Sei sulla pagina 1di 9

OS DESAFIOS DA SEGURANA EM MUSEUS Denise Grinspum Maria Ignez Mantovani Franco ICOM BRASIL Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer

que falo em nome da diretoria do ICOM Brasil e que esta palestra foi elaborada em conjunto com Denise Grinspum, diretora do Museu Lasar Segall, do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional). Iniciamos com duas citaes de matrias publicadas em dois jornais de grande circulao nacional: 13 de dezembro de 2005 Folha de S.Paulo Crimes contra arte crescem no mundo Os roubos de obras de arte e objetos histricos cresceram em todo o mundo nos ltimos anos no Brasil, porm, as ocorrncias so raras. Por conta disso, o FBI, a Polcia Federal dos Estados Unidos, criou em novembro passado uma diviso especializada em investigar crimes cometidos contra as artes. Segundo o rgo, esse tipo de ao virou um grande negcio. Pelas estimativas da entidade, o setor criminoso movimenta por ano entre 1 e 2 bilhes de reais. Alm de colecionadores desconhecidos dispostos a gastar fortunas por itens roubados, o FBI explica que a atitude mais comum dos criminosos pedir resgate para os proprietrios. Dois anos depois... 9 de setembro de 2007 Agncia Estado Brasil ocupa 4 lugar no ranking de roubo de obras culturais A imagem do ladro de quadros refinado dos filmes de James Bond, que bebe um copo de Chardonnay antes do roubo espetacular de um Matisse, est longe da realidade brasileira. Nos ltimos roubos e furtos a museus brasileiros como os que dilapidaram a Biblioteca Nacional, no Rio, e o Museu do Ipiranga, em So Paulo , 6 mil peas raras desapareceram em aes toscas, por causa dos sistemas de segurana deficientes e da falta de organizao dos acervos. O Brasil hoje o quarto pas onde mais se comete este crime. Creio que aqui est evidenciada uma das razes mais contundentes que assinalam a pertinncia deste Seminrio que o ICOM Brasil, graas aos recursos concedidos pelo Fundo ICOM Vitae, realiza, objetivando contribuir para uma mais ampla conscientizao de questes ligadas segurana dos museus brasileiros, por parte dos profissionais que neles atuam.

Ao longo desta apresentao, vocs vero uma seqncia de matrias j publicadas pela imprensa brasileira que tm como objetivo evidenciar como a questo de segurana dos museus e instituies patrimoniais brasileiras muito ampla, premente e deve ser abordada sistemicamente. No pretendemos com isso provocar alarde, mas evidenciar que as informaes aqui apontadas de fato ocorreram, e cabe a ns, com rigor profissional, nos aplicarmos de forma incisiva para evitar que novas matrias similares a essas venham a ser estampadas nos jornais brasileiros. importante salientar que as instituies brasileiras no esto de braos cruzados com relao ao complexo tema de segurana de museus. O ICOM Brasil j realizou seminrios similares a este, at mesmo em dcadas passadas, tendo inclusive editado dois manuais internacionais, ambos em portugus. A Fundao Vitae, saudosa entidade voltada ao amparo e fomento das polticas patrimoniais no Brasil, que marcou indelevelmente a cena museolgica em nosso pas, viabilizou vrios programas de capacitao nessa rea, alm de publicaes, destacando-se dentre elas o volume 4 da srie Roteiros Prticos de Museologia, sobre o tema Segurana em Museus, em co-edio com a EDUSP, com ampla distribuio gratuita pelo Brasil. O Museu de Astronomia e Cincias Afins (MAST), alm de realizar anualmente um curso sobre o tema da segurana com profissionais de todo o Brasil, lanou neste ano, em parceria com o Museu Villa-Lobos, uma importante publicao sobre Poltica de Segurana para Arquivos, Bibliotecas e Museus. H, por exemplo, hoje um grupo de profissionais de diversas instituies da cidade de So Paulo, que se rene freqentemente com o objetivo de criar planos de aes cooperativos, possibilitando a troca de conhecimento e a otimizao de recursos para casos de sinistros. Esse grupo manteve contato com o Escudo Azul 1 , e est sendo criado um grupo de trabalho em So Paulo que poder se constituir como um ncleo inicial de trabalho de socorro ao patrimnio cultural. Como outro exemplo atual, neste ms em curso, o Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN promove, na Bahia, um seminrio temtico sobre segurana, em paralelo a este que aqui se realiza. O prprio professor Serge Leroux, renomado especialista em segurana do Ministrio de Cultura e Comunicao da Frana, em seguida palestra desenvolvida em Belo Horizonte, dever rumar para o Rio de Janeiro, atendendo a convite conjunto do Fundo ICOM Vitae e do DEMU Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN, e proferir nova conferncia no Museu Histrico Nacional, reunindo-se ainda, em especial, com os diretores dos Museus Nacionais sediados no Rio, para discutir estratgias de segurana.

