HPB comeou a carregar um pouco mais a nota sobre a necessidade de um comportamento e aco adequadas por parte dos seres humanos e em particular daqueles que se comprometiam a ser altrustas e a trabalhar para que a humanidade se tornasse mais fraterna. Em termos do que sucedeu na altura, o esforo de HPB foi de certo modo inglrio, pois acabaria por morrer a 8 de Maio de 1891, no que por exemplo Alice Leighton Cleather interpreta como resultado do falhano dos seus alunos mais prximos (que constituam o Grupo Interno da Seco Esotrica) em praticar o altrusmo. Em H.P. Blavatsky as I Knew Her (H.P. Blavatsky tal como a conheci), que foi publicado em 1923, Cleather reconhece que havia competio e cimes entre os poucos membros daquele Grupo. Esperava-se que HPB ficasse entre os vivos mais alguns anos pelo menos at o encerramento do ciclo que terminaria em 1897/98.

No obstante, nestes 121 anos que passaram desde a morte de HPB muitos puderam beneficiar destes ensinamentos mais prticos deixados pela Velha Senhora. Os livros A Chave para a Teosofia e A Voz do Silncio, bem como algumas das instrues de cariz privado dadas aos seus alunos (que entretanto foram publicadas por exemplo em The Esoteric Papers of Madame Blavatsky) so bastante ricos em ensinamentos sobre como ultrapassar as armadilhas que derivam das deficincias, ou melhor insuficincias do nosso Eu Inferior.

Mas vejamos de forma breve, o que diz April Hejka-Ekins. Esta teosofista comea por referir que a tica blavatskiana faz a ponte entre a teoria (conhecimento) e a prtica, sendo essencial para a transformao pessoal. No fundo ela a base para trazer para a nossa vida quotidiana a sabedoria de viver. Ela usa a metfora que a vida espiritual como um um banco de 3 pernas: conhecimento, prtica e tica. Esta ltima faz a ponte entre as duas primeiras. Para Hejka-Ekins tica a forma como agimos uns para com os outros, sendo que apresenta 4 dimenses: mundiviso, cdigo moral, virtude e motivao. Esta teosofista refere que todas as pessoas tm uma mundiviso, umas so inconscientes disso, outras no, e com base nessa mundiviso que vo agir. A partir da desenvolvem um cdigo moral (valores e princpios) baseado no que acreditam. Sem honestidade e confiana no h base para o humanismo. A igualdade de tratamento, coragem e preocupao por todos os seres so a

rocha bsica dos relacionamentos. Uma regra de ouro tratar os outros como gostaramos de ser tratados. A palestrante fala tambm na virtude que relaciona com o cultivo das nossas qualidades e com o balanceamento dos pontos fortes e fracos da nossa personalidade. O desenvolvimento da virtude exige esforo. Enquanto que as duas dimenses acima referidas so basicamente do foro cognitivo, esta terceira j tem a ver essencialmente com o carcter humano. A existncia de modelos de virtude bastante importante, pois inspiram as pessoas e ajudam a desenvolver a virtude em cada um de ns. Ela d exemplos sobre no que consiste o balanceamento acima referido. Demasiada coragem pode levar a imprudncia. Ao invs, pouca cobardia. O excesso de virtude pode levar a um exagero. So citados como exemplos Gandhi, que era muito duro para com a sua famlia, e tambm a Madre Teresa de Calcut que tinha uma autoridade excessiva para com aqueles que trabalhavam com ela.

Gandhi

Para alm da mundiviso, dos valores e do sentido de virtude, a motivao outro dos factores que influi na tica do ser humano, sendo necessrio perceber o que nos move.

Jerry e April Hejka-Ekins, membros bem conhecidos da comunidade teosfica

Por exemplo em Ocultismo Prtico (p.108 da edio em portugus da Editora Teosfica) ela refere: fcil tornar-se um teosofista. Qualquer pessoa com mediana capacidade intelectual e com certa inclinao para a metafsica; que leve uma vida pura e altrusta, que encontre mais alegria em ajudar o seu prximo do que em receber ajuda para si mesmo, que esteja sempre pronta a sacrificar os seus prazeres pessoais em benefcio dos outros; que ame a Verdade, a Bondade e a Sabedoria simplesmente pelo que so em si mesmas, e no pelo benefcio que delas possa auferir - um teosofista.

Em A Chave para a Teosofia em resposta a uma questo/comentrio crtico sobre o comportamento de alguns teosofistas HPB escreve: () no se pode evitar entre ns [o desrespeito por regras fundamentais] mais do que aqueles que se autodenominam cristos e agem como demnios. Isto no uma falha dos nossos estatutos e regras, mas da natureza humana. Mesmo em algumas lojas pblicas exotricas, os membros juram pelo seu Eu Superior, a viver a vida prescrita pela Teosofia. Eles devem levar seu Eu Divino a guiar cada um dos seus pensamentos e actos, todos os dias e a cada momento das suas vidas. Um verdadeiro teosofista deveria proceder com justia e caminhar humildemente (p.58 da edio em portugus).

Helena Blavatsky

Tambm nas instrues dirigidas aos membros da Seco Esotrica, que podem ser encontradas no volume XII (p.508) dos Escritos Reunidos (Collected Writings), Blavatsky muito directa: Aquele que no pratica o altrusmo; aquele que no est preparado para partilhar o seu ltimo bocado de comida com algum mais fraco ou mais pobre que ele prprio; aquele que negligencia ajudar o seu igual, independentemente da raa, nao ou credo, onde e quando encontra sofrimento, e que faz orelhas moucas ao choro da misria humana; aquele que ouve um inocente ser caluniado, seja um irmo teosofista ou no, e no toma a sua defesa como faria consigo prprio-no um teosofista.