Comit Internacional do Escudo Azul foi criado em junho de 1996 com o propsito de proteger e salvaguardar o patrimnio cultural, conforme estabelecido na Conveno de Haia (1954) para a proteo dos bens culturais em caso de conflitos armados.

Por outro lado, esta mesma preocupao tem sido motivo de vrias aes governamentais, lideradas pelo IPHAN, Departamento de Museus, Secretarias estaduais e municipais de Cultura, ICOM, envolvendo a Polcia Federal no Brasil com conexes precisas com a Interpol, FBI, etc. Esta sintonia entre as entidades patrimoniais e as policiais, no Brasil e no exterior, tem demonstrado que h um sistema de inteligncia em rede, de mbito internacional; mesmo que incipiente no Brasil, seus integrantes mostram-se atentos para evitar novos sinistros e prontos a agir para recuperar, sem danos, os bens patrimoniais que j se esvaram de suas instituies de origem. Considerando que os presentes tero a oportunidade de ouvir hoje o Professor Serge Leroux e os mais gabaritados especialistas brasileiros que ministraro o workshop, ocorreu-nos abordar alguns aspectos cruciais sobre segurana que, literalmente, tiram o sono dos dirigentes e responsveis pelos museus: quais os grandes conceitos norteadores que precisam estar permanentemente em nossas mentes para evitar novos sinistros?; quais as estratgias que cada um de ns que atua em museus deve conhecer, desenvolver e tentar aplicar?; que relaes profissionais devem ser estabelecidas e alimentadas para garantir uma cobertura abrangente de segurana a um museu? com que foras aliadas, internas e externas instituio, poderemos contar num momento de emergncia? como poderemos manter as equipes do museu alertas e atuantes permanentemente para evitar situaes de risco? como poderemos estar permanentemente atualizados sobre esta questo e em contato contnuo com outras instituies para troca de experincias?

Estas questes, por mais complexas que possam parecer, seguem algumas convenes, regras e recomendaes que se encontram disponveis na farta bibliografia disponvel. Contudo, importante que se repise alguns pontos, algumas atitudes de liderana e responsabilidade que devem nortear as aes: 1 Conhecer proteger O primeiro ponto estruturador das aes preventivas a necessria documentao das colees. Parece banal esta afirmao, mas j nos deparamos recentemente com a impossibilidade de a polcia atuar na recuperao de obras da Mapoteca do Itamaraty, no Rio de Janeiro, porque a documentao no oferecia condies de identificao das obras. Alm desta questo, salientamos a importncia da constituio e preservao de bancos de imagens, de preferncia digitais, mais geis e eficientes e menos onerosos, que possam servir de referncias seguras em casos de sinistros. Importante salientar que as obras devem ser fotografadas em diferentes faces, posies, com e sem adereos, ou seja, de todas as formas que possam favorecer a sua completa e rpida identificao.

Alm do conhecimento sobre o acervo que o museu j dispe, importante que a instituio se mantenha conectada com especialistas no campo de conhecimento em que o museu atua, de forma a ser natural procur-los para a articulao de aes preventivas e mesmo em situaes de emergncia. So eles certamente os melhores canais para estabelecer redes solidrias, nacionais e internacionais, envolvendo outros especialistas na matria, que possam agir cooperativamente para evitar que os bens roubados sejam facilmente comercializados. 2 Proteger tarefa solidria e no solitria Toda a complexa gama de atitudes, aes e responsabilidades envolvidas num competente plano de segurana so planejadas e executadas por pessoas. Por muitas pessoas, de diferentes formaes, competncias e esferas de deciso. Assim sendo, fundamental no se sentir s, saber envolver parceiros internos e externos instituio, favorecendo um clima cooperativo, de atuao conjunta e solidria, capaz de garantir a segurana da instituio, das colees, dos funcionrios e dos visitantes, de forma articulada e sistmica. Mais do que competentes e complexos sistemas mecnicos ou eletrnicos de segurana, cada museu precisa necessariamente contar com uma equipe profissional coesa e motivada, que responda a lideranas seguras e articuladas, contando com agentes lderes em cada posio estratgica do plano, aptos a atuar de forma coletiva, em prol da defesa da instituio. 3 O edifcio: continente que protege o contedo O edifcio o continente protetor da instituio e de seu acervo, portanto temos que nos concentrar em evitar ou retardar sua invaso, seja ela por intruso, incndio, vandalismo ou inundao. Se os trs primeiros conjuntos de riscos so ameaadores, gostaramos de frisar, em pases tropicais, o elevado risco das inundaes, que podem trazer srios danos conservao das colees. Conhecer bem a edificao, seus pontos fortes e frgeis, torna-se, portanto, absolutamente essencial. Desenvolver um bom facility report pode ser um exerccio muito producente para que a prpria equipe conhea melhor a edificao pela qual deve zelar. importante que se observe que a edificao um todo articulado, operacionalizada por diferentes equipes, tais como segurana, limpeza, manuteno, conservao, dispondo de entradas e sadas simultneas, durante todo o dia, para diferentes pblicos, com autorizaes de acesso diferenciadas, ou seja, um todo pulsante que necessita ser conhecido, respeitado e observado continuamente. No raro os edifcios que abrigam museus so tombados, e isso demanda cuidados adicionais, pois, em casos de qualquer sinistro, eles no s so o continente, como simultaneamente so o contedo a ser preservado. Faz-se, portanto, necessrio empreender um plano especfico que oriente as aes emergenciais que devam ser adotadas para com o prprio edifcio, ressalvando reas de maior valor patrimonial a serem

priorizadas, cuidados especiais com parcelas da edificao que ofeream maior fragilidade de combusto, de inundao, de intruso, etc. 4 Medidas preventivas energia bem investida Cremos que no h mais razo para no se realizar um planejamento bem estruturado para melhor proteo de nossos museus. Os alertas internacionais de ontem j viraram notcia em nosso pas hoje. Portanto, no temos nada a esperar, e sim a antecipar. No podemos nos tranqilizar diante de falas aparentemente reconfortantes que nos garantem que em determinado estado ou cidade isso nunca ir acontecer. Pois acontece. Se assim fosse, no teramos mudado nosso posicionamento no ranking mundial, assumindo um pavoroso quarto lugar entre os pases assolados por perdas patrimoniais graves, em apenas dois anos; muito menos assistido a roubos patrimoniais srios em locais longnquos deste pas afora. Outro equvoco muito freqente imaginarmos que conosco ou com nosso museu, especificamente, isso nunca ir acontecer. Perguntemos aos dirigentes que j foram vtimas de processos de roubo, furto, incndios ou inundaes se suas instituies no deveriam estar mais prevenidas para evitar o ocorrido. A resposta sempre sincera e reveladora. As medidas preventivas no so poucas e no se estabelecem separadamente. Elas devem partir de um diagnstico claro e estruturador que aponte com preciso as questes mais prementes a serem equacionadas. A seguir, h que se desenvolver um plano de ao factvel, passvel de ser articulado e levado a termo. Isto posto, h que se reunir condies financeiras e humanas para sua viabilizao, e conquistar alianas institucionais e pessoais fundamentais a sua plena execuo. Por outro lado, no se pode prescindir da contratao de assessorias externas especializadas na matria, pois, embora represente um custo para o museu, muitas vezes pode ser menos onerosa do que inventar mtodos prprios, sem muito conhecimento de causa. A troca de experincias entre museus pode ser tambm bastante valiosa como busca de caminhos corretos para planejar e agir. Ou seja, temos que nos colocar o desafio de conhecer a realidade, planejar os pontos a serem corrigidos e potencializados e decidir atuar de forma estruturadora para implementar uma estratgia global de ao coletiva em direo ao cumprimento dos objetivos inicialmente traados.