Volume I dos Collected Writings

Em A Chave para a Teosofia Blavatsky tambm explicita no que consiste o dever de um teosofista (p.200): O dever aquilo que devido Humanidade, aos nossos semelhantes, vizinhos, famlia, e especialmente aquilo que devemos a todos aqueles que so mais pobres e mais desamparados do que ns. Mais adiante ela acrescenta que a humanidade necessita de um total reconhecimento de direitos e privilgios iguais para todos, e sem distino de raa, cor, posio social ou nascimento. Blavatsky dizia tambm que a prtica da caridade feita de forma directa era muito mais valiosa do que a feita de modo impessoal. Ou seja, visitar algum no hospital ou ajudar directamente algum necessitado (sem intermedirios) mais importante do que dar um donativo a uma ONG, por exemplo. No mesmo livro Helena Blavatsky avisa para a inutilidade de alguns sacrifcios auto-impostos, em resposta pergunta se o auto-sacrifcio um dever. Replicando que sim, ela alerta contudo que um homem no tem o direito de deixar-se morrer de fome para que outro homem tenha alimento, a menos que a vida daquele homem seja obviamente mais til para a maioria do que a sua prpria vida. Mas seu dever sacrificar o seu prprio conforto, e trabalhar para os outros, se estes forem incapazes de trabalhar por si mesmos. seu dever dar tudo o que inteiramente seu e que pode beneficiar apenas a si mesmo, se for egoisticamente resguardado dos demais. A Teosofia ensina a auto-abnegao, mas no o auto-sacrifcio irreflectido e intil, e nem justifica o fanatismo. (p.208) Na subseco O que um teosofista no deve fazer (p.216) HPB d mais umas indicaes: No guardar silncio ao ouvir relatos maldosos ou calnias difundidas sobre a ST, ou sobre pessoas inocentes, sejam seus companheiros ou pessoas de fora.,(p.217), no se contentar com uma vida ociosa ou frvola, no dar valor demasiado ao seu progresso pessoal ou proficincia nos estudos teosficos, no colocar a sua vaidade pessoal, ou sentimentos acima das da sua Sociedade como um todo (p.218), estar preparado para reconhecer e confessar as suas prprias falhas. Pecar antes por louvar exageradamente os esforos do seu vizinho do que no apreci-los suficientemente. Nunca acusar ou caluniar uma pessoas pelas costas. (p.219).

Hejka-Ekins diz que A Doutrina Secreta a doutrina da cabea e A Voz do Silncio a do corao. Quem j as leu, no tem dvidas de que assim , efectivamente. H a necessidade imperiosa de as conjugar as duas, de modo a que seja possvel prosseguir a caminhada no sentido da iluminao.

Primeira traduo para o portugus feita por Fernando Pessoa

Pacincia, equanimidade, vontade de aprender e concentrao so qualidades a desenvolver. Hejka-Ekins cita ainda um artigo de Blavatsky que foi publicado na revista Lucifer, em Novembro de 1887 (para os que no sabem Lucifer significa o portador da luz e o seu significado o oposto do que diz o Cristianismo). Em Let Every Man Prove His Own Work (Prove cada um a sua prpria obra, uma expresso que est na Bblia em Glatas 6:4), ela responde a uma carta que continha a crtica implcita, de que apesar de todo o discurso de altrusmo, os teosofistas pouco faziam na prtica. Fortemente argumentativa, Blavatsky aborda de um modo politicamente pouco correcto a questo da pobreza (HPB sempre foi alrgica aos comportamentos e opinies tidos como politicamente correctos da sociedade da sua poca, preferindo a sinceridade e a verdade) , dizendo que nalguns casos a m condio econmica era o melhor modo de fazer progredir a alma e que portanto no assim to lquido que o progresso material seja benfico, de um ponto de vista mais lato. Ela diz tambm que preciso ter muita

sabedoria para agir no bom sentido sem o perigo de causar um mal incalculvel. Um adepto muito elevado, pode atravs dos seus grandes poderes intuitivos, saber quem aliviar da dor e quem deixar na mira daquilo que o seu melhor professor. No pargrafo seguinte HPB prossegue: Mal perceba quo amiga e instrutora pode ser a dor, o teosofista fica estarrecido perante o misterioso problema da vida humana, e embora ele deseje fazer boas aces, tambm teme faz-las de forma errada, at que ele prprio tenha adquirido maior poder e conhecimento. Ou seja, at podemos querer ajudar algum, mas se calhar ter que ser essa prpria pessoa a resolver o problema, nem que para isso a tenhamos que deixar ir ao fundo. Seja como for, so sempre decises e julgamentos muito difceis, como refere April Hejka-Ekins. Sendo certo que a caridade prtica no um dos objectos declarados da Sociedade, isto obviamente no serve de desculpa inaco perante situaes degradantes, pois o estudante de Teosofia deve fazer o que est ao seu alcance para aliviar do sofrimento do prximo (salvo a excepo acima referida).

A consulta das obras e documentos citados proporcionar naturalmente mais informao sobre este assunto e fortemente aconselhada. Hejka-Ekins diz que a tica no um assunto sexy, como magia e os poderes psquicos. No entanto, quem consultar as prprias Carta dos Mahatmas ver a relevncia

quem tem o pensamento e aco correctos no progresso do aspirante espiritual.


**Publicado em duas partes em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt a 29 de Setembro e 6 de Outubro de 2012**

Potrebbero piacerti anche