5 Medidas combativas no h lugar para lgrimas, mas sim para aes emergenciais planejadas As aes de proteo patrimoniais no se esgotam nas atitudes preventivas. Pressupem a elaborao de competente plano de emergncia, dinmico e articulado. Saber enfrentar um srio momento de adversidade no um desafio a ser menosprezado. Em caso de sinistros, temos que estar preparados e capacitados dirigentes, funcionrios e parceiros externos a decidir da melhor forma, a agir com preciso, a interagir corretamente, a respeitar competncias e lideranas predeterminadas, a minimizar todos os danos possveis: s pessoas envolvidas, ao acervo e edificao. Isso no ocorre por sorte ou milagre, por mais que desejemos proteo a nossos museus. As aes a serem desencadeadas num momento de emergncia devem ser prvia e cuidadosamente estudadas, planejadas. Isso pressupe ampla capacitao integrada e treinamentos rigorosos de todos os envolvidos. No h melhor exemplo, neste sentido, do que a ao dos bombeiros no ltimo acidente da TAM, ocorrido no Aeroporto de Congonhas, em So Paulo, em julho passado. No por coincidncia, mas por planejamento e competncia, o Corpo de Bombeiros de So Paulo havia h pouco tempo realizado um amplo treinamento envolvendo exatamente aquela possibilidade de sinistro, por ser ele considerado de alto risco, dadas as caractersticas da cabeceira da pista de Congonhas. Haviam sido envolvidos no treinamento preventivo no apenas os bombeiros que deveriam atuar na rea, mas tambm todos os parceiros externos que naturalmente seriam envolvidos em caso de sinistro: DSV, Infraero, Eletropaulo, Sabesp, delegacias e hospitais da regio, etc. No momento em que a tragdia ocorreu de fato, todos os atores envolvidos sentiram-se seguros, por j saber com preciso o seu papel, a sua competncia, a quem seguir e se reportar, o que fazer, o que evitar. Certamente esse plano integrado de segurana desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de So Paulo no pde evitar a tragdia, mas soube minimizar o sofrimento de muitos, agindo com competncia no longo e penoso resgate das vtimas do acidente. Da mesma forma devemos atuar em nossos museus. No nos esqueamos da importncia de definio de papis e competncias de cada um dos envolvidos, j que as relaes humanas e profissionais so a chave do sucesso no planejamento e desenvolvimento de tais aes. preciso manter reunies setoriais e globais, rigorosamente convocadas com freqncia semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o planejamento efetuado. Alm disso, no descansar, checar procedimentos, verificar sistemas, estratgias, atuaes, protees, e desenvolver treinamentos peridicos abrangendo os agentes internos e externos atuantes no plano.

6 O papel singular da educao nas estratgias interdisciplinares de preveno e segurana patrimonial Partindo do pressuposto de que ao interdisciplinar indispensvel para a obteno de melhorias nos planos de proteo patrimonial, no podemos deixar de ressaltar a importncia da educao na mediao de dinmicas coletivas e na capacitao de diferentes agentes que devero interagir no plano de proteo global. Erroneamente, muitos museus consideram que a questo de segurana envolve unicamente as instncias diretivas e gerenciais, as equipes de segurana e manuteno, e ningum mais. As outras equipes do museu so consideradas, nestes casos, como meras massas de manobra, ou seja, conjuntos de pessoas que devero responder e obedecer a comandos, sem ao menos entender sua lgica, em momentos emergenciais. As vises mais globais quanto aos planos de proteo e segurana evoluram bastante e hoje preconizam que todos os setores do museu devam ser englobados no desenvolvimento do referido plano. Assim, os setores tcnicos, tais como as reas de museologia e conservao preventiva, tm papel estratgico nas orientaes relativas s colees, destacando-se nas interfaces com as equipes que se responsabilizam pela prpria edificao e seus sistemas complementares (climatizao, iluminao, manuteno, higienizao, segurana, entre outros). Respondem ainda por todo o plano de evacuao de acervos em casos de sinistros, recomendaes de como mitigar os danos s colees, indicao das que devem ter sua sada do edifcio priorizada ou postergada, etc. Por outro lado, fica evidente o papel insubstituvel da educao como mediadora das relaes interreas do museu: na orientao das dinmicas e nos fluxos de diferentes naturezas de visitao, protegendo assim tanto os visitantes quanto o acervo, e na coordenao dos procedimentos de capacitao previstos no plano de segurana. Cabe mencionar o papel da diretoria de promover uma mudana de cultura em relao ao compartilhamento de responsabilidades em todos os nveis. Vale lembrar que no so s os tcnicos e experts que cumprem papel importante. Os funcionrios de servios gerais, como de vigilncia, limpeza, portaria, so peaschave no processo permanente de alerta contra quaisquer tipos de ameaas e na corrente de aes em planos de emergncia. 7 O desempenho da segurana na coordenao dos sistemas integrados H que se considerar que os museus se sofisticaram exponencialmente em todo o mundo e passaram a receber uma infra-estrutura complexa que os caracteriza como edifcios inteligentes. Esta cadeia de facilities cada vez mais sofisticada prope sistemas especiais de lgica, iluminao, climatizao, sonorizao, segurana integrada, proteo contra acidentes eltricos e hidrulicos, entre outros especficos que a natureza de seus acervos recomendam. Com tantos sistemas interagindo em espaos e edifcios de forma simultnea, preciso planejar com muito critrio as interfaces entre eles.

Temos hoje sistemas integrados de segurana j instalados em museus, no Brasil, que organizam estas interfaces de forma conjugada, mantendo todos os sistemas complementares em monitoramento constante. Cada museu deve, portanto, conhecer as suas limitaes e sua capacidade quanto rede lgica, eltrica, hidrulica, sistema de segurana e climatizao, de forma a mant-los em condies estveis de funcionamento, para que no representem riscos para suas colees e para a prpria edificao. O grau de sofisticao desses sistemas pode certamente variar, mas o fato de ser mais ou menos complexo no altera o estado de ateno e monitoramento que tais complexos requerem. 8 As exposies temporrias e os acervos circulantes A partir da segunda metade do sculo XX, os acervos museolgicos passaram progressivamente a itinerar por diferentes pases. Em conseqncia dessa ao cada vez mais freqente e intensa, novas estratgias de conservao preventiva foram desenvolvidas, tcnicas de controle de emprstimos, logsticas de deslocamentos de colees, enfim, toda uma dinmica prpria ao abandono do museu de origem foi desenvolvida, com crescente competncia. A este verdadeiro frisson de circulao de bens patrimoniais corresponderam novos desafios para os museus; os prprios setores de segurana tiveram de responder prontamente a mltiplas questes, tais como coberturas de seguro, condies de embalagem e transporte, estudo de condies de segurana dos espaos expositivos que receberiam as obras, monitoramento dos deslocamentos de colees por satlite, escoltas de proteo e acompanhamento, regras de acesso para o pblico, controle de distncia entre o pblico e as obras expostas, controle de acesso portando bolsas, mochilas e objetos pessoais, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, entre outras. Criou-se assim uma preocupao adicional para os museus, ou seja, os acervos de terceiros que lhes so cotidianamente confiados. Alm das prprias colees que j demandam ateno brutal e constante, as equipes tiveram que se haver com outras caractersticas de diversos acervos visitantes que requerem, normalmente, diferentes condies de segurana, climatizao e visitao. Diante da evidncia de que as exposies temporrias e itinerantes so fato consumado na programao dos museus, h que se pensar estratgicas de segurana que possam referenci-las de forma integrada e ao mesmo tempo particularizada, para que o museu receptor possa cumprir com retido os compromissos assumidos, pelo contrato de emprstimo, com o museu ou colecionador cedente.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Finalizando, gostaramos de deixar aqui algumas referncias que possam lhes ser teis na desafiante tarefa que assumiro ao deixar este seminrio, no momento de retorno a suas instituies: A Recomendamos a leitura atenta do texto, de autoria de Luiz Antnio Bolcato Custdio, ex-presidente do ICOM, que se encontra encartado na pasta do seminrio que acabam de receber. Ele apresenta de forma objetiva um histrico das principais legislaes de proteo do patrimnio mundial e as validaes homologadas pelo Brasil com relao aos nossos bens patrimoniais. Alm disso, esclarece com preciso a atuao do ICOM no estabelecimento das conexes internacionais em casos de sinistros, assim como todos os esforos que vem sendo empreendidos, internacionalmente, para a preveno do trfico ilcito de bens culturais. B Informamos que o IPHAN lanou recentemente, em outubro, uma campanha para coibir o trfico de bens patrimoniais. Encontra-se disponvel no site do Instituto (www.iphan.gov.br) o banco de dados das obras subtradas do patrimnio brasileiro. A campanha compartilhada com vrios parceiros institucionais e visa cercear o trfico de bens culturais, recuperar e devolver aos locais de origem os bens culturais tombados que foram extraviados, furtados ou roubados. O IPHAN ir implantar, em 2008, o Programa Nacional de Segurana Preventiva contra Incndio e Intruso, com o objetivo de proteger os imveis tombados que possuam acervo de significativo valor histrico e artstico. C Reiteramos que o ICOM Brasil coloca-se como parceiro dos museus brasileiros e de seus profissionais para propiciar entendimentos institucionais que possam promover a melhoria das aes de proteo patrimonial e reitera seu papel institucional como mediador de instituies de segurana internacionais, em casos de sinistros, objetivando a recuperao plena dos acervos patrimoniais envolvidos. Este seminrio e mais particularmente os contedos do workshop que sero ministrados nesta semana lhes oferecero instrumentos para anlise, reflexo e aperfeioamento das estratgias de segurana que vivenciam em seus diferentes museus, estados e regies brasileiras. No nos furtemos a fazer bom uso desta oportunidade de empreender mudanas e implementar segurana e proteo ao nosso patrimnio.

Potrebbero piacerti anche